CT-68. Comunicado Técnico. Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição. Gerência de Tecnologia da Distribuição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CT-68. Comunicado Técnico. Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição. Gerência de Tecnologia da Distribuição"

Transcrição

1 CT-68 ATUALIZAÇÃO SOBRE PADRÕES DE ENTRADA COM AGRUPAMENTOS COLETIVOS CAIXAS TIPO P E TIPO PP Comunicado Técnico Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição Gerência de Tecnologia da Distribuição

2 Página 2 de 25 FOLHA DE CONTROLE DE MODIFICAÇÕES COMUNICADO TÉCNICO 68 ELABORADO POR: Leandro Ferreira Gerência de Tecnologia da Distribuição COLABORADORES: APROVAÇÃO: Marcio Silva Marcos Dantas Sidney Machado Angelo Quintao Antonio Almeida Gerência de Tecnologia da Distribuição Ger. Planejamento do Sistema e Atendimento Técnico Ger. Planejamento do Sistema e Atendimento Técnico Coordenador da Ger. de Tecnologia da Distribuição Gerente de Tecnologia da Distribuição DATA: Março de 2017 VERSÃO: 1.0 VERSÃO DATA DESCRIÇÃO RESUMIDA DAS MODIFICAÇÕES /17 Emissão Inicial.

3 Página 3 de 25 INTRODUÇÃO O padrão de caixas de medição fabricadas em policarbonato surgiu em quase todo mercado nacional como alternativa às caixas de medição fabricadas em chapas de aço. Com o lançamento do LIG BT 2014, contemplando em seu padrão as referidas caixas, sua utilização passou a ser feita em larga escala em toda área de concessão da AES Eletropaulo. Com o intuito de aprimorar ainda mais esse padrão e fazer um melhor aproveitamento deste material foi incluída em nossos padrões através do CT-54 uma caixa fabricada em policarbonato com dimensões reduzidas denominada de PP, visando um menor custo para o consumidor de baixa renda, conforme estabelece o artigo 214 da Resolução ANEEL 414/2010, bem como propiciar sua instalação em locais com falta de espaço e reforma de centros de medição antigos, onde não caberiam as atuais caixas metálicas padronizadas ou as caixas de medição agrupadas do tipo P, cujas dimensões são de 520mmx260mm. A caixa também PP passou a compor o KIT Padrão Econômico, conforme CT-49. É importante observar que esta caixa tipo PP não substituiu a caixa tipo P que continua fazendo parte do padrão de entrada para ligações individuais e coletivas, haja vista que sua aplicação principal é a utilização em empreendimentos habitacionais de interesse social. Passados mais de 02 anos do inicio da utilização das caixas poliméricas do tipo P e tipo PP, baseado em experiências de campo e interesses da AES Eletropaulo e do mercado, identificou-se a necessidade de realizar modificações nos aspectos construtivos das caixas além de criar novas regras de aplicação e melhores instruções em relação a sua utilização.

4 Página 4 de OBJETIVO Este Comunicado Técnico tem como objetivo apresentar alterações nos aspectos construtivos das caixas tipo P e PP, além de novas regras de aplicação e maiores informações e desenhos ilustrativos sobre as diversas alternativas de montagem dos agrupamentos coletivos que se utilizam de caixas poliméricas.

5 Página 5 de APLICACÃO Este Comunicado Técnico entra em vigor a partir de sua publicação no site da AES Eletropaulo ( sendo aplicável em toda a área de concessão desta Distribuidora para atendimento de ligações individuais e coletivas em localidades supridas por rede de distribuição aérea e subterrânea, sem prejuízo das demais informações descritas nos Livros de Instruções Gerais - LIG BT Este Comunicado Técnico cancela e substitui o Comunicado Técnico 54.

6 Página 6 de LIGAÇÕES TRIFÁSICAS EM CAIXAS POLIMÉRICAS TIPO P A partir da data de vigência deste Comunicado Técnico serão aceitas ligações trifásicas em agrupamentos coletivos formados com caixas do tipo P para ligação de Bomba de Incêndio, Administração, entre outras. Esta ação visa otimizar o projeto elétrico e o espaço físico em centros de medição que se utilizam de agrupamentos coletivos, dispensando a necessidade de se instalar caixas tipo E separadas do agrupamento e caixa seccionadora exclusivamente para ligação das mesmas. As ligações trifásicas em caixas do tipo P somente serão permitidas em agrupamentos coletivos cujos projetos tenham sido previamente liberados pelo Atendimento Técnico da AES Eletropaulo. Para ligações individuais continua a obrigatoriedade de se utilizar apenas as caixas tipo E (metálica ou polimérica). Para ligação da Bomba de Incêndio deverão ser respeitadas as regras constantes no Livro de Instruções Gerais de Baixa Tensão (LIG-BT 2014). Aspectos Construtivos A caixa tipo P trifásica recebeu reforço na divisória interna para melhor acomodação de cabos de 35mm², além de placa universal e acoplamento óptico na tampa para instalação de medidores trifásicos. Acoplador óptico Simulação de Instalação Medidor trifásico Cabos 35mm² Disjuntor 100A Detalhes internos Medidor trifásico Cabos 35mm² Disjuntor 100A

7 Página 7 de 25 A tampa do compartimento de proteção também está maior para facilitar a instalação e substituição de disjuntores trifásicos pelo cliente. Antes Depois A caixa destinada à ligação de Bomba de Incêndio recebeu pigmentação avermelhada em sua tampa para melhor identificação dos operadores. Caixa Tipo P Trifásica Bomba de Incêndio Exemplo de Agrupamento Coletivo com Bomba de Incêndio As caixas tipo P trifásicas devem preferencialmente ser posicionadas o mais próximo possível das caixas de barramentos a fim de possibilitar a melhor instalação dos condutores e melhorar a passagem dos condutores por entre as caixas. As caixas tipo P serão comercializadas em dois modelos: bifásico e trifásico. As caixas trifásicas somente poderão ser fornecidas integradas aos agrupamentos coletivos pelos montadores autorizados. Não deverão ser comercializadas separadamente. Esta medida visa incluir de forma gradativa as ligações trifásicas em caixas poliméricas.

