Banco de dados. Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Banco de dados. Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura"

Transcrição

1 Banco de dados Prof. Emiliano S. Monteiro 5º.Sem. Licenciatura

2 Quando não usar um DB? Aumento dos custos com: Investimentos iniciais elevados em hardware, software, treinamento e licenciamento, segurança, controle de recuperação e integridade. É possível que se utilize arquivos independentes para armazenar dados quando... O BD é aplicações são simples e não são alterados Existem exigências de tempo real Acesso multi usuário não é necessário

3 SGBD x SO SGBD Sistema gerenciador de banco de dados SO Sistemas operacionais

4 SGBD x SO Ambos suportam programação concorrente internamente ou em um nível superior. Isto quer dizer que seus núcleos são na maioria multithread, e em um nível superior é que as aplicações que devem suportar sobre eles também podem ser multithread. Consequentemente temos competição no sistema computacional no nível do SO, no SGBD e no nível de aplicações do usuário e paralelismo também. Os SGBDR ao suportarem threads aumentam o paralelismo interno possibilitando a execução várias tarefas simultâneas. Isto é bom e ao mesmo tempo causa problemas de Impasse e Concorrência, sincronização e comunicação entre processos

5 SGBD x SO Segurança: autenticação e controle de acesso. Todo SO moderno suporta pelo menos um mecanismo de autenticação. Com exceção dos SO da Microsoft que possuem sistemas de autenticação fracos e só foram melhorados com as últimas versões o Unix e Novell Netware já contavam com autenticação desde seu nascimento. Os SGBD também! É a mesma coisa! Para o usuário poder usar o banco de dados ele deve ter uma conta e os SGBD possuem mecanismo para que políticas de contas sejam aplicadas, mantidas e auditadas. Com relação ao controle de acesso, alguns sistemas como o Unix e Novell Netware podem restringir o uso de determinadas partes do sistemas para determinados usuários, os SGBD também

6 SGBD x SO Criptografia. O Unix trabalha com criptografia a décadas, o OpenBSD é um bom exemplo disso, considerado um dos SO mais seguros do mundo. Hoje os bancos de dados podem ser totalmente criptografados, podemos criar conexões seguras entre os clientes e o banco, apenas algumas tabelas podem ser criptografadas ou até mesmo algumas colunas, fica a gosto do administrador do banco. Porém é bom lembrar que quando maior o nível de segurança adquirido com a criptografia maior o tempo de espera para que os dados sejam decriptografados.

7 SGBD x SO Compactação. Reduzir o tamanho de dados ocupados no disco, o SO Unix possui alguns utilitários para realizar esta tarefas que são mais velhos do que eu, por exemplo o TAR e outros como o gzip, compress, split, etc. Nos SGBD compactar dados é uma tarefa que pode ser realizada pelo administrador porém vale lembrar aqui a mesma dica que foi anteriormente mencionada, o tempo de descompactação pode significar demora para o usuário.

8 SGBD x SO Problemas de fragmentação. A fragmentação interna e externa são problemas que os SO passam ao alocar de forma dinâmica espaços na memória principal para os processos, este problema também existe nos SGBD quando tratam de memória principal e estruturas de armazenamento permanente.

9 SGBD x SO Como os dados são armazenados? Para a maioria dos usuários de SBGD os dados estão em tabelas! Porém toda a estrutura do banco geralmente está em um arquivo inclusive os metadados com vários tipos de ligações entre si, para armazenar isto em disco nem sempre foram usadas estruturas em tabelas, ainda hoje podem ser estruturas diferenciadas e híbridas, como no caso dos SO, para o usuário usar um gerenciador de arquivos e ver o sistema de arquivos em forma de árvores o faz pensar que seu hd está organizado assim, mas ele não sabe que existem estruturas de listas ligadas e árvores que realizam o serviço de armazenagem e auxiliam na recuperação dos dados.

10 SGBD x SO Controle de I/O, gerenciamento de memória, busca de dados, distribuição de dados, etc. São questões técnicas do funcionamento interno dos SO que existem também nos SGBD.

11 CMD MySQL command line client

12 Tipos de usuários Usuários finais, usuários de aplicações e usuários de geradores de relatórios Programadores DBA (database administrator) Administradores de banco de dados.

