Bird Free - manual de aplicação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bird Free - manual de aplicação"

Transcrição

1 Bird Free - manual de aplicação

2 Desde a introdução no Reino Unido, em 2011, Bird Free optical gel TM tem sido aplicado com sucesso em milhares de sítios por toda a Europa. Ao longo do tempo, Bird Free provou que se mantém eficaz (sem necessidade de manutenção) por um tempo mínimo de três anos, evitando que as aves regressem aos seus antigos locais de abrigo permanente (pressão elevada), assim como de média e baixa pressões. Como será referido posteriormente, os discos de gel ótico Bird Free devem ser espaçados de acordo pressão de permanência.

3 Limpar o local antes da aplicação de Bird Free optical gel A fim de não comprometer e eficácia do Bird Free, é essencial retirar os ninhos, limpar as fezes e remover todo o material orgânico proveniente das aves, antes da aplicação dos discos. A limpeza simples de dejetos em locais onde não há ninhos ou grandes acumulações de fezes (por exemplo em parapeitos de janelas) pode ser efetuada com raspadores e escovas de arame, devendo ser utilizado material de proteção pessoal, como luvas descartáveis e óculos de proteção, para evitar o contacto direto com os dejetos. Quando se limpam locais de abrigo permanente ou noturno, onde há elevada acumulação de fezes, deve ser utilizado material de proteção pessoal completo, incluindo máscara, tomando precauções no sentido de garantir que não há exposição de poeiras ou outros detritos a terceiros. A superfícies a tratar devem ser lavadas com água, detergente e desinfetante para evitar formação de poeiras e partículas contaminantes durante a limpeza e, caso seja efetuada uma lavagem com jato de água, deve-se isolar a área. O material retirado deve ser armazenado em sacos de lixo fechados e eliminados como lixo orgânico. Fixar os discos de gel ótico Bird Free Remover a tampa e fixar os discos a uma superfície seca, utilizando silicone ou outro tipo de matéria adesiva.

4 Espaçamento entre discos numa aplicação para pombos Em termos gerais, devem-se considerar os seguintes espaçamentos entre discos (distâncias entre centros): Pressão baixa (zonas de pousio diurno): 250mm Pressão média (abrigo noturno): 200mm Pressão alta (zonas de nidificação): 150mm Em seguida mostram-se alguns exemplos que podem servir de indicação.

5 Exemplos para pressão baixa Para impedir os pombos de pousarem nos parapeitos e sujem tudo o que fica por baixo, fixar com silicone uma fila de discos distando 250mm, após a limpeza do local. Para situações em que as pombas pousam no cimo paredes, colocar os discos 20mm pera o interior, de forma a que não sejam visíveis de baixo. Colocar sempre discos nas extremidades e cantos.

6 Se o parapeito tiver uma profundidade superior a 250mm e houver zonas de nidificação ou de abrigo noturno junto, devem-se aplicar duas filas de discos. Ter em atenção a necessidade de colocar discos nas esquinas, uma vez que são lugares preferenciais de pousio para os pombos.

7 Exemplos de pressão média - baixa Neste exemplo, os pombos utilizavam as traves superiores como abrigo noturno (pressão média) e as traves inferiores como abrigo diurno (pressão baixa).

8 Limparam-se a traves e colocaram-se os discos Bird Free a uma distância de 200mm entre centros nas traves superiores (lado esquerdo) e a 250mm de distância nas traves inferiores (lado direito).

9 Exemplos de pressão media - alta Para zonas de nidificação (à esquerda) o espaçamento deve ser de 150mm e para abrigos noturnos (à direita) o espaçamento deve ser de 200mm.

10 Exemplos de pressão alta Nos locais onde foram retirados os ninhos, devem ser colocados discos a uma distância máxima de 150mm entre centros. Poupar no número de discos é uma falsa economia, pois se os pássaros voltarem aos ninhos, todo o trabalho de prevenção fica comprometido.

11 Em ambiente urbano, qualquer zona abrigada não frequentada é um potencial local de nidificação, como é o caso de quintais pouco utilizados. Neste caso, a utilização de tapetes de plástico áspero são uma boa base de suporte para os discos Bird Free.

12 Cantos de varandas ou de terraços são zonas comuns de nidificação de pombos, devendo-se remover os ninhos e colocar os discos em quadrados com 150mm de lado, no local do ninho.

13 Locais inacessíveis Em qualquer tratamento de controlo é essencial prevenir o regresso das aves aos locais de abrigo, devendo o próprio abrigo ser tratado. Aplicar Bird Free em redor do abrigo não é suficiente para deter as aves, pelo que se o local for inacessível, é necessário bloquear as passagens de forma a evitar que as aves tenham acesso a ele.

14 Espaçamento dos discos para gaivotas Tal como para os pombos, no tratamento de zonas infestadas de gaivotas, o espaçamento entre discos Bird Free depende do nível de pressão do local. Neste exemplo, os discos foram separados de 250mm entre centros, nos locais de maior sujidade (maior pressão).

