Nesta reunião foi apresentada a plataforma FILEPLACE, da responsabilidade da EDP, a qual permite entre outros:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nesta reunião foi apresentada a plataforma FILEPLACE, da responsabilidade da EDP, a qual permite entre outros:"

Transcrição

1 NEWSLETTER JUNHO 2014 PROJETO TRANSPORTE A PEDIDO NO MÉDIO TEJO APRESENTADO NA CCDRC Maria do Céu Albuquerque, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMT, apresentou o Projeto piloto - Transporte a Pedido no Médio Tejo, no dia 28 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, em Coimbra. A Sessão foi dedicada à temática da Mobilidade em Territórios de Baixa Densidade, e para além do projeto piloto Transporte a Pedido no Médio Tejo, foi igualmente apresentado o Programa Porta-a-Porta. Esta sessão contou com a presença do Senhor Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro MÉDIO TEJO APOSTA NO PLANEAMENTO E GESTÃO INTEGRADA DA INFORMAÇÃO Integrado no projeto de Planeamento e Gestão Integrada da Informação no Médio Tejo e consequência de um Protocolo de Colaboração entre a CIMT - Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a EDP - Distribuição - Energia, S.A, no passado dia 25 de junho decorreu na sede da CIMT, em Tomar, uma reunião com os vários técnicos da autarquias dos gabinetes dos Sistemas de Informação Geográfica e dos Gabinetes Técnico Florestais. Nesta reunião foi apresentada a plataforma FILEPLACE, da responsabilidade da EDP, a qual permite entre outros: - a disponibilização e atualização de informação especializada territorial; - a disponibilização dos instrumentos legais de ordenamento do território; - a disponibilização da informação de localização territorial. A reunião contou com a presença de 41 representantes, nomeadamente das seguintes entidades: APA - Agência Portuguesa do Ambiente; ANPC - Autoridade Nacional de Proteção Civil; EDP; Gabinetes SIG; Gabinetes Técnicos Florestais; ICNF Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; e Municípios do Médio Tejo. A Plataforma apresentada foi considerada por todos os presentes uma ferramenta eficaz para incrementar a celeridade na comunicação, simplificar procedimentos e apoiar a desmaterialização dos processos de consulta e interação prévios associados aos atos de concessão de autorizações e/ou licenciamentos com os Municípios associados da CIMT, bem como para fomentar a devida articulação entre os técnicos para o efeito.

2 CONSELHO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTERMUNICIPAL DO MÉDIO TEJO REALIZA 1.ª REUNIÃO Teve lugar no dia 17 de junho, na sede da CIMT em Tomar, a 1.ª Reunião Ordinária do Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Médio Tejo, que contou com a presença da maioria dos Senhores Conselheiros, que integram este órgão. Desta reunião resultaram as seguintes deliberações: 1. Aprovado por unanimidade o Regimento de organização e funcionamento; 2. Analisado e discutido o Plano Estratégico de Desenvolvimento do Médio Tejo ; 3. Apresentado o Modelo de Governança e aprovada a Comissão de Acompanhamento, da qual fazem parte as seguintes entidades: - IPT - Instituto Politécnico de Tomar; - NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém; - TAGUSVALLEY - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo; - SERQ Centro de Inovação e Competências da Floresta; - ADIRN Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte, como represente dos Grupos de Ação Local; - União Distrital das IPSS No decorrer da reunião foram efetuadas algumas intervenções por parte dos Senhores Conselheiros, onde foram apresentadas algumas sugestões, bem como, alguns contributos que tornaram ainda mais profícua a reunião. Esta articulação regional que se pretende que seja concertada, vem contribuir cada vez mais, para a projeção e desenvolvimento da região do Médio Tejo. O Conselho Estratégico para o Desenvolvimento Intermunicipal do Médio Tejo (CEDI) é um órgão de carácter estratégico e de promoção da articulação e desenvolvimento das intervenções de base territorial, o qual deverá ter uma representatividade e participação de escala regional. REALIZAÇÃO DE ENCONTRO SOBRE MOBILIDADE EM TERRITÓRIOS DE BAIXA DENSIDADE No âmbito de uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado das Infraestruturas Transportes e Comunicações, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Sardoal, teve lugar no dia 11 de junho, no Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, a realização do Encontro sobre Mobilidade em Territórios de Baixa Densidade, que incluiu a apresentação do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo e o lançamento do programa Portugal Porta-a-Porta previsto no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas do Governo de Portugal.

3 Entre as várias participações neste Encontro, estiveram presentes o Secretário de Estado das Infraestruturas Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, a Conselheira da REPER - Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia, Marta Capelo Gaspar e os Vogais do Conselho Diretivo do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, Eduardo Rodrigues e Ana Miranda. O projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo arrancou no terreno em janeiro de 2013, com o apoio do POVT - Programa Operacional Temático Valorização do Território, no concelho de Mação, tendo sido recentemente alargado ao concelho do Sardoal e à zona norte do concelho de Abrantes. Por seu lado, o Governo Português apresentou recentemente no Plano Estratégico dos Transportes e Infraestruturas - Horizonte , o sistema de Transporte a Pedido na Região do Médio Tejo como um exemplo a seguir para a implementação do programa Portugal Porta-a-Porta, que pretende fomentar o desenvolvimento do transporte flexível de passageiros de forma a satisfazer as necessidades de mobilidade dos cidadãos nas zonas de baixa densidade populacional e com custos sustentáveis para o erário público. Trata-se de um serviço de transporte público que permite dar uma resposta eficiente aos problemas de mobilidade que se verificam nas zonas mais rurais da região, aumentando a cobertura da rede de transportes coletivos existente e proporcionando uma oferta de transporte público em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária, numa perspetiva de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social. ALUNOS DO MÉDIO TEJO VOLTAM A SURPREENDER NA FEIRA EMPRE EMPRESÁRIOS NA ESCOLA O Largo José Duarte Coelho, no Entroncamento, recebeu durante a manhã de 11 de junho uma nova edição da feira EMPRE Empresários na Escola, iniciativa de estímulo ao empreendedorismo jovem que voltou a surpreender pela originalidade dos produtos criados por alunos e professores do Médio Tejo. A sexta edição da Feira EMPRE, realizada no passado dia 11 de junho, era aguardada com expetativa pelos quase quatrocentos alunos e mais de três centenas de professores dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Entroncamento, Mação, Sardoal, Sertã, Tomar e Vila de Rei que, ao longo do ano letivo 2013/2014, participaram no projeto EMPRE Empresários na Escola.

