Introdução ao Windows. Breve Evolução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução ao Windows. Breve Evolução"

Transcrição

1 Introdução ao Windows Breve Evolução

2 Introdução ao Windows MSDOS Comercializado pela Microsoft em 1981 para o IBM PC; Sistema Operativo Monotarefa; A última versão foi em 1994 (6.22).

3 Introdução ao Windows Win 95, 98 e Me Sistemas Operativos que trabalhavam a 32 bits; Sistemas Operativos com GUI integrada; Permitem o funcionamento em rede; Sistemas Operativos Multitarefa.

4 Introdução ao Windows Win NT, 2000 e XP Desenvolvido nos finais dos anos 80 (NT) com tecnologias de 32 bits e indicado para o mercado empresarial; O Windows 2000 é uma evolução do NT; Tanto no NT com no XP existiram versões para postos de trabalho. No 2000 isso não aconteceu;

5 Conceitos Teóricos

6 Win 2003 Server Versão base destinada a equipar servidores de pequenas e médias empresas; Inclui características como: Serviços de partilha de ficheiros e impressoras; Validação de utilizadores; Partilha de acesso à Internet e Firewall; Serviços de MacOS; Sistema de Ficheiros Distribuídos; Suporte para redes privadas (VPN); Serviços de Fax, Terminal e de Instalação Remota.

7 Win 2003 Server Enterprise Edition Versão destinada a equipar servidores com maiores necessidades do que a versão base. Contém serviços de clustering, gestor de recursos, infraestruturas de chaves públicas, além dos serviços normais da versão base.

8 Win 2003 Server DataCenter Edition Versão mais poderosa e escalável. Win 2003 Server WEB Edition Versão mais reduzida a nível de características das versões servidoras. Destina-se somente a serviços WEB.

9 SBS 2003 Standard e Premium Estas versões são pacotes aplicadas a servidores de pequenas empresas, para suportar no máximo 50 clientes e mantêm as mesmas características da versão base. A estas características foram ainda adicionados alguns serviços.

10 SBS 2003 Standard Windows SharePoint Services; Exchange Server 2003; Outlook 2003; Shared Fax; Servidor de encaminhamento e acesso remoto;

11 SBS 2003 Premium Todos os anteriores (à excepção do Servidor de encaminhamento e acesso remoto); ISA (Internet Security Acceleration) Server 2000; SQL Server; FrontPage;

12 Introdução ao Windows Objectivos

13 Objectivos Compatibilidade Suporte para vários ambientes de rede; Suporte para diversos tipos de aplicação; Integra dois tipos de formatação (FAT e NTFS).

14 Objectivos Escalabilidade É possível o multiprocessamento simétrico; WIN Server (4 CPU); WIN Server Entreprise (8 CPU); WIN Server Datacenter (32 ou 64 CPU); WIN Server Web Edition(2 CPU);

15 Objectivos Segurança Nível de Segurança (NTFS); Limitar o acesso a documentos; Fazer auditoria de acontecimentos; Identificar e autenticar utilizadores; Proteger documentos de serem apagados.

16 Objectivos Processamento Distribuído Permite a possibilidade de interligação entre servidores diferentes; Assegura funcionalidades de redes; Quando um servidor está ocupado, um pedido de processamento poderá ser reencaminhado para outro com mais disponibilidade.

17 Objectivos Robustez A arquitectura do Win 2003 evita que sempre que uma aplicação bloqueie as outras também bloqueiem; Isto acontece devido ao facto de existirem áreas de memória protegidas para as aplicações.

18 Objectivos Fiabilidade Podemos dizer que se trata de um SO seguro, já que raramente, problemas de hardware podem ser a causa de perda de informação.

19 Objectivos Extensabilidade Pela sua forma modular, o 2003 Server, permite acrescentar módulos (serviços) de forma muito simples.

20 Objectivos Portabilidade O Windows 2003 Server só corre com processadores Intel e algumas versões especiais suportam apenas os novos processadores ITANIUM de 64 bits da INTEL.

21 Introdução ao Windows Características Técnicas

22 Características Técnicas HAL (Hardware Abstraction Layer); Arquitectura Cliente/Servidor; Multitarefa e Multiprocessamento; Multithreading; Segurança; Ambiente de trabalho.

23 Novas Características do 2003 Active Directory (AD) Espécie de arquivo de informação do sistema e respectivos serviços de acesso. Base de Dados de toda a informação que diga respeito à comunicação e administração, utilizadores e respectivos direitos, grupos, permissões, domínios e sites. Um servidor com AD dá-se o nome de Domain Controller.

