REVITALIZAÇÃO CUTÂNEA: UMA ANALISE DO TRATAMENTO COM A LINHA REVIT PEEL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVITALIZAÇÃO CUTÂNEA: UMA ANALISE DO TRATAMENTO COM A LINHA REVIT PEEL."

Transcrição

1 REVITALIZAÇÃO CUTÂNEA: UMA ANALISE DO TRATAMENTO COM A LINHA REVIT PEEL. CAMILA GODOI GARCIA 1 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. TATIANI AURELIO 2 Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. FATIMA CECÍLIA POLETO PIAZZA 3 Orientadora - Tecnóloga em Cosmetologia e Estética; Professora do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Contatos 1 camila_godoi@hotmail.com 2 tati_aurelio@hotmail.com 3 fapiazza@univali.br Resumo: A pele, como maior órgão do corpo humano, apresenta os principais sinais de envelhecimento. Estes sinais tornam-se evidentes devido à sua característica de envoltório protetor. O envelhecimento cutâneo, pode ser influenciado por fatores externos, como o sol, fumo vida sedentária e estresses diários, ou ainda por fatores genéticos. Esses fatores resultam em perda de elasticidade da pele, favorecendo a precocidade das rugas, diminuição da capacidade de síntese de novas células. Isso faz parte de um ciclo vital, que todo o ser vivo está sujeito com o avançar da idade. Para frear o avançar desse processo, a pele possui seu próprio mecanismo de defesa. Entretanto, a capacidade protetora desse mecanismo diminui com o envelhecimento, Desta forma, este estudo analisou os benefícios dos produtos Revit Peel, através da aplicação do protocolo sugerido pela empresa em 4 (quatro) modelos do sexo feminino com idades entre 39 á 51 anos. Após levantamentos de dados bibliográficos e aprovação do projeto pelo comitê de ética em pesquisa da UNIVALI, iniciou-se o tratamento facial com a linha Revit Peel. Todas as modelos concluíram o estudo de caso. E em sua maioria, foram obtidos resultados satisfatórios referentes ao tratamento. Palavras chave: Revitalização cutânea; Tratamento facial; Revit Peel.

2 INTRODUÇÃO Envelhecer é natural e deve ser um processo sem traumas e com cuidados adequados. No início do século passado, a longevidade do homem era bem menor, a média de vida era cerca de 50 anos, hoje um numero maior de pessoas chegam atingir idades entre 80 a 90 anos. Ao mesmo tempo em que cresce a expectativa de vida, valoriza-se cada vez mais a juventude, o jovem e o belo são cultuados como ideal. Em busca por uma aparência mais jovial e preocupadas com a beleza e bem estar, as pessoas procuram novas soluções no mercado cosmético pois este tem feito grandes investimentos em pesquisa, resultando em produtos e tratamentos específicos para a pele. Com o passar do tempo o envelhecimento cutâneo provoca alterações visíveis, principalmente na face, tais como: perda de viço e brilho, espessamento da capa córnea, aparecimento de rugas, linhas de expressão e alteração da pigmentação da pele. Para o tratamento das disfunções estéticas faciais citadas, existem inúmeras opções de cosméticos no mercado. Dentre eles, a linha Revit Peel, que apresenta uma proposta de revitalização cutânea por meio de seus princípios ativos. Diante dessa demanda percebida no mercado, este trabalho tem como objetivo analisar os benefícios do tratamento de revitalização cutânea da linha Revit Peel. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A pele é considerada o maior órgão do corpo humano por estar distribuída por toda a superfície do organismo, tornando-se assim uma defesa do mesmo. Por ser a primeira barreira de proteção estando exposta a diversos fatores externos, a pele pode ser facilmente danificada por estes fatores. Sua principal função é de isolamento das estruturas internas do corpo, alem de manter a temperatura corporal, absorção e secreção de líquidos, funções estéticas e sensoriais, entre outras. (DU VIVIER; MACKEE, 2000; HARRIS, 2005).

3 A estrutura básica da pele, segundo (HARRIS, 2005), é dividida em dois tecidos principais: a epiderme (tecido epitelial mais externo) e a derme (a partir da qual a epiderme se origina). A epiderme é descrita por Guirro e Guirro (2004) como constituída de quatro á cinco camadas, devido ao fato da camada lúcida estar ou não incluída, só sendo observada em determinadas amostras de pele espessa. E são estas as camadas: Camada basal - É a camada que dá suporte à epiderme e estabelece a união com a derme. Esta camada dá origem às camadas epidérmicas por reprodução continuada (SOUZA; 2004) Camada espinhosa - as células possuem um aspecto espinhoso, que possui importante função na manutenção da coesão das células da epiderme e, conseqüentemente, na resistência ao atrito (GUIRRO; GUIRRO, 2004). Camada granulosa possui de uma a três fileiras de células grandes, maiores do que as espinhosas de formato losangular, com o maior eixo paralelo a superfície e citoplasma repleto de grânulos de querato-hialinaque se coram em azul-escuro pela hematoxilinas (SOUSA; VARGAS, 2004) Camada lúcida É encontrada onde a pele é mais grossa, como a palma das mãos e a planta dos pés. É a camada mais profunda da camada córnea. (SOUZA, 2004). A camada córnea Camada mais externa, constituída por células anucleadas, achatadas, eosinófilas, carregadas de queratina. (HARRIS 2005). As fileiras mais superficiais estão em processo de descamação contínua. Está camada impede a entrada de microorganismos e agentes tóxicos, retém água e os eletrólitos (SOUZA, 2004).

4 No entendimento de Obagi (2004) a derme é subdividida em: derme papilar, mais superficial, e derme reticular. A derme papilar é uma camada fina de tecido conjuntivo frouxo, com fibras de tecido conjuntivo na vertical é também rica em vasos sanguíneos que penetram nas camadas profundas, além de terminações nervosas, termo e criorreceptores. Abaixo da camada papilar encontra-se a camada reticular, que é a camada maior e mais espessa da derme, com fibras colágenas e elásticas densamente compactas na horizontal. Para Souza (2004) é uma camada de tecido conjuntivo, composta principalmente por fibras colágenas e elastina, ela se coloca embaixo da epiderme dando sustentação a essa. O envelhecimento gera alterações fisiológicas, que faz parte de um ciclo vital, ao qual todos os seres vivos estão sujeitos com o avançar da idade. Scotti; Velasco (2003) afirma que as alterações de envelhecimento irão depender da qualidade de vida que cada indivíduo teve durante sua existência, e também os fatores intrínsecos e extrínsecos. Para Souza (2004) o envelhecimento biológico é caracterizado pela diminuição da capacidade funcional e o aumento da susceptibilidade a certas doenças e insultos ambientais. Já Weineck (1991) afirma que a célula está programada geneticamente para deteriorar-se ou morrer, principalmente a partir dos 30 anos, e a pele é um dos indicadores mais evidentes. A pele envelhece de duas maneiras: por meio de processo natural e pelo fotoenvelhecimento. Para Gomes e Gabriel (2006) os fatores intrínsecos seriam aqueles já esperados, previsível ao longo da vida, chamado também de envelhecimento cronológico, que possui também base hereditária. Já o envelhecimento extrínseco seria aquele decorrente do efeito cumulativo da radiação ultravioleta que a pele sofre durante toda a vida, por isso também chamado de fotoenvelhecimento. Para Souza (2004) O envelhecimento devido à exposição solar é caracterizado pela hipertrofia, ao passo que o envelhecimento biológico segue uma tendência á diminuição, com hipotrofia e atrofia. As rugas são decorrentes do processo natural de envelhecimento da pele Para Netto (1996), as rugas são formadas pela diminuição da espessura da epiderme, derme e da tela subcutânea, sendo causadas também pela calcificação das fibras elásticas da derme. Picard (1994) relata que os músculos da face, por não se exercitarem muito,

