ACUPUNTURA E SUAS APLICAÇÕES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACUPUNTURA E SUAS APLICAÇÕES"

Transcrição

1 ACUPUNTURA E SUAS APLICAÇÕES Vicente Pereira Guimarães I - ACUPUNTURA No Oriente não existe a palavra ACUPUNTURA, mas sim, ACUPUNTURA e MOXABUSTÃO, que é uma parte da Medicina Oriental. Esta Medicina milenar envolve medicamentos de origem vegetal, animal e mineral, Acupuntura e Moxabustão, alimentação natural, exercícios energéticos, massagem corretiva e estabilização psíquica. A ACUPUNTURA e MOXABUSTÃO é um recurso terapêutico baseado em equilibrar energeticamente o paciente estimulando pontos e meridianos do corpo, aplicando os princípios da Filosofia Oriental. Tais estímulos podem ser os dedos, agulha, moxa, eletricidade, magnetismo, música, injeção, ultra-som, passes, laser, ativadores de acetil colinesterase (Cloreto de Césio, Cloreto de Lítio, Uréia, Carbonato de Lítio, etc), martelo de pontas, escova de dente, carretilhas, espátulas ou lixas. Portanto, ACUPUNTURA e MOXABUSTÃO não consistem apenas na inserção de agulhas e nem representa toda a Medicina Oriental. Existem várias modalidades de ACUPUNTURA, sendo que a mais tradicional é a ACUPUNTURA SISTÊMICA. Entretanto, estão muito divulgados ultimamente os chamados microsistemas que englobam a utilização da orelha, nariz, face, couro cabeludo, mão, pé, íris ou dentes. II - SURGIMENTO DA ACUPUNTURA A ACUPUNTURA, como parte da Medicina Oriental é uma das formas terapêuticas mais antigas do nosso planeta. Os MAIAS já conheciam a circulação de energia nos meridianos. Os índios brasileiros, intuitivamente, estimulam regiões do corpo com instrumentos pontiagudos. No entanto, os chineses realmente sistematizaram o assunto, preservaram e divulgaram-no até o século XX. O Livro NEI KING, escrito pelo Imperador HUAN, data de milênios antes da era Cristã. O Nei King é o Tratado de Medicina Interna mais antigo da História da civilização humana. Todos os conhecimentos nele incluídos são válidos ainda em nossa época. Todos os pontos e meridianos descritos nessa obra monumental apresentam comprovações anatomofisiológicas, eletrônicas, fotográficas e inclusive, rádios-isotópicas.

2 III - A ACUPUNTURA NÃO É UMA TERAPIA ALTERNATIVA ISOLADA Entre as Terapias Alternativas a ACUPUNTURA não está isolada. Todos os pontos inventados pelas outras disciplinas já eram conhecidos pelos Chineses a milhares de anos. Os pontos motores dos Fisioterapeutas, os pontos de WEIHE dos Homeopatas, os pontos eletropermeáveis de NAKATANI, são todos pontos de ACUPUNTURA. Os pontos, meridianos e os princípios da Medicina Oriental são usados pela Cinesiologia Aplicada e pela Biocibernética Bucal. O estímulo dos pontos pela injeção que já vinham sendo usado pelos UROLOGISTAS para cólicas nefréticas, a eletroanalgesia com estimuladores transcutâneos (TENS) nada mais é do que a eletroestimulação dos pontos de ACUPUNTURA. IV - ATUAÇÃO DA ACUPUNTURA Pode ser explicada de várias formas. A teoria mais antiga e provavelmente a mais válida e mais completa é a TEORIA ENERGÉTICA. A energia circula no corpo nas vinte e quatro horas por todos o meridianos, órgãos, vísceras e tecidos. Quando a ENERGIA circula fluentemente e a proporção entre os componentes YIN e YANG está equilibrada, o ser vivo está com SAÚDE. Havendo qualquer obstáculo à livre circulação da energia ou desequilíbrio entre YIN e YANG o ser vivo não está com saúde, embora não necessariamente manifeste sinais ou sintomas de DOENÇA. O estímulo dos pontos e meridianos visa estabelecer o EQUILÍBRIO ENERGÉTICO e a SAÚDE. Como tal, o desequilíbrio energético, precede a doença, e a ACUPUNTURA é uma medicina PREVENTIVA E CURATIVA. De acordo com o Livro NEI KING, o tratamento pela ACUPUNTURA foi classificado em três níveis: o PEQUENO OPERÁRIO que trata apenas os sintomas; o MÉDIO OPERÁRIO que trata os sintomas e parte geral do paciente; e o GRANDE OPERÁRIO que trata os sintomas, cuida globalmente do paciente e PREVÊ e PREVINE futuras doenças. V - OUTRAS TEORIAS Existem ainda as teorias NEUROFISIOLÓGICAS, mais aceitas pelos médicos. Uma delas é a teoria do PORTÃO ou COMPETIÇÃO, utilizada e explicada pelos ANESTESIOLOGISTAS que afirmam que os estímulos dolorosos são transmitidos por fibras finas, amielínicas e de baixa velocidade de condução. E que os estímulos provenientes dos pontos de ACUPUNTURA são transmitidos por fibras nervosas grossas mielinizadas e de alta velocidade