24 Novas Características do 2003 Sistemas de Ficheiros Distribuídos (DFS) É basicamente um serviço de partilha de ficheiros parecido com os shares tradicionais, mas mais eficaz, ou seja, as pastas partilhadas não estão num único servidor específico.

25 Novas Características do 2003 Sistemas de Ficheiros Distribuídos (DFS) Ao ser gravado um ficheiro, este pode ser copiado para várias pastas de outros servidores, que apesar da redundância, caso falhe um servidor, os ficheiros encontram-se sempre disponíveis. Os ficheiros podem ainda ser gravados para servidores com mais disponibilidade de espaço.

26 Novas Características do 2003 Versão 5 da NTFS Permite controlar e aumentar o espaço em disco ocupado para cada utilizador e indexar o conteúdo dos discos. Tornou possível a encriptação automática dos ficheiros.

27 Novas Características do 2003 INTELLIMIRROR Grupo de elementos que são factores fundamentais para a diminuição do custo total de propriedade. Windows Installer; Remote Install; Offline Folders; Group Policies; Roaming User Profiles.

28 Novas Características do 2003 Serviços de Terminal Serviços que permitem correr programas num servidor remotamente. Tudo é feito no servidor, como se lá estivessemos. Torna-se importante quando a largura de banda entre servidor e cliente é pequena e quando as estações de trabalho têm pouco poder de processamento.

29 Novas Características do 2003 DNS Dinâmico Tem como objectivo básico traduzir nomes para endereços IP; Ao contrário do DNS normal, este faz o registo dos nomes automaticamente evitando longos e cansativos trabalhos de configuração.

30 Novas Características do 2003 Comando RUNAS Um utilizador pode ligar-se a um ou a vários computadores, no entanto nem todos têm o mesmo direito de acesso. Quando isso acontece o utilizador tem de fazer o LogOff; Com este comando o utilizador pode usar a máquina sem ter de o fazer.

31 Introdução ao Windows Terminologia de Redes

32 Terminologia de Redes da Microsoft Grupos de Trabalho Possibilidade de criação de grupos de trabalho para acesso à rede. Estações de Trabalho Postos de trabalho ligados entre si ou a um servidor.

33 Terminologia de Redes da Microsoft Domínio Um domínio surge logo após a instalação do primeiro servidor DC. Dependentes do servidor (que manterá o AD) podem adicionar-se outros servidores e workstations, definir-se utilizadores e grupos, proceder à validação dos utilizadores, instalar periféricos, etc.

34 Terminologia de Redes da Microsoft Domínio Pode também ser descrito como um conjunto de redes em que existe um servidor responsável pela segurança da rede, validação de contas de utilizadores, etc. O nome do domínio terá de ser uma entrada DNS. EX. Escola.pt. Empresas com maiores dimensões tendem a utilizar redes com mais de um domínio, ou seja, em árvore.

35 Terminologia de Redes da Microsoft Domain Controller Um rede do tipo domínio tem de ter pelo menos um servidor (Domain Controller) Controlador de Domínio. Permite controlar a segurança dentro do domínio, como por exemplo, validando contas de utilizador.

36 Terminologia de Redes da Microsoft Standalone Server Servidor que se encontra sozinho e que pode aderir a um grupo de trabalho ou mesmo criar um, mas não faz parte do domínio.

37 Terminologia de Redes da Microsoft Member Server Designam-se assim os servidores que estão interligados num domínio já existente. Não são controladores de domínio, reconhecem os seus utilizadores, grupos e recursos, partilham recursos, mas não validam utilizadores.

38 Terminologia de Redes da Microsoft Servidores Computador que partilha serviços numa rede. Ex: impressoras, espaço em disco, validação de utilizadores, servidores de BD (SQL, ORACLE), serviços de MAIL

39 Terminologia de Redes da Microsoft Unidades organizacionais A utilização destas unidades permite a divisão do domínio em viárias unidades. Estas unidades por sua vez podem ser organizadas em vários níveis.

40 Terminologia de Redes da Microsoft Árvores Existência de vários domínios numa empresa de grandes dimensões. Está organizado em forma de árvore, em que o primeiro a ser instalado será o domínio raiz (Domain Controller)

41 Terminologia de Redes da Microsoft Florestas Sistemas de múltiplos domínios, consistindo numa partilha de recursos. Conjunto de árvores associadas, cada uma delas com o seu domínio de raiz.

42 Terminologia de Redes da Microsoft Grupos de Utilizadores Utilizadores que pertencem a uma secção de uma organização. Podem conter diversos utilizadores, mas com algo em comum.

