INTRODUÇÃO Angola é conhecida no mundo como um dos países de maiores potencialidades económicas da África, com recursos naturais agrícolas e minerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INTRODUÇÃO Angola é conhecida no mundo como um dos países de maiores potencialidades económicas da África, com recursos naturais agrícolas e minerais"

Transcrição

1 RELATÓRIO FINAL M5

2 INTRODUÇÃO Angola é conhecida no mundo como um dos países de maiores potencialidades económicas da África, com recursos naturais agrícolas e minerais que se estendem por todo o seu território e orla marítima. É dos mais extensos países da África ao Sul do Saara, com uma paisagem que alterna o deserto com a floresta virgem tropical. Possui uma costa marítima também das mais extensas do Continente africano e o interior do seu solo contém reservas importantes dos mais diferentes e variados recursos minerais.

3 INTRODUÇÃO A localização geográfica e o tipo de clima de Angola, concede capacidades específicas para a agricultura, pecuária e pesca. O território dispõe de três importantes portos de mar, Luanda, Lobito e Namibe, sendo que Lobito é considerado um dos melhores da costa ocidental de África.

4 MEIO ENVOLVENTE A população é um dos elementos fundamentais do crescimento económico. Para determinar o seu modo de atuação, cada empresa está envolvida por variáveis-chave. Considerando, normalmente, as seguintes: Económica; Demográfica; Tecnológica; Político-Legal e Sociocultural. Certas variáveis terão de ser estudadas de modo a ser feito uma análise sobre o sector com que queremos atuar, analisando assim as que nos são mais pertinentes.

5 MEIO ENVOLVENTE POPULAÇÃO em milhões - 18,05 DENSIDADE POPULACIONAL hab/m2-10,9 ESTRUTURA ETÁRIA: 0-14 ANOS - 43,2% ANOS - 54,1% + de 65 ANOS - 2,7% ESPERANÇA MÉDIA DE VIDA em anos - 40,1 TAXA DE NATALIDADE nascimentos por cada mil habitantes - 39,36 TAXA DE MORTALIDADE mortes por cada mil habitantes - 12,06 TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL mortes por cada mil nascimentos - 83,53 TAXA DE ALFABETIZAÇÃO - 67,4%

6 MEIO ENVOLVENTE FICHA 1 ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE

7 MEIO ENVOLVENTE FICHA 1 ANÁLISE DO MEIO ENVOLVENTE Taxa Crescimento do PIB Diminuiu e está a voltar a subir. Taxa de Inflação Está semelhante. Taxa de Desemprego Mantém semelhante. Taxa de Natalidade A diminuir. Taxa de Mortalidade A diminuir. Esperança Média de Vida A aumentar. É completamente notável que a nível das TIC, Angola está muito mais equipada com as mesmas. Facilitando assim, o uso das tecnologias.

8 SEGMENTOS DE MERCADO FICHA 3 DECOMPOSIÇÃO DO MERCADO POR SEGMENTOS

9 SEGMENTOS DE MERCADO FICHA 3 DECOMPOSIÇÃO DO MERCADO POR SEGMENTOS Decidimos dividir o mercado por diferentes cidades de Angola, variando entre o número de habitantes existentes na mesma. O número total de habitantes destes quatro segmentos é de

10 SEGMENTOS DE MERCADO FICHA CARATERIZAÇÃO GENÉTICA POR SEGMENTO Habitantes Luanda Cunene Benguela Zaire

11 SEGMENTOS DE MERCADO FICHA 6 CARACTERIZAÇÃO DOS SEGMENTOS

12 SEGMENTOS DE MERCADO FICHA 6 CARACTERIZAÇÃO DOS SEGMENTOS

13 Critérios Geográficos A cidade de Luanda coincide geograficamente com o município de Luanda. A zona central de Luanda está dividida em duas partes, a Baixa de Luanda (a cidade antiga) e a Cidade Alta (conhecida pela "nova cidade"). A Baixa de Luanda está situada próxima do porto e tem ruas estreitas e antigos edifícios dos tempos coloniais. O litoral é marcado pela Baía de Luanda, formada pela protecção do litoral continental por meio da Ilha de Luanda e a Baía do Mussulo, ao sul do núcleo urbano principal, formada pela restinga do Mussulo. O clima é quente e húmido, mas surpreendentemente seco, devido à corrente fria de Benguela que impede a condensação da humidade para gerar chuva. Frequentemente, o nevoeiro impede a queda das temperaturas durante a noite, mesmo durante o mês de Junho, que costuma causar secas completas até Outubro. Critérios Demográficos Número de habitantes Luanda habitantes Densidade populacional Luanda 2.139,3 /km² (5.540,8 /sq mi) Critérios Socioeconómicos Luanda é o principal centro financeiro, comercial e economico de Angola. O que melhor ilustra esta posição da cidade é a presença das sedes das principais empresas do país: Angola Telecom, Unitel, Endiama, Sonangol, Linhas Aéreas de Angola e Odebrecht Angola, dentre outras. Critérios Psicográficos Hábitos de Compra e Consumo Artesanatos, Gastronomia, Carnaval, Dança e Música. Mais de metade da população residente em Luanda costuma ler ou folhear jornais (50,5%) e uma fatia ainda maior recorre às revistas (54,5%).

