Informativo mensal nº38. Jan./2017 Fev./2017

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo mensal nº38. Jan./2017 Fev./2017"

Transcrição

1 Informativo mensal nº38 Jan./2017 Fev./2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL FARC: DESARMAMENTO E INÍCIO DE CONVERSAÇÕES COM O ELN Dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) estariam se unindo a outros grupos ligados ao narcotráfico como o Exército de Libertação Nacional (ELN) ou sendo recrutados por grupos criminosos estrangeiros como o brasileiro Primeiro Comando da Capital (PCC) para prestar treinamento militar e/ou para expandir os negócios dessas organizações. Já os filhos dos guerrilheiros das FARC contarão com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF) para a reinserção dos menores combatentes à sociedade e ao sistema educativo. Além disso, foi aprovado o ato legislativo que permite que as FARC se tornem um partido político depois da desmobilização. A anistia aos guerrilheiros apenas se aplicará a delitos apontados pela lei, desde que tenham sido cometidos antes do acordo final entrar em vigência. Foi anunciado o início de negociações do governo da Colômbia com o ELN, inicialmente abordando temas da participação da guerrilha na sociedade e assuntos humanitários. Enquanto isso, a organização internacional Anistia Internacional, em seu informe anual, destacou que ainda ocorrem homicídios de defensores dos direitos humanos.

2 ÁSIA/LESTE EUROPEU GOVERNO DE MIANMAR COMETE LIMPEZA ÉTNICA CONTRA MINORIA ROHINGYA As ofensivas do governo birmanês já causaram centenas de mortes. Bangladesh já recebeu mais de 70 mil refugiados do grupo Rohingya, que vive como num apartheid no Mianmar, tendo a cidadania negada. O exército opera contra essa minoria desde outubro de 2016 e, com a denúncia de países vizinhos, agora os atos são condenados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A justificativa das autoridades birmanesas é que supostamente grupos rebeldes da minoria seriam responsáveis por ataques a postos fronteiriços. Além de assassinatos, relatos indicam que soldados birmaneses tenham cometido crimes de estupro e tortura. Só no estado de Shan, na fronteira com a China, pelo menos 160 pessoas morreram em três meses de confrontos entre forças do governo e grupos étnicos armados. Nos últimos dias de fevereiro, oito grupos armados afirmaram em um comunicado que nunca aceitarão o acordo de cessar-fogo apoiado pelo governo. ESTADOS UNIDOS IRÃO IMPOR RESTRIÇÕES LEGAIS A ALGUNS INDIVÍDUOS E ENTIDADES DO IRÃ O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou sanções contra 13 pessoas e 12 entidades ligadas ao Irã devido ao recente teste de míssil iraniano. O Irã criticou as novas sanções e disse que vai impor restrições legais a entidades e indivíduos estadunidenses que estariam auxiliando grupos terroristas regionais. O governo iraniano disse que testou novo míssil balístico, mas que não violou um acordo nuclear alcançado com seis grandes potências em 2015 ou a resolução do Conselho de Segurança da ONU que endossou o acordo. Em fins de fevereiro, especialistas da AIEA afirmaram que o país possui 101 kg do material, o que está bem abaixo do limite estabelecido, de 300 quilos. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Bahram Qasemi, também rejeitou a afirmação de Trump de que as ambições nucleares de Teerã são um grande risco de segurança e disse que Israel é a maior ameaça à paz global por possuir centenas de ogivas nucleares em seu arsenal. O líder supremo do Irã, aiatolá Ali

3 Khamenei, pediu que palestinos buscassem um levante contra Israel, sugerindo que o governo israelense deve ser confrontado até a libertação completa de palestinos. EUA REFORÇA ALIANÇA COM JAPÃO O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tratou o Primeiro Ministro do Japão, Shinzo Abe, como seu principal aliado na Ásia Oriental e prometeu reforçar a aliança militar ante as ameaças da China e da Coreia do Norte. Trump reiterou a importância do investimento de ambos os países na defesa e disse considerar a aliança entre Estados Unidos e Japão como pilar da paz e da estabilidade no Pacífico. O Japão, por sua vez, pretende acelerar seu programa de construção de navios de guerra em meio à disputa de ilhas no Mar do Leste da China. As ilhas são disputadas entre os dois países, sendo no Japão conhecidas como Senkakus, e na China como ilhas Diaoyu. ORIENTE MÉDIO SÍRIA Embora ainda ocorram grandes conflitos em Alepo, as discussões começam a se voltar para a reconstrução da maior cidade da Síria. Sem um acordo de paz abrangente para a guerra civil, é improvável que as nações ocidentais deem fundos ao governo sírio, que continua sob sanções. Foram estimados danos de, até agora, US$ 350 bilhões no país. Os representantes da Rússia, Irã e Turquia finalizaram quase todos os aspectos dos mecanismos de controle do cessar-fogo na Síria, durante uma reunião técnica em Astana, capital do Cazaquistão. Em relação aos níveis de violência durante os conflitos em questão, o regime sírio teria enforcado até 13 mil opositores em uma prisão nos primeiros cinco anos de guerra, segundo um relato da Anistia Internacional. Ainda outros milhares teriam morrido por consequência de torturas ou fome durante o mesmo período. O regime de Bashar al-assad negou a veracidade do relato. Por fim, segundo um relatório da Comissão Internacional das Nações Unidas sobre a Síria, todas as partes envolvidas na batalha de Aleppo - sírios, russos, rebeldes, entre outros - teriam cometido crimes de guerra, matando inocentes e usando armas químicas proibidas.

