Estilo Vitoriano. Alexandrina Victoria ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estilo Vitoriano. Alexandrina Victoria ( )"

Transcrição

1 CASTELNOU Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=<n Dados: :06:28-03'00' Estilo Vitoriano Em 1837, quando a sobrinha de William IV subiu ao trono e tornou-se a rainha Vitória ( ), a Grã-Bretanha já era a maior potência industrial do mundo, cujo crescimento urbano acelerado trouxe vários problemas de saúde e moradia, em uma situação que somente melhoraria no fim de seu longo e popular reinado, em Alexandrina Victoria ( )

2 Victorian Interiors Settee O VICTORIAN STYLE predominou toda a segunda metade do século XIX, misturando elementos clássicos, barrocos e góticos, principalmente em móveis pesados e enormes, com grandes curvas talhadas e ornamentadas, além do uso de tecidos e tapeçarias adamascadas e brocadas, nas cores vermelho, lilás e púrpura, sempre acompanhadas de ouro.

3 Sofá Chesterfield Victorian Beds Os estofados incharam-se, as linhas encurvaram-se e os motivos decorativos tornaram-se cada vez mais espalhafatosos, seguindo o exemplo francês. As madeiras mais usadas foram nogueira e ébano, em mesas, cômodas e armários baixos que possuíam tampo em mármore. Os ornamentos preferidos passaram a ser a flor de cera, pássaros entalhados, molduras douradas e carrilhões. Table & Armchair

4 Children s chair Dressing table Toilet bowl Victorian Style Sofá Chesterfield

5 Arts & Crafts Movement O final do século XIX, na Europa, foi marcado por várias declarações de insatisfação em relação ao ECLETISMO e suas citações historicistas, criticadas por sua deterioração de causas tanto técnicas como culturais. Na INGLATERRA, surgiu uma forte reação contra a prática eclética, embora ainda calcada em referências ao passado e na tentativa de reviver modos de vida e tradições antigas, mas que trazia novamente à discussão as questões de coerência estética e unidade estilística.

6 Arts & Crafts interiors Denominado Arts & Crafts (Artes e Ofícios), esse movimento de renovação das artes aplicadas (arquitetura e decoração) influenciou a concepção da casa britânica do final do século XIX. Isto acabou por modificar toda a arquitetura residencial da Europa, em especial devido aos conceitos de PRIVACIDADE e CONFORTO nos ambientes familiares.

7 A CASA BRITÂNICA passou a ser reconhecida pelo seu sentido prático, além da liberdade espacial, conforto e privacidade, o que influenciou a arquitetura doméstica europeia. Ao invés de se preocupar com as aparências cortesãs, os ingleses valorizavam o uso sábio dos materiais, a composição articulada, a continuidade dos ambientes e a intimidade. British House (1887, Londres GB) M.H. Baillie Scott ( )

8 Goddards House (1899/1910, Abinger Common, Surrey GB) Edwin Lutyens ( ) Produto de uma alta qualidade técnica, sem pórticos, loggias ou terraços, as casas inglesas eram pequenas e rústicas por fora, mas ricas e despojadas por dentro. Com base na sua matéria, a construção era voltada ao bem-estar e praticidade dos ambientes, sem excessos.

9 Contraposta à metrópole espaço público e reduto da civilização, a HABITAÇÃO UNIFAMILIAR na Inglaterra passou a representar o domínio do individual e privado; o lugar do subjetivo e primado da cultura: MY HOME IS MY KINGDOM, MY COUNTRY AND MY SOUL.

10 Andrea Palladio ( ) Villa Capra La Rotunda (1566, Vicenza, Itália) Diferentemente das casas de bases palladianas (villa italiana, palais francês, etc.), que partiam de um modelo unitário e abstrato (visão idealista), as CASAS INGLESAS eram formadas a partir da agregação de espaços definidos em si mesmos e organizados livremente em seu interior (visão pragmática). Palais de Vaux-le-Vicomte (1658/61, Maincy France) Nicolas Fouquet ( )

11 cozinha despensas salas copa hall Grims Dyke House (1870/72, Harrow Weald, Londres GB) Richard Norman Shaw ( )

12 Elementos característicos da CASA INGLESA do final do século XIX: Distinção entre acesso principal e de serviços Espaços interconectados e articulados em plantas de diferentes níveis e pés-direitos Pé-direito baixo nas áreas sociais de modo a tornar mais cômoda a subida para a área íntima Acentralidade compositiva e inexistência de corredores, evitando hierarquia espacial Elevado grau de acabamento e instalações ligadas estritamente ao modo de vida doméstica Philip Webb ( ) Red House (1859, Kent GB) Newplace House (1897, Surrey GB) Charles F. Voysey ( )

13 John Ruskin ( ) Os fundamentos do Movimento Arts & Crafts estavam nas ideias do esteta, escritor e poeta inglês JOHN RUSKIN ( ), que buscava soluções para a degenerescência da arte de seu tempo, colocando como sua causa o regime econômico burguês e a indústria capitalista (civilização mecânica). Chairs & Armchairs C. R. Ashbee ( )

14 Seu discípulo WILLIAM MORRIS ( ) procurou aplicar suas ideais, defendendo uma arte do povo para o povo e organizando grupos em Londres para a revificação do trabalho artesanal, através da sensibilidade e originalidade. Brother Rabbit (1882)

15 Morris Armchair Como artista e ativista, Morris contribuiu para a renovação das artes decorativas a partir de sua ação prática em defesa do ARTESANATO, lutando contra a ausência de unidade artística na produção eclética. Através de sua firma, fundada em 1861 na George Edmund Street (Londres), criou objetos para interiores e a vida diária (papéis de parede, tecidos, tapetes, tapeçarias, vitrais, ilustrações e mobiliário).

