Capítulo. Figura 1 Roteador de banda larga wi-fi.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo. Figura 1 Roteador de banda larga wi-fi."

Transcrição

1 Capítulo 12 Redes sem fio Sem fio, wireless, wi-fi As redes sem fio (wireless) eliminam os cabos tradicionalmente usados nas redes convencionais. Redes locais sem fio seguem o padrão IEEE , conhecido popularmente como Wi-Fi (Wireless Fidelity). A comunicação é feita por ondas de rádio. Tanto notebooks quanto computadores de mesa podem ter adaptadores de rede wi-fi, formando uma rede sem fio. Inúmeros equipamentos estão disponíveis para este tipo de rede. Figura 1 Roteador de banda larga wi-fi. Padrões e velocidades O padrão IEEE para redes locais sem fio especifica várias velocidades e freqüências. Inicialmente foram lançados dois padrões: a e b. Suas características são indicadas na tabela a seguir. Existem padrões mais novos e de maior velocidade, que serão abordados mais adiante, mas comecemos por esses dois primeiros. Note que o alcance depende de vários fatores. De um modo geral, quanto mais obstáculos, maior será a atenuação das ondas de rádio e menor será o alcance.

2 404 Manual Prático de Redes Paredes e móveis (principalmente os de metal), espelhos, todos são anteparos que reduzem o alcance das ondas eletromagnéticas. Taxa máxima Alcance Freqüência a 54 Mbits/s 50 m 5 GHz b 11 Mbits/s 100 m 2,4 GHz A adoção do wi-fi pela indústria começou pelo padrão b, ao invés do a, apesar da velocidade mais baixa. O problema que inviabilizou o uso em larga escala do a foi a sua freqüência de operação. A faixa de 5 GHz requer regulamentações internacionais para que seu uso seja difundido. Já a faixa de 2,4 GHz não sofria dos mesmos problemas de regulamantação, por isso foi o mais utilizado, apesar da sua velocidade menor. OBS: Como veremos adiante, o padrão IEEE g, mais atual, permitire a taxa de transmissão de 54 Mbits/s na freqüência de 2,4 GHz, evitando a problemática freqüência de 5 GHz g A popularização do wi-fi passou a ser bem maior com a chegada do g. No final de 2004, os equipamentos disponíveis eram b. A partir de meados de 2005, o padrão g já estava estabelecido e tornou-se popular. Ao longo de 2005 e 2006, praticamente todos os equipamentos para Wi-Fi operam neste novo padrão. Equipamentos no padrão g operam na mesma faixa de freqüência do b (2,4 GHz), portanto não necessitam de regulações governamentais para serem aprovados. Utilizam o mesmo método de modulação usado pelo a e por isso comportam taxas de transmissão maiores. O alcance é o mesmo do b. Produtos b e g são compatíveis. Por exemplo, se um notebook com placa b faz contato com outro que usa g, este segundo reduzirá sua velocidade para conversar com o primo mais lento. Taxa máxima Alcance Freqüência g 54 Mbits/s 50 a 100 m 2,4 GHz n Está em elaboração o novo padrão IEEE n, que irá operar com taxas superiores a 100 Mbits/s. As especificações não estão totalmente fechadas ainda,

3 Capítulo 12 Redes sem fio 405 portanto não apresentaremos tabelas com freqüências e alcances, como fizemos para os padrões a, b e g. Somente 11 Mbits/s? Se você tem equipamentos g, pode achar baixa a sua taxa de transmissão, que é 54 Mbits/s. Pior ainda se usar equipamentos um pouco mais antigos, no padrão b, se compararmos com os 100 Mbits/s de uma rede cabeada. A velocidade de 11 Mbits/s é realmente considerada baixa para os padrões atuais. Basta lembrar que em meados dos anos 90, as redes operavam com 10 Mbits/s. É uma velocidade baixa para transmitir arquivos grandes em uma rede local. Fica mais baixa ainda quando consideramos que não existem switches wi-fi. O meio de transmissão é um só, o ar, que é compartilhado por todas as placas de rede wireless, como se fosse um hub. Apesar de ser baixa para permitir a rápida transferência de arquivos, 11 Mbits/s é uma velocidade suficientemente para compartilhar uma conexão com a Internet em uma rede. O tráfego de dados proveniente de uma conexão de banda larga de 1024 k bits/s (cerca de 1 Mbit/s) é confortavelmente suportado por uma conexão wireless de 11 Mbits/s. Melhor ainda usar equipamentos g. Você não notará diferença no que diz respeito ao acesso à Internet, mas perceberá melhor performance quando fizer transferências de arquivos grandes entre computadores de uma rede wi-fi. Wi-fi: Prós e contras As desvantagens de uma rede sem fio são muitas: 1) Placas de rede wi-fi são caras, cerca de R$ 100,00 (set/2006) 2) Roteadores de banda larga são mais caros que os convencionais 3) Comunicação mais lenta (11 Mbits/s ou 54 Mbits/s) que a das redes cabeadas Existem entretanto vantagens que devem ser levadas em conta: 1) Economia no custo de instalação: não é preciso fazer obra para passar cabos 2) Ideal para redes provisórias. Em uma exposição, feira ou congresso, evitamos usar cabos de redes espalhados e dispensamos obras para passagem de fios. 3) Oferece mobilidade para notebooks, que podem dispensar a rede cabeada A redução nos custos tornará as redes sem fio ainda mais vantajosas. A tendência é de queda nos preços dos equipamentos wi-fi. No final de 2004, uma placa de rede wi-fi b custava mais de 200 reais no comércio de varejo. Em meados de 2006 já comprávamos modelos g por 100 reais.

4 406 Manual Prático de Redes Equipamentos para redes wi-fi Existem placas de rede para notebooks e micros desktop, roteadores, servidores de impressão, adaptadores USB-/Wi-Fi e diversos outros dispositivos com os quais podemso formar uma rede sem fio. Vamos conhecer agora alguns deles. Cartão de rede wi-fi para notebooks A maioria dos notebooks modernos já possuem adaptador de rede wi-fi na sua configuração básica. A antena fica inclusive embutida no interior do notebook, normalmente ao lado da tela de cristal líquido. Para notebooks que não possuem adaptador de rede wi-fi de fábrica, podemos usar cartões PCMCIA Wi-Fi. Figura 2 Cartão Wi-Fi PCMCIA para notebooks. Placa de rede wi-fi Não só os notebooks podem fazer parte de uma rede sem fio. Computadores desktop também podem, com a instalação de uma placa de interface PCI Wi-Fi apropriada. Tais placas custam cerca de R$ 100 (set/2006) mas seus preços vêm caindo bastante. Figura 3 Placa de rede Wi-Fi PCI.

5 Capítulo 12 Redes sem fio 407 Note que a placa possui uma chapa metálica que isola os circuitos internos de radiofreqüência, evitando que interfiram no funcionamento do computador ou que sofram interferência gerada pelos próprios chips do computador. Placas de rede wi-fi são acompanhadas de uma antena dobrável que deve ser atarrachada no conector apropriado, após a placa ser instalada no computador. Figura 4 Antena e seu conector na placa. Rede AD-HOC Dizemos que uma rede sem fio é AD-HOC quando não possui cabos de rede. Todos os computadores devem utilizar apenas placas de rede wi-fi. Cada computador é capaz de transmitir e receber informações para todos os demais que formam a rede. Figura 5 Rede Wi-Fi AD-HOC. Rede de infraestrutura Este tipo de rede sem fio é integrada a uma rede cabeada através de aparelhos chamados Access Points (pontos de acesso). Cada Access Point possui um conector RJ-45 para ligação com a rede cabeada, e cria ao seu redor, uma região que dá acesso sem fio a computadores equipados com placas apropriadas. Podemos instalar vários Access Points para aumentar a área de cobertura da rede sem fio.

6 408 Manual Prático de Redes Figura 6 Rede Wi-Fi de infraestrutura. Access point Um access point opera como um hub wireless. É ligado na rede através do seu conector RJ-45, integrando computadores com placas Wi-Fi à rede cabeada. Existem vários modelos, e normalmente sua programação é feita baseada em um Web Setup, método similar aos dos roteadores mostrados no capítulo 11. Figura 7 Access Point. Compartilhamento de banda larga Todos os conceitos de compartilhamento de conexão com a Internet apresentados no capítulo 11 se aplicam também a redes sem fio. O Access Point faz o papel do hub na rede sem fio. É preciso ter ainda o roteador e o modem. Existem aparelhos que acumulam as funções de access point e roteador, (wireless broadband router), e neste capítulo exemplificaremos sua instalação e utilização.

