Escrevendo Scripts de Backup

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escrevendo Scripts de Backup"

Transcrição

1 Escrevendo Scripts de Backup Durante a década de 70, vários utilitários foram desenvolvidos para fazer backup de arquivos armazenados em servidores Unix. Os computadores da época eram muito limitados, por isso os utilitários precisavam ser simples e eficientes, e deveriam existir meios de agendar os backups para horários de pouco uso das máquinas. Sugiram então utilitários como o tar e o gzip e mais tarde ferramentas como o rsync. Estes utilitários eram tão eficientes que continuaram sendo usados ao longo do tempo. Por incrível que possa parecer, são usados sem grandes modificações até os dias hoje. Naturalmente, existem muitos utilitários amigáveis de backup, como o Amanda (para servidores) e o Konserve (um utilitários mais simples, voltado para usuários domésticos). Mas, internamente, eles continuam utilizando como base o o dump, tar, gzip e outros trigenários. Mais incrível ainda, é que estes utilitários possuem uma penetração relativamente pequena. A maior parte dos backups ainda são feitos através de scripts personalizados, escritos pelo próprio administrador. E, novamente, estes scripts utilizam o tar, gzip, rsync e outros. É justamente sobre estes scripts personalizados que vou falar aqui. Vamos começar com alguns exemplos simples: Para compactar o conteúdo de uma pasta, usamos o tar combinado com o gzip ou bzip2. O tar agrupa os arquivos e o gzip os compacta. Os arquivos compactados com o gzip usam por padrão a extensão "tar.gz", enquanto os compactados com o bzip2 usam a extensão "tar.bz2". O bzip2 é mais eficiente, chega a obter 10% ou mais de compressão adicional, mas em compensação é bem mais pesado: demora cerca de 3 vezes mais para compactar os mesmos arquivos. Você escolhe entre um e outro de acordo com a tarefa. O comando para compactar uma pasta é similar ao "tar -zxvf" que usamos para descompactar arquivos. Para compactar a pasta "arquivos/", criando o arquivo "arquivos.tar.gz", o comando seria: $ tar -zcvf arquivos.tar.gz arquivos/ O "c" indica que o tar deve criar um novo arquivo e o "v" faz com que exiba informações na tela enquanto trabalha. Se preferir comprimir em bz2, muda apenas a primeira letra; a invés de "z" usamos "j": $ tar -jcvf arquivos.tar.bz2 arquivos/ Estes comandos seriam ideais para fazer um backup completo, de uma ou várias pastas do sistema, gerando um arquivo compactado que poderia ser armazenado num HD externo, gravado num DVD ou mesmo transferido via rede para outro servidor.

2 Imagine agora um outro cenário, onde você precisa fazer backup dos arquivos de uma pasta de trabalho diariamente. Os arquivos gerados não são muito grandes e você tem muito espaço disponível, mas é necessário que os backups diários feitos em arquivos separados e sejam guardados por um certo período, de forma que seja possível recuperar um arquivo qualquer a partir da data. Ao invés de ficar renomeando os arquivos, você poderia usar um pequeno script para que os arquivos fossem gerados já com a data e hora incluída no nome do arquivo: cd /mnt/backup A primeira linha do script cria uma variável "DATA", contendo o resultado do comando " date +%Y-%m-%d-%H.%M". O comando date retorna a data e hora atual, como em "Sex Set 16 12:36:06 BRST 2005". A saída padrão dele não é muito adequada para usar em nomes de arquivos, por isso usamos as opções para alterar o formato de saída, de forma que o resultado seja " " (ano, mês, dia, hora, minuto, segundo). Usamos este valor no nome do arquivo com o backup, de forma que cada vez que você chame o script, seja gerado um arquivo com a data e hora em que foi gerado, sem a possibilidade de dois arquivos saírem com o mesmo nome. O próximo passo é fazer com que este script de backup seja executado diariamente de forma automática, o que pode ser feito usando o cron. Em primeiro lugar, salve os comandos num arquivo de texto, que vamos chamar de "backup.sh" e transforme-o num executável usando o comando "chmod +x backup.sh". Para que ele seja executado automaticamente todos os dias, copie-o para dentro da pasta "/etc/cron.daily" e certifique-se que o serviço "cron" esteja ativo: # cp -a backup-sh /etc/cron.daily # /etc/init.d/cron start Se preferir que o script seja executado apenas uma vez por semana, ou mesmo uma vez por hora, use as pastas "/etc/cron.weekly" ou a "/etc/cron.hourly". Por padrão, os scripts dentro da pasta "/etc/cron.daily" são executados pouco depois das 6 da manhã (o horário exato varia de acordo com a distribuição), para alterar o horário, edite o arquivo "/etc/crontab", alterando a linha: 25 6 * * * root test -x /usr/sbin/anacron run-parts --report /etc/cron.daily O "25 6" indica o minuto e a hora. Se quiser que o script seja executado às 11 da noite, por exemplo, mude para "00 23". Neste exemplo usei a pasta "/mnt/backup" para salvar os arquivos. Esta pasta pode ser o ponto de montagem de um HD externo ou de um compartilhamento de rede por exemplo. O seu script pode conter os comandos necessários para montar e desmontar a pasta automaticamente.