14 Angola está localizada na Costa Ocidental de África (Região Austral). Faz fronteiras a Norte e Nordeste com a República Democrática do Congo e Congo Brazzaville, a Leste com a Zâmbia, a Sul com a Namíbia e a Oeste é banhada pelo Oceano Atlântico. Critérios Geográficos Tem uma superfície de Km2, e está dividida em 18 províncias, sendo Luanda a sua capital. É o sétimo maior país de África pela sua superfície. Apesar de estar localizada numa zona subtropical, Angola tem um clima que não é caracterizado por aquela condição, devido a confluência de fatores como a corrente fria de Benguela ao longo da parte sul da Costa e o relevo no interior : A influência do deserto do Namibe. Deste modo, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas, de Outubro a Abril, e a Cacimbo, de Maio a Agosto, mais seca e com temperaturas mais baixas. Critérios Demográficos A população de Angola é constituída por 90% de indivíduos de raça negra, e por 10% de raça branca e mestiça. A maior parte da população negra é de origem banta, destacando-se os quimbundos, os Bakongos e os Chokwelundas, porém o grupo mais importante é o dos Ovimbundos. Critérios Socioeconómicos A economia de Angola foi bastante afetada pela guerra civil que durou quase trinta anos, colocando o país juntamente com Guiné-Bissau entre os mais pobres do planeta. Todavia, Angola apresenta boas taxas de crescimento apoiadas principalmente pelas suas exportações de petróleo. As jazidas de petróleo estão localizadas em quase toda a extensão da sua costa marítima. Critérios Psicográficos Hábitos de Compra e Consumo Arte, Línguas, Festas, Literatura, Dança, Cinema. Os gestores Angolanos têm vindo a ganhar finalmente a noção de que os conceitos e inovações do marketing criam impacto nos hábitos de consumo dos angolanos. Um dos investimentos mais caros de Angola, foi numa campanha onde esta gastou cerca de ,000

15 Critérios Geográficos Cunene é uma província no sul de Angola com uma área de km² e de 200 a 300 mil habitantes (estimativa). A sua capital é Ondjiva (antiga Vila Pereira d Eça), dista de Luanda 1424km e do Lubango 415km. A província compreende os municípios de Cahama, Cuanhama, Curoca, Cuvelai, Namacunde e Ombadja. É nesta província o Rio Cunene ganha o seu nome. Critérios Demográficos Cunene é uma província no sul de Angola com uma área de km² e de 200 a 300 mil habitantes (estimativa) Critérios Socioeconómicos O tipo de povoamento é bastante disperso, o que está de acordo com a sua principal actividade económica, que é a criação de gado de forma extensiva que exige grandes espaços, e com as dificuldades de acesso à água. Critérios Psicográficos As populações do Cunene beneficiaram muito pouco da colonização em termos de infra-estruturas (vias de comunicação, água potável, electricidade) e de serviços como a saúde e a educação. Hábitos de Compra e Consumo Cunene, beneficiaram na semana finda de crédito de campanha agrícola, num projecto do Banco de Popuança e Crédito (BPC), para desenvolver a sua atividade, no âmbito do processo de combate à fome e à pobreza na região, porém em contra partida o Cunene tem um elevado índice de abate indiscriminado de árvores para produção de lenha e fabrico de carvão.

16 Critérios Geográficos Benguela é uma cidade e município, capital da província de Benguela, no oeste de Angola. Tem km² e cerca de 513 mil habitantes. Limita a Norte com o município do Lobito, a Oeste com os municípios de Bocoio e Caimbambo, a Sul com o município de Baía Farta e a Oeste com o Oceano Atlântico. O município divide-se em seis comunas: Zona A, Zona B, Zona C, Zona D, Zona E e Zona F. Critérios Demográficos A província de Benguela esta situada na zona central do oeste da República de Angola e abrange uma área de ,83 km2 (3,19% do território nacional). Critérios Socioeconómicos A nível dos projetos estruturantes, o sector dos serviços na província encontra-se em fraco desenvolvimento, pesem embora as limitações a que está sujeito, devido a própria conjuntura que se vive. De uma maneira geral as estruturas centrais do Estado estão representadas. A nível da construção, O sector dos serviços na província encontra-se em fraco desenvolvimento, pesem embora as limitações a que está sujeito, devido a própria conjuntura que se vive. De uma maneira geral as estruturas centrais do Estado estão representadas. Critérios Psicográficos A cidade de Benguela é um importante centro urbano de Angola, centro de desenvolvimento comercial e industrial, de atracção turística, além de dispor de uma importante comunidade cultural. As ruas são povoadas de acácias rubras e é famosa pelas suas praias. Benguela é uma cidade abençoada por Deus e moldada pela mão humana. Constituída maioritariamente por indivíduos de raça negra pertencentes a etnia Ovimbundu, Benguela faz parte do pequeno conjunto de 4 províncias do País com uma grande franja de concentração de cidadãos de origem europeia (portugueses ou descendentes) e de mestiços, quer resultantes da miscigenação com a população nativa, quer com a de origem cabo-verdiana, que representam cerca de 10% da população. Hábitos de Compra e Consumo Como se verificou também em Luanda, Benguela também tem um costume de ler e folhear jornais.

