Meios políticos de solução de controvérsias. ONU: Secretário Geral, Assembléia Geral, Conselho de Segurança. Sanções internacionais!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Meios políticos de solução de controvérsias. ONU: Secretário Geral, Assembléia Geral, Conselho de Segurança. Sanções internacionais!"

Transcrição

1 Pavel Constantin! Meios políticos de solução de controvérsias. ONU: Secretário Geral, Assembléia Geral, Conselho de Segurança. Sanções internacionais! Leitura obrigatória: p de Baumbach, Marcelo. Sanções do Conselho de Segurança: direito internacional e prática brasileira. Brasília: FUNAG, 2014.! Exercício: Bertrand Tavernier, Quai d Orsay (França, 2013).!

2 Conselho de Segurança! Assembléia Geral! Secretário- Geral da ONU! Organizações regionais com competência política! OIs com competência técnica! MEIOS POLÍTICOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS!

3 Finalidade precípua das OIs foi a manutenção da paz, em particular prevenção das tensões internacionais! Por sua simples existência, as OIs deveriam constituir meios de resolução pacífica de controvérsias!

4 recurso a estes meios tornou-se mais sistemático e mais freqüente! particularidades do funcionamento das OIs permanência dos órgãos [negociações permanentes], processos decisórios por maioria! princípio do consentimento prévio sofreu algumas restrições (órgãos ad hoc e permanentes)!

5 interdependência entre os interesses dos Estados é a principal justificativa para o desenvolvimento de procedimentos de solução de controvérsias nas OIs! interesses de longo prazo e reciprocidade generalizada de vantagens mútuas incitam à preferência por técnicas multilaterais! nas organizações regionais, um grau de solidariedade política autorizaria o equilíbrio entre modos não jurisdicionais e jurisdicionais diverso do de uma organização universal!

6 Da SDN à Carta da ONU! SDN não evitou conflitos armados, mas não necessariamente pelo fracasso das técnicas de solução de conflitos de que dispunha! Contexto não se prestava à resolução pacífica de controvérsias! Características que persistem até hoje no sistema: coexistência de Estados soberanos e justaposição de Estados de potência desigual!

7 Repartição de competências na ONU! Conselho de Segurança - CS (órgão restrito), com primazia! Assembleia Geral - AG! (órgão plenário)! Secretário Geral - SG! (órgão individual e independente), função diplomática + preocupação com a eficácia (quando há bloqueio nos órgãos deliberativos)!

8 Preponderância do CS! Art CSF! A fim de assegurar pronta e eficaz ação por parte das Nações Unidas, seus Membros conferem ao Conselho de Segurança a principal responsabilidade na manutenção da paz e da segurança internacionais e concordam em que no cumprimento dos deveres impostos por essa responsabilidade o Conselho de Segurança aja em nome deles.!

9 Art CSF! Enquanto o Conselho de Segurança estiver exercendo, em relação a qualquer controvérsia ou situação, as funções que lhe são atribuídas na presente Carta, a Assembleia Geral não fará nenhuma recomendação a respeito dessa controvérsia ou situação, a menos que o Conselho de Segurança a solicite.!

10 SECRETÁRIO GERAL!

11 Dag Hammarskjöld (SG de )! A ONU não foi criada para levar a humanidade ao paraíso, mas para salvá-la do inferno"!

12 Desde 1º de janeiro de 2017! Art. 97 CSF indicado pela AG mediante recomendação do CS! CS: aclamação em 6/10/2016! AG: aclamação em 13/10/2016! Candidatos em 2016! 1. António Guterres - Portugal! 2. Danilo Türk - Eslovénia! 3. Igor Luksic - Montenegro! 4. Irina Bokova - Bulgária! 5. Helen Clark - Nova Zelândia! 6. Natalia Gherman - República da Moldávia! 7. Srgjan Kerim - República da Macedónia! 8. Vesna Pusic - Croácia! 9. Vuk Jeremic - Sérvia!

13 Principal funcionário administrativo da organização (97 in fine)! Artigo 98. O SG atuará neste caráter em todas as reuniões da AG, do CS, do Conselho Econômico e Social e do Conselho de Tutela e desempenhará outras funções que lhe forem atribuídas por estes órgãos. O SG fará um relatório anual à AG sobre os trabalhos da Organização.! Artigo 99. O SG poderá chamar a atenção do CS para qualquer assunto que em sua opinião possa ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacionais.!

14 Art. 12.2! O Secretário-Geral, com o consentimento do CS, comunicará à Assembleia Geral, em cada sessão, quaisquer assuntos relativos à manutenção da paz e da segurança internacionais que estiverem sendo tratados pelo Conselho de Segurança,! e da mesma maneira dará conhecimento de tais assuntos à Assembleia Geral, ou aos Membros das Nações Unidas se a Assembleia Geral não estiver em sessão, logo que o CS terminar o exame dos referidos assuntos.!

15 ASSEMBLEIA GERAL E CONSELHO DE SEGURANÇA!

16 Funções:! investigação, mediação e conciliação excepcionalmente, uso da força pelo CS! Poderes:! recomendações, salvo se a controvérsia é suficientemente grave para ameaçar a paz (decisões obrigatórias do CS)! Voto:! na AG, maioria de 2/3; no CS, 9 sobre 15 e unanimidade dos membros permanentes!

17 Todos os conflitos podem ser levados às O.I.s?! Controvérsias e Situações (lembrando aula anterior):! Carta não define doutrina: controvérsia é contestação na qual não se pode abstrair da individualidade das partes na causa (subjetiva); situação é circunstância que decorre do comportamento dos Estados nela implicados, mas independente deles (objetiva)!

18 Condições! Em princípio, são de competência da ONU apenas as controvérsias cujo prolongamento é capaz de ameaçar a manutenção da paz e da segurança internacionais (art. 33 da Carta)! A controvérsia deve ser internacional (ou seja, deve escapar à competência exclusiva de um Estado) Art. 2 7º Carta!

