Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior. Candidaturas Online. A quem se destinam os concursos especiais de acesso?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior. Candidaturas Online. A quem se destinam os concursos especiais de acesso?"

Transcrição

1 Concursos Especiais de Acesso ao Ensino Superior Candidaturas Online Versão de 19 de março de 2013 A quem se destinam os concursos especiais de acesso? Destinam-se a estudantes que reúnam condições habilitacionais específicas, nomeadamente: - titulares da prova especialmente destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos; - titulares de cursos superiores, pós-secundários e médios. Condições especiais para acesso e ingresso de maiores de 23 anos Decreto-Lei n.º 64/2006 de 21 de março e Regulamento das condições especiais para acesso e ingresso de maiores de 23 anos da FMH. Quem pode inscrever-se na prova especialmente destinada a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos? De acordo com o Regulamento da FMH, podem inscrever-se para a realização das provas os candidatos que completem 23 anos até ao dia 31 de dezembro do ano que antecede a realização das provas e que não tenham a habilitação de acesso ao curso a que se pretendem candidatar (12.º ano ou equivalente e as provas de ingresso exigidas para o curso em causa, realizadas no ano letivo atual ou anterior). Qual é o objetivo das provas? As provas visam avaliar os conhecimentos e competências considerados como requisito para a frequência das licenciaturas da FMH. Como se organizam as provas? As provas incluem: - Avaliação Curricular corresponde à apreciação do currículo académico e profissional do candidato; - Entrevista para avaliar as motivações do candidato; - Prova Específica corresponde a uma prova teórica de avaliação dos conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso.

2 Quando se realizarão as provas e serão conhecidos os resultados? O calendário das provas é o seguinte: Prova/Resultado Dia/Hora Local Prova de Biologia e de Psicologia 11 de junho das 14.00h às 16.00h A definir Divulgação dos Resultados das Provas Escritas 22 de junho A definir Entrevistas 16 de julho com início às A definir Divulgação dos Resultados Finais 23 de julho A definir (atualizado a 19/03/2013) A que corresponde a prova específica? A prova específica corresponde a uma prova teórica sob a forma de um teste escrito. São duas as provas existentes: uma na área da Biologia e outra na de Psicologia, devendo o candidato escolher uma das duas. O programa das provas encontra-se em anexo. (atualizado a 19/03/2013) Como se processa a avaliação das provas? As provas são avaliadas por um júri constituído pelo Presidente do Conselho Científico e dois docentes por este designados. É o júri que: - aprecia o curriculum vitae dos candidatos, considerando-o relevante ou não no âmbito do curso a que pretende candidatar-se; - efetua a entrevista e avalia a motivação do candidato para a frequência do curso; - elabora e avalia as provas teóricas. Pretendo candidatar-me a um curso que exige pré-requisitos, tenho que os realizar? Sim, se pretende candidatar-se ao curso de licenciatura em Ciências do Desporto ou Dança, tem que realizar os pré-requisitos correspondentes. Pode obter mais informações sobre os pré-requisitos no Site da FMH. Quais são os critérios de seriação dos candidatos? O critério de seriação é a classificação final das provas de avaliação dos conhecimentos e competências para acesso ao ensino superior (avaliação curricular, entrevista e prova específica), por ordem decrescente. Quantas vagas existem para cada curso? As vagas definidas para o ano letivo de 2012/2013 foram: Curso Vagas Ciências do Desporto 5 Dança 2 Ergonomia 1 Gestão do Desporto 3 Reabilitação Psicomotora 2

3 Quando são as inscrições nas provas e como se processam? As inscrições nas provas são feitas online e decorrem entre 8 de abril e 22 de maio. (atualizado a 19/03/2013) As candidaturas realizam-se online devendo, para o efeito, para além de efetuar um registo, proceder ao envio (na plataforma de candidatos online ) dos documentos abaixo indicados por via eletrónica. Os procedimentos a realizar para efetuar a sua candidatura online encontram-se descritos no documento disponível em candidatos no Site da FMH. Os documentos que necessita de ter digitalizados são: 1. Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão; 2. Cartão de Contribuinte; 3. Certificado de Habilitações; 4. Curriculum Vitae; 5. Exposição sintética das motivações do candidato; 6. Documento comprovativo da condição de APTO nos pré-requisitos (caso pretenda candidatar-se aos cursos de Ciências do Desporto ou Dança). A inscrição compreende, ainda, o pagamento de um emolumento no valor de 140. O pagamento será efetuado por Multibanco utilizando as referências criadas aquando a finalização do processo de candidatura online. A Divisão de Gestão de Serviços Académicos da FMH funciona de 2.ª a 6.ª feira das 10.00h às 16.30h, na Estrada da Costa Cruz-Quebrada, Dafundo; telefone n.º e candidaturasonline@fmh.utl.pt. O que tenho de fazer se ficar aprovado nas provas? Terá que apresentar a sua candidatura online durante o mês de agosto.