8 Página 8 de NOVA CAIXA TIPO PP - LIGAÇÕES BIFÁSICAS ATÉ 50A Alterações nos aspectos construtivos: O compartimento de proteção foi reduzido em 3cm para melhor acomodação do medidor no compartimento de medição. Foi definida a posição dos pré-cortes. Eles deverão ser utilizados apenas para instalação da caixa no Kit Econômico, vide CT-49. Todas as caixas deverão ser montadas com a divisória tipo L. Não deverão ser utilizadas divisórias do tipo reta. ANTES DEPOIS Pré-cortes Compartimento de proteção reduzido. Mais espaço para o medidor! Detalhe: Divisória tipo L

9 Página 9 de 25 As dimensões externas da caixa tipo PP permanecem as mesmas: Detalhe da caixa tipo PP com tampa prolongada:

10 Página 10 de Instalação das Caixas de Medição Agrupadas Tipo PP Conforme consta no LIG BT 2014, nas páginas 114 e 168, a instalação de caixas de medição agrupadas pode ser feita por Eletricistas, Técnicos e Engenheiros, desde que tenham recebidos treinamento dos fabricantes das caixas, que são os responsáveis pelo abastecimento e pela qualidade do material disponível na área de concessão da AES Eletropaulo Características principais do agrupamento A aplicação principal das caixas tipo PP destina-se a utilização em padrões de entrada de energia de baixo custo para os empreendimentos habitacionais de interesse social, ou seja, aplicação específica e predominantemente residencial com estas características. É admitida a utilização de caixas tipo PP em entrada de energia e centros de medição existentes antigos, que venham a ser reformados, e onde se tenham comprovadamente falta de espaços que inviabilizem a aplicação dos padrões atuais existentes no LIG BT 12 edição A montagem do padrão modular utilizando-se caixas do tipo PP para as condições expostas devem observar que os condutores dos ramais alimentadores devem ser feitos com 3 condutores (2 fases e neutro) de no máximo 10 mm² e disjuntor bipolar de 50 A padrão DIN, não sendo admitida seção de condutores ou proteções maiores do que as especificadas ou ainda a ligação de medições trifásicas. A liberação de ligações trifásicas de que trata o item 3 deste Comunicado Técnico se aplica apenas as caixas poliméricas do tipo P Quantidade de Caixas por Agrupamento A forma de instalar as caixas tipo PP agrupadas deve respeitar a quantidade máxima de 04 (quatro) caixas para cada lado do módulo de proteção e distribuição, instaladas na horizontal e de 04 (quatro) caixas instaladas na vertical. O limite máximo é de 32 caixas de medição por agrupamentos do tipo PP, sendo necessárias colunas duplas de barramentos para agrupamentos acima de 16 caixas, conforme ilustrações no anexo I.

11 Página 11 de Localização Instalação externa (ao tempo): No máximo 01 agrupamento. Instalação junto ao alinhamento com a via pública, embutida em alvenaria com pingadeira. Recomendável a utilização de portas suplementares*, sendo obrigatória sua utilização para agrupamentos acima de 12 medições. Instalação interna (hall de entrada): No máximo 01 agrupamento. Instalação embutida em alvenaria. Obrigatória a utilização de portas suplementares*. Instalação em Centro de Medição: A partir de mais de um agrupamento, a instalação deve ser feita obrigatoriamente em recinto exclusivo de centro de medição em alvenaria com acesso restrito a pessoas autorizadas. Deve ser previsto espaço mínimo de 10 cm entre os agrupamentos quando dispostos lateralmente. Em caso de instalação em centro de medição é dispensável a utilização de portas suplementares na frente dos agrupamentos. NOTAS: *Portas suplementares: Devem conter dispositivos para ventilação permanente e dobradiças que abram a no mínimo 110, permitindo espaço de 60 cm para circulação de pessoas, quando abertas. Também podem ser utilizadas portas de correr. O material a ser utilizado, bem como o layout da porta fica a critério do cliente. Recomendável a utilização de materiais não combustíveis. A largura mínima dos corredores para circulação de pessoas no Hall de Entrada ou no interior do Centro de Medição deve ser de 01 metro. Podem ser previstos tanto quantos forem necessários os padrões modulares agrupados, desde que seja observado o limite máximo de medições por agrupamento e que a partir de 01 agrupamento seja prevista a instalação de uma caixa de distribuição, quadro de distribuição compacto ou cabina de barramentos.

12 Página 12 de Altura do Agrupamento A altura das bases das caixas de medição agrupadas inferiores, em relação ao piso acabado varia em função da quantidade de caixas instaladas verticalmente, vide tabela abaixo e desenhos ilustrativos. Nº de Caixas Vertical Quantidade de Caixas Altura do solo Altura superior 1 a 4 medições + CDPM e barramentos Até 8 medições + CDPM e barramentos Até 12 medições + CDPM e barramentos Até 16 medições + CDPM e barramentos (simples) Até 32 medições + CDPM e barramentos (dupla) Mín. 1,20m 0,80m a 1,10m 0,40m a 0,60m Máx. 1,90m Máx. 1,90m Máx.1,90m 0,20m a 0,30m Máx. 2,00m INDIVIDUAL OU 01 FILEIRA Nivel do piso acabado 03 FILEIRAS 02 FILEIRAS Nivel do piso acabado 04 FILEIRAS DPS Nivel do piso acabado Nivel do piso acabado

13 Página 13 de Desenhos e Ilustrações UTILIZAÇÃO DOS MÓDULOS DE PROTEÇÃO E DISTRIBUIÇÃO TIPO CDPM + Barramentos Coluna Simples Coluna Dupla Coluna MAX Proteção Até 125A (DIN) Até 250A Até 250A Até 300A Largura 260mm 260mm 2 x 260mm 360mm a 540mm Quantidade De Caixas Até 5 medições (04 por fileira) Até 16 medições (04 por fileira) Até 32 medições (08 por fileira) Até 32 medições (08 por fileira) NOTA: 1) Nos módulos de distribuição com Coluna Simples, Coluna Dupla ou Coluna MAX o disjuntor geral e o eletroduto de entrada podem estar localizado na parte inferior ou superior do módulo. 2) No caso da utilização de caixa CDPM+Barramentos, a mesma deve estar localizada sempre na fileira inferior do agrupamento coletivo. Os eletrodutos de entrada podem ser instalados na face inferior ou lateral da caixa dependendo da aplicação.

14 Página 14 de 25 EXEMPLOS DE MONTAGEM UTILIZANDO SOMENTE UMA CAIXA CDPM + BARRAMENTOS - ATÉ 05 MEDIÇÕES E PROTEÇÃO GERAL ATÉ 125A (DIN) 02 MEDIDORES DPS ENTRADA ATÉ 3" NOTAS: 1) A caixa CDPM pode estar localizada à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral ou inferior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I.

15 Página 15 de MEDIDORES NOTAS: 1) A caixa CDPM pode estar localizada à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral ou inferior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) Nas opções de agrupamento com 02 fileiras, a CDPM deverá estar localizada sempre na fileira de baixo. Acima da caixa CDPM deverá sempre existir uma caixa de medição para passagem dos cabos.

16 Página 16 de MEDIDORES NOTAS: 1) A caixa CDPM pode estar localizada à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral ou inferior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) Nas opções de agrupamento com 02 fileiras, a CDPM deverá estar localizada sempre na fileira de baixo. Acima da caixa CDPM deverá sempre existir uma caixa de medição para passagem dos cabos.

17 Página 17 de MEDIDORES NOTAS: 1) A caixa CDPM pode estar localizada à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral ou inferior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) A CDPM deverá estar localizada sempre na fileira de baixo. Acima da caixa CDPM deverá sempre existir uma caixa de medição para passagem dos cabos.

