Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Imagem bitmap. Gráfico vetorial. gráficos vetoriais"

Transcrição

1 Sobre imagens bitmap e gráficos vetoriais Os elementos gráficos de um computador podem ser divididos em duas categorias principais -- bitmap e vetor. Imagem bitmap Gráfico vetorial

2 Imagens bitmap são ideais para a reprodução de gradações subtis de cores, como em fotografias. Podendo apresentar arestas irregulares quando impressas em tamanhos muito grandes ou exibidas com uma ampliação muito alta. Os gráficos vetoriais são ideais para a reprodução de contornos nítidos, como em logotipos ou ilustrações. Podem ser impressos ou exibidos em qualquer resolução sem que haja perda de detalhes.

3 Sobre o tamanho e a resolução de imagens Dimensões em pixels: É o tamanho da imagem (L x A) em pixels. Tem a ver com o tamanho do ecrã do computador. Por exemplo um ecrã de 15 tem cerca de 800 x 600 pixels. Uma imagem maior que esta não caberia no ecrã. Se se alterasse a resolução do monitor, a mesma imagem parecia menor.

4 Os exemplos acima mostram uma imagem de 620 por 400 pixels exibida em monitores de diversos tamanhos e resoluções.

5 Resolução da imagem O número de pixels exibido por unidade de comprimento impresso na imagem, geralmente medido em pixels por polegada (ppi). Por exemplo, no Photoshop, é possível alterar a resolução de uma imagem, enquanto no ImageReady, essa resolução será sempre 72 ppi. Isso acontece porque o aplicativo ImageReady foi desenvolvido para a criação de imagens de media on-line, e não impressa.

6 Imagens de 72 ppi e 300 ppi. zoom da área interna 200%

7 Por exemplo, uma imagem de 1 polegada por 1 polegada, com uma resolução de 72 ppi, contém um total de pixels. A mesma imagem de 1 por 1 polegada, com uma resolução de 300 ppi, contém um total de pixels. Utilizar uma resolução muito baixa para uma imagem impressa resulta na pixelização - uma saída com pixels grandes e de aparência grosseira. Utilizar uma resolução muito alta (pixels menores do que os pixels que o dispositivo de saída pode produzir) aumenta o tamanho do arquivo e torna lenta a leitura do ficheiro / download da internet / impressão da imagem. Além disso, o dispositivo não conseguirá reproduzir os detalhes extras de uma imagem de resolução maior.

8 Resolução do monitor Número de pixels ou pontos exibidos por unidade de comprimento no monitor, geralmente medido em pontos por polegada (dpi). A resolução do monitor depende do tamanho do monitor e da sua configuração de pixels. A maioria dos novos monitores possui uma resolução de aproximadamente 96 dpi ou superior. Compreender o que é a resolução do monitor ajuda a explicar porque o tamanho de exibição de uma imagem na tela geralmente é diferente do tamanho impresso. Por exemplo, ao visualizar uma imagem de 1 por 1 polegada e 144 ppi num monitor de 72 dpi, ela é exibida numa área de 2 por 2 polegadas na tela. Como o monitor somente pode exibir 72 pixels por polegada, precisa de 2 polegadas para exibir os 144 pixels que compõem uma aresta da imagem

9 Resolução da impressora O número de pontos por polegada (dpi) de tinta produzida Impressoras jato de tinta produzem um spray de tinta, e não pontos reais. Entretanto, a maioria dessas impressoras possui uma resolução aproximada de 300 até 600 dpi, produzindo bons resultados ao imprimir imagens de 150 ppi.

10 Tamanho do ficheiro O tamanho digital de uma imagem é medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do ficheiro é proporcional às dimensões em pixels da imagem. Outro fator que influencia o tamanho do ficheiro é seu formato de compactação GIF, JPEG, PNG...

11 Sobre a redefinição da resolução A. Reduzido B. Original C. Re-ampliado (Pixels seleccionados exibidos para cada imagem.)

12 COR O que é?

13 Modelo aditivo Destinado à impressão Baseado na sobreposição de cores (primárias) CMYK (Cyan Azul ; Magenta; Yellow; Black) Sobreposição das três (Cyan; Magenta; Yellow): Preto Ausência de todas: Branco Aplicação: Impressão; Fotografia; Livros; Revistas; Estamparia

14 Modelo Subtrativo Destinado à Web Baseado na composição do espectro (por emissão) RGB (Red; Green; Blue) Emissão de todas: Branco Ausência de todas: Preto Aplicações: Cores projetadas; Cinema; Televisão; Monitores; Web

15

16 Modo Cores Indexadas Animação multimédia Este modo utiliza no máximo 256 cores. Ao converter em cores indexadas, o Photoshop cria uma tabela de consulta de cores (CLUT), que armazena e indexa as cores da imagem. Se uma cor da imagem original não aparece na tabela, o programa escolhe a mais próxima ou simula a cor utilizando as cores disponíveis. Ao limitar a paleta de cores, as cores indexadas podem reduzir o tamanho do ficheiro mantendo a qualidade visual por exemplo, para um aplicativo de animação multimédia ou uma página da Web.

