Prof. Roberto Andrade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Roberto Andrade"

Transcrição

1 Questões comentadas para o MPU Prof. Roberto Andrade

2 Internet, Intranet, e Segurança Parte 1

3 MS-TécnicodeContabilidade)AInternet funciona a partir de um modelo cliente/servidor, em que servidores são os usuários que produzem informações (documentos, imagens, programas) e os clientes são os provedores de acesso que contratam as empresas de telecomunicação para oferecerem serviços de conexão à rede.

4 Cespe.BRB.O acesso à Internet em alta velocidade por meio de conexão dial-up, via linha telefônica, também conhecido como serviço ADSL,dispensaousodemodem,vistoque,nesse caso, a conexão ocorre diretamente a partir de infraestrutura das empresas de telefonia fixa ou móvel(celular).

5 Cespe.BB. Ao estabelecer conexão com servidores web, os navegadores, tais como o Microsoft Internet Explorer e o Mozilla Firefox, empregam com grande frequência o protocolo HTTP. Nesse protocolo, um pedido é enviado do navegador para o servidor e, em seguida, uma resposta é enviada do servidor para o cliente. Essa resposta, usualmente, contém no seu corpo um documento digital.

6 Cespe.BRB. Com o surgimento da WWW (world wide web), o acesso a arquivos de conteúdo apenas textual evoluiu para arquivos que agregam diversos formatos, com destaque para os documentos hipermídia, que são a união de hipertexto com multimídia, ou seja, textos com links, imagens, sons, vídeos, entre outros recursos.

7 5. CESPE FUB. A tecnologia power line communication (PLC) possibilita a transmissão de dados através das redes de energia elétrica, utilizando-se uma faixa de frequência diferente da normalmente utilizada na rede elétrica para a distribuição de energia.

8

9 Cespe.BRB. Para que o SMTP, um protocolo de recebimento de mensagens de e- mail pela Internet, seja utilizado, é necessário um endereço IP do servidor que armazene as mensagens de correio eletrônico do usuário do serviço.

10 7. CESPE FUB. No acesso a uma página da Internet, é comum a utilização do protocolo HTTP, que, no Internet Explorer, pode ser visualizado no canto esquerdo da barra de endereços. Em sítios seguros, normalmente ocorre a substituição desse protocolo pelo HTTPS, que utiliza, por padrão, criptografia e protocolo TCP na porta 80.

11 Cespe.BB.Entre os programas para correio eletrônico atualmente em uso, destacam-se aqueles embasados em software clientes, como o Microsoft Outlook e o Mozilla Thunderbird, além dos serviços de webmail. O usuário de um software cliente precisa conhecer um maior número de detalhes técnicos acerca da configuração de software, em comparação aos usuários de webmail. Esses detalhes são especialmente relativos aos servidores de entrada e saída de s. POP3 é o tipo de servidor de entrada de s mais comum e possui como característica o uso frequente da porta 25 para o provimento de serviços sem segurança criptográfica. SMTP é o tipo de servidor de saída de s de uso mais comum e possui como característica o uso frequente da porta 110 para provimento de serviços com segurança criptográfica.

12 Cespe.INCA.URL é o nome para a localização de um recurso da Internet, o qual deve ser exclusivo para aquela máquina, endereço de um sítio web ou também o endereço de correio eletrônico de um usuário. Um exemplo de URL é o endereço do Cespe na Internet:

13 MS-TécnicodeContabilidade. A URL (uniform resource locator) é um serviço que permite localizar páginas web da Internet por meio de uma palavra-chave. Esse recurso é utilizado para facilitar o acesso a conteúdos localizados em determinado sítio cujo nome seja desconhecido.

14 11. CESPE FUB. O Google, uma das ferramentas de pesquisa mais utilizadas na atualidade, possibilita a realização de pesquisas avançadas. A busca de arquivos no formato PDF, por exemplo, pode ser realizada por meio da utilização do comando filetype:pdf juntamente com os argumentos de busca.

15 Comando O que ele faz? Exemplo Procura exatamente pelo termo entre aspas Roberto Andrade OR procurar pelos dois termos Ronaldinho OR Fenômeno - Exclui dos resultados o termo após o sinal Roberto Carlos -futebol ~ Procura pela palavra e seus sinônimos ~bola define: Definições de um termo define: vida * Serve como coringa para uma busca tenho * dinheiro safesearch: Exclui o conteúdo adulto dos resultados safesearch:mulher site: Restringe a busca a uma parte do domínio site:endereço.com.br link: Encontra página com link apontando link:google.com info: Mostra informação sobre a página info:adobe.com related: Mostra páginas consideradas relacionadas related:www.informatica.com cache: Mostra a última versão em cache da página cache:news.google.com.br

16 ANEEL-TodososCargos) A linguagem HTML, utilizada para criar documentos hipertextos, pode ser interpretada por qualquer navegador e não precisa ser compilada.

17 PARA SABER MAIS...! Um compilador é utilizado para converter" uma linguagem de programação de alto nível (que é entendida pelo homem) em uma linguagem de baixo nível (uma linguagem de máquina). Ao se utilizar browsers para "ler" códigos em html, não há esse processo de compilação, mas sim um processo chamado de interpretação do código em si. Assista um vídeo de como funcionam os browsers:

18 Considere a seguinte propaganda. A tecnologia VoIP (Voz sobre IP) permite a transmissão de voz entre computadores e entre estes e telefones fixos e celulares no Brasil e no exterior. As conversações realizadas utilizando-se osoftwareque disponibiliza essa tecnologia são, na maioria dos casos, totalmente gratuitas e sem limite de tempo. As chamadas para telefones fixos ou celulares são feitas a preços bem menores que os de uma ligação telefônica convencional. Para isso, basta adquirir créditos. Conforme são utilizados, os créditos são deduzidos da conta do usuário. Quando os créditos terminam, é possível recarregá-los mediante nova compra. Com relação a essa propaganda, julgue o item seguinte:

19 13. CESPE-2007-BancodoBrasil Diferentemente do que se afirma, a tecnologia VoIP não permite a transmissão de voz entre computador e telefone celular. Também, diferentemente do que se afirma na propaganda, essa tecnologia ainda não é disponibilizada para usuários residentes no Brasil, devido, entre outros, a problemas de segurança no acesso à Internet.

20

21 14. Cespe CEF. Atualmente, é possível, por meio da tecnologia VoIP (voice over IP), também chamada de voz por protocolo de Internet, que um sítio da Web disponibilize recursos que permitem, utilizando-se software e hardware específicos, a comunicação por voz entre seus usuários e entre estes e usuários das diversas redes de telefonia fixa ou móvel celular espalhadas pelo mundo. Trata-se de recurso típico de banda larga, que exige conexões com a Internet com características tais como a conexão ADSL.

22 15.CESPE-2010-TRT-21ªRegião O Windows Server 2008 é um sistema operacional voltado para cloud computing(computação em nuvem) que atua como ambiente de desenvolvimento, hospedagem de serviços sob demanda e com armazenamento para hospedar, escalar e gerenciar aplicações web na Internet.

23

24 16.CESPE-2008-BancodoBrasil Atualmente, para que um usuário possa "rodar na grande nuvem computacional da Internet" serviços de "Agenda, e aplicativos básicos de escritório", como referido no texto IV, é necessário que ele disponha, em seu computador, da tecnologia do sistema operacional Linux.

