Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informações Acadêmicas - Intercâmbio"

Transcrição

1 Destino (Cidade/País): Stockholm, Suécia Nome: Gabriel Correa Sonnewend Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio Universidade/Faculdade: Stockholm Business School Período Início (mês/ano): 08 / 2012 Término (mês/ano) : 01 / 2013 Disciplinas cursadas: (favor listar): Swedish 1-Basic Principles of Marketing(bachelor degree) Corporate Finance(bachelor degree) Financial Institution Management(master degree) Principles of Management(bachelor degree)

2 A quantidade de matérias escolhidas foi adequada? Comente. Sim. Com essa quantidade de matérias consegui conciliar tanto os estudos como o aspecto cultural. Vale destacar, que o semestre é dividido em 4 períodos, fazendo assim uma disciplina por cada período. Dessa forma, ao fim de 40 dias, já é possivel saber se passou na matéria ou não. Outro aspecto diferente da FEA tange quanto a carga de horária das aulas que é muito menor (na media 3 aulas de 100 min por semana). Também deve-se resaltar que sueco 1 é oferecido pela universidade e não pela faculdade de business. Assim, a matrícula é apenas feita quando se chega na Suécia. Você conseguiu se matricular nas disciplinas que queria? Houve algum tipo de auxílio por parte da escola a esse respeito (academic advisor)? Sim. Já no Brasil, a diretora da escola envia uma lista de matérias as quais serão ministradas no seu semestre. Assim, a escolha das disciplinas é feita no Brasil. Entretanto, já na Suécia, me arrependi da escolha de 2 matérias e a diretora da escola foi muito receptiva dando oportunos conselhos quanto as matérias mais adequadas ao meu estilo. Quais os sistemas de avaliação utilizados nos cursos? (provas escritas, orais, trabalhos, outros) Todos os cursos tiveram uma prova escrita final. Em relação a trabalhos, apresentações orais, dois cursos se destacaram: Principles of Marketing e Principles of Management. Isso porque esses cursos são oferecidos para as turmas recém chegadas na Universidade(calouros), assim a universidade enfatiza assigments em ingles e apresentações orais nesses cursos, pois considera essas ferramentas (um ingles fluente escrito e falado) fundamentais. Qual era o esquema de aulas? (expositivas, debates, apresentações, outros) As aulas ministradas pelos professores eram expositivas. Mas como dito anterior, haviam muitas apresentações orais em grupo, trabahos que eram feitos em auas no formato de seminários. Em relação à qualidade do curso, você o considera melhor, pior ou equivalente ao seu curso na FEA? Em que sentido? Em relacao ao formato eu consider pior. Prefiro cursar matérias ao longo de um semestre do que fazer apenas uma disciplina por 40 dias, porque no sistema da FEA existe todo um smestre para estudar e assim absorver o conteúdo. No formato sueco, em 40 dias estuda-se o que estuda em 6 meses, e portanto o curso é corrido.

3 Já em relacao a prática, considero o sistema sueco melhor, pois além das várias aulas em que o professor traz um palestrante conceituado do mercado para explicar como o conteúdo do curso é utilizado no mercado, há ainda muios cases propostos pelo professor que colocam em prática o nosso aprendizado. Quais das seguintes facilidades eram oferecidas pela Universidade/ Faculdade? Biblioteca Centro Esportivo Mentor Outras: Restaurantes/ Lanchonetes Alojamento Você teve dificuldade para acompanhar as aulas devido a problemas com idioma? Nao. As aulas sao ministradas em ingles e o suecos sao fluentes. Integração Houve atividades de recepção/ integração para os estudantes estrangeiros? Como foram? Eram organizadas pela escola ou pelos estudantes locais? Sim. Houve atividades tanto organizadas pela universidade quanto pela faculdade de business. Além disso, existe um programa na faculdade de business, Senior buddy program, que organiza diversas atividades( jantares, festas, cruise para Finlandia) durante os 3 primeiros meses iniciais. Para participar do programa Senior Buddy é apenas necessário confirmar o interesse( por volta de um mes antes, mandam um perguntando se existe interesse na participação). Você teve mais contato com estudantes nativos ou com estrangeiros? O contato com estrangerios foi maior, pois já que todos estao vivendo a mesma situação, há um maior identiifcacao de preferencia, gostos e interesses. Entretanto, me surpreendi muito com os suecos, porque de certa forma tive bastante contato com eles. Muito em razao do programa Senior Buddy e da minha residencia em Lappis, que proporcionaram contato com os suecos. Como foi a receptividade dos professores? Eram acessíveis fora das aulas? Os professores eram muito acessiveis e preparados. Qualquer problema que houvesse, era so mandar um para e a resposta chegava em "tempo recorde".(muito diferente da FEA). No meu caso, faltei na primeira aula de FIM e nessa aula foram escolhidos os grupos de seminários. Logo que soube disso, envie um ao professor que me respondeu e já me colocou em um grupo.