16 Segundo Morris, o trabalho redime e salva, pois propicia prazer e saúde ao homem. Além disso, a beleza residiria no que é útil, tanto funcional como simbolicamente, em que reside o ORNAMENTO. Morris Armchairs (1865/75) Ilustração (1860) Wing Chair (1880)

17 Sir Ambrose Heal ( ) Oak Linen Chest Além dos já citados, outros grandes expoentes do Arts & Crafts Movement foram os artífices: Arthur H. Mackmurdo ( ), C. R. Ashbee ( ), Ernest Gimson ( ) e sir Ambrose Heal ( ).

18 Ashbee s Crafts (1890 s) Bookcase (1888) CHARLES ROBERT ASHBEE ( ) Writing Cabinets (1899)

19 Buscando criar uma produção prática e honesta, esses artífices ingleses demonstraram a importância da unidade e funcionalidade na criação artística. Isto já prenunciava o design industrial e serviu de bases para o MODERNISMO na arquitetura e interiores no início do século XX. Century Guild Chair (1883) Arthur H. Mackmurdo ( ) Ernest Gimson ( ) Inglewood House (1892, Leicester GB)

20 MOBILIÁRIO ARTS & CRAFTS

21 Bibliografia ADAMS, S. The Arts & Crafts Movement. London: Quintet Publishing Limited, DUCHER, R. Características dos estilos. São Paulo: Martins Fontes, MALLALIEU, H. (Org.) História ilustrada das antiguidades. São Paulo: Nobel, PEVSNER, N. Origens da arquitetura moderna e do design. São Paulo: Martins Fontes, Os pioneiros do desenho moderno. São Paulo: Martins Fontes, POUNDS, N. G. J. O mundo doméstico. Rio de Janeiro: Abril, 1993.

Belle Époque. Antonio Castelnou

Belle Époque. Antonio Castelnou Castelnou Belle Époque Antonio Castelnou Introdução Na Europa, o final do século XIX foi marcado por várias declarações de insatisfação em relação ao ECLETISMO e suas citações historicistas, criticadas

Leia mais

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ARTS AND CRAFTS. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ARTS AND CRAFTS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS

INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS INGLATERRA SÉCULO XIX ARTS E CRAFTS ARTS E CRAFTS Artes e ofício Segunda metade do século XIX Influenciado pelas ideias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.

Leia mais

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou AULA 08

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou AULA 08 História da Habitação e Mobiliário Antonio Castelnou AULA 08 CASTELNO U Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou AULA 01

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou AULA 01 História da Habitação e Mobiliário Antonio Castelnou AULA 01 CASTELNOU Introdução Historicamente, o estudo da MORADIA e de sua ambientação interna sempre foi alvo de interesse, pois envolve tanto aspectos

Leia mais

Arts and Crafts e Art Nouveau

Arts and Crafts e Art Nouveau Arts and Crafts e Art Nouveau Profa. Consuelo Holanda consueloholanda2010@hotmail.com consueloholanda20114@gmail.com @consueloholanda @ideiasimagensepalavras crimideia videoaulas @profaconsul Artes e Ofícios

Leia mais

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900.

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. O nome do movimento artístico deriva do nome da loja parisiense, L'art Nouveau, de artigos mobiliários.

Leia mais

Stool. Interior Chippendale. Corner bar stool. Table

Stool. Interior Chippendale. Corner bar stool. Table CASTEL NOU Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

EVOLUÇÃO DO DESIGN DE INTERIORES DO EGITO ANTIGO AO MODERNISMO. Prof. Ana Paula Zimmermann

EVOLUÇÃO DO DESIGN DE INTERIORES DO EGITO ANTIGO AO MODERNISMO. Prof. Ana Paula Zimmermann EVOLUÇÃO DO DESIGN DE INTERIORES DO EGITO ANTIGO AO MODERNISMO Prof. Ana Paula Zimmermann NEOCLASSICISMO Elegância, conforto e bom gosto. Volta da pureza das formas do período clássico. O ART NOUVEAU

Leia mais

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou EXTRA 01

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou EXTRA 01 História da Habitação e Mobiliário Antonio Castelnou EXTRA 01 CASTELNOU Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

leilão n º 81 3ª Sessão 24 de Maio de 2006 lotes 651 a 1000

leilão n º 81 3ª Sessão 24 de Maio de 2006 lotes 651 a 1000 leilão n º 81 3ª Sessão 24 de Maio de 2006 A lotes 651 a 1000 653 651 656 652 654 655 657 658 659 651 QUATRO PRATOS, decoração a azul Peixes, reinado Kangxi, séc. XVIII, esbeiçadelas Dim. - 21,5 cm 500-750

Leia mais

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou AULA 10

História da Habitação e Mobiliário. Antonio Castelnou AULA 10 História da Habitação e Mobiliário Antonio Castelnou AULA 10 CASTELNOU Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

Lista de Produtos EXPORTHOME 2009 APLIQUES ARTIGOS DE DECORAÇÃO CAMAS CANDEEIROS DE MESA CANDEEIROS DE PÉ. pág. 1 de 6 mod. 093a.

Lista de Produtos EXPORTHOME 2009 APLIQUES ARTIGOS DE DECORAÇÃO CAMAS CANDEEIROS DE MESA CANDEEIROS DE PÉ. pág. 1 de 6 mod. 093a. APLIQUES 10001 ABAT-JOURS 10494 APLIQUES EM CERÂMICA 10495 APLIQUES EM CRISTAL 10496 APLIQUES EM FERRO FORJADO 10497 APLIQUES EM MADEIRA 10498 APLIQUES EM MATÉRIA PLÁSTICA 10499 APLIQUES EM METAL 10500

Leia mais

Arte e Indústria: a filha da Modernidade.