4 Condições especiais para acesso e ingresso de maiores de 23 anos 2013/2014 Programa Biologia A comissão para o estabelecimento de condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior, designada pelo Conselho Científico da FMH, elegeu os seguintes temas e respetivo desenvolvimento programático para a prova de Biologia. Os temas e conteúdos selecionados para a prova de Biologia são parcialmente coincidentes com os que constam dos Programas de Biologia e Geologia e de Biologia Humana do Ensino Secundário, em vigor no presente ano. TEMAS 1. ORGANIZAÇÃO GERAL DO CORPO HUMANO... Error! Bookmark not defined Célula... Error! Bookmark not defined Tecidos... Error! Bookmark not defined Aparelhos e sistemas... Error! Bookmark not defined Conceito de homeostasia... Error! Bookmark not defined. 2. SISTEMAS DE REGULAÇÃO... Error! Bookmark not defined Generalidades... Error! Bookmark not defined Sistema Nervoso Somático... Error! Bookmark not defined Sistema Nervoso Autónomo... Error! Bookmark not defined Sistema Endócrino... Error! Bookmark not defined. 3. APARELHO CARDIOVASCULAR E SANGUE... Error! Bookmark not defined Organização geral e função do aparelho cardiovascular... Error! Bookmark not defined Anatomofisiologia do coração... Error! Bookmark not defined Vasos sanguíneos... Error! Bookmark not defined Sangue... Error! Bookmark not defined. 4. TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA... Error! Bookmark not defined Respiração celular... Error! Bookmark not defined Anatomia funcional do aparelho respiratório... Error! Bookmark not defined Formas de transporte de gases respiratórios no sangue... Error! Bookmark not defined. ORGANIZAÇÃO GERAL DO CORPO HUMANO Célula Identificar os principais constituintes celulares. DESENVOLVIMENTO PROGRAMÁTICO Enumerar os principais processos de transporte celular. Tecidos Descrever as principais características morfológicas e funcionais dos quatro tipos de tecidos básicos do organismo humano. Aparelhos e sistemas Identificar os principais sistemas e aparelhos do organismo humano e a sua organização geral. Conceito de homeostasia Definir o conceito. Identificar a importância da homeostasia na manutenção dos sistemas biológicos. SISTEMAS DE REGULAÇÃO Generalidades Distinguir genericamente as funções do sistema nervoso somático e do sistema nervoso autónomo. Distinguir as ações reguladoras do sistema nervoso autónomo e do sistema endócrino no equilíbrio interno.

5 Sistema Nervoso Somático Distinguir anatómica e funcionalmente sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). Enumerar e identificar os principais constituintes do neurónio (corpo celular, dendrites, axónio, botões terminais). Enunciar genericamente as funções dos diferentes constituintes do neurónio. Caracterizar as distribuições iónicas em torno da membrana celular responsáveis pelo impulso nervoso. Descrever a estrutura e fisiologia básica da sinapse excitatória. Sistema Nervoso Autónomo Diferenciar a ação genérica das divisões simpática e parassimpática. Identificar as principais características estruturais do SNA. Identificar os recetores relacionados com o SNA. Identificar a constituição da via eferente: fibra pré-ganglionar, gânglio e fibra pós-ganglionar. Diferenciar a constituição desta via nas divisões simpática e parassimpática. Identificar os efetores relacionados com o SNA: músculo liso, cardíaco e glândulas. Sistema Endócrino Diferenciar as glândulas: exócrinas, endócrinas e mistas. Definir os conceitos de glândula endócrina, hormona e órgão-alvo. Descrever o mecanismo geral de ação hormonal (combinação hormona/recetor hormonal da membrana ou intracelular). Identificar e situar as glândulas endócrinas (Hipófise, Tiroide, Paratiroide, Pâncreas, Suprarrenais e Gónadas). APARELHO CARDIOVASCULAR E SANGUE Organização geral e função do aparelho cardiovascular Identificar o aparelho cardiovascular como um sistema contínuo de vasos. Saber distinguir entre grande circulação ou circulação sistémica e pequena circulação ou circulação pulmonar e associar a cada uma destas circulações os vasos que têm origem no coração. Identificar o coração e os vasos sanguíneos como os órgãos constituintes do aparelho cardiovascular e distinguir a função geral de cada um destes constituintes. Distinguir funcionalmente as três porções do sistema de vasos: porção arterial, porção capilar e porção venosa. Identificar para qualquer região da circulação qual o tipo de sangue que aí circula (sangue venoso ou sangue arterializado). Anatomofisiologia do coração Localizar o coração no mediastino e descrever as suas principais relações anatómicas. Designar as camadas constituintes do coração e referir as respetivas funções. Saber diferenciar morfológica e funcionalmente os dois tipos de câmaras cardíacas. Definir ciclo cardíaco e descrever as suas cinco fases. Definir retorno venoso. Vasos sanguíneos Distinguir morfofuncionalmente os vários tipos de vasos sanguíneos: artérias, arteríolas, capilares, vénulas e veias. Descrever histologicamente as paredes dos três tipos de vasos: artérias, capilares e veias. Sangue Designar as componentes do sangue (plasma e células) e as suas proporções relativas. Enunciar as funções gerais do sangue (transporte, manutenção do ph, manutenção da temperatura, hemóstase e defesa orgânica). Enumerar os principais constituintes do plasma. Enumerar os três tipos de células ou elementos figurados.

