Interpolação. Fotografia Digital. Prof. Rogério Simões

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Interpolação. Fotografia Digital. Prof. Rogério Simões"

Transcrição

1 Prof. Rogério Simões

2 A interpolação é um processo utilizado por scanners, câmeras digitais, entre outros dispositivos, suportado também pela maioria dos programas de tratamento de imagens que permite aumentar artificialmente a resolução das imagens, adicionando pontos de cores intermediárias entre os já existentes. Com isto é possível evitar que os pontos da imagem "estourem" ao esticar uma imagem. Este processo não aumenta o número de detalhes na imagem, é apenas um quebra-galho.

3 Os scanners destinados ao mercado doméstico geralmente possuem resolução de 300 ou 600 dpi. Porém, geralmente vemos anúncios de scanners de 4800 ou até mesmo 9600 dpi. A resolução real destes scanners continua sendo os mesmos 300 ou 600 pontos por polegada. Porém, com o uso de um software específico, podemos interpolar a imagem, aumentando artificialmente sua resolução para 4800 ou 9600 dpi.

4 A interpolação de imagens consiste em adicionar novos pontos a ela, baseado nos pontos existentes, aumentando a quantidade total de pontos. Digamos que numa imagem, tenhamos um ponto verde tonalidade 100, e outro verde tonalidade 20. O software, neste caso, simplesmente irá calcular a média e incluir entre os dois um ponto verde tonalidade 60. Caso a interpolação continuasse, seriam incluídos em seguida um ponto com tonalidade 40 entre o 20 e o 60, um ponto tonalidade 80 entre o 60 e o 100 e assim por diante. Como são adicionados novos pontos à imagem, o espaço em disco ocupado também aumenta.

5 A interpolação é geralmente usada para dar um melhor aspecto à imagens pequenas, que precisam ser aumentadas para serem usadas em jornal ou página Web. Usando a interpolação, evitamos que os pontos da imagem estourem, disfarçando sua baixa resolução e tamanho.

6 Bitmap x Vetor Não são necessárias muitas palavras: Bitmap é pixel e vetor é cálculo matemático. Enquanto o primeiro sofre perdas distintas de qualidade quanto ao tipo de compressão, formato de arquivo e também com ampliações e às vezes até reduções, o outro não se deteriora com compressão, ampliação e redução. Claro, estamos falando de formatos nativos de programas gráficos, não de formatos para web.

7 Bitmap ou raster image Com exceção do Flash e o ainda não tão suportado formato SVG (scalable vector graphic), tudo visto na web são imagens bitmap. São compostas de pixels (o menor ponto de uma imagem digital), cada um com sua informação de cor. Uma fotografia pode conter milhares ou milhões de pixels (megapixel). Pode parecer clichê, mas em imagens bitmap existe uma conexão imutável entre pixels e a imagem que eles formam: este pixel vem aqui com essa cor; aquele pixel vai ali com aquela cor Essa conexão é responsável por alguns efeitos causados quando redimensionamos uma imagem, pois pixels não mudam de tamanho. Eles são descartados ou interpolados para preencherem a área conforme a imagem é reduzida ou ampliada.

8

9 Para redução, pixels são descartados. Uma imagem pode ser reduzida repetidas vezes e manter a qualidade até o ponto em que não haverá mais espaço suficiente para os pixels exibirem a imagem corretamente. Para ampliação, pixels são interpolados. Para explicar interpolação em poucas palavras: é como ter vinho em uma taça e querer usar uma taça maior. Para ocupar o mesmo volume, mais líquido deve ser adicionado e o vinho, diluído, perde seu sabor.

10 Vetor Como dito anteriormente, vetores são cálculos. Gráficos vetoriais consistem de pontos, linhas e curvas que, combinados, podem formar objetos simples ou complexos. Esses objetos podem ser preenchidos com cores sólidas, degradês e até texturas.

11 Podem ser reduzidos ou ampliados ilimitadamente. O preço dessa flexibilidade é uma certa limitação se comparados com imagens bitmap. É impossível (entre aspas pois já vi ilustrações foto-realísticas de tirar o fôlego) recriar as nuances de uma fotografia usando vetores; como resultado, ilustrações vetoriais têm um look and feel distinto mesmo quando produzido em detalhe, mas isso também tem seu charme. Mas sabemos bem em que circunstâncias uma imagem vetorial é necessária: logomarcas. Uma logomarca em vetor pode ser usada para qualquer finalidade, do cabeçalho de um website à fachada de um edifício.

12 A interpolação é sempre algum tipo de processo de média. No Photoshop e na computação gráfica, de um modo geral, é a interpretação de como alguma imagem deve ser exibida, especialmente quando o software não dispõe de dados suficientes para atender à uma requisição. Por exemplo, temos uma imagem com 4 4 pixels de altura e queremos que ela tenha 8 8 pixels.

