DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE"

Transcrição

1 DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

2 GUARDA, TUTELA ou ADOÇÃO.

3 Art. 28. A colocação em família substituta far-se-á mediante guarda, tutela ou adoção, independentemente da situação jurídica da criança ou adolescente, nos termos desta Lei. 1o Sempre que possível, a criança ou o adolescente será previamente ouvido por equipe interprofissional, respeitado seu estágio de desenvolvimento e grau de compreensão sobre as implicações da medida, e terá sua opinião devidamente considerada. (Redação dada pela Lei nº , de 2009) Vigência Modificação- Situação irregular- inexiste 2o Tratando-se de maior de 12 (doze) anos de idade, será necessário seu consentimento, colhido em audiência. (Redação dada pela Lei nº , de 2009) Vigência obs: antes a passagem para a família substituta acontecia somente se o menor estivesse numa situação irregular.

4 3o Na apreciação do pedido levar-se-á em conta o grau de parentesco e a relação de afinidade ou de afetividade, a fim de evitar ou minorar as consequências decorrentes da medida. (Incluído pela Lei nº , de 2009) Vigência 4o Os grupos de irmãos serão colocados sob adoção, tutela ou guarda da mesma família substituta, ressalvada a comprovada existência de risco de abuso ou outra situação que justifique plenamente a excepcionalidade de solução diversa, procurandose, em qualquer caso, evitar o rompimento definitivo dos vínculos fraternais. (Incluído pela Lei nº , de 2009) Vigência- conjunto 5o A colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de sua preparação gradativa e acompanhamento posterior, realizados pela equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, preferencialmente com o apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar. (Incluído pela Lei nº , de 2009) Vigência

5 GUARDA, ART. 33 E SEGUINTES ECA GUARDA DE MENOR É O CONJUNTO DE RELAÇÕES JURÍDICAS QUE EXISTEM ENTRE UMA PESSOA E O MESMO, DIMANADAS DO FATO DE ESTAR ESTE SOB O PODER OU COMPANHIA DAQUELA, E DA RESPONSABILIDADE DAQUELA EM RELAÇÃO A ESTE, QUANTO A VIGILÂNCIA, DIREÇÃO E EDUCAÇÃO. (VALTER KENJI ISHIDA, P. 64)

6 TIPOS DE GUARDA: o MODALIDADE DE COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA (ARTS. 34 A 36 DO ECA E NO 5º DO ART CC/02)) o DECORRENTE DO PODER FAMILIAR SUBSTITUTA (ARTS , IV; e DO CC/02) GUARDA COMPARTILHADA (LEIS N /2008 e /2014) o LEIS N /2008: redação dos artigos e 1584 do Código Civil de o GUARDA ALTERNADA? o LEI N /14: ART. 2º, 2º: na guarda compartilhada, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada com a mãe e com o pai, sempre tendo em vista as condições fáticas e os interesses dos filhos.

7 REPERCUSSÃO DA GUARDA COMPARTILHADA NOS ALIMENTOS, NO DIREITO DE VISITAS? NOVA LEI: ALTERAÇÃO DOS ARTS , 1.584, E a) O TEMPO DE CONVIVÊNCIA COM O(S) FILHO(S) DEVE SER DIVIDIDO DE FORMA EQUILIBRADA b) BASE DE MORADIA DO INFANTE A CIDADE QUE MELHOR ATENDA AOS SEUS INTERESSES c) NÃO HAVENDO ACORDO ENTRE OS PAIS, A GC DEVE SER A REGRA, SALVO SE UM DOS PAIS DECLARAR QUE NÃO A DESEJA d) PREVISÃO DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL ELABORADA POR EQUIPE INTERDISCIPLINAR e) DESCUMPRIMENTO DAS REGRAS PODE LEVAR À REDUÇÃO DAS PRERROGATIVAS

8 REVOGABILIDADE DA GUARDA (ART. 35, ECA) A QUALQUER TEMPO ATO FUNDAMENTADO DO JUIZ OUVIDO O MP

9 MODALIDADES PROVISÓRIA, ART. 33 1º AQUELA DEFERIDA POR DETERMINADO TEMPO ARBITRADO PELO MAGISTRADO, NORMALMENTE, PELO PERÍODO DE 30 E 90 DIAS, PODENDO SER LIMINAR OU INCIDENTAL, NOS PROCESSOS DE TUTELA E ADOÇÃO, EXCETO NOS DE ADOÇÃO POR ESTRANGEIRO (ESTÁGIO DE CONVIVÊNCIA= 90); PERMANENTE, ART. 33 2º, 1ª HIPÓTESE (VIDE ART. 34) NÃO SE TRATA DE TUTELA OU ADOÇÃO, MAS SIM DE MEDIDA JUDICIAL PROTETIVA, DECLARADA POR SENTENÇA JUDICIAL, VISANDO O MELHOR INTERESSE DO MENOR. TAL MODALIDADE IMPLICA EM RESPONSABILIDADE PELO MENOR ATÉ OS 18 ANOS DE IDADE.

10 PECULIAR/EXCEPCIONAL, ART. 33 2º, 2ª HIPÓTESE VISA O PREENCHIMENTO DE FALTA EVENTUAL DOS PAIS, PERMITINDO-SE QUE O GUARDIÃO REPRESENTE O GUARDADO. GUARDA CONFERIDA A TERCEIROS IMPORTANTE: SEMPRE HAVERÁ A NECESSIDADE DE PROCEDIMENTO CONTRADITÓRIO QUANDO SE DISCUTE A SUSPENSÃO OU DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR COM A MODIFICAÇÃO LIMINAR OU INCIDENTAL DA GUARDA DOS GENITORES, INCLUSIVE, PORQUE PODE SER REVOGADA A QUALQUER TEMPO, CONFORME ART. 35. UMA VEZ CONCEDIDA GUARDA A TERCEIROS, OS PAIS TEM O DIREITO A VISITA RESGUARDADO, SALVO DETERMINAÇÃO JUDICIAL EM CONTRÁRIO ( 4º), PODENDO INCLUSIVE O GUARDADO, DEMANDAR OS PAIS EM AÇÃO DE ALIMENTOS (ART 22 ECA- DEVER DE SUSTENTO) JÁ QUE FORAM DA GUARDA DELES.