5 perdem, ao longo dos anos, o tônus, não sustentando bem a pele e resultando em flacidez. Segundo Kede (2004) o fotoenvelhecimento é classificado em 4 grupos: Grupo 1: Leve (usualmente entre anos): poucas rugas. Grupo 2: Moderada (usualmente entre anos): rugas iniciais - Linhas paralelas ao sorriso. Grupo 3: Avançada (usualmente entre anos): rugas presentes no repouso. Grupo 4: Severa (Usualmente entre anos): muita flacidez e rugas de origem actínia, gravitacional e dinâmica. Destaca-se que esta classificação foi utilizada para determinar o as alterações da pele das modelos desta pesquisa. Os peelings químicos são métodos que consistem na aplicação de um ou mais agentes esfoliantes na pele, o que promove a renovação das células da epiderme, resultando no afinamento da capa córnea e redução das rugas e sinais do envelhecimento. Para Borges (2006) os peelings são procedimentos realizados com a finalidade de promover renovação celular e de se obter um refinamento da pele, melhorando sua estrutura, rejuvenescendo e reduzindo rugas superficiais. De acordo com Souza e Junior (2006), os peeligns constituem uma forma acelerada de esfoliação induzida por diversos agentes, resultando na destruição controlada de porções da epiderme ou derme com subseqüente regeneração de novos tecidos. Segundo Pimentel (2008) o peeling é uma abrasão da pele promovida por ácidos que visa a renovação da pele com base na descamação cutânea superficial.

6 Princípios Ativos da linha Revit Peel A linha Revit Peel é composta por três produtos, Revit Peel; peeling Revitalizante, Revit Mask; Máscara revitalizante, e Revit Plus; solução ativadora, os produtos apresentam em sua composição os seguintes ativos: Ácido glicólico é um alfa hidróxido ácido (AHA), extraído da cana-de-açúcar, com alto grau de pureza que promove a retirada de células mortas pela redução da coesão ou adesividade entre os corneócitos em suas camadas Adcos (2009). Segundo Pimentel (2008) ácido glicólico é usado para pequenas rugas, cicatrizes superficiais, psoríase, ictiose, ceratose e rejuvenescimento. Ácido salicílico - de acordo com Souza e Antunes Junior (2006) o ácido salicílico entre os beta hidroxiácido é o mais usado. Ccorre naturalmente em casca de salgueiro, mas em geral a forma sintética é mais aplicada em cosméticos. Para Pimentel (2008) este ácido atua no tratamento de acne, efélides, melanose, psoríase, hipercromia, ictose, e rugas finas. Borges (2006) complementa que o ácido salicílico tem ação queratoplástica, queratolitica, bactericida e fungicida. Por suas ações é usado em inúmeras formulações dermatológicas, apresenta baixa incidência de complicações e isoladamente não tem potencia suficiente para atuar como agente peeling químico. Acido alfa-lipolico: antioxidantes. É capaz de impedir a ação dos radicais hidroxila, superóxido, peroxila e óxido nítrico, impedindo a destruição celular. Além disso, prolonga a atividade das vitaminas E e C e aumenta o conteúdo celular de glutationa (antioxidante). Age também como antiinflamatório ao modular a ação do óxido nítrico, suprimindo seus efeitos prejudiciais. PIMENTEL (2008). Acido tártarico: Atua no refinamento da capa córnea. AHA extraído da uva que possui propriedade queratolítica, aumentando a renovação celular e melhorando a textura da pele através da redução da espessura da camada córnea. Ácido málico: ácido orgânico obtido por biotecnologia, presente em alguns frutos, como maçã verde e pêra. Seu modo de ação é de hidratante regenerador da epiderme, esfoliante, antienvelhecimento. Gomes e Gabriel (2006).

7 Ácido lático: Alfa hidroxiácido derivado do leite amplamente empregado na dermatologia por sua propriedade hidratante e esfoliante. Possui ação queratolítica, diminuindo a espessura do estrato córneo, evitando a obstrução dos óstios foliculares, facilitando a permeação dos ativos e melhorando a renovação celular Adcos (2009) para Perioto (2008) usado combinado com outros agentes clareadores age suprimindo a formação da enzima tirosinase e, com isso prevenindo a formação da melanina. METODOLOGIA O estudo em questão foi realizado em forma de pesquisa qualitativa experimental, a qual consiste na obtenção da aplicação de um produto cosmético indicado para revitalização cutânea. O universo do estudo é composto por 04 (quatro) modelos do sexo feminino com idade entre 39 (trinta e nove) e 53 (cinqüenta e tres) anos residentes em Balneário Camboriú. A escolha foi feita de forma aleatória. Como instrumento de coleta de dados foi aplicada uma ficha de anamnese, obtenção as características do envelhecimento de cada modelo, auxiliando assim na discussão dos resultados obtidos com o estudo. Utilizou-se também câmera fotográfica para registrar as imagens da primeira e da última seção e para posterior comprovação da eficácia da linha Revit Peel na melhora das características do envelhecimento. Após obtenção dos dados necessários iniciou-se a aplicação do protocolo que seguiu a seguinte ordem. 1. Sobre a pele levemente umedecida, foi aplicado sabonete de limpeza, formando uma espuma cremosa. E em seguida, foi promovida a esfoliação física pela ação de uma gaze aplicada em movimentos circulares. Foi retirado o produto com água. 2. Na 1ª sessão aplica-se o produto Revit Peel (peeling químico superficial), uniformemente, sobre a pele limpa e seca, deixando agir por 3 minutos. Reaplica e deixa agir por mais 7 minutos. Remover com água. 2. A partir da 2ª sessão foi promovida a ativação do peeling, misturando no copo dosador, 1ml de Revit Peel Adcos a 1 ml de Peel Plus Adcos (solução ativadora), Aplicado, uniformemente, sobre a pele limpa e seca, deixando agir por 3 minutos.

8 Reaplico-se deixando agir por mais 7 minutos. Remove com água. Esta mistura foi aplicada sobre as áreas que não descamaram com a 1ª sessão, consideradas áreas resistentes. Nas demais regiões da face aplicamos Revit Peel sem a adição de Peel Plus Adcos. 3. Aplicou-se fina e uniforme camada de Revit Mask (máscara revitalizante) sobre a pele, deixamos agir até secar sem remover. Manter esta máscara em contato com a pele por um período de 4 a 8 horas. 4. Após a secagem de Revit Mask aplica-se filtro solar. 5. A aplicação realizada na 2ª foi repetida nas demais sessões. Foram realizadas 4 (quatro)sessões, uma vez por semana. Os resultados foram analisados a partir das características do envelhecimento cutâneo apresentado pelas modelos, e evidenciados nas fotos (APÊNDICE A) e na ficha de anamnese (APÊNDICE B). Para medir a satisfação pessoal e subjetiva das modelos em estudo, com os resultados obtidos após as sessões, foi utilizada uma escala. A escala varia de 1 á 5, sendo que 1 seria; a não constatação de melhora da pele e 5 identificando satisfação plena quanto aos resultados. RESULTADOS E DISCUSSÕES A proposta de tratamento com os produtos da linha Revit Peel, é a melhora das disfunções estéticas cutâneas relacionadas ao envelhecimento como: perda de viço e brilho, alterações da pigmentação, aparecimento de rugas, linhas de expressão, e espessamento da capa córnea. Após levantamentos de dados bibliográficos e aprovação do projeto pelo comitê de ética em pesquisa da UNIVALI, iniciou-se o tratamento facial com a linha Revit Peel. O protocolo sugerido foi aplicado em 4 (quatro) modelos do sexo feminino com idade entre 39 á 51 anos que foram escolhidas aleatoriamente e não apresentavam contraindicações. Todas concluíram o estudo de caso.

