BOLETIM Nº 18/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS DÉCIMA OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 19 (DEZENOVE) DE MAIO DE 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BOLETIM Nº 18/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS DÉCIMA OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 19 (DEZENOVE) DE MAIO DE 2016"

Transcrição

1 1 O R D E M D O D I A POR DELIBERAÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMERICANA, NOS TERMOS DO QUE DISPÕE A RESOLUÇÃO Nº 267, DE 12 DE SETEMBRO DE 2.000, SERÁ INVERTIDA A ORDEM DOS TRABALHOS NA PRESENTE SESSÃO INICIANDO-SE PELO PEQUENO EXPEDIENTE, ORDEM DO DIA E EXPEDIENTE (INCISOS I A IV DO 2º, 1º E CAPUT DO ART. 118 DA RESOLUÇÃO N.º 218, DE 6 DE AGOSTO DE 1991, COM A NOVA REDAÇÃO DADA PELA RESOLUÇÃO N.º 267, DE 12 DE SETEMBRO DE REGIMENTO INTERNO). BOLETIM Nº 18/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS DÉCIMA OITAVA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 19 (DEZENOVE) DE MAIO DE 2016 NO QUARTO ANO LEGISLATIVO DA DÉCIMA SEXTA LEGISLATURA

2 2 1 DISCUSSÃO ÚNICA DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 14/2016, DE AUTORIA DOS VEREADORES SENHORES TÉO FEOLA E DAVI RAMOS, QUE INSTITUI O PRÊMIO SERVIDOR DE DESTAQUE E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROCESSO: PROTOCOLADO EM 5 DE ABRIL DE 2016, SOB Nº 83/2016. PUBLICAÇÃO: PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PUBLICADO EM 8 DE ABRIL DE PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES. PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 14/2016 Institui o Prêmio Servidor de Destaque e dá outras providências. Art. 1º Fica criado o Prêmio Servidor de Destaque, da Câmara Municipal de Americana, que será outorgado anualmente aos servidores e ex - servidores públicos municipais, que se destacaram no exercício de suas funções. Art. 2º O prêmio deverá ser entregue anualmente em Sessão Solene da Câmara Municipal de Americana na semana do dia 28 de outubro.

3 3 Art. 3º Aos premiados serão conferidos medalhas personalizadas ou placas emitidas pela Câmara Municipal de Americana. Art. 4º As indicações dos nomes para o recebimento dos prêmios poderão ser realizadas somente por vereadores, devendo ser encaminhadas à Unidade de Cerimonial e Eventos da Câmara Municipal de Americana, de cada ano, para ser conferidas pela Comissão Organizadora. 1º Cada vereador terá direito de efetuar apenas 1 (uma) indicação em até 90 (noventa) dias antes da data da realização da referida Sessão Solene. 2º A indicação deverá ser acompanhada da biografia do indicado e justificativa que confere o prêmio instituído no artigo 1º. Art. 5º A Comissão Organizadora será formada por 5 (cinco) funcionários da Câmara Municipal de Americana, indicados pela Presidência da Casa. Art. 6º As despesas decorrentes da aplicação deste decreto legislativo correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se necessário. Art. 7º Este decreto legislativo entrará em vigor na data de sua publicação. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Estamos encaminhando para apreciação dos nobres pares desta Casa, o incluso Projeto de Decreto Legislativo que Institui o Prêmio Servidor de Destaque e dá outras providências. O objetivo do presente projeto de Decreto Legislativo é estimular e reconhecer o trabalho dos servidores e ex- servidores públicos do nosso município. Os servidores públicos são frutos da necessidade da administração pública de promover serviços essenciais para a população e é necessário que haja a valorização e reconhecimento da qualidade na prestação desses serviços, pois são fatores fundamentais para o crescimento e motivação do servidor que tem contato direto com a população atendendo suas necessidades essenciais com ética, eficiência, respeito e cordialidade. O servidor é aquele que cuida da população e da cidade e merece essa justa homenagem. A cerimônia acontecerá na semana do dia 28 de outubro, data em que consagrada ao servidor público municipal, conforme artigo 249 da Lei Municipal 2444/1990. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. (Fernando Pessoa).

4 4 PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES MOACIR ROMERO E TÉO FEOLA -. PUBLICADO EM 4 DE MAIO DE PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI E LUCIANO CORRÊA. Ante o exposto a Comissão de Finanças e Orçamento estima o Projeto de Lei e o encaminha pela tramitação e aprovação. É o Parecer. Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 12 de maio de CELSO ZOPPI LUCIANO CORRÊA PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DAVI RAMOS E ANTONIO CARLOS SACILOTTO. PUBLICADO EM 4 DE MAIO DE PARECER DA COMISSÃO DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES ODAIR DIAS E ADELINO LEAL. PUBLICADO EM 4 DE MAIO DE INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA: PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. EM 12 DE MAIO DE 2016 O VEREADOR SENHOR DAVI RAMOS REQUEREU VISTAS (PRIMEIRO) DA PRESENTE PROPOSITURA.

5 5 2 DISCUSSÃO ÚNICA DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 17/2016, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR MOACIR ROMERO, QUE CONCEDE A MEDALHA PRINCESA TECELÃ A SRA. ZILDA ISABEL DUARTE GHIZINI. PROCESSO: PROTOCOLADO EM 14 DE ABRIL DE 2016, SOB Nº 95/2016. PUBLICAÇÃO: PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PUBLICADO EM 26 DE ABRIL DE PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: 2/3 (DOIS TERÇOS). PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 17/2016 Concede a Medalha Princesa Tecelã a Sra. Zilda Isabel Duarte Ghizini. Art. 1º Fica concedida a Medalha Princesa Tecelã, à Senhora Zilda Isabel Duarte Ghizini, pelos serviços prestados como Jornaleira, há mais de 50 anos no município. Art. 2º A homenagem será realizada em Sessão Solene da Câmara Municipal, em data a ser designada pela sua Presidência. Art. 3º Este decreto legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

6 6 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS É com grande satisfação que apresentamos à apreciação dessa nobre Casa de Leis esse Decreto Legislativo que concede Medalha Princesa Tecelã a Sra. Zilda Isabel Duarte Ghizini, jornaleira há mais de 50 anos em nosso município. A Senhora Zilda Isabel Duarte Ghizini, tem 80 anos, é filha de pais portugueses, Amália Barbuti Duarte e Joaquim Duarte, nasceu em Campinas/SP em 17 de fevereiro de Mudou-se para Americana em meados dos anos 1940, ainda muito jovem. Mãe de 4 filhos ( 2 homens e 2 mulheres) e caçula dos 8 irmãos (5 homens e 3 mulheres), sua família sempre foi conhecida como a família dos quebra-queixo, em referência ao famoso doce que vendiam na cidade de Americana. Nos fins do ano 1960 iniciou as vendas de jornais e revistas, em frente à sua residência, na Rua D. Pedro II, nº 1063, junto com seu marido Emilio Ghizini (in memorian, ex- servidor público de Americana). Nos primeiros anos utilizava tijolos e tábuas para colocar os jornais e revistas, diariamente recolhendo-os no final da tarde. Com o passar dos anos, Zilda e Emílio adquiriram a banca metálica fechada que mantém até os dias de hoje, passados mais de 50 anos do início de sua atividade. A Banca de Jornal D. Pedro II é considerada a banca mais antiga da cidade de Americana e região com seu proprietário inicial. Não há na região da Nova Americana, Santa Catarina e Vila Galo quem não conheça a banca e as histórias de seus proprietários, figuras marcantes desses bairros. Zilda Duarte Ghizini, ainda aos 80 anos, acorda diariamente, de segunda-feira a domingo, às 4 horas da manhã, e dirige seu carro em direção a distribuidora para buscar os jornais e revistas e atender a seus clientes da cidade inteira. Seu carisma, bom humor e relação com a comunidade são marcas da trajetória dessa batalhadora que ajuda, com sua dedicação, a servir a população americanense. PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES MOACIR ROMERO, TÉO FEOLA E DR. ALFREDO ONDAS - S. Concluímos após a leitura e a análise do presente Projeto de Decreto Legislativo que nada obsta sua regular tramitação, discussão e votação em plenário. Quanto ao mérito nos reservamos no direito de nos manifestar em plenário É o Parecer Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 04 de maio de 2016 MOACIR ROMERO

7 Sessão Ordinária do dia 19 de maio de DR. ALFREDO ONDAS TÉO FEOLA PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI, LUCIANO CORRÊA E DR. OTTO KINSUI S. Com embasamento em sua biografia, a Comissão de Finanças e Orçamentos aprecia e considera justa a homenagem, encaminhando o projeto para tramitação e aprovação. É o Parecer Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 05 de maio de CELSO ZOPPI LUCIANO CORRÊA DR. OTTO KINSUI PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DAVI RAMOS E ANTONIO CARLOS SACILOTTO. Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de se manifestar em Plenário. É o Parecer Plenário Dr. Antonio Lobo, 03 de março de DAVI RAMOS ANTONIO CARLOS SACILOTTO PARECER DA COMISSÃO EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES VALDECIR DUZZI E PAULO CHOCOLATE.

8 8 Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de opinar em Plenário. É o Parecer Plenário Dr. Antônio Lobo, 27 de Abril de VALDECIR DUZZI PAULO CHOCOLATE INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA: PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. 3 DISCUSSÃO ÚNICA DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 18/2016, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR MOACIR ROMERO, QUE CONCEDE A MEDALHA PRINCESA TECELÃ AO SR. WALTER CORTEZ. PROCESSO: PROTOCOLADO EM 14 DE ABRIL DE 2016, SOB Nº 96/2016. PUBLICAÇÃO: PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PUBLICADO EM 26 DE ABRIL DE 2016.