11 IMPORTANTE O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL CARACTERIZA-SE PELA PERMANÊNCIA DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE JUNTO A UMA ENTIDADE DE ATENDIMENTO GOVERNAMENTAL OU NÃO (ABRIGO). O ACOLHIMENTO FAMILIAR SE DÁ ATRAVÉS DA GUARDA. HÁ A OBRIGAÇÃO DO DIRETOR DO ESTABELECIMENTO (ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL) ENVIAR RELATÓRIO AO JUIZ A CADA 6 MESES. HÁ INCENTIVOS FISCAIS E SUBSÍDIOS. LEI DA 1ª INFÂNCIA/2016: ACOLHIMENTO FAMILIAR- ATALHO PARA ADOÇÃO? CARÁTER TRANSITÓRIO.

12 GUARDA DE FATO AQUELA EM QUE O MENOR DE 18 ANOS ENCONTRA-SE ASSISTIDO POR PESSOA QUE NÃO DETÉM ATRIBUIÇÃO LEGAL OU DEFERIMENTO JUDICIAL PARA TAL MISTER, VEZ QUE NÃO PRODUZ EFEITOS JURÍDICOS. ART. 33 1º. PRINCÍPIOS QUE REGEM O ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL OU FAMILIAR PRESERVAÇÃO DOS VÍNCULOS FAMILIARES E PROMOÇÃO DA REINTEGRAÇÃO FAMILIAR; INTEGRAÇÃO EM FAMÍLIA SE ESGOTADOS OS RECURSOS DE MANUTENÇÃO NATURAL OU EXTENSA. IMPORTANTE: GUARDA MELHOR INTERESSE DO MENOR.

13 ART. 34, ECA: SUBSTITUIÇÃO DA EXPRESSÃO ÓRFÃO OU ABANDONADO POR AFASTADO DO CONVÍVIO FAMILIAR GUARDA POR AVÓS: PODE? GUARDA PARA FINS EXCLUSIVAMENTE PREVIDENCIÁRIOS: SE NÃO EXISTIR A SITUAÇÃO DE RISCO A EXIGIR A ATUAÇÃO DO JUIZ PARA COLOCAR A CRIANÇA/ADOLESCENTE EM FAMÍLIA SUBSTITUTA, NÃO É POSSÍVEL O DEFERIMENTO DA GUARDA PARA FINS ÚNICOS PREVIDENCIÁRIOS. NESSE SENTIDO: RESP /RJ. GUARDA E CONDIÇÃO DE DEPENDENTE PARA FINS PREVIDENCIÁRIOS ART. 33, 3º E 2º DO ART. 16 DA LEI N.8.213/91: MENOR SOB GUARDA- ASSEGURA-C/A-CONDIÇÃO DE DEPENDENTE PARA FINS PREVIDENCIÁRIOS 10/12/97: MODIFICAÇÃO DO ART. DA LEI ACIMA- EXCLUSÃO DO MENOR SOB GUARDA DO ROL DE DEPENDENTES DE SEGURADOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

14 STJ: CRIANÇA E ADOLESCENTE DEPENDENTE STJ: PARA OS ÓBITOS OCORRIDOS ATÉ 10/12/97, O MENOR SOB GUARDA CONDIÇÃO DEPENDENTE; APÓS 10/12/97: CRITÉRIO DA ESPECIALIDADE TURMA NACIONAL DA UNIFORMIZAÇÃO: O MENOR EQUIPARA- SE A DEPENDENTE PARA FINS PREVIDENCIÁRIOS, RECONHECENDO A INCOMPATIBILIDADE MATERIAL DO 2º DO ART. 16 DA LEI N.8.213/91. INSS- PETIÇÃO STJ- INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JURISPRUDENCIAL (PENDENTE DE JULGAMENTO)

15 ADMINISTRATIVO. MENOR SOB GUARDA. INCLUSÃO COMO DEPENDENTE DE SEGURADO DO REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL, APÓS A LEI N /97. INVIABILIDADE. PREVALÊNCIA DA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. 1. A JURISPRUDÊNCIA DESTE TRIBUNAL CONSOLIDOU-SE NO SENTIDO DE QUE, APÓS A LEI N.9.528/97, O MENOR SOB GUARDA NÃO PODE MAIS SER INCLUSO COMO DEPENDENTE DO SEGURADO DO REGIME GERAL DA PREVIDENCIA SOCIAL. 2. ASSIM, NÃO SE APLICA O ART. 33, 3º, DO ECA, UMA VEZ QUE DEVE PREVALECER A LEI PREVIDENCIÁRIA, POR SER ESPECÍFICA. AGRG NO RESP /MS, 2ª T.,J , REL. MIN. HUMBERTO MARTINS, DJE )

16 Art. 36. A tutela será deferida, nos termos da lei civil, a pessoa de até 18 (dezoito) anos incompletos. (Redação dada pela Lei nº , de 2009) Vigência Parágrafo único. O deferimento da tutela pressupõe a prévia decretação da perda ou suspensão do poder familiar e implica necessariamente o dever de guarda. (Expressão substituída pela Lei nº , de 2009) Vigência

17 Art. 37. O tutor nomeado por testamento ou qualquer documento autêntico, conforme previsto no parágrafo único do art da Lei no , de 10 de janeiro de Código Civil, deverá, no prazo de 30 (trinta) dias após a abertura da sucessão, ingressar com pedido destinado ao controle judicial do ato, observando o procedimento previsto nos arts. 165 a 170 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº , de 2009) Vigência Parágrafo único. Na apreciação do pedido, serão observados os requisitos previstos nos arts. 28 e 29 desta Lei (REGRAS SOBRE COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA), somente sendo deferida a tutela à pessoa indicada na disposição de última vontade se restar comprovado que a medida é vantajosa ao tutelando e que não existe outra pessoa em melhores condições de assumi-la. (Redação dada pela Lei nº , de 2009) Vigência Art. 38. Aplica-se à destituição da tutela o disposto no art. 24. NÃO É MAIS NECESSÁRIO HIPOTECA LEGAL, APENAS CAUÇÃO (ART , CC/02)

