Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil"

Transcrição

1 Faculdade Pitágoras Unidade Divinópolis Disciplina: Ética Profissional dos Operadores Jurídicos Prof.: Vitor Dorneli Rodrigues Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil

2 Lei nº 8.906/1994, de 4 de julho de Dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

3 LEGISLAÇÃO ESTATUTO DE ADVOCACIA E ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (EAOAB) Lei Federal nº 8.906/94 CÓDIGO DE ÉTICA E DISCIPLINA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (CEOAB) REGULAMENTO GERAL DO ESTATUTO DA ADVOCACIA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (RGEAOAB) PROVIMENTO nº 94/2000 Dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da Advocacia PROVIMENTO nº 109/2005 Estabelece normas e diretrizes do Exame de Ordem PROVIMENTO nº 112/2006 Dispõe sobre as Sociedades de Advogados PROVIMENTO nº 114/2006 Dispõe sobre a Advocacia Pública

4 Atividade profissional art. 1º do ESTATUTO DA OAB (EAOAB) ATIVIDADES PRIVATIVAS DE ADVOGADOS (Estatuto) Art. 1º São atividades privativas de advocacia: I - a postulação a qualquer órgão do Poder Judiciário e aos juizados especiais; (Vide ADIN 1.127) II - as atividades de consultoria, assessoria e direção jurídicas. 1º Não se inclui na atividade privativa de advocacia a impetração de habeas corpus em qualquer instância ou tribunal. 2º Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, sob pena de nulidade, só podem ser admitidos a registro, nos órgãos competentes, quando visados por advogados. POSTULAÇÃO A QUALQUER ÓRGÃO DO PODER JUDICIÁRIO inconstitucionalidade da expressão qualquer ADIN

5 Atividade profissional art. 1º do ESTATUTO DA OAB (EAOAB) Justiça do Trabalho postulação em primeiro grau de jurisdição desnecessidade de advogado postulação em grau recursal indispensabilidade de advogado Juizados Especiais Criminais (Lei nº 9.099/95) de 26 de Setembro de 1995 regra geral necessidade de advogado desnecessidade do advogado audiência de conciliação na tentativa de composição civil (ações penais privadas - legitimidade ativa conferida ao particular) (ações públicas condicionais - legitimidade ativa é exclusiva do Ministério Público) Juizados Especiais Cíveis Estaduais (Lei nº 9.099/1995) delimitação da necessidade pelo valor da causa até 20 salários mínimos recurso às Turmas Recursais necessidade de advogado Juizados Especiais Federais (Lei nº /2001) Art. 3º Compete ao Juizado Especial Federal Cível processar, conciliar e julgar causas de competência da Justiça Federal até o valor de sessenta salários mínimos, bem como executar as suas sentenças. recurso às Turmas Recursais necessidade de advogado Juizados Especiais da Fazenda Pública (Lei nº /2009) conflito decorrente da aplicação subsidiária das normas que regulam os Juizados Especiais Estaduais e os Juizados Especiais Federais

6 Atividade profissional Lei nº de 26 de setembro de 1995 Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais Dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. Art. 9º Nas causas de valor até vinte salários mínimos, as partes comparecerão pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado; nas de valor superior, a assistência é obrigatória. Lei nº /2001 Dispõe sobre os Juizados Especiais Federais Dispensa, por completo, até o montante de sessenta salários mínimos, a assistência do profissional, conforme prescreve seu art. 10º, podendo, inclusive, haver designação de qualquer pessoa como representante, advogado ou não.

7 Atividade profissional ATIVIDADES PRIVATIVAS DE ADVOGADOS ASSESSORIA, CONSULTORIA E DIREÇÃO DE ÓRGÃOS JURÍDICOS Por aqui falaremos da atuação extrajudicial do advogado. Trabalho preventivo. diretoria e gerência jurídicas em qualquer empresa pública, privada, paraestatal, inclusive em instituições financeiras VISTO EM ATOS E CONTRATOS CONSTITUTIVOS DE PESSOAS JURÍDICAS QUANDO LEVADOS A REGISTRO dispensabilidade do visto no caso de ME e EPP É necessário a participação de advogado na impetração de Habeas Corpus? a impetração de HC não se inclui entre as atividades privativas de advogado art. 1º, 1º da Lei nº 8.906/94

8 Atividades privativas de advocacia Assessoria e consultoria na área jurídica. Atuação extrajudicial do advogado Mas não menos importante existe a advocacia preventiva ou extrajudicial, na qual há uma busca por solucionar os conflitos ou mesmo um aconselhamento antes de se enfrentar um litígio na justiça. É o que está sendo feito na celebração de contratos, nas tomadas de decisões, no campo econômico, na publicidade de produtos e serviços, etc.

