Propriedades Mecânicas e Térmicas dos Materiais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propriedades Mecânicas e Térmicas dos Materiais"

Transcrição

1 Propriedades Mecânicas e Térmicas dos Materiais Márcio Nasser Medina Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

2 Ao longo do curso de Química, você já pôde perceber que essa ciência estuda a matéria e sua composição, propriedades, estruturas e reações. Já aprendeu que a matéria é formada por átomos e compostos que podem ocorrer como substâncias puras ou como misturas. Chamamos de composto as substâncias em que dois ou mais tipos de átomos estão combinados quimicamente. As substâncias estão identificadas por suas propriedades físicas, tais como: densidade, solubilidade, calor específico, ponto de fusão e de ebulição e cor. As diferenças nessas propriedades permitem que componentes sejam separados de uma mistura: líquidos podem ser purificados por destilação simples ou fracionada; sólidos, por cristalização fracionada. A cromatografia, por exemplo, também pode ser utilizada para separação de substâncias que possuem propriedades de dissolução em dois sistemas, um móvel e outro estacionário. A separação dos componentes da folha de uma planta pela bipartição dos mesmos em éter e carbonato de cálcio (giz) é um exemplo de cromatografia. Separando os pigmentos de uma planta por cromatografia em giz. Macere em um gral uma folha de espinafre (grande conteúdo de pigmentos) e adicione éter comum. Coloque a solução obtida em uma placa de Petri e, em cima do sistema, introduza um pedaço inteiro de giz branco. Espere alguns minutos. O resultado será surpreendente. PROPRIEDADES FÍSICAS A mudança de fase de uma substância pode ocorrer de diversas maneiras. Quando fervemos um litro de água na cidade do Rio de Janeiro, que se localiza ao nível do mar, a água inicia sua fervura por volta dos 100 o C. Se você fizer o mesmo procedimento na cidade de São Paulo (que se localiza a uma altitude de 860 metros), a água iniciará sua ebulição em uma temperatura abaixo de 100 o C, por volta dos 96 o C.. 1.

3 Figura 1 Assim, podemos perceber que a pressão atmosférica altera a temperatura de ebulição. No entanto, nossas roupas molhadas, após serem lavadas, secam à temperatura ambiente e em nenhum momento a água precisou ser aquecida até a temperatura de ebulição para passar ao estado de vapor, visto que em locais frios ou quentes a água da roupa é capaz de secar. Em ambos os exemplos acima, ocorreu mudança da fase líquida para a de vapor em diferentes maneiras: violenta (ebulição) ou suave (evaporação). Mas, por que isso ocorre? Não sei se você já percebeu que, quando andamos de bicicleta, transpiramos muito pouco em relação a quando paramos. Ou ainda, se você já frequentou a sauna de um condomínio ou clube, notou que há uma sensação de se transpirar mais na sauna a vapor, do que na sauna seca. O que justifica isso é o que também explica o fato do ventilador nos refrescar, mesmo soprando ar na temperatura ambiente. Nosso corpo utiliza a transpiração como regulador térmico que, além de eliminar o calor em excesso contido dentro do nosso corpo, ainda resfria a superfície da pele ao entrar em contato com correntes de ar. O fato é que o nosso suor, como a água das roupas, evapora (muda de fase) sem precisar ferver, retirando do corpo o calor para sua evaporação. Assim, podemos perceber que a pressão atmosférica altera a temperatura de ebulição.. 2.

4 No entanto, nossas roupas molhadas, após serem lavadas, secam à temperatura ambiente e em nenhum momento a água precisou ser aquecida até a temperatura de ebulição para passar ao estado de vapor, visto que em locais frios ou quentes a água da roupa é capaz de secar. Em ambos os exemplos acima, ocorreu mudança da fase líquida para a de vapor em diferentes maneiras: violenta (ebulição) ou suave (evaporação). Mas, por que isso ocorre? Não sei se você já percebeu que, quando andamos de bicicleta, transpiramos muito pouco em relação a quando paramos. Ou ainda, se você já frequentou a sauna de um condomínio ou clube, notou que há uma sensação de se transpirar mais na sauna a vapor, do que na sauna seca. O que justifica isso é o que também explica o fato do ventilador nos refrescar, mesmo soprando ar na temperatura ambiente. Nosso corpo utiliza a transpiração como regulador térmico que, além de eliminar o calor em excesso contido dentro do nosso corpo, ainda resfria a superfície da pele ao entrar em contato com correntes de ar. O fato é que o nosso suor, como a água das roupas, evapora (muda de fase) sem precisar ferver, retirando do corpo o calor para sua evaporação. Imagine-se em um prédio comercial bem alto, esperando o elevador chegar para apanhá-lo por volta da hora do rush. Todas as vezes que ele para no andar onde você se encontra, está sempre lotado de pessoas e você não consegue entrar, por mais que empurre um ou outro passageiro. Eles, por sua vez, empurram-te de volta para fora. Para você entrar, alguém teria de sair do elevador. Então, acaba esperando outro chegar ao seu andar ou se irrita e desce pelas escadas. Agora, imagine-se nesse mesmo prédio em um dia de domingo ou fora do horário comercial. Ao abrir a porta do elevador, raro será encontrar algum passageiro ali dentro, não é verdade? Então, você consegue deixar aquele andar facilmente. Conseguiu imaginar? É mais ou menos assim que acontece na dinâmica dos líquidos. Uma gota de água da roupa ou de suor do corpo é representada por você naquela situação. Para evaporar, ela necessita da energia que será fornecida pelo corpo. Mas, mesmo adquirindo essa energia, dependendo da situação, ela não será capaz de evaporar, pois a atmosfera já se encontra saturada de vapor d água (lembre-se dos outros passageiros!). Desse modo, ficará parada na superfície em forma de gota ou escorrerá. A passagem de moléculas do líquido para a fase de vapor e a passagem de moléculas de vapor para a fase líquida está constantemente ocorrendo junto à superfície do líquido. É um processo dinâmico, em que o líquido evapora quando é maior a quantidade de moléculas que passam para a parte de vapor. No entanto, se a umidade for grande (elevador cheio), isto é, a concentração de vapor junto à superfície do líquido for elevada, haverá uma diminuição de moléculas evaporadas, o que representa uma. 3.

5 diminuição da velocidade de evaporação e, possivelmente, uma passagem do vapor para o estado líquido (liquefação). A sensação térmica depende da presença de vapor d água na atmosfera. Na floresta Amazônica, a atmosfera encontra-se sempre saturada (calor úmido), dificultando a evaporação do suor. Já no deserto de Atacama (Chile), a presença de vapor d água na atmosfera é quase nula, o que provoca uma transpiração adequada, evitando os males da hipertermia. Para as moléculas se vaporizarem, elas precisam absorver calor. A evaporação produz a sensação de frio devido à captação de calor pelas moléculas de água durante o processo. É essa sensação que sentimos ao sair da água, enquanto nosso corpo está molhado. A água, para evaporar, retira calor do nosso corpo, diminuindo, assim, a temperatura da pele (que cedeu calor!). O vento que sentimos ao andar de bicicleta e ao sentarmos em frente a um ventilador, aumenta a velocidade do processo da evaporação, por isso a diminuição da sensação de calor nessas situações. Digamos que os elevadores descessem e subissem muito velozmente ou que tivessem vários elevadores disponíveis para que você e todas as demais pessoas abandonassem o prédio. Isso aceleraria o processo, de forma semelhante ao que o ventilador faz. Ao afastar a umidade de perto da superfície, haverá uma maior evaporação das moléculas de água, causando uma sensação de frio, igualmente àquela que sentimos ao sair molhados do banho. Conforto Térmico Humano: é um conceito subjetivo, associado à sensação térmica considerada agradável ao homem. Em termos físicos, está associado ao estado em que o indivíduo encontra-se em equilíbrio térmico com o ambiente, de forma que seu corpo não necessita despender energia para elevar ou reduzir a temperatura interna. A rigor, o conforto térmico dependerá de variáveis do ambiente: temperatura, umidade relativa, vento, pressão barométrica, calor irradiado pelos corpos vizinhos, etc.; e de variáveis do indivíduo: peso, superfície, indumentária, estado de repouso ou atividade, etc.. 4.

