PARTE I GENERALIDADES. Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro/ CONCEITO DE RECICLAGEM DE PAVIMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PARTE I GENERALIDADES. Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro/ CONCEITO DE RECICLAGEM DE PAVIMENTOS"

Transcrição

1 1 Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro/2009 PARTE I GENERALIDADES 1. CONCEITO DE RECICLAGEM DE PAVIMENTOS O comportamento da estrutura de um pavimento está influenciado por vários fatores: a) Frequência e peso dos eixos dos veículos b) Intemperismo c) Qualidade dos materiais d) Qualidade do projeto e) Qualidade da construção Quando a qualidade do pavimento cai abaixo de um nível aceitável ele precisa ser recuperado. Há vários meios de se processar esta recuperação entre eles está a reciclagem que atualmente vem crescendo em importância. Reciclagem do pavimento é um processo que visa a melhorar as características de rolamento e a estrutura do pavimento com o reaproveitamento dos materiais existentes nas diversas camadas da estrutura do pavimento: revestimento, base e sub-base. O reaproveitamento dos materiais destas camadas traz várias vantagens: a) Reduz o custo da recuperação do pavimento b) Pode recuperar o pavimento sem alterar sua geometria, mantendo o mesmo greide c) Conserva as fontes naturais de materiais empregados no pavimento d) Permite recuperar somente a faixa de tráfego que sofre mais carregamento, e que precisa de reparos, nas vias com várias faixas de tráfego.

2 2 Embora a reciclagem tenha maior aplicação nos revestimentos asfálticos, ela pode ser aplicada aos materiais de base granular, transformando-as em bases tratadas com asfalto ou com cimento. Ainda, estas bases podem fornecer material para aumentar a espessura de concreto asfáltico do pavimento. Os materiais granulares da sub-base podem ser estabilizados com asfalto ou com cimento. Todas estas transformações se traduzem por um aumento na capacidade suporte das camadas individuais, e/ou corrigindo deficiências existentes nas camadas originais, resultando num pavimento mais resistente. 2. TERMINOLOGIA EMPREGADA NA RECICLAGEM (1) Estrutura do pavimento asfáltico É a estrutura de um pavimento asfáltico colocada sobre o subleito, constituída por todas as camadas de misturas asfálticas (estrutura full depth), ou uma combinação de camadas de asfalto com camadas de agregados sem tratamento, ou tratadas com substâncias coesivas (cimento, cinza-cal, etc) (2) Mistura betuminosa, reciclada, para pavimento É qualquer mistura asfáltica obtida com o material de uma, ou mais, das camadas da estrutura do pavimento pelo acréscimo de agregado, asfalto e/ou agente de reciclagem, que será usado na construção do pavimento novo ou na recuperação de pavimentos velhos. Esta mistura deverá satisfazer às exigências das Especificações para a camada do pavimento em que ela será empregada. (3) Materiais reutilizáveis do pavimento Materiais oriundos das camadas de pavimentos existentes tais como: a) Camadas de base, nivelamento e revestimento b) Camadas de base granular c) Camadas de base tratada com cimento ou cinza-cal (substâncias não recicláveis). (4) Material Frezado (MF) Materiais das camadas de um pavimento asfáltico (revestimento, base, etc.) que são removidos do pavimento pelo emprego de equipamentos com ação rotativa de corte, (milling machine), com ou sem adição de calor para amolecer os ligantes asfálticos. (5) Material Recuperado (MR) Materiais de misturas asfálticas ou base granular constituintes dum pavimento existente que são removidas usando escarificadores, motoniveladoras, ou outro equipamento, com ou sem a adição de calor para amolecer o ligante asfáltico.

3 3 (6) Revestimento Asfáltico Reutilizável (RAP) (Reclaimed Asphalt Pavement) Materiais contendo asfalto e agregado removidos e/ou processados, provenientes de um pavimento existente. (7) Agregado reutilizável (RAM) (Reclaimed Aggregate Mineral) Material proveniente das camadas de um pavimento existente, que foi removido e/ou processado, contendo agregado com ou sem substância coesiva não reciclável (exemplo: agregado de base granular e agregado de base tratada com cimento). (8) Asfalto reutilizável É o asfalto contido na camada asfáltica fresada, ou recuperada, que contribui na porcentagem de asfalto da nova mistura, reciclada. (9) Agregado recuperado velho. O agregado separado de uma amostra de mistura asfáltica dum pavimento (10) Asfalto recuperado O asfalto retirado de uma mistura asfáltica dum pavimento velho. (11) Agente de reciclagem, ou de rejuvenescimento, do asfalto Um material orgânico com propriedades físicas e químicas selecionadas, destinado especificamente a restaurar as propriedades originais dos asfaltos envelhecidos, pela reposição daqueles componentes do asfalto que foram alterados ou consumidos durante os processos de construção e envelhecimento (12) Agregado novo (também chamado agregado virgem) Está constituído por agregados sem uso, como: areias naturais, areias artificiais, pedregulho natural, seixo britado, brita que são incorporados aos agregados recuperados do pavimento existente, com a finalidade de melhorar a qualidade da mistura asfáltica reciclada.

4 4 3. PROCESSOS DE RECICLAGEM Atualmente há uma grande variedade de processos de reciclagem de pavimentos. A Figura 1 apresenta os tipos de processos de reciclagem. Figura 1 - PROCESSOS DE RECICLAGEM Figura I-1 PROCESSOS DE RECICLAGEM Reciclagem de pavimento Reciclagem de pavimentos de concreto Reciclagem de pavimentos asfálticos Reciclagem por mistura a quente Reciclagem por mistura a frio Reciclagem da superfície Em usina fixa ou central Na pista Em usina fixa ou central No local com ou sem calor (1) Reciclagem do pavimento Consiste no reuso de materiais do pavimento existente que são trabalhados em novas misturas com qualidades adequadas para serem empregadas em construções novas ou para a reabilitação dos pavimentos asfálticos. (2) Reciclagem da superfície do pavimento A reciclagem da superfície do pavimento consiste em corrigir a quente ou a frio as irregularidades e deformações superficiais nos sentidos transversal e longitudinal. Estas correções consistem em fresagem ou escarificação a quente e correção da superfície, com ou sem adição de materiais, finalizando por compactação. Irregularidades, como sulcos, desagregação e deformações resultantes de instabilidade, podem ser eliminados pela remoção da parte superior do revestimento por fresagem, patrolagem, escarificação, etc, a frio. No caso de ocorrer remoção de material, este pode ser reutilizado na reciclagem. (3) Reciclagem de pavimentos asfálticos a frio Consiste na reutilização de materiais de base granular e/ou misturas asfálticas que são trabalhadas na pista ou numa usina fixa ou central, com a adição de emulsões asfálticas, asfaltos diluídos, cimento portland, etc, com o objetivo de obter uma mistura final com qualidades definidas, seguidas de espalhamento e compactação.

5 5 (4) Reciclagem de pavimentos asfálticos a quente Consiste na remoção da camada superior do pavimento (revestimento) com ou sem remoção das camadas inferiores do pavimento (exemplo materiais de base granular) que é trabalhada por britagem, e calor, e misturada com componentes adicionais como agregado, asfalto e/ou agente de reciclagem e depois reespalhada e compactada de acordo com as exigências das especificações para as misturas convencionais a quente (camada de base, ligação, nivelamento ou rolamento). (5) Reciclagem de pavimentos de concreto com cimento portland Consiste em reutilizar o material do pavimento de concreto, reduzindo as lajes a tamanhos dos agregados normais e areias, e então reutilizá-los. Este material pode ser: a) Utilizado numa mistura com agregados e areia novos, complementares, e cimento, obtendo-se um concreto com cimento portland. b) Utilizado com novos agregados e asfalto, produzindo uma mistura asfáltica c) Utilizado como agregado para a construção de bases granulares ou estabilizadas. Este trabalho tratará especialmente da reciclagem de mistura asfáltica a quente em usina central.

