CATÁLOGO DE PRODUTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CATÁLOGO DE PRODUTOS"

Transcrição

1 CATÁLOGO DE PRODUTOS

2 Alicate de Compressão Mecânica MD6 O alicate mecânico MD6 é uma ferramenta projetada para a instalação de conectores, luvas de emenda e outros tipos de conectores de compressão, permitindo uma prensagem rápida e segura. O alicate MD6 possui 2 matrizes fixas: "D3" e "O", possui travas para fixação das matrizes intercambiáveis prefixo "C" Matriz utilizada: Todas do prefixo C ou similares. CARACTERÍSTICA TÉCNICA: - Capacidade de compressão: 4 tons./ força. - Abertura para luvas e conectores: condutores de 10 a 4/0 AWG. - Opcional: estojo de lona. Dimensões: 66x20x6 cm. - Peso: 2,80kg.

3 Matriz para alicate Mecânico São utilizadas em alicates mecânicos, alicate hidráulico e são intercambiáveis com as ferramentas similares. São utilizadas para prensar uma variedade de conectores e luvas em cabos elétricos. Alicate de Compressão Hidráulica CAP. 12 ton Para instalações de conectores, luvas de emendas e conectores de compressão. Prensagem rápida e segura. Utiliza matrizes intercambiáveis do prefixo "M" ou similares. Possui um movimento giratório de 180º no cabeçote da ferramenta para melhor comodidade de operação. Possui avanço rápido e desarme automático através da válvula de segurança. As alavancas são isoladas. Capacidade de compressão: 12 Tons / Força. Abertura de Passagem: 32,5 mm. Abertura para luvas, conectores e terminais: Condutores de 10 AWG até 500 mm².

4 Alicate de Compressão Hidráulica CAP. 12 ton com cabo emborrachado Para instalações de conectores, luvas de emendas e conectores de compressão. Prensagem rápida e segura. Utiliza matrizes intercambiáveis do prefixo "M" ou similares. Possui um movimento giratório de 180º no cabeçote da ferramenta para melhor comodidade de operação. Possui avanço rápido e desarme automático através da válvula de segurança. As alavancas são isoladas. Capacidade de compressão: 12 Tons / Força. Abertura de Passagem: 32,5 mm. Abertura para luvas, conectores e terminais: Condutores de 10 AWG até 500 mm².

5 Conjunto de bomba e cabeçote para longa distância Para instalações de conectores, luvas de emendas e conectores de compressão a longa distância. Prensagem rápida e segura. Utiliza matrizes intercambiáveis do prefixo "M" ou similares. Possui um movimento giratório de 180º no cabeçote da ferramenta para melhor comodidade de operação. Possui avanço rápido e desarme automático através da válvula de segurança. As alavancas são isoladas. Capacidade de compressão: 12 Tons / Força. Abertura de Passagem: 32,5 mm. Abertura para luvas, conectores e terminais: Condutores de 10 AWG até 500 mm².

6 Matriz para alicate Hidráulico São utilizadas em alicates hidráulico, cabeçotes prensas com adaptador) e são intercambiáveis com as ferramentas similares. São utilizadas para prensar uma variedade de conectores e luvas em cabos elétricos. São fornecidas do tipo circunferêncial ou hexagonal, de acordo com o tipo de conector ou luva.