18 Página 18 de 25 EXEMPLOS DE MONTAGEM UTILIZANDO MÓDULO DE DISTRIBUIÇÃO COM COLUNA SIMPLES - ATÉ 16 MEDIÇÕES PROTEÇÃO GERAL ATÉ 250A 06 MEDIDORES - ATÉ 125A (DIN) 06 MEDIDORES - ATÉ 250A NOTAS: 1) O módulo de distribuição pode estar localizado à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral, inferior ou superior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) A caixa destinada a acomodar o DPS pode estar localizada na fileira superior ou inferior do agrupamento

19 Página 19 de MEDIDORES - PROTEÇÃO GERAL 125A (DIN) NOTAS: 1) O módulo de distribuição pode estar localizada à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral, inferior ou superior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I.

20 Página 20 de 25 ATÉ 09 MEDIDORES - PROTEÇÃO GERAL 250A NOTAS: 1) O módulo de distribuição pode estar localizado à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral, inferior ou superior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) A caixa destinada a acomodar o DPS pode estar localizada na fileira superior ou inferior do agrupamento

21 Página 21 de MEDIDORES - PROTEÇÃO GERAL 250A NOTAS: 1) A caixa CDPM pode estar localizada à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral, inferior ou superior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) A caixa destinada a acomodar o DPS pode estar localizada na fileira superior ou inferior do agrupamento

22 Página 22 de MEDIDORES - PROTEÇÃO GERAL 250A DPS NOTAS: 1) O módulo de distribuição pode estar localizado à esquerda, direita ou no centro do agrupamento. 2) A entrada do eletroduto poderá ser feita na face lateral, inferior ou superior da CDPM de acordo com o tipo de arranjo. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) A caixa destinada a acomodar o DPS pode estar localizada na fileira superior ou inferior do agrupamento

23 Página 23 de 25 EXEMPLO DE MONTAGEM UTILIZANDO MÓDULO DE DISTRIBUIÇÃO COM COLUNA DUPLA - ATÉ 32 MEDIÇÕES PROTEÇÃO GERAL ATÉ 250A DPS ENTRADA ATÉ 3" NOTAS: 1) Acima de 16 medições obrigatoriamente deve ser utilizado o modulo de distribuição com coluna dupla ou coluna MAX. 2) O modulo de distribuição deve estar localizado no centro do agrupamento. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) A caixa destinada a acomodar o DPS pode estar localizada na fileira superior ou inferior do agrupamento

24 Página 24 de 25 EXEMPLO DE MONTAGEM UTILIZANDO MÓDULO DE DISTRIBUIÇÃO COM COLUNA MAX - ATÉ 32 MEDIÇÕES PROTEÇÃO GERAL ATÉ 300A DPS NOTAS: 1) Acima de 16 medições obrigatoriamente deve ser utilizado o modulo de distribuição com coluna dupla ou coluna MAX. 2) O modulo de distribuição deve estar localizado no centro do agrupamento. 3) A altura do agrupamento em relação ao solo varia de acordo com o número de fileiras, vide tabela I. 4) A caixa destinada a acomodar o DPS pode estar localizada na fileira superior ou inferior do agrupamento

25 Página 25 de CONSIDERAÇÕES FINAIS As novas caixas poliméricas devem atender todos os requisitos, para fabricação, montagem e instalação conforme descrito no LIG BT 2014 e só devem ser adquiridas de fabricantes homologados pela AES Eletropaulo. A lista de fabricantes homologados encontra-se disponível no site da AES Eletropaulo.

CT-55. Nova Caixa de Medição tipo A-4. Comunicado Técnico. Diretoria de Planejamento e Engenharia. Gerencia de Serviços Técnicos

CT-55. Nova Caixa de Medição tipo A-4. Comunicado Técnico. Diretoria de Planejamento e Engenharia. Gerencia de Serviços Técnicos CT-55 Nova Caixa de Medição tipo A-4 Comunicado Técnico Diretoria de Planejamento e Engenharia Gerencia de Serviços Técnicos Página 2 de 10 FOLHA DE CONTROLE DE MODIFICAÇÕES COMUNICADO TÉCNICO 55 ELABORADO

Leia mais

Caixas de Policarbonato para Padrão de Entrada de Baixa Tensão com Leitura Voltada para a Via Pública

Caixas de Policarbonato para Padrão de Entrada de Baixa Tensão com Leitura Voltada para a Via Pública CT - 67 Caixas de Policarbonato para Padrão de Entrada de Baixa Tensão com Leitura Voltada para a Via Pública Comunicado Técnico Diretoria de Engenharia Gerência de Padrões, P&D e Eficiência Energética

Leia mais

CT Caixas de Policarbonato para Padrão de Entrada de Baixa Tensão com Leitura Voltada para a Via Pública. Comunicado Técnico

CT Caixas de Policarbonato para Padrão de Entrada de Baixa Tensão com Leitura Voltada para a Via Pública. Comunicado Técnico CT - 67 Caixas de Policarbonato para Padrão de Entrada de Baixa Tensão com Leitura Voltada para a Via Pública Comunicado Técnico Diretoria de Engenharia Gerência de Serviços Técnicos Página 2 de 24 FOLHA

Leia mais

CT Comunicado Técnico. Critérios para Construção de Padrão de Entrada com Leitura Voltada para Via Pública. Diretoria de Engenharia

CT Comunicado Técnico. Critérios para Construção de Padrão de Entrada com Leitura Voltada para Via Pública. Diretoria de Engenharia CT - 70 Critérios para Construção de Padrão de Entrada com Leitura Voltada para Via Pública Comunicado Técnico Diretoria de Engenharia Gerência de Tecnologia da Distribuição Página 2 de 14 FOLHA DE CONTROLE

Leia mais

Emis.: Nov/2005 Rev.: Jan/2011 Vers.: Abr/2012 AGRUPAMENTO DE UNIDADES CONSUMIDORAS CAIXAS EM MATERIAL POLIMÉRICO

Emis.: Nov/2005 Rev.: Jan/2011 Vers.: Abr/2012 AGRUPAMENTO DE UNIDADES CONSUMIDORAS CAIXAS EM MATERIAL POLIMÉRICO Agrupamento com caixas de medição monofásicas Agrupamento com caixas ANP, para medições monofásicas Notas 1. Agrupamentos de medições monofásicas: 6 medições de 50 A: 6 caixas ANP + 1 caixa CBP 100 - disjuntor

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46

COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 Página 1 de 11 COMUNICADO TÉCNICO Nº 46 LIGAÇÕES ESPECIAIS NA VIA PÚBLICA COM MEDIÇÃO Diretoria de Planejamento e Planejamento Gerência de Engenharia Página 2 de 11 ÍNDICE OBJETIVO...3 1. APLICAÇÃO...4