3 de condução. Estimulando-se os pontos de ACUPUNTURA situados no mesmo metâmero ou metâmero vizinho à região afetada, ocorrerá uma competição entre os impulsos dolorosos e os impulsos dos pontos de ACUPUNTURA, em vários níveis, tais como: medula, tronco cerebral, tálamo e córtex cerebral, predominando os impulsos dos pontos, fazendo uma modulação parcial ou total da dor. Entretanto, é bom salientar que há tratamento dentro da ACUPUNTURA onde os pontos selecionados NADA têm a ver com metâmeros afetados pela dor. De acordo com dados comprovados e indiscutíveis, outra explicação, é de que com o estímulo do ponto de ACUPUNTURA haverá liberação das ENDORFINAS no núcleo caudado, no líquido céfalo-raquidiano e etc, - ENDORFINAS são substâncias semelhantes à MORFINA, porém, com efeito analgésico CEM vezes mais potente - o que talvez explique os efeitos analgésicos e psíquicos da ACUPUNTURA. Os estímulos dos pontos são realmente prolongados em anestesia por ACUPUNTURA, porém, nas sessões de tratamento isto não costuma ocorrer, pois, a estimulação é menor. VI - OS MERIDIANOS Segundo Félix Mann, de acordo com a ACUPUNTURA TRADICIONAL, existem doze órgãos e doze funções corporais de alta importância no organismo humano, responsáveis pela circulação de energia, sangues, nutrientes e elementos de defesa. Em conjunto, órgão e funções, recebem o nome de MERIDIANOS, classificados da seguinte forma: A - MERIDIANOS SUPERIORES DE YIN OU YIN DA MÃO - saem do tórax e vão à extremidade dos dedos da mão. E são eles: a) Meridiano do PULMÃO - 11 pontos; b) Meridiano da CIRCULÇÃO-SEXO ou PERICÁRDIO - 9 pontos; c) Meridiano do CORAÇÃO - 9 pontos. B - MERIDIANOS SUPERIORES DE YANG OU YANG DA MÃO - saem das extremidades dos dedos da mão e vão ao tórax. E são eles: a) Meridiano do INTESTINO GROSSO - 20 pontos; b) Meridiano do TRIPLO AQUECEDOR - 23 pontos; c) Meridiano do INTESTINO DELGADO -19 pontos.

4 C - MERIDIANOS INFERIORES DE YIN OU YIN DA PERNA - saem das extremidades dos dedos dos pés e vão ao tórax. E são eles: a) Meridiano do BAÇO-PÂNCREAS - 21 pontos; b) Meridiano do FÍGADO - 14 pontos; c) Meridiano dos RINS - 27 pontos. D- MERIDIANOS INFERIORES DE YANG OU YANG DA PERNA - saem da cabeça e vão às extremidades dos dedos dos pés. E são eles: a) Meridiano do ESTÔMAGO - 45 pontos; b) Meridiano da VESÍCULA BILIAR - 44 pontos; c) Meridiano da BEXIGA - 67 pontos. E - MERIDIANOS COMPLEMENTARES: a) Meridiano VASO DA CONCEPÇÃO - 24 pontos; b) Meridiano VASO GOVERNADOR - 27 pontos. VII - PONTOS DE ACUPUNTURA Os pontos de ACUPUNTURA estão situados sobre agrupamentos de terminações nervosas ou sobre nervos, conforme comprovam pesquisas modernas, ou seja, os estímulos dos pontos por fibras mielinizadas. Todos os pontos de ACUPUNTURA apresentam baixa impedância elétrica em relação à pele vizinha e, segundo pesquisadores, este fenômeno persiste mesmo em cadáver após seis meses de formalização. Os pontos pertencentes ao mesmo meridiano apresentam menor resistência elétrica entre si em relação aos pontos de outros meridianos. Em fotografia KIRLIAN, existe maior campo energético nos pontos de ACUPUNTURA. Estimulando-se os pontos, obtêmse efeitos simpaticomiméticos ou parassimpaticomiméticos, dependendo do ponto e do tipo de estímulo aplicado. Segundo os antigos Chineses, nos meridianos circulam energia, conforme vimos nas teorias que explicam a atuação da ACUPUNTURA. VIII - EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO DOS PONTOS Os efeitos em geral podem ser classificados como: locais, meridionais ou metaméricos, regionais, gerais ou especiais. Tais efeitos significam que cada ponto tem ação sobre a área em volta de si, age indiretamente ao longo de todos os pontos do meridiano, age sobre os órgãos e vísceras ligados ao meridiano, age sobre o metâmero onde está localizado, além dos efeitos regionais, especiais ou gerais.