25

26

27

28

29 17-(2012-TJ-AL-CargosdeNívelSuperior-ConhecimentosBásicos) Em relação aos conceitos básicos, da Internet, assinale a opção correta: a) Por questões de segurança entre as mensagens trocadas o programa Eudora não permite anexar arquivos executáveis às mensagens de . b) icloud é um sistema da Apple que permite ao usuário armazenar determinadas informações que, por sua vez, poderão ser acessadas por meio de diversos dispositivos, via Internet. c) No Google, ao se iniciar uma pesquisa com a palavra allintext, a busca vai restringir os resultados a páginas que se encontram armazenadas fora do país onde a consulta foi originada.

30 d) O HTTP (Hypertext Transfer Protocol ) é uma linguagem de descrição por hipertexto que foi desenvolvida para a criação e o armazenamento de páginas web acessíveis por browser ou navegador. Para que o navegador permita a seus usuários interagirem com páginas web criadas com o HTTP, é necessário que a essas páginas tenham sido associados endereços eletrônicos da Internet(URL ou URI). e) O Twitter é uma rede social na qual é permitido escrever mensagens de até duzentos caracteres. Essas mensagens podem ser recebidas por pessoas que estejam acessando diferentes redes sociais.

31 18 - ( EBC - Cargos de Nível Médio - Conhecimentos Básicos) A respeito de conceitos e utilização de tecnologias e aplicativos associados à Internet, julgue os itens a seguir. O termo e-business corresponde a uma definição mais ampla de comércio eletrônico, incluindo, além da compra e venda de produtos e serviços, a prestação de serviços a clientes, a cooperação com parceiros comerciais e a realização de negócios eletrônicos em uma organização.

32 BB Escriturário. Os navegadores Mozilla Firefox 2 e Internet Explorer 7(IE7) têm, em comum, o fato de serem distribuídos gratuitamente e disponibilizarem recursos bastante semelhantes, como agregadores RSS (really simple syndication) e navegação em múltiplas páginas por meio de abas.

33 20. CESPE FUB. Uma maneira de proteger o computador de um ataque de phishing é, no caso de recebimento de s de instituições financeiras ou governamentais suspeitos, nunca clicar os links, fornecer dados sigilosos ou executar programas fornecidos no . Ao invés disso, deve-se procurar o sítio oficial da instituição ou telefone para se informar sobre a solicitação feita por .

34 PARA SABER MAIS...! Em computação, Phishing é uma forma de fraude eletrônica, caracterizada por tentativas de adquirir dados pessoais, ao se fazer passar como uma pessoa confiável ou uma empresa enviando uma comunicação eletrônica oficial. Isto ocorre de várias maneiras, principalmente por , mensagem instantânea, SMS, dentre outros.

35 21. CESPE TJ-ES. Um dos recursos do Internet Explorer8éoSmartScreen,queauxilianadetecçãode sítios de phishing e sítios que distribuem software malintencionados, também denominados malwares.

36 MPU. Suponha que um usuário do Internet Explorer 8 deseje evitar que provedores de conteúdo de sítios coletem informação acerca dos sítios visitados por ele. Nesse caso, o usuário deve ativar a opção de Navegação InPrivate do referido navegador.

37 DETRAN-ES. No Internet Explorer 7, o usuário pode definir os sítios específicos da Internet dos quais aceitará cookies, podendo, assim, fazer um controle seletivo dos cookies armazenados no computador.

38 ABIN - Agente Técnico de Inteligência. No Internet Explorer, ao acessar uma página por meio do protocolo seguro HTTP, que utiliza o algoritmo de criptografia SSL (secure socket layer), o usuário é informado pelo navegador, mediante a exibição de um ícone contendo um cadeado, de que a conexão é segura.

39 ADAGRI. Os aplicativos de correio eletrônico instalados no computador dos usuários permitem acessar e armazenar localmente as mensagens do servidor de , com a opção de manter ou não uma cópia no servidor. Dessa forma, as mensagens podem ser novamente acessadas a partir do computador local, que não precisa estar conectado à Internet.

40 STF - Técnico Judiciário. Na Internet, o termo cookie é utilizado para designar um tipo de vírus que tem por função destruir dados contidos no disco rígido de um computador infectado.

41 27.Arespeitodasredessociais,écorretoafirmarque: a) o Orkut foi criado em 2004, posteriormente ao Facebook, e já conta com mais de cinquenta milhões de usuários brasileiros. b) a rede Sonico foi criada por argentinos e, nela, os participantes podem ter dois perfis, um pessoal e outro profissional, e o acesso às informações por desconhecidos é um pouco mais restrito do que odoorkut. c) o Facebook é a rede social menos acessada no mundo e no Brasil,alémdeestarhojeentreasmarcasmaisvaliosasdomundo. d) Linkedin é uma rede social para contatos profissionais; embora tenhasidofundadohámenosdetrêsanos,éumadasredessociais que mais cresce no mundo. e) o Twitter é uma rede social que permite que sejam escritas mensagens de até duzentos caracteres e enviadas a pessoas em qualquer rede social.

42 28 -CESPE TJ-AL -Analista Judiciário -Área Judiciária - Conhecimentos Básicos Assinale a opção que cita apenas exemplos de navegadores web. a) Dropbox, Mozilla Thunderbird, Outlook Express e Google. b) Windows Explorer, Mozilla Firefox, Safari e Outlook Express. c) Google Chrome, Opera, Mozilla Firefox e Dropbox. d) Mozilla Firefox, Safari, Opera e Shiira. e) Shiira, Windows Explorer, Google Chrome e Mozilla Thunderbird.

43 Internet, Intranet, e Segurança Parte 2

44 CESPE -2010/ Tribunal Regional Eleitoral / Mato Grosso -Analista Judiciário 29 -Considerando os conceitos básicos de tecnologias e ferramentas associadas à Internet e intranet, assinale a opção correta. a) Para se acessar a Internet ou uma intranet, é suficiente que o usuário tenha o Internet Explorer instalado em seu computador. b) A tecnologia 3G disponibiliza serviços de telefonia e transmissão de dados a longas distâncias, em um ambiente móvel, incluindo o acesso a Internet. c) O OutookExpress possui mais funcionalidades do que o Microsoft Outlook, como, por exemplo, Agenda e Contatos. d) A intranet disponibiliza serviços semelhantes aos da Internet dentro de uma rede local, mas não permite que esses serviços sejam acessados de outros locais. e) ADSL é um serviço implementado pelo Internet Explorer que permite aumentar a velocidade de acesso a Internet.

45 CESPE / Ministério da Previdência Social -Administrador Julgue os itens que se seguem, referentes a Internet e intranet. 30 -O envio de é realizado por um servidor de saída que opera a partir do protocolo SMTP, destinado a enviar as mensagens de acordo com o endereço do destinatário. c) Certo e) Errado

46 31. Um servidor DNS (domain name service) permite identificar os endereços IP de usuários e servidores da Internet, por meio da associação de um conjunto de números com domínios. c) Certo e) Errado

47 CESPE -2010/ Ministério Público da União -Técnico Administrativo 32 -O acesso autorizado à intranet de uma instituição restringe-se a um grupo de usuários previamente cadastrados, de modo que o conteúdo dessa intranet, supostamente, por vias normais, não pode ser acessado pelos demais usuários da Internet. c) Certo e) Errado

48 CESPE -2010/ Tribunal Regional do Trabalho / 21ª Região - Analista Judiciário 33 -Considere a estrutura do seguinte URL hipotético: Nessa estrutura, os caracteres brindicam que o endereço é de uma página de uma organização brasileira e os caracteres com indicam que o sítio web é de uma empresa especializada no comércio e(ou) na fabricação de computadores. c) Certo e) Errado