13 As responsabilidades de um administrador de banco de dados pode incluir as seguintes tarefas: 1. Instalar e atualizar as ferramentas de servidor de banco de dados e de aplicativos 2. Alocar armazenamento de sistema e planejamento de requisitos de armazenamento futuras para o sistema de banco de dados 3. Modificando a estrutura de banco de dados, conforme necessário, a partir de informações dadas por desenvolvedores de aplicativos 4. Inscrever utilizadores e manter a segurança do sistema 5. Assegurar o cumprimento contrato de licença do fornecedor de banco de dados 6. Controlar e monitorar o acesso do usuário ao banco de dados

14 As responsabilidades de um administrador de banco de dados pode incluir as seguintes tarefas: 1. Monitoramento e otimização do desempenho do banco de dados 2. Planejamento para backup e recuperação de informações de banco de dados 3. Manter os dados arquivados 4. Backup e restauração de bancos de dados 5. Como entrar em contato fornecedor de banco de dados para suporte técnico 6. Gerando diversos relatórios através da consulta da base de dados como por necessidade

15 Razões para o fracasso dos DBA Segundo James Martin, os principais problemas são os seguintes (resumidos): 1. Prevalecem problemas organizacionais 2. Problemas humanos, discordância na definição de dados 3. Ferramentas apropriadas não foram usadas 4. Metodologias não foram compreendidas 5. Modelos complexos para serem gerenciados pelos homens (ao invés máquinas!) 6. Modelagem muito demorada

16

17

18

19 SGBD x Arquivos de dados Basicamente hoje podemos guardar dados em: a) bancos de dados em arquivos e b) de sistemas gerenciadores de bancos de dados. Os bancos de dados em arquivos é o arquivo (que pode ser considerado uma das menores porções lógicas do sistema de arquivos ao qual um usuário e suas aplicações tem acesso) é o container de seus dados, dados estes que somente seus criador a aplicação que manipula este tipo de arquivo tem acesso. Já os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBD) são software capazes de guardar vários tipos de dados, grandes quantidades de dados de forma mais organizada, rápida, sofisticada, segura e estruturada.

20 Bancos de dados em Arquivos Qualquer arquivo no computador pode ser considerado um banco de dados do ponto de vista de seu usuário. Por exemplo: para alguns usuários, seus arquivos de texto criados no editor de texto são um banco de dados, para outros, os arquivos de tabelas e planilhas criados em uma planilha eletrônica são um tipo de banco de dados. Formatos populares de arquivos para armazenar dados: DBF, XML, XLS, CSV

21 SGBD São programas específicos para gerenciar grandes bancos de dados. Geralmente existe um arquivo que contém todas as tabelas, índices, visões, consultas, objetos dos sistema, etc. E o SGBD é quem controla esse arquivo. É criado um arquivo por banco. Exemplos de SGBD: SQL Server, PostgreSQL, Oracle, MySQL, etc. O SGBD permite a integração de dados dentro da empresa, vários usuários podem acessar as mesmas parcelas de dados. O SGBD pode ser visto como um hub para o transito de dados entre departamentos diferentes. Isola usuários dos detalhes usados para armazenar e gerenciar as estruturas de armazenamento.

22

23 Os 3 níveis da arquitetura Nível interno: é o mais próximo ao armazenamento ao armazenamento físico (trata da forma como os dados são armazenados) Nível externo: é o mais próximo dos usuários, é a forma como os dados são vistos pelos usuários. Nível conceitual: é o nível abstrato que corresponde a totalidade dos dados, é a visão do conjunto total dos dados dos usuários. Nível externo (visões do usuário individual) Nível conceitual (visões do conjunto de usuários) Nível interno (visões do armazenamento)

24

25 Adaptado de: Date, C.J. Introdução a sistemas de bancos de dados. 4ª. Edição. Campus. São Paulo, p33. Usuário A1 Usuário A2 Usuário B1 Usuário B2 Usuário B3 Programa X (linguagem Y) + SQL Programa X (linguagem Y) + SQL Programa Z (linguagem K)+ SQL Programa Z (linguagem K)+ SQL Programa Z (linguagem K)+ SQL Esquema externo A Visão externa A Esquema externo B Visão externa B Mapeamento A externo/conceitual Mapeamento B externo/conceitual Esquemas mapeados, construídos e mantidos pelo DBA Esquema conceitual Visão conceitual Mapeamento conceitual/interno SGBD Definição de estrutura de armazenament o (esquema interno) Banco de dados armazenado (visão interna)

26

27

28

29 MariaDB

30

31

32 Diagrama detalhado...

33 Diagrama simplificado...

34 Números de porta Oracle 1521 MySQL 3306 SQL Server 1433 MongoDB PostgreSQL 5432, 5433 Firebird 3050, 3051 Interbase 3050, 3060 Oracle número de porta:

35 MySQL FORK MySQL Drizzle OurDelta MariaDB WebScaleSQL Percona Server

36 PostgreSQL FORK

37 PostgreSQL FORK

38 MySQL gratuito online

39 A linguagem utilizada pelo banco A linguagem utilizado pelo SGBM é a SQL (structured query language) linguagem estruturada de consulta. SQL é uma linguagem de consulta interativa como de programação. Pode ser usada em vários programas de consulta como embutida e outras linguagens de programação (Cobol, C#, PHP, ObjectPascal, Basic, Fortran, C++, e diversas outras...)

