Banco de Dados. Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Banco de Dados. Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho"

Transcrição

1 Banco de Dados Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho

2 Na aula passada vimos...

3 Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; - Informações sobre as aulas e avaliações;

4 Na aula de hoje veremos...

5 Na aula de hoje veremos... Unidade I - Arquitetura Cliente-Servidor; - Introdução a Banco de Dados; - Dados e Gerenciamento de Banco de Dados; - O ciclo de vida do Banco de Dados; - Modelagem de Dados Conceitual.

6 Arquitetura Cliente-Servidor

7 Arquitetura Cliente-Servidor A arquitetura cliente-servidor foi desenvolvida para dividir ambientes de computação onde um grande número de PCs, servidores de arquivos, impressoras, servidores de banco de dados e outros equipamentos são conectados juntos por uma rede. A ideia é definir servidores especializados, tais como servidores de arquivos, que mantém os arquivos de máquinas clientes, ou servidores de impressão que podem estar conectados a várias impressoras; assim, quando se desejar imprimir algo, todas as requisições de impressão são enviadas a este servidor.

8 Arquitetura Cliente-Servidor As máquinas clientes disponibilizam para o usuário as interfaces apropriadas para utilizar esses servidores, bem como poder de processamento para executar aplicações locais. Esta arquitetura se tornou muito popular por algumas razões: - A facilidade de implementação dada a clara separação das funcionalidades e dos servidores; - Um servidor é inteligentemente utilizado porque as tarefas mais simples são delegadas às máquinas clientes mais baratas. - O usuário pode executar uma interface gráfica que lhe é familiar, ao invés de usar a interface do servidor.

9 Arquitetura Cliente-Servidor Desta maneira, a arquitetura cliente-servidor foi incorporada aos SGBDs comerciais. Diferentes técnicas foram propostas para se implementar esta arquitetura, sendo que a mais adotada pelos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Relacionais (SGBDRs) comerciais é a inclusão da funcionalidade de um SGBD centralizado no lado do servidor. As consultas e a funcionalidade transacional permanecem no servidor, sendo que este é chamado de servidor de consulta ou servidor de transação. É assim que um servidor SQL é fornecido aos clientes.

10 Arquitetura Cliente-Servidor Cada cliente tem que formular suas consultas SQL, prover a interface do usuário e as funções de interface usando uma linguagem de programação. O cliente pode também se referir a um dicionário de dados o qual inclui informações sobre a distribuição dos dados em vários servidores SQL, bem como os módulos para decomposição de uma consulta global em um número de consultas locais que podem ser executadas em vários locais. Comumente o servidor SQL também é chamado de back-end machine e o cliente front-end machine.

11 Arquitetura Cliente-Servidor Na arquitetura cliente-servidor, o cliente (front-end) executa as tarefas do aplicativo, ou seja, fornece a interface do usuário (tela, e processamento de entrada e saída). O servidor (back-end) executa as consultas no SGBD e retorna os resultados ao cliente. Apesar de ser uma arquitetura bastante popular, são necessárias soluções sofisticadas de software que possibilitem: o tratamento de transações, as confirmações de transações (commits), desfazer transações (rollbacks), linguagens de consulta (stored procedures) e gatilhos (triggers). A principal vantagem desta arquitetura é a divisão do processamento entre dois sistemas, o que reduz o tráfego de dados na rede.

12 Arquitetura Cliente-Servidor

13 Introdução a Banco de Dados

14 Introdução a Banco de Dados O que é um banco de dados?

15 Introdução a Banco de Dados O que é um banco de dados?

16 Introdução a Banco de Dados O que é um banco de dados?

17 Introdução a Banco de Dados O que são dados?

18 Introdução a Banco de Dados O que são dados?

19 Introdução a Banco de Dados O que são dados?

20 Introdução a Banco de Dados O que são dados? Dados são um conjunto de valores ou ocorrências em um estado bruto com o qual são obtidas informações com o objetivo de adquirir benefícios.

21 Introdução a Banco de Dados O que são dados? Existem dois tipos de dados: - Estruturados: Dados formatados, organizados em tabelas, linhas e colunas, e são facilmente processados. Geralmente é utilizado um Sistema Gerenciador de Banco de Dados para armazenar este tipo de dado. - Não Estruturados: Não possuem uma formatação específica e são mais difíceis de serem processados; por exemplo mensagens em redes sociais.

