Dispositivos Interativos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dispositivos Interativos"

Transcrição

1 Dispositivos Interativos Índice Site de Avaliação do Agroamigo Simulador de Desempenho dos Clientes do Agroamigo Simulador de Atraso dos Clientes do Agroamigo Simulador da Agricultura Familiar Nordestina Panorama de Evolução Individual (Rural) Panorama do Produtor Rural Panorama de Renda e Pobreza (Rural) Panorama de Decomposição da Renda (Rural) em Diferentes Fontes Simulador de Lucro e Participação dos Microempresários Simulador de Capacidade de Geração de Renda Panorama de Despesas com Crédito (Rural)

2 Sitio da Pesquisa O sítio da pesquisa disponibiliza bancos de dados interativos que permitem a cada um decompor e analisar os níveis e as mudanças sociais, microfinanceiras e trabalhistas dos microempresários rurais nordestinos. Os panoramas e simuladores existentes permitem uma verificação detalhada das diferenças e avanços dos microempreendedores do campo e de seus negócios, e à análise dos resultados do Programas Agroamigo. O objetivo é permitir a cada um analisar as suas questões desde uma perspectiva própria, sendo ela de interesse rural.

3 Simulador de Desempenho dos Clientes do Agroamigo Construímos a partir dos dados cadastrais dos clientes do Agroamigo, uma ferramenta capaz de simular variáveis de desempenho dos negócios, tais como: lucro, receita, custo e reembolso. Basta selecionar a combinação de atributos individuais ligados ao microempreendedor e o negócio rural, incluindo sexo, acesso à assistência, estado civil, superintendência a que pertence, condição uso/posse terra, pertencente à organização social e tipo de dedicação da atividade. Após definir as características desejadas no formulário abaixo, basta dar início à simulação. Os gráficos apresentados mostram, na ordem: Receita, Rédito Operacional, Custo e Reembolso. Uma das barras representa o Cenário Atual, com o resultado segundo as características selecionadas; a outra, Cenário Anterior, apresenta a simulação anterior.

4 Simulador de Atraso dos Clientes do Agroamigo Construímos também um simulador de Atraso (%) com os dados de clientes do Agroamigo. Basta selecionar a combinação de atributos e dar início à simulação. O gráfico apresentado aponta a probabilidade de atraso, dadas as características selecionadas. Uma das barras representa o Cenário Atual, com o resultado segundo as características selecionadas; a outra, Cenário Anterior, apresenta a simulação anterior.

5 Simulador da Agricultura Familiar Nordestina Utilizamos o Censo Agropecuário para construir a próxima ferramenta. O dispositivo é capaz de simular Performance e do Uso do Crédito dos empreendimentos agropecuários nordestinos. As variáveis simuladas são existência de lucro, média de lucro e de prejuízo, além a existência de utilização de crédito. Basta selecionar a combinação de atributos individuais ligados ao microempreendedor e o negócio rural no formulário abaixo: Ao simular, os gráficos mostram as médias e probabilidades estimadas de cada uma das variáveis citadas: Uma das barras representa o Cenário Atual, com o resultado segundo as características selecionadas; a outra, Cenário Anterior, apresenta a simulação anterior.

6 Panorama de Evolução Individual Com periodicidade anual, a PNAD nos permite monitorar a evolução de diversos indicadores individuais, sob as óticas rural e urbana. Analisamos em detalhe os microempresários formados por trabalhadores conta-própria e empregadores com até 5 empregados. O panorama permite analisar uma série de indicadores, tais como renda individual, desigualdade e acesso à ativos de produção ou consumo desde o início da década de 90. Cada uma dessas variáveis pode ser analisada para o conjunto geral da população ou por subgrupos abertos: i) características sócio-demográficas, como: sexo, idade, anos de estudo, raça e posição na família; ii) características do produtor, como: posição na ocupação, contribuição previdenciária, educação e acesso a ativos digitais; iii) características do consumidor, como: acesso a bens de consumo e serviços; e iv) atributos espaciais. Como: local de moradia, área (metropolitana, urbana não metropolitana e rural), estados, e de forma inovadora, capitais e periferias.

7 Panorama do Produtor Rural A PNAD nos permite também analisar em maior detalhe os empreendedores na área rural e de grupamentos agrícolas do país, com perguntas como associativismo, tipo de tarefas, estabelecimentos, entre outras. No panorama disponível no site da pesquisa podemos, por exemplo, analisar cada uma dessas informações nas diferentes áreas (exploramos em detalhes a divisão Nordeste e Sudeste). Variáveis específicas dos produtores rurais podem ser analisadas para o conjunto geral de microempresários ou por subgrupos abertos: i. características sóciodemográficas, como: sexo, idade, anos de estudo, raça e posição na família; ii. características do produtor, como: posição na ocupação, contribuição previdenciária, educação e acesso a ativos digitais; iii. características do consumidor, como: acesso a bens de consumo e serviços; e iv. atributos espaciais. Como: local de moradia, área (metropolitana, urbana não metropolitana e rural), estados, e de forma inovadora, capitais e periferias.

