Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos"

Transcrição

1 Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos- Fornos Janaína Machado, Eduardo Osório, Antônio C. F. Vilela

2 Sumário Introdução Objetivo Parte experimental Resultados e discussão Conclusões Agradecimentos

3 Introdução A injeção de carvão pulverizado pelas ventaneiras (PCI) visa principalmente a redução do custo de produção do ferro-gusa. O carvão nacional apresenta propriedades para ser usado em misturas em PCI. O carvão vegetal também se destaca nesse cenário. Além disso sua utilização pelas siderúrgicas pode contribuir para minimização das emissões de CO 2.

4 Objetivo Avaliar a reatividade do carvão nacional, carvão vegetal e mistura em presença de CO 2 via análise termogravimétrica. Avaliar a influência da matéria mineral na gaseificação da mistura.

5 Parte Experimental Matérias-primas Carvão mineral nacional: mina do Leão (BC) Carvão vegetal: produzido em MG (CC) Mistura: BC-CC (50%) Caracterização das matériasprimas análise elementar, análise imediata, poder calorífico, índice de moabilidade, análise dos macerais e poder refletor da vitrinita, difração de raios-x, fusibilidade das cinzas e composição química das cinzas. Desmineralização HCl HCl-HF

6 Parte Experimental Ensaios termogravimétricos 1 etapa pirólise: Aquecimento até 1050 C, com taxa de 30 C/min, usando N 2 sob um fluxo de 50ml/min. 2 etapa reatividade: Depois da remoção dos voláteis, a atmosfera foi mudada para CO 2 (50 ml/min) - C + CO 2 2CO Avaliação da influência da matéria mineral na gaseificação Dois tipos de experimentos foram feitos: (1) experimentos em termobalança com carvões e misturas desmineralizadas; (2) experimentos em um microscópio de aquecimento para avaliação da microestrutura gerada na gaseificação.

7 Resultados e Discussão - Caracterização Análises dos carvões Análise imediata (%,bsic) Análise elementar (%,bsic) Amostra CC BC BC-CC MV 21,9 38,7 29,70 CF 78,2 61,3 70,30 Cz 4,6 15,7 10,16 C 83,7 74,7 - H 3,1 5,0 - N 1,1 1,4 - St 0,1 1,0 - O 12,0 17,9 - Poder calorifico kcal/kg HGI Rr (%) - 0,46 O teores de cinzas e enxofre do CC são consideravelmente menores em relação aos carvão BC. O carvão BC tem o menor valor de HGI e menor poder calorífico. Na mistura do carvão BC com o carvão CC foi gerado um produto com nível aceitável de cinzas (em torno de 10%) para o processo PCI.

8 Resultados e Discussão - Caracterização Composição química das cinzas dos carvões CC BC Ash (%) 4,64 15,68 SiO 2 28,46 52,56 Al 2 O 3 3,96 22,39 TiO 2 0,23 2,18 Fe 2 O 3 1,95 5,95 MnO 0,62 0,07 MgO 4,32 1,22 CaO 39,46 4,24 Na 2 O 0,12 4,67 K 2 O 2,40 1,39 P 2 O 5 1,29 0,05 SO 3 1,91 2,11 P.F 15,28 3,18 Óxidos básicos * 48,25 17,46 Cinzas do BC caráter ácido Cinzas do CC caráter básico

9 Resultados e Discussão - Caracterização Difração de raios-x das cinzas Fase Fórmula BC CC Quartzo SiO 2 X X Anidrita CaSO 4 X X Ilita (K,H 3 O)(Al,Mg,Fe) 2 (Si,Al) 4 O 10 [(OH) 2,(H 2 O)] X calcita CaCO 3 X Periclásio MgO X Cal CaO X Rutila TiO 2 X Portlandita Ca(OH) 2 X Hematita Fe 2 O 3 X X

10 Resultados e Discussão - Caracterização Análise imediata do carvão BC tratado com diferentes ácidos Análise imediata (%, bsic) Carvão MV CF Cz BC in natura 38,7 61,3 15,7 BC tratado HCl 36,7 63,3 10,8 BC tratado HCl/HF 37,6 62,4 0,4 O tratamento ácido com somente HCl removeu a matéria mineral do carvão BC com uma eficiência de 31%. Quando do tratamento com HF/HCl, a matéria mineral foi removida com uma eficiência de 97%.

11 Resultados e Discussão - Caracterização DRX dos carvões tratados Carvão BC tratado HCl+HF Carvão BC tratado HCl Carvão BC in natura BC tratado com HCl+HF praticamente a totalidade das fases minerais foram removidas BC tratado com HCl os picos referentes as fases TiO 2, Fe 2 O 3, FeCO 3 não foram detectados

12 Resultados e Discussão - Caracterização Temperaturas características do teste de fusibilidade Amostra T deformação DT ( C) T esfera ST ( C) T semi-esfera HT ( C) T fluidez FT ( C) CC BC * BC-CC * As temperaturas do ensaio de fusibilidade para a cinza são um reflexo da sua composição química e mineralógica. O BC apresentou menores temperaturas DT, ST e FT. Para a mistura, foi observada uma grande redução nas temperaturas características do teste. A mistura de tipos diferentes de cinza, especialmente aquelas provenientes de biomassas e carvões pode ocasionar a formação de compostos com temperaturas de fusão imprevisíveis.

13 Resultados e Discussão - TGA Curvas de conversão e reatividade das amostras Amostra Taxa máxima experimental (min -1 ) CC 0,22 BC 0,16 BC-CC 0,11 CC tem a maior taxa de reação ou reatividade. Ele reage com o CO 2 mais rapidamente do que o BC. Em cerca de 5 minutos todo o carbono reagiu. Para o BC o tempo para conversão total do carbono foi de cerca de 15 minutos. Para a mistura, um considerável desvio negativo em relação a curva de conversão calculada ocorreu. A taxa máxima de reação da mistura foi menor do que dos carvões individuais.

14 Resultados e Discussão - TGA Testes em termobalança com o carvão BC desmineralizado A desmineralização diminuiu a reatividade do carvão BC na gaseificação. O efeito depende do tipo de tratamento químico utilizado. Quando do tratamento do carvão com a mistura dos ácidos HCl+HF a gaseificação foi a mais lenta. Matéria inorgânica nesse caso apresenta efeito catalítico na gaseificação.