9 Atividades privativas de advocacia Assessoria e consultoria na área jurídica. Atuação extrajudicial do advogado De acordo com o entendimento de Paulo Lôbo, essas atividades praticadas pelos advogados podem ser consideradas preventivas e extrajudiciais de solução de conflitos. Trata se de um dos temas que estão sendo mais discutidos atualmente, no que se refere à atividade da advocacia, deixando se de enfatizar que o advogado tem por função primordial a de postulação de direitos junto ao judiciário.

10 Atividades privativas de advocacia Assessoria,consultoria e direção na área jurídica a) Consultoria: emissão de pareceres pelo advogado. b) Assessoria : o advogado presta orientações jurídicas a quem deva tomar decisões, realizar atos ou negócios jurídicos. C) Direção jurídica : é o advogado que administra ou coordena serviços jurídicos. *** Estes serviços só podem ser dirigidos por advogados.

11 Consultoria jurídica Você saberia garantir seus direitos se comprasse um produto defeituoso e o fabricante não oferecesse a devida assistência? Ou o passo a passo de como lidar com uma multa de trânsito indevida? Ao comprar um imóvel, você saberia avaliar o contrato? Ou ainda, se você possuísse uma empresa, saberia como se resguardar de processos trabalhistas? A consultoria jurídica é preventiva ou pra lidar com problemas já existentes.

12 Consultoria jurídica O que é atuar em juízo e fora dele? Em juízo= propor ação/processo. Fora dele= Negociar algo com alguém sem abrir processo judicial, mas administrativo.

13 Consultoria jurídica Na atividade de consultoria, o advogado responde a questionamentos formulados por outrem, e aponta o caminho jurídico a ser trilhado como sendo o mais adequado dentro de várias hipóteses. Assim, o consultor faz uma avaliação do que é e do que não é jurídico, do que é permitido ou proibido, apontando soluções às dúvidas do consulente. É atividade que se desenvolve mediante provocação do interessado, que faz ao advogado uma consulta.

14 Assessoria jurídica No que toca à assessoria, tal atividade tem relação mais estreita com o desenvolvimento de um projeto jurídico, levando a cabo realizações no plano material. Ou seja, é a concretude do direito, manifesta em atos materiais, que visam a uma realização, sob orientação e por vezes até mesmo performance do advogado. Vislumbra-se a assessoria jurídica quando um advogado elabora um contrato, acompanha o cliente a um cartório para efetuar alguma prática de registro público, elabora um termo de transação extrajudicial entre partes em conflito, e assim por diante.

15 Direção jurídica No que respeita à direção jurídica, o Regulamento Geral (art. 7º), fulcrado no art. 1º inciso II do Estatuto da Advocacia, dispõe também que a função de diretoria e gerência jurídicas em qualquer empresa pública, privada ou paraestatal, inclusive em instituições financeiras, é privativa de advogado, não podendo ser exercida por quem não se encontre inscrito regularmente na OAB. É importante frisar que é vedada a divulgação de advocacia em conjunto com outra atividade.

16 Atividades privativas de advocacia Visar atos constitutivos de pessoas jurídicas (artigo 1º 2º do Estatuto) Descrição: No ato constitutivo, que para uma sociedade geralmente é um Contrato ou, no caso de empresa individual, a Declaração de Empresário constarão o tipo jurídico da empresa, o objetivo social e as demais normas que regerão o funcionamento, a administração e as relações entre os sócios da empresa.

17 Atividades privativas de advocacia Visar atos constitutivos de pessoas jurídicas (artigo 1º 2º do Estatuto) Temos duas exceções por aqui: Micro empresa (ME) Empresa de pequeno porte (EPP) Tratamento diferenciado: A empresa que apresentar declaração de enquadramento de ME ou EPP ficará dispensada do visto de advogado no Contrato Social e poderá declarar o desimpedimento do titular ou administrador em cláusula específica do contrato social ou em documento à parte.

18 Atividades privativas de advocacia Visar atos constitutivos de pessoas jurídicas (artigo 1º 2º do Estatuto) IMPORTANTE: Se tivermos um caso em que o sujeito é um advogado e também presta serviço para Junta Comercial do Estado, esse advogado pode prestar atos constitutivos de pessoa jurídica?