6 PRESSÃO DE VAPOR Experimentalmente, observou-se que um gás a alta pressão poderia se liquefazer, como o gás dos isqueiros ou GLP dos botijões de cozinha. Dessa maneira, o experimento consistiu de um cilindro fechado por um êmbolo móvel. Ao comprimir o gás (diminuir o volume) à temperatura constante, a pressão exercida pelo vapor aumenta. Continuando a diminuição do volume, a partir de certo ponto o vapor começa a se condensar (virar líquido). Simulação 01 Um recipiente provido de um êmbolo vertical móvel com um gás ocupando o interior. Ao abaixar o êmbolo, a pressão aumenta e a condensação se inicia. Um manômetro registra a pressão. Moléculas penetram através da superfície do líquido que vai se formando. Nessa temperatura, a pressão em que ocorre a condensação é chamada de pressão máxima de vapor. Se fizermos o mecanismo ao contrário, a partir de um líquido, ou seja, ir diminuindo a pressão sobre ele, observaremos o fenômeno inverso. Simulação 02 Um recipiente provido de um êmbolo vertical móvel com um líquido ocupando o interior e tangenciando a superfície livre do líquido. Ao levantar o êmbolo, a pressão diminui e a evaporação se inicia. Um manômetro registra a pressão e moléculas se desprendem da superfície do líquido e vagueiam pelo espaço livre acima da superfície desse líquido. Podemos observar que a pressão de vapor de um líquido é a pressão onde ocorrerá mudança de fase daquela substância.. 5.

7 Em nosso dia-a-dia, esse efeito também pode ser percebido ao abrirmos um vidro de perfume e sentirmos os seus vapores. Devido ao espaço vazio, e ao próprio esvaziamento do recipiente, a pressão sobre o líquido diminui, permitindo que o líquido se evapore mais rápido. Após certo tempo, o vapor e o líquido entram novamente em equilíbrio dinâmico e esse processo para. Isso ocorre porque se uma molécula conseguir sair do líquido para o vapor, outra terá saído do vapor e entrado no líquido. Ao abrirmos o frasco, devido à diferença de pressão (a interna está maior do que a externa), os vapores são expelidos do frasco, permitindo-nos sentir o seu aroma, mesmo à distância. Há alguns anos foi comercializada uma tampa PUMP para refrigerantes que prometiam manter a bebida com gás por mais tempo. Na verdade, sua função era bombear ar para dentro da garrafa, preenchendo assim o espaço vazio com o ar a alta pressão. Dessa forma, o gás carbônico diluído na bebida não conseguia sair do líquido, mantendo-se preso. Podia-se, então, beber a bebida com gás, mesmo depois de alguns dias. Lembre-se que sempre houve ar atmosférico naquele espaço vazio, mas que a pressão em que ele se encontra não é suficiente para assegurar que o gás carbônico diluído no refrigerante permaneça preso. Por isso, mesmo mantendo a garrafa bem fechada, após a primeira abertura, o gás do refrigerante escapa depois de algumas horas na geladeira. Figura 2 Figura 2. 6.

8 Um uso bem distinto da pressão e da temperatura é na previsão de tempo. Sala de Leitura Sabemos que o ar quente é menos denso (mais leve) do que o ar mais frio. Assim, em um dia qualquer, você poderia esperar que o ar sobre um deserto tivesse uma pressão menor do que o ar sobre uma calota de gelo. E isso seria verdadeiro. Essa mesma diferença de pressão ocorre em todo o planeta, por vários motivos. As diferenças de pressão têm um grande efeito sobre o clima, de modo que se você souber a pressão do ar, assim como a tendência da pressão, será capaz de predizer certas coisas sobre o tempo. Em geral, uma área de alta pressão estará ensolarada e uma área de baixa pressão estará nublada e chuvosa. A partir da meteorologia náutica, utilizada pelos navegantes, a chegada de uma frente fria, com ventos fortes e chuvas, pode ser prevista pelas alterações bruscas das medidas de um barômetro e de um termômetro. Uma vez que a pressão do ar caia rapidamente um barômetro "descendo" indica uma diminuição da pressão do ar e a temperatura local suba, aumentará a indicação do termômetro, com igual velocidade. Da mesma maneira, se a marcação da pressão estiver subindo um barômetro "subindo" indica um aumento da pressão do ar é sinal de que o tempo será bom. Pode-se perceber que a velocidade com que a pressão se modifica é um parâmetro para saber a duração do tempo bom ou mau. Por exemplo, se a mudança for brusca, o mau tempo será de curta duração e o bom tempo logo voltará. Se for lenta, poderemos prever que o mau tempo terá longa duração. BARÔMETRO TERMÔMETRO TEMPO PROVÁVEL Subindo Subindo Tempo bom, ventos quentes e secos Subindo Estacionário Tempo bom, ventos frescos Subindo Baixando Tempo bom Estacionário Subindo Tempo mudando para bom Estacionário Estacionário Tempo incerto, ventos variáveis Estacionário Baixando Chuva provável Baixando Subindo Tempo instável, aproximação de frente Baixando Estacionário Frente quente com chuvas prováveis Baixando Baixando Chuvas abundantes e ventos fortes Tabela 1. 7.

9 Figura 3 Embora a leitura conjunta do barômetro e do termômetro permita acertar, com bastante frequência, as condições do tempo, não se pode confiar integralmente nesse tipo de previsão. Atualmente, a previsão do tempo é feita por meio de satélites meteorológicos e data-loggers que registram todas as variações em diferentes regiões do país. Temperatura do ar em superfície: é a subtração entre o campo de temperatura do ar em superfície em um dado horário e o campo 24 horas antes. Valores positivos indicam aumento de temperatura do ar em 24 horas. Por exemplo, diminuição considerável de temperatura do ar sugere que o modelo está prevendo a entrada de uma massa de ar frio sobre a região, enquanto que se ocorrer um elevado aumento de temperatura do ar, indica incursão de uma massa de ar quente sobre a região. Pressão ao nível médio do mar: é a subtração entre o campo de pressão reduzido ao nível médio do mar em um dado horário e o campo 24 horas antes. Valores positivos indicam aumento da pressão atmosférica em 24 horas. Esse campo representa o deslocamento dos centros de alta e baixa pressão ao nível médio do mar, previsto pelo modelo. Diminuição de pressão (aproximação de um centro de baixa. 8.