6 Identificar os locais de formação dos elementos figurados. Caracterizar morfológica e funcionalmente os eritrócitos. Identificar a hemoglobina como a principal componente dos eritrócitos e relacioná-la com a função de transporte dos gases respiratórios. Referir a função geral dos glóbulos brancos. Reconhecer a existência de diferentes tipos de glóbulos brancos. Referir a função das plaquetas. TRANSFORMAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ENERGIA Respiração celular Respiração aeróbia. Ciclo de Krebs. Metabolismo. Controlo enzimático. Anatomia funcional do aparelho respiratório Descrever genericamente a árvore brônquica e as suas subdivisões. Distinguir funcionalmente zona condutora e zona de trocas. Descrever a morfologia e relações anatómicas dos pulmões: face externa, face interna e base. Enunciar as duas fases da respiração. Descrever os processos da ventilação pulmonar. Distinguir respiração eupneica e respiração forçada. Formas de transporte de gases respiratórios no sangue Enumerar as formas de transporte de O2 no sangue: dissolvido no plasma e ligado à hemoglobina. Enumerar as formas de transporte de CO2 no sangue: dissolvido no plasma, sob a forma de bicarbonato e ligado à hemoglobina. BIBLIOGRAFIA Espanha, M. (Ed.) (2006). Anatomofisiologia: Sistema Osteo-articular (3.ª ed.). Lisboa: Edições FMH. Disponível para consulta na Biblioteca da FMH. Guyton, A. (1992). Tratado de Fisiologia Médica (8.ª ed.). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Disponível para consulta na Biblioteca da FMH. Lourenço, M.H., Jácome, M.G., & Ramos, J.C. (2003). Da Biologia e da Geologia Biologia. Lisboa: Lisboa Editora.

7 Condições especiais para acesso e ingresso de maiores de 23 anos 2013/2014 Programa Psicologia A comissão para o estabelecimento de condições especiais de acesso e ingresso no ensino superior, designada pelo Conselho Científico da FMH, elegeu os seguintes temas e respetivo desenvolvimento programático para as provas de Psicologia: TEMAS 1. Explicar o objeto de estudo da Psicologia e identificar as principais áreas de investigação e de intervenção da Psicologia. a. O campo da psicologia. b. Perspetivas da psicologia. c. A tarefa da psicologia. i. Ver capítulo 1 do livro de estudo recomendado. 2. Explicar a relação entre motivação e comportamento. a. Motivação como ação dirigida. b. Pontos comuns aos diferentes motivos. c. Natureza dos motivos. i. Ver capítulo 3 do livro de estudo recomendado. 3. Explicar e caracterizar diferentes processos de aprendizagem. a. A habituação. b. O condicionamento clássico. c. O condicionamento instrumental. d. A aprendizagem cognitiva e. Variedades de aprendizagem. f. A cognição complexa nos animais. i. Ver capítulo 4 do livro de estudo recomendado. 4. Analisar a importância da perceção na vida quotidiana. a. O que é a perceção. b. A perceção da profundidade. c. A perceção do movimento. d. A perceção da forma. e. A seleção percetiva. f. A perceção da constância. i. Ver capítulo 6 do livro de estudo recomendado. 5. Explicar os processos de pensamento e de consciência. a. Representações analógicas. b. Representações simbólicas. c. Resolução de problemas. d. Tomada de decisão e raciocínio. e. Cognição e consciência. i. Ver capítulo 8 do livro de estudo recomendado.

8 6. Explicar os processos fundamentais da cognição social. a. Cognição social e realidade social. b. Atitudes. c. A perceção dos outros. d. Atribuição. e. Autoperceção. i. Ver capítulo 11 do livro de estudo recomendado. 7. Analisar o papel das emoções na vida social. a. A experiência emocional. b. Comportamento emocional. c. Emoções básicas. d. Emoções complexas. e. Cultura e emoção. i. Ver capítulo 11 do livro de estudo recomendado. 8. Identificar os conceitos de interação e de influência sociais. a. Relacionamento com os outros. b. Influência social. c. Liderança. d. Comportamento da multidão. i. Ver capítulo 12 do livro de estudo recomendado. BIBLIOGRAFIA Gleitman, H., Fridlund, A., & Reisberg, D. (2007). Psicologia (7.ª ed. revista). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (título original Psychology, tradução de Danilo R. Silva). Disponível para consulta na Biblioteca da FMH.

CURSOS E ÁREAS CIENTÍFICAS (AC)

CURSOS E ÁREAS CIENTÍFICAS (AC) CURSOS E ÁREAS CIENTÍFICAS (AC) Ciências do Desporto Dança Ergonomia Gestão do Desporto Reabilitação Psicomotora AC.: Biologia Humana ou Psicologia BIOLOGIA HUMANA TEMAS ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL

Leia mais

BIOLOGIA HUMANA TEMAS. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo.