7 Capítulo 12 Redes sem fio 409 Figura 8 Rede Wi-Fi com acesso à Internet. Wi-fi Print Server Computadores com placas de rede wireless podem ter suas próprias impressoras, ou podem usar impressoras da rede, caso exista um Access Point. Em redes AD-HOC também podemos instalar impressoras compartilhadas. Basta utilizar um wireless print server, que possui conexões USB ou paralela para a ligação de impressoras de rede que são acessadas pelos micros com adaptadores Wi-Fi. Figura 9 Wireless Print Server. Wi-fi broadband router Ligado a um modem ADSL ou a cabo, através de uma conexão WAN RJ-45, este aparelho distribui a banda larga para a rede sem fio. Podemos considerá-lo como um roteador de banda larga que acumula ainda a função de access point. Figura 10 Wi-Fi Broadband Router.

8 410 Manual Prático de Redes A figura 11 mostra a aplicação deste tipo de roteador. O modelo da figura (D-Link DI-713P) é portanto: Router Switch Access Point Print Server Figura 11 Um exemplo de rede com Wi-Fi com acesso à Internet. Instalação de uma rede Wi-Fi AD-HOC Na maioria dos casos você irá instalar uma rede Wi-Fi de infraestrutura, usando access points ou roteadores de banda larga. Existem entretanto aplicações para redes Wi-Fi do tipo AD-HOC. É preciso conhecer ambos os tipos de configuração. Mostraremos agora como configurar uma rede AD-HOC pelo método manual, usando os comandos de rede sem fio disponíveis no Windows XP. Instalação da placa de rede Comecemos com a instalação de uma placa de rede PCI Wi-Fi em cada computador da rede. Os comandos de configuração para essas placas são similares, tanto em desktops quanto em notebooks. Usaremos como exemplo o Windows XP, que possui suporte a redes sem fio. Se usarmos uma versão mais antiga do Windows, será preciso instalar o software de controle fornecido no CD-ROM que acompanha a placa. Os softwares de controle para redes sem fio fornecidos com este tipo de placa, possuem comandos similares aos encontrados no Windows XP. Antes de instalar a placa de rede Wi-Fi, é recomendável desativar a placa de rede normal. O Windows ficará confuso ao encontrar duas conexões de rede. Na

9 Capítulo 12 Redes sem fio 411 verdade podemos fazer com que as duas redes (com fio e sem fio) sejam unidas em uma só, usando um recurso chamado bridge (ponte). Para evitar complicações, deixe inicialmente a placa de rede normal desativada, afinal estamos configurando uma rede AD-HOC. Para desativar a placa de rede comum podemos usar, por exemplo, o comanod Desativar, no quadro de conexões de rede (figura 12). Figura 12 Desativando a placa de rede ( com fio ). Ao ser iniciado, o Windows XP detectará a placa e abrirá o assistente para adicionar novo hardware (figura 13). O método exato dependerá do software de instalação de drivers fornecido pelo fabricante. Em alguns casos, basta inserir o CDROM neste momento e a instalação prosseguirá automaticamente. Os drivers serão localizados e instalados. Figura 13 O Assistente irá instalar os drivers para a placa de rede Wi-Fi. Outro método de instalação é o manual através do Gerenciador de dispositivos (figura 14). Note no exemplo que a placa de rede comum (NVIDIA nforce MCP Networking Controller) está desativada, e a placa de rede Wi-Fi ainda está sem os drivers instalados. Basta então clicá-la e, em seu quadro de propriedades, escolher a opção Reinstalar driver. Usamos então o CD que acompanha a placa. É bom

10 412 Manual Prático de Redes lembrar que o método de instalação varia de uma placa para outra. Certos fabricantes preferem fornecer um programa de instalação próprio. Nesse caso usamos Cancelar no quadro da figura 13, e fazemos a instalação usando apenas o CD-ROM. Figura 14 Antes dos seus drivers serem instalados, a placa de rede Wi-Fi aparece com o nome Controlador Ethernet. Seja qual for o caso, ao término da instalação dos drivers, a placa de rede Wi-Fi constará no Gerenciador de dispositivos, indicada pelo seu modelo e fabricante (figura 15). Note que a placa de rede comum continua desativada (aparece com um X vermelho sobre o seu ícone). Figura 15 A placa Wi-Fi está com seus drivers instalados.

11 Capítulo 12 Redes sem fio 413 Configurações da rede wi-fi A placa de rede Wi-Fi aparecerá no quadro de conexões de rede (figura 16). No momento, o X vermelho indica que ainda não recebe sinal. Figura 16 As duas placas de rede: Wi-Fi (sem sinal) e normal (desativada). Clicando no ícone da conexão no canto inferior direito da tela (figura 17) temos a opção: Exibir redes sem fio disponíveis. Figura 17 A opção exibe as redes sem fio disponíveis, caso existam. No momento não existem redes sem fio disponíveis. Clique em Avançado para configurar a rede manualmente. Se existir uma rede sem fio já configurada, a mesma será apresentada no quadro da figura 18. Bastará então clicar no nome da rede e no botão Conectar. Será preciso fornecer uma senha apropriada para ingressar na rede, como veremos a seguir. As figuras 17 e 18 aplicam-se ao Windows XP sem o Service Pack 2. Entretanto é altamente recomendável, para não dizer obrigatório, que usemos o Windows XP com o Service Pack 2. No caso, o quadro de redes sem fio disponíveis terá um aspecto diferente como vemos na figura 19.

12 414 Manual Prático de Redes Figura 18 Não existem redes sem fio disponíveis. Figura 19 Quadro de redes sem fio disponíveis no Windows XP SP2. No exemplo da figura 19, vemos que foram captadas várias redes sem fio próximas. Isso é muito comum atualmente. Em muitos edifícios encontramos diversos apartamentos com redes sem fio, principalmente para compartilhamento de Internet entre dois ou mais micros. Como o alcance da rede sem fio chega a 50 e até 100 metros, podemos realmente captar várias redes dos vizinhos. Criando a rede AD-HOC Os comandos de configuração manual que mostraremos agora são do Windows XP SP2. Os comandos do Windows XP original são praticamente idênticos. Partindo do quadro de conexões de rede (figura 16), clicamos no ícone da conexão Wi-Fi com o botão direito do mouse e no menu apresentado escolhemos a opção Propriedades. Será apresentado o velho conhecido de outros capítulos, o quadro de propriedades da conexão, no qual constam os protocolos, clientes e serviços. Em se tratando de uma placa de rede Wi-Fi, este quadro terá uma guia adicional: Redes sem fio (figura 20).

13 Capítulo 12 Redes sem fio 415 Deixe marcada a opção: Usar o Windows para definir as configurações da rede sem fio. Criamos a rede clicando no botão Adicionar, localizado abaixo da lista de Redes preferenciais. Figura 20 Quadro para configurar manualmente uma rede sem fio (Windows XP SP2). Será aberto um quadro para preenchimento das propriedades da rede (figura 21). Figura 21 Para criar a rede. Devemos dar um nome para a rede (SSID). Temos várias opções para proteção da rede, evitando que intrusos (vizinhos, por exemplo) tenham acesso, através do preencimento de senhas (chave da rede). No nosso exemplo escolhemos

14 416 Manual Prático de Redes autenticação aberta e criptografia WEP. Mais adiante nesse capítulo mostraremos outras opções para proteção da rede. Para que possamos preencher a chave da rede, devemos deixar desmarcada a opção Chave fornecida automaticamente. Finalmente, como neste exemplo estamos criando uma rede AD-HOC, marcamos a opção Esta é uma rede de computador a computador (ad hoc). Figura 22 A rede foi criada. Depois de definida a rede, seu nome passará a constar no quadro de propriedades, como vemos na figura 22. O ícone da rede recém criada aparece na lista de redes preferenciais com a indicação de um X vermelho, já que não existem ainda outros computadores conectados nesta rede. Um último ajuste bastante oportuno: clique na guia Geral do quadro da figura 22 e marque a opção Mostrar ícone quando conectado. Figura 23 A rede sem fio ainda está desconectada.