4 Os transeuntes não ficaram indiferentes à originalidade dos produtos expostos e comercializados no Largo José Duarte Coelho durante este evento anual que representa a penúltima fase de trabalho da metodologia EMPRE Empresários na Escola, aplicada em treze estabelecimentos de ensino na criação e gestão de vinte e uma empresas. A definição da identidade corporativa, seleção da gama de produtos, estabelecimento de parcerias, estudo de mercado e elaboração do plano financeiro são outras fases desenvolvidas num processo que termina com o encerramento da organização e a doação de vinte e três por cento das receitas obtidas a causas sociais. O rigor e adequação desta metodologia à realidade empresarial foram reconhecidos, em 2013, pelo Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (+E +I). O projeto EMPRE Empresários na Escola visa incentivar o empreendedorismo nos públicos em idade escolar (2º e 3º ciclos do ensino básico) e tem sido desenvolvido em parceria pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e o TAGUSVALLEY Tecnopolo do Vale do Tejo, desde 2011, no âmbito do projeto Médio Tejo Empreendedorismo em Rede (EM_REDE), integrado no Programa Operacional Regional do Centro (MAIS CENTRO) e financiado pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). PRESIDENTES DA CIM DO MÉDIO TEJO REUNIRAM COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE Os autarcas do Médio Tejo foram recebidos no dia 6 de junho pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Ferreira Teixeira, na sequência das preocupações que os Presidentes têm manifestado face à constante e rápida degradação das atividades de saúde pública e dos meios necessários ao exercício das competências da autoridade de saúde na área geográfica abrangida. Deram a conhecer as suas preocupações face à forma como os cuidados de saúde são prestados na região, não só no que concerne à falta de médicos de família como também às consequências decorrentes da aplicação da portaria nº82/2014, de 10 de abril. Desta reunião resultaram duas garantias dadas pelo Secretário de Estado da Saúde: 1. Não haverá qualquer alteração nem perda de valências no Centro Hospitalar do Médio Tejo sem que os autarcas sejam ouvidos e envolvidos no processo; 2. A portaria n.º 82/2014 que procede à classificação dos hospitais não terá qualquer impacto no funcionamento do Centro Hospitalar do Médio Tejo. Questionado sobre a notícia veiculada de eventual criação do grupo hospitalar do Ribatejo, o Secretário de Estado da Saúde informou que não existe qualquer tomada de posição sobre este assunto. Manuel Ferreira Teixeira assumiu também que serão adotadas medidas com vista à promoção de uma maior articulação entre a prestação de cuidados de saúde primários e cuidados diferenciados, pelo que irá dar orientações firmes no sentido de efetivar uma integração dos cuidados de saúde primários com os cuidados de saúde hospitalares. Tendo como macro preocupação a salvaguarda do bem maior que é a Saúde, os Presidentes do Médio Tejo continuam a acompanhar o desenvolvimento do processo referente à prestação de cuidados de saúde na região. Além do Secretário de Estado da Saúde, estiveram também na reunião o Presidente e o Vice-Presidente da ARS Administração Regional de Saúde.

5 MÉDIO TEJO CRIA PETIÇÃO A FAVOR DA NÃO DESQUALIFICAÇÃO/EXTINÇÃO DOS TRIBUNAIS DA REGIÃO Na passada reunião do Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, realizada no dia 30 de maio, os 13 Presidentes desta CIM aprovaram, por unanimidade, a realização de uma petição a favor da não Desqualificação/Extinção dos Tribunais do Médio Tejo para posteriormente ser enviada ao Presidente da República, à Presidente da Assembleia da República e ao Primeiro Ministro. Apesar das várias diligências que têm vindo a ser feitas por estes autarcas chamando a atenção do Governo sobre a incorreta aplicação da reforma do mapa judiciário nesta região, certo é, que não temos vindo a ser ouvidos. Apenas se exige que o Governo corrija o Decreto-Lei n.º 49/2014 de 27 de março, aplicando os critérios objetivos que ele próprio definiu para a reorganização do mapa judiciário e que defendeu, apontando como compromisso, a ponderação relativa a volumes processuais inferiores a 250 processos por ano e condições rodoviárias/transportes para as populações; bem como, o desdobramento da Comarca de Santarém, minorando-se a distância geográfica atualmente existente no distrito, criando-se no território do Médio Tejo uma 2ª instância central cível e uma 2ª instância central criminal. A presente petição, para além de estar a ser dada a conhecer através de cada autarquia do Médio Tejo para recolha de assinaturas, pode de igual modo, ser subscrita online através do seguinte link: É tempo de dizer basta! E há também necessidade de todas as forças políticas, profissionais, institucionais e populares rejeitarem, liminarmente, mais este corte nos serviços públicos dos Tribunais do Médio Tejo pelas implicações que as mesmas acarretam, nomeadamente pela discriminação negativa que é feita para o interior do pais, nomeadamente pela despromoção regional que provoca e por incentivar o desinvestimento, nomeadamente de empresas e reduzir a qualidade de vida destes munícipes. FORMAÇÃO No âmbito da candidatura aprovada ao POPH, à tipologia 3.4 Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local, no mês de junho realizaram-se na CIMT as seguintes ações de formação: - Primeiros Socorros 2.ª Ação 4, 5 e 6 de junho; - Horários de Trabalho 16, 17 e 18 de junho; Até ao presente, foram já abrangidos 160 formandos/as e ministradas 218 horas de formação. Está ainda em curso o agendamento de duas ações de formação extra plano, uma sobre a Lei n.º 73/2013 e outra sobre os Produtos Fitofarmacêuticos.

