O Futuro da Telefonia Celular no Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Futuro da Telefonia Celular no Brasil"

Transcrição

1 O Futuro da Telefonia Celular no Brasil Visão das Operadoras VIVO Paulo César Teixeira Vice-Presidente Executivo de Operações

2 Índice MERCADO 3G FATORES CRÍTICOS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO 3G NO BRASIL A VIVO CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 Índice MERCADO 3G

4 Mercado 3G Celulares no mundo Celulares no mundo (bilhões) Celulares por país (milhões) O Brasil é o 5º maior país em quantidade de celulares no mundo 4 Data: Fonte Teleco atualizado em março 2009

5 Mercado 3G Penetração de celulares nos países Penetração de celulares / pop Penetração 3G no total de celulares Fonte Teleco atualizado em março 2009 Fonte: ComScore atualizado em março 2009 O Brasil ainda apresenta grande potencial de crescimento nos celulares 3G 5 Data:

6 Mercado 3G Celulares 3G nos países Celulares 3G no mundo (milhões) Celulares 3G no Brasil (milhões) ,8 3, ,4 73, PENETRAÇÃO 1,6% 3,4% 5,7% 8,2% 9,3% 0,16% 1,9% 2,1% Em % dos celulares no mundo já são 3G No Brasil, apenas 2,1% dos celulares são 3G, o que mostra uma grande oportunidade de crescimento 6 Data: Fonte Teleco atualizado em março 2009

7 Mercado 3G Celulares no mundo Venda de computadores (milhões) +68% 5,7 0,3 0, % 6,5 1,9 8,1 3,8 9, E Notebooks Desktops * Não considera mercado informal O crescimento da venda de notebooks e computadores no Brasil alavanca a demanda por internet banda larga. 7 Data: Fonte: IDC

8 Índice FATORES CRÍTICOS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO 3G NO BRASIL

9 1. DEVICES 2. ATENDIMENTO FATORES CRÍTICOS PARA UNIVERSALIZAÇÃO DO 3G NO BRASIL 3. CONTEÚDO 5. COBERTURA / REDE 4. SERVIÇOS 9 Data:

10 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 1. Devices Netbooks Câmeras de Vídeo Segurança SmartPhones Roteadores Wi-fi PEN USB Fone Residencial com Internet Banda Larga Alta gama de devices impulsiona o crescimento da demanda por Internet Banda Larga 10 Data:

11 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 2. Atendimento Alta penetração dos produtos de voz. P&S com baixa complexidade para solução de problemas (ex. SMS e interatividade). Evolução do mercado e tecnologia Alavancagem de serviços de dados (3G, smartphones, netbooks, roteadores). Complexidade para solução é crescente assim com o número de novas aplicações no mercado. Atuação anterior Transição Futuro Relacionamento de acordo com produto (pré/pós) ou segmento (pf/pj ou segmento de valor); Processos de atendimento definidos e atualizados pelas áreas de negócio e gestores de call center; Massificação do modelo de contratação e treinamento das equipes de atendimento (volume); Foco em eficiência. O lançamento do modelo iphone (setembro 2008) mostrou uma nova realidade as operadoras móveis; Treinamento de equipes especializadas e com conhecimento técnico; Necessidade massificar uso do iphone e internet nos grupos especializados; Processos definidos pelas áreas de negócio, mas com atualização constante (online) pelas equipes técnicas das pontas (fonte: foruns internet, blogs, etc.) Necessidade constante de manter eficiência e qualidade das operações de relacionamento; Grupos cada vez mais técnicos, mas com alto grau de conhecimento das necessidades do individuo, de acordo com o seu handset, plano, etc. Necessidade de levar a decisão de como atender para a ponta (representante) devido a velocidade dos novos lancamentos e inovacoes no mercado. A evolução dos Produtos & Serviços trouxe um impacto na necessidade da especialização dos representantes, disponibilidade de serviço e conhecimento das necessidades do Cliente. 11 Data:

12 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 3. Conteúdo A cada dia cresce mais o tráfego em novas aplicações, tanto para acesso à s e as redes sociais Data:

13 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 3. Conteúdo... e despertando o interesse de novos players no mundo celular como o Google. 13 Data:

14 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 4. Serviços Com o incremento da largura de banda no 3G, novos serviços serão disponibilizados nos celulares 14 Data: Fonte: Merrill Lynch (2007) e Tude, Souza & Vieira (2007)

15 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 5. Cobertura / Rede Para suportar o crescimento da demanda de serviços as redes evoluíram Data: 1ª Geração 2ª Geração 2,5ª Geração 3ª Geração 3,5ª Geração Futuro Telefonia com mobilidade Sistema Analógico Privacidade Confiabilidade Eficiência Espectral Eficiência Espectral Internet Móvel Eficiência Espectral Internet Móvel Banda Larga Eficiência Espectral Internet Móvel Banda Larga Real-Time App over IP AMPS (Advanced Mobile Phone System) NMT-450 e NMT-900 (Nordic Mobile Telecommunications) TACS (Total Access Communications System) Outros: C-450, Radiocomm 2000 e RTMS CDMA (Code Division Multiple Access) - IS-95 ou cdmaone TDMA (Time Division Multiple Access) GSM (Global System for Mobile Communications) CDMA2000-1xRTT (Radio Transmission Technology) EDGE (Enhanced Data for Global Evolution) GPRS (General Packet Radio Service) cdma2000-evdo (Evolution Data Optimized) cdma2000-evdv (Evolution Data and Voice) cdma2000-3xrtt (Radio Transmition Technology) WCDMA (Wideband CDMA) TD-SCDMA (Time Division Synchronous CDMA) DECT (Digital European Cordless Telecommunications) HSDPA High Speed Downlink Packet Access HSUPA High Speed Uplink Packet Access cdma2000-evdo rel. A HSPA+ LTE UMB MIMO-OFDM

16 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 5. Cobertura / Rede EVDO + HSPA (WCDMA) As operadoras estão investindo fortemente na ampliação da cobertura 3G no Brasil 16 Data: Fonte Teleco atualizado em março 2009