15 Zonas de menor sujidade, são tratadas com os discos a 400mm entre centros.

16 Colocar discos extra nas esquinas utilizadas pelas gaivotas como pontos de observação.

17 Onde as gaivotas já fizeram ninhos ou provavelmente farão ninhos, os discos devem ser colocados em tijolos, como mostra a figura. Em locais de nidificação prolongada de colónias é recomendável fazer visitas quinzenais após o tratamento, durante a primeira época de nidificação, retirando os novos ninhos e tratando os locais com discos Bird Free.

18 Espaçamento dos discos para outras espécies de aves Para além de pombos e gaivotas, os discos Bird Free são eficazes contra várias outras espécies de aves, onde se destacam andorinhas, pardais, estorninhos e corvídeos (corvos, gralhas, pegas, etc.). As distâncias entre discos recomendadas são: Pardais e andorinhas Estorninhos Corvídeos 150mm 200mm 250mm Os discos Bird Free impedem a formação de ninhos de andorinha por baixo dos beirais.

19 Bird Free impedindo pardais de nidificarem em Mannheim, Alemanha.

20 Bird Free impedindo corvos de pousarem em ninhos (à esquerda) e pegas de pousarem nos betumes de vedação (à direita).

Unidade de Saúde Pública 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES

Unidade de Saúde Pública 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES 3. HIGIENE DAS INSTALAÇÕES HIGIENE DAS INSTALAÇÕES Os locais de preparação e serviço de refeições devem ser concebidos por forma a facilitar a sua limpeza e desinfecção adequadas, bem como, reduzir os

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA:

PROCEDIMENTOS DE LIMPEZA: CLÍNICAS: 1. Recolher o lixo todos os turnos 2. Teto (1x por semana) 3. Paredes (1x por semana) - Com água e sabão utilizando esponja ou pano - Limpar pia e bancadas com água e sabão e depois hipoclorito

Leia mais

Profissional que realiza: Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Material utilizado: detergente enzimático, detergente neutro e álcool á 70%.

Profissional que realiza: Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Material utilizado: detergente enzimático, detergente neutro e álcool á 70%. Divisão de Enfermagem CME Página 1 de 5 Freqüência que é realizado: Diariamente Profissional que realiza: Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem. Material utilizado: detergente enzimático, detergente

Leia mais

POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE

POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE Revisão 00 POP 1: PARA DESCONGELAMENTO DE CARNE RETIRAR A CARNE DO CONGELADOR COM ANTECEDÊNCIA ; COLOCAR EM UM RECIPIENTE ; DEIXAR DENTRO DA GELADEIRA POR NO MÁXIMO 72 HS. >RESPONSÁVEL: Manipulador. >

Leia mais

Manutençao e limpeza dos aparelhos auditivos intracanais. Breve descrição de como manter e limpar os aparelhos CIC e ITE.

Manutençao e limpeza dos aparelhos auditivos intracanais. Breve descrição de como manter e limpar os aparelhos CIC e ITE. Manutençao e limpeza dos aparelhos auditivos intracanais 6 Breve descrição de como manter e limpar os aparelhos CIC e ITE. Esta brochura é o número 6 de uma série de publicações da Widex sobre a audição

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRONIZADOS NOME DO PROCEDIMENTO Ref.: POP-001/09-0 Revisão: 00 Emissão: Setembro Qtde. Pág.: 14 INTRODUÇÃO 1) Dispõe sobre o Regulamento Técnico

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP Pág.: 1/9 ETAPAS DO I. Higiene de Equipamentos e Utensílios 1. Primeiro desligar o equipamento da tomada; 2. Desmontar o equipamento retirando suas partes removíveis; 3. Lavar com detergente e esponja;

Leia mais

Manual Técnico Linha Externa Escovado

Manual Técnico Linha Externa Escovado Manual Técnico 2013 Linha Externa Escovado Criado para valorizar ainda mais sua obra, as linhas de piso SEGATO para exterior são fabricados com matérias-primas cuidadosamente selecionada, oferecendo grandes

Leia mais

CLIMATIZADOR LFC-2. m a n u a l d e i n s t r u ç ã o Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville.

CLIMATIZADOR LFC-2. m a n u a l d e i n s t r u ç ã o Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville. CLIMATIZADOR LFC-2 m a n u a l d e i n s t r u ç ã o 47 3145.7171 www.luftmaxi.com.br Rua Érico Veríssimo, 210 Fátima Joinville.SC Cep 89229-210 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO MODELO: CLIMATIZADOR LFC-2 COMERCIAL

Leia mais

Análise ao aspirador vertical Bissell CrossWave

Análise ao aspirador vertical Bissell CrossWave Análise ao aspirador vertical Bissell CrossWave Date : 28 de Dezembro de 2016 A limpeza do lar está cada vez mais associada à tecnologia e já é mesmo possível manter uma casa limpa na perfeição sem necessitar

Leia mais

Higiene e Conduta: Ambiente

Higiene e Conduta: Ambiente NOV 2011 BLH-IFF/NT- 14.11 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

PROCESSO Revisão Pág. Nº. Medidas de Isolamento em caso de Micobacterium Tuberculosis Mês/Ano

PROCESSO Revisão Pág. Nº. Medidas de Isolamento em caso de Micobacterium Tuberculosis Mês/Ano () c) 1 Total de Pág.6 1. OBJECTIVO: Diminuir transmissão do agente infeccioso, isolado ou suspeito, tendo como pontos de referência o doente/utente e a sua unidade; Diminuir risco de surto infeccioso;

Leia mais

Benefícios. adequado para uso em parede oca, tijolos, alvenaria e concreto. Resina Fixação econômica. Aplicações médias de Serviço de Carga.