19 AG Art CSF! por qualquer Membro das Nações Unidas,! Poderá discutir quaisquer questões relativas à manutenção da paz e da segurança internacionais, que a ela forem submetidas! ou pelo Conselho de Segurança,! ou por um Estado não-membro da ONU, uma vez que aceite previamente em relação a essa controvérsia, as obrigações de solução pacífica!

20 AG Art CSF! ao Estado ou Estados interessados,! salvo Artigo 12, poderá fazer recomendações relativas a quaisquer destas questões! ou ao Conselho de Segurança! ou a ambos.!

21 Art. 14! A Assembleia Geral, sujeita aos dispositivos do Artigo 12, poderá recomendar medidas para a solução pacífica de qualquer situação, qualquer que seja sua origem, que lhe pareça prejudicial ao bem-estar geral ou às relações amistosas entre as nações, inclusive em situações que resultem da violação dos dispositivos da presente Carta que estabelecem os Propósitos e Princípios das Nações Unidas.!

22 Art. 11.2! Qualquer destas questões, para cuja solução for necessária uma ação, será submetida ao Conselho de Segurança pela Assembleia Geral, antes ou depois da discussão.!

23 Art. 11.3! A Assembleia Geral poderá solicitar a atenção do Conselho de Segurança para situações que possam constituir ameaça à paz e à segurança internacionais.!

24 CS Art. 33! 1. As partes em uma controvérsia, que possa vir a constituir uma ameaça à paz e à segurança internacionais, procurarão, antes de tudo, chegar a uma solução por negociação, inquérito, mediação, conciliação, arbitragem, solução judicial, recurso a entidades ou acordos regionais, ou a qualquer outro meio pacífico à sua escolha.! 2. O Conselho de Segurança convidará, quando julgar necessário, as referidas partes a resolver, por tais meios, suas controvérsias.!

25 Quem pode levar um conflito ao CS? Droit de saisine! Todo Estado-membro - art. 35 1º! De ofício 33 2º, 34 e 36! Estado não-membro art. 35 2º! O CS exerce juízo de admissibilidade da demanda! Ele pode exercer diretamente seus poderes na solução de um conflito ou pode convidar as Partes a recorrer a um modo de solução determinado!

26 Art. 34! O Conselho de Segurança poderá investigar sobre qualquer controvérsia ou situação suscetível de provocar atritos entre as Nações ou dar origem a uma controvérsia, a fim de determinar se a continuação de tal controvérsia ou situação pode constituir ameaça à manutenção da paz e da segurança internacionais.!

27 Capítulo VII AÇÃO EM CASO DE AMEAÇA À PAZ, RUPTURA DA PAZ E ATO DE AGRESSÃO! Artigo 39º! O Conselho de Segurança determinará a existência de qualquer ameaça à paz, ruptura da paz ou ato de agressão e fará recomendações ou decidirá que medidas deverão ser tomadas de acordo com os artigos 41 e 42, a fim de manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais.!

28 Uso da força! Artigo 42º! Se o Conselho de Segurança considerar que as medidas previstas no art. 41 seriam ou demonstraram ser inadequadas, poderá levar a efeito, por meio de forças aéreas, navais ou terrestres, a ação que julgar necessária para manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais.! Tal ação poderá compreender demonstrações, bloqueios e outras operações, por parte das forças aéreas, navais ou terrestres dos membros das Nações Unidas.!

29 Medidas! Artigo 41º! O Conselho de Segurança decidirá sobre as medidas que, sem envolver o emprego de forças armadas, deverão ser tomadas para tornar efetivas as suas decisões e poderá instar os membros das Nações Unidas a aplicarem tais medidas. Estas poderão incluir a interrupção completa ou parcial das relações econômicas, dos meios de comunicação ferroviários, marítimos, aéreos, postais, telegráficos, radioelétricos, ou de outra qualquer espécie, e o rompimento das relações diplomáticas.!

30 Artigo 48º! A ação necessária ao cumprimento das decisões do Conselho de Segurança para a manutenção da paz e da segurança internacionais será levada a efeito por todos os membros das Nações Unidas ou por alguns deles, conforme seja determinado pelo Conselho de Segurança.! Essas decisões serão executadas pelos membros das Nações Unidas diretamente e mediante a sua ação nos organismos internacionais apropriados de que façam parte.!

31 Artigo 43º! 1. Todos os membros das Nações Unidas se comprometem, a fim de contribuir para a manutenção da paz e da segurança internacionais, a proporcionar ao CS, a seu pedido e em conformidade com um acordo ou acordos especiais, forças armadas, assistência e facilidades, inclusive direitos de passagem, necessários à manutenção da paz e da segurança internacionais.! 2. Tal acordo ou tais acordos determinarão o número e tipos das forças, o seu grau de preparação e a sua localização geral, bem como a natureza das facilidades e da assistência a serem proporcionadas.! 3. O acordo ou acordos serão negociados o mais cedo possível, por iniciativa do Conselho de Segurança. Serão concluídos entre o Conselho de Segurança e membros da Organização ou entre o Conselho de Segurança e grupos de membros e submetidos à ratificação, pelos Estados signatários, em conformidade com os respectivos procedimentos constitucionais.!

32 Artigo 45º! A fim de habilitar as Nações Unidas a tomar medidas militares urgentes, os membros das Nações Unidas deverão manter, imediatamente utilizáveis, contingentes das forças aéreas nacionais para a execução combinada de uma ação coercitiva internacional. A potência e o grau de preparação desses contingentes, bem como os planos de ação combinada, serão determinados pelo Conselho de Segurança com a assistência da Comissão de Estado-Maior, dentro dos limites estabelecidos no acordo ou acordos especiais a que se refere o art.43.!

33 Medidas provisórias! Artigo 40º! A fim de evitar que a situação se agrave, o Conselho de Segurança poderá, antes de fazer as recomendações ou decidir a respeito das medidas previstas no art. 39, instar as partes interessadas a aceitar as medidas provisórias que lhe pareçam necessárias ou aconselháveis. Tais medidas provisórias não prejudicarão os direitos ou pretensões nem a situação das partes interessadas. O Conselho de Segurança tomará devida nota do não cumprimento dessas medidas.!