10 pressão) pode indicar condições favoráveis ao aumento da instabilidade na atmosfera, o que favorece a formação de nuvens. Já o aumento de pressão (aproximação de um centro de alta pressão) desfavorece a formação de nuvens de chuva. Esse campo é relevante para a previsão de tempo nas regiões extratropicais. PONTO DE EBULIÇÃO Quando colocamos certa quantidade de líquido para ferver em um recipiente aberto, por exemplo, uma quantidade de água para o preparo de um macarrão, notaremos que, a partir de certo instante, começam a surgir bolhas, inicialmente no fundo. As primeiras bolhas são do ar que estava diluído na água. Em seguida, por volta dos 100 o C (se você estiver ao nível do mar) surgem bolhas maiores de vapor, formando-se em todo o líquido. Essas bolhas sobem para a superfície e se quebram. Nesse momento, dizemos que o líquido está em ebulição. A temperatura em que o líquido ferve, como já vimos, depende da pressão exercida sobre ele. Isso porque a pressão da bolha para conseguir sair e explodir precisa ser maior do que a pressão acima dela. Concluiu-se que um líquido entra em ebulição a uma temperatura na qual a pressão de vapor iguala-se à pressão exercida sobre sua superfície. Veja o gráfico a seguir. Gráfico 1. 9.

11 Podemos observar que, conforme a pressão sobre o líquido vai se elevando, aumentará também sua temperatura de ebulição. Naturalmente, uma diminuição de pressão provoca um abaixamento na temperatura de ebulição. Isso explica o porquê de em São Paulo a água ferver a uma temperatura menor do que no Rio de Janeiro, pois em locais situados acima do nível do mar, onde a pressão atmosférica é menor do que 760 mmhg, a água entrará em ebulição a temperaturas inferiores a 100 o C (observe a tabela a seguir). No alto do monte Everest, cuja altitude é de m e a pressão atmosférica é cerca de 26 mmhg, a água entra em ebulição a 72 o C. Então, tentar cozinhar no alto do monte Everest, sem panela de pressão, é quase impossível para alguns alimentos. Altitude (m) Pressão Atmosférica (mmhg) Ponto de Ebulição da água ( o C) Tabela 2: Ponto de ebulição da água a diversas altitudes. 10.

12 Substância Ponto de ebulição ( C) Substância Ponto de ebulição ( C) Água (H 2 O) 100 Zinco (Zn) 918 Álcool (C 2 H 6 O) 78 Alumínio (Al) 2519 Cobre (Cu) 2595 Cloreto de sódio (NaCl) 1465 Chumbo (Pb) 1744 Acetona (C 3 H 6 O) 56,5 Enxofre (S) 445 Ácido acético (C 2 H 4 O 2 ) 118 Ferro (Fe) 3000 Anilina (C 6 H 7 N) 184,1 Hidrogênio (H 2 ) -253 Benzeno (C 6 H 6 ) 80,1 Mercúrio (Hg) 357 Clorofórmio (CHCl 3 ) 61,3 Nitrogênio (N 2 ) -196 Fenol (C 6 H 5 OH) 181,4 Ouro (Au) 2966 Nitrobenzeno (C 6 H 5 NO 2 ) 211 Oxigênio (O 2 ) -183 Sulfureto de carbono (CS 2 ) 46,7 Prata (Ar) 2212 Tetracloreto de carbono 76,7 (CCl 4 ) Tabela 3: Pontos de ebulição de substâncias ao nível do mar (p = 1 atm = 10 5 Pa = 760 mmhg) Observando a tabela, podemos perceber que os metais possuem os pontos de ebulição bastante altos, acima de 1200 o C. Já os líquidos fixos (pouco voláteis) têm pontos de ebulição acima de 100 o C e os voláteis, abaixo de 100 o C. PONTO DE FUSÃO Para uma substância pura, o ponto de fusão é igual ao ponto de congelamento. Ele representa a temperatura na qual as fases líquida e sólida estão em equilíbrio. Os pontos de fusão são geralmente medidos em um recipiente aberto (submetido à pressão atmosférica).. 11.

13 Substância Ponto de Substância Ponto de fusão ( C) fusão ( C) Água (H 2 O) 0 Zinco (Zn) 420 Álcool (C 2 H 6 O) -114 Alumínio (Al) 660 Cobre (Cu) 1083 Cloreto de sódio (NaCl) 801 Chumbo (Pb) 327 Acetona (C 3 H 6 O) -95 Enxofre (S) 115 Ácido acético (C 2 H 4 O 2 ) 16,6 Ferro (Fe) 232 Anilina (C 6 H 7 N) -6,3 Hidrogênio (H 2 ) 1535 Benzeno (C 6 H 6 ) 5,5 Mercúrio (Hg) -259 Clorofórmio (CHCl 3 ) -63,6 Nitrogênio (N 2 ) -39 Fenol (C 6 H 5 OH) 40,6 Ouro (Au) 1604 Nitrobenzeno (C 6 H 5 NO 2 ) 5,7 Oxigênio (O 2 ) -223 Sulfureto de carbono (CS 2 ) -110,8 Prata (Ar) 962 Tetracloreto de carbono (CCl 4 ) -22,6 Tabela 4: Pontos de fusão de substâncias ao nível do mar (p = 1 atm = 10 5 Pa = 760 mmhg). 12.

14 Faça você mesmo: mudança do ponto de ebulição pela variação da pressão 1) Ferva uma pequena quantidade de água (uns 100 ml), para que seja rápido. 2) Pegue uma seringa grande (de 25 ml ou 50 ml), sem agulha. 3) Assim que a água começar a ferver, apague o fogo e preencha 1/3 da seringa com essa água a 100 o C (se você estiver ao nível do mar) e tampe o bico com um pedaço de borracha ou massa epóxi. Aponte a seringa verticalmente e puxe o êmbolo rapidamente. Veja que a água volta a borbulhar, embora a temperatura não seja mais de 100 o C. Ao aumentar o espaço interno (o volume), a pressão será reduzida, diminuindo também o ponto de ebulição da água, que estará fervendo abaixo de 100 o C. Mas os pontos de ebulição e fusão ainda sofrem influência de outros fatores, como, por exemplo, a adição de soluto não volátil ao solvente, também conhecidos como abaixamento crioscópico (abaixando o ponto de fusão) ou tonoscópico (aumento do ponto de ebulição). Essas são propriedades coligativas, não dependem da natureza química das partículas, apenas do número de partículas de soluto diluídas. Para entendermos isso melhor, podemos realizar uma experiência bem simples: misturar sal na água. Ao adicionarmos sal à água, os pontos de ebulição e fusão sofrem alterações, isto é, o ponto de ebulição aumenta e o ponto de fusão diminui. Alguns exemplos interessantes ilustram essa propriedade. Nos países temperados, durante o frio de inverno, as estradas ficam cobertas por uma densa camada de gelo ou neve, o que impede o tráfego de veículos. Uma solução encontrada foi espalhar sal pelo asfalto. Quando o sal é espalhado pelo piso, há dissolução do sal na água, separando-se os íons Na + e o Cl -. Acontece que a temperatura de solidificação da água depende fortemente do teor de sal dissolvido. Veja na tabela a seguir a diminuição da temperatura de fusão da água em função do cloreto de sódio (NaCl) dissolvido.. 13.

15 Percentagem em massa de NaCl na solução Concentração de NaCl em g/l Temperatura de fusão em o C ,5 36-2, , , , ,5 Tabela 5 Podemos verificar por meio dos dados que, realmente, conforme a concentração de NaCl aumenta, há uma sensível diminuição da temperatura de fusão. Atente também para a segunda linha da tabela, essa concentração registrada é justamente a concentração de sal na água do mar, confirmando o dado que ela congela a 2,1 o C. Nos churrascos, é muito comum enchermos uma caixa de isopor ou um latão de gelo para refrescar as bebidas. Esse processo de resfriamento costuma ser acelerado acrescentando-se sal à mistura de gelo, água e latinhas. A água líquida conduz melhor o calor do que o gelo. Além disso, o líquido resultante da mistura de gelo e sal está a uma temperatura abaixo de 0 C. Tudo isso faz com que a energia térmica da bebida seja "removida" com maior velocidade, tornando-a mais gelada em menos tempo.. 14.