Benefícios. adequado para uso em parede oca, tijolos, alvenaria e concreto. Resina Fixação econômica. Aplicações médias de Serviço de Carga. TYTAN PROFESSIONAL Chemical anchor EV1 A resina de Poliéster livre de Estireno de baixo odor, é uma sistema químico de ancoragem de rápida curagem de duas partes de alta performance. Aplicada através da

Leia mais

A. MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DE MATERIAL DESINFETANTE

A. MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DE MATERIAL DESINFETANTE Agência Nacional de Vigilância Sanitária Portos, Aeroportos e Fronteiras Anexo XI PLANO DE LIMPEZA E DESINFECÇÃO EMBARCAÇÕES MÉTODO I A. MÉTODOS PARA APLICAÇÃO DE MATERIAL DESINFETANTE Técnica de Desinfecção

Leia mais

CIP Controle Integrado de Pragas

CIP Controle Integrado de Pragas CIP Controle Integrado de Pragas Explicação O que é o serviço: realizamos o controle e a prevenção de pragas de forma contínua na empresa ou residência. Visitas periódicas (minimamente mensal) serão realizadas

Leia mais

Corte a 90 Corte a 45

Corte a 90 Corte a 45 Corte a 90 Corte a 45 FERRAMENTAS NECESSÁRIAS Montagem Instalação MONTAGEM DA TELA montagem do quadro fixação do tecido mosquiteiro retirada do excesso de tecido COMPONENTES DA TELA DIMENSIONAL elementos

Leia mais

Pintura Automotiva Veículos Novos ou até km.

Pintura Automotiva Veículos Novos ou até km. Pintura Automotiva Veículos Novos ou até 5.000 km. Passo 01 Passo 02 Passo 03 Passo 04 Passo 05 Passo 06 ou Lavar com Pulverizar com solução Aguardar Enxaguar e Lavar as mãos até os Aplicar com spray detergente

Leia mais

O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA

O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA Instalações Sala de manipulações cores claras, iluminação natural (preferencialmente) s/ correntes de ar. Superfícies de trabalho revestidas por materiais lisos, resistentes,

Leia mais

Mochila de depósito pequena

Mochila de depósito pequena BMW Motorrad Pelo prazer de conduzir Instruções de operação Mochila de depósito pequena Indicações gerais z Introdução A mochila de depósito pequena da BMW Motorrad é o acompanhante ideal para viagens

Leia mais

Ambiência: Manuseio do Lixo e Material de Descarte

Ambiência: Manuseio do Lixo e Material de Descarte NOV 2011 BLH-IFF/NT- 08.11 Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano PNQBLH Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano Sede: FIOCRUZ/IFF-BLH Av. Rui Barbosa, 716 Flamengo Rio de Janeiro CEP:

Leia mais

BeoLab 7 1. Livro de consulta

BeoLab 7 1. Livro de consulta BeoLab 7 1 Livro de consulta Utilização diária 3 Depois de ter terminado a configuração das colunas conforme descrito nas páginas a seguir, ligue o sistema todo à corrente eléctrica. Protecção das colunas

Leia mais

Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos

Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos Hospital Universitário Professor Polydoro Enrnani de São Tiago Procedimento Operacional Padrão (POP) Centro de Educação e Pesquisa em Enfermagem Título Limpeza das ambulâncias e equipamentos POP nº 25-

Leia mais

Proteção para veículos LY41200 CAP400 PRO90 CAP150 PRO200 PRO60

Proteção para veículos LY41200 CAP400 PRO90 CAP150 PRO200 PRO60 Proteção para veículos LY41200 CAP400 PRO90 CAP150 PRO200 PRO60 LY41200 - Proteção Interiores LYNX 4 em 1 Integral 4 em 1 Proteção ideal para o interior do veículo As vantagens do Integral 4 em 1 LY41200

Leia mais

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água

1 Boas Práticas de Utilização 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água 2 Conteúdos 1 Boas Práticas de Utilização... 1.1 Normas de Qualidade Higiene e Ambiente - Água... 1.2 Normas de Segurança... 1.3 Recomendações de Ergonomia... 1.4 Normas de Utilização... 2 Resolução de

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Versão: 2016.01 Pag.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para, limpeza e desinfecção das superfícies, instalações, equipamentos e materiais do Laboratório IHEF conforme as definições expressas

Leia mais

POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Processo de Controle de Pragas / Dedetização

POP - PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Processo de Controle de Pragas / Dedetização 1 de 6 OBJETIVO Formalizar as atividades relacionadas ao processo de Controle de Pragas / Dedetização, conforme abaixo: 1. PROCEDIMENTO PARA RECEBIMENTO DOS PRODUTOS Receber e conferir os produtos com

Leia mais

BeoLab 12. BeoLab 12 1

BeoLab 12. BeoLab 12 1 BeoLab 12 BeoLab 12 1 AVISO: Não exponha este equipamento a pingos ou salpicos e tenha o cuidado de nunca colocar objectos com líquidos como, por exemplo, jarras, em cima do equipamento. O produto só pode

Leia mais

Substituição de discos e pastilhas TEVES FN

Substituição de discos e pastilhas TEVES FN Um exemplo genérico de como mudar pastilhas e discos do eixo dianteiro equipado com caliper do tipo TEVES FN 1/7 Com cuidado remover um dos lados da mola usando um alicate adequado ou uma chave de fendas.