BIOLOGIA HUMANA TEMAS. ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo. BIOLOGIA HUMANA TEMAS ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO ORGANISMO HUMANO 1. Compartimentos orgânicos Distinguir o meio interno do meio externo. 2. Homeostasia (1) Conceito de homeostasia; Importância

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA II Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA II Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA II Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Ano Letivo 2018/2019 DESTINATÁRIOS

Ano Letivo 2018/2019 DESTINATÁRIOS DESTINATÁRIOS De acordo com o disposto na alínea a do n.º 5 do artigo 12.º da Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto, podem inscrever-se nas Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE ANATOMOFISIOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE ANATOMOFISIOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018 Programa da Unidade Curricular COMPLEMENTOS DE ANATOMOFISIOLOGIA Ano Lectivo 2017/2018 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas 3. Ciclo

Leia mais

2.8. Sistema Nervoso e Sistema Hormonal

2.8. Sistema Nervoso e Sistema Hormonal Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio Funções dos sistemas nervoso e hormonal Sistema Nervoso Sistema Hormonal Impulsos Nervosos Hormonas Asseguram a coordenação dos diferentes

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS BIO 407 FISIOLOGIA HUMANA -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE FACULDADE DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC108 Curso: Odontologia Período de oferta da disciplina: 2 o P. Faculdade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA II Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA II Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA II Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências Humanas e Sociais (1º Ciclo) 2. Curso Motricidade Humana 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior

Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Regulamento Concursos Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Titulares de um diploma de técnico superior profissional Artigo 1.º Âmbito São abrangidos pelo concurso especial os titulares de

Leia mais

REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DE MAIORES DE 23 ANOS DEPARTAMENTO DE ECONOMIA, GESTÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS 2015 Artigo 1º

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina:

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200. Período de oferta da disciplina: PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FISIOLOGIA GERAL Código da Disciplina: NDC 200 Curso: Período de oferta da disciplina: Faculdade responsável: Núcleo de Disciplinas Comuns (NDC) Programa em vigência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO FACULDADE DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: FISIOLOGIA GRADE: MATRIZ CURRICULAR: BACHARELADO E LICENCIATURA RESOLUÇÃO CEPEC Nº

Leia mais

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS DESTINATÁRIOS De acordo com o disposto na alínea a do n.º 5 do artigo 12.º da Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto, podem inscreverse nas Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 Programa da Unidade Curricular ANATOMOFISIOLOGIA Ano Lectivo 2009/2010 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Gestão das Organizações Desportivas 3. Ciclo de Estudos

Leia mais

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS

Ano Letivo 2019/2020 DESTINATÁRIOS DESTINATÁRIOS De acordo com o disposto na alínea a do n.º 5 do artigo 12.º da Lei n.º 49/2005, de 30 de agosto, podem inscreverse nas Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade para

Leia mais

EDITAL. 1. Candidatura:

EDITAL. 1. Candidatura: Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa Curso de Licenciatura em Enfermagem

Leia mais

DESPACHO N.º 12/2015-IPL

DESPACHO N.º 12/2015-IPL DESPACHO N.º 12/2015-IPL A publicação do Decreto-Lei n.º 43/2014, de 18 de março, que cria os cursos técnicos superiores profissionais, conduziu à necessidade de proceder à revisão do regime jurídico dos

Leia mais

Regulamento aprovado pelo Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão

Regulamento aprovado pelo Presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão REGULAMENTO Provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência dos cursos de primeiro ciclo do ISEG dos maiores de 23 anos Regulamento aprovado pelo Presidente do Instituto

Leia mais

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação

Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação Escola Básica e Secundária Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Ciências Naturais 9º ano Teste de Avaliação 14 de março 2016 Sistema Nervoso e Hormonal NOME: Nº TURMA: Classificação: % Leia com

Leia mais

c) Fotocópia simples do bilhete de identidade, do cartão de cidadão ou do passaporte do candidato;

c) Fotocópia simples do bilhete de identidade, do cartão de cidadão ou do passaporte do candidato; Apresentação As Provas Especiais de Acesso e Ingresso no Ensino Superior visam facultar o acesso e ingresso nos cursos de licenciatura aos indivíduos maiores de 23 anos que mostrem, no entanto, possuir

Leia mais

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos

Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos Regulamento das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do Curso de Licenciatura em Enfermagem da ESEL dos maiores de 23 anos e do Concurso Especial dos Estudantes

Leia mais

CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA E CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO

CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA E CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO EDITAL CURSO TÉCNICO SUPERIOR PROFISSIONAL EM GERONTOLOGIA E CUIDADOS DE LONGA DURAÇÃO 1 Torna-se público que está aberto concurso para candidatura à matricula e inscrição no Curso Técnico Superior Profissional

Leia mais

Artigo 1.º (Objetivo e âmbito) 1. O presente regulamento aplica-se ao Curso de Licenciatura em Enfermagem

Artigo 1.º (Objetivo e âmbito) 1. O presente regulamento aplica-se ao Curso de Licenciatura em Enfermagem REGULAMENTO DAS PROVAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DA ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM S. FRANCISCO DAS MISERICÓRDIAS, DOS MAIORES DE 23 ANOS

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Ciências Naturais 9º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Ciências Naturais 9º Ano COMPETÊNCIAS TEMAS/UNIDADES CONTEÚDOS 1º Período Aulas Previstas 28 Definir saúde segundo a O.M.S. Identificar medidas individuais promotoras de saúde.