8 Panorama de Renda e Pobreza Com periodicidade anual, a PNAD nos permite monitorar a evolução detalhada da renda entre os microempresários. Damos destaque aqui às mudanças recentes em termos de pobreza, desigualdade e classes econômicas. Todos os indicadores podem ser analisados para o conjunto geral de microempresários ou por subgrupos abertos: i) características sócio-demográficas, como: sexo, idade, anos de estudo, raça e posição na família; ii) características do produtor, como: posição na ocupação, contribuição previdenciária, educação e acesso a ativos digitais; iii) características do consumidor, como: acesso a bens de consumo e serviços; e iv) atributos espaciais como: local de moradia, área (metropolitana, urbana não metropolitana e rural), estados, e de forma inovadora, capitais e periferias.

9 Panorama de Decomposição da Renda (Rural e Urbana) em Diferentes Fontes A página da pesquisa na internet disponibiliza um banco de dados interativo que permite a cada um, decompor e analisar os níveis e as mudanças de diferentes fontes de renda no campo e na área urbana, desde uma perspectiva própria. Com informações disponíveis para diferentes classes econômicas desde 1992, é possível analisar o crescimento da renda desagregada dos microempresários por atributos sóciodemográficos, espaciais e aspectos do consumidor e do produtor. Basta escolher ano, grupo e corte regional e classe econômica para gerar tabelas e gráficos de forma interativa e amigável.

10 Panorama de Despesas com Crédito A POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares) é realizada a cada 6-7 anos pelo IBGE. Além das informações referentes à estrutura orçamentária, a POF investiga ainda várias características particulares dos domicílios e de seus indivíduos, como idade, nível de escolaridade e outras informações detalhadas sobre as condições de vida. O Panorama construído a partir de POF é um banco de dados interativo que permite avaliar a renda e despesa média com empréstimos em termos mensais. Dada riqueza de informações e cruzamento possíveis, disponibilizamos no site da pesquisa um panorama regional, onde podemos analisar o perfil dos microempresários e as necessidades especificas de cada lugar. Essas informações estão disponíveis para a população total e diferentes grupos de renda que vão desde as classes econômicas ate os grupos de renda mais baixa, calculados por diferentes conceitos. Dentre os cruzamentos possíveis destacamos, i) Características Demográficas como sexo, escolaridade, raça, posição na família, idade, ii) Características Sócio- Econômicas como posição na ocupação, classe econômica, contribui para previdência pública, posse de ativos financeiros, iii. Características Espaciais, iv) Avaliação de Condição de Vida como renda familiar, quantidade e tipo de alimento consumido, acesso a serviços, condições de moradia, e problemas locais.

11 Descrição das Bases de Dados e Técnicas Base do Programa Agroamigo O Agroamigo tem por base a forte atuação e presença local do assessor de microcrédito e sua capacidade de avaliação do cliente, considerando intenções e potencialidades que resultam na elaboração de propostas de crédito adequadas às necessidades de cada cliente. O programa destina-se a agricultores familiares enquadrados no PRONAF Grupo B que exploram parcela de terra na condição de proprietários, posseiros, arrendatários ou parceiros; que residam na propriedade rural ou em local próximo; obtenham no mínimo 30% de renda familiar da exploração agropecuária ou não agropecuária do estabelecimento; tenham o trabalho familiar como base na exploração do estabelecimento; e possuam renda bruta anual de até R$ 6.000,00. Tendo início em 2005, o Programa está presente em 160 unidades do Banco, atendendo a municípios do Nordeste brasileiro e Norte de Minas Gerais. Além da confiabilidade das informações, a principal vantagem de utilizar esta base de dados é a riqueza de variáveis disponíveis, acerca dos clientes tomadores de crédito e a possibilidade de compará-los ao longo do tempo. Com o universo de 73,5 mil clientes, além de informações sobre de desempenho financeiro (como lucro, receita, custos, etc...), a pesquisa disponibiliza uma série de outras estatísticas sobre os clientes e seus negócios, tais como Acesso a assistência, localização, Tipo de dedicação, infraestrutura disponível, acesso a ativos, bancarização, acesso a programas governamentais, Programas de Assistência e Associativismo, Técnicas empregadas na produção, formalização, entre outras. Censo Agropecuário No Censo agropecuário a unidade investigada é o estabelecimento agropecuário, enquanto unidades produtivas, diferentes das pesquisas domiciliares onde a investigação está centrada no domicilio (PNAD) e na unidade de orçamento (POF). No Brasil, como a maioria das atividades de produção agropecuárias está no setor das famílias, existe uma boa relação entre o domicílio (família) e o estabelecimento agropecuário e, sendo assim, é razoável estabelecermos uma relação direta, embora um estabelecimento possa ter mais de um domicílio ou família relacionada e um domicilio mais de um estabelecimento.