19 Atividades privativas de advocacia Visar atos constitutivos de pessoas jurídicas (artigo 1º 2º do Estatuto) Onde que eu fundamento isso? Art. 2º Único do Regulamento Geral: Estão impedidos de exercer o ato de advocacia referido neste artigo os advogados que prestem serviços a órgãos ou entidades da Administração Pública direta ou indireta, da unidade federativa a que se vincule a Junta Comercial, ou a quaisquer repartições administrativas competentes para o mencionado registro.

20 Atividade profissional ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS (Regulamento) Art. 29. Os atos de advocacia, previstos no art. 1º do Estatuto, podem ser subscritos por estagiário inscrito na OAB, em conjunto com o advogado ou o defensor público. 1º O estagiário inscrito na OAB pode praticar isoladamente os seguintes atos, sob a responsabilidade do advogado: I retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga; II obter junto aos escrivães e chefes de secretarias certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos; III assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos. 2º Para o exercício de atos extrajudiciais, o estagiário pode comparecer isoladamente, quando receber autorização ou substabelecimento do advogado. POSSIBILIDADE DE PRÁTICA ACOMPANHADA DE TODOS OS ATOS PRIVATIVOS DE ADVOGADOS em conjunto com o advogado ou o defensor Público art. 29 do Regulamento da OAB

21 Atividade profissional ATOS QUE PODEM SER PRATICADOS ISOLADAMENTE sob a responsabilidade do advogado RETIRAR E DEVOLVER AUTOS EM CARTÓRIO assinando a respectiva carga OBTER JUNTO AOS ESCRIVÃES E CHEFES DE SECRETARIAS CERTIDÕES DE PEÇAS OU AUTOS DE PROCESSOS EM CURSO OU FINDOS ASSINAR PETIÇÕES DE JUNTADA DE DOCUMENTOS A PROCESSOS JUDICIAIS OU ADMINISTRATIVOS

22 Atividade profissional art. 2º do ESTATUTO DA OAB (EAOAB) (Constituição Federal) Art O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. (Estatuto) Art. 2º O advogado é indispensável à administração da justiça. 1º No seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social. (Código de Ética) Art. 2º O advogado, indispensável à administração da Justiça, é defensor do Estado democrático de direito, da cidadania, da moralidade pública, da Justiça e da paz social, subordinando a atividade do seu ministério privado à elevada função pública que exerce. DUPLA FUNÇÃO DA ADVOCACIA MINISTÉRIO PRIVADO (defesa dos interesses dos seus clientes) + FUNÇÃO SOCIAL / MÚNUS PÚBLICO (obrigação de zelar pela correta aplicação das normas jurídicas)

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts ADVOCACIA CF/1988 - Título IV - Da Organização dos Poderes; Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça; Seção II Da Advocacia Pública arts. 131-132, e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública

Leia mais

DA ADVOCACIA 1ª Parte

DA ADVOCACIA 1ª Parte Página1 1. O ADVOGADO Não é tarefa simples dissertar sobre o advogado. A profissão desperta paixões e ódios. Ao mesmo. Ao mesmo tempo em que se enaltece, de forma romântica e poética, aquele que tem por

Leia mais

Paulo Machado 10. Ética

Paulo Machado 10. Ética Paulo Machado Atualizado de acordo com as Leis 13.688/18, 13.725/18 e 13.793/19 e com o Novo Código de e Disciplina e suas posteriores alterações 6ª edição 2019 Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994 1 Dispõe

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA

REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA PALESTRA : REFLEXÕES SOBRE O ADVOGADO E A ADVOCACIA PROF.DR. CESAR LUIZ PASOLD Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da USP; Pós Doutor em Direito das Relações Sociais

Leia mais

Paulo Machado. Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis /16, /16 e /16.

Paulo Machado. Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis /16, /16 e /16. Paulo Machado Teoria e Questões comentadas. De acordo com as Leis 13.245/16, 13.247/16 e 13.363/16. De acordo com o Novo Código de Ética e Disciplina e suas posteriores alterações. De acordo com o Novo

Leia mais

PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ.

PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ. PROVIMENTO Nº. 44/2007 CGJ. Dispõe sobre os critérios para a extração de fotocópias nas Unidades Judiciárias de 1.ª Instância do Estado de Mato grosso e dá outras providências. O CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA,

Leia mais

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097

Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Plano de Aula: Da atividade privativa da advocacia ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL - CCJ0097 Título Da atividade privativa da advocacia Número de Aulas por Semana Número de Semana de Aula 2 Tema A inscrição,

Leia mais

AULA 01. Deontologia Jurídica

AULA 01. Deontologia Jurídica Deontologia Jurídica Professor Roberto Morgado rnmorgado@hotmail.com www.morgadodeontologia.blogspot.com Aula 1 AULA 01 Deontologia e o Exame da OAB Estrutura da OAB Atividades Privativas dos Advogados

Leia mais

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador]

mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB Renato Saraiva 2ª edição Revista e atualizada [Coordenador] mais de 1000 dicas 1ª Fase OAB 2ª edição Revista e atualizada Renato Saraiva [Coordenador] 2017 CAPÍTULO 01 ÉTICA Paulo Machado Cap. 01 ÉTICA 1. O exercício da atividade de advocacia no território brasileiro

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann)

PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 6.854, DE 2006 (Do Sr. Raul Jungmann) Altera o artigo 1º da Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, que "dispõe sobre o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados

Leia mais

Paulo Machado. 3ª edição Recife PE. dez-em-etica-3edicao.indd 3 23/06/ :12:25

Paulo Machado. 3ª edição Recife PE. dez-em-etica-3edicao.indd 3 23/06/ :12:25 Paulo Machado Teoria e Questões comentadas; Atualizado de acordo com as Leis 13.245/16, 13.247/16 e com o Novo Código de Ética e Disciplina; Atualizado de acordo com o Novo CPC. 3ª edição Recife PE 2016

Leia mais

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia

Provimento Nº.../2016. Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia Provimento Nº.../2016 Dispõe sobre a Sociedade Individual de Advocacia O CONSELHO FEDERAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 54, V, da Lei n 8.906,

Leia mais

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3)

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral. Visto do Advogado (Artigo 2) Patrono e preposto (Artigo 3) DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA Da atividade de advocacia em Geral Visto do Advogado (Artigo 2) Atos constitutivos de pessoas jurídicas Indispensável registro no órgão competente Vedado advogado que prestem

Leia mais

PROCESSO ELETRÔNICO E USO DE NOVAS TECNOLOGIAS Gestão da Mudança e Atualização Normativa

PROCESSO ELETRÔNICO E USO DE NOVAS TECNOLOGIAS Gestão da Mudança e Atualização Normativa PROCESSO ELETRÔNICO E USO DE NOVAS TECNOLOGIAS Gestão da Mudança e Atualização Normativa Daniel Englert Barbosa Juiz de Direito debarbosa@tj.rs.gov.br Gestão da Mudança A Estratégia de Multiplicação Lei

Leia mais

- A Lei nº 9.99/1995 dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências.

- A Lei nº 9.99/1995 dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. - A Lei nº 9.99/1995 dispõe sobre os Juizados Especiais Cíveis e Criminais e dá outras providências. - Os Juizados Especiais Cíveis e Criminais, órgãos da Justiça Ordinária, serão criados pela União, no

Leia mais

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS ÉTICA PROFISSIONAL E ESTATUTO DA OAB - ASPECTOS INTRODUTÓRIOS www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. ASPECTOS INTRODUTÓRIOS... 4 Legislação...4 Quadros da Oab...4 Advogados...4 Estagiários...6 2. ATOS PRIVATIVOS...10

Leia mais

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des

DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, des XXI EXAME DE ORDEM DICA 01 Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho, instrumento de trabalho, correspondência escrita, eletrônica, telefônica e telemática, desde que relativas ao exercício da

Leia mais

Regularmente inscrito na OAB

Regularmente inscrito na OAB Da Atividade de Advocacia Da Atividade de Advocacia em Geral Visto do Advogado (Art. 2) Atos constitutivos de pessoas jurídicas Indispensável registro no órgão competente Vedado advogado que prestem serviços

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO

ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO ÉTICA PROF. RICARDO MONTEIRO Da inscrição na OAB Estatuto da Advocacia e da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB 1 - Quadros da OAB a) advogados (art. 8º do EAOAB) b) estagiários

Leia mais

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL

ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL ALEXSSANDER AUGUSTO PROCESSO CIVIL 1. (2017 CONSULPLAN - TJ-MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros) Sobre os Juizados Especiais Cíveis, instituídos pela Lei nº 9.099/95: As pessoas jurídicas

Leia mais

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB EXAME DE ORDEM Questão 07 (XVI Exame Unificado) O advogado Antônio participava do julgamento de recurso de apelação por ele interposto. Ao proferir seu voto, o Relator acusou

Leia mais

COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO

COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO COMPETÊNCIA DOS JUÍZES DE DIREITO Aos Juízes de Direito, nos limites de sua jurisdição, compete LOJBA, 64: I - abrir, encerrar e rubricar os livros dos respectivos Cartórios; II - designar substitutos