9 9 PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: 2/3 (DOIS TERÇOS). PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 18/2016 Concede a Medalha Princesa Tecelã ao Sr. Walter Cortez. Art. 1º Fica concedida a Medalha Princesa Tecelã Sr. Walter Cortez, pelos serviços prestados como professor industrial em nosso município. Art. 2º A homenagem será realizada em Sessão Solene da Câmara Municipal, em data a ser designada pela sua Presidência. Art. 3º Este decreto legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS É com grande satisfação que apresentamos à apreciação dessa nobre Casa de Leis esse Decreto Legislativo que concede Medalha Princesa Tecelã ao Sr. Walter Cortez, que foi professor industrial em nosso município. O Sr. Walter Cortez, nasceu em São Paulo em 14 de outubro de 1926, veio para Americana em 06 de junho de 1960, casado com Benedita Rodrigues de Oliveira Cortez, tiveram um casal de filhos, mas que infelizmente faleceram, possui dois netos e dois bisnetos, foi professor de Mecânica Industrial e Desenho Técnico, é morador do Jardim São Paulo há 40 anos. Em São Paulo, estudou no Grupo Escolar Orestes Guimarães e na Escola Federal de Aprendizes e Artistas, onde aprendeu seu oficio. Trabalhou na Antiga Escola Artesanal, na Rua Duque de Caxias, onde hoje é a Escola Estadual João XXIII, também trabalhou na Escola Industrial, e nas Indústrias Nardini. O Sr. Walter deu aula de Mecânica Industrial para centenas de alunos e contribuiu com o crescimento profissional e pessoal de muitos desses, pois acredita que o sucesso é fruto do esforço e do planejamento de cada um.

10 10 Este ano completa 90 anos, e é querido por aqueles que tiveram aulas e que convivem com ele, o Sr. Cortez contribuiu para realizar o sonho de muitos jovens e adultos, que puderam enxergar nele um exemplo a ser seguido, além de ter participado diretamente e indiretamente do crescimento da indústria e da cidade de Americana. Com base em sua biografia, é justa e merecedora a homenagem ao Sr. Wagner Cortez, que mesmo não tendo nascido em nossa cidade, ama e venera Americana, portanto, apresentamos a proposta de Projeto de Decreto Legislativo e esperamos que seja aprovada por unanimidade dos Senhores Vereadores. PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES MOACIR ROMERO, TÉO FEOLA E DR. ALFREDO ONDAS - S. Concluímos após a leitura e a análise do presente Projeto de Decreto Legislativo que nada obsta sua regular tramitação, discussão e votação em plenário. Quanto ao mérito nos reservamos no direito de nos manifestar em plenário É o Parecer Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 04 de maio de 2016 MOACIR ROMERO DR. ALFREDO ONDAS TÉO FEOLA PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI, LUCIANO CORRÊA E DR. OTTO KINSUI S. Em virtude de sua vivência e dedicação, a Comissão de Finanças e Orçamentos contempla o Projeto de Decreto Legislativo e o encaminha para tramitação e aprovação. É o Parecer Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 05 de maio de CELSO ZOPPI LUCIANO CORRÊA DR. OTTO KINSUI

11 11 PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DAVI RAMOS E ANTONIO CARLOS SACILOTTO. Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de se manifestar em Plenário. É o Parecer Plenário Dr. Antonio Lobo, 03 de março de DAVI RAMOS ANTONIO CARLOS SACILOTTO PARECER DA COMISSÃO EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES VALDECIR DUZZI E PAULO CHOCOLATE. Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de opinar em Plenário. É o Parecer Plenário Dr. Antônio Lobo, 27 de Abril de VALDECIR DUZZI PAULO CHOCOLATE INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA: PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA.

12 12 4 DISCUSSÃO ÚNICA DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 19/2016, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR MOACIR ROMERO, QUE CONCEDE A MEDALHA HEBERT DE SOUZA BETINHO AO CENTRO ESPÍRITA FLORA LUZ. PROCESSO: PROTOCOLADO EM 14 DE ABRIL DE 2016, SOB Nº 97/2016. PUBLICAÇÃO: PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PUBLICADO EM 26 DE ABRIL DE PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: 2/3 (DOIS TERÇOS). PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 19/2016 Concede a Medalha Hebert de Souza ao Centro Espírita Flora Luz. Art. 1º Fica concedida a Medalha Hebert de Souza Betinho ao Centro Espírita Flora Luz pelos excelentes serviços sociais realizados na cidade de Americana. Art. 2º A homenagem será realizada em Sessão Solene da Câmara Municipal, em data a ser designada pela sua Presidência.

13 13 Art. 3º Este decreto legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS É com grande satisfação que apresentamos à apreciação dessa nobre Casa de Leis esse Decreto Legislativo que concede a Medalha Hebert de Souza Betinho ao Centro Espírita Flora Luz. Fundada em 03 de outubro de 1971, tendo como Sócios fundadores: José Pavão, Antonio Semensato, José Alfredo Lundbon, Benedito Pedroso, Oriente Andriolli, Romário Martins Tristão, José Rampazzo, Osvaldo Jayme de Almeida, Manoel Francisco de Carvalho, Ilda Rampazzo, Maria (ilegível) de Jesus, Genésia Francisco de Carvalho, Manoelina P. Teodoro, Nair Gomes da Silva Almeida, Henrique Leone, Adair Carnecine, Damaris Carnecini Chiosini, Irma Orlandini Vieira, Rita de Almeida Prado, Mauro Ferreira dos Santos, Clorinis de Almeida Prado, João José de Souza, Joana Garcia Andriolli, Albina Andrioli, Mercedes Andriolli, Jovina Ferreira dos Santos. Em 15 de junho de 1972, o Centro Espírita Flora Luz foi registrado sob o número 277, às folhas 128, do livro A, no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas da Comarca de Americana e em 06 de setembro de 1972, perante o 1º Tabelionato da Comarca de Americana, foi lavrada a escritura de compra e venda pela qual o Centro Espírita Flora Luz, adquiriu o lote de terreno urbano número dois (2) da quadra 42, situado no loteamento Cidade Jardim, à rua XIV, atualmente Rua das Violetas, com área de 300,00 metros quadrados. Em 09 de setembro de 1991, a Câmara Municipal aprovou e o Prefeito sancionou e promulgou a Lei nº 2.533, reconhecendo de utilidade pública municipal o Centro Espírita Flora Luz. Em 22 de janeiro de 2007, através do Convênio nº 22/2007, foi firmado a última parceria com a Secretaria Municipal de Promoção Social, passando a partir dessa data, a custear com doações e recursos próprios as atividades assistenciais da instituição. Em 10 de dezembro de 2008, foi aprovada a planta que recebeu o número , para a regularização e aumento de construção totalizando uma área de 306,65 metros quadrados. A Banca de Livros possui para venda mais de 500 volumes contendo em torno de 380 títulos e a Biblioteca possui um acervo de 634 exemplares franqueado aos cadastrados pela instituição. O Centro Espirita Flora Luz realiza diversas ações visando o bem da população, como distribuição de Sopa Fraterna todas as Sextas-feiras a partir das 9 horas, Curso Gratuito de Corte e Costura, atendimento as famílias que procuram assistência e necessitam de ajuda, Bazar Beneficente que auxilia os projetos existentes, Palestras Públicas, Cursos de Artesanatos, Estudos Bíblicos, entre outros. É justa e merecedora dessa homenagem, pelos relevantes serviços prestados à sociedade, pela entidade e especial por seus colaboradores, que ora apresentamos este Projeto de Decreto Legislativo, e esperamos ser aprovada, por unanimidade, dos Senhores Vereadores.

14 14 PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES MOACIR ROMERO, TÉO FEOLA E DR. ALFREDO ONDAS - S. Concluímos após a leitura e a análise do presente Projeto de Decreto Legislativo que nada obsta sua regular tramitação, discussão e votação em plenário. Quanto ao mérito nos reservamos no direito de nos manifestar em plenário É o Parecer Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 04 de maio de 2016 MOACIR ROMERO DR. ALFREDO ONDAS TÉO FEOLA PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI, LUCIANO CORRÊA E DR. OTTO KINSUI S. A Comissão de Finanças e Orçamentos reconhece todas as benfeitorias e acredita que a condecoração é merecida, deste modo, encaminha o Projeto de Decreto Legislativo para tramitação e aprovação. É o Parecer Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 05 de maio de CELSO ZOPPI LUCIANO CORRÊA DR. OTTO KINSUI PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DAVI RAMOS E ANTONIO CARLOS SACILOTTO. Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de se manifestar em Plenário.

15 15 É o Parecer Plenário Dr. Antonio Lobo, 28 de abril de DAVI RAMOS ANTONIO CARLOS SACILOTTO PARECER DA COMISSÃO EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES VALDECIR DUZZI E PAULO CHOCOLATE. Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de opinar em Plenário. É o Parecer Plenário Dr. Antônio Lobo, 26 de Abril de VALDECIR DUZZI PAULO CHOCOLATE INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA: PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. 5

16 DISCUSSÃO ÚNICA Sessão Ordinária do dia 19 de maio de DO PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 20/2016, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR DAVI RAMOS, QUE INSTITUI PRÊMIO ESCOLA OU INSTITUIÇÕES CONTRA O CRACK E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROCESSO: PROTOCOLADO EM 15 DE ABRIL DE 2016, SOB Nº 98/2016. PUBLICAÇÃO: PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO PUBLICADO EM 26 DE ABRIL DE PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES. PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N.º 20/2016 Institui Prêmio Escola ou Instituições contra o Crack e dá outras providências. Art. 1.º - Fica criado Prêmio Escola ou Instituições contra o Crack homenagem a ser anualmente entregue no mês de setembro prestada pela Câmara Municipal, na forma prevista neste Decreto- Legislativo, em sessão solene a ser realizada no Plenário da Câmara Municipal de Americana especialmente convocada para esse fim. Art. 2.º - Qualquer cidadão poderá indicar à Mesa da Câmara Municipal de Americana as pessoas que devem ser homenageadas, com antecedência mínima de 60(sessenta) dias da data designada para a Sessão Solene. 1º - As indicações deverão estar acompanhadas de relatório das atividades desenvolvidas pela Escola ou Instituições indicadas, que tenham relevância e atinjam aos interesses de pessoas em situação de risco no município de Americana.