17 Gamuts de cor (Photoshop) Um gamut é a escala de cores que um sistema de cores pode exibir ou imprimir. O espectro de cores visto pelo olho humano é maior que o gamut disponível em qualquer modelo de cores. O gamut de CMYK é menor, consistindo somente de cores que podem ser impressas utilizando tintas de cores de processo. Quando as cores que não podem ser impressas são exibidas na tela, são conhecidas como cores fora do gamut, isto é, fora do gamut de CMYK.

18 Sobre profundidade de bits Profundidade de bits (também chamada de profundidade de pixels ou de cores) mede a quantidade de informação de cores disponível para exibir ou imprimir cada pixel de uma imagem. Maior profundidade de bits (mais bits de informação por pixel) significa mais cores disponíveis e uma representação de cores mais precisa na imagem digital. Por exemplo: Um pixel com profundidade de bits igual a 1 possui dois valores possíveis: preto e branco. Um pixel com profundidade de bits igual a 8 possui 2 8 ou 256 valores possíveis.

19 Na maioria dos casos, imagens Lab, RGB, em tons de cinza e CMYK possuem 8 bits de dados por canal de cor. Isso é convertido numa profundidade de bits em: - Lab de 24 bits (8 bits x 3 canais); - RGB de 24 bits (8 bits x 3 canais); - Tons de cinza de 8 bits (8 bits x 1 canal); - CMYK de 32 bits (8 bits x 4 canais). Nota 1: Todas as imagens do Adobe Photoshop possuem um ou mais canais, cada um armazenando informações sobre elementos de cores da imagem. O número de canais padrão de uma imagem depende de seu modo de cor. Por exemplo, uma imagem CMYK possui pelo menos quatro canais, um para cada informação de ciano, magenta, amarelo e preto. Imagine que um canal seja equivalente a uma chapa no processo de impressão, com uma chapa separada aplicando cada camada de cor.

20 Nota 2: Além desses canais de cor padrão, canais extras, chamados de canais alfa, podem ser adicionados a uma imagem para armazenar e editar selecções como máscaras, e canais de cor spot podem ser adicionados para adicionar chapas de cor spot para impressão.

21 Convertendo entre profundidades de bits Uma imagem de 16 bits por canal oferece distinções mais precisas na cor, mas pode ter duas vezes o tamanho do ficheiro de uma imagem de 8 bits por canal. Para converter entre 8 bits por canal e 16 bits por canal: 1 Primeiro achate a imagem 2 Escolha Imagem > Modo > 16 Bits/Canal ou 8 Bits/Canal.

22 Convertendo entre modos de cores (Photoshop) Quando se escolhe um modo de cores diferente para uma imagem, os valores de cores da imagem são permanentemente alterados. Por exemplo, ao converter uma imagem RGB para o modo CMYK, os valores de cores RGB fora do gamut de CMYK são ajustados para se enquadrarem ao gamut. Consequentemente, antes de converter imagens, convém proceder da seguinte maneira: 1 - Faça quantas edições forem possíveis no modo original da imagem (geralmente RGB, na maioria dos scanners, ou CMYK). 2 - Salve uma cópia de backup antes de converter. 3 - Achate o arquivo antes de converter. 4- Escolha Imagem > Modo e o modo desejado no submenu.

23 Convertendo para cores indexadas (Photoshop) Converter para cores indexadas reduz o número de cores da imagem para no máximo 256 (o número padrão de cores suportadas pelos formatos GIF e vários aplicativos de multimedia. Essa conversão reduz o tamanho do arquivo, pois exclui informações de cor da imagem. Para converter em cores indexadas, é necessário iniciar com uma imagem em tons de cinza ou RGB. 1 Escolha Imagem > Modo > Cores Indexadas. Observação: A imagem deve ser achatada primeiro ou as camadas serão perdidas. 2 Selecione a caixa de diálogo Visualizar Cores Indexadas para exibir uma visualização das alterações.

24 Combinação de cores (regras) Mesma tonalidade 00 FF FF CC FF FF AA C1 34 Dois pares idênticos e iguais entre si

25 Combinação de cores (regras) Mesma luminosidade 00 FF 11 CC FF AA BB 34 C1 BB Dois pares idênticos mas diferentes entre si

26 Combinação de cores (regras) Cores complementares 33 FF 33 FF 33 FF 66 FF FF 66 Ordem complementar

27 Matiz é a cor reflectida de um objecto ou transmitida por meio dele. É medido como um local no disco de cores padrão, expresso como um grau entre 0 e e 360. Em uso comum, o matiz é identificado pelo nome da cor como vermelho, laranja ou verde.

28 Saturação,, é a intensidade ou pureza da cor. Representa a quantidade de cinza em proporção ao matiz, medida como uma percentagem de 0% (cinza) a 100% (completamente saturado). No disco de cores padrão, a saturação aumenta do centro para a aresta.