12 A dificuldade de tratar o estabelecimento agropecuário apenas como unidade produtiva ou negócio está no fato de que as finanças são de difícil separação entre a origem e o destino, ou seja, o que é gerado e apropriado do negócio daquilo que é exclusivamente da família. Neste caso as despesas e as receitas se misturam, e não se sabe se os gastos com luz, gasolina, água, dentre outros são do estabelecimento ou da família. Da mesma forma as receitas independentes da sua origem, se da família ou do próprio estabelecimento, tem destino diversos, o que chamamos de rendimento misto. Esta é uma dificuldade em se estudar e se fazer uma análise enquanto negócio destes tipos de estabelecimentos agropecuários chamados de agricultura familiar. Neste caso, devemos olhar não apenas para o negócio, mas para a capacidade de pagamento e alavancagem tomando a ótica da família, isto é, olhando para os diferentes tipos de ativos que fazem o produtor, a sua família e o seu negócio prosperarem. O Censo Agropecuário adotou o conceito de agricultura familiar conforme a Lei de 24 de julho de 2006 (IBGE 2009b) possibilitando enquadramento do estabelecimento agropecuário segundo critérios legalmente estabelecidos a partir das variáveis coletadas como área e de aspectos da produção agrícola e renda familiar, utilizando o método de exclusão sucessivas e complementares, ou seja, para o estabelecimento ser classificado como de agricultura familiar precisava atender simultaneamente a todas as condições estabelecidas. No entanto, a elaboração do questionário do censo agropecuário é anterior ao sancionamento da Lei e, portanto, a delimitação do público da agricultura familiar pelo IBGE seguiu os procedimentos metodológicos procurando se enquadrar; Da mesma forma com que fez com a Lei , procurando enquadrar o estabelecimento de acordo com as características que atendem esse segmento, o Censo Agropecuário também construiu um algoritmo com inúmeras variáveis procurando enquadrar o estabelecimento agropecuário segundo as características dos beneficiários de acordo com a Declaração de Aptidão ao Programa (DAP). Censo demográfico O Censo Demográfico é a mais complexa operação estatística realizada por um país, quando são investigadas as características de toda a população e dos domicílios do Território Nacional. É uma pesquisa domiciliar que ocorre de 10 em 10 anos, e procura entrevistar 10% da população brasileira em todo o território nacional. O desenho

13 amostral adotado compreende a seleção sistemática e com eqüiprobabilidade, dentro de cada setor censitário, de uma amostra dos domicílios particulares e das famílias ou componentes de grupos conviventes recenseados em domicílios coletivos, com fração amostral constante para setores de um mesmo município. O Censo 2010 compreendeu um levantamento minucioso de todos os domicílios do país, visitando 67,6 milhões de domicílios nos municípios brasileiros para colher informações sobre quem somos, quanto somos, onde estamos e como vivemos. A coleta do Censo Demográfico 2010 foi realizada no período de 1º de agosto a 30 de outubro de A pesquisa concernente aos domicílios permite traçar um perfil as tendências de longo prazo da população e da renda. Detalha características pessoais e ocupacionais de todos os membros dos domicílios e dispõe de informações detalhadas sobre fontes de renda, acesso a moradia, serviços públicos e bens duráveis, entre outros. Por pesquisarem todos os domicílios do país, constituem a única fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios e em seus recortes territoriais internos - distritos, subdistritos, bairros e classificação de acordo com a localização dos domicílios em áreas urbanas ou rurais. No último Censo, foram utilizados os dois tipos de questionário padrões (Questionário Básico e Questionário da Amostra). Além da maior abertura geográfica, outra inovação apresentada pelo último censo é o detalhamento inédito de aspectos importantes da infraestrutura urbana, com destaque para duas importantes dimensões - a circulação e o meio ambiente. Esta base é relevante em nosso projeto com a virtude de captar a operação da economia informal, o que é particularmente relevante para a análise em questão. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é coletada anualmente pelo IBGE desde Abrange todo o Brasil, com a exceção das áreas rurais de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá, e só não é realizada nos anos do censo demográfico, como 1980, 1991 e 2000, para evitar sobreposição de dados. A partir de 1992, a Pnad foi reformulada, o questionário foi aumentado e foram realizadas mudanças conceituais, cujos impactos ainda não foram completamente definidos.

14 A Pnad tem uma amostra probabilística de cerca de 100 mil famílias e contém informações sobre diversas características demográficas e socioeconômicas da população. Especificamente: características dos domicílios: localização, tipo e estrutura do domicílio, número de cômodos e dormitórios, condição de ocupação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, destino do lixo, iluminação elétrica, bens duráveis; características dos indivíduos: sexo, idade, religião, cor, raça, nacionalidade e naturalidade; características das famílias: composição da família e relação de parentesco; características educacionais: alfabetização, escolaridade e nível de instrução, espécie de cursos; características da mão-de-obra: ocupação, posição na ocupação, ramo de atividade, carteira de trabalho, horas trabalhadas, rendimento, contribuição previdenciária, procura de emprego e trabalho anterior. Sua periodicidade anual nos permite monitorar a evolução detalhada da renda e de outras características individuais e familiares dos microempresários. Damos destaque aqui às mudanças recentes em termos trabalhistas, educacionais, de pobreza e desigualdade, além de um destaque maior à ascensão de classes econômicas. Descrição da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) O objetivo principal da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) é a atualização da cesta básica de consumo e obtenção de novas estruturas de ponderação para os índices de preços. Esses dados podem ser utilizados também para traçar perfis de consumo das famílias pesquisadas e atender a diversos interesses relacionados às áreas de estudos de empresas privadas e de planejamento de políticas públicas. A interação das análises das dimensões públicas e privadas é uma vantagem comparativa da POF. A primeira POF realizada pelo IBGE ocorreu em e possui a mesma abrangência geográfica da pesquisa realizada em , que compreendeu as Regiões Metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Distrito Federal e Município de Goiânia. Em 1996 contou com uma amostra de domicílios, onde foram obtidas as informações das despesas realizadas durante distintos períodos de referência (sete,