7 Load Buster (dispositivo abertura de carga 24,5 ou 34,5 kv) Loadbuster o original é leve, fácil de usar ferramenta de chaveamento portátil para uso com desconecta, recortes, fusíveis, e limitadores de fusível. Trazem a capacidade de comutação de carga através de 34,5 kv e 600 ampères nominais, 900 ampères máximos para o seu sistema de distribuição aéreo. Loadbuster instalação cortes e custos de operação. Não há nenhuma necessidade para interruptores de carga em cada dispositivo. Procedimentos de mudança são muito simplificadas. Minimizando a duração e o alcance das falhas. Este robusto, confiável dispositivo interrompe sem arco externo, que satisfaça os requisitos da OSHA para a abertura de circuitos sob carga. Loadbuster está disponível em dois modelos de sistema de correspondência: 14.4/25 kv nominal, máximo de 27 kv 25/34.5 kv nominal, máximo de 38 kv Tanto a interrupção de até 600 ampères nominal, máximo de 900 ampères. São aplicáveis determinadas restrições de aplicação, especialmente no que diz respeito à mudança de um único pólo de aterrados-primário transformadora trifásica ou bancos de transformadores monofásicos. Loadbuster ferramentas também possuem componentes internos redesenhados para a vida operacional reforçada - agora entre as operações de inspeção e manutenção. O termo refere-se ao direito misto de uma mistura de correntes de linha de carga, distribuição, correntes de magnetização do transformador, postes-correntes bancárias top capacitor, e paralelo moderada ou correntes de carga loop, com a mudança ocasional das correntes de carga mais pesada. OPERAÇÃO ADEQUADA A operação é simples e segura. A âncora do LOADBUSTER é simplesmente presa ao gancho da chave seccionadora, da chave fusível ou fusível de potência: então o olhal é preso ao gancho do olhal da LOADBUSTER e mantido preso pela trava. Um puxão firme e contínuo para baixo abre o dispositivo de manobra e dispara a LOADBUSTER, interrompendo o circuito não há arco externo nem queima de contatos. A LOADBUSTER pode ser instantaneamente rearmada para a próxima operação.

8 Ferramenta Ampact de Martelo ou Botão Essa ferramenta facilita o trabalho de instalação dos conectores cunha, oferecendo segurança e rapidez ao operador. Pode ser utilizada com cartuchos poliméricos ou metálicos. Uma Característica: garante uma perfeita e segura aplicação ou remoção dos conectores cunha liga alumínio e cobre. Material: aço 1010 / 1020 / 1045 temperados. Aplicação: utiliza cartuchos poliméricos ou metálicos identificados por cor, de acordo com o modelo do conector, amarelo, azul ou vermelho. Esticador para cabo de alumínio 6 A 1/0 Esticador para cabo elétrico ou telefônico. Perfil do mordente: V simples c/03 pontos de fixação de cabos de pequeno diâmetro. Característica técnica: Diâmetro de cabo mínimo: 5,08 mm Diâmetro do cabo máximo: 10,16 mm Carga máxima: 800 kgf.

9 Esticador para cabo 4 A 2/0 Esticador para cabo elétrico ou telefônico. Perfil do mordente: V simples c/03 pontos de fixação de cabos de pequeno diâmetro. Característica técnica: Diâmetro de cabo mínimo: 7,87 mm Diâmetro do cabo máximo:13,46mm Carga máxima: 800 kgf. Esticador para cabo 336 Esticador para cabo elétrico ou telefônico. Perfil do mordente: V simples c/03 pontos de fixação de cabos de pequeno diâmetro. Característica técnica: Diâmetro de cabo mínimo: 13,46 mm Diâmetro do cabo máximo: 18,80mm Carga máxima: kgf.,

10 Esticador para cabo 636 Esticador para cabo elétrico ou telefônico. Perfil do mordente: V simples c/03 pontos de fixação de cabos de pequeno diâmetro. Característica técnica: Diâmetro de cabo mínimo: 19,80 mm Diâmetro do cabo máximo: 22,35mm Carga máxima: kgf. Esticador para cabo de aço. Esticador especial para cordoalhas de aço EHS. Mordente paralelo, com perfil redondo estriado, apresenta o máximo contato com o cabo. Característica Técnica: Diâmetro mínimo do cabo: 3,00 mm Diâmetro máximo do cabo: 12,00 mm / Carga máxima: 2300 Kgf.

11 Esticador de correia para cabo CA/CAA Esticador de condutores, com gancho giratório em aço e trava regulável serrilhada, correia em borracha. Dimensão: Comprimento: 4500 mm. Estropo de aço todos os tamanhos Estropo de aço com diâmetro e comprimento de acordo com suas necessidades.

12 Material utilizado para içamento de transformadores. Estropo de corrente com laudo Estropo de nylon Os Estropos de Nylon com Argolas são confeccionados com tirante de nylon, proporcionando mais maleabilidade e aderência, sem causar danos ao objeto a ser movimentado. São fornecidos em tcomprimentos distintos com capacidade de carga iguais nas três configurações: cesta, forca e vertical. Nas suas extremidades há argolas de aço com tratamento superficial em formato "D", o que permite mais facilidade em sua instalação à distância com Bastão Isolante.