29 Brilho é a luz ou sombra relativa da cor, normalmente medido como uma percentagem de 0% (preto) a 100% (branco).

Modelo RGB - Aplicações

Modelo RGB - Aplicações Modelo RGB - Aplicações As aplicações do modelo RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. O monitor CRT é essencialmente um tubo de raios

Leia mais

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE

TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE TEORIA DE CORES ALEXANDRE KEESE Fig. 1 - Espectro de Cores Fig. 1.1 - RGB Aditivo Fig. 1.2 - CMY Subtrativo TEORIA BÁSICA DAS CORES É muito importante a compreensão de como cada cor é descrita e utilizada

Leia mais

Aplicações Informáticas B 12º Ano

Aplicações Informáticas B 12º Ano Aplicações Informáticas B 12º Ano Prof. Adelina Maia 2013/2014 AIB_U4A 1 Bases sobre a teoria da cor aplicada aos sistemas digitais (red / Green / blue) Modelo CMYK (cyan / magenta / yellow + Black) Modelo

Leia mais

Photoshop / Tamanho e resolução da imagem

Photoshop / Tamanho e resolução da imagem Photoshop / Tamanho e resolução da imagem Sobre dimensões em pixels e resolução da imagem impressa Tamanho do arquivo Sobre a resolução do monitor Sobre a resolução da impressora Determinação de uma resolução

Leia mais

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação

Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação Aquisição e Tratamento de Imagem Estática (Mapa de Bits) Tecnologias da Informação e Comunicação conteúdos tipos de imagem conceitos base cor em digital formatos de imagem imagem na web Tipos de imagens

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB. PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Utilização de Cores em HTML Cores primárias Cores secundárias 2 Utilização de Cores em HTML Os comprimentos de onda vermelho, amarelo

Leia mais

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza

Revisão para prova. 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza Revisão para prova 1- Quais são os modos de cores aceitos no photoshop? Bitmap Cores RGB Cores CMYK Cores Lab Tons de Cinza 2- Qual e a aplicação para cada modo de cor? Bitmap: Para muitos usuários, o

Leia mais

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET.

GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. GUIA DE PREPARAÇÃO DE ARQUIVOS PARA IMPRESSÃO OFFSET. Para um melhor resultado, antes de iniciar seu projeto gráfico, solicite um gabarito. 01 Formato Todo material deve ser enviado com a página já nas

Leia mais

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas

SEL-0339 Introdução à Visão Computacional. Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas Departamento de Engenharia Elétrica - EESC-USP SEL-0339 Introdução à Visão Computacional Aula 3 Processamento de Imagens Coloridas Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira Prof. Dr. Adilson Gonzaga mvieira@sc.usp.br

Leia mais

TÓPICO EDIÇÃO BITMAP

TÓPICO EDIÇÃO BITMAP TÓPICO EDIÇÃO BITMAP CONCEITOS INICIAIS TIPOLOGIA DAS IMAGENS Aplicações Informáticas B 12º Ano Professores José Carlos Lima / Paulo Ferreira / Angélica Vieira / Helena Silva O que é uma imagem bitmap?

Leia mais

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos.

Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Os computadores processam dados digitais ou discretos. Os dados são informação representada num sistema digital de símbolos. Todas as formas de informação devem ser convertidas para a forma digital de

Leia mais

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER.

Corel Draw. Editoração Gráfica. Professor: Jarbas Araújo CENTRO EDUCACIONAL RADIER. Corel Draw Editoração Gráfica Professor: Jarbas Araújo professorjarbasaraujo@gmail.com CENTRO EDUCACIONAL RADIER Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça de clientes, e pessoas leigas

Leia mais

Então, como saber se uma cor que esteja sendo vista na tela será obtida com a mesma aparência na impressão? É aí que entram os modos de cor.

Então, como saber se uma cor que esteja sendo vista na tela será obtida com a mesma aparência na impressão? É aí que entram os modos de cor. Variações de cores entre dispositivos Todo trabalho feito em computação gráfica, mais especificamente com impressão, pode apresentar variações do tipo exibido abaixo. Você vê as cores de um modo na tela,

Leia mais

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta.

Material protegido pelas leis de direito autoral Proibida qualquer tipo de divulgação sem à devida autorização ou citada a fonte de forma correta. O que é cor? É a percepção visual provocada pela ação de um feixe de fótons sobre as células especializadas da retina, células essas que transmitem informação através do nervo óptico para o sistema nervoso,

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I)

Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações. Multimídia. A Imagem (Parte I) Universidade do Estado de Minas Gerais Curso de Sistemas de Informações Multimídia A Imagem (Parte I) Prof Sérgio Carlos Portari Júnior portari.uemgituiutaba@gmail.com Multimídia A imagem Tópico: Representação

Leia mais

Imagem Digital. Claudio Carvilhe

Imagem Digital. Claudio Carvilhe Imagem Digital Claudio Carvilhe Imagem Digital Roteiro Introdução. Pixel. Resolução espacial. Cor. Processamento de imagens. Introdução Informação Visual: Imagem vista na tela. Informação Descritiva: Modelo

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2019 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS. Daniel C. Zanotta 22/06/2017 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB IHS Daniel C. Zanotta 22/06/2017 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

RESOLUÇÃO. RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir.