3 Imagine, por exemplo, que o backup é sempre feito na primeira partição de um HD externo, ligado na porta USB, que é sempre detectada pelo sistema como "/dev/sda1". O script deve ser capaz de montar a partição, gravar o arquivo de backup e depois desmontá-la. Se por acaso o HD não estiver plugado, o script deve abortar o procedimento. Para isso precisamos verificar se o HD realmente foi montado depois de executar o comando "mount /dev/sda1 /mnt/sda1". Existem muitas formas de fazer isso, uma simples é simplesmente filtrar a saída do comando "mount" (que mostra todos os dispositivos montados) usando o grep para ver se o "/mnt/sda1" aparece na lista. Se não estiver, o script termina, caso esteja ele continua, executando os comandos de backup: mount /dev/sda1 /mnt/sda1 montado=`mount grep /mnt/sda1` if [ -z "$montado" ]; then exit 1 else cd /mnt/backup umount /mnt/sda1 fi A partir daí, sempre que você deixar o HD externo plugado no final do expediente, o backup é feito e estará pronto no outro dia. Se esquecer de plugar o HD num dia, o script percebe e não faz nada. Se preferir que o script grave o backup num DVD, ao invés de simplesmente salvar numa pasta, você pode usar o "growisofs" para gravá-lo no DVD. Neste caso, vamos gerar o arquivo numa pasta temporária e deletá-lo depois da gravação: rm -rf /tmp/backup; mkdir /tmp/backup; cd /tmp/backup growisofs -speed=2 -Z /dev/dvd -R -J /tmp/backup/trabalho-"$data".tar.gz rm -rf /tmp/backup O "-speed=2" permite que você especifique a velocidade de gravação do DVD, o "-Z" cria uma nova seção no DVD, é possível usar o mesmo disco para gravar vários backups (se o espaço permitir) usando a opção "-M" a partir da segunda gravação, que adiciona novas seções no DVD, até que o espaço se acabe. O "/dev/dvd" indica o dispositivo do drive de DVD. A maioria das distribuições cria o link /dev/dvd apontando para o dispositivo correto, mas, em caso de problemas, você pode indicar diretamente o dispositivo correto, como, por exemplo, "/dev/hdc". As opções "-R -J" adicionam suporte às extensões RockRidge e Joilet. Se o cron for configurado para executar o script todos os dias, você só precisará se preocupar em deixar o DVD no drive antes de sair.

4 Outro grande aliado na hora de programar backups é o rsync. Ele permite sincronizar o conteúdo de duas pastas, transferindo apenas as modificações. Ele não trabalha apenas comparando arquivo por arquivo, mas também comparando o conteúdo de cada um. Se apenas uma pequena parte do arquivo foi alterada, o rsync transferirá apenas ela, sem copiar novamente todo o arquivo. Ele é uma forma simples de fazer backups incrementais, de grandes quantidades de arquivos, ou mesmo partições inteiras, mantendo uma única cópia atualizada de tudo num HD externo ou num servidor remoto. Este backup incremental pode ser atualizado todo dia e complementado por um backup completo (para o caso de um desastre acontecer), feito uma vez por semana ou uma vez por mês. Para instalar o rsync, procure pelo pacote "rsync" no gerenciador de pacotes. No Debian instale com um "apt-get install rsync" e no Mandriva com um "urpmi rsync". Para fazer um backup local, basta informar a pasta de origem e a pasta de destino, para onde os arquivos serão copiados: $ rsync -av /mnt/hda6/trabalho /mnt/backup/ A opção "-a" (archive) faz com que todas as permissões e atributos dos arquivos sejam mantidos, da mesma forma que ao criar os arquivos com o tar e o "v" (verbose) mostra o progresso na tela. A cópia inicial vai demorar um pouco, mais do que demoraria uma cópia simples dos arquivos. Mas, a partir da segunda vez a operação será muito mais rápida. Note que neste comando estamos copiando a pasta "trabalho" recursivamente para dentro da "/mnt/backup", de forma que seja criada a pasta "/mnt/backup/trabalho". Adicionando uma barra, como em "/mnt/hda6/trabalho/", o rsync copiaria o conteúdo interno da pasta diretamente para dentro da "/mnt/backup". Se algum desastre acontecer e você precisar recuperar os dados, basta inverter a ordem das pastas no comando, como em: $ rsync -av /mnt/backup/trabalho /mnt/hda6/trabalho/ O rsync pode ser também usado remotamente. Originalmente ele não utiliza nenhum tipo de criptografia, o que faz com que ele não seja muito adequado para backups via Internet. Mas, este problema pode ser resolvido com a ajuda do SSH, que pode ser utilizado como meio de transporte. Não é a toa que o SSH é chamado de canivete suíço, ele realmente faz de tudo. Neste caso o comando ficaria um pouco mais complexo: $ rsync -av --rsh="ssh -C -l tux" /mnt/hda6/trabalho tux@ :/mnt/backup/