15 Resultados e Discussão - TGA Testes em termobalança com as misturas: BC HCl-CC e BC HCl/HF-CC Mistura Taxa máxima experimental (min -1 ) BC-CC 0,11 BC HCl -CC 0,12 BC HCl+HF -CC 0,22 A gaseificação da mistura do BC HCl -CC foi bem semelhante à da mistura BC-CC. Já a gaseificação da mistura BC HCl+HF -CC aconteceu mais rapidamente em relação as demais. Com a retirada quase que completa da matéria mineral do BC ocorreu um aumento significativo na reatividade da mistura. Este fato é um indicativo de que a matéria mineral do BC, especialmente aquela retirada quando do tratamento com HCl-HF, pode ter tido influência no comportamento não aditivo apresentado pela mistura BC-CC.

16 Resultados e Discussão - Microestrutura Cinzas aquecidas a 1050 C com N 2 e posteriormente mantidas nessa temperatura por 2 min com CO 2 CC BC BC-CC Na microestrutura referente a cinza do CC pode ser notada a presença de fases claras dispersas umas das outras sob a resina. Na microestrutura da cinza do BC tem-se certa continuidade da matéria mineral, o que pode ser indicativo de um amolecimento ou fusão inicial da cinza. As baixas temperaturas observadas para essa cinza no teste de fusibilidade dão suporte para esse comportamento. Na microestrutura da mistura BC-CC nota-se uma estrutura totalmente interligada, aparentando que uma fusão ainda maior tenha ocorrido em relação a microestrutura da cinza do BC. Como visto para essa mistura, as temperaturas no teste de fusibilidade foram ainda mais baixas.

17 Resultados e Discussão - Microestrutura Carvão aquecido a 1050 C com N 2 e posteriormente mantido nessa temperatura por 2 min com CO 2 Nas micrografias da mistura podem ser vistas deposições de cinza sobre o char. A composição química das cinza, vista pelo EDS, mostra que se trata de um silicato aluminoso contendo diferentes proporções de cálcio, ferro e potássio. A presença de cinza amolecida ou fundida pode ter dificultado a reação de gaseificação da mistura.

18 Conclusões O carvão vegetal, CC, apresenta teor de cinzas e enxofre consideravelmente menor em relação ao carvão mineral. Sua cinza é básica e apresenta as maiores temperaturas de deformação e fusão em relação ao carvão nacional; O carvão nacional BC é um carvão sub-betuminoso caracterizado por um alto teor de cinzas e enxofre. Sua cinza é ácida e apresentou a menor temperatura de deformação. Esse carvão apresentou o menor valor de HGI e menor poder calorífico; Na mistura dos carvão mineral com o carvão vegetal foi gerado um produto com nível adequado de cinzas (10%) para o processo PCI. Foi observada uma grande redução nas temperaturas características do teste de fusibilidade quando da mistura do carvão vegetal com o nacional.

19 Conclusões Na etapa de gaseificação verificou-se que a reatividade do carvão vegetal é 1,4 vezes maior que a do carvão nacional. Para a mistura, na gaseificação observou-se um comportamento não-aditivo na curva de conversão e na taxa de máxima de reação. A desmineralização diminuiu a reatividade do carvão BC na gaseificação; Quanto maior o teor de cinzas no carvão BC maior a reatividade e mais rapidamente a gaseificação aconteceu; Com a retirada quase que completa da matéria mineral do BC ocorreu um aumento significativo na reatividade da mistura BC HCl+HF -CC; A deposição de cinza amolecida ou fundida presente como um silicato aluminoso contendo diferentes proporções de cálcio, ferro e potássio sob o char da mistura pode ter dificultado a reação de gaseificação.

20 Agradecimentos À Rede Carvão À Capes pelo suporte financeiro À Usiminas pela amostra de carvão vegetal.

21 Obrigada!

COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E REATIVIDADE DE CHARS OBTIDOS EM FORNO DTF E SIMULADOR DA ZONA DE COMBUSTÃO DO ALTO-FORNO

COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E REATIVIDADE DE CHARS OBTIDOS EM FORNO DTF E SIMULADOR DA ZONA DE COMBUSTÃO DO ALTO-FORNO COMPARAÇÃO DA ESTRUTURA E REATIVIDADE DE CHARS OBTIDOS EM FORNO DTF E SIMULADOR DA ZONA DE COMBUSTÃO DO ALTO-FORNO André da S. Machado, Juliana G. Pohlmann Antônio C. F. Vilela & Eduardo Osório Sumário

Leia mais

Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos-Fornos

Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos-Fornos Avaliação da Reatividade do Carvão Vegetal, Carvão Mineral Nacional e Mistura Visando a Injeção em Altos-Fornos Janaína Machado, Eduardo Osório, Antônio Cezar Faria Vilela Laboratório de Siderurgia/LASID

Leia mais

AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EMPREGO DO CARVÃO DA CAMADA BONITO NA GERAÇÃO TERMELÉTRICA E APROVEITAMENTO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS LIMPAS

AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EMPREGO DO CARVÃO DA CAMADA BONITO NA GERAÇÃO TERMELÉTRICA E APROVEITAMENTO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS LIMPAS AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EMPREGO DO CARVÃO DA CAMADA BONITO NA GERAÇÃO TERMELÉTRICA E APROVEITAMENTO ATRAVÉS DE TECNOLOGIAS LIMPAS Luciane Garavaglia Assessora Técnica e Pesquisadora do CTCL/SATC Luciano

Leia mais

ESTUDO DE FUSIBILIDADE DE CINZAS DE MISTURAS DE CARVÃO E SUA RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MINERALÓGICA

ESTUDO DE FUSIBILIDADE DE CINZAS DE MISTURAS DE CARVÃO E SUA RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MINERALÓGICA 21 a 24 de Agosto de 2011, Gramado RS ESTUDO DE FUSIBILIDADE DE CINZAS DE MISTURAS DE CARVÃO E SUA RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MINERALÓGICA Maria Luisa Ghiggi 1 Eduardo Osório 1 Antonio C.F.Vilela

Leia mais

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA

Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Combustíveis e Redutores ENERGIA PARA METALURGIA Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado

Leia mais

Introdução. Palavras-Chave: Reaproveitamento. Resíduos. Potencial. Natureza. 1 Graduando Eng. Civil:

Introdução. Palavras-Chave: Reaproveitamento. Resíduos. Potencial. Natureza. 1 Graduando Eng. Civil: CARACTERIZAÇÃO DA CINZA DO EUCALIPTO E SEU USO EM MATERIAIS CERAMICOS Mateus Nogueira da Silva 1 Wendell Fernandes da Silva 2 Willian Cleber Almeida Pimentel 3 Gabriel Pinto da Silva Neto 4 Resumo: Nos

Leia mais

Com base no teste desenvolvido por Lidefelt et al (51), foi desenvolvido um

Com base no teste desenvolvido por Lidefelt et al (51), foi desenvolvido um 64 4 METODOLOGIA Com base no teste desenvolvido por Lidefelt et al (51), foi desenvolvido um equipamento para avaliação da velocidade de fusão em fluxantes, onde a amostra sólida é colocada no interior

Leia mais

Características da biomassa

Características da biomassa Características da biomassa Modelo da parede celular típica do tecido vegetal (biomassa) Substâncias Macromoleculares: COMPOSIÇÃO QUÍMICA principais componentes da parede celular: Celulose Polioses (ou

Leia mais

9/10/2012. Análise termogravimétrica Princípios, potencialidades e exemplos. Estrutura da apresentação. Princípios. Modos de TGA

9/10/2012. Análise termogravimétrica Princípios, potencialidades e exemplos. Estrutura da apresentação. Princípios. Modos de TGA Análise termogravimétrica Princípios, potencialidades e exemplos António SANTOS SILVA Departamento de Materiais ssilva@lnec.pt Estrutura da apresentação Princípios Modos de TGA Fatores que afetam os resultados

Leia mais

Energia para Metalurgia

Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Energia para Metalurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 CO 2 + energia Carbono é combustível, usado para gerar energia reagindo com oxigênio

Leia mais

Energia para metalurgia

Energia para metalurgia Energia para metalurgia Consumo energético brasileiro Consumo Energético Brasileiro 2006: 190.000.000 tep/ano Outros 19% Transporte 28% Industrial 41% Residencial 12% Metalurgia 35% da industria e 14,7

Leia mais

COMBUSTÍVEIS E REDUTORES

COMBUSTÍVEIS E REDUTORES COMBUSTÍVEIS E REDUTORES Combustíveis e redutores usados em metalugia são as matérias primas responsáveis pelo fornecimento de energia, e pela redução dos minérios oxidados a metal A origem destas matéria

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr.

INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS. Prof. Carlos Falcão Jr. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS Prof. Carlos Falcão Jr. Sucatas de ferro (componentes desgastados, quebrados) também servem como matériaprima. INTRODUÇÃO AOS PROCESSOS METALÚRGICOS 1) Matérias-primas

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA 2. Carvões Brasileiros como energia para a siderurgia

PROJETO DE PESQUISA 2. Carvões Brasileiros como energia para a siderurgia PROJETO DE PESQUISA 2 Carvões Brasileiros como energia para a siderurgia Grupo 7 Equipe: Prof. Dr. Eduardo do Osório Prof. Dr. Ing. Antônio Cezar Faria Vilela Dra. Janaína Machado Mestrandos: Maria Luisa

Leia mais

ESTUDO DE FUSIBILIDADE DE CINZAS DE MISTURAS DE CARVÃO E SUA RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MINERALÓGICA

ESTUDO DE FUSIBILIDADE DE CINZAS DE MISTURAS DE CARVÃO E SUA RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MINERALÓGICA ESTUDO DE FUSIBILIDADE DE CINZAS DE MISTURAS DE CARVÃO E SUA RELAÇÃO COM A COMPOSIÇÃO QUÍMICA E MINERALÓGICA Maria Luisa F. Ghiggi *, Eduardo Osório *, Antonio C. F. Vilela * & Roberto da Cruz Junior *

Leia mais

SUSTENTABILIDADE COM LODO DE ESGOTO

SUSTENTABILIDADE COM LODO DE ESGOTO SUSTENTABILIDADE COM LODO DE ESGOTO SUSTAINABILITY WITH SEWAGE SLUDGE Henck, Brinner Erickson Monari Campus de Sorocaba Engenharia Ambiental brinner@grad.sorocaba.unesp.br PIBIC/Reitoria. Av. Três de Março,

Leia mais

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã

Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã Avaliação Cinética da Gaseificação com CO 2 do Bagaço de Maçã M. F. P. ROSA, D. SOARES, M. D. DOMENICO, T. R. PACIONI, R. F. P. M. MOREIRA, H. J. JOSÉ Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento

Leia mais

Estudo de Reatividade e Combustão de Carvões Minerais, Carvão Vegetal e Misturas. Janaína Gonçalves Maria da Silva Machado

Estudo de Reatividade e Combustão de Carvões Minerais, Carvão Vegetal e Misturas. Janaína Gonçalves Maria da Silva Machado MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais PPGEM Estudo de Reatividade e Combustão

Leia mais

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT

PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT 7º SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS PROCESSO DE CONVERSÃO À BAIXA TEMPERATURA - CBT Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filho Universidade Estadual da Paraíba - UEPB 2014 Pirólise Definição: Degradação

Leia mais

Energia para Siderurgia

Energia para Siderurgia Energia para Siderurgia Principal fonte energética: Carbono Carvão mineral e carvão vegetal C + O 2 >> CO 2 + energia Portanto, carbono é redutor, usado para reagir com o oxigênio do minério de ferro Carbono

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil.