16 Faça você mesmo: gelando uma bebida mais rápido. Você já participou daqueles churrascos de turma em que a comissão organizadora demorou a colocar as bebidas da festa na geladeira ou no freezer, ou mesmo foi surpreendido com o término da bebida no meio da festa e no mercado só havia bebida a temperatura ambiente? Conhecendo as propriedades físicas da matéria, você pode resfriar bebidas enlatadas e engarrafadas rapidamente. Teste você mesmo! 1) Encha um recipiente com água e gelo. 2) Adicione sal à mistura. Isso funciona porque a água com sal tem um ponto de congelamento menor do que a água pura. 3) Adicione as bebidas e mexa continuamente por alguns instantes. Ao mexer, estará forçando a convecção, o que acelera a transferência de calor entre a bebida e a água com gelo e sal. 4) Espere dois minutos e meça a temperatura de uma das bebidas, que deve já ter diminuído perceptivelmente. Se ainda precisar de mais tempo, mexa o restante por mais um minuto ou dois. 5) Aprecie a bebida gelada. Ela deve estar agora na temperatura ideal.. 15.

17 Faça você mesmo: mudança do ponto de fusão pela variação da pressão 1) Congele a água em um pote de sorvete de 2 L. 2) Retire com cuidado o bloco de gelo e coloque-o apoiado em uma prateleira de vidro ou plástico, de preferência com a mesma largura que a do bloco. 3) Encha duas garrafas PET de 2 L de água (o que dará cerca de 2 kg cada uma) e prenda-as nas extremidades com um fio metálico bem fino (de preferência uma corda de guitarra E ou B). Atenção: esse fio NÃO deve possuir nenhuma película o envolvendo! 4) Coloque o fio esticado sobre o bloco de gelo de maneira que as garrafas PET estejam penduradas sem encostar ao chão. Dependendo das condições locais, essa experiência poderá durar horas. Veja o que acontecerá com o fio e o gelo. O fio irá transpassar o gelo, como se estivesse cortando-o (e está!). Assim que o gelo afundar, haverá um regelo na parte acima. E isso irá continuar até que o fio passe totalmente (ou o gelo derreta todo!). Com o aumento da pressão naquele ponto, o ponto de fusão abaixa, derretendo mais rápido o gelo. Ao transpassar o fio pelo gelo, a pressão sobre o ponto volta a ser a atmosférica, retornando ao 0 o C o ponto de fusão, (que é a temperatura do gelo!), colando as superfícies acima do fio, o regelo. Há alguns anos, começou a ser vendido no Brasil um líquido curioso, conhecido como anticongelante. De fato, os proprietários de automóveis ignoraram e até mesmo riram dessa notícia, afinal, para que nos preocupar com o congelamento do motor em um país tropical, cuja temperatura média é de 25 o C? Vamos entender o porquê da importância desse tipo de produto para o bom funcionamento do carro. Nos países subtropicais e temperados que possuem invernos rigorosos, a temperatura permanece abaixo de zero durante horas, às vezes dias. Os veículos automotores utilizam, em sua maioria, água como arrefecedores (esfriadores) do motor. Em uma noite de frio (é possível!), a água do radiador congela, pois é fato que a água congela a zero grau.. 16.

18 Primeiro, é importante saber que, quando a água congela, ela se expande, isto é, aumenta de volume, o que a Física chama de comportamento anômalo da água. Isso é explicável pela conformação espacial que as moléculas adquirem ao se atraírem mais fortemente por pontes de hidrogênio no estado sólido. Então, se a água do radiador congelar, ele irá se romper e, por conseguinte, danificar o motor do automóvel. Misturando-se o anticongelante etileno-glicol (OH CH 2 CH 2 OH) na água do radiador, esse tipo de fenômeno estará resolvido. Uma vez adicionado, ele passa a atrair fortemente as moléculas da água. Isso acontece porque o etileno-glicol carrega dois grupos OH. Em cada um deles há uma carga negativa no O - e uma positiva no H +. Essas mesmas cargas aparecem na molécula de H 2 O, possibilitando o surgimento de forças de atrações eletrostáticas entre esses dois tipos de moléculas, que dificultam a organização dos cristais de gelo. E, de fato, a água só irá congelar agora a -37 o C ( - 35 o F). Curiosamente, o uso desse anticongelante altera também o ponto de ebulição da água, aumentando-a, o que possibilita que a água ferva a temperaturas acima de 100 o C. Na verdade, a adição de 50% de etileno glicol à água do radiador faz com que a temperatura de congelamento seja inferior a -33 o C e a de ebulição superior a 163 o C. Será que os motoristas ririam agora? Experimentalmente, pode-se perceber um fenômeno muito importante para a manutenção da vida. Coloque álcool etílico em um cilindro fechado por uma membrana semipermeável e mergulhe-o em água pura. Após alguns instantes, a membrana começará a inchar consideravelmente, podendo até se romper. Devido à membrana ser semipermeável, a água poderá atravessá-la, mas o álcool não. O aumento de pressão no recipiente é determinado pela difusão da água para a solução, que pode ser alterada pela adição de solutos não-voláteis aos solventes. Esse aumento de pressão é chamado de pressão osmótica. Para entender o que é pressão osmótica, é necessário, primeiramente, saber o que é osmose. O processo no qual duas soluções de mesmo solvente ou uma solução e seu solvente são separadas por uma membrana semipermeável, ocorrendo a difusão do solvente de modo que as duas soluções fiquem com a mesma concentração, é chamado de osmose. Esse é um tipo de difusão na qual, embora a membrana semipermeável permita a passagem de solvente nos dois sentidos, o solvente da solução mais diluída passa para a mais concentrada. Pressão osmótica é, então, a pressão que deve ser exercida sobre a solução para impedir a passagem de solvente de uma solução para outra, ou seja, impedir a osmose.. 17.

19 Soluções de mesma pressão osmótica são ditas isotônicas. Em soluções de diferentes pressões osmóticas, a solução de menor pressão é dita hipotônica e a de maior pressão, hipertônica. Os seres vivos se depararam com a osmose desde sua origem, uma vez que tudo indica que eles surgiram em meio aquoso, como sistemas isolados do ambiente por uma membrana semipermeável capaz de regular a passagem dos sais e nutrientes para o interior da célula ou o exterior dela. Durante o processo evolutivo, os seres vivos desenvolveram não só maneiras de evitar problemas causados pela osmose (inchação ou ressecamento), como também processos que aproveitam a dinâmica osmótica nos fenômenos biológicos. A regulação da osmose em meio marinho (a osmorregulação) é um problema importante, tanto para peixes ósseos, como para peixes cartilaginosos. Os tubarões, no entanto, lidam com o problema de forma totalmente diferente do restante dos peixes. Eles reabsorvem praticamente todos os produtos azotados resultantes do metabolismo proteico, aumentando, assim, a pressão osmótica dos seus fluidos internos. Eles retêm uma grande quantidade de ureia circulante (menos tóxica), sintetizada a partir da amônia (altamente tóxica), o que aumenta a pressão osmótica do sangue a ponto de quase igualá-la a do mar. Dessa maneira, os tubarões não têm os problemas que os peixes ósseos possuem, pois esses gastam muita energia para manter a sua concentração interna menor do que a da água do mar. O curioso é que, dessa maneira, também não há ressecamento dos olhos do tubarão, permitindo sua visão embaixo da água salgada. Assim, tornam-se hipertônicos em relação ao meio salgado, forçando a água a entrar passivamente, por osmose. Em nosso cotidiano, podemos destacar a salmoura feita nos peixes como um dos mais antigos meios de conservação de alimentos, a exemplo do bacalhau e da carne kosher dos judeus. Na salga, a ação do sal é dupla: o sal desidrata a carne por diferença de pressão osmótica entre o meio externo e interno e penetra na carne, baixando a atividade da água.. 18.