Leia mais

Forros Minerais OWA Guia de Instalação. Rev.: 0

Forros Minerais OWA Guia de Instalação. Rev.: 0 Rev.: 0 Cuidados iniciais: Os Forros Minerais OWA devem ser armazenados em local limpo, seco e fechado, protegido de intempéries como chuva ou umidade excessiva. As placas deverão ser retiradas das caixas

Leia mais

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas

ÍNDICE. Principais Vantagens. Informações Técnicas PLACA CIMENTÍCIA ÍNDICE Apresentação Placa Cimentícia Imbralit Principais Vantagens 01 01 Informações Técnicas Recomendações do Sistema Manuseio Aplicação Aplicação do produto - imagens Aplicação do produto

Leia mais

Hoefer SE100 Platemate

Hoefer SE100 Platemate man ual do usuário Português Hoefer SE100 Platemate Máquina de lavar gel placa e unidade de armazenamento mu SE100-IM/Portuguese/Rev. E0/07-12 SE100 PlateMate O Hoefer SE 100 PlateMate ajuda a minimizar

Leia mais

Catálogo Geral

Catálogo Geral Catálogo Geral www.cfdoors.pt Painel de Frio Painel de Cobertura Painel Fachada Painel Fachada em Lã Rocha Painel Acústico Painel Cobertura Telha 2 Simbologia Simbologia dos revestimentos CF Doors identificando

Leia mais

USO ESTRITAMENTE PROFISSIONAL. A aplicação do Spartagard Tecidos deve ser feita por profissionais treinados e especializados em limpeza de tecidos.

USO ESTRITAMENTE PROFISSIONAL. A aplicação do Spartagard Tecidos deve ser feita por profissionais treinados e especializados em limpeza de tecidos. USO ESTRITAMENTE PROFISSIONAL. A aplicação do Spartagard Tecidos deve ser feita por profissionais treinados e especializados em limpeza de tecidos. Spartagard Tecidos foi desenvolvido para proteger tecidos

Leia mais

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar.

O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. O capítulo das Precaucões Toxicológicas, Ecotoxicológicas e Ambientais, faz referência ao EPI a utilizar. Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: RETIRADA DE PONTOS DE SUTURA 2. Definição: Consiste na remoção de pontos de sutura, que são utilizados para fixar um dispositivo ou aproximar as bordas de uma lesão, com o intuito de facilitar

Leia mais

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino,

Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, Eduardo Silva. Conjunto de medidas voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços,

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Minerais OWA Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Minerais OWA Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: SEMPRE manter as mãos limpas para manusear os forros

Leia mais

I. APRESENTAÇÃO DAS ETIQUETAS...04 COMO FUNCIONA AS ETIQUETAS...08 PRINCIPIOS BASICOS PARA APLICAÇÃO...09 IV. COMO APLICAR AS ETIQUETAS...

I. APRESENTAÇÃO DAS ETIQUETAS...04 COMO FUNCIONA AS ETIQUETAS...08 PRINCIPIOS BASICOS PARA APLICAÇÃO...09 IV. COMO APLICAR AS ETIQUETAS... SUMÁRIO I. APRESENTAÇÃO DAS ETIQUETAS...04 II. III. COMO FUNCIONA AS ETIQUETAS...08 PRINCIPIOS BASICOS PARA APLICAÇÃO...09 IV. COMO APLICAR AS ETIQUETAS...10 V. EXEMPLOS DE APLICAÇÕES CORRETAS E INCORRETAS...16

Leia mais

BeoLab 7-1 BeoLab 7-2. Livro de consulta

BeoLab 7-1 BeoLab 7-2. Livro de consulta BeoLab 7-1 BeoLab 7-2 Livro de consulta Precauções! Certifique-se de que a coluna é instalada e ligada de acordo com as instruções neste Livro de consulta. Não tente abrir a coluna. Deixe estas operações

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo LIMPEZA MANUAL DE ARTIGOS MÉDICOS HOSPITALARES 2. Definição: Remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana presente nos produtos para saúde, utilizando água, detergentes,

Leia mais

AÇÕES PREVENTIVAS VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO! PROMOVEM RESULTADOS NO CONTROLE DE PRAGAS CEVS:

AÇÕES PREVENTIVAS VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO! PROMOVEM RESULTADOS NO CONTROLE DE PRAGAS CEVS: MEDIDAS PREVENTIVAS AÇÕES PREVENTIVAS PROMOVEM RESULTADOS NO CONTROLE DE PRAGAS VOCÊ É NOSSO MAIOR ALIADO! introdução Mesmo depois de realizados os serviços de controle de pragas, são importantes que algumas

