Unidade 4 Projeto de Banco de Dados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade 4 Projeto de Banco de Dados"

Transcrição

1 Unidade 4 Projeto de Banco de Dados Engenharia de Computação / Engenharia de Produção Banco de Dados Prof. Maria das Graças da Silva Teixeira Material base: Banco de Dados, , prof. Otacílio José Pereira

2 Contexto na Disciplina 1 Introdução 2 Modelo Relacional 3 SQL 4 Projeto de Banco de Dados 5 Armazenamento e Indexação 6 Processamento e Otimização de Consultas 7 Gerenciamento de Transações 8 Controle de Concorrência 9 Recuperação de Falhas 10 Segurança de Banco de Dados 11 Tópicos Avançados

3 Reflexões Preliminares Como capturar as informações necessárias para uma solução? Como estruturar e organizar estas informações? Que técnicas empregar neste processo de modelagem de informações?

4 Roteiro Metodologia de Desenvolvimento de Software Resumido; Modelo e Abstração; Modelos para tratamento de informações; Modelo de Entidade e Relacionamento (E-R) Elementos; Técnicas para levantamento; Diagrama E-R. Mapeamento de E-R para Modelo Relacional.

5 Processo de Desenvolvimento Como desenvolver um banco de dados para um software? Quais passos, atividades ou etapas seguir? Que artefatos construir? Que ferramentas utilizar? Que habilidades são necessárias?

6 O que é um Processo? Processo é um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas) Norma ISO9000:2000

7 O que é um Processo? Questões relacionadas a um processo: O que fazer? Está relacionado a Etapa, Atividade ou Tarefa O que produzir? Está relacionado ao Documento ou Informação Quem? Está relacionado com o Responsável Como? Está relacionado com a Técnica e/ou Ferramenta a empregar para realizar a etapa / atividade / tarefa

8 Processo de Software Breve estruturação, baseada em atividades comuns. Etapa Produto (Principal) Resp. Ferramentas Análise Modelos de Domínio Analista Jude UML; BrModelo ER Projeto Modelos de Solução Projetista Jude - UML e Workbench Implementaçã o Códigos-fontes e Scripts Programador / DBA SGBD / IDE Testes Planos e Relatórios Especialista em Teste Doc/Ferramentas Implantação Aplicação e Carga de BD Analista/ DBA/Progra. Gerenciador de Distribuição Manutenção Chamados e Manutenções Programador Gerenciador de Chamadas

9 Modelo e Abstração Modelo - representação abstrata e simplificada de um sistema real, com a qual se pode explicar ou testar o seu comportamento, em seu todo ou em partes; Abstração - Capacidade de focar a atenção em pontos relevantes para um determinado cenário, ignorando o que não for importante para o problema sendo tratado; Exemplos de Modelos: Maquete de um empreendimento imobiliário; Mapa rodoviário; Planta de uma casa; Molde de um novo conjunto feminino.

10 Objetivos de um Modelo de Dados Permitir refinar e representar o entendimento sobre um ambiente observado as informações e como elas se relacionam; Servir de instrumento para comunicação; Favorecer o processo de verificação e validação; Servir como referencial para a geração de estruturas de dados; Estabelecer conceitos únicos a partir de visões diversas.

11 Níveis de Abstração Modelo Conceitual de Dados As entidades, suas características e relacionamentos têm a representação fiel ao ambiente observado (mundo real); Independente de limitações tecnológicas. Modelo Lógico de Dados As entidades, suas características e estruturas têm a representação de acordo com algum tipo de tecnologia de Banco de Dados; Essa representação é independente dos dispositivos ou meios de armazenamento físico. Modelo Físico de Dados A representação dos objetos é feita sob o foco do nível físico de implementação das ocorrências ou instâncias das entidades e seus relacionamentos.

12 Modelo e Abstração no Processo Em que partes do processo são empregados os modelos e a capacidade de abstração? Sobretudo nas etapas de Análise e Projeto do sistema que são também denominadas Modelagem ; Na construção de representações das funcionalidades, das interfaces, das INFORMAÇÕES, da arquitetura, entre outras.

13 Modelagem de Informações Que modelos podem ser empregados? Para a modelagem das informações, habitualmente são considerados dois níveis: Conceitual e Lógico; Modelo Conceitual Expresso através do Modelo de Entidades e Relacionamentos; Outros modelos podem ser empregados com a mesma finalidade de expressar entidades do mundo real com independência da tecnologia a ser adotada; O Modelo de Classes (OO), com algumas simplificações pode ser usado também neste caso. Modelo Lógico A partir do Modelo de Entidade e Relacionamento, o Modelo Relacional (supondo a escolha da tecnologia de BD Relacional) pode ser derivado/construído.

14 Modelo: Entidade e Relacionamento (ER) Modelo que visa identificar objetos (entidades) e seus relacionamentos; 1º. Modelo desenvolvido; Empregado em um nível conceitual e usado para posterior representação dos dados em um modelo relacional; Fonte: As informações coletadas junto aos stakeholders; Na prática: Com o advento da Orientação a Objetos e com grande experiência do mercado com o modelo relacional, o modelo de entidade e relacionamento tem tido sua disseminação reduzida.