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Aglomerantes Referência desta aula Mehta & Monteiro (1994), Capítulo

Leia mais

Quí. Monitor: Marcos Melo

Quí. Monitor: Marcos Melo Professor: Xandão Monitor: Marcos Melo Específicas: Cinética Química 27 nov EXERCÍCIOS DE AULA 1. A água oxigenada H 2O 2 (aq) se decompõe, produzindo água e gás oxigênio, de acordo com a equação: H 2O

Leia mais

Roseli Freitas Felipi 1 ; Dr. Jair Juarez João 2 (orientador); INTRODUÇÃO

Roseli Freitas Felipi 1 ; Dr. Jair Juarez João 2 (orientador); INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA AVALIAR A CORRELAÇÃO ENTRE A TEMPERATURA DE FUSÃO E A COMPOSIÇÃO QUÍMICA DAS CINZAS DO CORVÃO MINERAL DO SUL DE SANTA CATARINA DA CAMADA BONITO E BARRO BRANCO. Roseli

Leia mais

MCC I Cal na Construção Civil

MCC I Cal na Construção Civil MCC I - AGLOMERANTES MCC I Aglomerantes Aglomerante Aéreo Cal na Construção Civil Definição: A cal é um aglomerante inorgânico, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e

Leia mais

Processos de Fabricação de Aço A o através Siderurgia

Processos de Fabricação de Aço A o através Siderurgia Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Departamento Engenharia Produção e Sistemas DEPS Disciplina: Processos Mecânicos de Fabricação - PMF Processos de Fabricação de Aço A o através Siderurgia

Leia mais

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X:

1ª Série Ensino Médio. 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: 1ª Série Ensino Médio 16. O sistema a seguir mostra a ocorrência de reação química entre um ácido e um metal, com liberação do gás X: O gás X, liberado neste sistema, é o: (A) O 2 ; (B) Cl 2 ; (C) O 3

Leia mais

Projeto. de carvões brasileiros como subsídio ao seu. Prof. Marçal Pires.

Projeto. de carvões brasileiros como subsídio ao seu. Prof. Marçal Pires. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FAQUI/LQAmb CEPAC - PGETEMA Projeto Caracterização detalhada da matéria mineral de carvões brasileiros como subsídio ao seu beneficiamento e uso Prof.

Leia mais

Processos Metalúrgicos AULA 1 PRODUÇÃO DE FERRO

Processos Metalúrgicos AULA 1 PRODUÇÃO DE FERRO Processos Metalúrgicos AULA 1 PRODUÇÃO DE FERRO PROF.: KAIO DUTRA A indústria siderúrgica abrange todas as etapas necessárias para, a partir de matérias-primas, produzir-se ferro e aço. O processo clássico

Leia mais

O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo

O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo O uso de Lama Vermelha ativada a diferentes temperaturas como meio adsorvedor de baixo custo para corante reativo Maria Lúcia P. ANTUNES, CONCEIÇÃO, F.T., NAVARRO, G.R.B b, FERNANDES, A.M., DURRANT, S.F.

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO DE METACAULIM

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO DE METACAULIM Universidade Federal de Pernambuco - Brasil Centro de Tecnologia e Geociências Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil ESTUDO DAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE CAL E POZOLANA: INFLUÊNCIA DO TIPO

Leia mais

GASEIFICAÇÃO DE BIOCHAR OBTIDO DA PIRÓLISE DE BAGAÇO DE MAÇÃ VISANDO SUA UTILIZAÇÃO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA

GASEIFICAÇÃO DE BIOCHAR OBTIDO DA PIRÓLISE DE BAGAÇO DE MAÇÃ VISANDO SUA UTILIZAÇÃO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA GASEIFICAÇÃO DE BIOCHAR OBTIDO DA PIRÓLISE DE BAGAÇO DE MAÇÃ VISANDO SUA UTILIZAÇÃO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA T. R. PACIONI 1, R. F. P. M. MOREIRA 1 e H. J. JOSÉ 1 1 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

Produção de hidrogênio a partir do biogás

Produção de hidrogênio a partir do biogás Produção de hidrogênio a partir do biogás Líderes: Emerson Léo Schultz (2013-2015) Itânia Pinheiro Soares (2015-2016) Equipe: Fábio Bellot Noronha (INT) Introdução Processos de reforma de metano são usados

Leia mais

Siderurgia = metalurgia do ferro

Siderurgia = metalurgia do ferro Siderurgia = metalurgia do ferro Sistema Fe-O-C Minério de ferro: Fe + Oxigenio Redução: Minério +carbono>> Fe (C)+ CO/CO 2 Refino: Fe (C)+ Oxigênio>> Fe (O) +CO/CO 2 Desoxidação: Fe (O) + desoxidante

Leia mais

A mineralogical study of industrial Portland clinker produced with non-traditional raw-materials (carbonatite) and fuels (coal, pet coke, waste tires)

A mineralogical study of industrial Portland clinker produced with non-traditional raw-materials (carbonatite) and fuels (coal, pet coke, waste tires) A mineralogical study of industrial Portland clinker produced with non-traditional raw-materials (carbonatite) and fuels (coal, pet coke, waste tires) Estudo mineralógico de clínquer Portland industrial

Leia mais

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CASCA DE OVO DE GALINHA E UTILIZAÇÃO COMO FONTE PARA PRODUÇÃO DE COMPOSTOS DE CÁLCIO (CA).

TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CASCA DE OVO DE GALINHA E UTILIZAÇÃO COMO FONTE PARA PRODUÇÃO DE COMPOSTOS DE CÁLCIO (CA). TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DA CASCA DE OVO DE GALINHA E UTILIZAÇÃO COMO FONTE PARA PRODUÇÃO DE COMPOSTOS DE CÁLCIO (CA). CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: QUÍMICA INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Efeito da Adição de Calcita Oriunda de Jazida de Argila em Massa de Cerâmica de Revestimento

Efeito da Adição de Calcita Oriunda de Jazida de Argila em Massa de Cerâmica de Revestimento Efeito da Adição de Calcita Oriunda de Jazida de Argila em Massa de Cerâmica de Revestimento http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2014.076 R. A. L. Soares a *, R. M. do Nascimento b, C. A. Paskocimas b, R.