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com

Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Profa. Maria Fernanda - Química nandacampos.mendonc@gmail.com Estudo de caso Reúnam-se em grupos de máximo 5 alunos e proponha uma solução para o seguinte caso: A morte dos peixes ornamentais. Para isso

Leia mais

Propriedades Coligativas. Profa. Kátia Aquino

Propriedades Coligativas. Profa. Kátia Aquino Propriedades Coligativas Profa. Kátia Aquino O que são? São as propriedades de uma solução que são influenciadas pela quantidade de soluto. Tal influência não depende da natureza do soluto. Vamos recapitular...

Leia mais

Sólidos, líquidos e gases

Sólidos, líquidos e gases Mudanças de fase Sólidos, líquidos e gases Estado sólido Neste estado, os átomos da substâncias se encontram muito próximos uns dos outros e ligados por forças eletromagnéticas relativamente grandes. Eles

Leia mais

A brisa do mar está ótima!

A brisa do mar está ótima! A brisa do mar está ótima! Mais um fim de semana. Cristiana e Roberto vão à praia e convidam Maristela para tomar um pouco de ar fresco e de sol, e tirar o mofo! É verão e o sol já está bem quente. Mas

Leia mais

Características e os efeitos das propriedades coligativas

Características e os efeitos das propriedades coligativas Características e os efeitos das propriedades coligativas O estudo das propriedades coligativas é um dos conteúdos mais importantes a serem estudados, pois facilita a compreensão de fenômenos químicos

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. Robinho Propriedades Coligativas São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. Quando comparamos, em análise química, um líquido puro e uma solução desse líquido

Leia mais

Ernesto entra numa fria!

Ernesto entra numa fria! A UU L AL A Ernesto entra numa fria! Segunda-feira, 6 horas da tarde, Cristiana e Roberto ainda não haviam chegado do trabalho. Mas Ernesto, filho do casal, já tinha voltado da escola. Chamou a gangue

Leia mais

3 Propriedades Coligativas

3 Propriedades Coligativas 3 Propriedades Coligativas 1 Introdução É bastante comum as pessoas adicionarem sal à água que será utilizada no cozimento de alimentos. Com a adição de sal de cozinha, a água demora mais tempo para entrar

Leia mais

Propriedades Coligativas

Propriedades Coligativas 1. Introdução Propriedades Coligativas Algumas propriedades do solvente mudam quando um soluto é dissolvido nele para formar uma solução. O ponto de congelamento da água salgada, por exemplo, é menor que

Leia mais

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32

AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32 AULA PRÁTICA DE QUÍMICA GERAL Estudando a água parte 32 9º NO DO ENSINO FUNDAMENTAL - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO OBJETIVO Diversos experimentos, usando principalmente água e materiais de fácil obtenção, são

Leia mais

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

Mudanças de Fase. Estado de agregação da matéria

Mudanças de Fase. Estado de agregação da matéria Mudanças de Fase Estado de agregação da matéria Investigando melhor... Para produzirmos gelo é preciso levar água até o congelador. Para produzirmos vapor é preciso levar água à chama de um fogão. Por

Leia mais

1- PROPRIEDADES DAS SOLUÇÕES OU PROPRIEDADES COLIGATIVAS

1- PROPRIEDADES DAS SOLUÇÕES OU PROPRIEDADES COLIGATIVAS 1- PROPRIEDADES DAS SOLUÇÕES OU PROPRIEDADES COLIGATIVAS Em países quentes, é costume adicionar à água do radiador dos automóveis o etilenoglicol, que eleva a temperatura de ebulição da água. Evita-se

Leia mais

O interesse da Química é analisar as...

O interesse da Química é analisar as... O interesse da Química é analisar as... PROPRIEDADES CONSTITUINTES SUBSTÂNCIAS E MATERIAIS TRANSFORMAÇÕES ESTADOS FÍSICOS DOS MATERIAIS Os materiais podem se apresentar na natureza em 3 estados físicos

Leia mais

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA.

PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. PROF. KELTON WADSON OLIMPÍADA 8º SÉRIE ASSUNTO: TRANSFORMAÇÕES DE ESTADOS DA MATÉRIA. 1)Considere os seguintes dados obtidos sobre propriedades de amostras de alguns materiais. Com respeito a estes materiais,

Leia mais

Como os seres vivos modificam o ambiente?

Como os seres vivos modificam o ambiente? Como os seres vivos modificam o ambiente? O ar e a água possibilitam a integração dos seres vivos na dinâmica planetária. Por que a parede do copo com água fria fica molhada? Será? Toda matéria é constituída

Leia mais

Separação de Misturas

Separação de Misturas 1. Introdução Separação de Misturas As misturas são comuns em nosso dia a dia. Como exemplo temos: as bebidas, os combustíveis, e a própria terra em que pisamos. Poucos materiais são encontrados puros.

Leia mais

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular.

As forças atrativas entre duas moléculas são significativas até uma distância de separação d, que chamamos de alcance molecular. Tensão Superficial Nos líquidos, as forças intermoleculares atrativas são responsáveis pelos fenômenos de capilaridade. Por exemplo, a subida de água em tubos capilares e a completa umidificação de uma

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 8º ANO DISCIPLINA: FÍSICA

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 8º ANO DISCIPLINA: FÍSICA ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 3º TRIMESTRE 8º ANO DISCIPLINA: FÍSICA Observações: 1- Antes de responder às atividades, releia o material entregue sobre Sugestão de Como Estudar. 2 - Os exercícios

Leia mais

Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos

Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos Matéria: Química Assunto: Materiais Prof. Gilberto Ramos Química Materiais, suas propriedades e usos Estados Físicos Estado vem do latim status (posição,situação, condição,modo de estar). O estado físico

Leia mais

A MATÉRIA E SEUS ESTADOS FÍSICOS I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE

A MATÉRIA E SEUS ESTADOS FÍSICOS I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE A MATÉRIA E SEUS ESTADOS FÍSICOS I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE Matéria é tudo em que você puder pensar, destas páginas que você está lendo até a cadeira que você está sentado, a água que

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 27 PROPRIEDADES COLIGATIVAS

QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 27 PROPRIEDADES COLIGATIVAS QUÍMICA - 3 o ANO MÓDULO 27 PROPRIEDADES COLIGATIVAS 800 pressão de vapor de água (mmhg) 760 700 600 500 400 300 200 100 líquido benzeno puro benzeno + soluto p vapor p.e. do benzeno puro t p.e. do

Leia mais

ESTADOS DA MATÉRIA. O átomo é composto por outras partículas ainda menores.