Leia mais

HIGIENIZAÇÃO SIMPLES E ANTISSÉPTICA DAS MÃOS HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Thais Adonias da Silva

HIGIENIZAÇÃO SIMPLES E ANTISSÉPTICA DAS MÃOS HISTÓRICO DE REVISÕES. Elaborado por: Thais Adonias da Silva HIGIENIZAÇÃO SIMPLES E ANTISSÉPTICA DAS MÃOS HISTÓRICO DE REVISÕES Data Revisão Descrição da Revisão 00 Emissão Inicial 24/05/2013 01 Item 1 e 2 Complementação do texto; Item 3 Inclusão de termos e descrição;

Leia mais

REVESTIMENTOS DIVERSOS

REVESTIMENTOS DIVERSOS REVESTIMENTOS DIVERSOS MASSA RASPADA IMITAÇÃO TRAVERTINO GRANULARES TEXTURIZADOS RÚSTICOS GESSO GARANTIA 5 ANOS MAIOR RESISTÊNCIA A INTEMPÉRIES MAIOR VIDA ÚTIL MASSA RASPADA SACOS DE 50 KG RENDIMENTO :

Leia mais

Risco = Toxicidade x Exposição

Risco = Toxicidade x Exposição Risco = Toxicidade x Exposição O risco reflete a probabilidade de alguém sofrer danos quando exposto a um perigo. No caso dos produtos fitofarmacêuticos a exposição expressa-se na forma de contacto com

Leia mais

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 Rev.: 02 FICHA TÉCNICA 1. PRODUTO. Revestliso Massa Niveladora 2. DESCRIÇÃO

FQ-PD-05 Criado: 11/08/2016 Atualizado em: 29/01/2018 Rev.: 02 FICHA TÉCNICA 1. PRODUTO. Revestliso Massa Niveladora 2. DESCRIÇÃO 1. PRODUTO Revestliso Massa Niveladora 2. DESCRIÇÃO O Revestliso Massa Niveladora é uma argamassa branca, mineral, de alta resistência, aderência e com tecnologia hidro-repelente para acabamento de paredes

Leia mais

Detergente Líquido Vivid Colours

Detergente Líquido Vivid Colours Detergente Líquido Vivid Colours Qual é a diferença entre a nova versão do Detergente Líquido Vivid Colours e a versão anterior? A nova versão do Detergente Líquido Vivid Colour contém enzimas ativas que

Leia mais

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais.

MOSAICOS. Assentamento e Cuidados Especiais. www.tessela.com.br Materiais Necessários Nível, régua, prumo, trena e esquadro Reconhecimento e adequação da superfície, controle do assentamento. Serra mármores munida de disco de diamante Efetuar recortes

Leia mais

RAFFAELLO PRO FICHA TÉCNICA

RAFFAELLO PRO FICHA TÉCNICA Descrição do Produto Tinta antivegetativa de qualidade superior de matriz hidrófila para uso profissional. Graças ao alto conteúdo de compostos de cobre e á presença de partículas de carbono puro é garantido

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO DIVISÃO DE ENFERMAGEM n 01 Pág.01 1. Definição: É a medida mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Em 2002 o Centers for Disease Control and Prevention (CDC)

Leia mais

Fundo Laranja Cor Zarcão. Indicado para inibir a ferrugem de superfícies internas e externas de materiais ferrosos.

Fundo Laranja Cor Zarcão. Indicado para inibir a ferrugem de superfícies internas e externas de materiais ferrosos. BOLETIM TÉCNICO FR413-00 (REV. 03) Fundo Laranja Cor Zarcão É um fundo sintético anticorrosivo, com a função de inibir a ferrugem em metais ferrosos protegendo por mais tempo o acabamento. Tem ótimo rendimento,

Leia mais

Instruções de instalação da sinalização Sinais, lâminas, adesivos, discos e perfis fotoluminescentes

Instruções de instalação da sinalização Sinais, lâminas, adesivos, discos e perfis fotoluminescentes 1. Escopo Este guia pretende indicar a forma correta de instalação dos diversos elementos que compõem o sistema de segurança Everlux. Para informação complementar deve ser consultado o catálogo da Everlux.

Leia mais

ARGAMASSA ESTABILIZADA ENGEMIX

ARGAMASSA ESTABILIZADA ENGEMIX 1. DESCRIÇÃO: A argamassa Estabilizada Engemix é indicada para o revestimento de paredes em áreas internas e assentamento de alvenaria de vedação. Possui tempo de utilização de até 36 e 72 horas, além

Leia mais

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto;

COMPOUND ADESIVO. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro e plásticos; -reparos em concreto; Produto COMPOUND ADESIVO é um adesivo estrutural de base epóxi que apresenta altas resistências em baixas idades, média fluidez, possibilitando grande facilidade para manuseio. Proporciona alto rendimento

Leia mais

COMPOUND ADESIVO PL. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro, plásticos;

COMPOUND ADESIVO PL. -colagem de concreto, ferro, madeira, azulejo, cerâmica, pedra, fibrocimento, vidro, plásticos; Produto COMPOUND ADESIVO PL é um adesivo estrutural de base epóxi e pega lenta, de alta fluidez, possibilitando a sua aplicação até em locais de difícil acesso e em situações que exijam colagens com maior

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: LIMPEZA E DESINFEÇÃO DE APARELHOS ENDOSCÓPICOS E ACESSÓRIOS. 2. Definição: Conjunto de etapas que permitem a destruição de microrganismos do material de endoscopia (endoscópios e acessórios).