13 Carretilha para cabos multiplexados Carretilha para lançamento do cabo Multiplex BT/MT, adequada para conjunto de cabos até 86 mm de diâmetro externo (cabo 3x185mm2 + 9,5mm), corpo em aço carbono, zincado a quente. Massa = 12 kg máxima. Carretilha para rede protegida Carretilha para acomodar os cabos fase durante o lançamento simultâneo das três fases ou tangência. Possui uma roldana de alumínio em sua parte superior que, apoiada no cabo mensageiro, corre sobre ele sustentando a carretilha com os cabos fase. Na parte inferior possui três roldanas em polímero de alta resistência onde os cabos fase são acomodados e fixados através de um braço prisioneiro articuláveis, não deixando que eles se soltem.

14 Carretilha linhas de transmissão - 01 condutor Carretilha para lançamento de um condutor, com ou sem roldana de aterramento. Polia em liga de alumínio, revestida de borracha sintética vulcanizada por meio de molde de alta pressão ou cinta de borracha, montada sobre rolamentos e estrutura em aço galvanizado ou pintado. Massa=5 a 25 kg. Carretilha para içamento CAP. 450 dan Carretilha para tracionamento e elevações de materiais. Com dispositivo para engatar e desengatar a corda rapidamente na roldana possui dois rolamentos que reduz o esforço físico do operador. Fabricada em alumínio liga, gancho em aço especial com tratamento anti-corrosivo. Carga de trabalho: 450kgs.

15 Guincho portátil cap / 2000 kg. Talha tirfor cap.1600/3200 kg Robusto, ideal para movimentar cargas em qualquer posição sobre grandes distâncias. Possui carcaça muito resistente produzida em chapa de aço estampada. A dimensão da alavanca permite uma operação sem grande esforço aumentando a velocidade de trabalho.

16 Patesca com gancho / kg Modelo - Patescas de Chapas de Aço com Gancho Ø EXTERNO DA ROLDANA CAPACIDADE (toneladas) PESO (em KG) CÓDIGO POLEGADAS MM Ø DO CABO 4" 100 ¼" A 3/8" 1 1, " 150 ½" A 5/8" 2 7, " 205 ½" A 5/8" 4 15, " 255 5/8" A ¾" 8 29, " 305 ¾" A 7/8" " 330 7/8" A 1" " 355 7/8" A 1" " 410 1" A 1,1/8" ,1/2" 520 1,1/8" A 1,3/8" " 610 1,3/8" A 1,1/2" Carretilha lanc. cabos em ângulo. Carretilha para lançamento dos cabos fase em estruturas tipo "C" em ângulo ou em tangente, tendo para isso duas funções para fixação nessas estruturas. Será necessária uma carretilha para cada fase durante o lançamento. Possui apenas uma roldana de alumínio, no corpo existe um braço articulável para não deixar que o cabo se solte durante o lançamento.

17 Carretilha remoção condutores. Carretilha para remoção e substituição simultânea da rede convencional. É fixada ao poste através de braçadeiras e possui três roldanas confeccionadas em material polimérico de alta resistência, onde ficam apoiados os cabos a serem retirados. Sozinha faz um ângulo de até 45 graus com seu braço articulável. Carretilha para cabo mensageiro. Carretilha para lançamento do cabo mensageiro em ângulo ou tangente em estruturas tipo "C". Instalada no braço "C" nas furações dos isoladores de pino, serve de suporte para o cabo mensageiro durante o seu lançamento, não deixando que ele se solte.

18 Carretilha para puxamento Cabos Fase. Carretilha para puxamento dos três cabos fase simultaneamente durante o lançamento. Possui uma roldana de alumínio que, colocada no cabo mensageiro, serve de apoio para o conjunto. Em seu corpo possui um braço com dois anéis fixos, onde de um lado é amarrado o piloto e do outro são fixadas as fases através da camisa de puxamento. Alicate universal isolado 1000 v Ferramentas isoladas com excelente qualidade de acabamento, com cobertura de PVC inquebrável e anti-chama, isolação de qualidade internacional, de 1000 v em corrente alternada e 1500 v em corrente contínua, vendidas em kits ou separadamente, utilizadas em trabalhos de manutenção e reparos em instalações e painéis de Baixa Tensão.