15 Modelo E-R Os elementos empregados na representação de um modelo de Entidade e relacionamento são: As Entidades (objeto que existe e é distinguível de outros objetos); Os Atributos (propriedades) das Entidades. Simples; Atributos compostos; Atributos multivalorados; Os Relacionamentos (associações entre entidades); Entidades originadas de Relacionamentos (necessário quando o relacionamento tiver atributo); Restrições. Chaves (candidatas, primárias); Cardinalidades.

16 E-R: Principais Elementos Entidades Atributos Chave Primária Relacionamentos

17 E-R : Atributos Domínio o conjunto de valores permitidos para cada atributo; A notação da figura é a da Ferramenta BrModelo Estaremos seguindo a notação do MySQL Workbench Tipos de Atributos: Chaves (Candidatas, Primária, Estrangeiras decorrentes de relacionamentos); Simples x Compostos; Valor único x Multivalorados (aceitam mais de um valor); Derivados. Podem ser obtidos a partir de outras informações Ex.: Idade que é derivada de Data_nasc

18 E-R : Entidades Entidades Simples Entidades Associativas

19 E-R : Exemplo OBS.: Sintaxe definida na ferramenta brmodelo

20 E-R : Exemplo Retângulos representam conjuntos de entidades. Losangos representam conjuntos de relacionamento. Linhas vinculam atributos a conjuntos de entidades e estes a conjuntos de relacionamento. Elipses representam atributos Elipses duplas representam atributos de valores múltiplos. Elipses tracejadas indicam atributos derivados. Sublinhados indicam atributos de chave primária (que veremos mais tarde). OBS.: Sintaxe definida no livro do Silberchatz

21 E-R : Exemplo Diagrama ER com atributos compostos, derivados e de valores múltiplos

22 E-R : Exemplo Conjuntos de relacionamento com atributos

23 E-R : Técnicas Como orientar a produção de um modelo de Entidade e Relacionamento? Uma sugestão: Empregar como ponto de partida uma especificação de requisitos; Nesta especificação analisar a descrição do mini-mundo ou descrições de casos de uso; Na descrição, identificar entidades candidatas através da identificação de substantivos; Identificar relacionamentos através de verbos que relacionam os substantivos; Perceber que o modelo E-R pode ser considerado uma alternativa não textual de representar uma descrição do cenário do sistema. Na prática muitas vezes o que é empregado é a experiência do analista em identificar os elementos do sistema.

24 Modelo / Projeto Lógico Até então a preocupação era caracterizar o Modelo Conceitual, expresso por meio do Diagrama de Entidades e Relacionamentos; O passo agora é caminhar rumo a forma como estas informações serão abrigadas em um SGBD; Agora o foco é construir o Modelo Lógico, através do Modelo Relacional.

25 Modelo Relacional Discutido na unidade 2 da disciplina; Trata as informações através de um conjunto de relações.

26 Modelo Relacional: Propriedades Um Diagrama Relacional é uma representação gráfica das tabelas e suas ligações. As ligações, que derivam dos relacionamentos, são representadas por linhas contínuas, associadas aos símbolos: No caso das chaves transpostas (estrangeiras), serão representadas em cima do retângulo da relação destino, com um subscrito t.

27 Mapeamento de Diagramas: E/R - Relacional Uma vez de posse do Diagrama de Entidades e Relacionamentos. Ou mesmo direto da especificação dos requisitos / diagrama de classes. Pode-se avançar para o passo seguinte: O Modelo Relacional equivalente. O objetivo é fazer um mapeamento entre os modelos.

28 Mapeamento: E/R - Relacional Considerações: Entidades equivalem a Relações; Atributos Simples equivalem a Atributos nas relações; Atributos Multivalorados. Duas alternativas Criar quantos atributos forem necessários para representar as informações; Criar uma tabela para armazenar os dados do atributo; Exemplo: Telefones» Vários campos, um para cada telefone;» Ou uma tabela de telefones para um determinado cliente. Restrições de cardinalidade de mapeamento. Cardinalidades expressam o número de entidades ao qual outra entidade pode ser associada através de um conjunto de relacionamento.

29 Mapeamento: E/R - Relacional Relacionamento 1:N Transpor a chave do conjunto de entidades de cardinalidade máxima N para a tabela que representa o conjunto de entidades cuja cardinalidade máxima é 1.

30 Mapeamento: E/R - Relacional Relacionamento 1:N - Exemplo Um Departamento pode estar associado a vários Funcionários, mas um Funcionário só pode estar associado a um Departamento, logo transpor a chave primária de Departamentos para Funcionários.

31 Mapeamento: E/R - Relacional Relacionamento N:N Cria-se uma terceira tabela que tenha a chave das duas entidades que participam do relacionamento N:N (agregado). Se existirem atributos do relacionamento, estes deverão ser colocados na nova tabela.

32 Mapeamento: E/R - Relacional Relacionamento N:N - Exemplo

33 Mapeamento: E/R - Relacional Relacionamento 1:1 Se B for total em R (todo B está associado a um A), é melhor colocar a chave de #A em #B. Caso contrário, é melhor colocar a chave de #B em # A.

