Bem assim estabelece o Art. 2º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8906/94):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bem assim estabelece o Art. 2º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8906/94):"

Transcrição

1

2 O estudo desta disciplina será norteado pelo Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (EAOAB Lei 8.906/94), pelo Código de Ética e Disciplina (CED), como também pelo Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e a OAB (RGEAOAB). Além da Legislação mencionada, faremos menção também a outros ramos do Direito, a começar pela Constituição Federal, a qual em seu Art. 133 comenta acerca da indispensabilidade do Advogado na administração da Justiça, quando estabelece: Art O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Bem assim estabelece o Art. 2º do Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil (Lei 8906/94): Art. 2º - O advogado é indispensável à administração da justiça. 1º No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social. 2º No processo judicial, o advogado contribui, na postulação de decisão favorável ao seu constituinte, ao convencimento do julgador, e seus atos constituem múnus público. 3º No exercício da profissão, o advogado é inviolável por seus atos e manifestações, nos limites desta lei. ATIVIDADE PRIVATIVA DA ADVOCACIA De acordo com o Art. 1 º do Estatuto, são atividades privativas da Advocacia a postulação a órgão do Poder Judiciário e aos Juizados especiais, bem como as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. Consultoria: primeiro atendimento; Assessoria: atos posteriores; e Direção Jurídica: gerência jurídica que qualquer empresa pública, privada ou paraestatal deve possuir referentes à mesma.

3 O Art. 4º do EAOAB estabelece que são nulos todos os atos privativos do Advogado praticados por pessoas não inscritas na OAB, como também aqueles atos praticados por Advogados impedidos, suspensos, licenciados ou que passar a exercer atividade incompatível com a advocacia A) Impedimento (Art. 30, I e II do EAOAB): é a proibição parcial do exercício da Advocacia; B) Suspensão (Art. 37 do EAOAB): é a punição aplicada pela OAB afastando o Advogado por um determinado tempo, podendo variar entre 30 dias a 12 meses; C) Licenciamento (Art. 12 do EAOAB): solicitação de afastamento por motivo justificado; D) Atividade incompatível (Art. 28 do EAOAB): Ao exercer atividade incompatível com a Advocacia, o profissional será impedido de atuar, em se tratando de incompatibilidade temporária, será concedida a licença do mesmo. Entretanto, importante atentar que as atividades privativas não são absolutas, apresentando algumas exceções: Postulação perante a Justiça do Trabalho; Postulação perante o Juizado Especial Cível; Postulação perante o Juizado Especial Cível Federal; Impetração de Habeas Corpus; Postulação perante o Juiz de paz; e Visar atos e contratos constitutivos de empresas individuais, ME e EPP. ADVOCACIA PÚBLICA (ART. 3 1º EAOAB) A Advocacia Pública, como regulamenta o Provimento 114/ 2006 editado pelo Conselho Federal da OAB, deve ser exercida por Advogado inscrito na OAB, que ocupe cargo ou emprego público, ou de direção de órgão jurídico, em atividade de representação judicial, de consultoria ou orientação judicial e de defesa dos necessitados.

4 Os profissionais que exercem advocacia pública estão sujeitos primeiramente ao regime da Lei da Advocacia, e só posteriormente ao seu regime próprio. Porquanto, tais profissionais podem integrar qualquer órgão da OAB. O Advogado público pode atuar nas seguintes áreas: a) Federal: Advogados da União; Procuradores da Fazenda, Procuradores Federais e Procuradores do Banco Central; b) Estadual e Distrito Federal: Procuradores do Estado e Procuradores das Autarquias e Fundações públicas; e c) Municipal: Procuradores do Município e Procuradores das Autarquias e Fundações Públicas. MANDATO JUDICIAL (ART. 5 EAOAB E ARTS. 8 AO 24 CED) O profissional para advogar em favor dos interesses de terceiros precisa possuir poderes de representação. Esta representação se estabelece pela figura contratual do mandato, através do qual alguém (mandatário ou procurador) recebe poderes de outra pessoa (mandante) para, em seu nome, executar atos de efeitos jurídicos ou administrar interesses. Ademais, vale lembrar que o referido contrato será consolidado pelo instrumento de procuração. O Advogado sem procuração poderá atuar em casos urgentes, devendo, entretanto, juntá-la no prazo de 15 dias, prorrogáveis por igual período, sob pena dos atos praticados serem reputados como inexistentes (Art. 37, CPC e Art. 5 1, EAOAB). A extinção do mandato poderá ocorrer por meio das seguintes hipóteses: a) Renúncia: o Advogado poderá renunciar os poderes de representação unilateralmente, todavia, devendo notificar de forma inequívoca o mandatário, ademais, deverá o Advogado permanecer em seu pleno exercício durante o período de 10 (dez) dias, salvo se for substituído; b) Revogação: Trata-se de ato unilateral do cliente que poderá revogar sem aviso prévio os poderes de outorga do Advogado, embora que tal ato não o desobrigará o pagamento de honorários

5 advocatícios e verbas honorárias de sucumbência; c) Substabelecimento sem reserva de poderes: revoga os poderes concedidos ao Advogado substabelecente, o qual não mais poderá atuar no processo e d) Forma presumida: configurada pela conclusão da causa ou o arquivamento do processo. FIQUE ATENTO! A renúncia é um ato do Advogado, ao passo que a revogação é um ato do cliente. O Advogado poderá outorgar os poderes que recebeu do cliente por meio do instrumento de Substabelecimento que poderá ser com reserva de poderes ou sem reserva de poderes. Para isso, importante que conste na procuração poderes expressos para substabelecer. INSCRIÇÃO NA OAB (ART. 8º EAOAB) Os Cidadãos de nacionalidade brasileira diplomados por qualquer faculdade de Direito do Brasil ou de Portugal, legalmente habilitados a exercer a advocacia no Brasil, podem inscrever-se na Ordem dos Advogados (Art. 3 EAOAB), depois de preenchidos os requisitos constantes no Art. 8 do EAOAB, a saber: Art. 8º - Para inscrição como advogado é necessário: I capacidade civil; II diploma ou certidão de graduação em direito, obtido em instituição de ensino oficialmente autorizada e credenciada; III título de eleitor e quitação do serviço militar, se brasileiro; IV aprovação em Exame de Ordem; V não exercer atividade incompatível com a advocacia; VI idoneidade moral; VII prestar compromisso perante o Conselho. I Capacidade civil: O bacharel em Direito deverá possuir capacidade de direito e de fato, ou seja, ter 18 anos completos e gozar de sanidade mental.