13 Quando redimensionamos uma imagem (tanto redução quanto ampliação), o Photoshop pesquisa dados que ajudem a suportar sua decisão quanto a aparência que a imagem redimensionada terá. E você pode intervir na forma que o PS usa a interpolação ou seja, o quanto o PS pesquisa para apresentar novos dados para a imagem.

14 Interpolação bicúbica A interpolação bicúbica é o método de redimensionamento mais sofisticado do PS, e a que também requer maior poder de processamento. As imagens na parte inferior da figura no próximo slide mostram o que você pode esperar do PS quando você o instrui a usar a interpolação bicúbica (o método de interpolação padrão) para tornar essa arte com 8 pixels de largura por 8 pixels de altura. Podemos tirar duas conclusões sobre a interpolação bicúbica:

15

16 1. O redimensionamento faz com que os pixels componentes da nova imagem mostrem o conteúdo visual um pouco semelhante ao estado inicial. 2. O PS realiza uma transição suave entre as cores de primeiro plano e de plano de fundo neste exemplo. Esse efeito é particularmente importante quando se trabalha com imagens cuja contagem de pixels (o número total de pixels na imagem) é muito maior que o irrisório total de 16 pixels deste exemplo.

17 Pixel Interpolado Pixels Interpolados

18 Qual o cálculo realizado para preencher os espaços criados pelo redimensionamento da imagem? O termo bicúbico aqui significa que o PS olha em todas as direções (horizontal, vertical e diagonal) de cada pixel avançando para fora. O PS realiza uma média ponderada entre cada pixel e seus vizinhos em três direções e preenche com um novo pixel entre eles. Da mesma forma que pixels são inseridos para compor uma imagem ampliada, quando uma imagem é reduzida a interpolação bicúbica também calcula média de pixels para substituir aqueles que foram descartados, mantendo um aspecto visual mais semelhante ao original.

19 Interpolação bilinear A interpolação bilinear, diferente da bicúbica, examina pixels apenas ao longo da grade horizontal e vertical da imagem para determinar as novas cores e exige menos do poder de processamento. E, embora realize média, ela não é o que os matemáticos poderiam chamar de média ponderada. O resultado de uma média bilinear pode não ser óbvio em imagens muito pequenas. Levando-se em conta a qualidade e com o poder de processamento das máquinas atuais, não há motivos para usar esse tipo de interpolação.

20 Interpolação Nearest Neighbor (Pixel vizinho mais próximo) A interpolação Nearest Neighbor é o modo mais grosseiro e rápido de reduzir ou ampliar uma imagem. Quando você aplica esse método em uma imagem, ela recebe o justo nome de nenhuma interpolação porque o resultado visual é extremamente grotesco. Mas a interpolação Nearest Neighbor pode ser de alguma utilidade quando você está aumentando ou diminuindo o tamanho de uma imagem por uma proporção digamos exata (¼, ½, 200%, 300%, 400% ) e, agora mencionando formatos de arquivo, considero ideal para redução e ampliação de imagens GIF/PNG-8 (indexed color).

21 Interpolação Nearest Neighbor de 150%

22 Perceba então que o método Nearest Neighbor não realiza qualquer cálculo ou média, mas simplesmente repete a cor do pixel vizinho. Isso pode produzir um resultado realmente impreciso e feio, sobretudo se você está redimensionando a imagem por um valor fracionário.

23 O PS não é o único editor gráfico que usa interpolação. Filmadoras e impressoras também usam processos de média e sua impressão de uma imagem pode ser renderizada (processada) de maneira correta ou absurda.

24 Importante: Adquira o hábito de sempre usar sharpen para corrigir qualquer falta de nitidez. Sempre que fizer qualquer redução dramática em uma imagem utilize o filtro (ou use a opção que o PS oferece de já aplicar sharpen em reduções). Para fotos, especialmente, recomendo o filtro Unsharp Mask todas as vezes que fizer reduções.

25 Como redimensionar uma imagem no Photoshop sem perder a qualidade? 1 Abra um arquivo de imagem.

26 2 - Com a imagem aberta, vá em "Imagem" > "Tamanho da imagem" ("Image" > "Image Size") ou opte pelo atalho Alt+Ctrl+I.

27 3 - Agora em "Tamanho do Documento" ("Document Size"), vamos trocar de cm para porcentagem.

28 4 - Insira a porcentagem que deseja aplicar na sua imagem. No exemplo, colocamos o valor 200, logo estamos dobrando o tamanho original da nossa imagem;

29 5 - Posteriormente, marque os três checkbox no fim da janela Redimensionar Estilos ("Scale Styles"), Restringir Proporções ("Constrain Proportions") e Restaurar Resolução da Imagem ("Resample Image").