15 Capítulo 12 Redes sem fio 417 No computador que usamos para criar a rede sem fio, a conexão ainda constará como Desconectada (como vemos na figura 23), com a indicação de um X vermelho. Passará a constar como conectada depois que pelo menos mais um computador ingresse na rede. Figura 24 O ícone da conexão Wi-Fi. O ícone da conexão Wi-Fi na área de notificação (ao lado do relógio) também aparecerá com um X vermelho, indicando que está desconectada (figura 24). Ao clicarmos nesse ícone, é apresentado um menu que dá acesso às configurações e à lista de redes sem fio disponíveis. No momento não precisamos alterar configurações, pois já criamos a conexão corretamente neste primeiro computador. Vejamos agora como adicionar outros computadores na rede recém criada. Adicionando outros micros na rede É muito fácil criar a rede AD-HOC no primeiro micro, e mais fácil ingressar com outros micros na rede que acabamos de criar. Basta clicar no ícone da conexão como vemos na figura 24 e selecionar a opção Exibir redes sem fio disponíveis. Se o ícone da conexão não existir, podemos ir ao quadro de conexões de rede (figura 25) para selecionar o comando Exibir redes sem fio disponíveis. Figura 25 Para exibir as redes sem fio disponíveis. Será apresentado um quadro como o da figura 26 (Windows XP SP2). O quadro do Windows XP original tem as mesmas informações, mas um visual mais simples. Note que no nosso exemplo foram detectadas quatro redes sem fio ao alcance do

16 418 Manual Prático de Redes nosso computador. Cada uma das redes tem ao seu lado um indicador de intensidade do sinal, parecido com o exibido por telefones celulares. A rede que criamos é a de nome WIFI-LIVRO, e é a que tem o sinal mais forte. Figura 26 Redes sem fio disponíveis. Clicamos então na rede desejada e no botão Conectar. Como trata-se de uma rede com proteção ativada, será exibido um quadro para o preenchimento da chave da rede (figura 27). É preciso digitar a chave duas vezes. Figura 27 Fornecendo a chave da rede. Esse é o momento em que desaparece o X vermelho sobre o ícone da conexão. Tanto no quadro das redes sem fio disponíveis quanto no quadro das conexões de rede, o ícone da conexão wi-fi aparecerá com a indicação Obtendo endereço de rede. A placa de rede tentará contactar um DHCP para obter um endereço IP. No nosso exemplo, estamos configurando uma rede sem DHCP, portanto será usado um endereço IP na forma xx.yy. Nesse mesmo momento, programas de Firewall eventualemente instalados pedirão ao usuário que confirme o ingresso na rede, exibindo uma mensagem do tipo Nova rede detectada. Depois de alguns segundos a rede sem fio passará a constar como Conectada, como vemos na figura 28.

17 Capítulo 12 Redes sem fio 419 Figura 28 O computador está conectado à rede sem fio. No quadro de conexões de rede, o X veremelho sobre o ícone da conexão desaparecerá, como vemos na figura 29. Depois de permanecer alguns segundos com a indicação Obtendo endereço de rede, a conexão aparecerá com a indicação Conectado. Figura 29 Conexão em sem fio sendo estabelecida. Use também o comando Status da conexão de rede para fazer alguns testes importantes. Verifique o IP da conexão de rede. Como esta rede não possui DHCP, o IP será da forma: xx.yy

18 420 Manual Prático de Redes Clique em Geral para checar a intensidade do sinal e a velocidade de comunicação. As placas reduzem automaticamente a velocidade quando o sinal é fraco. No nosso exemplo (figura 30), o sinal está com intensidade máxima. Figura 30 Status da conexão wi-fi. Clicando em Suporte, o quadro assume a forma mostrada na figura 31. Podemos verificar o IP recebido pela conexão, uma informação importante para realizarmos testes com o comando PING. Figura 31 Checando o IP da conexão wi-fi.

19 Capítulo 12 Redes sem fio 421 Se ao usar o comando PING for apresentada a mensagem Esgotado o tempo limite do pedido, duas coisas podem estar ocorrendo: a) A intensidade do sinal está muito fraca b) O mais provável um firewall pode estar impedindo a resposta ao PING É pouco provável que a intensidade do sinal esteja fraca, afinal a conexão foi estabelecida. Além disso o quadro de Status da conexão permite checar a intensidade do sinal. O mais comum nesse tipo de problema é mesmo o firewall. Vemos que o PING não recebe resposta, mas no quadro de Status da conexão podemos constatar que o número de pacotes recebidos aumenta aos poucos, de acordo com o uso do PING. Na figura 30 é indicado como zero o número de pacotes recebidos, mas aumentará de acordo com o uso do PING, mesmo quando é apresentada a mensagem de Esgotado o tempo de limite do pedido. Para tirar a dúvida, podemos usar o PING no modo repetitivo e, a seguir, desativar o firewall. No exemplo da figura 32, vemos que o PING apresentou mensagem de erro e passou a obter resposta assim que o firewall foi desativado. Depois de fazer o teste e comprovar que a comunicação está perfeita, ative o firewall novamente. Pode ser preciso desativar o firewall para efeito de teste nos dois computadores envolvidos na conexão. Figura 32 Testes com o PING. Antenas mal posicionadas podem até mesmo resultar em perda de pacotes, como no exemplo da figura 33. Note que foram enviados quatro pacotes, mas o segundo foi perdido. As antenas devem ficar paralelas entre si (todas na vertical) para obtenção do máximo sinal. Reposicione as antenas até obter sucesso total nos testes com o PING.

20 422 Manual Prático de Redes Figura 33 Erro durante o uso do PING. Usando a rede Uma vez feita a conexão, o uso da rede sem fio é idêntico ao de uma rede cabeada. É possível compartilhar arquivos e impressoras, acessar a Internet e usar todos os recursos da rede. Clique em Meus locais de rede e no grupo de trabalho. No nosso exemplo, são mostrados os dois computadores existentes na rede sem fio. Figura 34 Os dois computadores usados no teste. OBS: Lembre-se que aparecem na rede apenas aqueles computadores que têm instalado o Serviço de compartilhamento de arquivos e impressoras em redes Microsoft. Por exemplo, podemos selecionar arquivos de uma pasta compartilhada de outro computador da rede e copiá-los para o nosso computador. No exemplo da figura 35 estamos copiando arquivos do MICRO10 para o MICRO12.

21 Capítulo 12 Redes sem fio 423 Figura 35 Copiando arquivos através da rede sem fio. Protegendo a rede Uma rede sem fio desprotegida, pode ser facilmente acessada por pessoas não autorizadas. Como o alcance é grande, chegando a cerca de 100 metros, vizinhos que possuam computadores com placas de rede wi-fi poderão descobrir a rede e ingressar na mesma. Se na sua rede existirem pastas compartilhadas sem senha, esses vizinhos poderão ter acesso aos seus arquivos. Se a sua rede tiver acesso à Internet, seu vizinho poderá navegar gratuitamente. O padrão IEEE inclui um sistema de proteção de dados baseado em criptografia, chamado WEP (Wired Equivalent Privacy). Se os seus vizinhos não forem hackers especializados, a criptografia WEP será suficiente para manter a sua rede protegida. Entretanto é tecnicamente possível, apesar de muito difícil, quebrar o código WEP. Um hacker provavelmente não vai perder horas ou dias tentando quebrar a proteção de uma rede residencial. Já no caso de empresas, a questão é mais crítica. Por isso os fabricantes de equipamentos para redes sem fio criaram um novo sistema de proteção chamado WPA (Wi-Fi Protected Access), e mais recentemente uma versão aprimorada chamada WPA2. Equipamentos de rede sem fio mais novos oferecem tanto WEP quanto WPA e, os mais recentes, WPA2. Em breve os padrões atuais serão consolidados no novo padrão IEEE i. Na verdade o WPA e o WPA2 são padrões provisórios (porém compatíveis com o IEEE i) criados pelos fabricantes, enquanto o IEEE i não está pronto. Se a sua placa de rede Wi-Fi não suporta WPA, poderá passar a suportar através da instalação de um novo driver, encontrado no site do fabricante. Se seu roteador ou ponto de acesso Wi-Fi não suporta WPA, também é possível que passe a suportar com a atualização do seu firmware, também obtido no site do fabricante. Mas é preciso que o sistema operacional também suporte WPA. É o caso do Windows XP SP2 e superiores.