17 Critérios Geográficos Zaire é uma província de Angola. Tem área de km² e sua população aproximada é de habitantes. Sua capital é M'Banza Kongo (antiga São Salvador do Congo) e está distante de Luanda por 481km. É constituída pelos municípios de M'Banza Kongo, Soyo, N'Zeto, Cuimba, Noqui e Tomboco. Critérios Demográficos A demografia da República Democrática do Congo é um domínio de estudos e conhecimentos sobre as características demográficas do território deste país. A República Democrática do Congo possui uma população de habitantes, segundo estimativas para Critérios Socioeconómicos O maior factor económico desta província, assenta na exploração de Petróleo, fonte de riqueza quer para província, quer para o País, à semelhança de Cabinda. A etnia dominante pertence ao grupo Bakongo. Critérios Psicográficos A população desta província vive também da pesca artesanal, do processo de salinização e da actividade agrícola, tendo como principais produtos: Citrinos, Banana, Batata-doce, Amendoim, Mandioca, Mamão, Cajú, Café, Ananás, Abacate, Ervilha, Feijão, Goiaba, Ricino e Dendém. Hábitos de Compra e Consumo Pesca Artesanal.

18 NOTÍCIAS Artur Sampaio, da Fábrica de Calçado Sozé, Lda, detentora da marca Codizo. "É um mercado muito bom, com grande apetência por comprar, é preciso é ir para lá trabalhar", diz. Sendo a primeira abordagem a Angola, Artur Sampaio vai, agora, concentrar-se "em encontrar as pessoas que sirvam de interlocutores locais". Com uma faturação da ordem dos 15 milhões de euros, a desvalorização do dólar obrigou a empresa a abandonar o mercado dos EUA, e a concentrar-se nos seus destinos tradicionais na União Europeia. Diogo Fontela lembra que "há já um shopping de grande qualidade" em Luanda e a perspetiva de outros em desenvolvimento e não exclui a possibilidade avançar com possíveis parcerias na área do franchising. É um mercado que perspetiva um interessante potencial de crescimento, sustenta a associação na edição de Março do seu jornal, recordando os seus 12,3 milhões de habitantes e as taxas de crescimento anuais superiores a 9 por cento.

19 NOTÍCIAS

20 OBJETIVOS PRETENDIDOS O objetivo pretendido deste trabalho, era conseguir obter informações, sobre Angola, de modo a saber se valeria a pena colocar uma empresa de calçado nesse mesmo país.

21 PLANO DE TRABALHO DECIDIDO O plano de trabalho que foi decido no meu grupo, foi simples. Cada um de nós pesquisava à cerca do mesmo tema, e reuníamos a informação após a pesquisa, de modo a tornar comum essa mesma informação.

22 DADOS RECOLHIDOS E O SEU TRATAMENTO Os dados recolhidos neste trabalho, são maioritariamente da página Info- Angola ( Acedemos também ao Wikipédia para a caracterização dos segmentos, ao Index Mundi para recolher as taxas pretendidas na primeira ficha, assim como aos gráficos disponibilizados pela Google. Os dados foram tratados de forma a serem adequados para o caso em questão. Selecionamos a informação mais pertinente, sem pôr informação em exagero, apenas a essencial.

23 CONCLUSÕES DA EQUIPA Como equipa, podemos concluir que Angola é um bom mercado para ser apostado o negócio que tínhamos em vista. É um mercado que colabora e que realmente se interessa pelo produto em questão, o calçado. Como já muitos empresários apostaram e conseguiram ter sucesso, nós seríamos mais uma das empresas a enriquecer neste mercado angolano.

24 JOÃO PEDRO GOMES DE ALMEIDA ºH CURSO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO - MARKETING, RELAÇÕES PÚBLICAS E PUBLICIDADE ANO LETIVO: 2012/2012 DISCIPLINA: MARKETING MÓDULO 5 PROFESSOR: JOÃO MESQUITA

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] João Almeida

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] João Almeida 2012 João Almeida Curso Profissional de Nível Secundário Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Marketing [MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] ÍNDICE Meio

Leia mais

Professor Ronaldo Costa Barbosa

Professor Ronaldo Costa Barbosa CRESCIMENTO POPULACIONAL (p. 274-277) Descontinuidade: Aumento Queda (escravidão) Aumento Segunda metade do século XIX Fim da escravidão 1950 Revolução Sanitária diminuição da mortalidade aumento do Crescimento

Leia mais

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] Joana Ferreira

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] Joana Ferreira 2012 Joana Ferreira Curso Profissional de Nível Secundário Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Marketing [MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] ÍNDICE Meio

Leia mais

O NOSSO PORTO. O NOSSO FUTURO.

O NOSSO PORTO. O NOSSO FUTURO. www.portodecaio.ao O NOSSO PORTO. O NOSSO FUTURO. INTRODUÇÃO Bem-vindo ao projecto Porto de Caio, a porta de entrada para o comércio na África. A instalação portuária de classe mundial, parte integral

Leia mais

Estudo de Mercado sobre Distribuição e Logística em Angola

Estudo de Mercado sobre Distribuição e Logística em Angola Estudo de Mercado sobre Distribuição e Logística em Angola 1.População e Território 2.Modelo de Desenvolvimento 3.O Desafio da Diversificação 4.O Papel da Logística 5.A Rede de Distribuição 6.O Novo Quadro

Leia mais

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento

Doc. 59. Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: B Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo.