Planificação Anual da Disciplina de Sistemas Operativos - 12º 1PI

Planificação Anual da Disciplina de Sistemas Operativos - 12º 1PI Módulo3-24Blocos Planificação Anual da Disciplina de Sistemas Operativos - 12º 1PI. Conhecer o enquadramento Sistema Operativo Windows Server Introdução ao S. O. Windows Server histórico do Windows Server

Leia mais

O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores.

O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores. Profº J.VIDAL WINDOWS SERVER O QUE É? O Microsoft Windows Server é um sistema operacional destinado para servidores. SERVIDOR Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece

Leia mais

Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory

Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory Windows Server 2012: Aprenda a instalar o Active Directory Date : 26 de Novembro de 2014 O Windows Server 2012 foi desenhado para garantir o melhor desempenho, segurança e para ser simples de utilizar

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais

VISÃO GERAL. Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud.

VISÃO GERAL. Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud. VISÃO GERAL Faça a gestão da segurança de rede até 250 postos através de uma consola baseada na cloud. Com o ESET Cloud Administrator, pode gerir a segurança da rede da sua empresa sem a necessidade de

Leia mais

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel

Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Paulo Adriano Bruno Consultor de TI Instrutor Cisco CCNA Analista de Sistemas Especialista de TI Pai do Miguel Windows Server 2016 Windows Server 2012 Windows Server 2008 HPC Server 2008 Home Server Home

Leia mais

Arquitetura de Sistemas Operativos

Arquitetura de Sistemas Operativos Arquitetura de Sistemas Operativos Sistemas Operativos 2011/2012 1 Introdução Gestão de Programas Introdução Os sistemas operativos gerem um conjunto de funções básicas que têm evoluído ao longo dos tempos.

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano

Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos - 2º Ano Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos - 2º Ano 2012/2013 O Windows Server 2003 surgiu em 2003 e substituiu o Windows Server 2000. O Windows

Leia mais

Como criar utilizadores

Como criar utilizadores Como criar utilizadores Existem três tipos de contas de Utilizadores, que contém toda a informação referente a um utilizador do domínio, nomeadamente: nome; password; grupos a que pertence no domínio,

Leia mais

Rede Local - Instalação. Formador: David Casimiro

Rede Local - Instalação. Formador: David Casimiro Rede Local - Instalação Rede Local - Instalação Objectivo(s) Reconhecer a Estrutura de um Sistema Operativo. Definir um Plano de Instalação de um Servidor de Rede Local. Conteúdos Estrutura de um Sistema

Leia mais

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2

TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS SERVER 2008 R2 Curso: Gerenciamento de Redes Matéria: Sistemas Operacionais de Rede (Windows\Linux) Grupo: Aldenice Nascimento, Anatanael França, Daniel Soares, Edvaldo Santos, Walter Rocha. TUTORIAL DE INSTAÇÃO DO WINDOWS

Leia mais

UFCD SISTEMA OPERATIVO INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

UFCD SISTEMA OPERATIVO INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO ÍNDICE 1 ÍNDICE 3. FUNÇÕES DE UM SISTEMA OPERATIVO... 3 A Gestão dos programas... 3 A.1) Monotarefa... 3 A.2) Multitarefa... 4 B Controlo dos recursos de hardware... 5 B.1) GESTÃO DO MICROPROCESSADOR...

Leia mais

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ

ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ ANEXO TÉCNICO REQUERIMENTOS DE INFRAESTRUTURA BEMATECH GEMCO MATRIZ Introdução Este documento tem por objetivo demonstrar uma visão geral dos requerimentos e necessidades de infraestrutura para a implantação

Leia mais

O que é um Servidor? COM SERVIDORES HPE TUDO É POSSÍVEL

O que é um Servidor? COM SERVIDORES HPE TUDO É POSSÍVEL O que é um Servidor? COM SERVIDORES HPE TUDO É POSSÍVEL Tecnologia de Informação O que é mais importante O principal objetivo dos departamentos de TI é proporcionar aos funcionários aplicações cruciais

Leia mais

Sistema Operativo: o que é?