22 424 Manual Prático de Redes No padrão IEEE original, o uso do WEP é opcional, ou seja, é possível criar uma rede Wi-Fi sem proteção. No padrão WPA, o uso da criptografia de dados é obrigatório. Além disso, as chaves criptográficas têm maior número de bits e são variáveis, tornando virtualmente impossível quebrar a proteção. Ativando a proteção (WEP) Proteger uma conexão Wi-Fi é bastante simples. No quadro de propriedades da conexão sem fio (figura 36), clicamos na conexão e em Propriedades. Será apresentado o quadro da figura 37. Figura 36 Figura 37 Para acessar as propriedades da conexão. Protegendo a conexão. Para usar WEP, devemos antes escolher um dos dois métodos de Autenticação de rede: Aberto ou Compartilhado. Nenhum dos dois é 100% seguro, por isso o WEP foi substituído pelo WPA. A autenticação é o processo pelo qual um computador é identificado como tendo permissão para ingressar na rede. No sistema de autenticação aberto, o computador é identificado apenas pelo endereço físico (MAC) da placa de rede. A princípio, qualquer computador poderá ser identificado e autenticado. Mesmo depois de autenticado, um computador só poderá transmitir e receber dados na rede se tiver configurada a chave criptográfica correta. No sistema de autenticação compartilhado, a chave de criptografia de dados será usada no processo de autenticação. A chave criptográfica será usada tanto no

23 Capítulo 12 Redes sem fio 425 processo de antenticação (ingresso do computador na rede) quanto na proteção dos dados transmitidos e recebidos. Para usar criptografia WEP, faça as seguintes configurações no quadro da figura 37: Autenticação de rede: Escolha Aberto ou compartilhado. Criptografia de dados: Escolha WEP Chave fornecida automaticamente: desmarcar Chave da rede: Digite a chave WEP. Os valores podem ser digitados em ASCII ou HEXADECIMAL. Podem ser usadas chaves de 40 bits ou 104 bits, dependendo do uso da criptografia de 64 ou 128 bits. As opções são mostradas na tabela abaixo: Bits de criptografia 64 bits Bits da chave 40 bits 128 bits 104 bits Como digitar 5 caracteres quaisquer, como Ay7&[ ou 10 dígitos hexadecimais (0-9 e A-F), como 07C8B3793D 13 caracteres quaisquer, como ou 26 dígitos hexadecimais (0-9 e A-F), como A4DC893B7402CFE3C5684D064B Se você usar WEP, escolha a criptografia de 128 bits, bastando para tal digitar 13 caracteres quaisquer, ou 26 caracteres hexadecimais. Anote os valores pois será preciso digitar a mesma chave em todos os computadores da rede Wi-Fi. Em uma rede AD-HOC, basta fazer as configurações da figura 37 em apenas um (qualquer) dos computadores. Nos demais computadores você pode optar por configurar a chave WEP da forma já mostrada acima, ou então digitar a chave no instante em que ingressarem na rede. A chave será automaticamente memorizada. Quando uma rede está protegida, um computador que não tenha a chave poderá apenas enxergar a rede, mas não poderá ingressar nela. Sendo assim, não enxergará os computadores da rede, e nem terá acesso aos seus recursos como, por exemplo, a conexão com a Internet. Também não irá obter um IP e nem poderá enviar pacotes (comando PING, por exemplo) para os demais computadores da rede.

24 426 Manual Prático de Redes Para usar WPA Se os equipamentos da sua rede Wi-Fi suportam WPA, esta é a melhor opção para mantê-la protegida. Apesar de ser permitido, não é recomendável usar WEP e WPA na mesma rede. Os equipamentos que usam WPA passarão a operar com chave fixa, o que reduz seu nível de proteção. Será desativada a mudança automática de chave criptográfica. O ideal é fazer uma atualização de driver ou firmware para que os equipamentos mais antigos passem a suportar WPA ou, em último caso, substituí-los por modelos mais novos. Partindo do quadro de propriedades da conexão Wi-Fi, clicamos em Redes sem fio. A seguir, na rede desejada e em Propriedades. Será apresentado o quadro da figura 38. Figura 38 Para usar WPA. Fazemos então as seguintes configurações: Autenticação de rede: Escolha a opção WPA. Criptografia de dados: Escolha um dos métodos disponíveis: TKIP (Temporal Key Integrity Protocol) ou AES (Advanced Encryption Standard). O método AES é mais seguro, usando inclusive em redes corporativas, mas nem todos os equipamentos o suportam. Equipamentos compatíveis com WPA tem obrigatoriamente o método TKIP, sendo o AES opcional. Se todos os equipamentos da sua rede Wi-Fi suportam AES, você deve usá-lo, senão escolha TKIP. Chave fornecida automaticamente: Desmarcar.

25 Capítulo 12 Redes sem fio 427 Chave da rede: Tanto no TKIP quanto no AES, podemos usar uma chave com até 63 caracteres ASCII, ou seja, usando letras, números ou caracteres especiais. Confirmar chave da rede: É preciso digitar novamente para confirmação, a mesma chave que foi digitada no campo anterior. Instalação de uma rede wi-fi com Internet Para formar uma rede Wi-Fi com acesso à Internet, usamos um Wi-Fi Broadband Router. Sua configuração é muito parecida com a de um BroadBand Router, como já mostramos no capíutlo 11. Este aparelho opera como roteador e switch, e deve ser ligada a um modem ADSL ou a cabo. Existem ainda os modelos 3-em-1, que são ao mesmo tempo modem ADSL, roteador e switch. Para configurar um Wi-Fi Broadband Router, configure primeiro o compartilhamento de Internet no modo com fio, como já mostramos no capítulo 11. Depois que o acesso à Internet já estiver compartilhado e funcionando pelas conexões LAN, use o setup do roteador para configurar a conexão sem fio (WLAN), como mostraremos a seguir. Figura 39 Use um micro ligado em uma porta LAN para configurar o roteador. Conforme mostramos no capítulo 11, as configurações iniciais do roteador são as seguintes (figura 39): 1) Ligue o modem ADSL ou a cabo na porta WAN do roteador 2) Ligue um micro em uma das portas LAN do roteador 3) Faça o setup do roteador como ensinado no capítulo 11. 4) Terminado o setup, verifique se o micro ligado em uma porta LAN do roteador já está acessando a Internet. Uma vez que o compartilhamento de Internet esteja funcionando, bastará apenas configurar a rede sem fio. Depois que a rede sem fio estiver funcionando, você poderá desconectar o micro da porta LAN e fazer o acesso apenas pela rede sem fio. Entretanto é recomendável que todas as configurações sejam realizadas com um micro conectado na porta LAN, por questões de segurança, e também porque durante as alterações na configuração Wi-Fi, o acesso ao roteador poderá ficar bloqueado (durante uma operação de ativação ou troca de código criptográfico, por exemplo).

26 428 Manual Prático de Redes Configurando o roteador Depois de conectar um computador em uma porta LAN do roteador, como mostra a figura 39, e de configurar o compartilhamento de conexão com a Internet, usamos novamente o setup do roteador para configurar a rede Wi-Fi. Os comandos variam de um modelo de roteador para outro, entretanto são bastante parecidos. Usaremos, no nosso exemplo, o roteador WRT-414, fabricado pela Planet (www.planet.com.tw). Figura 40 Roteador Wi-Fi. Chegando ao setup do roteador (figura 41) clicamos em Wireless. Será aberto um menu com todas as configurações relativas à rede sem fio. A primeira providência é habilitar a rede sem fio, marcando na figura 41 a opção Enable. A seguir clicamos em Apply. Figura 41 Menu de configuração WiFi. A seguir a mesma tela passará a mostrar as configurações que vemos na figura 42.

27 Capítulo 12 Redes sem fio 429 Mode: AP (Access Point) Band: 2.4 GHz (B+G), ou 2.4 GHz (G). ESSID: O identificador da rede, no caso chamamos de WIFI-ROUTER. Esse é o nome que aparecerá quando usarmos o comando Exibir redes sem fio disponíveis. Clicamos então em Apply. Figura 42 Configurações básicas. Clicamos a seguir em Security Settings (figura 43). Figura 43 Configurações de segurança.

28 430 Manual Prático de Redes Podemos escolher entre WEP (ou ) e WPA. Uma vez escolhido o modo WPA, escolhemos qual o método de criptografia usado. No nosso exemplo escolhemos TKIP. Podemos escolher AES se tivermos certeza de que todas as placas de rede Wi-Fi suportam este recurso. Ainda nas configurações de segurança, temos um local para digitar a chave criptográfica. Escolhemos a opção HEX (64 caracteres). São 64 caracteres hexadecimais que correspondem a 32 bytes, ou seja, 256 bits. Será preciso digitar essa chave em cada um dos computadores da rede. Para facilitar, podemos digitar a chave em um arquivo de texto e usar copiar/colar. Levamos esse arquivo aos outros computadores (em um disquete ou memory key) e usamos novamente copiar/colar. Se preferir, anote os 64 dígitos hexadecimais para digitar em cada um dos computadores da rede. Felizmente será preciso digitar a chave apenas uma vez, pois o Windows tem como padrão memorizar as chaves das redes sem fio ingressadas. Podemos então usar o botão Apply para salvar as configurações. Os demais computadores poderão agora ingressar na rede, mediante o fornecimento da chave correta. Figura 44 Controle de acesso. Depois que a rede estiver funcionando, podemos voltar ao setup do roteador para usar mais um recurso de segurança (Access Control), mostrado na figura 44. Podemos com ele, digitar os endereços MAC das placas de rede sem fio autorizadas. Isso evitará que computadores intrusos tenham acesso à rede, mesmo que a chave criptográfica seja descoberta (obviamente por meios ilícitos).