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo. Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: C Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar

ATIVIDADE Nº 23 SITE PADOGEO.COM/8ºANOS EXERCÍCIOS 2 - CONTINENTE AFRICANO - POPULAÇÃO. A sua pontuação é 100%. Resposta Correta Verificar ATIVIDADE º 23 SITE PADOGEO.COM/8ºAOS EXERCÍCIOS 2 - COTIETE AFRICAO - POPULAÇÃO Resposta Correta Analise as frases se Verdadeiras ou Falsas a partir do texto "E a população africana? Como está distribuída?"

Leia mais

CHINA Aspectos naturais e humanos

CHINA Aspectos naturais e humanos OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. A MÓDULO 35 CHINA Aspectos naturais e humanos REPÚBLICA POPULAR DA CHINA Localização: LESTE DA ÁSIA - País mais populoso do mundo: 1,393 bilhão de habitantes. - 3º em área territorial:

Leia mais

ÁFRICA Aspectos Naturais

ÁFRICA Aspectos Naturais GEOGRAFIA/Frente C SÉRIE: 8º ÁFRICA Aspectos Naturais Professor: Hércules Nunes ÁFRICA DIVISÃO POLÍTICA Divisão Regional Domínios Naturais Vegetação e Clima África Mediterrânea Ao norte do território africano

Leia mais

Departamento de Ciências da Natureza Sector de Geográfia ============== TEMAS PARA O EXAME DE ACESSO-2017

Departamento de Ciências da Natureza Sector de Geográfia ============== TEMAS PARA O EXAME DE ACESSO-2017 1 1-INTRODUÇAO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO HUAMBO Departamento de Ciências da Natureza Sector de Geográfia ============== TEMAS PARA O EXAME DE ACESSO-2017 a) A Geografia como um sistema

Leia mais

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] Trabalho realizado por: Filipa Resende 11ºH Nº João Mesquita

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] Trabalho realizado por: Filipa Resende 11ºH Nº João Mesquita 2012 João Mesquita Curso Profissional de Nível Secundário Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Marketing Trabalho realizado por: Filipa Resende 11ºH Nº21122 [MÓDULO 5 SISTEMAS

Leia mais

A RAA em números. Geografia

A RAA em números. Geografia 09 Foto: Espectro A RAA em números Geografia O arquipélago dos Açores é constituído por nove ilhas dispersas no Atlântico Norte ao longo de 600 km, segundo uma orientação noroeste-sudeste e enquadrado

Leia mais

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo.

Nome: Ano: Turma: Nº.: Grupo I - População e povoamento. 1- Escreve, antes de cada frase / definição, o número correspondente ao conceito respectivo. Direção de Serviços Região Algarve Agrupamento de Escolas Silves Sul Doc. 59 PGA - Prova Global do Agrupamento Departamento de Ciências Sociais e Humanas Geografia 8º Ano Prova: A Nome: Ano: Turma: Nº.:

Leia mais

Ricardina Bridges Solicitors Advogados

Ricardina Bridges Solicitors Advogados Ricardina Bridges Solicitors Advogados 47 South Lambeth Road SW8 1RH London Reino Unido Tel: (+44) 0207 5825108 Fax: (+44) 0207 5825250 www.rbsolicitors.com Emigração Angolana e o Associativismo na Diáspora

Leia mais

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. As Regiões Geoeconômicas do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia As Regiões Geoeconômicas do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Aula XX AS REGIÕES GEOECONÔMICAS DO BRASIL A divisão regional oficial do Brasil é aquela

Leia mais

Boas Práticas de Gestão Sustentável da Terra (GST) na Província do Huambo, Extensívo a Outros Locais do País Projecto ELISA

Boas Práticas de Gestão Sustentável da Terra (GST) na Província do Huambo, Extensívo a Outros Locais do País Projecto ELISA Boas Práticas de Gestão Sustentável da Terra (GST) na Província do Huambo, Extensívo a Outros Locais do País Projecto ELISA Huambo, Julho 2011 Objectivo & conteúdo da apresentação Esta apresentação é resultado

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA SAÚDE 40 ANOS DO SERVIÇO NACIONAL DE SAUDE

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA SAÚDE 40 ANOS DO SERVIÇO NACIONAL DE SAUDE REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA SAÚDE 40 ANOS DO SERVIÇO NACIONAL DE SAUDE Luanda, 06 Outubro de 2015 PLANO DE APRESENTAÇÃO Caracterização geográfica, demográfica e administrativa de Angola Evolução

Leia mais

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS

PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS PAÍSES LUSÓFONOS E OS RECURSOS HÍDRICOS A água é a fonte da vida quer para nós, seres humanos, quer para todos os outros seres vivos. É essencial à vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos,

Leia mais

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA

EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA EJA 5ª FASE PROF. JEFFERSON OLIVEIRA PROF.ª LUDMILA DUTRA CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade I Continente Americano 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

População e Povoamento

População e Povoamento População e Povoamento 8º ano Trabalho realizado na Terapia da Fala por Nelson Carvalho Novembro de 2016 Focos populacionais A nível mundial, existem grandes assimetrias (diferenças) de densidade populacional