Leia mais

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR

A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR A. CONCURSOS DE INGRESSO AO ENSINO SUPERIOR Concurso Contingentes/Regimes Regime Geral DL 296-A/98 Concursos institucionais Regimes Especiais DL 393-A/99 Portaria nº 854-B/99, de 4 de outubro A. Missão

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa

Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana. Natália Guimarães Barbosa Faculdade Maurício de Nassau Disciplina: Anatomia Humana Natália Guimarães Barbosa Natal - RN 2016 Levar material nutritivo e oxigênio às células; Transportar produtos residuais do metabolismo celular;

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS DA ESAP DOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do artigo 14º do Decreto-Lei nº 64/2006, de 21 de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do 2º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARRAIOLOS Escola Básica do º e 3º ciclos com Secundário Cunha Rivara PLANIFICAÇÃO ANUAL, CIÊNCIAS NATURAIS 9º Ano de escolaridade Ano Letivo 017/018 Letivo Conteúdos Programáticos

Leia mais

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Coordenação Nervosa Cap. 10 Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto

Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto Prof. João Ronaldo Tavares de Vasconcellos Neto A habilidade mais marcante do sistema nervoso baseiam-se nas interações entre os neurônios conectados. O grande número de neurônios e interações entre estas

Leia mais

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI

Problemas Cardiovasculares. Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Problemas Cardiovasculares Aspectos anatômicos e fisiológicos na UTI Na imagem, vêem-se a veia cava superior (azul), a aorta (vermelho), a artéria pulmonar (lilás), entre outras estruturas VEIA CAVA SUPERIOR

Leia mais

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14

CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 CURSO DE ODONTOLOGIA Autorizado pela Portaria no 131, de 13/01/11, publicada no DOU no 11, de17/01/11, seção 1, pág.14 Componente Curricular: Fisiologia Humana Código: ODO-008 Pré-requisito: Anatomia Humana

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL ESPECIALIZAÇÃO EM CONSTRUÇÃO URBANA Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005,

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira

SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof a Cristiane Oliveira SISTEMA CIRCULATÓRIO QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Rede de tubos pelos quais circulam o sangue e a linfa (vasos sanguíneos e linfáticos, respectivamente).

Leia mais

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso Estrutura de um neurônio Células de Schawann 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS INSTITUTO DE CIENCIAS BIOLOGICAS 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Departamento / Setor Departamento de Ciências Fisiológicas Nome da Disciplina FISIOLOGIA HUMANA E

Leia mais

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI

REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI REGULAMENTO DOS CONCURSOS ESPECIAIS DE ACESSO E DE INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR NA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1.º Objeto O presente regulamento

Leia mais

Artigo 1º. Condições de acesso

Artigo 1º. Condições de acesso Regulamento das Provas Especialmente Adequadas Destinadas a Avaliar a Capacidade dos Titulares de Diploma de Especialização Tecnológica para a Frequência do Ensino Superior na Escola Superior de Educação

Leia mais

2.4. Sistemas Cardiovascular e Linfático

2.4. Sistemas Cardiovascular e Linfático Ciências Naturais 9º ano Unidade 2 Organismo humano em equilíbrio 2.4. Sistemas Cardiovascular e Linfático Sangue Circula no interior dos vasos sanguíneos Estabelece a ligação entre os órgãos e as células

Leia mais

TPG. folitédnico daguarda. Aprovado em: Por: CONSELHO SUPERIOR DE COORDENAÇÃO. Homologado em: Por: PRESIDENTE DO IPG

TPG. folitédnico daguarda. Aprovado em: Por: CONSELHO SUPERIOR DE COORDENAÇÃO. Homologado em: Por: PRESIDENTE DO IPG TPG folitédnico daguarda Pi)I 14hfliL fiuari REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DA GUARDA,

Leia mais

A. CONDIÇÕES DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS /2017

A. CONDIÇÕES DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS /2017 A. CONDIÇÕES DE INGRESSO AOS CURSOS TÉCNICO SUPERIORES PROFISSIONAIS - 2016/2017 1. CURSOS TÉCNICO SUPERIORES E PROFISSIONAIS 1.1. DESTINATÁRIOS Titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM PROCESSOS QUIMICOS E BIOLÓGICOS Edição 2015-2017 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc:

Ano Letivo 2011/2012. Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: ESCOLA BÁSICA JOSÉ SARAMAGO Ano Letivo 20/202 CIÊNCIAS NATURAIS 9º ANO Ficha de Avaliação Nome: Nº: Turma: Data: / / Nota Final: Professor: Enc. EDuc: Atenção! Do teste constarão 3 parâmetros a avaliar:

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS. INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO DE ACESSO MESTRADO EM INFORMÁTICA E SISTEMAS Edição 2016-2018 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de Fevereiro,

Leia mais

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO

CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 PLANO DE CURSO CURSO DE FISIOTERAPIA Autorizado plea Portaria nº 377 de 19/03/09 DOU de 20/03/09 Seção 1. Pág. 09 Componente Curricular: Fisiologia Humana Código: Fisio 107 Pré-requisito: Bioquímica Período Letivo: 2016.1