15 trinta, noventa dias ou seis meses), cujas informações foram coletadas de outubro de 1995 a setembro de Em 2003, o IBGE voltou a campo e coletou informações de domicílios. Além da realização da pesquisa em todo território nacional, esta nova POF, apresentou diferenças importantes em relação às anteriores, como a inclusão de aquisições nãomonetárias e opiniões das famílias sobre qualidade de vida. Por fim, foi realizada nova pesquisa em 2008 com a mesma abrangência geográfica da anterior, mas com uma série de informações novas, como por exemplo, um questionário especifico e detalhado sobre condições de vida, além de outras tantas que podem ser medidas com bases em seus 7 instrumentos de coleta de informações (Questionário de Características do Domicílio e dos Moradores, Caderneta de Aquisição Coletiva, Questionário de Aquisição Individual, Questionário de Trabalho e Rendimento Individual, Avaliação das Condições de Vida, Bloco de Consumo Alimentar Pessoal). Especificamente, o objetivo do uso da POF no presente estudo é de traçar as características e o perfil de despesas individual e familiar, complementando a análise da pessoa física dos negociantes. Investigamos com aspectos da demanda de bens e serviços relacionados, como acesso a crédito e dos diferentes produtos de seguro (incluindo acesso, total de gasto), além de percepções subjetivas sobre diversos aspectos da vida dos indivíduos.

Fontes de dados sobre saúde IBGE

Fontes de dados sobre saúde IBGE Fontes de dados sobre saúde IBGE Novembro de 2005 Diretoria de Pesquisas Coordenação de Contas Nacionais Fontes de dados sobre saúde - IBGE Equipe técnica: Andréa Bastos da S. Guimarães (coordenação) Ana

Leia mais

Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF

Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF Histórico: Endef 1974-1975. Objetivos Principais: 1) determinação e a atualização das estruturas de ponderação dos dois principais índices de preços do IBGE INPC

Leia mais

ANEXOS ANEXO I: DESCRIÇÃO DA ANÁLISE EMPÍRICA 1. Bases de dados 2. Técnicas utilizadas 3. Apresentação dos resultados

ANEXOS ANEXO I: DESCRIÇÃO DA ANÁLISE EMPÍRICA 1. Bases de dados 2. Técnicas utilizadas 3. Apresentação dos resultados 159 ANEXOS ANEXO I: DESCRIÇÃO DA ANÁLISE EMPÍRICA 1. Bases de dados 2. Técnicas utilizadas 3. Apresentação dos resultados ANEXO II: PNAD E A COBERTURA DE ESGOTO ANEXO III: POF: COBERTURA, QUALIDADE E DESPESAS

Leia mais

3 Base de Dados. 3.1 Descrição

3 Base de Dados. 3.1 Descrição 19 3 Base de Dados A base de dados utilizada no presente estudo foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Esta pesquisa

Leia mais

ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE

ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE ESTATÍSTICAS SOBRE O USO DAS TIC NO BRASIL: A EXPERIÊNCIA DO IBGE Tercer Taller Regional sobre la medición de la Sociedad de la Información Roberto Neves Sant Anna IBGE Diretoria de Pesquisas Cidade do

Leia mais

Pesquisa de Orçamentos Familiar

Pesquisa de Orçamentos Familiar Pesquisa de Orçamentos Familiar IBGE Daniel Lourenço Silva Lélio Lima Prado Lívia Duarte Laboratório de economia da UFJF Introdução A pesquisa de Orçamentos Familiares é uma pesquisa domiciliar que tem

Leia mais

ANUÁRIO DO TRABALHO. e 2 O O 7

ANUÁRIO DO TRABALHO. e 2 O O 7 ANUÁRIO DO TRABALHO namicro e Pequena Empresa 2 O O 7 SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Presidente do Conselho Deliberativo Nacional Adelmir Santana Diretor-Presidente Paulo

Leia mais

Map of Brazilian Microdata Bases

Map of Brazilian Microdata Bases Main Topics: Map of Brazilian Microdata Bases Household Surveys Microdata IBGE PNAD (100,000 housedholds per year) Annual Cross-section 1976-2015 (ended) Incomes, Labor, Education, Housing, Public Services,

Leia mais

DATA ZOOM: PORTAL DE FERRAMENTAS DE ACESSO A MICRODADOS

DATA ZOOM: PORTAL DE FERRAMENTAS DE ACESSO A MICRODADOS DATA ZOOM: PORTAL DE FERRAMENTAS DE ACESSO A MICRODADOS Aluno: Clinton Justino Mallet Orientador: Gustavo Gonzaga Introdução O acesso aos microdados das pesquisas domiciliares brasileiras pode ser feito

Leia mais

Características. Em 2014, foram visitados 151 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Abrangência nacional

Características. Em 2014, foram visitados 151 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Abrangência nacional Rio de Janeiro, 13/11/2015 Abrangência nacional Características Temas investigados no questionário básico Características gerais dos moradores Educação Migração Trabalho e rendimento Trabalho infantil

Leia mais

Número 13. Pnad Primeiras Análises. Saneamento Básico Habitação. Volume 5

Número 13. Pnad Primeiras Análises. Saneamento Básico Habitação. Volume 5 Número 13 Pnad 2007 Primeiras Análises Saneamento Básico Habitação Volume 5 21 de outubro de 2008 1 2 3 1 4 Total e percentual de moradores em domicílios particulares permanentes com abastecimento de água,

Leia mais

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS 1 ELABORAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS Ernesto Friedrich de Lima Amaral 18 de março de 2009 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia Departamento de Sociologia e Antropologia

