AS REPRESENTAÇÕES E USOS DE PLANTAS MEDICINAIS EM HOMENS IDOSOS NO COTIDIANO.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS REPRESENTAÇÕES E USOS DE PLANTAS MEDICINAIS EM HOMENS IDOSOS NO COTIDIANO."

Transcrição

1 AS REPRESENTAÇÕES E USOS DE PLANTAS MEDICINAIS EM HOMENS IDOSOS NO COTIDIANO. Silvia Cristina da Silva Lima 1 ; Rogério Dias Renovato 2. 1 Estudante do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade Universitária de Dourados cristinajimu@hotmail.com 2 Professor do curso de Enfermagem da UEMS, Unidade Universitária de Dourados rrenovato@uol.com.br Área temática: Saúde Coletiva. Resumo A utilização das plantas medicinais como recurso terapêutico é bastante difundida em todo o mundo. As representações sobre as plantas medicinais parecem ancoradas na concepção de inocuidade, desconsiderando a potencialidade de reações adversas e até toxicidade. O uso de plantas medicinais em idosos tem elevada prevalência, como prática da automedicação. O objetivo dessa pesquisa foi conhecer e compreender as representações sobre o uso de plantas medicinais por homens idosos. Tratou-se de pesquisa qualitativa, cujos aportes teóricos foram as concepções de práticas de medicação de Peter Conrad, de representação, a partir de Stuart Hall, e de identidade proveniente do campo dos Estudos Culturais. Participaram desse estudo 12 homens idosos com idade média de 66 anos. A maioria eram aposentados e moravam com a esposa. Os resultados apontaram que para eles as plantas demoram mais para fazer efeito e só servem como auxílio à medicação prescrita. Em geral, possuem o hábito de cultivar as plantas medicinais em seus quintais, sendo o seu preparo, através de chá por decocção. Verificamos o consumo de plantas medicinais entre os idosos e que o seu uso é feito concomitantemente com os medicamentos industrializados, sendo utilizadas para tratar desordens menores, como gripes e resfriados. Palavras-chave: Fitoterápicos. Saúde do Homem. Saúde do Idoso. Introdução A utilização das plantas medicinais como recurso terapêutico é bastante difundida em todo o mundo. Em pesquisa realizada por Veiga Junior (2008), a prevalência de utilização de plantas medicinais alcançou 97,7%. Mesmo com a disponibilidade de medicamentos alopáticos, a terapêutica com plantas medicinais foi a principal forma de tratamento em 63%

2 dos entrevistados, e o conhecimento das indicações terapêuticas se centralizava nas pessoas idosas. Ao contrário dos medicamentos alopáticos, cujos significados sobre seu uso apresentam caráter ambivalente, ora relacionados à sua eficácia, às suas qualidades curativas intrínsecas, ora relacionados às experiências negativas decorrentes das reações adversas, as representações sobre as plantas medicinais parecem ancoradas na concepção de inocuidade. Todavia, as plantas medicinais comumente consumidas pela população podem apresentar efeitos colaterais, e muitas delas ter seu uso desaconselhado para gestantes. O uso de plantas medicinais em idosos foi verificado por Silva et al (2008), sendo as plantas mais utilizadas Capim Santo (Cymbopogan citratus (DC.) Stapf.), hortelã-da-folhamiúda (Mentha x villosa Huds) e erva- cidreira (Lippia alba (Mill.) N.E Br.). Em outro estudo, o emprego de plantas medicinais em situação de automedicação foi verificado em 47,4% dos idosos (CASCAES et al, 2008). Assim, é possível constatar o uso de plantas medicinais em idosos, como prática terapêutica contemporânea, associada ou não ao uso de medicamentos alopáticos ocidentais, cujo fenômeno pode estar associado ás estratégias de resistência à biomedicina, ou simplesmente tem a finalidade de complementar a terapêutica medicamentosa prescrita. Este estudo teve como objetivo principal conhecer e compreender as representações e o uso de plantas medicinais por homens idosos no cotidiano, bem como verificar como se articulam os usos de medicamentos alopáticos ocidentais com os usos das plantas medicinais por homens idosos. Além disso, procuramos conhecer os modos de preparo das plantas medicinais e onde adquirem esses objetos terapêuticos. Material e Métodos Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, cujos aportes teóricos têm como arcabouço as concepções de práticas de medicação de Peter Conrad (1985), de representação, a partir de Stuart Hall (1997), e de identidade proveniente do campo dos Estudos Culturais (GUARESCHI, BRUSCHI, 2003). Os sujeitos desse estudo foram homens com idade igual ou superior a 60 anos assistidos em equipes Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Dourados, MS, fazendo uso de 4 ou mais medicamentos. A amostra foi de cunho qualitativo, sendo entrevistados 12 homens. As ESFs selecionadas foram as dos bairros: Parque do Lago II, Cuiabazinho, Vila Hilda, Ouro Verde e Parque das Nações I.

3 Foi utilizada a entrevista-narrativa, que contém as seguintes etapas: a fase de preparação, a iniciação, a narração central, a fase de perguntas, e a fala conclusiva (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008). As entrevistas foram gravadas e transcritas. Para a análise das narrativas, aproximanos da Teoria do Discurso de Michel Foucault (2005). O presente projeto foi enviado ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFMS e teve a sua aprovação, de acordo com o protocolo nº1625. Cada idoso recebeu um código como E.1. E.2, a fim de preservar seu anonimato. Resultados e Discussão A idade média dos participantes foi de 66 anos. A menor idade encontrada foi de 60 anos e a maior de 91 anos. A maioria eram aposentados, e moravam com a esposa. Todos possuíam o ensino fundamental incompleto. Quanto à profissão, seis eram motoristas, quatro lavradores e um foi mecânico de automóveis. Dentre os medicamentos utilizados pelos homens idosos, estão: captopril, propranolol, hidroclorotiazida, losartam, enalapril, nifedipina, ácido acetilsalicílico, metformina, atenolol, anlodipina, digoxina, furosemida, atropina, espironolactona, sinvastatina, budesonida, formoterol, salbutanol, aminofilina, prednisona, glibenclamida, betaistina, amantadina. Já as plantas utilizadas entre os entrevistados foram: guaco, flor de laranja de lima, jateicaá, carqueja, cancro branco, gervão, cancro rosa, guampa de boi, cabreúva, erva cidreira, baquinho, folha de pitanga, boldo e folha de coco, jurubeba, folha de goiaba, cavalinha, fedegoso, rubim, poejo, pau azul, guavira, serigoela, graviola, sabugueiro, feijão-andu, babosa, cancorosa, douradinha, barbatimão, camomila, erva-de-são-joão, condro, romã, flor do amazonas, manjericão, manjerona, marcela, folha de laranja, caraguatá, eucalipto, hortelã, folha de manga, flor de mamão, cipó da amazônia, chá de burrico, limão. Dos entrevistados, todos afirmaram ter aprendido sobre as plantas medicinais com seus ascendentes, pais e avós principalmente. E quando questionados desde quando utilizavam os chás, um deles respondeu: [...] desde que me entendo por gente utilizo os chás de plantas (E.1). Esta fala nos retrata como a utilização das plantas medicinais está incorporada em seu cotidiano, trazendo significados de permanência e singularidade. Entre os achados da pesquisa, verificamos que os homens idosos possuem o hábito de cultivar as plantas medicinais em seus quintais e jardins, como também adquirem esses objetos terapêuticos dos quintais de vizinhos, amigos, e até em lugares, como o brejo perto de onde moram. Em relação ao preparo, todos se referiram ao chá por decocção.