Leia mais

POPULAÇÃO BRASILEIRA

POPULAÇÃO BRASILEIRA POPULAÇÃO BRASILEIRA População Brasileira 2014: atingiu o número de 204 milhões de habitantes. Formada a partir de três grandes grupos étnicos: índios, brancos e negros. A maioria da população é branca

Leia mais

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo;

A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; A agricultura A agricultura: Atividade económica do setor primário; A palavra agricultura significa a cultura do campo; Paisagem agrária: É a forma de cultivo e a divisão dos campos; É condicionada por

Leia mais

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA

AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA AS PAISAGENS NATURAIS E A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO DA AMÉRICA ANGLO SAXÔNICA FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO A colonização na América do Norte iniciou-se depois quando comparada ao processo de colonização da América

Leia mais

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. A Distribuição da População Brasileira. Professor Luciano Teixeira. Geografia A Distribuição da População Brasileira Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA Demografia - Estudos de População Demografia

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 8 a - Ensino Fundamental Professora: Joyce de Lima Atividades para Estudos Autônomos Data: 03 / 10 / 2016 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] João Mesquita

[MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] João Mesquita 2012 João Mesquita Curso Profissional de Nível Secundário Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Marketing [MÓDULO 5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO / ESTUDOS DE MERCADO.] ÍNDICE Meio

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

Fatores climáticos altitude. Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura

Fatores climáticos altitude. Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura Clima Fatores climáticos altitude Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura Maior altitude menor temperatura 23 0 C 30 0 C Altitude Brasil Relevo de pequena variação altimétrica Pequena influência

Leia mais

AMÉRICA ANDINA e PLATINA

AMÉRICA ANDINA e PLATINA OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 24 AMÉRICA ANDINA e PLATINA Geograficamente, o fator mais significativo dessa região em termos de quadro natural é a CORDILHEIRA DOS ANDES. AMÉRICA ANDINA Ocorrem as maiores

Leia mais

AS INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES NO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR DO LOBITO

AS INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES NO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR DO LOBITO AS INFRA-ESTRUTURAS DE TRANSPORTES NO DESENVOLVIMENTO DO CORREDOR DO LOBITO 01 MULTIMODALIDADE 02 HUB DE TRANSPORTES 03 EIXO ANTLÂNTICO - ÍNDICO AFRICA AUSTRAL 04 AEROPORTO CATUMBELA INFRA-ESTRUTURA INTERNACIONAL

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

FÓRUM DE INVESTIMENTOS INVESTE HUAMBO Huambo, 28 de Setembro 2018

FÓRUM DE INVESTIMENTOS INVESTE HUAMBO Huambo, 28 de Setembro 2018 FÓRUM DE INVESTIMENTOS INVESTE HUAMBO 2018 Huambo, 28 de Setembro 2018 A MISSÃO DA AIPEX Missão Implementar políticas governamentais para atrair Investimentos Privados nacionais e estrangeiros e promover

Leia mais

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina

Crescimento demográfico da América Anglo-Saxônica e da América Latina Respostas das sugestões de avaliação Unidade 4 1. a) A população americana se distribui de maneira irregular pelo seu território; ou seja, algumas regiões são mais povoadas que outras. b) Essa distribuição

Leia mais

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 9 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Comunicação e tecnologia. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 7.1 Conteúdos Aspectos gerais dos

Leia mais

Programação anual. 6.ºa n o

Programação anual. 6.ºa n o Programação anual 6.ºa n o 1. A melhor forma de entender o mundo 2. O planeta Terra no Universo 3. Cartografia: localizar e orientar 4. Cartografia e as diversas formas de representar o espaço 5. Atmosfera

Leia mais

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo

Distinguir estado de tempo e clima. Descrever estados de tempo ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO PLANIFICAÇÃO ANUAL ANO LECTIVO: 2011/2012 DISCIPLINA: Geografia ANO: 8º Aulas previstas 1º Período: 30 (45 ) 2º Período: 32 (45 ) 3º Período: 20 (45 ) UNIDADE

Leia mais

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão

Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão PROFº CLAUDIO F GALDINO CONTINENTE AFRICANO A África é um continente! Ela, assim como os demais continentes, é resultado da separação da PANGEA, devido aos

Leia mais

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS

FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS FORMAÇÃO DAS NAÇÕES AFRICANAS Grande exploração por parte dos países europeus Divisão do território feita pelos europeus O continente africano fornecia mão de obra escrava, produtos agrícolas e minerais

Leia mais

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 06 / 06/ 2016 PROFESSOR: ANDERSON JOSÉ SOARES DISCIPLINA: GEOGRAFIA SÉRIE:8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO

BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO BRASIL: ESPAÇO E NAÇÃO PAÍS CONTINENTE Área territorial -> 8,5 milhões de km² Suas fronteiras: Uruguai; Argentina; Paraguai; Bolívia; Peru; Colômbia; Venezuela; Guiana; Suriname; Guiana Francesa. Possui

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NO SECTOR PÚBLICO

DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NO SECTOR PÚBLICO DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS NO SECTOR PÚBLICO REALIDADE ANGOLANA. 8/5/2008 1 SUMÁRIO 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS DE ANGOLA 2. HISTORICO DA DISTRIBUIÇÃO 3. ABRANGÊNCIA (SECTOR PÚBLICO E ORGANIZAÇÕES SEM FIM