30 6 - Em Restaurar Resolução da Imagem, selecione a opção Bicúbica mais Suave (melhor para ampliação) ou "Bicubic Smoother". Clique em "Ok" e pronto. Sua imagem será ampliada sem perda de qualidade.

31

O Photoshop, esse (des)conhecido

O Photoshop, esse (des)conhecido Lições de Photoshop I O tamanho de uma imagem O Photoshop, esse (des)conhecido O Adobe Photoshop é, para os utilizadores profissionais, o padrão em edição digital de imagem e retoque fotográfico. Conhece-o?

Leia mais

Photoshop / Tamanho e resolução da imagem

Photoshop / Tamanho e resolução da imagem Photoshop / Tamanho e resolução da imagem Sobre dimensões em pixels e resolução da imagem impressa Tamanho do arquivo Sobre a resolução do monitor Sobre a resolução da impressora Determinação de uma resolução

Leia mais

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi

Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3. com Flávio Demarchi Câmeras digitais e suas funcionalidades: fotografia digital básica 3 com Flávio Demarchi Bloco 01 A cor e os megapixels Bloco 02 Histograma e latitude de exposição Bloco 03 Os formatos de arquivo Bloco

Leia mais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial Imagens bitmap são ideais

Leia mais

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Corel Draw Editoração Gráfica Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça de clientes, e pessoas leigas

Leia mais

TAMANHO E TAXA DE COMPRESSÃO DA IMAGEM

TAMANHO E TAXA DE COMPRESSÃO DA IMAGEM TAMANHO E TAXA DE COMPRESSÃO DA IMAGEM Texto de Caroline Lima de Souza, aluna da Focus Escola de Fotogafia Compressão de uma imagem digital Dentro de cada arquivo de imagem JPG, JPEG, PNG, GIF ou outra

Leia mais

TÓPICO EDIÇÃO BITMAP

TÓPICO EDIÇÃO BITMAP TÓPICO EDIÇÃO BITMAP CONCEITOS INICIAIS TIPOLOGIA DAS IMAGENS Aplicações Informáticas B 12º Ano Professores José Carlos Lima / Paulo Ferreira / Angélica Vieira / Helena Silva O que é uma imagem bitmap?

Leia mais

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO ÍNDICE EXPORTANTO EM COREL DRAW 1 - definindo o tamanho pág. 3 2 - padrão (sistema de cores - cmyk) pág. 3 3 - resolução pág. 4 4 - convertendo em curvas

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster?

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? Computação Visual A CG (ou CV) tem pelo menos 3 grades divisões: SI (ou CG), AI e PI Inicialmente

Leia mais

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS

PROJETO TRANSFORMAÇÕES PONTUAIS Colégio Pedro II Campus Realengo II Informática Educativa 2015 9º ano Professores: Sônia Sá Vianna (Desenho Geométrico), Simone da Costa Lima, Érika Santana e Alexandra Alves (informática Educativa) PROJETO

Leia mais

Quais as diferenças entre pixels e vetores?

Quais as diferenças entre pixels e vetores? Quais as diferenças entre pixels e vetores? Conheça um pouco destes elementos utilizados para compor imagens presentes no cotidiano dos designers e usuários Em toda criação de imagem, o designer deve sempre

Leia mais

Princípios sobre imagens digitais

Princípios sobre imagens digitais Princípios sobre imagens digitais Aula 1 LPV 5731 - ANÁLISE DE IMAGENS DE SEMENTES E PLÂNTULAS Programa de pós-graduação em Fitotecnia Francisco G Gomes-Junior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

Controlando a saída impressa

Controlando a saída impressa O driver da impressora fornece a melhor qualidade de saída para vários tipos de necessidades de impressão. No entanto, você pode desejar ter mais controle sobre a aparência de seus documentos impressos.

Leia mais

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material*

Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* Unidade 27: Formatação de célula* 2010 material* 27.0 Introdução Nesta unidade descrevemos como fazer com que seu trabalho fique bom. Falamos sobre o que vai acontece na célula, nas bordas das células

Leia mais

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster?