4 Burocracia Houve problemas em relação ao visto? Alguma dica para facilitar o processo? De forma geral nao houve nenhum grande problema. minha dica é iniciar o pedido de visto o quanto antes e ficar em cima do consulado sueco de São Paulo. Esse consulado sueco em São Paulo é muito pequeno, trabalham 3 pessoas e sendo que uma delas é muito devagar. Por isso, acho fundamental entregar logo o pedido de visto e depois ligar diversas vezes no consulado para saber se ja saiu a rsposta. Outro pronto, é assim que sair a resposta positiva, peça a autorização( esse pedido é feito depois da concessão do visto) para poder fazer a biometria na Suécia e nao em Brasília. Você teve que se registrar no país onde realizou intercâmbio? Como foi esse processo? (especifique prazos, taxas, documentos necessários) Nao tive que fazer nada Na universidade/ faculdade, você teve que fazer documentos, como carteirinhas e outros? Em caso afirmativo, descreva-os incluindo suas respectivas taxas. Voce nao é obrigatdo a fazer nada. Porém existe a opção de fazer a carteira de estudante(100 SEK=12EUROS) da faculdade que oferece descontos no transporte publico, festas, e até no Mc Donalds e Burger King. Além disso, com essa carterinha consegue isenção de taxas em muitas atrações turísticas na europa como no Louvre, Reina Sofia(Madrid). Alojamento Você morou em: Alojamento da Universidade/ Faculdade República Casa de Família Apartamento alugado Individual Com outro estudante Outro: Foi necessário depósito de segurança? Como os pagamentos eram realizados? Era necessário permanecer por um tempo mínimo? Sim. No total o alojamento foi de SEK (1850 euros) e o pagamento foi feito em duas parcelas, uma que paguei SEK antes da viagem (por volta de julho) e os em meados de Novembro. O alojamento ficou disponível durante cinco meses ( 19/Agosto a 19 de Janeiro).

5 Qual a qualidade do alojamento em que você ficou com relação à limpeza, conforto e facilidades oferecidas? Eu morei no alojamenot Lappis. Na minha opinião é a melhor opção disparada para um intercambista, logo tente o máximo que puder para ficar nesse alojamento. Alias é a melhor opcao, porque oferece um quarto e banheiro privativo com um tamanho reativamente grande. Já a cozinha e a sala de estar são compartilhadas, o que é muito bom, proporcionando convivencia com outras pessoas. Foi dessa forma que me tornei amigo de suecos e pessoas do mundo inteiro. Outro ponto favorável é que o alojamento possui supermercado, barbeiro( que por incrível que pareça corta bem e é muito mais barato do que os outros da cidade), academia, e um pub. Além disso, o alojamento possui euipamentos para lavar roupa e secar e esses sao de graca. Também deve-se dizer que energia elétrica, água, internet( uma dica caso queira utilizar WIFI, apenas compre o roteador e assim tera) ja estao inclusas no aluguel Era próximo à escola e/ou próximo a lugares de interesse? O alojamento fica a 5 minutos da universidade (onde é o campus central e onde há estacao de metro) e a 25 andando da faculdade de business( ou a a 5 min de onibus) * A faculdade de business não fica dentro do campus central, porém a distancia não é grande e ainda mais fica proxima de um grande lago. Clima Quais as condições climáticas que você enfrentou durante o período de intercâmbio? Cheguei já no fim de agosto e a temperatura estava ok, por volta de 13 graus. No passar dos meses foi esfriando e apesar de chegar até 15 graus negativos, na media durante dezembro e janeiro, a temperatura foi de 2 graus negativos. Além disso, nos meses de inverno nevou bastante, o que deixou a cidade muito bonita. Porém apesar dessa imagem do frio que temos da Suécia, a sensação do frio não tão grande, pois todas as casas, onibus e estações de metro possuem uma excelente estruta de aquecimento. Que roupas você aconselha que sejam levadas para o mesmo período? Meu conselho é caso voce tenha roupas de frio eu as levaria, entretanto caso nao tenha, nao se preocupe e compre apenas em Stockholm. Isso porque alem das roupas deles serem mais adequadas para o inverno, são muito mais baratas do que no Brasil. No meu caso levei um bom casaco, e comprei tenis de inverno, luvas, e gorros tudo aqui.