29 Capítulo 12 Redes sem fio 431 Ingressando na rede O processo de ingresso na rede é o mesmo já mostrado nesse capítulo. Partindo do ícone da conexão Wi-Fi, usamos o comando Exibir redes sem fio disponíveis. A figura 45 mostra o aspecto dessa lista. Clicamos então na rede desejada, e em Conectar. Figura 45 Conectando um computador na rede sem fio. Um quadro pedirá o fornecimento da chave de rede (figura 46). Será preciso digitála duas vezes. Figura 46 Digitando a chave de rede. Depois de alguns segundos estará completo o ingresso na rede. No exemplo da figura 47, observe que a rede WIFI-ROUTER está indicada como Conectado.

30 432 Manual Prático de Redes Figura 47 O computador está conectado com a rede selecionada. Está completo o ingresso na rede. O computador poderá acessar servidores presentes na rede sem fio e na porção cabeada da rede, ligada ao roteador. Poderá também ter acesso à Internet. Podemos realizar testes com o comando PING para comprovar o funcionamento da conexão. Apenas como referência, mostraremos algumas informações relativas à conexão. Figura 48 Figura 49 Conexão sem fio ativa e conectada. Status da conexão sem fio. No quadro de conexões de rede (figura 48), vemos que a conexão sem fio está ativa. Usando o comando Status sobre esta conexão (figura 49) temos algumas

31 Capítulo 12 Redes sem fio 433 informações úteis, como a intensidade do sinal (no exemplo, máxima) e a velocidade (no caso, 54 Mbits/s, já que usamos placas e roteador g). Figura 50 Figura 51 Suporte da conexão. Informações detalhadas. Clicando em Suporte temos as informações vistas na figura 50. A placa de rede do exemplo obteve o IP Esse IP foi atribuído pelo DHCP existente no roteador Wi-Fi, cujo endereço é Clicando em Detalhes temos as informações da figura 51. Entre outros detalhes é indicado o endereço físico (MAC) da placa de rede Wi-Fi e o IP do roteador, que é ao mesmo tempo Gateway, DHCP e DNS.

Capítulo 9 Redes sem fio

Capítulo 9 Redes sem fio Capítulo 9 Redes sem fio Este curso destina-se a uso pessoal pelo cliente que o adquiriu na Laércio Vasconcelos Computação. Ele não pode ser duplicado para ser repassado a outros usuários, nem pode ser

Leia mais

Como montar uma rede Wireless

Como montar uma rede Wireless Como montar uma rede Wireless Autor: Cristiane S. Carlos 1 2 Como Montar uma Rede Sem Fio sem Usar um Roteador de Banda Larga Introdução Muita gente não sabe que com o Windows XP ou o Windows Vista é possível

Leia mais

REDE DE COMPUTADORES

REDE DE COMPUTADORES SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL REDE DE COMPUTADORES Tecnologias de Rede Arquitetura Padrão 802.11 Prof. Airton Ribeiro de Sousa E-mail: airton.ribeiros@gmail.com 1 Arquitetura Wireless Wi-Fi

Leia mais

Para montar sua própria rede sem fio você precisará dos seguintes itens:

Para montar sua própria rede sem fio você precisará dos seguintes itens: Introdução: Muita gente não sabe que com o Windows XP ou o Windows Vista é possível montar uma rede sem fio em casa ou no escritório sem usar um roteador de banda larga ou um ponto de acesso (access point),

Leia mais

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO

DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO AULA PRÁTICA DISPOSITIVOS DE REDES SEM FIO Objetivo: Apresentar o modo de operação Ad Hoc de uma rede padrão IEEE 802.11g/b e implementá-la em laboratório. Verificar os fundamentos de associação/registro

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 ÍNDICE Capítulo 1: Iniciando em redes Redes domésticas...3 Redes corporativas...5 Servidor...5 Cliente...6 Estação de

Leia mais

Segurança em Redes Sem Fio

Segurança em Redes Sem Fio Segurança em Redes Sem Fio Nós finalmente podemos dizer que as redes sem fio se tornaram padrão para a conexão de computadores. Placas de rede sem fio já são um acessório padrão nos notebooks há algum

Leia mais

LIGANDO MICROS EM REDE

LIGANDO MICROS EM REDE LAÉRCIO VASCONCELOS MARCELO VASCONCELOS LIGANDO MICROS EM REDE Rio de Janeiro 2007 LIGANDO MICROS EM REDE Copyright 2007, Laércio Vasconcelos Computação LTDA DIREITOS AUTORAIS Este livro possui registro

Leia mais

Wireless. Leandro Ramos www.professorramos.com

Wireless. Leandro Ramos www.professorramos.com Wireless Leandro Ramos www.professorramos.com Redes Wireless Interferências Access-Point / ROUTER Wireless Ponto de Acesso Numa rede wireless, o hub é substituído pelo ponto de acesso (access-point em

Leia mais

É altamente recomendável testar as conexões usando o programa PING (será visto posteriormente).

É altamente recomendável testar as conexões usando o programa PING (será visto posteriormente). Redes Ponto a Ponto Lista de checagem É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores

Leia mais

Capítulo 1: Introdução às redes de computadores

Capítulo 1: Introdução às redes de computadores ÍNDICE Capítulo 1: Introdução às redes de computadores Redes domésticas... 3 Redes corporativas... 5 Servidor... 5 Cliente... 7 Estação de trabalho... 8 As pequenas redes... 10 Redes ponto-a-ponto x redes

Leia mais

Manual de Configuração de Rede sem Fio.

Manual de Configuração de Rede sem Fio. IFBA: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA Manual de Configuração de Rede sem Fio. 2010 T U R M A : 93631. IFBA - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Prof.: Rafael Reale Disciplina:

Leia mais

W-R2000nl Guia de instalação

W-R2000nl Guia de instalação W-R2000nl Guia de instalação Sumário Introdução...3 Instalação...5 Configurando seu computador...6 Acessando a tela de configurações...7 Configuração de Roteamento...8 Trocando senha de sua rede sem fio...13

Leia mais

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0

GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0 WPS Roteador Wireless 300N GWA-101 5dBi Bi-Volt GUIA DE INSTALAÇÃO RÁPIDA CÓD.:682-0 Roteador Wireless 300Mbps Guia de Instalação Rápida REV. 2.0 1. Introdução: O Roteador Wireless 300Mbps, modelo 682-0

Leia mais

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações

Exigências de Sistema. Significado de cada LED. Conteúdo da embalagem. Instalação e Configurações Exigências de Sistema 1. Processador Pentium 200MHZ ou mais 2. Windows 98SE, Windows Me, Windows 2000, Windows XP, Windows Vista e Windows 7. 3. 64MB de RAM ou mais. 4. 25MB de espaço livre no disco Significado

Leia mais

Para isso, selecione as duas interfaces no "Painel de Controle > Conexões de rede" e ative a opção "Conexões de ponte":

Para isso, selecione as duas interfaces no Painel de Controle > Conexões de rede e ative a opção Conexões de ponte: Para criar uma rede ad-hoc no Windows XP, acesse o "Painel de Controle > Conexões de rede". Dentro das propriedades da conexão de redes sem fio, acesse a aba "Redes sem fio" e clique no "adicionar". Na

Leia mais

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão

Guia de conexão. Sistemas operacionais suportados. Instalando a impressora. Guia de conexão Página 1 de 5 Guia de conexão Sistemas operacionais suportados Com o CD de Software e documentação, você pode instalar o software da impressora nos seguintes sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7

Leia mais

KIT PROVEDOR COMPACT - MONTAGEM CONFIGURAÇÃO BÁSICA

KIT PROVEDOR COMPACT - MONTAGEM CONFIGURAÇÃO BÁSICA KIT PROVEDOR COMPACT - MONTAGEM CONFIGURAÇÃO BÁSICA 1 Parabéns, você acaba de adquirir o equipamento mais avançado e de melhor relação custo/ benefício do mercado para compartilhamento de Internet via

Leia mais

Aula Prática 10 - Configuração Básica de Rede Wi-Fi

Aula Prática 10 - Configuração Básica de Rede Wi-Fi Aula Prática 10 - Configuração Básica de Rede Wi-Fi Equipamento: O equipamento utilizado nesta demonstração é um roteador wireless D-Link modelo DI-524, apresentado na figura abaixo. A porta LAN desse