5 IX - SELEÇÃO DOS PONTOS DE ACUPUNTURA PARA TRATAMENTO De acordo com a conduta de cada terapeuta e das necessidades do SER em tratamento, detectadas através da ANAMNES, EXAME FÍSICO, ANÁLISE DO PULSO RADIAL, ESTUDO DA IMPEDÂNCIA ELÉTRICA dos meridianos, existem vários métodos para seleção dos pontos para tratamento. Esses pontos podem ser: a) Locais; b) Locais e distantes; c) Meridionais; e etc. X - DOENÇAS QUE PODEM SER TRATADAS PELA ACUPUNTURA Teoricamente, todas as doenças podem ser prevenidas e tratadas pela ACUPUNTURA. Depende dos conhecimentos e limitações do terapeuta, da aceitação e cooperação do paciente. Na prática, devemos indicá-la criteriosamente. Suas indicações mais freqüentes tem sido para SÍNDROMES DOLOROSAS provenientes de lombalgias, cérvico-braquialgias, artroses do ombro, enxaquecas e sinusites. Durante a minha experiência na prática com ACUPUNTURA posso afirmar que consegui resultados favoráveis em: 90 % das lombalgias, 70 % das enureses noturnas, 70 % das labirintites, 80 % das cólicas renais, 60 % das enxaquecas, 95 % das insônias, 80 % dos STRESSES, além de resultados formidáveis no que se refere à libido (interesse sexual). A ACUPUNTURA é utilizada ainda em: Anestesia, estética facial e corporal, em pediatria, e no auxílio e/ou tratamento dos vícios. XI - VANTAGENS DA ACUPUNTURA Tom Sintan Wen, enumera várias vantagens da aplicação da Acupuntura entre as quais destacamos três delas: 1 - É útil em qualquer doença, não importando a sua localização, oferecendo auxílio em todas as faixas etárias independentemente do sexo e ser facilmente associada a outras terapêuticas; 2 - A Acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sanguínea e energética, aumentando a resistência orgânica; 3 - A Acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas uma eficiente esterilização das agulhas e/ou uso de material individual e um bom nível de conhecimento técnico do terapeuta.

6 XII - A ENFERMAGEM E A ACUPUNTURA A Acupuntura é uma ESPECIALIDADE da Enfermagem, estabelecida e reconhecida através da Resolução COFEN - 197, de 19/03/97. XIII - BIBLIOGRAFIAS KWANG, WU TU. - ACUPUNTURA E MOXABUSTÃO mimiógrafo. CEATA, 1986, São Paulo. MANN, FELIX. - ACUPUNTURA - A Antiga Arte Chinesa de Curar. Hemus Editora Ltda. 1982, São Paulo. THE ACADEMY OF TRADITIONAL CHINESE MEDICINE - An Outline of Chinese Acupunture. - Foreign Languages Press. 1975, Peking. SANTOS, EDINEI DOS. - FUNDAMENTOS ESSENCIAIS DA ACUPUNTURA CHINESA. Ìcone Editora São Paulo. WEN, TOM SINTAN. - ACUPUNTURA CLÁSSICA CHINESA. Editora Cultrix, 10ª Ed. 1985, São Paulo.

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

Grade Curricular Formação de Especialista em Acupuntura

Grade Curricular Formação de Especialista em Acupuntura Grade Curricular Formação de Especialista em Acupuntura O IPGU- Unisaúde é uma instituição que ministra cursos nas diversas áreas da saúde, sendo o curso de Acupuntura seu cartão de visitas. Desde 1992,

Leia mais

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi

Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue. Mantido vivo pela eletricidade,

Leia mais

Medicina Tradicional Chinesa

Medicina Tradicional Chinesa Medicina Tradicional Chinesa Os Chineses acreditam que a vida e a saúde estão relacionadas diretamente ao fluxo de energia pelo corpo: "CHI". A doença se manifesta quando a energia é bloqueada. A MTC se

Leia mais

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA

CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA CURSO PRÉ PROVA DE TITULO DE ESPECIALISTA EM ACUPUNTURA Curso aberto também para quem deseja apenas realizar uma reciclagem de conhecimentos em Acupuntura TEMA CONTEÚDO MINISTRANTE DATA HORÁRIO Estudo

Leia mais

Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015

Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015 Programação das atividades de Qigong-Saúde 2015 4ª#Visita#dos#Técnicos#da#CHQA#ao#Brasil# 26#e#27#de#Setembro#no#RIO#DE#JANEIRO# 28,#29#e#30#de#Setembro#em#SÃO#PAULO# 2,#3#e#4#de#Outubro#em#PORTO#ALEGRE#

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2

Homeopatia. Copyrights - Movimento Nacional de Valorização e Divulgação da Homeopatia mnvdh@terra.com.br 2 Homeopatia A Homeopatia é um sistema terapêutico baseado no princípio dos semelhantes (princípio parecido com o das vacinas) que cuida e trata de vários tipos de organismos (homem, animais e plantas) usando

Leia mais

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

ANATOMIA HUMANA. Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto ANATOMIA HUMANA Faculdade Anísio Teixeira Curso de Férias Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Tecido Nervoso Compreende basicamente dois tipos celulares Neurônios unidade estrutural e funcional

Leia mais

Sistema Muscular. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana

Sistema Muscular. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana Os ossos e as articulações fornecem a estrutura e o suporte do corpo humano mas, por si só, não conseguem mover o corpo. O movimento depende do sistema muscular e, é conseguido pela contracção e relaxamento