6 Seguro Saúde Qual seguro-saúde você contratou para o período de intercâmbio? Eu contratei o seguro World Nomads. Também, soube ao chegar em Stockholm que a uiversidade possui médicos de plantão para alunos de graça durante alguns dias da semana. Você precisou usar o seguro saúde durante o período de intercâmbio? Teve problemas de atendimento? Não. Custos Alojamento Transporte local Alimentação Outros (especifique) Conclusão sek, por mes 3200 SEK. 560 SEK( cartão que permite o uso de de qualquer transporte público durante todo mes. 2000sek por mes. 3200sek( viagens, baladas, bebidas). Total: 8960 sek Qual o valor do Programa de Intercâmbio para sua vida pessoal, acadêmica e profissional? Eu particularmente sou fa de intercambio, já havia feito um no segundo colegial da escola para Vancouver e fiz de novo agora para Stockholm, o qual comprovou minha visão de que o intercambio proporciona um valor inestimável tanto para a vida academica quanto para a vida profissional. Isso porque, o intercambio de certa forma proporciona uma vida nova para voce durante 6 meses ou 1 ano, na qual voce construirá novas amizades de pessoas com diferentes experiencias. Também, aprenderá a se virar ainda mais, pois nesse contexto de morar sozinho, voce deverá cozinhar, lavar roupa, organizar viagens por si mesmo. Além de claro o aperfeiçoamento da lingua. Outro ponto favorável, é o estudo na faculdade com pessoas do mundo inteiro, que gera uma nova visão.

7 Quais os conselhos e/ou dicas que você daria para os estudantes que pretendem ir para o mesmo lugar em que você esteve? Primeiramente, eu diria que caso tenha a oportunidade de fazer intercambio, nao perca de jeito nenhuim! Já em relação a vida la fora, eu digo que durante as primeiras semanas o mais importante é estar aberto a tudo e participar ao máximo de todas atividades que as organizações estudantis da sua Universidade oferecem( famosa regra do tuido e sim, qualquer coisa que oferecida voce participa). Assim, voce conseguira ocupar mais seu dia e fara mais amizades. Outro pontro importante, é se esqueça do Brasil. Durante seu intercambio não pense no Brasil, sua vida é no lugar que voce passará durante o seu intercambio. portanto use apenas facebook, para comunicar se com pessoas do seu novo ambiente( é claro de vez quando mande noticias para seus familiares e amigos). Viaje bastante. Aproveite a europa ao máximo e descubra o quanto puder de novos países. Estude também unm pouco no seu intercambio, aproveite para escolher as disciplinas do seu gosto. Já quem esta pensando em ir para Stockholm, eu diria para ir. Na minha opinião é o melhor lugar para ir( era minha segunda opção atrás apenas da Inglaterra e graças a Deus eu fiquei com Stockholm), porque primeiro nao é tão frio como as pessoas imaginam. Segundo, os suecos falam perfeitamente ingles, ate mendigo sabe falar bem aqui!! E também, outro ponto positivo é que eles adoram brasileiros, e a faculdade é muito boa. Além disso, a Suécia possui Ryan Air e Wizz air que são companhias low cost, que perimitem voce viajar para qualquer lugar a preço muito barato. e por fim, aqui tem cada balada incrível( é de pirar com as festas que tem em downtown). As minhas últimas dicas seriam tragam um pouco ode bebida,porque aqui é caro( uma garrafa de vodka custa por volta de 26 euros), já que o governo regula a venda. As baladas aqui são de graça antes das 11 horas, voce apenas deve colocar seu nome na lista no facebok, e também tente ao máximo pegar Lappis como moradia Bom acho que é isso, qualquer coisa so me perguntar por ou facebook. f Muito obrigado por sua atenção, a CCInt FEA e os próximos intercambistas serão muito beneficiados com sua ajuda. Se puder, envie fotos de sua viagem para disponibilizarmos no site da CCInt FEA.