Sistema Operativo: o que é? Sistemas Operativos Sistema Operativo: o que é? O Sistema Operativo é o programa responsável pelo controlo da actividade do computador, prevenindo falhas e erros. Ele é, assim, software fundamental para

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS SERVER 2003

INTRODUÇÃO AO WINDOWS SERVER 2003 INTRODUÇÃO AO WINDOWS SERVER 2003 1 FUNÇÕES DE UM SERVIDOR Um servidor é um computador que tem como função disponibilizar serviços numa rede. Uma das funções do Windows Server 2003 é gerir um domínio da

Leia mais

Requisitos de Ambiente para Central SAVER OmniLink

Requisitos de Ambiente para Central SAVER OmniLink Documentação Técnica N. 0073/10 Requisitos de Ambiente para Central SAVER OmniLink Histórico de Alterações Revisão Data Autor Principais Alterações 3 27/07/2010 Marcilio Machado Criação do Documento 27/07/2010

Leia mais

Sistemas Operativos 10º ano

Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Módulo II- Sistema Operativo Cliente Sistema Operativo Cliente Existem vários Sistemas Operativos Cliente Para o Windows

Leia mais

Instalação do Windows Server 2008

Instalação do Windows Server 2008 Instalação do Windows Server 2008 Introdução Uma das grandes novidades no Windows Server 2008 é a facilidade de instalação do sistema operacional. Durante a instalação é solicitado o mínimo de informações

Leia mais

Windows Server 2008 Vamos criar um domínio

Windows Server 2008 Vamos criar um domínio Windows Server 2008 Vamos criar um domínio Date : 25 de Outubro de 2013 No Pplware temos abordado as características e funcionalidades dos mais diversos sistemas operativos. Apesar de hoje em dia os sistemas

Leia mais

Windows NT 4.0. Centro de Computação

Windows NT 4.0. Centro de Computação Windows NT 4.0 Centro de Computação Tópicos Introdução Instalação Configuração Organização da rede Administração Usuários Servidores Domínios Segurança Tópicos È O sistema operacional Windows NT È Características:

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 Introdução ao Windows Server 2008 Bem vindo(a), Nesta primeira aula apresentaremos as características do Windows Server 2008, seus papeis e para que servem. Após essa aula você será capaz de: Identificar

Leia mais

Sistemas Operativos. Luís Paulo Reis. Sistemas Operativos. Sumário

Sistemas Operativos. Luís Paulo Reis. Sistemas Operativos. Sumário Sistemas Operativos Luís Paulo Reis Slide Nº 1 Sistemas Operativos Sumário O que é um Sistema Operativo (SO)? Modelo em Camadas de um SO Abstracções Suportadas por um SO: Utilizador Processo Ficheiro /

Leia mais

Redes de Computadores. A arquitectura protocolar TCP/IP

Redes de Computadores. A arquitectura protocolar TCP/IP A arquitectura protocolar TCP/IP A arquitectura TCP/IP! Possui apenas 4 camadas ou níveis Aplicação FTP Telnet HTTP Transporte TCP UDP Rede IP Acesso à Rede Ethernet Pacotes por rádio ponto a ponto 2 Nível

Leia mais

SERVIÇOS DE DIRETÓRIO

SERVIÇOS DE DIRETÓRIO SERVIÇOS DE DIRETÓRIO SERVIÇO DE DIRETÓRIO Um serviço de diretório é como uma lista telefônica ou uma agenda pessoal. Em nossa agenda podemos organizar, dias, semanas, meses e até anos, passando por pessoas,

Leia mais

Requisitos de Infraestrutura. Omnilink (Omnidual e Omniturbo)

Requisitos de Infraestrutura. Omnilink (Omnidual e Omniturbo) Requisitos de Infraestrutura Omnilink (Omnidual e Omniturbo) 1 Conteúdo 1. Sumário de Revisões... 0 2. Objetivo... 1 3. Ambiente... 1 4. Tipos de Ambiente... 2 4.1. Ambientes Pequenos... 2 4.2. Ambientes

Leia mais

As primeiras versões do windows eram constituídas por 16 bits sendo essas : -Windows 1.0 -Windows 2.0 -Windows 3.x

As primeiras versões do windows eram constituídas por 16 bits sendo essas : -Windows 1.0 -Windows 2.0 -Windows 3.x Evolução do Windows 16bits As primeiras versões do windows eram constituídas por 16 bits sendo essas : -Windows 1.0 -Windows 2.0 -Windows 3.x Sendo as primeiras versões do windows Windows 1.0 O Windows

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos 10º ano

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Sistemas Operativos 10º ano Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Sistemas Operativos 10º ano Ao computadores dos anos 50 não tinham SO. O operador trabalhava diretamente com o hardware, o que obrigava a um grande

Leia mais

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1

Email: professorclebermarques@hotmail.com Atualizada em 29/01/2010. 1 1- Software: É o elemento lógico (não palpável) do sistema computacional. 1.1- Classificação do Software: 1. Básico = fundamental para o processamento. Ex: Sistema Operacional. 2. Aplicativo = auxilia

Leia mais

A instalação e configuração do módulo ampère com AnyConnect 4.x e ampère Habilitador