Leia mais

Aspectos físicos da região Nordeste

Aspectos físicos da região Nordeste Região Nordeste Aspectos físicos da região Nordeste Formada por 9 estados; Área 1 558 196 km² População 53 591 197 hab IBGE/2009 Área 18,25% do território nacional; Diferentes paisagens; Temperaturas elevadas;

Leia mais

A GEOGRAFIA DA ÁFRICA

A GEOGRAFIA DA ÁFRICA A GEOGRAFIA DA ÁFRICA A Geografia da ÁFRICA África: Aspectos Gerais Estreito de Gibraltar A África é o terceiro maior continente do mundo. É um continente triangular, com litoral retilíneo, banhado pelos

Leia mais

a) b) c) d) e) 3 2 1

a) b) c) d) e) 3 2 1 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7 ª TURMA(S):

Leia mais

Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre

Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre Lista de recuperação de Geografia 3º bimestre 01. (Objetivo: Identificar os estados que fazem parte da região Nordeste). A Região Nordeste é formada por nove estados. a) Localize-os no mapa abaixo e pinte-os

Leia mais

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos)

Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2017/ 2018 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO

PERFIL DE APRENDIZAGENS 7ºANO 7ºANO No final do 7º ano, o aluno deverá ser capaz de: Compreender o objeto e o método da Geografia. Conhecer diferentes formas de representação da superfície terrestre. Compreender diferentes tipos de

Leia mais

Demografia

Demografia Demografia POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de habitantes 2000-6,4 bilhões de habitantes 2011-7

Leia mais

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL MUNDIAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5

Leia mais

(6561)Dinâmica da população brasileira

(6561)Dinâmica da população brasileira (6561)Dinâmica da população brasileira Densidade populacional EXERCÍCIOS - FGV A ocupação e a exploração da região norte, durante a 1ª metade do século XX, pode ser explicada pelo grande fluxo de mão de

Leia mais

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de:

Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: O meio natural A Terra: estudos e representações CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO Disciplina: Geografia Perfil de Aprendizagens Específicas O aluno é capaz de: Ensino Básico Ano letivo: 2016/2017

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALEXANDRE HERCULANO COD DGEstE/DSRN. Ano Letivo 2018/2019 Grupo 420.Geografia 1ºPeríodo (2018):de 17 de setembro a 14 de Dezembro PLANIFICAÇÃO ANUAL DE GEOGRAFIA8ºAno 1.Observar e descrever imagens de áreas de diferente densidade populacional para as localizar

Leia mais

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como...

Prof.: Anderson José Soares (Unama) A Região Nordeste apresenta aspectos bem diferenciados no seu espaço geográfico, como... GOIÂNIA, / / 2015 No Anhanguera você é Prof.: Anderson José Soares DISCIPLINA: Geografia SÉRIE:7º ALUNO (a): + Enem Lista de atividades P2 Bimestre:2 01 - O Nordeste é a região que possui a maior quantidade

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura.

Povoamento disperso; económicas predominantes: agricultura, pecuária e silvicultura. Ano Lectivo 2010/2011 Geografia 8º Ano de escolaridade Professora Márcia Monsanto Áreas de fixação humana Espaço rural: Povoamento disperso; Actividades económicas predominantes: agricultura, pecuária

Leia mais

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza

DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza DEMOGRAFIA II Prof ª Gustavo Silva de Souza POPULAÇÃO TOTAL - CRESCIMENTO POPULACIONAL - 1 DC - 250 milhões de habitantes 1650-500 milhões de habitantes 1850-1 bilhão de habitantes 1950-2,5 bilhões de

Leia mais

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA -

ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA. PROF.: ROBERT OLIVEIRA - ÁFRICA: DE MUNDO EXÓTICO A PERIFERIA ESQUECIDA Regiões Africanas Problemáticas O MAGREB Corresponde a porção oeste (ocidental) do Norte da África. Onde encontramos os seguintes países: Marrocos, Tunísia

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

Escola Secundária de Amora. Geografia. Planificação 8º Ano de escolaridade. Ano Letivo 2014/2015

Escola Secundária de Amora. Geografia. Planificação 8º Ano de escolaridade. Ano Letivo 2014/2015 Escola Secundária de Amora Geografia Planificação 8º Ano de escolaridade Ano Letivo 2014/2015 Página 1 de 9 1º Período DOMINIO Meio natural Relevo Dinâmica de uma bacia hidrográfica e do litoral Relevo

Leia mais

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA

RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA RÚSSIA: POTÊNCIA GEOPOLÍTICA CARACTERÍSTICAS GERAIS A Rússia é o maior país do mundo (+17 milhões km²) Grande parte do território predomina o clima temperado continental (estações bem definidas e invernos

Leia mais

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT]

João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] 2012 João Mesquita Marketing [ANÁLISE SWOT] CONTEÚDO Meio Envolvente... 2 Mercado... 3 A concorrência... 5 Clientes Consumidores... 6 Análise Interna... 7 Ameaças e Oportunidades (RESUMO)... 9 Analise

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências Inglês 1 Fazer os exercícios no caderno. Livro Apoema: Páginas 187 e 188. Livro: pág. 107 (Exercício nº