5 Veja que foi adicionado um parâmetro adicional, o --rsh="ssh -C -l tux", que orienta o rsync a utilizar o SSH como meio de transporte. O "-C" orienta o SSH a comprimir todos os dados (economizando banda da rede) e a se conectar ao servidor remoto usando o login tux (-l tux). Naturalmente, para que o comando funcione é preciso que o servidor esteja com o SSH habilitado, e você tenha um login de acesso. Em seguida vem a pasta local com os arquivos, o endereço IP (ou domínio) do servidor e a pasta (do servidor) para onde vão os arquivos. Para recuperar o backup, basta novamente inverter a ordem do comando, como em: $ rsync -av --rsh="ssh -C -l tux" tux@ :/mnt/backup/ /mnt/hda6/trabalho Originalmente, você vai precisar fornecer a senha de acesso ao servidor cada vez que executar o comando. Ao usar o comando dentro do script de backup, você pode gerar uma chave de autenticação, tornando o login automático. Esta opção é menos segura, pois caso alguém consiga copiar a chave (o arquivo.ssh/id_rsa dentro no home do usuário), poderá ganhar acesso ao servidor. De qualquer forma, para usar este recurso, rode o comando "ssh-keygen -t rsa" (que gera a chave de autenticação) usando o login do usuário que executará o script de backup, deixando a passprase em branco. Em seguida, copie-o para o servidor, usando o comando: $ ssh-copy-id -i ~/.ssh/id_rsa.pub tux@ A partir daí, o script de backup pode ser executado diretamente, através do cron, pois não será mais solicitada a senha.

Programação para Servidores. Cassio Diego

Programação para Servidores. Cassio Diego Programação para Servidores Cassio Diego contato@cassiodiego.com 1 Unidade 5 5. BACKUP 5.1 - Scripts para automatização de backup 5.2 - Agendador de tarefas 2 CONCEITO É um termo inglês que tem o significado

Leia mais

Asterisk para Raspberry Pi

Asterisk para Raspberry Pi Asterisk para Raspberry Pi Faça backup do sistema Existem duas opções recomendadas para fazer backup do seu sistema: 1. Módulo FreePBX Backup e Módulo de restauração Este módulo salva todas as configurações

Leia mais

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II

Comandos básicos. Sistemas Operacionais II Comandos básicos Sistemas Operacionais II Comando ln Cria links entre arquivos e diretórios. Sintaxe ln [opções] arquivo link ln [opções] arquivos diretorio Opções -f: sobrescreve links existentes ou arquivos

Leia mais

Em resumo, as principais pastas com as quais você precisa se preocupar ao fazer backup do servidor são:

Em resumo, as principais pastas com as quais você precisa se preocupar ao fazer backup do servidor são: 1-BACKUP Os backups são uma parte importante da administração de qualquer servidor. Diferente de um desktop, onde você pode simplesmente fazer uma imagem do HD usando o partimage ou outro programa similar,

Leia mais

Linux - comando essenciais

Linux - comando essenciais Linux - comando essenciais João Medeiros (joao.fatern@gmail.com) 1 / 22 http://wiki.ubuntu-br.org/comandosbasicos http://www.uniriotec.br/ morganna/guia/introd guia.html Um guia de referência rápida em

Leia mais

Linux CRON

Linux CRON Linux CRON CRON O "cron" é um programa de "agendamento de tarefas". Com ele você pode programar para ser executado qualquer coisa numa certa periodicidade ou até mesmo em um exato dia, numa exata hora.

Leia mais

Questões e dicas. Servidores: Samba Sistema: Discos e partições Sistema: Rede Servidores: SSH Cliente: SSSD Servidores: BareOS/Bacula

Questões e dicas. Servidores: Samba Sistema: Discos e partições Sistema: Rede Servidores: SSH Cliente: SSSD Servidores: BareOS/Bacula Questões e dicas Capítulo destinado a mostrar soluções conhecidas, de forma compacta, para alguns problemas encontrados no dia a dia do suporte às redes de computadores Servidores: Samba Sistema: Discos

Leia mais

Capítulo 8 Compactação e descompactação de arquivos

Capítulo 8 Compactação e descompactação de arquivos Capítulo 8 Compactação e descompactação de arquivos 8.1 Dando início Neste capítulo nós trataremos de algumas tarefas que são bastante comuns à todas as pessoas que lidam com arquivos em computadores:

Leia mais

Aula 07. Redirecionamento de conteúdo. Agendamento de Tarefas

Aula 07. Redirecionamento de conteúdo. Agendamento de Tarefas Aula 07 Redirecionamento de conteúdo & Agendamento de Tarefas Prof. Roitier Campos Parte I Redirecionamento de conteúdo Prof. Roitier Campos Redirecionamentos e Pipe Redirecionamentos e pipe são recursos

Leia mais

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V

Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V Capacitação Sistema Operacional Linux Semana V www.centropaulasouza.sp.gov.br Rua dos Andradas, 140 Santa Ifigênia 01208-000 São Paulo SP Tel.: (11) 3324.3300 Terminal, conhecendo e trabalhando com comandos.