A instalação e configuração do módulo ampère com AnyConnect 4.x e ampère Habilitador A instalação e configuração do módulo ampère com AnyConnect 4.x e ampère Habilitador Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Desenvolvimento de AnyConnect para o ampère Habilitador

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Windows Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para

Leia mais

Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory

Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory IFPR Instituto Federal do Paraná Campus Londrina Gerência de Redes de Computadores AD Active Directory Prof. MSc. Eng. Rodolfo Barriviera rodolfo.barriviera@ifpr.edu.br londrina.ifpr.edu.br www.rodolfobarriviera.com.br

Leia mais

Introdução ao Windows Server 2008

Introdução ao Windows Server 2008 MDUL 2 0 MDUL 1 Introdução ao Windows Server 2008 MDUL 2 1 Índice...2 Requesitos de hardware...2 Edições do Windows Server 2008...2 Windows Web Server 2008...3 Windows Server 2008 Standard...3 Windows

Leia mais

Introdução...xiii. Instruções de configuração... xiii Utilização do CD... xv Agradecimentos...xviii Suporte técnico...xviii

Introdução...xiii. Instruções de configuração... xiii Utilização do CD... xv Agradecimentos...xviii Suporte técnico...xviii Sumário Introdução....................................xiii Instruções de configuração.................................. xiii Utilização do CD........................................... xv Agradecimentos..........................................xviii

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão

Portabilidade da Linha RM Versão Portabilidade da Linha RM Versão 12.1.15 03/02/2017 Sumário INTRODUÇÃO...3 1. PORTABILIDADE PARA SERVIDOR DE BANCO DE DADOS...3 2. NIVEIS DE COMPATIBILIDADE ENTRE BANCOS DE DADOS...5 3. PORTABILIDADE PARA

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Office Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 1 1.1 - Objetivo... 1 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II - Requisitos

Leia mais

1. Monitorização. Índice. 1.1 Principais pontos críticos Pontos críticos directos

1. Monitorização. Índice. 1.1 Principais pontos críticos Pontos críticos directos Monitorização e Gestão do Servidor de Email ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Índice 1. Monitorização...1 1.1 Principais

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

Requisitos do Sistema

Requisitos do Sistema PJ8D - 017 ProJuris 8 Desktop Requisitos do Sistema PJ8D - 017 P á g i n a 1 Sumario Sumario... 1 Capítulo I - Introdução... 2 1.1 - Objetivo... 2 1.2 - Quem deve ler esse documento... 2 Capítulo II -

Leia mais

REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS 11.º ANO

REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS 11.º ANO Planificação Anual 2018/2019 Curso Profissional de Técnico de Informática - Sistemas REDES DE COMUNICAÇÃO DE DADOS 11.º ANO 1 MÓDULO 3 - UFCD 0774 Rede Local - Instalação de software base Data Início/Final:

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Prof. Macêdo Firmino Introdução à Disciplina (Ementa) Macêdo Firmino (IFRN) Sistemas Operacionais Março de 2012 1 / 11 Objetivos Conhecer os princípios básicos de um sistema operacional;

Leia mais

Manual de Instalação PRIMAVERA WINDOWS SERVICES V1.0 SR4

Manual de Instalação PRIMAVERA WINDOWS SERVICES V1.0 SR4 Manual de Instalação PRIMAVERA WINDOWS SERVICES V1.0 SR4 Versão 1.1 julho 2014 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Instalação... 4 Requisitos... 4 Métodos de Instalação... 4 Processo de Instalação - Deployment

Leia mais

Administração de Redes I (LI) Ano, Semestre: 2, 1

Administração de Redes I (LI) Ano, Semestre: 2, 1 Administração de Redes I (LI) Ano, Semestre: 2, 1 Pedro M. M. Marques pedromarques.eng@gmail.com 1 OBJECTIVOS Estudar mecanismos de conectividade no acesso à Internet e no acesso remoto; Estudar estratégias

Leia mais

1. Monitorização. Índice. 1.1 Principais pontos críticos

1. Monitorização. Índice. 1.1 Principais pontos críticos Monitorização e Gestão do Servidor de Email ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Índice 1. Monitorização...1 1.1 Principais

Leia mais

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018 Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos Termo de Referência nº 7/2018 Agosto, 2018 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos deste documento... 3 1.2. Confidencialidade... 3 2. Descrição dos Recursos

Leia mais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais

GTI IMPRESSORAS. Manual de instalação da ferramenta. Sistemas operacionais Manual de instalação da ferramenta GTI IMPRESSORAS Sistemas operacionais Microsoft Windows 2000 Microsoft Windows XP Microsoft Windows Vista Microsoft Windows 7 Microsoft Windows 8 Linux Para confecção