4 Foi possível verificar que os entrevistados criam suas próprias táticas, como foi verificado em dos entrevistados que para aliviar sua falta de ar fazia uso tanto da inalação no posto de saúde, quanto do preparado de um complexo feito em sua casa composto por: eucalipto, feijão andu, hortelã e gengibre. Certeau (2008) diria se tratar de uma criatividade dispersa, tática e bricoladora. Essas práticas de medicação são técnicas de produção sóciocultural. Talvez para um profissional de saúde a inalação do preparado caseiro de gengibre não seja adequada, visto que o broncodilatador inalado é o mais correto cientificamente, no entanto, essa associação em pé de igualdade tenha significado para aquele que a realiza. Essas práticas de medicação, esses arremates com as plantas medicinais ocorrem na maioria de modo silencioso, em trilhas ilegíveis. São táticas ou engenhosidades do fraco para tirar do forte. Até o início do século XX, as plantas medicinais eram o principal recurso terapêutico e com legitimação das sociedades científicas desse período histórico, o que não se configura na contemporaneidade. Porém, os homens idosos fazem uso desses artefatos para tratar gripes, resfriados, como também congestão, machucados, dor de cabeça, dor no estômago, e são adjuvantes no combate ao diabetes e hipertensão. Para eles as plantas são diferentes dos remédios do posto, pois demoram mais para fazer efeito e só servem como auxílio no tratamento prescrito pelo médico. Um dos entrevistados relatou: [..] a planta vai tentando, às vezes ajuda alguma coisa... e se me falarem que faz bem, eu tomo; se falar que é bom, eu tomo (E.9). As plantas medicinais podem ser consideradas pelos homens idosos como recursos terapêuticos complementares, visto que o tratamento com os medicamentos industrializados parecem não sofrer muitas interferências. Em alguns casos, o uso de plantas medicinais assume o protagonismo da terapêutica, como o tratamento de males menores, dentre eles, chás para gripes e resfriados. Assim, as concepções de eficácia sobre as plantas medicinais podem assim ser resumidas: fazem algum bem, ou simplesmente atuam como placebo. Todavia, essa concepção de aparente inocuidade, parece desconsiderar as reações adversas e os efeitos tóxicos decorrentes do uso de plantas medicinais. E além do mais, o uso concomitante desses artefatos com os demais medicamentos, podem acarretar interações medicamentosas, muitas vezes desconhecidas, e interferindo na eficácia do tratamento. Desse modo, corroborando com esta concepção de inocuidade um dos idosos quando perguntado se achava que os chás lhe faziam algum mal respondeu: [...] não não, fazem não. A planta se tomar conforme indicado não faz mal (E.2).

5 Conclusão O uso de plantas medicinais como recurso terapêutico é bastante empregado entre os idosos. Segundo eles, as plantas demoram mais para fazer efeito e só servem como auxílio no tratamento medicamentoso. Em geral, o emprego das plantas medicinais são práticas de automedicação e utilizadas para tratar desordens menores. Agradecimentos Agradecemos aos idosos das Unidades básicas de Saúde pela participação nesta pesquisa e à UEMS pela disponibilização da bolsa de iniciação científica viabilizando a realização deste estudo. Referências Cascaes, E. A.; Falchetti, M. L. & Galato, D Perfil da automedicação em idosos participantes de grupos da terceira idade de uma cidade do sul do Brasil Arquivos Catarinenses de Medicina, v.37, n.1, p Certeau, M A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 14ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes. Conrad, P The meaning of medications: another look at compliance. Social Science & Medicine, v.20, n.1, p Foucault, M A Arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. Guareschi, N.M.F.; Bruschi, M.E. (Orgs.) Psicologia social nos Estudos Culturais. Petrópolis,RJ: Vozes, Hall, S The Work of Representation. In: HALL, Stuart (Org) Representation: cultural representations and signifying practices. London: Sage. Jovchelovitch, S. & Bauer, M.W Entrevista narrativa. In: Bauer, M.W. & Gaskell, G (Ed). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, p Silva, F. L. A.; Oliveira, R. A. G. & Araújo, E. C Uso de plantas medicinais pelos idosos em uma Estratégia Saúde da Família. Revista de Enfermagem da UFPE On Line, v. 2, n.1, p Veiga Junior, V. F Estudo do consumo de plantas medicinais na Região Centro-Norte do Estado do Rio de Janeiro: aceitação pelos profissionais de saúde e modo de uso pela população. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 18, n.2, p

REPRESENTAÇÕES CULTURAIS SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM EQUIPES ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE DOURADOS, MS.

REPRESENTAÇÕES CULTURAIS SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM EQUIPES ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE DOURADOS, MS. REPRESENTAÇÕES CULTURAIS SOBRE USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM EQUIPES ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE DOURADOS, MS. Kamila Onose Araujo Cunha 1, Rogério Dias Renovato 2. ¹Estudante do Curso de Enfermagem

Leia mais

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe

Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica. Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe Indicação do uso de Fitoterápicos na Atenção Básica Francilene Amaral da Silva Universidade Federal de Sergipe FITOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Medicina Tradicional e Complementar Alternativa no Mundo A

Leia mais

DIÁLOGO COM IDOSOS DE LAGOA SECA/PB SOBRE OS USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA PROBLEMAS DE SAÚDE CRÔNICOS

DIÁLOGO COM IDOSOS DE LAGOA SECA/PB SOBRE OS USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA PROBLEMAS DE SAÚDE CRÔNICOS DIÁLOGO COM IDOSOS DE LAGOA SECA/PB SOBRE OS USO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA PROBLEMAS DE SAÚDE CRÔNICOS Ana Carolina Bezerra; Luana da Silva Bezerra; Alfredo Rosas de Lima Junior; Kaline Ligia do Nascimento;

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB.

UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB. UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS POR MULHERES INTEGRANTES DE UM GRUPO DE IDOSOS NO BAIRRO DO JARDIM QUARENTA EM CAMPINA GRANDE/PB. Patrícia Regina Cardoso de Almeida, Universidade Estadual da Paraíba,

Leia mais

JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE. Mari Gemma De La Cruz

JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE. Mari Gemma De La Cruz JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE Mari Gemma De La Cruz JARDIM MEDICINAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SAÚDE Mari Gemma De La Cruz Cuiabá 2008 Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de

Leia mais

Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência?

Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência? Crendice X Ciência Uso de plantas medicinais: Crendice ou Ciência? Algo no que se crê, sem compromisso com a realidade. Deriva de experiências pessoais ou passada ao longo dos tempos. Sistema de adquirir

Leia mais

Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: Universidade de São Paulo Brasil

Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: Universidade de São Paulo Brasil Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil da Silva Lima, Silvia Cristina; Oliveira de Arruda, Guilherme; Dias Renovato, Rogério; Martins Alvarenga,

Leia mais

Jaísia Lima de Medeiros (1)

Jaísia Lima de Medeiros (1) UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E DA FITOTERAPIA EM COMUNIDADES ASSISTIDAS PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA Jaísia Lima de Medeiros (1) Nutricionista graduada

Leia mais

Conhecimento Sobre a Utilização das Plantas Medicinais em Dourados, MS.

Conhecimento Sobre a Utilização das Plantas Medicinais em Dourados, MS. 16413 - Conhecimento Sobre a Utilização das Plantas Medicinais em Dourados, MS. Knowledge About the Use of Medicinal Plants in Dourados, MS. RIGOTTI, Marcelo 1 ; FERREIRA, Mayara de Oliveira 2 ; SANTANA,

Leia mais

Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química

Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química Projeto escolar: resgatando saberes populares sobre plantas medicinais em aulas de química Autores: Ana Carolina Pereira Real Jonas de Albuquerque Barbosa Filho Vinícius Oliveira da Silva Pinto Coordenação:

Leia mais

PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB

PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB PERFIL DE USO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS USUÁRIOS DE UMA UNIDADE INTEGRADA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB CAVALCANTE, Nayara Costa 1 ; LEITE, Lays Cristina dos Anjos 1 ; LIMA, Abymaelson

Leia mais

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO E DA CIDADANIA EM USUÁRIOS HIPERTENSOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO E DA CIDADANIA EM USUÁRIOS HIPERTENSOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA PRÁTICAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DO AUTOCUIDADO E DA CIDADANIA EM USUÁRIOS HIPERTENSOS DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Jéssica Ribeiro Dal Vesco 1 ; Rogério Dias Renovato 2 1 Acadêmico do Curso

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO QUE HABITA NAS PROXIMIDADES DAS HORTAS COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE PALMAS TO.

INVESTIGAÇÃO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO QUE HABITA NAS PROXIMIDADES DAS HORTAS COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE PALMAS TO. INVESTIGAÇÃO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS PELA POPULAÇÃO QUE HABITA NAS PROXIMIDADES DAS HORTAS COMUNITÁRIAS NA CIDADE DE PALMAS TO. Paulo Vitor de Sousa Silva 1 ; Guilherme Nobre Lima do Nascimento 2

Leia mais

USO DE FITOTERÁPICOS PELA POPULAÇÃO IDOSA

USO DE FITOTERÁPICOS PELA POPULAÇÃO IDOSA USO DE FITOTERÁPICOS PELA POPULAÇÃO IDOSA José Lindemberg Bezerra da Costa¹; Alisson de Vasconcelos Pinto¹; Anderson de Vasconcelos Pinto¹; Arthur Alexandrino¹; Francinalva Dantas de Medeiros¹ ¹Universidade

Leia mais

LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA

LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA LEVANTAMENTO DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ETNOBOTÂNICA Cleomária Gonçalves da Silva 1 ; Maria das Graças Veloso Marinho 2 ; Alexandre Flávio Anselmo

Leia mais

Chás: natural é atóxico? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Chás: natural é atóxico? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE Chás: natural é atóxico? Palestrante: Liza Ghassan Riachi CICLO DE PALESTRAS ALIMENTAÇÃO E SAÚDE História e Origem do Chá O consumo do chá é antigo, tendo relatos de que sua origem remonta há 5000 mil

Leia mais

Palavras-chave: espinheira-santa, população, questionário, Comunidade São Cristóvão

Palavras-chave: espinheira-santa, população, questionário, Comunidade São Cristóvão LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO, USO, EXISTÊNCIA DE POPULAÇÕES E CULTIVO DE ESPINHEIRA-SANTA NA COMUNIDADE SÃO CRISTOVÃO, DOIS VIZINHOS PR Amanda Pacheco Cardoso Moura 1, Daniela Macedo

Leia mais

CONHECIMENTOS POPULARES DE IDOSOS SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS

CONHECIMENTOS POPULARES DE IDOSOS SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS CONHECIMENTOS POPULARES DE IDOSOS SOBRE O USO DE PLANTAS MEDICINAIS Paolla Jessica da Cunha (1); John Lennon Araujo Lucena (1); Raquel Moreira de Lima (2); Ellen Tatiana Santos de Andrade (3); Saulo Rios

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DE FÁRMACOS VEGETAIS

CONTROLE DE QUALIDADE DE FÁRMACOS VEGETAIS 26 Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências da Saúde Departamento de Farmácia Laboratório de Farmacognosia Manual Prático - Farmacognosia II Márcia do Rocio Duarte Nilce Nazareno da Fonte Cid Aimbiré

Leia mais

O PLANTIO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEF STÉLIO MACHADO LOUREIRO, BEBEDOURO-SP.