17 17 2º - A Mesa Diretora da Câmara Municipal, após análise das indicações e dos relatórios mencionados no parágrafo anterior, apontará as homenageadas que deverão receber o Diploma de que trata o artigo 1º deste Decreto-Legislativo. Art. 3 - A mesa expedirá as normas necessárias à regulamentação do presente Decreto. Art. 4.º - As despesas decorrentes do presente Decreto-Legislativo onerarão do próprio orçamento, suplementadas se necessário. Art.5.º - Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. JUSTIFICATIVA Tomamos a liberdade de citar na presente justificativa a matéria veiculada pela Fundação Oswaldo Cruz (2009), onde esboça com muita propriedade e dados, que vem contribuir ao pensamento e ações de combate ao Crack, e até ajudar entender o que tal entorpecente significa na vida da população. A dependência caracteriza-se não só pela incapacidade de se interromper o uso no momento desejado e a necessidade de se usarem doses cada vez maiores para obter os mesmos resultados, como pelos efeitos físicos e psíquicos causados pela abstinência. Sabe-se que o crack causa dependência muito rápida e intensa e, por ser droga ilícita, distribuída em um cenário de marginalidade e violência, geralmente se associa a um contexto de extrema vulnerabilidade social. A gravidade e a intensidade dos problemas gerados pelo consumo da droga não devem ser vistos, no entanto, como sinônimos de uma situação irreversível para os usuários. A dependência do crack não é algo incurável. Ao contrário, há resultados extremamente positivos entre os que se submetem a tratamento. O importante é que a intervenção não tenha olhos apenas para o uso da droga, mas para a vida dos sujeitos afetados, sua marginalização e vulnerabilidade. O uso do crack, em geral, está associado ao consumo de álcool e à exposição ao ambiente insalubre e inóspito das ruas e dos locais clandestinos de consumo. Em geral, a droga é consumida por jovens que vivem na rua, onde há ausência de suporte social eficaz. Eles praticam delitos para adquirir o que desejam, têm relação estreita com a violência sexual e policial e convivem com a debilidade física causada pela alimentação escassa e irregular. O uso pelo grupo que vive em situação de rua é até 12 vezes maior que pelo restante da população. Em alguns contextos mais graves, crianças muito jovens, de até 8 anos, podem ser induzidas ao consumo que, por sua vez, avança para a classe média, como mostram alguns dados, mas ainda de forma incipiente. É um problema do mundo todo, que veio despontando a partir nos anos 90. Mas é especialmente mais grave na América Latina, onde a vulnerabilidade social a que estão submetidos, os usuários, especialmente, crianças e jovens consumidores urbanos, é extrema. Para o médico e psicanalista Tarcísio Andrade, coordenador do Serviço de Extensão Permanente Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), o uso do crack é como o de outras drogas. O problema é que se trata de uma forma de

18 18 consumo mais intenso, passível de maior dependência, e que atinge principalmente pessoas com desvios sociais, populações menos favorecidas socialmente, com menor nível institucional e menor capacidade técnica de inserção social. Só que o que se tenta mostrar é que o crack é o gerador de todos os problemas sociais, não o contrário, critica. O usuário não é uma pessoa à parte. Contudo, apresentamos para a apreciação dos nobres pares a presente matéria que tem por objetivo valorizar este trabalho tão desigual de escolas ou instituições que combatem todos os dias esta droga tão destruidora de vidas, presente em nossa sociedade. PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES MOACIR ROMERO, TÉO FEOLA E DR. ALFREDO ONDAS - S. Concluímos após a leitura e a análise do presente Projeto de Decreto Legislativo que nada obsta sua regular tramitação, discussão e votação em plenário. Quanto ao mérito nos reservamos no direito de nos manifestar em plenário É o Parecer Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 04 de maio de 2016 MOACIR ROMERO DR. ALFREDO ONDAS TÉO FEOLA PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI, LUCIANO CORRÊA E DR. OTTO KINSUI S. Ante o exposto a Comissão de Finanças e Orçamento não se opõe a tramitação do projeto e nos manifestaremos no mérito em Plenário após os demais Vereadores. É o Parecer. Plenário Dr. Antônio A. Lobo, em 03 de maio de CELSO ZOPPI LUCIANO CORRÊA DR. OTTO KINSUI

19 19 PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHOR DAVI RAMOS E SENHOR ANTONIO CARLOS SACILOTTO. Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de se manifestar em Plenário. É o Parecer Plenário Dr. Antonio Lobo, 20 de abril de DAVI RAMOS ANTONIO CARLOS SACILOTTO PARECER DA COMISSÃO EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES VALDECIR DUZZI E PAULO CHOCOLATE. Esta comissão, analisando a propositura em questão, entende que nada obsta sua regular tramitação. Quanto ao mérito, os Membros desta Comissão reservam-se no direito de opinar em Plenário. É o Parecer Plenário Dr. Antônio Lobo, 06 de Maio de VALDECIR DUZZI PAULO CHOCOLATE INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA: PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA.

20 20 6 DISCUSSÃO ÚNICA DO PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 17/2013, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR LUIZ RENATO, QUE ALTERA DISPOSITIVOS QUE ESPECIFICA DA RESOLUÇÃO Nº 218, DE 6 DE AGOSTO DE 1991 (REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMERICANA). PROCESSO: PROTOCOLADO EM 16 DE DEZEMBRO DE 2013, SOB Nº 384/2013. PUBLICAÇÃO: PROJETO DE RESOLUÇÃO PUBLICADO EM 18 DE DEZEMBRO DE PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA. PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 17/2013 Altera dispositivos que especifica da Resolução n 218, de 6 de agosto de 1991 (Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana). Art. 1 O artigo 37 da Resolução n 218, de 6 de agosto de 1991 (Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana), passa a vigorar com a seguinte redação: Art.37. As Comissões Permanentes são 7 (sete), composta cada uma de 3 (três) membros, com as seguintes denominações: I - Justiça e Redação;

21 21 II - Finanças e Orçamento; III - Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; IV - Educação, Saúde e Promoção Social; V - Meio Ambiente, Transporte e Comunicação; VI - Cultura, Esporte e Turismo; VII - Legislação Participativa. Art. 2 Ficam incluídos os arts. 41-C na Resolução n 218, de 1991,que passam a vigorar com a seguinte redação: Art. 41-C.. Compete á Comissão Permanente de Legislação Participativa receber e analisar ás seguintes matérias: I projetos de iniciativa popular, de acordo com o disposto no art.35 da Lei Orgânica do Município de Americana; II sugestões, propostas, exposições, pareceres técnicos sobre projetos e emendas legislativas em geral, indicações e requerimento, apresentados à Câmara Municipal por órgãos de classe, associações, sindicatos e instituições privadas regularmente organizadas e constituídas, com sede em Americana, exceto partidos políticos, que, recendo parecer favorável da Comissão, serão transformados em proposições para trâmite na Casa, assegurado o registro e a indicação na própria proposição do nome da entidade que lhe deu origem. Art.3º. Quando necessário, a comissão Permanente de Legislação Participativa providenciará a adequação técnica de quaisquer das proposituras previstas neste artigo, para regular tramitação regimental. Parágrafo 1º. A entidade proponente terá assegurado o uso da Tribuna da Câmara por até 15 minutos para defesa da propositura na sessão em que ela estiver pautada. Parágrafo 2º. A Comissão Permanente de Legislação Participativa caberá providenciar e divulgar a cartilha (Anexo I) referente ao disposto no inciso II e fornecê-la às entidades interessadas, bem como o formulário próprio (Anexo I). Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. JUSTIFICATIVA

22 22 Trata-se de projeto de resolução que Altera dispositivos que especifica da Resolução nº 218, de 6 de agosto de 1991 (Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana.) Especificamente o projeto trata da Alteração da Redação do Artigo 37 e acrescenta o Artigo 41-C do Regimento Interno da Câmara Municipal de Americana. Atualmente, sua competência está descrita no art. 43-E, da Resolução nº 218/91 Regimento Interno. A sua alteração representa um canal aberto entre a sociedade civil organizada com este Legislativo, permitindo, assim, a participação constante e direta da população na produção de normas e leis, ou apresentando sugestões e aperfeiçoamento das leis já existentes. Sendo assim, é necessário que a sociedade faça uso deste espaço, apresentando para defesa e discussão as suas sugestões. A Comissão de Permanente Legislação Participativa, será um canal aberto com todos os segmentos da sociedade, particularmente, dos poderes constituídos. Assim, concluindo com o devido respeito, submetemos o presente Projeto de Resolução à elevada apreciação dos nobres vereadores que integram esta Casa Legislativa, na certeza de que, após regular tramitação, seja a final deliberada e aprovada na devida forma. ANEXO I CÂMARA MUNICIPAL DE AMERICANA COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA BIÊNIO 2013/2014

23 Presidente: Secretário: Membro: Sessão Ordinária do dia 19 de maio de Presidente da Edilidade: Secretário da Comissão: CARTILHA DE ORIENTAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA Cartilha de orientação para o exercício do direito de participação junto ao Poder Legislativo. Por meio desta Comissão, a Câmara dos Vereadores abre à sociedade civil um portal de acesso ao sistema de produção das normas que integram o ordenamento jurídico do Município, chamando o cidadão comum, os homens e mulheres representados pelos Vereadores Municipais, a levar diretamente ao Parlamento sua percepção dos problemas, demandas e necessidades da vida real e cotidiana. É imprescindível, para o sucesso da iniciativa, que a sociedade civil, espaço fundamental da liberdade e da cidadania, exercite a prerrogativa que lhe é assegurada, fazendo frutificar a ideia da legislação participativa. Entendemos, ainda, que a Comissão, além de contribuir para mobilizar a participação da sociedade civil, constitui-se em instrumento de educação política e de fortalecimento da democracia representativa. Portanto, chegou a hora de colocar em prática o que dispõe a Constituição Federal de 1988, que consagra, em seu artigo 1º, parágrafo único, o princípio da soberania popular pelo qual todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente (...). Nesse sentido, a Comissão oferece esta CARTILHA que contém as orientações necessárias ao exercício do direito de participação junto ao Poder Legislativo. O Vereador O Vereador é o político que acompanha o dia-a-dia das comunidades e, por isso, conhece de perto suas necessidades. Os Vereadores existem para representar os cidadãos dos seus municípios. Eles têm o poder de fazer as leis que atendam aos interesses da comunidade. Função Fiscalizadora O papel do vereador é a fiscalização dos recursos públicos municipais, ato pouco praticado pela maioria dos vereadores. Quando o vereador controla a atuação do gestor público municipal, ele está na verdade cumprindo uma obrigação prevista na Constituição Federal em seu art. 31 que estabelece A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo (...).