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem e Gráficos vetorial ou raster? UFF Computação Visual tem pelo menos 3 grades divisões: CG ou SI, AI e PI Diferença entre as áreas relacionadas

Leia mais

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS

USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS USANDO O PAINT NOÇÕES BÁSICAS Professor: WELSING MOREIRA PEREIRA Sumário Usando o Paint... 3 Desenhando linhas... 3 Ferramenta Lápis... 4 Pincéis... 4 Ferramenta Linha... 4 Ferramenta Curva... 5 Desenhando

Leia mais

Fundamentos de Computação Gráfica. Editoração Eletrônica

Fundamentos de Computação Gráfica. Editoração Eletrônica Fundamentos de Computação Gráfica Editoração Eletrônica Editoração Eletrônica Também conhecido como Editoração Eletrônica ou simplesmente DTP, é a área da Computação Gráfica que cuida da criação de material

Leia mais

Representação da Informação Imagem e Vídeo

Representação da Informação Imagem e Vídeo Representação da Informação Imagem e Vídeo José Gustavo de Souza Paiva Gráficos Pixels Bitmaps Mídia Imagem 1 Mídia Imagem Cores O olho humano vê uma única cor quando três cores primárias são apresentadas

Leia mais

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Corel Draw Editoração Gráfica Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Antes de começamos a desenhar, existem algumas noções básicas sobre o programa, tipos de

Leia mais

Como capturar imagens de alta resolução?

Como capturar imagens de alta resolução? Perguntas frequentes sobre captura de imagens com câmeras de alta resolução que utilizam conexão USB. O Laudo & Imagem oferece a opção de captura de imagens de câmeras de alta resolução que utilizam a

Leia mais

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Bitmap X Vetorial > Existem dois tipos de arquivos fundamentais na computação gráfica: bitmap e vetorial. Alguns programas mais

Leia mais

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky

Tutorial. Georreferenciamento de Imagens. versão 1.0-23/08/2008. Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky Tutorial Georreferenciamento de Imagens versão 1.0-23/08/2008 Autores: Rafael Bellucci Moretti, Vitor Pires Vencovsky 1. Introdução O tutorial tem como objetivo fornecer informações básicas para georreferenciar

Leia mais

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica

Introdução Geral a Computação Gráfica. Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de Computação Gráfica Introdução Geral a Computação Gráfica Universidade Católica de Pelotas Curso de Engenharia da Computação Disciplina de 2 Introdução Geral a O que é CG? Áreas de Atuação Definição, Arte e Matemática Mercado

Leia mais

Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens

Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens Trabalho de: Vitor Vieira e Joaquim Vieira Formador: António Guimarães Extensões de ficheiros de imagem Nos primórdios, os computadores eram

Leia mais

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais.

é usado para fechar a janela do são telas que podem conter textos, imagens, vídeos, sons e efeitos visuais. ATIVIDADES - CAPÍTULO 1 1 Caça-palavras - Localize as seguintes palavras: aplicativo apresentações efeitos imagens powerpoint slides sons vídeos textos F O R S L I D E S T E N D U T A B F O R T R U D O

Leia mais

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS IMAGEM DIGITAL BITMAP ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS 1 Tipos de imagem Existem várias formas de armazenar uma imagem num computador. Nesta secção abordam-se as imagens do tipo bitmap e as imagens do tipo vectorial.

Leia mais

Adobe FreeHand. Imagem Bitmap:

Adobe FreeHand. Imagem Bitmap: Imagem Bitmap: As imagens bitmap (mapa de bits), são tal como o nome indica, uma colecção de bits que formam uma imagem. A imagem consiste numa matriz de pontos individuais (ou píxeis) em que cada um tem

Leia mais

LibreOffice Calc: aula 2

LibreOffice Calc: aula 2 Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação GMA038 Introdução à Ciência da Computação Prof. Renato Pimentel Objetivos Explorar e fixar: LibreOffice Calc: aula 2 Seleção de células, linhas

Leia mais

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Tipos de arquivos Algumas extensões de arquivo de imagem Extensões mais utilizadas Extensão Nome próprio Descrição.bmp Windows Bitmap Usado pelos programas Microsoft

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

Ajustando a página do programa... Gerando o PDF para impressão digital... Problemas ao fechar seu arquivo... Convertendo imagens RGB para CMYK...

Ajustando a página do programa... Gerando o PDF para impressão digital... Problemas ao fechar seu arquivo... Convertendo imagens RGB para CMYK... Apresentação Com intenção de otimizar o processo de trabalho aumentando a segurança na impressão do seu arquivo, a PROMIX se adequa a política dos arquivos fechados em formato PDF e incentiva seus parceiros

Leia mais

Imagem digital Tipos de arquivos gráficos

Imagem digital Tipos de arquivos gráficos Tipos de arquivos gráficos! Os mais comuns do tipo raster ". TIF TIFF -Tagged Image File Format -é suportado por todos os aplicativos de edição de imagens. É usado em editoração. # éo maior em tamanho

Leia mais

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação conteúdos tipos de imagem conceitos base cor em digital formatos de imagem imagem na web Tipos de imagens

Leia mais

Como Formatar o DPI de uma imagem no Gimp:

Como Formatar o DPI de uma imagem no Gimp: Download do Gimp: https://www.gimp.org/downloads/ Instalar o Gimp no Windows, Mac, Linux Como Formatar o DPI de uma imagem no Gimp: Uma das tarefas essenciais para quem mexe em editores, como o Gimp, é

Leia mais

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro

Animação no flash. Prezado(a) aluno(a), 1. Técnicas de Animação. Animação quadro a quadro UnidadeC Animação no flash Prezado(a) aluno(a), Até aqui você aprendeu a utilizar a estrutura e as ferramentas do Flash para criar e organizar gráficos imóveis. Nesta unidade, você conhecerá algumas técnicas

Leia mais

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro

JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro JCLIC Passos Básicos Vamos criar um Projeto no Jclic: Abra o o Jclic, vá em ficheiro Novo projeto Dê um nome ao projeto (Cada projeto deverá ter um nome diferente), certifique-se onde será salvo e dê OK.

Leia mais

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750

Opções avançadas. Imprimindo páginas de separação. Impressora a laser em cores Phaser 7750 Opções avançadas Este tópico inclui: "Imprimindo páginas de separação" na página 2-81 "Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel (várias em 1)" na página 2-82 "Imprimindo livretos" na página

Leia mais

Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera:

Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera: Estratégia para tirar fotos Configuração da cena (Guia desenvolvido pelo Autodesk Remake) Existem duas maneiras de posicionar o objeto e a câmera: A. CÂMERA (você) move-se ao redor do objeto. Para um objeto

Leia mais

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET.

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. Para um melhor resultado, antes de iniciar seu projeto gráfico, solicite um gabarito. 01 Formato Todo material deve ser enviado com a página já nas

Leia mais

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná.

Circuito CELEPAR de Software Livre 2010 GIMP 2. 4. 7. Editor de Imagens. CELEPAR Companhia de Informática do Paraná. Gimp 2. 4. 7 Editor de Imagens 1 GIMP GNU Image Manipulation Program é um programa de código aberto. Utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos,

Leia mais

Módulo de Aprendizagem I

Módulo de Aprendizagem I Módulo de Aprendizagem I Digitalizar fotografias para a base de dados do SiFEUP Notas: No decorrer deste módulo de aprendizagem, pressupõe-se que o utilizador já tem o scanner devidamente instalado no

Leia mais

Tutorial Produzindo mapas

Tutorial Produzindo mapas www.gismaps.com.br Tutorial Produzindo mapas Autores: Vitor Pires Vencovsky, Rodrigo Viviani 1. Introdução Este tutorial apresenta uma metodologia para a produção de mapas digitais (raster e vetorial),

Leia mais

Criar um logo animado

Criar um logo animado Criar um logo animado Bem-vindo ao Corel R.A.V.E., um poderoso programa de animação baseado em objetos concebido para criar gráficos animados. Você aprenderá a Neste tutorial, você vai adicionar efeitos

Leia mais

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm

Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Criando e configurando arquivos para impressão gráfica no Adobe Photoshop Exemplo Cartão de Visita 88 x 48mm Etapa 1 Crie um novo documento em Arquivo>Novo e configure-o com as especificações mostradas

Leia mais

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Mídias discretas (estáticas) Texto Gráficos e Imagens Estáticas Caracteres são convertidos para uma representação com um número fixo

Leia mais

Tratamento da Imagem Transformações (cont.)

Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Universidade Federal do Rio de Janeiro - IM/DCC & NCE Tratamento da Imagem Transformações (cont.) Antonio G. Thomé thome@nce.ufrj.br Sala AEP/33 Transformações Geométricas 3 Transformações Geométricas

Leia mais

Usando recursos de impressão especiais

Usando recursos de impressão especiais Usando recursos de impressão especiais Os recursos de impressão especiais incluem: Imprimindo várias páginas em uma única folha de papel. Impressão de pôsteres. Imprimindo livretos. Imprimindo em ambos

Leia mais

Oficina de. Multimédia B. Imagem Digital

Oficina de. Multimédia B. Imagem Digital Oficina de Multimédia B Imagem Digital Índice Imagens vetoriais 3 Imagens bitmap 5 Pontilhismo 7 Pixel 9 Redes de pixeis 11 Dimensão da imagem 15 Imagens vetoriais: características 17 Imagens bitmap: características

Leia mais

O jornal com a cara que você quer

O jornal com a cara que você quer O jornal com a cara que você quer DIAGRAMAR é determinar a localização dos textos e figuras (ilustrações) no seu jornal. Para isso utilizamos uma Folha de Diagramação, fornecida pelo Projeto. Nas próximas