O PLANTIO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEF STÉLIO MACHADO LOUREIRO, BEBEDOURO-SP. O PLANTIO DE ALGUMAS ESPÉCIES DE PLANTAS MEDICINAIS NA EMEF STÉLIO MACHADO LOUREIRO, BEBEDOURO-SP. SOUZA, C.M.R. de 2 ; SOARES, E. F. 2, FERREIRA, L. A. M. 2 ; RAMOS, M. H. C. 2 ; LIMA, M. A. de 2 ; MIRANDA,

Leia mais

AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS DE UM BAIRRO DE CAPINA GRANDE - PB

AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS DE UM BAIRRO DE CAPINA GRANDE - PB AUTOMEDICAÇÃO ENTRE IDOSOS DE UM BAIRRO DE CAPINA GRANDE - PB Allan Batista Silva¹; Cristina Ruan Ferreira de Araújo²; Saulo Rios Mariz³; Rafael Bruno da Silveira Alves 4. ¹ Bolsista do PET/Conexões de

Leia mais

UM ENCONTRO ENTRE GERAÇÕES: ACADÊMICOS E IDOSAS BUSCANDO O RESGATE DO SABER POPULAR

UM ENCONTRO ENTRE GERAÇÕES: ACADÊMICOS E IDOSAS BUSCANDO O RESGATE DO SABER POPULAR UM ENCONTRO ENTRE GERAÇÕES: ACADÊMICOS E IDOSAS BUSCANDO O RESGATE DO SABER POPULAR Arthur Bento de Meneses (UFCG) e-mail: arthur-mais@hotmail.com Eliene Pereira da Costa (UFCG) e-mail: elienepcosta@hotmail.com

Leia mais

Estudo sobre a utilização de plantas medicinais no município de Cabaceiras PB

Estudo sobre a utilização de plantas medicinais no município de Cabaceiras PB Estudo sobre a utilização de plantas medicinais no município de Cabaceiras PB Study on the use of medicinal plants in the municipality of Cabaceiras- PB CAVALCANTI, Rayza Morganna Farias 1 ; CAVALCANTI,

Leia mais

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR (atualizado em 11/03/2016)

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR (atualizado em 11/03/2016) ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302432 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302449 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG 7896112157380 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG 7896006210108 ASMA BROMETO

Leia mais

NOTA TÉCNICA. Uso de plantas medicinais em assentamento no sertão Paraibano

NOTA TÉCNICA. Uso de plantas medicinais em assentamento no sertão Paraibano NOTA TÉCNICA Uso de plantas medicinais em assentamento no sertão Paraibano Katiana de Sousa Vale 1, Marília Hortência Batista Silva Rodrigues 3, Ednaldo Barbosa Pereira Junior 2 Resumo: O pressente trabalho

Leia mais

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026300193 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302449 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG 7896026302432 ASMA BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG 7896026300216 ASMA BROMETO

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA

PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA REFERENTE AO USO DA FITOTERAPIA Ana Lígia Neves da Luz Luna 1 ; Thaís Isidório Cruz Bráulio 2 ; Renan Alves Silva 3 ; Maurício Lima da Silva 4 ; Geni Oliveira

Leia mais

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM 1 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SERVIÇO DE INFORMAÇÃO EM PLANTAS MEDICINAIS E MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS - SIPLAM SILVA, Camila Gonçalves (1) ; MAIA, Alzira Elisa Dantas (2) ; GUERRA, Rinalda de Araújo

Leia mais

BEBIDAS AMIGAS. Aqui você encontra algumas opções interessantes!

BEBIDAS AMIGAS. Aqui você encontra algumas opções interessantes! As Bebidas Amigas são opções saborosas que podem ser utilizadas para matar a sua sede e deixar o seu dia mais refrescante. Elas podem ser consumidas a vontade e você pode usar a criatividade para brincar

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL CONHECIMENTO POPULAR SOBRE FITOTERÁPICOS EM COMUNIDADE URBANA JOÃO PESSOA, PB, BRASIL RESUMO BARBOSA 1, Maxwell BARBOSA 2, Murillo MENEZES 3, Ícaro OLIVEIRA 4, João Centro de Ciências Médicas - CCM /Departamento

Leia mais

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE DE DOENÇAS NOS MUNICIPIOS DE CRATO E NOVA OLINDA- CE

USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE DE DOENÇAS NOS MUNICIPIOS DE CRATO E NOVA OLINDA- CE RESUMOS EXPANDIDOS Página 28 de 93 USO DE PLANTAS MEDICINAIS NA PREVENÇÃO E NO COMBATE DE DOENÇAS NOS MUNICIPIOS DE CRATO E NOVA OLINDA- CE Márcia Jordana Ferreira Macêdo 1 ; Maria Aurea Soares de Oliveira

Leia mais

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho

Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza; Raphael de Andrade Braga; José Adeildo de Lima Filho PESQUISA ETNOBOTÂNICA DE PLANTAS MEDICINAIS COMO INSTRUMENTO DE DIFUSÃO DA FITOTERAPIA: CONHECIMENTO DE ALGUNS MORADORES DO MUNICÍPIO DE BARRA DE SÃO MIGUEL-PB Luan Matheus Cassimiro;Romildo Lima Souza;

Leia mais

Protocolos de Enfermagem para Pacientes Crônicos: experiência de Florianópolis. Lucas Alexandre Pedebôs

Protocolos de Enfermagem para Pacientes Crônicos: experiência de Florianópolis. Lucas Alexandre Pedebôs apresentam Protocolos de Enfermagem para Pacientes Crônicos: experiência de Florianópolis Lucas Alexandre Pedebôs Por que construir um protocolo de enfermagem? Lei 7.498/1986 Art. 11 - O enfermeiro exerce

Leia mais

PERFIL DO USO DE MEDICAMENTOS E POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM UMA IDOSA INSTITUCIONALIZADA: RELATO DE CASO 1

PERFIL DO USO DE MEDICAMENTOS E POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM UMA IDOSA INSTITUCIONALIZADA: RELATO DE CASO 1 PERFIL DO USO DE MEDICAMENTOS E POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS EM UMA IDOSA INSTITUCIONALIZADA: RELATO DE CASO 1 Isabel Boff Vieira 2, Daiana Meggiolaro Gewehr 3, Angélica Cristiane Moreira 4, Larissa

Leia mais

Palavra-chave: Medicamentos. Interações medicamentosas. Micromedex.

Palavra-chave: Medicamentos. Interações medicamentosas. Micromedex. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS POTENCIAIS NA FARMACOTERAPIA DE PACIENTES INTERNADOS NO HOSPITAL E MATERNIDADE PAULO SARASATE DO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO- CE Tagmi Joaquim Iala 1, Mario Incada 2, Karim Suleimane

Leia mais

Levantamento das Espécies de Plantas Medicinais Utilizadas no Município de Quixadá- Ceará

Levantamento das Espécies de Plantas Medicinais Utilizadas no Município de Quixadá- Ceará Levantamento das Espécies de Plantas Medicinais Utilizadas no Município de Quixadá- Ceará Antônia Valéria Sousa Machado 1, Francisca Gleiciane Eloi da Silva 2, João Carlos da Costa Assunção 3, Ana Angélica

Leia mais

XIII CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS 21, 22 E 23 DE SETEMBRO DE 2016

XIII CONGRESSO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE DE POÇOS DE CALDAS 21, 22 E 23 DE SETEMBRO DE 2016 UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS, FITOTERÁPICOS E DOS POTENCIAIS RISCOS POR IDOSOS ATENDIDOS NA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO Jeferson Ambrósio Gonçalves(1); Tamiris Pereira

Leia mais

ESTOU COM CÂNCER DE PRÓSTATA. na minha saúde?