18 TUTELA, ART. 36 E SEGUINTES ECA / ART. 1728/1766 CC. A TUTELA VISA A REPRESENTAÇÃO DOS INTERESSES DO MENOR ATÉ OS 18 ANOS DE IDADE; PODE SER NECESSÁRIA PELA MORTE DOS PAIS OU PELA DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR. É UMA DAS FORMAS DE COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA DE MODO DEFINITIVO, POIS, VISA SUPRIR CARÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO LEGAL DO MENOR, CONFORME ART CC. DESTITUIÇÃO DE TUTELA: ART.38 ECA- APLICA-SE 24 E 22 DO ECA: AOS PAIS INCUMBE O DEVER DE SUSTENTO, GUARDA E EDUCAÇÃO DOS FILHOS MENORES...

19 ESPÉCIES FORMAS ORDINÁRIAS, ARTS. 1729/1732 CC. TESTAMENTÁRIA, PELOS PAIS EM ATO DE ÚLTIMA VONTADE; LEGÍTIMA, PARENTES CONSANGUÍNEOS (LEI); FALTA DO TUTOR (PAIS); DATIVA, NOMEADO PELO JUIZ. PRESTAÇÃO DE CONTAS NECESSIDADE 2 EM 2 ANOS; DEIXAR TUTELA; JUIZ JULGAR NECESSÁRIO. ART CC

20 CESSAÇÃO DA TUTELA PARA O TUTELADO, ART CC; art cessa a condição de tutelado: i - com a maioridade ou a emancipação do menor; ii - ao cair o menor sob o poder familiar, no caso de reconhecimento ou adoção. PARA O TUTOR, ART CC. art cessam as funções do tutor: i - ao expirar o termo, em que era obrigado a servir; ii - ao sobrevir escusa legítima; iii - ao ser removido.

21 QUEM NÃO PODE EXERCER, ART CC. ESCUSA DO EXERCÍCIO DA TUTELA, ART CC; ART PODEM ESCUSAR-SE DA TUTELA: I - MULHERES CASADAS; II - MAIORES DE SESSENTA ANOS; III - AQUELES QUE TIVEREM SOB SUA AUTORIDADE MAIS DE TRÊS FILHOS; IV - OS IMPOSSIBILITADOS POR ENFERMIDADE; V - AQUELES QUE HABITAREM LONGE DO LUGAR ONDE SE HAJA DE EXERCER A TUTELA; VI - AQUELES QUE JÁ EXERCEREM TUTELA OU CURATELA; VII - MILITARES EM SERVIÇO. GARANTIA DA TUTELA CAUÇÃO REAL OU FIDEJUSSÓRIA, ART E P. ÚNICO CC; RESPONSABILIDADE SUBSIDIÁRIA DO JUIZ, ART. 1744, II, CC; RESPONSABILIDADE PESSOAL E DIRETA DO JUIZ, ART. 1744, I, CC.

22 PASSAGEM PARA A FAMÍLIA SUBSTITUTA: (ECA + CC/02) o GUARDA (art. 33) REGULARIZAR A POSSE TEMPORÁRIA EXCEPCIONAL DIREITOS DE DEPENDENTE (INCLUSIVE PREVIDÊNCIAS) CAMINHO PARA A TUTELA o TUTELA (ART. 36) PRÉVIA DECRETAÇÃO DE PERDA OU SUSPENSÃO DO PODER FAMILIAR IMPLICA GUARDA-PRESSUPÕE TER TIDO A GUARDA, MAS NÃO É OBRIGATÓRIA PASSAR PELA GUARDA GUARDA UM POUCO MAIS DEFINITIVA MAIOR ABRANGÊNCIA NÃO DESFAZ O VÍNCULO FAMILIAR REGULARIZA POSSE DE FATO CONFERE DIREITO DE REPRESENTAÇÃO DO TUTOR

23 ADOÇÃO (art. 39) MEDIDA EXCEPCIONAL E IRREGOVÁVEL MÍNIMO 12 ANOS, SALVO SOB GUARDA OU TUTELA ATRIBUI CONDIÇÃO DE FILHO REGRAS DE ADOÇÃO (- NÃO PODEM SER ADOTADOS POR ASCENDENTES E IRMÃOS - ADOÇÃO CONJUNTA: CASAMENTO OU UNIÃO ESTÁVEL - ADOTANTE NO MÍNIMO 16 ANOS DE DIFERENÇA ENTRE O ADOTANTE E O ADOTANDO).

24 O ESTATUTO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE AFIRMA QUE TODA CRIANÇA OU ADOLESCENTE TEM DIREITO A SER CRIADO E EDUCADO NO SEIO DE SUA FAMÍLIA, MAS EM CASOS EXCEPCIONAIS PODEM SER POSTOS EM FAMÍLIAS SUBSTITUTAS. AINDA SOBRE A FAMÍLIA SUBSTITUTA, SOBRE O ECA, É CORRETO AFIRMAR QUE: a) A COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA FAR-SE-Á APENAS MEDIANTE GUARDA OU ADOÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO JURÍDICA DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE, NOS TERMOS DA LEI; b) TRATANDO-SE DE MAIOR DE 10 ( DEZ) ANOS DE IDADE, SERÁ NECESSÁRIO SEU CONSENTIMENTO, COLHIDO EM AUDIÊNCIA; c) OS GRUPOS DE IRMÃOS SERÃO COLOCADOS SOB ADOÇÃO, TUTELA OU GUARDA DA MESMA FAMÍLIA SUBSTITUTA, RESSALVADA A COMPROVADA EXISTÊNCIA DE RISCO DE ABUSO OU OUTRA SITUAÇÃO QUE JUSTIFIQUE PLENAMENTE A EXCEPCIONALIDADE DA SOLUÇÃO DIVERSA, PROCURANDO-SE, EM QUALQUER CASO, EVITAR O ROMPIMENTO DEFINITIVO DOS VÍNCULOS FRATERNAIS; d) A COLOCAÇÃO DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE EM FAMÍLIA SUBSTITUTA SERÁ PRECEDIDA DE SUA PREPARAÇÃO GRADATIVA E ACOMPANHAMENTO POSTERIOR, A SER REALIZADO PELO CONSELHO TUTELAR.