24 24 Por meio da função fiscalizadora, é possível ter um controle de como o Prefeito e os Secretários estão administrando o município, utilizando os recursos públicos. A Câmara cumpre esta importante função com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. O Vereador é encarregado pela Constituição de acompanhar a execução do orçamento do município, e verificar a legalidade e legitimidade dos atos do Poder Executivo. Desse modo, cabe aos Vereadores acompanhar todas as ações do Executivo como, por exemplo: execução das obras, compra de material e de equipamentos, contratação de funcionários, funcionamento das escolas, fornecimento da merenda escolar, administração do transito, atendimento nos postos de saúde, uso do dinheiro público, cumprimento das Leis, etc. Deixando de fiscalizar ele está descumprindo a Lei Maior. 1 - Sobre a Comissão Permanente de Legislação Participativa. Foi criada em Resolução nº 302/03 Regimento Interno e Alterada. Atualmente, sua competência está descrita no art. 43-E, da Resolução nº 218/91 Regimento Interno. Sua criação representa um canal aberto entre a sociedade civil organizada com este Legislativo, permitindo, assim, a participação constante e direta da população na produção de normas e leis, ou apresentando sugestões e aperfeiçoamento das leis já existentes. Sendo assim, é necessário que a sociedade faça uso deste espaço, apresentando para defesa e discussão as suas sugestões. Esta cartilha visa esclarecer os passos necessários para o encaminhamento de proposta. 2 Quem pode apresentar sugestões? Associações e órgãos da classe; Sindicatos; e Entidades organizadas da sociedade civil, científicas e culturais, exceto partidos políticos. É necessário contratar um advogado para apresentar sugestões de iniciativa legislativa? Não, não é preciso contratar um advogado para apresentar sugestões. A matéria prima da Comissão de Legislação Participativa é a ideia trazida pela participação das associações, ongs, sindicatos, etc. Assim, as sugestões não precisam ser encaminhadas na forma em que elas vão tramitar, como por exemplo, em forma de projeto de lei.

25 3 Quais os documentos necessários? Sessão Ordinária do dia 19 de maio de Estatuto da entidade cópia autenticada; Documento que comprove a composição da Diretoria da entidade cópia autenticada; (Ex.: ata de posse) Documento que comprove a atividade desenvolvida na cidade. (Ex.: relatório). 4 Como encaminhar as sugestões: Através de preenchimento de impresso próprio, disponível em nosso site: devendo ser entregue na Sala das Comissões, ou endereço eletrônico: comissaodelegislacaoparticipativa@camara-americana.sp.gov.br 5 Que tipo de sugestões legislativas podem ser apresentadas? Sugestões de Projeto de Lei: objetivando criar novas leis ou alterar leis já existentes, pertinentes às atribuições do Poder Legislativo, e sujeitas à sanção do Prefeito. (Art. 151 Regimento Interno e Artigos 38 parágrafo único e 62 da Lei Orgânica Municipal) Sugestões de Projeto de Decreto Legislativo: objetivando regular matéria exclusiva do Poder Legislativo, que produza efeitos externos, independendo da sanção do Prefeito. (Art. 154 Regimento Interno) Sugestões de Projeto de Resolução: objetivando regula matérias da administração interna da Câmara e de seu processo legislativo, independendo da sanção do Prefeito. (Art. 155 Regimento Interno ). Sugestões de Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal: objetivando alterar a Lei Orgânica Municipal, modificando, incluindo ou suprimindo alguns de seus dispositivos, independendo da sanção do Prefeito. (Art. 150 Regimento Interno) Sugestões de Requerimento: solicitação de: audiências públicas; depoimento de autoridades ou cidadãos para debater matérias que possam contribuir para os trabalhos da Comissão;

26 26 convocação de autoridades mencionadas no art. 80, inciso III, do Regimento Interno, para prestarem, pessoalmente, informações sobre assunto previamente determinado; informações diversas sobre serviços públicos. Sugestões de Emendas e Substitutivos: alterações ou complementações em parte dos projetos que estejam em tramitação na Casa. (Arts. 167 a 176 do Regimento Interno) Sugestões de Indicações: objetivando propor medidas de interesse público. (Art. 158 do Regimento Interno) Observações: Além das sugestões legislativas, as entidades poderão, ainda, encaminhar estudos, pareceres técnicos e exposições sobre questões de interesse legislativo. Importante: Convém lembrar que são inconstitucionais proposições que incidam sobre assuntos de iniciativa privativa do Prefeito (artigos 38 e 62 da Lei Orgânica Municipal) e da Câmara Municipal de Americana. (art. 15 da Lei Orgânica do Município) 6 Qual o trâmite depois que a sugestão legislativa é apresentada? Depois de recebida pela Comissão, a sugestão legislativa é conferida, classificada e numerada. Em seguida, a Comissão elaborará Parecer sobre a sugestão apresentada, que será discutido e votado pela Comissão. Caso a Comissão apresente parecer favorável à aprovação da sugestão, promove sua adequação formal para assegurar as condições de redação técnica para sua tramitação. Na existência de sugestões que tratem da mesma matéria, obedecerá a ordem cronológica de protocolo, a fim de ser reformulado num único projeto. Se aprovada, a sugestão passará a tramitar como proposição legislativa da Comissão de Legislação Participativa, com indicação da entidade que a propôs. As sugestões que receberem parecer contrário serão arquivadas, ou transformadas em Indicação Legislativa. Obs.: A entidade autora da sugestão será devidamente informada sobre os resultados da deliberação da Comissão referente à sua proposta. 7 O que acontece com a sugestão legislativa ao ser aprovada? Quando se tratar de requerimentos de audiência pública, de convocação de autoridades ou de cidadãos, a própria Comissão se encarregará das providências necessárias para a realização do feito. Para as demais proposições (Projetos de Lei, de Decreto Legislativo, etc.), a tramitação tem início

27 27 com o despacho da Mesa da Câmara, para distribuição da matéria às Comissões Técnicas pertinentes ao tema, para apreciarem sua legalidade e mérito. Dessa forma, quando aprovado nas Comissões, é encaminhado à Mesa para ser incluído na Ordem do Dia do Plenário da Câmara para discussão e votação. Se aprovada, segue à Prefeitura para sanção ou veto, o qual pode ser total ou parcial. Se houver veto, a Câmara Municipal pode rejeitá-lo. Se sancionada, a matéria se transforma em lei e vai á publicação no Diário Oficial do Município. Anexos: Formulário de Sugestão. Exmo. Senhor Americana, de de 20. Vereador Presidente da Comissão Permanente de Legislação Participativa Câmara Municipal de Americana Dirijo-me a Vossa Excelência para encaminhar, a título de sugestão de iniciativa legislativa, texto elaborado pela que dispõe sobre (é recomendável preencher este espaço com a EMENTA da sugestão, isto é, resumo claro, fiel e conciso do conteúdo da proposta) Colocamos nossa entidade à disposição desse colegiado para o debate do assunto. Atenciosamente, Assunto: SUGESTÃO Texto da Sugestão: Justificação: PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORA LEONORA DO POSTINHO, SENHORES CAPITÃO CRIVELARI E LUIZ DA RODABEN S (BIÊNIO ) PUBLICADO EM 12 DE FEVEREIRO DE 2014.

28 28 PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI E DR. OTTO KINSUI - PUBLICADO EM 1º DE JULHO DE PARECER EM SEPARADO DO DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO VEREADOR SENHOR PEDRO PEOL (BIÊNIO ) PUBLICADO EM 12 DE FEVEREIRO DE PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES ANTONIO CARLOS SACILOTTO E MARCO ANTONIO ALVES JORGE KIM (BIÊNIO ) PUBLICADO EM 12 DE FEVEREIRO DE PARECER DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E PROMOÇÃO SOCIAL POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DR. ULISSES SILVEIRA E EDUARDO DA FARMÁCIA (BIÊNIO ) PUBLICADO EM 12 DE FEVEREIRO DE PARECER DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES JOÃOZINHO DO QUIOSQUE E REINALDO BIGOTEX (BIÊNIO ) PUBLICADO EM 12 DE FEVEREIRO DE PARECER DA COMISSÃO DE CULTURA, ESPORTE E TURISMO POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES OSWALDO NOGUEIRA, TONHÃO DO VETERANOS E MOACIR ROMERO S (BIÊNIO ) PUBLICADO EM 4 DE JUNHO DE INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA: PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. EM 14 DE ABRIL DE 2016 O VEREADOR SENHOR DAVI RAMOS REQUEREU ADIAMENTO PELO PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS DA PRESENTE PROPOSITURA, APROVADO PELO PLENÁRIO.

29 29 7 SEGUNDA DISCUSSÃO DO PROJETO DE LEI Nº 21/2016 DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR VALDECIR DUZZI, QUE DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS EM DISPONIBILIZAR AGENTES DE SEGURANÇA PRIVADA JUNTO AOS TERMINAIS DE CAIXAS ELETRÔNICOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. PROCESSO: PROTOCOLADO EM 24 DE FEVEREIRO DE 2016, SOB Nº 33/2016. PUBLICAÇÃO: PROJETO DE LEI PUBLICADO EM 5 DE MARÇO DE PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES. PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. PROJETO DE LEI Nº 21/2016 Dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias em disponibilizar agentes de segurança privada junto aos terminais de caixas eletrônicos e dá outras providências. Art. 1 Ficam as agências bancárias obrigadas a manter serviços de segurança privada junto aos terminais de caixas eletrônicos localizados no interior dos estabelecimentos bancários, através da implantação de cabine blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante todo o período em que houver disponibilidade para o uso do público. Parágrafo Único. A obrigatoriedade na manutenção do serviço de segurança privada inclui o período noturno, os finais de semana e os feriados.

30 30 Art. 2 As agências bancárias que infringirem os dispositivos contidos nesta lei ficarão sujeitas às seguintes penalidades: I - Advertência: na primeira autuação, com a notificação da agência bancária para que efetue a adequação ao disposto na lei em até 30 (trinta) dias; II - Multa: na segunda autuação no valor de R$ ,00 (cinquenta mil reais) e, se até 30 (trinta) dias após a aplicação da multa não houver a regularização da situação, será aplicada uma segunda multa no valor de R$ ,00 (sessenta mil reais); II Multa: na segunda autuação no valor de R$ ,00 (trinta mil reais) e, se até 30 (trinta) dias após a aplicação da multa não houver a regularização da situação, será aplicada uma segunda multa no valor de R$ ,00 (sessenta mil reais); (EMENDA Nº 1 DO AUTOR) III Interdição do estabelecimento após 30 (trinta) dias da aplicação da segunda multa, caso persista a infração, até as devidas adequações às exigências desta lei. Art. 3 - O valor das multas previstas nesta lei será atualizado anualmente pela variação do índice de Preço ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística - IBGE, acumulada no exercício anterior, sendo que, no caso de extinção deste índice, será adotado outro índice criado pela legislação federal e que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda. Art. 4 - Esta lei entra em vigor na data da sua publicação. JUSTIFICATIVA Trata-se de projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias em disponibilizar agentes de segurança privada junto aos terminais de caixas eletrônicos. O presente projeto visa à preservação da integridade física dos usuários e/ou correntistas que utilizam dos serviços ofertados pelas agências bancárias, serviço este que se mantém hoje somente quando há expediente interno, deixando após este horário, vulneráveis os usuários e/ou correntistas que se utilizam dos terminais eletrônicos. Assim, tendo em vista o aumento nos índices de criminalidade que envolve as agências bancárias, remetendo à imprudência destas em relação ao bem estar ou saúde física daqueles que fazem uso de seus serviços é que protocolamos referido projeto. A princípio, cabe ressaltar que compete privativamente a União, legislar sobre a política de crédito, câmbio, seguros e transferências de valores, como consta no Art. 22, inciso VII, da Constituição Federal, abrangido nesse feixe de atribuição constitucional a segurança bancária específica, relativamente aos valores depositados nos estabelecimentos bancários.