6 Pavimento existente a ser reciclado 6 PARTE II CONHECIMENTO DOS MATERIAIS DISPONÍVEIS 1. INTRODUÇÃO A estrutura do pavimento existente pode estar constituída de várias camadas esquematizadas na Figura 2. REVESTIMENTO BASE GRANULAR ou Tratada com cimento RAP ASFALTO Asfalto reutilizado AGREGADO Agregado extraído RAM = agregado de base granular ou com cimento processado SUB-BASE SUBLEITO Observações: RAP - Reclaimed Asphalt Pavement (Revestimento Asfáltico Reutilizável) RAM Reclaimed Aggregate Mineral (Agregado mineral reutilizável) Figura 2 A remoção do revestimento dá origem a um material constituído por agregado e asfalto, chamado pavimento ou revestimento asfáltico reutilizável, RAP (Reclaimed Asphalt Pavement), que pode participar como parte de uma nova mistura asfáltica. Quando se remove parte ou toda base granular, sem ligante, o produto resultante chama-se agregado mineral reutilizavel, RAM (Reclained Agreggate Mineral) e pode ser processado como parte de um novo material, geralmente misturado como parte do revestimento asfáltico reutilizável, ligante asfáltico e outras vezes misturado com cimento. Ao se pretender fazer reciclagem de um pavimento asfáltico surgem, portanto, três perguntas de importância capital: a) O que temos no pavimento a ser reciclado? b) O que pretendemos ou o que é possível obter? c) Que materiais novos dispomos? A primeira pergunta está ligada a espessura das camadas e aos materiais, asfalto e/ou agregado, que as compõe. A segunda é definir nosso objetivo em termos de reaproveitamento dos materiais das camadas do pavimento e melhora-las de forma a se obter uma estrutura do pavimento capaz de suportar ao tráfego previsto. A terceira está relacionada aos materiais granulares novos e tipos de asfaltos disponíveis à mistura com os materiais velhos, recicláveis (RAP e RAM) do pavimento existente.

7 7 2. ESTUDO DOS MATERIAIS DISPONÍVEIS 2.1 Materiais do revestimento asfáltico reutilizáveis (RAP) Para a elaboração de um projeto racional de mistura asfáltica com o emprego de revestimento asfáltico reutilizável (RAP) é preciso conhecer os materiais que o compõe e o estado desses materiais. O revestimento está constituído por asfalto e agregado: (1) Asfalto Do asfalto precisa-se conhecer: a) Porcentagem de asfalto na mistura b) Condições de consistência, determinando sua viscosidade absoluta em poises (2) Agregado Do agregado após a remoção do asfalto podemos determinar sua granulometria, mas não temos meios diretos de determinar a quantidade de partículas provenientes de depósitos naturais. Estas partículas naturais, geralmente com as arestas arredondadas e as faces polidas melhoram a trabalhabilidade da mistura, mas atuam negativamente na sua estabilidade. Sua existência no agregado reutilizável será apreciada, indiretamente, pela estabilidade da mistura, determinada pelo ensaio Marshall Para obter os elementos referentes aos materiais será necessário a realização de vários ensaios Ensaio para determinação do teor de asfalto da mistura asfáltica O ensaio empregado com este objetivo está padronizado pela Norma ASTM D Esta norma apresenta vários métodos. Sugerimos o Método B, que é o de extração do asfalto a quente. Ele também é utilizado para separar o asfalto do agregado. O ensaio consiste em tomar uma amostra seca da mistura do revestimento asfáltico com peso P 1, aproximadamente 1000gr, e coloca-se dentro de dois cones de tela metálica revestidos com papel filtro. Figura 3. Estes cones são introduzidos numa jarra de vidro pirex. Dentro da jarra é colocada uma quantidade de tetracloretileno, e, a parte superior da jarra é tapada com um condensador metálico. O conjunto é colocado sobre uma fonte de calor: uma placa quente termostaticamente controlada ou um queimador a gás. A ação do calor faz evaporar o solvente que passa pela amostra, e, ao entrar em contato com o condensador se liquefaz e cai sobre as amostras colocadas nos cones metálicos, dissolvendo o asfalto e separando-o do agregado. Este ciclo é continuado até ser removido todo o asfalto. Figura 3 O agregado restante nos cones é seco e pesado P 2.

8 8 A porcentagem de asfalto na mistura é dada pela fórmula: a) Em relação à mistura: %ASF M P1 P2 P b) Em relação ao agregado %ASF AG P1 P P O asfalto dissolvido com o solvente deve ser guardado para determinação da viscosidade do resíduo Determinação da viscosidade do asfalto velho a) Generalidades sobre a viscosidade Viscosidade é a resistência ao cisalhamento oferecida pelos líquidos A unidade de viscosidade absoluta é o poise que tem a seguinte definição: Quando um plano de 1cm 2 requerer uma força de um dine para se deslocar na velocidade de 1cm/seg em relação a outro plano, paralelo, afastado de 1cm, se diz que o líquido entre eles tem a viscosidade de um poise ( = 1 dine.seg/ cm 2 ). A viscosidade, matematicamente, pode ser descrita como uma proporcionalidade constante entre a força aplicada F, por unidade de área, e a velocidade de cisalhamento S, Figura 4. Figura 4. A viscosidade ou módulo de cisalhamento n, de um líquido, pode ser definido como um fator de proporcionalidade n n F S

9 9 F = força em dines/ cm 2 S = velocidade de cisalhamento, em recíproca de segundo, isto é: cm/seg/cm= seg 1 n = viscosidade absoluta, em poises (a recíproca de viscosidade é a fluidez) Se n tem um valor constante para qualquer valor de F, isto é, há uma proporcionalidade constante entre o esforço de cisalhamento F por unidade de área e a velocidade de cisalhamento, o fluxo e o líquido são chamados de Newtoniano ou de fluxo verdadeiro. Quando não existe esta proporcionalidade, o líquido é não Newtoniano ou pseudo plástico, e exibe um fluxo complexo. Se o esforço de cisalhamento por unidade de área e a velocidade de cisalhamento forem representados num gráfico log-log, Figura 5, esta relação é representada por linhas retas.. Figura 5 Temos: Log F = C. log S + log M (equação da reta) C : é a inclinação da reta no gráfico log-log e mede o grau do fluxo complexo, cujo valor é determinado por C log F log S M : é uma constante do gráfico dada por M= F S c que é a equação do fluxo ou base geral reológica.