17 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 5. Cobertura / Rede Mesmo com a evolução contínua das tecnologias de rede, o crescimento da demanda por dados ultrapassa a capacidade espectral disponível ao segmento móvel atualmente Escassez de Espectro no SMP Estudo realizado pela UIT indica que a Forcasted Global Mobile Data (TBytes / Mês) x 1000 Bps / Hz capacidade adicional de espectro, necessária para o futuro desenvolvimento das tecnologias pertencentes ao IMT-2000 e IMT- Advanced, está entre 500 MHz e 1 GHz. As faixas disponíveis atualmente para o smp não serão suficientes para as implementações imt em curso e terão sua capacidade totalmente comprometida até 2015 (340 mhz no total) 17 Data: Fonte: Fonte: Cisco VNI Global Mobile Data Traffic Forecast e Rysavy Broadband Innovation

18 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 5. Cobertura / Rede País / Região / Operadora MHz por operadora Limite de MHz Média européia 92,6 Não Alemanha 65 Não Reino Unido 82,2 Não França 138,5 Não Itália 72,7 Não Espanha 100,6 Não Suécia 92 Não Dinamarca 118,4 Não EUA - Verizon Wireless 89 Não EUA - AT&T 90 Não EUA - T-Mobile 75 Não Brasil 67* Sim 80 MHz O Brasil é um dos países que torna disponível a menor quantidade de espectro para as operadoras móveis. * Média simples considerando as operadoras com cobertura nacional; * Intervalo de 49 a 80 MHz. 18 Data: Fonte: Mobile Broadband, Competition and Spectrum Caps, Arthur D Little.

19 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 5. Cobertura / Rede designar novas faixas de freqüências para o smp e agilizar os respectivos processos licitatórios; ESPECTRO e INFRA- ESTRUTURA otimizar o uso do espectro já designado ao serviço móvel, permitindo o compartilhamento de freqüências de uma forma mais abrangente; aumentar o spectrum cap e, no médio prazo, eliminar este conceito; estimular o compartilhamento de faixas de freqüências e de infra-estrutura; compatibilizar os preços das faixas de freqüências, de forma a não desequilibrar o ambiente competitivo; eliminar barreiras para instalação de erbs e reduzir os custos para direito de passagem / uso do solo; alavancar a produção local de aparelhos e equipamentos; prezar pela padronização tecnológica e de alocação de espectro, potencializando a economia em escala. A busca da gestão eficiente dos recursos básicos deve considerar as ações acima 19 Data:

20 Fatores críticos para universalização do 3G no Brasil 6. Tributação A elevada carga tributária impacta diretamente o custo para os usuários finais, inibindo a difusão do serviço para todas as classes. 20 Data:

21 Índice A VIVO

22 A Vivo Desempenho Maior comunidade de clientes : 45,6 milhões Melhores indicadores de qualidade na Anatel: Menores índices de reclamação da Anatel: Melhor Call Center: Operadoras Acumulado (Jan-Fev/09) Operadoras Fev/2009 Operadoras Fev/ 2009 Vivo (inclui Telemig) 99,9% Tim 94,0% Claro 92,3% Oi (inclui Amaz) 63,6% BrT 95,5% BrT 0,531 Oi 0,434 Tim 0,421 Claro 0,271 Vivo 0,161 Vivo 94,975 Claro 91,109 Tim 83,601 Oi 67,318 BrT 63,756 Liderança de market share no mercado corporativo 22 Data: *Considera apenas as operadoras de maior participação de mercado Fonte: site Teleco

23 A Vivo Cobertura e qualidade Municípios com Cobertura 3G 8% (45) 4% (23) 9% (49) 10% (52) 73% (388) VIVO CLARO OI BRT Qualidade TIM 65% (345) Revista Info Exame A maior cobertura e melhor qualidade conforme matérias da mídia especializada. 23 Data:

24 Índice CONSIDERAÇÕES FINAIS

25 Considerações finais A telefonia móvel é um importante fator para o desenvolvimento social e a banda larga móvel será a propulsora da universalização do acesso à internet no Brasil. Cada vez mais o setor de telefonia móvel se torna uma utility para as pessoas e empresas. A demanda de serviços 3G crescerá exponencialmente no Brasil. Cada vez mais as pessoas estarão conectadas e utilizarão os celulares para isto. Para garantir os investimentos no setor, a legislação deve acompanhar as necessidades de espectro das operadoras. 25 Data:

26 Qual a operadora tem a melhor e maior cobertura 3G do Brasil? x OUTRA Envie sua mensagem até às17:00 hrs para o número Participe do sorteio de um SMARTPHONE 26 Data:

27 Conexão como nenhuma outra. Obrigado! Nós acreditamos que na sociedade em rede o indivíduo vive melhor e pode mais!

Redes sem Fio 2016.1. Sistemas de Telefonia Celular Evolução. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber

Redes sem Fio 2016.1. Sistemas de Telefonia Celular Evolução. Ricardo Kléber. Ricardo Kléber Redes sem Fio 2016.1 Sistemas de Telefonia Celular Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Turma: TEC.SIS.5M Redes sem Fio Onde Estamos? Sistemas de comunicação wireless Redes locais wireless

Leia mais

tecnologia mais popular até o momento. Um grande avanço foi obtido com a segunda geração no que diz respeito ao roaming. Como vários países

tecnologia mais popular até o momento. Um grande avanço foi obtido com a segunda geração no que diz respeito ao roaming. Como vários países 13 1 Introdução Nos últimos anos, o cenário dos sistemas de comunicações móveis celulares mudou bastante. No princípio, a demanda era apenas por serviços de voz e os sistemas praticamente não ofereciam

Leia mais

Espectro Eletromagnético e Evolução das tecnologias. CMS Bruno William Wisintainer

Espectro Eletromagnético e Evolução das tecnologias. CMS Bruno William Wisintainer Espectro Eletromagnético e Evolução das tecnologias CMS 60808 2016-1 Bruno William Wisintainer bruno.wisintainer@ifsc.edu.br Onda eletromagnética Função da direção de propagação. Velocidade de propagação

Leia mais

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz

TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS. PTR5923 Prof. Flávio Vaz TECNOLOGIAS DE RASTREAMENTO DE VEÍCULOS PTR5923 Prof. Flávio Vaz flaviovaz@usp.br 04/11/2015 PTR5923 - Tecnologias de Rastreamento de Veículos 2 Componentes do Sistema Sistemas Posicionamento Comunicação

Leia mais

COMO ATENDER ÀS NECESSIDADES DE ESPECTRO PARA OS NOVOS SERVIÇOS?