9 Modelo anos, apresenta biotipo cutâneo mista, com fototipo 2 caucasiano. Na classificação de Kede a pele possui características do grau 3 (rugas presentes nos repouso). No inicio do tratamento facial a pele apresentava alterações dermoepidérmica com rugas estáticas nas regiões: periorbicular; rugas horizontais e transversais, na região frontal; apresentava rugas horizontais, na região glabelar; rugas verticais e também sulco nasogeniano bem demarcado. Percebia-se também um quadro de melasmas nas regiões; periorbicular dos olhos, região frontal, próximo das têmporas, e região nasal. A modelo foi submetida a 4 sessões, com aplicação semanal, da linha de tratamento Revit Peel, obtendo os seguintes resultados: nítida melhora nas rugas da região periorbicular, principalmente diminuição de linhas que demarcam a região infraorbicular, diminuição da profundidade das rugas estáticas horizontais e verticais da região frontal. Na região nasogeniana observa-se uma melhora considerável na modelo, a qual não apresenta mais o sulco profundo. Em relação a hiperpigmentação que a modelo apresentava anteriormente, visualiza-se uma melhora geral, com a diminuição da melanina acumulada. Na escala de satisfação pessoal, a paciente apontou ao final do tratamento satisfação nível 5, principalmente no clareamento dos melasmas o que caracteriza como satisfação plena. Modelo anos, biótipo cutâneo seca-alípica, fototipo moreno claro, na classificação de Kede caracteriza-se em grau 3 (rugas presentes no repouso). No inicio do tratamento facial a pele apresentava alterações dermo-epidérmicas com rugas estáticas nas regiões: periorbicular; rugas horizontais e transversais, na região frontal; rugas horizontais, na região glabelar; rugas verticais. Percebe-se também um quadro de melasmas nas regiões; periorbicular dos olhos, região frontal, próximo das têmporas, e região sulconasogeniano. Após as 4 sessões de tratamento com a linha Revit Peel, obtendo os seguintes resultados: melhora nas rugas da região periorbicular, principalmente diminuição de linhas que demarcam a região infra-orbicular, obtendo também resultados satisfatórios na região sulconasogeniano.

10 Na escala de satisfação pessoal, a paciente apontou ao final do tratamento satisfação de nível 4, pois notou grande melhora na região periorbicular. Modelo 3 51 anos, apresenta biótipo cutâneo seca-alípica, fototipo 2 caucasiano, com muita exposição solar, classificação Kede em grau 3 (rugas presentes no repouso). No inicio do tratamento facial a pele apresentava alterações dermo-epidérmicas com rugas estáticas nas regiões: periorbicular; rugas transversais, na região frontal; rugas horizontais, na região nasogeniana; rugas horizontais, na região glabelar; rugas verticais e na comissura labial rugas verticais. Percebeu-se no terço médio da face vermelhidão com presença de melasmas. Após 4 sessões do tratamento com a linha Revit Peel, observou-se os seguintes resultados: nítida melhora nas rugas da região periorbicular, diminuição da profundidade das rugas estáticas horizontais, na região frontal, na região nasogeniana observa-se uma melhora considerável na modelo, a qual não apresenta mais o sulco profundo. Em relação a hiperpigmentação que a modelo apresentava anteriormente, visualiza-se uma melhora geral, com a diminuição da melanina acumulada e vermelhidão. Na escala de satisfação pessoal, a paciente apontou ao final do tratamento satisfação plena - nível 5, principalmente no clareamento de melasmas. Modelo 4 39 anos, apresentou biotipo cutâneo mista, fototipo caucasiano, com rara exposição solar, classificação Kede em grau 1 (leve, com poucas rugas). No inicio do tratamento facial a pele apresentava alterações dermo-epidérmica com rugas dinâmicas nas regiões: periorbicular; rugas transversais, na região glabelar; rugas verticais. Percebe-se também um quadro de melasmas nas regiões; malar, mentoniana e nas têmporas da região frontal. A modelo foi submetida a 4 sessões com a linha de tratamento Revit Peel porém não foram observadas melhoras consideráveis nas disfunções que a mesma apresentava. Na escala de satisfação pessoal, a paciente apontou ao final do tratamento satisfação nível 1, pois não percebeu alterações visíveis na pele.

11 Observou-se em todas as modelos que, nos dias subseqüentes a aplicação do protocolo de tratamento da linha Revit Peel ouve uma escamação muito superficial, renovando consideravelmente em sua maioria a camada córnea. Para Simões (1994), a partir dos 30 anos de idade, os sinais iniciais do envelhecimento começam a ser notados. Começam a surgir as primeiras rugas e flacidez. No entendimento de Kede (2004), em razão dessas alterações, começa o processo de diminuição da densidade cutânea, com a perda de firmeza e elasticidade, afetando contorno do rosto. A renovação celular e a hidratação natural da pele começam a diminuir. A partir desta faixa etária devem-se intensificar os cuidados com a pele, prevenindo e tratando as lesões que o envelhecimento causa na pele. E esta é a proposta do tratamento da linha Revit Peel, revitalizar a pele e diminuir os efeitos causados pelo avançar do tempo. A tabela abaixo demonstra a escala de satisfação das modelos ao final do tratamento. Nível de satisfação Modelo X Modelo X - Modelo X Modelo 4 X Percebe-se então que a satisfação das modelos refletiu os resultados que foram obtidos após o término do estudo com a linha Revit Peel. Conclui-se que os resultados não foram iguais em todas as modelos, as modelos 1 e 3 obtiveram resultados visíveis e satisfatórios, já a modelo 2, obteve também resultados médios, já a modelo 4 não obteve resultados consideráveis. Isso possivelmente deve-se ao fato de que as modelos possuem diferenciados biótipos cutâneos. Percebe-se que as modelos com maiores resultados, modelo 1 e modelo 3, possuem biótipo cutâneo caucasiano, porém, não podemos afirmar que estes foram os motivos dos quais resultaram em alterações cutâneas satisfatórios, para tanto sugere-se novos estudos

12 que comprovem está afirmação. Outra justificativa para os diferentes resultados seria a qualidade que a pele apresentava. A linha de cosméticos pesquisada, sugere um protocolo de revitalização de 4 sessões, podendo estender-se até a décima sessão, isso poderia também contribuir para melhores resultados nas modelos 2 e 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente estudo se propôs a investigar os resultados obtidos com a aplicação da linha de tratamento Revit Peel em modelos do sexo feminino com características de envelhecimento cutâneo em apenas 4 sessões. Os resultados foram bem satisfatórios, porém, sugere-se novos estudos, com mais modelos e aplicação de mais sessões do protocolo indicado pela empresa, sendo então, possível a comprovação ainda mais visível de resultados. A pesquisa desenvolvida é de grande importância para os profissionais de estética pois comprova a eficácia dos cosméticos utilizados em tratamentos faciais e sem dúvida oportunizou experiência na área de estética facial para as acadêmicas, e o confronto da teoria ministrada em aula com a prática vivenciada neste estudo. Cada pessoa é única no mundo. Portanto, cada vez maior fica o desafio da ciência, desenvolver produtos que atinjam os melhores resultados ao maior número de pessoas possível. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ADCOS, Protocolo de revitalização cutânea da linha Revit Peel, BORGES, F. S. Dermato-funcional: modalidade terapêutica nas disfunções estéticas. São Paulo: Ed. Phorte, DU VIVIER, A; MACKEE, P. Atlas de dermatologia clinica. 2.ed. São Paulo: Manole, GOMES, R. K; GABRIEL, M. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos. 2. ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista, 2006.

