EFEITO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EFEITO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE"

Transcrição

1 EFEITO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA NA CONTAGEM TOTAL E DIFERENCIAL DOS LEUCÓCITOS NO LEITE DE CABRAS Anhanguera Educacional S.A. Correspondência/Contato Alameda Maria Tereza, 2000 Valinhos, São Paulo rc.ipade@unianhanguera.edu.br pic.ipade@unianhanguera.edu.br Coordenação Instituto de Pesquisas Aplicadas e Desenvolvimento Educacional - IPADE Publicação: 09 de março de 2009 ANUÁRIO DA PRODUÇÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DISCENTE Vol. XI, Nº. 12, Ano 2008 Brenda Barcelos Cynthia Pereira da Costa e Silva Profa. Dra. Viviani Gomes (orientadora) Prof. Ms. Karina Medici Madureira (coorientadora) Curso: Medicina Veterinária CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA CAMPUS LEME ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A. Trabalho apresentado em 16 SIICUSP Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. Trabalho apresentado no 8º. Congresso Nacional de Iniciação Científica CONIC SEMESP em novembro de Trabalho premiado com 1 lugar na apresentação do Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Anhanguera Campus Leme. RESUMO O leite de cabra possui alto valor comercial e alto valor nutritivo e pode ser consumido por crianças e idosos intolerantes ao leite bovino. Como fator limitante da produção e da qualidade do leite caprino tem-se a Artrite Encefalite dos Caprinos (CAE), enfermidade cosmopolita, que acomete animais de diferentes raças e idades, causando prejuízos aos produtores. Dentre os principais sintomas da CAE, cita-se a mastite, que pode promover alterações nos componentes lácteos de portadores. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência da infecção pelo CAEV no exame citológico do leite de cabras. Foram utilizadas 57 fêmeas da raça Saanen em lactação, que foram selecionadas através do teste de imunodifusão em ágar gel (IDGA) e exame bacteriológico do leite, sendo categorizadas em dois grupos experimentais: G1 - sorologicamente negativos ao CAEV e G2 positivos ao CAEV. Foram realizadas as colheitas das amostras de leite para a realização do California Mastitis Test (CMT), contagem de células somáticas automáticas (CCS) e contagem diferencial de leucócitos do leite. Das amostras de leite dos Grupos 01 e 02, os resultados encontrados para o CMT foram de 74,75%, 8,73; 8,73; 6,8; 0,97% e 0; 33,33; 33,33; 33,33; 0% para as reações negativa, T, +, ++ e +++, respectivamente. O valor mediano de células somáticas obtido foi de células/ml e células/ml de leite para G1 e G2, respectivamente. Os valores médios de neutrófilos segmentados, linfócitos e monócitos foram 66,15 e 80,17%; 2,17 e 10,83%; 22,44 e 7,83%, respectivamente nos grupos G1 e G2. Palavras-Chave: CAEV, leite, cabras, mastite. Trabalho realizado com o incentivo e fomento da Anhanguera Educacional S.A.

2 70 Efeito da infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina na contagem total e diferencial dos leucócitos no leite de cabras 1. INTRODUÇÃO O leite de cabras apresenta alta digestibilidade e valor nutricional. Além disso, possui indicação terapêutica para crianças com intolerância a lactose bovina. Os caprinos são animais adaptáveis ao clima semi-árido do Nordeste, onde concentra-se o maior rebanho brasileiro, fornecendo proteína animal para a população carente da região. Porém, o crescimento da caprinocultura pode limitar-se pela disseminação da artrite encefalite caprina (CAE). A CAE á causada por um vírus da família Retroviridae, da subfamília Lentivirinae e gênero Lentivirus. A doença pode causar artrite e pneumonia em animais adultos, além de leucoencefalomielite em animais com idade inferior a 04 meses (PUGH, 2004). Além destes quadros, sugeriu-se a possibilidade do CAEV provocar mastite em animais adultos (KENNEDY-STOSKOPF et al., 1985; POST et al, 1986; LERONDELLE et al., 1989). Nork (1997), afirmou que o CAEV não afeta o estado de higidez da glândula mamária e qualidade do leite, porém, Lerondelle et al. (1999) determinaram que quadros de mastite são mais prevalentes em animais infectados. Lerondelle et al. (1999) afirmaram a ocorrência da diminuição da produção láctea em cabras acometidas pela CAE em decorrência da mastite difusa, sendo caracterizada pelo endurecimento progressivo não edematoso, com a presença de vários nódulos de consistência dura, que confluem para determinar um endurecimento difuso do parênquima mamário. As alterações histológicas evidenciaram infiltrações perivasculares e do próprio parênquima glandular por células mononucleares (GONZALES et al., 1987; CHEEVERS e McGUIRE, 1988; PERK, 1988). Para avaliar a higidez da glândula mamária e a qualidade do leite, são utilizados testes que avaliam quantitativamente e qualitativamente a celularidade desta secreção (PAAPE et al., 2001). Os tipos celulares encontrados no leite de cabras são: células inflamatórias, células epiteliais e partículas citoplasmáticas. As principais células inflamatórias presentes no leite de cabras sadias são os polimorfonucleares, linfócitos e monócitos com 45-74%, 9-20% e 15-41% de proporção, respectivamente, em animais sadios; em animais infectados pelo vírus CAE, esta proporção é alterada para 71-86%, 8-18% e 5-11%. (PAAPE et al., 2001). As células epiteliais correspondem a 5,6% das células somáticas no leite de cabras sadias (ZENG, 1996; SIERRA et al., 1999), podendo aumentar nas infecções pelo vírus da artrite encefalite caprina (HINCKLEY, 1983).

3 Brenda Barcelos, Cynthia Pereira da Costa e Silva, Viviane Gomes, Karina Médici Madureira 71 Nord e Adnoy (1997); Birgel Junior et al. (2007) avaliaram a celularidade do leite de cabras CAE positivas através de contagem eletrônica de células somáticas e, verificaram aumento da celularidade nas cabras reagentes a imunodifusão em gel para o CAEV. 2. OBJETIVO Em função da importância do leite de cabras ao público consumidor, da viabilidade da produção de proteína animal, mesmo em condições ambientais inóspitas, destinadas a populações carentes, e escassez literária sobre o assunto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da infecção pelo CAEV no exame citológico do leite de cabras. 3. METODOLOGIA As fêmeas caprinas CAEV negativas (G1) e CAEV positivas (G2) foram selecionadas através das provas de imunodifusão em ágar gel IDGA (BIRGEL JUNIOR et. al., 2007) e exame bacteriológico do leite. As amostras de leite provenientes destes animais foram colhidas para a realização do California Mastitis Test CMT (SCHALM; CAROL; JAIN, 1971), contagem automática de células somáticas e exame diferencial de leucócitos (MADUREIRA, 2006). 4. DESENVOLVIMENTO Os animais utilizados no experimento foram 57 cabras lactantes da raça Saanen provenientes de propriedades leiteiras do Estado de São Paulo, sendo Capril União situado em Pindamonhangaba e cabras da Universidade do Estado de São Paulo Campus Pirassununga, distribuídas em 2 grupos, conforme foram negativas (Grupo 1) ou positivas ( Grupo 2) ao exame de imunodifusão em ágar gel para CAEV. O teste de imunodifusão radial dupla em ágar gel (IDGA) foi realizado segundo Crawford e Adams (1981), utilizando o antígeno Maedi/Visna GP 135 (Veterinary Diagnostic Tewchnology ) para a detecção de anticorpos séricos precipitantes contra o vírus da artrite encefalite dos caprinos. Após a seleção dos animais negativos e positivos para a CAE, realizou-se a colheita das amostras de leite para as análises celulares. Cada amostra de leite foi colhida em quatro alíquotas destinadas ao CMT, ao exame bacteriológico do leite, à contagem automática de células somáticas e à contagem diferencial de leucócitos do leite.