Arte e Indústria: a filha da Modernidade. ARTE. VISUAL. ENSINO Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor Doutor Isaac Antonio Camargo Curso de Artes Visuais Universidade Federal de Mato Grosso do Sul História da Arte Arte e Indústria: a filha

Leia mais

Cabral Moncada Leilões Q Página 125

Cabral Moncada Leilões Q Página 125 788 CONTADOR COM TAMPA DE ABATER EM NOGUEIRA E VINHÁTICO, inscrição gravada na tampa, português, originalmente séc. XVII, alterações posteriores Dim. - 57 x 84 x 41 cm 790 PAR DE BERGÈRES ESTILO LUÍS XVI

Leia mais

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ART NOUVEAU Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

leilão n º 69 2ª Sessão 25 de Janeiro de 2005 lotes 251 a 600

leilão n º 69 2ª Sessão 25 de Janeiro de 2005 lotes 251 a 600 leilão n º 69 2ª Sessão 25 de Janeiro de 2005 A lotes 251 a 600 251 REGADOR DE PEQUENAS DIMENSÕES, metal amarelo, decoração listada, português, séc. XIX, amolgadelas Dim. - 25 cm 30-45 252 REGADOR DE PEQUENAS

Leia mais

SALAS. salas espaços de convívio e criatividade COZINHAS. O renovado coração da casa. Étnico e tridimensional. tintas Novas cores

SALAS. salas espaços de convívio e criatividade COZINHAS. O renovado coração da casa. Étnico e tridimensional. tintas Novas cores Decoracão salas espaços de convívio e criatividade ABRIL 202 ABRIL 2014 Portugal 2,90 (Cont.) Está na moda Étnico e tridimensional SALAS Espaços de convívio e criatividade www.carasdecoracao.sapo.pt COZINHAS

Leia mais

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA DECORAÇÃO

TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA DECORAÇÃO Especialização em Arquitetura de Interiores TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA DECORAÇÃO Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Por contemporâneo entende-se aquilo que é do mesmo tempo ou da época atual. Em

Leia mais

Critérios de correção. Grupo I

Critérios de correção. Grupo I 999 TEORIA DO DESIGN Critérios PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Duração: 120 min. Ano: 2014 1º Fase - Junho 11º e 12º anos Critérios de correção Grupo I 1.1. Imagem 1 Produto Artístico. Imagem 2 Objeto

Leia mais

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 117

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 117 594 CONJUNTO DE SEIS CADEIRAS DE ESPALDAR ALTO, nogueira e castanho, assentos e costas em couro lavrado com pregaria, portuguesas, séc. XIX, faltas e defeitos Dim. - 129 X 51 X 43 cm 1.000-1.500 596 CONJUNTO

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Interiores. Antonio Castelnou

Introdução à Arquitetura de Interiores. Antonio Castelnou Introdução à Arquitetura de Interiores Antonio Castelnou CASTELNOU Apresentação Ao se observar a vida humana, verifica-se que, na maior parte de seu tempo, esta ocorre em espaços interiores ou fechados,

Leia mais

leilão n º 68 2ª Sessão 23 de Novembro de 2004 lotes 251 a 600

leilão n º 68 2ª Sessão 23 de Novembro de 2004 lotes 251 a 600 leilão n º 68 2ª Sessão 23 de Novembro de 2004 A lotes 251 a 600 251 Dim. - 34 x 43,5 cm (interior) 20-30 252 Dim. - 47,5 x 58 cm (interior) 100-150 253 EDOURADOS séc. XIX/XX, Dim. - 56 x 66 cm (interior)

Leia mais

PORCELANA DA CHINA, Companhia das Índias, decoração policromada flores, reinado Qianlong, séc. XVIII, esbeiçadelas Dim.

PORCELANA DA CHINA, Companhia das Índias, decoração policromada flores, reinado Qianlong, séc. XVIII, esbeiçadelas Dim. 706 707 708 709 710 711 712 713 714 706 CANECA EM PORCELANA DA CHINA, decoração a azul jardim oriental reinado Qianlong, séc. XVIII, falha e cabelo Dim. - 12 cm 150-225 707 CAFETEIRA EM PORCELANA DA CHINA,

Leia mais

leilão n º 58 1ª Sessão 12 Maio 2003

leilão n º 58 1ª Sessão 12 Maio 2003 1 PIRES E CREMEIRA EM PORCELANA DA CHINA, decorações diversas, homem com búfalo e iniciais JES, reinado Jiaqing, sécs. XVIII/XIX, faltas e cabelos Dim. - 9,5 x 8,5 cm (a cremeira) 80-120 2 DOIS PRATOS

Leia mais

Texto Carolina Rossini Fotos Gui Morelli

Texto Carolina Rossini Fotos Gui Morelli DO MEU JEITO Texto Carolina Rossini Fotos Gui Morelli Brutalidade clássica APOSTANDO NO DÉCOR E NA INTEGRA- ÇÃO DE AMBIENTES, MAURÍCIO KARAM ABRE AS PORTAS DO APARTAMENTO QUE PLANEJOU E TEM A CARA DELE

Leia mais

Arte Rupestre Paleolítica do Vale do Côa Património Mundial UNESCO1998 Instituto Português de Arqueologia

Arte Rupestre Paleolítica do Vale do Côa Património Mundial UNESCO1998 Instituto Português de Arqueologia Arte Rupestre Paleolítica do Vale do Côa Património Mundial UNESCO1998 Instituto Português de Arqueologia Por vezes, é um gesto simples mas inspirado que dá início a tudo. Muito tempo depois, o Mundo reconhece

Leia mais

1 LOTE MOBILIÁRIO ARTIGOS DE DECORAÇÃO ELETRODOMÉSTICOS. PROCESSO nº: BMP-109

1 LOTE MOBILIÁRIO ARTIGOS DE DECORAÇÃO ELETRODOMÉSTICOS. PROCESSO nº: BMP-109 1 LOTE MOBILIÁRIO ARTIGOS DE DECORAÇÃO ELETRODOMÉSTICOS PROCESSO nº: BMP-109 1 LOTE MOBILIÁRIO ARTIGOS DE DECORAÇÃO ELETRODOMÉSTICOS PROCESSO nº: BMP-109 VALOR DA AVALIAÇÃO TOTAL DOS BENS: 5 295,00 VALOR

Leia mais

leilão n º 63 3ª Sessão 18 de Fevereiro de 2004 lotes 601 a 950 Companhia das Índias, decoração policromada galo e flores,

leilão n º 63 3ª Sessão 18 de Fevereiro de 2004 lotes 601 a 950 Companhia das Índias, decoração policromada galo e flores, 601 CAIXA EM PORCELANA DA CHINA, decoração Imari flores, reinado Qianlong, séc. XVIII, cabelo e esbeiçadela Dim. - 9 x 8 cm 50-75 602 PRATO DE SOPA OITAVADO EM PORCELANA DA CHINA, decoração a azul paisagem

Leia mais

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque

Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque Teve origem na Europa, por volta de 1880, com os artistas William Morris e Arthur Heygate. Esse estilo se tornou global, sobretudo através do enfoque dado ao design na arquitetura e nas artes plásticas.