6 CENTRAL DE COMPRAS DO MÉDIO TEJO CENTRAL DE COMPRAS DO MÉDIO TEJO ACORDOS QUADROS , h OPERAÇÕES APROVADAS ,90 (despesa validada pela Autoridade de Gestão do PO Regional do Centro) 84,35 % NOTA: O número de operações e montante FEDER aprovado engloba uma operação nova, aprovada em junho, no âmbito do Regulamento Mobilidade Territorial. A Central de Compras da CIMT procedeu ao lançamento de procedimentos concursais para a seleção de fornecedores de bens e serviços. Deste modo, encontram-se em vigor os seguintes Acordos-Quadro: - Combustíveis - Comunicações - Seguros de Acidentes de Trabalho, Acidentes Pessoais, Responsabilidade Civil e Ramo Automóvel - Refeições Escolares - Eletricidade em regime de mercado livre - Gás CENTRAL DE COMPRAS DO MÉDIO TEJO NOVOS ACORDOS QUADRO A Central de Compras da CIMT iniciou o procedimento concursal para seleção de fornecedores no âmbito dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho e já disponibilizou aos concorrentes o relatório preliminar. Foi, igualmente, iniciado o procedimento concursal para a celebração de um novo Acordo Quadro no âmbito da Eletricidade em regime de mercado livre, estando em fase de análise das propostas dos concorrentes. MT.Com Portal Informativo de Cotações do Médio Tejo No âmbito do Portal Informativo de Cotações do Médio Tejo (MT.Com), encontram-se em vigor os seguintes processos de negociação: - Serviços de Manutenção de Equipamentos de Elevação - Economato - Serviços de Inspeção e Manutenção das Instalações Semafóricas - Gás (garrafas de gás butano e propano) - Consumíveis de impressão - Material de Higiene e Limpeza - Soluções de printing A Central de Compras da CIMT encontra-se em negociações para o ano de 2014, para os seguintes processos de negociação: - Produtos Químicos Para saber mais visite Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Convento de São Francisco, Apartado 4, Tomar Tel: geral@cimt.pt

Médio Tejo Visão Es E t s r t a r t a é t gi g ca c a em S I S G CIMT - Tomar, 28 de Maio de 2012

Médio Tejo Visão Es E t s r t a r t a é t gi g ca c a em S I S G CIMT - Tomar, 28 de Maio de 2012 Médio Tejo Visão Estratégica em SIG 11 MUNÍCIPIOS ASSOCIADOS Abrantes Alcanena Constância Entroncamento Ferreira do Zêzere Mação Ourém Sardoal Tomar Torres Novas Vila Nova da Barquinha População: 227 998

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 254/XI INTEGRA O CONCELHO DE MAÇÃO NA UNIDADE TERRITORIAL DO MÉDIO TEJO

PROJECTO DE LEI N.º 254/XI INTEGRA O CONCELHO DE MAÇÃO NA UNIDADE TERRITORIAL DO MÉDIO TEJO Grupo Parlamentar PROJECTO DE LEI N.º 254/XI INTEGRA O CONCELHO DE MAÇÃO NA UNIDADE TERRITORIAL DO MÉDIO TEJO Exposição de Motivos O Município de Mação tem a sua integração coerente com o Médio Tejo e

Leia mais

Aviso de concurso em vigor

Aviso de concurso em vigor Categoria: A.I. O financiamento disponibilizado pela União Europeia para a redução das assimetrias regionais e o estímulo da sustentabilidade económica dos seus territórios exige um trabalho rigoroso no

Leia mais

Transporte a Pedido no Médio Tejo. Carla Grácio Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo

Transporte a Pedido no Médio Tejo. Carla Grácio Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Transporte a Pedido no Médio Tejo Carla Grácio Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Transporte a Pedido no Médio Tejo 2011/2012 Estudo de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo Contexto territorial

Leia mais

REDE DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO MÉDIO TEJO

REDE DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO MÉDIO TEJO REDE DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DO MÉDIO TEJO X Encontro de Leitura Pública Alcochete, 16 de novembro de 2018 Território Constituição A constituição da Rede de Bibliotecas Públicas Municipais

Leia mais

Região do Médio Tejo. Características e Desafios

Região do Médio Tejo. Características e Desafios Região do Médio Tejo Características e Desafios 09 março 2015 A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Território e Municípios A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Atribuições e Competências das

Leia mais

2. Período da Ordem do Dia 2.1. Portugal PDCT - Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial

2. Período da Ordem do Dia 2.1. Portugal PDCT - Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL De acordo com o disposto no Artº 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna-se público que o Conselho Intermunicipal (adiante designado por CI) da CIMBAL Comunidade

Leia mais

Projetos em desenvolvimento

Projetos em desenvolvimento Categoria: A.I. A qualidade de vida dos cidadãos é determinada pela diminuição das suas vulnerabilidades, não só em situações quotidianas, mas também em contextos de acidente grave e catástrofe. Os últimos

Leia mais

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL De acordo com o disposto no Artº 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna-se público que o Conselho Intermunicipal (adiante designado por CI) da CIMBAL Comunidade

Leia mais

Encontros. Categoria: Transporte a Pedido PDF

Encontros. Categoria: Transporte a Pedido PDF PDF 1/8 2/8 Transporte a Pedido no Médio Tejo Secretário Executivo CIM Médio Tejo Miguel Pombeiro Transporte flexível - conceito, características e aplicações Consultora da TIS - Olinda Pereira Ferramentas

Leia mais

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 258/XI/1ª

Grupo Parlamentar. Projecto de Lei nº 258/XI/1ª Grupo Parlamentar Projecto de Lei nº 258/XI/1ª Altera o anexo II do Decreto-Lei n.º 46/89, de 15 de Fevereiro, bem como os anexos I e II do Decreto-Lei n.º 68/2008, de 14 de Abril, de modo a integrar o

Leia mais

Estratégias de acesso e disponibilização de informação geográfica: casos de estudo

Estratégias de acesso e disponibilização de informação geográfica: casos de estudo 1 Estratégias de acesso e disponibilização de informação geográfica: casos de estudo 2 Câmara Municipal de Leiria Luísa Gonçalves 3 Disponibilização de informação geográfica: caso de estudo de Leiria Luisa

Leia mais

AGENDA. Reunião N.º 21 de 20/11/2017 PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA.