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 44

COMUNICADO TÉCNICO Nº 44 COMUNICADO TÉCNICO Nº 44 PADRÃO DE ENTRADA ECONÔMICO PARA UTILIZAÇÃO EM NÚCLEOS DECLARADOS POR LEI COMO DE INTERESSE SOCIAL Diretoria de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia ÍNDICE OBJETIVO...4

Leia mais

Agrupamento com caixas de medição monofásicas Agrupamento com caixas ANP, para medições monofásicas

Agrupamento com caixas de medição monofásicas Agrupamento com caixas ANP, para medições monofásicas Agrupamento com caixas de medição monofásicas Agrupamento com caixas ANP, para medições monofásicas Notas 1. Agrupamentos de medições monofásicas: 6 medições de 50 A: 6 caixas ANP + 1 caixa CBP 100 - disjuntor

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 57

COMUNICADO TÉCNICO Nº 57 Página 1 de 14 COMUNICADO TÉCNICO Nº 57 ALTERAÇÃO DO PADRÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS PARA LIGAÇÃO DE CLIENTES ATENDIDOS EM MT Diretoria de Engenharia e Serviços Gerência de Engenharia da Distribuição ELABORADO

Leia mais

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES TÉCNICAS PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 670 DE 14 DE JULHO DE 2015

NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES TÉCNICAS PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 670 DE 14 DE JULHO DE 2015 CT-63 NOVOS PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO DE SOLICITAÇÕES TÉCNICAS PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 670 DE 14 DE JULHO DE 2015 Norma Técnica da AES Eletropaulo Diretoria de Planejamento, Engenharia

Leia mais

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Manual 1.1 Caius Vinicíus S Malagoli 11/10/ de 21

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Manual 1.1 Caius Vinicíus S Malagoli 11/10/ de 21 Sumário 1 Âmbito de Aplicação... 2 2 Objetivo... 2 3 Características gerais... 2 3.1 Tipo de material... 2 3.2 Identificação do fabricante... 2 3.3 Tampa e visor... 3 3.4 Acessórios... 3 3.5 Prazos...

Leia mais

REVISÃO DO LIG AT 2017 ITENS 12.7, 14.1 E

REVISÃO DO LIG AT 2017 ITENS 12.7, 14.1 E CT-69 REVISÃO DO LIG AT 2017 ITENS 12.7, 14.1 E 20. Comunicado Técnico Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição Gerencia de Tecnologia da Distribuição 2 de 10 FOLHA DE CONTROLE Comunicado

Leia mais

POSTES DE DIVISA - ALTERNATIVAS E ORIENTAÇÕES

POSTES DE DIVISA - ALTERNATIVAS E ORIENTAÇÕES 1. Objetivo Complementar as normas referentes ao atendimento e ao fornecimento de energia elétrica em baixa tensão, quanto aos aspectos de localização e disposição dos materiais e equipamentos nas montagens

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO DT-SNT 05/11 NOVOS MODELOS DE CAIXAS EM POLICARBONATO

COMUNICADO TÉCNICO DT-SNT 05/11 NOVOS MODELOS DE CAIXAS EM POLICARBONATO COMUNICADO TÉCNICO DT-SNT 05/11 NOVOS MODELOS DE CAIXAS EM POLICARBONATO 1. OBJETIVO O presente comunicado técnico visa apresentar os novos modelos de caixas em policarbonato que podem ser utilizadas como

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 52

COMUNICADO TÉCNICO Nº 52 Página 1 de 8 COMUNICADO TÉCNICO Nº 52 INSTALAÇÃO DE TRANSFORMADOR EM SEE SIMPLIFICADA QUE UTILIZA CONJUNTO BLINDADO Diretoria de Engenharia e Serviços Gerência de Engenharia da Distribuição ELABORADO

Leia mais

CT Comunicado Técnico. Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico. Diretoria de Engenharia

CT Comunicado Técnico. Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico. Diretoria de Engenharia CT - 74 Solicitação de fornecimento de energia a sistemas de recarga de veículo elétrico Comunicado Técnico Diretoria de Engenharia Gerência de Padrões, P&D e Eficiência Energética Página 2 de 11 FOLHA

Leia mais

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações

AGRUPAMENTOS DE UNIDADES CONSUMIDORAS Critérios e Orientações 1. Introdução Esta norma define os padrões a serem aplicados no atendimento às entradas de serviço de agrupamentos de unidades consumidoras com fornecimento em baixa tensão. A aplicação pode ser efetuada

Leia mais

ALTERAÇÃO DA TENSÃO NOMINAL SECUNDÁRIA DO SISTEMA DELTA COM NEUTRO

ALTERAÇÃO DA TENSÃO NOMINAL SECUNDÁRIA DO SISTEMA DELTA COM NEUTRO CT-65 ALTERAÇÃO DA TENSÃO NOMINAL SECUNDÁRIA DO SISTEMA DELTA COM NEUTRO Norma Técnica da AES Eletropaulo Diretoria de Engenharia Gerencia de Serviços Técnicos 2 de 9 FOLHA DE CONTROLE CT-65: Alteração

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 54 NOVA CAIXA DE MEDIÇÃO FABRICADA EM POLICARBONATO PARA LIGAÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS

COMUNICADO TÉCNICO Nº 54 NOVA CAIXA DE MEDIÇÃO FABRICADA EM POLICARBONATO PARA LIGAÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS COMUNICADO TÉCNICO Nº 54 NOVA CAIXA DE MEDIÇÃO FABRICADA EM POLICARBONATO PARA LIGAÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS Diretoria de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia da Distribuição 1. OBJETIVO

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE

PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE CT-21 PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CONJUNTOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO PARA UTILIZAÇÃO EM SEE Comunicado Técnico Diretoria de Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição Gerência de Tecnologia

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL

COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL Página 1 de 2 COMUNICADO TÉCNICO Nº 05 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO INDIVIDUAL 1. OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo H. Sumário

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo H. Sumário Sumário 1 Âmbito de Aplicação...2 2 Objetivo...2 3 Características da caixa tipo H...2 3.1 Material...2 3.2 Identificação...2 3.3 Alojamento do medidor...2 3.4 Sistema de ventilação...2 3.5 Espessura da

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo IV

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo IV 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para a calçada, atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

Padrão de Entrada de Energia Aéreo

Padrão de Entrada de Energia Aéreo Padrão de Entrada de Energia Aéreo Apresentar a autorização de prefeitura do município que se quer efetuar a ligação (Autorização, habitese ou alvará). Apresentar a escritura ou contrato autenticados em

Leia mais

ID Padrão de Entrada Alternativo utilizando Caixa com Leitura através de Lente instalada no Alto do Poste. Instrução Técnica da Distribuição

ID Padrão de Entrada Alternativo utilizando Caixa com Leitura através de Lente instalada no Alto do Poste. Instrução Técnica da Distribuição ID-4.013 Padrão de Entrada Alternativo utilizando Caixa com Leitura através de Lente instalada no Alto do Poste Instrução Técnica da Distribuição Diretoria de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia

Leia mais

AGRUPAMENTO DE UNIDADES CONSUMIDORAS NTC Critérios e Orientações

AGRUPAMENTO DE UNIDADES CONSUMIDORAS NTC Critérios e Orientações 1. Introdução Esta norma define os padrões a serem aplicados no atendimento às entradas de serviço de agrupamentos de unidades consumidoras com fornecimento em baixa tensão. A aplicação pode ser efetuada

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 04 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO COLETIVO

COMUNICADO TÉCNICO Nº 04 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO COLETIVO Página 1 de 3 COMUNICADO TÉCNICO Nº 04 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO COLETIVO 1. OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo V

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo V 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para a calçada atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

NORMA TÉCNICA NTC 015

NORMA TÉCNICA NTC 015 COMPANHIA CAMPOLARGUENSE DE ENERGIA COCEL NORMA TÉCNICA 015 POSTE DE DIVISA Divisão de medição e fiscalização Emissão: 2015 Versão : 01/2015 1 2 Sumário 1. OBJETIVO... 4 2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES...

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA I-321.0040 SISTEMA DE MEDIÇÃO PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COM DISJUNTOR APÓS O MEDIDOR E DAS EXISTENTES

Leia mais

Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo

Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo NTE-G-023 Apresentação de requisitos de acesso de Distribuidoras e Permissionárias ao Sistema de Distribuição da AES Eletropaulo Norma Técnica da AES Eletropaulo Diretoria de Engenharia Gerência de Planejamento

Leia mais

DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MÁXIMO DE CONDUTORES NOS SISTEMA DE MEDIÇÃO MODULAR - CAIXA DE POLICARBONATO

DETERMINAÇÃO DO NÚMERO MÁXIMO DE CONDUTORES NOS SISTEMA DE MEDIÇÃO MODULAR - CAIXA DE POLICARBONATO 1. OBJETIVO Determinar o tipo de caixa de barramento ou o número máximo de condutores que podem ser instalados na mesma linha, nos padrões de entrada com caixa de policarbonato, respeitando o limite de

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 47

COMUNICADO TÉCNICO Nº 47 COMUNICADO TÉCNICO Nº 47 PADRÃO DE ENTRADA COM MEDIÇÃO AGRUPADA E INDIVIDUAL COM CAIXA DE POLICARBONATO Diretoria de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia da Distribuição ÍNDICE OBJETIVO...3

Leia mais

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Consumidores Enquadrados na Tarifa Branca

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Consumidores Enquadrados na Tarifa Branca 1. Objetivo Esta norma determina os requisitos necessários para o atendimento adequado aos consumidores que aderirem à Tarifa Branca. Tal modalidade contempla variação do valor da energia conforme o dia

Leia mais

CATÁLOGO DE MATERIAIS

CATÁLOGO DE MATERIAIS CATÁLOGO DE MATERIAIS CENTRO DE MEDIÇÃO E ENTRADAS DE ENERGIA OBJETIVO Montagem e execução de entradas de energias Montagem de Caixas de Luz Data: 2014 Página 2 SUMÁRIO Produtos Caixa de luz para 1 Relógio

Leia mais

Principais alterações:

Principais alterações: 2 Principais alterações: Quantidade de medições De 1 a 2 medições no mesmo terreno Norma Norma número 13 Fornecimento em Tensão Secundária de Distribuição De 3 a 12 medições Unidade consumidora pertencente

Leia mais

Manual para Execução da Entrada de Serviço

Manual para Execução da Entrada de Serviço Manual para Execução da Entrada de Serviço DDI/SCD Junho/2009 MANUAL PARA EXECUÇÃO DA ENTRADA DE SERVIÇO Versão: junho/2009 ÍNDICE Introdução 1. Padrões Construtivos 1.1. Entradas de Serviço Comercializadas

Leia mais

ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA

ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA ÍNDICE SEÇÃO TÍTULO PÁGINA 1. OBJETIVO 1 2. CAMPO DE APLICAÇÃO 1. NORMAS E DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 1 4. CONDIÇÕES GERAIS 1 5. CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 2 5.1 Caixas em Policarbonato 2 5.2 Barra Chata para

Leia mais

COPEL POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC

COPEL POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC POSTE DE CONCRETO PARA ENTRADAS DE SERVIÇO NTC 9170 Exigências Mínimas 1 Objetivo Esta norma tem por finalidade estabelecer as condições mínimas para construção de postes de concreto armado, destinados

Leia mais

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Armários Concentradores de Operadoras de Telefonia

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO Atendimento aos Armários Concentradores de Operadoras de Telefonia 1. Introdução Armário Concentrador de Linhas - Conjunto de equipamentos, dispositivos, acessórios e respectivas instalações, localizado numa rede de acesso com função básica de concentrar linhas de assinantes.

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 03

COMUNICADO TÉCNICO Nº 03 Página 1 de 1 COMUNICADO TÉCNICO Nº 03 ALTERAÇÕES NAS TABELAS PARA DIMENSIONAMENTO DOS PADRÕES DE ENTRADA DE BAIXA TENSÃO DE USO COLETIVO 1.OBJETIVO Visando a redução de custos de expansão do sistema elétrico

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO LOGRADOURO: ERS 344/Km 89 Distrito Restinga Seca/Linha Maria Luiza CIDADE: SANTO ÂNGELO

Leia mais

Fatores de Correção da Capacidade de Condução de Corrente

Fatores de Correção da Capacidade de Condução de Corrente Considerações iniciais Neste módulo, apresentaremos os fatores de correção das capacidades de condução de corrente, relativos à temperatura ambiente e o agrupamento de circuitos, de acordo com as prescrições

Leia mais

LIGAÇÃO NOVA OU ALTERAÇÃO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM VIA PÚBLICA

LIGAÇÃO NOVA OU ALTERAÇÃO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM VIA PÚBLICA LIGAÇÃO NOVA OU ALTERAÇÃO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM VIA PÚBLICA Condições de atendimento Coordenação de Engenharia Gerência de Planejamento da Expansão e Engenharia da Distribuição

Leia mais

Mudança do Padrão de Entrada de Energia em Baixa Tensão

Mudança do Padrão de Entrada de Energia em Baixa Tensão Mudança do Padrão de Entrada de Energia em Baixa Tensão O assunto tratado aqui substitui o RIC de BT O novo padrão de entrada de consumidores BT é para novas ligações REDN Engenharia de Normas Tópicos

Leia mais

NTC SCD / DMED PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CUBÍCULOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO. Emissão: abril / 2017

NTC SCD / DMED PROCEDIMENTO PARA HOMOLOGAÇÃO DE CUBÍCULOS BLINDADOS DE MÉDIA TENSÃO. Emissão: abril / 2017 Emissão: abril / 2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 2 1.1 Objetivos... 2 1.2 Generalidades... 2 2. CONDIÇÕES GERAIS... 3 3. CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVAS... 4 3.1 Dimensões Mínimas do Compartimento de Medição...