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

Núcleo de Ensino em saúde www.sogab.com.br Escola de Massoterapia APOSTILA DE POMPAGEM. Pompagem

Núcleo de Ensino em saúde www.sogab.com.br Escola de Massoterapia APOSTILA DE POMPAGEM. Pompagem Pompagem Dentre as várias técnicas da terapia manual, a Pompagem é uma das mais simples de ser aplicada e traz benefícios aos pacientes quase de imediato. Foi desenvolvida por um osteopata Norte-Americano

Leia mais

Inicio: 30/31 de maio de 2015 VIDA E BEM ESTAR NA TERCEIRA IDADE Ter qualidade de vida e bem estar na terceira idade depende de vários fatores, mas principalmente da forma como nos percebemos em cada fase

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA. Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N.

NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA. Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N. NOÇÕES BÁSICAS DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA E ACUPUNTURA Acupuntura Uma especialidade Farmacêutica - Resolução CFF N. 353 23/08/2000 Edson João Garcia Fevereiro/2015 MTC MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Leia mais

- Massagem Terapêutica Ayurvédica (Método Kusum Modak Massagem completa ao corpo)

- Massagem Terapêutica Ayurvédica (Método Kusum Modak Massagem completa ao corpo) Apresentação Marta Grabit - Terapêuta de Ayurvédica com a categoria de Massagista Ayurvédica Terapêutica. Com formação pelo IMT Instituto de Medicina Tradicional, nota final de 17 valores certificada pela

Leia mais

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes

Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Saiba quais são os diferentes tipos de diabetes Diabetes é uma doença ocasionada pela total falta de produção de insulina pelo pâncreas ou pela quantidade insuficiente da substância no corpo. A insulina

Leia mais

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma:

IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS. Aluno(a): Turma: IESA-ESTUDO DIRIGIDO 1º SEMESTRE 8º ANO - MANHÃ E TARDE- DISCIPLINA: CIÊNCIAS PROFESSORAS: CELIDE E IGNÊS Aluno(a): Turma: Querido (a) aluno (a), Este estudo dirigido foi realizado para que você revise

Leia mais

Valências Análises Clínicas

Valências Análises Clínicas Análises Clínicas Consultas de várias especialidades Médicas Consultas de várias especialidades de Medicina Complementar Consultas de Nutrição e Dietética Consultas de Psicologia Clínica e Psicopedagogia

Leia mais

Linfomas. Claudia witzel

Linfomas. Claudia witzel Linfomas Claudia witzel Pode ser definido como um grupo de diversas doenças neoplásicas : Do sistema linfático Sistema linfóide Que tem origem da proliferação de linfócitos B ou T em qualquer um de seus

Leia mais

Curso de Especialização de Medicina Chinesa 2011-2012

Curso de Especialização de Medicina Chinesa 2011-2012 Curso de Especialização de Medicina Chinesa 2011-2012 A Medicina Chinesa A Medicina Chinesa é uma arte terapêutica milenar. Através de massagem terapêutica (Tuina), agulhas (Acupunctura), plantas, minerais

Leia mais

CURSO. ACUPUnTURA CLINICA

CURSO. ACUPUnTURA CLINICA CURSO ACUPUnTURA CLINICA INTRODUÇÃO A acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa, que consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. De acordo

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão

NOSSA SAÚDE. Ministério da Educação e Cultura. Com o apoio do povo do Japão A HIGIENE E A NOSSA SAÚDE Ministério da Educação e Cultura Com o apoio do povo do Japão O QUE SÃO CUIDADOS DE HIGIENE? É tudo o que fazemos para cuidar da limpeza do nosso corpo, como tomar banho, lavar

Leia mais

Condutas fisioterapêuticas em câncer de mama: quais os prós e contras? Ms. FABIANA DA SILVEIRA BIANCHI PEREZ fabianasbp@hotmail.

Condutas fisioterapêuticas em câncer de mama: quais os prós e contras? Ms. FABIANA DA SILVEIRA BIANCHI PEREZ fabianasbp@hotmail. Condutas fisioterapêuticas em câncer de mama: quais os prós e contras? Ms. FABIANA DA SILVEIRA BIANCHI PEREZ fabianasbp@hotmail.com DOR NO CÂNCER EXPERIÊNCIA SENSITIVA EMOCIONAL DESAGRADÁVEL DANO TECIDUAL

Leia mais

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento

Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento Conteúdo do curso de pedras quentes na Bergqvist Massagem e Treinamento O que são pedras quentes? A massagem com pedras quentes é muito utilizada em terapias naturais ou complementares, como em consultórios

Leia mais

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA)

CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) CIRURGIA DO NARIZ (RINOPLASTIA) Anualmente milhares de pessoas se submetem a rinoplastia. Algumas destas pessoas estão insatisfeitas com a aparência de seus narizes há muito tempo; outras não estão contentes

Leia mais

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata

O Câncer de Próstata. O que é a Próstata O Câncer de Próstata O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum no sexo masculino, acometendo um em cada seis homens. Se descoberto no início, as chances de cura são de 95%. O que é a Próstata A