4 ISRAEL: CONFLITOS ENVOLVENDO GRUPOS TERRORISTAS CONTINUAM O sistema de interceptação de mísseis conhecido como Redoma de Ferro, que intercepta mísseis e morteiros vindos de Gaza contra áreas povoadas no território israelense, impediu três mísseis vindos do Monte Sinai, no Egito, com destino a Eilat, cidade israelense. Em outro momento, as Forças de Defesa Israelenses (IDF) apreenderam 15 veículos e prenderam 20 palestinos em varreduras em toda a Cisjordânia, alegando que os palestinos participaram de demonstrações violentas. Um dos detidos seria supostamente um ativista do grupo Hamas. Israel advertiu o Hezbollah, depois que o líder do grupo ameaçou atacar seu reator nuclear na cidade de Dimona. INTERVENÇÕES SAUDITAS E ESTADUNIDENSES INTENSIFICAM CONFLITOS NO IÊMEN A Human Rights Watch (HRW) disse que os Estados Unidos devem compensar as famílias dos mortos ou feridos durante um ataque a civis no Iêmen. Um soldado estadunidense foi morto e outros quatro ficaram feridos na operação, enquanto pelo menos 17 homens suspeitos de disparar contra as forças estadunidenses morreram. EUA e Arábia Saudita bombardearam o distrito de Wusab-al-Safel, o que faz com que o Exército iemenita e os comitês populares continuassem enfrentando os mercenários sauditas em várias áreas. Intensificando ainda mais o conflito, um míssil disparado pelos rebeldes xiitas do Iêmen matou o vice-chefe de gabinete das Forças Armadas do país, em uma ação contra a coalizão apoiada por sauditas e estadunidenses. IRAQUE Diversos comandantes do Estado Islâmico (IE) foram mortos em um ataque do Exército iraquiano contra um reunião na qual participava o líder do grupo Abu Bakr al-baghdadi. Além disso, com o apoio da coalizão internacional dos EUA, as forças militares do país têm conseguido uma série de avanços chegando a uma base militar fora de Mosul, a terceira maior cidade do Iraque.

5 ÁFRICA MOÇAMBIQUE RUMO À PAZ O governo moçambicano e o partido de oposição RENAMO concordaram em um cessar-fogo de 60 dias que termina no dia 4 de março. Este já é o segundo acordo e teve poucas violações. O chefe da delegação da RENAMO no processo de paz declarou que a trégua deve permanecer desde que o Presidente moçambicano faça sua parte. SUDÃO DO SUL Soldados sul-sudaneses estão sendo acusados de cometer crimes sem receio de qualquer punição, uma vez que o Presidente do país protege os pertencentes à sua etnia. Alguns comandantes que supervisionavam tribunais militares deixaram os seus cargos, indignados com a situação. Diante de toda a situação, a Uganda descartou uma possível intervenção militar no Sudão do Sul, alegando que tentar impor um governo sob tutela externa para tentar encerrar conflito só fará com que a situação no país piore ainda mais. Rebeldes sul-sudaneses acusaram o Egito de lançar bombas contra seu território e alertaram a capital para uma possível guerra regional, embora os governos de ambos os países tenham negado acusações. Os rebeldes também afirmaram que repeliram vários ataques do governo que deixaram muitos mortos, acusando-o de intensificar o conflito. Como tentativa para acalmar a população civil e os ânimos internacionais, o presidente do Sudão do Sul, Salva Kiir, disse que os soldados acusados de cometerem estupros com bases étnicas devem ser mortos. TUNÍSIA ESTENDE ESTADO DE EMERGÊNCIA Autoridades tunisianas estenderam por três meses o estado de emergência no país, devido à persistente ameaça de violência extremista vinda da Líbia, país vizinho, e de outros lugares. O Ministro da Defesa da Tunísia disse que enquanto a Líbia não tiver um governo que controle a situação, a ameaça sobre seu país continuará a existir.

6 SOMÁLIA E AL SHABAAB Um ataque do Al Shabaab próximo ao palácio presidencial da Somália, durante uma cerimônia para o novo presidente, matou dois civis. Em outra ação, foram executados publicamente quatro homens acusados de espionagem para os governos da Somália, Estados Unidos e Quênia. Paralelamente, Mohamed Abdullahi Farmajo, ex-primeiro Ministro, foi eleito Presidente da Somália por votação na Assembleia Nacional. Por questão de segurança, a votação se deu no Aeroporto de Mogadíscio, capital somali, local onde estão as instalações da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros órgãos internacionais. O Al Shabaab realizou diversos ataques para tentar impedir e dificultar a consolidação das eleições, mas não obteve sucesso. A eleição presidencial havia sido adiada cinco vezes devido aos conflitos por disputa de poder, corrupção e problemas de segurança. REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DO CONGO A República Democrática do Congo (RDC) também enfrenta a necessidade de investigações acerca de atrocidades cometidas em seu território, incluindo execuções por parte das forças armadas. Mais de 280 assassinatos teriam ocorrido no país desde julho de 2016, nos embates entre o governo e a milícia Kamuina Nsapu. A Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu relatórios apontando que ao menos 101 pessoas foram mortas somente nas duas primeiras semanas do mês de fevereiro. Paralelamente, confrontos entre a polícia e milícias continuam constantes no país. Os grupos opositores possuem divergências em suas bases étnica, religiosa e política. Tanto as milícias quanto os protestos são reprimidos fortemente pela polícia da RDC, resultando em mais mortes de civis. REPÚBLICA CENTRO AFRICANA Embates entre a União para a Paz (UPC) e a Frente Popular para o Renascimento da República Centro-Africana (FPRC) estão se tornando constantes, o que demonstra um crecimento das milícias em meio à limitada autoridade estatal. Tanto o FPRC como a UPC são formadas por ex-membros da aliança de rebeldes Seleka, de maioria muçulmana, que se uniram para expulsar o então Presidente François Bozize em 2013.

7 Contudo, os dois grupos começaram uma competição por território e pelo controle das receitas fiscais. O governo nomeou um promotor de justiça para um tribunal especial, apoiado pela ONU, criado para investigar crimes de guerra e contra a humanidade, sendo esse um possível primeiro passo para levar os líderes rebeldes à justiça. BURUNDI: INSTABILIDADE NO PAÍS DEIXA MILHARES DE REFUGIADOS Cidadãos do Burundi estão deixando suas casas e indo para a Tanzânia, República Democrática do Congo e Ruanda devido à contínua instabilidade do país. As negociações de paz estão estagnadas e a ajuda humanitária está comprometida, uma vez que faltam terrenos para a construção de novos acampamentos nos países que recebem os refugiados. O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) está discutindo com os governos dos países a possibilidade do aumento das áreas disponíveis. Quase 600 burundianos estão cruzando por dia a fronteira com a Tanzânia. De abril de 2015 a fevereiro de 2017, 386 mil pessoas deixaram o país. UNIÃO EUROPEIA CRIA PLANO PARA CONTER TRÁFICO DE MIGRANTES DA LÍBIA Líderes da União Europeia se reuniram e organizaram um plano para tentar acabar com o tráfico de milhares de imigrantes do norte da África por meio do Mediterrâneo em direção à Europa. O plano pretende evitar milhares de mortes em náufragos de barcos partindo da Líbia. Contudo, surge a preocupação de que o plano deixe milhares de pessoas em condições desumanas naquele país. O sucesso do plano depende da ajuda europeia para a Líbia controlar seu litoral e evitar contrabandistas na região.