10 10 Com o aumento da temperatura de ensaio o asfalto torna-se menos viscoso e eventualmente tem propriedade de líquido. O grau do fluxo complexo diminui e o valor de C também diminui e se aproxima da unidade. Neste caso é difícil de determinar a viscosidade absoluta e então utilizamse equipamentos que determinam a viscosidade cinemática. A relação entre a viscosidade absoluta e a cinemática é definida por: viscosidade cinemática = vis cos idade absoluta densidade g / cm. seg g / cm3 k = n d (stokes) k = viscosidade cinemática em stokes que é expresso em cm 2 / seg n = viscosidade absoluta em poises que é expressa em g/cm.seg d = densidade em g / cm3 Como a densidade dos CAP está próxima de 1g / cm3, grosseiramente a viscosidade cinemática, em stokes, é numericamente igual a viscosidade absoluta em poises. Isto nos permite transformar a viscosidade cinemática dos agentes de reciclagem em viscosidade absoluta para poder ser aplicado na determinação do tipo de asfalto para a mistura reciclada. Nos asfaltos a viscosidade cinemática é expressa em centistokes, a centésima parte do stoke, significa que: 1 stoke = 100 centistokes e numeriricamente igual a 1 poise Assim, o agente de reciclagem AR 1 com uma faixa de viscosidade de 50 a 175 centistokes corresponderá,numericamente, a 0,5 a 1,75 poises. b) Ensaio para determinação da viscosidade absoluta dos cimentos asfálticos O cimento asfáltico dissolvido com tetracloreto de carbono, recolhido do extrator de asfalto, para determinação do teor de asfalto na mistura do revestimento, deve ser recuperado da solução de acordo com as normas ASTM D A viscosidade absoluta do cimento asfáltico velho recuperado do revestimento é determinada de acordo com o método de ensaio ASTM D 2171/94 ou P-MB-827 do Instituto Brasileiro de Petróleo. Neste ensaio a viscosidade é determinada na temperatura de 60ºC utilizando um viscosímetro capilar de fluxo reverso, usando vácuo, Figura 6. Consiste em determinar o tempo necessário ao escoamento de um determinado volume de cimento asfáltico através de um tubo capilar, Figura 7, com auxílio de vácuo, de 30 0,05cm de mercúrio.

11 11 Figura 6 Figura 7 O valor da viscosidade é obtido em unidades poises, multiplicando o tempo de escoamento em segundos pelo fator de calibração do viscosímetro. A unidade poises corresponde a uma dina.segundo/ cm 2 ou g/cm.seg Ensaio de granulometria do agregado recuperado da mistura asfáltica Reúne-se o agregado de várias extrações até obter o peso indicado para o ensaio de granulometria. Este peso varia com o tamanho máximo do agregado, Tabela 1, e deve ter um valor mínimo especificado pela norma ASTM O ensaio de granulometria deve ser executado de acordo com a norma Ensaio de Granulometria de Agregado Extraído - ASTM , utilizando-se a série de peneiras indicadas pelas especificações da mistura asfáltica pretendida. Tabela 1 TAMANHO MÁXIMO 4,75mm (nº4) 9,50mm (3/8 ) 12,50mm (1/2 ) 19,00mm (3/4 ) 25,00mm (1 ) 37,50mm (1 1/2 ) PESO MÍNIMO Em quilos 0,5 1,0 1,5 2,0 3,0 4,0 2.2 Agregados minerais reutilizáveis - (RAM) No processo de reciclagem pode-se obter um reforço de estrutura do pavimento, sem elevar o greide, adicionando ao material da base granular, total ou parcial, uma substância cimentante. Com isto se aumenta o fator de equivalência estrutural, desta camada e consequentemente a capacidade suporte do pavimento.

12 12 Se este material é usado na camada de revestimento ou ligação (binder), que tem tamanho máximo menor que o de base, o agregado deverá ser processado : peneirado, e as frações maiores que o tamanho máximo selecionado deverão ser rebritadas ou rejeitadas. Se houver processamento do agregado da base, deve-se considerar, para composição da mistura, a granulometria final do agregado. Todo o agregado de base pode ser usado misturado com o revestimento asfáltico reutilizável e asfalto e/ou cimento, dando origem a uma base tratada com coeficiente de equivalência estrutural superior ao da base granular. A coleta de amostra para a realização do ensaio de granulometria deve ser representativa de todo o material e terá um peso mínimo em função do tamanho máximo do agregado, definido na Tabela 2 da norma ASTM-D-75/92. Tabela 2 TAMANHO NOMINAL 9,15mm (3/8 ) 12,50mm (1/2 ) 19,00mm (3/4 ) 25,00mm (1 ) 37,50mm 1 ½ ) 50,00mm (2 ) PESO MÍNIMO DA AMOSTRA kg Destas quantidades deve ser retirada uma amostra representativa para o ensaio de granulometria com peso mínimo indicado na Tabela 3. O ensaio de granulometria deve ser executado de acordo com a norma ASTM C 136. Tabela 3 DIÃMETRO MÁXIMO 9,5mm (3/8 ) 12,5mm (1/2 ) 19,0mm (3/4 ) 25,0mm (1 ) 37,5mm (1 ½ ) 50,0mm (2 ) PESO MÍNIMO PARA O ENSAIO DE GRANULOMETRIA - kg 1,0 2,5 5,0 10,0 15,0 20,0 2.3 Agregados novos ou virgem As especificações aconselham utilizar, na reciclagem, uma quantidade de revestimento asfáltico reutilizável (RAP) inferior a aproximadamente 50% da amostra nova. Para complementar a granulometria da mistura é necessário adicionar agregado novo ou agregado novo e agregado reutilizável (RAM) Para fazer a nova composição de mistura deve-se conhecer a granulometria, representativa, do novo agregado, executando ensaios granulométricos por peneiramento de acordo com as normas ASTM C 136. Os pesos das amostras colhidas nos depósitos e o peso para o ensaio de granulometria são os indicados no item 2.2.

13 Asfalto novo A adição de asfalto novo à mistura reciclada tem dois objetivos: Obter a porcentagem total de asfalto para satisfazer os requisitos da nova mistura Enquadrar a mistura do asfalto novo com o asfalto envelhecido do RAP dentro dos requisitos de viscosidade do asfalto definidos pelas condições climáticas e tráfego previstos para a rodovia. O cimento asfáltico novo deverá pertencer a um dos tipos previstos pelas Especificações Brasileiras IBP/ABNT EB-78 e o Regulamento Técnico DNC 01/92. Estas especificações classificam os cimentos asfálticos por viscosidade absoluta em: CAP 7 com viscosidade entre 700 e 1000 poises CAP 20 com viscosidade entre 2000 e 3500 poises CAP 40 com viscosidade entre 4000 e 8000 poises Também classificam os cimentos asfálticos em termos de consistência medida pelo ensaio de penetração, em: CAP 30/45 CAP 50/60 CAP 85/100 CAP 120/ Agentes de reciclagem São materiais orgânicos com características físicas e químicas selecionadas para restaurar o asfalto envelhecido do RAP de forma a atender às condições das especificações. A seleção do agente de reciclagem se processa pelas características de viscosidade da mistura asfalto envelhecido / agente de reciclagem. Os tipos e características dos agentes de reciclagem para misturas a quente estão definidos na norma ASTM , que é idêntica a adotada pelo Instituto Brasileiro do Petróleo e apresentada no Tabela 4. A função dos agentes de reciclagem é devolver aos CAP envelhecidos suas propriedades originais. Como rejuvenescedores, devem repor ao ligante os componentes aromáticos e as resinas cujos teores foram reduzidos no processo de envelhecimento. Existem no mercado americano produtos comerciais. No Brasil, temos um produto, óleo de xisto produzido pela Petrobras em São Mateus do Sul PR. Frações da destilação deste óleo apresentam concentrados de maltenos com elevado teor de nitrogênio. A importância do nitrogênio está no aumento da durabilidade do asfalto e também na melhoria da adesividade do asfalto / agregado. O resíduo da destilação do xisto se enquadra nas especificações do IPB e da ASTM D 4552, com agente de reciclagem sob número AR 75 ou RA 75. A escolha do grau do agente de reciclagem depende da quantidade e dureza do asfalto no pavimento velho. Em geral os tipos de AR com baixa viscosidade são empregados para recuperar asfaltos envelhecidos de alta viscosidade e vice versa. Os graus AR-1, AR-5, AR-25 e AR-75 são geralmente mais apropriados a recuperação do cimento asfáltico de pavimentos velhos em mistura a quente, recicladas quando for adicionada a mistura menos de 30% de agregado virgem. Os graus AR-250 e AR-500 são indicados em misturas recicladas com mais de 30% de agregado virgem.