4 72 Efeito da infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina na contagem total e diferencial dos leucócitos no leite de cabras A primeira alíquota foi destinada ao CMT. Para a realização do CMT (SCHALM; NOORLANDER, 1957; SCHALM; CAROL; JAIN, 1971) foram misturados 2mL de reagente¹ a 2mL de leite, verificando a intensidade da alteração da viscosidade da mistura. A segunda alíquota foi colhida assepticamente, e para tanto o úbere foi higienizado com papel toalha, retirando-se as sujidades da pele da glândula e dos tetos. Posteriormente, cada teto foi mergulhado em solução fraca de anti-séptico, sendo a seguir secos com folhas individuais descartáveis de papel toalha, para finalmente, ser feita a antisepsia do teto. Esta é feita friccionando algodão embebido em álcool 70%, principalmente no orifício do teto. A amostra de leite foi colhida em frasco estéril, que no momento da colheita foi inclinado a 90º graus em relação ao teto, para evitar a entrada de sujidades que contaminassem a amostra; o frasco no momento da colheita permaneceu aberto por no máximo 5 segundos, de acordo com as recomendações do National Mastitis Council (HARMON et. al., 1990). As amostras foram transportadas sob refrigeração ao laboratório e destinadas ao exame bacteriológico. As amostras de leite destinadas ao exame bacteriológico foram semeadas em placas de Petri contendo ágar-sangue de carneiro (5%) e incubadas (37ºC por 72 horas), para a exclusão das amostras positivas ao exame bacteriológico do leite, visto que, o objetivo da presente investigação é avaliar as alterações citológicas do leite, provocadas pelo CAEV. A terceira alíquota de leite foi colhida em um tubo Falcon contendo 45mL de solução salina tamponada, completando-se o volume de 50mL. Esta alíquota foi destinada ao exame diferencial dos leucócitos do leite. As alíquotas destinadas à contagem diferencial de leucócitos foram centrifugadas á 450 G (2000 rpm) por 20 minutos em refrigeração de 4 C. Após a centrifugação, desprezou-se o sobrenadante invertendo-se o frasco uma única vez. Mantendo-se o frasco invertido, os lados do frasco foram limpos com papel macio e absorvente. Apenas o botão de células formado no fundo do frasco foi preservado. Subseqüentemente, o botão de células foi desprendido do frasco pela aspersão, em fracos jatos de PBS, para, a seguir, homogeneizar o conteúdo, completando com PBS refrigerada (refazendo o volume de 50 ml). A suspensão foi novamente centrifugada e a mesma operação foi realizada mais uma vez e após a terceira e última ressuspensão em 1 (um) ml de PBS, uma alíquota de 100 l de cada suspensão celular de todas as amostras de leite foram submetidas a citocentrifugação em centrífuga da marca INCIBRÁS, modelo CITOSPYN a uma força centrífuga relativa (FCR) de 28 g (450 rpm) durante 6 minutos. As lâminas foram confeccionadas em duplicata e secas em temperatura ambiente por 24 horas, fixadas em

5 Brenda Barcelos, Cynthia Pereira da Costa e Silva, Viviane Gomes, Karina Médici Madureira 73 álcool metílico e coradas posteriormente pelo método de Rosenfeld (1947). As lâminas foram analisadas segundo a qualidade e tipos celulares predominantes, realizando-se assim a contagem diferencial dos neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, sendo os resultados obtidos expressos em porcentagem dos diferentes tipos celulares. Uma quarta alíquota com volume mínimo de 10mL foi colocada em frasco contendo como conservante o bronopol, e enviado para a contagem automática de células somáticas. As alíquotas das amostras de leite, antes do início das análises para a obtenção da contagem automática das células somáticas, foram mantidas em banho-maria a 38C, durante 15 minutos e a seguir, homogeneizadas, manualmente, sendo a contagem de células somáticas realizadas por citometria de fluxo utilizando-se o equipamento Somacount 300 da empresa Bentley Instruments Inc. Nesse procedimento uma alíquota de 3cc de leite, depois de aspirada pelo equipamento, foi misturada com brometo de etídio, que cora o DNA do núcleo das células, que quando expostas a uma fonte luminosa de laser fluorescem, sendo convertidas no tubo multiplicador do equipamento em impulsos elétricos, sendo o resultado registrado em número de células somáticas/ml de leite. Os resultados dos diversos parâmetros foram analisados estatisticamente utilizando-se o programa MINITAB (2000) 5. RESULTADOS A seguir serão apresentados os resultados obtidos ao decorrer da pesquisa CMT Das amostras de leite do Grupo 01, 74,75% apresentaram reação negativa ao de CMT, e 8,73; 8,73; 6,8; 0,97% para as reações T, +, ++ e +++, respectivamente. No grupo 02, obtivemos 0% de reação negativa ao CMT e 33,33; 33,33; 33,33 e 0% para T, +, ++ e +++, respectivamente, conforme a Figura 01. As amostras de leite provenientes dos animais CAE positivos apresentaram maiores escores ao CMT, comparados ao leite dos animais CAE negativos (p<0,0001), concordando com Birgel Junior et al. (2007).

6 74 Efeito da infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina na contagem total e diferencial dos leucócitos no leite de cabras Valores expressos em % G - 1 (CAE - ) G - 2 (CAE + ) 0 Negativo T Figura 01. Porcentagens (%) de reações nos diferentes escores do CMT nos grupos 01 e Contagem eletrônica de células somáticas do leite de cabras Valores expressos em células somáticas/ml G - 1 (CAE - ) G - 2 (CAE + ) Figura 02. Valores medianos de células somáticas no leite de cabras dos grupos 01 e 02. Os resultados apresentados na Figura 02 demonstram que o valor da mediana na contagem de células somáticas no leite de cabras não sofreu variação significativa entre os grupos G1 e G2 (p = 0, 0888). O valor mediano de células somáticas obtido foi de células somáticas/ml de leite nas amostras pertencentes às cabras do G1, e células somáticas/ml de leite para os animais do grupo CAE positivo. Apesar do número de

7 Brenda Barcelos, Cynthia Pereira da Costa e Silva, Viviane Gomes, Karina Médici Madureira 75 células encontrado no grupo de animais CAE positivo (G2) foi superior ao G1, os dados não apresentaram diferença estatística. Nord e Adnoy (1997) e Birgel Junior et al., 2007 encontraram valores de CCS maiores nos animais sorologicamente positivos ao CAEV Contagem diferencial de leucócitos do leite de cabras Os valores médios de neutrófilos segmentados presentes no leite de cabras foram de 66,15 e 80,17%, respectivamente, nos grupos G1 e G2 (p= 0,2702); os valores médios de linfócitos presentes no leite de cabras foram de 2,17 e 10,83% nos animais CAE negativos e CAE positivos, respectivamente (p= 0,0002) e os valores médios de monócitos encontrados nas amostras de leite foram de 22,44 e 7,83%, respectivamente nos grupos G1 e G2 (p= ), demonstrado na Figura 03. Ou seja, houve aumento de neutrófilos e linfócitos, e diminuição dos monócitos nos animais CAE positivos, concordando com a alteração de proporcionalidade celular citada por Paape et. al. (2001) para neutrófilos e linfócitos Valores espressos em % G - 1 (CAE - ) G - 2 (CAE + ) 0 Neutrófilos Linfócitos Monócitos Figura 03. Média dos tipos celulares presentes no leite de cabras dos grupos 01 e CONSIDERAÇÕES FINAIS Foi possível observar maior reatividade ao CMT nas amostras de leite provenientes de fêmeas caprinas CAE positivas: Os valores medianos da contagem automática de células somáticas do leite de cabras foram maiores para os animais positivos ao CAE, porém não foi possível obter diferença significativa entre os grupos 01 e 02.