ESTOU COM CÂNCER DE PRÓSTATA. na minha saúde? ESTOU COM CÂNCER DE PRÓSTATA r a d ju a m e d o p s á h c s O na minha saúde? Francisca Vilma de Oliveira Nutricionista, aluna do Mestrado Profissional em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SOBRE O CULTIVO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SOBRE O CULTIVO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS DE UM CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SOBRE O CULTIVO E USO DE PLANTAS MEDICINAIS Ana Carolina Bezerra (1); Luana da Silva Barbosa (1); Camila Firmino de Azevedo (3);

Leia mais

CONHECIMENTO E INTERESSE DOS PRESCRITORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, EM RELAÇÃO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS

CONHECIMENTO E INTERESSE DOS PRESCRITORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, EM RELAÇÃO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 CONHECIMENTO E INTERESSE DOS PRESCRITORES DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE, EM RELAÇÃO AO USO DE PLANTAS MEDICINAIS Mariana Aparecida Lopes 1, Simoni Obici

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Aula Prática

Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF Aula Prática Universidade de São Paulo Faculdade de Ciências Farmacêuticas Disciplina FBF-0436 Aula Prática Profa. Dra. Patricia Melo Aguiar Pós-doutoranda na Universidade de São Paulo Farmácia Universitária da USP

Leia mais

Caracterização da Situação de Saúde e Perfil do uso de Medicamentos da População Adscrita as Unidades de Saúde da Família das Regionais Norte e Sul

Caracterização da Situação de Saúde e Perfil do uso de Medicamentos da População Adscrita as Unidades de Saúde da Família das Regionais Norte e Sul Caracterização da Situação de Saúde e Perfil do uso de Medicamentos da População Adscrita as Unidades de Saúde da Família das Regionais Norte e Sul Autores Juliana Aparecida Maschietto Orientador Francis

Leia mais

FARMACOVIGILANCIA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA GRAVIDEZ: UMA CARTILHA INFORMATIVA

FARMACOVIGILANCIA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA GRAVIDEZ: UMA CARTILHA INFORMATIVA FARMACOVIGILANCIA DE PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS NA GRAVIDEZ: UMA CARTILHA INFORMATIVA Relatório final apresentado ao Programa de Iniciação Científica (PIC)/CNPq do Instituto Municipal de Ensino Superior

Leia mais

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO PRÁTICA DE CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO PRÁTICA DE CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO PRÁTICA DE CUIDADO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Danielle Chacon dos Santos 1 ; Ricardo Henrique Vieira de Melo 2 ; Maria Betânia Morais de Paiva 3 ; Mônica Rocha Rodrigues

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR COMO FERRAMENTA PARA A PRODUÇÃO DE FITOTERÁPICOS UMA EXPERIÊNCIA INTEGRADA AO ENSINO DE BIOLOGIA Flávia Monique Sales Nobrega (1), Suetônio Júnior Ferreira de Sousa (2)

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA

A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA A UTILIZAÇÃO DA ETNOBOTÂNICA ASSOCIADA AO MEL DE ABELHA NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA, PARAÍBA José Sebastião de Melo Filho¹; José Ozildo dos Santos¹; Rosélia Maria de Sousa Santos¹; Maria Carmem Batista

Leia mais

A HORTA DA UATI NA VIDA DOS IDOSOS

A HORTA DA UATI NA VIDA DOS IDOSOS 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

APRESENTAÇÃO: Henriqueta Tereza do Sacramento Médica, Coordenadora e Idealizadora do Programa Municipal de Fitoterapia de Vitória-ES

APRESENTAÇÃO: Henriqueta Tereza do Sacramento Médica, Coordenadora e Idealizadora do Programa Municipal de Fitoterapia de Vitória-ES PREFEITURA DE VITÓRIA Secretaria de Saúde PREFEITURA DE VITÓRIA Secretaria de Saúde APRESENTAÇÃO: Henriqueta Tereza do Sacramento Médica, Coordenadora e Idealizadora do Programa Municipal de Fitoterapia

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS : Propriedades, uso e Cultura Popular.

PLANTAS MEDICINAIS : Propriedades, uso e Cultura Popular. PLANTAS MEDICINAIS : Propriedades, uso e Cultura Popular. HERCOS, Emylciane Costa 1 ; FIUZA, Denise de Almeida Fonseca 2, ARAÚJO, Valdinéia Nogueira da Silva 3. PALAVRAS-CHAVE: Plantas Medicinais, Propriedades

Leia mais

PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MARINGÁ, PR, BRASIL

PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MARINGÁ, PR, BRASIL 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 PERFIL DE UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS DA POPULAÇÃO ATENDIDA PELA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM MARINGÁ, PR, BRASIL Mariana Aparecida Lopes 1, Iara

Leia mais

Estudo das plantas medicinais, utilizadas pelos pacientes atendidos no programa Estratégia saúde da família em Maringá/PR/Brasil

Estudo das plantas medicinais, utilizadas pelos pacientes atendidos no programa Estratégia saúde da família em Maringá/PR/Brasil 702 Estudo das plantas medicinais, utilizadas pelos pacientes atendidos no programa Estratégia saúde da família em Maringá/PR/Brasil LOPES, M.A. 1* ; NOGUEIRA, I.S. 1 ; OBICI, S. 2 ; ALBIERO, A.L.M. 1.