14 14 Tabela 4 3. AMOSTRAGEM DOS MATERIAIS É uma parte essencial no estudo de reciclagem. É de importância fundamental obter amostras representativas de todos os materiais para que o produto colocado na pista corresponda à mistura estudada no laboratório. 3.1 Revestimento asfáltico reutilizável - RAP A amostragem do revestimento asfáltico reutilizável, RAP, é a parte mais crítica do processo. No revestimento asfáltico reutilizável existem duas variáveis: asfalto e agregado, podendo o asfalto variar em quantidade e viscosidade; e, o agregado em granulometria e, também em quantidade. Quanto maior o número de amostras, mais os valores médios se aproximam da realidade. Ainda a melhor técnica de escolha é a da coleta aleatória de amostra. Uma vantagem de usar este processo, baseado em métodos estatísticos, é que a quantidade de trabalho e o custo podem ser reduzidos. Não há uma regra rígida para definir os intervalos de amostragem. O espaçamento de 50 metros, alternados em LD, E, LE, LD... para coleta de amostra serve como orientação. Quando o aspecto superficial do pavimento demonstrar uniformidade, o espaçamento pode aumentar. Se visualmente for constatado que o trecho apresenta áreas com características superficiais diferentes, elas devem ser consideradas como segmentos independentes. Suas localizações devem ser registradas e as amostras e ensaios deverão ser considerados separadamente, Figura 8.

15 15 Figura 8 Assim, a extensão E1 E2 apresenta uma superfície com características normais. E2 E3 apresenta de forma uniforme a ocorrência de áreas de exsudação. E3 E4 superfície apresenta pontos de desagregação sugerindo deficiência de asfalto. Isto significa que temos misturas diferentes. Os resultados dos ensaios com amostras coletadas dentro dos limites de cada seção devem ser reunidos para definir as características. (%asfalto, granulometria do agregado e viscosidade do asfalto) médias do revestimento asfáltico reutilizável (RAP). Os valores médios de todas as seções devem ser analisados e comparados para definir a possibilidade de misturar os materiais removidos do revestimento asfáltico, ou determinar que eles constituam depósitos independentes. Estes estudos iniciais devem ser confirmados após a remoção do revestimento asfáltico, quanto a granulometria do agregado, porque a fresagem ou a britagem do revestimento, necessários a sua reutilização, podem alterar a granulometria do agregado. Novas amostras de revestimento asfáltico reutilizável (RAP) devem ser colhidas dos depósitos junto à usina central, para serem ensaiadas, determinando a % de asfalto, e, principalmente, a granulometria do agregado. Esta deve ser comparada com os valores anteriores obtidos. As amostras do depósito devem ser coletadas em várias posições e alturas, na base de uma amostra para cada 50 toneladas de mistura, tendo-se o cuidado de remover o material superficial que pode apresentar segregação. Para agregados com tamanho máximo de 20mm, normalmente empregados nos revestimentos asfálticos, o peso da amostra coletada deve ser da ordem de 25kg. No laboratório, por quarteamento, as amostras devem ser reduzidas aos tamanhos indicados aos ensaios. 3.2 Amostragem do agregado mineral reutilizável (RAM) A amostragem do agregado mineral reutilizável é realizada do mesmo modo e locais que a do revestimento asfáltico reutilizável (RAP). Se este agregado for processado por peneiramento ou rebritagem, a amostra deve ser coletada na pilha de estoque, em vários pontos e alturas do depósito. A freqüência é de uma amostra para cada 50 toneladas de agregado. Ao retirar a amostra deve-se ter cuidado prévio de remover o agregado superficial que pode estar segregado.

16 Amostragem do agregado virgem A amostragem do agregado virgem se realiza no depósito em vários pontos e alturas, tomando o cuidado de eliminar a camada superficial de agregado, que pode estar segregado. O número de amostras depende do tamanho do depósito. Um critério de amostragem define uma amostra para cada 50 toneladas de agregado. 3.4 Amostragem do asfalto novo A amostragem do cimento asfáltico novo deve ser executada conforme a norma ASTM D 140/93. Na maioria dos casos a aceitação do material asfáltico está baseada em ensaios de laboratório fornecidos pelo produtor.

Reciclagem dos Pavimentos

Reciclagem dos Pavimentos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Reciclagem dos Pavimentos

Leia mais

PROJETO DE MISTURA RECICLADA A QUENTE

PROJETO DE MISTURA RECICLADA A QUENTE 17 PARTE-III PROJETO DE MISTURA RECICLADA A QUENTE 1. ORIENTAÇÃO GERAL a) Apreciar todas as etapas necessárias ao proporcionamento dos materiais utilizados. b) Seleção do tipo ou grau e quantidade do cimento

Leia mais

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - I INTRODUÇÃO

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - I INTRODUÇÃO Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro de 2009 PARTE - I INTRODUÇÃO 1 CONCEITO DE RECICLAGEM DE PAVIMENTOS É um processo que visa a melhorar as características de rolamento e a estrutura do

Leia mais

RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL

RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL PARTE 2 RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL Engº Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/2009 1 RECAPEAMENTOS SEM FUNÇÃO ESTRUTURAL OBJETIVO: melhorar as condições da superfície do pavimento A) Lama

Leia mais

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro de 2009 PARTE - IV OBTENÇÃO E PREPARAÇÃO DO RAP E RAM 1 EXECUÇÃO DA RECICLAGEM NA PISTA EXECUÇÃO DA RECICLAGEM NA PISTA 1) Caminhão tanque com emulsão

Leia mais

Areia-Asfalto a Quente Areia-Asfalto a Frio Lama Asfáltica

Areia-Asfalto a Quente Areia-Asfalto a Frio Lama Asfáltica Areia-Asfalto a Quente Areia-Asfalto a Frio Lama Asfáltica Acadêmicos: Gabriele C. Tonett, Kriscia D. da Silva, Lucas Oliveira da Silva, Mariana D. T. Rocha e Nathani Diniz. Areia-Asfalto a Quente DNIT

Leia mais

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item.

A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. A respeito do cimento asfáltico de petróleo (CAP), suas propriedades e ensaios físicos, julgue o próximo item. 88.(PF/CESPE/2013) O teste de penetração, que é a medida de penetração de uma agulha padronizada

Leia mais

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO

MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO MATERIAIS DE BASE, SUB- BASE E REFORÇO DO SUBLEITO Introdução Tipos de revestimentos asfálticos 2 Introdução Classificação dos materiais segundo seu comportamento frente aos esforços: Materiais granulares

Leia mais

Estabilização de Solos. Americas South Paving Products

Estabilização de Solos. Americas South Paving Products Estabilização de Solos Agenda: 1. Discutir e explicar conceitos básicos de reciclagem de solos 2. Discutir e explicar conceitos básicos de estabilização de solos 3. Discutir e explicar os procedimentos

Leia mais

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - V CONSTRUÇÃO

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - V CONSTRUÇÃO Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro de 2009 PARTE - V CONSTRUÇÃO 1 CONSTRUÇÃO O principal problema da reciclagem de misturas asfálticas a quente é a secagem e aquecimento do RAP. Se for

Leia mais

Disciplina Vias de Comunicacao II. Pavimentos

Disciplina Vias de Comunicacao II. Pavimentos Disciplina Vias de Comunicacao II Pavimentos Pavimento É uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sobre a superfície final de terraplenagem, destinada técnica e economicamente