COMO ATENDER ÀS NECESSIDADES DE ESPECTRO PARA OS NOVOS SERVIÇOS? Tula Peters Diretoria Jurídica 02/12/2008 COMO ATENDER ÀS NECESSIDADES DE ESPECTRO PARA OS NOVOS SERVIÇOS? ESTRUTURA DISTRIBUIÇÃO DO ESPECTRO SMP NO BRASIL LICITAÇÕES DE ESPECTRO SMP REALIZADAS EM 2007

Leia mais

Me. Marcio Pereira de Sá FASAM-GO

Me. Marcio Pereira de Sá FASAM-GO Me. Marcio Pereira de Sá marciopsa@gmail.com FASAM-GO Mestre em Ciência da Computação INF/UFG; Professor Universitário e Pesquisador em Engenharia de Software e Computação Móvel e Ubíqua; Coordenador do

Leia mais

Paulo Cesar Teixeira. VP Executivo de Operações COO 23/03/2010

Paulo Cesar Teixeira. VP Executivo de Operações COO 23/03/2010 Paulo Cesar Teixeira VP Executivo de Operações COO 23/03/2010 1. O Brasil 2. A Vivo 3. Soluções Móveis 2 4. Programa Soluções de Mobilidade 3 O BRASIL O crescimento do setor de telefonia móvel no Brasil

Leia mais

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 09 DE ABRIL DE 2013

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 09 DE ABRIL DE 2013 SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 09 DE ABRIL DE 2013 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 8% 10% telefonia móvel banda larga

Leia mais

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco. Roteiro de Estudo: Telefonia Celular - Tecnologias Básicas III O Portal Teleco passa a apresentar periodicamente Roteiros de Estudo sobre os principais temas das Telecomunicações. Os roteiros apresentam

Leia mais

SERVIÇOS DE TELEFONIA

SERVIÇOS DE TELEFONIA SERVIÇOS DE TELEFONIA NO BRASIL CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO, FINANCEIRA E CONTROLE SÉRGIO KERN BRASÍLIA, 03 DE DEZEMBRO DE 2015 Números do Setor de Telecomunicações 275 milhões de celulares

Leia mais

WCDMA, 2G, 3G, 4G, 5G e x.

WCDMA, 2G, 3G, 4G, 5G e x. *GPRS, EDGE, HSDPA, TDMA, WCDMA, 2G, 3G, 4G, 5G e 802.11x. Professor : Tecnologias Telefonia Móvel ESTAÇÃO BASE Estação Base As estações base são responsáveis pela alocação de canais e realização de chamadas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO 4G. Rio de Janeiro, 13 de maio de 2014 CARLOS DUPRAT

IMPLANTAÇÃO DO 4G. Rio de Janeiro, 13 de maio de 2014 CARLOS DUPRAT IMPLANTAÇÃO DO 4G Rio de Janeiro, 13 de maio de 2014 CARLOS DUPRAT sumário números do setor demanda por infraestrutura investimentos do setor dificuldades para ampliação da infraestrutura faixa de 700

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA 4G NO BRASIL XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES

IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA 4G NO BRASIL XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES IMPLANTAÇÃO DA TECNOLOGIA 4G NO BRASIL XIV SEMINÁRIO NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES SÉRGIO KERN CURITIBA, 15 A 17 DE OUTUBRO DE 2013 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 8% 10% telefonia

Leia mais

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto

Telecomunicações. Prof. André Y. Kusumoto Telecomunicações Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Rede de Telefonia Celular As redes de telefonia móvel são sistemas complexos e devem ser minuciosamente planejadas e projetadas. O

Leia mais

Figura 1.1: Visão geral dos sistemas móveis celulares 3G-4G.

Figura 1.1: Visão geral dos sistemas móveis celulares 3G-4G. 1 Introdução O setor das comunicações móveis tem mostrado grande dinamismo nas duas últimas décadas. O início da década de 1990 foi marcado pelo crescimento exponencial dos usuários de voz em um ambiente

Leia mais

Agosto/2018. Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios

Agosto/2018. Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios Agosto/2018 Desafios de Infraestrutura de telecomunicações no Brasil: Aspectos Regulatórios Crescimento Exponencial de Serviços e Tráfego de dados Demanda exponencial de Tráfego Necessidade de mais capacidade

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC/São José ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC/São José ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES 1 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC/São José ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES REDE DE DADOS MÓVEIS DA QUINTA GERAÇÃO LUIZA ALVES DA SILVA São José 2018 2 LUIZA ALVES DA SILVA REDE DE DADOS MÓVEIS

Leia mais

Aplicações para as Bandas de 2,5 e 3,5 GHz: um novo cenário para as telecomunicações

Aplicações para as Bandas de 2,5 e 3,5 GHz: um novo cenário para as telecomunicações Aplicações para as Bandas de 2,5 e 3,5 GHz: um novo cenário para as telecomunicações Francisco Giacomini Soares Diretor Sênior de Relações Governamentais da Qualcomm 1 Disclaimer Nothing in this presentation

Leia mais

700 MHZ EDUARDO LEVY SÃO PAULO, 21 DE AGOSTO DE 2013 CONVIVÊNCIA DA TV E DA BANDA LARGA CONGRESSO DA SET - SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO

700 MHZ EDUARDO LEVY SÃO PAULO, 21 DE AGOSTO DE 2013 CONVIVÊNCIA DA TV E DA BANDA LARGA CONGRESSO DA SET - SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO 700 MHZ CONVIVÊNCIA DA TV E DA BANDA LARGA CONGRESSO DA SET - SOCIEDADE DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO EDUARDO LEVY SÃO PAULO, 21 DE AGOSTO DE 2013 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 8%

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL

TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA CARLOS DUPRAT BRASÍLIA, 05 DE MAIO DE 2015 1. O crescimento da demanda 2.