22 Introdução a Banco de Dados O que são dados?

23 Introdução a Banco de Dados O que é informação?

24 Introdução a Banco de Dados O que é informação? É a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa e qualitativa) no conhecimento do sistema que a recebe.

25 Introdução a Banco de Dados O que é informação? É a resultante do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa e qualitativa) no conhecimento do sistema que a recebe. BENEFÍCIOS!

26 Introdução a Banco de Dados O que é informação? BENEFÍCIOS!

27 Introdução a Banco de Dados O que é informação? BENEFÍCIOS!

28 Introdução a Banco de Dados O que é Banco de Dados? BENEFÍCIOS!

29 Introdução a Banco de Dados O que é Banco de Dados? Um banco de dados (BD ou DB - Database) é um conjunto de softwares que permitem criar e manter entidades possibilitando armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. BENEFÍCIOS!

30 Introdução a Banco de Dados O que é Banco de Dados? Um banco de dados (BD ou DB - Database) é um conjunto de softwares que permitem criar e manter entidades possibilitando armazenar dados de maneira estruturada e com a menor redundância possível. OBS: Podemos entender "banco de dados" de duas formas: 1º - O conjunto de softwares que gerenciam o 'serviço' de banco de dados. BENEFÍCIOS! 2º - A entidade criada para armazenar dados.

31 Introdução a Banco de Dados Exemplo 1: "Você instalou o banco de dados?" - Referente ao conjunto de softwares que permitem criar e manter entidades. Exemplo 2: "Crie um banco de dados chamado 'financeiro'" BENEFÍCIOS! - Referente a criação da entidade dentro do serviço de banco de dados.

32 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados

33 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados Em muitos sistemas informatizados é necessário armazenar dados em bancos de dados. Podemos constatar isso observando que nas últimas décadas o banco de dados se tornou o coração de muitos sistemas. Para facilitar a utilização dos bancos de dados foram criados os SGBDs - Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados.

34 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados A informação é muitas vezes a coisa mais valiosa das empresas. Mantê-las e poder acessá-las sempre que necessário é primordial para tomar decisões importantes. Mas controlar o acesso a essas informações também é importantíssimo. Já pensou se estas informações caíssem em mãos erradas? E a perda de informações? Já imaginou se estragasse o HD do servidor onde está o banco de dados? Backup é uma forma de garantir que informações não serão perdidas.

35 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados Enfim, já deu pra perceber que a gerência de um banco de dados não é uma coisa a se deixar de lado, pois uma empresa pode depender dele, ou seja, pode ajudar a empresa a ter sucesso, mas também pode levá-la ao fracasso. Para garantir a consistência dos dados, controlar o acesso, manter os dados seguros, fornecer meios de acesso aos dados,... foram criados os Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (DBMS - Database Management System).

36 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma ou mais bases de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados.

37 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados O SGBD disponibiliza uma interface para que seus clientes possam incluir, alterar ou consultar dados previamente armazenados. Em bancos de dados relacionais, a interface é constituída pelas APIs (Applications Programming Interfaces) ou drivers do SGBD, que executam comandos na linguagem SQL (Structured Query Language) - Linguagem de Consulta Estruturada.

38 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados

39 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados Tudo o que fazemos em um banco de dados passa pelo SGBD! o SGBD é o responsável por tudo: salvar os dados no HD, manter em memória os dados mais acessados, ligar dados e metadados, disponibilizar uma interface para programas e usuários externos acessarem o banco de dados (para banco de dados relacionais, é utilizada a linguagem SQL), encriptar dados, controlar o acesso a informações, manter cópias dos dados para recuperação de uma possível falha, garantir transações no banco de dados, enfim, sem o SGBD o banco de dados não funcionaria tão facilmente.

40 Dados e Gerenciamento de Banco de Dados É comum as pessoas chamarem um SGBD de banco de dados, por exemplo: Banco de Dados Oracle; Banco de Dados MySQL; Banco de Dados PostgreSQL; Banco de Dados MS SQL Server; etc. Cada um implementa um banco de dados (ou vários) de uma maneira diferente, mas para o usuário isso é quase transparente, pois a linguagem de acesso aos dados é a mesma, o SQL.