Leia mais

Fornos tradicionais do Alentejo: processo de fabrico da cal. Maria Goreti Margalha

Fornos tradicionais do Alentejo: processo de fabrico da cal. Maria Goreti Margalha Fornos tradicionais do Alentejo: processo de fabrico da cal Maria Goreti Margalha goreti.margalha@cm-beja.pt O processo de fabrico da cal poderá ter sido descoberto de forma ocasional quando, junto ao

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES

ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES ARGAMASSAS E CONCRETOS ADIÇÕES Adições Minerais CONCEITUAÇÃO Definição: São materiais adicionados ao concreto (com teores superiores a 5%) que tem a função de substituir o cimento ou se somar a ele devido

Leia mais

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria Professor Marcus Ennes -Estequiometria - RELAÇÕES FUNDAMENTAIS RAZÃO E PROPORÇÃO 1) Um formigueiro é composto por 2.000 formigas. Cada formiga consome por dia, 1.500 moléculas de glicose (C 6 H 12 O 6

Leia mais

5 Procedimento Experimental

5 Procedimento Experimental 93 5 Procedimento Experimental 5.1 Preparação das amostras As amostras utilizadas neste trabalho consistiram de briquetes autoredutores, com características geométricas para uso industrial, identificados

Leia mais

Redução de minério de ferro em alto-forno

Redução de minério de ferro em alto-forno Redução de minério de ferro em alto-forno Prof. Luiz T. F. Eleno Departamento de Engenharia de Materiais Escola de Engenharia de Lorena Universidade de São Paulo 2016 LOM3027 (EEL-USP) Alto-forno Prof.

Leia mais

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M

Inicialmente a oxidação do metano em altas temperaturas pode ser realizada através da reação: CH 4 + O2 = CH 3 + HO 2 Ou por: CH 4 + M = CH 3 + H + M 1 1. Introdução O aumento da produção mundial de aço aliada à crescente preocupação com questões ambientais, tem exigido do setor siderúrgico a melhoria dos processos já existentes e o desenvolvimento

Leia mais

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO HIDROTÉRMICO DE EXTRAÇÃO DA SÍLICA (SIO 2 ) PRESENTE NAS CINZAS DA CASCA DO ARROZ (CCA)

OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO HIDROTÉRMICO DE EXTRAÇÃO DA SÍLICA (SIO 2 ) PRESENTE NAS CINZAS DA CASCA DO ARROZ (CCA) OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO HIDROTÉRMICO DE EXTRAÇÃO DA SÍLICA (SIO 2 ) PRESENTE NAS CINZAS DA CASCA DO ARROZ (CCA) B. de A. FEITOSA 1 e V. M. GIACON 2 1 Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Engenharia

Leia mais

Avaliação dos Teores de Diferentes Compostos de Enxofre em Argamassas/Concretos

Avaliação dos Teores de Diferentes Compostos de Enxofre em Argamassas/Concretos XXXI Seminário Nacional de Grandes Barragens Avaliação dos Teores de Diferentes Compostos de Enxofre em Argamassas/Concretos lana P. Marcelino; José M. Calixto; Adriana G. Gumieri; Maria C. Ferreira; Claudia

Leia mais

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2

contendo sulfetos, óxidos e gases Constituíntes do MAGMA O TiO 2 O 3 O Na 2 SiO 2 Al 2 FeO MgO CaO K 2 HCl HF N 2 O CO 2 CO SO 2 SO 3 S 2 H 2 ROCHAS ÍGNEAS Aula de hoje: Conceito, gênese, ocorrências, propriedades macroscópicas e identificação das Rochas Ígneas de interesse no estudo de solos MAGMA material em estado de fusão, viscoso, pastoso,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE LIGANTES HIDRÁULICOS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS

DESENVOLVIMENTO DE LIGANTES HIDRÁULICOS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS DESENVOLVIMENTO DE LIGANTES HIDRÁULICOS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS F. RauppPereira, A. M. Segadães e J. A. Labrincha Departamento de Engenharia Cerâmica e do Vidro, Universidade de Aveiro

Leia mais

ANÁLISE DO TEOR DE CARBONO NO PÓ DE COLETOR E NA LAMA DE ALTO-FORNO*

ANÁLISE DO TEOR DE CARBONO NO PÓ DE COLETOR E NA LAMA DE ALTO-FORNO* ANÁLISE DO TEOR DE CARBONO NO PÓ DE COLETOR E NA LAMA DE ALTO-FORNO* Walisson Silva Gomes 1 Aline Aguiar Lopes 2 Sidiney Nascimento Silva 3 Resumo A injeção de carvão pulverizado pelas ventaneiras dos

Leia mais

5 Metodologia e planejamento experimental

5 Metodologia e planejamento experimental Metodologia experimental 5 Metodologia e planejamento experimental Neste capítulo serão descritos a metodologia e o planejamento experimental utilizados no presente estudo, além da descrição do equipamento

Leia mais

4. Desenvolvimento Experimental

4. Desenvolvimento Experimental 72 4. Desenvolvimento Experimental Conforme citado anteriormente, dito trabalho é a continuidade ao estudo feito pela bibliografia descrita, cumprindo e seguindo os mesmos parâmetros de trabalho na preparação

Leia mais

ANÁLISE TÉRMICA Sumário

ANÁLISE TÉRMICA Sumário ANÁLISE TÉRMICA Sumário 1- Conceito 2- Tipos de métodos térmicos Princípios gerais de cada método Instrumentação Aplicações Conceito Análise Térmica é um termo que abrange um grupo de técnicas nas quais

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória

Sumário. Conceitos. Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características dos compostos Leitura obrigatória PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL TR Tecnologia dos Revestimentos Aula 3 Argamassas de revestimento: cimento Sumário Conceitos Produção e consumo Tipos e aplicações Composição química Características

Leia mais

Torrefacção de CDRs industriais: Aplicações energéticas e materiais

Torrefacção de CDRs industriais: Aplicações energéticas e materiais Torrefacção de CDRs industriais: Aplicações energéticas e materiais Catarina Nobre (1), Margarida Gonçalves (1), Cândida Vilarinho (2), Benilde Mendes (1) (1) METRICS, Departamento de Ciências e Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL. DPV 053 Geologia e Pedologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E ENGENHARIAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL DPV 053 Geologia e Pedologia Rochas Ígneas Alegre - ES 2017 ROCHAS ÍGNEAS Etnologia termo

Leia mais

2º Trimestre Sala de Estudo Data: 22/05/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

2º Trimestre Sala de Estudo Data: 22/05/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 2º Trimestre Sala de Estudo Data: 22/05/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Cálculo Estequiométrico Avançado Questão 01 - (UFRR/2017) O produto vendido comercialmente como

Leia mais

A equação fornecida, quando trabalhada como oxi-redução fica como mostrado abaixo.