Leia mais

PLANO DE HIGIENE E LIMPEZA

PLANO DE HIGIENE E LIMPEZA PLANO DE HIGIENE E LIMPEZA PREÂMBULO Pretende-se com este regulamento/plano definir as principais regras relativas ao planeamento das atividades para a manutenção de um ambiente limpo nos locais de atendimento

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 5. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 5 Profª. Tatiane da Silva Campos Equipamentos LAVATÓRIOS: obrigatório em todos os locais que tiver necessidade de higienização das mãos; devem possuir torneiras ou co-mandos

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS - FISPQ 1. IDENTIFICAÇÃO Nome do produto: PÓ ABRASIVO Nome da Empresa: POLIDENTAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA. Endereço: Rua Phillip Leiner, 350 Parque

Leia mais

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos

ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS. Aula 7. Profª. Tatianeda Silva Campos ENFERMAGEM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS Aula 7 Profª. Tatianeda Silva Campos POLIHEXAMETILENO DE BIGUANIDA (PHMB) É um antimicrobiano pertencente ao grupo das clorexidinas (biguanidas);

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP ASSUNTO: Assistência de Enfermagem a Pacientes em Uso de Drenos: Laminares, de Sucção e Tubulares 1 de 5 1- Situação de Revisão: 2- Referência: Situação Data Alteração 0.0 27/10/2009 Validação 01 CCIH Higienização das Mãos 13 CCIH Precaução Padrão 3- Em que consiste? Na assistência de enfermagem a

Leia mais

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%)

Nome Químico CAS Number Faixa de Concentração (%) 1 Identificação do produto e da empresa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ FISPQ nº 186 Página 1 / 5 Data da última revisão 20/03/2008 Nome do produto: Gel para Matizar Código

Leia mais

INSTRUÇÕES DE USO KIT DE INSTRUMENTAL PARA MINI E MICRO FRAGMENTOS

INSTRUÇÕES DE USO KIT DE INSTRUMENTAL PARA MINI E MICRO FRAGMENTOS 1 INSTRUÇÕES DE USO FABRICADO E DISTRIBUIDO POR: Tóride Indústria e Comércio Ltda. EPP. Av. Caetano Schincariol n. 97 Parque das Empresas Mogi Mirim-SP CEP 13803-340 CNPJ: 54.673.199/0001-48 Autorização

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO... 01 2. DERRAMAMENTOS ACIDENTAIS DE PRODUTOS QUÍMICOS... 01 3. DESCARTE DE RESÍDUOS

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Titulo: MONITORIZAÇÃO CARDÍACA 2. Definição: Consiste em manter a visualização contínua da atividade elétrica (ritmo e frequência) do coração, através de um monitor cardíaco. 3. Objetivos: Visualizar

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Código: ILMD-SLM-POP.009 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA:

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO. Código: ILMD-SLM-POP.009 Revisão/Ano: 00/2018 Classificação SIGDA: PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO TÍTULO: USO E MANUTENÇÃO BOTIJÃO DE Classificação SIGDA: SUMÁRIO 01. OBJETIVO 02. CAMPO DE APLICAÇÃO 03. RESPONSABILIDADES 04. DEFINIÇÕES 05. REFERÊNCIAS 06. SIGLAS 07.

Leia mais

GLASS PROFILE. Perfis e sistemas para casas de banho. Descrição

GLASS PROFILE. Perfis e sistemas para casas de banho. Descrição Perfis e sistemas para casas de banho Descrição Glass Profile é uma linha de perfis em aço inox que permite configurar com precisão os duches azulejados ao nível do pavimento. Concebida para mascarar as

Leia mais

FLEXICEL UF (UNDER FLOOR)

FLEXICEL UF (UNDER FLOOR) FLEXICEL UF (UNDER FLOOR) Piso removivel PATENTED Manual 1 Evite fazer obras para repor uma peça danificada. Fácil de instalar Removivel Adequado para muitos tipos de pisos 2 Introdução A manta Flexicel

Leia mais

Relatório Técnico nº 240

Relatório Técnico nº 240 A melhor solução. O maior con ntrole. Nossa Missão: Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo aos nossos clientes, produtos e serviços eficientes no combate

Leia mais

INTRODUÇÃO Dipping Expert System método inovador não utilização de qualquer luz UV ou LED inúmeras as suas vantagens

INTRODUÇÃO Dipping Expert System método inovador não utilização de qualquer luz UV ou LED inúmeras as suas vantagens INTRODUÇÃO O novo Dipping Expert System é um método inovador que oferece a mesma qualidade e o mesmo ar natural que o acrílico tradicional ou gel, mas de forma muito mais prática, rápida e saudável para

Leia mais

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina.