Leia mais

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS

AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CENTRO DE ESTUDOS PSICOPEDAGÓGICOS DE MACEIÓ PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO O CONTINENTE AMERICANO A AMÉRICA NO MAPA-MUNDÍ LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GERAIS LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

Leia mais

INAUGURAÇÃO DA FILIAL-SEDE EM BENGUELA. 13 de Junho de 2012

INAUGURAÇÃO DA FILIAL-SEDE EM BENGUELA. 13 de Junho de 2012 INAUGURAÇÃO DA FILIAL-SEDE EM BENGUELA 13 de Junho de 2012 1 A Multitel está presente no mercado angolano desde 1999, está licenciada através de um contrato de concessão para prestação do serviço de comunicação

Leia mais

ÍNDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO RESPONSABILIDADES DIRECTAS DO MINTRANS LIGADAS AO RAMO MARÍTIMO / PORTUÁRIO OBJECTIVOS DO MINTRANS

ÍNDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO RESPONSABILIDADES DIRECTAS DO MINTRANS LIGADAS AO RAMO MARÍTIMO / PORTUÁRIO OBJECTIVOS DO MINTRANS 1 ÍNDICE ENQUADRAMENTO ESTRATÉGICO RESPONSABILIDADES DIRECTAS DO MINTRANS LIGADAS AO RAMO MARÍTIMO / PORTUÁRIO OBJECTIVOS DO MINTRANS 2018-2022 PROJECTOS Concretizados PROJECTOS Em Curso PROJECTOS FUTUROS

Leia mais

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde...

O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE Caracterização da população agrícola cabo-verdiana Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... Sumário O SECTOR AGROPECUÁRIO EM CABO VERDE... 3 Caracterização da população agrícola cabo-verdiana... 3 Caracterização Da Pecuária Em Cabo Verde... 3 PRODUÇÃO AGRÍCOLA EM 2016... 4 PRODUÇÃO PECUÁRIA EM

Leia mais

A1. ID QUESTIONARIO...

A1. ID QUESTIONARIO... I N Q U É R I T O D E B A S E S O B R E S E G U R A N Ç A A L I M E N T A R A N G O L A 2004 Questionário sobre Produção de Alimentos A1. ID QUESTIONARIO... I DENTIFICAÇÃO A2 Província: Código A3 Município:

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Governo da Província de Gaza FACIM 2012 POTENCIALIDADES E OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS EM GAZA Maputo, 31 de Agosto de 2011 Gaza Zimbabwe LOCALIZAÇÃO DA PROVÍNCIA Rio Save & Província

Leia mais

PROFESSOR CARLOS ALEX

PROFESSOR CARLOS ALEX PROFESSOR CARLOS ALEX América Andina Países: Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos apresentam territórios com grandes trechos constituídos

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II

Paulo Tumasz Junior. Migrações Brasileiras II Paulo Tumasz Junior Migrações Brasileiras II APRESENTAÇÕES Slides - Efeitos das migrações: - Econômicas, demográficas e sociais; - Chega e saída; - Consequências populacionais: - Chegada: Aumento da população,

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO INFRAESTRUTURAL DA GUINÉ BISSAU NO PROCESSO DA INTEGRAÇÃO SUB REGIONAL

CONTRIBUIÇÃO INFRAESTRUTURAL DA GUINÉ BISSAU NO PROCESSO DA INTEGRAÇÃO SUB REGIONAL CONTRIBUIÇÃO INFRAESTRUTURAL DA GUINÉ BISSAU NO PROCESSO DA INTEGRAÇÃO SUB REGIONAL 2º Congresso dos Engenheiros da Lingua Portuguesa Macau, 27-29 de Novembro de 2014 Engº Jose Antonio da Cruz Almeida

Leia mais

JAPÃO Aspectos naturais e origens

JAPÃO Aspectos naturais e origens OBJETIVO - 2016 1º ANO E.M. A MÓDULO 33 JAPÃO Aspectos naturais e origens - Arquipélago: abrange cerca de 3.000 ilhas de diferentes tamanhos; - Área: 377.743 km²; - Situado a noroeste do Oceano Pacífico

Leia mais

PEP/ ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA

PEP/ ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1 PEP/ 2017-3ª AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO GEOGRAFIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Comparar a distribuição atual da população da região Sudeste com a região Norte do Brasil, na expressão

Leia mais

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS

AMÉRICA ANDINA E GUIANAS AMÉRICA ANDINA E GUIANAS América Andina Países Andinos Guianas Países das Guianas 1 América Andina Países:Chile, Peru, Bolívia, Equador, Venezuela e Colômbia. Localização: América do Sul Os países Andinos

Leia mais

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR

EIXO CAPACIDADES CONTEÚDOS / CONCEITOS CICLO COMPLEMENTAR SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃOBÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 MATRIZ CURRICULAR

Leia mais

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS

TEMA I. A POPULAÇÃO, UTILIZADORA DE RECURSOS E ORGANIZADORA DE ESPAÇOS 1.1. A população: evolução e diferenças regionais 1.1.1. A evolução da população na 2ª metade do século XX Preparação para exame nacional Geografia A 1/8 Síntese: Evolução demográfica da população portuguesa

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS

REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS SUB-SECTORES DA ENERGIA E ÁGUAS Engº José Alves Salgueiro 1. Sub-sector Eléctrico 1.1. Caracterização Programa de Transformação do Sector Eléctrico (PTSE)