Leia mais

Mathieu Matégot ( ) Chaise Nagasaki (1954) Table (1950)

Mathieu Matégot ( ) Chaise Nagasaki (1954) Table (1950) Mathieu Matégot (1910-2007) Chaise Nagasaki (1954) Por volta de 1950, aparecia principalmente na FRANÇA e na ITÁLIA uma notável renovação do mobiliário, devido ao desejo de se afastar dos frios esquemas

Leia mais

e design ao prazer de viver bem.

e design ao prazer de viver bem. DESIGN SOFISTICAÇÃO OUSADIA CONCEITO ESTILO INOVAÇÃO ELEGÂNCIA PRIVACIDADE TRADIÇÃO MODERNIDADE NOBREZA SUAVIDADE BELEZA REQUINTE LUMINOSIDADE CLASSE PERSONALIDADE FORMA CRIATIVIDADE CHARME DELICADEZA

Leia mais

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs

Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Centro Universitário Estácio/FIC Curso de Arquitetura e Urbanismo Unidade Via Corpvs Disciplina: HISTÓRIA DA ARTE E DA ARQUITETURA III - CCE0894 Carga horária: 40h/a Semestre/ano: 2016.2 Profa.: Larissa

Leia mais

Na Escócia, Charles R. Mackintosh ( ) caracterizou-se por

Na Escócia, Charles R. Mackintosh ( ) caracterizou-se por CASTELNOU Na Escócia, Charles R. Mackintosh (18681928) caracterizou-se por seu maior apego à pureza construtiva e à sobriedade decorativa, afastando-se do caráter linear e naturalista do estilo europeu,

Leia mais

decoração policromada Imari flores, reinado Qianlong, séc. XVIII, restaurada Dim. - 42,5 x 36 cm

decoração policromada Imari flores, reinado Qianlong, séc. XVIII, restaurada Dim. - 42,5 x 36 cm 575 576 577 578 580 579 581 582 583 575 PRATO EM PORCELANA DA CHINA, Companhia das Índias, decoração policromada flores, reinado Qianlong, séc. XVIII Dim. - 23 cm 200-300 576 TERRINA DE PEQUENAS DIMENSÕES

Leia mais

Ícones do Ecletismo ao Art Déco

Ícones do Ecletismo ao Art Déco Ícones do Ecletismo ao Art Déco Resumo Através da disciplina Análise da Forma, foi analisado qual o intuito da utilização de ícones na Arquitetura e quais as mensagens estéticas que eles transmitem. Tomando

Leia mais

leveza adquirida Projeto, SQ+ Arquitetos Associados; revestimento de vidro, Revest Glass; luminária, Wall Lamps.

leveza adquirida Projeto, SQ+ Arquitetos Associados; revestimento de vidro, Revest Glass; luminária, Wall Lamps. leveza adquirida A parede revestida em composto de vidro com pintura verdejade metalizado é o ponto forte da sala de jantar projetada pelo arquiteto Sidney Quintela. Para não pesar no ambiente, o mobiliário

Leia mais

Cartouche. Chinoiserie Poltrones. Vitrine Espagnolette Coquille

Cartouche. Chinoiserie Poltrones. Vitrine Espagnolette Coquille CASTELNO U Cartouche Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

História da. Arquitetura no Brasil Império

História da. Arquitetura no Brasil Império História da Arquitetura no Brasil Império PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA Arquitetura Fatos importantes Apresentação Brasil Colônia (1500-1822) Império (1822-1889) República (1889-presente) I.

Leia mais

leilão n º 62 2ª Sessão 16 de Dezembro de 2003 lotes 301 a 600 a)

leilão n º 62 2ª Sessão 16 de Dezembro de 2003 lotes 301 a 600 a) leilão n º 62 2ª Sessão 16 de Dezembro de 2003 A lotes 301 a 600 a) 301 JARRO CABEÇA DE HOMEM policromada, séc. XIX/XX, esbeiçadelas Dim. - 13 cm 80-120 302 CANECA CARA DE RECRUTA Nº 7 a castanho, séc.

Leia mais

Antúrio. Indicação de uso

Antúrio. Indicação de uso Lançamentos 56x56 Antúrio PHD56080R 56x56cm Acetinado O Antúrio é nossa inspiração por sua beleza incomum, produzindo folhas com um verde bem escuro e textura aveludada. Sua coloração nos remeteu aos quadros

Leia mais

Cabral Moncada Leilões Q Página 121

Cabral Moncada Leilões Q Página 121 707 SALVA DE PÉ ALTO DE GRANDES DIMENSÕES EM VIDRO DE MURANO, decoração com fio lácteo dito à reticello, italiana, séc. XVI/XVII Nota: exemplar semelhante encontra-se exposto no Museo del Vetro em Murano

Leia mais

180 MÁRIO CESARINY - NASC. 1923, SEM TÍTULO, óleo sobre papel, assinado e datado de 1970 Dim x 38,5 cm

180 MÁRIO CESARINY - NASC. 1923, SEM TÍTULO, óleo sobre papel, assinado e datado de 1970 Dim x 38,5 cm 180 MÁRIO CESARINY - NASC. 1923, SEM TÍTULO, óleo sobre papel, assinado e datado de 1970 Dim. - 29 x 38,5 cm 5.000-7.500 181 DOMINGOS SEQUEIRA - 1768-1837, ESTUDO PARA DIVERSAS FIGURAS DA «ADORAÇÃO DOS