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS POR UMA COMUNIDADE DA ZONA RURAL NA REGIÃO DE MOGI MIRIM-SP

PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS POR UMA COMUNIDADE DA ZONA RURAL NA REGIÃO DE MOGI MIRIM-SP PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS POR UMA COMUNIDADE DA ZONA RURAL NA REGIÃO DE MOGI MIRIM-SP RODRIGUES, Janaína Elvira 1 elvirinha02@yahoo.com.br RODRIGUES, Gismar Monteiro Castro 2 gismarcastro@yahoo.com.br

Leia mais

Caracterização da amostra (confirmar identidade)

Caracterização da amostra (confirmar identidade) CONTROLE DE QUALIDADE DE DROGAS VEGETAIS Etapas da Análise Farmacognóstica caracterização da amostra pesquisa de marcadores químicos / princípios ativos pesquisa de impurezas e falsificações Caracterização

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE EM LAGOA SECA PB

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE EM LAGOA SECA PB A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O USO DE PLANTAS MEDICINAIS POR IDOSOS DA UNIVERSIDADE ABERTA À MATURIDADE EM LAGOA SECA PB Luana da Silva Barbosa, Ana Carolina Bezerra, Kaline Lígia Nascimento, Gabrielly Ketly

Leia mais

Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde

Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde Projeto Farmácia Natural Tenda da Saúde Coordenadora Técnica Priscilla Cardoso Jorge Naturóloga Coordenadora Financeira Aline Carla Sant Anna Secretaria de Saúde Balneário Piçarras/SC Farmácia Natural

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA SECR. DE DESENV. REGIONAL DE CONCÓRDIA MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO

ESTADO DE SANTA CATARINA SECR. DE DESENV. REGIONAL DE CONCÓRDIA MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO ESTADO DE SANTA CATARINA SECR. DE DESENV. REGIONAL DE CONCÓRDIA MUNICÍPIO DE PRESIDENTE CASTELLO BRANCO NASF de Presidente Castello Branco/SC: uma experiência de apoio matricial, trabalho interdisciplinar,

Leia mais

Saberes populares e uso de plantas medicinais pelos moradores do Bairro Jardim do Éden na cidade de Confresa-MT

Saberes populares e uso de plantas medicinais pelos moradores do Bairro Jardim do Éden na cidade de Confresa-MT Saberes populares e uso de plantas medicinais pelos moradores do Bairro Jardim do Éden na cidade de Confresa-MT comunicação oral pesquisa concluída André Alves Barbosa IFMT campus Confresa - andre.barbosa.ifmt@hotmail.com

Leia mais

PORTIFÓRIO DE MEDICAMENTOS FORMA FARMACÊUTICA: CÁPSULAS, COMPRIMIDOS E DRÁGEAS.

PORTIFÓRIO DE MEDICAMENTOS FORMA FARMACÊUTICA: CÁPSULAS, COMPRIMIDOS E DRÁGEAS. PORTIFÓRIO DE MEDICAMENTOS FORMA FARMACÊUTICA: CÁPSULAS, COMPRIMIDOS E DRÁGEAS. DESCRIÇÃO VALOR UNITÁRIO "Alcachofra (Cynara scolymus L.)", Cp R$ 0,4000 "Cáscara-sagrada (Rhamnus purshiana DC.)", Cp R$

Leia mais

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR

ELENCO OFICIAL DOS MEDICAMENTOS DISPONIBILIZADOS GRATUITAMENTE PELO PROGRAMA AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR DIABETES CLORIDRATO DE METFORMINA 500 MG 7898361881566 DIABETES CLORIDRATO DE METFORMINA 500 MG 7898361881573 DIABETES CLORIDRATO DE METFORMINA 850 MG 7898361881580 DIABETES CLORIDRATO DE METFORMINA 850

Leia mais

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1

O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 O USO DE FITOTERÁPICOS NA ATENÇÃO BÁSICA 1 Március Jacques Costa 2, Pâmela Fantinel Ferreira 3, Priscila Damaris Da Silva Mesadri 4, Rúbia Fernanda Barbosa Dos Santos 5. 1 TRABALHO REALIZADO NA DISCIPLINA

Leia mais

Levantamento Etnobotânico Das Plantas Medicinais Usadas Por Um Grupo De Idosos E De Gestantes/Lactantes Na Cidade Anápolis/GO

Levantamento Etnobotânico Das Plantas Medicinais Usadas Por Um Grupo De Idosos E De Gestantes/Lactantes Na Cidade Anápolis/GO Levantamento Etnobotânico Das Plantas Medicinais Usadas Por Um Grupo De Idosos E De Gestantes/Lactantes Na Cidade Anápolis/GO Vitória Maria de Oliveira ¹(IC)*, Micael Gomes Siqueira, Bruno Lemos, Larissa

Leia mais

Uso de medicamentos por homens idosos com polifarmácia: representações e práticas

Uso de medicamentos por homens idosos com polifarmácia: representações e práticas Rev. Latino-Am. Enfermagem nov.-dez. 2013;21(6):1337-44 DOI: 10.1590/0104-1169.3004.2372 Artigo Original Uso de medicamentos por homens idosos com polifarmácia: representações e práticas Guilherme Oliveira

Leia mais

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental

Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Anais do Seminário de Bolsistas de Pós-Graduação da Embrapa Amazônia Ocidental Uso de Plantas para o Tratamento da Malária

Leia mais

As mulheres e o cuidado: as plantas medicinais na vida rural The womenandthecare: medicinal plants in rural life

As mulheres e o cuidado: as plantas medicinais na vida rural The womenandthecare: medicinal plants in rural life As mulheres e o cuidado: as plantas medicinais na vida rural The womenandthecare: medicinal plants in rural life SILVA, Isabel Cristina Lourenço¹, MAZZARO, Bruna Roque² ¹Universidade Federal de Santa Maria,

Leia mais

Fármaco 05/03/2017. Estudo da interação de drogas com. Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos.

Fármaco 05/03/2017. Estudo da interação de drogas com. Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos. Farmacologia Estudo da interação de drogas com organismos vivos Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Pharmakon Logos

Leia mais

IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa. Praia Cabo Verde, 23, 24 e 25 de Abril de Circuito do Medicamento

IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa. Praia Cabo Verde, 23, 24 e 25 de Abril de Circuito do Medicamento IX Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa Praia Cabo Verde, 2, 24 e 25 de Abril de 2008 Circuito do Medicamento Acesso, Qualidade e Segurança Vanina Gertrudes Farmácia Jovem Mindelo Medicamento

Leia mais

PLANTAS QUE CURAM. Autora Diva Regina Schmitz 1 Orientadora Gisele Rizzon 2. Resumo

PLANTAS QUE CURAM. Autora Diva Regina Schmitz 1 Orientadora Gisele Rizzon 2. Resumo PLANTAS QUE CURAM Autora Diva Regina Schmitz 1 Orientadora Gisele Rizzon 2 Resumo O presente artigo tem como objetivo expor que é possível despertar a curiosidade e, consequentemente, novas descobertas

Leia mais

REMÉDIO BARATO É AQUI!!!