Leia mais

Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014

Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014 Reassentamento e Modos de Vida Perspectivas de Angola MPUMALANGA, ÁFRICA DO SUL OUTUBRO 2014 ÍNDICE 03 04 05 07 Objectivos e Metodologia Linha do tempo Normativos e Estratégia Nacional Estudo de projectos

Leia mais

1- Reconhecer a desigual distribuição da população mundial; 2- Identificar os factores ( físicos ou naturais e humanos) 3- As grandes concentrações

1- Reconhecer a desigual distribuição da população mundial; 2- Identificar os factores ( físicos ou naturais e humanos) 3- As grandes concentrações 1- Reconhecer a desigual distribuição da população mundial; 2- Identificar os factores ( físicos ou naturais e humanos) 3- As grandes concentrações demográficas. 1- A desigual distribuição da população

Leia mais

ANGOLA, PASSOS RECENTES DO SECTOR DAS ÁGUAS

ANGOLA, PASSOS RECENTES DO SECTOR DAS ÁGUAS Título da sessão ANGOLA, PASSOS RECENTES DO SECTOR DAS ÁGUAS Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Local, 27 de Junho de 2016 Lucrécio Costa, Director Nacional de Águas do Ministério de Energia

Leia mais

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9.

Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar. Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ Geografia (7.º,8.º e 9. Conhecimentos /Capacidades Escola Básica Carlos Gargaté - Mais de 20 Anos a Educar Departamento de Ciências Sociais e Humanas 2018/ 2019 Geografia (7.º,8.º e 9.º anos) Informação aos Encarregados de Educação

Leia mais

Situação econômica e Potencialidades de Investimentos na África

Situação econômica e Potencialidades de Investimentos na África Situação econômica e Potencialidades de Investimentos na África E m b a i x a d o r d a A r g é l i a, S r. D j a m e l E d d i n e B e n n a o u m, e m n o m e d o G r u p o A f r i c a n o 50º aniversário

Leia mais

Países marcados pela cultura islâmica

Países marcados pela cultura islâmica Países marcados pela cultura islâmica Referem-se ao conjunto de países que falam o árabe e se distribuem, geograficamente, do oceano Atlântico, a oeste, até o mar Arábico, a leste, e do mar Mediterrâneo,

Leia mais

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada

Leia mais

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável:

Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Assinatura do responsável: Nota: Valor: Instituto Nossa Senhora das Dores. Aluno: Turma:81 Professor Jose Apolinário Fixação de Geografia-Simulado Data: / /. Assinatura do responsável: A África no contexto mundial - Exercícios de

Leia mais

Provão. Geografia 5 o ano

Provão. Geografia 5 o ano Provão Geografia 5 o ano 81 Para melhor administrá-lo, o Brasil foi dividido em cinco grandes regiões. Cada uma delas tem uma ou mais características, como clima, relevo, economia, modo de vida dos habitantes

Leia mais

UNIDADE DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %

UNIDADE DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 04 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

UBERABA, 13 A 15 DE FEVEREIRO DE 2017

UBERABA, 13 A 15 DE FEVEREIRO DE 2017 DISCURSO DE S.E. NELSON COSME, EMBAIXADOR DE ANGOLA NO BRASIL NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DA CPLP, SOBRE DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO E ERRADICAÇÃO DA POBREZA POR MEIO DA AGRICULTURA UBERABA, 13 A 15 DE

Leia mais

João Mesquita. Curso Profissional de Nível Secundário Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Marketing

João Mesquita. Curso Profissional de Nível Secundário Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Marketing 2012 2013 João Mesquita Curso Profissional de Nível Secundário Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade Marketing Ana Oliveira, Carina Pinho, Daniela Aguiar, Luciana Lopes, Sandra

Leia mais

A regionalização do território brasileiro

A regionalização do território brasileiro A regionalização do território brasileiro A regionalização tem vários objetivos: Conhecer com detalhes as partes de um todo (o mundo, um país, um estado, um município). Perceber as semelhanças e diferenças

Leia mais

República de Angola. um país s inteiro de oportunidades

República de Angola. um país s inteiro de oportunidades República de Angola um país s inteiro de oportunidades 1 ipad ANGOLA Benefícios fiscais e aduaneiros ao investimento no sector mineiro e o seu papel na estruturação do retorno ao investimento APRESENTAÇÃO,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS ESCOLA BÁSICA 2/3 MARTIM DE FREITAS Ano letivo 2016/2017 ESCOLA BÁSICA / MARTIM DE FREITAS Ano letivo 06/0 º Ano de Escolaridade I Período (6 aulas) (6 aulas) I ( aulas) DOMÍNIO: A TERRA, ESTUDOS E REPRESENTAÇÕES Unidade A Geografia e o Território -O objeto

Leia mais

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO

BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A AÇÃO HUMANA É o espaço onde os homens vivem e fazem modificações, sendo o resultado do trabalho do homem sobre a natureza.

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação final 35 pts 8º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

As relações diplomáticas Brasil África

As relações diplomáticas Brasil África As relações diplomáticas Brasil África Secretário André Baker Méio Chefe da Divisão da África I (África Ocidental) Ministério das Relações Exteriores Estrutura da apresentação 1. INTRODUÇÃO 2. LAÇOS HISTÓRICOS

Leia mais