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.14.002 LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO 02 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO TECNÓLOGICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 21 PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE CON- JUNTOS BLINDADOS PARA UTILIZAÇÃO EM SEE

COMUNICADO TÉCNICO Nº 21 PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE CON- JUNTOS BLINDADOS PARA UTILIZAÇÃO EM SEE 1 COMUNICADO TÉCNICO Nº 21 PROCEDIMENTOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE CON- JUNTOS BLINDADOS PARA UTILIZAÇÃO EM SEE 2 1. OBJETIVO Comunicar os procedimentos que devem ser adotados para homologação de conjuntos blindados

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO CT CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO DE CLIENTES COM CARGA INSTALADA ACIMA DE 75 kw. Página 1 de 11. Diretoria de Engenharia

COMUNICADO TÉCNICO CT CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO DE CLIENTES COM CARGA INSTALADA ACIMA DE 75 kw. Página 1 de 11. Diretoria de Engenharia Página 1 de 11 COMUNICADO TÉCNICO CT - 59 CRITÉRIOS PARA ATENDIMENTO DE CLIENTES COM CARGA INSTALADA ACIMA DE 75 kw Diretoria de Engenharia Diretoria de Operações e Planejamento Diretoria Comercial Gerência

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Título ATENDIMENTO DE LIGAÇÃO DE CONSUMIDORES JUNTO À FAIXA DE PRAIA DA ORLA MARÍTIMA Código NTD-00.074 Data da emissão 05.12.2005 Data da última revisão 18.01.2008 Folha

Leia mais

NORMA DA DISTRIBUIÇÃO 6.002

NORMA DA DISTRIBUIÇÃO 6.002 Página 1 de 12 NORMA DA DISTRIBUIÇÃO 6.002 APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE INSTALAÇÃO DE GRUPOS GERADORES PARTICULARES Diretoria de Planejamento e Engenharia Gerência de Planejamento do Sistema Gerência da

Leia mais

Linha de Quadros BELBOX. Apresentação

Linha de Quadros BELBOX. Apresentação Apresentação A Linha de Quadros Belbox possui ampla aplicação em projetos para os segmentos industrial, comercial e predial. Sua versatilidade possibilita a utilização como quadros para distribuição, comandos

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo II

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo II 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores monofásicos e bifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para o terreno, atendidos em tensão secundária de distribuição

Leia mais

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO 1. Introdução Esta norma técnica prevê as condições de atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar. 2. Características Gerais Tensão de atendimento: 127

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição

Padrão Técnico Distribuição 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para o terreno, atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.021 PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

Linha de Quadros BELBOX. um novo conceito no segmento de instalações elétricas

Linha de Quadros BELBOX. um novo conceito no segmento de instalações elétricas um novo conceito no segmento de instalações elétricas Apresentação A Linha de Quadros Belbox possui ampla aplicação em projetos para os segmentos industrial, comercial e predial. Sua versatilidade possibilita

Leia mais

Item (Pág. 26) Foi inserida a Norma NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Item (Pág. 26) Foi inserida a Norma NR 10 Segurança em instalações e serviços em eletricidade. O presente documento contém as alterações, correções e inclusões da versão anterior, contempladas na versão 1.2, que entrará em vigor a partir de 1º de novembro de 2014. TEXTO Item 10.3.2 (Pág. 26) Foi

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DE MEDIÇÃO EM GRUPO GERADOR PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 690 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015

REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DE MEDIÇÃO EM GRUPO GERADOR PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 690 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015 CT-62 REQUISITOS MÍNIMOS PARA INSTALAÇÃO DE MEDIÇÃO EM GRUPO GERADOR PARA ATENDER A RESOLUÇÃO NORMATIVA ANEEL N 690 DE 8 DE DEZEMBRO DE 2015 Norma Técnica da AES Eletropaulo Diretoria de Engenharia Diretoria

Leia mais

CMA CENTROS DE MEDIÇÃO AGRUPADA CAIXAS DE ENTRADA DE ENERGIA A ENERGIA QUE CONSTRÓI. MODULARES E RESISTENTES

CMA CENTROS DE MEDIÇÃO AGRUPADA CAIXAS DE ENTRADA DE ENERGIA A ENERGIA QUE CONSTRÓI.   MODULARES E RESISTENTES A ENERGIA QUE CONSTRÓI www.strahl.com CMA CENTROS DE MEDIÇÃO AGRUPADA CAIXAS DE ENTRADA DE ENERGIA CMA em destaque mais caixas modulo MODULARES E RESISTENTES CENTROS DE MEDIÇÃO AGRUPADA/CAIXAS DE ENTRADA

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas

Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas Aula 03 Padrão de entrada. Ramal de ligação, poste particular e pontalete. Quadro de medição. Quadro de distribuição. Prof. Dra. Giovana Tripoloni

Leia mais

Caixa concentradora de disjuntores

Caixa concentradora de disjuntores FIGURA 1 - CAIXA COM TAMPA 532 15 4 2,5 162 120 42 DETALHE 1 VISTA SUPERIOR DETALHE 2 49 ALINHAMENTO ENTRE A JANELA PARA DISJUNTOR E O TRILHO PARA DISJUNTOR TAMPA DA JANELA PARA DISJUNTOR JANELA VENEZIANA

Leia mais

Medição agrupada para fornecimento em tensão secundária de distribuição SUMÁRIO

Medição agrupada para fornecimento em tensão secundária de distribuição SUMÁRIO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. CAMPO DE APLICAÇÃO 3. REFERÊNCIAS 4. TERMINOLOGIA 5. CONDIÇÕES GERAIS 6. LIMITE DE LIGAÇÃO 7. DIMENSIONAMENTO 8. ESQUEMA DE LIGAÇÃO 9. APRESENTAÇÃO DE PROJETOS E DOCUMENTOS TÉCNICOS

Leia mais

S I G A E S S A E N E RG I A

S I G A E S S A E N E RG I A LINHA DE PRODUTOS 2016 S I G A E S S A E N E RG I A CONHEÇA A TAF MISSÃO Desenvolvimento de soluções na área de medição e distribuição de energia elétrica e hidráulica. VISÃO Ser referência de qualidade

Leia mais

S i s t e m a N o r m a t i vo Corporativo

S i s t e m a N o r m a t i vo Corporativo S i s t e m a N o r m a t i vo Corporativo PADRÃO TÉCNICO VERSÃO Nº DELIBERAÇÃO Nº APROVAÇÃO DATA DATA DE PUBLICAÇÃO 01-06/08/2014 06/08/2014 APROVADO POR RODNEY PEREIRA MENDERICO JÚNIOR DTES-BD SUMÁRIO

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO Nº 64

COMUNICADO TÉCNICO Nº 64 COMUNICADO TÉCNICO Nº 64 PROCEDIMENTO PARA AJUSTE DOS RELÉS 27 (SUBTENSÃO) E 59 (SOBRETENSÃO) PARA ENTRADAS PRIMÁRIAS EM CLIENTES EM MÉDIA TENSÃO ATENDIDOS PELO SISTEMA SELETIVO 20 OU 34,5 KV ATRAVÉS DE