Leia mais

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM

ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB XIX EXAME DE ORDEM 2 Questão 02 (FGV/OAB/XVII Exame de Ordem) Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, para sua admissão em registro, em não se tratando de

Leia mais

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DA ASSISTÊNCIA JURÍDICA DO CURSO DE DIREITO I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento rege as Atividades de Assistência Jurídica do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria Ofício nº 157/2017 () Rio de Janeiro, 08 de setembro de 2017. À Eletrobrás Centrais Elétricas Brasileiras S.A, Av. Presidente Vargas, nº 409, Centro, Rio de Janeiro RJ CEP: 20.071-003 A ORDEM DOS ADVOGADOS

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Professor: Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal Juizado Especial Cível Fundamento: Lei nº 9.099/1995. Objetivo é conciliar,

Leia mais

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita

OAB e sua estrutura. Prof. Savio Chalita OAB e sua estrutura Prof. Savio Chalita 1. Natureza jurídica da OAB -Conceito clássico (ultrapassado): Autarquia Federal Especial -Conceito recente: ADI 3026/2006 STF: serviço público independente (art.

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário...

Sumário. Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas. Capítulo 2 Da inscrição na OAB Capítulo 3 Do estagiário... Sumário Capítulo 1 Ética profissional, advocacia e atividades privativas de advocacia... 1 1.1. Conceito de Ética... 1 1.2. Principais Diplomas Normativos que regem a Ética Profissional... 1 1.3. Das Atividades

Leia mais

(E) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de petição em nome próprio oude qualquer terceiro.

(E) permitida, pois o Estatuto expressamente permite que o funcionário público exerça o direito de petição em nome próprio oude qualquer terceiro. 52. Escrevente Técnico Judiciário apresenta recurso de multa de trânsito, recebida por seu esposo, perante o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo DETRAN. De acordo com o Estatuto dos Funcionários

Leia mais

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza

Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça. Lei /2015 Dra. Carleane L. Souza Mediação Novo Conceito de Acesso a Justiça Lei 13.140/2015 Dra. Carleane L. Souza CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL 13.105/15 Em 2010, o projeto de Lei 166/10, deu entrada no Senado tratando das alterações no Código

Leia mais

Prova Prático-Profissional

Prova Prático-Profissional ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL SEÇÃO DO ESTADO DA BAHIA 2ª AVALIAÇÃO PARA EXAME DE ORDEM 03/2000 PROVA DE QUESTÕES SUBJETIVAS D.P.J. 05/01/2001 Prova Prático-Profissional Direito Tributário SENHOR BACHAREL:

Leia mais

SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL SERVIDORES DO FORO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL São servidores da Justiça: I - Tabelião de Notas, com função cumulada de Tabelião e Oficial de Registro de Contratos Marítimos; II - Oficial do Registro Civil

Leia mais

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue:

I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada, veio expor o que segue: Processo de Parecer n.º 35/PP/2017-G Requerente: ( ) Relator: Dr. Pedro Costa Azevedo I. Por comunicação escrita dirigida ao Bastonário da Ordem dos Advogados, datada de ( ), a Sra. Dra. ( ), Advogada,

Leia mais

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO, neste ato representada por seu Presidente e pela Presidente da Comissão de

Leia mais

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça

Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Documentos e Feitos Sob Sigilo ou em Segredo de Justiça Os documentos, as medidas cautelares e os procedimentos criminais sigilosos exigirão cuidado diferenciado art. 87 Considera-se sob sigilo qualquer

Leia mais

CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO SEGUNDO SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período

CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO SEGUNDO SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período 13-08-16 Sábado 08:30h 24-09-16 - Sábado 08:30h I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação por nota ou ausência,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 792/2015

RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Publicação: 24/04/15 DJE: 23/04/15 RESOLUÇÃO Nº 792/2015 Dispõe sobre a função de juiz leigo, de que trata a Lei federal nº 9.099, de 26 de setembro de 1995, no âmbito dos Juizados Especiais do Estado

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS (FCJP) Considerando a Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE)/ Câmara de Educação Superior

Leia mais

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia

Advocacia CAPÍTULO I 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Regulamentação legal da advocacia CAPÍTULO I Advocacia 1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 1.1.1 Regulamentação legal da advocacia A advocacia, tanto pública como privada, encontra-se regulada pela Lei Federal nº 8.906/94 (Estatuto da Advocacia),

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - Unifebe

Centro Universitário de Brusque - Unifebe REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE DIREITO Aprovado pela Resolução Consuni nº 34/09, de 25/11/09. CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR Art. 1º O presente regulamento disciplina as

Leia mais

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n.

Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL. Lei n. Aprovado por Deliberação n.º /2010 ANTEPROJECTO DE LEI SOBRE OS ACTOS PRÓPRIOS DOS ADVOGADOS E SOLICITADORES ASSEMBLEIA NACIONAL Lei n.º /2010, de de Na sequência da aprovação e entrada em vigor da Lei

Leia mais

Ética e Disciplina dos Advogados

Ética e Disciplina dos Advogados Biela Jr Minimanual do Novo Código de Ética e Disciplina dos Advogados 2ª edição 2017 Biela Jr -Minimanual novo CED da OAB.indd 3 04/11/2016 15:27:34 2 Dos princípios fundamentais 2.1. Da indispensabilidade

Leia mais

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS

PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS PROVIDÊNCIAS JURÍDICAS São também chamadas e conhecidas por remédios jurídicos. As sete providências jurídicas a seguir enumeradas, são asseguradas a toda e qualquer pessoa dentro do território nacional

Leia mais

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS

FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS FORMAS DE SOLUÇÃO DOS CONFLITOS TRABALHISTAS AUTO DEFESA: Nesta espécie a solução do conflito se faz diretamente pelos envolvidos, com a imposição do interesso de um sobre o do outro. O significado da

Leia mais

Provimento Nº 172/2016

Provimento Nº 172/2016 Provimento Nº 172/2016 Altera o art. 5º do Provimento n. 91/2000, o inciso "g" do art. 2º e o 3º do art. 3º do Provimento n. 94/2000, o parágrafo único do art. 2º, o caput do art. 3º e o 5º do art. 4º

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Prerrogativas da Defensoria no Processo Penal Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica PRERROGATIVAS DA DEFENSORIA NO PROCESSO PENAL CONCEITO DE

Leia mais

As estruturas judiciárias em contraste I (Brasil) Tinka Reichmann

As estruturas judiciárias em contraste I (Brasil) Tinka Reichmann As estruturas judiciárias em contraste I (Brasil) Tinka Reichmann reichmann@usp.br Sistemas jurídicos Sistemas nacionais Portugal Brasil Comparação dos sistemas jurídicos e dos termos jurídicos Organização

Leia mais

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ

REGIMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ DA COMPOSIÇÃO DO NPJ DO DIRECIONAMENTO DO NPJ Catalão, 22 de Fevereiro de 2001 Portaria 010/2001 Dispõe sobre o funcionamento do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ O Diretor Acadêmico do Centro de Ensino Superior de Catalão CESUC, no uso de suas atribuições

Leia mais

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /2006 Informatização do Processo Judicial. Prof. Antonio Botão

ARQUIVOLOGIA. Legislação Arquivística. Lei nº /2006 Informatização do Processo Judicial. Prof. Antonio Botão ARQUIVOLOGIA Legislação Arquivística Informatização do Processo Judicial Prof. Antonio Botão Dispõe sobre a informatização do processo judicial; altera a Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973 Código de

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO PODER JUDICIÁRIO - PRIMEIRA INSTÂNCIA Juízos de Direito Juizados Especiais e suas Turmas Recursais Tribunais do Júri Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 4 Prof. Gisela Esposel - Do procedimento Sumaríssimo. Artigo 77 e seguintes da Lei 9099/95 - Recusada a transação,

Leia mais

Prof. Francion Santos Facebook: Francion Santos da Silva

Prof. Francion Santos   Facebook: Francion Santos da Silva PROVIMENTO GERAL DA CORREGEDORIA APLICADO AOS JUÍZES E OFÍCIOS JUDICIAIS DISPONIBILIZADO NO DJE DE 10/10/2014 (EM VIGOR A PARTIR DO DIA 12/11/2014) Prof. Francion Santos E-mail: franciondf@hotmail.com

Leia mais

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17

Cód. barras: STJ (2012) SUMÁRIO. Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação... 17 Cód. barras: STJ00094833 (2012) SUMÁRIO Currículo do Autor... 7 Abreviaturas... 9 Apresentação........................................................................ 17 1. Advocacia e Direito de Defesa

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) Art. 10. As partes poderão designar,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula n. 80. Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA Aula n. 80 Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde Tema: JUIZADO ESPECIAL DA FAZENDA PÚBLICA 1 Fundamentação Legal Lei n. 12.153/2009 Aplicação subsidiária Código de Processo Civil Lei n. 9.099/1995