Leia mais

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência. Artigo 3.º Provas

Artigo 1.º Objeto e âmbito. Artigo 2.º Avaliação da capacidade para a frequência. Artigo 3.º Provas REGULAMENTO DO CONCURSO LOCAL PARA A CANDIDATURA À MATRÍCULA E INSCRIÇÃO NO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTE AO GRAU DE LICENCIADO EM TECNOLOGIAS DA MÚSICA MINISTRADO PELA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DO INSTITUTO

Leia mais

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres

SISTEMA NEURO-HORMONAL. Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres SISTEMA NEURO-HORMONAL 1 Ciências Naturais 9º ano Prof. Ana Mafalda Torres CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA NEURO-HORMONAL O sistema neuro-hormonal é formado pelo sistema nervoso e pelo sistema hormonal. 2 SISTEMA

Leia mais

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó

Biologia. Identidade dos Seres Vivos. Sistema Respiratório Humano. Prof.ª Daniele Duó Biologia Identidade dos Seres Vivos Prof.ª Daniele Duó Fisiologia do Sistema Respiratório Pode ser interpretada como um processo de trocas gasosas entre o organismo e o meio, ou conjunto de reações químicas

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE BIOFÍSICA PARA O CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROFESSOR ASSISTENTE DA DISCIPLINA DE BIOFÍSICA

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE BIOFÍSICA PARA O CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROFESSOR ASSISTENTE DA DISCIPLINA DE BIOFÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE INSTITUTO BIOMÉDICO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS PROGRAMA DA DISCIPLINA DE BIOFÍSICA PARA O CONCURSO

Leia mais

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA

INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga Horária Prática 36 Habilitação / Modalidade Bacharelado EMENTA CURSO: Farmácia Turno: Integral Ano: 2019 Semestre: 01 Docente Responsável: Maira de Castro Lima Currículo 2014 Período 1 Tipo Obrigatória Teórica 36 INFORMAÇÕES BÁSICAS Unidade curricular Anatomia Carga

Leia mais

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres

Unidade 6. Sistema circulatório. Planeta Terra 9.º ano. Adaptado por Ana Mafalda Torres Unidade 6 Sistema circulatório Adaptado por Ana Mafalda Torres O que é o sistema cardiorrespiratório? + Sistema circulatório Sistema respiratório O que é o sistema circulatório? O sistema circulatório

Leia mais

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS ELETROTÉCNICAS E MECÂNICAS EM EDIFÍCIOS EDIÇÃO 2014/2015

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REABILITAÇÃO DE INFRAESTRUTURAS ELETROTÉCNICAS E MECÂNICAS EM EDIFÍCIOS EDIÇÃO 2014/2015 O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João Manuel Simões da Rocha faz saber: 1. É aberto, com o calendário constante do Anexo I, o concurso de acesso para frequência, no ano letivo

Leia mais

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais.

Encéfalo. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central. Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. Aula 3-Fisiologia Fisiologia do Sistema Nervoso Central Sidney Sato, MSC Encéfalo Recebe informações da periferia e gera respostas motoras e comportamentais. 1 Áreas de Brodmann Obs: Áreas 1,2,3 : área

Leia mais

Conteúdo Descritivo. Saúde e qualidade de vida da população

Conteúdo Descritivo. Saúde e qualidade de vida da população Departamento de Matemática e Ciências Experimentais Disciplina: Ciências Naturais PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 9º ANO Conteúdo Descritivo Nº de aulas previstas [5'] 1º PERÍODO 36 Apresentação/ acolhimento / considerações

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010.

PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010. PROGRAMA DE ENSINO DE DISCIPLINA Matriz Curricular Generalista Resolução Unesp 14/2010. Unidade Universitária: Curso: Farmácia-Bioquímica Departamento Responsável: Docente Responsável/Colaborador(es) Profª

Leia mais

Artigo 1.º Condições para requerer a inscrição. Artigo 2.º Inscrição

Artigo 1.º Condições para requerer a inscrição. Artigo 2.º Inscrição REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DA LICENCIATURA EM MÚSICA DA ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA AOS MAIORES DE 23 ANOS Nos termos do

Leia mais

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016 Sistema Nervoso Cap. 13 Prof. Tatiana Setembro / 2016 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue.

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE I Âmbito e disposições gerais 1. O presente regulamento estabelece as normas para a realização das provas especialmente adequadas à avaliação da capacidade para a frequência

Leia mais

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação: 2. Ementa: 3. Objetivo Geral:

PLANO DE DISCIPLINA. 1. Identificação: 2. Ementa: 3. Objetivo Geral: PLANO DE DISCIPLINA 1. Identificação: Departamento: Ciências Básicas (FCB) Disciplina: Fisiologia Humana Cód.: FCB00006 Período Ministrado / Semestre / Ano / Turma: 2 0 / 1ºS/2010/F1 Responsável: Prof.