19 Alicate bomba d'água isolado Ferramentas isoladas com excelente qualidade de acabamento, com cobertura de PVC inquebrável e anti-chama, isolação de qualidade internacional, de 1000 v em corrente alternada e 1500 v em corrente contínua, vendidas em kits ou separadamente, utilizadas em trabalhos de manutenção e reparos em instalações e painéis de Baixa Tensão. Chave ajustável 8, 10 e 12 isolada 1000v Ferramentas isoladas com excelente qualidade de acabamento, com cobertura de PVC inquebrável e anti-chama, isolação de qualidade internacional, de 1000 v em corrente alternada e 1500V em corrente contínua, vendidas em kits ou separadamente, utilizadas em trabalhos de manutenção e reparos em instalações e painéis de Baixa Tensão.

20 Chave isolada para tensão de trabalho ate volts. Chave canhão 3/8 e 7/16 isolada 1000 v Chave de fenda isolada Ferramentas isoladas com excelente qualidade de acabamento, com cobertura de PVC inquebrável e anti-chama, isolação de qualidade internacional, de 1000 v em corrente alternada e 1500 v em corrente contínua, vendidas em kits ou separadamente, utilizadas em trabalhos de manutenção e reparos em instalações e painéis de Baixa Tensão.

21 Escova em "V" para Condutor de limpeza Possui cerdas de aço que permitem excelente Pressão ao entorno do condutor durante a limpeza. Disponíveis com encaixe universal para acoplamento no bastão universal, com empunhadura para manual (desde que utilizadas com luvas isolantes). Chave Catraca Ferramentas isoladas com excelente qualidade de acabamento, com cobertura de PVC inquebrável e anti-chama, isolação de qualidade internacional, de 1000 v em corrente alternada e 1500V em corrente contínua, vendidas em kits ou separadamente, utilizadas em trabalhos de manutenção e reparos em instalações e painéis de Baixa Tensão.

22 Cabeçote de manobra ICC Cabeçote de manobra com encaixe universal, confeccionado em chapa de aço carbono e encaixe universal em bronze ou latão. Aplicado em manobra de chaves corta circuito e cartucho fusível. Adaptado para o terminal ICC na amarração da linha de vida. Cabeçote para abertura de chave Cabeçote p/ manobra de chaves, colocação e retirada de fusíveis, fabricado em liga de bronze alumínio de alta resistência, ângulo 90º, com encaixe universal padronizado. Aplicação: É próprio p/ as operações de abertura e fechamento de chaves faca, fusíveis, remoção e colocação de peso por aproximação: 0,20kg

23 Cabeçote anti-queda cartucho Dispositivo anti-queda de cartucho passante, utilizado em trabalhos de manutenção para troca de cartucho em chave fusível na distribuição de rede. Extrator para conector cunha (ampactinho) Extrator corpo em aço temperado, mola em aço com tratamento anti-corrosivo ou inox, corda em nylon, mosquetão de aço, latão ou alumínio.

24 Cabeçote para Grampos de Aterramento Cabeçote de manobra automático, usado p/ instalação de grampo de aterramento com parafuso olhal em linhas aéreas e barramentos de subestação fabricados em alumínio liga, com encaixe universal padronizado. Cabeçote automático com travamento por meio sem esfera e pressão por mola regulável. Bolsa p/ varas de manobra de 3 a 6 elementos Para guardar e transportar varas de manobra, fabricada em lona impermeável fio 10, com fundo reforçado, alça em couro, tampa e fechamento por meio de fivela.

25 Bolsa p/ varas telescópicas Para guardar e transportar varas de manobra telescópicas de todos os tamanhos, fabricada em lona impermeável fio 10, com fundo reforçado, alça em couro, tampa e fechamento por meio de fivela. Bolsa para ferramentas Bolsa para guardar e transportar ferramentas e equipamentos de proteção individual, em lona impermeável fio 10, fundo reforçado com cravos na base para melhor apoio ao chão, armação em aço galvanizado, alça em sola e porta cadeado.

26 Balde de Lona Balde em lona impermeável utilizado para içamento de materiais. Bolsa para aterramento de ferragem Bolsa em lona impermeável para bastão de aterramento, com fechamento em zíper para facilitar o acondicionamento do equipamento.