A equação fornecida, quando trabalhada como oxi-redução fica como mostrado abaixo. 01. Item D A equação fornecida, quando trabalhada como oxi-redução fica como mostrado abaixo. Fe 2 O 3 (s) + C (s) + O 2 (g) Fe (s) + CO 2 + energia +3 0 0 0 +4 2 Redução1 Redução2 Oxidação I Correto.

Leia mais

1. Introdução. 2. Materiais e Método. Daniela L. Villanova a *, Carlos P. Bergmann a

1. Introdução. 2. Materiais e Método. Daniela L. Villanova a *, Carlos P. Bergmann a Influência da Variação Granulométrica das Matérias-Primas nas Propriedades Tecnológicas em Corpos Cerâmicos a Base de Cinza Pesada de Carvão Mineral e Vidro Sodo-Cálcico Daniela L. Villanova a *, Carlos

Leia mais

INFLUENCE OF THE CHEMICAL AND MINERALOGYCAL ASH COMPOSITION OF COAL BLENDS FOR PCI IN THE BEHAVIOR OF FUSIBILITY AND VISCOSITY AT HIGH TEMPERATURES

INFLUENCE OF THE CHEMICAL AND MINERALOGYCAL ASH COMPOSITION OF COAL BLENDS FOR PCI IN THE BEHAVIOR OF FUSIBILITY AND VISCOSITY AT HIGH TEMPERATURES INFLUÊNCIA DAS COMPOSIÇÕES QUÍMICA E MINERALÓGICA DE CINZAS DE MISTURAS DE CARVÕES PARA PCI NO COMPORTAMENTO DE FUSIBILIDADE E VISCOSIDADE A ALTAS TEMPERATURAS Resumo http://dx.doi.org/10.4322/tmm.2012.024

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE VISANDO A UTILIZAÇÃO NA FABRICAÇÃO DE ESCÓRIAS*

CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE VISANDO A UTILIZAÇÃO NA FABRICAÇÃO DE ESCÓRIAS* 1113 CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DA INDÚSTRIA DE PAPEL E CELULOSE VISANDO A UTILIZAÇÃO NA FABRICAÇÃO DE ESCÓRIAS* Daniel dos Santos Silva 1 Jorge Luís Coleti 2 Victor Bridi Telles 3 Eduardo Junca 4 Jorge

Leia mais

Produção pirometalúrgica do estanho

Produção pirometalúrgica do estanho Produção pirometalúrgica do estanho Prof. Luiz T. F. Eleno Departamento de Engenharia de Materiais Escola de Engenharia de Lorena Universidade de São Paulo 2016 LOM3027 (EEL-USP) Pirometalurgia do estanho

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS E QUÍMICOS PARA A PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS UTILIZANDO CINZA VOLANTE E RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS E QUÍMICOS PARA A PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS UTILIZANDO CINZA VOLANTE E RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS FÍSICOS E QUÍMICOS PARA A PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS UTILIZANDO CINZA VOLANTE E RESÍDUO DA CONSTRUÇÃO CIVIL K. C. FERREIRA 1, S. G. e GONÇALVES 1, D.N.P CARDOSO 1, J. A. da S. SOUZA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Minas Dissertação de Mestrado Caracterização da Cinética de Reação e Comportamento das Cinzas dos Carvões Minerais

Leia mais

1/14 PROCESSO DE REFORMA A VAPOR PARA A REDUÇÃO DO TEOR DE ALCATRÃO EM CORRENTES DE GÁS DE SÍNTESE

1/14 PROCESSO DE REFORMA A VAPOR PARA A REDUÇÃO DO TEOR DE ALCATRÃO EM CORRENTES DE GÁS DE SÍNTESE 1/14 PROCESSO DE REFORMA A VAPOR PARA A REDUÇÃO DO TEOR DE ALCATRÃO EM CORRENTES DE GÁS DE SÍNTESE 1 2 CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se insere no campo de processos para a redução do teor de alcatrão

Leia mais

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 79 6 MATERIAIS E EQUIPAMENTOS 6.1. Amostra O spent potliner, estudado neste trabalho, foi fornecido pela Valesul Alumínio S.A., empresa que produz e comercializa alumínio primário e ligas para a indústria

Leia mais

PRODUÇÃO DE COAGULANTE FÉRRICO A PARTIR DE REJEITOS DA MINERAÇÃO DE CARVÃO. 21/08 24/08 de 2011.

PRODUÇÃO DE COAGULANTE FÉRRICO A PARTIR DE REJEITOS DA MINERAÇÃO DE CARVÃO. 21/08 24/08 de 2011. PRODUÇÃO DE COAGULANTE FÉRRICO A PARTIR DE REJEITOS DA MINERAÇÃO DE CARVÃO 21/08 24/08 de 2011. www.ufgrs.br www.ufrgs.br/ppgem www.ct.ufrgs.br/leamet Autores: Angéli Viviani Colling Rodrigo Almeida Silva

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1 Conclusões A partir dos resultados apresentados e analisados anteriormente, foi possível chegar às conclusões abordadas neste item. A adição de cinza volante e cal ao solo argiloso

Leia mais

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland.

Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Estudo do uso de carvão vegetal de resíduos de biomassa no sistema de aquecimento dos fornos de produção do clínquer de cimento portland. Aluno: Bruno Damacena de Souza Orientador: Francisco José Moura

Leia mais

AVALIAÇÃO DA REATIVIDADE AO CO 2 DE COQUES PRODUZIDOS A PARTIR DE CARVÕES INDIVIDUAIS EM ESCALA DE LABORATÓRIO 1 Ismael Vemdrame Flores 2

AVALIAÇÃO DA REATIVIDADE AO CO 2 DE COQUES PRODUZIDOS A PARTIR DE CARVÕES INDIVIDUAIS EM ESCALA DE LABORATÓRIO 1 Ismael Vemdrame Flores 2 AVALIAÇÃO DA REATIVIDADE AO CO 2 DE COQUES PRODUZIDOS A PARTIR DE CARVÕES INDIVIDUAIS EM ESCALA DE LABORATÓRIO 1 Ismael Vemdrame Flores 2 Resumo Guilherme Lizieiro Ruggio da Silva 3 Victor Zymla 4 Eduardo

Leia mais

Prática 01 Reações e equações químicas

Prática 01 Reações e equações químicas UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE QUÍMICA DQMC Disciplina: Química Geral Experimental QEX0002 Prática 01 Reações e equações químicas 1. Introdução