6 II Diploma ou certidão de graduação em direito: deve ser obtido em instituição oficialmente autorizada e credenciada pelo MEC. O curso concluído em instituições estrangeiras apenas terá validade se for devidamente revalidado no Brasil. III Título de eleitor e quitação do serviço militar: o bacharel em Direito deverá comprovar a regularização eleitoral e, em sendo do sexo masculino, a regularização militar. IV Aprovação em exame da ordem: o exame atualmente é regulamentado pelo Provimento 144/ 2011, sendo realizado três vezes ao ano. V Não exercer atividade incompatível com a advocacia: no Art. 28 do EAOAB teremos elencadas todas as atividades que são incompatíveis com o exercício da Advocacia. Entretanto, muito embora o candidato exerça atividade incompatível, este poderá realizar o exame, obtendo, acaso aprovado, uma certidão de aprovação. A certidão de aprovação não possui prazo de validade. VI Idoneidade moral: o bacharel em direito deverá ser pessoa idônea, pela importância da função social e da própria atividade da advocacia. O requisito para inscrição na OAB é Idoneidade moral, ao passo que Inidoneidade moral é uma hipótese de exclusão dos quadros da OAB. VII Prestar compromisso perante o Conselho: O bacharel em Direito terá que prestar compromisso perante o Conselho Seccional, trata-se de ato personalíssimo, não sendo possível a figura do procurador. Inscrição principal (Art. 10 EAOAB): Deverá ser realizada no Conselho Seccional em que o Advogado estabelecer seu domicílio. Vale lembrar que o domicílio profissional poderá abranger todo o território nacional. Inscrição suplementar (Art. 10 EOAB, 2 ): Será necessária quando o Advogado exercer atividade profissional fora da sua sede principal, excedendo 5 (cinco) causas por ano. Inscrição por transferência (Art. 10 EOAB, 3 ): Em caso de mudança de domicílio profissional, deverá o Advogado solicitar junto ao Conselho Seccional em que se encontra inscrito, a transferência de seu registro para a Seção que pretende atuar.

7 ESTRANGEIROS E A ADVOCACIA NO BRASIL (Art. 8 2 EAOAB) O Cidadão estrangeiro, como também o brasileiro formado no exterior, poderá validar seu diploma desde que atenda aos requisitos constantes no já mencionado Art. 8 do EAOAB, além de realizar prova de título de graduação e revalidar no MEC. Muito embora o Advogado estrangeiro não revalide seu diploma, poderá este atuar no território nacional, todavia, com algumas restrições impostas pelo provimento 91/ De modo que, os Advogados estrangeiros ou sociedades de advogados deverão obter autorização precária no Conselho Seccional do local onde tiver o domicílio profissional, restringindo-se apenas à prestação de serviços de consultoria/ assessoria em Direito estrangeiro ao país de origem. FIQUE ATENTO! O Advogado de nacionalidade portuguesa que queira se inscrever junto a OAB, será dispensado do Exame de Ordem e da revalidação do diploma. CANCELAMENTO E LICENCIAMENTO DA INSCRIÇÃO O Estatuto, em seu Art. 11, disciplina sobre o cancelamento da inscrição na OAB, apontando algumas hipóteses: a) assim o requerer; b) sofrer penalidade de exclusão; c) falecer; d) passar a exercer, em caráter definitivo, atividade incompatível com a advocacia; e e) perder qualquer um dos requisitos necessários para inscrição. O cancelamento difere da licença (Art. 12) uma vez que esta significa afastamento temporário e aquele possui caráter definitivo. Ademais, quanto as hipóteses, a licença pode

8 ser requerida: a) requerer por motivo justificado; b) exercer atividade incompatível com a advocacia em caráter temporário; e c) sofrer doença mental curável. FIQUE ATENTO! Em nova solicitação de inscrição, deve o Advogado fazer prova dos requisitos do Art. 8 do EAOAB, exceto prestar novo Exame da Ordem. SOCIEDADE DE ADVOGADOS Regulamentada pelos Arts. 15 a 17 do EAOAB, a Sociedade de Advogados não pode ser registrada em cartório nem funcionar na forma de sociedade empresária ou qualquer outra que possua cunho mercantil. Ademais, uma Sociedade de Advogados deve ser composta apenas por advogados inscritos nos quadros da OAB. Natureza Jurídica: Sociedade simples; Personalidade Jurídica: Adquirida junto ao Conselho Seccional da OAB onde se encontrar a sede da Sociedade; Responsabilidade dos sócios: Subsidiária e ilimitadamente; Objeto social: atividade de advocacia; Razão social: a Sociedade deverá ter obrigatoriamente o nome completo ou abreviado de um Advogado responsável pela Sociedade, não é permitido nome fantasia. Cai na Prova: O contrato social deve ser averbado no Conselho Seccional da matriz e arquivado no Conselho Seccional da filial. ESPÉCIES DE ADVOGADOS a) Profissional liberal: é o profissional que não mantém vínculo empregatício; b) Sócio: Advogado regulamente inscrito no local da sede da Sociedade;