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2017 JOB0114 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A PERCEPÇÃO DA HONESTIDADE

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A PERCEPÇÃO DA HONESTIDADE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A PERCEPÇÃO DA HONESTIDADE DEZEMBRO DE 2016 JOB1713 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é captar a percepção da honestidade

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE SATISFAÇÃO COM A DEMOCRACIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE SATISFAÇÃO COM A DEMOCRACIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE SATISFAÇÃO COM A DEMOCRACIA SETEMBRO DE 2015 JOB1250 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é monitorar a satisfação com

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2009 Secretaria de Política Econômica 1 Setembro de 2010 REDUÇÃO DA POBREZA E REDISTRIBUIÇÃO DA RENDA 2 50% 45% 40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0% Ministério

Leia mais

Fontes de Dados de Indicadores Sociais

Fontes de Dados de Indicadores Sociais 1 Fontes de Dados de Indicadores Sociais Ernesto F. L. Amaral 05 de novembro de 2009 www.ernestoamaral.com/met20092.html Fonte: Jannuzzi, Paulo de Martino. Indicadores sociais no Brasil: conceitos, fontes

Leia mais

INDICADORES SOCIAIS (AULA 2)

INDICADORES SOCIAIS (AULA 2) 1 INDICADORES SOCIAIS (AULA 2) Ernesto Friedrich de Lima Amaral Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia ESTRUTURA DO CURSO 2 1. Conceitos básicos relacionados a indicadores

Leia mais

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD)

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) IBGE (parte 1) Gustavo Leal Universidade Federal de Juiz de Fora Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 10 Introdução O

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2016 JOB1681 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CRISE ECONÔMICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CRISE ECONÔMICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A CRISE ECONÔMICA ABRIL DE 2015 JOB0508 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é avaliar qual a impressão que a população

Leia mais

Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor SNIPC

Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor SNIPC Diretoria de Pesquisas Coordenação de Índices de Preços - COINP Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor SNIPC Junho de 2018 Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor Objetivo Acompanhar

Leia mais

TRABALHO ASSALARIADO NA AGRICULTURA NORDESTINA NO PERÍODO

TRABALHO ASSALARIADO NA AGRICULTURA NORDESTINA NO PERÍODO TRABALHO ASSALARIADO NA AGRICULTURA NORDESTINA NO PERÍODO 2001-08 No período 2001-08, o total de pessoas ocupadas na agricultura nordestina apresentou um quadro de relativa estabilidade. No entanto, houve

Leia mais

Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra

Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra DPE DIRETORIA DE PESQUISAS COREN COORDENAÇÃO DE TRABALHO E RENDIMENTO Aspectos metodológicos de pesquisas domiciliares por amostra 06/05/11 Censo x pesquisas por amostra Censo: investiga todos os elementos

Leia mais

Características Em 2013, foram visitados 149 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas.

Características Em 2013, foram visitados 149 mil domicílios e entrevistadas 363 mil pessoas. Rio de Janeiro, 18/09/2014 1 Abrangência nacional Temas investigados: Características Características gerais dos moradores Educação Migração Trabalho e rendimento Trabalho infantil Fecundidade Características

Leia mais

Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação

Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação Martin Handford, Where s Wally? População, Espaço e Ambiente Abordagens Espaciais em Estudos de População: Métodos Analíticos e Técnicas de Representação 1. Fontes de Dados Demográficos e SocioEconômicos

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS OUTUBRO DE 2015 JOB1398 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é levantar a percepção da população sobre

Leia mais

Empoderando vidas. Fortalecendo nações.

Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Empoderando vidas. Fortalecendo nações. INTRODUÇÃO O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é baseado exclusivamente nos Censos Demográficos, realizados de 10 em 10 anos, pelo Instituto Brasileiro de

Leia mais

Indicadores de Mercado de Trabalho

Indicadores de Mercado de Trabalho Indicadores de Mercado de Trabalho Fontes de informação IBGE DIEESE IPARDES MTE Que tipo de informação essas instituições produzem? Registros Administrativos Pesquisas domiciliares Registros Administrativos

Leia mais

CENSO Demográ co IBGE. Elaboração ECONS. Abril Apresentado por: Ana Djéssika. UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 19

CENSO Demográ co IBGE. Elaboração ECONS. Abril Apresentado por: Ana Djéssika. UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 19 CENSO Demográ co IBGE Elaboração ECONS Apresentado por: Ana Djéssika Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia 23/04 1 / 19 Objetivo Pesquisa domiciliar mais abrangente, coleta informações

Leia mais

Nota Técnica Principais diferenças metodológicas entre as pesquisas PME, PNAD e PNAD Contínua

Nota Técnica Principais diferenças metodológicas entre as pesquisas PME, PNAD e PNAD Contínua Nota Técnica Principais diferenças metodológicas entre as pesquisas PME, PNAD e PNAD Contínua Introdução No âmbito do Projeto de Reformulação das Pesquisas Domiciliares Amostrais do IBGE, está em fase

Leia mais

IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação

IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação IBGE divulga a Síntese de Indicadores Sociais 2018 Publicação traz dados sobre trabalho, rendimento, condições de moradia, pobreza e educação Mulheres, jovens, pretos e pardos têm maiores taxas de desocupação;

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE EXPECTATIVAS PARA 2016

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE EXPECTATIVAS PARA 2016 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE EXPECTATIVAS PARA 2016 JANEIRO DE 2016 JOB1686 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO O objetivo desse projeto é identificar as expectativas da população para o