34 Efeitos sobre terceiros! Artigo 50º! Se um Estado for objeto de medidas preventivas ou coercitivas tomadas pelo Conselho de Segurança, qualquer outro Estado, quer seja ou não membro das Nações Unidas, que enfrente dificuldades econômicas especiais resultantes da execução daquelas medidas terá o direito de consultar o Conselho de Segurança no que respeita à solução de tais dificuldades.!

35 econômicas transportes militares culturais diplomá1cas SANÇÕES INTERNACIONAIS!

36 do que uma condenação verbal do que o uso da força

37 Apenas Conselho de Segurança é autorizado expressamente a impor sanções da ONU! Organizações regionais, art. 52 CSF, implicitamente e de acordo com os objetivos e princípios da ONU! Vão do embargo econômico à interdição de participação nos Jogos Olímpicos!

38 Sanções em vigor (30/03/2017)! Pessoas físicas: 641! Entidades e grupos: 367!

39

40 Econômicas! Comerciais limitam importações provenientes de e exportações para um Estado! Podem ser gerais ou seletivas! Financeiras (Conferências de Interlaken, 1998 e 1999) :!! Congelamento de contas no exterior,!! restrição do acesso a mercados financeiros,!! interdição de empréstimos ou créditos, transferências de fundos internacionais, da venda de bens imóveis no estrangeiro ou de outras transações relativas a estes bens!

41 Militares! Restrição de armamentos e operações militares, sobretudo de treinamento! Visam diretamente aos Exércitos! Atingem o direito de defesa do Estado!

42 Diplomáticas! Limitação na concessão de vistos, exclusão ou suspensão da participação em reuniões ou instituições internacionais, retirada do pessoal diplomático, retirada da sede da representação, ruptura de relações!

43 Culturais! Restrição à participação em competições, concursos, bolsas de estudos e intercâmbio, turismo!

44 Transportes! Limitam ou impedem o deslocamento de certos indivíduos ou grupos, ou certos tipos de transporte aéreo.! Exs. interdição de circulação de aeronaves pertencentes ao Taliban ou fretadas ou exploradas por ele (Res.CS1267/1999).!

45 6 critérios de avaliação (literatura)! Razões válidas (ameaça ou ruptura da paz)! Prazo razoável e sempre temporárias! Eficácia! Endereçada aos verdadeiros destinatários, nunca à população civil! Bens visados devem estar efetivamente relacionados à ameaça, nunca humanitários! Princípios da humanidade e exigência da consciência pública (Cláusula Martens)!

46 Crítica! Tocam mais duramente a população inocente, em particular as pessoas mais vulneráveis! Agravam as disparidades na repartição de renda! Provocam o nascimento de práticas comerciais ilegais e e imorais!

Solução de controvérsias no âmbito da ONU. Medidas coercitivas, sanções e uso da força

Solução de controvérsias no âmbito da ONU. Medidas coercitivas, sanções e uso da força Solução de controvérsias no âmbito da ONU. Medidas coercitivas, sanções e uso da força NISC Aula 4 4 de abril de 2018 Conselho de Segurança Assembléia Geral Secretário- Geral da ONU Organizações regionais

Leia mais

MECANISMOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS ENTRE ESTADOS

MECANISMOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS ENTRE ESTADOS MECANISMOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS ENTRE ESTADOS Direito Internacional Público OS MECANISMOS DE SOLUÇÃO DE CONTROVÉRSIAS Meios Pacíficos Meios Diplomáticos Negociação direta Bons ofícios Mediação e

Leia mais

Prof. Daniel Sica da Cunha

Prof. Daniel Sica da Cunha Prof. Daniel Sica da Cunha Sistemas de Proteção aos Direitos Humanos Sistema global (internacional ou universal): administrado pelas Nações Unidas [Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Meios diplomáticos. Meios políticos. Meios jurisdicionais. Parte 2 Prof. Renata Menezes - Conciliação: método mais formal e solene de solução. Comissão de conciliadores (e

Leia mais

Formas de solução Tribunal Penal Internacional

Formas de solução Tribunal Penal Internacional Formas de solução Tribunal Penal Internacional CONCEITO: todo desacordo existente sobre determinado ponto de fato ou de direito, ou seja, toda oposição de interesses entre dois Estados ou Organizações

Leia mais

Conselho de Segurança, Corte Internacional de Justiça e o Direito Internacional Público. Projeto Universitários pela Paz- UFRJ e UNIC-ONU

Conselho de Segurança, Corte Internacional de Justiça e o Direito Internacional Público. Projeto Universitários pela Paz- UFRJ e UNIC-ONU Conselho de Segurança, Corte Internacional de Justiça e o Direito Internacional Público Projeto Universitários pela Paz- UFRJ e UNIC-ONU Apresentação- Resumo I- Conselho de Segurança II- Corte Internacional

Leia mais

Organização das Nações Unidas - ONU

Organização das Nações Unidas - ONU Organização das Nações Unidas - ONU Profa. Alice Rocha Contextualização Os vitoriosos da 2GM (EUA, Reino Unido, União Soviética e China) buscavam um sistema de defesa coletiva multinacional. ONU criada

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 19.841, DE 22 DE OUTUBRO DE 1945. Vide Decretos nºs 1.384, 1.516, 1.517 e 1.518, de 1995 Promulga a Carta das Nações Unidas,

Leia mais

DECRETO Nº , DE 22 DE OUTUBRO DE 1945.