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina BAN232 Fisiologia Humana

Programa Analítico de Disciplina BAN232 Fisiologia Humana 0 Programa Analítico de Disciplina BAN3 Fisiologia Humana Departamento de Biologia Animal - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 7 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 1

Leia mais

Funções: Constituição: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph;

Funções: Constituição: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph; Funções: Distribuição nutrientes e oxigénio; Eliminação dióxido de carbono; Transporte hormonas; Manutenção temperatura corporal e ph; Prevenção desidratação e infeções; Constituição: Coração + vasos sanguíneos

Leia mais

Artigo 1.º. Artigo 2.º. Artigo 3.º. Artigo 4.º

Artigo 1.º. Artigo 2.º. Artigo 3.º. Artigo 4.º Artigo 1.º Objetivo e Âmbito O presente regulamento disciplina as provas de ingresso específicas que visam avaliar a capacidade para frequência dos cursos de licenciatura do Instituto Superior de Engenharia

Leia mais

CAPÍTULO I. Provas de Acesso. Artigo 1º (Objeto e âmbito)

CAPÍTULO I. Provas de Acesso. Artigo 1º (Objeto e âmbito) CAPÍTULO I Provas de Acesso Artigo 1º (Objeto e âmbito) 1. O presente Regulamento estabelece as normas para a realização das provas especialmente adequadas à avaliação da capacidade para a frequência dos

Leia mais

REGULAMENTO N.º 3/2015

REGULAMENTO N.º 3/2015 REGULAMENTO N.º 3/2015 REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS NA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL. AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM

PLANIFICAÇÃO ANUAL. AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 017/018. PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas Curriculares de Ciências Naturais de 9º ano, Projeto Educativo e Regulamento Interno. TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica

PLANO DE CURSO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Aula Programada Biologia. Tema: Sistema Nervoso Aula Programada Biologia Tema: Sistema Nervoso 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas,

Leia mais

Instituto de Educação

Instituto de Educação Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Didática das Ciências (Regime a Distância) 16 17 Edição Instituto de Educação da Universidade

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas Curriculares de Ciências Naturais de 9º ano, Projeto Educativo.

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas Curriculares de Ciências Naturais de 9º ano, Projeto Educativo. Ciências Naturais /9º Ano Página 1 de 15 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Metas Curriculares de Ciências Naturais de 9º ano, Projeto Educativo. VIVER MELHOR NA TERRA TOTAL: 53 (Domínios - 43)

Leia mais

Turma(s): A11, A12, A13, A14, A21, A22, A23, A24, B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24

Turma(s): A11, A12, A13, A14, A21, A22, A23, A24, B11, B12, B13, B14, B21, B22, B23, B24 Componente: Teórica AULA n.º: 1 Dia 22-09-2015 das 10:00 às 12:00 celular I. celular II. Neurónio. Sinapses. Neurotransmissores. Transdução do sinal. AULA n.º: 2 Dia 29-09-2015 das 09:00 às 12:00 Organização

Leia mais

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio

SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO. O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO O Organismo Humano em Equilíbrio SISTEMA CARDIO-RESPIRATÓRIO As nossas células necessitam de: Oxigénio; Nutrientes; Eliminar Dióxido de Carbono; Entre outros. O nosso organismo

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Unidade Curricular: Curso: ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA Licenciatura em Enfermagem Ano Lectivo 2014-2015 Ano Curricular 1.º Semestre 1.º Nº de Ects 6 Equipa Pedagógica: Regente/Coordenador Docentes Manuel

Leia mais

FISIOLOGIA CARDIORESPIRATÓRIA. AF Aveiro Formação de Treinadores

FISIOLOGIA CARDIORESPIRATÓRIA. AF Aveiro Formação de Treinadores FISIOLOGIA CARDIORESPIRATÓRIA 3.1 Principais alterações genéricas da função cardiorespiratória na resposta aguda ao esforço aeróbio Exercício Físico Sistema Cardiovascular Sistema Respiratório Sistema

Leia mais

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo.

1) Introdução. 2) Organização do sistema nervoso humano. Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico (SNP) Cérebro Cerebelo. 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do

Leia mais

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM GESTÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO - ELEVADORES EDIÇÃO 2013/2014

CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM GESTÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO - ELEVADORES EDIÇÃO 2013/2014 CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM GESTÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE ELEVAÇÃO - ELEVADORES EDIÇÃO 2013/2014 O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João

Leia mais

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia

Fisiologia Humana Sistema Nervoso. 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia Fisiologia Humana Sistema Nervoso 3 ano - Biologia I 1 período / 2016 Equipe Biologia ! Função: processamento e integração das informações.! Faz a integração do animal ao meio ambiente! Juntamente com

Leia mais

Viana do Castelo, de março de O Presidente do IPVC. Rui Alberto Martins Teixeira. Página 1 de 8

Viana do Castelo, de março de O Presidente do IPVC. Rui Alberto Martins Teixeira. Página 1 de 8 Despacho IPVC-P /2016 REGULAMENTO DAS PROVAS ESPECIALMENTE ADEQUADAS DESTINADAS A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO DOS MAIORES DE

Leia mais

Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins

Código da Disciplina Professor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins Unidade Universitária Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - 040 Curso sicologia Disciplina Anatomia e Fisiologia Código da Disciplina 0202154-4 rofessor(es) e DRTs Maria Lucila Ribeiro Martins 108998-5

Leia mais

Tecido Muscular e Tecido Nervoso

Tecido Muscular e Tecido Nervoso Tecido Muscular e Tecido Nervoso Objetivos da aula: os estudantes deverão ser capazes de... descrever a estrutura e função do tecido muscular comparar e distinguir as características de contração e morfologia