FQ-PD-05 FICHA TÉCNICA. Rev.: 02 Pág.: 1/5. Criado: 11/08/2016. Atualizado: 03/04/ PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. Rev.: 02 Pág.: 1/5 1. PRODUTO: REVEST LISO Camada Fina. 2. DESCRIÇÃO: O REVESTLISO CAMADA FINA é uma argamassa branca, mineral, de alta resistência e aderência, para acabamento de paredes e tetos com camada

Leia mais

Como desmontar e limpar o seu Roomba 560

Como desmontar e limpar o seu Roomba 560 Como desmontar e limpar o seu Roomba 560 limpeza completa do Roomba 560 depois de executar mais de substâncias não aprovadas (lama, molho, etc.) Redigido por: HoyeBoye INTRODUÇÃO Este guia irá orientá-lo

Leia mais

FORNO ELÉTRICO EPV-8009

FORNO ELÉTRICO EPV-8009 Manual de Instruções FORNO ELÉTRICO EPV-8009 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: 1. Antes de utilizar o

Leia mais

EMBALAGEM PRIMÁRIA ROTULAGEM PARA OS BALDES DE PLÁSTICO COM ABERTURA RESISTENTE A CRIANÇAS E REVESTIMENTO INTERNO

EMBALAGEM PRIMÁRIA ROTULAGEM PARA OS BALDES DE PLÁSTICO COM ABERTURA RESISTENTE A CRIANÇAS E REVESTIMENTO INTERNO EMBALAGEM PRIMÁRIA ROTULAGEM PARA OS BALDES DE PLÁSTICO COM ABERTURA RESISTENTE A CRIANÇAS E REVESTIMENTO INTERNO (100g, 200g, 250g, 500g e 1 kg contendo saquetas de 10 ou 15g de isco); PARA AS CAIXAS

Leia mais

ARGAMASSA MATRIX 3202

ARGAMASSA MATRIX 3202 DESCRIÇÃO Argamassa Chapisco Adesivo para Concreto é indicado como ponte de aderência entre bases de baixa absorção (peças estruturais de concreto) e argamassa de revestimento, tanto em áreas internas

Leia mais

EMBALAGEM PRIMÁRIA ROTULAGEM PARA OS BALDES DE PLÁSTICO COM REVESTIMENTO INTERIOR

EMBALAGEM PRIMÁRIA ROTULAGEM PARA OS BALDES DE PLÁSTICO COM REVESTIMENTO INTERIOR EMBALAGEM PRIMÁRIA ROTULAGEM PARA OS BALDES DE PLÁSTICO COM REVESTIMENTO INTERIOR (1kg, 2kg, 2,5kg, 3kg, 5kg, 10kg, 15kg contendo saquetas de 10 ou 15g de isco); PARA AS CAIXAS DE CARTÃO COM REVESTIMENTO

Leia mais

MANUAL DE CESTAS COLETORAS (PAPELEIRAS) Índice

MANUAL DE CESTAS COLETORAS (PAPELEIRAS) Índice MANUAL DE CESTAS COLETORAS (PAPELEIRAS) Índice 01- Especificações das Cestas Coletoras de Papeis (papeleiras) 02- Especificações das Cestas Coletoras de Pilhas e Baterias 03- Finalidade da Utilização das

Leia mais

FORNO ELÉTRICO VCC-8028

FORNO ELÉTRICO VCC-8028 Manual de Instruções FORNO ELÉTRICO VCC-8028 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO Leia atentamente as informações contidas neste manual antes de usar o aparelho. INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA: 1. Antes de utilizar o

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO 1. Título: LIMPEZA DE EXTENSOR DE MARCAPASSO 2. Definição: Remoção de sujidades orgânicas e inorgânicas, redução da carga microbiana, utilizando água, detergentes, produtos e acessórios de limpeza, por

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto COMPOUND INJEÇÃO oferece excelente resistência química e mecânica, penetrando nas trincas e fissuras, proporcionando uma perfeita colmatação e o monolitismo da estrutura de concreto em razão de

Leia mais

3 Scotchlite. Material Refletivo 5720 e 5721 Filme Transferível Prata. Descrição

3 Scotchlite. Material Refletivo 5720 e 5721 Filme Transferível Prata. Descrição 3 Scotchlite MR Material Refletivo 5720 e 5721 Filme Transferível Prata DADOS TÉCNICOS SETEMBRO/2004 Referencia: abril/2001 Revisão 01 Descrição Material Refletivo 3M Scotchlite - 5720 (com liner de poliéster)

Leia mais

PREFEITURA DE ORLEANS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2011 CARGO DE AGENTE DE APOIO E ZELADORIA DA SF CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

PREFEITURA DE ORLEANS PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 006/2011 CARGO DE AGENTE DE APOIO E ZELADORIA DA SF CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1- Existem alguns cuidados gerais de limpeza e conservação de instalações. Pode-se dizer que é correto: a) Diluir os produtos químicos da forma que julgar ideal para que estes

Leia mais

Sistema epóxi estrutural para ancoragens

Sistema epóxi estrutural para ancoragens Ficha de Produto Edição 05/03/2015 Identificação no: 02 04 02 06 001 0 000030 Sikadur AnchorFix-4 Sistema epóxi estrutural para ancoragens Descrição do Produto Sikadur AnchorFix-4 é um sistema epóxi bi-componente,

Leia mais

SC 3 Premium. Vapor sem interrupção e cartucho de descalcificação integrado. Tempo de aquecimento curto