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Faculdade de Direito REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CAMPUS CAMPINAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º O Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, subordinado

Leia mais

INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA. AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad

INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA. AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad 1 INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA AULA 09 DA ADVOCACIA NOÇÕES INICIAIS Profª Patrícia Maria Haddad (...) ser advogado significa haver renunciado a muitos sonhos e também haver sido esposado um alto encargo,

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO

NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS FACULDADES KENNEDY MANUAL DO ALUNO 2º semestre 2018 Sumário APRESENTAÇÃO... 3 I - DO FUNCIONAMENTO DO NPJ... 5 II - PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES DO NPJ... 5 III -

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 O processo do trabalho As principais características do processo do trabalho são: Informalismo O Direito Processual do trabalho tem caráter eminentemente social, uma vez que objetiva

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º.

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS CURSO DE DIREITO CALENDÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1º SEMESTRE DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. 20-02-16 Sábado 08:30h 02-04-16 - Sábado 08:30h ESTÁGIO SUPERVISIONADO I 3º. Período * As aulas práticas têm início às 08:30h, impreterivelmente, não sendo tolerados atrasos. A aprovação. Em caso de reprovação

Leia mais

Direito. Processual Penal. Ações de Impugnação

Direito. Processual Penal. Ações de Impugnação Direito Processual Penal Ações de Impugnação Art. 647 CPP: Dar-se-á habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar na iminência de sofrer violência ou coação ilegal na sua liberdade de ir e vir, salvo

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 17/10/2018 Número: 5023434-14.2018.4.03.6100 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 13ª Vara Cível Federal de São Paulo Última distribuição

Leia mais

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados

PARECERES Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados CONSULTA N.º 11/2009 Interpretação do art. 189º do EOA O Senhor Advogado, Dr.... vem solicitar que o emita parecer sobre a factualidade que passamos a enunciar: a. O Senhor Advogado consulente foi notificado,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III

ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III - Exercer a representação judicial da administração direta e indireta do Município em primeira instância, atuando em todas as

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA REGULAMENTO SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES GERAIS... 3 CAPÍTULO II... 4 DA ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA... 5 Seção I... 5 Das Atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO

REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS CURSO DE DIREITO CAPÍTULO III ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS Art. 50. Este Regulamento rege as atividades relativas aos estágios supervisionados do Curso de Direito.

Leia mais

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann

Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann Fazenda Pública em Juízo Guilherme Kronemberg Hartmann gh.dpc@hotmail.com // @guilhermekhartmann www.masterjuris.com.br JUIZADO ESPECIAL FEDERAL (Lei nº 10.259/2001) - Previsão constitucional (art. 98,

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA Pelo presente instrumento, - [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado(a), inscrito(a) na OAB/Ba sob n. [...], inscrito(a) no CPF/MF

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB

Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Estatuto da OAB e Código de Ética 50 Dicas certeiras para o Exame da OAB Salve, salve! Tudo bem? É com imensa alegria que lhe apresento este e- book com 50 dicas matadoras para a 1ª Fase da OAB! Desejo-lhe

Leia mais

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL

DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL E DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL CAPÍTULO I DOS LIMITES DA JURISDIÇÃO NACIONAL Em virtude do novo Código de Processo Civil (Lei 13.105, de 16.3.15, que entrará em vigor em 17.3.16, passará a vigorar as novas disposições sobre a Competência Internacional, conforme os artigos abaixo

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG Prof. Jean Pitter CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO - TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL 1. Processos: conceito, espécies, tipos de

Leia mais

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA

Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE CARGA HORÁRIA CURSO DISCIPLINA DIREITO Estatuto da OAB e Código de Ética DOCENTE PERÍODO CARGA HORÁRIA EMENTA OBJETIVOS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS 7 P 40 h Estatuto da Advocacia e da OAB. Código de Ética e Disciplina.