40 SQL Linguagem de definição de dados (DDL data definition language) Principais instrução são: Create table, create view, create index, alter table, drop table, drop view e drop index CREATE TABLE tblclientes ( PersoaID int, Nome varchar(255), CEP varchar(255), Endereco varchar(255), Cidade varchar(255), UF(255) );

41 SQL Linguagem de manipulação de dados (DML data manipulation language) Principais instrução são: insert, update e delete Exemplo de insert: INSERT INTO tblclientes (Nome, Endereço, Cidade, CEP, UF) VALUES ( BOB', Av. Getulio Vargas 21', Cuiaba', ', MT ); Exemplo de update: UPDATE tblclientes SET Nome= WILL', Cidade= Caceres WHERE Nome= BOB'; Exemplo de delete: DELETE FROM tblclientes WHERE Nome= WILL' AND Cidade= Caceres';

42 SQL Linguagem de consulta de dados (DQL data query language) Principais instrução são: Select Exemplo do comando select: SELECT Nome, Cidade FROM tblclientes WHERE Cidade= Caceres

43 Referências

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado

Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Bancos de Dados Notas de Aula Introdução Prof. Dr. Daniel A. Furtado Definição de Banco de Dados De uma forma genérica, um banco de dados é definido como uma coleção de dados relacionados. Os dados são

Leia mais

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s

Introdução. descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD. mostrar o ambiente de programas dos SGBD s Introdução Contribuição do Capítulo 2: discutir modelos de dados definir conceitos de esquemas e instâncias descrever os tipos de interfaces e linguagens oferecidas por um SGBD mostrar o ambiente de programas

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Dado Um dado sozinho, dissociado de um contexto, não expressa algo que traga qualquer certeza ou elimine dúvidas de qualquer natureza. No máximo,

Leia mais

Banco de Dados. Introdução e Definições

Banco de Dados. Introdução e Definições Banco de Dados Introdução e Definições Conceitos Diferença entre Informação e Dado Informação: é qualquer fato ou conhecimento do mundo real e que pode ou não ser registrado /armazenado Dado: é a representação

Leia mais

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional

Banco de Dados. Banco de Dados II. Característica fundamental de SGBDs. Abordagem SGBD x Processamento de Arquivos Tradicional Banco de Dados Banco de Dados II Conceitos Básicos Coleção logicamente coerente de dados relacionados com algum significado inerente; Exemplos de bancos de dados: Agenda de endereços (papel ou computador)

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri

Matéria Introdutória. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri Matéria Introdutória Banco de Dados Motivação Necessidade de armazenar grandes quantidades de dados Necessidade de acessar as informações de maneira eficiente e segura Evolução histórica: desenvolvimento

Leia mais

Banco de Dados I Introdução SQL

Banco de Dados I Introdução SQL Banco de Dados I Introdução SQL Frederico Queiroga fredericoqueiroga@gmail.com https://sites.google.com/site/fredericoqueiroga/ Linguagem SQL Aspectos Gerais: Independência do fabricante: Está incorporada

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS - SGBD Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp

Leia mais

Banco de Dados. Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho

Banco de Dados. Aula 01. Prof. Diemesleno Souza Carvalho Banco de Dados Aula 01 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... - Apresentação da disciplina; - Informações

Leia mais

Revisão de Bancos de Dados

Revisão de Bancos de Dados Revisão de Bancos de Dados Conceitos Básicos 1. Defina o que é um banco de dados e o que é um sistema gerenciador de bancos de dados (SGBD). 2. Defina as arquiteturas de software em duas camadas (cliente/servidor)

Leia mais

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel

Conceitos e arquitetura do banco de dados. Andre Noel Conceitos e arquitetura do banco de dados Andre Noel SGBD SGBD cliente/servidor SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente SGBD SGBD cliente/servidor Módulo cliente Módulo servidor Abstração de dados Quais

Leia mais

Introdução a Sistemas de Bancos de Dados

Introdução a Sistemas de Bancos de Dados Introdução a Sistemas de Bancos de Dados Prof. UFES - Universidade Federal do Espírito Santo rapchan@inf.ufes.br http://www.inf.ufes.br/~rapchan Roteiro da Apresentação Introdução Características de um