Leia mais

O que são agregados? Agregados 2

O que são agregados? Agregados 2 AGREGADOS O que são agregados? Agregados 2 O que são agregados? Agregados 3 O que são agregados? Agregados 4 O que são agregados? ABNT NBR 9935/2005: Material sem forma ou volume definido, geralmente inerte,

Leia mais

LAMA ASFÁLTICA. Departamento Técnico

LAMA ASFÁLTICA. Departamento Técnico LAMA ASFÁLTICA Departamento Técnico Dez/2003 Introdução LAMA ASFÁLTICA SLURRY SEAL COULIS BETUMINEUX LECHADA ASFÁLTICA BITUME SCHLAME São as nomenclaturas utilizadas em diferentes países para designar:

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 013/94 Procedimento Página 1 de 5

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Norma Rodoviária DNER-PRO 013/94 Procedimento Página 1 de 5 Procedimento Página 1 de 5 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, fixa o procedimento para coleta de amostra de misturas betuminosas. Descreve as condições gerais para tomada de amostras e as

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE RECICLADO EM MISTURA A QUENTE. Engº Marcelo Zubaran

UTILIZAÇÃO DE RECICLADO EM MISTURA A QUENTE. Engº Marcelo Zubaran UTILIZAÇÃO DE RECICLADO EM MISTURA A QUENTE Engº Marcelo Zubaran ÍNDICE Introdução Sistema para baixa taxa de reciclagem Sistema para alta taxa de reciclagem Resultados Conclusões ÍNDICE Introdução INTRODUÇÃO

Leia mais

MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular

MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular MACADAME BETUMINOSO TRAÇADO- MBT Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Julho de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 025 Rev.00 Especificação Particular para Execução de Macadame

Leia mais

ASFALTO ASFALTO. Informações Técnicas. 1 Asfalto. Informações Técnicas (versão mai/2019)

ASFALTO ASFALTO. Informações Técnicas. 1 Asfalto. Informações Técnicas (versão mai/2019) Informações Técnicas 1 Asfalto Informações Técnicas (versão mai/2019) A Assistência Técnica Petrobras tem por objetivo prestar suporte técnico aos clientes, com foco na adequação ao uso e corretos manuseio,

Leia mais

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO Introdução Asfalto: Diversas aplicações como material de construção Propriedades isolantes e adesivas Principal forma de revestimento de pavimentos no mundo Brasil:

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Materiais adotados nas camadas do pavimento anaelza00@hotmail.com Aula Passada Histórico Definições Esforços no Pavimento Seção Tipo 2

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE GOTEJAMENTO DE MISTURAS ASFÁLTICAS NÃO COMPACTADAS

DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE GOTEJAMENTO DE MISTURAS ASFÁLTICAS NÃO COMPACTADAS DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS DE GOTEJAMENTO DE MISTURAS ASFÁLTICAS NÃO COMPACTADAS C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 305-14 09/2014 T 305-14 pg1

Leia mais

ESTRADAS II. Prof. Me.: ARNALDO TAVEIRA CHIOVETTO Acadêmicos: BIANCA GIANGARELI JOACI ALEXANDRE DA SILVA WILLIAN SCHERNER

ESTRADAS II. Prof. Me.: ARNALDO TAVEIRA CHIOVETTO Acadêmicos: BIANCA GIANGARELI JOACI ALEXANDRE DA SILVA WILLIAN SCHERNER ESTRADAS II Prof. Me.: ARNALDO TAVEIRA CHIOVETTO Acadêmicos: BIANCA GIANGARELI JOACI ALEXANDRE DA SILVA WILLIAN SCHERNER REGULARIZAÇÃO DO SUBLEITO DNIT 137/2010-ES Definição Condições Material Ensaios

Leia mais

4. MATERIAIS UTILIZADOS

4. MATERIAIS UTILIZADOS 4. MATERIAIS UTILIZADOS Descrevem-se nesse capítulo a origem e as características dos materiais utilizados na pesquisa. 4.1 AREIA O Departamento de Edificações Rodovias e Transportes do Ceará - DERT, cedeu

Leia mais

CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG

CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG CAMADA ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE CEG Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Novembro de 2015 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 014 Rev.2 011/2015 ES 014 Rev2 pg 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

INTRODUÇÃO A PAVIMENTAÇÃO

INTRODUÇÃO A PAVIMENTAÇÃO INTRODUÇÃO A PAVIMENTAÇÃO Pavimento é uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, destinadas a resistir aos esforços oriundos do tráfego de veículos e do clima, proporcionando conforto, economia

Leia mais

É toda modificação na superfície ou na estrutura de um pavimento que altere negativamente seu desempenho

É toda modificação na superfície ou na estrutura de um pavimento que altere negativamente seu desempenho Eng Pery C. G. de Castro Revisado em: agosto 2009 CONCEITO É toda modificação na superfície ou na estrutura de um pavimento que altere negativamente seu desempenho 1 FATORES QUE ATUAM NEGATIVAMENTE SOBRE

Leia mais

Selagem asfáltica de fissuras de pavimentos Edição Maio/2006 Revista Téchne

Selagem asfáltica de fissuras de pavimentos Edição Maio/2006 Revista Téchne Selagem asfáltica de fissuras de pavimentos Edição 110 - Maio/2006 Revista Téchne Todas as estradas, rodovias e ruas necessitam de manutenção para manter suas condições operacionais, pois sofrem constante

Leia mais

Aula 03 Estabilização Granulométrica. Eng. Civil Augusto Romanini (FACET Sinop) Sinop - MT 2016/1

Aula 03 Estabilização Granulométrica. Eng. Civil Augusto Romanini (FACET Sinop) Sinop - MT 2016/1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TÉCNICAS DE MELHORAMENTO DE SOLOS Aula 03 Estabilização Granulométrica Eng. Civil

Leia mais

Reciclagem de pavimentos com adição de cimento Portland

Reciclagem de pavimentos com adição de cimento Portland Reciclagem de pavimentos com adição de cimento Portland O estado da arte no Brasil Eng. Ismael Mendes Alvim São Paulo - março/2017 Objetivo Essa apresentação tem como objetivo apresentar o estado da arte

Leia mais

ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO SIMPLES DE MATERIAL FRESADO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND

ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO SIMPLES DE MATERIAL FRESADO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND ANÁLISE DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO SIMPLES DE MATERIAL FRESADO COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND Bruna S. de Azevedo Bolsista PIBIC/UPF e acadêmica do curso de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo.

Leia mais

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (6. o Parte) Dosagem de misturas asfálticas (2. o Parte)

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (6. o Parte) Dosagem de misturas asfálticas (2. o Parte) 1 Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (6. o Parte) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Dosagem de misturas asfálticas (2. o Parte) Conteúdo da aula 10 Dosagem Marshall do concreto asfáltico usinado a

Leia mais

ANEXO IX MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 226/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 01/2015

ANEXO IX MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 226/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 01/2015 ANEXO IX MEMORIAL DESCRITIVO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 226/2015 TOMADA DE PREÇO Nº 01/2015 INTRODUÇÃO O de Piumhi-MG apresenta a seguir memorial descritivo, as especificações, com o projeto de Execução prestação

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Ensaios Laboratoriais Ana Elza Dalla Roza e Lucas Ribeiro anaelza00@hotmail.com - luccasrsantos@gmail.com Principais Ensaios CAP: Penetração

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO UNIÃO MEMORIAL DESCRITIVO Índice ESTUDOS 2 ESTUDOS DE TRÁFEGO 2 ESTUDOS TOPOGRÁFICOS 2 PROJETOS 2 PROJETO GEOMÉTRICO 2 PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO 3 DIMENSIONAMENTO DO PAVIMENTO