Leia mais

Sumário. Tipografia Imagem O Corel Draw Ferramentas Práticas

Sumário. Tipografia Imagem O Corel Draw Ferramentas Práticas José Natanael Reis Sumário 2 Tipografia Imagem O Corel Draw Ferramentas Práticas Tipografia O que é tipografia? 4 Do grego: typos "forma graphein "escrita" Composição de um texto usando símbolos alfabéticos,

Leia mais

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem

Imagem digital 2. Resolução x dimensão da imagem Uma imagem bitmapeada é formada por um conjunto de pixels. gerados no momento da digitalização da imagem (através do scanner ou câmera digital). PRODUÇÃO GRÁFICA 2 Imagem digital 2 Resolução x dimensão

Leia mais

A tela principal do cardápio digital é aquela em que seus clientes terão contato com os pratos e produtos oferecidos por você.

A tela principal do cardápio digital é aquela em que seus clientes terão contato com os pratos e produtos oferecidos por você. lacarte - Cardápio digital Bem-vindo ao sistema de cardápio digital lacarte. Ao longo deste guia você será introduzido às principais funcionalidades do aplicativo, bem como à personalização do mesmo para

Leia mais

Nossa Caixa Desenvolvimento. A2 sitebox. Manual do Usuário. www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.a2/sis/gr

Nossa Caixa Desenvolvimento. A2 sitebox. Manual do Usuário. www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.a2/sis/gr Nossa Caixa Desenvolvimento www.nossacaixadesenvolvimento.com.br.a2/sis/gr A2 sitebox Manual do Usuário Dezembro 2010 1 Índice Apresentação... 3 A2 sitebox... 4 Painel de Controle... 4 Homepage... Erro!

Leia mais

Esse tutorial irá explicar como criar uma seção tipo básica de projeto para ser usada em um projeto de estrada no Bentley topograph v8i.

Esse tutorial irá explicar como criar uma seção tipo básica de projeto para ser usada em um projeto de estrada no Bentley topograph v8i. Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Esse tutorial irá explicar como criar uma seção tipo básica de projeto para ser usada em um projeto de estrada no Bentley topograph v8i. Para

Leia mais

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL

PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA PLANILHA ELETRÔNICA EXCEL Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Fórmulas com funções

Leia mais

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica.

PHOTOSHOP. Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. PHOTOSHOP MÓDULO 7 - AULA 7 Fusão Fechamento de arquivo e gerando PDF. Criação de peça gráfica. Gerando arquivo no formato PDF O arquivo foi editado no Photoshop com modelo de cores CMYK. Vamos gerar um

Leia mais

Já lá vai o tempo em que as câmaras digitais produziam fotos de baixa resolução,

Já lá vai o tempo em que as câmaras digitais produziam fotos de baixa resolução, Como optimizar rapidamente fotos digitais As fotos digitais ficam mais perfeitas com apenas 30 segundos de trabalho. Revelamos como obter resultados muito superiores com uma simples câmara compacta. Já

Leia mais

CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS

CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS CURSO INTRODUÇÃO AO SIG USANDO QGIS Felipe Sodré M. Barros Marinez Ferreira de Siqueira Andrea Sánchez Tapia ELABORAÇÃO DE LAYOUT DE MAPA A maioria dos resultados de análises espaciais são apresentados

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

INDICE INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9

INDICE INTRODUÇÃO CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9 INDICE INTRODUÇÃO... 5 CAPÍTULO 1 7 Iniciando o Photoshop CC... 8 Conhecendo o Photoshop CC... 9 CAPÍTULO 2 Criando um novo arquivo... 14 Abrindo Arquivos... 15 Salvando Arquivos... 16 CAPÍTULO 3 Modo

Leia mais

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo)

Como melhorar suas fotos no Photoshop. Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Como melhorar suas fotos no Photoshop Confira sete dicas para retocar imagens no programa gráfico da Adobe (por André Cardozo, ig São Paulo) Com a quantidade cada vez maior de celulares com câmera no mercado,

Leia mais

0, aplicando perfil de cor para tinta Casal Sign.

0, aplicando perfil de cor para tinta Casal Sign. R. Lavinio Salles Arcuri, 35 Casa Verde São Paulo - SP - CEP 02564-000 Fone 11 3951 1123 / 3951 1191 atendimento@casalsign.com.br www.casalsign.com.br http://www.carlos-higino.blogspot.com Procedimentos

Leia mais

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado.

OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. OBJETIVOS Selecionar dados aplicando AutoFiltro. Classificar dados por uma ou mais chaves. Aplicar o Filtro Avançado. Senac São Paulo 107 108 Senac São Paulo Filtrando e classificando no Excel Neste capítulo

Leia mais

Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local.

Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local. Anexar Documentos no Sekron Online Versão 1.4 12/2017. Objetivo: Ter armazenado em formato digital a Ordem de Serviço eletrônica, fotos ou documentos referentes a um determinado local. Descrição: Dependendo

Leia mais

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário:

a. Inicialmente é preciso definir um ESTILO para os TÍTULOS do texto que vão integrar o sumário. SELECIONE o primeiro título que vai compor o sumário: MS-Word 2010 Guia Referências Este exercício vai mostrar como montar sumários, escrever legendas para figuras, padronizar bibliografias, incluir notas de rodapé e índice remissivo. Siga com atenção o passo

Leia mais

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2

Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 Tecnologia da Informação Prof. MsC. Mário Henrique de Souza Pardo Resumo Aula 2 1 MS-Excel Melhorando a aparência da sua planilha Alinhando dados digitados Quando você digita textos muitos longos, eles

Leia mais

Tamanho e resolução da imagem

Tamanho e resolução da imagem Tamanho e resolução da imagem Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados. Dimensões dos pixels O número de pixels

Leia mais

Calendário Permanente

Calendário Permanente Calendário Permanente Versão 3.4 Janeiro de 2014 Este arquivo contém um calendário permanente, onde todas as datas são calculadas em função do ano escolhido, bem como os feriados brasileiros oficiais e

Leia mais

Personalizando o seu PC

Personalizando o seu PC Novo no Windows 7? Mesmo que ele tenha muito em comum com a versão do Windows que você usava antes, você ainda pode precisar de uma ajuda para fazer tudo direitinho. Este guia contém muitas informações

Leia mais

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo

Aula 3. Word Administrativo. Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Aula 3 Solicitamos que guarde seus arquivos, para o projeto final do módulo Microsoft Word Tema da aula: Criando um Papel Timbrado Características do Papel Timbrado 1. Nome da empresa no cabeçalho 2. Design

Leia mais

Parte IV Como projetar um layout de página

Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Como projetar um layout de página Parte IV Utilize as ferramentas de projetos visuais do Dreamweaver para criar layouts de página sofisticados. Esta seção contém os seguintes capítulos: Capítulo

Leia mais

Tratamento de Imagens

Tratamento de Imagens Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz Colégio Notre Dame de Campinas 2011 Tratamento de Imagens Danilo Cunha IMAGENS Formato de Arquivos Tipo de arquivo é uma forma padrão de armazenar

Leia mais

EM REDE ALTA QUALIDADE DE IMAGEM VERSÁTIL. Cópia Fácil de Alta Qualidade. Imagem e Textos Claros. Aplicações para Cópia/Impressão Impressão

EM REDE ALTA QUALIDADE DE IMAGEM VERSÁTIL. Cópia Fácil de Alta Qualidade. Imagem e Textos Claros. Aplicações para Cópia/Impressão Impressão EM REDE ALTA QUALIDADE DE IMAGEM Sistema de Melhoria de Imagem A Sharp renova completamente seu processo de imagem para a MX2310U. Agora com um processador de alta performance e o novo Mycrostoner-HG (High

Leia mais

Criação de sumário no InDesign CS3

Criação de sumário no InDesign CS3 Criação de sumário no InDesign CS3 ESCOLA DE COMUNICAÇÃO UFRJ DISCIPLINA: PRODUÇÃO DE LIVRO OU OUTRO IMPRESSO PROF. PAULO CÉSAR CASTRO 1. Sobre os sumários Um sumário pode listar o conteúdo de um livro,

Leia mais

Cópia...5. Para fazer cópias...5. Interrupção do trabalho...6 Cancelamento de um trabalho de cópia...6. Envio de s...7

Cópia...5. Para fazer cópias...5. Interrupção do trabalho...6 Cancelamento de um trabalho de cópia...6. Envio de  s...7 Referência Rápida Conteúdo Cópia...5 Para fazer cópias...5 Para fazer uma cópia rápida...5 Cópia usando o ADF...5 Cópia com o vidro do scanner...5 Interrupção do trabalho...6 Cancelamento de um trabalho

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 3 Microsoft Excel Aula 3 Funções O que são funções? Funções são fórmulas prontas, que efetuam cálculos usando muitas células na planilha. As funções podem ser usadas para executar cálculos simples ou complexos.