Leia mais

Comandos de arquivos

Comandos de arquivos Comandos de arquivos ls lista diretórios ls -al lista mostrando também arquivos ocultos cd dir muda do diretório atual para o especificado (substituir a variável dir pelo nome da pasta) cd muda para o

Leia mais

Fazendo cópia de segurança

Fazendo cópia de segurança Fazendo cópia de segurança Transcrição do artigo de Fábio Berbert de Paula publicado por Viva o Linux Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/artigo/transferindo-arquivos-com-o-rsync Transferindo arquivos

Leia mais

Como criar uma chave SSH no Linux

Como criar uma chave SSH no Linux Como criar uma chave SSH no Linux Date : 6 de Dezembro de 2017 O SSH (Secure Shell), também conhecido como Secure Socket Shell, é um protocolo/aplicação que permite, de forma segura, aceder remotamente,

Leia mais

Gnu-Linux Aula 7. Administração e Gerenciamento de Sistemas. Tiago Tavares -

Gnu-Linux Aula 7. Administração e Gerenciamento de Sistemas. Tiago Tavares - Gnu-Linux Aula 7 Administração e Gerenciamento de Sistemas Tiago Tavares - tiagotvrs@gmail.com 2 Conteúdo da Aula Empacotadores, compactadores e procedimentos de backup Data e hora do sistema e agendamento

Leia mais

Backup do Samba 4. Introdução. Backup do samba4

Backup do Samba 4. Introdução. Backup do samba4 Backup do Samba 4 Introdução Este documento visa a orientação para a configuração de backup dos dados de configurações do Samba4. Porém, não é uma solução para backup dos arquivos dos usuários, servidor

Leia mais

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos

Disciplina: Segurança de Redes. Professor: Roitier Campos Disciplina: Segurança de Redes Professor: Roitier Campos Prof. Roitier Campos Gonçalves 2 Senha de Segurança do Grub O Boot Loader é o primeiro programa a ser executando quando o computador é ligado. Ele

Leia mais

BackUp. Backup Complexo 1. Depois de aberto a ferramenta backup, vamos as instruções.

BackUp. Backup Complexo 1. Depois de aberto a ferramenta backup, vamos as instruções. BackUp O que você mais prefere, seu hardware ou seu software? Essa pergunta é muito relativa, por exemplo, um arquivo pode valer muito mais do que o melhor computador existente, ou os conteúdos podem ser

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita)

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) Manual do Usuário Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Controla um ou mais caixas, para pessoas ou empresas que necessitem separar saldos,

Leia mais

S.O.R. A Interface de comando

S.O.R. A Interface de comando S.O.R. A Interface de comando Interface de linha de comando Também conhecida como CLI, modo texto ou shell Praticamente qualquer tarefa administrativa pode ser realizada usando apenas este tipo de interface

Leia mais

Linux, Guia Prático - (Atualização Capitulo 8 Final)

Linux, Guia Prático - (Atualização Capitulo 8 Final) Linux, Guia Prático - (Atualização Capitulo 8 Final) Dicas para o Nautilus O Nautilus é o gerenciador de arquivos default do GNOME. Assim como outros componentes do GNOME, ele oferece uma interface bastante

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos

Administração de sistemas Linux. Manipulação do sistemas de arquivos Administração de sistemas Linux Manipulação do sistemas de arquivos Antes de instalar qualquer sistema operacional, é necessário particionar o HD, criando as partições de instalação. Devido a uma limitação

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Sistemas Operacionais. Professor Jarbas Araújo

Sistemas Operacionais. Professor Jarbas Araújo Sistemas Operacionais Professor Jarbas Araújo Cadastrando as máquinas O próximo passo é cadastrar as demais máquinas da rede no domínio, o que precisa ser feito manualmente em cada cliente, seja localmente

Leia mais

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd

1.1-Digitar o comando abaixo para entrar no manual on-line do sistema para buscar informações sobre o comando pwd. man pwd Universidade Federal do ABC Disciplina: Software LIvre Prática: Ambiente Linux Laboratório Conteúdo Objetivo...1 1. Comandos de Ajuda...1 2. Comandos de Navegação...2 3. Comandos de Localização de Arquivo...2

Leia mais

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C)

Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) Tutorial de confguração de um cartão micro SD como área de swap e armazenamento para a DragonBoard 410c (DB410C) [1] Motivação O processo de unboxing da DragonBoard 410c é bastante agradável e simples.

Leia mais

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores

Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Estácio-FIC Graduação em Redes de Computadores Disciplina Programação para Servidores Aula 6 Comandos externos Sumário Comandos básicos; Comandos para manipulação de data e hora; Comandos para processamento

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Shell Gustavo Reis gustavo.reis@ifsudestemg.edu.br 1 Interpretador de comandos Interpreta as instruções enviadas pelo usuário e seus programas ao sistema operacional (kernel) Executa

Leia mais

Vamos transformar os seus Raspberry PI num cluster (Parte 2)

Vamos transformar os seus Raspberry PI num cluster (Parte 2) Vamos transformar os seus Raspberry PI num cluster (Parte 2) Date : 31 de Março de 2016 O Apache Hadoop é uma Framework/Plataforma desenvolvida em Java, para computação distribuída, usada para processamento

Leia mais

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux O diretório /etc

Administração de sistemas Linux. Estrutura de diretórios Linux O diretório /etc Administração de sistemas Linux Estrutura de diretórios Linux O diretório /etc O diretório /etc guarda os arquivos de configuração do sistemas, dos serviços disponíveis e dos aplicativos instalados. Conhecer

Leia mais

Realizar o gerenciamento básico de arquivos

Realizar o gerenciamento básico de arquivos Realizar o gerenciamento básico de arquivos - 2 Sumário Capítulo 1 Realizar o gerenciamento básico de arquivos...3 1.1. Objetivos... 3 1.2. Mãos a obra...4 Capítulo 2 Gerenciando... 14 2.1. Objetivos...