9 c) Associado: Advogado que poderá participar dos lucros da Sociedade a qual for associado. Não possui vínculo empregatício, sendo apenas uma relação contratual. Ademais, quanto a responsabilidade civil, este responderá subsidiária e ilimitadamente pelos danos causados. d) Advogado empregado: será aquele que mantém um vínculo empregatício, sob o regime celetista. Vale lembrar que este não perderá a isenção técnica nem a independência profissional, inerentes à advocacia. FIQUE ATENTO! O salário mínimo não é formalizado pela OAB e sim por sentença normativa. HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS Trata-se da contraprestação, sem caráter obrigatório, paga pelo Cliente ao Advogado em razão de serviços judiciais e extrajudiciais. Tipos de Honorários: a) Honorários convencionados: honorários acordados livremente entre o Advogado e seu cliente; b) Honorários arbitrados: na ausência de estipulação de valores, os honorários poderão ser judicialmente arbitrados; e c) Honorários de sucumbência: honorários provenientes da parte vencida, como também nas execuções de títulos extrajudiciais. Natureza jurídica: os Honorários Advocatícios têm natureza alimentar. A forma de pagamento dos honorários advocatícios é livremente pactuada entre as partes. Na falta de convenção, será observada a norma supletiva do Estatuto (art. 22, 3, do EAOAB), prevendo a divisão do pagamento dos honorários em três momentos, em partes iguais (1/3 no início da prestação do serviço, 1/3 após a decisão de 1ª instância e 1/3 no final

10 do processo), quando se tratar de processo judicial, bem como de serviços extrajudiciais. Ademais, o Advogado poderá fixar sua remuneração sempre acima do mínimo fixado na Tabela de Honorários, pois a observância do valor mínimo deve-se ao art. 41 do CED. Os honorários integram o patrimônio civil da pessoa do advogado, portanto, em caso de morte, transmite-se a seus sucessores legítimos. O mesmo vale para casos de incapacidade civil superveniente. Regra: Pago em pecúnia. Exceção: Quota litis (pagamento em bens final do processo). Prescrição dos honorários (art. 25 EAOAB) - 5 (cinco) anos A) Vencimento do contrato; B) Trânsito em julgado da decisão; C) Término do serviço extrajudicial; D) Desistência ou da transação (acordo); e E) Renúncia ou revogação. INCOMPATIBILIDADE E IMPEDIMENTO Incompatibilidade e Impedimento são espécies de restrições ao exercício da advocacia. A Incompatibilidade refere-se à proibição total do exercício da advocacia (art. 28 EAOAB), de modo que o Advogado não poderá advogar em hipótese alguma, nem mesmo em causa própria. Entretanto, tal proibição poderá ensejar apenas uma licença quando a atividade incompatível tiver natureza temporária (art. 12, II, do EAOAB), ou pode gerar o cancelamento da inscrição, nos casos de atividade incompatível em caráter definitivo. Os atos praticados pelo Advogado que passa a exercer atividade incompatível são nulos. A nulidade é absoluta, não devendo ser confundida com a anulação ou a anulabilidade.

11 O impedimento significa que o Advogado poderá exercer parcialmente suas atividades advocatícias, são espécies de impedimentos: Art. 30. São impedidos de exercer a advocacia: I - os servidores da administração direta, indireta e fundacional, contra a Fazenda Pública que os remunere ou à qual seja vinculada a entidade empregadora; II - os membros do Poder Legislativo, em seus diferentes níveis, contra ou a favor das pessoas jurídicas de direito público, empresas públicas, sociedades de economia mista, fundações públicas, entidades paraestatais ou empresas concessionárias ou permissionárias de serviço público. Parágrafo único. Não se incluem nas hipóteses do inciso I os docentes dos cursos jurídicos. Apesar de serem servidores públicos, os docentes dos cursos jurídicos podem advogar livremente. O impedimento é a proibição parcial do exercício da advocacia, todavia, existem algumas hipóteses diferentes, nas quais a pessoa pode advogar, mas somente no âmbito do cargo público que ocupa ou, então, pode advogar menos no setor onde trabalha, tratando de impedimento especial. RESPONSABILIDADE CIVIL, PENAL E DISCIPLINAR DO ADVOGADO No exercício profissional, o Advogado é responsável pelos atos que praticar com dolo ou culpa. A relação estabelecida entre o cliente e o advogado é de consumo, sendo prestador de serviço, a regra é a responsabilidade objetiva, mas a própria Lei condicionou-a à existência de culpa no que se refere aos profissionais liberais. A responsabilidade civil do Advogado, portanto, decorre da culpa e tem fundamento na responsabilidade civil subjetiva, exigindo que se comprove a efetiva culpa. Portanto, o Advogado será responsabilizado civilmente quando: pelo erro de direito, pelo erro de fato, pelas omissões de providências necessárias para ressalvar direitos do seu constituinte, pela perda de prazo, pela desobediência às instruções do constituinte, pelos pareceres que der contrário à lei, à jurisprudência e à doutrina, pela omissão de conselho, pela violação de segredo profissional, pelo dano causado a terceiro, pelo fato de não representar o constituinte, pela circunstância de ter feito publicações desnecessárias sobre alegações forenses ou relativas a causas pendentes, por ter servido de testemunha nos casos arrolados no

12 art. 7, XIX, do EAOAB, por reter ou extraviar autos que se encontravam em seu poder, pela violação ao disposto no art. 34, XV, XX, XXI, da Lei 8.906/94. Responsabilidade Penal: O crime de Patrocínio Infiel é um dos crimes praticados contra a administração da Justiça, ocorre quando o Advogado prejudica o interesse do seu cliente (art. 355, do CPB). O sujeito ativo desse crime é o Advogado, membros da Advocacia Geral da União, da Procuradoria da Fazenda Nacional, das Defensorias Públicas, Procuradorias e Consultorias Jurídicas dos Estados, Municípios, Distrito Federal, Autarquias e demais entidades da Administração indireta e fundacional. O sujeito passivo é o Estado e, secundariamente, a parte prejudicada. Para configurar o crime de Patrocínio Infiel, não basta ter a configuração de negligência ou imperícia, sendo necessário dolo e malícia. Patrocínio simultâneo e Patrocínio sucessivo são crimes praticados por Advogado, ou Procurador judicial, contra a Administração da justiça. O Advogado comete crime de Patrocínio simultâneo quando defende, na mesma causa, ao mesmo tempo, os interesses de partes contrárias. Ocorrerá o Patrocínio sucessivo, entretanto, quando o Advogado deixar de patrocinar a parte autora e passar a representar a parte contrária. Importante mencionar também o crime de Exercício da atividade com infração de decisão administrativa, configurado pela prática reiterada dos atos próprios da atividade da qual o sujeito se encontra impedido de exercer por decisão administrativa. Por fim, temos o crime de Sonegação de autos por meio do qual o Advogado inutiliza ou não restitui as peças referentes a um processo. Responsabilidade Disciplinar:

13 Trata-se da apuração e aplicação, pela OAB, ao Advogado ou estagiário que infringir as normas contidas no EAOAB, no RGEAOAB e no CED, de processo e punição pela OAB. São três as infrações disciplinares: censura, suspensão e exclusão. Enquanto que a sanção se divide em quatro: censura, suspensão, exclusão e multa (art. 35 EAOAB). Sanções Disciplinares: a) Censura: Pode ser convertido em advertência na presença de circunstâncias atenuantes. Ademais, as causas atenuantes serão utilizadas para determinar o valor da multa e o período da suspensão. b) Suspensão: Proíbe o exercício da advocacia em todo território nacional pelo período mínimo de 30 dias e máximo de 12 meses. c) Exclusão: Implica no cancelamento do número da inscrição, que jamais se restaura, mas depende da manifestação favorável de 2/3 de todos os membros do conselho seccional competente, permite o retorno aos quadros da OAB, por meio de nova inscrição desde que comprido os requisitos dos 2ºm e 3º do art. 11 EAOAB. d) Multa: É uma sanção acessória. Aplicada com a censura ou suspensão na presença de situação agravante. PROCEDIMENTO DISCIPLINAR (ARTS EOAB) O Processo disciplinar será iniciado mediante representação protocolada na OAB, ou

14 por ato de ofício. A competência ficará a cargo do Conselho Seccional do local da infração, salvo se ela for cometida sob o Conselho Federal ou quando o representado for membro do Conselho Federal ou presidente de Conselho Seccional, que passará a ser competência do Conselho Federal. Órgãos da OAB: Conselho Federal, Conselho Seccional, Subsecções e Caixa de Assistência. Após o recebimento da representação, o Presidente do Conselho Seccional ou da Subseção deverá designar um Relator para a instrução do processo e parecer preliminar, o qual será submetido ao Tribunal de Ética Disciplinar. O Relator nessa fase terá a função apenas de instruir o processo, posteriormente será nomeado outro Relator que apresentará o voto ao TED. Ademais, caberá ao Relator nesta primeira fase, nos termos do artigo 51, 2 do CED, realizar um juízo de análise dos pressupostos de admissibilidade do processo disciplinar. Se a representação estiver desconstituída dos pressupostos de admissibilidade, o Relator poderá propor o seu arquivamento liminar. O pedido de arquivamento será submetido ao Presidente do Conselho que, estando de acordo, determinará a extinção do processo sem a apreciação do mérito, todavia, se entender que os pressupostos estão presentes, ele determinará o prosseguimento do feito, podendo, caso necessário, substituir o Relator. Presentes os requisitos, o Relator determinará a notificação do Advogado representado para que este, no prazo de 15 dias, apresente sua defesa prévia com rol de testemunhas. Caso o Advogado não apresente sua defesa prévia no prazo mencionado, o Presidente do Conselho Seccional ou da Subseção solicitará a nomeação de Defensor Dativo. Após a apresentação da Defesa Prévia devidamente instruída de todos os documentos e o rol de testemunhas, até no máximo 5 (cinco), será proferido o despacho saneador e marcada a audiência para oitiva do Interessado, do Representado e das Testemunhas das partes, respectivamente. Posteriormente, concluída a instrução, será concedido um prazo de 15 dias às partes para apresentação de suas Alegações Finais. Por fim, o Relator irá proferir Parecer

15 preliminar com sua conclusão, submetendo-o ao TED. Após a apreciação do TED, o Presidente do Tribunal irá designar um novo relator para proferir o voto. O CED faculta ao Relator nomeado, realizar diligências, caso haja alguma dúvida acerca de todo o processo. O processo será inserido automaticamente na pauta da primeira sessão de julgamento. Prazos: para todos os atos deste processo, aplica-se o prazo de 15 dias. O prazo da Defesa Prévia, poderá ser prorrogado pelo relator, ao seu juízo. A Prescrição do processo disciplinar (Súmula 01/2011) ocorrerá contado da data da constatação do fato (data do protocolo da representação). FIQUE ATENTO! O Processo Disciplinar utiliza-se subsidiariamente o Código de processo penal e nos não disciplinares as regras do procedimento comum e da legislação processual civil, nesta ordem. RECURSOS A Lei permite apenas um tipo de Recurso contra decisão de qualquer Órgão da OAB. Além do recurso comum, o RGEAOAB dispõe que há mais de um recurso à disposição das partes, sendo eles: - Recurso Comum: previsto nos Arts. 75 e 76 do EAOAB Art. 75. Cabe recurso ao Conselho Federal de todas as decisões definitivas proferidas pelo Conselho Seccional, quando não tenham sido unânimes ou, sendo unânimes, contrariem esta lei, decisão do Conselho Federal ou de outro Conselho Seccional e, ainda, o regulamento geral, o Código de Ética e Disciplina e os Provimentos. Parágrafo único. Além dos interessados, o Presidente do Conselho Seccional é legitimado a interpor o recurso referido neste artigo.