34 Mapeamento: E/R - Relacional Relacionamento 1:1 - Exemplo Todo departamento tem um funcionário associado que é o gerente, mas nem todo funcionário gerencia um departamento.

35 Mapeamento: E/R - Relacional Auto-Relacionamento 1:N Criar uma chave A t ' a ser colocada na própria tabela que representa A.

36 Mapeamento: E/R - Relacional Auto-Relacionamento 1:N - Exemplo

37 Mapeamento: E/R - Relacional Auto-Relacionamento N:N Assim como feito para qualquer relacionamento N:N, devemos criar uma tabela de ligação com as chaves #A t e #A' t, transformando a ligação N:N em duas ligações 1:N.

38 Mapeamento: E/R - Relacional Auto-Relacionamento N:N - Exemplo

39 Mapeamento: E/R - Relacional Particionamento Cria-se uma tabela para o supertipo e tantas tabelas quantos forem os subtipos, todas com a mesma chave. Outras alternativas podem ser usadas: - Criar uma única tabela para abrigar todas as entidades e utilizar um atributo Tipo para distinguir cada tipo de entidade; - Criar apenas tabelas para as entidades filhas e replicar os campos da entidade pai para as filhas.

40 Mapeamento: E/R - Relacional Particionamento - Exemplo

41 Para estudos Lista de Exercícios (disponibilizada no site); Leitura: SILBERSCHATZ, A. et.al. Sistema de banco de dados. 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, Capítulo 6 Projeto de Banco de Dados e o Modelo E-R. Capítulo 7 Projeto de Banco de Dados Relacional.

42 Revisão Como capturar as informações necessárias para uma solução? Aplicando técnicas de levantamento de requisitos. Como estruturar e organizar estas informações? Através de modelos (Conceitual, Lógico e Físico). Sendo sugeridos: Modelo de Entidade e Relacionamento (Conceitual); Modelo Relacional (Lógico e Físico). Que técnicas empregar no processo de modelagem das informações? Análise da especificação para identificar o Modelo de Entidades e Relacionamentos; Mapeamento E-R para Modelo Relacional.

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Revisão Geral Banco de Dados I Conceito de Banco de Dados e SGBD Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para

Leia mais

Unidade 3 23/10/2008. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Redes de Computadores

Unidade 3 23/10/2008. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Redes de Computadores Faculdade INED Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Redes de Computadores Disciplina: Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan 1 Unidade 3 3.1 Etapas da construção de

Leia mais

Modelos. Banco de dados. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Modelos. Banco de dados. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Modelos Banco de dados Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Projeto de banco de dados Todo bom sistema de banco de dados deve apresentar um projeto, que visa

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas I

Análise e Projeto de Sistemas I Análise e Projeto de Sistemas I Curso de Sistemas de Informação Karla Donato Fook karladf@ifma.edu.br DESU / DComp 2017 Análise Estruturada Diagrama de Entidade e Relacionamento 2 1 Representação gráfica

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÃO Modelo Conceitual. Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS

SISTEMA DE INFORMAÇÃO Modelo Conceitual. Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS SISTEMA DE INFORMAÇÃO Modelo Conceitual Prof. Luiz Fernando Laguardia Campos FMS lflcampos@machadosobrinho.com.br Modelo conceitual Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente

Leia mais

MER e DER Entidades Relacionamentos Atributos Ferramentas CASE Exemplos de DERs Exemplo de Minimundo. Banco de Dados. Aula 1.

MER e DER Entidades Relacionamentos Atributos Ferramentas CASE Exemplos de DERs Exemplo de Minimundo. Banco de Dados. Aula 1. Banco de Dados Aula 1.5 - Modelo ER Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/40 Modelo Entidade Relacionamento Descreve objetos (entidades),

Leia mais

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional

Revisando Banco de Dados. Modelo Relacional : Revisando Banco de Dados Banco de Dados (BD) é o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário. Sistema Gerenciador

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS. Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual. Prof. Rosemary Melo

MODELAGEM DE DADOS. Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual. Prof. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual Prof. Rosemary Melo OBJETIVOS Conhecer a arquitetura de 3 esquemas (projeto conceitual, lógico e físico) Entender o conceito e o processo

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade.

Arquitetura dos SBDs Características e Benefícios Visão Geral de Projeto de BD MER: Entidades e Atributos Atividade. Banco de Dados Aula 1.4 - Sistemas de Banco de Dados Bruno Neiva Moreno Instituto Federal do Rio Grande do Norte Campus Nova Cruz bruno.moreno@ifrn.edu.br 1/25 Arquitetura dos SBDs 2/25 Objetivos dos SGBDs

Leia mais

Modelo Relacional. Aula 02

Modelo Relacional. Aula 02 Aula 02 Modelo Relacional É um modelo baseado em relações, seus dados no BD são representados através de tabelas, ou seja, sua coleção ou relação recebe cada uma um nome único. Revisando: Dados: é o conteúdo

Leia mais

Modelagem Conceitual parte I

Modelagem Conceitual parte I Modelagem Conceitual parte I Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos Apresentar a modelagem conceitual como parte integrante do projeto de um BD Mostrar as vantagens de uma documentação conceitual de dados