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Banco de dados POO Márcio Delamaro. Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP

Banco de dados POO Márcio Delamaro. Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP Banco de dados POO Márcio Delamaro 1/37 Objetivo Nesta aula vamos dar uma breve introdução do que é um Banco de dados relacional Como acessar um banco de dados usando Java 2/37 O que é Bancos de dados

Leia mais

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo

BANCO DE DADOS. Araújo Lima. Jan / Araújo BANCO DE DADOS Lima Jan / 2017 1 Índice 1.Introdução a Sistemas de Banco de Dados Evolução dos Sistemas de Informação Conceitos de Bancos de Dados Usuários de Banco de Dados Banco de Dados X Linguagens

Leia mais

Introdução à Banco de Dados

Introdução à Banco de Dados Introdução à Banco de Dados Disciplina de Sistemas de Banco de Dados Prof. Marcos Antonio Schreiner /08/2015 Banco de dados Definição Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser armazenados.

Leia mais

Revisão Banco de Dados

Revisão Banco de Dados Revisão Banco de Dados Carlos Henrique - Aula 2 Descoberta de Conhecimento e Mineração de Dados Tópicos Abordados Conceitos Básicos Características Arquitetura Lógica Usuários Finais Modelo E/R Linguagens

Leia mais

AULA 01 Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Linguagem SQL Componentes: DDL, DML, DCL. Prof. Msc. Célio R. Castelano

AULA 01 Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Linguagem SQL Componentes: DDL, DML, DCL. Prof. Msc. Célio R. Castelano AULA 01 Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Linguagem SQL Componentes: DDL, DML, DCL Prof. Msc. Célio R. Castelano TÓPICOS Projeto de Bancos de Dados Relacionais Arquitetura Modelagem Conceitual Modelagem

Leia mais

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC)

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) Banco de Dados - Conceitos Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) 1 Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel compra de passagens

Leia mais

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich

Introdução a B anco de Dados. INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich Introdução a B anco de Dados INE5206 Introdução à Informática INE/CTC/UFSC Prof. Roberto Willrich 1 Introdução Sistema de banco de dados Projetados para gerenciar grandes quantidades de informação Proporcionar

Leia mais

BANCO DE DADOS. Vinícius Pádua

BANCO DE DADOS. Vinícius Pádua BANCO DE DADOS O que é Banco de Dados? Introdução Para que serve um arquivo? Salvar, atualizar, recuperar,... Aplicativos e Arquivos Utilizam para salvar os dados mesmo após o programa fechar Estrutura

Leia mais

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria

Banco de Dados. Professora: Luciana Faria Banco de Dados Professora: Luciana Faria Introdução ao linguagem é a SQL (Structured Query Language) Linguagem de Consulta Estruturada Para se utilizar, administrar, e trabalhar com um banco de dados é

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados Parte 2 Prof. Leonardo Vasconcelos - Conceitos e Arquiteturas de SBD Modelos de dados: conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados. Permitem

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 2- Sistema Gerenciador de Banco de Dados Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda SGBD Visão Geral Componentes Vantagens Arquitetura de um SGBD FORMAS - UFBA 2 de X SGBD Um Sistema

Leia mais

Arquivo. Banco de Dados. Organização dos Arquivos. Banco de Dados. Banco de Dados. Introdução a Computação

Arquivo. Banco de Dados. Organização dos Arquivos. Banco de Dados. Banco de Dados. Introdução a Computação Arquivo Introdução a Computação Arquivos e Arquivo agrupamento organizado de dados que guardam entre si uma relação lógica e estruturada Registro conjunto de informações referentes a um elemento de um

Leia mais

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C

Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Aula 06 Sistemas Embarcados LT38C Prof. Lucas Ricken Garcia 2017/1 Introdução a Banco de Dados Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser registrados e possuem significado implícito.

Leia mais

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 BD Introdução. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 BD Introdução Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Motivação A quantidade de informação disponível está crescendo exponencialmente Os dados e as informações tem um papel importante para as organizações

Leia mais

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS

LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI LINGUAGEM, TIPOS DE USUÁRIOS DE SGBD E MODELOS DE DADOS Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta,

Leia mais

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua.