25 O ESTATUTO DA CRIANCA E DO ADOLESCENTE AFIRMA QUE TODA CRIANÇA OU ADOLESCENTE TEM DIREITO A SER CRIADO E EDUCADO NO SEIO DE SUA FAMÍLIA, MAS EM CASOS EXCEPCIONAIS PODEM SER POSTOS EM FAMÍLIAS SUBSTITUTAS. AINDA SOBRE A FAMÍLIA SUBSTITUTA, SOBRE O ECA, É CORRETO AFIRMAR QUE: a) A COLOCAÇÃO EM FAMÍLIA SUBSTITUTA FAR-SE-Á APENAS MEDIANTE GUARDA OU ADOÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DA SITUAÇÃO JURÍDICA DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE, NOS TERMOS DA LEI; b) TRATANDO-SE DE MAIOR DE 10 ( DEZ) ANOS DE IDADE, SERÁ NECESSÁRIO SEU CONSENTIMENTO, COLHIDO EM AUDIÊNCIA; c) OS GRUPOS DE IRMÃOS SERÃO COLOCADOS SOB ADOÇÃO, TUTELA OU GUARDA DA MESMA FAMÍLIA SUBSTITUTA, RESSALVADA A COMPROVADA EXISTÊNCIA DE RISCO DE ABUSO OU OUTRA SITUAÇÃO QUE JUSTIFIQUE PLENAMENTE A EXCEPCIONALIDADE DA SOLUÇÃO DIVERSA, PROCURANDO-SE, EM QUALQUER CASO, EVITAR O ROMPIMENTO DEFINITIVO DOS VÍNCULOS FRATERNAIS; d) A COLOCAÇÃO DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE EM FAMÍLIA SUBSTITUTA SERÁ PRECEDIDA DE SUA PREPARAÇÃO GRADATIVA E ACOMPANHAMENTO POSTERIOR, A SER REALIZADO PELO CONSELHO TUTELAR.

26 BOM DESCANSO, DOUTORES! DÚVIDAS, ANGÚSTIAS, ANSIEDADE OU SOFRIMENTO, ENVIE PARA:

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR O ECA define três modalidades de família. São elas: NATURAL (art. 25, Caput) EXTENSA OU AMPLIADA (art. 25, único) SUBSTITUTA (art. 28) NATURAL Entende-se por família natural

Leia mais

Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente. 1 Direito da Infância e da Adolescência

Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente. 1 Direito da Infância e da Adolescência Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Art. 19 a 38 do Estatuto da Criança e Adolescente 1 Direito à Convivência Familiar e Comunitária Previsão: Arts. 227 da CF e 19 e seguintes do ECA Afeto, cuidado

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Poder Familiar e Direito à Convivência Familiar e Comunitária Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Art. 19, ECA: É direito da criança e do adolescente

Leia mais

Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a Direito da Infância e da Adolescência

Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a Direito da Infância e da Adolescência Continuação Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Adoção- art.39 a 50 1 2 Conceito: medida protetiva de colocação em família substituta que estabelece o parentesco civil entre adotantes e adotados.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Poder Familiar.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Poder Familiar. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/02/2018. Poder Familiar. Extinção do poder familiar é definitiva e ocorre quando: Morte do menor ou

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Medidas de Proteção Profª. Liz Rodrigues - A chamada situação de risco existe quando a criança ou o adolescente estão em uma condição de maior vulnerabilidade e precisam

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Entidades de acolhimento: como já visto, existem duas modalidades de entidades de atendimento as que desenvolvem programas de acolhimento

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 5 DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR Prof. Diego Vale de Medeiros 5.1 PRINCÍPIOS INCORPORADOS COM A LEI 12010/09 NA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO Novos Princípios

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Procedimentos: a partir do art. 152, o Estatuto passa a regulamentar os procedimentos

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Direitos Fundamentais Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Após a decisão de suspensão ou perda do poder familiar, surge a questão de se definir quem vai receber a criança

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO SÃO PAULO/ JUNHO 2015 Antes de ser um fato jurídico, a adoção é um fato social, praticado desde o início da humanidade; Provimento de herdeiro x permanência

Leia mais

DIREITO DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR

DIREITO DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR Turma e Ano: Master B - 2015 Matéria /Aula: ECA Estados de convivências, poder familiar, perda, suspensão e reabilitação do poder familiar, pressupostos para colocação em família substituta, instituto

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Estágio de convivência: - Período de adaptação, que antecede a decisão sobre a adoção e que é utilizado para se verificar a compatibilidade

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Uma gestante pode manifestar o seu desejo de entregar a criança para adoção mesmo antes do nascimento. - Para reger estas situações, aplica-se

Leia mais

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira

Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Questões Aula 2 Noções do ECA Prof. André Vieira Noções do ECA 1. De acordo com o ECA, é considerada criança a pessoa com até doze anos de idade incompletos. 2. Entende-se por família natural aquela que

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Profª. Liz Rodrigues - Procedimento de colocação em família substituta: - Prazo máximo para conclusão do procedimento

Leia mais

Ao Fórum de Abrigos Belo Horizonte A responsabilidade legal do dirigente/guardião