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Madrid, Espanha Nome: Alessandro Pedreira Crestani Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): St. Gallen, Suíça Nome: Luciana Akemi Wada Kobayashi Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno X Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Rafael Silva Cruz Martins Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Buenos Aires, Argentina Nome: André de Azevedo Amedomar Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Toulouse, França Nome: Gustavo Linari Rodrigues Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Milão, Itália Nome: Filippe de Camargo Cordeiro Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Waltham, Estados Unidos Nome: Renato Barroco Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Londres, Inglaterra Nome: Jonathan Piccolo de Lima Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Southampton, Inglaterra Nome: Elton Oliveira Silva Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Porto, Portugal Nome: Maria Silvia Cabral Trabulsi Informações Acadêmicas FEA X Administração X Graduação Diurno Economia Pós X Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Paris, França Nome: Thiago Mendes Lino Barbosa Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Maastricht, Holanda Nome: Livia Miyabara Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Daniel Monteiro Santa Cruz No. USP 6440451 Curso ECA: Publicidade e Propaganda Dados do Intercâmbio Universidade: Universidad Carlos III de Madrid Curso: Comunicação

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Péricles Santos Matos No. USP 5200617 Curso ECA: Turismo Dados do Intercâmbio Universidade:_Universidade de Coimbra Curso: Turismo, Lazer e Patrimônio Período:

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Victoria, Canadá Nome: Vivian Borges Scalfi Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): THIAGO RIBEIRO FURTADO

Leia mais

Relatório de Intercâmbio CCInt FEA IÉSEG School of Management Set/13 - Dez/13. Disciplinas cursadas:

Relatório de Intercâmbio CCInt FEA IÉSEG School of Management Set/13 - Dez/13. Disciplinas cursadas: Relatório de Intercâmbio CCInt FEA IÉSEG School of Management Set/13 - Dez/13 Disciplinas cursadas: A-Z of Entrepreneurship Applying IFRS Conjuncture and Economic Fluctuations English for Debating Entrepreneurial

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Mariana Grazini Ferreira Rocha No. USP 7586806 Curso ECA: Comunicação Social - Jornalismo Dados do Intercâmbio Universidade:Université Lumière Lyon 2 Curso: Cinema,

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Gustavo Araujo Costa No. USP 6806191 Curso ECA: Relações Públicas Dados do Intercâmbio Universidade:Universidad Carlos III de Madrid Curso: Doble grado Comunicación

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Juliana Malacarne de Pinho No. USP 7166759 Curso ECA: Jornalismo Dados do Intercâmbio Universidade: Universidade NOVA de Lisboa Curso: Comunicação Social Período:

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Nahia Nader Mendes Rosa No. USP 7166634 Curso ECA: Relações Públicas Dados do Intercâmbio Universidade: Universität Potsdam Curso: Ciência Política e alemão como

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): VINÍCIUS SANTOS AVELAR

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): JULIA CHAGAS DA COSTA

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): JULIANA TEODOLINO DE ANDRADE

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): ALINE GRACIELE FERREIRA

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CCInt FEA

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CCInt FEA Daniella Lopes Rodrigues Stockholm University / School of Business 08/2007-01/2008 RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CCInt FEA Disciplinas cursadas: Corporate Finance (Bachelor degree) Service and Relationship

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Lisboa, Portugal Nome: Lucas Peixoto Vasconcellos Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): CLÁUDIA BATISTA LINO RODRIGUES

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): DIOGO PEREIRA VILELA GALO