Leia mais

Modelagem Conceitual parte I

Modelagem Conceitual parte I Modelagem Conceitual parte I Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos Apresentar a modelagem conceitual como parte integrante do projeto de um BD Mostrar as vantagens de uma documentação conceitual de dados

Leia mais

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER)

Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) Modelagem de dados usando o modelo Entidade- Relacionamento (ER) slide 1 Copyright 2011 Pearson Education, Inc. Publishing as Pearson Addison-Wesley Tópicos Usando modelo de dados conceituais de alto nível

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PROJETO DE BANCO DE DADOS -PROJETO CONCEITUAL Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. http://about.me/tilfrozza PROJETO CONCEITUAL Levantamento de requisitos Modelagem Conceitual Modelo ER PROJETO CONCEITUAL

Leia mais

BANCO DE DADOS. Bacharelado em Sistemas de Informação MODELAGEM DE DADOS. Profº Luciano Roberto Rocha. Itararé, 2º período

BANCO DE DADOS. Bacharelado em Sistemas de Informação MODELAGEM DE DADOS. Profº Luciano Roberto Rocha. Itararé, 2º período BANCO DE DADOS Bacharelado em Sistemas de Informação MODELAGEM DE DADOS Profº Luciano Roberto Rocha Itararé, 2º período CONCEITOS MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO Entidade Relacionamento Atributos Cardinalidade

Leia mais

Modelagem de dados usando MER. Andre Noel

Modelagem de dados usando MER. Andre Noel Modelagem de dados usando MER Andre Noel Introdução Introdução Modelagem conceitual Introdução Modelagem conceitual Modelo Entidade-Relacionamento (MER) Modelo de dados conceitual popular de alto nível

Leia mais

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD

Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Aula 01 Conceito de Banco de Dados e SGBD Dado: conjunto de símbolos arranjados a fim de representar a informação fora da mente humana. Elemento de Dado: subconjunto de símbolos que compõem um dado com

Leia mais

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos

Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Introdução a Banco de Dados Prof. Msc Denival A. dos Santos Dado Um dado sozinho, dissociado de um contexto, não expressa algo que traga qualquer certeza ou elimine dúvidas de qualquer natureza. No máximo,

Leia mais

Modelo ER. Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com

Modelo ER. Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com Modelo ER Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com 1 CV Nome: Ricardo Terra Email: rterrabh [at] gmail.com www: ricardoterra.com.br Twitter: rterrabh Lattes: lattes.cnpq.br/ 0162081093970868 Ph.D. (UFMG/UWaterloo),

Leia mais

Banco de Dados. Aula 3 - Prof. Bruno Moreno 26/08/2011

Banco de Dados. Aula 3 - Prof. Bruno Moreno 26/08/2011 Banco de Dados Aula 3 - Prof. Bruno Moreno 26/08/2011 Aula passada.. PostgreSQL Profissionais de BD Vantagens do uso de BD Modelagem de Dados Esquema de Banco de Dados Arquitetura de Banco de Dados Independência

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS PARTE 2

MODELAGEM DE DADOS PARTE 2 Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI MODELAGEM DE DADOS PARTE 2 Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp. Manaus - AM ROTEIRO Diagrama

Leia mais

Análise e Projeto de Sistemas

Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Prof. Dr. Ronaldo C. de Oliveira ronaldo.co@ufu.br www.facom.ufu.br/~ronaldooliveira FACOM - 2017 Introdução a Modelagem de Dados Modelagem de Dados Definição: Uma abordagem

Leia mais

Banco de Dados Modelagem de Dados. Prof. Joel da Silva

Banco de Dados Modelagem de Dados. Prof. Joel da Silva Banco de Dados Modelagem de Dados Prof. Joel da Silva Modelagem É o processo de transformar aspectos do mundo real (fatos) em um modelo formal igualmente representativo. A modelagem conceitual do BD independe

Leia mais

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO

GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO GBD PROF. ANDREZA S. AREÃO Projeto Conceitual de Banco de Dados Introdução: O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) foi originalmente criado pelo norte americano Peter Pin-Shan Chen enquanto trabalhava

Leia mais

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1/64

IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1/64 IF685 Gerenciamento de Dados e Informação - Prof. Robson Fidalgo 1/64 Projeto Conceitual de BD Modelo Conceitual Entidade e Relacionamento Por: Robson do Nascimento Fidalgo rdnf@cin.ufpe.br IF685 Gerenciamento

Leia mais

Banco de Dados 08/08/2010

Banco de Dados 08/08/2010 Disciplina: Engenharia de Software / rof.: Raquel Silveira LANO DE AVALIAÇÕES Banco de Dados 1ª A: 30 de agosto 2ª A: 04 de outubro 3ª A: 29 de novembro NAF: 02 de dezembro Referência bibliográfica: SILBERSCHATZ,

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

18/03/2012. Independência de Dados: capacidade de modificar a definição dos esquemas em. determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior;

18/03/2012. Independência de Dados: capacidade de modificar a definição dos esquemas em. determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior; Modelagem Conceitual 2012.1 2 Independência de Dados: capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior Independência de dados física: modifica