AGENDA. Reunião N.º 21 de 20/11/2017 PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA. AGENDA PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA. Pelas, a Excelentíssima Senhora Presidente fixou o período Antes da Ordem do Dia, com a duração máxima de sessenta minutos, para tratamento de assuntos gerais de interesse

Leia mais

ATA Nº 01/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS)

ATA Nº 01/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) ATA Nº 01/17 Reunião Plenária do Conselho Local de Ação Social (CLAS) Data: 26-01-2017 Local: Auditório do Edifício Cultural da Câmara Municipal de Peniche Hora de início: 21h15m Hora do fecho: 00h45m

Leia mais

Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo e Perspetivas

Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo e Perspetivas Eficiência Energética Alto Minho 2014-2020 Ponte de Lima, 2014.07.15 Eficiência Energética nos Setores Público e Privado: Balanço dos Apoios no ciclo 2007-2013 e Perspetivas 2014-2020 João Marrana Vogal

Leia mais

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO N.º CENTRO

REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO N.º CENTRO REFERENCIAL DE ANÁLISE DE MÉRITO DO PROJETO AVISO PARA APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS POR CONVITE PI 6.3 PRODUTOS TURÍSTICOS INTEGRADOS DE BASE INTERMUNICIPAL AVISO N.º CENTRO-14-2016-16 O Mérito do Projeto

Leia mais

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009

PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 PLANO DE ACTIVIDADES E ORÇAMENTO 2009 Quinta das Rosas, Lote 6, R/Ch Esq. 6200-551 Covilhã PT Tel.+351 275335427 Fax+351 275335427 email: coolabora@gmail.com 1. Missão A CooLabora é uma cooperativa de

Leia mais

REGIMENTO DO CONSELHO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTERMUNICIPAL DO OESTE

REGIMENTO DO CONSELHO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTERMUNICIPAL DO OESTE REGIMENTO DO CONSELHO ESTRATÉGICO PARA O DESENVOLVIMENTO INTERMUNICIPAL DO OESTE Preâmbulo Nos termos do disposto no artigo 82º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Comunidade Intermunicipal do Oeste

Leia mais

A Visão Estratégica para a Gestão do Território do Médio Tejo

A Visão Estratégica para a Gestão do Território do Médio Tejo 7 as Jornadas de Gestão do Território 2 as JornadasTécnicas de Sistemas de Informação Geográfica 28 e 29 de maio 2012 Gestão Integrada de Territórios Intermunicipais O papel dos Sistemas de Informação

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

Criar Valor com o Território

Criar Valor com o Território Criar Valor com o Território 4 Valorizar Criar Valor com o Território Os territórios como ativos O VALORIZAR é um programa de valorização económica de territórios, que os vê como ativos de desenvolvimento

Leia mais

Perto de si para o ajudar a crescer. Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa da Serra

Perto de si para o ajudar a crescer. Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa da Serra Perto de si para o ajudar a crescer Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa da Serra Bem-vindo à Pampilhosa da Serra FICHA TÉCNICA propriedade Associação Empresarial e de Serviços de Pampilhosa

Leia mais

Aprovação da Ata nº 1/2017

Aprovação da Ata nº 1/2017 CONSELHO INTERMUNICIPAL ATA Nº 2/2017 REUNIÃO (1) Reunião ordinária de 13 de fevereiro de 2017 PRESENTES: Presidente do Conselho Intermunicipal: João Manuel Rocha da Silva Vice-Presidentes: Nelson Domingos

Leia mais

29/ TÍTULOS. Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Observador. cm-pombal.pt

29/ TÍTULOS. Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Observador. cm-pombal.pt 9 1 0 2 / 3 0 29/ TÍTULOS Diário As Beiras Diário de Coimbra Diário de Leiria Observador cm-pombal.pt Autarquias têm que devolver milhões do IMI à... 29/03/2019, 12:48 https://observador.pt/2019/03/27/autarquias-te...

Leia mais

Revisão do Plano Diretor Municipal de Armamar Relatório de Ponderação dos Resultados da Discussão Pública

Revisão do Plano Diretor Municipal de Armamar Relatório de Ponderação dos Resultados da Discussão Pública Revisão do Plano Diretor Municipal de Armamar Relatório de Ponderação dos Resultados da Discussão Pública O Douro, rio e região é a realidade mais séria que temos Miguel Torga Ficha técnica Autoria Câmara

Leia mais

COMO COMUNICAR PROJETOS APOIADOS POR FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA

COMO COMUNICAR PROJETOS APOIADOS POR FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA COMO COMUNICAR PROJETOS APOIADOS POR FUNDOS DA UNIÃO EUROPEIA ENQUADRAMENTO Resenha histórica 1988: fundação da NERSANT como delegação da Associação Industrial Portuguesa, em Santarém; 1989: adquire autonomia

Leia mais

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL De acordo com o disposto no Artº 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna-se público que o Conselho Intermunicipal (adiante designado por CI) da CIMBAL Comunidade

Leia mais

MAPA DE PESSOAL DO TURISMO DE PORTUGAL - MINISTÉRIO DA ECONOMIA

MAPA DE PESSOAL DO TURISMO DE PORTUGAL - MINISTÉRIO DA ECONOMIA APROVO / / MAPA DE PESSOAL DO TURISMO DE PORTUGAL - MINISTÉRIO DA ECONOMIA - 2019 Nº de Postos de Unidade orgânica Atividades/Procedimentos AREA FUNCIONAL Carreira/categoria trabalho Funções Dirigente

Leia mais

PROTOCOLO DE PARCERIA PROJETO LEZIRIA + SUSTENTÁVEL. Promoção da cooperação e coopetição no âmbito da Sustentabilidade

PROTOCOLO DE PARCERIA PROJETO LEZIRIA + SUSTENTÁVEL. Promoção da cooperação e coopetição no âmbito da Sustentabilidade PROTOCOLO DE PARCERIA PROJETO LEZIRIA + SUSTENTÁVEL Promoção da cooperação e coopetição no âmbito da Sustentabilidade No âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas (SIAC), com enquadramento no Programa