Leia mais

1 Introdução... 4. Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5. 2 Conhecendo o dispositivo... 6

1 Introdução... 4. Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5. 2 Conhecendo o dispositivo... 6 Índice 1 Introdução... 4 Características... 4 Requisitos do Dispositivo... 5 2 Conhecendo o dispositivo... 6 Verificação dos itens recebidos... 6 Painel Frontal... 7 Painel Traseiro... 8 3 Conectando o

Leia mais

Access Point Router 150MBPS

Access Point Router 150MBPS Access Point Router 150MBPS Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

CONFIGURAÇÃO KIT PROVEDOR DE INTERNET SEM FIO

CONFIGURAÇÃO KIT PROVEDOR DE INTERNET SEM FIO CONFIGURAÇÃO KIT PROVEDOR DE INTERNET SEM FIO IMPORTANTE: Não instale o KIT no mastro sem antes conhecer bem o SOFTWARE (firmware) de gerenciamento. Configure a placa AP e faça todos os testes possíveis,

Leia mais

REDES SEM FIO. Prof. Msc. Hélio Esperidião

REDES SEM FIO. Prof. Msc. Hélio Esperidião REDES SEM FIO Prof. Msc. Hélio Esperidião WIRELESS O termo wireless, significa sem fio, possui alguns sinônimos tais como: Rede sem fio Comunicação sem fio Computação Móvel Wi-FI? WI-FI? Wi-Fié uma marca

Leia mais

Comunicação sem fio (somente para determinados modelos)

Comunicação sem fio (somente para determinados modelos) Comunicação sem fio (somente para determinados modelos) Guia do Usuário Copyright 2006 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft e Windows são marcas registradas da Microsoft Corporation nos

Leia mais

A. Modos de operação. Introdução. 1.1 - Repetidor Wireless N. Configurações mínimas. 1.2 - Repetidor Wireless N + cabo RJ-45. A embalagem contém

A. Modos de operação. Introdução. 1.1 - Repetidor Wireless N. Configurações mínimas. 1.2 - Repetidor Wireless N + cabo RJ-45. A embalagem contém Introdução O Repetidor Wi-Fi N - 300 Mbps com 2 portas de rede (1 porta LAN + 1 porta WAN/LAN) Comtac modelo WN9254 foi desenvolvido para usuários que buscam ampliar a cobertura de uma rede Wireless existente

Leia mais

Configurações do adaptador W-U3300nL

Configurações do adaptador W-U3300nL Configurações do adaptador W-U3300nL Introdução Obrigado por adquirir o adaptador para rede sem fio C3 Tech. Apresentando o que há de melhor em Tecnologia Wireless, o Adaptador para Rede Sem Fio C3 Tech

Leia mais

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira

Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira Aula Prática Wi-fi Professor Sérgio Teixeira INTRODUÇÃO Os Access Points ou ponto de acesso wi-fi são os equipamentos empregados na função de interconexão das redes sem fio e com fio (infraestrutura).

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo Router Dynamic IP

Procedimentos para configuração em modo Router Dynamic IP O equipamento DWL-G730AP tem 3 modos possíveis de configuração: Router, Access Point ou Client. Em baixo do equipamento há um chaveador para que seja efetuada a mudança de modo de configuração. Neste caso,

Leia mais

Visão traseira. Passo 1 Conecte seu smartphone ou tablet na rede Wi-Fi do DIR-868L. Guia de Instalação. www.dlink.com.br

Visão traseira. Passo 1 Conecte seu smartphone ou tablet na rede Wi-Fi do DIR-868L. Guia de Instalação. www.dlink.com.br 1 Visão traseira Passo 1 Conecte seu smartphone ou tablet na rede Wi-Fi do DIR-868L. Guia de Instalação 2 Visão geral 1 1 Conector USB 2.0 Utilizado para conectar o DWA-131 ao seu computador. 3 Conteúdo

Leia mais

Conexão Sem Fio Guia do Usuário

Conexão Sem Fio Guia do Usuário Conexão Sem Fio Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. Bluetooth é marca comercial dos respectivos

Leia mais

Manual de Instalação de Rede. Epson Stylus TX550W

Manual de Instalação de Rede. Epson Stylus TX550W Manual de Instalação de Rede Epson Stylus TX550W Antes de Começar Certifique-se de que instalou a tinta e colocou papel na impressora conforme descrito no pôster Guia de Instalação. Depois siga as instruções

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos.

Leia mais

1.1 Conteúdo da Embalagem...3. 1.2 Descrição...3. 1.3 Principais Recursos...4. 1.4 Especificações...5. 2.1 Conexão do Hardware...6

1.1 Conteúdo da Embalagem...3. 1.2 Descrição...3. 1.3 Principais Recursos...4. 1.4 Especificações...5. 2.1 Conexão do Hardware...6 Índice 1. Introdução 1.1 Conteúdo da Embalagem...3 1.2 Descrição...3 1.3 Principais Recursos...4 1.4 Especificações...5 2. Instalação 2.1 Conexão do Hardware...6 2.2 Configuração do Computador...8 3. Assistente

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Uma Rede de Computadores consistem em dois ou mais dispositivos, tais como computadores, impressoras e equipamentos relacionados, os

Leia mais

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados.

Redes Ponto a Ponto. Os drivers das placas de rede devem estar instalados. Redes Ponto a Ponto É fácil configurar uma rede ponto-a-ponto em qualquer versão do Windows. Antes entretanto é preciso tomar algumas providências em relação ao hardware: Todos os computadores devem estar

Leia mais

Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk. Camada Física: Redes Sem Fio. Equipamentos de Rede. O que já conhecemos.

Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk. Camada Física: Redes Sem Fio. Equipamentos de Rede. O que já conhecemos. Alan Menk Santos alanmenk@hotmail.com www.sistemasul.com.br/menk Camada Física: Redes Sem Fio Equipamentos de Rede O que já conhecemos. Cabos; Atenas; Tipos de transmissão; 1 O que vamos conhecer. Equipamentos

Leia mais

Capítulo. Montando uma rede ponto-a-ponto

Capítulo. Montando uma rede ponto-a-ponto Capítulo 4 Montando uma rede ponto-a-ponto Mostraremos agora como instalar uma pequena rede ponto-a-ponto. Este tipo de rede é classificado pela Microsoft como rede doméstica ou para pequenas empresas.

Leia mais

Prática de Redes Wireless. Criando rede modo INFRAESTRUTURA

Prática de Redes Wireless. Criando rede modo INFRAESTRUTURA Prática de Redes Wireless Criando rede modo INFRAESTRUTURA Introdução INFRAESTRTURA: existe um equipamento capaz de gerenciar as conexões de rede sem fio dos clientes. As tarefas de gerenciamento podem

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo WDS

Procedimentos para configuração em modo WDS Procedimentos para configuração em modo WDS 1- WDS (Wireless Distribution System) permite o acesso de um DAP-1353 com o outro DAP-1353 de um modo padronizado. Dessa forma pode simplificar a infraestrutura

Leia mais

Seu manual do usuário SAGEM WL5061S DONGLE WIFI http://pt.yourpdfguides.com/dref/1202737

Seu manual do usuário SAGEM WL5061S DONGLE WIFI http://pt.yourpdfguides.com/dref/1202737 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para SAGEM WL5061S DONGLE WIFI. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no

Leia mais

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB.

O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. O Servidor de impressão DP-300U atende a seguinte topologia: Podem ser conectadas 2 impressoras Paralelas e 1 USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-300U deve ser conectado via cabo

Leia mais

Guia de Instalação ATA (Adaptador de Terminal Analógico) Modelo PAP2

Guia de Instalação ATA (Adaptador de Terminal Analógico) Modelo PAP2 Guia de Instalação ATA (Adaptador de Terminal Analógico) Modelo PAP2 Página 1 de 14 Guia de Instalação ATA (Adaptador de Terminal Analógico) Modelo PAP2-NA Este guia irá ajudá-lo a instalar o seu ATA,

Leia mais

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador

Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Como melhorar o sinal da rede sem fio mudando o canal Wi-Fi do roteador Em poucos minutos você pode configurar seu roteador para obter mais velocidade e estabilidade durante a transmissão massiva de dados

Leia mais

BREVE MANUAL WIRELESS

BREVE MANUAL WIRELESS BREVE MANUAL WIRELESS Introdução O Projecto Municipal Seixal Digital pretende dotar o município do Seixal de equipamentos e infraestruturas que permitam o acesso às tecnologias de informação e comunicação.