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Conceitos Básicos Introdução Tópicos Especiais Modelagem de Dados Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Modelo Entidade-Relacionamento (ER) Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd

Leia mais

Projeto de Banco de dados - Fundamentos

Projeto de Banco de dados - Fundamentos CONTEÚDO PROGRAMÁTICO eprojetos do BD Projeto de Banco de dados - Fundamentos Carga horária: 24 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista, 1765 - Conj

Leia mais

Introdução e projeto de Bancos de dados Completo

Introdução e projeto de Bancos de dados Completo CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Introdução eprojetos do BD Introdução e projeto de Bancos de dados Completo Carga horária: 24 horas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TreinaWeb Tecnologia LTDA CNPJ: 06.156.637/0001-58 Av. Paulista,

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Modelagem Conceitual e o Modelo Entidade-Relacionamento

Modelagem Conceitual e o Modelo Entidade-Relacionamento o Modelo Entidade-Relacionamento Gerenciamento de Dados e Informação Fernando Fonseca & Robson Fidalgo 1 Modelagem Transformar aspectos do mundo real em um modelo de dados formal Modelagem Conceitual Modelo

Leia mais

Banco de Dados Modelagem Conceitual de Dados. Prof. Edjandir Corrêa Costa

Banco de Dados Modelagem Conceitual de Dados. Prof. Edjandir Corrêa Costa Banco de Dados Modelagem Conceitual de Dados Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br Introdução Modelagem conceitual de dados É a etapa inicial do projeto de banco de dados É uma descrição

Leia mais

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 3 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão

MODELAGEM DE DADOS UNIDADE 3 Modelo Entidade-Relacionamento. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático 3.1 Modelo Entidade-Relacionamento 3.1.1 Modelo de Banco de Dados 3.1.2 Modelo Conceitual 3.1.3 Modelo lógico 3.2 As Principais

Leia mais

Ciclo de Desenvolvimento de BD

Ciclo de Desenvolvimento de BD Ciclo de Desenvolvimento de BD Gerenciamento de Dados e Informação Investigação dos Dados Modelagem dos Dados Modelagem Conceitual Fernando Fonseca Ana Carolina Robson Fidalgo Projeto do Banco de Dados

Leia mais

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001 PROJETO DE PROGRAMAS Projeto de Programas PPR0001 Desenvolvimento de Software 2 3 Desenvolvimento de Software Análise de Requisitos Distinguir e dividir o sistema em componentes: Analisar os componentes

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Sistemas de Banco de Dados. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Sistemas de Banco de Dados Profa. Rosemary Melo SISTEMAS DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Apresentar os conceitos fundamentais de Sistemas de Banco de Dados. Principais componentes dos SGBDs

Leia mais

Aula 2 Abordagem Entidade-Relacionamento Cleverton Hentz

Aula 2 Abordagem Entidade-Relacionamento Cleverton Hentz Aula 2 Abordagem Entidade-Relacionamento Cleverton Hentz Sumário da Aula Modelo Entidade Relacionamento Diagrama de Entidade Relacionamento Casos de Uso 2 Introdução É uma técnica para construir modelos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE BANCO DE DADOS MODELO ENTIDADE- RELACIONAMENTO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE BANCO DE DADOS MODELO ENTIDADE- RELACIONAMENTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE BANCO DE DADOS MODELO ENTIDADE- RELACIONAMENTO Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com 18/08/2016 SUMÁRIO

Leia mais

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)?

Introdução. O que é um Banco de Dados (BD)? O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo Associações aleatórias de dados não podem ser chamadas de base de dados Conceito de dados Valor de

Leia mais

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus

Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Prof. Responsáveis Wagner Santos C. de Jesus Curso Disciplina Linguagem de Programação II Curso Engenharia da Computação Modelagem Usando Orientação à Objetos (Programação Orientada a Objetos) Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

Construindo modelos ER. Capítulo 3

Construindo modelos ER. Capítulo 3 Construindo modelos ER Capítulo 3 Construindo modelos ER Conselhos práticos Heurísticas Notações alternativas Processo de modelagem e alternativas Propriedades de modelos ER Modelo ER é um modelo formal

Leia mais

01 - Quais as principais vantagens da utilização de um Sistema de Banco de Dados em relação aos sistemas tradicionais de gerenciamento de arquivos?

01 - Quais as principais vantagens da utilização de um Sistema de Banco de Dados em relação aos sistemas tradicionais de gerenciamento de arquivos? Exercícios 01 - Quais as principais vantagens da utilização de um Sistema de Banco de Dados em relação aos sistemas tradicionais de gerenciamento de arquivos? 02 - Defina, sem retornar ao capítulo, os

Leia mais

O MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO. Tiago Alves de Oliveira

O MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO. Tiago Alves de Oliveira O MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO Tiago Alves de Oliveira Sumário Noções Básicas MER Entidades Atributos Relacionamentos MER estendido Noções Básicas Modelo conceitual de alto nível empregado em projetos

Leia mais

Computação Instrumental

Computação Instrumental Computação Instrumental Banco de Dados Modelo ER Material de Maria Augusta Constante Puget Referência: http://www.geocities.com/magupug/bd/bd.html Engenharia Ambiental 2º Semestre de 2006 1 Ciclo de vida

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução Modelo de Dados Esquema Geral de Modelagem de BD; ME-R: Conceitos gerais; DE-R Representação e exemplos.