Leia mais

Arquivos, Pastas e Extensões. Sistemas Operacionais. Conceitos básicos. Evolução

Arquivos, Pastas e Extensões. Sistemas Operacionais. Conceitos básicos. Evolução Arquivos, Pastas e Extensões No disco rígido de um computador, os dados são guardados na forma de arquivos. O arquivo é um agrupamento de registros que seguem uma regra estrutural, e que contém informações

Leia mais

SAMBA4 Para Ambientes Corporativos. Nome: Caio Monteiro Web:

SAMBA4 Para Ambientes Corporativos. Nome: Caio Monteiro Web: SAMBA4 Para Ambientes Corporativos Nome: Caio Monteiro Web: www.alvesti.com.br E-mail: caio@alvesti.com.br Interoperabilidade Há pessoas que pensa que coisas distintas não se misturam. Mas não há coisas

Leia mais

Sumários de SISTEMAS OPERATIVOS

Sumários de SISTEMAS OPERATIVOS Sumários de SISTEMAS OPERATIVOS Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO V Configuração Avançada de Sistemas Operativos Servidores 11E Turno 1 Aulas n. 1 e

Leia mais

Manual de instalação e configuração

Manual de instalação e configuração Manual de instalação e configuração Introdução Este manual tem por objetivo auxiliar o Administrador do Strigoi no processo de instalação e configuração do programa. A instalação será dividida em 3 fases:

Leia mais

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS

INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS INTRODUÇÃO A SISTEMAS OPERACIONAIS Prof. Me. Hélio Esperidião DEFINIÇÃO DE SISTEMA OPERACIONAL. O sistema operacional é uma camada de software colocada sobre o hardware para gerenciar todos os componentes

Leia mais

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution

Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Leia-me do Veritas System Recovery 16 Management Solution Sobre este Leia-me Requisitos do sistema para políticas de entrega de software do Veritas System Recovery 16 Requisitos do sistema para o Veritas

Leia mais

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012

INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 20410 - INSTALANDO E CONFIGURANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Implantando e gerenciando o Windows Server 2012 Este módulo apresenta aos estudantes as edições do Windows Server

Leia mais

Informática Básica. Licenciatura em Ciência da Informação. Tito Carlos S. Vieira. Tito Carlos S. Vieira

Informática Básica. Licenciatura em Ciência da Informação. Tito Carlos S. Vieira.   Tito Carlos S. Vieira Informática Básica Licenciatura em Ciência da Informação Tito Carlos S. Vieira E-mail: tito@fe.up.pt 1 Parte II Sistemas Operativos (Utilização do Windows) 2 Sumário O que é um Sistema Operativo (SO)?

Leia mais

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012

ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 20411 - ADMINISTRANDO O WINDOWS SERVER 2012 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 1: Configurando e Solucionando problemas de sistema de nome de domínio Este módulo explica como configurar e solucionar problemas

Leia mais

Licenciatura em Informática

Licenciatura em Informática Licenciatura em Informática Unidade Curricular Administração de Redes I Network Administration I Objetivos -Compreender as fases fundamentais de administração de redes: planeamento, operação e melhoria;

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão

Portabilidade da Linha RM Versão Portabilidade da Linha RM Versão 12.1.16 07/04/2017 Sumário INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3 1. Portabilidade

Leia mais

ERserver. iseries. iseries Access para Windows Como começar

ERserver. iseries. iseries Access para Windows Como começar ERserver iseries iseries Access para Windows Como começar ERserver iseries iseries Access para Windows Como começar ii iseries: iseries Access para Windows Como começar Índice Parte 1. Como começar com

Leia mais

Prof. Filipe Ornelas

Prof. Filipe Ornelas Prof. Filipe Ornelas Tipos de redes Clientes e Servidores 3 É preciso entender as classificações que os computadores recebem em uma rede, de acordo com a sua utilização: Servidor: É um computador que oferece

Leia mais

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel. Número de publicação do documento:

Soluções de gestão de clientes e de impressão móvel. Número de publicação do documento: e de impressão móvel Número de publicação do documento: 410173-131 Janeiro de 2006 Conteúdo 1 Soluções de gestão de clientes Configuração e implementação................... 1 2 Gestão e actualizações de

Leia mais

Manual de Instalação PRIMAVERA WINDOWS SERVICES V1.0 SR2

Manual de Instalação PRIMAVERA WINDOWS SERVICES V1.0 SR2 Manual de Instalação PRIMAVERA WINDOWS SERVICES V1.0 SR2 Versão 1.2 outubro 2012 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Instalação... 4 Requisitos... 4 Processo de Instalação... 4 Instalação do PRIMAVERA Windows