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Madrid, Espanha Nome: Juliana Ho Ling Wei Informações Acadêmicas FEA Administração x Graduação x Diurno x Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): JULIANA DO CARMO JESUS

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): FELIPE JOSE FERNANDES

Leia mais

Roteiro para Relatório de Intercâmbio

Roteiro para Relatório de Intercâmbio Roteiro para Relatório de Intercâmbio O relatório de intercâmbio deve conter os itens abaixo 1. Dados de identificação Nome Adriana Galvao Mckinney Telefone 83 88050171 E-mail adriana.mckinney@terra.com.br

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Carolina Aparecida Temoteo Modesto No. USP : 6805586 Curso ECA: Relações Públicas Universidade: Universidad de Santiago de Chile Curso: Estudios Internacionales

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio Relatório de Intercâmbio 1. Identificação Nome: Rodrigo de Oliveira Letras, 5º (de 7) período. 2. Pontos positivos e negativos Um ponto forte de um intercâmbio acadêmico é poder ver outras abordagens ao

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio Relatório de Intercâmbio 1. Dados de identificação: Informações pessoais e acadêmicas: Aline Vieira de Lima +55 83 9986 1705 aline.vieira@gmail.com Programa: PIANI Universidade anfitriã: Instituto Superior

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Sophia Tavares Silva No. USP 7166443 Curso ECA: Publicidade e Propaganda Dados do Intercâmbio Universidade: Università Commerciale Luigi Bocconi Curso: Administração

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): TEREZA BEATRIZ OLIVEIRA

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Ana Carolina Guimarães Marques No. USP 7166335 Curso ECA: Jornalismo Dados do Intercâmbio Universidade: Universidad del Desarrollo Curso: Jornalismo Período: (

Leia mais

Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc).

Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc). RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL 2007-2008 Informações pessoais e acadêmicas: 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa, etc). Nome: Leonardo Moreira

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg

!!!!! Castelo neuschwanstein/neuschwanenstein em Fussen. host family que recebeu minha irmã em 2010/2011 em Augsburg Alemanha Eu cheguei na Alemanha no dia 14 de Agosto de 2014, e desde então moro em Potsdam, a capital de Brandeburgo e 30 minutos de Berlim A minha host family me buscou no aeroporto e desde o primeiro

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): ANA PAULA DE ARAUJO LOPEZ

Leia mais

Relatório PIANI. Central Connecticut State University

Relatório PIANI. Central Connecticut State University Relatório PIANI Central Connecticut State University TARSILA DANTAS DA SILVA Email: tarsila84@hotmail.com Telefone: 3248-2327 Website da universidade: www.ccsu.edu Primeiramente queria começar dando algumas

Leia mais

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento.

P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. museudapessoa.net P/1 Seu Ivo, eu queria que o senhor começasse falando seu nome completo, onde o senhor nasceu e a data do seu nascimento. R Eu nasci em Piúma, em primeiro lugar meu nome é Ivo, nasci

Leia mais

Relatório de Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INTERNACIONAL PARA GRADUAÇÃO Relatório de Intercâmbio Aluno(a): LÍVIA ÁVILA DE OLIVEIRA

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS LUNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA PRO - REITORIA DE GRADUAÇÃO ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS RELATÓRIO SOBRE INTERCÂMBIO ACADÊMICO REALIZADO NA UNIVERSIDADE DO MINHO, GUIMARÃES - PORTUGAL NOME:

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Terceiro Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Os últimos meses chegaram e já passaram. No geral, aconteceram muitos encontros com os intercambistas

Leia mais

Relatório de Intercâmbio. Informações Acadêmicas FEA. Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Relatório de Intercâmbio. Informações Acadêmicas FEA. Informações Acadêmicas - Intercâmbio Nome: Gabriel Alvarenga Costa Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio Universidade/Faculdade: EBS - European

Leia mais

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak

www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak www.jyotimaflak.com Glücks- Akademie mit JyotiMa Flak Academia da felizidade com JyotiMa Flak Entrevista com Ezequiel Quem é você? Meu nome é Ezequiel, sou natural do Rio de Janeiro, tenho 38 anos, fui

Leia mais

Em algum lugar de mim

Em algum lugar de mim Em algum lugar de mim (Drama em ato único) Autor: Mailson Soares A - Eu vi um homem... C - Homem? Que homem? A - Um viajante... C - Ele te viu? A - Não, ia muito longe! B - Do que vocês estão falando?