Leia mais

cesop OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. 12, nº 2, Novembro, 2006, Encarte Tendências. p

cesop OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol. 12, nº 2, Novembro, 2006, Encarte Tendências. p cesop OPINIÃO PÚBLICA, Campinas, Vol., nº, Novembro, 00, Encarte Tendências. p. - Este Encarte Tendências tem como tema principal a imagem atual dos partidos para o eleitorado brasileiro. Especificamente,

Leia mais

PESQUISA SOCIOLÓGICA SÃO LUIS MA

PESQUISA SOCIOLÓGICA SÃO LUIS MA PESQUISA SOCIOLÓGICA SÃO LUIS MA Pesquisa realizada pelo Projeto Brasil 21 Coordenador de Pesquisa Brasil 21: Pr. Luis André Bruneto Oliveira Prof. Omar Neto Fernandes Barros Localização da cidade INTRODUÇÃO

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE NATALIDADE

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE NATALIDADE PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE NATALIDADE MARÇO DE 2018 JOB0288 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O objetivo principal da pesquisa é medir a intenção da população sobre gestação e adoção.

Leia mais

O Retorno da Educaçã. ção no Mercado de Trabalho

O Retorno da Educaçã. ção no Mercado de Trabalho O Retorno da Educaçã ção no Mercado de Trabalho Coordenador: Marcelo Cortes Neri Centro de Políticas Sociais do IBRE/FGV e da EPGE/FGV mcneri@fgv.br 1 Ranking - Município do Rio de Janeiro* Salário 1..Direito

Leia mais

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio última atualização da pesquisa: 2011 1 2 CARACTERÍSTICAS DOS DOMICÍLIOS 3 ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS EVOLUÇÃO DO PERCENTUAL

Leia mais

Rio de Janeiro, 13/052016

Rio de Janeiro, 13/052016 Rio de Janeiro, 13/052016 1 As Pesquisas Domiciliares do IBGE PNAD PME ECINF No Contexto do Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares PNAD Contínua PNS POF Séries históricas Pesquisa Nacional por Amostra

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO FEVEREIRO DE 2017 JOB0086 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O estudo tem como objetivo levantar a opinião dos brasileiros sobre

Leia mais

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017

Rio de Janeiro, 18/05/2017. Mercado de Trabalho Brasileiro 1º trimestre de 2017 1 Rio de Janeiro, 18/05/2017 Mercado de Trabalho Brasileiro estre de 2017 O B J P R I N C I P A L Produzir informações contínuas PNAD Contínua Produzir informações anuais E T I sobre a inserção da população

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO FEVEREIRO DE 2017 JOB0086 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O estudo tem como objetivo levantar a opinião dos brasileiros sobre

Leia mais

Pesquisa de Orçamentos Familiares

Pesquisa de Orçamentos Familiares Pesquisa de Orçamentos Familiares IBGE (parte 2) Daniel Lourenço Silva, Lélio Lima Prado e Lívia Duarte Universidade Federal de Juiz de Fora Abril 2012 UFJF (Institute) ECONS - Laboratório de Economia

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL JANEIRO DE 2019 JOB0008

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL JANEIRO DE 2019 JOB0008 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL JANEIRO DE 2019 JOB0008 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é monitorar a avaliação da administração

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL FEVEREIRO DE 2019 JOB0154

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL FEVEREIRO DE 2019 JOB0154 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL FEVEREIRO DE 2019 JOB0154 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é monitorar a avaliação da

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE REFORMA DA PREVIDÊNCIA FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar o conhecimento e percepção

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS NOVEMBRO/ DEZEMBRO DE 2013 JOB2726-13 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento

Leia mais

Pesquisa Mensal de Emprego - PME

Pesquisa Mensal de Emprego - PME Pesquisa Mensal de Emprego - PME Dia Internacional da Mulher 08 de março de 2010 MULHER NO MERCADO DE TRABALHO: PERGUNTAS E RESPOSTAS A Pesquisa Mensal de Emprego PME, implantada em 1980, produz indicadores

Leia mais

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados

Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Censo Demográfico de 2010 Primeiros resultados População e Domicílios recenseados Eduardo Pereira Nunes Presidente do IBGE Eduardo.nunes@ibge.gov.br Data 9/12/2010 A DPA do Brasil e sua Dinâmica 70 anos

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA BRASIL JUNHO DE 2015 JOB0744

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA BRASIL JUNHO DE 2015 JOB0744 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA JUNHO DE 2015 JOB0744 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O objetivo principal é levantar a intenção de voto para as próximas eleições para presidente. Brasil.

Leia mais

Ind010103RM - Proporção de idosos na população, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador

Ind010103RM - Proporção de idosos na população, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Indicador Proporção de idosos na população Descrição Percentual de pessoas com 60 e mais anos de idade, na população total residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado. Fonte Pesquisa

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS MAIO DE 2015 JOB0635 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é levantar opiniões relacionadas

Leia mais

Censo - Introdução e Metodologia. Zilda Pereira da Silva

Censo - Introdução e Metodologia. Zilda Pereira da Silva Censo - Introdução e Metodologia Zilda Pereira da Silva Uso de dados de população na Saúde Pública Em estudos de natureza demográfica, epidemiológica ou de planejamento em Saúde Pública há necessidade

Leia mais

Ind010311RM - Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e

Ind010311RM - Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e Ind0311RM Proporção da população servida por coleta de lixo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população servida por coleta de lixo. Descrição Proporção (%) da

Leia mais

ROTATIVIDADE NO MERCADO DE TRABALHO E INCENTIVOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA

ROTATIVIDADE NO MERCADO DE TRABALHO E INCENTIVOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA ROTATIVIDADE NO MERCADO DE TRABALHO E INCENTIVOS DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA Aluno: Henrique Rodrigues da Mota Orientador: Gustavo Gonzaga Introdução Um dos pontos de preocupação do Brasil na atualidade

Leia mais

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira.