Leia mais

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos

C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos C u r s o d e Dr. Alex da Silva Santos 1 Dr Alex da Silva Santos Diretor do Centro Brasileiro de Acupuntura Clínica e Medicina Chinesa www.centrobrasileiro.com.br Dr Alex da Silva Santos O Dr. Alex da

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna

SISTEMA NERVOSO. Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO Professora: Daniela Carrogi Vianna SISTEMA NERVOSO O sistema Nervoso é um todo. Sua divisão em partes tem um significado exclusivamente didático, pois as várias partes estão intimamente

Leia mais

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA

AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA AULACRÂNIO-ACUPUNTURA CHINESA NEUROANATOMIA CRÂNIO-ACUPUNTURA É UM MICROSSISTEMA DA ACUPUNTURA QUE TRATA DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS E/OU DISTÚRBIOS ASSOCIADOS À ELES, ATRAVÉS DO ESTÍMULO DE DETERMINADAS ZONAS

Leia mais

Tipos de tumores cerebrais

Tipos de tumores cerebrais Tumores Cerebrais: entenda mais sobre os sintomas e tratamentos Os doutores Calil Darzé Neto e Rodrigo Adry explicam sobre os tipos de tumores cerebrais. CONTEÚDO HOMOLOGADO "Os tumores cerebrais, originados

Leia mais

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras?

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras Professora: Debora Clinicamente é a aplicação de termoterapia, usando-se pedras aquecidas de efeito permanente e alternando com pedras extremamente frias.

Leia mais

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes

Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Veículo: Jornal da Comunidade Data: 24 a 30/07/2010 Seção: Comunidade Vip Pág.: 4 Assunto: Diabetes Uma vida normal com diabetes Obesidade, histórico familiar e sedentarismo são alguns dos principais fatores

Leia mais

Curso de Formação dos chakras

Curso de Formação dos chakras Conceitos relacionais Curso de Formação dos chakras Akhenaton, Unipessoal Lda Formador: Valdemar Pedro 2012 Objetivos Gerais 2ª Sessão Modulo I No final Os formandos deverão estar dotados, com conhecimentos

Leia mais

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas

ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas ESCOLIOSE Lombar: Sintomas e dores nas costas O que é escoliose? É um desvio látero-lateral que acomete acoluna vertebral. Esta, quando olhada de frente, possui aparência reta em pessoas saudáveis. Ao

Leia mais

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM

FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO. Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM FIBROMIALGIA EXERCÍCIO FÍSICO: ESSENCIAL AO TRATAMENTO Maj. Carlos Eugenio Parolini médico do NAIS do 37 BPM A FIBROMIALGIA consiste numa síndrome - conjunto de sinais e sintomas - com manifestações de

Leia mais

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações

Microssistemas da Acupuntura: Teorias, Relações e Aplicações CIEFATO - Centro Internacional de Estudos de Fisioterapia, e Terapias Orientais ssistemas da : Teorias, Relações e Aplicações Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho, FT, Ac Fisioterapeuta, Doutorando da

Leia mais

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptores sensoriais transmitem os estímulos ao encéfalo através de

As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptores sensoriais transmitem os estímulos ao encéfalo através de 1 As informações provenientes do meio são chamadas de estímulos sensoriais. Os receptores sensoriais transmitem os estímulos ao encéfalo através de impulso nervoso. 2 As informações acerca do ambiente,

Leia mais

POTENCIAL ELÉTRICO. alvaro.unespbauru@hotmail.com

POTENCIAL ELÉTRICO. alvaro.unespbauru@hotmail.com POTENCIAL ELÉTRICO alvaro.unespbauru@hotmail.com Potenciais elétricos Potencial de membrana: é a diferença de potencial elétrico, em Volts (V), gerada a partir de um gradiente eletroquímico através de

Leia mais

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO

TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO TODAS AS COISAS TÊM SEU TEMPO. SALOMÃO Fertilidade Natural: Reflexologia e Shiatsu CAPÍTULO 13 Reflexologia e Shiatsu O TOQUE DA FILOSOFIA ORIENTAL O indivíduo nasce, cresce, pode ser chamado de Maria,

Leia mais

TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS

TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS O tecido muscular é formado por células alongadas ricas em filamentos (miofibrilas), denominadas fibras musculares. Essas células tem origem mesodérmica e são muito especializadas

Leia mais

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente

Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente Antes de imprimir este material, considere a possibilidade de apreciá-lo no computador ou leitor de textos. Preserve o meio ambiente SHEN LONG Curso de ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA = ZANG FU = Coordenador

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

TECIDOS. 1º ano Pró Madá

TECIDOS. 1º ano Pró Madá TECIDOS 1º ano Pró Madá CARACTERÍSTICAS GERAIS Nos animais vertebrados há quatro grandes grupos de tecidos: o muscular, o nervoso, o conjuntivo(abrangendo também os tecidos ósseo, cartilaginoso e sanguíneo)

Leia mais

Fernando Rebelo Costa Psicólogo, Coach de Saúde Integral e Terapeuta Ayurvédico

Fernando Rebelo Costa Psicólogo, Coach de Saúde Integral e Terapeuta Ayurvédico Fernando Rebelo Costa Psicólogo, Coach de Saúde Integral e Terapeuta Ayurvédico STED COUNCIL OF INDIA Kerala Índia em MASSAGEM AYURVÉDICA & PANCHAKARMA THERAPY INTENATIONAL ACADEMY OF AYURVEDA Pune - Índia

Leia mais

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos.