Leia mais

Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai

Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai Bons empregos e cosmopolitismo atraem brasileiros a Dubai Emirado permite ter padrão de vida semelhante ao da classe alta do Brasil. Estrangeiros vão a festas 'ocidentalizadas' e pouco interagem com locais.

Leia mais

Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria. A quantidade de matérias escolhidas foi adequada? Comente.

Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria. A quantidade de matérias escolhidas foi adequada? Comente. Nome: Guilherme Moeckel Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio Universidade/Faculdade: Universidade de

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS. Idade na admissão. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA GRAVIDEZ: A EXPERIÊNCIA DA MATERNIDADE EM INSTITUIÇÃO Código Entrevista: 2 Data: 18/10/2010 Hora: 16h00 Duração: 23:43 Local: Casa de Santa Isabel DADOS SÓCIO-DEMOGRÁFICOS Idade

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Assunto E-commerce Metodologia Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 1.652 mulheres Perfil: 18 a 50 anos Mercado: Brasil

Leia mais

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol

Trabalhar em Casa. Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar. 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Trabalhar em Casa Um Guia para quem quer iniciar um trabalho em casa e não sabe por onde começar 2015 bastianafutebol.com @bastianafutebol Como Começar? Primeiro você deve escolher o tipo de trabalho que

Leia mais

Produzido para você por: Clube Monetizar

Produzido para você por: Clube Monetizar Produzido para você por: Clube Monetizar Publicado por: Wanderson Bessa Copyright 2016 Clube Monetizar Todos os Direitos Reservados. Este conteúdo só pode ser compartilhado com os créditos e direitos do

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os

Na faculdade (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) fui muito bem recebida, a professora que me orientou esteve sempre disponível, os O que me levou a participar no programa de mobilidade foi a vontade de sair do país, aproveitando as oportunidades daí decorrentes, para ver como é lá fora, poder ter um termo de comparação, além da oportunidade

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi

PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi PERGUNTAS FREQUENTES CAMBRIDGE ENGLISH E UNOi ANTES DO EXAME O que é a parceria entre UNOi e Cambridge English? Por que eu devo prestar os exames Cambridge English? Quais são os exames? O que é o Placement

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio Inglaterra Mini Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada.

Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Sal, Pimenta, Alho e Noz Moscada. Cláudia Barral (A sala é bastante comum, apenas um detalhe a difere de outras salas de apartamentos que se costuma ver ordinariamente: a presença de uma câmera de vídeo

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

Relatório sobre a minha experiência no Brasil

Relatório sobre a minha experiência no Brasil Relatório sobre a minha experiência no Brasil Oi pessoal! Sou Lucrecia Hang, tenho 24 anos e nasci numa cidade chamada Rosário, localizado no litoral de Argentina. Aqui moro com meus pais e minha irmã

Leia mais

O Impacto do intercâmbio e da experiência internacional na formação do profissional de secretariado. Eduardo Souza. Rua Tupi, 118 Pacaembu - SP

O Impacto do intercâmbio e da experiência internacional na formação do profissional de secretariado. Eduardo Souza. Rua Tupi, 118 Pacaembu - SP O Impacto do intercâmbio e da experiência internacional na formação do profissional de secretariado Eduardo Souza Conceito de intercâmbio 1. Troca de relações comerciais ou culturais entre nações; 2. Permuta,

Leia mais

Escritório de Carreiras PUCRS - Carreira Internacional

Escritório de Carreiras PUCRS - Carreira Internacional ESTUDO/ TRABALHO: 1. Qual critério que devo utilizar para escolher o meu local de estudo/trabalho? Quando chega o momento de escolher o local de estudo/ trabalho devemos considerar alguns pontos importantes.