27 Bolsa para capacete Para guardar e transportar capacetes, em lona impermeável fio 10, alça de nylon e fechamento c/ zíper. Com ou sem porta óculos. Bolsa para lençol Bolsa para transportar lençóis isolantes, em lona impermeável fio 10, com alça em nylon e fechamento por meio de fivela. Capacidade para 6, 8 ou 10 lençóis.

28 Bolsa para manga isolante Bolsa para guardar e transportar mangas isolantes, em lona impermeável fio 10, com alça em sola e fechamento em velcro, com e sem porta luvas. Bolsa tira colo Bolsa para transportar ferramentas de lona impermeável fio 10, com ou sem tampa, com alça tiracolo em sola e com ou sem divisória.

29 Bolsa para alicate hidráulico Bolsa para guardar e transportar alicates hidráulicos impermeáveis fio 10, com alça em couro e fechamento em velcro. Bolsa p/ alicate MD-6 Bolsa para guardar e transportar alicates MD6, em lona impermeável fio 10, com alça em couro e fechamento em velcro.

30 Conjunto vara de manobra telescópica Fabricada com tubo de fibra de vidro impregnado com resina epóxi, atende integralmente à norma ASTM F As seções ponta da VTT e VTT-3HD e VTT-3ED, de alta visibilidade, são fabricadas em fibra de vidro, cujo núcleo em espuma de poliuretano garante total isolamento, mesmo sob as mais severas condições de umidade. - A forma triangular permite que cada seção seja travada automaticamente, sem giro.

31 Conjunto vara de manobra 32 mm de 3 a 6 elementos As varas de manobra são constituídas em fibra de vidro reforçadas com resina epóxi, com alta resistência mecânica e elétrica, e protegida internamente com núcleo de poliuretano. Destacando-se pela qualidade, facilidade de manobra em abertura e fechamento de chaves, na operação de aterramentos temporários e afins. Comprimento elemento de punho: mm Comprimento intermediário: mm Comprimento das pontas: mm

32 Conjunto vara de manobra 38 mm 3 a 6 elementos As varas de manobra são constituídas em fibra de vidro reforçadas com resina epóxi, com alta resistência mecânica e elétrica, e protegida internamente com núcleo de poliuretano. Destacando-se pela qualidade, facilidade de manobra em abertura e fechamento de chaves, na operação de aterramentos temporários e afins. Comprimento elemento de punho: mm Comprimento intermediário: mm Comprimento das pontas: mm

33 Bastão pega-tudo O Bastão Pega-Tudo de acionamento externo é feito de fibra de vidro com enchimento de espuma, fabricado e testado de acordo com a norma ASTM F711 e NBR. A vara de acionamento do gancho (vara sólida de fibra de vidro de 3/8*) é montada na parte externa do bastão, para que possa ser facilmente limpa antes do uso. Fornecidos no tamanho são 2.580mm e 3.190mm.

34 Bastão aterramento de ferragem O TF-50/220 é um equipamento portátil, que permite a verificação de tensões indesejáveis, que eventualmente poderão estar presentes nos braços de luminárias, reatores, cabos mensageiros, cabos de TV e espaçadores de linha dos circuitos de distribuição aérea. O presente equipamento além de detectar tais tensões, possibilita o aterramento das partes metálicas, evitando choques nos eletricistas de manutenção. O TF-50/220 é dotado de ponta de teste, campainha, garras específicas para as partes eventualmente energizadas. O modelo TF-50/220 Auto-Teste possui um circuito incorporado que permite o teste do equipamento antes do uso

35 Carretilha dupla ação com corda e gancho Carretilha para trabalho e resgate em altura, corpo e roldanas em polímero isolante de alta resistência, gancho em aço forjado, zincado eletroliticamente e 25 metros de corda linha de vida. Mosquetão tripla-trava Mosquetão em formato pêra com tripla trava de segurança, ou seja, o usuário precisa fazer 03 (três) movimentos combinados para abrir o mosquetão. Disponíveis em aço inox ou alumínio.