13 GUIRRO, E; GUIRRO, R. Fisioterapia dermato-funcional. Barueri, São Paulo: Manole, HARRIS, M. I. N. C. Pele: estrutura, propriedades e envelhecimento. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: SENAC, KEDE, M. P. V. Classificação do envelhecimento facial. In: KEDE, M, P, V.; SABATOVICH, O. Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, 2004, cap.4. MICHALANY, J; MICHALANY, N, S. Anatomia e histologia da pele. São Paulo: Lemos Editorial, NETTO, M. P. Gerontologia. São Paulo: Atheneu, OBAGI, Z. E. Restauração e rejuvenescimento da pele: incluindo classificação básica dos tipos de pele. Rio de Janeiro: Revinter, c2004. PERIOTO, D. K. Cosmetologia aplicada: Princípios básicos 1º edição. Copyright, PICARD, M. Aparelhos para o lifting facial. Les Nouvelles Esthétiques, v. 4, n. 20, p , 1994 PIMENTEL, A. dos S. Peeling, máscara e acne: seus tipos e passo a passo do tratamento estético. 1. ed. São Paulo, SP: Livraria Médica Paulista, SAMPAIO, S. A. P. Dermatologia básica. São Paulo: Artes Médicas, SCOTTI, L; VELASCO, M. V. R. Envelhecimento cutâneo à luz da cosmetologia: estudo das alterações da pele no decorrer do tempo e da eficácia das substâncias ativas empregadas na prevenção. São Paulo: Tecnopress, SIMÕES, R. Corporeidade e terceira idade. Piracicaba: UNIMEP, STEVENS, A.; LOWE, J. Histologia. São Paulo: Manole, SOUZA, M. A. J; VARGAS, T, J, S. Anatomia, fisiologia e hostologia da pele.in: KEDE, M, P, V.; SABATOVICH, O. Dermatologia estética. São Paulo: Atheneu, SOUZA, V. M. ANTUNES JUNIOR, Daniel. Ativos dermatológicos: guia de ativos dermatológicos utilizados na farmácia de manipulação para médicos e farmacêuticos. v.2. São Paulo, SP: Tecnopress, SOUZA, V. M. ANTUNES JUNIOR, Daniel. Ativos dermatológicos: guia de ativos dermatológicos utilizados na farmácia de manipulação para médicos e farmacêuticos. v.4. São Paulo, SP: Tecnopress, WAGORN, Y. THÉBERGE, S.; ORBAN, W. A.R. Manual de ginástica e bem-estar para a terceira idade. São Paulo: Marco Zero, WEINECK, J. Biologia do esporte. São Paulo: Manole, 1991.

14 APÊNDICE

15 APÊNDICE A Antes Depois Modelo 1 40 anos Fonte: Das pesquisadoras Modelo 1 40 anos Fonte: Das pesquisadoras Antes Depois Modelo 2 48 anos Fonte: Das pesquisadoras Modelo 2 48 anos Fonte: Das pesquisadoras

16 Antes Depois Modelo 3 51 anos Fonte: Das pesquisadoras Modelo 3 51 anos Fonte: Das pesquisadoras Antes Depois Modelo 4 39 anos Fonte: Das pesquisadoras Modelo 4 39 anos Fonte: Das pesquisadoras

17 Apêndice B Ficha de Anamnese Nome: Data de nascimento: Sexo: Masc. ( ) Fem. ( ) Profissão: Informações Complementares ( )Fumante: ( )Faz algum tratamento médico? ( )Toma algum medicamento? ( )Cirurgia ou fraturas recente: ( )É alergico a algum tipo de produto: ( )Usa algum cosmético em casa? Qual: Avaliação da Pele Biótipo cutâneo: ( )Normal ( )Seca- Alípica ( )Oleosa Lipídica ( )Mista Textura: ( )Lisa ( )Fina ( )Flácida ( ) Áspera ( )Rugosa ( )Edemaciada Exposição solar: ( )Sempre ( )Pouco ( )Raramente ( )Infância e adolescência Fotoprotetor: ( )Nunca ( )1X ao dia ( )2X ao dia ou + ( ) Só praia e piscina Fototipo Caucasiano: Sempre queima, nunca bronzeia Branco: Sempre queima, raramente bronzeia Moreno claro: Ás vezes queima, sempre bronzeia Moreno: Raramente se queima, só bronzeia Moreno escuro: Não se queima Negro: Nunca queima

18 18 Classificação de Lapierre e Pierard Nível 1 - Pele sem alteração dermo-epidérmica Nível 2 - Pele com rugas finas com alteração dermo-epidérmica Nível 3 - Pele com rugas gravitacionais com alteração dermo-epidérmica Grau de hidratação: Hidratada ( ) Desidratada ( X ) Classificação de Glogau Grupo 1: Leve (usualmente entre anos): Poucas rugas Grupo 2: Moderada (Usualmente entre anos): Rugas iniciais Linhas paralelas ao sorriso. Grupo 3: Avançada (Usualmente entre anos): Rugas presentes no repouso.. Grupo 4: Severa (Usualmente entre anos): Muita flacidez e rugas de origem actínica, gravitacional e dinâmica. Data: / / Assinatura da cliente:

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado.

A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. Histórico A Moda do Bronzeado... Entre as duas grandes Guerras inicia-se a liberação feminina. Coco Chanel lança a moda do bronzeado. A pele bronzeada tornou-se moda, sinal de status e saúde. Histórico

Leia mais

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera

REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera REVISAGE 3D Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Revisage3D Você verá nesta aula: Definição Envelhecimento; Sistema Tegumentar; Alterações Envelhecimento; Revisage 3D; Indicações e Contra-Indicações;

Leia mais

ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E RUGAS

ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E RUGAS ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E RUGAS BIOTIPOS CUTÂNEOS Pele normal Pele lisa, fina, firme, sólida; Há um equilíbrio das secreções sebáceas e sudoríparas; Elástica e flexível; Ausência visível de lesões ou desconforto.

Leia mais

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra

LUZ INTENSA PULSADA FOTOREJUVENESCIMENTO. Princípios Básicos - P arte II. Dra Dolores Gonzalez Fabra LUZ INTENSA PULSADA Princípios Básicos - P arte II FOTOREJUVENESCIMENTO Dra Dolores Gonzalez Fabra O Que é Fotorejuvescimento? Procedimento não ablativo e não invasivo. Trata simultaneamente hiperpigmentações,

Leia mais

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios

Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Especial Melanodermias Diversidade de ativos seguros e completos que tratam as hipercromias faciais nos mais diversos estágios Bioafinidade dermo epidérmica para o Clareamento & Controle da pele hiperpigmentada.