41 O ciclo de vida do Banco de Dados

42 O ciclo de vida do Banco de Dados O ciclo de vida de um banco de dados incorpora os passos básicos envolvidos na concepção de um esquema global de um banco de dados lógico, alocando dados através de uma rede de computadores, e defininco um esquema local para um SGBD específico. Uma vez que o projeto esteja completo, o ciclo de vida continua com a implementação e manutenção do banco de dados.

43 O ciclo de vida do Banco de Dados Monitoramento e Manutenção Análise de Requisitos Projeto Lógico Ciclo de Vida de um Banco de Dados Implementação Projeto Físico

44 O ciclo de vida do Banco de Dados Análise de Requisitos: Os requisitos de um banco de dados são determinados por meio de entrevistas de produtores e usuários dos dados, usando as informações para produzir uma especificação formal de requisitos. Essa especificação inclui os dados necessários para o processamento, os relacionamentos de dados naturais, e da plataforma de software para a implementação do banco de dados.

45 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: Geração de um diagrama de modelo conceitual de dados que mostra todos os dados e seus relacionamentos, é d e s e n v o l v i d o u s a n d o t é c n i c a s c o m o e n t i d a d e - relacionamento (ER) ou UML. A construção do modelo de dados deve ser, no final, transformado em tabelas.

46 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: a) Modelagem Conceitual de dados:

47 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: a) Modelagem Conceitual de dados: Os requisitos de dados são analisados e modelados usando um ER ou diagrama UML que inclui muitas características, por exemplo, a semântica para relacionamentos opcionais, relacionamentos ternários, supertipos e subtipos (categorias). Requisitos de processamento normalmente não especificados usando expressões de linguagem natural ou comandos SQL.

48 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: b) Visão Integrada:

49 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: b) Visão Integrada: Normalmente quando o projeto é grande e mais de uma pessoa está envolvida na análise de requisitos, múltiplas visões de dados e relacionamentos ocorrem, resultando em inconsistências devido à variação de taxonomia, a percepção de contexto. Para eliminar redundância e inconsistência do modelo, essas visões devem ser raconalizadas e consolidadas em uma única visão global. A visão integrada requer o uso de ferramentas semânticas ER, como identificação de sinônimos, agregação e generalização. Visão integrada também é importante quando as aplicações tem que ser integradas, e cada pode ser escrita com sua própria visão de banco de dados.

50 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: C) Transformação do modelo conceitual de dados para tabelas SQL:

51 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: C) Transformação do modelo conceitual de dados para tabelas SQL: Baseado na categorização da construção do modelo de dados e um conjunto de regras de mapeamento, cada relacionamento e suas entidades associadas são transformados em um conjunto de tabelas relacionais candidatas de um SGBD específico. Tabelas redundantes são eliminadas como parte desse processo.

52 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: d) Normalização de tabelas:

53 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: d) Normalização de tabelas: Dada uma tabela (R), um conjunto de atributos (B) é funcionalmente dependente de outro conjunto de atributos (A) se, em cada instante de tempo, cada valor de A é associado com exatamente um valor de B. Dependências funcionais são derivadas do diagrama conceitual do modelo de dados e da semântica dos relacionamentos de dados na análise de requisitos. Eles representam as dependências entre os elementos de dados que são identificados únicos (chaves) de entidades.

54 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: d) Normalização de tabelas: Dependências funcionais adicionais, que representam as dependências entre chave e atributos não chave com entidades, podem ser derivados a partir da especificação de requisitos. Tabelas relacionais candidatas associadas com todas as dependências funcionais são normalizadas (modificadas por decomposição ou divisão de tabelas em tabelas menores) usando técnicas padrão de normalização.

55 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Lógico: d) Normalização de tabelas: Finalmente, redundâncias de dados que ocorrem nas tabelas candidatas normalizadas são analisadas para mais eliminações possíveis, com a restrição que a integridade de dados deve ser preservada.

56 O ciclo de vida do Banco de Dados Projeto Físico: Envolve a seleção de índices (métodos de acesso), particionamento e agrupamento de dados. A proposta do projeto físico é para otimizar o desempenho. Como parte do projeto físico, o esquema global pode as vezes ser refinado de forma limitada para refletir o processamento (consultas e transações) de requisitos se houverem obviamente grandes ganhos para ser feito com eficiência. Isto é chamado de desnormalização.