( ) Falta de vitamina D. Dificuldades em absorver o cálcio, provocando problemas para a calcificação dos ossos. NOME: ANO: 8º ENSINO: FUNDAMENTAL I TURMA: DATA: / / PROF(ª).:Sandra Medeiros ATIVIDADE DIAGNÓSTICA DE CIÊNCIAS 1. Questão Estabeleça relação entre as colunas. (a) Beribéri ( ) Falta de vitamina D. Dificuldades

Leia mais

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox

TABAGISMO. O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox Informativo Semanal O tema deste informe foi sugerido pelo Laboratorista Edmund Cox O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo.

Leia mais

Qigong Saúde. PALESTRA, WORKSHOP E CURSO promovidos pela: Chinese Health Qigong Association. Apoio: Confederação Brasileira de Kungfu Wushu CBKW

Qigong Saúde. PALESTRA, WORKSHOP E CURSO promovidos pela: Chinese Health Qigong Association. Apoio: Confederação Brasileira de Kungfu Wushu CBKW Qigong Saúde PALESTRA, WORKSHOP E CURSO promovidos pela: Chinese Health Qigong Association Apoio: Confederação Brasileira de Kungfu Wushu CBKW Faculdade de Educação Física da Univ. de Campinas, SP FEF

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE PALOTINA HOSPITAL VETERINÁRIO RELATÓRIO DE EXAME NECROSCÓPICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE PALOTINA HOSPITAL VETERINÁRIO RELATÓRIO DE EXAME NECROSCÓPICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS DE PALOTINA HOSPITAL VETERINÁRIO RELATÓRIO DE EXAME NECROSCÓPICO Identificação do animal Nome/número RG do HV Espécie: Raça: Idade: Sexo: Peso: Cor: Data e hora do

Leia mais

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação

Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação QUÍMICA DO SONO Todos sabemos a importância de uma boa noite de sono. O que nem todos sabem é que alternância entre o dormir e estar acordado resulta da ação combinada de diversas substâncias químicas

Leia mais

MICROSSISTEMAS: DENTE, OLHO, NARIZ, PÊNIS E SUAS UTILIZAÇÕES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA.

MICROSSISTEMAS: DENTE, OLHO, NARIZ, PÊNIS E SUAS UTILIZAÇÕES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. 1 MICROSSISTEMAS: DENTE, OLHO, NARIZ, PÊNIS E SUAS UTILIZAÇÕES NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. Odecineide Gomes da Silva 1 e-mail: neide_dal@yahoo.com.br Pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto

YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto YNSA - Yamamoto Neue Schädelakupunktur Nova Craniopuntura de Yamamoto Desenvolvimento e História Introdução Atualização Área Funcional Diagnóstico Cervical e Abdominal Áreas Funcionais Desenvolvimento

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

Faça 1curso e receba 2certificações. O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em

Faça 1curso e receba 2certificações. O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em Faça 1curso e receba 2certificações O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Pós-graduação em Acupuntura Clínica e Racionalidade

Leia mais

Sistema Nervoso Organização Geral

Sistema Nervoso Organização Geral Sistema Nervoso Organização Geral O encéfalo é o centro da razão e da inteligência: cognição, percepção, atenção, memória e emoção, Também é responsável pelo controle da postura e movimentos, Permite o

Leia mais

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson.

** Pessoas jovens com má alimentação e estresse emocional que também geram vento no Fígado também estão propícios a ter Parkinson. Doença de Parkinson A Doença de Parkinson é uma síndrome caracterizada por lentidão de movimento, rigidez e tremor resultante de disfunção nos glânglios da base, com diminuição da dopamina e aumento da

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

Mubun Dashin ( 梦 分 打 针 疗 法 )

Mubun Dashin ( 梦 分 打 针 疗 法 ) Mubun Dashin ( 梦 分 打 针 疗 法 ) Prof. Antonio Augusto Cunha Antônio Augusto Cunha. Fisioterapeuta especialista em Acupuntura e Moxa estilo japonês há 30 anos. Prof.do CIEFATO-SP, ANATO-RS. Escritor dos livros:

Leia mais

Curso Livre para Qualificação Profissional em Naturopatia

Curso Livre para Qualificação Profissional em Naturopatia Escola Superior de Ciências Tradicionais e Ambientais ESCAM www.escam.com.br escam@escam.com.br Curso Livre para Qualificação Profissional em Naturopatia O profissional ao freqüentar o Curso Livre para

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato

UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO EM SHIATSU Por Márcia Gregato Introdução Visando possibilitar uma visão global do processo de aprendizagem