Geografia. Demografia do Brasil. Professor Thomás Teixeira. Geografia Demografia do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX DEMOGRAFIA BRASILEIRA DEMOGRAFIA BRASILEIRA População estimada [2018] 208.494.900 pessoas Homem

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2015 JOB1601 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

ANEXOS: Indice I Análise Empírica II Panoramas e Análise Bivariada III Simuladores e Análise Multivariada

ANEXOS: Indice I Análise Empírica II Panoramas e Análise Bivariada III Simuladores e Análise Multivariada ANEXOS: Indice I Análise Empírica II Panoramas e Análise Bivariada III Simuladores e Análise Multivariada 142 Anexo I Descrição da Análise Empírica Bases de dados A pesquisa consiste no processamento,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL MARÇO DE 2019 JOB0333

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL BRASIL MARÇO DE 2019 JOB0333 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE AVALIAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL MARÇO DE 2019 JOB0333 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O principal objetivo desse projeto é monitorar a avaliação da administração

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PARTIDOS POLÍTICOS EIROS FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é mensurar o conhecimento e percepção

Leia mais

Pesquisa Nacional. Paraná Pesquisas Pesquisa Nacional Maio de 2018

Pesquisa Nacional. Paraná Pesquisas Pesquisa Nacional Maio de 2018 Pesquisa Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) M etodologia Metodologia Curitiba, 21 de Maio de 2018 3 Objetivos: Avaliar a percepção

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 Metodologia Pesquisa de Opinião Pública Nacional Dezembro de

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

Ipeadata. Curso de Economia para Jornalistas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Ipeadata. Curso de Economia para Jornalistas. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Ipeadata Curso de Economia para Jornalistas Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada URL Ipeadata http://www.ipeadata.gov.br/ Fontes de dados históricos http://www.memoria.nemesis.org.br/ Referências http://www.nemesis.org.br/

Leia mais

Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil

Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil Trabalho Infantil e Trabalho Infantil Doméstico no Brasil Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil FNPETI E Realização Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Leia mais

Brasil Sem Miséria RURAL

Brasil Sem Miséria RURAL Brasil Sem Miséria RURAL O desafio de acabar com a miséria Nos últimos anos, 28 milhões de brasileiros superaram a pobreza; Apesar disso, ainda há 16 milhões de pessoas extremamente pobres no Brasil; Para

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO JULHO DE 2014 JOB1107 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é a percepção da população sobre a Copa

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

Salário Mínimo: trajetória recente

Salário Mínimo: trajetória recente Salário Mínimo: trajetória recente Elevação do SM: conquista das Centrais Sindicais aumentos expressivos em 2005, 2006 e 2007 e política de valorização a partir de 2008 (lei em 2011) Contrariamente à visão

Leia mais

Empoderando vidas. Fortalecendo nações.

Empoderando vidas. Fortalecendo nações. Empoderando vidas. Fortalecendo nações. INTRODUÇÃO O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil baseia-se exclusivamente nos Censos Demográficos, realizados de 10 em 10 anos, pelo Instituto Brasileiro de

Leia mais

Diagnóstico da Evolução dos Indicadores Sociais em Curitiba

Diagnóstico da Evolução dos Indicadores Sociais em Curitiba Diagnóstico da Evolução dos Indicadores Sociais em Curitiba www.fgv.br/cps/vulnerabilidade Evolução da Pobreza Pobreza: dois ciclos 1996 a 2003 sobe de 4,04% para 10,05%. Depois cai para 3,64% em 2009.

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS JANEIRO DE 2018 JOB1144 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Este estudo tem por objetivo geral levantar o sentimento do consumidor em

Leia mais

Informações demográficas e socioeconômicas do Rio Grande do Sul

Informações demográficas e socioeconômicas do Rio Grande do Sul Outubro de 2009 Informações demográficas e socioeconômicas do Rio Grande do Sul Resumo Segundo uma análise geral dos indicadores gaúchos de 2008 é possível ver que o RS está muito bem em questões como

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS BRASIL DEZEMBRO DE 2018 JOB1155

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS BRASIL DEZEMBRO DE 2018 JOB1155 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS DEZEMBRO DE 2018 JOB1155 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013

OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013 NOTA CONJUNTURAL FORMALIZAÇÃO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS no Estado do Rio de Janeiro OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, FEVEREIRO DE 2013 20 2013 PANORAMA GERAL No Brasil,

Leia mais

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados

CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA. Aspectos metodológicos e alguns resultados CENSO AGROPECUÁRIO 2006: AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA Aspectos metodológicos e alguns resultados CAIO GALVÃO DE FRANÇA 21 de março de 2013 CODES-IPEA, Brasília - DF Censo 2006 Agricultura Familiar