57 O ciclo de vida do Banco de Dados Implementação:

58 O ciclo de vida do Banco de Dados Implementação: Uma vez que o projeto esteja concluído, o banco de dados pode ser criado através da implementação do esquema formal, usando a linguagem de definição de dados (DDL - Data Definition Language) de um SGBD. Então a linguagem de manipulação de dados (DML - Data Manipulation Language) pode ser utilizada para consultas e atualizações no banco de dados, assim como a criação de índices e estabelecer restrições, como integridade referencial. A linguagem SQL contém ambas construções DDL e DML; por exemplo o create table representa DDL, e o comando select representa DML.

59 O ciclo de vida do Banco de Dados Monitoramento e Manutenção:

60 O ciclo de vida do Banco de Dados Monitoramento e Manutenção: Á medida que a base de dados começa a monitorar operações, indica se os requisitos de desempenho estão sendo satisfeitos. Se elas não estiverem sendo satisfeitas, modificações deverão ser feitas para melhorar o desempenho. Outras modificações podem ser necessárias quando os requisitos mudam ou as expectativas do usuário final aumentam com o bom desempenho. Desta maneira, o ciclo de vida continua com monitoramento, reprojeto, e modificações.

61 Modelagem de Dados Conceitual

62 Modelagem de Dados Conceitual A modelagem conceitual de dados é o componente inicial de um projeto lógico de banco de dados. Diagramas de esquemas foram formalizados em 1960 por Charles Bachman. Ele usou retângulos para indicar tipos de registros e setas dirigidas a partir de um registro para outro para indicar um relacionamento um-para-muitos entre os casos de registros dos dois tipos. A entidade-reacionamento (ER) aborda a modelagem conceitual de dados. A forma de Peter Chen (1976) de representar modelos ER utiliza retângulos para especificar entidades, que são de forma análoga aos registros.

63 Modelagem de Dados Conceitual Também usa losango para representar os vários tipos de relacionamentos, que são diferenciados por números ou letras colocados nas linhas de conexão dos losangos para os retângulos. A linguagem de modelagem unificada (UML - United Modeling Language) foi introduzida em 1997 por Grady Booch e James Rombaugh e tornou-se uma linguagem gráfica padrão para especificar e documentar sistemas de software em larga escala. O componente de modelagem de dados de UML (agora UML-2) tem muita similaridade com o modelo ER.

64 Modelagem de Dados Conceitual Na modelagem conceitual de dados, a ênfase principal é a simplicidade e legibilidade. A meta do projeto do esquema conceitual, onde as abordagens ER e UML são muito úteis, é capturar os requisitos de dados do mundo real de uma maneira simples e significativa que seja compreensível tanto para banco de dados como para usuário final. O usuário final é a pessoa responsável por acessar o banco de dados e executar consultas e atualizações através do uso de um software SGBD, e, portanto, tem interesse no processo de projeto do banco de dados.

65 Banco de Dados Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho

66 Exercícios 1) O que é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional? 2) Quais as cinco etapas do ciclo de vida de um banco de dados? 3) Quais são as fases do projeto lógico? 4) Qual a diferença entre linguagens DDL e DML? 5) Qual o objetivo da modelagem conceitual de dados?

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich Introdução a B anco de Dados INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich 1 Introdução Sistema de banco de dados Projetados para gerenciar grandes quantidades de informação Proporcionar

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC)

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) Banco de Dados - Conceitos Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) 1 Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel compra de passagens

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 31 de julho de 2017 1/24 Apresentação

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de fevereiro de 2018 1/24 Apresentação

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer P alguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

edsoncs@gmail.com www.linkedin.com/in/edsonhu Agenda Banco de Dados Relacional Modelo Descritivo Modelo Conceitual Modelo Lógico Arquitetura Cliente/Servidor Componentes SQL Server Management Studio (SSMS)

Leia mais

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é Banco Dados Aula 2 Linguagens de Banco de Dados e Tipos de Usuários 1. Linguagens de Banco de Dados Um sistema de banco de dados proporciona dois tipos de linguagens: uma específica para os esquemas do