Leia mais

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. BACKUP. Manual do Usuário

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. BACKUP. Manual do Usuário 1. BACKUP O processo de automação na gestão de cobrança tem facilitado sobremaneira o trabalho do profissional da área, no entanto, é imprescindível avaliar continuamente os Planos de Contingenciamento

Leia mais

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas

Banco de Dados. -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas Banco de Dados -Aprendendo conceitos -Usando o SQL Conf para: -Conectar no banco de dados -Criar, alterar, excluir e consultar estruturas de tabelas O que é banco de dados? São conjuntos de registros dispostos

Leia mais

Compactadores COMPA COMP CTA ACT DORES ADORES -1-

Compactadores COMPA COMP CTA ACT DORES ADORES -1- COMPACTADORES -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 Arquivos Compactados...07 Tipos de Arquivos Compactados...08 Compactadores de Arquivos...09 Compactando Arquivos no Windows...11 Descompactando Arquivos no Windows...14

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Banana Pi Torrent - Servidor Torrent Dedicado para Downloads em Massa Com o avanço da tecnologia, os dados estão ficando mais detalhados e maiores em tamanho. Alguns anos atrás, um disco rígido comercial

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Shell Script. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX. Shell Script. Frederico Madeira LPIC 1, CCNA ADMINISTRAÇÃO DE REDES I LINUX Shell Script Frederico Madeira LPIC 1, CCNA fred@madeira.eng.br www.madeira.eng.br Shell É qualquer interface de usuário para o SO Unix. que receba do usuário um input e

Leia mais

Sistema operacional Debian

Sistema operacional Debian Sistema operacional Debian Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware Assim que juntar a informação sobre o hardware existente no seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de

Leia mais

Ashampoo Rescue Disc

Ashampoo Rescue Disc 1 Ashampoo Rescue Disc Este programa permite você criar um CD, DVD ou Pendrive de recuperação. O Sistema de recuperação é destinado a dois tipos de situações: 1. Restaurar um backup para o seu disco principal.

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Cobrança de Títulos para Cobrança em Carteira ou Boleto Bancário

Manual do Usuário. Sistema Cobrança de Títulos para Cobrança em Carteira ou Boleto Bancário Manual do Usuário Sistema Cobrança de Títulos para Cobrança em Carteira ou Boleto Bancário - Cadastro de Pessoas (sacado, emissor ou beneficiário). - Cadastro de Títulos, baixa valores pagos. - Emite boleto

Leia mais

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem?

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? 1- ACESSANDO O AGENTE DE BACKUP 1.1- Acesse o menu INICIAR do Windows, opção TODOS OS PROGRAMAS, na pasta DOMÍNIO CONTÁBIL, na pasta AGENTE DE BACKUP

Leia mais

LINUX. Uma visão geral

LINUX. Uma visão geral LINUX Uma visão geral O QUE É? Sistema Operacional Código aberto Criado por Linus Torvalds em 1991 Estudante de computação, 20 anos Linguagem C Variação do Minix Criado por Andrew S. Tanenbaum em 1987

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais

1º Ano - Técnico em Informática Integrado. Sistemas Operacionais 1º Ano - Técnico em Informática Integrado Sistemas Operacionais Navegação entre diretórios Antes de começar a trabalhar diretamente com os comandos do Linux, é necessário navegarmos entre os diretórios

Leia mais

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental.

Backup. É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Professor Gedalias Valentim Informática para Concursos É um cópia de segurança de dados de um dispositivo para outro, para que possam ser restaurados em caso de perda acidental. Porque fazer Perda acidental

Leia mais

LABORATÓRIO ZERO. INTRODUÇÃO AO NETKIT Documento versão 0.1. Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #

LABORATÓRIO ZERO. INTRODUÇÃO AO NETKIT Documento versão 0.1. Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel # LABORATÓRIO ZERO INTRODUÇÃO AO NETKIT Documento versão 0.1 Aluno: Paulo Henrique Moreira Gurgel #5634135 Orientado pela Professora Kalinka Regina Lucas Jaquie Castelo Branco Agosto / 2010 Laboratório Zero

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto

Sistemas Operacionais. Prof. André Y. Kusumoto Sistemas Operacionais Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Tipos de Filesystem Filesystem no Linux tudo é tratado como arquivo, por exemplo, um disco rígido é tratado como arquivo, placa

Leia mais

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Backup do Windows. Professor Márcio Hunecke. Informática Backup do Windows Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática BACKUP DO WINDOWS Para ajudar a assegurar que você não perderá os arquivos, você deverá fazer o backup