SUMÁRIO. Introdução Modelo de Dados Esquema Geral de Modelagem de BD; ME-R: Conceitos gerais; DE-R Representação e exemplos. BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br SUMÁRIO Introdução

Leia mais

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001

PROJETO DE PROGRAMAS. Projeto de Programas PPR0001 PROJETO DE PROGRAMAS Projeto de Programas PPR0001 Desenvolvimento de Software 2 3 Desenvolvimento de Software Análise de Requisitos Distinguir e dividir o sistema em componentes: Analisar os componentes

Leia mais

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos. Prof. Daniela Barreiro Claro

MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos. Prof. Daniela Barreiro Claro MATA60 BANCO DE DADOS Aula 3- Modelo de Entidades e Relacionamentos Prof. Daniela Barreiro Claro Agenda Modelo de Dados MER 2 de X; X=37 Modelo de Dados O Modelo de Dados é a principal ferramenta que fornece

Leia mais

PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados

PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados PCS3413 Engenharia de Software e Banco de Dados Aula 11 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 1 Conceitos de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD), Banco de Dados, Modelos de Dados

Leia mais

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011

Banco de Dados. Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Banco de Dados Aula 2 - Prof. Bruno Moreno 19/08/2011 Aula passada.. Apresentação do professor e disciplina Definição de Banco de Dados Sistema de BD vs Tradicional Principais características de BD Natureza

Leia mais

Sistemas de Banco de Dados

Sistemas de Banco de Dados Sistemas de Banco de Dados Fundamentos em Bancos de Dados Relacionais Wladmir Cardoso Brandão www.wladmirbrandao.com Departamento de Ciência da Computação (DCC) Instituto de Ciências Exatas e Informática

Leia mais

Introdução à Banco de Dados

Introdução à Banco de Dados Introdução à Banco de Dados Disciplina de Sistemas de Banco de Dados Prof. Marcos Antonio Schreiner /08/2015 Banco de dados Definição Coleção de dados relacionados. Fatos conhecidos que podem ser armazenados.

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual Profa. Rosemary Melo PROJETO DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Gerar um banco de dados que permita armazenar informações sem redundância e recuperá-las

Leia mais

UNIP Ciência da Computação AES Análise Essencial de Sistemas MER (Modelo Entidade Relacionamento)

UNIP Ciência da Computação AES Análise Essencial de Sistemas MER (Modelo Entidade Relacionamento) MER (Modelo Entidade Relacionamento) O Modelo Entidade Relacionamento é uma ferramenta para modelagem de dados, utilizada durante a modelagem do projeto conceitual de banco de dados. A utilização do MER

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Leia mais

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos

Banco de dados. Objetivo: Reter os dados de forma que possam ser utilizados em outros momentos Banco de dados BD Dados x Informações Banco de dados Objetivo: Armazenar dados Consultar dados (dentro de um determinado contexto) gerando informações úteis Reter os dados de forma que possam ser utilizados

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento (MER) Professor : Esp. Hiarly Alves

Modelo Entidade Relacionamento (MER) Professor : Esp. Hiarly Alves Tópicos Apresentação Entidade, Atributo e Relacionamento Cardinalidade Representação simbólica Generalizações / Especializações Agregações Apresentação O Modelo Entidade-Relacionamento tem o objetivo de

Leia mais

Introdução. Modelo de dados conceitual para o projeto de BD

Introdução. Modelo de dados conceitual para o projeto de BD Contribuição do Capítulo 3.1: Introdução discutir o papel dos modelos de dados conceituais em projetos de BD introduzir os requisitos para uma aplicação de BD com o uso do modelo ER (Entidade-Relacionamento)

Leia mais

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC)

Banco de Dados - Conceitos. Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) Banco de Dados - Conceitos Baseado no material da Profa. Vania Bogorny (UFSC) 1 Por que estudar BD? Os Bancos de Dados fazem parte do nosso dia-a-dia: operação bancária reserva de hotel compra de passagens

Leia mais

MODELO RELACIONAL DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO

MODELO RELACIONAL DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO MODELO RELACIONAL DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO Jean Pierry Felix da Silva Bolsista de Iniciação Científica IFRN Campus Natal Zona Norte E-mail: jeanpierryf@gmail.com Ítalo Pinheiro

Leia mais

Projeto de Banco de Dados

Projeto de Banco de Dados Projeto de Banco de Dados Atividade de modelagem de dados em diversos níveis de abstração Modelagem conceitual (projeto conceitual) abstração de mais alto nível objetivo: representação dos requisitos de

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 1 Prof. Leonardo Vasconcelos - O que é um banco de dados (BD)? Um Banco de Dados (ou Base de Dados) é uma coleção de dados relacionados,

Leia mais

Projeto de Banco de Dados

Projeto de Banco de Dados Projeto de Banco de Dados Atividade de modelagem de dados em diversos níveis de abstração Modelagem conceitual (projeto conceitual) abstração de mais alto nível objetivo: representação dos requisitos de

Leia mais

Análise das Necessidades

Análise das Necessidades BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos alexandre.matos@udesc.br Análise das Necessidades

Leia mais

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados.

Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Ciência da Computação Banco de Dados Prof. Nilton nilton@comp.uems.br Conceitos Básicos Sistemas de banco de dados; Sistemas de gerência de banco de dados. 2

Leia mais

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage

Sistema de Banco de Dados. UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Sistema de Banco de Dados UNIDADE 1 Introdução aos Sistemas de Bancos de Dados Professor: Armando Hage Resumo da Unidade Banco de dados BD SGBD Objetivo Visão Geral Abstração Modelo de Dados Entidade Relaciomento(ER)

Leia mais

Unidade 1 Introdução

Unidade 1 Introdução Unidade 1 UFCG/CEEI/DSC Banco de Dados I Prof. Cláudio Baptista, PhD O que é um Banco de Dados (BD)? É uma coleção de dados relacionados e armazenados em algum dispositivo. Propriedades de um BD: Um BD

Leia mais

Banco de Dados. André Luís Duarte Capítulo 2. exatasfepi.com.br

Banco de Dados. André Luís Duarte Capítulo 2. exatasfepi.com.br exatasfepi.com.br Banco de Dados André Luís Duarte Capítulo 2 Eu é que sei os pensamentos que tenho a vosso respeito... pensamentos de bem e não de mal... (Jr 29:11) Modelo Conceitual (MER) Abstração e

Leia mais

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual. Profa. Rosemary Melo

Modelagem de Dados MODELAGEM DE DADOS. Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual. Profa. Rosemary Melo MODELAGEM DE DADOS Projeto de Banco de Dados Modelo Conceitual Profa. Rosemary Melo PROJETO DE BANCO DE DADOS OBJETIVOS Gerar um banco de dados que permita armazenar informações sem redundância e recuperá-las

Leia mais

BCD29008 Banco de dados

BCD29008 Banco de dados BCD29008 Banco de dados Modelo ER & Modelo Relacional Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/bcd 18 de

Leia mais

Retrospectiva (Aula 2) O Modelo Entidade-Relacionamento. O Modelo Entidade- Relacionamento. O Modelo Entidade- Relacionamento

Retrospectiva (Aula 2) O Modelo Entidade-Relacionamento. O Modelo Entidade- Relacionamento. O Modelo Entidade- Relacionamento Retrospectiva (Aula 2) O Modelo Entidade-Relacionamento Exercícios de Fixação Modelagem de Dados a Forma: Descritiva; 2 a Forma: Esquemática; 3 a Forma: Modelo de Dados. Prof. Anderson Henriques O Modelo

Leia mais

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon

Sistemas da Informação. Banco de Dados I. Edson Thizon Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

Banco de Dados. Aula 4 - Prof. Bruno Moreno 02/09/2011

Banco de Dados. Aula 4 - Prof. Bruno Moreno 02/09/2011 Banco de Dados Aula 4 - Prof. Bruno Moreno 02/09/2011 Modelo de Dados Vimos que a idéia não é nova Arquitetura, engenharia Objetivo Representar ou reproduzir a estrutura e o comportamento do original,

Leia mais

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Macêdo Marques Gouveia

PLANO DE ENSINO. PRÉ-REQUISITO: Modelagem e Programação Orientada a Objetos. PROFESSORA RESPONSÁVEL: Roberta Macêdo Marques Gouveia UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n Dois Irmãos 52171-900 Recife-PE Fone: 0xx-81-332060-40 proreitor@preg.ufrpe.br PLANO DE ENSINO

Leia mais

12.4 DER Mais sobre Cardinalidade DER Mais sobre Cardinalidade DER Mais sobre Cardinalidade DER Mais sobre Cardinalidade

12.4 DER Mais sobre Cardinalidade DER Mais sobre Cardinalidade DER Mais sobre Cardinalidade DER Mais sobre Cardinalidade 12.4 DER Mais sobre Cardinalidade A Cardinalidade é um dos princípios fundamentais sobre o relacionamento de um banco de dados relacional. Nela são definidos o número de ocorrências em um relacionamento

Leia mais

Computação Instrumental

Computação Instrumental Computação Instrumental Banco de Dados Engenharia Ambiental 2º Semestre de 2016 1 Redundância de Dados José da Silva Rua B 37 Vila Aurora 18045-587 Sorocaba São Paulo Brasil Carlos Petronio Rua B 48 Vila

Leia mais

Modelo Relacional Wendel Melo

Modelo Relacional Wendel Melo Wendel Melo Faculdade de Computação Universidade Federal de Uberlândia www.facom.ufu.br/~wendelmelo Banco de Dados I 2 Proposto por Ted Codd em 1970; Se tornou padrão nos principais SGBD s de uso geral

Leia mais

BANCO DE DADOS I Atualizado em 13 de maio de 2009

BANCO DE DADOS I Atualizado em 13 de maio de 2009 ... 3º Período SI 2009 BANCO DE DADOS I http://sidneyjunior.host.sk/ 1. MODELAGEM E PROJETO DE BANCO DE DADOS 1.1. Conceitos BANCO DE DADOS I Atualizado em 13 de maio de 2009 Defini-se Banco de Dados (BD)

Leia mais

Abordagem relacional. Capítulo 4

Abordagem relacional. Capítulo 4 Abordagem relacional Capítulo 4 Abordagem Relacional Abordagem de modelagem de dados usada nos sistemas de gerência de banco de dados do tipo relacional. Modelagem em nível lógico (SGBD) e não conceitual.