Leia mais

RECON MT. Até Classe 36,2kV

RECON MT. Até Classe 36,2kV Até Classe 36,2kV INTRODUÇÃO Padronização da configuração de entrada de Clientes Consumidores em Média Tensão. Definições de equipamentos e características eletromecânicas das subestações, tanto para ligações

Leia mais

NOVO PONTO DE ENTREGA PARA REDES SUBTERRÂNEAS DE BAIXA TENSÃO. Engº Luiz de Oliveira Coordenador Técnico

NOVO PONTO DE ENTREGA PARA REDES SUBTERRÂNEAS DE BAIXA TENSÃO. Engº Luiz de Oliveira Coordenador Técnico NOVO PONTO DE ENTREGA PARA REDES SUBTERRÂNEAS DE BAIXA TENSÃO Engº Luiz de Oliveira Coordenador Técnico luizc.oliveira@eletropaulo.com.br AGENDA Introdução Objetivo Motivação Alteração de Padrão Modelos

Leia mais

MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT

MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT NOVEMBRO / 2008 MPOEA APRESENTAÇÃO VOLUME I ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE INSTALADA EM VERSÃO Nº PADRÃO TÉCNICO ATA Nº DATAA DATA DA VIGÊNCIA 00-10/08/2011 10/08/2011 APROVADO POR Edson Hideki Takauti SUMÁRIO 1. RESUMO...

Leia mais

Padrões de Entradas de Serviço para Atendimento à Resolução ANEEL 384/2009 e Programa Luz Legal

Padrões de Entradas de Serviço para Atendimento à Resolução ANEEL 384/2009 e Programa Luz Legal Padrões de Entradas de Serviço para Atendimento à Resolução ANEEL 384/2009 e Programa Luz Legal DDI/SCD/SED Maio/2010 Notas sobre esta revisão (maio/2010) Este manual, originalmente desenvolvido para Entrada

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO CT - 72 AGRUPAMENTO DE CAIXAS DE POLICARBONATO PARA PADRÃO DE MEDIÇÃO ELETRÔNICA CENTRALIZADA. Página 1 de 30

COMUNICADO TÉCNICO CT - 72 AGRUPAMENTO DE CAIXAS DE POLICARBONATO PARA PADRÃO DE MEDIÇÃO ELETRÔNICA CENTRALIZADA. Página 1 de 30 Página 1 de 30 COMUNICADO TÉCNICO CT - 72 AGRUPAMENTO S POLICARBONATO PARA PADRÃO ELETRÔNICA CENTRALIZADA Diretoria de Planejamento Gerência de Tecnologia da Distribuição Gerência de Planejamento do Sistema

Leia mais

Especificação de Serviço no. 75. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Sistema de Medição Eletrônica Centralizada Predial

Especificação de Serviço no. 75. Versão no.01 data: 02/03/2018. Assunto: Sistema de Medição Eletrônica Centralizada Predial CONTENTS 1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO... 2 2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO... 2 4. REFERÊNCIAS... 2 5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE... 2 6. DESCRIÇÃO...

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO NORMALIZADA PADRÕES DE LIGAÇÃO

ESPECIFICAÇÃO NORMALIZADA PADRÕES DE LIGAÇÃO VERIFICAÇÃO SIGLA DA UO RUBRICA APROVAÇÃO SIGLA DA UO P-GDI ARQUIVO SQ RUBRICA SUTOM 1 de 60 1 OBJETIVO Esta Especificação Normalizada estabelece os diversos padrões de ligação de água através de seus

Leia mais

INSTALAÇÕES PARA COMBATE A INCÊNDIO

INSTALAÇÕES PARA COMBATE A INCÊNDIO 1. Introdução SCD / DMEP Estabelecer as características principais para os atendimentos a instalações elétricas de sistemas de combate a incêndio. Dentre as configurações propostas, dá-se preferência àquelas

Leia mais

Parecer Técnico 003/2017

Parecer Técnico 003/2017 Parecer Técnico 003/2017 Lista de Fornecedores Homologados de Caixas de Policarbonato para Medição NDU-013 VERSÃO 3.0 DEZEMBRO/2017 LISTA DOS FABRICANTES HOMOLOGADOS PARA FORNECIMENTO DE CAIXAS EM POLICARBONATO

Leia mais

Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo. Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia

Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo. Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia ID-2.024 Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo Instrução Técnica Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia da Distribuição e Automação Gerência de Projetos

Leia mais

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/14. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/14. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica Título do Documento: Alterações FECO-D-04 e Tipo: FECO-NT-01/14 Nota Técnica Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura NOTA TÉCNICA FECO-NT-01/2014 1 - Alteração da Norma Técnica FECO-D-04,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SAFETYMAX

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS SAFETYMAX DOCUMENTAÇÃO (LEGAL) REGULAMENTAR E NORMATIVA APLICÁVEL REGRAS TÉCNICAS DAS INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE BAIXA TENSÃO - Portaria 949-A/2006 de 11 de Setembro. DIRECTIVA DE BAIXA TENSÃO 2006/95/CE - Decreto

Leia mais

Eletroasa. Produtos e sistemas para instalações elétricas. Eletro metalúrgica Asa CATÁLOGO

Eletroasa. Produtos e sistemas para instalações elétricas. Eletro metalúrgica Asa CATÁLOGO CATÁLOGO Produtos e sistemas para instalações elétricas QUEM SOMOS ÍNDICE QGBT, QGS, QDL OUTROS ESPECIAIS 9.1 - PDMP AMPLA (04,08,12,16,20 e 24) 9.2 - PMSI + PMSD 1.200 1.200 9.3 - CPG600 e CPG1200 (PMSD200

Leia mais

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO)

REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS FORNECIMENTO EM TENSÃO SECUNDÁRIA (ADENDO) 5ª Edição Versão 1.0 MAIO/2018 1 REGULAMENTO DE INSTALAÇÕES CONSUMIDORAS 1. OBJETIVO Este ADENDO tem por objetivo especificar

Leia mais

ANEXO 1 VISÃO EXPLODIDA DOS COMPONENTES DO POSTE COMPACTO

ANEXO 1 VISÃO EXPLODIDA DOS COMPONENTES DO POSTE COMPACTO SUMÁRIO 1 - Finalidade 2 - Âmbito de Aplicação 3 - Notas Gerais 4- Materiais para o Poste Compacto 4.1 Poste de concreto duplo T com eletroduto embutido 4.2- Conetor spli-bolt para rabicho 4.3- Conector

Leia mais

Fornecimento Provisório de Energia Elétrica em Baixa Tensão (Procedimento Interno Uso Exclusivo da Ampla)