Leia mais

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto

Sistemas Operacionais Abertos. Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto Sistemas Operacionais Abertos Prof. MSc. André Yoshimi Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Processos Periódicos Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Cron O cron é um programa de agendamento

Leia mais

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome

Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome Manual de Compilação/Execução da Aplicação SmartHome 1. Pré-Requisitos de Instalação 2. Passos para Executar a Aplicação 3. Instruções de Uso das Funcionalidades 4. Observações 1. Pré-Requisitos de Instalação

Leia mais

Introdução a shell scripts

Introdução a shell scripts Introdução a shell scripts O que é? O que é Windows e Linux Shell script Um script é um arquivo que guarda vários comandos e pode ser executado sempre que preciso. Os comandos de um script são exatamente

Leia mais

Caso você seja estudante e não tenha uma conta na DO, recomendo fortemente que você crie

Caso você seja estudante e não tenha uma conta na DO, recomendo fortemente que você crie DigitalOcean A DigitalOcean é uma cloud provider muito simples de usar, e apenas com as features necessárias. É muito simples começar um servidor virtual por lá! Vamos lá, passo a passo. Criando uma conta

Leia mais

Programação de Scripts Considerações Gerais. Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior

Programação de Scripts Considerações Gerais. Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior Programação de Scripts Considerações Gerais Adaptado do material do Prof. Mário Fiocco Júnior O que é o shell? O Shell pode ser definido como o interpretador de instruções e comandos. Quando o usuário

Leia mais

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX

Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX VIRTOS S.O.S BACKUP MATERIAL DE APOIO AO USUÁRIO Responsáveis: Bruno Silva, André Coelho, Wellington Silva, Marcelo Hirano. Atualizado em: 08/09/2017 CONFIGURAÇÃO DE BACKUP DE ORIGEM LINUX O S.O.S Backup

Leia mais

AULA 4. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS

AULA 4. Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki. PET Computação UFRGS M i n i - C u r s o d e I n t r o d u ç ã o a o G N U / L i n u x AULA 4 Bruno L. Albrecht Felipe A. Chies Lucas F. Zawacki PET Computação UFRGS Setembro 2009 L i n h a d e C o m a n d o I I Tipos de execução

Leia mais

Backup e Recuperação Guia do Usuário

Backup e Recuperação Guia do Usuário Backup e Recuperação Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento

Leia mais

Clonando máquinas na rede pelo UDP Cast (sem Live CD do mesmo)

Clonando máquinas na rede pelo UDP Cast (sem Live CD do mesmo) Clonando máquinas na rede pelo UDP Cast (sem Live CD do mesmo) By Mairon Piber and Cléber Ribas https://www.vivaolinux.com.br/dica/clonando-maquinas-na-rede-pelo-udp-cast-(sem-live-cddo-mesmo) Vamos imaginar

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

Dá pra confiar suas senhas ao seu navegador?

Dá pra confiar suas senhas ao seu navegador? Dá pra confiar suas senhas ao seu navegador? Deixar seu browser armazenar suas senhas e detalhes do cartão de crédito pode ser conveniente, mas também é um risco à segurança. O tamanho deste risco depende

Leia mais

Ghost. configurado ao restaurar essa imagem de disco, além m de de suas informações.

Ghost. configurado ao restaurar essa imagem de disco, além m de de suas informações. Ghost O ghost é um software utilizado para gerar imagens de sistema para futuras reinstalações ou instalações em série, s de forma que, da maneira que fora feita a instalação do sistema, com programas,

Leia mais

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática O SISTEMA OPERACIONAL GNU/LINUX Características Gerais O Linux surgiu por meio do Projeto GNU (GNU s Not Unix) e é

Leia mais

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics

Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação do IBM SPSS Modeler Entity Analytics Índice IBM SPSS Modeler Entity Analytics Instalação.............. 1 IBM SPSS Modeler Entity Analytics (Lado do Cliente) 1 Requisitos de sistema..........

Leia mais

Conceitos Básicos de Scripts

Conceitos Básicos de Scripts Conceitos Básicos de Scripts Programação de Scripts Prof. Kleber Rezende kleber.rezende@ifsuldeminas.edu.br O que é o shell? O Shell pode ser definido como o interpretador de instruções e comandos. Quando

Leia mais

Como instalar o Ubuntu Server

Como instalar o Ubuntu Server Como instalar o Ubuntu Server Passo 1. Inicie o computador pela mídia de instalação do Ubuntu Server; Passo 2. Na primeira tela, escolha a linguagem Português do Brasil ; Passo 3. Na tela seguinte, escolha

Leia mais

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Tópicos Especiais em Programação. 13/06/2012 Profª Valeria Menezes Bastos 1

UFRJ IM - DCC. Departamento de Ciência da Computação. Tópicos Especiais em Programação. 13/06/2012 Profª Valeria Menezes Bastos 1 UFRJ IM - DCC Departamento de Ciência da Computação Tópicos Especiais em Programação 13/06/2012 Profª Valeria Menezes Bastos 1 Utilizado na criação de cópias de segurança Backup (tar) Permite agrupar arquivos

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

WINDOWS. 1. Baixar o software cwrsync e efetuar a instalação.