RESOLUÇÃO. RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir. RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO DE UMA IMAGEM - A resolução é a medida do detalhe de uma imagem que um dispositivo pode capturar ou reproduzir. PPI - É a abreviatura de 'pixels per inch' (pixeis por polegada). Refere-se

Leia mais

Espaço de Cor Fotografia Digital Prof. Rogério Simões

Espaço de Cor Fotografia Digital Prof. Rogério Simões Espaço de Cor Prof. Rogério Simões Espaço de Cor Muito antes da invenção dos primeiros monitores coloridos, cientistas, artistas e técnicos já se preocupavam com a maneira de representar cores uniformemente.

Leia mais

Computação Gráfica Síntese de Cores

Computação Gráfica Síntese de Cores Computação Gráfica Síntese de Cores Professora: Sheila Cáceres Natureza da cor O ser humano é capaz de visualizar só um subconjunto do espectro de luz solar: desde 380 nanômetros (violeta) a 780 nanômetros

Leia mais

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz)

Luz e Cor. Luz. Onda eletro-magnética. Computação Gráfica Interativa - Gattass 10/26/2004. Luz e Cor. λ (m) f (Hertz) Marcelo Gattass, PUC-Rio Luz Onda eletro-magnética 10 2 10 4 10 6 10 8 10 10 10 12 10 14 10 16 10 18 10 20 (m) rádioam FM,TV Micro-Ondas Ultra-Violeta Infra-Vermelho RaiosX f (Hertz) 10 6 10 4 10 2 10

Leia mais

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018

AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV. Daniel C. Zanotta 13/08/2018 AULA 9 TRANSFORMAÇÃO RGB HSV Daniel C. Zanotta 13/08/2018 SISTEMA ADITIVO DE CORES (LUZ) LUZ: A LUZ É COMPOSTA DE VIBRAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS QUE CORRESPONDEM ÀS CORES. ESSAS VIBRAÇÕES TEM ESPECÍFICAS FREQUÊNCIAS

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores. Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura CARTOGRAFIA TEMÁTICA Teoria das cores Prof. Luciene S. Delazari Departamento de Geomática Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura - 2018 Projeto cartográfico Teoria das Cores Percepção da cor

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS. Nielsen Castelo Damasceno

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS. Nielsen Castelo Damasceno PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Nielsen Castelo Damasceno Definições A cor é um poderoso descritor que muitas vezes simplifica a identificação do objeto e sua extração de uma cena. Os seres humanos

Leia mais

Processamento de Imagens Coloridas. Prof. Adilson Gonzaga

Processamento de Imagens Coloridas. Prof. Adilson Gonzaga Processamento de Imagens Coloridas Prof. Adilson Gonzaga 1 Aparência de um Objeto A aparência de um objeto é o resultado de uma complexa interação da luz incidente sobre este objeto, suas características

Leia mais

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS

PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS PROCESSAMENTO DE IMAGENS COLORIDAS Fundamentos da cor A visão da cor É a capacidade de um organismo ou máquina de distinguir objetos baseando-se nos comprimentos de onda (ou freqüências) da luz sendo refletida,

Leia mais

MANUAL.

MANUAL. MANUAL DOUSUÁRIO Siga as normas para produção de seu material gráfico, respeitando-as sempre, muitos trabalhos não são processados em nosso sistema por pequenos detalhes. VERIFIQUE SEMPRE Dimensões especificadas

Leia mais

Sumário. Tipografia Imagem O Corel Draw Ferramentas Práticas

Sumário. Tipografia Imagem O Corel Draw Ferramentas Práticas José Natanael Reis Sumário 2 Tipografia Imagem O Corel Draw Ferramentas Práticas Tipografia O que é tipografia? 4 Do grego: typos "forma graphein "escrita" Composição de um texto usando símbolos alfabéticos,

Leia mais

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura

Universidade Aberta da Terceira Idade Sub-Reitoria de Extensão e Cultura MANUAL DA MARCA iversidade Aberta da Terceira Idade Este manual contém todos os elementos gráficos que representam a padronização visual da marca ati. Aqui são especificados todos os formatos, tamanhos,

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 7 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores explica como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida. Menu qualidade Modo

Leia mais

As imagens. As imagens. Representação digital de imagens. As imagens Wilson de Pádua Paula Filho 1

As imagens. As imagens. Representação digital de imagens. As imagens Wilson de Pádua Paula Filho 1 As As As Dispositivos gráficos Resolução espacial de : pixel - unidade de imagem, usada para medir resolução gráfica; visão humana - cerca de 3000 x 3000 pixels; fotografia - até 8000 x 8000 pixels. 2001

Leia mais

Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Tipos de Originais

Capítulo 1 - Introdução Capítulo 2 - Tipos de Originais Capítulo 1 - Introdução Luz O que É Luz Espectro Eletromagnético Luz Anárquica Cor Interpretação Espectro Visível Sínteses Aditiva e Subtrativa Síntese Aditiva Cores Opostas e Complementares Síntese Subtrativa

Leia mais

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual.