Leia mais

Patrimônio Cultural da Humanidade

Patrimônio Cultural da Humanidade MEMORIAL DESCRITIVO E ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS OBRA: Pavimentação Asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente C.B.U.Q. nas Ruas indicadas em Projeto. 1 - INTRODUÇÃO Tem este por finalidade orientar

Leia mais

ASFALTOS CONVENCIONAIS

ASFALTOS CONVENCIONAIS ASFALTOS CONVENCIONAIS Cimento Asfáltico de Petróleo Especificações Técnicas Classificação por penetração. Resolução nº19 de 13 de julho de 2005 da ANP Regulamento Técnico ANP nº03/2005. ABNT/NBR 3045

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE PAVIMENTOS ASFALTICOS COM O DENSÍMETRO ELÉTRICO

DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE PAVIMENTOS ASFALTICOS COM O DENSÍMETRO ELÉTRICO C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Revisão 2: Novembro 2018 DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE PAVIMENTOS ASFALTICOS COM O DENSÍMETRO ELÉTRICO DESIGNAÇÃO - ARTERIS T 100 Método Padrão para Ensaio

Leia mais

AULA 4 AGLOMERANTES continuação. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting

AULA 4 AGLOMERANTES continuação. Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting AULA 4 AGLOMERANTES continuação Disciplina: Materiais de Construção I Professora: Dra. Carmeane Effting 2015 Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil ASFALTOS Pavimento é uma estrutura

Leia mais

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (5. o Parte) Dosagem de misturas asfálticas (1. o Parte)

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (5. o Parte) Dosagem de misturas asfálticas (1. o Parte) 1 Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (5. o Parte) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Dosagem de misturas asfálticas (1. o Parte) Conteúdo da aula 1 Introdução à dosagem Marshall de concretos asfálticos

Leia mais

RECICLAGEM DE CAMADAS COM CIMENTO EM USINAS- RCCU

RECICLAGEM DE CAMADAS COM CIMENTO EM USINAS- RCCU RECICLAGEM DE CAMADAS COM CIMENTO EM USINAS- RCCU Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Outubro de 2016 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 039.1 Rev.5 06/2016 ES 039.1 Rev4 pg 1 -

Leia mais

RESISTÊNCIA A DANOS POR UMIDADE INDUZIDA DE MISTURAS ASFÁLTICAS RECICLADAS COMPACTADAS

RESISTÊNCIA A DANOS POR UMIDADE INDUZIDA DE MISTURAS ASFÁLTICAS RECICLADAS COMPACTADAS RESISTÊNCIA A DANOS POR UMIDADE INDUZIDA DE MISTURAS ASFÁLTICAS RECICLADAS COMPACTADAS C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 004-13 09/2014 T 004 pg 1 -

Leia mais

RECICLAGEM DE PAVIMENTOS COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND

RECICLAGEM DE PAVIMENTOS COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND RECICLAGEM DE PAVIMENTOS COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND William Fedrigo Washington Peres Núñez Jorge Augusto Pereira Ceratti RECICLAGEM DE PAVIMENTOS COM ADIÇÃO DE CIMENTO PORTLAND PROPOSIÇÃO DE UM MÉTODO

Leia mais

IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DA IMPLANTAÇÃO DO MEIO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DA IMPLANTAÇÃO DO MEIO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE TRANSPORTES PTR 2388 TRANSPORTE E MEIO AMBIENTE IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS DA IMPLANTAÇÃO DO MEIO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA 01/ABR/2016 DEPARTAMENTO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO IMPLANTAÇÃO DE CICLOFAIXA GENERALIDADES O presente memorial tem por finalidade descrever os materiais e serviços que serão utilizados e observados

Leia mais

ANÁLISE DAS CINZAS DE CARVÃO MINERAL COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA APLICAÇÃO NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

ANÁLISE DAS CINZAS DE CARVÃO MINERAL COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA APLICAÇÃO NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA ANÁLISE DAS CINZAS DE CARVÃO MINERAL COMO ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA APLICAÇÃO NA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA Fernanda Lima Maciel; Cintia Leite Gonçalves Universidade CEUMA fernanda.maciel@hotmail.com Resumo:

Leia mais

RECICLAGEM DE CAMADAS COM CIMENTO IN SITU- RCCS

RECICLAGEM DE CAMADAS COM CIMENTO IN SITU- RCCS RECICLAGEM DE CAMADAS COM CIMENTO IN SITU- RCCS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Outubro de 2016 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 039.2 Rev.6 10/2016 ES 039.2 Rev5 pg 1 - Centro

Leia mais

REDUÇÃO DE AMOSTRAS DE MISTURA ASFÁLTICA A QUENTE PARA ENSAIO DE GRANULOMETRIA

REDUÇÃO DE AMOSTRAS DE MISTURA ASFÁLTICA A QUENTE PARA ENSAIO DE GRANULOMETRIA REDUÇÃO DE AMOSTRAS DE MISTURA ASFÁLTICA A QUENTE PARA ENSAIO DE GRANULOMETRIA C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS R- 47-14 09/2014 R 47 pg 1 - Centro de

Leia mais

CONTROLE TECNOLÓGICO DA CAMADA DE REVESTIMENTO EM CAUQ DE ACORDO COM DEINFRA SC-ES-P-05/92 ESTUDO DE CASO

CONTROLE TECNOLÓGICO DA CAMADA DE REVESTIMENTO EM CAUQ DE ACORDO COM DEINFRA SC-ES-P-05/92 ESTUDO DE CASO CONTROLE TECNOLÓGICO DA CAMADA DE REVESTIMENTO EM CAUQ DE ACORDO COM DEINFRA SC-ES-P-05/92 ESTUDO DE CASO Ana Helena Pinter Deolindo (1), Pedro Arns (2); Adailton Antônio dos Santos (3) RESUMO UNESC Universidade

Leia mais

Deterioração dos Pavimentos Asfálticos

Deterioração dos Pavimentos Asfálticos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Deterioração dos Pavimentos

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II CBUQ Ana Elza Dalla Roza e Lucas Ribeiro anaelza00@hotmail.com - luccasrsantos@gmail.com Misturas Betuminosas Concreto, de um modo geral,

Leia mais

Asfalto. Betume é uma mistura de hidrocarbonetos pesados (grande complexidade e alta massa molecular) com poder aglutinante e impermeabilizante.

Asfalto. Betume é uma mistura de hidrocarbonetos pesados (grande complexidade e alta massa molecular) com poder aglutinante e impermeabilizante. Asfalto Asfalto É um dos mais versáteis materiais de construção utilizados pelo homem. O uso da pavimentação asfáltica é a mais importante de suas utilidades. No Brasil, 95% das estradas pavimentadas têm

Leia mais

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (8. o Parte) Execução - Construção da superestrutura (do canteiro até a base)

Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (8. o Parte) Execução - Construção da superestrutura (do canteiro até a base) 1 Tópicos laboratoriais e/ou exercícios (8. o Parte) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Execução - Construção da superestrutura (do canteiro até a base) Conteúdo da aula 1 Canteiro de serviços 2 Regularização

Leia mais

Definição de Pavimento e Funções

Definição de Pavimento e Funções UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: MANUTENÇÃO DE PAVIMENTOS Definição de Pavimento e Funções

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO SUB-BASE ESTABILIZADA Grupo de Serviço PAVIMENTAÇÃO Código DERBA-ES-P-02/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a execução de sub-base estabilizada,

Leia mais

ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DE MATERIAIS RECICLADOS COM A UTILIZAÇÃO DE ESPUMA ASFÁLTICA

ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DE MATERIAIS RECICLADOS COM A UTILIZAÇÃO DE ESPUMA ASFÁLTICA ANÁLISE DE CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DE MATERIAIS RECICLADOS COM A UTILIZAÇÃO DE ESPUMA ASFÁLTICA Josué Alves Roso 1, André Luis Martin 2 Ronaldo Almeida Costa 3 Fernando Augusto Uyehara Mantuani 4 1 Prof.