Fornecimento Provisório de Energia Elétrica em Baixa Tensão (Procedimento Interno Uso Exclusivo da Ampla) ITA - 010 Rev. 0 MAIO / 2005 Praça Leoni Ramos n 1 São Domingos Niterói RJ Cep 24210-205 http:\\ www.ampla.com Fornecimento Provisório de Energia Elétrica em Baixa Tensão (Procedimento Interno Uso Exclusivo

Leia mais

Catálogo de Produtos

Catálogo de Produtos Catálogo de Produtos A METALLIMA Indústria e Comércio foi fundada em 2011, é uma empresa focada em soluções para produtos correlatos na área de construção civil e industrial. Especialista na fabricação

Leia mais

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo III

Padrão Técnico Distribuição Caixa de Medição Tipo III 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO: Esta padronização se aplica a entradas de consumidores polifásicos onde o padrão de entrada tem medição voltada para o terreno, atendidos em tensão secundária de distribuição das

Leia mais

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO PRIMÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO NBR14039/05 CELESC NT 01-AT/01 CELESC ADENDO 02/05

FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO PRIMÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO NBR14039/05 CELESC NT 01-AT/01 CELESC ADENDO 02/05 FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA EM TENSÃO PRIMÁRIA DE DISTRIBUIÇÃO NBR14039/05 CELESC NT 01-AT/01 CELESC ADENDO 02/05 Prof. Marcos Fergütz fev/2015 CONDIÇÕES GERAIS DE FORNECIMENTO Segundo a Norma CELESC

Leia mais

N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Instrução 1.1 Ronaldo Antônio Roncolatto 03/02/ de 8

N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Instrução 1.1 Ronaldo Antônio Roncolatto 03/02/ de 8 INDICE 1- ÂMBITO DE APLICAÇÃO 2 - DESENHO DO MATERIAL 3 - CARACTERÍSTICAS GERAIS 4 - CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS 5 - MATERIAL 6 - ENSAIOS 7 - IDENTIFICAÇÃO 8 - HISTÓRICO DE REVISÃO 12905 Instrução 1.1

Leia mais

LINHA DE PRODUTOS 2015

LINHA DE PRODUTOS 2015 LINHA DE PRODUTOS 2015 MISSÃO Desenvolvimento de soluções na área de medição e distribuição de energia elétrica e hidráulica. VISÃO Ser referência de qualidade na área de medição e distribuição de energia

Leia mais

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: 4621 Manual 1.12 Caius Vinicíus S Malagoli 30/11/ de 33

Sumário. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: 4621 Manual 1.12 Caius Vinicíus S Malagoli 30/11/ de 33 Sumário 1 OBJETIVO... 3 1.1 Prazos... 3 2 ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 3 3 PADRÕES TÉCNICOS COMPLEMENTARES... 3 4 TERMINOLOGIA... 4 5 DOCUMENTAÇÃO A SER APRESENTADA... 5 6 DISPOSIÇÕES GERAIS... 5 7 LIMITE DE

Leia mais

GE Industrial Solutions. Fix-o-Rail. Quadros de embutir e sobrepor. GE imagination at work

GE Industrial Solutions. Fix-o-Rail. Quadros de embutir e sobrepor. GE imagination at work GE Industrial Solutions Fix-o-Rail Quadros de embutir e sobrepor GE imagination at work Fix-o-Rail Quadros de distribuição de baixa tensão em conformidade com a Norma NBR IEC 60439-3. Fix-o-Rail são quadros

Leia mais

Produtos e sistemas EMRPLST II Solução com design moderno em centros e quadros de distribuição Os centros e quadros de distribuição emarplast II podem ser aplicados tanto em residências quanto em ambientes

Leia mais

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/16. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/16. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica Título do Documento: Alterações FECO-D-04 e Tipo: FECO-NT-01/16 Nota Técnica Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura 1 - Alteração da Norma Técnica FECO-D-04, nos ítens abaixo relacionados:

Leia mais

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2

UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO. Módulo 2 UNIDADE MÓVEL SOBRE A PLATAFORMA DE UM ÔNIBUS BIARTICULADO Módulo 3 Módulo FRENTE MEDIDAS: Comprimento Total 2,0 m Comprimento módulo, m Comprimento módulo 2,00 m Comprimento módulo 3,0 m Largura 2,3 m

Leia mais

2. TOMADA DE ENERGIA:

2. TOMADA DE ENERGIA: MEMORIAL DESCRITIVO DO POSTO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA DA EMEII LUZIA MARIA DAIBEM FERRAZ DE ARRUDA RUA LUIZ MARCÍLIO BERNARDO, 03-160, NÚCLEO HABITACIONAL NOBUJI NAGASAWA O presente memorial descritivo

Leia mais

a) ABNT NBR 15820:2010 caixa para medidor de energia elétrica requisitos; b) ABNT NBR 11003:2009 tintas determinação da aderência;

a) ABNT NBR 15820:2010 caixa para medidor de energia elétrica requisitos; b) ABNT NBR 11003:2009 tintas determinação da aderência; MANUAL ESPECIAL SISTEMA DE SERVIÇOS E CONSUMIDORES SUBSISTEMA MEDIÇÃO CÓDIGO TÍTULO FOLHA E-321.0004 CAIXAS PARA APLICAÇÃO EM MEDIÇÃO DESCENTRALIZADA E COM UTILIZAÇÃO DE BARRAMENTO BLINDADO 1/18 1. FINALIDADE

Leia mais

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA

CNPJ: / INSC. EST.: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA Notas: CRITÉTRIOS CONSTRUTIVOS DO PADRÃO DE ENTRADA A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada; O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

CT - 56 SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO TÉCNICO ATRAVÉS DOS CANAIS DE ATENDIMENTO ELETRÔNICO. Comunicado Técnico. Gerência de Tecnologia da Distribuição

CT - 56 SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO TÉCNICO ATRAVÉS DOS CANAIS DE ATENDIMENTO ELETRÔNICO. Comunicado Técnico. Gerência de Tecnologia da Distribuição CT - 56 SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO TÉCNICO ATRAVÉS DOS CANAIS DE ATENDIMENTO ELETRÔNICO Comunicado Técnico Gerência de Tecnologia da Distribuição Gerência de Canais de Relacionamento Gerencia de Clientes

Leia mais

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA

MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA MONTAGEM INDUSTRIAL UNIDADE IX MONTAGEM ELÉTRICA Montagem Elétrica Os serviços de montagens elétricas estão presentes em todas as instalações que produzem ou utilizam energia, compreendendo: Geração nas

Leia mais

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono.

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Definição ( montado): é uma combinação de dispositivos e equipamentos de manobra,

Leia mais

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS - DPS Orientações para Instalação em Entradas de Serviço

DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS - DPS Orientações para Instalação em Entradas de Serviço 1 Objetivo Orientar os projetistas e construtores quanto a aplicação de Dispositivo de Proteção contra Surtos na elaboração de projetos e execução de instalações elétricas. 2 Disposições Gerais As orientações

Leia mais