ESTADOS DA MATÉRIA. O átomo é composto por outras partículas ainda menores. ESTADOS DA MATÉRIA A matéria que temos a nossa volta é formada de moléculas que são constituídas por átomos. Uma combinação destes átomos forma as substâncias que conhecemos, porém, devemos salientar que

Leia mais

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA

ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA A matéria pode se apresentar em diferentes estados físicos, como sólido, líquido e gasoso. Algumas propriedades da matéria dependem de seu estado físico. O estado sólido Em determinada

Leia mais

MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS

MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS MATÉRIA E SEUS FENÔMENOS 01- Leia o texto: Quando se acende uma vela, pode-se observar que: I- A parafina derrete e logo depois se consolida. II- Aparece fuligem quando colocamos um prato logo acima da

Leia mais

MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO, PRESSÃO DE VAPOR... *

MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO, PRESSÃO DE VAPOR... * MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO, PRESSÃO DE VAPOR... * MUDANÇA DE ESTADO FÍSICO Antes de verificarmos como ocorrem as mudanças de estado físico de uma substância, vamos caracterizar cada um dos estados aqui estudados.

Leia mais

ATIVIDADE II COLÉGIO TIA IVONE - CTI. PROFESSOR: NEW CRISTIAN SÉRIE: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Aluno(a): 1. Conceitue:

ATIVIDADE II COLÉGIO TIA IVONE - CTI. PROFESSOR: NEW CRISTIAN SÉRIE: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Aluno(a): 1. Conceitue: COLÉGIO TIA IVONE - CTI DISCIPLINA: QUÍMICA Data: / /2012 PROFESSOR: NEW CRISTIAN SÉRIE: 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Aluno(a): ATIVIDADE II 1. Conceitue: a) Matéria b) Energia 2. Qual a relação entre matéria

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 2ª SÉRIE Ensino Médio -2015. Roteiro de estudos para recuperação trimestral

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 2ª SÉRIE Ensino Médio -2015. Roteiro de estudos para recuperação trimestral COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 2ª SÉRIE Ensino Médio -2015 Disciplina: Professor (a): QUÍMICA LUÍS FERNANDO Roteiro de estudos para recuperação trimestral Conteúdo: Referência para estudo: Sites recomendados:

Leia mais

Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água

Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água Osmose Reversa Conheça este processo de purificação de água Antes de falarmos sobre Osmose Reversa, precisamos entender o que é Osmose. Osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações

Leia mais

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido

SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS. (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido SEPARAÇÃO DE MISTURAS HETEROGÊNEAS (Processos mecânicos de separação) Sistema sólido - sólido Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas

Leia mais

Termos Técnicos Ácidos Classe de substâncias que têm ph igual ou maior que 1 e menor que 7. Exemplo: sumo do limão. Átomos Todos os materiais são formados por pequenas partículas. Estas partículas chamam-se

Leia mais

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas

CALORIMETRIA, MUDANÇA DE FASE E TROCA DE CALOR Lista de Exercícios com Gabarito e Soluções Comentadas COLÉGIO PEDRO II PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DOCENTE RESIDENTE DOCENTE: Marcia Cristina de Souza Meneguite Lopes MATRÍCULA: P4112515 INSCRIÇÃO: PRD.FIS.0006/15

Leia mais

Água como solvente. Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de:

Água como solvente. Objectivos de Aprendizagem. No final desta lição, você será capaz de: Lição N o 3 Água como solvente Objectivos de Aprendizagem No final desta lição, você será capaz de: Mencionar as propriedades físicas da água. Descrever a composição química da água. Material de apoio

Leia mais

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação...

Mudanças de estado da água: fusão, solidificação, evaporação, ebulição, condensação... PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= Mudanças de estado

Leia mais

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo.

Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura pode ser subjectivo. Estudo do Meio Físico-Natural I P06 - Termodinâmica 1 Objectivo Realizar várias experiências relacionadas com termodinâmica. 2 Quente ou frio? Nesta experiência vamos ver que o conceito de temperatura

Leia mais

O AR É UMA MISTURA DE GASES QUE FORMAM A ATMOSFERA DO PLANETA TERRA.

O AR É UMA MISTURA DE GASES QUE FORMAM A ATMOSFERA DO PLANETA TERRA. O AR É UMA MISTURA DE GASES QUE FORMAM A ATMOSFERA DO PLANETA TERRA. Imagem: Vista da lua crescente do topo da atmosfera da Terra / NASA Earth Observatory / Domínio Público COMPOSIÇÃO APROXIMADA DOS GASES

Leia mais

Exercícios de Propriedades Coligativas e Coloides

Exercícios de Propriedades Coligativas e Coloides Exercícios de Propriedades Coligativas e Coloides 1. Considere o gráfico da pressão máxima de vapor em função da temperatura para um solvente puro e para uma solução desse solvente contendo um soluto molecular

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ESTUDO DOS GASES

LISTA DE EXERCÍCIOS ESTUDO DOS GASES GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO GRÉ MATA NORTE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS MATA NORTE ESCOLA DE APLICAÇÃO PROFESSOR CHAVES LISTA DE EXERCÍCIOS ALUNO(A): Nº NAZARÉ DA MATA, DE DE 2015 2º ANO ESTUDO

Leia mais

Janine Coutinho Canuto

Janine Coutinho Canuto Janine Coutinho Canuto Termologia é a parte da física que estuda o calor. Muitas vezes o calor é confundido com a temperatura, vamos ver alguns conceitos que irão facilitar o entendimento do calor. É a

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

Introdução. Observando o ambiente

Introdução. Observando o ambiente Introdução A curiosidade natural do homem, o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experiências, procurando saber o porquê das coisas. Nesta atividade, exploradora

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

Balanço de Massa e Energia Aula 4

Balanço de Massa e Energia Aula 4 Gases e Vapores Na maioria das pressões e temperaturas, uma substância pura no equilíbrio existe inteiramente como um sólido, um líquido ou um gás. Contudo, em certas temperaturas e pressões, duas ou mesmo

Leia mais

Fig.: Esquema de montagem do experimento.

Fig.: Esquema de montagem do experimento. Título do Experimento: Tratamento de água por Evaporação 5 Conceitos: Mudanças de fases Materiais: Pote de plástico de 500 ml ou 1L; Filme PVC; Pote pequeno de vidro; Atilho (Borracha de dinheiro); Água

Leia mais

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares

Química. Resolução das atividades complementares. Q50 Forças intermoleculares Resolução das atividades complementares 4 Química Q50 Forças intermoleculares p. 15 1 (Unifor-CE) Considerando a natureza das ligações químicas intermoleculares existentes nas substâncias: Etanol C 2 H

Leia mais

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0

SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE. NOME: Vale 10,0 SISTEMA GÁLATAS EDUCACIONAL DISCIPLINA: CIÊNCIAS - 5ºANO DATA: / /2014 AV2-1ºBIMESTRE NOME: Vale 10,0 1ª QUESTÃO VALE 0,2 Leia a charge de Maurício de Souza abaixo com atenção: Marque com um x a resposta

Leia mais

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE

FORMAS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR ENTRE HOMEM E MEIO AMBIENTE AMBIENTE TÉRMICO O ambiente térmico pode ser definido como o conjunto das variáveis térmicas do posto de trabalho que influenciam o organismo do trabalhador, sendo assim um fator importante que intervém,

Leia mais

Propriedades físicas e químicas das substâncias

Propriedades físicas e químicas das substâncias Propriedades físicas e químicas das substâncias Na Natureza há uma grande diversidade de materais. Muitos desses materais são substâncias mas será que são puras? Há substâncias que, mesmo misturadas com