DECRETO Nº , DE 22 DE OUTUBRO DE 1945. DECRETO Nº 19.841, DE 22 DE OUTUBRO DE 1945. Vide Decretos nºs 1.384, 1.516, 1.517 e 1.518, de 1995 Promulga a Carta das Nações Unidas, da qual faz parte integrante o anexo Estatuto da Corte Internacional

Leia mais

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS Preâmbulo NÓS, OS POVOS DAS NAÇÕES UNIDAS, RESOLVIDOS a preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra,que por duas vezes, no espaço da nossa vida, trouxe sofrimentos indizíveis

Leia mais

Carta das Nações Unidas

Carta das Nações Unidas Carta das Nações Unidas Nações Unidas Impresso pelo Centro de Informação da ONU para o Brasil (UNIC Rio de Janeiro) www.onu.org.br www.unicrio.org.br NOTA INTRODUTÓRIA A Carta das Nações Unidas foi assinada

Leia mais

Parte 5 Prof. Renata Menezes

Parte 5 Prof. Renata Menezes DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: O sistema das Nações Unidas. Organizações internacionais especializadas da ONU. Parte 5 Prof. Renata Menezes Veja: segundo o Estatuto,

Leia mais

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto

DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto DIREITOS HUMANOS Professor Luis Alberto Documentos do Sistema ONU, Sistema Global Geral e Especial de Proteção dos Direitos Humanos Sistema global e Regional de proteção dos Direitos Humanos 2 Compõem

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA Curso preparatório para o concurso: Polícia Rodoviária Federal Professor : Gustavo de Lima Pereira Contato: gustavo.pereira@pucrs.br AULA 2 PROTEÇÃO GLOBAL DOS DIREITOS HUMANOS

Leia mais

CONTENCIOSO INTERNACIONAL: MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS (JUDICIAIS, SEMIJUDICIAIS E DIPLOMÁTICOS). SANÇÕES, MEIOS COERCITIVOS E GUERRA.

CONTENCIOSO INTERNACIONAL: MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS (JUDICIAIS, SEMIJUDICIAIS E DIPLOMÁTICOS). SANÇÕES, MEIOS COERCITIVOS E GUERRA. CONTENCIOSO INTERNACIONAL: MEIOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS (JUDICIAIS, SEMIJUDICIAIS E DIPLOMÁTICOS). SANÇÕES, MEIOS COERCITIVOS E GUERRA. PROFA. ME. ÉRICA RIOS ERICA.CARVALHO@UCSAL.BR SISTEMA JURÍDICO DE

Leia mais

Dihn: funcionamento marcado pela tensão e a complementaridade entre os princípios do direito dos tratados, e as exigências de autonomia e de eficácia

Dihn: funcionamento marcado pela tensão e a complementaridade entre os princípios do direito dos tratados, e as exigências de autonomia e de eficácia Colcanopa! Definição! Convenção de Viena sobre direito dos tratados (1969), art. 2.1! i) organização internacional significa uma organização intergovernamental. Organização intergovernamental.! Sir Gerald

Leia mais

Manual de Negociação

Manual de Negociação Disciplina: Processo Decisório Prof. Gustavo Nogueira Manual de Negociação Organizador: Gilberto Sarfati 1º Edição 2010 Clarissa Brandão Clarissa Brandão é advogada, mestre em Direito Internacional e Integração

Leia mais

Carta das Nações Unidas

Carta das Nações Unidas A Carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, a 26 de junho de 1945, após o término da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional, entrando em vigor a 24 de Outubro daquele

Leia mais

Carta das Nações Unidas

Carta das Nações Unidas Carta das Nações Unidas NOTA INTRODUTÓRIA A Carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, a 26 de Junho de 1945, após o encerramento da Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional,

Leia mais

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS c Assinada em São Francisco, Califórnia, em 26-6-1945, entrou em vigor em 24-10-1945. No Brasil, foi aprovada pelo Dec. lei n o 7.935, de 4-9-1945, promulgada pelo Dec. n o 19.841,

Leia mais

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS ESTATUTO DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA. UNIC / Rio / Julho

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS ESTATUTO DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA. UNIC / Rio / Julho CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS E ESTATUTO DA CORTE INTERNACIONAL UNIC / Rio / 006 - Julho - 2001 DE JUSTIÇA NOTA A Carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, a 26 de junho de 1945, após o término

Leia mais

Carta. das Nações Unidas. Estatuto da Corte Internacional de Justiça

Carta. das Nações Unidas. Estatuto da Corte Internacional de Justiça Carta das Nações Unidas Estatuto da Corte Internacional de Justiça Carta das Nações Unidas Estatuto da Corte Internacional de Justiça NOTA A Carta das Nações Unidas foi assinada em São Francisco, a 26

Leia mais

Prof. Associado Wagner Menezes. Salas 21 a 24 DIP II

Prof. Associado Wagner Menezes. Salas 21 a 24 DIP II ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS TEORIA GERAL O ESTADO TORNOU-SE DEMASIADO PEQUENO PARA AS COISAS GRANDES (FERRAJOLI, LUIGI. A SOBERANIA NO MUNDO MODERNO. 2ª ED. SÃO PAULO: MARTINS FONTES, 2007, P. 50.) 1.

Leia mais

Colectânea de Direitos Humanos

Colectânea de Direitos Humanos www.portalforense.com Colectânea de Direitos Humanos Carta das Nações Unidas Declaração Universal dos Direitos do Homem Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais Convenção para

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instituições e Mecanismos. Assembleia Geral das Nações Unidas. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instituições e Mecanismos. Assembleia Geral das Nações Unidas. Profª. DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instituições e Mecanismos Assembleia Geral das Nações Unidas. Profª. Liz Rodrigues - Órgão plenário da ONU, reúne representantes de todos

Leia mais

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA

ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE DEFESA ACORDO-QUADRO ENTRE A REPÚBLICA DE CABO VERDE E A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL SOBRE

Leia mais

CARTA DO COLEGIADO MICRONACIONAL LUSÓFONO CML PREÂMBULO

CARTA DO COLEGIADO MICRONACIONAL LUSÓFONO CML PREÂMBULO CARTA DO COLEGIADO MICRONACIONAL LUSÓFONO CML PREÂMBULO EM NOME DE SEUS POVOS, AS MICRONAÇÕES REPRESENTADAS NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA INTERMICRONACIONAL DE NAÇÕES LUSÓFONAS, Convencidas que a missão histórica