Leia mais

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323

Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Conceitos de Sistemas de Banco de Dados INE 5323 Prof. Mario Dantas Introdução Por quê Sistemas de Banco de Dados Visão dos Dados Modelos de Dados Linguagem de Definição de Dados (DDL) Linguagem de Manipulação

Leia mais

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 BD Introdução Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Motivação A quantidade de informação disponível está crescendo exponencialmente Os dados e as informações tem um papel importante para as organizações

Leia mais

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite

Banco de Dados. SGBDs. Professor: Charles Leite Banco de Dados SGBDs Professor: Charles Leite Sistemas de BD Vimos que um BANCO DE DADOS representa uma coleção de dados com algumas propriedades implícitas Por exemplo, um BD constitui os dados relacionados

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Dado Um dado sozinho, dissociado de um contexto, não expressa algo que traga qualquer certeza ou elimine dúvidas de qualquer natureza. No máximo,

Leia mais

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta,

Leia mais

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Banco de Dados Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Aula passada.. Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza

Leia mais

UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática

UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 2 Conceitos de Sistemas de Banco de Dados e Arquitetura

Leia mais

Bancos de Dados Distribuídos

Bancos de Dados Distribuídos Bancos de Dados Distribuídos O que é Sistema Gerenciador de Banco de Dados? Um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) é usado como sendo um sistema que permite o gerenciamento dos sistemas de bancos

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados Parte 2 Prof. Leonardo Vasconcelos - Conceitos e Arquiteturas de SBD Modelos de dados: conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados. Permitem

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha

Prof. Marcelo Machado Cunha Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Parte SISTEMAS DE GERÊNCIA DE BANCO DE DADOS 2.1 CARACTERÍSTICAS DE UM BANCO DE DADOS

Parte SISTEMAS DE GERÊNCIA DE BANCO DE DADOS 2.1 CARACTERÍSTICAS DE UM BANCO DE DADOS Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Palguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel Conceitos e arquitetura do banco de dados Andre Noel SGBD SGBD cliente/servidor SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente Módulo servidor Abstração de dados Quais

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp

Leia mais

Banco de Dados 08/08/2010

Banco de Dados 08/08/2010 Disciplina: Engenharia de Software / rof.: Raquel Silveira LANO DE AVALIAÇÕES Banco de Dados 1ª A: 30 de agosto 2ª A: 04 de outubro 3ª A: 29 de novembro NAF: 02 de dezembro Referência bibliográfica: SILBERSCHATZ,

Leia mais

Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo ER; Modelo de dados relacional; Mapeamento ER para o

Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo ER; Modelo de dados relacional; Mapeamento ER para o Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Modelagem Conceitos e arquitetura do SBD; Modelo de dados entidade-relacionamento modelo

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Banco de Dados I Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Conceitos Dados Fatos conhecidos que podem ser registrados e que possuem significado implícito Banco de dados (BD) Conjunto de dados interrelacionados

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Banco de Dados I Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Departamento de Computação DECOM Dados

Leia mais

Revisão de Bancos de Dados

Revisão de Bancos de Dados Revisão de Bancos de Dados Conceitos Básicos 1. Defina o que é um banco de dados e o que é um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD). 2. Defina as arquiteturas de software em duas camadas (cliente/servidor)

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Campus Assis Curso: Ciência da Computação Disciplina: Banco de Dados Prof(a): Alexandre Serezani Título: Apostila 2 APOSTILA 2 2. Conceitos e Arquiteturas de

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Modelo Relacional. Aula 02

Modelo Relacional. Aula 02 Aula 02 Modelo Relacional É um modelo baseado em relações, seus dados no BD são representados através de tabelas, ou seja, sua coleção ou relação recebe cada uma um nome único. Revisando: Dados: é o conteúdo

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo BANCO DE DADOS Lima Jan / 2017 1 Índice 1.Introdução a Sistemas de Banco de Dados Evolução dos Sistemas de Informação Conceitos de Bancos de Dados Usuários de Banco de Dados Banco de Dados X Linguagens

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Dados x Informações Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados

Leia mais

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Banco de Dados Profª Ana Paula Mandelli Banco de Dados (BD) Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo. Lista Telefônica Cadastro

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon

Administração de Sistemas Operacionais. Prof. Marlon Marcon Administração de Sistemas Operacionais Prof. Marlon Marcon SGBD SGBD: Sistema de gerenciamento de banco de dados. é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de