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

PROPRIEDADES COLIGATIVAS PROPRIEDADES COLIGATIVAS 1- Pressão Máxima de Vapor: É a pressão exercida por seus vapores quando estes estão em equilíbrio dinâmico com o líquido. É bom lembrar também que quanto maior for a pressão máxima

Leia mais

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br

Química na cozinha: www.interaulaclube.com.br Química na cozinha: funções químicas Na Aula 43, você estudou um processo chamado fermentação, que determinados seres vivos promovem para sobreviver. Você aprendeu qual a importância da fermentação para

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade

Leia mais

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

PROPRIEDADES COLIGATIVAS RORIEDADES COLIGAIVAS O artigo abaixo trata de um tema extremamente cobrado nas provas do IME e do IA dos últimos anos. Em nosso site já existem dois outros artigos com exercícios sobre esse assunto e

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br) MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES

PORTAL DE ESTUDOS EM QUÍMICA PROFESSOR PAULO CESAR (www.profpc.com.br) MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES 01- A água é uma substância que existe em grande quantidade no nosso planeta. Ela se apresenta na natureza em três estados físicos. Quais são os estados físicos em que a água

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

Exercícios Sobre MudanÇas de estados físicos e diagramas

Exercícios Sobre MudanÇas de estados físicos e diagramas Exercícios Sobre MudanÇas de estados físicos e diagramas 01. (Uepg) Quanto às características das substâncias puras e das misturas, assinale o que for correto. 01) Misturas sólidas homogêneas não podem

Leia mais

Solidificação: é o processo em que uma substância passa do estado líquido para o estado sólido.

Solidificação: é o processo em que uma substância passa do estado líquido para o estado sólido. EXERCÍCIOS PREPARATÓRIOS 1. (G1) Explique o significado das palavras a seguir. Observe o modelo. Solidificação: é o processo em que uma substância passa do estado líquido para o estado sólido. Vaporização:

Leia mais

ESTUDO DA MATÉRIA. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações.

ESTUDO DA MATÉRIA. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações. QUÍMICA: é o ramo da ciência que estuda a matéria, suas propriedades, estruturas e transformações. MATÉRIA: é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Exemplo: O ar Um balão de festas (bexiga) aumenta

Leia mais

CAPACIDADE TÉRMICA E CALOR ESPECÍFICO 612EE T E O R I A 1 O QUE É TEMPERATURA?

CAPACIDADE TÉRMICA E CALOR ESPECÍFICO 612EE T E O R I A 1 O QUE É TEMPERATURA? 1 T E O R I A 1 O QUE É TEMPERATURA? A temperatura é a grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo. Ela caracteriza, portanto, o estado térmico de um corpo.. Podemos medi la

Leia mais

DISCIPLINA AMB30093 TERMODINÂMICA - Aula 3 17/10/2013. Prof. Robson Alves de Oliveira robson.aoliveira@gmail.com.br robson.oliveira@unir.

DISCIPLINA AMB30093 TERMODINÂMICA - Aula 3 17/10/2013. Prof. Robson Alves de Oliveira robson.aoliveira@gmail.com.br robson.oliveira@unir. DISCIPLINA AMB30093 TERMODINÂMICA - Aula 3 17/10/2013 Prof. Robson Alves de Oliveira robson.aoliveira@gmail.com.br robson.oliveira@unir.br Ji-Paraná - 2013 Porque a água atinge o seu ponto máximo em 3,98

Leia mais

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA TRABALHO DE PROGRESSÃO PARCIAL ENSINO MÉDIO - 2012 ESCOLA REFERENCIA Aluno: Série:_2º Data: Matéria: Fisica Turno: Valor: Nota: Supervisoras: Rejane/Betânia

Leia mais

41 Por que não bebemos água do mar?

41 Por que não bebemos água do mar? A U A UL LA Por que não bebemos água do mar? Férias no verão! Que maravilha! Ir à praia, tomar um solzinho, nadar e descansar um pouco do trabalho. Enquanto estamos na praia nos divertindo, não devemos

Leia mais

Química Prof. Marcelo

Química Prof. Marcelo Química Prof. Marcelo PROPRIEDADES COLIGATIVAS 1 Pressão de vapor 2 Pressão de vapor e mudança de estado 3- Tonoscopia 4- Crioscopia 5- Ebulioscopia 6 - Osmose e pressão osmótica PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Leia mais

Propriedades coligativas

Propriedades coligativas Química Aula de Revisão 9 3 os anos Décio ago/09 Nome: Nº: Turma: Propriedades coligativas Objetivo O objetivo dessa ficha é dar continuidade à revisão do 3º ano Química, dos assuntos mais significativos.

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D

CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D CADERNO DE EXERCÍCIOS 1D Ensino Fundamental Ciências da Natureza II Questão Conteúdo Habilidade da Matriz da EJA/FB 01 Propriedades e aplicação dos materiais H55/H56 02 Propriedades específicas, físicas

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

DNA Darwin Não Atento?

DNA Darwin Não Atento? DNA Darwin Não Atento? PÁGINA 1 DE 6 CIÊNCIAS BIOLOGIA QUÍMICA Darwin foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Ele percebeu que variações ocorrem nas populações ou seja, diferenças são encontradas

Leia mais

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE FÍSICA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROF. VIRGÍLIO NOME N o 8 o ANO Olá, caro(a) aluno(a). Segue abaixo uma série de exercícios que têm, como base, o que foi trabalhado em sala de aula durante todo o

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo IV Aula 01 1. Introdução Vamos estudar as torres de refrigeração que são muito utilizadas nas instalações de ar condicionado nos edifícios, na

Leia mais

Mecânica dos Fluidos PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com

Mecânica dos Fluidos PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com Mecânica dos Fluidos PROF. BENFICA benfica@anhanguera.com www.marcosbenfica.com LISTA 2 Hidrostática 1) Um adestrador quer saber o peso de um elefante. Utilizando uma prensa hidráulica, consegue equilibrar

Leia mais

2- TRABALHO NUMA TRANSFORMAÇÃO GASOSA 4-1ª LEI DA TERMODINÂMICA

2- TRABALHO NUMA TRANSFORMAÇÃO GASOSA 4-1ª LEI DA TERMODINÂMICA AULA 07 ERMODINÂMICA GASES 1- INRODUÇÃO As variáveis de estado de um gás são: volume, pressão e temperatura. Um gás sofre uma transformação quando pelo menos uma das variáveis de estado é alterada. Numa

Leia mais

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO

Curso de Farmácia. Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO Curso de Farmácia Operações Unitárias em Indústria Prof.a: Msd Érica Muniz 6 /7 Período DESTILAÇÃO 1 Introdução A destilação como opção de um processo unitário de separação, vem sendo utilizado pela humanidade

Leia mais

Física 2ª série Ensino Médio v. 2

Física 2ª série Ensino Médio v. 2 ísica 2ª série Ensino Médio v. 2 Exercícios 01) Caloria é a quantidade de calor necessária para que um grama de água possa aumentar sua temperatura de 1,5 o C para 15,5 o C. 02) É o calor necessário para

Leia mais

Determinação da condutividade térmica do Cobre

Determinação da condutividade térmica do Cobre Determinação da condutividade térmica do Cobre TEORIA Quando a distribuição de temperatura de um corpo não é uniforme (ou seja, diferentes pontos estão a temperaturas diferentes), dá-se expontaneamente

Leia mais

A matéria possuem 7 estados físicos...