Leia mais

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER CONTEÚDOS Nº HORAS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. (30 x 45 ) Windows XP Office 2003 Internet Explorer

COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER CONTEÚDOS Nº HORAS ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO. (30 x 45 ) Windows XP Office 2003 Internet Explorer PROFESSORES: Vasco Travassos /Alexandra Aragão *** GRUPO DISCIPLINAR: INFORMÁTICA [550] Módulo 1 - Introdução aos Sistemas Operativos Funções e características de um SO. Processos concorrentes. O Núcleo

Leia mais

Monitorização do Servidor de

Monitorização do Servidor de Monitorização do Servidor de Email Neste documento pretende-se descrever os principais pontos críticos do funcionamento dos servidores de email. Esta análise é feita sobre o modelo de servidor de email

Leia mais

Academia Técnico de Informática

Academia Técnico de Informática Academia Técnico de Informática Formato do curso: Presencial Com certificação: CompTIA A+ Preço: desde 235 Nível: Iniciado Duração: 133 horas A Academia Técnico de Informática proporciona a todos os interessados

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 1 WSAuto MANUAL DE INSTALAÇÃO DO SOFTWARE CFC-B 2 INTRODUÇÃO O WSauto é o mais novo sistema de gerenciamento de CFC-B, foi criado pela empresa S MARQUES INFORMÁTICA LTDA ME, e lançado o seu primeiro modulo

Leia mais

ERP PRIMAVERA STARTER V9.15

ERP PRIMAVERA STARTER V9.15 Manual de Instalação e Inicialização ERP PRIMAVERA STARTER V9.15 Versão 1.0 Setembro de 2015 Índice Índice... 2 Introdução... 3 Métodos de Instalação... 4 Instalação através do Setup Único... 4 Pré-requisitos

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense September 2017 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM

BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM TI BENEFÍCIOS QUE SÓ A VIVO TEM ı Novidade: consulte o book completo para conhecer todas as ofertas e argumentações de venda! ı Alta Disponibilidade da máquina virtual: 99,95% garantida por SLA ı As melhores

Leia mais

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs!

CSI IT Solutions. WebReport2.5. Relatórios abertos. Informações detalhadas dos jobs! CSI IT Solutions 2.5 solução CSI PrintManager G e s t ã o d e A m b i e n t e d e I m p r e s s ã o O CSI dá aos gestores de TI o poder de uma gestão integral através do acesso fácil às informações gerenciais

Leia mais

ESET Remote Administrator Versão 6.5

ESET Remote Administrator Versão 6.5 ESET Remote Administrator Versão 6.5 Guia Rápido Índice 1. Objetivo 3 2. Componentes 4 2.1 Servidor ERA / Agente / Certificados 4 3. Licenciamento 5 4. Métodos de Instalação 6 4.1 Instalação Servidor ESET

Leia mais

PROJECTO de REDE LOCAL

PROJECTO de REDE LOCAL INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP Centro de Emprego e Formação Profissional de Sintra PROJECTO de REDE LOCAL IMSI16 Adriano Neves José António Fernandes 14 de Dezembro de 2013 Índice Introdução...

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Portabilidade da Linha RM Versão

Portabilidade da Linha RM Versão Portabilidade da Linha RM Versão 12.1.19 09/01/2018 Sumário INTRODUÇÃO -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 3 1. Portabilidade

Leia mais

Guia de instalação do controlador

Guia de instalação do controlador Guia de instalação do controlador O presente manual descreve a instalação dos controladores e de outro software para utilizar este equipamento. Conteúdos do CD-ROM Esta secção descreve o CD-ROM fornecido

Leia mais

Anexo II Sistema BPnet. DESCRIÇÃO DO SISTEMA BPnet

Anexo II Sistema BPnet. DESCRIÇÃO DO SISTEMA BPnet Anexo à Instrução nº 30/2002 Anexo II Sistema BPnet DESCRIÇÃO DO SISTEMA BPnet Versão: v1.0 Data de elaboração: 2002-09-30 O QUE É O SISTEMA? O BPnet é um sistema de comunicação electrónica que tem por

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operativos

Fundamentos de Sistemas Operativos Fundamentos de Sistemas Operativos Sistema Operativo é um conjunto de ficheiros contendo instruções que permitem explorar de forma transparente os recursos que o computador coloca à disposição do utilizador,

Leia mais

PERIVER PLATAFORMA INSTALLATION MANUAL. Periver_InstallationManual_ _v1.0.doc. Versão v1.0