Leia mais

Prof. Luiz Fernando. Unidade I ADMINISTRAÇÃO

Prof. Luiz Fernando. Unidade I ADMINISTRAÇÃO Prof. Luiz Fernando Unidade I ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS Introdução a bancos de dados Surgimento nas décadas de 60/70 na IBM; de pesquisas de automação de escritórios. Mostra o baixo custo da informatização

Leia mais

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional : Revisando Banco de Dados Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário. Sistema Gerenciador

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

Banco de Dados I. Conceitos Básicos. Professora: Márcia Jani

Banco de Dados I. Conceitos Básicos. Professora: Márcia Jani Banco de Dados I Conceitos Básicos Professora: Márcia Jani Banco de Dados Dado vs. Informação Dado Registro de um fato Informação Dado que foi processado de forma a se tornar relevante para uma determinada

Leia mais

Banco de dados. Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura

Banco de dados. Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura Banco de dados Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura Quando não usar um DB? Aumento dos custos com: Investimentos iniciais elevados em hardware, software, treinamento e licenciamento, segurança,

Leia mais

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha BANCO DE DADOS Introdução Prof. Marcelo Machado Cunha Profissionais Envolvidos Administrador de Banco de Dados (DBA) responsável por autorizar o acesso ao banco de dados e coordenar e monitorar seu uso;

Leia mais

Banco de Dados. Aula 03. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Banco de Dados. Aula 03. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Banco de Dados Aula 03 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade II - O Modelo Entidade-Relacionamento;

Leia mais

A linguagem SQL

A linguagem SQL SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão recebeu o nome de

Leia mais

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução

Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados. Introdução Conceitos relativos a Banco de Dados & Modelos de Informação de Banco de Dados Prof. Anderson Henriques Introdução A quantidade de informação relevante para a tomada de decisões nas organizações é muito

Leia mais

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS

1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS 1. INTRODUÇÃO A MODELAGEM DE DADOS Para se construir uma casa ou um prédio de qualidade, é essencial fazer um planejamento detalhado, com a finalidade de pensar sobre as formas de construção, fazer estimativas

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados.

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. 2

Leia mais

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Macêdo Marques Gouveia

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Macêdo Marques Gouveia UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Dois Irmãos 52171-900 Recife-PE Fone: 0xx-81-332060-40 proreitor@preg.ufrpe.br PLANO DE ENSINO

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 1 Visão Geral. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 1 Visão Geral. Luiz Leão UNIDADE 1 Visão Geral Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 1.1 Visão geral: Banco de dados 1.2 Dados versus informação 1.3 Classificando os bancos de dados 1.4 Sistemas

Leia mais

Unidade 4 Projeto de Banco de Dados

Unidade 4 Projeto de Banco de Dados Unidade 4 Projeto de Banco de Dados Engenharia de Computação / Engenharia de Produção Banco de Dados Prof. Maria das Graças da Silva Teixeira Material base: Banco de Dados, 2009.2, prof. Otacílio José

Leia mais

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE SOFTWARE PROFESSOR CARLOS MUNIZ

INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONCEITO DE SOFTWARE PROFESSOR CARLOS MUNIZ INTRODUÇÃO À TECNOLOGIA DA PROFESSOR CARLOS MUNIZ Software é um conjunto de programas de computador, que realiza procedimentos, dotado de regras, documentos e dados associados que fazem parte das operações

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 550 INFORMÁTICA Planificação Anual /Critérios de avaliação

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS - Grupo 550 INFORMÁTICA Planificação Anual /Critérios de avaliação DOMÍNIOS (Módulos) Módulo 8 - Conceitos Avançados de Módulo 9 - Introdução à Conteúdos Vantagens de um sistema operativo gráfico; Conceito de janela; Conceitos acerca da interface com o utilizador; por

Leia mais

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML

Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Notas de Aula 03: Introdução a Orientação a Objetos e a UML Objetivos da aula: Introduzir os conceitos da Orientação à Objetos (O.O) Introduzir os conceitos da UML Relacionar os processos às ferramentas

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional Banco de Dados Banco de Dados II Conceitos Básicos Coleção logicamente coerente de dados relacionados com algum significado inerente; Exemplos de bancos de dados: Agenda de endereços (papel ou computador)