16 Art. 76. Cabe recurso ao Conselho Seccional de todas as decisões proferidas por seu Presidente, pelo Tribunal de Ética e Disciplina, ou pela diretoria da Subseção ou da Caixa de Assistência dos Advogados. - Embargos: Embargo da decisão não unânime do Conselho Federal, Conselho Seccional e de subseção, por seu Presidente, para que a matéria seja revista na sessão seguinte. - Revisão do Processo Disciplinar: previsão no art. 73, 5 EAOAB Efeitos dos Recursos e Prazo: Os Recursos têm duplo efeito; Suspensivo: por meio do qual a penalidade fica suspensa até a confirmação da decisão pelo Órgão julgador hierarquicamente superior; e Devolutivo: o qual devolve ao Órgão julgador hierarquicamente superior a matéria para reapreciação. Todos os Recursos têm efeito suspensivo e devolutivo, exceto quando tratarem de eleições, suspensão preventiva decidida pelo TED e cancelamento da inscrição obtida com falsa prova, situações que apenas caberá o efeito devolutivo. Recursos ao Conselho Federal Art. 75, EAOAB: cabe Recurso ao Conselho Federal todas as decisões definitivas proferidas pelo Conselho Seccional, quando não tenham sido unânimes, ou, sendo unânime, contrariarem o Estatuto da Advocacia, decisão do Conselho Federal ou de outro Conselho Seccional. Recursos ao Conselho Seccional Art. 76, EAOAB: em todas as decisões emanadas pelo Presidente do Conselho Seccional, pelo tribunal de Ética e Disciplina ou, ainda, pela Diretoria da Subseção ou da Caixa de Assistência dos Advogados caberá recurso ao Conselho Seccional. Reabilitação: O Advogado punido também poderá requerer sua reabilitação, após um ano de cumprimento efetivo da sanção, inclusive a exclusão. Ademais, quando a sanção disciplinar resultar da prática de crime, o pedido de reabilitação depende também da correspondente reabilitação judicial.

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO Da inscrição na OAB Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 1 - Quadros da OAB a) advogados (art. 8º do EAOAB) b) estagiários

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário...

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário... Sumário Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas de advocacia... 1 1.1. Conceito de Ética... 1 1.2. Principais Diplomas Normativos que regem a Ética Profissional... 1 1.3. Das Atividades

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 4 Legislação...4 Quadros da Oab...4 Advogados...4 Estagiários...6 2. ATOS PRIVATIVOS...10

Leia mais

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL INSCRIÇÃO NA OAB Art. 8º a 14 do Estatuto. - Domicílio profissional Conselho Seccional correspondente - Outro Estado 5 causas por ano - Causas = demandas ajuizadas

Leia mais

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador]

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador] mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB 2ª edição Revista e atualizada Renato Saraiva [Coordenador] 2017 CAPÍTULO 01 ÉTICA Paulo Machado Cap. 01 ÉTICA 1. O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro

Leia mais

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Título Da atividade privativa da advocacia Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 2 Tema A inscrição,

Leia mais

AULA 01. Deontologia Jurídica

AULA 01. Deontologia Jurídica Deontologia Jurídica Professor Roberto Morgado rnmorgado@hotmail.com www.morgadodeontologia.blogspot.com Aula 1 AULA 01 Deontologia e o Exame da OAB Estrutura da OAB Atividades Privativas dos Advogados

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL. Prof. Thiago Gomes

ÉTICA PROFISSIONAL. Prof. Thiago Gomes Prof. Thiago Gomes www.professorgomes.wordpress.com REQUISITOS: INSCRIÇÃO Capacidade civil (maioridade + sanidade) Como se comprova? Perda da capacidade Menor de idade Diploma/ certidão de graduação em

Leia mais

Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil Faculdade Pitágoras Unidade Divinópolis Disciplina: Ética Profissional dos Operadores Jurídicos Prof.: Vitor Dorneli Rodrigues Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906/1994,

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts ADVOCACIA CF/1988 - Título IV - Da Organização dos Poderes; Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça; Seção II Da Advocacia Pública arts. 131-132, e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública

Leia mais

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado pelos atos que praticar com dolo ou culpa (art. 32 da Lei 8.906/94 EAOAB). #prontofalei Sigilo: manter se chamado a depor, sobre fatos que tenha tomado

Leia mais

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des XXI EXAME DE ORDEM DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da

Leia mais

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia Provimento Nº.../2016 Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei n 8.906,

Leia mais

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita OAB e sua estrutura Prof. Savio Chalita 1. Natureza jurídica da OAB -Conceito clássico (ultrapassado): Autarquia Federal Especial -Conceito recente: ADI 3026/2006 STF: serviço público independente (art.

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA CURSO DISCIPLINA DIREITO Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE PERÍODO CARGA HORÁRIA EMENTA OBJETIVOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 7 P 40 h Estatuto da Advocacia e da OAB. Código de Ética e Disciplina.

Leia mais

Impedimentos. Prof. Savio Chalita

Impedimentos. Prof. Savio Chalita Impedimentos Prof. Savio Chalita 1. ImPedimentos Proibição Parcial para o exercício da advocacia, de limitação variável (diferentemente do que ocorre nas incompatibilidades, onde a proibição é total);

Leia mais

Prof. Daniela Menezes

Prof. Daniela Menezes Prof. Daniela Menezes REVISÃO FINAL ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB ATIVIDADE DE ADVOCACIA (ART. 1 5) Atividades Privativas de Advocacia Impetração de Habeas Corpus Atos e contratos de pessoas jurídicas

Leia mais

DA ADVOCACIA 1ª Parte

DA ADVOCACIA 1ª Parte Página1 1. O ADVOGADO Não é tarefa simples dissertar sobre o advogado. A profissão desperta paixões e ódios. Ao mesmo. Ao mesmo tempo em que se enaltece, de forma romântica e poética, aquele que tem por

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Salve, salve! Tudo bem? É com imensa alegria que lhe apresento este e- book com 50 dicas matadoras para a 1ª Fase da OAB! Desejo-lhe

Leia mais

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0042 Título SEMANA 11 Descrição O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto: Caso 1 : Procuração e Sociedade de Advogados

Leia mais

Incompatibilidades. Prof. Savio Chalita

Incompatibilidades. Prof. Savio Chalita Incompatibilidades Prof. Savio Chalita 1. Introdução: São restrições ao exercício da Advocacia e deverão SEMPRE obedecer a uma prévia disposição legal, em respeito ao livre exercício profissional (art.

Leia mais

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017.

Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. Ofício nº 873 (SF) Brasília, em 22 de agosto de 2017. A Sua Excelência o Senhor Deputado Giacobo Primeiro-Secretário da Câmara dos Deputados Assunto: Projeto de Lei do Senado à revisão. Senhor Primeiro-Secretário,

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente:

Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente: Questão: 56391 Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente: 1) A absolvição criminal do servidor por falta de provas repercute necessariamente no processo administrativo

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17 Cód. barras: STJ00094833 (2012) SUMÁRIO Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação........................................................................ 17 1. Advocacia e Direito de Defesa

Leia mais

Paulo Machado 10. Ética

Paulo Machado 10. Ética Paulo Machado Atualizado de acordo com as Leis 13.688/18, 13.725/18 e 13.793/19 e com o Novo Código de e Disciplina e suas posteriores alterações 6ª edição 2019 Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 1 Dispõe

Leia mais

Paulo Machado. Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis /16, /16 e /16.

Paulo Machado. Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis /16, /16 e /16. Paulo Machado Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis 13.245/16, 13.247/16 e 13.363/16. De acordo com o Novo Código de Ética e Disciplina e suas posteriores alterações. De acordo com o Novo

Leia mais

Infrações Disciplinares

Infrações Disciplinares Infrações Disciplinares Tipos de Penalidade: Censura Suspensão Exclusão Multa Infrações Disciplinares A maioria das infrações tem como pena a Censura Quando envolver pecúnia ou inépcia, Suspensão Se envolver

Leia mais

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

FASE DE FORMAÇÃO INICIAL. Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA FASE DE FORMAÇÃO INICIAL Programa Nacional de Deontologia e Ética Profissionais do Advogado DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional. 2. A Deontologia no domínio

Leia mais

ÍNDICE TEMÁTICO. ABANDONO DA CAUSA - ética - (CED) art infração disciplinar - arts. 34, XI; 36, I

ÍNDICE TEMÁTICO. ABANDONO DA CAUSA - ética - (CED) art infração disciplinar - arts. 34, XI; 36, I ÍNDICE TEMÁTICO Estatuto: referência direta aos artigos Regulamento Geral: dispositivos antecedidos de (RG) Código de ética e Disciplina: dispositivos antecedidos de (CED) Provimentos: referência ao número

Leia mais

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017.

PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. PROJETO DE LEI 043, DE 24 DE JULHO DE 2017. Dispõe sobre o pagamento de honorários de sucumbência aos Procuradores do Município de Victor Graeff, fixa critérios para o rateio desses valores, e dá outras

Leia mais

Prof. Daniela Menezes

Prof. Daniela Menezes Prof. Daniela Menezes ESTATUTO DA OAB ESQUEMATIZADO TÍTULO I Da Advocacia CAPÍTULO I Da Atividade de Advocacia ART. 1º AO 5º Atividades Privativas de Advocacia Impetração de Habeas Corpus Atos e contratos

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA

REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA PALESTRA : REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA PROF.DR. CESAR LUIZ PASOLD Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP; Pós Doutor em Direito das Relações Sociais

Leia mais

INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA. AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad

INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA. AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad 1 INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad (...) ser advogado significa haver renunciado a muitos sonhos e também haver sido esposado um alto encargo,

Leia mais

INFRAÇÃO DISCIPLINAR ART. 34 EA ɸ MULTA

INFRAÇÃO DISCIPLINAR ART. 34 EA ɸ MULTA INFRAÇÃO DISCIPLINAR ART. 34 EA I a XVI e XXIX CENSURA XVII a XXV SUSPENSÃO XXVI a XXVIII EXCLUSÃO ɸ MULTA I a XVI e XXIX XVII a XXV XXVI a XXVIII INFRAÇÃO DISCIPLINAR ART. 34 EA ATO $, CARGA AUTOS, INÉPCIA

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

Improbidade Administrativa

Improbidade Administrativa Direito Administrativo Improbidade Administrativa Noção de probidade Agir com probidade é o que se espera do agente público. Probidade é um conceito ligado à honestidade, honradez, retidão de conduta,

Leia mais

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA

CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA CNEF FASE DE FORMAÇÃO INICIAL PROGRAMA DE DEONTOLOGIA PROFISSIONAL E ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA 1º 1. A Deontologia Profissional: noção e análise comparativa com a Deontologia no domínio das demais profissões

Leia mais

Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo

Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo Direito Processual Civil Da Formação, da Suspensão e da Extinção do Processo Da Formação do Processo Art. 312 Considera-se proposta a ação quando a petição inicial for protocolada, todavia, a propositura

Leia mais

Entidades de Atendimento ao Idoso

Entidades de Atendimento ao Idoso Entidades de Atendimento ao Idoso São responsáveis pela manutenção das próprias unidades, observadas as normas de planejamento e execução emanadas do órgão competente da Política Nacional do Idoso (art.

Leia mais

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura

Direitos do Advogado. Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos do Advogado Não existe hierarquia entre membros: OAB Ministério Público Magistratura Direitos a) inviolabilidade do escritório Direitos a) inviolabilidade do escritório b) Comunicar-se com cliente

Leia mais

I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO

I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO I CONCURSO PÚBLICO PARA O CARGO DE PROCURADOR DE PRERROGATIVAS DA OAB/GO A Comissão do I Concurso Público para o cargo de Procurador de Prerrogativas da OAB/GO, no uso de suas atribuições, publica ERRATA

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria Ofício nº 157/2017 () Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2017. À Eletrobrás Centrais Elétricas Brasileiras S.A, Av. Presidente Vargas, nº 409, Centro, Rio de Janeiro RJ CEP: 20.071-003 A ORDEM DOS ADVOGADOS

Leia mais

AULA 31 ÉTICA MÉDICA

AULA 31 ÉTICA MÉDICA AULA 31 ÉTICA MÉDICA Artigo 1º As sindicâncias e os processos éticoprofissionais nos Conselhos de Medicina serão regidos por este Código e tramitarão em sigilo processual. A competência para apreciar e

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II LIBERDADE PROFISSIONAL NOVO CÓDIGO DE ÉTICA II ÉTICA E ESTATUTO DA OAB O advogado é independente e possui a sua atuação livre, não sendo necessário aceitar imposição do empregador sobre a sua parte técnica/jurídica.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

PROCEDIMENTO DE TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DISCIPLINARES 1ª INSTÂNCIA

PROCEDIMENTO DE TRAMITAÇÃO DOS PROCESSOS DISCIPLINARES 1ª INSTÂNCIA Este material é de uso exclusivo da OABP, sendo proibida a reprodução parcial ou total do mesmo. OAB ão Paulo istema da Gestão da Qualidade PROCEDIMETO DE TRAMITAÇÃO DO PROCEO DICIPLIARE 1ª ITÂCIA Elaborado

Leia mais

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor...