Ao Fórum de Abrigos Belo Horizonte A responsabilidade legal do dirigente/guardião Ao Fórum de Abrigos Belo Horizonte A responsabilidade legal do dirigente/guardião Bom dia, meu nome é Celiane Migliorini de Oliveira, sou advogada, trabalho também junto à Creche Tia Dolores, há aproximadamente

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - : - Modalidade artificial de filiação, que busca imitar a filiação natural, bem por isso conhecida como filiação civil, porquanto decorre

Leia mais

FÓRUM NACIONAL DA JUSTIÇA PROTETIVA

FÓRUM NACIONAL DA JUSTIÇA PROTETIVA PROJETO DE ENUNCIADO Nº 09, de 18 de outubro de 2017. Assegura a execepcionalidade da institucionalização da Criança/Adolescente, reconhecendo a possibilidade de em situações emergências o Conselho Tutelar

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ART. 39 E SEGUINTES ECA É MEDIDA DE EXCEPCIONALIDADE, DEVENDO O MENOR PERMANECER COM A FAMÍLIA NATURAL OU EXTENSA; A ADOÇÃO É COMPETÊNCIA DO ECA; FILIAÇÃO DIREITOS HEREDITÁRIOS

Leia mais

Profa. Alik Santana

Profa. Alik Santana Profa. Alik Santana Instagram: @likeoab PLANEJAMENTO DA AULA 1 Noções preliminares 2 Direito à convivência familiar e comunitária (FAMÍLIA SUBSTITUTA) 3 Acolhimento institucional e familiar 4 Ato infracional

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente

Direito da Criança e do Adolescente CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito da Criança e do Adolescente CERT 7ª Fase Promotor de Justiça Artigos 81 ao 130, ECA Período 2006-2016 1) Com. Exam. (MPE SP) - PJ - 2015 Direito da Criança e do

Leia mais

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA ESTADO FAMÍLIA SOCIEDADE CRIANÇA E ADOLESCENTE CRIANÇA de 0 até 12 anos incompletos ADOLESCENTE de 12 ANOS COMPLETOS até 18 anos incompletos Sabe por que

Leia mais

Seção Especial Jurisprudência Comentada

Seção Especial Jurisprudência Comentada Seção Especial Jurisprudência Comentada Dependentes Previdenciários e Criança ou Adolescente sob Guarda OSCAR VALENTE CARDOSO Juiz Federal Substituto na 4ª Região, Doutorando em Direito (UFRGS), Mestre

Leia mais

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

ECA ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE Thiago Flávio E-mail: thiagofgnaves@gmail.com Lei Federal que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil; A Lei está dividida em duas partes: geral e especial; A parte GERAL são

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 12/12/2018. Exoneração de alimentos.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 12/12/2018. Exoneração de alimentos. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 12/12/2018. Exoneração de alimentos. Observe a peça de Exoneração disponibilizada pelo professor!!! Foro de competência

Leia mais

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04

AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; ; LEI DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 AULA 04 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 04 CAPÍTULO VII DA FAMÍLIA, DA CRIANÇA, DO ADOLESCENTE E DO

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 14/11/2018. Guarda dos filhos menores.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 14/11/2018. Guarda dos filhos menores. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Tipos de guarda. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 14/11/2018 Guarda dos filhos menores. Compartilhada regulada pela lei n.º 13.058/2014, sistema

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente Estatuto da Criança e do Adolescente Material Teórico A colocação em família substituta Responsável pelo Conteúdo: Prof. Ms. Reinaldo Reinaldo Zychan Revisão Textual: Profa. Esp. Márcia Ota A colocação

Leia mais

TUTELA, CURATELA E TOMADA DE DECISÃO APOIADA

TUTELA, CURATELA E TOMADA DE DECISÃO APOIADA TUTELA, CURATELA E TOMADA DE DECISÃO APOIADA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. OS TUTORES...5 Indicação de Tutor... 5 Tutela Testamentária... 5 Tutela Legítima...6 Tutela Dativa...6 Tutela dos Irmãos Órfãos...7

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profª. Liz Rodrigues - Após a apresentação dos direitos fundamentais, o ECA indica os mecanismos legais destinados à promoção destes direitos. - Política de atendimento:

Leia mais

S u m á r i o. Capítulo 1 Conceitos Capítulo 2 Aplicação do ECA Princípio da Proteção Integral da Criança e do Adolescente...

S u m á r i o. Capítulo 1 Conceitos Capítulo 2 Aplicação do ECA Princípio da Proteção Integral da Criança e do Adolescente... S u m á r i o Capítulo 1 Conceitos... 1 1. Nascituro...1 2. Criança...6 3. Adolescente...6 4. Menor Adulto ou Jovem (EC n o 65/2010)...7 5. Adulto...8 Capítulo 2 Aplicação do ECA... 13 Capítulo 3 Princípio

Leia mais

Acolhimento Institucional. Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos

Acolhimento Institucional. Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos Acolhimento Institucional Realidade e Desafios Aspectos Jurídicos -1- Encaminhamento de crianças recém-nascidas e dos genitores ao Juízo da Infância e da Juventude nos casos de grave suspeita de situação

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Joseval Martins Viana. Aula dia 28/11/2018. Poder Familiar.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Joseval Martins Viana. Aula dia 28/11/2018. Poder Familiar. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Joseval Martins Viana. Aula dia 28/11/2018. Poder Familiar. Conceito: Poder familiar é o conjunto de direitos e deveres atribuídos aos pais, no tocante

Leia mais

TESES INSTITUCIONAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE INFRACIONAL

TESES INSTITUCIONAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE INFRACIONAL TESES INSTITUCIONAIS INFÂNCIA E JUVENTUDE INFRACIONAL SÚMULA 01: Não cabe medida socioeducativa de internação por ato infracional de tráfico de entorpecentes, exceto nos casos de reiteração em ato infracional

Leia mais

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros

Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros Aula demonstrativa Estatuto da Criança e do Adolescente Prof. Aloizio Medeiros AULA 0 INTRODUÇÃO AO ECA Solução de questões Aula 01 Arts. 7 ao 24. Solução de questões Aula 02 Arts. 53 ao 69, 141, 143,

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS Capítulo I LIÇÕES PRELIMINARES... 23 1. Introdução... 23 2. Proteção integral e absoluta prioridade... 24 3. Crianças e adolescentes são sujeitos de direito... 25 4. Conceito de criança e de adolescente...