49 CESPE -2010/ Tribunal Regional do Trabalho / 21ª Região - Analista Judiciário 34 -Considere a estrutura do seguinte URL hipotético: Nessa estrutura, os caracteres brindicam que o endereço é de uma página de uma organização brasileira e os caracteres com indicam que o sítio web é de uma empresa especializada no comércio e(ou) na fabricação de computadores. c) Certo e) Errado

50 CESPE -2010/ Tribunal Regional do Trabalho / 21ª Região - Analista Judiciário 35 -No governo e nas empresas privadas, ter segurança da informação significa ter-se implementado uma série de soluções estritamente tecnológicas que garantem total proteção das informações, como um firewall robusto que filtre todo o tráfego de entrada e saída da rede, um bom software antivírus em todas as máquinas e, finalmente, senhas de acesso a qualquer sistema. c) Certo e) Errado

51 CESPE -2010/ Tribunal Regional do Trabalho / 21ª Região - Analista Judiciário 36 -No sítio web google.com.br, se for realizada busca por memórias póstumas com aspas delimitando a expressão memórias póstumas, o Google irá realizar busca por páginas da Web que contenham a palavra memórias ou a palavra póstumas, mas não necessariamente a expressão exata memórias póstumas. Mas se a expressão memórias póstumas não foi delimitada por aspas, então o Google irá buscar apenas as páginas que contenham exatamente a expressão memórias póstumas. c) Certo e) Errado

52 37 -O backbone, ou espinha dorsal, da Internet no Brasil é administrado por empresas privadas que detêm o poder de exploração do acesso à Internet. Essas empresas, também conhecidas como provedores de acesso, cobram uma taxa a pessoas físicas ou jurídicas, as quais podem, também, armazenar seus dados na rede. c) Certo e) Errado

53 CESPE -2011/ Tribunal Regional Eleitoral / Espírito Santo -Analista Judiciário 38 -Caso um usuário envie uma mensagem de correio eletrônico para uma pessoa e inclua no campo Cc: o endereço de correio eletrônico de uma outra pessoa, então esta pessoa irá receber uma cópia do , mas nem ela nem o destinatário principal saberão que uma outra pessoa também recebeu a mesma mensagem. c) Certo e) Errado

54 CESPE -2011/ Superior Tribunal Militar -Analista Judiciário 39 -Para registro de um nome pertencente ao domínio de uma instituição no Brasil, como, por exemplo, o nome instituição.com.br, é necessário contatar o registro.br, organização responsável pelo registro de domínios para a Internet no Brasil. c) Certo e) Errado

55 40-CESPE-2013-CNJ-AnalistaJudiciário-ÁreaJudiciária A respeito da organização de arquivos e pastas, julgue o item subsequente. A compactação de arquivos nem sempre apresenta resultados expressivos, embora normalmente resulte em otimização do espaço de armazenamento de arquivos. ( )Certo ( )Errado

56 41 - CESPE CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa- Conhecimentos Básicos Acerca de segurança da informação, julgue os itens que se seguem. A implantação de controle de acesso a dados eletrônicos e a programas de computador é insuficiente para garantir o sigilo de informações de uma corporação. ( )Certo ( )Errado

57 42 - CESPE TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário- Conhecimentos Básicos Com base nos conceitos de segurança da informação, julgue os próximos itens. Os mecanismos utilizados para a segurança da informação consistem em controles físicos e controles lógicos. Os controles físicos constituem barreiras de hardware, enquanto os lógicos são implementados por meio de softwares. ( )Certo ( )Errado

58 Podemos dividir os meios e mecanismos de segurança em dois grandes grupos: - Meios Físicos: são meios tangíveis, corpóreos que impedem o acesso as informações. - Ex.: Cofres, blindagem, trancas eletrônicas, guardas

59 - Meios Lógicos: são meios em que os softwares ou circuitos específicos impedem o acesso as informações. - Ex.: Criptografia, assinatura digital, controle por senha, IDS

60 Windows e Linux Parte 1

61 PC-ES - Delegado de Polícia. No ambiente Windows, a opção de Mapear unidade de rede permite se associar um atalho para uma unidade local, de modo que esta possa estar disponível para outro usuário ou outra rede.

62 DETRAN-ES. A restauração do sistema é uma forma de desfazer alterações do sistema do computador para um ponto anterior no tempo. A restauração do sistema, entretanto, não pode ser usada para recuperação de arquivos pessoais.

63 TRT-21ªRegião(RN)-AnalistaJudiciário) No Windows, para excluir um arquivo de um diretório sem que o mesmo seja enviado para a lixeira, é suficiente que o usuário, após selecionar o arquivo no Windows Explorer ou na janela Meu computador, pressione a tecla CTRL, em seguida pressione a tecla DELETE, com a anterior ainda pressionada, e então confirme clicando Sim na janela que aparecerá; uma outra forma, é arrastando o arquivo para a lixeira, com a tecla CTRL pressionada.

64 ABIN Agente Técnico de Inteligência. O sistema operacional Windows, quando identifica a conexão, pela primeira vez, de um dispositivo a uma porta USB do computador, instala automaticamente o driver, caso disponível, para aquele tipo de dispositivo.

65 INCA. A composição do nome de um arquivo no Windows deve ter no máximo 255 caracteres seguido da terminação que identifica o tipo de arquivo, como doc, txt, pdf ou xls, precedido de um ponto final, ou então de dois pontos (:), barra (/),ousinaldemaior(>)oumenor(<).

66 48. CESPE PC-ES. O carregamento (boot) do sistema operacional Linux pode ser gerenciado pelo programa LILO.

67 Cespe.ANEEL.Ubuntu é um sistema operacional com base em Linux desenvolvido para notebooks, desktops e servidores.

68

69 Cespe.Serpro.O Linux é um sistema operacional de código aberto que pertence à classificação de software livre e permite a verificação de seu mecanismo de funcionamento e até mesmo a correção de eventuais falhas ou problemas.

70 Cespe.EBC. Na árvore de diretórios do Linux, o /lib contém os programas necessários à inicialização do sistema, e o /home contém os arquivos e diretórios dos usuários.

71

72

73 Cespe.TCU. O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à separação de privilégios entre processos, desde que sejam respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas.

74 Windows e Linux Parte 2

75 CESPE -/ 2010 / Tribunal Regional Eleitoral / Mato Grosso 53 -Considerando os sistemas operacionais Windows XP e Linux, assinale a opção correta. a) Gnomeé o sistema gerenciador de usuário do Linux. b) A opção Meu computador no Windows XP apresenta as características do usuário atual. c) No Linux, para se acessar a Internet é suficiente entrar no Windows Explorer. d) O Painel de controle do Linux possibilita a criação de arquivos e pastas. e) Nautilusé um programa semelhante ao Windows Explorer que permite gerenciar arquivos.