36 Mosquetão dupla-trava Mosquetão em aço galvanizado, 15,5 mm de abertura, sistema de rosca e com dupla trava de segurança, ou seja, o usuário precisa fazer 2 (dois) movimentos combinados para abrir o mosquetão. Corda para linha de vida Corda estática em poliamida (nylon) na cor branca, diâmetro de 12 mm e resistência a tração de 2200 kgf. São constituídas de uma capa trançada com 48 fios, que serve para proteger a corda da abrasão, e de uma alma, composta de vários feixes contínuos de fibras de nylon 6.6, de formato espiralado, que servem para absorver o impacto. Apresenta elasticidade de cerca de 3 %.

37 Trava-Queda Dispositivo trava-quedas confeccionado de aço inox, com dispositivo automático de subida e descida sem necessidade de interferência do usuário. O sistema possui trava interna com estrias arredondadas, roldana guia da corda, dupla trava de fechamento de corpo, uma de encaixe e outra de parafuso rosqueado e é utilizado com corda de nylon de 10 a 12 mm de diâmetro. Cinto pára-quedista Cinturão utilizado em atividades a mais de 2 metros de altura do piso nas quais haja risco de queda do trabalhador. (NR ).Ideal para utilização em torres, serviços de manutenção em postes de telefonia e eletricidade, TV a cabo, manutenção em andaime e escadas.

38 Espora para poste Duplo T Espora para subir em poste duplo T. Com estribo de apoio do calcanhar e correias de couros fixas ou móveis com fechamento através de fivelas. Espora de bico para poste madeira Espora de bico para subir em poste de madeira com espigão fixado por parafuso sendo possível sua reposição. Composta por almofadas e correias em couro reguláveis. OPCIONAL: Gabarito desenvolvido para medir largura e espessura do espigão, fabricado em aço inox.

39 Instaladores de linha de vida (Agulhão e gancho) Equipamento utilizado para auxiliar a fixação de linha de vida em postes duplo T. Confeccionado em aço com diâmetro de 11 mm, podendo ser revestido com resina de PVC com resistência de 1 KV. Com o auxílio da vara telescópica a instalação da linha de vida dar-se-á do chão, protegendo os nossos usuários desde o início de seu deslocamento vertical. Aterramento temporário baixa tensão. Conjunto para baixa tensão composto por 04 grampos de aterramento em liga de alumínio com parafuso olhal e cabo cristal 25 mm. Desenvolvido de acordo com padrões e normas da CEMIG.

40 Aterramento temporário Alta tensão. Conjunto de aterramento trifásico composto por 04 grampos em liga de alumínio com parafuso olhal estriba em alumínio ou metal e cabo cristal 25 mm. Desenvolvido de acordo com padrões e normas da CEMIG. Aterramento temporário sela/neutro. Conjunto sela neutra composto por 02 grampos de aterramento em liga de alumínio, sela trapézio e cabo cristal 25 mm. Desenvolvido de acordo com padrões e normas da CEMIG. Opcional: Haste para aterramento sextavada.

41 Aterramento temporário monofásico. Conjunto para alta tensão composto por 02 grampos de aterramento em liga de alumínio com parafuso olhal e cabo cristal 25 mm. Desenvolvido de acordo com padrões e normas da CEMIG. Aterramento para linhas de transmissão Conjunto para uso das equipes de linhas no aterramento de redes aéreas de transmissão até 138KV composto por 02 grampos de aterramento sendo grampo para conexão a malha de terra, com parafuso tipo T e grampo de aterramento multiangular, com parafuso tipo olhal, cabo cristal 35 mm ou 70 mm.

42 Bastão aterramento 04 e 05 garras Bastões de aterramento BT,opcional 4 grampos com 1200 mm ou 5 grampos com 1400 mm. Grampo para aterramento Com mordentes móveis cambiável podendo ser utilizado nos mais variados perfis de barramentos Características: Corpo em alumínio; mordente liso; Parafuso de aperto tipo olhal, em bronze; Conector dos cabos em bronze, para terminal liso.

43 Grampo torção para by-pass Os grampos de Torção By-Pass são fabricados em liga de alumínio e parafusos de aperto tipo olhal em liga de bronze, adequados para trabalhos pelo método à distância, com o auxílio do Bastão de manobra. Grampo multiangular Grampo angular multiangular, utilizado para aterramento temporário em linhas de transmissão e subestação. Possibilita ao eletricista sua fácil instalação em qualquer posição de trabalho. Fabricação em alumínio liga com parafuso em latão e terminal em bronze. Disponíveis em duas capacidades de conexões: 6,5 mm a 31 mm / 6,5 mm a 73 mm.