8 76 Efeito da infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina na contagem total e diferencial dos leucócitos no leite de cabras No exame diferencial dos leucócitos do leite de cabras, observou-se maior porcentagem de linfócitos e menor proporção de monócitos no grupo de animais CAE positivos, quando comparados ao grupo de animais CAE negativos. Esta maior proporção de linfócitos pode estar relacionada à etiopatogenia da doença, pois os agentes virais são microorganismos intracelulares obrigatórios e multiplicam-se dentro de células do sistema imune do hospedeiro, principalmente linfócitos. Os resultados apresentados nesta pesquisa indicam alterações citológicas no leite de cabras alterando sua qualidade e, segundo Birgel Junior et. al. (2007) e Lerondelle et al. (1999), ocorrem também alterações na produção leiteira. PARECER DE APROVAÇÃO DE COMITÊ A presente pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética no Uso de Animais da Anhanguera Educacional S/A CEUA/AESA - em 25/04/08 n o do parecer: 1-002/08. REFERÊNCIAS BIRGEL JUNIOR E.H., CESTARI V., SAMPAIO R.M., LARA M.C.C.S.H., BIRGEL D.B., RAIMONDO R.F.S., BRANDESPIN F.B., BIRGEL E.H. Influência da infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina nas características físico-químicas e celulares do leite de caprinos. Arq. Inst. Biol, v. 74, n. 3, p , CHEEVERS, W.R.; McGUIRE, T. C. The lentiviruses: MAEDI/VISNA, caprine arthritis encephalitis and equine infectious anemia. Advances in Virus Reaserch, v. 34, n. 2, p , CRAWFORD, T.B.; ADAMS, D.S. Caprine arthitis-encephalitis: Clinical features and presence of antibody in selected goat populations. Veterinary Medical Association, v. 178, n. 7, p , GONZALES, L.; GELABERT, J. E.; MARLO, J. C.; SAEZ, C. O. Caprine arthritis encephalitis in the Basque country. Veterinary Record, v. 120, n. 5, p , HARMON, R. J.; EBERHART, R. J.; JASPER, D. E.; LANGLOIS, B. E.; WILSON, R. A. Microbiological procedures for the diagnosis of bovine udder infection, ed. 3, Arlington, VA, National Mastitis Council, HINCKLEY, L. S. Somatic cell count in relation to caprine mastitis. Veterinary Medicine: Small Animal Clinician, v.78, n.8, p , KENNEDY-STOSKOPF, S.; NARAYAN, O.; STRANDBERG, J. D. The mammary gland as a targed organ for infection with caprine arthritis encephalitis virus. Journal Comparative Pathology, v. 95, p , LERONDELLE, C.; FLEURY, C.; VIALARD, J. The mammary gland: a target organ for infection with caprine arthritis encephalits virus. Annales de Researches Vétérinaires, v. 20 p , LERONDELLE, C.; GODET, M.; MORNEX, J. F. Veterinary Research, v. 30, n. 5, p , MADUREIRA, K. M. Contagem celular total e diferencial no leite e sangue de cabras hígidas criadas no Estado de São Paulo f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária), Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

9 Brenda Barcelos, Cynthia Pereira da Costa e Silva, Viviane Gomes, Karina Médici Madureira 77 MINITAB-The student Edition of MINITAB Statistical software adapted for edication-12,1 Release-User s Manual. New York: Adisson-Wesley, p. NORD, K.; ADNOY, T. Effects of infection by caprine arthritis encenphalitis virus on milk production of goats. Journal Dairy Science, v. 80, n. 10, p , NORK, N. CAEV infection does not affects prevalence of bacterial mastitis in goats. Acta Vet. Scandinavia, v. 38, p , PAAPE, M. J.; POUTREL, B.; CONTRERAS, A.; MARCO, J. C.; CAPUCO, A. V. Milk somatic cells and lactation in small ruminants. Journal Dairy Science, n. 84 (supplemet E), p , PERK, K. Ungulate lentiviruses: pathogenesis and relanshionship to AIDS. Advances in Veterinary Science and Comparative Medicine, v. 32, p , POST, J. E.; DUVAL, M. C.; HINCKLEY, L. S. Association of caprine arthritis encephalitis virus (CAEV) with mastitis in goats. In: Production and utilization of ewe s and goat s milk. International Dairy Federation Bulletin Document, v. 202, p , PUGH, D.G. Clinica de ovinos e caprinos, 1.ed. São Paulo: Roca, p SCHALM, A. W.; NOORLANDER, D. O. Experiments and observations leading to developments and the California Mastitis Test. Journal of the American Veterinary Medical Association, v.130, n. 5, p , SCHALM O. W.; CARROL, E. J.; JAIN, N. C. Bovine Mastitis. Physiological and chemical tests for detection of mastitis. Lea & Febiger, Philadelphia, p , SIERRA, D.; SÁNCHEZ, A.; CORRALES, J. C. Diferential cell counts in goat s milk. In: MILKING AND MILKING PRODUTION OF DAIRY SHEEP AND GOATS, 1998, Athens. Proceedings of the 6 th International Symposium on the Milking of Small Ruminants. Athens: Wageningen, 1999, p ZENG, S. S. Comparasion of goat milk standards with cow milk standads for analysis of somatic cell count, fat and protein in goat milk. Small Ruminant Research, v.21, n.3, p , 1996.

10

EFEITO DO ESTÁGIO DE LACTAÇÃO E DA ORDEM DE PARTO SOBRE O CONTEÚDO CELULAR DO LEITE DE CABRAS MESTIÇAS

EFEITO DO ESTÁGIO DE LACTAÇÃO E DA ORDEM DE PARTO SOBRE O CONTEÚDO CELULAR DO LEITE DE CABRAS MESTIÇAS ISSN 0104-3463 Veterinária Notícias, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 81-86, 2005 EFEITO DO ESTÁGIO DE LACTAÇÃO E DA ORDEM DE PARTO SOBRE O CONTEÚDO CELULAR DO LEITE DE CABRAS MESTIÇAS Effect of stage of lactation

Leia mais

Contagem celular total e diferencial no leite e sangue de cabras hígidas criadas no Estado de São Paulo

Contagem celular total e diferencial no leite e sangue de cabras hígidas criadas no Estado de São Paulo KARINA MEDICI MADUREIRA Contagem celular total e diferencial no leite e sangue de cabras hígidas criadas no Estado de São Paulo São Paulo 2006 KARINA MEDICI MADUREIRA Contagem celular total e diferencial

Leia mais

Análise das metodologias diretas e indiretas para a contagem de células somáticas no leite de cabras hígidas 1

Análise das metodologias diretas e indiretas para a contagem de células somáticas no leite de cabras hígidas 1 Análise das metodologias diretas e indiretas para a contagem de células somáticas no leite de cabras hígidas 1 Karina Medici Madureira 2*, Viviani Gomes 2, Roberto Soares de Castro 3, Sandra Satiko Kitamura

Leia mais

PERFIL CELULAR DO LEITE CAPRINO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PB 1

PERFIL CELULAR DO LEITE CAPRINO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PB 1 Introdução PERFIL CELULAR DO LEITE CAPRINO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE MONTEIRO-PB 1 Alan Martins Mororó 2 Lea Chapaval 3 Valdanya Mara Pereira Aguiar 4 Daniele Cristina Timbó Magalhães 2 Selene Daiha Benevides

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=400>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=400>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: . Mastite em cabras leiteiras x qualidade do leite: pontos importantes para produzir alimentos

Leia mais

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena

Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Análise da qualidade do leite em pequenas propriedades de Barbacena Duarte Carvalho Minighin 1, Wallacy Augusto de Oliveira 1, Túlio Gomes Justino 1, Thaylene Maria do Amaral 1, Luis Fernando de Moraes

Leia mais

Aspectos clínicos da artrite-encefalite dos caprinos

Aspectos clínicos da artrite-encefalite dos caprinos Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.57, n.6, p,736-740, 2005 Aspectos clínicos da artrite-encefalite dos caprinos [Clinical features of caprine arthritis-encephalitis infections] M.C.C.S.H. Lara 1, E.H. Birgel

Leia mais

Perdas econômicas decorrentes da Artrite-Encefalite Caprina na produção de gordura e sólidos totais de leite 1

Perdas econômicas decorrentes da Artrite-Encefalite Caprina na produção de gordura e sólidos totais de leite 1 Perdas econômicas decorrentes da Artrite-Encefalite Caprina na produção de gordura e sólidos totais de leite 1 Francisco Flávio Dias Carneiro 2, Roberta Lomonte Lemos de Brito 3, Vanderlan Warlington Souza

Leia mais

Alterações histopatológicas da glândula mamária e qualidade do leite de cabras naturalmente infectadas com o CAEV

Alterações histopatológicas da glândula mamária e qualidade do leite de cabras naturalmente infectadas com o CAEV Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.64, n.6, p.1577-1583, 2012 Alterações histopatológicas da glândula mamária e qualidade do leite de cabras naturalmente infectadas com o CAEV [Histopathological changes in

Leia mais

Dinâmica da celularidade do colostro de vacas da raça Holandesa no pós-parto imediato