Leia mais

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE

OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE OBSERVATÓRIO DO TRABALHO DO RIO GRANDE DO NORTE Relatório 1: Informativo de Indicadores de Acompanhamento de Mercado de Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte Termo de Contrato Nº. 23/2008 Dezembro

Leia mais

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014

Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 2014 Diretoria de Pesquisas - DPE Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS Gerência de Indicadores Sociais - GEISO 17/12/2014 Indicadores Sociais Construção baseada em observações geralmente

Leia mais

DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL 2013: RESULTADOS PRELIMINARES NOTA TÉCNICA

DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL 2013: RESULTADOS PRELIMINARES NOTA TÉCNICA DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL 2013: RESULTADOS PRELIMINARES NOTA TÉCNICA Belo Horizonte 2015 GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS GOVERNADOR Fernando Damata Pimentel SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FAVORABILIDADE A ASSUNTOS ESPECÍFICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FAVORABILIDADE A ASSUNTOS ESPECÍFICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FAVORABILIDADE A ASSUNTOS ESPECÍFICOS FEVEREIRO DE 2018 JOB0104 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar o posicionamento

Leia mais

FORMALIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMALIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FORMALIZAÇÃO DOS EMPREENDEDORES NOTA TEMÁTICA Nº46 ABRIL 2017 NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PANORAMA GERAL No Brasil, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) de, 26,4 milhões de

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR- 02853/2018 para o cargo de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com /

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE VEGETARIANISMO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE VEGETARIANISMO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE VEGETARIANISMO ABRIL DE 2018 JOB0416 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O objetivo da pesquisa é entender percepções da população sobre vegetarianismo.

Leia mais

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil

Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Estatísticas sobre Analfabetismo no Brasil Audiência pública Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

Leia mais

Ind010203RM - Proporção (%) da população com RDPC menor que meio salário-mínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind010203RM - Proporção (%) da população com RDPC menor que meio salário-mínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind03RM Proporção (%) da população com RDPC menor que meio saláriomínimo, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população com RDPC menor que meio saláriomínimo Descrição

Leia mais

Déficit Habitacional 2007 e 2008: principais resultados para o Brasil e Minas Gerais

Déficit Habitacional 2007 e 2008: principais resultados para o Brasil e Minas Gerais Déficit Habitacional 2007 e 2008: principais resultados para o Brasil e Minas Gerais Autoras Raquel de Mattos Viana (Fundação João Pinheiro FJP, doutoranda em demografia pelo CEDEPLAR/UFMG) Adriana de

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Junho de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

Uma análise dos diferenciais salariais no Brasil

Uma análise dos diferenciais salariais no Brasil Uma análise dos diferenciais salariais no Brasil Ricardo Paes de Barros DIPES/IPEA Rosane Mendonça UFF/IPEA Gostaríamos de agradecer a toda a nossa equipe no IPEA pelo excelente trabalho de assistência

Leia mais

Diagnóstico Socioterritorial

Diagnóstico Socioterritorial Município: Porto Alegre / RS Apresentação Este Boletim de Diagnóstico Socioterritorial tem o objetivo de apresentar um conjunto básico de indicadores acerca de características demográficas, econômicas

Leia mais

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS

COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS COMPILAÇÃO DE INDICADORES SOCIAIS PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Última atualização: 2014 1 DOMICÍLIOS ACESSO A SERVIÇOS PÚBLICOS 2 Água EVOLUÇÃO DO PERCENTUAL DE DOMICÍLIOS COM ACESSO

Leia mais

Ind010309RM - Proporção da população servida por água, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade

Ind010309RM - Proporção da população servida por água, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Ind09RM Proporção da população servida por água, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Proporção da população servida por água Descrição Proporção (%) da população residente servida

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS ECONÔMICOS MAIO DE 2015 JOB1845-5 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA O estudo tem por objetivo geral levantar o sentimento do consumidor em relação

Leia mais

1. As proporções são calculadas desconsiderando os casos sem declaração e os não aplicáveis.

1. As proporções são calculadas desconsiderando os casos sem declaração e os não aplicáveis. Ind030202RM Distribuição de mulheres de 50 a 69 segundo tempo de realização da última mamografia, por ano, segundo região metropolitana e escolaridade Indicador Distribuição de mulheres de 50 a 69 segundo

Leia mais

MICROEMPREENDEDORES FORMAIS

MICROEMPREENDEDORES FORMAIS MICROEMPREENDEDORES FORMAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO: uma análise a partir da contribuição para Previdência NOTA CONJUNTURAL DO OBSERVATÓRIO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO

Leia mais

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense

Evolução recente da estrutura fundiária e. propriedade agrícola no Brasil. Marlon Gomes Ney. Universidade Estadual do Norte Fluminense Evolução recente da estrutura fundiária e propriedade agrícola no Brasil Marlon Gomes Ney Universidade Estadual do Norte Fluminense OBJETIVOS - Analisar a evolução recente da distribuição da posse da terra

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PREFERÊNCIA PARTIDÁRIA FEVEREIRO DE 2016 JOB0112 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é identificar a preferência partidária

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2016 JOB1266 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento da opinião pública

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FILIADOS A PARTIDOS POLÍTICOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FILIADOS A PARTIDOS POLÍTICOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE FILIADOS A PARTIDOS POLÍTICOS NOVEMBRO DE 2017 JOB1039 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é investigar se os brasileiros

Leia mais