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo Router PPPOE

Procedimentos para configuração em modo Router PPPOE O equipamento DWL-G730AP tem 3 modos possíveis de configuração: Router, Access Point ou Client. Em baixo do equipamento há um chaveador para que seja efetuada a mudança de modo de configuração. Neste caso,

Leia mais

Guia DIE-100 para ADSL e sistema operacional Windows 98

Guia DIE-100 para ADSL e sistema operacional Windows 98 Guia DIE-100 para ADSL e sistema operacional Windows 98 O Express First Net Internet Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório com o mundo, compartilhe o acesso à Internet com grande velocidade

Leia mais

Seu manual do usuário LEXMARK C734DW http://pt.yourpdfguides.com/dref/2384737

Seu manual do usuário LEXMARK C734DW http://pt.yourpdfguides.com/dref/2384737 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para LEXMARK C734DW. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do

Leia mais

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1

Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW. Free Powerpoint Templates Page 1 Segurança na Web Capítulo 8: Segurança de Redes Sem Fio Prof. Roberto Franciscatto 4º Semestre - TSI - CAFW Page 1 Introdução Uma Wireless LAN (WLAN) é uma rede local sem fio padronizada pelo IEEE 802.11.

Leia mais

Wireless Red e e d s e s s e s m e m fi f o

Wireless Red e e d s e s s e s m e m fi f o Wireless Redes sem fio A tecnologia Wireless (sem fio) permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos (nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra óptica), através da

Leia mais

Comunicação Sem Fio REDES WIRELES. Comunicação Sem Fio. Comunicação Sem Fio. Comunicação Sem Fio. Comunicação Sem Fio 06/05/2014

Comunicação Sem Fio REDES WIRELES. Comunicação Sem Fio. Comunicação Sem Fio. Comunicação Sem Fio. Comunicação Sem Fio 06/05/2014 REDES WIRELES Prof. Marcel Santos Silva Comunicação Sem Fio Usada desde o início do século passado Telégrafo Avanço da tecnologia sem fio Rádio e televisão Mais recentemente aparece em Telefones celulares

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 7 INTRODUÇÃO À REDES PONTO A PONTO = PARTE 1:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 7 INTRODUÇÃO À REDES PONTO A PONTO = PARTE 1:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 7 INTRODUÇÃO À REDES PONTO A PONTO = PARTE 1:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Montando Redes Ponto-a-Ponto... 3 1.2.1 Parte lógica... 3 1.2.2 Escolhendo o sistema operacional... 3 1.2.3 Instalação

Leia mais

Manual do Usuário - Repetidor M300EW

Manual do Usuário - Repetidor M300EW ÍNDICE 1. Introdução... 1 1.1.Sobre o Repetidor Wireless M300EW... 1 1.2..Ethernet / Fast Ethernet... 1 1.3.Wireless LAN... 1 1.4..Conteúdo da Embalagem... 1 1.5.Características... 1 1.6..Requisitos de

Leia mais

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW

Guia Rápido de Instalação. Modelo M151RW Guia Rápido de Instalação Modelo M151RW 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 3 DICAS DE INSTALAÇÃO 3 CONFIGURAÇÃO 4 3 Parabéns! Você acaba de adquirir o Roteador M151RW2 com qualidade e garantia Pixel TI. Este guia rápido

Leia mais

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende:

Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: Com o DPR-1260 podem ser utilizadas até 4 impressoras USB. Segue um exemplo de topologia a que o equipamento atende: 1 1- Para configurar o DPR-1260 conecte um cabo de rede na porta LAN do DPR-1260 até

Leia mais

Epson Stylus Office TX600FW. Manual de instalação em rede

Epson Stylus Office TX600FW. Manual de instalação em rede Epson Stylus Office TX600FW Manual de instalação em rede Antes de começar Certifique-se de que instalou a tinta e carregou papel na impressora conforme descrito no pôster Guia de instalação. Depois siga

Leia mais

Como Montar uma Rede Wireless Passo-a-Passo

Como Montar uma Rede Wireless Passo-a-Passo Outras apostilas em: www.projetoderedes.com.br Como Montar uma Rede Wireless Passo-a-Passo Redes Wireless estão em franco crescimento. Novas redes são implementadas, com soluções mais rápidas, abrangentes

Leia mais

04W FI8905W. Modelo:FI8904. Modelo:FI8905W. Modelo:FI8904W. ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd

04W FI8905W. Modelo:FI8904. Modelo:FI8905W. Modelo:FI8904W. ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Modelo:FI8904 04W FI8905W Manual de Instalaçã ção Rápida Modelo:FI8904W Modelo:FI8905W Para Windows OS ------1 Para MAC OS ------13 ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalaçã ção

Leia mais

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB.

O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. O Servidor de impressão DP-301U atende a seguinte topologia: Com o DP-301U pode ser conectada uma impressora USB. 1 1- Para realizar o procedimento de configuração o DP-301U deve ser conectado via cabo

Leia mais

AULA 9: REDES SEM FIO

AULA 9: REDES SEM FIO AULA 9: REDES SEM FIO Objetivo: Detalhar conceitos sobre a aplicação, configuração, métodos utilizados para autenticação de usuários e segurança de acesso a redes sem fio. Ferramentas: - Emuladores de

Leia mais

BIT. Boletim de Informação Técnica

BIT. Boletim de Informação Técnica Produto W-R2000g v1.1 Nº. 003/2010 Referência Configuração do roteador Responsável Leandro Martins Data 23.Abril.2010 Este documento descreve os passos básicos para a configuração do roteador C3Tech W-R2000g

Leia mais

Roteador Wireless 150Mbps 4 Portas

Roteador Wireless 150Mbps 4 Portas Roteador Wireless 150Mbps 4 Portas Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas as informações

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Roteador Sem Fio. Prof. Marciano dos Santos Dionizio

Roteador Sem Fio. Prof. Marciano dos Santos Dionizio Roteador Sem Fio Prof. Marciano dos Santos Dionizio Roteador Sem Fio Um roteador wireless é um dispositivo de redes que executa a função de um roteador mas também inclui as funções de um access point.

Leia mais

Soluções de Segurança em ambientes heterogêneos

Soluções de Segurança em ambientes heterogêneos 2013 Soluções de Segurança em ambientes heterogêneos Protocolos de Segurança de Redes WI-FI Este documento destina-se a ser uma resenha crítica tendo como base o texto Entenda WEP e WPA, protocolos de

Leia mais

Guia DWLE-100 para ADSL e sistema operacional Windows 2000

Guia DWLE-100 para ADSL e sistema operacional Windows 2000 Guia DWLE-100 para ADSL e sistema operacional Windows 2000 O Express First Net Internet Kit da D-Link, permitirá que você conecte seu escritório com o mundo, compartilhe o acesso à Internet com grande

Leia mais

Manual de utilização da rede Wireless Ambiente Windows

Manual de utilização da rede Wireless Ambiente Windows Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica Universidade Estadual de Campinas Manual de utilização da rede Wireless Ambiente Windows Versão 20100201 I. Apresentação Desde 01/06/2006, está

Leia mais

Seu manual do usuário COMPAQ TOUCHSMART TX2-1040BR http://pt.yourpdfguides.com/dref/3195512

Seu manual do usuário COMPAQ TOUCHSMART TX2-1040BR http://pt.yourpdfguides.com/dref/3195512 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para COMPAQ TOUCHSMART TX2-1040BR. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS

CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS Willian Spinola Alves dos Santos Érico Alessandro Gandolfi João Marcelo Rondina CONFIGURAÇÃO PARA ACESSO À FAMERPNET INTERNET WIRELESS São José do Rio Preto 2012 Santos, Willian Spinola Alves dos. Configuração

Leia mais

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação.

Certifique-se de que você possui todas as informações necessárias e equipamento em mãos antes de iniciar a instalação. Este produto pode ser configurado utilizando qualquer navegador web atual, como por ex. Internet Explorer 6 ou Netscape Navigator 7 ou superior. DSL-2730B Roteador ADSL Wireless Antes de começar Certifique-se

Leia mais

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém

Introdução. Configurações mínimas. A embalagem contém Introdução Obrigado por adquirir o Repetidor / Roteador Wi-Fi N High Power - 150 Mbps (1T1R) Comtac. Utilizado principalmente para aumentar a cobertura da rede Wi-Fi em locais distantes do roteador principal.

Leia mais

CPE Soft Manual. 125/400mW 2.4GHz. CPE Soft

CPE Soft Manual. 125/400mW 2.4GHz. CPE Soft CPE Soft Manual 125/400mW 2.4GHz CPE Soft Campinas - SP 2010 Indice 1.1 Acessando as configurações. 2 1.2 Opções de configuração... 3 1.3 Wireless... 4 1.4 TCP/IP 5 1.5 Firewall 6 7 1.6 Sistema 8 1.7 Assistente...