Laboratório de Banco de Dados. Prof. Luiz Vivacqua. (la.vivacqua@gmail.com) Ementa Conceitos básicos Sistemas de banco de dados Relacional Visão Geral do PostGreSQL Álgebra Relacional Operadores básicos Operadores adicionais A Linguagem de Consulta Estruturada

Leia mais

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli

Técnico em Informática. Banco de Dados. Profª Ana Paula Mandelli Técnico em Informática Banco de Dados Profª Ana Paula Mandelli Banco de Dados (BD) Existem vários tipos de banco de dados e eles estão presentes na nossa vida há muito tempo. Lista Telefônica Cadastro

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 31 de julho de 2017 1/24 Apresentação

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

MODELAGEM DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. MODELAGEM DE DADOS -INTRODUÇÃO AO SQL Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. frozza@ifc-camboriu.edu.br INTRODUÇÃO AO SQL Ferramentas brmodelo Ferramenta Case PostgreSQL versão 8 ou superior SGBD Em 1986 o

Leia mais

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br

Banco de Dados I. Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Banco de Dados I Prof. Edson Thizon ethizon@bol.com.br Conceitos Dados Fatos conhecidos que podem ser registrados e que possuem significado implícito Banco de dados (BD) Conjunto de dados interrelacionados

Leia mais

UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática

UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1. Bancos de Dados. Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 1 Bancos de Dados Mestrado em Engenharia de Computação área de concentração Geomática UERJ Oscar Luiz Monteiro de Farias 2 Conceitos de Sistemas de Banco de Dados e Arquitetura

Leia mais

[versão para impressão] Link original: comp=24763 Conhecendo o PL/SQL

[versão para impressão] Link original:  comp=24763 Conhecendo o PL/SQL www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp? comp=24763 Conhecendo o PL/SQL Veja neste artigo o que é PL/SQL, quando utilizá-la e uma breve

Leia mais

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD

2. Conceitos e Arquiteturas de um SGBD Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas Campus Assis Curso: Ciência da Computação Disciplina: Banco de Dados Prof(a): Alexandre Serezani Título: Apostila 2 APOSTILA 2 2. Conceitos e Arquiteturas de

Leia mais

O modelo relacional encontra-se padronizado pela indústria de informática. Ele é chamado de

O modelo relacional encontra-se padronizado pela indústria de informática. Ele é chamado de Introdução O modelo relacional encontra-se padronizado pela indústria de informática. Ele é chamado de padrão SQL (Structured Query Language). O padrão SQL define precisamente uma interface SQL para a

Leia mais

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju

Banco de Dados. Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Banco de Dados Professor: Marcelo Machado Cunha IFS Campus Aracaju Definição Banco de Dados Conjunto de dados interrelacionados que objetivam atender as necessidades de um conjunto de usuários. Inglês:

Leia mais

BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2

BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2 BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 2 N Í V E I S D E V I S Ã O, S U B G R U P O D D L : C R I A N D O B A N C O D E D A D O S, C R I A N D O T A B E L A S, E S T R U T U R A D A T A B E L A CONCEITOS :

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de fevereiro de 2018 1/24 Apresentação

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação UNIDADE III Banco de Dados Professor : Hiarly Alves www.har-ti.com Fortaleza - 2014 Tópicos Conceito de Banco de Dados. Problemas com Banco de Dados. Modelos de Relacionamento de um Banco de Dados. SGDB

Leia mais

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Banco de Dados. Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados. Prof. Walteno Martins Parreira Jr Banco de Dados Perspectiva Histórica dos Bancos de Dados Prof. Walteno Martins Parreira Jr www.waltenomartins.com.br waltenomartins@yahoo.com 2015 Histórico Antes dos computadores, as informações eram

Leia mais

edsoncs@gmail.com www.linkedin.com/in/edsonhu Agenda Banco de Dados Relacional Modelo Descritivo Modelo Conceitual Modelo Lógico Arquitetura Cliente/Servidor Componentes SQL Server Management Studio (SSMS)

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Prof. Luís Alexandre

Banco de Dados. Introdução. Prof. Luís Alexandre Banco de Dados Introdução Prof. Luís Alexandre Conteúdo Abrangência e uso Evolução dos sistemas de informação Novos modelos e sistemas de banco de dados Tecnologias associadas a banco de dados Modelagem

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

BANCO DE DADOS FACSUL 2017 TECNOLOGIA DE REDE DE COMPUTADORES

BANCO DE DADOS FACSUL 2017 TECNOLOGIA DE REDE DE COMPUTADORES BANCO DE DADOS FACSUL 2017 TECNOLOGIA DE REDE DE COMPUTADORES SEGURANÇA Uma das maiores preocupações em computação tem sido segurança da informação Nos dias atuais, com o uso da internet os sistemas tornam-se

Leia mais

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01

Banco de Dados. Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Banco de Dados Prof. Gleison Batista de Sousa Aula 01 Objetivos da Disciplina Interpretar e analisar o resultado da modelagem de dados; Conhecer Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados; Conhecer as principais

Leia mais

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva.

BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados. Josenildo Silva. BD II (SI 587) Backup de Banco de Dados Josenildo Silva jcsilva@ifma.edu.br Nota Estes slides são baseados nos slides originalmente disponibilizados pelo professor João Carlos Pinheiro, para disciplina

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha

Prof. Marcelo Machado Cunha Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Unidade 1 Introdução

Unidade 1 Introdução Unidade 1 UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo. Propriedades de um BD: Um BD

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1

PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1 INTRODUÇÃO PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1 Leonardo Pereira leonardo@estudandoti.com.br Facebook: leongamerti http://www.estudandoti.com.br Informações que precisam ser manipuladas com mais segurança

Leia mais

BANCO DE DADOS PARA NINJAS

BANCO DE DADOS PARA NINJAS BANCO DE DADOS PARA NINJAS PARANGABA RONNISON REGES VIDAL Ceará, 25 de Outubro de 2016 ROTEIRO l Conhecimento Pra que usar? Ferramentas SGBD's Consultas (Jutsu) Linguagem de Consulta PRA QUE USAR? PRA

Leia mais

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aula #21.1. EBS 211 POO e UML Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Persistência de dados 2 Persistência de dados Até o momento,

Leia mais

A U L A 1 I N T R O D U Ç Ã O A B A N C O D E D A D O S E V I S Ã O G E R A L D O S Q L

A U L A 1 I N T R O D U Ç Ã O A B A N C O D E D A D O S E V I S Ã O G E R A L D O S Q L BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 A U L A 1 I N T R O D U Ç Ã O A B A N C O D E D A D O S E V I S Ã O G E R A L D O S Q L CONCEITUANDO BANCO DE DADOS Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações)

Leia mais

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN

BANCO DE DADOS AULA-01. Prof. Fabiano Papaiz IFRN AULA-01 Prof. Fabiano Papaiz IFRN Objetivos Conhecer o que é um Banco de Dados (BD) Conhecer o que é um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) O que é um Banco de Dados (BD)? Segundo (Elmasri e Navathe

Leia mais

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language)

AULA 8. Ambientes Visuais 8.1. OBJETIVO DA AULA SQL (Structured Query Language) AULA 8 8.1. OBJETIVO DA AULA Relembrar conceitos e recursos básicos apresentados nas aulas anteriores, dar continuidade nas codificações iniciadas e ainda não finalizadas, explorar acesso a banco de dados

Leia mais

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é

DDL). O resultado da compilação dos parâmetros DDLs é Banco Dados Aula 2 Linguagens de Banco de Dados e Tipos de Usuários 1. Linguagens de Banco de Dados Um sistema de banco de dados proporciona dois tipos de linguagens: uma específica para os esquemas do

Leia mais

Fundamentos dos Sistemas de Informação Organização de Dados e Informações

Fundamentos dos Sistemas de Informação Organização de Dados e Informações Fundamentos dos Sistemas de Informação Organização de Dados e Informações http://professor.fimes.edu.br/milena milenaresende@fimes.edu.br Sistema de Gerenciamento de Bases de Dados (DBMS) A implementação

Leia mais

Banco de Dados. Maurício Edgar Stivanello

Banco de Dados. Maurício Edgar Stivanello Banco de Dados Maurício Edgar Stivanello Agenda Conceitos Básicos SGBD Projeto de Banco de Dados SQL Ferramentas Exemplo Dado e Informação Dado Fato do mundo real que está registrado e possui um significado

Leia mais

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução.

Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução. Banco de Dados e Aplicações em Negócios: Introdução evandro@usp.br Motivação Extenso uso de Banco de Dados (BD) no cotidiano Bancos, serviços, comércio em geral (comércio eletrônico) Web e seus serviços

Leia mais

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Banco de Dados Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Aula passada.. Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza

Leia mais

Introdução. Bases de Dados (CC2005) Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Introdução. Bases de Dados (CC2005) Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (CC2005) Departamento de Ciência de Computadores Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Eduardo R. B. Marques DCC/FCUP parcialmente adaptado de slides por Fernando Silva e Ricardo Rocha Alguns

Leia mais

AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS MODELO RELACIONAL

AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS MODELO RELACIONAL BANCO DE DADOS GERENCIAL 1 AULA 1 INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS E VISÃO GERAL DO SQL CONCEITUANDO BANCO DE DADOS Um banco de dados é uma coleção de dados (ou informações) organizadas de forma lógica, e que