Leia mais

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR

A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR A EFETIVIDADE DO PEELING DE ÁCIDO MANDÉLICO NO TRATAMENTO DA ACNE VULGAR INTRODUÇÃO Zeferina Alexandra Trizotti da Silva Talita de Oliveira da Silva A acne é uma das alterações cutâneas mais comuns, sua

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele

Peeling Diamante. Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Auxiliando no rejuvenescimento e na limpeza de pele Promove o rejuvenescimento da pele Atenua rugas e linhas finas Eficaz no tratamento de estrias Altamente indicado no tratamento de cicatrizes de acne

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC no 433 de 21/10/11 DOU de 24/10/11 Componente Curricular: Estética Facial Código: -- Pré-requisito: -- Período Letivo:

Leia mais

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi

Gomagem e Esfoliação. Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Gomagem e Esfoliação Métodos e Técnicas Aplicadas à Estética Corporal I Profª. Mayara L. Vareschi Membrana que recobre toda a superfície corpórea Maior órgão do corpo humano (2m² e 4kg) Resistente e flexível

Leia mais

PROTOCOLOS. O poder dos ácidos no tratamento intenso de recuperação da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS

PROTOCOLOS. O poder dos ácidos no tratamento intenso de recuperação da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS S O poder dos ácidos no tratamento intenso de recuperação da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS SUPORTE AO PROFISSIONAL Um canal exclusivo para você Com o objetivo de reforçar o trabalho do profissional

Leia mais

Despigmentantes ou agentes clareadores:

Despigmentantes ou agentes clareadores: Despigmentantes ou agentes clareadores: Na pele os melanócitos estão presentes na camada basal da epiderme,na junção dermoepiderme e são responsáveis pela produção de melanina. Ocorrem numa taxa de aproximadamente

Leia mais

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO RESUMO

PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO RESUMO PREVENÇÃO DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO E ATENUAÇÃO DE LINHAS DE EXPRESSÃO PELO AUMENTO DA SÍNTESE DE COLÁGENO MACIEL, D. 1 ; OLIVEIRA, G.G. 2. 1. Acadêmica do 3ºano do Curso Superior Tecnólogo em Estética

Leia mais

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista

Um novo conceito em peeling sequencial. Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista Um novo conceito em peeling sequencial Prof.Ms.Edivana Poltronieri Fisioterapeuta Dermato-Funcional e Esteticista O QUE É O PEELING 3D? Método diferenciado e patenteado de peeling superficial sequencial

Leia mais

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos

TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA. Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos TRATAMENTO ESTÉTICO DA PELE NEGRA Prof. Esp. Maria Goreti de Vasconcelos A etnia confere características herdadas que devem ser valorizadas na indicação de procedimentos e tratamentos e na avaliação de

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele

A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele A cosmetologia atualmente vem ganhando notoriedade,

Leia mais

Peelings cosméticos Nova abordagem conceitual e técnica

Peelings cosméticos Nova abordagem conceitual e técnica Peelings cosméticos Nova abordagem conceitual e técnica Prof. Paschoal Rossetti Filho Março/2012 Fatores que influenciam na profundidade e conseqüente a classificação do peeling: 1. Escolha do agente queratolítico

Leia mais

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Indicadas para modelar o corpo e reduzir medidas; além de ser importante no combate contra a celulite; TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Esta técnica,

Leia mais

AA 2-G (Vitamina C estabilizada)

AA 2-G (Vitamina C estabilizada) AA 2-G (Vitamina C estabilizada) INCI NAME: Ácido ascórbico-2-glicosilado CAS Number: 129499-78-1 Descrição: O AA2G (Ácido Ascórbico 2-Glicosídeo) é a vitamina C (ácido ascórbico) estabilizada com glicose.

Leia mais

24/03/2014. Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos

24/03/2014. Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos Enzimocosmética, peeling químico e despigmentantes: Clareamento de Pele 100% seguro para todos os fototipos Marcela Altvater canaldoprofissional@buonavita.com.br ENZIMOCOSMÉTICA NA RENOVAÇÃO CELULAR Para

Leia mais

A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal.

A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. É uma estrutura elástica, ao mesmo tempo flexível e muito resistente,

Leia mais

PROTOCOLO FACIAL PARA: PRÉ E PÓS LIMPEZA DE PELE

PROTOCOLO FACIAL PARA: PRÉ E PÓS LIMPEZA DE PELE PROTOCOLO FACIAL PARA: PRÉ E PÓS LIMPEZA DE PELE Indicação Pele oleosa, acnecia. Pode ser feito após 5 dias da limpeza de pele, como uma sessão de retorno. Pele áspera, grossa e desvitalizada. Frequência:

Leia mais

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar.

Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. Proteção Solar PERFECT*SUN Antes de falar sobre protetor solar vamos falar um pouco sobre a Radiação Solar. A Radiação Solar é composta por diversos raios, com diferentes comprimentos de onda, conforme

Leia mais

D E R M A T I T E S HISTÓRIA

D E R M A T I T E S HISTÓRIA D E R M A T I T E S As dermatoses ocupacionais, conhecidas como dermatites de contato, manifestam-se através de alterações da pele e decorrem direta ou indiretamente de certas atividades profissionais.

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Fisioterapia em Dermatologia

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Fisioterapia em Dermatologia CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado pela Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 COMPONENTE CURRICULAR: Fisioterapia em Dermatologia CÓDIGO: Fisio 227 CH TOTAL: 60hs PRÉ-REQUISITO: -----

Leia mais

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio

MENOPAUSA E PELE. Dra Cintia Lima Procopio MENOPAUSA E PELE Dra Cintia Lima Procopio Graduação em Medicina pela Universidade de Cuiabá- UNIC. Pós-graduação em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ Titulo de Especialista

Leia mais

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções:

A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: CUIDADOS COM A PELE A pele é um sistema orgânico que, quando mantida sua integridade, tem como funções: Regular a temperatura do nosso corpo; Perceber os estímulos dolorosos e agradáveis; Impedir a entrada

Leia mais

A indústria cosmética e a medicina contam com as mais diversas fórmulas para combater o envelhecimento e os sinais faciais presentes com a idade.

A indústria cosmética e a medicina contam com as mais diversas fórmulas para combater o envelhecimento e os sinais faciais presentes com a idade. A indústria cosmética e a medicina contam com as mais diversas fórmulas para combater o envelhecimento e os sinais faciais presentes com a idade. Cremes, loções, preenchimento, peelings, máscaras e lasers

Leia mais

Use, demostre e venda

Use, demostre e venda Use, demostre e venda Esse material foi criado para você fazer demonstração e venda de produtos onde quer que você esteja! Esses momentos de demonstração são chamados de ENCONTROS DE BELEZA. Essa é a hora

Leia mais

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento!

Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Sejam bem-vindas a nossa Terça do Conhecimento! Tema: Linha solar Mary Kay Pele A pele é o maior órgão do corpo humano, Tem a função de proteger o corpo contra o calor, a luz e as infecções é responsável

Leia mais

Phycojuvenine INCI Name: Introdução: O processo de senescência Mitocôndrias O Centro Energético Celular

Phycojuvenine INCI Name: Introdução: O processo de senescência Mitocôndrias O Centro Energético Celular Phycojuvenine INCI Name: Water (and) Laminaria Digitata Extract. Introdução: O processo de senescência Diferente das outras partes do corpo quando a pele envelhece é visível externamente. A regeneração

Leia mais

Aline das Chagas Diretora de Vendas Independente

Aline das Chagas Diretora de Vendas Independente Aline das Chagas Diretora de Vendas Independente Recentemente notamos no mercado um aumento na procura por produtos com propriedades luminosas. Uma pele radiante é um benefício cada vez mais desejado em

Leia mais

Índice Remissivo. Copywrite. Sobre o Autor. Região de Aparecimento das Rugas. Medidas para Auxiliar a Prevenção

Índice Remissivo. Copywrite. Sobre o Autor. Região de Aparecimento das Rugas. Medidas para Auxiliar a Prevenção Índice Remissivo Copywrite Sobre o Autor Região de Aparecimento das Rugas Medidas para Auxiliar a Prevenção Medidas para Prevenção e Tratamento Tópico Medidas para Prevenção e Tratamento Sistêmico Medidas