WINDOWS. 1. Baixar o software cwrsync e efetuar a instalação. Como configurar o RSYNC para a função Backup Auditor Este tutorial descreve a configuração do Rsync para as plataformas: Windows, Linux baseados em Debian e Linux baseados em Red Hat Importante: Devem

Leia mais

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho

pedrofilho.eti.br Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho Linux Essentials 2.3 Acessando diretórios e arquivos 2.4 Criando, movendo e excluindo arquivos Prof. Pedro Filho 1 Objetivo O objetivo deste curso é lhe fazer familiar com o sistema operacional Linux.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Sistema Operacional - Linux Conhecimentos básicos em informática O que é Linux? Sistema operacional: é o componente de software que faz a interface

Leia mais

Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos.

Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos. Entraremos em sistema linux para realizar algumas tarefas e aprender alguns comandos. Como se conectar a partir do sistema Windows: Conexão direta SSH: Putty (download) Entrando numa conta no servidor:

Leia mais

SHELL SCRIPT - CONTINUAÇÃO. Adão de Melo Neto

SHELL SCRIPT - CONTINUAÇÃO. Adão de Melo Neto SHELL SCRIPT - CONTINUAÇÃO Adão de Melo Neto Sumário 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO Comandos Shell Script 3. CONCLUSÃO Shell Script Objetivo: tornar mais simples as execuções de tarefas repetitivas no

Leia mais

VSMTransactionService Documentação

VSMTransactionService Documentação VSMTransactionService Documentação Id: VSM_DSV_TransactionService _Documentação Data: 16/09/2014 Versão: 2.3 Autor: Adriano Alves Dornelas Histórico do Documento Versão Data Colaborador Descrição 1.0 30/06/2014

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS

MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS MANUAL DE INSTALAÇÃO SISTEMA DE GERÊNCIA CONSCIUS 1 ÍNDICE ÍNDICE... 2 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS... 3 2.1 Requisitos mínimos para utilização do instalador... 3 2.2 Requisitos mínimos para instalação

Leia mais

Informática. Cópia de Segurança Backup e Firewall

Informática. Cópia de Segurança Backup e Firewall Informática Backup e Firewall PROF. PAULO NAJAR paulonajar@gmail.com Facebook Paulo Najar https://www.facebook.com/pauloinajar Aprender Digital https://www.facebook.com/aprenderdigital 2 BACKUP / BECAPE

Leia mais

Na figura acima, podemos ver que o tamanho original do arquivo zsh é de bytes. Para compacta-lo usando o compress, digite:

Na figura acima, podemos ver que o tamanho original do arquivo zsh é de bytes. Para compacta-lo usando o compress, digite: Compactação de arquivos no Linux ECONOMIZANDO ESPAÇO EM DISCO A melhor dica para economizar espaço em disco é evitar a instalação de programas desnecessários. Muitas distribuições do Linux têm opções de

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

8 o Projecto: Autenticação com S/Key

8 o Projecto: Autenticação com S/Key Segurança Informática e nas Organizações 2011-12 8 o Projecto: Autenticação com S/Key V 1.0 1 Introdução Com este trabalho pretende-se estudar a configuração e exploração de autenticação com senhas descartáveis

Leia mais

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1

Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 Formação de Administradores de Redes Linux LPI level 1 SENAC TI Fernando Costa Expressões Regulares e exercícios Expressões regulares - ERs Uma expressão regular é um método formal de se especificar um

Leia mais

Iniciando um novo arquivo

Iniciando um novo arquivo 1 Sumário Iniciando o WinZip... 3 Iniciando um novo arquivo... 3 Abrindo e restaurando os arquivos... 5 Iniciando o WinRAR... 8 Criando um arquivo compactado.....9 Abrindo e restaurando um arquivo WinRAR...

Leia mais

S.O.R. Sistemas de arquivos no Linux

S.O.R. Sistemas de arquivos no Linux S.O.R. Sistemas de arquivos no Linux Estrutura de diretórios / /etc /dev /proc /boot /home /usr /media /mnt Sistemas de arquivos no Linux São visíveis através do processo de montagem Um disco pode ser

Leia mais

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Para Manipulação de Contas

Comandos. Sistema Operacional GNU/Linux. Para Manipulação de Contas Comandos Para Manipulação de Contas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Agosto / 2017 1/23 Comando adduser Adiciona um usuário ou grupo no

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Backup. Tar arquivos de pacotes

Backup. Tar arquivos de pacotes Backup Iremos ver neste capítulo as diversas formas de fazer backup de arquivos, diretórios, mídias de armazenamento (CD ou DVD) ou partições do sistema, usando os comandos tar, cpio, dd, dump e restore,

Leia mais

Acronis Snap Deploy 2.0 Guia de Instalação

Acronis Snap Deploy 2.0 Guia de Instalação Acronis Snap Deploy 2.0 Guia de Instalação Copyright Acronis, Inc., 2000-2008. Todos os direitos reservado. Windows e MS-DOS são marcas registradas da Microsoft Corporation. Todas as outras marcas são