Leia mais

Banco de Dados I. Sejam bem-vindos! Prof. Fred Lucena. 1

Banco de Dados I. Sejam bem-vindos! Prof. Fred Lucena. 1 Banco de Dados I Sejam bem-vindos! 1 Bibliografia Básica COUGO, Paulo. Modelagem conceitual e projeto de banco de dados. 3.ed. Rio de Janeiro: F & W Publications, 1997. 284p. HEUSER, Carlos Alberto. Projeto

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Prof. Luiz Fernando. Unidade I ADMINISTRAÇÃO

Prof. Luiz Fernando. Unidade I ADMINISTRAÇÃO Prof. Luiz Fernando Unidade I ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS Introdução a bancos de dados Surgimento nas décadas de 60/70 na IBM; de pesquisas de automação de escritórios. Mostra o baixo custo da informatização

Leia mais

Licenciatura em Informática

Licenciatura em Informática Licenciatura em Informática Unidade Curricular Sistemas de Gestão de Bases de Dados Database Management Systems Objetivos -Administrar, criar e manter mecanismos de segurança em bases de dados SQL; -Criar,

Leia mais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais

Curso: Banco de Dados I. Conceitos Iniciais Curso: Conceitos Iniciais Discussão inicial O que são Bancos de Dados? Quais os programas de Bancos de Dados mais conhecidos no mercado? Quais as vantagens do uso de Bancos de Dados nas empresas? Como

Leia mais

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha

BANCO DE DADOS. Introdução. Prof. Marcelo Machado Cunha BANCO DE DADOS Introdução Prof. Marcelo Machado Cunha Profissionais Envolvidos Administrador de Banco de Dados (DBA) responsável por autorizar o acesso ao banco de dados e coordenar e monitorar seu uso;

Leia mais

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini

Banco de Dados. Introdução. Profa. Flávia Cristina Bernardini Banco de Dados Introdução Profa. Flávia Cristina Bernardini * Slides Baseados no material elaborado pelos professores Eduardo R. Hruschka, Cristina D. A. Ciferri e Elaine Parros Machado Motivação Operações

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Linguagem SQL Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 21 de agosto de 2017

Leia mais

SQL Linguagem de Definição de Dados

SQL Linguagem de Definição de Dados SQL Linguagem de Definição de Dados Laboratório de Bases de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri SQL Structured Query Language Uma das mais importantes linguagens relacionais (se não a mais

Leia mais

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor

Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aplicações com Banco de Dados e Cliente-Servidor Aula #22.1. EBS 211 POO e UML Prof. Luiz Fernando S. Coletta luizfsc@tupa.unesp.br Campus de Tupã Roteiro Persistência de dados; SGBDs; Exemplo de normalização;

Leia mais

Banco de dados. Prof. Me. Hélio Esperidião

Banco de dados. Prof. Me. Hélio Esperidião Banco de dados Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução Banco de dados Prof. Msc. Hélio Esperidião Banco de dados Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série

Leia mais

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real

26/04/2017 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situação real www.devmedia.com.br [versão para impressão] Link original: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=28194 Triggers no SQL Server: teoria e prática aplicada em uma situaçã o real Veja neste

Leia mais

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

AULA SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS AULA 05-06 SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Informática (Integrado) Disciplina: Banco de Dados Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Banco de Dados Coleção de dados

Leia mais

Cap. 1 Arquitectura de Sistemas de Bases de Dados

Cap. 1 Arquitectura de Sistemas de Bases de Dados Cap. 1 Arquitectura de Sistemas de Bases de Dados Abel J.P. Gomes Bibliografia usada: T. Connoly e C. Begg. Database Systems: a pratical approach to design,implementation, and management. Addison-Wesley,

Leia mais

A linguagem SQL

A linguagem SQL SQL 2008.1 A linguagem SQL SQL - Structured Query Language. Foi definida nos laboratórios de pesquisa da IBM em San Jose, California, em 1974. Teve seus fundamentos no modelo relacional Sua primeira versão

Leia mais

LINGUAGEM SQL. SQL Server 2008 Comandos iniciais

LINGUAGEM SQL. SQL Server 2008 Comandos iniciais 1 LINGUAGEM SQL SQL Server 2008 Comandos iniciais SQL - STRUCTURED QUERY LANGUAGE Quando os Bancos de Dados Relacionais estavam sendo desenvolvidos, foram criadas linguagens destinadas à sua manipulação.