INTRODUÇÃO. Conheça essas regras nas próximas páginas deste manual. MANUAL DA MARCA INTRODUÇÃO Este manual tem o objetivo de orientar as aplicações da marca ACIAP São José dos Pinhais. Os elementos gráficos que compõem a identidade visual são o logotipo, as cores institucionais

Leia mais

Representação da Informação Imagem e Vídeo

Representação da Informação Imagem e Vídeo Representação da Informação Imagem e Vídeo José Gustavo de Souza Paiva Gráficos Pixels Bitmaps Mídia Imagem 1 Mídia Imagem Cores O olho humano vê uma única cor quando três cores primárias são apresentadas

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual Obrigado! Este manual apresenta as normas e orientações para o uso da identidade visual do INEA. No entanto, somente com a sua participação será atingido o objetivo de comunicar

Leia mais

Princípios sobre imagens digitais

Princípios sobre imagens digitais Princípios sobre imagens digitais Aula 1 LPV 5731 - ANÁLISE DE IMAGENS DE SEMENTES E PLÂNTULAS Programa de pós-graduação em Fitotecnia Francisco G Gomes-Junior Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO

COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO COMO PREPARAR/ENVIAR SEU ARQUIVO PARA IMPRESSÃO ÍNDICE EXPORTANTO EM COREL DRAW 1 - definindo o tamanho pág. 3 2 - padrão (sistema de cores - cmyk) pág. 3 3 - resolução pág. 4 4 - convertendo em curvas

Leia mais

Processamento digital de imagens

Processamento digital de imagens Processamento digital de imagens Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 30 de julho de 2015 Motivações: cor ajuda reconhecimento

Leia mais

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação

Mídias Discretas. Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Introdução à Ciência da Informação Mídias Discretas Mídias discretas (estáticas) Texto Gráficos e Imagens Estáticas Caracteres são convertidos para uma representação com um número fixo

Leia mais

Processamento Digital de Imagens. Cor

Processamento Digital de Imagens. Cor Processamento Digital de Imagens Cor Em uma descrição física a cor está associada ao seu comprimento de onda. Ao se analisar o espectro eletromagnético na região do visível, os menores comprimentos de

Leia mais

Mudanças de Coordenadas em Sistemas de Cores

Mudanças de Coordenadas em Sistemas de Cores Mudanças de Coordenadas em Sistemas de Cores Bruno Teixeira Moreira e Emídio Augusto Arantes Macedo Ciência da Computação 1 o. Período Professor: Rodney Josué Biezuner Disciplina: Geometria Analítica e

Leia mais

Guia de qualidade de cores

Guia de qualidade de cores Página 1 de 6 Guia de qualidade de cores O Guia de qualidade de cores ajuda os usuários a entender como as operações disponíveis na impressora podem ser usadas para ajustar e personalizar a saída colorida.

Leia mais

Cores em Imagens e Vídeo

Cores em Imagens e Vídeo Aula 05 Cores em Imagens e Vídeo Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Ciência das Cores A cor é fundamentada

Leia mais

Etienne De Crecy Live Transmusicales de Rennes Make My Logo Bigger Cream

Etienne De Crecy Live Transmusicales de Rennes Make My Logo Bigger Cream Etienne De Crecy Live Transmusicales de Rennes Make My Logo Bigger Cream 1 O Maravilhoso Mundo dos Pixels Não adianta fechar um arquivo se você não o criou de forma correta. Não adianta mandar para a gráfica/lab/bureau

Leia mais

Representação da Informação

Representação da Informação Representação da Informação José Gustavo de Souza Paiva Introdução Representação é feita na forma digital Por que? Sistemas Computacionais só manipulam dados digitais Dados digitais são mais fáceis de

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Ana Paula Mandelli

COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Ana Paula Mandelli COMPUTAÇÃO GRÁFICA Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com Ementa Princípios de Design gráfico. Funcionalidades básicas. Técnicas aplicadas ao Design Gráfico. Ilustrações. Tratamento de Imagens.

Leia mais

Tamanho e resolução da imagem

Tamanho e resolução da imagem Tamanho e resolução da imagem Para se produzir imagens de alta qualidade, é importante compreender como é que os dados dos pixels da imagem são medidos e mostrados. Dimensões dos pixels O número de pixels

Leia mais

Cor e Imagem. Luz. ! Visão = percepção da energia electromagnética. ! O espectro eletromagnético inclui diversos tipos de radiações:

Cor e Imagem. Luz. ! Visão = percepção da energia electromagnética. ! O espectro eletromagnético inclui diversos tipos de radiações: Cor e Imagem Computação Gráfica Luz! Visão = percepção da energia electromagnética! O espectro eletromagnético inclui diversos tipos de radiações:! Gamma! X-ray! Ultraviolet! Visible (pequena porção)!

Leia mais

05/02/2014. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático.

05/02/2014. Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA. James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. Prof. Reginaldo Brito Um pouco de história antes... A FOTOGRAFIA Joseph-Nicéphore Niepce * França, (1765-1833) James Clerk Maxwell (1831 1879) Escócia (Reino Unido) físico, filósofo e matemático. 1826,

Leia mais

Representação de cores. Computação Gráfica Cores. O que é luz. Distribuição espectral da iluminação 11/12/12

Representação de cores. Computação Gráfica Cores. O que é luz. Distribuição espectral da iluminação 11/12/12 Representação de cores Computação Gráfica Cores Renato Ferreira Tratados de maneira geral como triplas RGB Um parâmetro alpha opcional Quase todas operações separadas por componente Mas usualmente tratadas

Leia mais

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA.

UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. UM POUCO DE COMPUTAÇÃO GRÁFICA. Imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução,

Leia mais

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks

Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Aula 04 Tipos de arquivos e Fireworks Tipos de arquivos Algumas extensões de arquivo de imagem Extensões mais utilizadas Extensão Nome próprio Descrição.bmp Windows Bitmap Usado pelos programas Microsoft

Leia mais

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de

Copiright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total desta aula só é permitida através de autorização por escrito de 1 O estudo das cores não é peculiar apenas da pintura ou do desenho; é um estudo amplo, que sem dúvida está presente dentro de muitas outras áreas e que estão diretamente interconectados. Veja nesta aula

Leia mais

Processamento de imagem a cores

Processamento de imagem a cores A cor é um poderoso descritor que frequentemente simplifica a identificação e extracção de objectos de uma cena Os humanos podem discernir milhares de cores, mas apenas duas dezenas de cinzentos O processamento

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação 3 Logotipo - versões cromáticas 4 Diagrama de construção, área de reserva e redução 6 Aplicações da marca 7 Aplicações sobre fundos 8 Aplicações

Leia mais

Cor SCC0251 Processamento de Imagens

Cor SCC0251 Processamento de Imagens Cor SCC0251 Processamento de Imagens Prof. Moacir Ponti Jr. www.icmc.usp.br/~moacir Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP 2012/1 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) Cor 2012/1 1 / 39 Sumário 1 Introdução

Leia mais

GRUPO I (9 valores) 1. Uma fotografia das férias na praia 2. Uma fotografia da superfície do planeta Marte 3. Uma fotografia da capa de um livro

GRUPO I (9 valores) 1. Uma fotografia das férias na praia 2. Uma fotografia da superfície do planeta Marte 3. Uma fotografia da capa de um livro Sistemas Multimédia Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia 2º Teste 2006/06/07 14:00h Duração: 2h00m GRUPO I (9 valores) 1. [3,5] Caracterize e compare os gráficos vectoriais com as imagens bitmap

Leia mais

Tratamento de Imagens

Tratamento de Imagens Sociedade dos Irmãos da Congregação de Santa Cruz Colégio Notre Dame de Campinas 2011 Tratamento de Imagens Danilo Cunha IMAGENS Formato de Arquivos Tipo de arquivo é uma forma padrão de armazenar

Leia mais

Glossário gráfico. Um guia sobre os termos mais usados na indústria

Glossário gráfico. Um guia sobre os termos mais usados na indústria Um guia sobre os termos mais usados na indústria O vocabulário usado pelas gráficas e por designers pode parecer muito complexo de início, mas é pensado para que o processo de produção seja cada vez mais

Leia mais

Introdução I MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA Formatos Digitais de Imagens. Prof. Ms. Ricardo Seyssel

Introdução I MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA Formatos Digitais de Imagens. Prof. Ms. Ricardo Seyssel Introdução I MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA Formatos Digitais de Imagens Prof. Ms. Ricardo Seyssel BITMAP & VETORIAL Formatos Digitais de Imagens Prof. Ms. Ricardo Seyssel Editores vetoriais são frequentemente

Leia mais

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos

Teoria da Cor - Fundamentos Básicos Teoria da Cor - Fundamentos Básicos O objetivo desse material de apoio é trazer algumas informações básicas sobre teoria da cor, embora seu estudo seja muito mais amplo e envolve diversos aspectos de percepção,

Leia mais

MODELOS DE COR. Intensity is radiant power in a particular direction.

MODELOS DE COR. Intensity is radiant power in a particular direction. MODELOS DE COR Terminologias Intensity is radiant power in a particular direction. Radiance is intensity per unit projected area. Luminance is radiance weighted by the spectral sensitivity associated with

Leia mais

Imagem digital. Unidade 3

Imagem digital. Unidade 3 Imagem digital Unidade 3 Objectivos Reconhecer o potencial comunicativo/ expressivo das imagens; Reconhecer as potencialidades narrativas de uma imagem; A criação de sentido nas associações de imagens

Leia mais

Tratamento de Imagens com Photoshop. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm.