8 ONU ATUAÇÃO DA ONU SE INTENSIFICA NO CONTINENTE AFRICANO A ONU permanece com forte atuação no continente africano. A Organização Internacional para Migrações (OIM) suspendeu suas operações humanitárias no Sudão do Sul devido ao aumento da violência. Paralelamente, a ONU considerou a República Centro-Africana (RCA) como o ambiente mais perigoso para os trabalhadores humanitários. De todos os incidentes envolvendo funcionários de ONGs, mais de 30% ocorreram dentro do território da RCA. O Subsecretário para as Operações de Paz afirmou ao Conselho de Segurança a grande possibilidade do cumprimento de um envio de 2,2 milhões de dólares para as operações na região, sendo a maior parte deste valor destinada a questões alimentares. No Quênia, três especialistas em Direitos Humanos solicitaram que o governo do cessasse as perseguições sobre a sociedade civil, que se intensificaram muito no período pré-eleitoral pelo qual passa o país. As eleições para o governo queniano estão agendadas para agosto de 2017 e o próprio governo vem atacando grupos de ONGs, alegando que as mesmas não estão legalizadas e que influenciam negativamente na segurança do país, podendo financiar a ascensão de grupos terroristas. Especialistas da ONU defendem um fim rápido dessas ações, possibilitando a legitimação das eleições e a criação de um ambiente seguro e adequado para que estas ocorram.

ATUDALIDADES - Conflitos na Atualidade

ATUDALIDADES - Conflitos na Atualidade ATUDALIDADES - Conflitos na Atualidade Origem dos povos ORIENTE MÉDIO: Conflitos árabes-israelenses: 1948 Independência de Israel 1949 Guerras da Independência 1956 Crise de Suez 1964 Criação da OLP` 1967

Leia mais

Informativo mensal nº19. Maio/2015

Informativo mensal nº19. Maio/2015 Informativo mensal nº19 Maio/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL NOVOS CONFLITOS ENTRE FARC E GOVERNO COLOMBIANO O cessar-fogo unilateral das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (FARC) anunciado em março

Leia mais

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini

O mundo árabe-muçulmano após a Primavera. Prof. Alan Carlos Ghedini O mundo árabe-muçulmano após a Primavera Prof. Alan Carlos Ghedini Entre as causas da Primavera Árabe podemos citar: Altos índices de desemprego na região Crise econômica Pouca ou nenhuma representação

Leia mais

Israel-Palestina após o conflito de Gaza e o papel da UE

Israel-Palestina após o conflito de Gaza e o papel da UE PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 TEXTOS APROVADOS P8_TA(2014)0029 Israel-Palestina após o conflito de Gaza e o papel da UE Resolução do Parlamento Europeu, de 18 de setembro de 2014, sobre Israel-Palestina

Leia mais

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS POLITICOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS DIREITOS FUNDAMENTAIS CONCEITO: O direito democrático de participação do povo no governo, por seus representantes, acabou exigindo a formação de um conjunto de normas legais permanentes, que recebe a denominação de direitos

Leia mais

Recuperação - 3ª Etapa Ensino Médio

Recuperação - 3ª Etapa Ensino Médio 1 CULTURA RELIGIOSA 2º ANO ENS. MÉDIO PROFESSOR(A): RICARTE NOME: Nº PARTE I DOS CONCEITOS ATUAIS NA CULTURA RELIGIOSA QUESTÃO 01: EXPLIQUE OS SEGUINTES CONCEITOS: 1. O RELATIVISMO A) Relativismo filosófico

Leia mais

Informativo mensal nº 22. Agosto/2015

Informativo mensal nº 22. Agosto/2015 Informativo mensal nº 22 Agosto/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL FARC E TENSÕES ENTRE VENEZUELA E COLÔMBIA As negociações com as FARC continuaram ocorrendo de maneira satisfatória, sendo realizadas reuniões

Leia mais

Informativo mensal nº20. Junho/2015

Informativo mensal nº20. Junho/2015 Informativo mensal nº20 Junho/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CONFLITO COLOMBIANO Apesar de o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) seguirem dialogando em Havana, Cuba,

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Preâmbulo Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus Direitos iguais e inalienáveis é o fundamento

Leia mais

total pelo ofensiva controlo de Alepo guerra A batalha de Alepo atingiu o

total pelo ofensiva controlo de Alepo guerra A batalha de Alepo atingiu o Exército ofensiva controlo sírio lança total pelo de Alepo guerra A batalha de Alepo atingiu o seu ponto crucial. Com 20 mil homens, tanques e blindados, o regime de Assad quer reconquistar bairro de Salaheddine

Leia mais

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira (20) a oferta de

O presidente americano, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira (20) a oferta de Obama anuncia plano de imigração que protege 5 milhões da deportação Ilegais com filhos americanos poderão ter visto de trabalho por 3 anos. Jovens imigrantes sem documentos terão residência temporária

Leia mais

Escalada entre palestinos e israelenses alimenta questionamento sobre terceira revolta generalizada estar em curso

Escalada entre palestinos e israelenses alimenta questionamento sobre terceira revolta generalizada estar em curso Oriente MCdio vive temor de nova intifada Escalada entre palestinos e israelenses alimenta questionamento sobre terceira revolta generalizada estar em curso Governos dos dois lados negam proporqiio do

Leia mais

Reunião de Seção CONFERÊNCIA RELIGIOSA MUNDIAL

Reunião de Seção CONFERÊNCIA RELIGIOSA MUNDIAL Reunião 08 Reunião de Seção CONFERÊNCIA RELIGIOSA MUNDIAL Área de Desenvolvimento enfatizada: ESPIRITUAL Ramo: Sênior Mês recomendado para desenvolver esta reunião: Indiferente. Recomendada para abertura

Leia mais

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la?

Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? BuscaLegis.ccj.ufsc.br Pena de Morte: Devemos ou não defendê-la? *Roberto Ramalho A pena de morte é um tema bastante controverso entre os estudiosos do Direito, da Criminologia, da Sociologia, da Medicina

Leia mais

Por que novamente em Paris? Hugo Bachega - Da BBC Brasil em Londres 14 novembro 2015

Por que novamente em Paris? Hugo Bachega - Da BBC Brasil em Londres 14 novembro 2015 Instituto de Educação Infantil e Juvenil Primavera, 2015. Londrina, Nome: de Ano: Tempo Início: Término: Total: Edição 20 MMXV Fase 1 Grupo Alfa POR QUE PARIS? Por que novamente em Paris? Hugo Bachega

Leia mais

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA

Leia mais

Informativo Mensal nº 10. Agosto/ 2014

Informativo Mensal nº 10. Agosto/ 2014 Informativo Mensal nº 10 Agosto/ 2014 ÁSIA/ LESTE EUROPEU MAIS SANÇÕES E AJUDA HUMANITÁRIA DEIXAM RÚSSIA EM DESTAQUE NO MÊS No mês de agosto mais sanções continuaram sendo aplicadas na Rússia pelos EUA

Leia mais

DÉCADA DE 70. Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana

DÉCADA DE 70. Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana Eventos marcantes: Guerra do Vietnã Watergate Crise do Petróleo Revolução Iraniana GUERRA DO VIETNÃ Após o fim da Guerra da Indochina (1954), Vietnã é dividido na altura do paralelo 17: Norte: república

Leia mais

A resolução 1559 e o assassinato do ex- Primeiro Ministro Rafic Al Hariri e seus impactos para o equilíbrio regional de poder no Oriente Médio

A resolução 1559 e o assassinato do ex- Primeiro Ministro Rafic Al Hariri e seus impactos para o equilíbrio regional de poder no Oriente Médio A resolução 1559 e o assassinato do ex- Primeiro Ministro Rafic Al Hariri e seus impactos para o equilíbrio regional de poder no Oriente Médio Análise Segurança Prof. Danny Zahreddine 25 de fevereiro de

Leia mais

Guerras na África voltam a recrutar crianças

Guerras na África voltam a recrutar crianças Guerras na África voltam a recrutar crianças Por Juan Carlos Bow Unicef calcula que há mais de 6 mil lutando na República Centro-Africana Não importa a origem do conflito armado, seja religioso, econômico

Leia mais

Brasil está entre os países que mais utilizam drones

Brasil está entre os países que mais utilizam drones Brasil está entre os países que mais utilizam drones Veículos aéreos não tripulados são usados em missões de vigilância terrestre e marítima de fronteiras, além de varreduras antibomba e perícias de obras

Leia mais

I - Crimes contra a Humanidade

I - Crimes contra a Humanidade I - Crimes contra a Humanidade Os crimes contra a humanidade denominados também de delitos de lesa- humanidade surgem como extensão aos crimes de guerra, e, com o passar do tempo, acabam ganhando autonomia

Leia mais

Brasileira percorre 7 mil quilômetros para contar histórias de refugiados africanos

Brasileira percorre 7 mil quilômetros para contar histórias de refugiados africanos Brasileira percorre 7 mil quilômetros para contar histórias de refugiados africanos por Por Dentro da África - quarta-feira, julho 29, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/cultura/brasileira-percorre-7-mil-quilometros-para-contar-historias-derefugiados-africanos

Leia mais

Projeto de Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas - SIMULREL

Projeto de Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas - SIMULREL Projeto de Simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas - SIMULREL Idealizador: Curso de Relações Internacionais Centro Universitário de Brasília UNICEUB Responsável: Fernando Paiva Monitor do

Leia mais

ESTADO ISLÂMICO: ORIGENS, SITUAÇÃO ATUAL E DESDOBRAMENTOS NO SI. Alexandre Fuccille (UNESP)

ESTADO ISLÂMICO: ORIGENS, SITUAÇÃO ATUAL E DESDOBRAMENTOS NO SI. Alexandre Fuccille (UNESP) ORIGENS, SITUAÇÃO ATUAL E DESDOBRAMENTOS NO SI Alexandre Fuccille (UNESP) O OVO DA SERPENTE O OVO DA SERPENTE O OVO DA SERPENTE Fim da 1º Guerra Mundial (1918): desagregação do Império Otomano e partilha

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLÓGIAS Lista de Exercícios de GEOGRAFIA/ 2º ano Professor(a): Amanda Rafaela Data: / Março / 2016 De sonhos e conquistas Aluno(a): 1) (UPE) Sobre o assunto abordado na notícia

Leia mais

APRESENTAÇÃO...3. Crime de Racismo...4. Crime de Injúria Racial...6. Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL...

APRESENTAÇÃO...3. Crime de Racismo...4. Crime de Injúria Racial...6. Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL... 1 Sumário APRESENTAÇÃO...3 COMO DENUNCIAR? Crime de Racismo...4 Crime de Injúria Racial...6 Crimes de Ódio na Internet...8 DIFERENÇAS ENTRE RACISMO E INJÚRIA RACIAL...10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...12

Leia mais

Conflitos Geopolíticos II. Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste

Conflitos Geopolíticos II. Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste Conflitos Geopolíticos II Oriente Médio, África, Índia, Curdistão e Timor Leste Oriente Médio Histórico Israel X Palestina 1947 Partilha da Palestina/Israel pela ONU 1948-49 implantação do Estado de Israel

Leia mais

Descolonização e Lutas de Independência no Século XX

Descolonização e Lutas de Independência no Século XX Descolonização e Lutas de Independência no Século XX A Independência da Índia (1947) - Antecedentes: Partido do Congresso (hindu) Liga Muçulmana Longa luta contra a Metrópole inglesa - Desobediência pacífica

Leia mais

TRATADO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE ESPANHA PARA A REPRESSÃO DO TRÁFICO ILÍCITO DE DROGA NO MAR.

TRATADO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E O REINO DE ESPANHA PARA A REPRESSÃO DO TRÁFICO ILÍCITO DE DROGA NO MAR. Resolução da Assembleia da República n.º 9/2000 Tratado entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha para a Repressão do Tráfico Ilícito de Droga no Mar, assinado em Lisboa em 2 de Março de 1998 Aprova

Leia mais

8.0 A situação actual dos refugiados no Mundo

8.0 A situação actual dos refugiados no Mundo 8.0 A situação actual dos refugiados no Mundo O Relatório Anual divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), "Tendências Globais", que se refere à situação em 31 de Dezembro

Leia mais

Exercícios sobre Israel e Palestina

Exercícios sobre Israel e Palestina Exercícios sobre Israel e Palestina Material de apoio do Extensivo 1. Observe o mapa a seguir, que representa uma área do Oriente Médio, onde ocorrem grandes tensões geopolíticas. MAGNOLI, Demétrio; ARAÚJO,

Leia mais

Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso

Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso Pragmatismo Político, 14 de maio de 2014 Explicando o Bolsa Família para Ney Matogrosso Criticado por Ney Matogrosso e peça da campanha de Aécio, Campos e Dilma, benefício é pago para 14 milhões de famílias.