Leia mais

BUSTO DO ACTOR TABORDA, escultura em terracota, Caldas, séc. XX,

BUSTO DO ACTOR TABORDA, escultura em terracota, Caldas, séc. XX, 391 392 394 393 397 395 396 398 399 391 FIGUEIREDO SOBRAL - NASC. 1926, FIGURA FEMININA, escultura em barro esmaltado e policromado, assinada Dim. - 17 cm 150-225 394 BUSTO DO ACTOR TABORDA, escultura

Leia mais

204 PAPELEIRA D. MARIA EM PAU SANTO, portuguesa, séc. XVIII, pequenos defeitos Dim x 106 x 56 cm Cabral Moncada Leilões Q Página 49

204 PAPELEIRA D. MARIA EM PAU SANTO, portuguesa, séc. XVIII, pequenos defeitos Dim x 106 x 56 cm Cabral Moncada Leilões Q Página 49 203 BASE DE CONTADOR LUSÍADA EM TECA, ÉBANO E SISSÓ, embutidos em marfim, tachas em cobre, indo-portuguesa, séc. XVII, restauros, Dim. - 81 x 93 x 52 cm 14.000-20.000 204 PAPELEIRA D. MARIA EM PAU SANTO,

Leia mais

EVOLUÇÃO MORFOLÓGICA DA HABITAÇÃO UNIFAMILIAR ROBERTO ACCIOLY MELO PESQUISA VOLUNTÁRIA IC 2015 ORIENTADOR: PROF. DR. ANTONIO M. N.

EVOLUÇÃO MORFOLÓGICA DA HABITAÇÃO UNIFAMILIAR ROBERTO ACCIOLY MELO PESQUISA VOLUNTÁRIA IC 2015 ORIENTADOR: PROF. DR. ANTONIO M. N. EVOLUÇÃO MORFOLÓGICA DA HABITAÇÃO UNIFAMILIAR ROBERTO ACCIOLY MELO PESQUISA VOLUNTÁRIA IC 2015 ORIENTADOR: PROF. DR. ANTONIO M. N. CASTELNOU NETO ROBERTO ACCIOLY MELO INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIA/ EDITAL

Leia mais

452 COVILHETE OITAVADO, porcelana da China, decoração policromada paisagem oriental, reinado Qianlong, séc. XVIII Dim.

452 COVILHETE OITAVADO, porcelana da China, decoração policromada paisagem oriental, reinado Qianlong, séc. XVIII Dim. 447 449 452 448 451 450 453 454 455 447 COVILHETE DE GRANDES DIMENSÕES, porcelana da China, reinado Qianlong, séc. XVIII, cabelo Dim. - 28 cm 400-600 448 CANECA, porcelana da China, decoração policromada

Leia mais

leilão n º 76 3ª Sessão 5 de Dezembro de 2005 lotes 651 a 1000

leilão n º 76 3ª Sessão 5 de Dezembro de 2005 lotes 651 a 1000 leilão n º 76 3ª Sessão 5 de Dezembro de 2005 A lotes 651 a 1000 653 651 656 652 654 655 658 657 659 651 PRATO, porcelana da China, reinado Qianlong, séc. XVIII Dim. - 23 cm 200-300 652 BULE, porcelana

Leia mais

Foto: Cassia Garcia e Fernanda Firmino Arquitetos: Marcelo Dias e Michel Lebedka

Foto: Cassia Garcia e Fernanda Firmino Arquitetos: Marcelo Dias e Michel Lebedka catálogo 2016 Foto: Cassia Garcia e Fernanda Firmino Arquitetos: Marcelo Dias e Michel Lebedka SINUCA victoriana Releitura do estilo das mesas de sinuca vitorianas onde os móveis são robustos e extravagantes,

Leia mais

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo

Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Artes visuais AULA 3 Barroco, Rococó e Neoclassicismo Prof. André de Freitas Barbosa Altar do Mosteiro de São Bento (Rio de Janeiro, 1617), traçado original de Francisco Frias de Mesquita. Numa época de

Leia mais

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase

Plano de Ensino. Identificação. Câmpus de Bauru. Curso Arquitetura e Urbanismo. Ênfase Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003743A - História da Arquitetura III - Do Neoclássico ao Moderno Docente(s) Kelly Cristina Magalhães Unidade Faculdade de Arquitetura,

Leia mais

Mesa de apoio Miller X. 2 Miller by praddy

Mesa de apoio Miller X. 2 Miller by praddy 2 Miller by praddy Mesa de apoio Miller X Miller by praddy Pensada e criada para marcar a diferença, surge a colecção Miller. esta colecção possui uma vasta gama de modelos exclusivos, onde se conjuga

Leia mais

welcome! Bem-vindo. bienvenidos. bienvenu. willkommen

welcome! Bem-vindo. bienvenidos. bienvenu. willkommen welcome! Bem-vindo. bienvenidos. bienvenu. willkommen ML389 L1400 x H800 x P400mm ML245 L640 x H750 x P615mm Cadeirão Miller I - Tecido cliente Fauteuil Miller I - Tissu client Armchair Miller I - Client

Leia mais

ARQUITETURA PÓS MODERNA

ARQUITETURA PÓS MODERNA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO E n g e n h a r i a C i v i l Disciplina: Fundamentos da Arquitetura Profª. Raquel

Leia mais

1150 FLOREIRA "NEGROS" EM MADEIRA ENTALHADA, PINTADA E DOURADA,

1150 FLOREIRA NEGROS EM MADEIRA ENTALHADA, PINTADA E DOURADA, 1150 FLOREIRA "NEGROS" EM MADEIRA ENTALHADA, PINTADA E DOURADA, veneziana, séc. XVIII/XIX, restauros, pequenas faltas e defeitos Dim. - 142 cm 13.000-20.000 Cabral Moncada Leilões Q Página 169 1151 MESA