Leia mais

Banco de Dados I Modelagem Conceitual

Banco de Dados I Modelagem Conceitual Banco de Dados I Modelagem Conceitual Prof. Moser Fagundes Técnico em Informática Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) Campus Charqueadas Sumário da aula Modelagem conceitual Projeto de Banco de

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento

Modelo Entidade Relacionamento Programa DCC011 Introdução a Banco de Dados Modelo Entidade Relacionamento Mirella M. Moro Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais mirella@dcc.ufmg.br Introdução Conceitos

Leia mais

Fundamentos de Banco de Dados e Modelagem de Dados

Fundamentos de Banco de Dados e Modelagem de Dados Abril - 2015 Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Computação Pós Graduação Lato Sensu em Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados e Modelagem de Dados Prof. Dr. Josiel Maimone de Figueiredo

Leia mais

5 a e 6 a Técnicas de BD Normalização e Modelagem (1)

5 a e 6 a Técnicas de BD Normalização e Modelagem (1) CURSO DE GRADUAÇÃO e DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ITA 1º SEMESTRE 2002 CES-30 Técnicas de Banco de Dados - BD e CE-240 Projeto de Sistema de BD 5 a e 6 a Técnicas de BD Normalização e Modelagem CES-30 / CE-240

Leia mais

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos

Banco de Dados. SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Parte 2. Prof. Leonardo Vasconcelos Banco de Dados Parte 2 Prof. Leonardo Vasconcelos - Conceitos e Arquiteturas de SBD Modelos de dados: conjunto de conceitos que podem ser usados para descrever a estrutura de um banco de dados. Permitem

Leia mais

Modelo Entidade- Relacionamento

Modelo Entidade- Relacionamento Modelo Entidade- Relacionamento 1 Plano de Aula Modelos de Dados (Revisão) O Modelo Entidade-Relacionamento Entidades Atributos Relacionamentos Identificando Entidades e Relacionamentos Resumo da Aula

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE MULTIMÉDIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Parte 1. Ano letivo

CURSO TÉCNICO DE MULTIMÉDIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Parte 1. Ano letivo CURSO TÉCNICO DE MULTIMÉDIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Parte 1 Ano letivo 2018 2019 PROFESSORA Professora: Sónia Santos Curso Profissional de Técnica de Informática e Gestão; Licenciatura em Engenharia Informática;

Leia mais

Engenharia de Domínio e Desenvolvimento Baseado em Componentes. Processo DBC-Arch-DE Apoio do Ambiente Odyssey no Processo Considerações Finais

Engenharia de Domínio e Desenvolvimento Baseado em Componentes. Processo DBC-Arch-DE Apoio do Ambiente Odyssey no Processo Considerações Finais Um Processo de Engenharia de Domínio com foco no Projeto Arquitetural Baseado em Componentes Ana Paula Blois Cláudia Werner Karin Becker Agenda Motivação Engenharia de Domínio e Desenvolvimento Baseado

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001

FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS. Projeto de Programas PPR0001 FUNDAMENTOS DA ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS Projeto de Programas PPR0001 2 Introdução Antes de desenvolver ou construir qualquer produto ou sistema em engenharia é necessário um... o PROJETO O que é um

Leia mais

PROJETO DE BANCO DE DADOS

PROJETO DE BANCO DE DADOS UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO BANCO DE DADOS I PROJETO DE BANCO DE DADOS Profº Erinaldo Sanches Nascimento Objetivos Discutir o ciclo de vida do sistema de

Leia mais

Disciplina: Banco de Dados I Professora: Ms. Márcia Jani. Trabalho de BD1

Disciplina: Banco de Dados I Professora: Ms. Márcia Jani. Trabalho de BD1 Disciplina: Banco de Dados I Professora: Ms. Márcia Jani 1 Trabalho de BD1 Objetivo O objetivo deste trabalho é aplicar os conceitos aprendidos nas aulas, em um projeto prático de modelagem, implementação

Leia mais

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

BANCO DE DADOS I/MODELAGEM DE DADOS Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar BANC DE DADS I/MDELAGEM DE DADS - Aula 3 - MDELAGEM DE DADS 1. INTRDUÇÃ Como dito anteriormente uma das principais características da abordagem banco de dados, é que a mesma fornece alguns níveis de abstração

Leia mais

Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER)

Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) 1 www.devmedia.com.br Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) Veja neste artigo as definições de Modelo Entidade Relacionamento (MER) e Diagrama Entidade Relacionamento

Leia mais