31 31 No exercício de tal competência, foi editada a Lei Federal nº 7.102/83, que dispõe sobre a segurança para estabelecimentos financeiros, onde estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares que exploram serviços de vigilância e de transportes de valores, a qual estabelece em seu art. 2, categorias de itens de segurança obrigatórios, como vigilantes e alarmes. E pelo menos, mais um dos seguintes dispositivos: Art. 2º - O sistema de segurança referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes; alarme capaz de permitir, com segurança, comunicação entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituição, empresa de vigilância ou órgão policial mais próximo; e, pelo menos, mais um dos seguintes dispositivos: I - equipamentos elétricos, eletrônicos e de filmagens que possibilitem a identificação dos assaltantes; II - artefatos que retardem a ação dos criminosos, permitindo sua perseguição, captura; e identificação ou III - cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento. Constatamos que em nosso município, nenhuma agência bancária se utiliza das exigências do inciso terceiro do artigo segundo da referida lei, ou seja, nenhuma possui cabina blindada com permanência ininterrupta de vigilante durante o expediente para o público e enquanto houver movimentação de numerário no interior do estabelecimento. Incide que o tema abordado, refere-se a segurança dos munícipes, o que garante a competência municipal para legislar sobre a matéria, assentada na Constituição Federal, em seu Art. 30, I; legislar sobre assuntos de interesse local. Além disso, o projeto também encontra fundamento jurídico no poder de polícia do município, conforme ressalta o Ilustre Professor Hely Lopes Meirelles; tal poder é inerente ao município para a ordenação da vida urbana, nas suas exigências de segurança, e higiene, sossego bem estar da coletividade. Por isso, a jurisprudência tem consagrado reiteradamente a validade de tal regulamentação e das respectivas sanções como legitima expressão do interesse local. (In, Direito Municipal Brasileiro, 16º edição, São Paulo: Malheiros, 2008, p. 516). Portanto, da forma que temos atualmente, há defeito na prestação de serviço referente a segurança dos consumidores que se utilizam dos terminais eletrônicos, após o fechamento do expediente interno, segundo a legislação federal e Código de Defesa do Consumidor, em seu Art. 14: Art. 14. O fornecedor de serviços responde independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

32 32 1 O serviço é defeituoso quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar, levando-se em consideração as circunstâncias relevantes, entre as quais: I - o modo de seu fornecimento; II - o resultado e os riscos que razoavelmente dele se esperam; III - a época em que foi fornecido. Desta forma, resta claro que a matéria contida neste projeto não entra em conflito com a Lei Federal nº 7.102/83, de modo que pode o município legislar supletivamente sobre elementos de segurança dos estabelecimentos financeiros, uma vez que se trata de matéria de interesse local, relacionadas a proteção do consumidor e da qualidade de prestação de serviços, bem como o exercício do poder de polícia nos municípios. PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHOR MOACIR ROMERO E TÉO FEOLA. PUBLICADO EM 22 DE MARÇO DE PARECER DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO, POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES CELSO ZOPPI, LUCIANO CORRÊA E DR. OTTO KINSUI S. PUBLICADO EM 11 DE MAIO DE PARECER DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS POR INTERMÉDIO DOS VEREADORES SENHORES DAVI RAMOS E ANTONIO CARLOS SACILOTTO -. PUBLICADO EM 30 DE MARÇO DE INFORMAÇÃO DA COORDENADORIA DE SECRETARIA: PARECERES COMPLETOS DAS COMISSÕES ÀS QUAIS FOI DISTRIBUÍDA A PRESENTE PROPOSITURA. EM 12 DE MAIO DE 2016 O VEREADOR SENHOR LUIZ DA RODABEN REQUEREU VISTAS (TERCEIRO) DA PRESENTE PROPOSITURA, APROVADO PELO PLENÁRIO.

33 33 8 PRIMEIRA DISCUSSÃO DO SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI Nº 64/2014, DE AUTORIA DO VEREADOR SENHOR LUIZ RENATO, QUE INSTITUI INCENTIVO FISCAL ÀS EMPRESAS QUE FIRMAREM CONTRATO DE TRABALHO PARA PESSOAS QUE REALIZARAM TRATAMENTOS DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE AMERICANA. PROCESSO: SUBSTITUTIVO PROTOCOLADO EM 3 DE JUNHO DE 2014, SOB Nº 137/2014. PUBLICAÇÃO: SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI PUBLICADO EM 11 DE JUNHO DE PRAZO DE TRAMITAÇÃO: O FIXADO PARA AS COMISSÕES TÉCNICAS A QUE FOI DISTRIBUÍDA A PROPOSITURA PARA EXARAREM PARECERES. QUORUM DE VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA. PROCESSO DE VOTAÇÃO: NOMINAL. SUBSTITUTIVO AO PROJETO DE LEI N 64/2014 Institui incentivo fiscal às empresas que firmarem contrato de trabalho para pessoas que realizaram tratamentos de dependência química no âmbito do Município de Americana. Art. 1º Fica instituído Incentivo Fiscal às empresas estabelecidas no município de Americana que venham a propiciar a contratação de pessoas residentes no município que realizaram tratamentos de dependência química. Parágrafo único Compreende-se pessoas que realizaram tratamentos de dependência química e que apresentarem documentação comprobatória da realização completa do tratamento clinica, devendo

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA CÂMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA Novembro/2009 COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA ANTONIO BULHÕES Deputado Federal PRB/SP APRESENTAÇÃO A Constituição Federal de 1988 prevê a possibilidade de o povo apresentar

Leia mais

BOLETIM Nº 26/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS VIGÉSSIMA SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 6 (SEIS) DE AGOSTO DE 2015

BOLETIM Nº 26/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS VIGÉSSIMA SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 6 (SEIS) DE AGOSTO DE 2015 1 O R D E M D O D I A POR DELIBERAÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMERICANA, NOS TERMOS DO QUE DISPÕE A RESOLUÇÃO Nº 267, DE 12 DE SETEMBRO DE 2.000, NÃO SERÁ INVERTIDA A ORDEM DOS TRABALHOS

Leia mais

Câmara Municipal de Americana. Estado de São Paulo. Em um passado recente alguns os moradores dos bairros Jardim da Paz, São

Câmara Municipal de Americana. Estado de São Paulo. Em um passado recente alguns os moradores dos bairros Jardim da Paz, São HUNKIWÜ DE, Câmara Municipal de Americana REQUERIMENTO, 12. 014 Autor: Marco Antônio Alves Jorge - KIM Assunto: Requer informações e providências sobre a construção de barracos em área verde do município.

Leia mais

REQUERIMENTO N. 6^3 / 2015.

REQUERIMENTO N. 6^3 / 2015. ÜStWA 11MC1PAL DE ASfRlCANfi Câmara Municipal Ii5-í4!3é-005099-i/l GABINETE VEREADOR VALDECIR DUZZI REQUERIMENTO N. 6^3 / 2015. Autor: Valdecir Duzzi Assunto: Requer informações da Administração sobre

Leia mais

Notificação de Violência contra Crianças, Mulheres e Idosos

Notificação de Violência contra Crianças, Mulheres e Idosos http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/saude/vigilancia_saude/dant/0009 Notificação de Violência contra Crianças, Mulheres e Idosos Através do Decreto 48.421, de 06 de junho de 2007, a Prefeitura

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andorinha publica:

Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano V Nº 1368 Prefeitura Municipal de publica: Lei n 453 de 12 de maio de 2017- Dispõe sobre a manutenção de cessão gratuita de uso de um imóvel do município para funcionamento

Leia mais

MOÇÃO DE APLAUSOS N.s 665 /2013 VEREADOR CAPITÃO CRIVELARI

MOÇÃO DE APLAUSOS N.s 665 /2013 VEREADOR CAPITÃO CRIVELARI MOÇÃO DE APLAUSOS N.s 665 /2013 Autor: VEREADOR Assunto: Aplausos à Equipe masculina de Voleibol de Americana que garantiram o vice-campeonato na etapa Mata Atlântica da Supercopa de Voleibol. Senhor Presidente,

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 985/08 Novo Tiradentes/RS, 30 de dezembro de

LEI MUNICIPAL N.º 985/08 Novo Tiradentes/RS, 30 de dezembro de LEI MUNICIPAL N.º 985/08 Novo Tiradentes/RS, 30 de dezembro de 2.008. AUTORIZA O PODER EXECUTIVO ALTERAR DENOMINAÇÃO À RUAS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GILBERTO MORI, PREFEITO MUNICIPAL NOVO TIRADENTES,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica:

Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: 1 Terça-feira Ano IX Nº 611 Prefeitura Municipal de Aurelino Leal publica: Lei Municipal N. 565/2016 30 de Agosto de 2016 - Dispõe sobre a fixação dos subsídios dos Vereadores da Câmara Municipal de Aurelino

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA PAULISTA ESTADO DE SÃO PAULO

PREFEITURA MUNICIPAL DE VÁRZEA PAULISTA ESTADO DE SÃO PAULO Dispõe sobre a criação da imprensa oficial de Várzea Paulista, a publicação e divulgação dos atos oficiais dos Poderes Executivo e Legislativo, e dá outras providências. EDUARDO TADEU PEREIRA, Prefeito

Leia mais

O que deve ser observardo?

O que deve ser observardo? O que deve ser observardo? Existe um requisito FUNDAMENTAL no paragrafo 2º e um COMPLEMENTAR em cada INCISO para que a regra de segurança seja excepcionalizada... Então serão SEMPRE dois requisitos!!!