Leia mais

Projecto de Lei n.º 194/XI

Projecto de Lei n.º 194/XI Projecto de Lei n.º 194/XI Integração do Município de Mação na NUTS III Médio Tejo Exposição de Motivos A Resolução do Conselho de Ministros nº 34/86, de 5 de Maio estabeleceu os níveis I, II e III da

Leia mais

Portugal 2020 Inovar na Administração Pública

Portugal 2020 Inovar na Administração Pública Portugal 2020 Inovar na Administração Pública Jaime S. Andrez Vogal da Comissão Diretiva Lisboa 29 de abril de 2015 1 Driver da Competitividade Ambiente favorável aos negócios Emprego e Valor económico

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALCANENA

MUNICÍPIO DE ALCANENA AGENDA PERIODO ANTES DA ORDEM DO DIA. Pelas, a Excelentíssima Senhora Presidente fixou o período Antes da Ordem do Dia, com a duração máxima de sessenta minutos, para tratamento de assuntos gerais de interesse

Leia mais

Processo de Descentralização administrativa do Estado nos munícipios e entidades intermunicipais

Processo de Descentralização administrativa do Estado nos munícipios e entidades intermunicipais Processo de Descentralização administrativa do Estado nos munícipios e entidades intermunicipais Conselho de Concertação Territorial 22 de julho de 2015 Diagnóstico: Portugal um país dos mais centralizados

Leia mais

Vogais: Representantes dos Municípios de Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira.

Vogais: Representantes dos Municípios de Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique, Serpa e Vidigueira. CONSELHO INTERMUNICIPAL ATA Nº 5/2015 REUNIÃO (1) Reunião ordinária de 13 de abril de 2015 PRESENTES: Presidente do Conselho Intermunicipal: João Manuel Rocha da Silva Vice-Presidentes: Nélson Domingos

Leia mais

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL De acordo com o disposto no Artº 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna-se público que o Conselho Intermunicipal (adiante designado por CI) da CIMBAL Comunidade

Leia mais

SECRETARIA-GERAL. Divisão de Organização de Eventos e Protocolo. Divisão de Relações Internacionais

SECRETARIA-GERAL. Divisão de Organização de Eventos e Protocolo. Divisão de Relações Internacionais SECRETARIA-GERAL Divisão de Organização de Eventos e Protocolo Divisão de Relações Internacionais Departamento de Relação com o Munícipe e Participação Divisão de Atendimento Divisão da Participação Departamento

Leia mais

Turismo, Investigação e Economia

Turismo, Investigação e Economia Newsletter do Centro de Estudos Politécnicos da Golegã // agosto 2012 Turismo, Investigação e Economia Numa dimensão institucional comprometida com o território, as organizações académicas, sociais e empresariais

Leia mais

NEWSLETTER ABRIL - MAIO 2016

NEWSLETTER ABRIL - MAIO 2016 Newsletter bimensal publicada por Rede de Promoção do Turismo Solidário e Inclusivo, do Desenvolvimento Sustentável e Valorização do Território na Ilha de São Vicente - Um projeto financiado pela União

Leia mais

Plano de Acção e Orçamento 2019

Plano de Acção e Orçamento 2019 Plano de Acção e Orçamento 2019 UDIPSS-Lisboa Assembleia-Geral 07- de Dezembro de 2018 (Este documento não segue o novo acordo ortográfico) União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade

Leia mais

SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DA RIS3 DO CENTRO. Carla Coimbra 14 julho 2017

SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DA RIS3 DO CENTRO. Carla Coimbra 14 julho 2017 SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DA RIS3 DO CENTRO Carla Coimbra 14 julho 2017 O que é a RIS3? Um processo que permite identificar, em cada região, as áreas prioritárias para atribuição de fundos comunitários

Leia mais

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL De acordo com o disposto no Artº 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna-se público que o Conselho Intermunicipal (adiante designado por CI) da CIMBAL Comunidade

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA Divisão de Relações Internacionais Secretaria Geral Divisão de Organização de Eventos e Protocolo Divisão de Tesouraria Direção Municipal de Finanças Direção Municipal de Gestão

Leia mais

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL 2018

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL 2018 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA O ANO JUDICIAL 2018 A. PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA Para além de outros projetos a incluir no seu plano de atividades, estabelecem-se os seguintes objetivos estratégicos

Leia mais

Comissão Ministerial de Coordenação do Programa Operacional Temático Valorização do Território

Comissão Ministerial de Coordenação do Programa Operacional Temático Valorização do Território Comissão Ministerial de Coordenação do Programa Operacional Temático Valorização do Território Alteração ao Regulamento Específico Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva do Programa Operacional Valorização

Leia mais

ABRANTES... 4 COMPROMISSOS Governança Pacto de Autarcas Referências de Excelência Transporte urbano coletivo "abusa...

ABRANTES... 4 COMPROMISSOS Governança Pacto de Autarcas Referências de Excelência Transporte urbano coletivo abusa... 1 BoPS Abrantes ÍNDICE ABRANTES... 4 COMPROMISSOS... 5 Governança... 5 Pacto de Autarcas... 5 Referências de Excelência... 7 Transporte urbano coletivo "abusa... 8 Investimento... 10 Indicadores... 11

Leia mais

APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL

APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL 3º Aviso de abertura de candidaturas APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL ooooooo 16 de abril de 2019 APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DE TRANSPORTE FLEXÍVEL 3º Aviso de abertura de candidaturas 1. Enquadramento

Leia mais

Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro. Susana Castelo

Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro. Susana Castelo Boas Práticas: Região de Aveiro Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro Susana Castelo Susana.castelo@tis.pt Região de Aveiro O processo do PIMT-RA Em 2011, a CIRA lançou o

Leia mais

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada.