Leia mais

732 "PAISAGEM COM PATOS, AVES E LAGO" óleo sobre tela, escola inglesa, séc. XIX, restauros Dim x 200 cm

732 PAISAGEM COM PATOS, AVES E LAGO óleo sobre tela, escola inglesa, séc. XIX, restauros Dim x 200 cm 732 "PAISAGEM COM PATOS, AVES E LAGO" óleo sobre tela, escola inglesa, séc. XIX, restauros Dim. - 109 x 200 cm 1.250-1.800 733 "CRISTO RESSUSCITADO" E "NOSSA SENHORA DAS DORES" par de óleos sobre madeira,

Leia mais

leilão n º 65 2ª Sessão 1 de Junho de 2004 lotes 251 a 550

leilão n º 65 2ª Sessão 1 de Junho de 2004 lotes 251 a 550 leilão n º 65 2ª Sessão 1 de Junho de 2004 A lotes 251 a 550 252 253 254 251 255 257 257 256 258 259 251 TERRINA decoração a azul "folhas", cabelo e esbeiçadelas Dim. - 24 x 33 x 23 cm 100-150 252 POTE

Leia mais

Com novo acabamento. Linha Nova Clássica. esta linha está ainda. mais inspiradora, com. uma textura que vai impressionar. ao toque e encher os olhos.

Com novo acabamento. Linha Nova Clássica. esta linha está ainda. mais inspiradora, com. uma textura que vai impressionar. ao toque e encher os olhos. Com novo acabamento esta linha está ainda mais inspiradora, com uma textura que vai impressionar ao toque e encher os olhos. A Linha Clássica é inspirada no estilo europeu trazendo uma beleza exuberante

Leia mais

ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2. Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica

ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2. Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica ARQUITECTURA EXERCÍCIO 2 Uma Forma Um Contexto: Construir um Mapa de Análise Arquitectónica EXERCÍCIO 2 - Enunciado Analisar os tipos arquitectónicos - fazer o elenco de diferentes tipologias de edifícios

Leia mais

período anterior ao aparecimento da escrita

período anterior ao aparecimento da escrita período anterior ao aparecimento da escrita Portocarrero, 2010. Surgimento da Escrita +/- 4000 a.c à Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 d.c Templo de Luxor - Egito Antigo A Esfinge de Gizé Templo

Leia mais

JARRÃO EM PORCELANA EUROPEIA, decoração policromada flores e borboletas séc. XIX, esbeiçadela na base Dim cm

JARRÃO EM PORCELANA EUROPEIA, decoração policromada flores e borboletas séc. XIX, esbeiçadela na base Dim cm 847 846 849 851 848 850 852 853 854 846 CANDEEIRO A PETRÓLEO EM PORCELANA EUROPEIA, decoração policromada flores, globo e chaminé em vidro, montagem em bronze, séc. XIX/XX Dim. - 58 cm (total) 150-225

Leia mais

ERGONOMIA ESPAÇO INTERPESSOAL PROXÊMICA LAY OUT SETORIZAÇÃO FLUXOS. Professora Arabella Galvão

ERGONOMIA ESPAÇO INTERPESSOAL PROXÊMICA LAY OUT SETORIZAÇÃO FLUXOS. Professora Arabella Galvão ERGONOMIA ESPAÇO INTERPESSOAL PROXÊMICA LAY OUT SETORIZAÇÃO FLUXOS Professora Arabella Galvão ESPAÇO INTERPESSOAL Estudos psicofísicos mostram que tanto a distância excessiva quanto a proximidade excessiva

Leia mais

Defesa dos valores de universalidade e padronização; Anti-ornamentalismo e relação com ideologia política; Predomínio do uso de materiais artificiais

Defesa dos valores de universalidade e padronização; Anti-ornamentalismo e relação com ideologia política; Predomínio do uso de materiais artificiais Período Moderno: Ênfase em questões funcionais (valores utilitários); Busca de interiores puros e originais; Valorização dos aspectos de higiene e conforto; Defesa dos valores de universalidade e padronização;

Leia mais

CÓDIGO: MOB004. Descrição: Vitrine Industrial - Época Decapada e invernizada à cor do ferro. Medidas: C 70cm, L 34.5cm, A 169.

CÓDIGO: MOB004. Descrição: Vitrine Industrial - Época Decapada e invernizada à cor do ferro. Medidas: C 70cm, L 34.5cm, A 169. CÓDIGO: MOB004 Descrição: Vitrine Industrial - Época 1940 - Decapada e invernizada à cor do ferro Medidas: C 70cm, L 34.5cm, A 169.5cm CÓDIGO: MOB010 Descrição: Móvel de cozinha para especiarias - madeira

Leia mais

Arte e Design Linha do Tempo

Arte e Design Linha do Tempo Arte e Design Linha do Tempo Responsabilidade Social O produto do Design estabelece uma relação física direta com o homem. Para o Design, o homem é um usuário. O produto do Design visa atender às

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Questão 1

Resolução da Questão 1 Item I (Texto Definitivo) Questão 1 Questão Ao se projetar uma instalação, é importante saber de que forma essa instalação reagirá ao calor produzido no ambiente. O coeficiente de transmissão térmica K relacionado a um determinado elemento

Leia mais

Módulo 8 A CULTURA DA GARE. Revoluções, reacções e vanguardas

Módulo 8 A CULTURA DA GARE. Revoluções, reacções e vanguardas Módulo 8 Revoluções, reacções e vanguardas A CULTURA DA GARE 1 Do Impressionismo às rupturas da Arte Nova ou à ousadia da Arquitectura do Ferro (revoluções e reacções) O sentido provocatório da criação

Leia mais

Powered by TCPDF (

Powered by TCPDF ( Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) INSIDE} ESSÊNCIA NATURAL EM ESTILO CONTEMPORÂNEO, APARTAMENTO EM SÃO PAULO PRIVILEGIA A INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS SOCIAIS E TRAZ BASE NEUTRA