Leia mais

Colégio Jardim São Paulo 2012 9 os Anos. ORIENTE MÉDIO 2. prof. Marcelo Duílio profa. Mônica Moraes

Colégio Jardim São Paulo 2012 9 os Anos. ORIENTE MÉDIO 2. prof. Marcelo Duílio profa. Mônica Moraes Colégio Jardim São Paulo 2012 9 os Anos. ORIENTE MÉDIO 2 prof. Marcelo Duílio profa. Mônica Moraes 1 ORIENTE MÉDIO Quadro político e socioeconômico Essa região divide se politicamente em uma porção continental:

Leia mais

Professora Erlani. Apostila 3 Capítulo 1

Professora Erlani. Apostila 3 Capítulo 1 Apostila 3 Capítulo 1 No continente africano, muitos focos de tensão e destruição demonstram as instabilidades geradas por guerras civis em diversos países africanos. A história colonial e o passado de

Leia mais

Refugiados em Israel: organizações denunciam descaso com crianças africanas no país

Refugiados em Israel: organizações denunciam descaso com crianças africanas no país Refugiados em Israel: organizações denunciam descaso com crianças africanas no país por Por Dentro da África - sábado, junho 20, 2015 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/refugiados-em-israel-organizacoes-denunciam-descaso-comcriancas-africanas-no-pais

Leia mais

Geografia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Geografia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Geografia Questão 1 Em 1967, por ocasião da Guerra dos Seis Dias, Israel ocupou de seus vizinhos árabes uma série de territórios, entre eles a Península do

Leia mais

MISSÃO DE OBSERVAÇÃO ELEITORAL DA SADC (SEOM) À REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE DECLARAÇÃO FEITA PELA

MISSÃO DE OBSERVAÇÃO ELEITORAL DA SADC (SEOM) À REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE DECLARAÇÃO FEITA PELA MISSÃO DE OBSERVAÇÃO ELEITORAL DA SADC (SEOM) À REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE DECLARAÇÃO FEITA PELA S.E. MAITE NKOANA MASHABANE, MINISTRA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COOPERAÇÃO DA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL

Leia mais

PLANO DE ACÇAO ANUAL PARA A IMPLEMENTAÇAO DA RCS 1325, 2010-2011 Comité de Pilotagem da RCS 1325 Guiné- Bissau

PLANO DE ACÇAO ANUAL PARA A IMPLEMENTAÇAO DA RCS 1325, 2010-2011 Comité de Pilotagem da RCS 1325 Guiné- Bissau PLANO DE ACÇAO ANUAL PARA A IMPLEMENTAÇAO DA RCS 1325, 2010-2011 Comité de Pilotagem da RCS 1325 Guiné- Bissau Discuçao e validaçao reunion Comité Pilotagem 18 / 08 / 10 - Parceiros responsables por actividades

Leia mais

Informativo nº 95. De 27/08/2015 à 03/09/2015

Informativo nº 95. De 27/08/2015 à 03/09/2015 Informativo nº 95 De 27/08/2015 à 03/09/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL ESTADO DE EMERGÊNCIA PROVOCA ÊXODO DE COLOMBIANOS O fechamento da fronteira entre Colômbia e Venezuela, decretada pelo Presidente venezuelano

Leia mais

PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL. Apoio Financeiro à Aquisição de Habitação Própria. Programa Casa Própria. Senhoras e Senhores Deputados

PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL. Apoio Financeiro à Aquisição de Habitação Própria. Programa Casa Própria. Senhoras e Senhores Deputados Intervenção do Deputado José Manuel Bolieiro PROJECTO DE DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL Apoio Financeiro à Aquisição de Habitação Própria Programa Casa Própria Senhor Presidente da Assembleia Legislativa

Leia mais

Tema: O papel de Angola como vértice do eixo centro-austral de África: Contributos para a segurança regional

Tema: O papel de Angola como vértice do eixo centro-austral de África: Contributos para a segurança regional 1 Congresso Ibérico de Estudos Africanos, painel «Arquitecturas de Segurança na África Subsaariana. O papel das Organizações Regionais Africanas na gestão estratégica dos conflitos. Impactos para a segurança

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Áreas de Tensão no Mundo

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA AULA. Conteúdo: Áreas de Tensão no Mundo Conteúdo: Áreas de Tensão no Mundo Habilidade: Compreender os conflitos atuais existentes entre os países e as principais consequências para as populações. ESTADOS UNIDOS x MÉXICO Muro construído na década

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) PREÂMBULO Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e dos seus direitos iguais e inalienáveis constitui

Leia mais

Os exemplos ilustram vencedores e perdedores da atual redução no preço do petróleo,

Os exemplos ilustram vencedores e perdedores da atual redução no preço do petróleo, Quem ganha e quem perde com a queda do preço do petróleo? O momento de queda no preço do petróleo leva alguns exportadores do produto a se prepararem para uma significativa queda de receitas. Ao mesmo

Leia mais

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia

Conflitos Geopolíticos I. América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Conflitos Geopolíticos I América Latina, Irlanda do Norte, Espanha, Rússia e Iugoslávia Introdução No fim do século XX, a ONU contava com 54 missões de paz em regiões afetadas pela guerra ou em vias de

Leia mais

África do Sul. Ataques xenófobos JANEIRO DE 2014

África do Sul. Ataques xenófobos JANEIRO DE 2014 JANEIRO DE 2014 RESUMO DO PAÍS África do Sul A África do Sul continua combatendo o legado do apartheid e os desafios relacionados a lidar com as crescentes demandas de seus cidadãos para a realização de

Leia mais

Principais causas para revolução francesa

Principais causas para revolução francesa Revolução Francesa Principais causas para revolução francesa -Empobrecimento do povo francês guerras, luxo, empréstimos. -Cerca de 80% do povo viviam no campo em situação precária. -Os anos que antecederam

Leia mais

Desafios do saneamento básico em face da crise hídrica

Desafios do saneamento básico em face da crise hídrica Audiência Pública na Câmara dos Deputados Comissão Especial sobre a Crise Hídrica Desafios do saneamento básico em face da crise hídrica Aparecido Hojaij Presidente Nacional da Assemae Sobre a Assemae

Leia mais

Prof. Alan Carlos Ghedini TERRORISMO. A ameaça sem bandeira...