76 CESPE -/ 2010 / Ministério da Previdência Social / Agente Administrativo 54 -No modo de exibição Detalhes do Windows Explorer, encontra-se o conteúdo da pasta aberta, com informações detalhadas sobre os arquivos, as quais podem ser escolhidas pelo usuário. c) Certo e) Errado

77 CESPE -/ 2010 / Ministério Público da União / Técnico Administrativo 55 -Na área de transferência do Windows XP, ficam armazenados, por padrão, atalhos para alguns aplicativos úteis, como o Gerenciador de Arquivos, Meu Computador, Meus Locais de Rede e Lixeira, podendo o usuário criar outros atalhos que desejar. c) Certo e) Errado

78 CESPE -/ 2010 / Agência Brasileira de Inteligência -ABIN/ Agente Técnico de Inteligência 56 -As contas de usuário permitem o compartilhamento de um computador com várias pessoas e possibilitam, por meio do acesso protegido por nome de usuário e senha, que arquivos e configurações pessoais de cada usuário sejam protegidos. c) Certo e) Errado

79 CESPE -/ 2010 / Agência Brasileira de Inteligência -ABIN/ Agente Técnico de Inteligência 57 -Denomina-se conta de usuário a coleção de dados que define um usuário para o Windows, informando os arquivos e pastas que ele pode acessar, as alterações que ele pode efetuar no computador e as suas preferências pessoais, como cor de fundo da área de trabalho ou tema das cores. c) Certo e) Errado

80 CESPE / 2011 / Tribunal Regional Eleitoral / Espírito Santo 58 - Quando colocado no modo de espera, o computador muda para o estado de baixo consumo de energia, passando a gravar, em arquivo especial do disco rígido, tudo que está em memória. c) Certo e) Errado

81 CESPE / 2010 / Tribunal Regional do Trabalho / TRT 21ª Região 59 - No Windows, um arquivo ou pasta pode receber um nome composto por até 255 caracteres quaisquer: isto é, quaisquer letras, números ou símbolos do teclado. Além disso, dois ou mais objetos ou arquivos pertencentes ao mesmo diretório podem receber o mesmo nome, pois o Windows reconhece a extensão do arquivo como diferenciador. c) Certo e) Errado

82 CESPE TÉCNICO SERPRO Acerca do sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes: 60 -O Linux é um sistema operacional multitarefa e multiusuário. O fato de ser multitarefa permite que mais de uma tarefa seja realizada simultaneamente, com os recursos do hardware que são controlados pelo sistema sendo concorridos pelas tarefas que estão em execução. Por outro lado, o Linux permite ainda que vários usuários utilizem o computador simultaneamente por meio de terminais remotos que acessam os recursos do sistema por meio de uma rede de computadores. c) Certo e) Errado

83 Quando comparado ao sistema operacional Windows, o Linux apresenta como vantagem o fato de permitir a execução de programas com maior velocidade de processamento, considerando a execução em hardware de mesmo desempenho em ambos os sistemas. Por outro lado, o Windows apresenta a vantagem de oferecer uma interface com o usuário mais amigável que a do Linux, principalmente pelo fato de este último não operar com janelas nem ícones. c) Certo e) Errado

84 CESPE / 2009 / Tribunal Regional Eleitoral / Goiás 61 -A respeito do sistema operacional Linux, assinale a opção correta. a) Kernelé a interface gráfica do Linux, que tem visual muito similar à interface do sistema operacional Windows XP. b) O Linux funciona em dezenas de plataformas, desde mainframes até relógios de pulso, passando por várias arquiteturas e dispositivos. c) O KDE é o navegador nativo do Linux que permite acesso à Internet e envio de . d) O Linux adota a GPL, uma licença que permite aos interessados usá-lo, mas sem a possibilidade de redistribuí-lo.

85 CESPE / 2010 / Ministério da Previdência Social 62 -A respeito do sistema operacional Linux, julgue o item abaixo. No Linux, os comandos rme cppermitem, respectivamente, remover e copiar um ou mais arquivos. c) Certo e) Errado

86

87 63 - (2010 EMBASA BA) O Windows Explorer do Windows 7 permite a visualização do conteúdo de uma pasta por meio de quatro modos de exibição: ícones grandes, ícones pequenos, listas e detalhes.

88 64 - (CESPE PC-AL - Escrivão de Polícia) Julgue os itens subsequentes, relativos aos sistemas operacionais Linux e Windows. No Windows 7 padrão, as pastas e os arquivos são classificados, em uma janela de pasta, pelo nome, em ordem alfabética, e todas as subpastas são apresentadas antes de todos os arquivos, sendo possível alterar a ordem dos itens no painel de conteúdo, classificando-os de acordo com qualquer uma das propriedades disponíveis no modo de exibição Detalhes.

89 65 - ( TRE-RJ - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgueositensqueseseguem. No Windows 7, a funcionalidade Readyboost possibilita a utilização de memórias do tipo flash com a finalidade de melhorar o desempenho do computador.

90 66 - ( TJ-AL - Auxiliar Judiciário - Conhecimentos Básicos) Com relação a funcionalidades comparadas entre os sistemas operacionais Microsoft Windows 7 e Linux Ubuntu 12, assinale a opção correta. a) Considere, em uma mesma rede de computadores, duas máquinas, X e Y, em que foram configurados, respectivamente, os sistemas operacionais Linux Ubuntu 12 e Windows 7. Assim sendo, é correto afirmar que, mesmo com permissão de acesso, Y não poderá gravar arquivos em X devido às restrições de segurança do Linux. No entanto, X conseguirá gravar arquivos em Y, pois o Windows, nativamente, é configurado com permissão de acesso de escrita.

91 b) O Linux possui camada de segurança que protege seu kernel, o que torna possível gerenciar a permissão de acesso em arquivos e diretórios por grupo ou por usuário. Do mesmo modo, no Windows, pode-se configurar o acesso à permissão em arquivos, porém não é possível configurar acesso por grupos de usuário ou para bibliotecas. c) Ambos os sistemas operacionais permitem localizar arquivos tanto por nome quanto por conteúdo. No entanto, no Linux, essa tarefa é restrita ao super usuário(root).

92 d) Ambos os sistemas operacionais possuem gerenciadores de janelas. No Windows, o gerenciador é nativo e pode ser customizado. No Linux, é possível a escolha de um gerenciador específico, como KDE ou Gnome. e) O Windows pode ser acessado em nuvem por meio de recursos como Skydriver e Azure. No entanto, o Linux, por possuir kernel único, não pode ser disponibilizado em nuvem naformadeiaas.

93 67 - CESPE TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário Acerca dos conceitos de sistema operacional(ambientes Linux e Windows) e de redes de computadores, julgue os itens. Por ser um sistema operacional aberto, o Linux, comparativamente aos demais sistemas operacionais, proporciona maior facilidade de armazenamento de dados em nuvem. ( )Certo ( )Errado

94 68-CESPE-2013-TRE-MS-AnalistaJudiciário-Conhecimentos Básicos Com referência aos ambientes Linux e Windows, assinale a opção correta. a) De modo geral, a utilização do sistema operacional Linux requer um computador com alta capacidade de disco e memória, o que não ocorre com relação ao Windows. b) Todos os arquivos salvos em computador com sistema operacional Linux apresentam a extensão.lnx.

95 c) Diferentemente do sistema operacional Windows, o sistema operacional Linux conta com dispositivo de proteção que libera o usuário da necessidade de realizar becape periódico de arquivos. d) Para facilitar a organização e o gerenciamento de informações, o Windows Explorer armazena automaticamente todos os arquivos na pasta Windows. e) O sistema operacional Windows 8 é compatível com PCs e tablets.

96 69 - CESPE CNJ - Analista Judiciário - Área Administrativa- Conhecimentos Básicos Julgue os itens a seguir, relacionados ao sistema operacional Windows 7. O Windows 7 está disponível nas edições Home Premium, Professional, Ultimate e Enterprise. Dessas opções, apenas as duas primeiras contêm o recurso peek, que permite a visualização de documentos a partir de janelas abertas na área de trabalho. ( )Certo ( )Errado

97 Office (LibreOfficee MS Office) Parte 1

98 ABIN. No Excel, os sinais (arroba), + (soma), - (subtração) e = (igual) indicam ao programa oiníciodeumafórmula.

99 71. Sua primeira tarefa era completar a coluna B deformaqueumacélulafosse preenchida com a data equivalente à da célula anterior, acrescida de um mês, isto é, a célula B2 deveria ser preenchida com 1/2/2000, e assim sucessivamente. Para facilitar o preenchimento, ele selecionou a célula B1 e deu um clique duplo na alça de preenchimento. Após esse procedimento a célula B13 dessa planilha estava preenchida com 13/1/2000.