Leia mais

TABELA 1 Protocolos do Mercosul

TABELA 1 Protocolos do Mercosul Protocolo Protocolo para Solução de Controvérsias Protocolo de Brasília (promulgado no Brasil pelo Decreto n. 922, publicado em 13-09-1993) Protocolo de Cooperação Jurisdicional em Matéria Civil, Comercial,

Leia mais

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS

PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS PROTEÇÃO INTERNACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS Aula 02 REALMENTE VALE TUDO EM NOME DO PODER? 1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES A construção dos direitos humanos está associada em sua origem ao reconhecimento da

Leia mais

NISC 2018 Aula 1 7/3/2018

NISC 2018 Aula 1 7/3/2018 NISC 2018 Aula 1 7/3/2018 Apresentação do programa, da bibliografia, da metodologia e da avaliação da disciplina Meios diplomáticos e jurídicos de solução de controvérsias a obrigação de negociar SOLUÇÃO

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL

DIREITO INTERNACIONAL DIREITO INTERNACIONAL Carlos Eduardo Pellegrini Professor de Pós graduação e Carreiras jurídicas Delegado de Polícia Federal Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha Direito

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO SUMÁRIO Capítulo I TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 19 1.1. Conceito. A sociedade internacional e suas características... 19 1.2. Terminologia... 21 1.3. Desenvolvimento histórico do Direito

Leia mais

ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS 1. A Antecessora da ONU Sociedade das Nações A Sociedade das Nações era também conhecida como Liga das Nações Foi idealizada a partir dos 14 Pontos de Wilson Foi criada na

Leia mais

SUMÁRIO. 3. TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL 3.1 Introdução 3.2 Competência 3.3 Composição do tribunal 3.4 Órgãos do tribunal

SUMÁRIO. 3. TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL 3.1 Introdução 3.2 Competência 3.3 Composição do tribunal 3.4 Órgãos do tribunal SUMÁRIO 1. SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO 1.1 Introdução 1.2 Coletividades estatais (Estados) 1.2.1 Reconhecimento de Estado 1.2.2 Reconhecimento de governo 1.3 Coletividades não estatais 1.3.1

Leia mais

Organizações Internacionais

Organizações Internacionais Organizações Internacionais Profa. Alice Rocha Contextualização Institucionalização do DIP Motivação dos Estados: institucionalizar o controle de determinados temas; criar instituições independentes da

Leia mais

ANEXO. Artigo 1º. c) Ilícito Aduaneiro: qualquer violação ou tentativa de violação da legislação aduaneira. Artigo 2º

ANEXO. Artigo 1º. c) Ilícito Aduaneiro: qualquer violação ou tentativa de violação da legislação aduaneira. Artigo 2º ANEXO CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO E ASSISTÊNCIA RECÍPROCA ENTRE AS ADMINISTRAÇÕES ADUANEIRAS DOS ESTADOS PARTE DO MERCOSUL E DA REPÚBLICA DO CHILE, RELATIVO À PREVENÇÃO E LUTA CONTRA ILÍCITOS ADUANEIROS Artigo

Leia mais

38/22. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz

38/22. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz 190 38 a Sessão da Assembleia Geral África e a implementação das resoluções das Nações Unidas relativas à libertação e independência da Namíbia; 6. Vê com satisfação os esforços do Comitê visando a eliminação

Leia mais

Alteração ao artigo 8.º

Alteração ao artigo 8.º Alteração ao artigo 8.º Aditar à alínea e) do n.º 2 do artigo 8.º o seguinte: (xiii) (xiv) (xv) Utilizar veneno ou armas envenenadas; Utilizar gases asfixiantes, tóxicos ou similares ou qualquer líquido,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Parte 1 Prof. Renata Menezes Guerra: nos termos da Carta das NU, meio ilícito de solução de controvérsias internacionais e não direito do Estado. Considerações importantes:.

Leia mais

36/28. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz

36/28. Ano Internacional da Juventude: Participação, Desenvolvimento e Paz VI. Resoluções adotadas sobre os relatórios do 3 o Comitê 169 organizações governamentais reconhecidas como entidades consultivas pelo Conselho Econômico e Social em resposta às solicitações do secretário-geral

Leia mais

Convenção sobre Prevenção e Repressão de Infracções contra Pessoas Gozando de Protecção Internacional, Incluindo os Agentes Diplomáticos.

Convenção sobre Prevenção e Repressão de Infracções contra Pessoas Gozando de Protecção Internacional, Incluindo os Agentes Diplomáticos. Resolução da Assembleia da República n.º 20/94 Convenção sobre Prevenção e Repressão de Crimes contra Pessoas Gozando de Protecção Internacional, Incluindo os Agentes Diplomáticos Aprova, para ratificação,

Leia mais

NISC 2017 Aula 2 29/3/2017"

NISC 2017 Aula 2 29/3/2017 NISC 2017 Aula 2 29/3/2017" Meios diplomáticos de solução de controvérsias! Negociações diretas, bons ofícios, mediação, arbitragem, inquérito internacional, conciliação internacional! Exercício: A fabricação

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instituições e Mecanismos. Corte Internacional de Justiça. Profª.