Prof. Alan Carlos Ghedini TERRORISMO. A ameaça sem bandeira... Prof. Alan Carlos Ghedini TERRORISMO A ameaça sem bandeira... TERRORISMO NO ORIENTE MÉDIO De modo geral, a desagregação do Império Turco- Otomano entre fins do séc XIX e início do XX, criou um vácuo de

Leia mais

Síria. Ataques a civis e uso ilegal de armas JANEIRO DE 2014

Síria. Ataques a civis e uso ilegal de armas JANEIRO DE 2014 JANEIRO DE 2014 RESUMO DO PAÍS Síria O conflito armado na Síria se agravou ainda mais em 2013 à medida que o governo intensificou seus ataques e começou a usar armas cada vez mais mortais e de forma indiscriminada,

Leia mais

BAILE DA ILHA FISCAL

BAILE DA ILHA FISCAL BAILE DA ILHA FISCAL A CAMINHO DA REPÚBLICA 1870 RIO DE JANEIRO fundação do Partido Republicano e lançamento do MANISFESTO REPUBLICANO por Quintino Bocaiúva SOMOS DA AMÉRICA E QUEREMOS SER AMERICANOS 1873

Leia mais

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza

Conflitos no Oriente Médio. Prof a Maria Fernanda Scelza Conflitos no Oriente Médio Prof a Maria Fernanda Scelza Revolução Iraniana 1953: o Xá (rei) Mohamed Reza Pahlevi passou a governar autoritariamente o Irã; Seu objetivo era ocidentalizar o país, tornando-o

Leia mais

Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança /Vice-Presidente da Comissão Europeia. Federica Mogherini

Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança /Vice-Presidente da Comissão Europeia. Federica Mogherini Alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança /Vice-Presidente da Comissão Europeia Federica Mogherini Assembleia da República, 17 fevereiro de 2015 CURRICULUM

Leia mais

Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões

Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões Capítulo 12 Oriente Médio: zona de tensões Aspectos Físicos Área: 6,8 milhões de km² porção continental e peninsular. Relevo: - Domínio de terras altas: planaltos. - Planície da Mesopotâmia Predomínio

Leia mais

As Relações Brasil Oriente Médio (1964-1991): face à rivalidade argentina e sob a égide estadunidense.

As Relações Brasil Oriente Médio (1964-1991): face à rivalidade argentina e sob a égide estadunidense. 970 As Relações Brasil Oriente Médio (1964-1991): face à rivalidade argentina e sob a égide estadunidense. José Luiz Silva Preiss, Prof. Dr. Helder Gordim da Silveira (Orientador) PPG História - PUCRS

Leia mais

As Novas Migrações Internacionais

As Novas Migrações Internacionais As Novas Migrações Internacionais As novas migrações ganharam novas direções, as realizações partem de países subdesenvolvidos para países desenvolvidos, e o novo modelo de migração internacional surge

Leia mais

Oriente Médio. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 21, 24 e 25/10/2014. Material de Apoio para Monitoria

Oriente Médio. Geografia Monitor: Renata Carvalho e Eduardo Nogueira 21, 24 e 25/10/2014. Material de Apoio para Monitoria Oriente Médio 1.(VEST - RIO) A Guerra do Líbano, o conflito Irã/ Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo, são alguns dos conflitos que marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo,

Leia mais

O problema do Apoio aos Direitos do Funcionário Público e Seu Apoio Jurídico no Interior da China

O problema do Apoio aos Direitos do Funcionário Público e Seu Apoio Jurídico no Interior da China Administração n.º 92, vol. XXIV, 2011-2.º, 575-582 575 O problema do Apoio aos Direitos do Funcionário Público e Seu Apoio Jurídico no Interior da China Ren Jin* I. Direitos e Responsabilidades do Funcionário

Leia mais

Razões que justificam o Tratado Global do Comércio de Armas. Factos e números relativos a nove casos estudados

Razões que justificam o Tratado Global do Comércio de Armas. Factos e números relativos a nove casos estudados Razões que justificam o Tratado Global do Comércio de Armas Factos e números relativos a nove casos estudados Lista dos 10 maiores exportadores de armas no mundo em valores de 2006: Países Valores em Dólares

Leia mais

Programa: Enquadramento; Dinâmicas e processos associados à violência conjugal; A lei e o combate à violência doméstica questões legais.

Programa: Enquadramento; Dinâmicas e processos associados à violência conjugal; A lei e o combate à violência doméstica questões legais. Programa: Enquadramento; Dinâmicas e processos associados à violência conjugal; A lei e o combate à violência doméstica questões legais. Vídeo: Os tabus sociais na perceção de géneros e papéis sexuais

Leia mais

International Security & Defence Systems Ltd. Av. Niemeyer 295 Leblon, RJ, CEP-22450-230, Brasil Tel/Fax:+55-21-3439-6481 Mobile: +55-21-7219-4918

International Security & Defence Systems Ltd. Av. Niemeyer 295 Leblon, RJ, CEP-22450-230, Brasil Tel/Fax:+55-21-3439-6481 Mobile: +55-21-7219-4918 Diplomado Universidade de Tel Aviv Em foco: Brasil Presente e Futuro ISDS e Universidade de Tel Aviv no Rio de Janeiro 18, 19, 20 de março de 2013 Palestrantes: Participação Especial: Ministro e Dr. Ephraim

Leia mais

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Declaração Universal dos Direitos Humanos Declaração Universal dos Direitos Humanos Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade,

Leia mais

CPV. C ursinho. FGV A dministração Objetiva Prova A 08/dezembro/2013

CPV. C ursinho. FGV A dministração Objetiva Prova A 08/dezembro/2013 CPV o C ursinho que Mais A prova na GV FGV A dministração Objetiva Prova A 08/dezembro/2013 A questão trazia à tona a discussão sobre a História da África na Antiguidade, cobrando que o aluno fizesse a

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 4.952, DE 2013 (Do Sr. Andre Moura)

PROJETO DE LEI N.º 4.952, DE 2013 (Do Sr. Andre Moura) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 4.952, DE 2013 (Do Sr. Andre Moura) Dispõe sobre a obrigatoriedade de equipe de primeiros socorros e define as normas de segurança em Casas de Espetáculos. DESPACHO:

Leia mais

08/11/2004. Discurso do Presidente da República

08/11/2004. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da 4ª reunião do Grupo de Alto Nível do Programa Educação para Todos da Unesco Palácio Itamaraty, 08 de novembro de 2004 Senhor

Leia mais

DOCUMENTO SÍNTESE UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA

DOCUMENTO SÍNTESE UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA IE13255 AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA P. O. Box 3243, Addis Ababa, ETHIOPIA Tel.: (251-11) 5182402 Fax: (251-11) 5182400 Website: www.au.int CONFERÊNCIA DA CUA/AFCAC/AFRAA DE TRANSPORTES

Leia mais

O comércio de armas entre Moscou e Damasco e seus impactos políticos no Oriente Médio. Análise Segurança

O comércio de armas entre Moscou e Damasco e seus impactos políticos no Oriente Médio. Análise Segurança O comércio de armas entre Moscou e Damasco e seus impactos políticos no Oriente Médio Análise Segurança Daniel Ferreira Mendes 11 de abril de 2005 O comércio de armas entre Moscou e Damasco e seus impactos

Leia mais

Esquema da conquista da península do Sinai durante a Guerra dos Seis Dias

Esquema da conquista da península do Sinai durante a Guerra dos Seis Dias Guerra dos Seis Dias A Guerra dos Seis Dias foi um conflito armado entre Israel e a frente árabe, formada por Egito, Jordânia e Síria, apoiados pelo Iraque, Kuweit, Arábia Saudita, Argélia e Sudão. O crescimento

Leia mais

Informativo nº 106. De 12/11/2015 à 19/11/2015

Informativo nº 106. De 12/11/2015 à 19/11/2015 Informativo nº 106 De 12/11/2015 à 19/11/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL NA COLÔMBIA, PROCESSO DE PAZ ENTRA EM FASE CRÍTICA Se o governo colombiano e o maior grupo rebelde do país finalizarem o histórico

Leia mais

Projetos militares lideram investimentos do governo federal

Projetos militares lideram investimentos do governo federal Projetos militares lideram investimentos do governo federal Por Gustavo Patu Enquanto as Forças Armadas reclamam publicamente da falta de verbas para atividades cotidianas, dois projetos militares recebem

Leia mais

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA

VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA. D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA VIA SACRA MEDITADA PELAS FAMÍLIAS REFUGIADAS DA SÍRIA COMISSÃO EPISCOPAL PARA A FAMÍLIA NA SÍRIA D. Samir Nassar, Arcebispo de Damasco, Síria Felizes os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX ARAÚJO Disciplina: GEOGRAFIA Professor: TIBÉRIO MENDONÇA Série: Turma: Turno: Aluno(a): Nº

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX ARAÚJO Disciplina: GEOGRAFIA Professor: TIBÉRIO MENDONÇA Série: Turma: Turno: Aluno(a): Nº ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FÉLIX ARAÚJO Disciplina: GEOGRAFIA Professor: TIBÉRIO MENDONÇA Série: Turma: Turno: Aluno(a): Nº OS REFUGIADOS A prática de conceder asilo em terras estrangeiras

Leia mais

EUA: Expansão Territorial

EUA: Expansão Territorial EUA: Expansão Territorial Atividades: Ler Livro didático págs. 29, 30 e 81 a 86 e em seguida responda: 1) Qual era a abrangência do território dos Estados Unidos no final da guerra de independência? 2)

Leia mais

GABARITO ATIVIDADE DE CLASSE DESVENDANDO A NOTÍCIA. Pastor recua e garante que nunca irá queimar o Alcorão (Folha UOL/ 10/09/2010)

GABARITO ATIVIDADE DE CLASSE DESVENDANDO A NOTÍCIA. Pastor recua e garante que nunca irá queimar o Alcorão (Folha UOL/ 10/09/2010) GABARITO ATIVIDADE DE CLASSE Questão 1 DESVENDANDO A NOTÍCIA Certos acontecimentos que ganham destaque na mídia internacional costumam, como se diz na linguagem corrente, esconder problemas ou polêmicas

Leia mais

Mecken Golden Corporation 1439 S Ocean Blvd, FL 33062 Phone: 954 5547138

Mecken Golden Corporation 1439 S Ocean Blvd, FL 33062 Phone: 954 5547138 Consultoria Empresarial, Financeira e Jurídica. Equipe de profissionais altamente qualificada e comprometida com o cliente. Porque abrir uma empresa nos Estados Unidos Porque escolher a Flórida Vistos

Leia mais

O IMPERIALISMO EM CHARGES. Marcos Faber www.historialivre.com marfaber@hotmail.com. 1ª Edição (2011)

O IMPERIALISMO EM CHARGES. Marcos Faber www.historialivre.com marfaber@hotmail.com. 1ª Edição (2011) O IMPERIALISMO EM CHARGES 1ª Edição (2011) Marcos Faber www.historialivre.com marfaber@hotmail.com Imperialismo é a ação das grandes potências mundiais (Inglaterra, França, Alemanha, Itália, EUA, Rússia

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes

Escola de Formação Política Miguel Arraes Escola de Formação Política Miguel Arraes Curso de Atualização e Capacitação Sobre Formulação e Gestão de Políticas Públicas Módulo I Políticas Públicas e Direitos Humanos Aula 2 Políticas Públicas e Direitos

Leia mais

CONFLITOS ATUAIS. Metade dos países africanos estão em guerra. Metade das guerras no mundo são na África.

CONFLITOS ATUAIS. Metade dos países africanos estão em guerra. Metade das guerras no mundo são na África. África CONFLITOS ATUAIS Metade dos países africanos estão em guerra. Metade das guerras no mundo são na África. ORIGENS HISTÓRICAS.Ódio tribal exacerbado por três séculos de Tráfico Negreiro: Mercantilismo.

Leia mais

IRAQUE: UM ATOLEIRO DE PROBLEMAS

IRAQUE: UM ATOLEIRO DE PROBLEMAS 2008/02/07 IRAQUE: UM ATOLEIRO DE PROBLEMAS Atualmente a força de ocupação dos Estados Unidos no Iraque registra a presença de 162 mil homens. Até Julho de 2008, está prevista a retirada de três brigadas

Leia mais

Curso de. Direito. Núcleo de Prática Jurídica. Direito de Família. www.faesa.br

Curso de. Direito. Núcleo de Prática Jurídica. Direito de Família. www.faesa.br Curso de Direito Núcleo de Prática Jurídica Direito de Família www.faesa.br mportante: Contatos de Cartórios em Vitória Cartório Sarlo: Av. Nossa Senhora da Penha, 549, Ed. Wilma, Santa Lúcia, Vitória-ES.