Leia mais

Gestão de Serviços de Telecomunicações

Gestão de Serviços de Telecomunicações 1 Programação 27/4 (seg) Apresentação, Introdução à telefonia, infraestrutura de telecomunicações; 04/5 (seg) Mobilidade, Exemplos de sistemas, conceito celular; desafios das comunicações por rádio móvel;

Leia mais

8ª Rio Wireless. Novos Serviços 3G. Alexandre Buono Planej. Estratégico e Novos Negócios. Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008

8ª Rio Wireless. Novos Serviços 3G. Alexandre Buono Planej. Estratégico e Novos Negócios. Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008 8ª Rio Wireless Novos Serviços 3G Alexandre Buono Planej. Estratégico e Novos Negócios Rio de Janeiro, 15 de abril de 2008 0 Introdução A sigla 3G é a usada para representar a terceira geração de telefonia

Leia mais

1 Introdução Introdução

1 Introdução Introdução 1 Introdução 14 1 Introdução As comunicações móveis sofreram um grande avanço com o advento dos sistemas móveis celulares. Estes sistemas apresentam uma série de vantagens sobre os sistemas móveis convencionais.

Leia mais

Sistemas de Comunicações sem Fio. Múltiplo Acesso por Divisão em Códigos CDMA

Sistemas de Comunicações sem Fio. Múltiplo Acesso por Divisão em Códigos CDMA Sistemas de Comunicações sem Fio Múltiplo Acesso por Divisão em Códigos CDMA CDMA Introdução Comunicações sem fio baseadas em CDMA tem origem militar; Antes de uso comercial, os códigos foram usados para

Leia mais

Rone Ilídio da Silva DTECH/UFSJ/CAP

Rone Ilídio da Silva DTECH/UFSJ/CAP Rone Ilídio da Silva DTECH/UFSJ/CAP Futuro da telefonia celular para 2020 Visão A sociedade terá acesso ilimitado à informação, que deve ser compartilhada a todos, em qualquer lugar, a qualquer momento.

Leia mais

Painel Tele.Síntese 36

Painel Tele.Síntese 36 Painel Tele.Síntese 36 Espectro e ampliação do acesso Katia Costa da Silva Pedroso Brasília, 4 de fevereiro de 2014. A DEMANDA POR DADOS CONTINUA ACELERANDO E A BANDA LARGA MÓVEL SEGUE AVANÇANDO FORTEMENTE

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL

TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CARLOS DUPRAT BRASÍLIA, 09 DE SETEMBRO DE 2015 1. O crescimento da demanda 2. Demanda da sociedade versus obrigações

Leia mais

4 Descrição do setor de telecomunicações e das empresas do estudo

4 Descrição do setor de telecomunicações e das empresas do estudo 4 Descrição do setor de telecomunicações e das empresas do estudo Neste capítulo é feito um breve descritivo do setor de telecomunicações brasileiro englobando sua origem e características para posterior

Leia mais

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G DESTINAÇÃO DA FAIXA DE 700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2014 em 08.abr.14 o SindiTelebrasil participou

Leia mais

Sistemas de telefonia celular

Sistemas de telefonia celular Sistemas de telefonia celular Introdução Os padrões TDMA, CDMA e GSM se referem a diferentes tecnologias (sistemas de rádio) utilizadas pelas operadoras de telefonia celular. Provavelmente você já ouviu

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Telemóvel e a Sociedade 1 de 7 Na minha opinião o uso do telemóvel é indispensável visto que a comunicação instantânea em qualquer lugar e a qualquer hora hoje em dia é imprescindível para a maior parte

Leia mais

http://ensaios.usf.edu.br/ ANÁLISE, MEDIDAS E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE REDE EM AMBIENTE INDOOR ANALYSIS, MEASUREMENTS AND EVALUATION OF NETWORK PERFORMANCE IN INDOOR ENVIRONMENT SILVA, Luis Gustavo 1

Leia mais

REDES DE TELEFONIA CELULAR

REDES DE TELEFONIA CELULAR unidade K Tecnologias de Redes de Computadores REDES DE TELEFONIA CELULAR Olá! Hoje você estudará as redes de telefonia celular. Para tanto, será tratada a evolução da telefonia celular, bem como apresentados

Leia mais

a redução do tamanho das células (cell spliting); a utilização de antenas inteligentes, e;

a redução do tamanho das células (cell spliting); a utilização de antenas inteligentes, e; 19 1. Introdução Nas últimas décadas, a demanda por serviços de comunicação móvel celular tem crescido de forma espantosa em todo o mundo, principalmente com relação a serviços suplementares e complementares.

Leia mais

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DEFESA DO CONSUMIDOR ALEXANDER CASTRO BRASÍLIA, 13 DE NOVEMBRO DE 2013 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado

Leia mais

INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO EFICIENTE DAS CIDADES

INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO EFICIENTE DAS CIDADES INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE: A IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO EFICIENTE DAS CIDADES FÓRUM DE INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE PARA SMART CITIES PORTO ALEGRE 29 DE MARÇO DE 2017 RICARDO DIECKMANN 1 Quem somos

Leia mais

Tele Nordeste Celular

Tele Nordeste Celular Tele Nordeste Celular Sergio Bartoletti 44º Painel Telebrasil Mesa Redonda do Painel IV Agenda Panorama do setor de telefonia móvel Como manter a saúde financeira das empresas Para onde caminham os novos

Leia mais

Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados. Expo Money Brasília

Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados. Expo Money Brasília Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados Expo Money Brasília Conhecendo a TIM Aniversário de 15 anos de Listagem TIM: Uma Gigante Brasileira Crescimento Orgânico Receita Bruta (R$ Bi) 27,8 Base