REMÉDIO BARATO É AQUI!!! Especial de Outubro 2017 ano 5 n.09 DISK ENTREGAS VEJA CONDIÇÕES EM CADA LOJA OUTUBRO ROSA todos na luta contra o câncer de mama 21, 18, REMÉDIO BARATO É AQUI!!! 8 * *Válido para clientes com cartão desconto

Leia mais

I Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática, CRF-RJ 10/03/17. Prescrição Farmacêutica em Homeopatia

I Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática, CRF-RJ 10/03/17. Prescrição Farmacêutica em Homeopatia I Simpósio de Farmácia Clínica Homeopática, CRF-RJ 10/03/17 Prescrição Farmacêutica em Homeopatia ABFH - Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas Diretora DNA de placa nos dentes revela que Neanderthal

Leia mais

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio

MUVINLAX macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio MUVINLAX macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio APRESENTAÇÕES Pó para preparação extemporânea sabor limão. Embalagens contendo 20 sachês com 14 g cada. USO ORAL USO

Leia mais

PLANTAS MEDICINAIS EM QUINTAIS PRODUTIVOS NO SEMIÁRIDO BAIANO

PLANTAS MEDICINAIS EM QUINTAIS PRODUTIVOS NO SEMIÁRIDO BAIANO RELATO DE EXPERIÊNCIA PLANTAS MEDICINAIS EM QUINTAIS PRODUTIVOS NO SEMIÁRIDO BAIANO LARANJEIRA, Diene Batista Santos 1 ; SANTOS, Dayse Batista dos 2 ; SANTOS, Delfran Batista dos 3 ; MACHADO, Mateus Santos

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IDENTIFICAÇÃO DAS POTENCIAIS INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS ENTRE ANTI HIPERTENSIVOS E ANTIINFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS 1 IDENTIFICATION OF POTENTIAL DRUG INTERACTIONS BETWEEN ANTI-HYPERTENSIVE AND NON-STEROID

Leia mais

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos.

de Estudos em Saúde Coletiva, Mestrado profissional em Saúde Coletiva. Palavras-chave: Reações adversas, antidepressivos, idosos. ANÁLISE DAS REAÇÕES ADVERSAS OCORRIDAS DEVIDO AO USO DE ANTIDEPRESSIVOS EM IDOSOS DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA IDOSA CRASPI DE GOIÂNIA Gislaine Rosa de SOUZA 1 ; Ana Elisa Bauer

Leia mais

Diêgo Luan Gomes de Lima (1); José Diego de Melo; Ana Paula Freitas da Silva (4).

Diêgo Luan Gomes de Lima (1); José Diego de Melo; Ana Paula Freitas da Silva (4). Levantamento Etnofarmacológico de Plantas medicinais utilizadas pela comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco-Centro Acadêmico do Agreste. Diêgo Luan Gomes de Lima (1); José Diego de

Leia mais

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA a

Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA a Resumos do IX Congresso Brasileiro de Agroecologia Belém/PA 28.09 a 01.10.2015 Cultivo e comercialização de plantas medicinais por agricultores familiares na região de Monte Bonito - Pelotas, RS Top grown

Leia mais

1/100 RP Universidade de São Paulo 1/1 INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO PARA INÍCIO EM ª FASE: GRUPO 10: CARDIOLOGIA

1/100 RP Universidade de São Paulo 1/1 INSTRUÇÕES PROCESSO SELETIVO PARA INÍCIO EM ª FASE: GRUPO 10: CARDIOLOGIA 1/100 1 1/1 RP 2018 2ª Fase Prova Dissertativa P2 (08/10/2017) ASSINATURA DO CANDIDATO P Universidade de São Paulo Brasil FABDEÇGH ABUIJKLUNÁKUE PEKE H IJLNUQAREK CO34556O 78 98547:;C4< 3M=T4>9O?4554O;

Leia mais

A FITOTERAPIA NO ESTADO DA PARAÍBA UM ESTUDO DE REVISÃO

A FITOTERAPIA NO ESTADO DA PARAÍBA UM ESTUDO DE REVISÃO A FITOTERAPIA NO ESTADO DA PARAÍBA UM ESTUDO DE REVISÃO João Lucas de Araújo Macêdo 1 ; José Erlandro Cardoso de Lima 1 ; Jardiel da Silva Sátiro 2 ; Lucas Brito Matias 3 1 Istituto de Ensino Superior

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS MORADORES DO BAIRRO NOVO JI-PARANÁ RONDÔNIA

DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS MORADORES DO BAIRRO NOVO JI-PARANÁ RONDÔNIA DIAGNÓSTICO DA UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS PELOS MORADORES DO BAIRRO NOVO JI-PARANÁ RONDÔNIA Wendril da Cruz Tomé 1 Ben Hur Vitor Bender de Souza 2 Celina Francisca dos Santos Matta 3 David Guedes

Leia mais

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE HELMINTÍASES

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE HELMINTÍASES O USO DE PLANTAS MEDICINAIS NO CONTROLE DE HELMINTÍASES Danielle Feijó de Moura (1); Dayane de Melo Barros (1); Juliane Suelen da Silva Santos, Tarcísio Pereira Silva Gomes (2); Claudinelly Yara Braz dos

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica

15 Congresso de Iniciação Científica 15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE E PERFIL DO USO DE MEDICAMENTOS DA POPULAÇÃO ADSCRITA AS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Autor(es) JULIANA

Leia mais

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO A PACIENTES IDOSOS DE UM INSTITUTO DE LONGA PERMANÊNCIA NA CIDADE DE ANÁPOLIS DORNELOS, Larissa Gomes 1 OLIVEIRA, Michelle Silva de 2 PAZINI, Francine 3 ZAMPIERI, Ana

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS DOS MORADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA 1

CARACTERIZAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS DOS MORADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA 1 CARACTERIZAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS DOS MORADORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA 1 Daiana Meggiolaro Gewehr 2, Litiere Franzen Knoll 3, Daniele Picinin 4, Isabel Boff Vieira 5, Angélica Cristiane

Leia mais

Os remédios naturais servem apenas para um alívio imediato. A enxaqueca é um problema que deve ser acompanhado de perto por um profissional da área.

Os remédios naturais servem apenas para um alívio imediato. A enxaqueca é um problema que deve ser acompanhado de perto por um profissional da área. A enxaqueca é uma dor de cabeça que se manifesta apenas de um lado e que pode causar fortes náuseas, fotofobia e sensibilidade ao cheiro e barulho. A doença geralmente é causada por predisposição genética,

Leia mais

PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA QUE UTILIZA ERVA MEDICINAL

PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA QUE UTILIZA ERVA MEDICINAL PERFIL DA POPULAÇÃO IDOSA QUE UTILIZA ERVA MEDICINAL Cheila de Matos Machado; Daiane de Moraes Rocho; Gerusa dos Santos Cardoso; Jeanice Baecker Lasta; Valmir Soares Machado INTRODUÇÃO Universidade Luterana

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas.