Leia mais

PEELING ORAL FOTOENVELHECIMENTO DA PELE EFÉLIDES HIPERCROMIAS 13/3/2014. Cloasma ou Melasma. Efélides ou Sardas

PEELING ORAL FOTOENVELHECIMENTO DA PELE EFÉLIDES HIPERCROMIAS 13/3/2014. Cloasma ou Melasma. Efélides ou Sardas FOTOENVELHECIMENTO DA PELE Mudanças do fotoenvelhecimento da pele incluem pigmentação irregular, rugas e perda de elasticidade. (Rendon et al., 2010) Profª Luisa Amábile Wolpe Simas DISCROMIAS HIPERCROMIAS

Leia mais

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay Sistema de Cuidados com a Pele com Tendência a Acne Mary Kay O que é Acne? Acne é uma condição da pele que ocorre quando os pelos ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias

Leia mais

Sejam bem vindas Mulheres de Honra

Sejam bem vindas Mulheres de Honra Sejam bem vindas Mulheres de Honra Conhecendo a pele Qual é o nome da camada mais externa da pele? Epiderme: É a camada mais externa, que se regenera constantemente para formar uma barreira de proteção.

Leia mais

Nossas células cutâneas morrem e são substituídas por células novas a cada 21 dias.

Nossas células cutâneas morrem e são substituídas por células novas a cada 21 dias. Phycojuvenine A Importância das Células Tronco Para Uma Pele Sempre Jovem! Nossas células cutâneas morrem e são substituídas por células novas a cada 21 dias. Isso só é possível graças as Células Tronco

Leia mais

PROTOCOLO FACIAL 4 EM 1

PROTOCOLO FACIAL 4 EM 1 PROTOCOLO FACIAL 4 EM 1 Indicação Pele Desvitalizada e oleosa/ acneica. Pele com melasmas e rugas finas de expressão Duração: 1 hora Passo 1. Assepsia. Aplicar o Spray Higienizante Lakma nas mãos e punhos.

Leia mais

Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele 1 Benefícios: Duração: Preço: 2. Limpeza de Pele 2 Duração: Preço:

Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele 1 Benefícios: Duração: Preço: 2. Limpeza de Pele 2 Duração: Preço: Tratamentos de Rosto 1. Limpeza de Pele para rosto e pescoço com extracção manual de impurezas com vapor. 2. Limpeza de Pele para rosto e pescoço com aplicação de mousse. 3. Limpeza de Pele com peeling

Leia mais

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG).

APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). APLICAÇÃO DO ULTRASSOM NA ESTÉTICA CORPORAL NO TRATAMENTO DO FIBRO EDEMA GELÓIDE (FEG). Cintia Tosoni Leonardo Ribeiro (*) Monia Luci Pawlowski (*) Tatiane Costa de Sousa (*) (*) Acadêmicas do CST em Estética

Leia mais

TREINAMENTO TÉCNICO PONTEIRAS DIAMANTADAS

TREINAMENTO TÉCNICO PONTEIRAS DIAMANTADAS TREINAMENTO TÉCNICO PONTEIRAS DIAMANTADAS BIOSET Indústria de Tecnologia Eletrônica Ltda. EPP Av. 55, 1212 -Jardim Kennedy - Rio Claro SP - CEP 13501-540 SAC: (19) 3534-3693 www.bioset.com.br CNPJ: 68.099.431/0001-90

Leia mais

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide

Fibro Edema Gelóide. Tecido Tegumentar. Epiderme. Epiderme. Fisiopatologia do FibroEdema Gelóide Lipodistrofia Ginóide Estria Discromia Distúrbios inestéticos O termo "celulite" foi primeiro usado na década de 1920, para descrever uma alteração estética da superfície cutânea (ROSSI & VERGNANINI, 2000)

Leia mais

Limpeza de Pele 4 Passos Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera

Limpeza de Pele 4 Passos Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Limpeza de Pele 4 Passos Dr. Milton Beltrão Jr. Consultor Facial - Onodera Você verá nesta aula: Aspectos Atuais Tratamento Esteticos; Limpezade Pele em4 Passos; Indicações e Contra-Indicações; Protocolo;

Leia mais

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL

MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Lançamento MATERIAL TÉCNICO LINHA ECONÔMICA FACIAL Higienização, esfoliação, revitalização e hidratação: o básico para tratamentos faciais em tamanhos econômicos e free parabenos HIGIENIZAÇÃO, ESFOLIAÇÃO

Leia mais

1. Ato de esfoliar ou descamar a pele. 2. Denominada esfoliação ou peeling. 3. Técnica utilizada em adição à limpeza da pele.

1. Ato de esfoliar ou descamar a pele. 2. Denominada esfoliação ou peeling. 3. Técnica utilizada em adição à limpeza da pele. 1. Ato de esfoliar ou descamar a pele. 2. Denominada esfoliação ou peeling. 3. Técnica utilizada em adição à limpeza da pele. 4. São preparações cosméticas que aceleram a descamação natural dos corneócitos

Leia mais

Para o Rejuvenescimento Facial a Clínica Naturale oferece 3 tipos de tratamento :

Para o Rejuvenescimento Facial a Clínica Naturale oferece 3 tipos de tratamento : Tratamento para Rejuvenescimento Facial da Clínica Naturale. Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas Professor do

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA Autorizado pela Portaria MEC nº 433 de 21.10.11, DOU de 24.10.11 Componente Curricular: Tratamento Pré e Pós Operatório Código: -- Pré-requisito: --

Leia mais

Celulite. O que é? LIPO = relativo a gordura DISTROFIA = demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido. GINÓIDE = gino = mulher Oide = forma de

Celulite. O que é? LIPO = relativo a gordura DISTROFIA = demonstra desordem nas trocas metabólicas do tecido. GINÓIDE = gino = mulher Oide = forma de MOISKIN Corporal O que é? Celulite Conjunto de alterações no tecido conjuntivo subcutâneo em conjunto com alterações na microcirculação e consequentemente aumento do tecido fibroso. Conhecida como lipodistrofia

Leia mais

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema tegumentar. Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR. Prof. Me. Fabio Milioni. Conceito Estruturas. Pele Anexos.

ANATOMIA HUMANA II. Roteiro Sistema tegumentar. Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR. Prof. Me. Fabio Milioni. Conceito Estruturas. Pele Anexos. ANATOMIA HUMANA II Enfermagem SISTEMA TEGUMENTAR Prof. Me. Fabio Milioni Roteiro Sistema tegumentar Conceito Estruturas Pele Anexos Funções 1 CONCEITO Estudo Microscópico Maior orgão do corpo humano Proporciona

Leia mais

e a Derme em 2 camadas mais espessas: Papilar e Reticular

e a Derme em 2 camadas mais espessas: Papilar e Reticular Peelings Autor: Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Mestre e Doutor em Cirurgia Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas Professor do Curso de Pós-Graduação em Medicina Estética da Universidade

Leia mais

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 04 2. A PELE 06 3. FOTOTIPOS CUTÂNEOS 17 4. DIFERENÇAS ENTRE PELES BRANCAS E NEGRAS 24 5. HIDRATAÇÃO EM PELES BRASILEIRAS 26

ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 04 2. A PELE 06 3. FOTOTIPOS CUTÂNEOS 17 4. DIFERENÇAS ENTRE PELES BRANCAS E NEGRAS 24 5. HIDRATAÇÃO EM PELES BRASILEIRAS 26 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 04 2. A PELE 06 3. FOTOTIPOS CUTÂNEOS 17 4. DIFERENÇAS ENTRE PELES BRANCAS E NEGRAS 24 5. HIDRATAÇÃO EM PELES BRASILEIRAS 26 6. BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA 32 7. QUESTIONÁRIO 35