Leia mais

UNIÃO ESTÁVEL TUTELA E CURATELA. Tutela - Conceito. Segundo Sílvio Rodrigues, podemos conceituar tutela como : TUTELA

UNIÃO ESTÁVEL TUTELA E CURATELA. Tutela - Conceito. Segundo Sílvio Rodrigues, podemos conceituar tutela como : TUTELA UNIÃO ESTÁVEL TUTELA E CURATELA Tutela - Conceito TUTELA Segundo Sílvio Rodrigues, podemos conceituar tutela como : "instituto de nítido caráter assistencial e que visa substituir o pátrio poder em face

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: Dispõe sobre adoção e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943,

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente

Direito da Criança e do Adolescente CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito da Criança e do Adolescente 1) CESPE - PJ (MPE RR)/MPE RR/2012 Direito da Criança e do Adolescente Assinale a opção correta a respeito dos institutos da guarda,

Leia mais

Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado

Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado Defensoria Pública é instituição prevista na Constituição Federal (art. 134), presta assistência jurídica gratuita à população necessitada (geralmente são atendidas

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do : previstas, principalmente, no art. 136 do ECA. - Além destas, o CT tem o dever de fiscalizar entidades de atendimento

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Acesso à Justiça Profª. Liz Rodrigues - A integra a Justiça Estadual. A criação das Varas da Infância e Juventude depende das necessidades do estado e as leis de organização

Leia mais

até 12 anos de idade incompletos

até 12 anos de idade incompletos ECA - Estatuto da Criança e Adolescente Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de

Leia mais

Sumário. Apresentação, xiii Uma palavra inicial, xv. 1 Princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, 1

Sumário. Apresentação, xiii Uma palavra inicial, xv. 1 Princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, 1 Sumário Apresentação, xiii Uma palavra inicial, xv 1 Princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente, 1 Introdução, 1 1.1 Origens históricas da proteção a crianças e adolescentes, 2 1.2 Disposições

Leia mais

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão:

Informações de Impressão. Informações de Impressão. Questão: Questão: 469592 Com relação aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, julgue os itens a seguir. A colocação da criança ou adolescente em família substituta será precedida de sua preparação

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROVA OBJETIVA - CONSELHO TUTELAR CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 1. Art. 3º do ECA: a criança e adolescente gozam de todos os inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da de que trata esta lei (...). Assinale

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Mestre e Doutorando em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP; Especialista em Direito das Relações de Consumo pela PUC/SP; Professor Universitário (graduação e pós-graduação) e

Leia mais

TEXTO ATUAL ANTEPROJETO DE LEI ALTERAÇÕES PROPOSTAS

TEXTO ATUAL ANTEPROJETO DE LEI ALTERAÇÕES PROPOSTAS TEXTO ATUAL ANTEPROJETO DE LEI ALTERAÇÕES PROPOSTAS Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde, inclusive as unidades neonatais, de terapia intensiva e de cuidados intermediários, deverão proporcionar

Leia mais

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA

RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA RESPONSABILIDADE RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA ESTADO FAMÍLIA SOCIEDADE CRIANÇA E ADOLESCENTE CRIANÇA de 0 até 12 anos incompletos ADOLESCENTE de 12 ANOS COMPLETOS até 18 anos incompletos Sabe por que

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 13.509, DE 22.11.2017 Dispõe sobre adoção e altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei

Leia mais

VI FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA PROTETIVA - FONAJUP. PALMAS TO 27 e 29/03

VI FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA PROTETIVA - FONAJUP. PALMAS TO 27 e 29/03 VI FÓRUM NACIONAL DE JUSTIÇA PROTETIVA - FONAJUP PALMAS TO 27 e 29/03 Comissão Legislativa Apresentação PLs alterações ECA Concentração matérias mais relevantes Discussão com plenário CONSELHO TUTELAR

Leia mais

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER

XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER XXII EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PROF.ª MAÍRA ZAPATER Noções introdutórias A doutrina da proteção integral Art. 1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - AULA 1 QUESTÕES COMENTADAS

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - AULA 1 QUESTÕES COMENTADAS ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - AULA 1 QUESTÕES COMENTADAS 1. (FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justiça) No que concerne à adoção, com necessária atuação

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Beneficiários do RGPS Dependentes dos segurados Parte - 2 Prof. Bruno Valente - não emancipado; - de qualquer condição; - Menor de 21 anos; - Inválido / interditado. A emancipação

Leia mais

1. Estatuto da Criança e Adolescente - Lei 8.069/90: Art. 1 - Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

1. Estatuto da Criança e Adolescente - Lei 8.069/90: Art. 1 - Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. 1 ECA PONTO 1: Estatuto da Criança e Adolescente Lei 8.069/90 PONTO 2: Espécies de Famílias PONTO 3: Competência PONTO 4: Rito PONTO 5: Guarda PONTO 6: Suspensão e destituição do Poder Familiar PONTO 7:

Leia mais

Tutela, Tutela testamentária, Tutela legítima, Tutela dativa, Poder familiar, ECA

Tutela, Tutela testamentária, Tutela legítima, Tutela dativa, Poder familiar, ECA Curso de Direito - Parte Especial - Livro IV - Do Direito de Família - Prof. Ovídio Mendes - Fundação Santo André 1 / 11 DA TUTELA P A R T E E S P E C I A L LIVRO IV DO DIREITO DE FAMÍLIA TÍTULO IV DA

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Lei 8.069/90

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Lei 8.069/90 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Lei 8.069/90 Professora Márcia Maria Luviseti EVOLUÇÃO HISTÓRICA Até 1900 Final do Império e início da Republica - Não se tem registro, até o início do século XX, do