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

Introdução. Motivação. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Banco de Dados (BD) Sistema de Banco de Dados (SBD)

Introdução. Motivação. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) Banco de Dados (BD) Sistema de Banco de Dados (SBD) Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados Introdução Profa. Maria Camila Nardini Barioni camila.barioni@ufu.br Bloco B - sala 1B137 1 semestre de 2019 Motivação Necessidade de armazenar grandes

Leia mais

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD)

Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Sistema Gestor de Bancos de Dados (SGBD) Conceitos Gerais Prof. Guilherme Tomaschewski Netto guilherme.netto@gmail.com Roteiro! Contextualização! Apresentação, um pouco de história Legendas! Nesta apresentação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS TEORIA DE BANCO DE DADOS

LISTA DE EXERCÍCIOS TEORIA DE BANCO DE DADOS LISTA DE EXERCÍCIOS TEORIA DE BANCO DE DADOS 1. Analise as afirmativas abaixo. I. Atributo = dado que é associado a cada ocorrência de uma entidade ou de um relacionamento. II. Relacionamento = conjunto

Leia mais

Introdução a Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados

Introdução a Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Introdução a Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados Wendel Melo Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia www.facom.ufu.br/~wendelmelo Banco de Dados I Introdução a SGBD s 2 Definição

Leia mais

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer

ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer Parte 2 ara entender os Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados é importante conhecer P alguns conceitos básicos. A primeira definição é relativa aos conceitos de dados e informação. Dados são fatos em

Leia mais

Curso PostgreSQL - Treinamento PostgreSQL - Fundamental

Curso PostgreSQL - Treinamento PostgreSQL - Fundamental Curso PostgreSQL - Treinamento PostgreSQL - Fundamental Sobre PostgreSQL PostgreSQL é um sistema gerenciador de banco de dados objeto relacional (SGBDOR), desenvolvido como projeto de código aberto.hoje,

Leia mais

Benvindo ao Curso de Introdução ao Firebird com Ferramenta de Relatórios!

Benvindo ao Curso de Introdução ao Firebird com Ferramenta de Relatórios! (Apresentação SQL Manager Lite for InterBase and Firebird) Benvindo ao Curso de Introdução ao Firebird com Ferramenta de Relatórios! Ferramenta de alta performance para a otimização da administração de

Leia mais

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS Curso: Técnico em Informática Disciplina: Banco de Dados / Programação Prof. Abrahão Lopes abrahao.lopes@ifrn.edu.br Conceitos Dado um fato qualquer armazenado.

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

BANCO DE DADOS. info 3º ano. Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br www.diemesleno.com.br

BANCO DE DADOS. info 3º ano. Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br www.diemesleno.com.br BANCO DE DADOS info 3º ano Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br www.diemesleno.com.br Na última aula estudamos Unidade 4 - Projeto Lógico Normalização; Dicionário de Dados. Arquitetura

Leia mais

Projeto e Administração de Banco de Dados

Projeto e Administração de Banco de Dados Projeto e Administração de Banco de Dados Linguagens de Definição de Manipulação de Dados Objetivo Nesta unidade você vai estudar sobre a linguagem SQL e os principais comandos para definição e manipulação

Leia mais

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR

DDL DML DCL DTL Tipos Numéricos: INT FLOAT DOUBLE Tipos String: CHAR VARCHAR BINARY BLOB TEXT Tipos Data e Hora: DATE TIME TIMESTAMP YEAR SQL Structured Query Language, ou Linguagem de Consulta Estruturada, foi desenvolvida pela IBM nos anos 70 para demonstrar a viabilidade do modelo relacional para bancos de dados. No final dos anos 80

Leia mais

MySql. Introdução a MySQL. Andréa Garcia Trindade

MySql. Introdução a MySQL. Andréa Garcia Trindade MySql Introdução a MySQL Andréa Garcia Trindade Introdução O que é Banco de Dados SGBD MYSQL Tipos de Tabelas Tipos de Dados Linguagem SQL Comandos SQL O que é um Banco de Dados? Conjuntos de dados Grupo

Leia mais

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação

P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O. Eng. Computação P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O Eng. Computação BANCO DE DADOS Podemos entender por banco de dados qualquer sistema que reúna e mantenha organizada uma série de informações relacionadas a um

Leia mais

Disciplina: Banco de Dados Tema: SQL Parte 2

Disciplina: Banco de Dados Tema: SQL Parte 2 Disciplina: Banco de Dados Tema: SQL Parte 2 PROFESSOR: DANILO MONTEIRO EMAIL: PROF.DANILO.MONTEIRO@GMAIL.COM O que foi visto na aula passada? create database Drop database Create table Drop table PROF.DANILO.MONTEIRO@GMAIL.COM

Leia mais