SUMÁRIO. Agradecimentos... Nota do autor... SUMÁRIO Agradecimentos......... 7 Nota do autor............. 9 Abreviaturas...... 11 Prefácio da jq edição...... 31 1. Introdução...... 33 2. Estado e Direito...... 41 2.1. Estado... 41 2.2. As Declarações

Leia mais

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS

CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS CONTRATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE DE ADVOGADOS Pelo presente instrumento particular de contrato [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

Paulo Machado. 3ª edição Recife PE. dez-em-etica-3edicao.indd 3 23/06/ :12:25

Paulo Machado. 3ª edição Recife PE. dez-em-etica-3edicao.indd 3 23/06/ :12:25 Paulo Machado Teoria e Questões comentadas; Atualizado de acordo com as Leis 13.245/16, 13.247/16 e com o Novo Código de Ética e Disciplina; Atualizado de acordo com o Novo CPC. 3ª edição Recife PE 2016

Leia mais

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil

Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil Lei nº 8.906, de 4-7-1994 Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB Código de Ética e Disciplina Atos Privativos dos Advogados Estágio

Leia mais

COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO

COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO Aos Juízes de Direito, nos limites de sua jurisdição, compete LOJBA, 64: I - abrir, encerrar e rubricar os livros dos respectivos Cartórios; II - designar substitutos

Leia mais

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia CAPÍTULO I Advocacia 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1.1 Regulamentação legal da advocacia A advocacia, tanto pública como privada, encontra-se regulada pela Lei Federal nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia),

Leia mais

Estado de Mato Grosso do Sul Procuradoria-Geral da Defensoria Pública

Estado de Mato Grosso do Sul Procuradoria-Geral da Defensoria Pública EDITAL/CSDP n. 001/2003. Estado de Mato Grosso do Sul EDITAL DE CONCURSO O PROCURADOR-GERAL DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, nos termos da Deliberação/CSDP n. 018, de 07 de junho

Leia mais

CONTEÚDO / ATIVIDADES Data CH

CONTEÚDO / ATIVIDADES Data CH 1 SOPECE-FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE PERNAMBUCO-PINTO FERREIRA CURSO DE DIREITO-Ética Geral e Profissional-2º Ano-Manhã-2016 Professora: Sueli Gonçalves de Almeida Site: www.loveira.adv.br/material

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 5 Professora Karina Jaques VII - decretar prisão preventiva, revogá-la

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

REGULAMENTO Art. 1º 1º- entende-se como beneficiários descendentes de primeiro grau em linha reta ascendentes de primeiro grau em linha reta 2º-

REGULAMENTO Art. 1º 1º- entende-se como beneficiários descendentes de primeiro grau em linha reta ascendentes de primeiro grau em linha reta 2º- REGULAMENTO Art. 1º - O programa de Assistência Jurídica da Asttter é de utilização exclusiva dos associados titulares e seus beneficiários a quem concederem autorização. 1º- Para fins deste regulamento,

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição dos TRE s Justiça Eleitoral Organização

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1. Estado, governo e

Leia mais

2º O advogado dativo será nomeado para prestar assistência até o final do processo, salvo nos casos fundamentadamente justificados pelo juiz.

2º O advogado dativo será nomeado para prestar assistência até o final do processo, salvo nos casos fundamentadamente justificados pelo juiz. LEI N. 3.165, DE 2 DE SETEMBRO DE 2016 Estabelece critérios para a nomeação, remuneração e pagamento de advogados dativos nos processos que não puderem ser assistidos pela Defensoria Pública do Estado

Leia mais

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL

Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL Prof. Mariana M Neves ÉTICA PROFISSIONAL 01 Patrícia foi aprovada em concurso público e tomou posso como Procuradora do Município em que reside. Como não pretendia mais exercer a advocacia privada, mas

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, para ampliar o conceito de atividade de advocacia, atividade jurídica

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 53470 Assinale a afirmativa INCORRETA: 1) Instituída pela Lei nº 6.385/76, a Comissão de Valores Mobiliários é uma entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda. 2) As instituições financeiras

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann)

PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann) Altera o artigo 1º da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, que "dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Deputados e dos Senadores Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES Seção V DOS DEPUTADOS E DOS SENADORES

Leia mais

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211

ATOS PROCESSUAIS. 2 - Forma dos atos processuais - CPC, art. 188/211 Curso Escrevente SP Atos processuais Código de Processo Civil - dos Atos Processuais (Livro IV): da Forma, do Tempo e do Lugar dos Atos Processuais (Título I), da Comunicação dos Atos Processuais (Título

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2018 FORMAÇÃO DE CADASTRO DE PERITOS E ADVOGADOS DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO-CREMEPE

EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2018 FORMAÇÃO DE CADASTRO DE PERITOS E ADVOGADOS DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO-CREMEPE EDITAL DE CREDENCIAMENTO Nº 001/2018 OBJETO: FORMAÇÃO DE CADASTRO DE PERITOS E ADVOGADOS DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE PERNAMBUCO- Período: Indeterminado Local: Sede do Conselho Regional

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 48572 Helena, condenada a pena privativa de liberdade, sofre, no curso da execução da referida pena, superveniência de doença mental. Nesse caso, o juiz da execução, verificando que a enfermidade