A matéria possuem 7 estados físicos... A matéria possuem 7 estados físicos... 1 Estado: SÓLIDO. 2 Estado: LIQUIDO. 3 Estado: GASOSO. 4 Estado: PLASMA. 5 Estado: O Condensado de Bose-Einstein. 6 Estado: Gás Fermiônico. 7 Estado: Superfluido

Leia mais

1 - Etapas do método científico.

1 - Etapas do método científico. 1 - Etapas do método científico. Realizar experimentos apropriados para responder a questões; A partir da observação, estabelecer relações. Princípios: Proposições ou generalizações de regularidades, semelhanças

Leia mais

b)condução.- O vapor d água e os aerossóis aquecidos, aquecerão por contato ou condução o restante da mistura do ar atmosférico, ou seja, o ar seco.

b)condução.- O vapor d água e os aerossóis aquecidos, aquecerão por contato ou condução o restante da mistura do ar atmosférico, ou seja, o ar seco. 4.3. Temperatura e transporte de Energia na Atmosfera ( Troposfera ).- A distribuição da energia solar na troposfera é feita através dos seguintes processos: a)radiação.- A radiação solar aquece por reflexão

Leia mais

Química Fascículo 07 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida

Química Fascículo 07 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Química Fascículo 07 Elisabeth Pontes Araújo Elizabeth Loureiro Zink José Ricardo Lemes de Almeida Índice Propriedades Coligativas...1 Exercícios...3 Gabarito...5 Propriedades coligativas Propriedades

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

Elementos Climáticos CLIMA

Elementos Climáticos CLIMA CLIMA Elementos Climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do

Leia mais

Exercícios sobre Propriedades coligativas - Osmose

Exercícios sobre Propriedades coligativas - Osmose Exercícios sobre Propriedades coligativas - Osmose 01. (Pucsp) Osmose é a difusão do solvente através de uma membrana semipermeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. A pressão osmótica

Leia mais

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL

PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL PROPRIEDADES DOS MATERIAIS QUÍMICA GERAL PROPRIEDADES DA MATÉRIA CONCEITOS BÁSICOS MATÉRIA: tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço. CORPO/OBJETO: porção limitada da matéria. MASSA: quantidade matéria,

Leia mais

Propriedades físicas e químicas das substâncias

Propriedades físicas e químicas das substâncias Ciências Físico-Químicas - 7º ano Propriedades físicas e M. Neli G. C. Cavaleiro M. Domingas Beleza Há substâncias que, mesmo misturadas com outras, facilmente identificamos através de características

Leia mais

Mudanças de fase. Temperatura e pressão críticas Os gases são liquefeitos sob o aumento da pressão a uma temperatura.

Mudanças de fase. Temperatura e pressão críticas Os gases são liquefeitos sob o aumento da pressão a uma temperatura. Mudanças de fase Sublimação: sólido gás. Vaporização: líquido gás. Derretimento ou fusão: sólido líquido. Deposição: gás sólido. Condensação: gás líquido. Congelamento: líquido sólido. Mudanças de fase

Leia mais

TERMODINÂMICA CONCEITOS FUNDAMENTAIS. Sistema termodinâmico: Demarcamos um sistema termodinâmico em. Universidade Santa Cecília Santos / SP

TERMODINÂMICA CONCEITOS FUNDAMENTAIS. Sistema termodinâmico: Demarcamos um sistema termodinâmico em. Universidade Santa Cecília Santos / SP CONCEITOS FUNDAMENTAIS Sistema termodinâmico: Demarcamos um sistema termodinâmico em Universidade função do que Santa desejamos Cecília Santos estudar / SP termodinamicamente. Tudo que se situa fora do

Leia mais

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cozinha Industrial. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cozinha Industrial Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Serviços de alimentação Este tipo de trabalho aparenta não ter riscos, mas não é bem assim, veja alguns exemplos: Cortes

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello

Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Fácil Resolução da Prova de Química Vestibular Verão UERGS/2003 Prof. Emiliano Chemello Médio www.quimica.net/emiliano emiliano@quimica.net Difícil Níveis de dificuldade das Questões 01. Em um frasco,

Leia mais

Estados Físicos Da Matéria

Estados Físicos Da Matéria Direitos Exclusivos para o autor: Prof. Gil Renato Ribeiro Gonçalves CMB- Colégio Militar de Brasília gylrenato@gmail.com Reservados todos os direitos. É proibida a duplicação ou reprodução desta aula,

Leia mais

Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura:

Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura: PROVA DE FÍSICA QUESTÃO 0 Tânia observa um lápis com o auxílio de uma lente, como representado nesta figura: Essa lente é mais fina nas bordas que no meio e a posição de cada um de seus focos está indicada

Leia mais

Frio» Recomendações gerais

Frio» Recomendações gerais No domicílio Antes do Inverno, verifique os equipamentos de aquecimento da sua casa; Se tiver lareira mande limpar a chaminé, se necessário; Mantenha a casa arejada, abrindo um pouco a janela/porta para

Leia mais

23-05-2012. Sumário. Materiais. Algumas propriedades físicas e químicas dos materiais

23-05-2012. Sumário. Materiais. Algumas propriedades físicas e químicas dos materiais Sumário Correção do TPC. Algumas propriedades físicas características de substâncias. Os estados físicos da matéria e as mudanças de estado; Temperatura de fusão e temperatura de ebulição; Densidade. Estados

Leia mais

Osmose e Plasmólise. Introdução. Materiais Necessários

Osmose e Plasmólise. Introdução. Materiais Necessários Intro 01 Introdução Você já pensou por que a lesma desidrata até morrer, quando jogamos sal nela? E porque a salada de tomate fica aguada depois de temperada? Veja, nesse experimento, como ocorrem os processos

Leia mais

Existem diversos tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana plasmática. Vejamos abaixo:

Existem diversos tipos de transporte que podem ocorrer através da membrana plasmática. Vejamos abaixo: MEMBRANA PLASMÁTICA E TRANSPORTES MEMBRANA PLASMÁTICA A membrana plasmática é constituída de uma camada dupla de lipídeos. Nesta camada, existem moléculas de proteínas encaixadas. Essas moléculas de proteínas

Leia mais

C.(30 20) + 200.1.(30 20) + 125.0,2.(30 130) = + 2000 2500 =

C.(30 20) + 200.1.(30 20) + 125.0,2.(30 130) = + 2000 2500 = PROVA DE FÍSIA 2º ANO - AUMULATIVA - 1º TRIMESTRE TIPO A 1) Assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmativas. (F) Os iglus, embora feitos de gelo, possibilitam aos esquimós neles residirem,

Leia mais

Solubilidade. Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira

Solubilidade. Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira Ricardo Queiroz Aucélio Letícia Regina de Souza Teixeira Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura

Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura Aula: 16.2 Assíncrona Tema: Calor e temperatura Conteúdo: - Mudanças de estado físico Habilidades: - Entender as mudanças de estado físico de diversas substâncias Mudança de estado físico O que caracteriza

Leia mais

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por:

Se um sistema troca energia com a vizinhança por trabalho e por calor, então a variação da sua energia interna é dada por: Primeira Lei da Termodinâmica A energia interna U de um sistema é a soma das energias cinéticas e das energias potenciais de todas as partículas que formam esse sistema e, como tal, é uma propriedade do

Leia mais

Propriedades coligativas I

Propriedades coligativas I Propriedades coligativas I 01. (Ufrn) Um béquer de vidro, com meio litro de capacidade, em condições normais de temperatura e pressão, contém 300 ml de água líquida e 100 g de gelo em cubos. Adicionando-se,

Leia mais