DIREITOS HUMANOS. Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instituições e Mecanismos. Corte Internacional de Justiça. Profª. DIREITOS HUMANOS Sistema Global de Proteção dos Direitos Humanos: Instituições e Mecanismos Corte Internacional de Justiça. Profª. Liz Rodrigues - A Corte Internacional de Justiça (CIJ) é o principal órgão

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL SOBRE A COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO POLICIAL

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL SOBRE A COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO POLICIAL ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL Preâmbulo SOBRE A COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO POLICIAL A República Portuguesa e a República da África do Sul, nos termos do presente Acordo

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL SOBRE A COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO POLICIAL. Preâmbulo

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL SOBRE A COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO POLICIAL. Preâmbulo Decreto n.º 23/2002 de 10 de Julho Acordo entre a República Portuguesa e a República da África do Sul sobre a Cooperação no Domínio Policial, assinado em Pretória em 22 de Abril de 2002 Considerando a

Leia mais

DECRETO Nº , DE 15 DE OUTUBRO DE 1986

DECRETO Nº , DE 15 DE OUTUBRO DE 1986 DECRETO Nº 93.413, DE 15 DE OUTUBRO DE 1986 Promulga a Convenção nº 148 sobre a Proteção dos Trabalhadores Contra os Riscos Profissionais Devidos à Contaminação do Ar, ao Ruído e às Vibrações no Local

Leia mais

Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase Solução de Litígios Internacionais e Direito Comunitário

Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase Solução de Litígios Internacionais e Direito Comunitário CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Internacional Público Mag. Federal 6ª fase Solução de Litígios Internacionais e Direito Comunitário Período 2009 2013 1) CESPE Juiz Federal TRF 2ª Região (2013)

Leia mais

CONVENÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE ESTRANGEIROS NA VIDA PÚBLICA A NÍVEL LOCAL

CONVENÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE ESTRANGEIROS NA VIDA PÚBLICA A NÍVEL LOCAL CONVENÇÃO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DE ESTRANGEIROS NA VIDA PÚBLICA A NÍVEL LOCAL Aberta à assinatura em Estrasburgo, a 5 de fevereiro de 1992 (Série de Tratados Europeus, n.º 144). Entrada em vigor na ordem

Leia mais

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111

DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO CONVENÇÃO 111 DISCRIMINAÇÃO EM MATÉRIA DE EMPREGO E PROFISSÃO DECRETO N o 62.150, DE 19 DE JANEIRO DE 1968. Promulga a Convenção nº 111 da OIT sobre discriminação em matéria de emprego e profissão. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA,

Leia mais

RECOMENDAÇÕES REUNIÃO DAS AUTORIDADES CENTRAIS E OUTROS PERITOS EM ASSISTÊNCIA JURÍDICA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL

RECOMENDAÇÕES REUNIÃO DAS AUTORIDADES CENTRAIS E OUTROS PERITOS EM ASSISTÊNCIA JURÍDICA MÚTUA EM MATÉRIA PENAL MINISTROS DA JUSTIÇA OU DOS MINISTROS OEA/Ser.K.XXXIV OU PROCURADORES GERAIS DAS AMÉRICAS PENAL/doc. 1/03 3 setembro 2003 Reunião das Autoridades Centrais e outros Peritos Original: inglês em Assistência

Leia mais

Eduardo e outros-col. Leis Especiais p Conc-v45.indd 13 25/11/ :33:53

Eduardo e outros-col. Leis Especiais p Conc-v45.indd 13 25/11/ :33:53 ... 21 I... 23 I. Direito Internacional da ONU: breve introdução... 23 II. A Declaração Universal dos Direitos Humanos: apresentação... 24 II. A Declaração Universal dos Direitos Humanos: apresentação...

Leia mais

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão

Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Prevenção da Discriminação Convenção n.º 111 da OIT, sobre a Discriminação em matéria de Emprego e Profissão Adoptada pela Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho na sua 42.ª sessão,

Leia mais

Sumário. Capítulo 2 CLASSIFICAÇÃO DOS TRATADOS

Sumário. Capítulo 2 CLASSIFICAÇÃO DOS TRATADOS Sumário ABREVIATURAS E SIGLAS USADAS INTRODUÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS TRATADOS CONCEITO DE TRATADO INTERNACIONAL 1.1 Antecedentes históricos 1.2 A Codificação do Direito dos Tratados 1.3 A Convenção

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DE CONFERÊNCIAS DIPLOMÁTICAS

MANUAL PRÁTICO DE CONFERÊNCIAS DIPLOMÁTICAS MANUAL PRÁTICO DE CONFERÊNCIAS DIPLOMÁTICAS Olá, senhores delegados. A equipe CNUOI (1945) MINIONU 15 ANOS, visando facilitar o trabalho de redação de documentos, decidiu elaborar este pequeno manual que

Leia mais

11621/02 JAC/jv DG H II PT

11621/02 JAC/jv DG H II PT CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 19 de Setembro de 2002 (OR. en) 11621/02 CATS 51 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Iniciativa do Reino da Bélgica tendo em vista a aprovação da decisão

Leia mais

CONVENÇÃO OIT Nº 148, DE 1977

CONVENÇÃO OIT Nº 148, DE 1977 CONVENÇÃO OIT Nº 148, DE 1977 CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO Convenção 148 MEIO AMBIENTE DE TRABALHO (RUÍDO E VIBRAÇÕES) A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalhoconvocada em

Leia mais

CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA

CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA CONVÊNIO DE INTEGRAÇÃO CINEMATOGRÁFICA IBERO-AMERICANA Os Estados signatários do presente Convênio, Conscientes de que a atividade cinematográfica deve contribuir para o desenvolvimento e para a identidade

Leia mais

PROTOCOLO (n. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA

PROTOCOLO (n. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA C 202/266 Jornal Oficial da União Europeia 7.6.2016 PROTOCOLO (n. o 7) RELATIVO AOS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES DA UNIÃO EUROPEIA AS ALTAS PARTES CONTRATANTES, CONSIDERANDO que, nos termos do artigo 343.

Leia mais

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DAS FINANÇAS PÚBLICAS ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE.

PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DAS FINANÇAS PÚBLICAS ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE. Decreto n.º 11/99 Protocolo de Cooperação no Domínio das Finanças Públicas entre a República Portuguesa e a República de Moçambique, assinado em Maputo aos 10 de Outubro de 1998 Nos termos da alínea c)

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS A ONU ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS Criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, surgiu para estabelecer regras de convivência e solucionar divergências entre os países de forma pacífica; Tem sede em

Leia mais

ORGA IZAÇÃO DAS AÇÕES U IDAS (Parte I)

ORGA IZAÇÃO DAS AÇÕES U IDAS (Parte I) DIREITOS HUMA OS Aula n.º 06 ORGA IZAÇÃO DAS AÇÕES U IDAS (Parte I) 1.- INTRODUÇÃO: CO TEXTO HISTÓRICO: A ONU foi fundada no dia 24 de outubro de 1945, após o encerramento da II Guerra Mundial. DOCUME

Leia mais

Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre Cooperação no Sector do Turismo

Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre Cooperação no Sector do Turismo Decreto do Governo n.º 80/84 Acordo entre o Governo da República Portuguesa e o Governo do Reino de Espanha sobre Cooperação no Sector do Turismo, bem como o seu Protocolo Adicional O Governo decreta,

Leia mais

Aula 06 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS INTERNACIONAIS

Aula 06 SOLUÇÃO DE LITÍGIOS INTERNACIONAIS Turma/Ano: Direito Internacional Público (2015) Matéria/Data: Solução de Litígios Internacionais por Meios Políticos e Jurisdicionais (09/09/15) Professor: Luiz Oliveira Castro Jungstedt Monitora: Márcia

Leia mais

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA FRANCESA RELATIVO À READMISSÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO IRREGULAR.

ACORDO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA FRANCESA RELATIVO À READMISSÃO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO IRREGULAR. Resolução da Assembleia da República n.º 15/1994 Acordo entre a República Portuguesa e a República Francesa Relativo à Readmissão de Pessoas em Situação Irregular Aprova o Acordo entre a República Portuguesa

Leia mais

PROPOSTA DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS SOBRE ASSISTÊNCIA RECÍPROCA

PROPOSTA DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS SOBRE ASSISTÊNCIA RECÍPROCA PROPOSTA DE GUIA LEGISLATIVO: ELEMENTOS BÁSICOS SOBRE ASSISTÊNCIA RECÍPROCA INTRODUÇÃO...1 1. ASSISTÊNCIA RECÍPROCA...2 1.1. Alcance...2 1.2. Disposições gerais...2 1.2.1. Inexistência de tratado ou convenção...2

Leia mais

DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO

DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO Adotada pela resolução 41/128 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 4 de dezembro de 1986. DECLARAÇÃO SOBRE O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO A Assembleia Geral,

Leia mais

MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM

MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce - FADIVALE MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2018 1 Entre em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a

Leia mais

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados.

Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Tatiana Campello Lopes Todos os Direitos Reservados. Solução de Controvérsias na Área de Propriedade Intelectual Todos os Direitos Reservados. QUANDO AS CONTROVÉRSIAS OCORREM? Numa visão bem abrangente: Quando as expectativas da contratação não prosperaram

Leia mais

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE

REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE REGULAMENTO DE MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO DE CONFLITOS DA ERSE Outubro de 2002 Recentes Recomendações da Comissão Europeia interpelam as várias entidades com competências em matéria de resolução de conflitos

Leia mais

SISTEMA CONSTITUCIONAL DAS CRISES. Profa. Me. Érica Rios

SISTEMA CONSTITUCIONAL DAS CRISES. Profa. Me. Érica Rios SISTEMA CONSTITUCIONAL DAS CRISES Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br Defesa do Estado? A defesa do Estado não tem mais a conotação que tinha na ditadura militar. A associação com as Forças Armadas

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Parte 2 Prof. Renata Menezes Força: qualquer meio de agressão art. 1º, Resolução 3.314 da AGNU: Agressão é o uso da força armada por um Estado contra a soberania, integridade

Leia mais

O Governo Português e o Conselho da Europa:

O Governo Português e o Conselho da Europa: Resolução da Assembleia da República n.º 21/96 Acordo Suplementar ao Acordo Geral sobre Privilégios e Imunidades do Conselho da Europa, concluído entre Portugal e o Conselho da Europa, referente ao Centro

Leia mais

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II)

PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) PROTOCOLO DE MONTEVIDÉU SOBRE COMPROMISSO COM A DEMOCRACIA NO MERCOSUL (USHUAIA II) A República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai, a República Oriental do Uruguai, Estados

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: O sistema das Nações Unidas. Organizações internacionais especializadas da ONU. Parte 3 Prof. Renata Menezes - Órgãos da ONU: a)

Leia mais

Decreto-Lei n.º 228/2000, de 23 de setembro

Decreto-Lei n.º 228/2000, de 23 de setembro Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República. Decreto-Lei n.º 228/2000, de 23 de setembro (com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 211-A/2008, de 3 de novembro, pelo

Leia mais

BRI 010 Regimes e OIs

BRI 010 Regimes e OIs BRI 010 Regimes e OIs Regimes Internacionais e Segurança e a OTAN Janina Onuki IRI/USP janonuki@usp.br 9 de maio de 2014 Segurança Internacional Estudos na área de segurança: Segurança internacional Defesa

Leia mais

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS POLÍTICA DE NEGOCIAÇÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS Documento revisado em 12 de outubro de 2016 1 Visão geral 1.1 Esta política de negociação de valores mobiliários (Política) se aplica a todos os diretores,

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: Organizações Internacionais e Coletividades não Estatais. Capacidade jurídica e de ação. O sistema da Sociedade das Nações. Parte

Leia mais

Lei nº 75/ Secção II

Lei nº 75/ Secção II Lei nº 75/2013 - Secção II Assembleia de freguesia SUBSECÇÃO I Competências Artigo 8.º Natureza das competências Sem prejuízo das demais competências legais e de acordo com o disposto no artigo 3.º, a

Leia mais

CONVENÇÃO N.º 151 CONVENÇÃO RELATIVA À PROTECÇÃO DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E AOS PROCESSOS DE FIXAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FUNÇÃO PÚBLICA.