Leia mais

NOVA ALTERAÇÃO DA CLT ESTENDE A GARANTIA DE EMPREGO À ADOTANTE

NOVA ALTERAÇÃO DA CLT ESTENDE A GARANTIA DE EMPREGO À ADOTANTE Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 INFORMATIVO 13/2017 NOVA ALTERAÇÃO DA CLT ESTENDE A GARANTIA DE EMPREGO À ADOTANTE Foi publicada no Diário Oficial da União em 23 de novembro de 2017 a Lei

Leia mais

Prof. Adilson Sanchez

Prof. Adilson Sanchez Prof. Adilson Sanchez Adilson Sanchez Advogado especializado em Direito Previdenciário e do Trabalho. Professor da UNI-FMU. Mestre em Direito. Conferencista pela OAB/SP desde 1987. Coordenador do Curso

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 1 Sistema Jurídico dos Direitos da Criança e do Adolescente Prof. Diego Vale de Medeiros 1.1 INTRODUÇÃO Especialização da organização judiciária Contextualização

Leia mais

ADOÇÃO. 1 Introdução: 1 Evolução legislativa: 12/10/2014. Filiação natural vs. Filiação adotiva. Infertilidade: Interesse dos casais

ADOÇÃO. 1 Introdução: 1 Evolução legislativa: 12/10/2014. Filiação natural vs. Filiação adotiva. Infertilidade: Interesse dos casais ADOÇÃO Prof.a Dra Cíntia Rosa Pereira de Lima 1 Introdução: Filiação natural vs. Filiação adotiva Infertilidade: Interesse dos casais Melhor interesse da criança e do adolescente 1 Evolução legislativa:

Leia mais

TUTELA MENOR TUTELADO

TUTELA MENOR TUTELADO TUTELA MENOR TUTELADO Ana Paula Pereira Alencar 1 Jéssica Cristina Serrão de F. Aquino 2 José Henrique Bonela Dinon 3 Larissa Cristina R. Merino 4 Luzivânia A. Freire 5 RESUMO A tutela é o direito que

Leia mais

Direito da Criança e do Adolescente Dr. Pietro Chidichimo

Direito da Criança e do Adolescente Dr. Pietro Chidichimo 1 1. Considere as seguintes afirmações sobre Estatuto da Criança e do Adolescente: I. Filiou-se à doutrina da prevenção especial, que considera crianças e adolescentes como sujeitos cuja proteção se faz

Leia mais

ALIENAÇÃO PARENTAL. parental;

ALIENAÇÃO PARENTAL. parental; 1 ALIENAÇÃO PARENTAL PROJETO DE LEI Nº 4.053, DE 2008, DA CÂMARA DOS DEPUTADOS DISPÕE SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL Autor: Deputado Régis de Oliveira SUBSTITUTIVO DA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

Leia mais

Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente ESTADO DE 17 de Novembro 1889 ESTADO DE SANTA CATARINA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude CEIJ Estatuto da Criança e do Adolescente Lei nº 8.069/90 atualizado com as

Leia mais

PROJETO DE LEI N o..., DE 2016 (Do Sr. Augusto Coutinho)

PROJETO DE LEI N o..., DE 2016 (Do Sr. Augusto Coutinho) PROJETO DE LEI N o..., DE 2016 (Do Sr. Augusto Coutinho) Altera a Lei n o 8.069, de 13 de julho de 1990, que Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. O Congresso Nacional

Leia mais

O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA

O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA O Conselho Tutelar e o Ministério Público PAOLA DOMINGUES BOTELHO REIS DE NAZARETH PROMOTORA DE JUSTIÇA COORDENADORA CAO-DCA CONSELHO TUTELAR 1. CONCEITO (art. 131, ECA): órgão permanente e autônomo, não

Leia mais

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques Noções de Direito Civil Professora Ana Carla Ferreira Marques E-mail: anacarlafmarques86@gmail.com P A R T E G E R A L LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Habilitação para Adoção Profª. Liz Rodrigues - Procedimento de habilitação: padroniza o procedimento de habilitação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Texto compilado (Vide Lei nº 13.105, de 2015) (Vigência) Dispõe sobre o Estatuto da Criança e

Leia mais

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de

Sumário. 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1 Estatuto da Criança e do Adolescente Anotado... 1 Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990... 1 Livro I Parte Geral... 1 Título I Das Disposições Preliminares... 1 Título II Dos Direitos Fundamentais...

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Regime previdenciário Parte 3 Prof. Thamiris Felizardo Lei 8.112/90 Seguridade Social do Servidor Regime previdenciário A União manterá Plano

Leia mais

LEI DE 26 DE AGOSTO DE 2010

LEI DE 26 DE AGOSTO DE 2010 LEI 12.318 DE 26 DE AGOSTO DE 2010 LEI Nº 12.318 DE 26 DE AGOSTO DE 2010. DISPÕE SOBRE A ALIENAÇÃO PARENTAL E ALTERA O ART. 236 DA LEI NO 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber

Leia mais

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso.

Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Da Ordem Social: da família, da criança, do adolescente e do idoso. Cretella Júnior e Cretella Neto Direito Constitucional III Prof. Dr. João Miguel da Luz Rivero jmlrivero@gmail.com Base da ordem social

Leia mais

ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA

ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA ACOLHIMENTO FAMILIAR E REPÚBLICA Beatriz Guimarães Bernardeth Gondim Claudia Souza Acolhimento Familiar Nomenclaturas utilizadas no Brasil para Acolhimento Familiar: Família acolhedora Família de apoio

Leia mais

Ministério Público: Família e Sucessões. Oswaldo Peregrina Rodrigues

Ministério Público: Família e Sucessões. Oswaldo Peregrina Rodrigues Ministério Público: Família e Sucessões Oswaldo Peregrina Rodrigues Promotor de Justiça em São Paulo Professor Universitário (PUC/SP) Funções Essenciais à Justiça (CR/1988) Poder Judiciário (arts. 92/126)

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 05

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 05 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES. Aula Ministrada pelo Prof. Nelson Sussumu Shikicima 1-) Famílias contemporâneas Conti.: Duração razoável do processo deve ser levada em consideração, trata-se

Leia mais

Dê-se ao projeto a seguinte redação: O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Dê-se ao projeto a seguinte redação: O CONGRESSO NACIONAL decreta: Substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei nº 6.222-A de 2005 do Senado Federal (PLS nº 314/04 na Casa de origem), que dá nova redação ao 2º do art. 46 e ao caput do art. 52 da Lei nº 8.069,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Página 1 de 77 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Texto compilado Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Page 1 of 66 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Texto compilado Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras

Leia mais

Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8.

Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8. Segue quadro comparativo sobre as alterações trazidas pela MP nº 664/2014, no tocante à pensão deixada pelo servidor público federal Lei 8.112/90: Lei nº 8.112/90 redação anterior à Medida Provisória nº

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA Nº 008/2008 CRMB Diário da J ustiça de 14/10/2008

PORTARIA CONJUNTA Nº 008/2008 CRMB Diário da J ustiça de 14/10/2008 PORTARIA CONJUNTA Nº 008/2008 CRMB Diário da J ustiça de 14/10/2008 DISCIPLINA O PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO DE PRETENDENTES A GUARDIÕES, EVITANDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO EM ABRIGOS E GARANTIDO ÀS CRIANÇAS

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990. Texto compilado Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

Leia mais

ADRIANA MENEZES QUADROS RESUMOS DE BENEFÍCIOS MP 664/2014

ADRIANA MENEZES QUADROS RESUMOS DE BENEFÍCIOS MP 664/2014 ADRIANA MENEZES https://www.facebook.com/profadrianamenezes?ref_type=bookmark site: www.adrianamenezes.com QUADROS RESUMOS DE S MP 664/2014 AUXÍLIO DOENÇA REQUISITOS CARÊNCIA SALÁRIO DE SB RENDA MENSAL

Leia mais

GUARDA COMPARTILHADA. Comissão de Direito. de Família e Sucessões

GUARDA COMPARTILHADA. Comissão de Direito. de Família e Sucessões Comissão de Direito de Família e Sucessões 01 O QUE SIGNIFICA GUARDA? A guarda compartilhada consiste em uma das modalidades de guarda dos filhos após a separação do casal. Nela, as decisões, rotineiras

Leia mais

ECA- Exame de Ordem- OAB. Rodrigo Canda AULA 01. Estatuto da Criança e do Adolescente ECA.

ECA- Exame de Ordem- OAB. Rodrigo Canda AULA 01. Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente ECA. é um conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas, e expedindo

Leia mais

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI N o 12.010, DE 29 DE JULHO DE 2009 Dispõe sobre adoção; altera as Leis n o s 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, 8.560, de 29 de dezembro de 1992; revoga dispositivos

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.010, DE 29 DE JULHO DE 2009. Dispõe sobre adoção; altera as Leis n os 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Aula 9 Política de Atendimento Profa. Leila Rocha Sponton 9.1 Política de Atendimento Art. 86. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 542, DE 2018

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 542, DE 2018 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 542, DE 2018 Dispõe sobre a custódia compartilhada dos animais de estimação nos casos de dissolução do casamento ou da união estável. AUTORIA: Senadora Rose de

Leia mais

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson

Adoção: Os desafios de quem ganha. mais... Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank. Professor Roberson Adoção: Os desafios de quem ganha Professor Roberson Bruno Calegaro Gagliasso, Titi, Giovanna Ewbank mais... Garantir um direito? Resolver um problema? Adoção: Para a língua portuguesa, adotar de acordo

Leia mais

Art É nula a nomeação de tutor pelo pai ou pela mãe que, ao tempo de sua morte, não tinha o poder familiar.

Art É nula a nomeação de tutor pelo pai ou pela mãe que, ao tempo de sua morte, não tinha o poder familiar. O que significa a tutela no universo jurídico? Artigos: 1.728 a 1.766, Código Civil Art. 1.728. Os filhos menores são postos em tutela: I - com o falecimento dos pais, ou sendo estes julgados ausentes;

Leia mais

CONTRIBUINTES DO RGPS

CONTRIBUINTES DO RGPS CONTRIBUINTES DO RGPS Contribuintes do RGPS Segurados Empresa Obrigatórios Facultativo Empregado Empregado doméstico Contribuinte individual Trabalhador Avulso Especial Empregador doméstico Beneficiários

Leia mais

PENSÃO POR MORTE: SAIBA QUANDO E COMO SOLICITAR

PENSÃO POR MORTE: SAIBA QUANDO E COMO SOLICITAR PENSÃO POR MORTE: SAIBA QUANDO E COMO SOLICITAR A pensão por morte da REFER será concedida aos beneficiários do participante a partir do dia seguinte de seu falecimento. Será paga enquanto lhes for assegurada

Leia mais

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Bloco 01 Professora Adriane de Sousa 1.Visão Histórica e Princípios: Obs. Art.100 ECA 12 princípios expressos- Lei 12.010/09 Obs. 227 CF: É dever da família, da sociedade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS AVÓS NAS AÇÕES DE GUARDA: UMA ANÁLISE EM CASOS CONCRETOS FRENTE À ATUAÇÃO DO NEDDIJ

A IMPORTÂNCIA DOS AVÓS NAS AÇÕES DE GUARDA: UMA ANÁLISE EM CASOS CONCRETOS FRENTE À ATUAÇÃO DO NEDDIJ 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

SUBSTITUTIVO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS AO PLS Nº 314, DE 2004 (Texto Consolidado)

SUBSTITUTIVO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS AO PLS Nº 314, DE 2004 (Texto Consolidado) SUBSTITUTIVO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS AO PLS Nº 314, DE 2004 (Texto Consolidado) Dispõe sobre adoção; altera as Leis nºs 8.069, de 13 de julho de 1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente, 8.560, de 29

Leia mais