Leia mais

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1

Figura 1 - Planilha Relatório de Notas 1 Microsoft Excel Aula 2 Objetivo Explorar e fixar: Seleção de células, linhas e colunas Inclusão de colunas Inclusão de linhas Uso das funções SE, MÁXIMO, MÉDIA, MÍNIMO, ContSe, SOMA Ordenação de dados

Leia mais

2º ANO - FOTOGRAFIA. Rui Gonçalves

2º ANO - FOTOGRAFIA. Rui Gonçalves 2º ANO - FOTOGRAFIA Rui Gonçalves Artefactos da Imagem Blooming Aberração Cromática Jaggies JPEG Maze Moiré Ruído Indefinição dos bordos Artefactos da Imagem Blooming Os pixeis têm um limite para o número

Leia mais

Plano de Aula - Photoshop CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Photoshop CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Photoshop CS6 - cód. 5118 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CS6 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Trabalho com Imagens

Leia mais

ferramentas da imagem digital

ferramentas da imagem digital ferramentas da imagem digital illustrator X photoshop aplicativo ilustração vetorial aplicativo imagem digital 02. 16 imagem vetorial X imagem de rastreio imagem vetorial traduz a imagem recorrendo a instrumentos

Leia mais

Guia de Solicitação de Dispensa do ENADE

Guia de Solicitação de Dispensa do ENADE Guia de Solicitação de Dispensa do ENADE Perfil Aluno 2017 Direção de Legislação e Registros Silmar Oliveira Sant Anna Orientações iniciais sobre o pedido de dispensa do ENADE A solicitação de dispensa

Leia mais

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza Revisão para prova 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza 2- Qual e a aplicação para cada modo de cor? Bitmap: Para muitos usuários, o

Leia mais

A Fotogrametria Digital

A Fotogrametria Digital A Fotogrametria Digital Fotogrametria Digital O que é a fotogrametria Digital? A Fotogrametria Digital é a parte da fotogrametria que trata dos aspectos geométricos do uso de fotografias, com a finalidade

Leia mais

Manual do Sistema de Envio de Eletrocardiograma

Manual do Sistema de Envio de Eletrocardiograma Manual do Sistema de Envio de Eletrocardiograma Esse procedimento deverá ser executado após a realização do exame através do software especifico do fabricante do aparelho, ou seja, esse processo é somente

Leia mais

OFICINA DE MULTIMÉDIA B

OFICINA DE MULTIMÉDIA B OFICINA DE MULTIMÉDIA B Ficheiros de imagem Índice Manipulação - procedimentos 3 Captura 4 Visualização 5 Processamento 6 Armazenamento/compressão 7 Arquivos de imagem 9 Profundidade de bit e de cor 11

Leia mais

Unidade 28: Formatação de número

Unidade 28: Formatação de número Unidade 28: Formatação de número 28.0 Introdução O Excel é, em sua essência, um programa que manipula números; então fazer com que seus números apareçam como você quer é uma habilidade importante. A aparência

Leia mais

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR MANUAL DE INSTRUÇÕES Editor de bases de dados NSS EDITOR Manual de Instruções Editor de bases de dados NSS Editor 1. Introdução Este manual aplica-se ao software de edição de bases de dados para indicadores

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual > / Rio de Janeiro'1999 Introdução > A manutenção da Identidade Visual criada para a RADE depende da aplicação correta e consistente da Marca, Logomarca, Cores e Tipografias.

Leia mais

https://www.epiloglaser.com/downloads/pdf/mini_helix_ pdf

https://www.epiloglaser.com/downloads/pdf/mini_helix_ pdf Olá pessoal, hoje vamos aprender como usar a nossa popularíssima cortadora laser. Neste tutorial vamos mostrar desde como ligar a máquina, até como configurar seus materiais e arquivos para usar na laser.

Leia mais

Photoshop CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Photoshop CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5816 - Photoshop CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CC 1. Introdução ao Photoshop CC... 21 1.1. Novidades e Melhorias da Versão CC... 23 1.2. Conectar

Leia mais

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Dispositivos de saída, principais tecnologias (Monitor/Impressora) Professor: Francisco Ary Introdução O dispositivo de saída mais utilizado por um computador é o dispositivo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba. Transformações Geométricas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Sorocaba Transformações Geométricas .(x,y, P).(x,y, P) Imagem fonte Imagem transformada Deve-se notar que, como uma imagem digital é representada por uma matriz

Leia mais

Prof. Fernando V. Paulovich 3 de agosto de SCC Computação Gráca

Prof. Fernando V. Paulovich  3 de agosto de SCC Computação Gráca Dispositivos de Saída e SCC0250 - Computação Gráca Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA

Bitmap X Vetorial OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA OS DOIS PRINCIPAIS TIPOS DE ARQUIVOS NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA Editores vetoriais são frequentemente contrastadas com editores de bitmap, e as suas capacidades se complementam. Eles são melhores para leiaute

Leia mais

Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server. Impressão de dados variáveis

Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server. Impressão de dados variáveis Xerox 700 Digital Color Press com Integrated Fiery Color Server Impressão de dados variáveis 2008 Electronics for Imaging, Inc. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de

Leia mais