Leia mais

Aula 03 Estabilização Granulométrica. Eng. Civil Augusto Romanini (FACET Sinop) Sinop - MT 2017/1 V1.1

Aula 03 Estabilização Granulométrica. Eng. Civil Augusto Romanini (FACET Sinop) Sinop - MT 2017/1 V1.1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL TÉCNICAS DE MELHORAMENTO DE SOLOS Aula 03 Estabilização Granulométrica Eng. Civil

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BASE ESTABILIZADA GRANULOMÉTRICAMENTE Grupo de Serviço PAVIMENTAÇÃO Código DERBA-ES-P-04/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define os critérios que orientam a execução

Leia mais

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Outubro de 2018 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 008 Rev.06 Especificação Particular para Execução de Brita Graduada

Leia mais

Tema: Influência da composição dos revestimentos superficiais no seu desempenho

Tema: Influência da composição dos revestimentos superficiais no seu desempenho Universidade do Minho - Escola de Engenharia MESTRADO INTEGRADO EM ENGENHARIA CIVIL Plano de Trabalhos para Dissertação de Mestrado 2016/17 Tema: Influência da composição dos revestimentos superficiais

Leia mais

Reciclagem de materiais relacionados com a estrada revisão do estado da arte

Reciclagem de materiais relacionados com a estrada revisão do estado da arte Reciclagem de materiais relacionados com a estrada revisão do estado da arte Maria de Lurdes Antunes LNEC Enquadramento Deposição de materiais em aterro Proibição nalguns países Taxas variáveis (3 a 50

Leia mais

Misturas Betuminosas a Quente com Alta Incorporação de Material Fresado

Misturas Betuminosas a Quente com Alta Incorporação de Material Fresado Misturas Betuminosas a Quente com Alta Incorporação de Material Fresado António Miguel Baptista Luís de Picado Santos Departamento de Engenharia Civil Instituto Politécnico de Coimbra Departamento de Engenharia

Leia mais

CAPÍTULO 3 DESCRIÇÃO DA OBRA DE RECICLAGEM

CAPÍTULO 3 DESCRIÇÃO DA OBRA DE RECICLAGEM CAPÍTULO 3 DESCRIÇÃO DA OBRA DE RECICLAGEM 3.1 INTRODUÇÃO Esta obra refere-se à beneficiação de um troço da EN 244 entre Ponte Sôr e o cruzamento com a EN 118, já no concelho de Gavião, com uma extensão

Leia mais

MACADAME SECO - MS Especificação Particular

MACADAME SECO - MS Especificação Particular MACADAME SECO - MS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Março de 2017 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 011 Rev.06 03/2017 ES 011 Rev6 pg 1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

DOSAGEM DE CONCRETO ASFÁLTICO MÉTODO MARSHALL

DOSAGEM DE CONCRETO ASFÁLTICO MÉTODO MARSHALL DOSAGEM DE CONCRETO ASFÁLTICO MÉTODO MARSHALL Parâmetros Granulometria e teor provável de asfalto na mistura Densidade aparente da mistura (Gmb ou d) Densidade máxima teórica da mistura (DMT ou D) Porcentagem

Leia mais

Formulação e caracterização do desempenho

Formulação e caracterização do desempenho Reciclagem semi-quente de misturas betuminosas Formulação e caracterização do desempenho Maria de Lurdes Antunes mlantunes@lnec.pt Fátima Batista xana@lnec.pt João Castro Gomes castro.gomes@ubi.pt Marisa

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço Página 1 de 9 1. DEFINIÇÃO O revestimento em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) é um revestimento flexível resultante da mistura a quente, em usina apropriada, de agregado

Leia mais

Notas de aulas de Pavimentação (parte 5)

Notas de aulas de Pavimentação (parte 5) 1 Notas de aulas de Pavimentação (parte 5) Hélio Marcos Fernandes Viana Tema: Misturas asfálticas ou tipos de revestimentos asfálticos (2. o Parte) Conteúdo da parte 1 3 Misturas usinadas (continuação)

Leia mais

2.2.2 Dimensionamento de pavimentos flexíveis (método do DNIT)

2.2.2 Dimensionamento de pavimentos flexíveis (método do DNIT) 2.2.2 Dimensionamento de pavimentos flexíveis (método do DNIT) O método tem como base o trabalho "Design of Flexible Pavements Considering Mixed Loads and Traffic Volume", da autoria de W.J. Turnbull,

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br AGREGADOS Material granular

Leia mais

PROJETO VOLUMÉTRICO SUPERPAVE DE MISTURA

PROJETO VOLUMÉTRICO SUPERPAVE DE MISTURA PROJETO VOLUMÉTRICO SUPERPAVE DE MISTURA C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ET- 323-04 09/2014 ET 323 pg1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico -ARTERIS

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/24 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T6 Pavimentos Sumário da aula Pavimentos rodoviários: Tipos de pavimentos Funções das camadas do pavimento Materiais de pavimentação:

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/24 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T6 Pavimentos Sumário da aula Pavimentos rodoviários: Tipos de pavimentos Funções das camadas do pavimento Materiais de pavimentação:

Leia mais

STUDY OF MECHANICAL BEHAVIOR MIX ASPHALT MILLED MATERIAL CONTAINING DOSAGE FROM THE MARSHALL

STUDY OF MECHANICAL BEHAVIOR MIX ASPHALT MILLED MATERIAL CONTAINING DOSAGE FROM THE MARSHALL VII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PIVIC/CNPq/UFCG-2010 ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE MISTURAS ASFÁLTICAS CONTENDO MATERIAL FRESADO A PARTIR DA DOSAGEM

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/44 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T7 Pavimentos Sumário da aula Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Materiais de pavimentação: Misturas betuminosas

Leia mais

Análise Granulométrica. Análise Granulométrica. Análise Granulométrica

Análise Granulométrica. Análise Granulométrica. Análise Granulométrica Associação Educativa Evangélica UniEvangélica Curso de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL II AGREGADOS AULA 06 - GRANULOMETRIA 2 Oprocessodedividirumaamostradeagregadoem

Leia mais

REFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS

REFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO DO OESTE ESTADO DE MINAS GERAIS ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS OPERAÇÃO TAPA BURACOS RecomposiçãoPavimentação Pintura de ligação Especificação de Serviço DNERES 307/97 1 DEFINIÇÃO Pintura de ligação consiste na aplicação de ligante betuminoso

Leia mais

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II

Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Universidade do Estado de Mato Grosso Engenharia Civil Estradas II Parâmetros preliminares Generalidades Estudos preliminares Ensaios Geotécnicos Especificações Normatizadas 2 Generalidades Segundo o DNER

Leia mais

Projeto Pavimento Asfáltico. Campestre da Serra em direção a Serra do Meio. Campestre da Serra /RS

Projeto Pavimento Asfáltico. Campestre da Serra em direção a Serra do Meio. Campestre da Serra /RS PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPESTRE DA SERRA Projeto Pavimento Asfáltico Campestre da Serra em direção a Serra do Meio Campestre da Serra /RS Fevereiro de 2011 DEPARTAMENTO ENGENHARIA INDICE INDICE... 2