Leia mais

Redes Celulares: de 1G a 4G

Redes Celulares: de 1G a 4G Redes Celulares: de 1G a 4G Prof. Leonardo Barreto Campos http://sites.google.com/site/leonardobcampos 1/74 Sumário Introdução 1ª Geração 1G 2ª Geração 2G Geração 2,5 3ª Geração 3G 4ª Geração 4G Leitura

Leia mais

Rogério Tostes A COMUNICAÇÃO MÓVEL NO BRASIL

Rogério Tostes A COMUNICAÇÃO MÓVEL NO BRASIL Rogério Tostes A COMUNICAÇÃO MÓVEL NO BRASIL 0 Agenda O Mercado Brasileiro A Virada da TIM Perspectivas para o 4T 2010 1 Notes O Brasil está em um momento fantástico PIB Crescimento real do PIB em 2010

Leia mais

A TECNOLOGIA 4G E A COMPETÊNCIA MUNICIPAL XLV FÓRUM NACIONAL DE PROCURADORES GERAIS

A TECNOLOGIA 4G E A COMPETÊNCIA MUNICIPAL XLV FÓRUM NACIONAL DE PROCURADORES GERAIS A TECNOLOGIA 4G E A COMPETÊNCIA MUNICIPAL XLV FÓRUM NACIONAL DE PROCURADORES GERAIS DAS CAPITAIS BRASILEIRAS PORTO ALEGRE, 26 DE ABRIL DE 2013 CARLOS DUPRAT índice quem é o Sinditelebrasil? o setor de

Leia mais

5G e os sistemas avançados Desafios para a gestão do espectro

5G e os sistemas avançados Desafios para a gestão do espectro 5G e os sistemas avançados Desafios para a gestão do espectro Jaime Afonso 24ª palestra sobre comunicações móveis Instituto Superior Técnico, 18 maio de 2016 Na perspetiva da gestão do espectro ÍNDICE

Leia mais

MANUTENÇÃO DE CELULAR RES

MANUTENÇÃO DE CELULAR RES MANUTENÇÃO DE CELULAR RES SISTEMAS DE TELEFONIA CELULAR NO BRASIL Sistemas de telefonia celular no Brasil Em 1984, deu-se início à análise de sistemas de tecnologia celular sendo definido o padrão americano,

Leia mais

LEI GERAL DAS ANTENAS:

LEI GERAL DAS ANTENAS: LEI GERAL DAS ANTENAS: O IMPACTO NAS CIDADES RIO DE JANEIRO, 3 E 4 DE JUNHO DE 2013 CARLOS DUPRAT crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 8% 10% telefonia móvel banda larga fixa 27% 60%

Leia mais

INOVAtic Nordeste Feira de Negócios e Congresso de Tecnologias da Informação e Comunicação MARÇO 18

INOVAtic Nordeste Feira de Negócios e Congresso de Tecnologias da Informação e Comunicação MARÇO 18 INOVAtic Nordeste Feira de Negócios e Congresso de Tecnologias da Informação e Comunicação MARÇO 18 Tendências da indústria de telecom Consumidor brasileiro cada vez mais conectado e digital... Com IoT,

Leia mais

CORREIOS CELULAR PLANOS DE SERVIÇO - TERMO DE ADESÃO

CORREIOS CELULAR PLANOS DE SERVIÇO - TERMO DE ADESÃO CORREIOS CELULAR PLANOS DE SERVIÇO - TERMO DE ADESÃO 1. Descrição geral - Plano de Serviço Todos os Planos de Serviço dos Correios Celular são válidos para toda pessoa, doravante denominada CLIENTE, que

Leia mais

Ministério das Comunicações

Ministério das Comunicações Ministério das Comunicações Incentivos à implantação de infraestrutura de banda larga INVESTIMENTOS NO SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES R$ bilhões correntes 25 20 15 10 5 4.6% 3.3 3.3% 4.3 5.2% 4.7% 7.4 7.6 7.4%

Leia mais

Aplicações de Mobilidade. para Serviços Públicos_

Aplicações de Mobilidade. para Serviços Públicos_ Aplicações de Mobilidade para Serviços Públicos_ 1. Nova Era_ Nos últimos 4 anos o tráfego de voz cresceu 10%... O de tráfego de dados cresceu mais de 400% Tráfego de Dados Móveis TV e vídeos puxarão

Leia mais

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. ROAD SHOW LEILÃO 700MHz

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES. ROAD SHOW LEILÃO 700MHz MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES ROAD SHOW LEILÃO 700MHz INDICADORES DE AMBIENTE 2 POPULAÇÃO BRASILEIRA divisão demográfica Região Norte 16,9 milhões de habitantes Região Nordeste 55,8 milhões de habitantes

Leia mais

O evento. Informações gerais. Programação

O evento. Informações gerais. Programação O evento O mercado de serviços de telecomunicações na América Latina está florescendo e não mostra sinais de abrandar tão cedo. Ambos os mercados de telefonia fixa quanto móvel estão crescendo, mas as

Leia mais

Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados. Expo Money Belo Horizonte

Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados. Expo Money Belo Horizonte Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados Expo Money Belo Horizonte Conhecendo a TIM 15 anos de Listagem na Bolsa TIM: Uma Gigante Brasileira Crescimento Receita Bruta (R$ Bi) 27,8 Base de Clientes

Leia mais

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL EDUARDO LEVY SALVADOR, 29 DE AGOSTO DE 2014 crescimento do setor de telecomunicações

Leia mais

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G

700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G DESTINAÇÃO DA FAIXA DE 700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G CÂMARA DOS DEPUTADOS - CCTCI EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 08 DE ABRIL DE 2014 crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 4%

Leia mais

Explorando a visão do setor privado brasileiro sobre o potencial e possibilidades de projetos governamentais de Banda Larga no Brasil