CONVENÇÃO N.º 151 CONVENÇÃO RELATIVA À PROTECÇÃO DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E AOS PROCESSOS DE FIXAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FUNÇÃO PÚBLICA. CONVENÇÃO N.º 151 CONVENÇÃO RELATIVA À PROTECÇÃO DO DIREITO DE ORGANIZAÇÃO E AOS PROCESSOS DE FIXAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA FUNÇÃO PÚBLICA. A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho:

Leia mais

ACORDO CULTURAL ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA SOCIALISTA DO SRI LANKA

ACORDO CULTURAL ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA SOCIALISTA DO SRI LANKA Decreto n.º 1/2000 Acordo Cultural entre a República Portuguesa e a República Democrática Socialista do Sri Lanka, assinado em Lisboa em 19 de Fevereiro de 1999 Nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo

Leia mais

BASE JURÍDICA DESCRIÇÃO

BASE JURÍDICA DESCRIÇÃO PROCESSOS DE DECISÃO INTERGOVERNAMENTAL Na Política Externa e de Segurança Comum, bem como em vários outros domínios, tais como a cooperação reforçada, determinadas nomeações e a revisão de tratados, o

Leia mais

Solução Pacífica de Litígios internacionais

Solução Pacífica de Litígios internacionais BuscaLegis.ccj.ufsc.br EDER MENEZES Solução Pacífica de Litígios internacionais Trabalho solicitado pelo professor Nelson Passos, da disciplina de Direito aplicado ao Turismo. FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE

Leia mais

43 a sessão plenária. 3 de novembro de A Assembleia Geral,

43 a sessão plenária. 3 de novembro de A Assembleia Geral, VI. Resoluções adotadas sobre os relatórios do 3 o Comitê 135 1. Convida os Estados-membros e comissões regionais que ainda não o tiverem feito, com base na resolução 32/135 da Assembleia Geral, a comentar

Leia mais

Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa

Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa Estatutos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa Página 1/9 Artigo 1 Denominação A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, doravante designada por CPLP, é o foro multilateral privilegiado para

Leia mais

CONVENÇÃO OIT Nº 147, DE 1976

CONVENÇÃO OIT Nº 147, DE 1976 CONVENÇÃO OIT Nº 147, DE 1976 Convenção Relativa às Normas Mínimas a Observar nos Navios Mercantes A Conferência Geral da Organização Internacional do Trabalho: Convocada para Genebra pelo Conselho de

Leia mais

CONVENÇÃO RELATIVA AO DIREITO INTERNACIONAL DE RETIFICAÇÃO

CONVENÇÃO RELATIVA AO DIREITO INTERNACIONAL DE RETIFICAÇÃO CONVENÇÃO RELATIVA AO DIREITO INTERNACIONAL DE RETIFICAÇÃO Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na sua resolução 630 (VII), de 16 de dezembro de 1952. Entrada em vigor na ordem jurídica internacional:

Leia mais

PROTOCOLO ADICIONAL AO TRATADO CONSTITUTIVO DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ (CGG) RELATIVO AO MECANISMO ARBITRAL AD HOC

PROTOCOLO ADICIONAL AO TRATADO CONSTITUTIVO DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ (CGG) RELATIVO AO MECANISMO ARBITRAL AD HOC PROTOCOLO ADICIONAL AO TRATADO CONSTITUTIVO DA COMISSÃO DO GOLFO DA GUINÉ (CGG) RELATIVO AO MECANISMO ARBITRAL AD HOC PREÂMBULO Considerando a Carta das Nações Unidas e o Estatuto do Tribunal Internacional

Leia mais

CONVENÇÃO, ESTABELECIDA COM BASE NO ARTIGO K.3 DO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA, RELATIVA À PROTECÇÃO DOS INTERESSES FINANCEIROS DAS COMUNIDADES

CONVENÇÃO, ESTABELECIDA COM BASE NO ARTIGO K.3 DO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA, RELATIVA À PROTECÇÃO DOS INTERESSES FINANCEIROS DAS COMUNIDADES CONVENÇÃO, ESTABELECIDA COM BASE NO ARTIGO K.3 DO TRATADO DA UNIÃO EUROPEIA, RELATIVA À PROTECÇÃO DOS INTERESSES FINANCEIROS DAS COMUNIDADES As Altas Partes Contratantes na presente Convenção, Estados

Leia mais

Direito internacional público. Aula 8 Direito dos tratados Convenção de Viena de 1969

Direito internacional público. Aula 8 Direito dos tratados Convenção de Viena de 1969 Direito internacional público Aula 8 Direito dos tratados Convenção de Viena de 1969 Convenção de Viena, 1969 Preâmbulo Parte 1 (arts. 1º a 5º): Introdução Parte 2 (arts. 6º a 25): Conclusão e entrada

Leia mais

Direito Internacional Público. D. Freire e Almeida

Direito Internacional Público. D. Freire e Almeida Direito Internacional Público 2011 D. Freire e Almeida Conflitos Internacionais A Corte de Haia, define um conflito como sendo todo desacordo sobre certo ponto de direito ou de fato; toda contradição ou

Leia mais

Direito Internacional Público

Direito Internacional Público 128 - MEIOS POLÍTICOS - ATUAÇÃO da ONU ASSEMBLÉIA GERAL CONSELHO DE SEGURANÇA DEVE SER UTILIZADA APENAS CONFLITOS GRAVES AMEAÇA A PAZ 129 - MEIOS POLÍTICOS - ATUAÇÃO da ONU PROVOCADA PELOS LITIGANTES OU

Leia mais

Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional

Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional Página1 Código de Ética e Padrões de Conduta Profissional RAPIER Investimentos Este manual estabelece princípios e regras de conduta aplicáveis a todos colaboradores da RAPIER Investimentos LTDA ( RAPIER

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Condições da ação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 27/03/2018). Condições da ação. Atualmente com o novo CPC são consideradas condições da ação legitimidade de parte

Leia mais

Decreto n.º 98/77 Acordo Comercial e de Cooperação Económica, Industrial e Técnica entre o Governo de Portugal e o Governo da Índia

Decreto n.º 98/77 Acordo Comercial e de Cooperação Económica, Industrial e Técnica entre o Governo de Portugal e o Governo da Índia Decreto n.º 98/77 Acordo Comercial e de Cooperação Económica, Industrial e Técnica entre o Governo de Portugal e o Governo da Índia O Governo decreta, nos termos da alínea c) do artigo 200.º da Constituição,

Leia mais