Leia mais

1. Como baixar e instalar o programa

1. Como baixar e instalar o programa MANUAL RESUMIDO DE INSTALAÇÃO DO SISTEMA CAIXA PROGRAMADO =========================================================== Este manual ensina na sequencia: 1. Como baixar e instalar o programa 2. Como instalar

Leia mais

Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos

Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos Curso de extensão em Administração de Sistemas GNU/Linux Rogerio Bastos Gestores da Rede Acadêmica de Computação Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia 2012.1 Gerenciamento

Leia mais

Aprenda a criar um "supercomputador" com vários Raspberry PI

Aprenda a criar um supercomputador com vários Raspberry PI Aprenda a criar um "supercomputador" com vários Raspberry PI Date : 6 de Abril de 2016 O Apache Hadoop é uma Framework/Plataforma desenvolvida em Java, para computação distribuída, usada para processamento

Leia mais

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA COMANDOS LINUX

GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA COMANDOS LINUX Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores GERSON PORCIÚNCULA SIQUEIRA COMANDOS LINUX Pelotas 2014 RESUMO O presente

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO 1 SUMÁRIO REQUISITOS MÍNIMOS... 3 INSTALAÇÃO A PARTIR DO ARQUIVO RPM...4 Download do Arquivo...4 Instalação pela linha de comando...4 Regras de Firewall...4 Acessando o Monsta...5

Leia mais

at - executa tarefas com horário agendado As permissões para executar o comando at são feitas pelos arquivos /etc/at.allow e /etc/at.deny.

at - executa tarefas com horário agendado As permissões para executar o comando at são feitas pelos arquivos /etc/at.allow e /etc/at.deny. Tarefas automatizadas O serviço atd O daemon(serviço) atd é um serviço do Linux / Unix localizado no diretório /etc/init.d/, e tem a função de executar um lista de tarefas em um determinado horário, e

Leia mais

Aula 2 de Linux Modo Texto

Aula 2 de Linux Modo Texto Aula 2 de Linux Modo Texto Estrutura de Diretórios Listar diretórios (pastas) e arquivos Use os comandos: ls ou dir ou vdir # ls # dir # vdir # ls -l (lista os detalhes) # ls -a (exibe arquivos e diretórios

Leia mais

CORREIO DE VOZ INTELICON

CORREIO DE VOZ INTELICON CORREIO DE VOZ INTELICON Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 Del Grande Comércio e Representações Ltda. Intelicon é marca registrada da Del Grande Comércio e Representações

Leia mais

JAWS para Thumb Drives USB Perguntas e Respostas

JAWS para Thumb Drives USB Perguntas e Respostas JAWS para Thumb Drives USB Perguntas e Respostas Obter o JAWS em movimento! A versão thumb drive do JAWS permite que o seu software de leitura de tela, incluindo as suas configurações personalizadas, o

Leia mais

Arquivo da transferência ou de configuração de backup em um interruptor Sx200, Sx300, ou Sx500

Arquivo da transferência ou de configuração de backup em um interruptor Sx200, Sx300, ou Sx500 Arquivo da transferência ou de configuração de backup em um interruptor Sx200, Sx300, ou Sx500 Objetivo O arquivo de configuração de backup ou o log do interruptor são útil para pesquisar defeitos ou se

Leia mais

Configurando VPS Proxy e SSH

Configurando VPS Proxy e SSH Configurando VPS Proxy e SSH Este tutorial foi criado para fins educacionais sem garantias. O autor não se responsabiliza por quaisquer tipos de problemas, custos monetários ou implicações éticas e legais

Leia mais

Guia de Instalação UEG Linux LTS

Guia de Instalação UEG Linux LTS Guia de Instalação UEG Linux 16.04 LTS 1. Apresentação O UEG Linux 16.04 LTS é um sistema operacional baseado em Linux e derivado do Ubuntu, customizado pela Gerência de Inovação Tecnológica da Universidade

Leia mais

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows.

Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. AULA 7: Remote Desktop Objetivo: Praticar a aplicação de acesso remoto via protocolo RDP (Remote Desktop) em ambientes Microsoft Windows. Ferramentas: Máquina Virtual Windows 2003 Server; Máquina Virtual

Leia mais

Administração de sistemas operacionais. Comandos de manipulação de arquivos/diretórios.

Administração de sistemas operacionais. Comandos de manipulação de arquivos/diretórios. Administração de sistemas operacionais Comandos de manipulação de arquivos/diretórios. ls Lista os arquivos de um diretório. ls [opções] [caminho/arquivo] [caminho1/arquivo1]... onde: caminho/arquivo Diretório/arquivo

Leia mais

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint #

# Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ # Início Instalação e Configuração Servidor Antivírus Symantec Endpoint # ------------------------------ O Symantec Endpoint Protection 11.0 combina o Symantec AntiVirus

Leia mais

INSTALAÇÃO EM 1 (um) COMPUTADOR INSTALAÇÃO EM REDE

INSTALAÇÃO EM 1 (um) COMPUTADOR INSTALAÇÃO EM REDE Manual de Instalação 1 Baixe o arquivo de instalação compactado. INSTALAÇÃO EM 1 (um) COMPUTADOR 2 Clique duas vezes para descompactar e selecione a pasta de destino. 3 Em seguida abra a pasta descompactada

Leia mais