Explorando a visão do setor privado brasileiro sobre o potencial e possibilidades de projetos governamentais de Banda Larga no Brasil TIM BRASIL Salvador, 22 de Fevereiro de 2016 Painel: Iniciativas de Projetos de Banda Larga: Experiências brasileiras e britânicas Explorando a visão do setor privado brasileiro sobre o potencial e possibilidades

Leia mais

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 29 DE MAIO DE 2013

SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 29 DE MAIO DE 2013 SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 29 DE MAIO DE 2013 Reportagem exibida no Jornal Nacional da Rede Globo dia 16/05/2013 crescimento do setor de

Leia mais

Desafios na oferta do acesso BL nas grandes e médias cidades

Desafios na oferta do acesso BL nas grandes e médias cidades Desafios na oferta do acesso BL nas grandes e médias cidades Antonio Carlos Valente Desde 2011, as operadoras vem fazendo esforços para o crescimento da Banda Larga no Brasil Características do PNBL Jan/11

Leia mais

36 Encontro. Brasília, 4 de Fevereiro de 2014

36 Encontro. Brasília, 4 de Fevereiro de 2014 36 Encontro Brasília, 4 de Fevereiro de 2014 Este documento é classificado como confidencial. Os direitos de reprodução pertencem à Oi. Qualquer forma de reprodução, retransmissão, alteração, distribuição

Leia mais

Este tutorial apresenta os conceitos básicos sobre Femtocell, pequenas estações rádio base (ERB's) desenvolvidas para operar dentro de residências.

Este tutorial apresenta os conceitos básicos sobre Femtocell, pequenas estações rádio base (ERB's) desenvolvidas para operar dentro de residências. O que é Femtocell? Este tutorial apresenta os conceitos básicos sobre Femtocell, pequenas estações rádio base (ERB's) desenvolvidas para operar dentro de residências. Eduardo Tude Engenheiro de Teleco

Leia mais

2 Local Multipoint Distribution System LMDS

2 Local Multipoint Distribution System LMDS 2 Local Multipoint Distribution System LMDS Dentre os sistemas de rádio em banda larga que permitem oferecer ao usuário taxas de transmissão superiores a 10 Mbps, os sistemas LMDS (Local Multipoint Distribution

Leia mais

NOVO MARCO LEGAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

NOVO MARCO LEGAL DAS TELECOMUNICAÇÕES NOVO MARCO LEGAL DAS TELECOMUNICAÇÕES SÃO PAULO, 21 DE JULHO DE 2017 FIESP LGT 20 ANOS EDUARDO LEVY A Federação Brasileira de Telecomunicações é composta por 8 sindicatos, representando toda a cadeia dos

Leia mais

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco. Roteiro de Estudo: Telefonia Celular - Tecnologias Básicas IV O Portal Teleco passa a apresentar periodicamente Roteiros de Estudo sobre os principais temas das Telecomunicações. Os roteiros apresentam

Leia mais

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos;

Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Missão do IAB Brasil Incentivar, desenvolver, regulamentar e promover o uso dos meios interativos; Criar normas e padrões para o planejamento, criação, compra, venda, veiculação e mensuração de mensagens

Leia mais

O Setor de Telecomunicações

O Setor de Telecomunicações O Setor de Telecomunicações 2ª CODE Conferência do Desenvolvimento IPEA/2011 Brasília, 25 de novembro de 2011 Eduardo Levy 83 empresas representadas 17 empresas associadas Serviços de telefonia fixa Serviços

Leia mais

O SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES

O SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES O SETOR DE TELECOMUNICAÇÕES AUDIÊNCIA PÚBLICA CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA EDUARDO LEVY BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2012 Fonte: Telebrasil mais de 324 milhões

Leia mais

MARCO REGULATÓRIO DA TELEFONIA EDUARDO LEVY AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA DOS DEPUTADOS

MARCO REGULATÓRIO DA TELEFONIA EDUARDO LEVY AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA DOS DEPUTADOS MARCO REGULATÓRIO DA TELEFONIA AUDIÊNCIA PÚBLICA - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO Brasília, 10 de dezembro de 2013 EDUARDO

Leia mais

Telefonia Móvel. Audiência Pública da Comissão de Defesa do Consumidor Requerimentos 03/2011 e 05/ de março de 2011

Telefonia Móvel. Audiência Pública da Comissão de Defesa do Consumidor Requerimentos 03/2011 e 05/ de março de 2011 Telefonia Móvel Audiência Pública da Comissão de Defesa do Consumidor Requerimentos 03/2011 e 05/2011 24 de março de 2011 Sumário Base de clientes Investimentos Empregos gerados Competição Preço dos serviços

Leia mais

20 anos de privatização e o começo de um novo ciclo

20 anos de privatização e o começo de um novo ciclo 20 anos de privatização e o começo de um novo ciclo Marina Cigarini Lider da prática de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia PAINEL Telebrasil Brasília, 23 de maio de 2018 Marco de 20 anos da privatização

Leia mais

LICENÇAS PARA INSTALAÇÃO DE ANTENAS EDUARDO LEVY. Encontro sobre Infraestrutura para Telecomunicações. Curitiba, 25 de março de 2013

LICENÇAS PARA INSTALAÇÃO DE ANTENAS EDUARDO LEVY. Encontro sobre Infraestrutura para Telecomunicações. Curitiba, 25 de março de 2013 LICENÇAS PARA INSTALAÇÃO DE ANTENAS Encontro sobre Infraestrutura para Telecomunicações Curitiba, 25 de março de 2013 EDUARDO LEVY crescimento do setor de telecomunicações está acelerado 8% 10% telefonia

Leia mais

Slide 1. Resultados 3T04

Slide 1. Resultados 3T04 Slide 1 Resultados 3T04 27 de outubro de 2004 Slide 2 Agenda Conclusão da Reestruturação Posicionamento Competitivo Resultados Financeiros Slide 3 Conclusão da Reestruturação A nova TSU: Com o dobro de