Leia mais

I sessão pública de esclarecimentos 3 de abril de 2014

I sessão pública de esclarecimentos 3 de abril de 2014 I sessão pública de esclarecimentos 3 de abril de 2014 Nereida Cordeiro Cristina Pinheiro Maurício Reis Gabriel Leça Rubina Ferreira Estrutura da sessão I Parte 1. Acesso ao Ensino Superior para maiores

Leia mais

Turma(s): C11, C12, C13, C14, C21, C22, C23, C24, D11, D12, D13, D14, D21, D22, D23, D24

Turma(s): C11, C12, C13, C14, C21, C22, C23, C24, D11, D12, D13, D14, D21, D22, D23, D24 Componente: Teórica AULA n.º: 1 Dia 17-02-2016 das 15:00 às 17:00 celular I. celular II. Neurónio. Sinapses. Neurotransmissores. Transdução do sinal. AULA n.º: 2 Dia 23-02-2016 das 14:00 às 17:00 Organização

Leia mais

12ª e 13ª classes PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO E72. Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário

12ª e 13ª classes PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO E72. Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário E72 PROGRAMAS DE FISIOLOGIA GERAL E DO ESFORÇO 12ª e 13ª classes Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Secundário Disciplina de Educação Física Ficha Técnica Título Programas de Fisiologia Geral

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DOS MAIORES DE 23 ANOS

REGULAMENTO DAS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE ACESSO DOS MAIORES DE 23 ANOS REGULAMENTO DAS PROVAS E CONCURSO ESPECIAL DE I Âmbito e disposições gerais 1. O presente regulamento estabelece as normas para a realização das provas especialmente adequadas à avaliação da capacidade

Leia mais

Horário Segunda feira Turmas A e B: início: 08h20min e término: 11h50min. Turmas C e D: início: 13h30min e término: 17h10min.

Horário Segunda feira Turmas A e B: início: 08h20min e término: 11h50min. Turmas C e D: início: 13h30min e término: 17h10min. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome da disciplina MOR 7101 Histologia Aplicada à Odontologia Professores da disciplina Ericson Kubrusly Gonçalves, (Doutorado, Mestrado, Odontologia) Departamento

Leia mais

Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado. Elaborado por: Aprovado por: Versão Conselho Cientifico

Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado. Elaborado por: Aprovado por: Versão Conselho Cientifico REGULAMENTO Concursos Especiais de Acesso e Ingresso nos Cursos de Licenciatura e Mestrado Elaborado por: Aprovado por: Versão (A Presidente do Conselho Científico Prof. Doutora Margarida Alves Martins)

Leia mais

PLANO DE CURSO 2. EMENTA:

PLANO DE CURSO 2. EMENTA: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Fisiologia e Biofísica Professor: Rafaell Batista Pereira E-mail: rafaell.pereira@fasete.edu.br Código: Carga Horária:

Leia mais

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas

Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Coração Vasos sanguíneos: artérias veias capilares Sangue: plasma elementos figurados: Hemácias Leucócitos plaquetas Localização Localizado no tórax na região do mediastino limitado pelos pulmões nas laterais

Leia mais

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EDIÇÃO 2017/2018-1º SEMESTRE

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EDIÇÃO 2017/2018-1º SEMESTRE EDIÇÃO 2017/2018-1º SEMESTRE O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João Manuel Simões da Rocha faz saber: 1. É aberto o calendário constante do Anexo I, o concurso de acesso para frequência,

Leia mais

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini

FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO. Prof. Ms. Carolina Vicentini FISIOLOGIA DO SISTEMA CIRCULATÓRIO Prof. Ms. Carolina Vicentini SISTEMA CARDIOVASCULAR CORAÇÃO: LOCALIZAÇÃO: MEDIASTINO MÉDIO 5 º ESPAÇO INTERCOSTAL ENVOLTÓRIOS DO CORAÇÃO PERICÁRDIO: SACO FIBRO SEROSO

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

PRES-EDT CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EDIÇÃO 2011/2012

PRES-EDT CONCURSO DE ACESSO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PÓS-GRADUADA EM PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS EDIÇÃO 2011/2012 PRES-EDT009-2011 O Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto, João Manuel Simões da Rocha faz saber: 1. É aberto, com o calendário constante do anexo I, concurso de acesso para frequência,

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA

CIRCULAR INFORMATIVA CIRCULAR INFORMATIVA Nº. 17 Data: 2013/03/26 Para conhecimento de: Pessoal docente, discente e não docente ASSUNTO: - Regulamento das Provas Especialmente Adequadas a Avaliar a Capacidade para a Frequência

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Licenciatura em Educação Física Disciplina: Fisiologia Humana Código: SAU06 Professor: Ricardo Marques Nogueira Filho e-mail: ricardo.filho@fasete.edu.br

Leia mais

Número de Aulas. Conteúdos/Competências. Viver melhor na Terra. Organismo humano em equilíbrio

Número de Aulas. Conteúdos/Competências. Viver melhor na Terra. Organismo humano em equilíbrio Planificação (Conteúdos)... DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS NATURAIS DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS 9.º ANO Período Letivo: 1.º Viver melhor na Terra Organismo humano em equilíbrio 3. Conhecer os distintos níveis

Leia mais