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada. 6. AVALIAÇÃO Quadro regulamentar da avaliação do QCAIII De acordo com o Regulamento (CE) n.º 1260/1999 do Conselho, de 21 de Junho de 1999, que estabelece disposições gerais sobre os Fundos estruturais,

Leia mais

Convite Público para Apresentação de Candidaturas. Promoção da Cultura Científica e Tecnológica e Difusão do Conhecimento

Convite Público para Apresentação de Candidaturas. Promoção da Cultura Científica e Tecnológica e Difusão do Conhecimento Convite Público para Apresentação de Candidaturas Eixo Prioritário 1 Competitividade, Inovação e Conhecimento Promoção da Cultura Científica e Tecnológica e Difusão do Conhecimento Convite n.º: Centro-CCT-2014-06

Leia mais

Os recursos culturais do Médio Tejo no âmbito da Gestão do Território: Que estratégias?

Os recursos culturais do Médio Tejo no âmbito da Gestão do Território: Que estratégias? Painel 4. Praxis IV: O Que É Os recursos culturais do Médio Tejo no âmbito da Gestão do Território: Que estratégias? Prof.ª Rita Ferreira Anastácio rfanastacio@ipt.pt 26 de setembro de 2015 Sumário O que

Leia mais

GRUPO DE TRABALHO DA REDE DE BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DA LEZÍRIA DO TEJO REGULAMENTO INTERNO

GRUPO DE TRABALHO DA REDE DE BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DA LEZÍRIA DO TEJO REGULAMENTO INTERNO GRUPO DE TRABALHO DA REDE DE BIBLIOTECAS MUNICIPAIS DA LEZÍRIA DO TEJO REGULAMENTO INTERNO A Biblioteca Pública Municipal afirma-se como um dos pilares fundamentais na construção de uma sociedade livre

Leia mais

Boas Práticas: Região de Aveiro

Boas Práticas: Região de Aveiro Boas Práticas: Região de Aveiro Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro Susana Castelo Susana.castelo@tis.pt Região de Aveiro O processo do PIMT-RA Em 2011, a CIRA lançou o

Leia mais

Auditorias realizadas em Portugal no ano de 2012, pelo Tribunal de Contas Europeu com a colaboração do Tribunal de Contas de Portugal

Auditorias realizadas em Portugal no ano de 2012, pelo Tribunal de Contas Europeu com a colaboração do Tribunal de Contas de Portugal Apresentação do Relatório Anual do Tribunal de Contas Europeu, relativo ao exercício de 2012. Auditorias realizadas em Portugal no ano de 2012, pelo Tribunal de Contas Europeu com a colaboração do Tribunal

Leia mais

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011

Plataforma Territorial Supraconcelhia Entre Douro e Vouga PLANO DE ACÇÃO Grupo Operativo da Plataforma Fevereiro 2011 Territorial Supraconcelhia ENTRE DOURO E VOUGA (Cf. Dec- Lei n.º 115/2006 de 14 Junho) PLANO DE ACÇÃO Fevereiro Territorial Introdução Corresponde o presente documento à proposta de Plano de Acção de da

Leia mais

Comunidade Intermunicipal do Oeste. Ata nº 02/2018. Reunião Ordinária

Comunidade Intermunicipal do Oeste. Ata nº 02/2018. Reunião Ordinária -----------------------------------------------ATA Nº 2---------------------------------------------------------- ----Aos vinte e cinco dias do mês de janeiro de dois mil e dezoito, pelas 10H00, reuniu

Leia mais

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL De acordo com o disposto no Artº 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna-se público que o Conselho Intermunicipal (adiante designado por CI) da CIMBAL Comunidade

Leia mais

1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DO PNAC 2020/2030

1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DO PNAC 2020/2030 Programa Nacional para as Alterações Climáticas (PNAC2020/2030) Avaliação do âmbito de aplicação do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho 1. DEFINIÇÃO, ANTECEDENTES E VISÃO DO PNAC 2020/2030 O Programa

Leia mais

CARTA DE MISSÃO. Ministério da Saúde. Serviço/Organismo: Administração Regional de Saúde do Norte. Cargo: Vice-presidente do Conselho Diretivo

CARTA DE MISSÃO. Ministério da Saúde. Serviço/Organismo: Administração Regional de Saúde do Norte. Cargo: Vice-presidente do Conselho Diretivo CARTA DE MISSÃO Ministério da Saúde Serviço/Organismo: Administração Regional de Saúde do Norte Cargo: Vice-presidente do Conselho Diretivo Período da Comissão de Serviço: 2016-2020 1. Missão do Organismo

Leia mais

Tendo sido consultada a Comissão Nacional de Proteção de Dados, nos termos da Lei n.º 67/98, de 26 de outubro;

Tendo sido consultada a Comissão Nacional de Proteção de Dados, nos termos da Lei n.º 67/98, de 26 de outubro; Protocolo de Colaboração entre a Direção-Geral dos Assuntos Europeus, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Instituto dos Registos e do Notariado, I. P., o Instituto de Tecnologias de Informação na

Leia mais

RESUMO PARA OS CIDADÃOS

RESUMO PARA OS CIDADÃOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS Relatório Anual de Execução 2017 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Para o Programa Operacional de Assistência Técnica 2014-2020 (POAT2020) foi determinante a aprovação do Acordo

Leia mais

REQUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA BACIA DO ALVIELA

REQUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA BACIA DO ALVIELA REQUALIFICAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA BACIA DO ALVIELA PROTOCOLO PARA REABILITAÇÃO DO SISTEMA DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS DE ALCANENA RELATÓRIO-SÍNTESE DO PONTO DE SITUAÇÃO DOS PROJECTOS ENVOLVIDOS NO PROTOCOLO

Leia mais

Gabinete do Presidente. Reunião de Câmara 25 de junho de 2016

Gabinete do Presidente. Reunião de Câmara 25 de junho de 2016 Câmara Municipal de Aveiro Gabinete do Presidente Nota de Imprensa N.º 87, de 25 de junho de 2016 Reunião de Câmara 25 de junho de 2016 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos. Eixo 4 Qualidade e Inovação 176 Milhões

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos. Eixo 4 Qualidade e Inovação 176 Milhões 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA O Programa Operacional Capital Humano (PO CH), aprovado pela Comissão Europeia a 12 de Dezembro de 2014, constitui o principal instrumento de financiamento do Portugal 2020