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO

Leia mais

PROTOCOLOS LIMPEZA DE PELE Um procedimento eficaz para cada necessidade da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS

PROTOCOLOS LIMPEZA DE PELE Um procedimento eficaz para cada necessidade da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS S Um procedimento eficaz para cada necessidade da pele MATERIAL EXCLUSIVO PARA PROFISSIONAIS SUPORTE AO PROFISSIONAL Um canal exclusivo para você Com o objetivo de reforçar o trabalho do profissional de

Leia mais

Academia de Produtos. Módulo I

Academia de Produtos. Módulo I Academia de Produtos Módulo I Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como classificar diferentes tipo de pele. O que causa o envelhecimento da pele. Cinco

Leia mais

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay

Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Sistema de Cuidados da Pele com Tendência à Acne Mary Kay Quais são as causas da acne? Pele Sadia Pele com Acne Os poros obstruídos retêm oleosidade Como a pele continua produzindo óleo, a obstrução cresce

Leia mais

SINERGIA DE TRATAMENTO PRÓ-LIFTING COM NEURO PEPTÍDEO BIOMIMÉTICO: tratamento completo para os sinais do envelhecimento

SINERGIA DE TRATAMENTO PRÓ-LIFTING COM NEURO PEPTÍDEO BIOMIMÉTICO: tratamento completo para os sinais do envelhecimento SINERGIA DE TRATAMENTO PRÓ-LIFTING COM NEURO PEPTÍDEO BIOMIMÉTICO: tratamento completo para os sinais do envelhecimento Isabel Luiza Piatti isabel@buonavita.com.br Cuidados com o rosto Divisão por segmento

Leia mais

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi)

REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287947(Frutas vermelhas) 7898171287954(Abacaxi) Ficha técnica CHÁ VERDE COM CÓLAGENO, VITAMINA C E POLIDEXTROSE Pó para Preparo de Bebida a Base de Chá Verde, com Colágeno hidrolisado, vitamina C e polidextrose Sabor Abacaxi e frutas vermelhas REGISTRO:

Leia mais

O novo programa de cuidados aclaradores para a. pigmentação da pele

O novo programa de cuidados aclaradores para a. pigmentação da pele O novo programa de cuidados aclaradores para a pele da GUINOT concebido para todos os tipos de pigmentação da pele Com NEWHITE, a GUINOT propõe uma linha inovadora e exclusiva de produtos aclaradores concebidos

Leia mais

Avaliação da Fisioterapia em Pré e Pós Cirurgia Plástica

Avaliação da Fisioterapia em Pré e Pós Cirurgia Plástica Avaliação da Fisioterapia em Pré e Pós Cirurgia Plástica Ms. Giovana B. Milani Mestre em Ciências pela FMUSP Pós- Graduada em Fisioterapia Dermatofuncional Pós- Graduada em Aparelho locomotor no esporte

Leia mais

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria

Acne. Como Podemos Tratar em Parceria Acne Como Podemos Tratar em Parceria Ademir Júnior - Médico Fabiana Padovez Esteticista Espaço de Medicina e Saúde Dr Ademir Júnior Universidade Anhembi Morumbi Acne Nome popular: Cravos e Espinhas Doença

Leia mais

www.lakma.com.br Protocolo Facial Limpeza de Pele D e r m o c o s m é t i c o s

www.lakma.com.br Protocolo Facial Limpeza de Pele D e r m o c o s m é t i c o s Limpeza de Pele Indicação Pele acneica Grau 1, 2 e 3 Pele com oleosidade excessiva Home Care: Sabonete Facial anti-acne (2x ao dia) Loção Tônica Adstringente (1x ao dia) Serum Hidratante e Secativo (uso

Leia mais

Betacariofileno: é um germicida natural obtido do óleo essencial da Copaifera officinalis, sendo excelente para prevenção de infecções e inflamações.

Betacariofileno: é um germicida natural obtido do óleo essencial da Copaifera officinalis, sendo excelente para prevenção de infecções e inflamações. TRIPLE A SYSTEM TRIPLO NO COMBATE CONTRA A ACNE Redução de 30% dos comedões e de 65% da oleosidade Aprovado por mais de 85% dos pacientes TRIPLE A SYSTEM é um sistema triplo no combate à acne, formado

Leia mais

Creme de Ácido Fólico Aumenta Firmeza da Pele

Creme de Ácido Fólico Aumenta Firmeza da Pele Creme de Ácido Fólico Aumenta Firmeza da Pele Creme Firmador Ideal da Pele 45+ Reduz Rugas e Acelera o Turnover Celular Protege o DNA dos Danos UV-Induzidos Resultados Comprovados no Aumento do Metabolismo

Leia mais

Anatomia da pele. Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira. marcos.oliveira@fadergs.edu.br

Anatomia da pele. Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira. marcos.oliveira@fadergs.edu.br Anatomia da pele Prof. Dr. Marcos Roberto de Oliveira marcos.oliveira@fadergs.edu.br SISTEMA TEGUMENTAR: PELE E FÁSCIA Funções: proteção regulação térmica sensibilidade Sua espessura varia de 0.5mm nas

Leia mais

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS

Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS Terapias para renovar sua beleza TERAPIAS NOVAS SENSAÇÕES NATIVA SPA TERAPIAS Nativa SPA Terapias transforma seus momentos de cuidado em uma experiência ainda mais prazerosa. Agora você tem os efeitos

Leia mais

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro.

THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. THALITAN Bronzeado mais rápido, seguro e duradouro. Thalitan é um complexo formado por um oligossacarídeo marinho quelado a moléculas de magnésio e manganês. Esse oligossacarídeo é obtido a partir da despolimerização

Leia mais

PROJETO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA SAÚDE DA MULHER NA ASSISTÊNCIA DE MULHERES ACOMETIDAS POR RUGAS

PROJETO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA SAÚDE DA MULHER NA ASSISTÊNCIA DE MULHERES ACOMETIDAS POR RUGAS PROJETO FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL NA SAÚDE DA MULHER NA ASSISTÊNCIA DE MULHERES ACOMETIDAS POR RUGAS MAIA, Ingrid Vanessa E. 2 RAMALHO, Jéssica Soares 2 FERREIRA, Luana de Lima 2 JUNIOR, Paulo Sergio

Leia mais

-10/11/2009. Nosso cartão de visita A PELE. Epiderme. Derme. Hipoderme

-10/11/2009. Nosso cartão de visita A PELE. Epiderme. Derme. Hipoderme ROSTO Nosso cartão de visita A PELE Epiderme Derme Hipoderme -1 Sem vascularização EPIDERME Várias camadas (última: morta) Renova: 14-30 dias DERME Elasticidade, resistência, flexibilidade e hidratação

Leia mais

Um corpo Hidratado e bem cuidado

Um corpo Hidratado e bem cuidado Um corpo Hidratado e bem cuidado Gel para o Corpo 2 em 1 Satin Body Benefícios e Propriedades Fórmula botânica que deixa a sua pele fresca, limpa e suave. Não deixa a pele oleosa. Tem a textura de uma

Leia mais

Hydrasalinol Anti-aging com fator 60 de hidratação

Hydrasalinol Anti-aging com fator 60 de hidratação Hydrasalinol Anti-aging com fator 60 de hidratação Reestruturação Biológica para até 6000% + Hidratação Cutânea e Redução de Linhas e Rugas AQP8 a Serviço da Beleza: Síntese de Uréia Epidermal Codif Recherche