Questões comentadas para o MPU - 2013

Questões comentadas para o MPU - 2013 Questões comentadas para o MPU - 2013 Prof. Roberto Andrade Internet, Intranet, E-mail e Segurança Parte 1 1. 2010 - MS - Técnico de Contabilidade) A Internet funciona a partir de um modelo cliente/servidor,

Leia mais

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta.

INTERNET OUTLOOK. 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. Prof. Júlio César S. Ramos P á g i n a 1 INTERNET OUTLOOK 1. Considerando os conceitos e os modos de navegação na Internet, assinale a opção correta. A O Outlook Express permite criar grupo de pessoas

Leia mais

Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB)

Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB) Dicas para a prova do MPU (cargos Analista e Técnico) Por Prof.ª Ana Lucia Castilho NOÇÕES DE INFORMÁTICA: (comentário por tópico do edital visando o CESPE/UnB) Assunto: Noções de sistema operacional (ambientes

Leia mais

Questões Potenciais para a Prova Informática Questões Carlos Vianna

Questões Potenciais para a Prova Informática Questões Carlos Vianna 1. Questões Potenciais para a Prova Informática Questões Carlos Vianna 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1.O comando pwd do Linux possibilita ao usuário efetuar

Leia mais

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA.

O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. O GABARITO É A PARTIR DA PÁGINA 4, POIS AS ANTERIORES FORAM CORRIGIDAS EM SALA. 71 O computador em uso não possui firewall instalado, as atualizações do sistema operacional Windows não estão sendo baixadas

Leia mais

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público

Questões de Concursos Tudo para você conquistar o seu cargo público Informática- Leandro Rangel, Analista Financeiro Contábil da AGU e professor do QConcursos.com 1- Q236949 CESGRANRIO - 2012 - Caixa - Técnico Bancário Em ambiente gráfico KDE, as diversas distribuições

Leia mais

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador

Microsoft Internet Explorer. Browser/navegador/paginador Microsoft Internet Explorer Browser/navegador/paginador Browser (Navegador) É um programa que habilita seus usuários a interagir com documentos HTML hospedados em um servidor web. São programas para navegar.

Leia mais

Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO

Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO Resoluções de questões- Tropa de Elite Informática Questões RAFAEL ARAÚJO 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. A respeito dos ambientes Microsoft Office e BrOffice,

Leia mais

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6

TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 TRE/MG (15/03/2008) CESPE QUESTÃO 6 Considerando a janela do Word 2003 ilustrada acima, que contém um documento em processo de edição no qual o título está selecionado, assinale a opção correta. A O parágrafo

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA

CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET. Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CONCEITOS BÁSICOS DE INTERNET Disciplina: INFORMÁTICA 1º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA conceito inicial Amplo sistema de comunicação Conecta muitas redes de computadores Apresenta-se de várias formas Provê

Leia mais

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades.

Windows Explorer. Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Windows Explorer Windows Explorer Gerenciador de arquivos, pastas e unidades. Unidades, Pastas e Arquivos CESPE - 2008 - MC Acerca de conceitos do sistema operacional Windows XP/Vista, julgue os itens

Leia mais

Informática - Prof. Frank Mattos

Informática - Prof. Frank Mattos Informática - Prof. Frank Mattos Q298262 1. Por padrão, a lixeira do Windows 7 ocupa uma área correspondente a 10% do espaço em disco rígido do computador. Impressionante como essa informação está muito

Leia mais

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente

Cliente / Servidor. Servidor. Cliente. Cliente. Cliente. Cliente Internet e Intranet Cliente / Servidor Cliente Servidor Cliente Cliente Cliente Cliente / Servidor SERVIDOR Computador ou equipamento que fornece algum tipo de serviço em redes (Armazenamento e compartilhamento

Leia mais

Questões de Informática Banca CESPE - Ano: 2010 Caderno 2 Fontes: Provas da Banca CESPE

Questões de Informática Banca CESPE - Ano: 2010 Caderno 2 Fontes: Provas da Banca CESPE 1. ( ) Um computador pode ser protegido contra vírus por meio da instalação de software específicos como, por exemplo, Norton Anti-virus, McAfee Security Center e AVG, que identificam e eliminam os vírus.

Leia mais

Exercícios CESPE/UnB 2012

Exercícios CESPE/UnB 2012 Exercícios CESPE/UnB 2012 Julgue os itens seguintes, acerca dos sistemas operacionais Windows e Linux. 01 No sistema Linux, existe um usuário de nome root, que tem poder de superusuário. Esse nome é reservado

Leia mais

www.leitejunior.com.br 26/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 26/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESPE 26/04/2012 AO VIVO CONCURSO: SEGER / ES Com referência à tela Painel de controle do sistema operacional Windows e ao sistema operacional Windows, julgue os itens a seguir. 31 No Windows,

Leia mais

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir

Informática. Informática. Valdir. Prof. Valdir Prof. Valdir Informática Informática Valdir Prof. Valdir Informática Informática PROVA DPF 2009 Julgue os itens subseqüentes, a respeito de Internet e intranet. Questão 36 36 - As intranets, por serem

Leia mais

Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT

Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT Desafio 1 INFORMÁTICA PARA O TRT Queridos alunos, vencem o desafio os 3 primeiros alunos a enviar as respostas corretas para o meu e-mail, mas tem que acertar todas... ;-) Vou começar a responder os e-mails

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico).

FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). FERRAMENTAS DE EMAIL Usada para visualizar emails (correio eletrônico). CLIENTE DE EMAIL - OUTLOOK (Microsoft Office). - Outlook Express (Windows). - Mozilla Thunderbird (Soft Livre). - Eudora. - IncredMail.

Leia mais

caso, é suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar o trecho mencionado; teclar.

caso, é suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar o trecho mencionado; teclar. OLÁ!! TUDO BEM COM VOCÊS? AINDA ESTOU SURPRESA COM A PROVA DO BB III, POIS CONFORME ANÁLISE DE OUTRAS PROVAS DO BB, CREIO QUE ESTA FOI A MAIS PUXADA, PRINCIPALMENTE PELO FATO DA COBRAÇA O IE7, QUEM DIRIA

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. A respeito dos ambientes Microsoft Office e BrOffice, julgue os itens seguintes. 1.( ) Arquivos criados e normalmente salvos

Leia mais

INFORMÁTICA PROF. RENATO DA COSTA

INFORMÁTICA PROF. RENATO DA COSTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO FCC 2012 NOÇÕES DE : 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à Internet e

Leia mais

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR

EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR EXERCÍCIOS SIMULADO ELABORADO PELO PROFESSOR ANDRÉ ALENCAR Com base no Windows XP, na figura ao lado, julgue os itens que se seguem: 01- É possível afirmar que ao se clicar em O que mais devo saber sobre

Leia mais

www.leitejunior.com.br 05/12/2011 12:30 Leite Júnior

www.leitejunior.com.br 05/12/2011 12:30 Leite Júnior INTERNET EXPLORER 8 Também conhecidos como BROWSERS (navegadores). Usados para visualizar página na Web. Entende a linguagem HTML e permite visualiza conteúdos de discos, funcionando como se fosse um Windows

Leia mais

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40

INTERNET. INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 INTERNET INTERNET http://www.jofilho.pro.br 1/40 OBJETIVOS Apresentar definições e aspectos envolvidos Diferenciar por abrangência Apresentar tecnologias de segurança Apresentar usos e métodos de busca

Leia mais

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux

AFRE. a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento, como o LILO ou o GRUB. a. ( ) Data Werehouse ; Internet ; Linux 1. De que forma é possível alterar a ordem dos dispositivos nos quais o computador procura, ao ser ligado, pelo sistema operacional para ser carregado? a. ( ) Instalando um programa gerenciador de carregamento,

Leia mais

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 PRF

Prof. Ravel Silva (https://www.facebook.com/professorravelsilva) SIMULADO 01 PRF Orientações aos alunos: 1. Este simulado visa auxiliar os alunos que estão se preparando para o cargo de Policial Rodoviário Federal. 2. O Simulado contém 10 questões estilo CESPE (Certo e Errado) sobre

Leia mais

Sérgio Cabrera Professor Informática 1

Sérgio Cabrera Professor Informática 1 1. A tecnologia que utiliza uma rede pública, como a Internet, em substituição às linhas privadas para implementar redes corporativas é denominada. (A) VPN. (B) LAN. (C) 1OBaseT. (D) 1OBase2. (E) 100BaseT.