Leia mais

SAGEM Wi-Fi 11g USB ADAPTER Guia de Início Rápido

SAGEM Wi-Fi 11g USB ADAPTER Guia de Início Rápido SAGEM Wi-Fi 11g USB ADAPTER Guia de Início Rápido Acerca deste guia Este Guia de Início Rápido descreve como instalar e utilizar o seu SAGEM Wi-Fi 11g USB ADAPTER. Leia este manual antes de instalar o

Leia mais

Roteador Wireless N 300MBPS

Roteador Wireless N 300MBPS Roteador Wireless N 300MBPS Manual do Usuário IP: 192.168.1.1 Login: admin Senha: admin Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste

Leia mais

Capítulo 5 Noções sobre TCP/IP

Capítulo 5 Noções sobre TCP/IP Capítulo 5 Noções sobre TCP/IP Endereços IP Arquitetura TCP/IP DHCP Redes classe A, B e C Protocolos TCP/IP Estudos complementares 3 Estudos complementares Consulte os capítulos 5 e 12 do livro: Capítulo

Leia mais

Receptor Wi-Fi 11N USB com Antena Destacável

Receptor Wi-Fi 11N USB com Antena Destacável Receptor Wi-Fi 11N USB com Antena Destacável Manual do Usuário Você acaba de adquirir um produto Leadership, testado e aprovado por diversos consumidores em todo Brasil. Neste manual estão contidas todas

Leia mais

Repetidor / Access Point Wi Fi N - 300 Mbps WN9255. Guia Rápido de Instalação

Repetidor / Access Point Wi Fi N - 300 Mbps WN9255. Guia Rápido de Instalação Repetidor / Access Point Wi Fi N - 300 Mbps WN9255 Guia Rápido de Instalação Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Comtac. Antes que você possa utilizar o Repetidor /

Leia mais

Guia DIE-100 para Cable Modem e sistema operacional Windows 2000

Guia DIE-100 para Cable Modem e sistema operacional Windows 2000 Guia DIE-100 para Cable Modem e sistema operacional Windows 2000 O Express First Net Internet Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório com o mundo, compartilhe o acesso à Internet com grande

Leia mais

Procedimentos para configuração em modo Router Static IP.

Procedimentos para configuração em modo Router Static IP. O equipamento DWL-G730AP tem 3 modos possíveis de configuração: Router, Access Point ou Client. Em baixo do equipamento há um chaveador para que seja efetuada a mudança de modo de configuração. Neste caso,

Leia mais

Procedimento de configuração para usuários VONO

Procedimento de configuração para usuários VONO Adaptador de telefone analógico ZOOM Procedimento de configuração para usuários VONO Modelos 580x pré configurados para VONO 1 - Introdução Conteúdo da Embalagem (ATENÇÃO: UTILIZE APENAS ACESSÓRIOS ORIGINAIS):

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para MAC OS) Modelo:FI8918W Color:Preta Modelo:FI8918W Color: Branca ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação

Leia mais

Redes Sem Fio (Wireless): Fundamentos e Padrões

Redes Sem Fio (Wireless): Fundamentos e Padrões Redes Sem Fio (Wireless): Fundamentos e Padrões As redes locais sem fio (WLANs) constituem-se como uma alternativa às redes convencionais com fio, fornecendo as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível,

Leia mais

Guia DWLE-300A para Windows 2000

Guia DWLE-300A para Windows 2000 Guia DWLE-300A para Windows 2000 O Office Access Net Wireless Kit da D-Link permite-lhe implementar pontos de acesso à rede cabeada já existente no escritório, disponibilizando acesso aos usuários sem

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais

Adaptador USB Wireless N Intelbras Modelo WBN 900. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras.

Adaptador USB Wireless N Intelbras Modelo WBN 900. Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. MANUAL DO USUÁRIO Adaptador USB Wireless N Intelbras Modelo WBN 900 Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. O adaptador USB Wireless N WBN 900 é um dispositivo

Leia mais

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para Windows OS)

Câmera IP Sem/Com Fio. Manual de Instalação Rápida. (Para Windows OS) Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalação Rápida (Para Windows OS) Modelo:FI8904W Modelo:FI8905W ShenZhen Foscam Intelligent Technology Co., Ltd Manual de Instalação Rápida Conteúdo da Embalagem 1) Câmera

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DE REDE

MANUAL DO USUÁRIO DE REDE Servidor de impressora multifuncional e multiprotocolar com Ethernet on-board e servidor de impressora multifuncional com Ethernet sem fio MANUAL DO USUÁRIO DE REDE Este Manual do Usuário de Rede fornece

Leia mais

Guia Wi-Fi Direct. Versão 0 BRA-POR

Guia Wi-Fi Direct. Versão 0 BRA-POR Guia Wi-Fi Direct Versão 0 BRA-POR Modelos aplicáveis Este Manual do Usuário aplica-se aos modelos a seguir: MFC-J650DW/J670DW/J690DW Definições das observações Utilizamos o ícone a seguir ao longo deste

Leia mais

MANUAL WIRELESS DOS PONTOS MUNICIPAIS DE BANDA LARGA

MANUAL WIRELESS DOS PONTOS MUNICIPAIS DE BANDA LARGA MANUAL WIRELESS DOS PONTOS MUNICIPAIS DE BANDA LARGA Introdução O Projecto Municipal dos Pontos Municipais de Banda Larga (PMBL) pretende dotar o Município de Almeida de equipamentos e infra-estruturas

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE REDES E FIREWALL

CONCEITOS BÁSICOS DE REDES E FIREWALL Secretaria Municipal de Educação SME Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação CTIC Núcleo de Tecnologia Municipal NTM CONCEITOS BÁSICOS DE REDES E FIREWALL Amauri Soares de Brito Mário Ângelo

Leia mais

Nano USB 150 Manual do Usuário. Este manual descreve, objetivamente, como instalar e configurar o Adaptador Wireless 78.01150U Nano USB 150Mbps.

Nano USB 150 Manual do Usuário. Este manual descreve, objetivamente, como instalar e configurar o Adaptador Wireless 78.01150U Nano USB 150Mbps. P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

Guia de configuração

Guia de configuração Guia de configuração Este guia fornece informações para configurar uma conexão de rede para a impressora. Conexão de rede Conexão sem fio Preparação para a conexão Configuração da impressora Seleção do

Leia mais

Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150

Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150 Tutorial de como configurar o Roteador DIR-600 Wireless 150 Para começar a configurar sua rede sem fio, conecte o cabo de rede do seu computador ao roteador em uma porta LAN, e outro cabo do seu modem

Leia mais

IP Sem/Com Fio. Câmera. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W. Branca. lor: lor:preta

IP Sem/Com Fio. Câmera. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W Colo. Modelo:FI8916W. Branca. lor: lor:preta Modelo:FI8916W Câmera IP Sem/Com Fio Manual de Instalaçã ção Rápida Modelo:FI8916W Colo lor:preta Modelo:FI8916W Colo lor: Branca Para Windows OS ------1 Para MAC OS ------14 ShenZhen Foscam Intelligent

Leia mais

Guia DIE-100 para Cable Modem e sistema operacional Windows XP

Guia DIE-100 para Cable Modem e sistema operacional Windows XP Guia DIE-100 para Cable Modem e sistema operacional Windows XP O Express First Net Internet Kit da D-Link permitirá que você conecte seu escritório com o mundo, compartilhe o acesso à Internet com grande

Leia mais

Manual para configuração. Linksys RT31P2

Manual para configuração. Linksys RT31P2 Manual para configuração Linksys RT31P2 Indice Guia de Instalação ATA Linksys RT31P2... 3 Conhecendo o ATA... 4 Antes de Iniciar... 6 Analisando o seu acesso à Internet... 6 Configuração... 9 Configuração

Leia mais

Guia DWLE-100 para Modem ADSL e sistema operacional Windows XP

Guia DWLE-100 para Modem ADSL e sistema operacional Windows XP Guia DWLE-100 para Modem ADSL e sistema operacional Windows XP O Express First Net Internet Kit da D-Link, permitirá que você conecte seu escritório com o mundo, compartilhe o acesso à Internet com grande

Leia mais

DESCUBRA O IP DO SEU ROTEADOR

DESCUBRA O IP DO SEU ROTEADOR DESCUBRA O IP DO SEU ROTEADOR Saber o IP do seu roteador é importante para que você possa acessar o seu painel de controle e assim poder configurar uma série de opções diferentes para que sua rede Wi-Fi

Leia mais

Ultra USB 150 Manual do Usuário

Ultra USB 150 Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos:

Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC. Pré-Requisitos: Setor de Informática UNISC Manual Prático: Como conectar-se à rede Sem Fio (Wireless) da UNISC Pré-Requisitos: O Notebook deve possuir adaptador Wireless instalado (drivers) e estar funcionando no seu

Leia mais