Leia mais

Atualização do Plano Estratégico

Atualização do Plano Estratégico Londres, 03 de dezembro de 2008 Atualização do Plano Estratégico 2009-2011 TIM Participações TIM Brasil: Ações de Recuperação 2008 Ações TIM 1. Melhorando o processo de caring para clientes de alto valor

Leia mais

pares e os usuários eram responsáveis por Se quisesse usar o aparelho para conversar com proprietário de um telefone tinha de conectar

pares e os usuários eram responsáveis por Se quisesse usar o aparelho para conversar com proprietário de um telefone tinha de conectar Rede pública de telefonia Inicialmente os telefones eram vendidos aos pares e os usuários eram responsáveis por conectá-los los. Se quisesse usar o aparelho para conversar com n outros proprietários de

Leia mais

Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados. Expo Money Porto Alegre

Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados. Expo Money Porto Alegre Explorando as Oportunidades dos Serviços de Dados Expo Money Porto Alegre Conhecendo a TIM 15 anos de Listagem na Bolsa TIM: Uma Gigante Brasileira Crescimento Receita Bruta (R$ Bi) 27,8 Base de Clientes

Leia mais

FIESP Workshop de Telecomunicações LEI GERAL DAS TELECOMUNICAÇÕES: 20 ANOS (LGT +20) Oscar Petersen

FIESP Workshop de Telecomunicações LEI GERAL DAS TELECOMUNICAÇÕES: 20 ANOS (LGT +20) Oscar Petersen FIESP Workshop de Telecomunicações LEI GERAL DAS TELECOMUNICAÇÕES: 20 ANOS (LGT +20) Oscar Petersen Vice Presidente Jurídico Regulatório e Institucional AGENDA Setor de telecomunicações no Brasil Evolução

Leia mais

Rede de Computadores Redes sem fio e comunicações móveis: introdução. Prof. Dr. Ruy de Oliveira IFMT

Rede de Computadores Redes sem fio e comunicações móveis: introdução. Prof. Dr. Ruy de Oliveira IFMT Rede de Computadores Redes sem fio e comunicações móveis: introdução Prof. Dr. Ruy de Oliveira IFMT Histórico Hertz iniciou demonstrações práticas de comunicação por rádio em 1880 Guglielmo Marconi inventou

Leia mais

Conectividade e Interoperabilidade para Cidades Inteligentes

Conectividade e Interoperabilidade para Cidades Inteligentes Conectividade e Interoperabilidade para Cidades Inteligentes 29º FIEE Conectividade e Interoperabilidade para Cidades Inteligentes O momento da IoT Conectividade para Interoperabilidade Debate cidades

Leia mais

TIM BRASIL. Painel Telebrasil. Brasília, 23 de Maio, Stefano De Angelis CEO

TIM BRASIL. Painel Telebrasil. Brasília, 23 de Maio, Stefano De Angelis CEO TIM BRASIL Painel Telebrasil Brasília, 23 de Maio, 2018 Stefano De Angelis CEO TIM 20 ANOS SÓLIDA HISTÓRIA DE PIONEIRISMO QUEBRANDO PARADIGMAS INÍCIO DAS OPERAÇÕES 1998 1ª REDE NACIONAL GSM NOVA TECNOLOGIA

Leia mais

Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. Fevereiro/2013 a Abril/2013

Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal. Fevereiro/2013 a Abril/2013 Avaliação Trimestral do Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal Fevereiro/2013 a Abril/2013 Evolução de acessos da Telefonia Móvel e indicação da evolução de tecnologias

Leia mais

SSC Redes Móveis

SSC Redes Móveis - Redes Móveis Introdução Redes sem fio e redes móveis Prof. Jó Ueyama Agosto/2016 1 Capítulo 6 - Resumo 6.1 Introdução Redes Sem fio 6.2 Enlaces sem fio, características 6.3 IEEE 802.11 LANs sem fio (

Leia mais

Portfólio Celulares Outubro, Novembro e Dezembro de 2015

Portfólio Celulares Outubro, Novembro e Dezembro de 2015 Portfólio Celulares Outubro, Novembro e Dezembro de 2015 em 24x de R$ 127,00 Bônus de desconto: em 24x de R$ 15,00 ATENÇÃO! Deverá ter pacote de dados de no mínimo de 300MB GSM GPRS/EDGE (850/900/1800/1900MHZ)

Leia mais

2 Comunicações Móveis e Ondas Milimétricas

2 Comunicações Móveis e Ondas Milimétricas 2 Comunicações Móveis e Ondas Milimétricas 2.1 Evolução das Tecnologias Móveis A real história do telefone móvel, também conhecido como celular, começou em 1973, quando foi efetuada a primeira chamada

Leia mais

Francisco Giacomini Soares Diretor sênior de relações governamentais Desafio do crescimento do tráfego de dados

Francisco Giacomini Soares Diretor sênior de relações governamentais Desafio do crescimento do tráfego de dados Francisco Giacomini Soares Diretor sênior de relações governamentais Desafio do crescimento do tráfego de dados 1 Um modelo para inovação móvel 2 Iniciativas chave para o crescimento sustentado de longo

Leia mais

O Futuro do 4G - Necessidade de Espectro e Investimento

O Futuro do 4G - Necessidade de Espectro e Investimento TLCne-051027-P1 O Futuro do 4G - Necessidade de Espectro e Investimento Catarina Reuter TIM BRASIL / TECHNICAL INNOVATION 1 AGENDA TLCne-051027-P2 POR QUE 4G? PRINCIPAIS FATORES PARA O SUCESSO CONCLUSÕES

Leia mais

Tecnologia de redes celular GSM X CDMA

Tecnologia de redes celular GSM X CDMA Tecnologia de redes celular GSM X CDMA GSM (Global Standard Mobile) GSM (Global Standard Mobile) Também baseado na divisão de tempo do TDMA, o GSM foi adotado como único sistema europeu em 1992, e se espalhou

Leia mais

Evolução Tecnológica com HSPA+ (HSPA Evolved)