Leia mais

Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei /2006)

Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei /2006) Direito Processual do Trabalho Lei do Processo Judicial Eletrônico (Lei 11.419/2006) Informatização Processo Lei 11.419/2006: dispõe sobre a informatização do processo judicial. O uso de meio eletrônico

Leia mais

Processo n /Comissão Nacional de Sociedades de Advogados

Processo n /Comissão Nacional de Sociedades de Advogados COMISSÃO NACIONAL DE SOCIEDADE S DE ADVOGADOS Processo n. 49.0000.2015.010104-0/Comissão Nacional de Sociedades de Advogados Assunto: Possibilidade de averbação, nos registros da OAB, da condição de sociedade

Leia mais

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO)

ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) ATO CONSTITUTIVO DE SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA (MODELO) Pelo presente instrumento, - [Nome do Advogado], [nacionalidade], [estado civil], advogado (a), inscrito(a) na OAB/RN sob n. [...], inscrito(a)

Leia mais

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 2º Semestre 2018

ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 2º Semestre 2018 ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 2º Semestre 2018 VISITAS 8º SEMESTRE Aluno: Matrícula Turma: Os alunos matriculados

Leia mais

Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente:

Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente: Questão: 56391 Marque a opção CORRETA, considerando a sistemática constitucional e legal vigente: 1) A absolvição criminal do servidor por falta de provas repercute necessariamente no processo administrativo

Leia mais

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais?

11/12/2018. Professor Hugo Penna Conceito. Condições ou pressupostos processuais? Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Conceito Condições ou pressupostos processuais? 1 Art. 17. CPC/2015 Para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade. Conceito Classificação: Ativa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Agravo em Execução Prof. Gisela Esposel - O agravo é o instrumento hábil para atacar as decisões proferidas pelo juiz no curso do processo. - O agravo integra

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA. - Curso de Direito Currículo 2014/01

Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA. - Curso de Direito Currículo 2014/01 Normas de Estágio Curricular Não Obrigatório Remunerado Instituto de Ciências Sociais Aplicadas ICSA - Curso de Direito Currículo 2014/01 Descrição do Curso: O curso de Direito é baseado na formação geral,

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 3. Prof.ª Maria Cristina TÍTULO IV - DOS PROCEDIMENTOS CAPÍTULO I - DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 13. Ao processo, ao julgamento

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR LEI Nº 323/2018, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018 DISPÕE SOBRE: A CRIAÇÃO DA PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho,

Leia mais

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado

f É direito do advogado a inviolabilidade do escritório DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado DEONTOLOGIA FABIANA CAMPOS NEGRO Ética do Advogado pelos atos que praticar com dolo ou culpa (art. 32 da Lei 8.906/94 EAOAB). #prontofalei Sigilo: manter se chamado a depor, sobre fatos que tenha tomado

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, para ampliar o conceito de atividade de advocacia, atividade jurídica

Leia mais

Prof. Rodrigo Capobianco

Prof. Rodrigo Capobianco Prof. Rodrigo Capobianco AÇÕES DE IMPUGNAÇÃO REVISÃO CRIMINAL A revisão criminal é uma ação de impugnação exclusiva da defesa Após o trânsito em julgado da sentença condenatória, o condenado por si só

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL O(A) examinando(a) deverá apresentar uma ação de consignação em pagamento endereçada ao juiz do trabalho. Como fundamento, deverá argumentar a rescisão por abandono de emprego, invocando

Leia mais

VISITAS 8º SEMESTRE. Aluno:

VISITAS 8º SEMESTRE. Aluno: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO CAMPUS RUDGE RAMOS CURSO DE DIREITO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II PRÁTICA CIVIL II 1º Semestre 2019 Aluno: Matrícula VISITAS 8º

Leia mais

Advocacia na Era Digital

Advocacia na Era Digital Advocacia na Era Digital Wagner Jenny e Marcos Cabello ctinf@oabsa.org.br Agenda Evolução da tecnologia Certificação digital Processo Judicial Eletrônico Exemplos práticos Perguntas e respostas Internet

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PORTARIA Nº08/2010 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS PORTARIA Nº08/2010 Aprovar o Regulamento do Estágio de Prática Jurídica. O Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga)

PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) *C0059067A* C0059067A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.840, DE 2016 (Do Sr. Alberto Fraga) Estabelece normas de atuação dos advogados das instituições de ensino superior que mantenham atendimento

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADAS DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO. Elaboração Revisão Aprovação

POLÍTICA DE ALÇADAS DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO. Elaboração Revisão Aprovação POLÍTICA DE ALÇADAS DO GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO Elaboração Revisão Aprovação Gerência Financeira Diretoria; Auditoria Interna; Assessoria Jurídica; Gerência de Governança, Riscos e Conformidade; Gerência

Leia mais

Dispõe sobre a regulamentação do processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e dá outras providências.

Dispõe sobre a regulamentação do processo eletrônico no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e dá outras providências. Legislação Formato de impressão: Sim plificado Detalhado Texto da norm a Imprimir Informações Gerais Matéria : Estadual Tipo da Norma : RESOLUÇÃO Número da Norma : 551 Data da Norma : 31/08/2011 Órgão

Leia mais