SC 3 Premium. Vapor sem interrupção e cartucho de descalcificação integrado. Tempo de aquecimento curto SC 3 Premium SC 3 Premium: Tempo de aquecimento de 30 seg., limpeza contínua graças ao depósito de água que pode ser permanentemente enchido, cartucho de descalcificação, conjunto de acessórios extensivo

Leia mais

Projecto de Documento Normativo Português. prdnp Guia 1

Projecto de Documento Normativo Português. prdnp Guia 1 Projecto de Documento Normativo Português prdnp Guia 1 Guia interpretativo da NP 4487:2009 Guide d interprétation de la NP 4487:2009 Interpretive guide to NP 4487:2009 ICS 79.040 CORRESPONDÊNCIA ELABORAÇÃO

Leia mais

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2

Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic. Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Completo Forros Nexacustic Revisão: 2 Guia Prático de Instalação Forros Nexacustic Cuidados Iniciais Cuidados iniciais: Os forros Nexacustic foram desenvolvidos para aplicação

Leia mais

2 HIDROSTÁTICA PROBLEMA 2.1 RESOLUÇÃO

2 HIDROSTÁTICA PROBLEMA 2.1 RESOLUÇÃO 2 HIDROSTÁTICA PROBLEMA 2.1 O tubo representado na figura está cheio de óleo de densidade 0,85. Determine as pressões nos pontos A e B e exprima-as em altura equivalente de água. Fundamentos de Engenharia

Leia mais

substitui todos os anteriores Março E ste M anual

substitui todos os anteriores Março E ste M anual Março 2019 - E ste M anual substitui todos os anteriores ATENÇÃO: As Medidas de Folga e os Desenhos deste Manual são para referência de montagem e podem sofrer modificações. Consulte sempre o Site para

Leia mais

Componentes. Filtro Jumbo (FJU-01) Ferramentas necessárias. (não inclusas) A- Botão liberador de pressão. B- Tampa.

Componentes. Filtro Jumbo (FJU-01) Ferramentas necessárias. (não inclusas) A- Botão liberador de pressão. B- Tampa. 32ANOS 1. Componentes Filtro Jumbo (FJU-01) A- Botão liberador de pressão. G F B- Tampa. A C- Elemento filtrante: Refil Acqualimp Jumbo (FJU-01R). D- Anéis de vedação. B E- Copo porta-elemento filtrante.

Leia mais

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia

Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica. Orientações Gerais sobre Alergia Departamento de Puericultura e Pediatria Setor de Imunologia e Alergia Pediátrica Orientações Gerais sobre Alergia 1. O que é alergia? Alergia caracteriza-se por uma hipersensibilidade do sistema imunológico,

Leia mais

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador;

Limpeza do Inalador. Materiais Necessários 14/08/2017. Aparelho inalador; Limpeza do Inalador Inaloterapia: Método utilizado para administração de medicamentos diretamente no trato respiratório. Vários tipos medicamentos são atualmente utilizados via inalação no tratamento das

Leia mais

Manual de instruções. Autoclismo de encastrar Viega Mono Slim 1F

Manual de instruções. Autoclismo de encastrar Viega Mono Slim 1F Autoclismo de encastrar Viega Mono Slim 1F Manual de instruções para WC de chão, placas de acionamento Visign, instalação de construção convencional Modelo 8308.1 pt_pt Autoclismo de encastrar Viega Mono

Leia mais

1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos a serem adotados quanto à higienização e uso dos balcões utilizados para distribuição de alimentos.

1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos a serem adotados quanto à higienização e uso dos balcões utilizados para distribuição de alimentos. POP 07 Revisão: jan/2016 PÁG: 1/5 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos a serem adotados quanto à higienização e uso dos balcões utilizados para distribuição de alimentos. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Resolução

Leia mais

ELOS. INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO ECDP 250A 3 e 4 VIAS VERSÃO: OUT./2014

ELOS. INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO ECDP 250A 3 e 4 VIAS VERSÃO: OUT./2014 INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO ECDP 250A 3 e 4 VIAS VERSÃO: OUT./2014 ELOS Eletrotécnica Ltda. Rua Joinville, 3607 CEP: 83020-000 São José dos Pinhais (Curitiba) PR BRASIL www.elos.com.br INSTRUÇÕES DE MONTAGEM

Leia mais

Manual de Manutenção. Cabeçote Inferior Robofil 290P

Manual de Manutenção. Cabeçote Inferior Robofil 290P Manual de Manutenção Cabeçote Inferior Robofil 290P 1 Sumário 1- Elementos 2- Desmontagem 2.1 - Ferramentas Necessárias 2.2 - Retirada do cabeçote 2.3 - Desmontagem do cabeçote 3- Pontos Críticos 4 - Montagem

Leia mais

Análise: Deebot R95, todo o controlo a partir do smartphone

Análise: Deebot R95, todo o controlo a partir do smartphone Análise: Deebot R95, todo o controlo a partir do smartphone Date : 10 de Fevereiro de 2017 Estamos na era da revolução em termos de robôs domésticos, aqueles que utilizamos para nos ajudar nas mais diversas

Leia mais