Tratamento de Imagens com Photoshop. / NT Editora. -- Brasília: p. : il. ; 21,0 X 29,7 cm. T RAT AME NT ODEI MAGE NS COM PHOT OS HOP I NF ORMAÇÃOECOMUNI CAÇÃO Ma y c ons a da l a Autor Maycon Sadala Graduado em Desenho Industrial pela Universidade de Brasília. Desenvolve há mais de 15 anos

Leia mais

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte

Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte Diagramas e Camadas Representação e Linguagem em Arquitetura ARQ1342 Tópicos Especiais em Arquitetura XXVII Prof. Gabriel Duarte AULA 04 Imagem Digital / Pós-Produção Cores & Contrastes Tutorial B (parte

Leia mais

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I

Professor Gerson Witte Artes - EMI Informática. As Cores. Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I As Cores Professor Gerson Witte EMI Informática Artes I Apesar de serem o mesmo fenômeno físico, existe duas maneiras de entender as cores. A cor é uma radiação eletromagnética, corresponde à parte do

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE PUBLISHER 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais set-09

Sistemas de Cores. Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais  set-09 Sistemas de Cores Leandro Tonietto Processamento Gráfico Jogos Digitais ltonietto@unisinos.br http://www.inf.unisinos.br/~ltonietto set-09 Sumário Introdução Cores RGB HSV Referências 4-set-09 Leandro

Leia mais

Cor e Imagem. Luz. ! Visão = percepção da energia electromagnética. ! O espectro eletromagnético inclui diversos tipos de radiações:

Cor e Imagem. Luz. ! Visão = percepção da energia electromagnética. ! O espectro eletromagnético inclui diversos tipos de radiações: Cor e Imagem Computação Gráfica Luz! Visão = percepção da energia electromagnética! O espectro eletromagnético inclui diversos tipos de radiações:! Gamma! X-ray! Ultraviolet! Visible (pequena porção)!

Leia mais

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Utilize o para ajustar a qualidade da impressão e personalizar a impressão colorida. Selecione um item de menu para obter mais detalhes: 1 Correção de cor Manual Cor Resolução da impressão Tonalidade do

Leia mais

Fotografia Digital. Conceitos básicos e aplicações práticas OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital;

Fotografia Digital. Conceitos básicos e aplicações práticas OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital; Fotografia Digital Conceitos básicos e aplicações práticas Alexandre Leão Junho - 2003 OBJETIVOS: Apresentar a Fotografia (imagem) Digital; Conhecer os modelos de câmeras digitais e outros dispositivos

Leia mais

Guia de uso Selo de certificação

Guia de uso Selo de certificação Guia de uso Selo de certificação Este guia tem o objetivo de orientar os profissionais certificados sobre o uso dos selos de certificação. Sumário 1. Selos 4 2. Tipos de selo 7 3. Regras de uso 10 4. Exemplos

Leia mais

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas

PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas PEF 5743 Computação Gráfica Aplicada à Engenharia de Estruturas Prof. Dr. Rodrigo Provasi e-mail: provasi@usp.br Sala 09 LEM Prédio de Engenharia Civil Iluminação Para a compreensão do funcionamento da

Leia mais

Luz e Cor. por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio

Luz e Cor. por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio Luz e Cor por Marcelo Gattass Departamento de Informática PUC-Rio (adaptado por Luiz Fernando Martha para a disciplina CIV2802 Sistemas Gráficos para Engenharia) Luz Onda eletro-magnética 10 2 10 4 10

Leia mais

O que pode fazer com o Image Data Converter

O que pode fazer com o Image Data Converter O que pode fazer com o Image Data Converter Bem-vindo ao Image Data Converter Ver.1.5, o software de aplicação que lhe permite ver e fazer ajustes num ficheiro de formato RAW (SRF) ( ficheiro RAW neste

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES

COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES COMPUTAÇÃO GRÁFICA (TACOG) CORES CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite: melhorar a legibilidade da informação gerar imagens realistas focar a atenção do observador passar emoções etc. CORES

Leia mais

Fotografia Digital. Aula 1

Fotografia Digital. Aula 1 Fotografia Digital Aula 1 FOTOGRAFIA DIGITAL Tema da aula: A Fotografia 2 A FOTOGRAFIA A palavra Fotografia vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa

Leia mais

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster?

Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem ou Desenhos e Gráficos vetorial ou raster? Computação Visual A CG (ou CV) tem pelo menos 3 grades divisões: SI (ou CG), AI e PI Inicialmente

Leia mais

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM

INSTRUÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM INSTRUÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DA IMAGEM A seguinte informação tem o objetivo de auxiliar a criação dos ficheiros de impressão da forma correta. Se, uma vez lidas as instruções, continuar a ter dúvidas,

Leia mais

Computação Gráfica - 03

Computação Gráfica - 03 Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Computação Computação Gráfica - 03 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Imagens digitais. Armando J. Pinho. Introdução à Análise e Processamento de Sinal Universidade de Aveiro.

Imagens digitais. Armando J. Pinho. Introdução à Análise e Processamento de Sinal Universidade de Aveiro. Imagens digitais Armando J. Pinho Introdução à Análise e Processamento de Sinal Universidade de Aveiro ap@ua.pt http://www.ieeta.pt/~ap IAPS (DETI-UA 2013/14) Armando J. Pinho 1 / 55 Sumário 1 Formação

Leia mais

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no

Cores. Misturando apenas essas três cores, em proporções e intensidades variadas, podemos obter todas as outras, mesmo as que não estão no Cores A cor é uma sensação provocada pela luz sobre o órgão da visão, isto é, sobre nossos olhos. A cor-luz pode ser observada através dos raios luminosos. Cor-luz é a própria luz que pode se decompor

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Fevereiro de 2012 Revisão 02