Evolução Tecnológica com HSPA+ (HSPA Evolved) Evolução Tecnológica com HSPA+ (HSPA Evolved) Paulo Breviglieri Rio Wireless Abril de 2008 Evolução Tecnológica HSPA Rel 99 WCDMA Rel 5 (HSDPA) HSPA Rel 6 (HSUPA) In Band DL: 384 kbps UL: 384 kbps DL:

Leia mais

Encontro com a TIM APIMEC RJ. Rio de Janeiro. 22 de Setembro de 2016

Encontro com a TIM APIMEC RJ. Rio de Janeiro. 22 de Setembro de 2016 Encontro com a TIM APIMEC RJ Rio de Janeiro 22 de Setembro de 2016 Quem é a TIM? 18 a maior empresa privada do Brasil (Revista Exame - 2015) Em operação desde 1998 R$19 bilhões em valor de mercado 1º lugar

Leia mais

Fórum Alô, Brasil! Estimular e fortalecer a participação social nas telecomunicações. Brasília, 26 de abril de 2011 Ana Beatriz Souza

Fórum Alô, Brasil! Estimular e fortalecer a participação social nas telecomunicações. Brasília, 26 de abril de 2011 Ana Beatriz Souza Fórum Alô, Brasil! Estimular e fortalecer a participação social nas telecomunicações Brasília, 26 de abril de 2011 Ana Beatriz Souza Quem somos? 2 Sindicato que representa todas empresas que operam no

Leia mais

PARTE 1 TELEFONIA CELULAR AULA 2 INTRODUÇAO. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila

PARTE 1 TELEFONIA CELULAR AULA 2 INTRODUÇAO. Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila PARTE 1 TELEFONIA CELULAR AULA 2 INTRODUÇAO Sistemas de Telecomunicações II Prof. Flávio Ávila Comunicações móveis 2 Definição antiga: dispositivo móvel Definição atual: alta velocidade Exemplos Pager

Leia mais

700 MHZ SENADO FEDERAL CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SÉRGIO KERN AS CONSEQUÊNCIAS DA DESTINAÇÃO DA FAIXA BRASÍLIA, 02 DE DEZEMBRO DE 2013

700 MHZ SENADO FEDERAL CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SÉRGIO KERN AS CONSEQUÊNCIAS DA DESTINAÇÃO DA FAIXA BRASÍLIA, 02 DE DEZEMBRO DE 2013 AS CONSEQUÊNCIAS DA DESTINAÇÃO DA FAIXA 700 MHZ PARA OS SERVIÇOS DE BANDA LARGA MÓVEL 4G SENADO FEDERAL CONSELHO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SÉRGIO KERN BRASÍLIA, 02 DE DEZEMBRO DE 2013 crescimento

Leia mais

DESAFIOS PARA A INSTALAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES

DESAFIOS PARA A INSTALAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES DESAFIOS PARA A INSTALAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE TELECOMUNICAÇÕES COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO SÃO PAULO, 17 DE NOVEMBRO DE 2015 CARLOS DUPRAT AGENDA 1. Números do

Leia mais

Crescimento do tráfego de dados: como enfrentar esse desafio?

Crescimento do tráfego de dados: como enfrentar esse desafio? Crescimento do tráfego de dados: como enfrentar esse desafio? André Gomes Departamento de Banda Larga Secretaria de Telecomunicações Acessos de banda larga no Brasil Ministério das Comunicações 90 80 70

Leia mais

Tendências e Benchmarking Internacional de Serviços de Banda Larga Fixa

Tendências e Benchmarking Internacional de Serviços de Banda Larga Fixa Tendências e Benchmarking Internacional de Serviços de Banda Larga Fixa Junho de 2016 Impulsionadores de Tráfego IP Global... Global Usuários de Internet 2015 3.0 Bilhões 2020 4.1 Bilhões Aparelhos e Conexões

Leia mais

Relações com Investidores 4T ÁUDIO CONFERÊNCIA. Fevereiro 2013

Relações com Investidores 4T ÁUDIO CONFERÊNCIA. Fevereiro 2013 Relações com Investidores ÁUDIO CONFERÊNCIA Fevereiro 2013 4T12 2012 EstratégiA RESIDENCIAL MOBILIDADE PESSOAL EMPRESARIAL CORPORATIVO Convergência de serviços com crescimento de Banda Larga e TV Paga

Leia mais

2 COMUNICAÇÕES MÓVEIS E ONDAS MILIMÉTRICAS

2 COMUNICAÇÕES MÓVEIS E ONDAS MILIMÉTRICAS 2 COMUNICAÇÕES MÓVEIS E ONDAS MILIMÉTRICAS 2.1 Evolução das Tecnologias Móveis As tecnologias de comunicações móveis atuais permitem transmissão de voz e dados a altas taxas durante os deslocamentos dos

Leia mais

Ministério das Comunicações. Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais

Ministério das Comunicações. Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais 56 o Painel Telebrasil O papel das telecomunicações no desenvolvimento do País Definições de espectro para o futuro dos serviços digitais Miriam Wimmer Ministério das Comunicações Brasília, 29 de agosto

Leia mais

Plano Estratégico Relações com Investidores

Plano Estratégico Relações com Investidores 1 Limitação de Responsabilidade Esta apresentação contém declarações prospectivas que refletem crenças e expectativas atuais sobre a base de clientes, estimativas em relação aos resultados financeiros

Leia mais

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos)

Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Comunicação Sem Fio (Somente em Determinados Modelos) Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos.

Leia mais

Ministério das Comunicações

Ministério das Comunicações Ministério das Comunicações Acessos dez/2010 a mar/2014 Internet móvel (3G+4G) 454% Cidades com cobertura 3G de 824 para 3.253 295% 2 Crescimento da banda larga móvel por região Período: dez/2010 a mar/2014

Leia mais

TECNOLOGIA 5G SÉRGIO KERN CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2019

TECNOLOGIA 5G SÉRGIO KERN CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2019 TECNOLOGIA 5G CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA SÉRGIO KERN BRASÍLIA, 15 DE MAIO DE 2019 A demanda por conectividade e mobilidade da sociedade cresce exponencialmente

Leia mais