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 001/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 001/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

11 Praça Divino Salvador, N 5 Bairro Girassol - CEP Fone: (19) Americana - SP

11 Praça Divino Salvador, N 5 Bairro Girassol - CEP Fone: (19) Americana - SP mmm. de «eriüana Câmara Municipal de Estado de São Paulo Gabinete do Vereador Celso Zoppi REQUERIMENTO /2015 Autor: Vereador Celso Zoppi Assunto: Requer informações e providências sobre problemas existentes

Leia mais

A imagem do Legislativo

A imagem do Legislativo A imagem do Legislativo OPoder Legislativo de Jaguarão é composto por 9 Vereadores, representados por 5 bancadas: PMDB, PDT, PT, PSB e PP. Além do cumprimento das diversas funções edilícias, como: legislar,

Leia mais

Papel do Vereador. * Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal. Priscila Lapa Valério Leite

Papel do Vereador. * Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal. Priscila Lapa Valério Leite Papel do Vereador * Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal Priscila Lapa Valério Leite Este caderno é uma publicação da União dos Vereadores de Pernambuco, entidade representativa de Câmaras e

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 120/2017

PROJETO DE LEI Nº 120/2017 PROJETO DE LEI Nº 120/2017 INSTITUI O DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO DO MUNICÍPIO E-DOM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Casa Branca aprova e o Prefeito Municipal sanciona e promulga a seguinte

Leia mais

SEMANÁRIO OFICIAL ATOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE ESTIVA GERBI

SEMANÁRIO OFICIAL ATOS PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE ESTIVA GERBI LEI COMPLEMENTAR Nº 390 DE 17 ABRIL DE 2019 (DE AUTORIA DA MESA DA CÂMARA MUNICIPAL) LEI COMPLEMENTAR S DISPÕE SOBRE A ALTERAÇÃO DO ANEXO I DA LEI COMPLEMENTAR Nº 363 DE 18 DE JANEIRO DE 2018. FAZ SABER

Leia mais

REQUERIMENTO DE VISTAS. REQUEIRO, na forma do que dispõe o Artigo 187 e Parágrafo Único do Regimento

REQUERIMENTO DE VISTAS. REQUEIRO, na forma do que dispõe o Artigo 187 e Parágrafo Único do Regimento Câmara Municipal de Americana Estado de São Paulo REQUERIMENTO DE VISTAS Senhor Presidente, X PRIMEIRO SEGUNDO TERCEIRO Senhores Vereadores, REQUEIRO, na forma do que dispõe o Artigo 187 e Parágrafo Único

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul CÂMARA MUNICIPAL DE GARIBALDI Casa Legislativa Albano Schneider. Carta de Serviços

Estado do Rio Grande do Sul CÂMARA MUNICIPAL DE GARIBALDI Casa Legislativa Albano Schneider. Carta de Serviços Estado do Rio Grande do Sul CÂMARA MUNICIPAL DE GARIBALDI Casa Legislativa Albano Schneider Carta de Serviços 1 Índice: 1. O que é a Carta de Serviços e qual é o seu Fundamento legal 3 2. Finalidade da

Leia mais

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A.

Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. Regimento Interno Conselho de Consumidores Bandeirante Energia S.A. 1. Da Natureza e Objetivo 1.1. O Conselho de Consumidores da área de concessão da Bandeirante Energia S.A. é um órgão sem personalidade

Leia mais

Câmara Municipal de Água Fria publica:

Câmara Municipal de Água Fria publica: Câmara Municipal de Água Fria 1 Terça-feira Ano VIII Nº 74 Câmara Municipal de Água Fria publica: Decreto Legislativo N. 001/2015 - Julgamento das contas do ex-gestor do poder executivo do município de

Leia mais

Ata da Quadragésima Quarta Reunião Ordinária

Ata da Quadragésima Quarta Reunião Ordinária 126 Ata da Quadragésima Quarta Reunião Ordinária Ata da 44ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Itajubá, realizada aos dezesseis dias do mês de dezembro de dois mil e treze as treze horas e trinta

Leia mais

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica:

Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica: Prefeitura Municipal de Tobias Barreto 1 Segunda-feira Ano VI Nº 374 Prefeitura Municipal de Tobias Barreto publica: LEI ORDINÁRIA Nº 1092/2016, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 - Fixa os subsídios do Prefeito,

Leia mais

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N Caderno III

Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N Caderno III Quinta-feira, 21 de Junho de 2018 Edição N 1.034 Caderno III LEI N 07 DE 21 DE JUNHO DE 2018. Dispõe sobre a Criação do Fundo Municipal de Educação - FME e dá outras providências. O Prefeito Municipal

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jucuruçu publica:

Prefeitura Municipal de Jucuruçu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 890 Prefeitura Municipal de publica: Lei nº 404, de 30 de janeiro de 2019- Dispõe sobre Regulamentação de Processo Seletivo Simplificado do Município de -Ba e dá outras

Leia mais

CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO

CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO CONSELHO DE ÓRGÃOS MUNICIPAIS INTEGRADOS AO SISTEMA NACIONAL DE TRÂNSITO (COMITRA) REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE E DURAÇÃO Art. 1º. O Conselho de Órgãos Municipais Integrados

Leia mais

Câmara Municipal de Ilhéus publica:

Câmara Municipal de Ilhéus publica: Câmara Municipal de Ilhéus 1 Segunda-feira Ano Nº 662 Câmara Municipal de Ilhéus publica: Resolução Nº 740/2017 - Cria a Frente Parlamentar pelas Parcerias e Projetos Especiais. Resolução Nº 741/2017 -

Leia mais

LEI Nº 711/2015 DE 26 DE OUTUBRO DE 2015

LEI Nº 711/2015 DE 26 DE OUTUBRO DE 2015 LEI Nº 711/2015 DE 26 DE OUTUBRO DE 2015 Dispõe que afixe nas salas de aula o número do telefone do disque denúncia e dê outras providências, contra qualquer tipo de violência, abuso e assédio sexual cometido

Leia mais

Câmara Municipal de Lafaiete Coutinho publica:

Câmara Municipal de Lafaiete Coutinho publica: Câmara Municipal de Lafaiete Coutinho 1 Terça-feira Ano Nº 482 Câmara Municipal de Lafaiete Coutinho publica: Decreto Legislativo Nº 421/18 - Dispõe sobre tornar obrigatória a execução do Hino do Município

Leia mais

Prefeitura Municipal de Amargosa publica:

Prefeitura Municipal de Amargosa publica: 1 Ano III Nº 940 Prefeitura Municipal de publica: Lei Nº 440, de 03 de dezembro de 2015 - Altera prazo de vigência da Lei n 387, de 21 de agosto de 2013 que dispõe sobre a regulamentação e critérios para

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO Nepomuceno, 19 de maio de 2014. MENSAGEM Nº 018/2014 Exmo. Sr. Francisco Ricardo Gattini DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO MG Senhor Presidente, Submeto à consideração da Augusta Casa Legislativa,

Leia mais

LEI N DE 20/06/83 (ATUALIZADA PELAS LEIS N /94 E N /95)

LEI N DE 20/06/83 (ATUALIZADA PELAS LEIS N /94 E N /95) LEI N. 7.102 DE 20/06/83 (ATUALIZADA PELAS LEIS N. 8.863/94 E N. 9.017/95) Dispõe sobre segurança para estabelecimentos financeiros, estabelece normas para constituição e funcionamento das empresas particulares

Leia mais

Diário Oficial Prefeitura Municipal de Caém

Diário Oficial Prefeitura Municipal de Caém 1 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: DECRETO DECRETO Nº. 186, DE 17 DE ABRIL DE 2017 Nomeia LUANA SILVA DOS SANTOS, para o cargo de Coordenadora Pedagógica, lotada na Secretaria

Leia mais

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada.

D E C R E T A: Artigo 2º - Caberá à unidade responsável a divulgação da Instrução Normativa ora aprovada. DECRETO Nº 21.756, DE 21 DE MAIO DE 2018. Aprova a Instrução Normativa SCS nº 02/2018 : O Prefeito Municipal de Colatina, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo inciso IV, artigo 99

Leia mais

MUNICIPIO SANTA TEREZINHA

MUNICIPIO SANTA TEREZINHA ESTADO DA PARAÍBA MUNICIPIO SANTA TEREZINHA PREFEITURA MUNICIPAL Lei Municipal nº 362/2010 de 22 de março de 2010 INSTITUI O CONSELHO MUNICÍPAL DO IDOSO, REGULAMENTA O SEU FUNCIONAMENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 003/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 003/2010 Unidade Responsável: Unidades Envolvidas: Orçamento Assunto

Leia mais

LEI Nº 9.017, DE 30 DE MARÇO DE 1995

LEI Nº 9.017, DE 30 DE MARÇO DE 1995 LEI Nº 9.017, DE 30 DE MARÇO DE 1995 Estabelece normas de controle e fiscalização sobre produtos e insumos químicos que possam ser destinados à elaboração da cocaína em suas diversas formas e de outras

Leia mais

Prefeitura Municipal de São João del-rei

Prefeitura Municipal de São João del-rei Mensagem n 045/2013 Do: Gabinete do Prefeito Ao: Exmº Sr. Vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto Presidente da Câmara Municipal de São João del-rei Senhor Presidente, Com os nossos respeitosos cumprimentos,

Leia mais

BOLETIM Nº 2/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 28 (VINTE E OITO) DE JANEIRO DE 2016

BOLETIM Nº 2/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 28 (VINTE E OITO) DE JANEIRO DE 2016 1 O R D E M D O D I A POR DELIBERAÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMERICANA, NOS TERMOS DO QUE DISPÕE A RESOLUÇÃO Nº 267, DE 12 DE SETEMBRO DE 2.000, SERÁ INVERTIDA A ORDEM DOS TRABALHOS NA

Leia mais

Dedução da Receita para formação do FUNDEB R$ ,00 (Vinte e quatro milhões, vinte mil e seiscentos e sessenta e dois reais).