Leia mais

..::10 A equação matemática que garante o sucesso financeiro da viagem

..::10 A equação matemática que garante o sucesso financeiro da viagem 1 2 ..::10 A equação matemática que garante o sucesso financeiro da viagem Quanto mais viajamos e entendemos a dinâmica da estrada, mais fácil se torna encontrar formas de economizar e juntar dinheiro

Leia mais

QUEM SOMOS intercâmbio

QUEM SOMOS intercâmbio alemanha Programa HIGH SCHOOL QUEM SOMOS intercâmbio O Number One Intercâmbio possui mais de 15 anos de mercado oferecendo as melhores opções de viagem para você e sua família, seja a lazer, trabalho ou

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Victoria, Canada Nome:Felipe Galliena Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio Universidade/Faculdade:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS RELATÓRIO DO PIANI REALIZADO NO INSTITUTO SUPERIOR DAS CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA ISCTE Thyago Ferraz João Pessoa Março de

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA

INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA INT. BIBLIOTECA (1960) - DIANTE DO BALCãO DA BIBLIOTECáRIA Carolina e, acompanhados de, estão na biblioteca, no mesmo lugar em que o segundo episódio se encerrou.os jovens estão atrás do balcão da biblioteca,

Leia mais

Groningen. Centro da cidade.

Groningen. Centro da cidade. Groningen A cidade de Groningen, no norte da Holanda, tem 180.000 habitantes, um quinto deste total sendo estudantes. Isso porque a cidade, apesar de ser pequena, tem duas universidades: Hanzehogeschool

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ETUDANTE ERAMU OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERAMU versão OUT. Com este inquérito, pretendemos dar

Leia mais

I. Informações pessoais e acadêmicas

I. Informações pessoais e acadêmicas RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL I. Informações pessoais e acadêmicas 1. Dados de identificação (nome, telefone, e-mail, nome do programa etc) Nome: Natália de Lima Gadelha

Leia mais

Catedral de Santiago de Compostela

Catedral de Santiago de Compostela Tive a oportunidade de fazer dois semestres na Universidade de Santiago de Compostela na Espanha de julho de 2010 a agosto de 2011. Em um primeiro momento, quando soube da bolsa de estudos Erasmus Mundus

Leia mais

Dicas para investir em Imóveis

Dicas para investir em Imóveis Dicas para investir em Imóveis Aqui exploraremos dicas de como investir quando investir e porque investir em imóveis. Hoje estamos vivendo numa crise política, alta taxa de desemprego, dólar nas alturas,

Leia mais

Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Informações Acadêmicas - Intercâmbio Destino (Cidade/País): Estocolmo, Suécia Nome: Viviane Heloise Kayano Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

CURSOS INGLÊS RÁPIDO Liberdade de Escolha

CURSOS INGLÊS RÁPIDO Liberdade de Escolha 1 Nossos cursos são dirigidos a adolescentes, jovens e adultos que querem aprender inglês de forma rápida e eficiente. Pessoas que já tentaram estudar inglês e tiveram dificuldades vão se surpreender com

Leia mais

Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria. Economics of the EU (magistral/ conference)

Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria. Economics of the EU (magistral/ conference) Nome: Catarina Vidotto Caricati Informações Acadêmicas FEA Administração Graduação Diurno Economia Pós Noturno Contabilidade Atuaria Informações Acadêmicas - Intercâmbio Universidade/Faculdade: Sciences

Leia mais

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329

Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 Interessados nos programas abaixo devem procurar a Assessoria de Assuntos Internacionais da Unijuí, fone 3332.0329 O que é Intercâmbio? A palavra INTERCÂMBIO significa TROCA. A partir dessa idéia, surgem

Leia mais

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos

DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos DESAFIOS CRIATIVOS E FASCINANTES Aula de Filosofia: busca de valores humanos Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Eu queria testar a metodologia criativa com alunos que eu não conhecesse. Teria de

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957.

Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é José Guilherme Monteiro Paixão. Nasci em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, Estado do Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1957. FORMAÇÃO

Leia mais

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução

Primeiro Email#1: Rota Problema Solução Esta segunda sequência respeita a estrutura da sequência do Eben que analisamos.o template é adequado aos profissionais que podem (e querem) trabalhar com os três mosqueteiros, ou seja, apresentar uma

Leia mais