Leia mais

Convenção Internacional sobre a Supressão e Punição do Crime de Apartheid

Convenção Internacional sobre a Supressão e Punição do Crime de Apartheid Convenção Internacional sobre a Supressão e Punição do Crime de Apartheid INTRODUÇÃO A Convenção Apartheid foi aprovado pela Assembléia Geral da ONU em 1973, mas com um grande número de abstenções por

Leia mais

Investimento estrangeiro direto na África. Roberto Iglesias Katarina P. da Costa. Novembro 2011

Investimento estrangeiro direto na África. Roberto Iglesias Katarina P. da Costa. Novembro 2011 Investimento estrangeiro direto na África Roberto Iglesias Katarina P. da Costa Novembro 2011 Investimento t estrangeiro direto na África Contexto Global Investimento Chinês na África Investimento Brasileiro

Leia mais

PLANO DIRETOR DE TIRO COM ARCO OLÍMPICO EM 2016.... PENSAMENTOS e AMBIÇÕES SEM LIMITE... = logo BAF=

PLANO DIRETOR DE TIRO COM ARCO OLÍMPICO EM 2016.... PENSAMENTOS e AMBIÇÕES SEM LIMITE... = logo BAF= PLANO DIRETOR DE TIRO COM ARCO OLÍMPICO EM 2016... PENSAMENTOS e AMBIÇÕES SEM LIMITE... = logo BAF= =logos= COB FITA Tiro com Arco Mundial Ministério do Esporte Peter Nieuwenhuis, janeiro de 2011. Conteúdo;

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 33, DE 2011

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 33, DE 2011 COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 33, DE 2011 Altera a quantidade mínima de votos de membros de tribunais para declaração de inconstitucionalidade de

Leia mais

Dr. João Thienne. África: Angola. Nomes: Gabriela Cruz Dias Nº 12. Giani Souza Nº 14. Milena Santos Nº 29 3º A. Profª Elisa

Dr. João Thienne. África: Angola. Nomes: Gabriela Cruz Dias Nº 12. Giani Souza Nº 14. Milena Santos Nº 29 3º A. Profª Elisa Dr. João Thienne África: Angola Nomes: Gabriela Cruz Dias Nº 12 Giani Souza Nº 14 Milena Santos Nº 29 3º A Profª Elisa Nova Odessa, 2014 Sumário Introdução...1 Origem...2 Principais Protagonistas...2 MPLA...4

Leia mais

2º ano Alessandro Gorgulho GEOGRAFIA

2º ano Alessandro Gorgulho GEOGRAFIA 2º ano Alessandro Gorgulho GEOGRAFIA 1) (FEEVALE) Na Ásia, ocorre um conflito histórico, resultante da independência da Índia (antiga colônia britânica) em 1947, entre muçulmanos e hindus. A região pertence

Leia mais

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO

I ENCONTRO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA: EM BUSCA DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PEDAGOGO Palavras-chave: Identidade do Pedagogo. Formação de Professores. Licenciatura em Pedagogia. LDB 9394/96. Introdução Este trabalho

Leia mais

Síria: Possível intervenção armada internacional após alegado ataque com armas químicas

Síria: Possível intervenção armada internacional após alegado ataque com armas químicas Síria: Possível intervenção armada internacional após alegado ataque com armas químicas Introdução Nos últimos dias, vários governos assinalaram a intenção de intervir militarmente contra o governo Sírio,

Leia mais

Os vetos de China e Rússia no caso da Síria: Interesses humanitários ou políticos?

Os vetos de China e Rússia no caso da Síria: Interesses humanitários ou políticos? Os vetos de China e Rússia no caso da Síria: Interesses humanitários ou políticos? Análise Ásia Luciana Leal Resende Paiva Márcia de Paiva Fernandes 31 de Março de 2012 Os vetos de China e Rússia no caso

Leia mais

A formação do Estado de Israel

A formação do Estado de Israel A formação do Estado de Israel 1946: 500 mil judeus na Palestina querem a independência de Israel do domínio britânico Aumento da tensão entre israelenses e ingleses: centenas de ataques de judeus a britânicos

Leia mais

O Complexo Jogo dos Espaços Mundiais

O Complexo Jogo dos Espaços Mundiais O Complexo Jogo dos Espaços Mundiais O Mundo está fragmentado em centenas de países, mas ao mesmo tempo, os países se agrupam a partir de interesses em comum. Esses agrupamentos, embora não deixem de refletir

Leia mais

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS

RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS 1 RESOLUÇÕES E COMENTÁRIOS DAS QUESTÕES ( ) I Unidade ( ) II Unidade ( x ) III Unidade FÍSICA E GEOGRAFIA Curso: Ensino Fundamental Ano: 9.º Turma: ABCDEF Data: / / 1 11 009 Física Prof. s Fernandes e

Leia mais

Ficha Limpa Lei já vale para eleições de 2012 José Renato Salatiel* Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Ficha Limpa Lei já vale para eleições de 2012 José Renato Salatiel* Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação MATERIAL COMPLEMENTAR - ATUALIDADES NOS VESTIBULARES COLÉGIO IMPULSO SIMPLESMENTE O MELHOR. 3 o ANO INTEGRADO / EM 1 o BIMESTRE DATA: 04/04/2012 ALUNO: TURMA: N o : EIXO TEMÁTICO 01 Ficha Limpa Lei já

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Diferentes Lutas e um inimigo comum Por Rita Freire Movimentos sociais e sindicatos europeus: não

Leia mais

PROPOSTA DE LEI N.º 77/VIII ALTERA O REGIME PENAL DO TRÁFICO E DETENÇÃO DE ARMAS. Exposição de motivos

PROPOSTA DE LEI N.º 77/VIII ALTERA O REGIME PENAL DO TRÁFICO E DETENÇÃO DE ARMAS. Exposição de motivos PROPOSTA DE LEI N.º 77/VIII ALTERA O REGIME PENAL DO TRÁFICO E DETENÇÃO DE ARMAS Exposição de motivos O regime criminal sobre tráfico e porte de armas, que tem hoje a sua sede no Código Penal e na Lei

Leia mais