Dinâmica da celularidade do colostro de vacas da raça Holandesa no pós-parto imediato Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.63, n.5, p.1047-1053, 2011 Dinâmica da celularidade do colostro de vacas da raça Holandesa no pós-parto imediato [Cell dynamics of Holstein cow colostrum immediately after

Leia mais

Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Universidad Autónoma del Estado de México

Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal. Universidad Autónoma del Estado de México Ciencia Rural Universidade Federal de Santa Maria cienciarural@mail.ufsm.br ISSN (Versión impresa): 0103-8478 ISSN (Versión en línea): 1678-4596 BRASIL 2004 Edna Froeder Arcuri / Priscilla Diniz Lima da

Leia mais

INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína

INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína INTERVALOS DE CÉLULAS SOMÁTICAS SOBRE OS COMPONENTES DO LEITE: gordura e proteína Camila Reis da SILVA* 1, Alexandre Vinhas de SOUZA 1, Renato Mattos FERNANDES 1, Igor Gustavo de CARVALHO¹, Edmilson Heleno

Leia mais

Coleta de amostras de leite bovino

Coleta de amostras de leite bovino Coleta de amostras de leite bovino Med. Vet. MSc. Denize da Rosa Fraga Mara Iolanda Batistella Rubin 04/07/2011 Normativa 51 do Ministério da agricultura Estratégias para melhoria da qualidade do leite

Leia mais

COMUNICADO TÉCNICO. Alice Andrioli Pinheiro Raymundo Rizaldo Pinheiro Kelma Costa de Souza ISSN Sobral, CE Novembro, 2018

COMUNICADO TÉCNICO. Alice Andrioli Pinheiro Raymundo Rizaldo Pinheiro Kelma Costa de Souza ISSN Sobral, CE Novembro, 2018 ISSN 1676-7675 Foto: Raymundo Rizaldo Pinheiro COMUNICADO TÉCNICO 178 Sobral, CE Novembro, 2018 Conservação do antígeno utilizado no teste de imunodifusão em gel de ágar para diagnóstico de lentivírus

Leia mais

A TERMOGRAFIA DE INFRAVERMELHO COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE MASTITE EM CABRAS LEITEIRAS

A TERMOGRAFIA DE INFRAVERMELHO COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE MASTITE EM CABRAS LEITEIRAS A TERMOGRAFIA DE INFRAVERMELHO COMO FERRAMENTA DE DIAGNÓSTICO DE MASTITE EM CABRAS LEITEIRAS João Paulo da Silva Pires¹;Luanna Figueirêdo Batista²; Nágela Maria Henrique Mascarenhas³; Fábio Santos do Nascimento

Leia mais

Economic Losses Resulting from the Caprine Arthritis-Encephalitis in the Production of Fat and Milk Total Solids

Economic Losses Resulting from the Caprine Arthritis-Encephalitis in the Production of Fat and Milk Total Solids DOI: http://dx.doi.org/10.15528/2176-4158/rcpa.v13n1p130-134 Perdas Econômicas Decorrentes da Artrite-Encefalite Caprina na Produção de Gordura e Sólidos Totais de Leite 1 Francisco Flávio Dias Carneiro

Leia mais

Artrite encefalite caprina: avaliação dos aspectos produtivos e reprodutivos de animais infectados e não infectados

Artrite encefalite caprina: avaliação dos aspectos produtivos e reprodutivos de animais infectados e não infectados 81 Artrite encefalite caprina: avaliação dos aspectos produtivos e reprodutivos de animais infectados e não infectados Elizabeth BOHLAND 1 ; José Luiz D ANGELINO 2 Correspondência para: ELIZABETH BOHLAND

Leia mais

Documentos 86. On line

Documentos 86. On line ISSN 1676-7959 Dezembro, 2009 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Caprinos e Ovinos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Documentos 86 On line Controle dos Casos de Mastite

Leia mais

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO DA AMOSTRA SOBRE OS PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS DE CÃES

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO DA AMOSTRA SOBRE OS PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS DE CÃES INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO DA AMOSTRA SOBRE OS PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS DE CÃES Liamara A. LEIDENTZ, Daiane LAZAROTTO. Orientador: Wanderson A. B. Pereira. Introdução O hemograma é um dos exames

Leia mais

MASTITE E CÉLULAS SOMÁTICAS

MASTITE E CÉLULAS SOMÁTICAS REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA - ISSN 1679-7353 P UBLICAÇÃO C IENTÍFICA DA F ACULDADE DE M EDICINA V ETERINÁRIA E Z OOTECNIA DE G ARÇA/FAMED A NO III, NÚMERO, 06, JANEIRO DE 2006.

Leia mais

Avaliação da ocorrência de anticorpos contra o vírus da Maedi-Visna em ovinos do Município de Dormentes, PE

Avaliação da ocorrência de anticorpos contra o vírus da Maedi-Visna em ovinos do Município de Dormentes, PE 405 Avaliação da ocorrência de anticorpos contra o vírus da Maedi-Visna em ovinos... Avaliação da ocorrência de anticorpos contra o vírus da Maedi-Visna em ovinos do Município de Dormentes, PE Evaluation

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS DE UMA FORMULAÇÃO CONTENDO O EXTRATO AQUOSO DE CASCA DE NOZ PECÃ SOBRE MASTITE SUBCLÍNICA EM BOVINOS

AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS DE UMA FORMULAÇÃO CONTENDO O EXTRATO AQUOSO DE CASCA DE NOZ PECÃ SOBRE MASTITE SUBCLÍNICA EM BOVINOS AVALIAÇÃO DOS POSSÍVEIS EFEITOS DE UMA FORMULAÇÃO CONTENDO O EXTRATO AQUOSO DE CASCA DE NOZ PECÃ SOBRE MASTITE SUBCLÍNICA EM BOVINOS RAFAEL PAZINATTO 1,2 FABIANA ELIAS 1,2 DALILA MOTER BENVEGNÚ 1 ANDERSON

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE O CALIFORNIA MASTITIS TEST E O EXAME BACTERIOLÓGICO NO LEITE DE CABRAS

CORRELAÇÃO ENTRE O CALIFORNIA MASTITIS TEST E O EXAME BACTERIOLÓGICO NO LEITE DE CABRAS ARS VETERINARIA, Jaboticabal, SP, Vol. 21, Suplemento, 155-159, 2005. ISSN 0102-6380 CORRELAÇÃO ENTRE O CALIFORNIA MASTITIS TEST E O EXAME BACTERIOLÓGICO NO LEITE DE CABRAS (CORRELATION BETWEEN CALIFORNIA

Leia mais

Características físico-químicas e celulares do leite de cabras Saanen, Alpina e Toggenburg*

Características físico-químicas e celulares do leite de cabras Saanen, Alpina e Toggenburg* 39 10.4322/rbcv.2017.008 Características físico-químicas e celulares do leite de cabras Saanen, Alpina e Toggenburg* Physicochemical and cellular characteristics of milk from Saanen, Alpine and Toggenburg

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA DAS PERDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA CAUSADAS PELA MASTITE

ANÁLISE FINANCEIRA DAS PERDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA CAUSADAS PELA MASTITE 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG ANÁLISE FINANCEIRA DAS PERDAS DE PRODUÇÃO LEITEIRA CAUSADAS PELA MASTITE

Leia mais

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil

Ciência Rural ISSN: Universidade Federal de Santa Maria Brasil Ciência Rural ISSN: 0103-8478 cienciarural@mail.ufsm.br Universidade Federal de Santa Maria Brasil Libera Paiva Della, Alice Maria Melville; Araujo Pereira de, Wanderley; Kitamura Satiko, Sandra; Rosenfeld

Leia mais

A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS

A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS A POSIÇÃO DOS QUARTOS MAMÁRIOS E A INCIDÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA EM REBANHOS LEITEIROS DO SUL E SUDOESTE DE MINAS GERAIS Thiago Cardoso de OLIVEIRA 1 ; Antonio MALVESTITTI NETO 2 ; Marco Antônio Pereira

Leia mais

FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA

FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA FUNDAÇÃO DE ENSINO OCTÁVIO BASTOS FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO DE MASTITE COM MASTSIGO NA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS SÃO JOÃO DA BOA VISTA, SP, JULHO DE 2008.