Leia mais

Casa no interior de SP tem decoração "de fazenda" que convida ao bem-estar

Casa no interior de SP tem decoração de fazenda que convida ao bem-estar Uol - SP 21/03/2015-09:41 Casa no interior de SP tem decoração "de fazenda" que convida ao bem-estar Da Redação O living é destaque na casa de campo em Itu: poltronas Sergio Rodrigues (Dpot), sofá de linho

Leia mais

Cassones italianos. Pés em garra

Cassones italianos. Pés em garra CASTEL NOU Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

INSIDE DECORAÇÃO SUNTUOSA

INSIDE DECORAÇÃO SUNTUOSA INSIDE DECORAÇÃO SUNTUOSA ART CONCEPT 38 EM POMPA E CIRCUNsTÂNCIA MATERIAIS NOBRES E PEÇAS DE ARTE CONFEREM A HARMONIA DO LAR PENSADO PARA FESTEJAR! ART CONCEPT 39 INSIDE DECORAÇÃO SUNTUOSA Renovar! O

Leia mais

339 MESA DE CABECEIRA ESTILO D. MARIA EM PAU SANTO COM EMBUTIDOS, tampo de mármore, portuguesa, séc. XIX, defeitos Dim x 39 x 35 cm

339 MESA DE CABECEIRA ESTILO D. MARIA EM PAU SANTO COM EMBUTIDOS, tampo de mármore, portuguesa, séc. XIX, defeitos Dim x 39 x 35 cm 339 MESA DE CABECEIRA ESTILO D. MARIA EM PAU SANTO COM EMBUTIDOS, tampo de mármore, portuguesa, séc. XIX, defeitos Dim. - 73 x 39 x 35 cm 500-750 341 MÓVEL DE APOIO DE CENTRO ESTILO LUÍS XV EM PAU SANTO,

Leia mais

ARCHITECTURE NOW} 94 REVISTA DECOR

ARCHITECTURE NOW} 94 REVISTA DECOR ARCHITECTURE NOW} 94 REVISTA DECOR MIX & MATCH Residência no interior de São Paulo aposta em uma atmosfera clássica e sofisticada, além de arquitetura em linhas retas Projeto MAURÍCIO KARAM REVISTA DECOR

Leia mais

CABRAL MONCADA LEILÕES LEILÃO 156 ANTIGUIDADES E OBRAS DE ARTE / ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2014

CABRAL MONCADA LEILÕES LEILÃO 156 ANTIGUIDADES E OBRAS DE ARTE / ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2014 CABRAL MONCADA LEILÕES LEILÃO 156 ANTIGUIDADES E OBRAS DE ARTE / ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA 17, 18 e 19 de Fevereiro de 2014 DESTAQUES SITE 447 JOÃO HOGAN - 1914-1989, Sem título, pequeno restauro, assinado

Leia mais

LEGENDAS PARA IMAGENS

LEGENDAS PARA IMAGENS LEGENDAS PARA IMAGENS ILUSTRAÇÃO ARTÍSTICA DA IMPLANTAÇÃO DO PAVIMENTO TÉRREO O detalhamento dos serviços, equipamentos e acabamentos que farão parte deste empreendimento consta no memorial descritivo,

Leia mais

O sistema Move Móvel se compõem de peças básicas, caixas e tampos e, miméticas, as torneadas. Da união de ambas revela-se a personalidade do móvel.

O sistema Move Móvel se compõem de peças básicas, caixas e tampos e, miméticas, as torneadas. Da união de ambas revela-se a personalidade do móvel. Apresentamos a você, arquiteto, nosso parceiro nos projetos, o Catálogo de Produtos Move Móvel Criação de Mobiliário. Além dos produtos, você vai conhecer o conceito que criamos e desenvolvemos. É um sistema

Leia mais

DESIGN FOR LIFE B A Ì A C O L L E C T I O N

DESIGN FOR LIFE B A Ì A C O L L E C T I O N DESIGN FOR LIFE B A Ì A C O L L E C T I O N 071 BAÍA CONSOLA DE 1 GAVETA COM PAINEIS E FRENTE DE GAVETA EM CARVALHO CONSOLE 1 DRAWER W/ PANELS AND FRONT DRAWER IN OAK C - 1200 L - 400 A - 820 (L/W/H)

Leia mais

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A O QUE É MEMÓRIA? O QUE É MEMÓRIA? É a imagem viva de tempos passados

Leia mais

CATÁLOGO PUXADORES 2018

CATÁLOGO PUXADORES 2018 CATÁLOGO PUXADORES 2018 2 PUXADORES EM ALUMÍNIO DESIGN E PRATICIDADE Os modelos lisos ou com poucos frisos são mais indicados para cozinha por acumularem menos resíduos e serem fáceis de limpar. Nos dormitórios,

Leia mais

CHARME CHARME // CHARM

CHARME CHARME // CHARM DIAMOND A diamond é uma linha de mobiliário contemporânea com uma mistura de elementos clássicos e puxadores Swarovski. A sua intenção é criar espaços de requinte, cheios de brilho. La gamme de mobilier

Leia mais

Não caminhe apenas por percursos já traçados, pois estes só levam até onde os outros já foram.

Não caminhe apenas por percursos já traçados, pois estes só levam até onde os outros já foram. CATÁLOGO 2016 Não caminhe apenas por percursos já traçados, pois estes só levam até onde os outros já foram. Alexander Graham Bell Todos os direitos reservados. 1 ÍNDICE ÍNDICE Jazz p. 11 Jade p. 10 Oceano

Leia mais

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 51

O primeiro valor indicado em euros corresponde à reserva contratada com o proprietário cabral moncada leilões Q página 51 204 203 206 207 202 205 208 202 TRÊS PRATOS DE DOCE, porcelana da China, Companhia das Índias, decoração policromada com armas de família europeia, reinado Qianlong, séc. XVIII, pequenas esbeiçadelas Dim.