Leia mais

Simulado "Informática Cespe"

Simulado Informática Cespe 10/06/12 Simulado "Informática Cespe" Simulado de Concursos por Vinicius Angheben Predebon 17 de abril de 2012 1/63 10/06/12 Disciplinas e temas deste simulado Informática básica (200 questões) Linux (19)

Leia mais

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha.

aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. Recurso 1 MINISTRADO EM 27/05/2015 Prova da PM aluno, Responda ao questionário e tire suas dúvidas caso as tenha. ------------------Soldado_Policia_Militar_MG_2013 1. 33ª QUESTÃO Marque a alternativa CORRETA.

Leia mais

Prova dos Correios - Comentada

Prova dos Correios - Comentada Unidade Zona Sul - (84) 3234-9923 Unidade Zona Norte (84) 3214-4595 www.premiumconcursos.com 1 Texto para as questões de 1 a 3 A figura abaixo ilustra uma janela do Microsoft Office Excel 2007 com uma

Leia mais

www.leitejunior.com.br 10/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 10/04/2012 19:30 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO QUESTÕES CESGRANRIO 10/04/2012 AO VIVO DE PETRÓLEO E DERIVADOS... QUESTÃO 21 - Um determinado usuário trabalha em uma rede que possui o servidor anpout.gov.br para envio de e-mails e o servidor anpin.gov.br

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 01 -Existem vários tipos de vírus de computadores, dentre

Leia mais

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO

10/07/2013. Camadas. Principais Aplicações da Internet. Camada de Aplicação. World Wide Web. World Wide Web NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO 2 Camadas NOÇÕES DE REDE: CAMADA DE APLICAÇÃO Introdução à Microinformática Prof. João Paulo Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco Departamento de Estatística e Informática Aplicação Transporte

Leia mais

Informática. Informática. Valdir

Informática. Informática. Valdir Informática Informática Valdir Questão 21 A opção de alterar as configurações e aparência do Windows, inclusive a cor da área de trabalho e das janelas, instalação e configuração de hardware, software

Leia mais

8. No exccel, a fómula = SOMA (D2:D7) resultará na soma do contudo existe na célula D2 com conteúdo da célula D7.

8. No exccel, a fómula = SOMA (D2:D7) resultará na soma do contudo existe na célula D2 com conteúdo da célula D7. A respeito dos ambientes Microsoft Office e BrOffice, julgue os itens seguintes. 1. Arquivos criados e normalmente salvos no Word 2010 são compatíveis com a versão 2007, porém, em versões anteriores, esses

Leia mais

INFORMÁTICA PROF. JORGE RUAS jabruas@uol.com.b. NOÇÕES DE INFORMÁTICA (Conteúdo Programático)

INFORMÁTICA PROF. JORGE RUAS jabruas@uol.com.b. NOÇÕES DE INFORMÁTICA (Conteúdo Programático) NOÇÕES DE INFORMÁTICA (Conteúdo Programático) 1. Conceitos de Internet e intranet. 2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3.

Leia mais

LFG MAPS. INTERNET 08 questões

LFG MAPS. INTERNET 08 questões INTERNET 08 questões 1 - ( Prova: CESPE - 2009 - Polícia Federal - Agente Internet e intranet; Navegador Internet (Browser); ) Julgue os itens subsequentes, a respeito de Internet e intranet. LFG MAPS

Leia mais

A respeito dos ambientes Windows XP e Windows Vista, julgue os itens a seguir.

A respeito dos ambientes Windows XP e Windows Vista, julgue os itens a seguir. Questões CESPE - 2010 A respeito dos ambientes Windows XP e Windows Vista, julgue os itens a seguir. 01 As contas de usuário permitem o compartilhamento de um computador com várias pessoas e possibilitam,

Leia mais

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 -

DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO BB 2015 - DOMÍNIO PRODUTIVO DA INFORMÁTICA - CONCURSO - Professor Esp. Wellington de Oliveira Graduação em Ciência da Computação Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior Pós-Graduação MBA em Gerenciamento de

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima

INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET. Prof. Marcondes Ribeiro Lima INFORMÁTICA FUNDAMENTOS DE INTERNET Prof. Marcondes Ribeiro Lima Fundamentos de Internet O que é internet? Nome dado a rede mundial de computadores, na verdade a reunião de milhares de redes conectadas

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

Material Complementar. 50 questões gabaritadas

Material Complementar. 50 questões gabaritadas Material Complementar 50 questões gabaritadas Considerando os conceitos de Internet, intranet e correio eletrônico, julgue os itens a seguir. 1. (Pol. Civil ES/2009) As redes wireless possuem a vantagem

Leia mais

E-mail (eletronic mail )

E-mail (eletronic mail ) E-mail (eletronic mail ) alice@gmail.com bob@yahoo.com.br Alice escreve uma carta Entrega no correio da sua cidade Que entrega pra o carteiro da cidade de Bob Bob responde também através de carta 1 Processo

Leia mais

www.leitejunior.com.br 18/05/2010 00:11 Leite Júnior CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010

www.leitejunior.com.br 18/05/2010 00:11 Leite Júnior CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010 CEF NACIONAL NÍVEL MÉDIO 16/05/2010 CONCURSO: CEF CAIXA ECONÔMICA FEDERAL CARGO: TÉCNICO BANCÁRIO NOVO CARREIRA ADMINISTRATIVA CADERNO HOTEL DATA: 16/05/2010 QUESTÃO 50 A respeito dos modos de utilização

Leia mais

Windows 7. Sistema Operacional

Windows 7. Sistema Operacional Windows 7 Sistema Operacional Área de Trabalho (Desktop) Janela Gadgets Lixeira Lixeira Atalho Atalhos e ícones DELETE Botão direito do mouse na área de trabalho Menu Iniciar Programas

Leia mais

Informática Concurso INSS

Informática Concurso INSS Questões Sobre NAVEGADORES 13 de abril de 2016 NOÇÕES BÁSICAS DE FERRAMENTAS E APLICATIVOS DE NAVEGAÇÃO QUESTÃO 1 Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) 2012 Cargo: Técnico em Regulação de Aviação Civil

Leia mais

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos

Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader. Sistemas operacionais em concursos públicos Sistema operacional Windows 7, Windows Live Mail e Adobe Reader Sistemas operacionais em concursos públicos Antes de tudo é importante relembrarmos que o sistema operacional é um tipo de software com a

Leia mais

Exercícios. Prof.ª Helena Lacerda. helena.lacerda@gmail.com

Exercícios. Prof.ª Helena Lacerda. helena.lacerda@gmail.com Exercícios Prof.ª Helena Lacerda helena.lacerda@gmail.com 1) Qual, dentre os dispositivos periféricos listados abaixo, é o único que serve apenas como dispositivo de entrada? a) Alto falante b) Impressora

Leia mais

Informática para o concurso Professor Alisson Cleiton

Informática para o concurso Professor Alisson Cleiton CADERNO DE QUESTÕES CESPE / 2013 1. ( ) Nos navegadores Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome, o uso de bookmarks permite definir a atualização automática, pelo navegador, de novas

Leia mais

E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.