Leia mais

QUALIDADE FÍSICO-QUIMICA E DE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS DO LEITE DE OVELHAS DA RAÇA LACAUNE

QUALIDADE FÍSICO-QUIMICA E DE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS DO LEITE DE OVELHAS DA RAÇA LACAUNE QUALIDADE FÍSICO-QUIMICA E DE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS DO LEITE DE OVELHAS DA RAÇA LACAUNE Daiane Karen WENTZ 1, Luisa Wolker FAVA 2 1 Bolsista PIBIC- edital n 74/2014, 2 Orientador IFC-Campus Concórdia).

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS NO LEITE DE CABRAS ALIMENTADAS COM FLEMINGIA MACROPHYLLA

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS NO LEITE DE CABRAS ALIMENTADAS COM FLEMINGIA MACROPHYLLA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS NO LEITE DE CABRAS ALIMENTADAS COM FLEMINGIA MACROPHYLLA Laryssa Rodrigues MAIA* 1, Priscila Bernardo de ANDRADE¹, Larissa SANTOS¹, Carlos Elysio Moreira da FONSECA¹, Isabel

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 RELAÇÃO ENTRE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS, COMPONENTES E MICROBIOLOGIA DO LEITE PATRÍCIA LOPES ANDRADE 1, ANA CAROLINA PORTELLA SILVEIRA 1, DANIEL FERREIRA DE ASSIS 1, RODRIGO OTAVIO DECARIA DE SALLES

Leia mais

Ms. Romeu Moreira dos Santos

Ms. Romeu Moreira dos Santos Ms. Romeu Moreira dos Santos IMUNOVIR 2016 2015 INTRODUÇÃO Termo utilizado para designar testes sorológicos realizados em meio gelificado, no qual os reagentes só se misturam por difusão Difusão simples

Leia mais

Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, 2014 Setembro; 8 (5 Supl 1):

Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, 2014 Setembro; 8 (5 Supl 1): Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal Print version ISSN 1981 2965 Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, 2014 Setembro; 8 (5 Supl 1): 478-489 http://dx.doi.org/10.5935/1981-2965.20140103

Leia mais

INFLUÊNCIA DA FASE DE LACTAÇÃO NAS PROTEÍNAS DO SORO LÁCTEO DE VACAS JERSEY

INFLUÊNCIA DA FASE DE LACTAÇÃO NAS PROTEÍNAS DO SORO LÁCTEO DE VACAS JERSEY INFLUÊNCIA DA FASE DE LACTAÇÃO NAS PROTEÍNAS DO SORO LÁCTEO DE VACAS JERSEY Raquel Fraga e Silva Raimondo, Samantha Ive Miyiashiro, Eduardo Harry Birgel Junior Centro de Pesquisa e Diagnóstico de Enfermidades

Leia mais

DETECÇÃO DE MASTITE SUBCLÍNICA DE ANIMAIS LACTANTES E CORRELAÇÃO DA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS COM A COMPOSIÇÃO DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE

DETECÇÃO DE MASTITE SUBCLÍNICA DE ANIMAIS LACTANTES E CORRELAÇÃO DA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS COM A COMPOSIÇÃO DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE DETECÇÃO DE MASTITE SUBCLÍNICA DE ANIMAIS LACTANTES E CORRELAÇÃO DA CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS COM A COMPOSIÇÃO DE GORDURA E PROTEÍNA DO LEITE Luryan Tairini Kagimura [Voluntária] 1, Ricardo Beffart

Leia mais

CASOS DE MASTITE SUBCLÍNICA EM VACAS LACTANTES DA RAÇA GIROLANDA NO PERÍODO SECO E CHUVOSO DO ANO, NA REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CASOS DE MASTITE SUBCLÍNICA EM VACAS LACTANTES DA RAÇA GIROLANDA NO PERÍODO SECO E CHUVOSO DO ANO, NA REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE 1 CASOS DE MASTITE SUBCLÍNICA EM VACAS LACTANTES DA RAÇA GIROLANDA NO PERÍODO SECO E CHUVOSO DO ANO, NA REGIÃO LITORAL DO RIO GRANDE DO NORTE SILVA, Andrezza Miguel da 1 CAVALCANTI, Elizete Teresinha Santos

Leia mais

COMPOSIÇÃO QUIMICA DO LEITE DE CABRAS SAANEN E A RELAÇÃO COM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* 1.

COMPOSIÇÃO QUIMICA DO LEITE DE CABRAS SAANEN E A RELAÇÃO COM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* 1. COMPOSIÇÃO QUIMICA DO LEITE DE CABRAS SAANEN E A RELAÇÃO COM DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE COLETA* Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: VILANOVA, Marcele Sousa; TOMAZEWSKY,

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITE DA UNIDADE DIDÁTICA DE BOVINOCULTURA LEITEIRA DA UNICENTRO Área Temática: Produção ou Trabalho Deonisia Martinichen (Coordenador da Ação de Extensão) Palavras-chave: Bovinos,

Leia mais

INTRODUÇÃO A mastite bovina é uma doença cosmopolita, de grande importância econômica, causada por grande número de microrganismos, principalmente bac

INTRODUÇÃO A mastite bovina é uma doença cosmopolita, de grande importância econômica, causada por grande número de microrganismos, principalmente bac Original Article RELAÇÃO ENTRE CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS (CCS) E OS RESULTADOS DO CALIFORNIA MASTITIS TEST (CMT), NO DIAGNÓSTICO DE MASTITE BOVINA THE RELATION BETWEEN SOMATIC CELL COUNT (SCC) AND

Leia mais

Avaliação do número de células somáticas do leite de bovinos da raça Jersey durante o primeiro mês de lactação

Avaliação do número de células somáticas do leite de bovinos da raça Jersey durante o primeiro mês de lactação 443 Avaliação do número de células somáticas do leite de bovinos da raça Jersey durante o primeiro mês de lactação Raquel Fraga Silva RAIMONDO 1 Fabio Celidonio POGLIANI 1 Fernanda Cavallini CYRILLO 1

Leia mais

DETECÇÃO DO VIRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA EM AMOSTRAS DE LEITE DE CABRAS PELA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) E NESTED-PCR

DETECÇÃO DO VIRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA EM AMOSTRAS DE LEITE DE CABRAS PELA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) E NESTED-PCR ARS VETERINARIA,Jaboticabal,SP,v.25, n.3, 142-146, 2009. ISSN 0102-638 DETECÇÃO DO VIRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA EM AMOSTRAS DE LEITE DE CABRAS PELA REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) E NESTED-PCR

Leia mais

Levantamento Soroepidemiológico da Artrite Encefalite Caprina em Unidades Produtivas dos Estados do Pará e Maranhão 1

Levantamento Soroepidemiológico da Artrite Encefalite Caprina em Unidades Produtivas dos Estados do Pará e Maranhão 1 Revista Agropecuária Técnica ISSN 01007467 (impresso) ISSN 25258990 (online) Levantamento Soroepidemiológico da Artrite Encefalite Caprina em Unidades Produtivas dos Estados do Pará e Maranhão 1 Claudina

Leia mais

Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina

Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina Aspectos gerais do Manejo Preventivo da Mastite Bovina Henrique José Guimarães Moreira MALUF ¹ ; Luiz Carlos MACHADO ² ; Breno Oliveira RODRIGUES 1 ; Matheus Silva LUIZ 1. ¹Graduando em Agronomia Instituto

Leia mais

LÍDIA MARIA MARQUES DOS SANTOS CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS EM LEITE DE CABRA VERSUS ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA POR IDGA E PCR

LÍDIA MARIA MARQUES DOS SANTOS CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS EM LEITE DE CABRA VERSUS ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA POR IDGA E PCR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE VETERINÁRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM HIGIENE VETERINÁRIA E PROCESSAMENTO TECNOLÓGICO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL LÍDIA

Leia mais

PREVENÇÃO, CONTROLE E TRATAMENTO DAS MASTITES BOVINAS REVISÃO DE LITERATURA

PREVENÇÃO, CONTROLE E TRATAMENTO DAS MASTITES BOVINAS REVISÃO DE LITERATURA PREVENÇÃO, CONTROLE E TRATAMENTO DAS MASTITES BOVINAS REVISÃO DE LITERATURA TOZZETTI, Danilo Soares BATAIER, Miguel Bataier Neto ALMEIDA, Leandro Rafael de d_tozzetti@hotmail Discentes da Faculdade de