Leia mais

Estágio Supervisionado I

Estágio Supervisionado I Estágio Supervisionado I 5ª etapa TRABALHO Nº 01 Ativ. Acomp. e Obs. em Órgãos Públicos Ministério Público Estadual ou Federal TRABALHO Nº 02 Ativ. Acomp. e Obs. em Órgãos Públicos Advocacia Geral da União

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PRINCÍPIOS DIRETORES CONTRADITÓRIO - OITIVA NECESSÁRIA DAS PARTES BOA-FÉ OU LEALDADE PROCESSUAL ISONOMIA (PARIDADE DE ARMAS) PUBLICIDADE DISPOSITIVO ORALIDADE INAFASTABILIDADE DO

Leia mais

Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097

Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Plano de Aula: Do mandato advocatício ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Título Do mandato advocatício Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 4 Tema Do Mandato advocatício e da Prática Forense

Leia mais

MANUAL PARA INSTAURAÇÃO E TRAMITAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CNPJ Nº / NIRE

MANUAL PARA INSTAURAÇÃO E TRAMITAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CNPJ Nº / NIRE MANUAL PARA INSTAURAÇÃO E TRAMITAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS CETIP S.A. MERCADOS ORGANIZADOS CNPJ Nº 09.358.105/0001-91 NIRE 33.300.285.601 Manual CAPÍTULO I DO OBJETIVO Artigo 1º Fica instituído

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 03/2016. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais,

RESOLUÇÃO N. 03/2016. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais, RESOLUÇÃO N. 03/2016 Revoga o inciso XLI do Art. 38 e altera os Artigos 121 a 123 do Regimento Interno da OAB/RN, aprovado pela Resolução OAB/CS/RN nº 05/07, de 13 de setembro de 2008. O CONSELHO SECCIONAL

Leia mais

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º)

Processo administrativo Lei 9.784/99. Disposições gerais (art. 1º) Início do processo (art. 5º) Disposições gerais (art. 1º, 1º) Processo administrativo Lei 9.784/99 Direito Administrativo Prof. Armando Mercadante Nov/2009 Disposições gerais (art. 1º) Art. 1º Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no

Leia mais

Provimento Nº 172/2016

Provimento Nº 172/2016 Provimento Nº 172/2016 Altera o art. 5º do Provimento n. 91/2000, o inciso "g" do art. 2º e o 3º do art. 3º do Provimento n. 94/2000, o parágrafo único do art. 2º, o caput do art. 3º e o 5º do art. 4º

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA

XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA XXIII EXAME UNIFICADO ÉTICA ECA Temas de Ética Incompatibilidades e Impedimento Atividade da Advocacia Honorários Advocatícios Infrações e Sanções Direitos e Prerrogativas do Advogado 10% 14% 18% 25% 33%

Leia mais

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL

NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL NOVO CODIGO DE PROCESSO CIVIL INSTITUTOS IMPORTANTES PARA O MERCADO DE SEGUROS MARCIO MALFATTI NOVEMBRO 2016 DO INCIDENTE DE RESOLUÇÃO DE DEMANDAS REPETITIVAS IRDR DO CABIMENTO Art. 976. É cabível a instauração

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 09 QUESTÃO 21 O Presidente e o Vice-Presidente do Tribunal Superior Eleitoral são por este eleitos dentre os seguintes de seus membros: a) os juízes escolhidos dentre

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA CAPÍTULO I DOS CONSELHOS DE ÉTICA

CÓDIGO DE ÉTICA CAPÍTULO I DOS CONSELHOS DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA Aprovado pela Convenção Nacional, o presente CÓDIGO DE ÉTICA dispõe sobre os Conselhos de Ética, define os deveres éticos dos filiados e dos órgãos do Partido da República, e as medidas

Leia mais

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLUÇÃO CFC N.º 1.167/09 Dispõe sobre o Registro Profissional dos Contabilistas. regimentais, O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e RESOLVE: CAPÍTULO I DO EXERCÍCIO

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

o PROJETO DE LEI E SUA JUSTIFICATIVA

o PROJETO DE LEI E SUA JUSTIFICATIVA Carlos Eduardo Bulhões Pedreira PARECER SOBRE O PROJETO DE LEI N 4.318, DE 2013 o Exmo. Sr. Presidente do Instituto dos s Brasileiros, Dr. Fernando Fragoso, designou-me relator da Indicação n. 005, de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 004/2015-DIR

RESOLUÇÃO Nº 004/2015-DIR RESOLUÇÃO Nº 004/2015-DIR Dispõe sobre a realização da eleição para escolha do substituto do cargo de VICE- PRESIDENTE da Ordem dos Advogados do Brasil Seção de Goiás, em virtude da renúncia do Vice-Presidente

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Sejam bem vindos! TRIBUTO NA PRÁTICA PARA O JOVEM ADVOGADO. Leonardo da Silva

DIREITO TRIBUTÁRIO. Sejam bem vindos! TRIBUTO NA PRÁTICA PARA O JOVEM ADVOGADO. Leonardo da Silva DIREITO TRIBUTÁRIO TRIBUTO NA PRÁTICA PARA O JOVEM ADVOGADO Sejam bem vindos! Leonardo da Silva PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS ASSOCIADO AUTÔNOMO CLT SOCIEDADE UNIPESSOAL SOCIEDADE DE ADVOGADOS ASSOCIADO AUTÔNOMO

Leia mais

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3)

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3) DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral Visto do Advogado (Artigo 2) Atos constitutivos de pessoas jurídicas Indispensável registro no órgão competente Vedado advogado que prestem

Leia mais

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello)

Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) Direito Administrativo (Profª. Tatiana Marcello) facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatianamarcello @tatianamarcello Programação Noções de Direito Administrativo : 1 Noções de organização

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

Excertos do Código de Processo Civil/2015

Excertos do Código de Processo Civil/2015 Excertos do Código de Processo Civil/2015 Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. 1º - São devidos honorários advocatícios na reconvenção, no cumprimento de

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Dos Prazos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DOS PRAZOS Seção I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 218. Os atos processuais serão realizados

Leia mais