Leia mais

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Arquiteturas para SGBD. Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Arquiteturas para SGBD Laboratório de Bases de Dados Arquitetura Centralizada Terminal responsável pela exibição dos resultados sem capacidade de processamento Computador central (mainframe) responsável

Leia mais

Sistemas de Banco de Dados

Sistemas de Banco de Dados Sistemas de Banco de Dados Fundamentos em Bancos de Dados Relacionais Wladmir Cardoso Brandão www.wladmirbrandao.com Departamento de Ciência da Computação (DCC) Instituto de Ciências Exatas e Informática

Leia mais

Modelagem Conceitual parte I

Modelagem Conceitual parte I Modelagem Conceitual parte I Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos Apresentar a modelagem conceitual como parte integrante do projeto de um BD Mostrar as vantagens de uma documentação conceitual de dados

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação UNIDADE III Banco de Dados Professor : Hiarly Alves www.har-ti.com Fortaleza - 2014 Tópicos Conceito de Banco de Dados. Problemas com Banco de Dados. Modelos de Relacionamento de um Banco de Dados. SGDB

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Modelagem Conceitual parte I

Modelagem Conceitual parte I Modelagem Conceitual parte I Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos Apresentar a modelagem conceitual como parte integrante do projeto de um BD Mostrar as vantagens de uma documentação conceitual de dados

Leia mais

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados

ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados ORGANIZANDO DADOS E INFORMAÇÕES: Bancos de Dados Gestão da Informação (07182) Instituto de Ciências Econ., Adm. e Contábeis (ICEAC) Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Gestão de Dados As organizações

Leia mais

Banco de Dados Fundamentos Básicos. Hélder Antero Amaral Nunes

Banco de Dados Fundamentos Básicos. Hélder Antero Amaral Nunes Banco de Dados Fundamentos Básicos Hélder Antero Amaral Nunes Banco de dados Definição É um conjunto de dados relativos a um determinado ambiente, estejam eles armazenados ou não em um computador, que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Disciplina: Banco de Dados I Professor: Prof. Me. Everton

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS TEORIA DE BANCO DE DADOS

LISTA DE EXERCÍCIOS TEORIA DE BANCO DE DADOS LISTA DE EXERCÍCIOS TEORIA DE BANCO DE DADOS 1. Analise as afirmativas abaixo. I. Atributo = dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento. II. Relacionamento = conjunto

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 06 Tema: Fundamentos da inteligência

Leia mais

Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD

Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD Adriano Maranhão PROFISSIONAIS E ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM UM SGBD ADMINISTRADOR DA BASE DE DADOS Em qualquer organização onde muitas pessoas compartilham muitos recursos, existe a necessidade de um administrador

Leia mais

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações

Projeto de Banco de Dados. Componentes de um Sistema de Informação. Arquitetura de SI. Sistema de Informação (SI) SI nas Organizações Sistema (SI) Coleção de atividades de Banco de Dados que regulam o compartilhamento, SI nas Organizações a distribuição de informações Fernando Fonseca e o armazenamento de dados relevantes ao gerenciamento

Leia mais

Requisitos de sistemas

Requisitos de sistemas Requisitos de sistemas Unidade III - Casos de Uso Identificação de casos de uso Conceitos de orientação a objetos Modelagem do diagrama de classes e casos de uso 1 Casos de uso CONCEITO Especifica o comportamento

Leia mais

No contexto informático. Requisitos

No contexto informático. Requisitos Nuno Melo e Castro Sistema Conjunto de itens interdependentes que interagem para realizar uma tarefa Um método ou conjunto de procedimentos que definem um comportamento Pode ser automatizado ou manual,

Leia mais

Introdução à Banco de Dados

Introdução à Banco de Dados Introdução à Banco de Dados Disciplina de Sistemas de Banco de Dados Prof. Marcos Antonio Schreiner /08/2015 Banco de dados Definição Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser armazenados.

Leia mais

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER)

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) slide 1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. Publishing as Pearson Addison-Wesley Tópicos Usando modelo de dados conceituais de alto nível

Leia mais

BD e Aplicações em Negócios

BD e Aplicações em Negócios BD e Aplicações em Negócios Sistemas de Banco de Dados: conceitos e arquitetura evandro@usp.br Modelo de dados Temos um conceito inicial (primitivo) do que pode ser um BD BD é um conjunto de dados Para

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Gestão da informação e de banco de dados (II)

Sistemas de Informação (SI) Gestão da informação e de banco de dados (II) Sistemas de Informação (SI) Gestão da informação e de banco de dados (II) Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências e Tecnologia

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua.