Leia mais

05 Gatil, anodo, robot; 06 Nartéx, orange, ulonco.

05 Gatil, anodo, robot; 06 Nartéx, orange, ulonco. 05 Gatil, anodo, robot; 06 Nartéx, orange, ulonco. 3 03 Air; 04 Titã; 05 Riade, vespa, incas. 4 05 Cloud; 06 Abricó; 08 Empírico, pleitear. 5 C A C A D O R D E P A L A V R A S Cuidados diários com a pele

Leia mais

Prática Nutrição Externa

Prática Nutrição Externa Prática Nutrição Externa Demonstração prática de uso dos produtos de nutrição externa e seus efeitos imediatos. Como a pele é o maior órgão do corpo os produtos são recomendados tanto para homens quanto

Leia mais

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER

O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O QUE É REJUVENESCIMENTO A LASER O TITAN, A LUZ PULSADA e o ND: YAG Clínica Naturale 2008 Autor Prof. Dr. Miguel Francischelli Neto Clínica Naturale Av. Moema, 87 cj 51-52, Moema, São Paulo - SP, Brasil

Leia mais

Cuidar da região do pescoço evita o envelhecimento precoce Seg, 24 de Junho de 2013 17:52 - Última atualização Ter, 25 de Junho de 2013 11:46

Cuidar da região do pescoço evita o envelhecimento precoce Seg, 24 de Junho de 2013 17:52 - Última atualização Ter, 25 de Junho de 2013 11:46 Se nós, mulheres, cuidássemos do pescoço com a mesma disciplina que dedicamos ao rosto, essa área seria menos vulnerável aos danos do tempo e à falta de cuidados diários. "De fato, é uma região quase sempre

Leia mais

NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS?

NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS? NANOMATERNITY QUAIS SÃO OS ATIVOS? Ø Nanomaternity care Óleo de Amêndoas Doce Óleo de Semente de Uva Óleo de Linhaça Vitamina E Ø Colágeno Hidrolisado Ø Plantec Olive Active Ø Óleo de Rosa Mosqueta Ø Manteiga

Leia mais

Bases Líquidas Timewise

Bases Líquidas Timewise Bases Líquidas Timewise Introdução Conhecimento gera confiança Por favor pergunte Compartilhe experiências Perguntas antes de começarmos? 2 Objetivos Nessa Orientação você irá aprender: Por que as Bases

Leia mais

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA)

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) Anualmente milhares de pessoas se submetem a rinoplastia. Algumas destas pessoas estão insatisfeitas com a aparência de seus narizes há muito tempo; outras não estão contentes

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO. Maristela Gomes de Camargo

DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO. Maristela Gomes de Camargo DISCUSSÕES SOBRE ERGONOMIA E CONFORTO TÉRMICO EM RELAÇÃO AO VESTUÁRIO Maristela Gomes de Camargo Resumo: Este estudo discute os aspectos de usabilidade e ergonomia relacionados ao conforto térmico; e o

Leia mais

Sistema Tegumentar. Arquitetura do Tegumento. Funções do Sistema Tegumentar Proteção 09/03/2015

Sistema Tegumentar. Arquitetura do Tegumento. Funções do Sistema Tegumentar Proteção 09/03/2015 Sistema Tegumentar Sistema Tegumentar É constituído pela pele, tela subcutânea e seus anexos cutâneos Recobre quase toda superfície do corpo Profa Elaine C. S. Ovalle Arquitetura do Tegumento Funções do

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Envelhecimento. O envelhecimento não é um acontecimento misterioso que ocorre aleatoriamente, é um processo programado que começa no nível celular

Envelhecimento. O envelhecimento não é um acontecimento misterioso que ocorre aleatoriamente, é um processo programado que começa no nível celular Envelhecimento O envelhecimento não é um acontecimento misterioso que ocorre aleatoriamente, é um processo programado que começa no nível celular Dr. Efrain Olszewer Envelhecimento Intrínseco Esperado,

Leia mais

Adifyline (Lipotec/Espanha)

Adifyline (Lipotec/Espanha) o Adifyline (Lipotec/Espanha) Adifyline (Lipotec/Espanha) Perfeito para diminuir os efeitos causados pelo envelhecimento da pele. INCI Name: Butylene Glycol, Water, Acetyl Hexapeptide-38 As conseqüências

Leia mais

Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza

Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza A mais nova empresa de cosméticos brasileira destacará sua linha de produtos que une o natural

Leia mais

BEAUTIFEYE (Glycerin (and) Albizia Julibrissin Bark Extract (and) Darutoside)

BEAUTIFEYE (Glycerin (and) Albizia Julibrissin Bark Extract (and) Darutoside) BEAUTIFEYE (Glycerin (and) Albizia Julibrissin Bark Extract (and) Darutoside) LIFTING DA PÁLPEBRA SUPERIOR - BLEFAROPLASTIA SEM CORTE REDUZ RUGAS, BOLSAS E SINAIS DE FADIGA NA ÁREA DOS OLHOS MAIS JOVEM

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

Omiderm é o produto mais próximo à pele humana que você pode utilizar enquanto não produzir a sua própria.

Omiderm é o produto mais próximo à pele humana que você pode utilizar enquanto não produzir a sua própria. Omiderm é o produto mais próximo à pele humana que você pode utilizar enquanto não produzir a sua própria. Dr. Theodore Tromovich Burlingame CA. Mais que um curativo, Omiderm é o resultado de todo um trabalho

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: Superior Tecnológico em Estética e Cosmética. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Curso: Superior Tecnológico em Estética e Cosmética. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Superior Tecnológico em Estética e Cosmética Missão O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética tem como missão formar profissionais qualificados para trabalhar

Leia mais

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada.

Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters. Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. Produto INCI Definição Propriedades SLIMBUSTER L Coffea arábica (Coffee) seed oil and Vegetable steryl esters Modificador mecanobiológico da celulite e gordura localizada. - Diminui a gordura localizada

Leia mais

GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA

GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA GOMAGEM CORPORAL COM BANHO DE ÁGUA TERMAL SULFUROSA A gomagem corporal tem o objetivo de fazer uma esfoliação corporal completa renovando as células mortas, além de conferir uma extrema hidratação e maciez

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

A nova geração de peeling cosmecêutico que trata de forma imediata as imperfeições cutâneas.

A nova geração de peeling cosmecêutico que trata de forma imediata as imperfeições cutâneas. 1 A nova geração de peeling cosmecêutico que trata de forma imediata as imperfeições cutâneas. Características 1. Tecnologia sequencial multi camada 2. 5 Técnicas de peeling para uma pele nova 3. Elevada

Leia mais

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o Arquitetura de Máquina; o Implementação

Leia mais

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL)

Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Projeto: Unidade de Correção Postural AMIL Título: Modelo Bioergonomia na Unidade de Correção Postural (Total Care - AMIL) Autores: LACOMBE,Patricia, FURLAN, Valter, SONSIN, Katia. Instituição: Instituto

Leia mais

GABRIELA AZEVEDO E MARIANA ALMEIDA

GABRIELA AZEVEDO E MARIANA ALMEIDA GABRIELA AZEVEDO E MARIANA ALMEIDA o decorrer da história das sociedades, os padrões de beleza de homens e mulheres foram se transformando. Até hoje, no Oriente, o idoso é valorizado por sua sabedoria

Leia mais

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite.

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa. Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Como Prevenir Roubo de Dados Pessoais. Uma Abordagem Socioeducativa Geisi Böttcher 1 ; Suelen Graff 2 INTRODUÇÃO No mundo em que a tecnologia chega à demasia para todos, é importante

Leia mais