PERIVER PLATAFORMA INSTALLATION MANUAL. Periver_InstallationManual_ _v1.0.doc. Versão v1.0 PLATAFORMA Periver_InstallationManual_2008-06-04_v1.0.doc Versão v1.0 04 de Junho de 2008 TABELA DE REVISÕES Versão Autores Descrição da Versão Aprovadores Data v0.1r António Rocha Ricardo Nobre Ricardo

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

Breve Introdução aos Sistemas Operativos. Disciplina de Informática PEUS, U.Porto

Breve Introdução aos Sistemas Operativos. Disciplina de Informática PEUS, U.Porto Breve Introdução aos Sistemas Operativos Disciplina de Informática PEUS, 2006 - U.Porto Definição de Sistema Operativo Um programa que funciona como intermediário entre o utilizador do computador e os

Leia mais

Secure ACS para Windows v3.2 com autenticação da máquina do EAP-TLS

Secure ACS para Windows v3.2 com autenticação da máquina do EAP-TLS Secure ACS para Windows v3.2 com autenticação da máquina do EAP-TLS Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Material de Suporte Convenções Diagrama de Rede Configurando o Cisco

Leia mais

Administração de Redes I. Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 4 Horas de Contacto teórico práticas: 60 Docente Pedro Brandão; Sandro Ferreira

Administração de Redes I. Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 4 Horas de Contacto teórico práticas: 60 Docente Pedro Brandão; Sandro Ferreira CURSO UNIDADE CURRICULAR ÁREA CIENTÍFICA Licenciatura em Informática Administração de Redes I Engenharia Informática Obrigatória Opcional X Ano: 2º Semestre: 1º ECTS: 4 Horas de Contacto teórico práticas:

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo

Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo Aprenda a instalar o FreeBSD 10 passo a passo Date : 24 de Janeiro de 2014 O FreeBSD é considerado por muitos como sendo um dos melhores sistemas operativos até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais

Leia mais

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE Manual do Módulo Municipal do aplicativo com os Resultados finais 2013, 2014, 2015 e 2016 e Resultados

Leia mais

Office 365. Uma nova forma de trabalhar

Office 365. Uma nova forma de trabalhar Office 365 Uma nova forma de trabalhar 3 mil milhões de pessoas com dispositivos conectados à Internet x Novas formas de trabalhar Cerca de 80% dos colaboradores passam parte do seu tempo de trabalho

Leia mais

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel

Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel VISÃO GERAL DO PRODUTO Gerencie sua segurança de rede para até 250 estações a partir de um único painel CYBERSECURITY EXPERTS ON YOUR SIDE Com o ESET Cloud Administrator, você pode gerenciar a segurança

Leia mais

O que é um Sistema Operacional

O que é um Sistema Operacional Informática O que é um Sistema Operacional Programa formado por vários módulos que trabalham de modo cooperativo para administrar os recursos de hardware e auxiliar na execução dos programas do usuário,

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7

EasyAzure. EasyAzure. Guia do programa. Ingram Micro Brasil. Versão 1.7 EasyAzure Guia do programa Versão 1.7 Email: cloud.br@ingrammicro.com Telefone: 55 (11) 2078-4280 Endereço: Av. Piracema, 1341 - Tamboré - Barueri - SP Brasil 1 EasyAzure São pacotes prontos com as soluções

Leia mais

Tutorial Windows Server 2016

Tutorial Windows Server 2016 Tutorial Windows Server 2016 1 2 Introdução O Windows Server 2016 apresenta melhorias em segurança que irão reduzir os riscos nos negócios; maior flexibilidade em software para reduzir custos; e uma plataforma

Leia mais

Sistemas Operativos. Introdução. Slides adaptados dos slides do professor Jorge Martins. Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Sistemas Operativos. Introdução. Slides adaptados dos slides do professor Jorge Martins. Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Sistemas Operativos Introdução Slides adaptados dos slides do professor Jorge Martins Centro de Cálculo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa João Pedro Patriarca (jpatri@cc.isel.ipl.pt) Avaliação

Leia mais

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas

Sistema Distríbuído de Medição de Grandezas Engenharia Electrotécnica e Ramo Electrónica e Sistema Distribuído de Medição de Grandezas Realizado por: Nuno Camilo nº 99 216 3509 Isaac Correia nº02 216 4971 Com a orientação do: Professor António Abreu

Leia mais

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos MÓDULO 2 Sistema Operativo Cliente Instalação e configuração de um Sistema Operativo: Particionamento; Formatação; Opções de instalação; Otimização

Leia mais