Leia mais

CURSO DE Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia SÉRIE: SEMESTRE LETIVO: (1º sem, 2º sem ou anual) PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

CURSO DE Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia SÉRIE: SEMESTRE LETIVO: (1º sem, 2º sem ou anual) PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA CURSO DE Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia SÉRIE: SEMESTRE LETIVO: (1º sem, 2º sem ou anual) PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA BLOCO I IDENTIFICAÇÃO Código da Disciplina: Nome da Disciplina:

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Faça 1curso e receba 2certificações

Faça 1curso e receba 2certificações Faça 1curso e receba 2certificações O Sistema Educacional ABACO/CBA e a Faculdade São Judas Tadeu unem-se na promoção do Curso Integrado em ACUPUNTURA Pós-graduação em Acupuntura Clínica e Racionalidade

Leia mais

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas.

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas. ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2016) - PORTO Este é um curso de elevada qualidade! Uma excelente ferramenta para abordar patologias músculo esqueléticas e dores nevrálgicas, com resultados rápidos

Leia mais

Entendendo a lipodistrofia

Entendendo a lipodistrofia dicas POSITHIVAS Entendendo a lipodistrofia O que é a lipodistrofia? Lipodistrofia é quando o corpo passa a absorver e a distribuir as gorduras de maneira diferente. Diminui a gordura nas pernas, braços,

Leia mais

Microscópio cirúrgico

Microscópio cirúrgico TUMORES CEREBRAIS Tumores cerebrais podem ser curados. Alguns tumores cerebrais quando totalmente retirados podem ser curados. Existem técnicas e aparelhos que auxiliam o neurocirurgião a atingir este

Leia mais

Distribuição de tempos: Nº Tema: bttp bltr TR-AL Aval Total 0 Apresentação da disciplina 1 0 0 0 1 1 A Medicina Tradicional Chinesa e a 2 0 4 0 8

Distribuição de tempos: Nº Tema: bttp bltr TR-AL Aval Total 0 Apresentação da disciplina 1 0 0 0 1 1 A Medicina Tradicional Chinesa e a 2 0 4 0 8 Unidade Curricular I (UC 1) ECTS: 5 Nº Tema: bttp TR-AL Aval Total 0 Apresentação da disciplina 1 0 0 0 1 Saúde e Sociedade, Desenvolvimento Social 2 3 2 7 e Medicina sustentável. Medicina e Saúde ao longo

Leia mais

AGENDA. Considerações sobre a Dor do Parto Técnicas para alívio da dor

AGENDA. Considerações sobre a Dor do Parto Técnicas para alívio da dor MÉTODOS NÃO FARMACOLÓGICOS PARA ALÍVIO DA DOR NO TRABALHO DE PARTO Thayssa Rocha Humanização do Parto e Nascimento ENAM 2008 20/05/2008 AGENDA Considerações sobre a Dor do Parto Técnicas para alívio da

Leia mais

O CÓRTEX MOTOR CÓRTEX MOTOR PRIMÁRIO

O CÓRTEX MOTOR CÓRTEX MOTOR PRIMÁRIO O CÓRTEX MOTOR - Movimentos VOLUNTÁRIOS executados pela ativação cortical de padrões de função armazenados em áreas medulares e encefálicas inferiores na MEDULA ESPINHAL, TRONCO CEREBRAL, GÂNGLIOS DA BASE

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL

Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Engenharia EDITAL Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Engenharia EDITAL 2º Semestre 2012 1. Disposições gerais 1.1 Tema do concurso A tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada,

Leia mais

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura

Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Diminua seu tempo total de treino e queime mais gordura Neste artigo vou mostrar o principal tipo de exercício para acelerar a queima de gordura sem se matar durante horas na academia. Vou mostrar e explicar

Leia mais

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE

AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE AULA 04 - TABELA DE TEMPORALIDADE 4.1 - Tabela de Temporalidade Como é cediço todos os arquivos possuem um ciclo vital, composto pelas fases corrente, intermediária e permanente. Mas como saber quando

Leia mais

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta

Maconha. Alessandro Alves. Conhecendo a planta Maconha Alessandro Alves Entenda bem. A maconha é a droga ilícita mais utilizada no mundo. Está entre as plantas mais antigas cultivadas pelo homem. Na China seus grãos são utilizados como alimento e no

Leia mais

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10

7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 7ª série / 8º ano 2º bimestre U. E. 10 Tipos de reprodução Reprodução é a capacidade que os seres vivos têm de gerar descendentes da mesma espécie. A união dos gametas é chamada fecundação, ou fertilização,

Leia mais

02/04/2013. Glândula Pineal. Fernanda

02/04/2013. Glândula Pineal. Fernanda Fernanda 1 O PAPEL DA MENTE A mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. F.C.Xavier/André Luiz: Nos Domínios da Mediunidade, cap.1, p. 15-16) É o espelho da vida em toda a parte. Emmanuel

Leia mais

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA

ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA HISTÓRIA DA MEDICINA CHINESA Teoria da Acupuntura ACUPUNTURA TRADICIONAL CHINESA A Medicina Tradicional Chinesa tem obtido um desenvolvimento através do tempo, pelo menos a 3000 anos. A Acupuntura promove diversas funções, ela controla

Leia mais

Pâncreas. Pancreatite aguda. Escolha uma das opções abaixo para ler mais detalhes.