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos

1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA 2. OS APOIOS. Relatório Anual de Execução 2016 Resumo para os Cidadãos 1. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA O Programa Operacional Capital Humano (PO CH), aprovado pela Comissão Europeia a 12 de Dezembro de 2014, constitui o principal instrumento de financiamento do Portugal 2020

Leia mais

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego APOIO À CRIAÇÃO DO PRÓPRIO EMPREGO ÍNDICE TIPOLOGIA 3 BENEFICIÁRIOS 3 PROJETOS A APOIAR 3 CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE DOS BENEFICIÁRIOS 3 CRITÉRIOS

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DO ALGARVE CRESC ALGARVE 2020

PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DO ALGARVE CRESC ALGARVE 2020 REGULAMENTO INTERNO DA PLATAFORMA PARA O DESENVOLVIMENTO E COESÃO TERRITORIAL DO ALGARVE PROGRAMA OPERACIONAL DA REGIÃO DO ALGARVE CRESC ALGARVE 2020 O Programa Operacional do Algarve procurou encontrar

Leia mais

Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017

Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017 Comunicado do Conselho de Ministros extraordinário de 21 de outubro de 2017 Este ano, Portugal foi fustigado pela maior vaga de incêndios desde há mais de uma década, com consequências trágicas ao nível

Leia mais

Plano de Urbanização de Abrantes REVISÃO

Plano de Urbanização de Abrantes REVISÃO Plano de Urbanização de Abrantes REVISÃO PLANO EM VIGOR PROPOSTA DE REVISÃO ENQUADRAMENTO Aprovado em Assembleia Municipal a 24 de abril de 2009 e publicado através do Aviso n.º 10327/2009 em DR, 2ª série,

Leia mais

Enquadramento da Estratégia Nacional para as Florestas. João Soveral, vice-presidente

Enquadramento da Estratégia Nacional para as Florestas. João Soveral, vice-presidente Enquadramento da Estratégia Nacional para as Florestas João Soveral, vice-presidente Seminário Estratégia Nacional para as Florestas, Assembleia da República, 25.06.2013 Antecedentes 1996 Lei de Bases

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Coronado e Castro 2017 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas

Leia mais

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL

CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL CONSELHO INTERMUNICPAL DA CIMBAL EDITAL De acordo com o disposto no Artº 56º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, torna-se público que o Conselho Intermunicipal (adiante designado por CI) da CIMBAL Comunidade

Leia mais

Secretaria Geral. Divisão Relações Internacionais. Departamento Apoio aos Órgãos e Serviços do Município. Departamento Jurídico

Secretaria Geral. Divisão Relações Internacionais. Departamento Apoio aos Órgãos e Serviços do Município. Departamento Jurídico Secretaria Geral Relações Internacionais Marca e Comunicação Jurídico Apoio aos Órgãos e Serviços do Município Gabinete Apoio à Assembleia Municipal Organização de Eventos e Protocolo Contencioso e Apoio

Leia mais

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS do Programa de Parcerias para o Impacto QUANDO É OBRIGATÓRIO O MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ENTRE PARCEIROS? Este Memorando de Entendimento entre Parceiros é apenas

Leia mais

Reis, António Pereira dos Penedos e. Céu Domingues Fernandes, vereadores.

Reis, António Pereira dos Penedos e. Céu Domingues Fernandes, vereadores. Folha ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL REALIZADA NO DIA 03 DE Abril DE 2013 NO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO CONCELHO N 07/2013 PRESIDÊNCIA: Eng. Fernando Pereira Campos, Presidente da Câmara Municipal.

Leia mais

Convite Público. Convite n.º: Centro-COE Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana. Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local

Convite Público. Convite n.º: Centro-COE Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana. Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local Convite Público Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local Convite n.º: Centro-COE-2013-22 - 1 Nos termos do nº 2 do artigo 11º, do Regulamento Específico

Leia mais

Carta de Missão do Dirigente Superior de 2.º Grau

Carta de Missão do Dirigente Superior de 2.º Grau Carta de Missão do Dirigente Superior de 2.º Grau Ministério: Ministério da Justiça (MJ) Serviço\Organismo: Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P. (IGFEJ, I.P.) Cargo e Titular:

Leia mais

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017

SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017 SI2E SISTEMA DE INCENTIVOS AO EMPREENDEDORISMO E AO EMPREGO - ALENTEJO CENTRAL - Sessão de Divulgação SI2E CIMAC, 23 de Maio de 2017 CONTEXTO Estratégia de Desenvolvimento Territorial do Alentejo Central

Leia mais

Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA)

Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA) Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Experiências e novos desafios Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA) Susana Castelo TIS.pt Região de Aveiro O processo do PIMT-RA Em 2011,

Leia mais

Convite Público. Convite nº: Centro-COE Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana. Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local - 1

Convite Público. Convite nº: Centro-COE Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana. Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local - 1 Convite Público Eixo Prioritário 3 Coesão Local e Urbana Regulamento Específico Equipamentos para a Coesão Local Convite nº: Centro-COE-2013-23 - 1 Nos termos do nº 2 do artigo 11º, do Regulamento Específico

Leia mais

Regulamento da Casa da Cidadania

Regulamento da Casa da Cidadania Regulamento da Casa da Cidadania A Casa da Cidadania integra uma rede de equipamentos de génese municipal, mas de iniciativa e gestão da freguesia, de acordo com uma lógica contratualizada ou concertada,

Leia mais

Normas de Funcionamento do Orçamento Participativo da Freguesia de Sabóia. Odemira OP 100% Entidade Parceira:

Normas de Funcionamento do Orçamento Participativo da Freguesia de Sabóia. Odemira OP 100% Entidade Parceira: Normas de Funcionamento do Orçamento Participativo da Freguesia de Sabóia Odemira OP 100% Preâmbulo O Orçamento Participativo faz parte da estratégia central de atuação de qualquer autarquia que pretenda

Leia mais

Sistema de incentivos às empresas

Sistema de incentivos às empresas Informação 3/2015 Página 1 de 5 Objeto e âmbito - Artigo 1.º REGULAMENTO ESPECÍFICO COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO (Portaria 57-A/2015 de 27 de fevereiro) Estabelece as regras aplicáveis ao cofinanciamento,