PALAVRAS-CHAVE: Homeopatia. Consumo. Práticas Alternativas. 1 PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS HOMEOPÁTICOS NO MUNICÍPIO DE SETE LAGOAS - MG RESUMO Tássio Trindade Mazala 1 Ana Flávia Santos Almeida 2 Frequentemente a população brasileira procura a medicina

Leia mais

SABERES E PRÁTICAS EM SAÚDE: VIVÊNCIAS DE QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU

SABERES E PRÁTICAS EM SAÚDE: VIVÊNCIAS DE QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU SABERES E PRÁTICAS EM SAÚDE: VIVÊNCIAS DE QUEBRADEIRAS DE COCO BABAÇU Eliane Mendes Rodrigues; Ana Larissa Santos Lopes; Raquel Galhada da Costa; João Victor Ericeia Sousa; Helciane de Fátima Abreu Araújo.

Leia mais

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos

Fármaco 25/10/2015. Estudo da interação de drogas com. organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos nos seres vivos Farmacologia Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Pharmakon Logos Estudo dos fármacos Estudo da interação de drogas com organismos vivos Propriedades dos medicamentos e seus efeitos

Leia mais

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE QUINTAIS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS E MONTADAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO.

CONHECIMENTO POPULAR SOBRE QUINTAIS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS E MONTADAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. CONHECIMENTO POPULAR SOBRE QUINTAIS MEDICINAIS EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS E MONTADAS DO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Autor (1); Catarina Pereira Ribeiro Co-autor (1); Maria Tália Silva Luna

Leia mais

Curso Técnico em Zootecnia

Curso Técnico em Zootecnia Curso Técnico em Zootecnia Aula: 01/01 SUB TEMA: INTRODUÇÃO À Professor: Vitor Hugo SUB TEMA: HISTÓRIA DA HÁ MUITO TEMPO MAIS DE 5 MIL ANOS PROCURAM-SE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS COM O OBJETIVO DE CURAR AS MAIS

Leia mais

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda.

MUVINLAX (macrogol bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. MUVINLAX (macrogol 3350 + bicarbonato de sódio + cloreto de sódio + cloreto de potássio) Libbs Farmacêutica Ltda. pó para preparação extemporânea (13,125 g de macrogol 3350; 0,1775 g de bicarbonato de

Leia mais

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS PARA DISPENSAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE

RELAÇÃO DE MEDICAMENTOS PADRONIZADOS PARA DISPENSAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE ACICLOVIR 200 MG COMPRIMIDO ACIDO ACETILSALICILICO 100 MG COMPRIMIDO ACIDO ACETILSALICILICO 500 MG COMPRIMIDO ACIDO FOLICO 5 MG COMPRIMIDO ACIDO VALPROICO 250 MG/5ML - FRASCO 100 ML ACIDO VALPRÓICO 250MG

Leia mais

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO BENEFÍCIO NA MEDICINA TRADICIONAL, ASSOCIADO COM MEL DE ABELHA

O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO BENEFÍCIO NA MEDICINA TRADICIONAL, ASSOCIADO COM MEL DE ABELHA O USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO BENEFÍCIO NA MEDICINA TRADICIONAL, ASSOCIADO COM MEL DE ABELHA Marailze Pereira dos Santos (1); Leonardo Silva Pontes (2); Marcos Barros de Medeiros (3) Centro de Ciências

Leia mais

PERFIL FARMACOTERAPÊUTICO ENTRE IDOSOS DE UM GRUPO DE VIVÊNCIA

PERFIL FARMACOTERAPÊUTICO ENTRE IDOSOS DE UM GRUPO DE VIVÊNCIA PERFIL FARMACOTERAPÊUTICO ENTRE IDOSOS DE UM GRUPO DE VIVÊNCIA Alleksandra Dias da Silva Henriques (1) ; Thamyres Stephanni Dantas dos Santos (2) ; Lindomar de Farias Belém (3) 1,2,3 Universidade Estadual

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE.

IMPLANTAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. IMPLANTAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. Max Nunes Bastos; Marcondes Fernandes Correia; Rômulo Herlon Vidal de Negreiros; Lidiane Pinto Correia Faculdade

Leia mais

15 Congresso de Iniciação Científica

15 Congresso de Iniciação Científica 15 Congresso de Iniciação Científica CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE E PERFIL DO USO DE MEDICAMENTOS DA POPULAÇÃO ADSCRITA AS UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA Autor(es) JULIANA

Leia mais

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Cloreto de Sódio 0,9% Solução Nasal FALTA (item deserto na última licitação aguardando novo processo)

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Cloreto de Sódio 0,9% Solução Nasal FALTA (item deserto na última licitação aguardando novo processo) FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Acetato de Retinol (Vitamina A) 50.000UI/mL + Colecalciferol (Vitamina D) 10.000UI/ ml Solução Oral Acetazolamida 250mg Aciclovir 200mg Ácido Acetilsalicílico 100mg Ácido Fólico

Leia mais

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Captopril 25mg FALTA (Previsão: 30/04)

FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Captopril 25mg FALTA (Previsão: 30/04) FARMÁCIA BÁSICA Medicamento Acetato de Retinol (Vitamina A) 50.000UI/mL + Colecalciferol (Vitamina D) 10.000UI/ ml Solução Oral Acetazolamida 250mg Aciclovir 200mg Ácido Acetilsalicílico 100mg Ácido Fólico

Leia mais

A CULTURA DOS ALUNOS NA VISÃO DOS PROFESSORES

A CULTURA DOS ALUNOS NA VISÃO DOS PROFESSORES 1. INTRODUÇÃO A CULTURA DOS ALUNOS NA VISÃO DOS PROFESSORES Bruno Gonçalves Lippi Fernando Cesar Vaghetti Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar FEUSP/CNPq Diante das relações sociais, culturais,

Leia mais

Núcleo de Farmácia Viva

Núcleo de Farmácia Viva Núcleo de Farmácia Viva Brasília-DF A FARMÁCIA VIVA NO ÂMBITO O SUS-DF Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal Nilton L. Netto Junior; Farm. M.Sc. OFICIALIZAÇÃO DA FITOTERAPIA NA SES-DF (25 ANOS)

Leia mais

MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ

MUNICIPIO DE JARDIM DO SERIDÓ Pesquisa Mercadológica Exercício: 2019 Pág.: 1/7 1.232.153,90 984.501,00 1.066.131,20 977.254,50 1.077.171,30 1-0004030 - Acetato de Betametasona + Fosfato Dissódico de Betametasona 3mg/ml + 3mg/ml suspensão

Leia mais