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua. (la.vivacqua@gmail.com) Ementa Conceitos básicos Sistemas de banco de dados Relacional Visão Geral do PostGreSQL Álgebra Relacional Operadores básicos Operadores adicionais A Linguagem de Consulta Estruturada

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda SGBD Visão Geral Componentes Vantagens Arquitetura de um SGBD FORMAS - UFBA 2 de X SGBD Um Sistema

Leia mais

Modelo Entidade-Relacionamento (E-R)

Modelo Entidade-Relacionamento (E-R) Modelo Entidade-Relacionamento (E-R) composto n lote n n n contrato_compra_venda n possui proprietário possui n associado cadastro n banco faz fronteira pertence n ruas n quadras n financiado empréstimo

Leia mais

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade.

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade. Banco de Dados Aula 1.4 - Sistemas de Banco de Dados Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/25 Arquitetura dos SBDs 2/25 Objetivos dos SGBDs

Leia mais

AULA 01 Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Linguagem SQL Componentes: DDL, DML, DCL. Prof. Msc. Célio R. Castelano

AULA 01 Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Linguagem SQL Componentes: DDL, DML, DCL. Prof. Msc. Célio R. Castelano AULA 01 Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Linguagem SQL Componentes: DDL, DML, DCL Prof. Msc. Célio R. Castelano TÓPICOS Projeto de Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Modelagem Conceitual Modelagem

Leia mais

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F.

Introdução Diagrama de Classes Diagrama de Seqüência Diagrama de Atividades. Diagramas UML. Classe, Seqüência e Atividades. Marcio E. F. Diagramas UML Classe, Seqüência e Atividades Marcio E. F. Maia Disciplina: Engenharia de Software Professora: Rossana M. C. Andrade Curso: Ciências da Computação Universidade Federal do Ceará 15 de maio

Leia mais

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Banco de Dados Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos da Disciplina Interpretar e analisar o resultado da modelagem de dados; Conhecer Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Conhecer as principais

Leia mais

Banco de Dados. Introdução e Definições

Banco de Dados. Introdução e Definições Banco de Dados Introdução e Definições Conceitos Diferença entre Informação e Dado Informação: é qualquer fato ou conhecimento do mundo real e que pode ou não ser registrado /armazenado Dado: é a representação

Leia mais

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD)

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Conceitos Gerais Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Contextualização! Apresentação, um pouco de história Legendas! Nesta apresentação

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS MODELO RELACIONAL

AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS MODELO RELACIONAL BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações) organizadas de forma lógica, e que

Leia mais

A U L A 1 I N T R O D U Ç Ã O A B A N C O D E D A D O S E V I S Ã O G E R A L D O S Q L

A U L A 1 I N T R O D U Ç Ã O A B A N C O D E D A D O S E V I S Ã O G E R A L D O S Q L BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 1 I N T R O D U Ç Ã O A B A N C O D E D A D O S E V I S Ã O G E R A L D O S Q L CONCEITUANDO BANCO DE DADOS Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações)

Leia mais

1. Conceitos de Bancos de Dados

1. Conceitos de Bancos de Dados Bancos de Dados 1. Conceitos de Bancos de Dados 1 Bancos de Dados na Vida Cotidiana BD e sistemas de informação baseados em BD são cada vez mais essenciais para a vida moderna Quase todas as nossas atividades

Leia mais

Banco de Dados Modelo Relacional, Algebra Relacional, SQL

Banco de Dados Modelo Relacional, Algebra Relacional, SQL Banco de Dados Modelo Relacional, Algebra Relacional, SQL Fontes Karine Reis Ferreira karine@dpi.inpe.br Gilberto Câmara gilberto@dpi.inpe.br Gilberto Ribeiro de Queiroz gribeiro@dpi.inpe.br Marcos André

Leia mais

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados 5.1 2007 by Prentice Hall A Abordagem de Banco de Dados para Gerenciamento de Dados Banco de dados: conjunto de

Leia mais