Dedução da Receita para formação do FUNDEB R$ ,00 (Vinte e quatro milhões, vinte mil e seiscentos e sessenta e dois reais). Mensagem n 68/2017. São Sebastião, 26de setembro de 2017. Exmo. Sr. Vereador Reinaldo Alves Moreira Filho DD. Presidente da Câmara de Vereadores de São Sebastião-SP. Sirvo-me do presente para encaminhar

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017

PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 PROJETO DE LEI MUNICIPAL N 053/2017 DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO PÚBLICO DE PLANALTO-RS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. ANTONIO CARLOS DAMIN, Prefeito Municipal

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA Lei n 006 de 09 de junho de 2010. Dá nova regulação ao CMS de Pojuca e outras providências. A Prefeita Municipal de Pojuca, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 982

LEI MUNICIPAL Nº 982 LEI MUNICIPAL Nº 982 De 05 de Junho de 2017 DISPÕE SOBRE A NOVA REDAÇÃO A LEI MUNICIPAL Nº 533, DE 15 DE ABRIL DE 1997, QUE INSTITUI O CONSELHO MUNICIPAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR CAE, DO MUNICÍPIO DE NOSSA

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 004/2012. JOÃO BATISTA BIANCHINI, Prefeito Municipal de Bebedouro, no uso de suas atribuições legais,

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 004/2012. JOÃO BATISTA BIANCHINI, Prefeito Municipal de Bebedouro, no uso de suas atribuições legais, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 004/2012 ALTERA OS MAPAS TEMÁTICOS PD19, PD22 E PD24 DO ANEXO 04 DA LEI COMPLEMENTAR Nº 43, DE 05 DE OUTUBRO DE 2006, QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOÃO BATISTA

Leia mais

REQUERIMENTO Nº. 065/2006 AUTORIA: VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO

REQUERIMENTO Nº. 065/2006 AUTORIA: VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO Página 1 de 5 REQUERIMENTO Nº. 065/2006 AUTORIA: VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO ASSUNTO: REQUER, ENVIO DE OFÍCIO À EXCELENTÍSSIMA SENHORA PREFEITA MUNICIPAL, PARA QUE ELA DETERMINE AO SETOR COMPETENTE O CUMPRIMENTO

Leia mais

Faço saber que a Câmara aprova e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Faço saber que a Câmara aprova e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIÇÕES PRELIMINARES LEI nº 1.204/2016 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2016 (Iniciativa do Poder Executivo) ALTERA A FORMAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Faço saber que a Câmara aprova e eu sanciono a seguinte Lei: DISPOSIÇÕES

Leia mais

Estado do Rio Grande do Norte PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES Gabinete do Prefeito

Estado do Rio Grande do Norte PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES Gabinete do Prefeito Lei nº 345, de 21 de agosto de 2013. Nesta data, 21 de agosto de 2013, SANCIONO a presente Lei. Francisco das Chagas de Oliveira Silva PREFEITO MUNICIPAL Institui o Conselho Municipal de Desenvolvimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Lençóis publica:

Prefeitura Municipal de Lençóis publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 2611 Prefeitura Municipal de publica: Decreto Municipal Nº. 11, de 08 de janeiro de 2019 - Dispõe Sobre o Quadro de Feriados Municipais do Município de BA. Decreto Municipal

Leia mais

Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2017

Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2017 Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2017 Fica instituído o Prêmio Expedicionário Porangabense e dá outras providências. O nobre VEREADOR JOÃO PAULO URIAS, parlamentar no pleno exercício de suas funções

Leia mais

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno Regimento Interno Prof. Alexandre Magno www.concursovirtual.com.br 1 DOS VICE-PRESIDENTES SUBSTITUIR O PRESIDENTE NA ÓRDEM. SE SUBSTITUÍREM NA ÓRDEM. ASSUMEM A PLENITUDE DO CARGO NOS CASOS DE IMPEDIMENTO

Leia mais

DECRETO Nº , DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013.

DECRETO Nº , DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. DECRETO Nº 18.491, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Estabelece o Regimento Interno da Delegação de Controle do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso das

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES

CÂMARA MUNICIPAL DE CATAGUASES LEI Nº 3.764/2009 Autoria: MESA DIRETORA DA CÂMARA Altera dispositivos e anexos da Lei Municipal nº 3.245, de 06 de novembro de 2003, que Dispõe sobre a Reorganização da Câmara Municipal de Cataguases

Leia mais

Câmara Municipal de Rebouças - Paraná Sede Legislativa Vereador Pedro Pszedimirski

Câmara Municipal de Rebouças - Paraná Sede Legislativa Vereador Pedro Pszedimirski Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018 Edição N 1.804 Caderno I DECRETO Nº 003/2018 SÚMULA: Dispõe sobre o cancelamento de dotações orçamentárias da Câmara Municipal de Rebouças, das dotações do Orçamento

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO

PREFEITURA MUNICIPAL DE NEPOMUCENO Nepomuceno, 23 de setembro de 2013. MENSAGEM Nº 523/2013 DD. Presidente da Câmara Municipal de NEPOMUCENO MG EXMO. SR. FRANCISO RICARDO GATTINI Senhor Presidente, Submeto à consideração da Augusta Casa

Leia mais

Câmara Municipal de Nova Itarana publica:

Câmara Municipal de Nova Itarana publica: Câmara Municipal de 1 Ano Nº 330 Câmara Municipal de publica: Edital Nº 001/2017 - Disciplina o procedimento das vistas referentes às contas anual do exercício financeiro de 2016 da câmara municipal de

Leia mais

LEI N.º 1.848/2014 DATA: 25/04/2014

LEI N.º 1.848/2014 DATA: 25/04/2014 LEI N.º 1.848/2014 DATA: 25/04/2014 SÚMULA: Dispõe sobre a Política Municipal de Meio Ambiente e institui o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) do Município de Pinhão, e dá outras providências. A Câmara

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA PROJETO DE LEI N (20Q /2015

ESTADO DA PARAÍBA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DA PARAÍBA PROJETO DE LEI N (20Q /2015 PROJETO DE LEI N (20Q /2015 EMENTA: Dispõe sobre a criação da Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus Tratos Contra Animais no Estado da Paraíba e dá outras providências. Art. 1 _ Fica criada, no

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTE DECRETO Nº 56/2014, DE 28 DE OUTUBRO DE 2014. Regulamenta o Conselho Municipal de Esporte e o Fundo de Apoio ao Esporte e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CORRENTE, ESTADO DO PIAUÍ, no uso

Leia mais

Câmara Municipal de Americana. Estado de São Paulo REQUERIMENTO N /2015

Câmara Municipal de Americana. Estado de São Paulo REQUERIMENTO N /2015 DE #ERIQ*IA Câmara Municipal de Americana Estado de São Paulo REQUERIMENTO N /25 Autor: Téo Feola Assunto: "Requer informações sobre os atendimentos de ocorrências da GAMA". Senhor Presidente, Senhores

Leia mais

Regimento Interno Comissão Especial de Direito do Trabalho Conselho Seccional da OAB em São Paulo

Regimento Interno Comissão Especial de Direito do Trabalho Conselho Seccional da OAB em São Paulo Regimento Interno Comissão Especial de Direito do Trabalho Conselho Seccional da OAB em São Paulo TÍTULO I OBJETIVOS, ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO, ADMISSÃO E EXCLUSÃO DE MEMBROS, FORMAS DE ATUAÇÃO E REPRESENTAÇÃO

Leia mais

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL

ESTADO DO PIAUÍ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO ARRAIAL PROJETO LEI MUNICIPAL N.º. /2007, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2007. Autoriza o Chefe do Poder Executivo a celebrar convênio com o BANCO DOS COCAIS, com assistência do Instituto Palmas em Fortaleza-CE, e dá outras

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 4.164/2016

LEI MUNICIPAL N.º 4.164/2016 LEI MUNICIPAL N.º 4.164/2016 AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CELEBRAR CONTRATOS DE GESTÃO COM ENTIDADE CIVIL FILANTRÓPICA PARA OPERACIONALIZAR O SAMU BÁSICO E/OU O SAMU AVANÇADO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

ESTADO DE SÃO PAULO. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ASSIS. usando das atribuições que lhe DO PROCESSO LEGISLATIVO ELETRÔNICO

ESTADO DE SÃO PAULO. O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ASSIS. usando das atribuições que lhe DO PROCESSO LEGISLATIVO ELETRÔNICO RESOLUÇÃO ND 1é9, DE 11 DE A60STO DE 2.015 (Projeto de Resolução oº 06/15, de autoria da Mesa da Câmara Municipal de Assis) REGULAMENTA O PROCESSO LEGISLATIVO ELETRÔNICO NO A A AMBITO DA CAMARA MUNICIPAL

Leia mais

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 56, DE 2013 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 56, DE 2013 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº 56, DE 2013 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO OFÍCIO Nº499/13-SEMA 1.1.3 PROCESSO Nº 2.809/2012 AP Nº 19/2013 - SPRH São Paulo, 14 de novembro de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA ESTADO DA BAHIA CNPJ / DECRETO Nº 043 de 15 de maio de 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA LUZIA ESTADO DA BAHIA CNPJ / DECRETO Nº 043 de 15 de maio de 2019. DECRETO Nº 043 de 15 de maio de 2019. EMENTA: Estabelece Edital de Convocação e Regulamento para a realização da consulta e audiência pública sobre a minuta do contrato de programa para a prestação de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Vitória publica:

Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Vitória publica: Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Vitória 1 Quarta-feira Ano Nº 1084 Prefeitura Municipal de Santa Cruz da Vitória publica: Lei N.º 595/2016, de 20 de Setembro de 2016 - Fixa o Subsídio do Prefeito,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006

RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 RESOLUÇÃO CFFa nº 339, de 20 de outubro de 2006 Dispõe sobre o registro de Pessoas Jurídicas nos Conselhos de Fonoaudiologia e dá outras providências. O Conselho Federal de Fonoaudiologia-CFFa, no uso

Leia mais

G a b i n e t e d a V e r e a d o r a G R A Ç A A M O R I M TEXTO

G a b i n e t e d a V e r e a d o r a G R A Ç A A M O R I M TEXTO PROJETO DE LEI Nº /2013 EMENDA A LEI ORGÂNICA ( ) LEI COMPLEMENTAR ( ) LEI ORDINÁRIA (X ) RESOLUÇÃO NORMATIVA ( ) DECRETO LEGISLATIVOS ( ) AUTORA/SIGNATÁRIA Vereadora GRAÇA AMORIM-PTB EMENTA Institui o

Leia mais

Prefeitura Municipal de Andorinha publica:

Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Prefeitura Municipal de Andorinha 1 Terça-feira Ano IV Nº 1091 Prefeitura Municipal de Andorinha publica: Lei N 054 de - Dispõe sobre a proibição de entrada e permanência de pessoas em estabelecimentos

Leia mais

MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO.