E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook. Contatos: E-mail: profanadeinformatica@yahoo.com.br Blog: http://profanadeinformatica.blogspot.c om.br/ Facebook: https://www.facebook.com/anapinf Livro Informática para Concursos Teoria e Questões - 3a

Leia mais

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS INFORMÁTICA PARA CONCURSOS Prof. BRUNO GUILHEN Vídeo Aula VESTCON MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. A CONEXÃO USUÁRIO PROVEDOR EMPRESA DE TELECOM On-Line A conexão pode ser

Leia mais

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar

Software Livre. Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Software Livre Acesso ao código fonte Alterar o código fonte Redistribuir Utilizar como desejar Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) Linux Licença GPL (Licença Pública Geral) - A liberdade de executar

Leia mais

COMENTÁRIOS DA PROVA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - SP

COMENTÁRIOS DA PROVA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - SP Olá pessoal, Tivemos neste último domingo (09/05/2010) a aplicação da prova da CEF para a região de SP e RJ, uma prova que todo resto Pais aguarda ansiosamente os comentários, já que servirá de base para

Leia mais

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05.

INFORMÁTICA 01. 02. 03. 04. 05. INFORMÁTICA 01. Na Internet, os dois protocolos envolvidos no envio e recebimento de e-mail são: a) SMTP e POP b) WWW e HTTP c) SMTP e WWW d) FTP e WWW e) POP e FTP 02. O componente do Windows que é necessário

Leia mais

Falamos muito nele. Até teve a brincadeira do Jorge...

Falamos muito nele. Até teve a brincadeira do Jorge... Figura para as questões 23 e 24 PROVA I QUESTÃO 23 Com relação à figura apresentada, que ilustra uma janela do Internet Explorer 7 (IE7), assinale a opção correta. A Ao se clicar o botão, à direita do

Leia mais

efagundes com Como funciona a Internet

efagundes com Como funciona a Internet Como funciona a Internet Eduardo Mayer Fagundes 1 Introdução à Internet A Internet é uma rede de computadores mundial que adota um padrão aberto de comunicação, com acesso ilimitado de pessoas, empresas

Leia mais

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente:

Assinale a alternativa que apresenta as fórmulas CORRETAS para calcular E4 e D6, respectivamente: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 6 INFORMÁTICA QUESTÕES DE 21 A 40 21. Dentre as alternativas abaixo, assinale a que apresenta CORRETAMENTE ferramentas existentes em softwares de escritório (BrOffice ou Microsoft

Leia mais

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br

Correio Eletrônico Outlook Express. Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br Correio Eletrônico Outlook Express Prof. Rafael www.facebook.com/rafampsilva rafampsilva@yahoo.com.br O Microsoft Outlook é o principal cliente de mensagens e colaboração para ajudá-lo a obter os melhores

Leia mais

// Questões para estudo

// Questões para estudo // Questões para estudo 2 // Ferramentas Básicas de Internet e Web 2.0 1. Sobre a internet, marque a opção correta: A) A internet poder ser definida como uma rede mundial, composta por mihões e milhões

Leia mais

Banco do Brasil - Escriturário INFORMÁTICA

Banco do Brasil - Escriturário INFORMÁTICA Banco do Brasil - Escriturário INFORMÁTICA Nível de Importância INFORMÁTICA TEMA QTD % 1º Sistema Operacional 3 20% 2º Protocolos 2 3º Editor de Textos 2 4º Segurança da Informação 2 5º Planilhas eletrônicas

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN

APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br. Prof. BRUNO GUILHEN APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN www.brunoguilhen.com.br Prof. BRUNO GUILHEN MÓDULO I - INTERNET Aula 01 O processo de Navegação na Internet. O processo de Navegação na Internet A CONEXÃO USUÁRIO

Leia mais

Módulo 11 A Web e seus aplicativos

Módulo 11 A Web e seus aplicativos Módulo 11 A Web e seus aplicativos Até a década de 90, a internet era utilizada por acadêmicos, pesquisadores e estudantes universitários para a transferência de arquivos e o envio de correios eletrônicos.

Leia mais

www.leitejunior.com.br 03/04/2012 13:47 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO

www.leitejunior.com.br 03/04/2012 13:47 Leite Júnior QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO 03/04/2012 13:47 QUESTÕES CESGRANRIO 03/04/2012 AO VIVO CONCURSO: TCE - RONDÔNIA CARGO: AGENTE ADMINISTRATIVO QUESTÃO 21 - No Microsoft Word, qual a extensão de um arquivo do tipo modelo de documento?

Leia mais

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008)

INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES. (2012, 2011 e 2008) INFORMÁTICA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS (FCC) TÉCNICO TRT s 07 PROVAS 35 QUESTÕES (2012, 2011 e 2008) A apostila contém provas de Informática de concursos da Fundação Carlos Chagas (FCC), realizadas para os

Leia mais

VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br

VP Concursos - Consultoria e Coaching www.vpconcursos.com.br QUESTÕESSELECIONADAS INFORMÁTICA CESPE - 2011 Exercícios CESPE/UnB - 2011 Acerca dos programas que fazem parte dos pacotes BrOffice.org e Microsoft Office, julgue os itens subsequentes. 01 No programa

Leia mais

Introdução ao. Linux do MEC

Introdução ao. Linux do MEC Introdução ao Linux do MEC Abril/2006 ÍNDICE Software Livre 3 Linux do MEC 4 Inicializando e finalizando o sistema 5 Área de trabalho 6 Operações com arquivos 7 Administração do ambiente 9 Navegador Internet

Leia mais

ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO

ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO ACADEMIA DO CONCURSO PÚBLICO INFORMÁTICA PARA CONCURSOS (jabruas@uol.com.br) 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Edição de textos, planilhas e apresentações (ambiente Office, OpenOffice, BrOffice e LibreOffice).

Leia mais

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google

Blog http://emaildoravel.wordpress.com. Professor: Ravel Silva. Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Olá Concurseiros, como estão? Espero que todos estejam bem! Chegamos a 7ª aula do nosso curso de Questões Comentadas de Informática Básica - Estilo CESPE e estamos quase no final. Nesta aula trataremos

Leia mais

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com

Desenvolvimento em Ambiente Web. Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Desenvolvimento em Ambiente Web Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Internet A Internet é um conjunto de redes de computadores de domínio público interligadas pelo mundo inteiro, que tem

Leia mais

Resolução de questões Internet

Resolução de questões Internet Ítalo Demarchi 1 1. (Cespe) A figura a seguir ilustra uma janela do Internet Explorer 6.0 (IE6), que está em uso para acesso a uma página web. Ítalo Demarchi. 1 Educador Técnico em Processamento de Dados

Leia mais

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br

Informática para Concursos 1 leitejuniorbr@yahoo.com.br QUESTÕES TRE / TJ FCC 2007 CARGO: TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA QUESTÃO 11 -. Com relação a hardware, é correto afirmar que: (A) Computadores com placas-mãe alimentadas por fontes ATX suportam o uso do comando

Leia mais

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

ATA - Exercícios Informática Carlos Viana. 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA - Exercícios Informática Carlos Viana 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. ATA EXERCÍCIOS CARLOS VIANA 22 - ( ESAF - 2004 - MPU - Técnico Administrativo ) O

Leia mais

16. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma vantagem dos Sistemas Operacionais com interface gráfica:

16. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma vantagem dos Sistemas Operacionais com interface gráfica: ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO 7 INFORMÁTICA QUESTÕES DE 16 A 35 16. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma vantagem dos Sistemas Operacionais com interface gráfica: a) Possibilita a ativação de vários

Leia mais

Julgue os itens a seguir, referentes a programas de navegação, programas de correio eletrônico e sítios de busca e pesquisa na Internet.