Leia mais

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA

FUNCIONAL ENTORNO ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS TOPOGRAFIA FUNCIONAL ENTORNO IDENTIFICAR A RELAÇÃO DO EDIFÍCIO COM OS ELEMENTOS DE ENTORNO, CONSIDERANDO OS ATRIBUTOS DO LUGAR - MASSAS EDIFICADAS, RELAÇÕES DE PROXIMIDADE, DIÁLOGO, INTEGRAÇÃO OU AUTONOMIA CARBON

Leia mais

provence À LA special

provence À LA special provence À LA O estilo mais romântico de todos busca suas origens na bucólica Provença e serve de inspiração para ambientes com muita delicadeza e charme A arquiteta Ana Prévide apostou em materiais como

Leia mais

Catálogo LARCO estantes //

Catálogo LARCO estantes // Catálogo LARCO estantes // Brado Brado Funcional e elegante esta linha apresenta como característica principal a modularidade, conferindo autonomia para montar as mais variadas configurações Brado Sofá

Leia mais

À MODA DO PORTO DING DONG CASAS

À MODA DO PORTO DING DONG CASAS O biombo Translucid Piet, de influência neoplástica, em latão, carvalho preto, espelho, bronze, vidro com linho, remete-nos para o espírito seventies. Esta peça, meio opaca, meio transparente, marca a

Leia mais

CASTELNOU Estilo Romano

CASTELNOU Estilo Romano CASTELNOU Estilo Romano Estilo Persa Capitel Sassânico Expressão artística dos povos que viviam no planalto que separa a Bacia Mesopotâmica daquela do rio Indo principais cidades: Susa, Pasárgada e Persépolis

Leia mais

1. Funções; 2. Geometria Analítica; 3. Estatística; 4. Probabilidades; 5. Derivadas;

1. Funções; 2. Geometria Analítica; 3. Estatística; 4. Probabilidades; 5. Derivadas; Isabel Maria Duarte Silva Pinheiro Assinado de forma digital por Isabel Maria Duarte Silva Pinheiro Dados: 2019.02.05 19:20:22 Z Áreas de conhecimento sobre as quais incidem as provas destinadas a avaliar

Leia mais

ARRANJO SEM FLOR. A beleza dos vasos montados apenas com folhas exuberantes BORDADOS, O RETORNO

ARRANJO SEM FLOR. A beleza dos vasos montados apenas com folhas exuberantes BORDADOS, O RETORNO VENDA PROIBIDA MARÇO 2016 N0 734 R$ 15 CASAEJARDIM.COM.BR EXEMPLAR DE ASSINANTE CASA e JARDIM SUA CASA LINDA DO SEU JEITO COBOGÓS: MODELOS E IDEIAS DE COMO USAR OS ELEMENTOS VAZADOS NO DÉCOR ARRANJO SEM

Leia mais

Catálogo Março Carbono Doze - Catálogo

Catálogo Março Carbono Doze - Catálogo Catálogo Março 2010 Estas são algumas das nossas propostas. Não representam o todo! Apenas pretendem ilustrar o tipo de produto que a Carbono Doze propõe aos seus clientes. Ficam por mostrar os inúmeros

Leia mais

Discreto, mas com PERSONALIDADE. inspiração

Discreto, mas com PERSONALIDADE. inspiração Discreto, mas com PERSONALIDADE Ainda que não exista decoração para homem ou para mulher, o público masculino, eventualmente, acaba optando por cartelas de cores sóbrias e design clássico. Ah, mas isso

Leia mais

ikaza Projecto: Sala Cliente: Exemplo Refª: PO Nov-07

ikaza Projecto: Sala Cliente: Exemplo Refª: PO Nov-07 ikaza Projecto: Sala Cliente: Exemplo Refª: PO00345-0807 Nov-07 Programa O objectivo principal da proposta foi assistir o cliente na tomada de decisões acerca da decoração da sua sala e instalação sanitária.

Leia mais

REDUÇÃO. Moradia V4 situada no topo da colina c/ piscina, ténis, vista mar e panorâmica, e anexo, perto de Albufeira VILLA EM PADERNE

REDUÇÃO. Moradia V4 situada no topo da colina c/ piscina, ténis, vista mar e panorâmica, e anexo, perto de Albufeira VILLA EM PADERNE REDUÇÃO Moradia V4 situada no topo da colina c/ piscina, ténis, vista mar e panorâmica, e anexo, perto de Albufeira VILLA EM PADERNE ref. S5033 799.000 640.000 5 4 540 m2 2.595 m2 Localização + Cidade

Leia mais

corredores- alpendrados

corredores- alpendrados CASTELNOU Assinado de forma digital por CASTELNOU DN: cn=castelnou, c=

Leia mais

by Jetclass coleção addiction

by Jetclass coleção addiction by Jetclass coleção addiction Opium é a proposta de Design Art em mobiliário do Grupo Jetclass. Um conceito único em design de móveis de luxo, as peças da marca Opium são verdadeiras obras de arte e um

Leia mais

METODOLOGIA DE PROJETO

METODOLOGIA DE PROJETO METODOLOGIA DE PROJETO DE INTERIORES AULA 11: DIMENSÕES DO MOBILIÁRIO. CARÁTER, ATMOSFERA E ESTILO NA COMPOSIÇÃO. Disciplina do Curso Superior em Design de Interiores da UNAES/Anhanguera Educacional Arq.

Leia mais

PLANTA DO PAVIMENTO TIPO

PLANTA DO PAVIMENTO TIPO PLANTA DO PAVIMENTO TIPO BOLOTÁRIO 15 16 17 12 13 14 10 11 08 09 08 04 06 07 05 02 01 03 ILUSTRAÇÃO ARTÍSTICA DA IMPLANTAÇÃO O detalhamento dos serviços, equipamentos e acabamentos que farão parte deste

Leia mais

Powered by TCPDF (

Powered by TCPDF ( Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) FOTO: MARIANA ORSI Neste apartamento localizado no Alto de Pinheiros, em São Paulo, a retirada da churrasqueira deu lugar à área gourmet. Foram integrados cozinha, estar

Leia mais