MUNICÍPIO DE JOSÉ BONIFÁCIO. Sexta-feira, 03 de fevereiro de 2017 Ano III Edição nº 468 Página 1 de 6 SUMÁRIO PODER EXECUTIVO DE JOSÉ BONIFÁCIO 2 Atos Oficiais 2 Decretos 2 Portarias 2 Atos Administrativos 3 Editais de notificação

Leia mais

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO

LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO LEI ORGÂNICA, REGIMENTO INTERNO E PROCESSO LEGISLATIVO PAUTA 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS 2. LEI ORGÂNICA E REGIMENTO INTERNO 3. PROCESSO LEGISLATIVO 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS Poder Legislativo na Constituição

Leia mais

PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações)

PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações) CÂMARA DOS DEPUTADOS PAUTA PREVISTA PARA: 14 A 16 DE JULHO DE 2015 (Sujeita a alterações) SECRETARIA-GERAL DA MESA Coordenação de Apoio ao Plenário Telefones: (0xx61) 3216-1144 / 1145 / 1146 13/7/2015

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO ATA Nº 08 DA SESSÃO ORDINÁRIA DA 7ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RS, EM 18.03.2014. Aos dezoito (18) dias do mês de março do ano de dois mil e quatorze (2014), às nove horas quarenta e três(9h:43min.),

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO CNCGMP Conforme 103ª Reunião Ordinária do dia 05 de agosto de 2016, à unanimidade, o CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES-GERAIS DO aprovou a redação

Leia mais

Estado de Mato Grosso CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA Plenário das Deliberações

Estado de Mato Grosso CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA Plenário das Deliberações PROJETO DE RESOLUÇÃO Nº 017/2016 SÚMULA: ALTERA O DISPOSTO NA SESSÃO III (DAS VOTAÇÕES) DO CAPÍTULO I DO TÍTULO VII DA RESOLUÇÃO Nº 078/95 QUE DISPÕE SOBRE O REGIMENTO INTERNO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ALTA

Leia mais

permanente, da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento; e III - ins

permanente, da reserva legal e remanescentes de vegetação nativa localizadas no interior do imóvel, para fins de controle e monitoramento; e III - ins Decreto nº 7.029, de 10 de dezembro de 2009. Institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado Programa Mais Ambiente, e dá outras providências. (Publicação Diário

Leia mais

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS

PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS LEI N 558 de 24 de Agosto de 2017 PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Dispõe sobre a criação da Taxa de Fiscalização Ambiental e Contribuição ao Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Pesca Esportiva, do Programa

Leia mais

BOLETIM Nº 23/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS VIGÉSSIMA TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 26 (VINTE E SEIS) DE JUNHO DE 2014

BOLETIM Nº 23/ QUINTA-FEIRA 14 (QUATORZE) HORAS VIGÉSSIMA TERCEIRA SESSÃO ORDINÁRIA A SER REALIZADA NO DIA 26 (VINTE E SEIS) DE JUNHO DE 2014 1 O R D E M D O D I A POR DELIBERAÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE AMERICANA, NOS TERMOS DO QUE DISPÕE A RESOLUÇÃO Nº 267, DE 12 DE SETEMBRO DE 2.000, SERÁ INVERTIDA A ORDEM DOS TRABALHOS NA

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SPO Nº 002/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SPO n. 002/2010 Unidade Responsável: Sistema de Planejamento e Orçamento

Leia mais

Câmara Municipal de Conceição do Almeida publica:

Câmara Municipal de Conceição do Almeida publica: Câmara Municipal de Conceição do Almeida 1 Terça-feira Ano V Nº 164 Câmara Municipal de Conceição do Almeida publica: Portaria Nº 016, de 01 de março de 2017 - Resolve exonerar o funcionário Julio Cesar

Leia mais

Art. 1º. Fica autorizada a concessão de diárias aos Vereadores e Servidores da Câmara Municipal de Itapemirim, na forma expressa desta Lei.

Art. 1º. Fica autorizada a concessão de diárias aos Vereadores e Servidores da Câmara Municipal de Itapemirim, na forma expressa desta Lei. PROJETO DE LEI Nº /2016 Autor do Projeto: Mesa Diretora DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE DIÁRIAS AOS VEREADORES E SERVIDORES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEMIRIM, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A MESA DIRETORA DA CÂMARA

Leia mais

ESTADO DE RONDÔNIA MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA PODER LEGISLATIVO Gabinete do Vereador ROBERTO DINIZ - PMDB. Preclaros representantes dos munícipes,

ESTADO DE RONDÔNIA MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA PODER LEGISLATIVO Gabinete do Vereador ROBERTO DINIZ - PMDB. Preclaros representantes dos munícipes, Rolim de Moura, RO, 07 de outubro de 2013. Preclaros representantes dos munícipes, Nobres pares, nos termos do Art. 31, XII, Art. 39, III, e Art. 41, todos, da LOM, e na forma regimental, o signatário

Leia mais

RELATÓRIO - /10, DE DE DE 2010

RELATÓRIO - /10, DE DE DE 2010 RELATOR: ASSUNTO: Minuta de Resolução para alterar e revogar dispositivos da Resolução ANTT nº 2885, de 09 de setembro de 2008, que dispõe sobre as normas para o Vale-Pedágio obrigatório. Processo nº 50500.055635/2007-66

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 1324/2015 A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO D E C R E T A :

PROJETO DE LEI Nº 1324/2015 A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO D E C R E T A : Autor(es): VEREADOR EDSON ZANATA PROJETO DE LEI Nº 1324/2015 EMENTA: DISPÕE SOBRE A PRESERVAÇÃO, CADASTRAMENTO, MONITORAMENTO E RECUPERAÇÃO DAS NASCENTES EXISTENTES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E DÁ

Leia mais

Única Discussão em 30 de novembro de Votação:

Única Discussão em 30 de novembro de Votação: PARECER DA COMISSÃO DE FISCALIZAÇÃO, CONTROLE, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS SOBRE O PROCESSO DE CONTAS DE GOVERNO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DE SANTA ROSA REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2012. Única Discussão

Leia mais

MUNICÍPIO DE BIRIGUI. DIÁRIO OFICIAL DE BIRIGUI

MUNICÍPIO DE BIRIGUI. DIÁRIO OFICIAL DE BIRIGUI DIÁRIO OFICIAL MUNICÍPIO DE BIRIGUI Sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018 Ano II Edição nº 274-A Página 1 de 6 PODER EXECUTIVO SECRETARIA DE EXPEDIENTE E COMUNICAÇÕES ADMINISTRATIVAS Elisabete Grassi Cruz

Leia mais

Prefeitura Municipal de Condeuba publica:

Prefeitura Municipal de Condeuba publica: Prefeitura Municipal de Condeúba 1 Quarta-feira Ano V Nº 709 Prefeitura Municipal de Condeuba publica: Lei Nº 897/2015 - Institui 12 de outubro como Dia Municipal da Imprensa em Condeúba/BA e dá outras

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE IPIAÚ C.N.P.J. Nº / Pça. Alberto Pinto, 01 Cep Tel: ( / ) Estado da Bahia

CÂMARA MUNICIPAL DE IPIAÚ C.N.P.J. Nº / Pça. Alberto Pinto, 01 Cep Tel: ( / ) Estado da Bahia LEI Nº 1988 DE 18 DE NOVEMBRO DE 2010 1/2 DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL ENVIAR CÓPIAS DA SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS ÀS ENTIDADES CIVIL, DE CLASSE ORGANIZADA E DE SERVIÇOS, BEM

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 7.029, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2009. Institui o Programa Federal de Apoio à Regularização Ambiental de Imóveis Rurais, denominado

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES MORRO REDONDO ATA Nº 046 DA SESSÃO ORDINÁRIA DA 7ª LEGISLATURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE RS, EM 17.09.2013. Aos dezessete (17) dias do mês de setembro do ano de dois mil e treze (2013), às nove horas e cinquenta e dois

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Terça-feira Ano Nº 2139 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Errata da Lei Complementar Nº 54 de 02 de Fevereiro de 2018, Publicada do Diário Oficial do Município,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Una publica:

Prefeitura Municipal de Una publica: Prefeitura Municipal de Una 1 Segunda-feira Ano VII Nº 806 Prefeitura Municipal de Una publica: Errata do Decreto Nº. 541/2012. Republicação do Decreto Nº. 541 de 20 de Novembro de 2012 - Dispõe sobre

Leia mais

MUNICÍPIO DE MARATAÍZES ESPÍRITO SANTO

MUNICÍPIO DE MARATAÍZES ESPÍRITO SANTO Página 1 de 5 LEI N 1187 de 04 de maio de 2009 AUTORIZA O CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL A REPASSAR AJUDA FINANCEIRA À ASSOCIAÇÃO CASA DE DAVI - ACD E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS. O de Marataízes, Estado do Espírito

Leia mais

L E I M U N I C I P A L Nº 1910/95

L E I M U N I C I P A L Nº 1910/95 L E I M U N I C I P A L Nº 1910/95 Dispõe sobre a Política Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências. ARI RODRIGUES, Prefeito Municipal de Taquara, no uso de suas atribuições,

Leia mais

REGULAMENTO DEFINITIVO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA

REGULAMENTO DEFINITIVO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA REGULAMENTO DEFINITIVO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA Praça da República 7150-249 Borba Telf.: 268 891 630 Fax: 268 894 806 balcaounico@cm-borba.pt www.cm-borba.pt Contribuinte n.º 503 956 546 REGULAMENTO

Leia mais

Câmara Municipal da Estância Turística de Avaré A S S E S S O R I A J U R Í D I C A Processo n.º 049/2016. Projeto de Decreto Legislativo nº 004/2016. Autor: MESA DIRETORA Ref. DISPÕE SOBRE CONCESSÃO DA

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Barbacena ESTATUTO DO CONSELHO DE PAIS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Barbacena ESTATUTO DO CONSELHO DE PAIS O Conselho de Pais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Câmpus Barbacena foi fundado no ano de 2013, com o objetivo de atuar de maneira participativa em atividades

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES PARECER DA COMISSÃO DE ORÇAMENTO E FINANÇAS Projeto de Lei nº 149 de 25 de setembro de 2013 AUTOR: Poder Executivo PARECER: Favorável, sem apresentação de emendas EMENTA: Autoriza o Poder Executivo a conceder

Leia mais