Leia mais

Infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina no Rio Grande do Norte

Infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina no Rio Grande do Norte Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.57, n.6, p.726-731, 2005 Infecção pelo vírus da artrite encefalite caprina no Rio Grande do Norte [Infection by caprine arthritis-encephalitis virus in Rio Grande do Norte

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUANTIFICAÇÃO BACTERIANA DE VACAS GIROLANDAS DO PARTO AOS 180 DIAS DE LACTAÇÃO

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUANTIFICAÇÃO BACTERIANA DE VACAS GIROLANDAS DO PARTO AOS 180 DIAS DE LACTAÇÃO CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E QUANTIFICAÇÃO BACTERIANA DE VACAS GIROLANDAS DO PARTO AOS 180 DIAS DE LACTAÇÃO Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: ( ) Médio ( ) Superior ( X ) Pós-graduação

Leia mais

Variação da contagem de células somáticas em vacas leiteiras de acordo com patógenos da mastite

Variação da contagem de células somáticas em vacas leiteiras de acordo com patógenos da mastite Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.61, n.5, p.1015-1020, 2009 Variação da contagem de células somáticas em vacas leiteiras de acordo com patógenos da mastite [Somatic cell counts variation in dairy cows according

Leia mais

Mastite. Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral

Mastite. Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral Mastite Gustavo H. Barramansa Thaylene Maria do Amaral Introdução Mastite ou Mamite é a inflamação da glândula mamária, causado por microrganismos. Essa inflamação da glândula mamária tem por objetivos

Leia mais

Caroline Tochetto 2 ; Adriana Carla Balbinot 3 ; Talita Carina Bogoni 4 ; Diogenes Dezen 5 INTRODUÇÃO

Caroline Tochetto 2 ; Adriana Carla Balbinot 3 ; Talita Carina Bogoni 4 ; Diogenes Dezen 5 INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO E PADRONIZAÇÃO DE UM ENSAIO IMUNOENZIMÁTICO (ELISA) PARA DETECÇÃO DE ANTICORPOS CONTRA O VÍRUS DA LEUCOSE BOVINA (VLB): resultados preliminares 1 Caroline Tochetto 2 ; Adriana Carla Balbinot

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA

ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA ANÁLISE DA QUALIDADE DO LEITE UTILIZANDO O TESTE (CMT) NO DIAGNOSTICO DE MASTITE SUBCLÍNICA FERNANDES, K. R. 1 ; VILELA, V. L. D. 2 1 Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FAP 2

Leia mais

PREVALÊNCIA E ETIOLOGIA INFECCIOSA DA MASTITE BOVINA

PREVALÊNCIA E ETIOLOGIA INFECCIOSA DA MASTITE BOVINA PREVALÊNCIA E ETIOLOGIA INFECCIOSA DA MASTITE BOVINA RIBAS, B.P.(1); PERES, B.P.(1); MENDONÇA, B.S.(1); MORAIS, C.B.(1); VITORINO, D.C.A.(1); FABRIS, I.A.(1); CALLEFE, J.L.R. (1); SILVA, L.A.C. (1); FERREIRA,

Leia mais

CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DE CAPRINOS SADIOS E INFECTADOS PELO LENTIVÍRUS DE PEQUENOS RUMINANTES EM SOBRAL-CE

CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DE CAPRINOS SADIOS E INFECTADOS PELO LENTIVÍRUS DE PEQUENOS RUMINANTES EM SOBRAL-CE CARACTERÍSTICAS SEMINAIS DE CAPRINOS SADIOS E INFECTADOS PELO LENTIVÍRUS DE PEQUENOS RUMINANTES EM SOBRAL-CE Elizângela Pinheiro Pereira 1 ; Rosivaldo Quirino Bezerra Junior 2 ; João Ricardo Furtado 3

Leia mais

SOROPREVALÊNCIA DE MAEDI-VISNA EM OVINOS DA RAÇA SANTA INÊS NOS MUNICÍPIOS DA GRANDE VITÓRIA ES ABSTRACT

SOROPREVALÊNCIA DE MAEDI-VISNA EM OVINOS DA RAÇA SANTA INÊS NOS MUNICÍPIOS DA GRANDE VITÓRIA ES ABSTRACT SOROPREVALÊNCIA DE MAEDI-VISNA EM OVINOS DA RAÇA SANTA INÊS NOS MUNICÍPIOS DA GRANDE VITÓRIA ES Graziela Barioni 1, Lívia Volpe Pereira 2, Marcus Alexandre Vaillant Beltrame 3, Pauliana Tesoline 2 e Marcos

Leia mais

Efeito da temperatura e do tempo de armazenamento sobre a contagem de células somáticas no leite

Efeito da temperatura e do tempo de armazenamento sobre a contagem de células somáticas no leite Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.57, n.5, p.830-834, 2005 Efeito da temperatura e do tempo de armazenamento sobre a contagem de células somáticas no leite [Effects of temperature and storage on somatic

Leia mais

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral MASTITE BOVINA

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral MASTITE BOVINA MASTITE BOVINA BENEDETTE, Marcelo Francischinelli SILVA, Danilo da ROCHA, Fábio Perón Coelho da SANTOS, Denise Almeida Nogueira dos COSTA, Eduardo Augusto D Alessandro Acadêmicos da Faculdade de Medicina

Leia mais

DETECÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAEV) PELA IMUNODIFUSÃO EM GEL DE AGAROSE (IDGA) E REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR)

DETECÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAEV) PELA IMUNODIFUSÃO EM GEL DE AGAROSE (IDGA) E REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) DETECÇÃO DA INFECÇÃO PELO VÍRUS DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAEV) PELA IMUNODIFUSÃO EM GEL DE AGAROSE (IDGA) E REAÇÃO EM CADEIA DA POLIMERASE (PCR) Lídia Maria Marques dos Santos 1, Elmiro Rosendo do

Leia mais

Leite de qualidade LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL. Leite de Qualidade. Histórico 30/06/ Portaria 56. Produção Identidade Qualidade

Leite de qualidade LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL. Leite de Qualidade. Histórico 30/06/ Portaria 56. Produção Identidade Qualidade Leite de Qualidade Leite de qualidade Histórico LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL Getúlio Vargas 29 de março de 1952 RIISPOA Decreto nº 30.691 Brasil Mercosul (Anos 90) Ministério da Agricultura 1998 Grupo

Leia mais

PROCEDIMENTO DE COLETA DE LEITE PARA ANÁLISES. Guilherme Nunes de Sousa Luciano Castro Dutra de Moraes Letícia Mendonça

PROCEDIMENTO DE COLETA DE LEITE PARA ANÁLISES. Guilherme Nunes de Sousa Luciano Castro Dutra de Moraes Letícia Mendonça PROCEDIMENTO DE COLETA DE LEITE PARA ANÁLISES Guilherme Nunes de Sousa Luciano Castro Dutra de Moraes Letícia Mendonça ANÁLISES DE LEITE Contagem total de bactérias (CTB), contagem de células somáticas

Leia mais

CORRELAÇÃO ENTRE OS COMPONENTES QUÍMICOS DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE CAÇU GOIÁS

CORRELAÇÃO ENTRE OS COMPONENTES QUÍMICOS DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE CAÇU GOIÁS CORRELAÇÃO ENTRE OS COMPONENTES QUÍMICOS DO LEITE CRU REFRIGERADO PRODUZIDO NO MUNICÍPIO DE CAÇU GOIÁS Paulo Victor Toledo LEÃO* 1, Marco Antônio Pereira da SILVA¹, Maria Siqueira de LIMA¹, Luana Caroline

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE CONTAMINAÇÃO DO LEITE PRODUZIDO EM UMA PROPRIEDADE DE CAPRINOS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO-RS

IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE CONTAMINAÇÃO DO LEITE PRODUZIDO EM UMA PROPRIEDADE DE CAPRINOS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO-RS IDENTIFICAÇÃO DE PONTOS DE CONTAMINAÇÃO DO LEITE PRODUZIDO EM UMA PROPRIEDADE DE CAPRINOS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO-RS IDENTIFICATION OF MILK CONTAMINATION POINTS IN A GOAT FARM IN VIAMÃO, RIO GRANDE DO SUL,