Leia mais

É correto afirmar: Os solos da Amazônia em geral têm ph ácido?. ph logaritmo do inverso da [H + ]

É correto afirmar: Os solos da Amazônia em geral têm ph ácido?. ph logaritmo do inverso da [H + ] 1. ph e Acidez É correto afirmar: Os solos da Amazônia em geral têm ph ácido?. ph logaritmo do inverso da [H + ] 1 ph = log + [H ] ph = - log [H + ] ph 0 7 14. Acidez [H + ] = 10 -ph ph = 6 [H + ] = 10-6

Leia mais

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS

METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS METALURGIA EXTRATIVA DOS NÃO FERROSOS PMT 2509 PMT 3409 Flávio Beneduce PRODUÇÃO DE Ni USOS DO NÍQUEL Aços inoxidáveis e aços ligados: 70% Ligas não ferrosas Superligas: ligas resistentes à oxidação e

Leia mais

Capítulo 31 Skoog (Princípios de Analise Instrumental)

Capítulo 31 Skoog (Princípios de Analise Instrumental) Capítulo 31 Skoog (Princípios de Analise Instrumental) Conjunto de técnicas que permite avaliar a mudança nas propriedades físicas e químicas de uma amostra (ou de produtos), enquanto submetida a uma variação

Leia mais

EFEITO DA TORREFAÇÃO NA GASEIFICAÇÃO DE SERRAGEM COM VAPOR DE ÁGUA

EFEITO DA TORREFAÇÃO NA GASEIFICAÇÃO DE SERRAGEM COM VAPOR DE ÁGUA EFEITO DA TORREFAÇÃO NA GASEIFICAÇÃO DE SERRAGEM M VAPOR DE ÁGUA M. F. P. ROSA 1, T. R. PACIONI 1, M. D. DOMENI 2, D. SOARES 1, M. F. M. NOGUEIRA 3, H. J. JOSÉ 1 1 Universidade Federal de Santa Catarina,

Leia mais

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18.

Processo Nº PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod:18. ANEXO IV ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Ácido Fluossilícico 20% NE: 262055 Ácido fluossilícico a 20% para fluoretação de água para consumo humano, para prevenção de cárie dentária. O produto deverá apresentar

Leia mais

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM)

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) 1. Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS CERÂMICOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE LAPIDÁRIOS

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS CERÂMICOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE LAPIDÁRIOS DESENVOLVIMENTO DE NOVOS MATERIAIS CERÂMICOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE LAPIDÁRIOS GUERRA, R.F. 1 REIS, A.B.dos 2, VIEIRA. F. T. 3 1 Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de

Leia mais

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros

ALTO FORNO E ACIARIA. Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros ALTO FORNO E ACIARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Tecnologia Metalúrgica Período: 2017.1 Prof. Ms. Thayza Pacheco dos Santos Barros 1 Alto forno Serve para produzir o ferro gusa, que é uma forma

Leia mais

5. Resultados e Discussões

5. Resultados e Discussões 86 5. Resultados e Discussões 5.1. Ensaios de Reatividade no forno combustol Sendo que os resultados dos ensaios de reatividade são calculados tanto para amostras sem desvolatilizaҫão como desvolatilizados,

Leia mais

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO

ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO ARGAMASSAS E CONCRETOS RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO Definição: O cimento Portland é um pó fino com propriedades aglutinantes que endurece sob a ação da água, ou seja, é um aglomerante ativo hidráulico. Influência

Leia mais

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO

6 RESULTADOS E DISCUSSÃO 6 RESULTADOS E DISCUSSÃO Nesta seção serão apresentados e discutidos os resultados em relação à influência da temperatura e do tempo espacial sobre as características dos pósproduzidos. Os pós de nitreto

Leia mais

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO

AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO AVALIAÇÃO ECONÔMICA DA UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DO CAFÉ COMO COMBUSTÍVEIS EM FORNOS ROTATIVOS DE CALCINAÇÃO R. A. RODRIGUES 1, C. S. SALIM 1, L. G. F. PEREIRA 1, E. MORAES 1 e L. F. F. FARIA

Leia mais

ESTUDO DA ALTERAÇÃO E DEGRADAÇÃO DE UM PISO REVESTIDO COM O CALCÁRIO CONHECIDO COMERCIALMENTE COMO MÁRMORE PERLINO BIANCO

ESTUDO DA ALTERAÇÃO E DEGRADAÇÃO DE UM PISO REVESTIDO COM O CALCÁRIO CONHECIDO COMERCIALMENTE COMO MÁRMORE PERLINO BIANCO ESTUDO DA ALTERAÇÃO E DEGRADAÇÃO DE UM PISO REVESTIDO COM O CALCÁRIO CONHECIDO COMERCIALMENTE COMO MÁRMORE PERLINO BIANCO 1R. E.C. da Silva, 1R. C. C. Ribeiro 1. Coordenação de Apoio Tecnológico a Micro

Leia mais

Propriedades da madeira para fins de energia. Poder Calorífico

Propriedades da madeira para fins de energia. Poder Calorífico Propriedades da madeira para fins de energia Poder Calorífico Tópicos já abordados: Umidade Densidade Composição química elementar Composição química imediata Poder calorifico é a quantidade de calor liberada

Leia mais

Temperatura no Leito de Pelotas - Teste com recipiente de aço. (Cadinho com Escória) Tempo (segundos)

Temperatura no Leito de Pelotas - Teste com recipiente de aço. (Cadinho com Escória) Tempo (segundos) 61 7. Resultados 7.1. Pote grate e forno de mufla A fim de submeter às escórias sintéticas às mesmas condições térmicas a que ficam submetidas as pelotas RD comerciais durante seu processo de fabricação,

Leia mais

PUCRS FACULDADE DE QUIMICA

PUCRS FACULDADE DE QUIMICA PUCRS FACULDADE DE QUIMICA Método alternativo para a determinação das formas de enxofre em carvões brasileiros Taísi Daine Inácio Vera L. V. Fallavena Cristiane S. Abreu Carla M. N. Azevedo Marçal R. Pires