Pâncreas. Pancreatite aguda. Escolha uma das opções abaixo para ler mais detalhes. Pâncreas Escolha uma das opções abaixo para ler mais detalhes. Pancreatite aguda Pancreatite crônica Cistos pancreáticos Câncer de Pancrêas Pancreatite aguda O pâncreas é um órgão com duas funções básicas:

Leia mais

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite.

Vou lhe apresentar os 4 passos para eliminar e viver para sempre sem celulite. A celulite é uma afecção do tecido subcutâneo que afeta em maior medida as mulheres e que dá lugar à formação de irregularidades na camada superficial da pele, chegando a ser muito antiestética e em muitas

Leia mais

Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa

Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa Atualizado aos domingos ESTADO DE MINAS Coluna no lugar certo Fisioterapeutas utilizam método que reduz dores nas costas em poucas sessões e induz paciente a fazer exercícios em casa Ellen Cristie Dores

Leia mais

O que é a acupunctura? Acupunctura Palavra criada por um clérigo europeu Século XVII

O que é a acupunctura? Acupunctura Palavra criada por um clérigo europeu Século XVII O que é a acupunctura? Acupunctura Palavra criada por um clérigo europeu Século XVII ( puncionar ) Acus (agulha) punctum Acupunctura é um método terapêutico, que promove a saúde de forma natural e melhora

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite

Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite Informação pode ser o melhor remédio. Hepatite HEPATITE A hepatite é uma inflamação do fígado provocada na maioria das vezes por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar hepatite aguda, que se

Leia mais

Ponto Adrenal. Tubérculo Inferior do bordo do

Ponto Adrenal. Tubérculo Inferior do bordo do Pontos de Comando Ponto Adrenal Tubérculo Inferior do bordo do tragus: Ação: neuro-humoral (corticóides), analgésica,coagulante, imunológica, antiinfecciosa,antiinflamatória ansiolíotica Adrenal SNV (Simpático)

Leia mais

Koryosoft_MTC. Manual de usuário (LOTD15M2A12)

Koryosoft_MTC. Manual de usuário (LOTD15M2A12) Koryosoft_MTC Manual de usuário 2011 (LOTD15M2A12) Sumário Introdução... 02 Leia com atenção... 03 Instalação de Programa... 04 Ativação de Programa... 06 Editor... 09 ATLAS... 10 Buscar... 11 Backup...

Leia mais

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum

Hemodiálise. Uma breve introdução. Avitum Hemodiálise Uma breve introdução Avitum O que é hemodiálise? Na hemodiálise, um rim artificial (hemodialisador) é usado para remover resíduos, substâncias químicas extras e fluido de seu sangue. Para colocar

Leia mais

SENSAÇÕES SOMÁTICAS II: DOR

SENSAÇÕES SOMÁTICAS II: DOR SENSAÇÕES SOMÁTICAS II: DOR NEUROFISIOLOGIA Prof. Hélder Mauad DOR - Mecanismo de proteção do organismo Ocorre quando um tecido está sendo lesado Faz com que o indivíduo reaja para remover o estímulo lesivo

Leia mais

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a:

SISTEMA NERVOSO. Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: SISTEMA NERVOSO Juntamente com o sistema endócrino, capacitam o organismo a: perceber as variações do meio (interno e externo), a difundir as modificações que essas variações produzem executar as respostas

Leia mais

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje.

Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. CENTRO UNIVERSITÁRIO ASSUNÇÃO- Vida saudável. Dicas e possibilidades nos dias de hoje. Profa. Dra. Valéria Batista O que é vida saudável? O que é vida saudável? Saúde é o estado de complexo bem-estar físico,

Leia mais

COMISSÃO INTRAHOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES

COMISSÃO INTRAHOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES COMISSÃO INTRAHOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes-CIHDOTT tem por objetivo a organizar todo o processo

Leia mais

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo

Acupuntura do. Acupuntura do 2 Metacarpo Acupuntura do Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Introdução Apresentação

Leia mais

MASSAGEADOR PARA PÉS. Prezado Cliente:

MASSAGEADOR PARA PÉS. Prezado Cliente: MASSAGEADOR PARA PÉS \ Prezado Cliente: Obrigado por escolher o nosso produto. Para garantir o uso correto do Massageador para Pés e obter o máximo benefício, recomendamos a leitura completa deste manual

Leia mais

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015

Planificação Anual. Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Planificação Anual Professora: Maria da Graça Valente Disciplina: Ciências Naturais Ano: 6.º Turma: B Ano letivo: 2014-2015 Competências Aprendizagens Atividades/Estratégias Avaliação o Relacionar alimento

Leia mais

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação.

Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Arquivo criado por RH VIDA. Entendendo ser importante, solicitamos e conseguimos autorização para sua divulgação. Academia Snooker Clube Sorocaba - SP Paulo Dirceu Dias www.snookerclube.com.br paulodias@pdias.com.br

Leia mais