Leia mais

CONCRETO COM ADIÇÃO DE MATERIAL FRESADO ASFÁLTICO

CONCRETO COM ADIÇÃO DE MATERIAL FRESADO ASFÁLTICO CONCRETO COM ADIÇÃO DE MATERIAL FRESADO ASFÁLTICO Wesley Severino Prado¹ - UNITOLEDO Pedro Sérgio Hortolani Rodrigues² - UNITOLEDO RESUMO Em busca de novos materiais para substituição dos agregados naturais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA - MATERIAL Página 1 de 5 1. OBJETIVO Esta Especificação fixa as condições exigíveis para o fornecimento de tinta à base de resina acrílica destinada a demarcação de pavimentos. 2.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA Especificação de Serviço 1. Página 1 de 6 DEFINIÇÃO É a camada complementar à base, que será executada quando, por circunstâncias técnicoeconômicas, não for aconselhável

Leia mais

ENSAIOS DE LABORATÓRIO

ENSAIOS DE LABORATÓRIO Pós-Graduação em Engenharia Civil - UPE Mestrado em Engenharia Civil ENSAIOS DE LABORATÓRIO Profª Drª Kalinny Lafayette POLI/UPE ÍNDICE 1. Composição Gravimétrica 2. Beneficiamento 3. Peso Específico das

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 30-14 09/2014 T 30 pg1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico -ARTERIS

Leia mais

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA

CONSERVAÇÃO PREVENTIVA CONSERVAÇÃO PREVENTIVA Eng Pery C. G. de Castro Revisado em setembro/2009 1. INTRODUÇÃO Conservação do pavimento é um trabalho de rotina, executado para manter o pavimento, sob as condições normais, da

Leia mais

F A. Existe um grande número de equipamentos para a medida de viscosidade de fluidos e que podem ser subdivididos em grupos conforme descrito abaixo:

F A. Existe um grande número de equipamentos para a medida de viscosidade de fluidos e que podem ser subdivididos em grupos conforme descrito abaixo: Laboratório de Medidas de Viscosidade Nome: n turma: Da definição de fluido sabe-se que quando se aplica um esforço tangencial em um elemento de fluido ocorre uma deformação. Considere a situação em que

Leia mais

Docente do Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ -

Docente do Curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ - ESTUDO COMPARATIVO DA CURVA GRANULOMÉTRICA DO RCD (RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO) PRÉ E PÓS ENSAIO DE PRÓCTOR. 1 COMPARATIVE STUDY OF THE GRANULOMETRIC CURVE OF RCD (RESIDUE OF CONSTRUCTION AND DEMOLITION)

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE. Propriedades dos Fluidos. Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE

FENÔMENOS DE TRANSPORTE. Propriedades dos Fluidos. Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE FENÔMENOS DE TRANSPORTE Propriedades dos Fluidos Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE Resistência ao deslocamento de camadas de moléculas líquidas, umas sobre as outras. F = μ. A. V y F : força

Leia mais

Dosagem de Tratamentos Superficiais e Microrrevestimentos

Dosagem de Tratamentos Superficiais e Microrrevestimentos Bloco 5 Dosagem de Tratamentos Superficiais e Microrrevestimentos Lista dos assuntos do CD completo Este CD contém 30 aulas, em 10 blocos organizados por assunto: Bloco 1 Introdução Bloco 2 Asfaltos Bloco

Leia mais

EFEITOS DA ADIÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO FRESADO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS

EFEITOS DA ADIÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO FRESADO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS EFEITOS DA ADIÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO FRESADO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS Rafael Batezini Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Brasil, rafaelbatezini@gmail.com Fernando José Pugliero Gonçalves

Leia mais

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes

e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes 1/45 Construção e Manutenção de Infra-estruturas de Transportes Aula T7 Pavimentos Sumário da aula Materiais de pavimentação: Misturas betuminosas Composição Principais funções nas camadas do pavimento

Leia mais

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - III PROJETO DA MISTURA RECICLADA A QUENTE

Prof. Engº Pery C. G. de Castro. Revisado em outubro de 2009 PARTE - III PROJETO DA MISTURA RECICLADA A QUENTE Prof. Engº Pery C. G. de Castro Revisado em outubro de 2009 PARTE - III PROJETO DA MISTURA RECICLADA A QUENTE 1 ORIENTAÇÃO PARA PROJETO DA MISTURA RECICLADA A QUENTE 1) Definição das porcentagens dos materiais;

Leia mais

CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO DNER - ES - P 22-71

CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO DNER - ES - P 22-71 1 CONCRETO BETUMINOSO USINADO A QUENTE ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO DNER - ES - P 22-71 1 - GENERALIDADES Concreto betuminoso é o revestimento flexível, resultante da mistura a quente, em usina apropriada,

Leia mais

Reutilização de Material Fresado em Camadas Estruturais de Pavimento. João Pedro Vieira e Moreira Paulo Pereira António Gomes Correia

Reutilização de Material Fresado em Camadas Estruturais de Pavimento. João Pedro Vieira e Moreira Paulo Pereira António Gomes Correia Reutilização de Material Fresado em Camadas Estruturais de Pavimento João Pedro Vieira e Moreira Paulo Pereira António Gomes Correia Conteúdo A Reutilização de Material Fresado - FPC Estudos de Formulação

Leia mais

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular

BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular BRITA GRADUADA SIMPLES BGS Especificação Particular C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Fevereiro de 2016 DESIGNAÇÃO - ARTERIS ES 008 Rev.05 02/2016 ES 008 Rev5 pg. 1 - Centro de Desenvolvimento

Leia mais

9.3 MÉTODO DA AASHTO/93

9.3 MÉTODO DA AASHTO/93 9.3 MÉTODO DA AASHTO/93 PRINCÍPIOS: Método empírico baseado em critérios de desempenho obtido em pistas experimentais. 9.3.1 PISTA DA AASHO (Illinois/USA): - 6 loops / US$ 27 milhões - 1958 a 1960 - Manuais

Leia mais

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO ENSAIOS E CLASSIFICAÇÕES (PARTE 1)

LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO ENSAIOS E CLASSIFICAÇÕES (PARTE 1) LIGANTES ASFÁLTICOS PARA PAVIMENTAÇÃO ENSAIOS E CLASSIFICAÇÕES (PARTE 1) Pavimentação NATURAIS ROCHAS ASFÁLTICAS XISTOS E ARENITOS LAGOS ASFÁLTICOS LIGANTES BETUMINOSOS PETRÓLEO ALCATRÃO SÓLIDOS OXIDADOS

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM Método de Ensaio Página 1 de 6 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, apresenta o procedimento para a avaliação da durabilidade de agregado pelo emprego de soluções de. Prescreve a aparelhagem,

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE. Aprovação: Olavo R. Tomasini

IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE. Aprovação: Olavo R. Tomasini Aprovação: Olavo R. Tomasini IDENTIFICAÇÃO E RASTREABILIDADE Código: PR 20 Revisão: 03 Página: 1 de 6 Data: 10/09/09 Arquivo: PR 20_03.doc Rubrica: 1 OBJETIVO Estabelecer a sistemática adotada para identificação

Leia mais

4 Desenvolvimento Experimental

4 Desenvolvimento Experimental 4 Desenvolvimento Experimental 4.1.Materiais Cimento O cimento utilizado na fabricação dos Cps (Corpos de Prova) para os ensaios de compressão, foi o CPII 32F (Cimento Portland Composto com adição de Filler).

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO

ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÃO DE SERVIÇO BASE ESTABILIZADA GRANULOMETRICAMENTE COM UTILIZAÇÃO DE SOLOS LATERÍTICOS Grupo de Serviço PAVIMENTAÇÃO Código DERBA-ES-P-05/01 1. OBJETIVO Esta especificação de serviço define

Leia mais