Leia mais

Medicina Veterinária, Recife, v.5, n.1, p.7-11, jan/mar, 2011 ISSN

Medicina Veterinária, Recife, v.5, n.1, p.7-11, jan/mar, 2011 ISSN Medicina Veterinária, Recife, v.5, n.1, p.7-11, jan/mar, 2011 ISSN 1809-5678 Detecção do vírus da Artrite Encefalite Caprina em pulmão, glândula mamária, cérebro e líquido sinovial de ( Detection of Caprine

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1 325 CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E BACTERIANA DO LEITE CRU REFRIGERADO INDIVIDUAL E COMUNITÁRIO DE PROPRIEDADES RURAIS DO VALE DO RIO DOCE (MG) 1 Thales Marcondes Ferreira Santos 2, Isabela de Castro

Leia mais

Frequência e etiologia da mastite caprina na região do Cariri paraibano. ArtigoCientífico/ScientificArticle

Frequência e etiologia da mastite caprina na região do Cariri paraibano. ArtigoCientífico/ScientificArticle Medicina Veterinária, Recife, v.4, n.1, p.1-5, jan/mar, 2010 ISSN 1809-5678 Frequência e etiologia da mastite caprina na região do Cariri paraibano (Frequency and etiology of goat mastitis on the region

Leia mais

PREVALÊNCIA DO VÍRUS DA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA EM REBANHOS DE GADO LEITEIRO DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA, SC

PREVALÊNCIA DO VÍRUS DA LEUCOSE ENZOÓTICA BOVINA EM REBANHOS DE GADO LEITEIRO DO MUNICÍPIO DE CONCÓRDIA, SC I Mostra de Iniciação Científica I MIC 23 e 24 de setembro de 2011 Instituto Federal Catarinense Campus Concórdia Concórdia SC INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE- Campus Concórdia PREVALÊNCIA DO VÍRUS DA LEUCOSE

Leia mais

Kellen Nayara de Souza e Sérgio Domingues

Kellen Nayara de Souza e Sérgio Domingues 236 INFLUÊNCIA DE PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DO LEITE NA DETECÇÃO DE MASTITE SUBCLÍNICA BOVINA POR CONDUTIVIDADEELÉTRICA1 Leonardo Faria Santos2, Kamila Soares Coelho3, Adriano França da Cunha4, Mariana

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite

Programa Analítico de Disciplina ZOO436 Produção de Bovinos de Leite 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Ciência Animal Brasileira Suplemento 1, 2009 Anais do VIII Congresso Brasileiro de Buiatria

Ciência Animal Brasileira Suplemento 1, 2009 Anais do VIII Congresso Brasileiro de Buiatria EFEITO DA SUPLEMENTAÇÃO IN VITRO DE SELÊNIO SOBRE A PRODUÇÃO INTRACELULAR DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO EM CÉLULAS POLIMORFONUCLEARES DE BOVINOS: IMPLICAÇÕES NA RESISTÊNCIA À MASTITE Fernando N. Souza 1, Maiara

Leia mais

Detecção da infecção pelo vírus da artrite-encefalite caprina: imunodifusão em ágar e reação em cadeia da polimerase com primers degenerados

Detecção da infecção pelo vírus da artrite-encefalite caprina: imunodifusão em ágar e reação em cadeia da polimerase com primers degenerados Detecção da infecção pelo vírus da artrite-encefalite caprina: imunodifusão em ágar e reação em cadeia da polimerase com primers degenerados [Detection of caprine arthritis-encephalitis virus infection:

Leia mais

Ciência Animal Brasileira Suplemento 1, 2009 Anais do VIII Congresso Brasileiro de Buiatria

Ciência Animal Brasileira Suplemento 1, 2009 Anais do VIII Congresso Brasileiro de Buiatria INFLUÊNCIA DA MASTITE SUBCLÍNICA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICA DO LEITE DE OVELHAS SANTA INÊS EM DIFERENTES FASES DA LACTAÇÃO: ESTUDO PRELIMINAR Eduardo Levi de Sousa Guaraná 1, Rogério Adriano

Leia mais

Avaliação da Massa Corporal e do Índice Articular Clínico em Caprinos portadores do Vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV)

Avaliação da Massa Corporal e do Índice Articular Clínico em Caprinos portadores do Vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV) Avaliação da Massa Corporal e do Índice Articular Clínico em Caprinos portadores do Vírus da Artrite-Encefalite Caprina (CAEV) Darly Araujo de Abreu 1, Alice Andrioli 2, Roberta Lomonte Lemos de Brito

Leia mais

Enumeração de células somáticas em leite caprino na Paraíba

Enumeração de células somáticas em leite caprino na Paraíba 111 Enumeração de células somáticas em leite caprino na Paraíba Daniel Farias Marinho do Monte 1, Celso José Bruno de Oliveira 2, José Fábio Paulino de Moura 3, Wellington Dias Lopes Júnior 4 Recebido

Leia mais

AVALIAÇÃO IN VITRO DA QUALIDADE DO SÊMEN DE REPRODUTORES CAPRINOS PORTADORES DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAE) ATRAVÉS DE ESPERMOGRAMA.

AVALIAÇÃO IN VITRO DA QUALIDADE DO SÊMEN DE REPRODUTORES CAPRINOS PORTADORES DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAE) ATRAVÉS DE ESPERMOGRAMA. AVALIAÇÃO IN VITRO DA QUALIDADE DO SÊMEN DE REPRODUTORES CAPRINOS PORTADORES DA ARTRITE ENCEFALITE CAPRINA (CAE) ATRAVÉS DE ESPERMOGRAMA. Renato Mesquita Peixoto 1 ; Maria Layris Melo de Oliveira 2 ; Ana

Leia mais

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TRATAMENTO HOMEOPÁTICO PREVENTIVO NO CONTROLE DA MASTITE SUBCLINICA CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Medicina Veterinária INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE

Leia mais

20/05/2011. Leite de Qualidade. Leite de qualidade

20/05/2011. Leite de Qualidade. Leite de qualidade Leite de Qualidade Leite de qualidade 1 2 3 4 5 6 1 7 8 Histórico LEGISLAÇÃO DO LEITE NO BRASIL Getúlio Vargas 29 de março de 1952 RIISPOA Decreto nº 30.691 Brasil Mercosul (Anos 90) Ministério da Agricultura

Leia mais

Comparação entre o método de referência e a análise eletrônica na determinação da contagem de células somáticas do leite bovino

Comparação entre o método de referência e a análise eletrônica na determinação da contagem de células somáticas do leite bovino Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.57, n.1, p.128-132, 2005 Comparação entre o método de referência e a análise eletrônica na determinação da contagem de células somáticas do leite bovino [Comparison between

Leia mais

Rev. Bras. Saúde Prod. An. 1(3):78-83, Publicação Online da EMV da UFBA

Rev. Bras. Saúde Prod. An. 1(3):78-83, Publicação Online da EMV da UFBA Dados sorológicos sobre a presença e distribuição da artriteencefalite caprina (CAE) no Estado da Bahia, Brasil. Sorologics data of appearence and distribution of the caprine arthritisencephalitis in State

Leia mais

INFLUÊNCIA DA MASTITE NA REPRODUÇÃO DE VACAS GIROLANDO

INFLUÊNCIA DA MASTITE NA REPRODUÇÃO DE VACAS GIROLANDO INFLUÊNCIA DA MASTITE NA REPRODUÇÃO DE VACAS GIROLANDO SILVA, Lorraine Graciano 1 ; OLIVEIRA, Cleber Barbosa de 2 ; FREITAS, Bruno Balduíno Berber 3 ; MOREIRA, Édimo Fernando Alves 4 ; SANTANA, Luis Fernando

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO COLOSTRO DE BÚFALAS OBTIDO NA PRIMEIRA ORDENHA APÓS O PARTO

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO COLOSTRO DE BÚFALAS OBTIDO NA PRIMEIRA ORDENHA APÓS O PARTO CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO COLOSTRO DE BÚFALAS OBTIDO NA PRIMEIRA ORDENHA APÓS O PARTO Adriene Farias de Sousa GOMES*¹, Emerson Gabriel SILVA¹, Ingrid Laíse Silvestre de OLIVEIRA¹, Rhaabe Dayane

Leia mais

CONTROLE DA MASTITE E COLETA DE LEITE

CONTROLE DA MASTITE E COLETA DE LEITE CONTROLE DA MASTITE E COLETA DE LEITE POR QUE CONTROLAR A MASTITE A mastite é uma inflamação da glândula mamária, causada pela por diversos tipos de microrganismos, principalmente, bactérias. É uma doença

Leia mais

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping.

Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Avaliação da porcentagem de Gordura em vacas leiteiras tratadas com diferentes sanitizantes no manejo pré e pós dipping. Gian Carlos Nascimento 1 ; Jéssica Alana Coutinho de Andrade Bolina 1; Thaís Matos

Leia mais

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E VIABILIDADE CELULAR EM CABRAS COM MASTITE SUBCLÍNICA POR STAPHYLOCOCCUS SPP. RESUMO

CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E VIABILIDADE CELULAR EM CABRAS COM MASTITE SUBCLÍNICA POR STAPHYLOCOCCUS SPP. RESUMO 445 CONTAGEM DE CÉLULAS SOMÁTICAS E VIABILIDADE CELULAR EM CABRAS COM MASTITE SUBCLÍNICA POR STAPHYLOCOCCUS SPP. RESUMO Sandra Renata Sampaio Salaberry 1 André Becker Simões Saidenberg Eveline Zuniga Fernanda

Leia mais

Determinação da acidez titulável em leite de cabras SRD criadas em sistema extensivo na região de Petrolina, Pernambuco

Determinação da acidez titulável em leite de cabras SRD criadas em sistema extensivo na região de Petrolina, Pernambuco 389 Determinação da acidez titulável em leite de cabras SRD criadas em sistema extensivo... Determinação da acidez titulável em leite de cabras SRD criadas em sistema extensivo na região de Petrolina,

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Avaliação da qualidade do leite de um rebanho bovino

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Avaliação da qualidade do leite de um rebanho bovino PEREIRA, L.C.M. et al. Avaliação da qualidade do leite de um rebanho bovino. PUBVET, Londrina, V. 4, N. 17, Ed. 122, Art. 828, 2010. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Avaliação da

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Relação entre os níveis séricos de ácidos graxos não esterificados ao parto e a incidência de doenças periparturientes

Leia mais

O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares 2

O DEAg- UNIJUÍ na Rede Leite: Contribuição nas Ações Interdisciplinares 2 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE LEITE EM UMA UNIDADE DE PRODUÇÃO INSERIDA NA REDE LEITE- MUNICÍPIO DE AUGUSTO PESTANA 1 EVALUATION OF MILK QUALITY IN A PRODUCTION UNIT INSERTED IN THE REDELEITE - COUNTY OF AUGUSTO

Leia mais

SENSIBILIDADE IN VITRO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADOS DE AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS COM MASTITE SUBCLÍNICA

SENSIBILIDADE IN VITRO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADOS DE AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS COM MASTITE SUBCLÍNICA Ciência Animal Brasileira 1(1): 53-57, jan./jun. 2000 43 SENSIBILIDADE IN VITRO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADOS DE AMOSTRAS DE LEITE DE VACAS COM MASTITE SUBCLÍNICA MARIA AUXILIADORA ANDRADE 1, FRANCISCO

Leia mais

Rev. Bras. Saúde Prod. An. 1(2):42-47; Publicação Online da EMV - UFBA

Rev. Bras. Saúde Prod. An. 1(2):42-47; Publicação Online da EMV - UFBA Características físico-químicas e microbiológicas do leite de vacas sem alterações ao exame físico da glândula mamária e com alta contagem de células somáticas. DELLA LIBERA, A.M.M.P.; ARAUJO, W.P.; COSTA,

Leia mais

ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E CITOLÓGICOS DO LEITE NA MASTITE CAPRINA SUBCLÍNICA RESUMO

ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E CITOLÓGICOS DO LEITE NA MASTITE CAPRINA SUBCLÍNICA RESUMO 115 ASPECTOS MICROBIOLÓGICOS E CITOLÓGICOS DO LEITE NA MASTITE CAPRINA SUBCLÍNICA RESUMO Helio Langoni 1* Juliana Cristina Cardoso Citadella 2 Gustavo Puglia Machado 3 Patrícia Yoshida Faccioli 3 Simone

Leia mais

TÍTULO: MENSURAÇÃO DE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS E DOSAGEM DE GLICOSE PLASMÁTICA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE LACTAÇÃO EM VACAS LEITEIRAS.

TÍTULO: MENSURAÇÃO DE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS E DOSAGEM DE GLICOSE PLASMÁTICA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE LACTAÇÃO EM VACAS LEITEIRAS. TÍTULO: MENSURAÇÃO DE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS E DOSAGEM DE GLICOSE PLASMÁTICA EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE LACTAÇÃO EM VACAS LEITEIRAS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

Comunicado Técnico. Artrite encefalite caprina viral: um alerta aos produtores. Introdução

Comunicado Técnico. Artrite encefalite caprina viral: um alerta aos produtores. Introdução Comunicado Técnico 139 ISSN 1808-9984 Petrolina, PE Dezembro, 2009 Artrite encefalite caprina viral: um alerta aos produtores Daniel Maia Nogueira 1, Raymundo Rizaldo Pinheiro 2, Francisco Selmo Fernandes

Leia mais

Mastites e Contagem de Células Somáticas na Bovinocultura de Leite

Mastites e Contagem de Células Somáticas na Bovinocultura de Leite Mastites e Contagem de Células Somáticas na Bovinocultura de Leite Carolina Antunes Neves Mastite Definição: é uma reação inflamatória da glândula mamária, caracterizada por alterações físico-químicas

Leia mais

PROTOCOLO DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS DA RAÇA HOLANDESA 1

PROTOCOLO DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS DA RAÇA HOLANDESA 1 PROTOCOLO DE INDUÇÃO DE LACTAÇÃO EM VACAS E NOVILHAS DA RAÇA HOLANDESA 1 Karine Weiand Szambelan 2, Mariani Schmalz Lindorfer 3, Denize Da Rosa Fraga 4. 1 Relato de Caso acompanhado durante o Estágio Extra

Leia mais

Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.65, n.5, p , 2013

Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.65, n.5, p , 2013 Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.65, n.5, p.1403-1408, 2013 Correlação entre a contagem automática de células somáticas e a porcentagem de neutrófilos pela citometria de fluxo e pela técnica de citocentrifugação

Leia mais

AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ.

AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS BAMBUÍ. comii Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí II Jornada Científica 19 a 23 de Outubro de 2009 AVALIAÇÃO DE MASTITE CLINICA E SUBCLINICA NO SETOR DE BOVINOCULTURA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS

Leia mais

Evaluation of health condition parameters influencing on milk quality

Evaluation of health condition parameters influencing on milk quality http://dx.doi.org/10.5935/1981-2965.20090002 www.higieneanimal.ufc.br/ Artigo Cientifico Avaliação dos parâmetros higiênico-sanitários com influência na qualidade do leite (1) Evaluation of health condition

Leia mais

Estudo comparativo entre os testes CCS, CMT e microbiológico para o diagnóstico de mastite subclínica

Estudo comparativo entre os testes CCS, CMT e microbiológico para o diagnóstico de mastite subclínica Revista Perquirere. Patos de Minas, 14(2):12-18, maio/ago. 2017 Centro Universitário de Patos de Minas Estudo comparativo entre os testes CCS, CMT e microbiológico para o diagnóstico de mastite subclínica

Leia mais

Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.60, n.1, p.19-24, 2008

Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.60, n.1, p.19-24, 2008 Arq. Bras. Med. Vet. Zootec., v.60, n.1, p.19-24, 2008 Mastite subclínica e relação da contagem de células somáticas com número de lactações, produção e composição química do leite em vacas da raça Holandesa

Leia mais

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena

Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Implantação de boas práticas de produção de leite no Setor de Bovinocultura de Leite do IF Sudeste MG Câmpus Barbacena Thaylene Maria do Amaral 1, Bárbara Faria de Sousa 2, Ketelyn Cristina de Moraes 2,

Leia mais