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL. Fevereiro de 2012 Revisão 02 Índice 1. Apresentação...3 1.1. Revisões...3 2. O Programa...4 3. Identidade...5 3.1. A Marca...5 3.2. Construção...6 3.3. Especificação de Cores...6 3.4. Versões Cromáticas...7 4. Normas de Uso...8 4.1.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias

PROGRAMAÇÃO VISUAL COR. Prof. Carlos Café Dias PROGRAMAÇÃO VISUAL COR Prof. Carlos Café Dias O mundo à nossa volta é repleto de cores, mas tudo está na nossa cabeça, é ativado em nós. Experimentamos as cores por apenas um sentido: a visão. As cores

Leia mais

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS

ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS IMAGEM DIGITAL BITMAP ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS 1 Tipos de imagem Existem várias formas de armazenar uma imagem num computador. Nesta secção abordam-se as imagens do tipo bitmap e as imagens do tipo vectorial.

Leia mais

Photoshop CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Photoshop CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5816 - Photoshop CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CC 1. Introdução ao Photoshop CC... 21 1.1. Novidades e Melhorias da Versão CC... 23 1.2. Conectar

Leia mais

Manual de Identidade Visual

Manual de Identidade Visual Manual de Identidade Visual > / Rio de Janeiro'1999 Introdução > A manutenção da Identidade Visual criada para a RADE depende da aplicação correta e consistente da Marca, Logomarca, Cores e Tipografias.

Leia mais

Gerenciamento da Cor em Sistemas Digitais. Hermes Renato PUCSP 2018

Gerenciamento da Cor em Sistemas Digitais. Hermes Renato PUCSP 2018 Gerenciamento da Cor em Sistemas Digitais Hermes Renato PUCSP 2018 Cor e Comunicação Com o gerenciamento de cores é possível garantir consistência das cores. História da Cor Leonardo da Vinci - 1489. É

Leia mais

Padrões e Tipos de Dados de Mídia. Imagem

Padrões e Tipos de Dados de Mídia. Imagem Padrões e Tipos de Dados de Mídia. Imagem CONFERENCIA 3 Ing. Yamila Díaz Suárez Revisão de tarefa Realizar um resumo sobre a gestão eletrónica de documentos. Pesquisar quais ferramentas existem. Contéudo

Leia mais

OFICINA DE MULTIMÉDIA B

OFICINA DE MULTIMÉDIA B OFICINA DE MULTIMÉDIA B Ficheiros de imagem Índice Manipulação - procedimentos 3 Captura 4 Visualização 5 Processamento 6 Armazenamento/compressão 7 Arquivos de imagem 9 Profundidade de bit e de cor 11

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL BÁSICO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA - RS SET.2014 1 APRESENTAÇÃO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL CRO-RS 3 //APRESENTAÇÃO A implementação de um sistema integrado de marcas CFO/CRO

Leia mais

Plano de Aula - Photoshop CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Photoshop CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - Photoshop CC - cód.5816 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CC Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CC 1. Introdução ao Photoshop CC... 21 1.1.

Leia mais

Adobe FreeHand. Imagem Bitmap:

Adobe FreeHand. Imagem Bitmap: Imagem Bitmap: As imagens bitmap (mapa de bits), são tal como o nome indica, uma colecção de bits que formam uma imagem. A imagem consiste numa matriz de pontos individuais (ou píxeis) em que cada um tem

Leia mais

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster?

Imagem e Gráficos. vetorial ou raster? http://computacaografica.ic.uff.br/conteudocap1.html Imagem e Gráficos vetorial ou raster? UFF Computação Visual tem pelo menos 3 grades divisões: CG ou SI, AI e PI Diferença entre as áreas relacionadas

Leia mais

Plano de Aula - Photoshop CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Photoshop CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Photoshop CS6 - cód. 5118 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CS6 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao Photoshop CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Trabalho com Imagens

Leia mais

Complemento Teórico Treinamento RIPs Flexi e PhotoPRINT

Complemento Teórico Treinamento RIPs Flexi e PhotoPRINT Base Teórica Gerenciamento de Cor - Geral RGB CMYK Grayscale Perfil de Entrada Perfil de Entrada Perfil de Entrada Perfil de Saída (ICC) Ajuste de Densidade Correção de Cor - Espaços de Cor: A- RGB: Um

Leia mais

MODELO de COR (1) ORIENTADO PARA O EQUIPAMENTO. Finalidade? Especificação precisa das cores numa certa gama, para determinada classe de equipamentos.

MODELO de COR (1) ORIENTADO PARA O EQUIPAMENTO. Finalidade? Especificação precisa das cores numa certa gama, para determinada classe de equipamentos. MODELO de COR (1) ORIENTADO PARA O EQUIPAMENTO Finalidade? Especificação precisa das cores numa certa gama, para determinada classe de equipamentos. O que é? Sub-espaço 3D Sistema de coordenadas 3D Combinação

Leia mais

Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens

Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens Caracterização de vários tipos e imagens e formatos de imagens Trabalho de: Vitor Vieira e Joaquim Vieira Formador: António Guimarães Extensões de ficheiros de imagem Nos primórdios, os computadores eram

Leia mais