Leia mais

Programa BIP/ZIP de Lisboa

Programa BIP/ZIP de Lisboa Programa BIP/ZIP de Lisboa Objectivos e âmbito O Programa BIP-ZIP Bairros e Zonas de Intervenção prioritária de Lisboa é criado pela Câmara Municipal de Lisboa, no quadro do Programa Local de Habitação

Leia mais

CONCURSO REGIONAL DE EMPREENDEDORISMO

CONCURSO REGIONAL DE EMPREENDEDORISMO CONCURSO REGIONAL DE EMPREENDEDORISMO REGULAMENTO I. INTRODUÇÃO A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral, em parceria com os municípios de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós, promove

Leia mais

RESUMO PARA OS CIDADÃOS

RESUMO PARA OS CIDADÃOS RESUMO PARA OS CIDADÃOS Relatório Anual de Execução 2015 INTRODUÇÃO E ENQUADRAMENTO DO PROGRAMA Para o Programa Operacional de Assistência Técnica 2014-2020 (POAT2020) foi determinante a aprovação do Acordo

Leia mais

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego

SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego SI2E Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego PSZ CONSULTING 2017 Tipologia O SI2E pretende estimular o surgimento de iniciativas empresariais e a criação de emprego em territórios de baixa

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 25 de julho de Série. Número 130

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Terça-feira, 25 de julho de Série. Número 130 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Terça-feira, 25 de julho de 2017 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DAS FINANÇAS E DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Despacho n.º 297/2017 Procede à entrega de 39.594,00,

Leia mais

NOTA DE IMPRENSA. I Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal 2013

NOTA DE IMPRENSA. I Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal 2013 Aveiro, 29 de novembro de 2012 NOTA DE IMPRENSA I Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal 2013 No seguimento da deliberação do Conselho Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de

Leia mais

APOIO À AQUISIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA PLANEAMENTO, MODELAÇÃO E GESTÃO DE REDES

APOIO À AQUISIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA PLANEAMENTO, MODELAÇÃO E GESTÃO DE REDES APOIO À AQUISIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA PLANEAMENTO, MODELAÇÃO E GESTÃO DE REDES 1º AVISO DE ABERTURA DE CANDIDATURAS Candidaturas a submeter até às 19:00 horas, do dia 31 de julho

Leia mais

PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AUTÁRQUICA

PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AUTÁRQUICA PROGRAMA INTEGRADO DE FORMAÇÃO AUTÁRQUICA - 2014 Este Programa, consubstanciado num plano de ações de formação, visa essencialmente dar continuidade ao processo formativo das Câmaras Municipais da área

Leia mais

Tourism Train Experiences. Regulamento

Tourism Train Experiences. Regulamento Tourism Train Experiences Regulamento 1 Índice Conteúdo PARTE I A iniciativa Tourism Train Experiences... 3 Artigo 1º - Caracterização, Âmbito e Objetivos... 3 Artigo 2º - Critérios de escolha das regiões-alvo...

Leia mais

Conselho Superior do Ministério Público

Conselho Superior do Ministério Público Conselho Superior do Ministério Público Boletim Informativo N.º 4/2019 Secção Permanente 13.3.2019 Boletim Informativo Sumário Presenças PRESENÇAS >> 2 ORDEM DO DIA >> 3 Ata >> 3 Autorizações de Residência

Leia mais

População. Categoria: Médio Tejo

População. Categoria: Médio Tejo A densidade populacional consiste na relação entre o número de habitantes de uma determinada área territorial e a superfície desse território. Considerando os 247.330 habitantes distribuídos pelos 3.344

Leia mais

Espaços de Descoberta Empreendedora no Centro

Espaços de Descoberta Empreendedora no Centro Espaços de Descoberta Empreendedora no Centro Smart Specialisation in Portugal: Reflection and Update Faro, 17 maio 2019 Alexandra Rodrigues Prioridades da RIS3 do Centro 1 RIS3 do Centro: modelo de governação

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE POLÍTICAS E MEDIDAS

RELATÓRIO SOBRE POLÍTICAS E MEDIDAS RELATÓRIO SOBRE POLÍTICAS E MEDIDAS NO ÂMBITO DO ARTIGO 13.º, ALÍNEA 1 (A) DO REGULAMENTO (UE) N.º 525/2013 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO E ARTIGO 20.º DO REGULAMENTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA COMISSÃO

Leia mais

2.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL N.º Deliberações (44.ª Reunião / 28.ª Sessão Extraordinária - Realizada em 2018/11/27):

2.º SUPLEMENTO AO BOLETIM MUNICIPAL N.º Deliberações (44.ª Reunião / 28.ª Sessão Extraordinária - Realizada em 2018/11/27): 2.º SUPLEMENTO AO BOLETIM SUMÁRIO RESOLUÇÕES DOS ÓRGÃOS DO MUNICÍPIO ASSEMBLEIA ASSEMBLEIA Deliberações (44.ª Reunião / 28.ª Sessão Extraordinária - Realizada em 2018/11/27): - Deliberação n.º 49/AML/2018

Leia mais

Apresentação da Ficha Setorial Responsabilidade Social nas Entidades Públicas. 11 de Janeiro de 2018 Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente

Apresentação da Ficha Setorial Responsabilidade Social nas Entidades Públicas. 11 de Janeiro de 2018 Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente Apresentação da Ficha Setorial Responsabilidade Social nas Entidades Públicas 11 de Janeiro de 2018 Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente Ficha Setorial da Responsabilidade Social nas Entidades Públicas

Leia mais

EDITAL. CÉSAR FERNANDO COUTO DE OLIVEIRA, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia. =====================================

EDITAL. CÉSAR FERNANDO COUTO DE OLIVEIRA, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia. ===================================== EDITAL CÉSAR FERNANDO COUTO DE OLIVEIRA, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia. ===================================== FAZ SABER, dando cumprimento ao disposto no Regimento, na Lei, nos

Leia mais

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E RESPETIVA METODOLOGIA APROVADA PELO COMITÉ DE ACOMPANHAMENTO DO POSEUR NA REUNIÃO DE 16 DE MARÇO DE 2015 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO Na seleção das candidaturas respeitantes às tipologias

Leia mais