Julgue os itens a seguir, referentes a programas de navegação, programas de correio eletrônico e sítios de busca e pesquisa na Internet. 01 Q360880 Noções de Informática Internet Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: MDICProva: Agente Administrativo BETA Julgue os itens a seguir, referentes a programas de navegação, programas de correio eletrônico

Leia mais

17. No Microsoft Excel, é possível otimizar a construção de uma planilha através do preenchimento automático de dados baseados em células adjacentes.

17. No Microsoft Excel, é possível otimizar a construção de uma planilha através do preenchimento automático de dados baseados em células adjacentes. 17. No Microsoft Excel, é possível otimizar a construção de uma planilha através do preenchimento automático de dados baseados em células adjacentes. Suponha que em uma planilha vazia sejam digitados três

Leia mais

INFORMÁTICA 2011. Internet é uma rede mundial de computadores. Interliga desde computadores de bolso até computadores de grande porte (mainframe).

INFORMÁTICA 2011. Internet é uma rede mundial de computadores. Interliga desde computadores de bolso até computadores de grande porte (mainframe). INTERNET Internet é uma rede mundial de computadores. Interliga desde computadores de bolso até computadores de grande porte (mainframe). Para que um usuário possa acessar a Internet, deverá possuir os

Leia mais

Manual do Usuário Janeiro de 2016

Manual do Usuário Janeiro de 2016 Manual do Usuário Janeiro de 2016 SOBRE CMX CMX é uma interface que dá acesso aos estudantes a milhares de atividades, exercícios e recursos todos posicionados com os padrões e conceitos curriculares.

Leia mais

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário

Sistemas Enturma: Manual de Ferramentas do Usuário versão do manual: 1 1 Apresentação A evolução da tecnologia vem provocando uma revolução no ensino. O acesso à Internet e a disseminação do uso do computador vêm mudando a forma de produzir, armazenar

Leia mais

REDES. Consiste em dois ou mais computadores conectados entre si e compartilhando recursos.

REDES. Consiste em dois ou mais computadores conectados entre si e compartilhando recursos. REDES Consiste em dois ou mais computadores conectados entre si e compartilhando recursos. TIPOS TIPOS LAN MAN WAN FUNCIONAMENTO DE UMA REDE TIPOS Cliente/ Servidor Ponto a ponto INTERNET Conceito 1.

Leia mais

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA

O processo de Navegação na Internet APRESENTAÇÃO DO CURSO. Prof. BRUNO GUILHEN. O Internet Explorer INFORMÁTICA BÁSICA APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. BRUNO GUILHEN O processo de Navegação na Internet INFORMÁTICA BÁSICA A NAVEGAÇÃO Programas de Navegação ou Browser : Internet Explorer; O Internet Explorer Netscape Navigator;

Leia mais

Internet. Email: gedalias@gmail.com. Informática para Concursos. Facebook: http://facebook.com/gedalias.valentim. Dúvidas. Informática para Concursos

Internet. Email: gedalias@gmail.com. Informática para Concursos. Facebook: http://facebook.com/gedalias.valentim. Dúvidas. Informática para Concursos Professor Gedalias Valentim Internet Dúvidas Email: gedalias@gmail.com Facebook: http://facebook.com/gedalias.valentim 1 Módulo - Internet Conceitos Básicos Internet é uma Rede de Computadores, que opera

Leia mais

BB1 ESCRITURÁRIO CESPE 2008

BB1 ESCRITURÁRIO CESPE 2008 Conceitos e tecnologias relacionadas à internet e intranet. Dica: As questões acerca desse assunto costumam cobrar uma noção sobre os principais protocolos da arquitetura TCP/IP utilizados na internet.

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

WebMail --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Manual do cliente

WebMail --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Manual do cliente WebMail --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Manual do cliente www.plugin.com.br 1 ÍNDICE Prefácio...3 Sobre Este Manual... 3

Leia mais

XDR. Solução para Big Data.

XDR. Solução para Big Data. XDR Solução para Big Data. ObJetivo Principal O volume de informações com os quais as empresas de telecomunicações/internet têm que lidar é muito grande, e está em constante crescimento devido à franca

Leia mais

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos,

Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, Nuvem cloud Armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de diferentes lugares, a qualquer momento e utilizando diferentes dispositivos, não havendo necessidade de armazenamento

Leia mais

sensitives). Os endereços Internet (E-mail) são comumente escritos em 1 - INTERNET:

sensitives). Os endereços Internet (E-mail) são comumente escritos em 1 - INTERNET: 1 - INTERNET: 1.1 - Conceitos: 1.1.1 - A Internet Uma definição mais formal sobre o que é a Internet pode ser resumida como uma rede de computadores, de abrangência mundial e pública, através da qual estão

Leia mais

Certificação AVG Certificação Técnica - Fase 1

Certificação AVG Certificação Técnica - Fase 1 Certificação AVG Certificação Técnica - Fase 1 Conteúdo Níveis de Proteção & Métodos de Detecção Novas Tecnologias Plataformas Suportadas Instalação Interface de Usuário do AVG AVG Desktop Widget Visão

Leia mais

Noções de Informática TRT -RS

Noções de Informática TRT -RS Analista Judiciário 26. Um usuário do Windows 7 Professional em português clicou, a partir do Painel de Controle, nas seguintes opções: Rede e Internet; Exibir o status e as tarefas da rede; Conexão Local;

Leia mais

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1

Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Guia de uso do Correio Eletrônico Versão 1.1 Índice Introdução ao Serviço de E-mail O que é um servidor de E-mail 3 Porque estamos migrando nosso serviço de correio eletrônico? 3 Vantagens de utilização

Leia mais

Considerando o navegador Internet Explorer e a utilização do correio eletrônico, é INCORRETO afirmar:

Considerando o navegador Internet Explorer e a utilização do correio eletrônico, é INCORRETO afirmar: 1) Analista Judiciário 2015 TRE /RR - FCC Considerando o navegador Internet Explorer e a utilização do correio eletrônico, é INCORRETO afirmar: (A) No Internet Explorer 9, ao se digitar apenas um ponto

Leia mais

Caixa Econômica Federal

Caixa Econômica Federal 1- Ao configurar um aplicativo para receber e-mail informou-se que o endereço do servidor SMTP da conta de e-mail é smtp.empresa.com.br, equivalente ao endereço IP 123.123.123.123. Após a configuração

Leia mais

Concurso: Polícia Rodoviária Federal (PRF) Cargo: Agente Administrativo Nível Médio Matéria: Informática professor: Katia Quadros AULA 2

Concurso: Polícia Rodoviária Federal (PRF) Cargo: Agente Administrativo Nível Médio Matéria: Informática professor: Katia Quadros AULA 2 AULA 2 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. CRONOGRAMA - NOÇÕES DE INFORMÁTICA... 3 3. PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MICROSOFT EXCEL... 3 4. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS... 16 5. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 20 Concurso: Polícia

Leia mais