Leia mais

TITULAÇÕES de COMPLEXAÇÃO ou TITULAÇÕES COMPLEXOMÉTRICAS ou COMPLEXOMETRIA

TITULAÇÕES de COMPLEXAÇÃO ou TITULAÇÕES COMPLEXOMÉTRICAS ou COMPLEXOMETRIA TITULAÇÕES de COMPLEXAÇÃO ou TITULAÇÕES COMPLEXOMÉTRICAS ou COMPLEXOMETRIA Adição de EDTA ROXO Próximo do P.V. COMPLEXO [MeInd] COMPLEXO [MeEDTA] + Ind indicador livre: azul 1 Material não calcinado (in-natura)

Leia mais

8 REDUÇÃO CARBOTÉRMICA (Redutor Sólido)

8 REDUÇÃO CARBOTÉRMICA (Redutor Sólido) 25 8 REDUÇÃO CARBOTÉRMICA (Redutor Sólido) 8.1 INTRODUÇÃO É o tratamento químico de redução de uma substância mineral (quimicamente um óxido) com o emprego do gás CO que tem origem numa substância portadora

Leia mais

2 Composição mineralógica, estrutura morfológica e características químicas

2 Composição mineralógica, estrutura morfológica e características químicas 4 2 Composição mineralógica, estrutura morfológica e características químicas 2.1. Introdução Neste capítulo apresenta-se uma revisão bibliográfica, materiais e métodos, resultados e discussão sobre a

Leia mais

COMBUSTÃO DEFINIÇÃO COMBUSTÍVEL - COMBURENTE - TEMPERATURA

COMBUSTÃO DEFINIÇÃO COMBUSTÍVEL - COMBURENTE - TEMPERATURA COMBUSTÃO DEFINIÇÃO COMBUSTÍVEL - COMBURENTE - TEMPERATURA Quadro 1 - Entalpia de combustão ( H), a 25ºC, de algumas substâncias encontradas nos principais combustíveis utilizados. Componente. g/mol kj/mol

Leia mais

Noções de siderurgia. Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas

Noções de siderurgia. Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas Noções de siderurgia Materiais metálicos, processos de fabricação de ligas ferrosas Resumo do processo MINÉRIO+ CARVÃO(Coque ou carvão vegetal) + FUNDENTE (calcário) são adicionados ao ALTO FORNO que produz

Leia mais

USO DE CINZA PESADA RESULTANTE DA QUEIMA DE CARVÃO MINERAL NA FORMULAÇÃO DE MATERIAIS VÍTREOS: EFEITO DE FUNDENTES

USO DE CINZA PESADA RESULTANTE DA QUEIMA DE CARVÃO MINERAL NA FORMULAÇÃO DE MATERIAIS VÍTREOS: EFEITO DE FUNDENTES USO DE CINZA PESADA RESULTANTE DA QUEIMA DE CARVÃO MINERAL NA FORMULAÇÃO DE MATERIAIS VÍTREOS: EFEITO DE FUNDENTES J. V. MATSINHE 1,2, G. M. MARTINS 1,3, R. H. LINHARES 1, H. G. RIELLA 1, N. C. KUHNEN

Leia mais

4 Resultados e discussão

4 Resultados e discussão 4 Resultados e discussão 4.1 Caracterização das amostras de gesso natural e gesso FGD 4.1.1 Granulometria Laser Os resultados da análise granulométrica da amostra de gesso FGD são mostrados na Figura 5

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CINZAS DE CASCA DE ARROZ RESIDUAIS EM AÇÃO CONJUNTA COM ADITIVO PLASTIFICANTE

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CINZAS DE CASCA DE ARROZ RESIDUAIS EM AÇÃO CONJUNTA COM ADITIVO PLASTIFICANTE AVALIAÇÃO DE DIFERENTES CINZAS DE CASCA DE ARROZ RESIDUAIS EM AÇÃO CONJUNTA COM ADITIVO PLASTIFICANTE MADALOZ¹, Lauricio M.; FOSTER¹, Lucas C; POUEY 2, Maria Tereza 1 - Acadêmico de Engenharia Agrícola

Leia mais

Hidratação do Cimento

Hidratação do Cimento Pontifícia Universidade Católica de Goiás Engenharia Civil Hidratação do Cimento Prof. Mayara Moraes Custódio Pega x Endurecimento Pega: período de fenômenos químicos em que ocorrem desprendimento de calor

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE UMA ARGILA CONTAMINADA COM CALCÁRIO: ESTUDO DA POTENCIABILIDADE DE APLICAÇÃO EM MASSA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO.

CARACTERIZAÇÃO DE UMA ARGILA CONTAMINADA COM CALCÁRIO: ESTUDO DA POTENCIABILIDADE DE APLICAÇÃO EM MASSA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO. CARACTERIZAÇÃO DE UMA ARGILA CONTAMINADA COM CALCÁRIO: ESTUDO DA POTENCIABILIDADE DE APLICAÇÃO EM MASSA DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO. Roberto A. L. SOARES Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Sílica Ativa e Cinza Volante. Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer

Sílica Ativa e Cinza Volante. Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer Sílica Ativa e Cinza Volante Matheus Hornung de Souza Pedro Mozzer Materiais Pozolânicos Material Pozolânico: São materiais silicosos ou silico-aluminosos, finamente divididos que, na presença de água,

Leia mais

Matérias-primas. Classificação geral: Cerâmicas Vidros Vitro-cerâmicos

Matérias-primas. Classificação geral: Cerâmicas Vidros Vitro-cerâmicos Matérias-primas Classificação geral: Cerâmicas Vidros Vitro-cerâmicos Matérias-primas : materiais particulados utilizados na formulação de peças cerâmicas. O processamento de cerâmicas, ao contrário de

Leia mais

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades

Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades Cimento Portland Fabricação Composição química Propriedades É um aglomerante hidráulico obtido pela moagem do clínquer Portland com adições de gesso e, eventualmente, escória básica de alto-forno, pozolana

Leia mais

A interação entre dois componentes pode ser de mais de um tipo e consequentemente vários diagramas de equilíbrio podem ser obtidos, os quais podem

A interação entre dois componentes pode ser de mais de um tipo e consequentemente vários diagramas de equilíbrio podem ser obtidos, os quais podem Diagramas Binários A interação entre dois componentes pode ser de mais de um tipo e consequentemente vários diagramas de equilíbrio podem ser obtidos, os quais podem ser divididos em 4 classes gerais:

Leia mais