44 Grampo aterramento para fixação Grampo de fixação fabricado em alumínio-liga com parafusos e terminais em bronze-alumínio. Possuem mordentes serrilhados, é próprio para conexão em estruturas metálicas, parafuso extra de aperto para melhor contato elétrico. Grampo pressão por mola Grampos de pressão por mola, construído em alumínio-liga, molas, lingüetas e pinos em aço com tratamento anti-corrosivo. Características Técnica: Tipo de montagem: Parafuso em "T". Capacidade de conexão Min. 5 mm / Capacidade de conexão Max. 38 mm.

45 Aterramento Rede Secundário e Isolada Aterramento rápido/temporario Linhas aéreas até 34.5 KV Aterramento rápido/temporario Linhas aéreas até 34,5 KV

46 Aterramento rápido/temporario Linhas aéreas até 34,5 KV Aterramento rápido/temporario Linhas aéreas até 22 KV

47 Aterramento rápido/temporario Linhas aéreas até 22 KV Aterramento e Curto Circuitamento Temporário Redes Secundárias (BT) 4 e 5 Garras

48 Bandeirola de sinalização Ampliar Bandeirola para sinalização, laranja fluorescente, medida de 30 x 40 cm, com 02 ilhoses ( para utilizar em escadas) ou abertura para colocação de bastão ( para utilização em cones ). Aplicação: Sinalização de trânsito, rodovias, estacionamento, obras e cargas perigosas.

Lista de Materiais para a Arena Desenho da estrutura

Lista de Materiais para a Arena Desenho da estrutura Lista de Materiais para a Arena Desenho da estrutura Desenho da estrutura (detalhes) Lista de materiais para Arena V RODEIO NACIONALDE ELETRICISTAS Lista de Materias para Arena Item Descrição Quantidade

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.02.04 REDE CONVENCIONAL TRANSFORMADORES Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Requisitos Ambientais 5. Condições Gerais 6. Estruturas Trifásicas com Transformadores 6.1. Estrutura M1 com Transformador 6.2.

Leia mais

C HAVE FUSÍVEL T IPO MZ PARA DISTRIBUIÇÃO

C HAVE FUSÍVEL T IPO MZ PARA DISTRIBUIÇÃO C HAVE FUSÍVEL T IPO MZ PARA DISTRIBUIÇÃO A Chave fusível tipo MZ foi desenvolvida para operar em redes de distribuição com tensões de 15, 27 e 38 kv. Especialmente projetada para proteger transformadores,

Leia mais

Catálogo Eletrônico. Email: montich@ Contato: (11) 2356-6456 / (11) 99857-9813 2013

Catálogo Eletrônico. Email: montich@ Contato: (11) 2356-6456 / (11) 99857-9813 2013 Catálogo Eletrônico Email: montich@ 2013 APRESENTAÇÃO A MONTICH ENGENHARIA, fundada em julho de 2013, com sede própria, hoje é especializada diretamente no seguimento de Fabricação, Projetos e Instalações

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-005 INSTALAÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO RURAL

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-005 INSTALAÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO RURAL NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-005 INSTALAÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO RURAL SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 2 2. ASPECTOS GERAIS... 2 3. EXCEÇÕES... 2 4. TENSÕES DE FORNECIMENTO...

Leia mais

CONTRATAÇÃO DO MÊS DE MARÇO 2013

CONTRATAÇÃO DO MÊS DE MARÇO 2013 GÃO ELETRONICO 000/0 999/0 0/0/0 MESES ATÉ 0/0/ JOÃO DE BARRO COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA - ME FORNECIMENTO DE RECARGAS DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO GLP, EM RECIPIENTES (BOTIJAS) DE CAPACIDADE KG E 0KG.9,00.9,00

Leia mais

REDE AÉREA (cabos condutores, tubos e isoladores) 1.00. Ampliação da SE Ariquemes Bay 15 kv Lista de Rede aérea PREÇO (R$) UNITÁRIO TOTAL

REDE AÉREA (cabos condutores, tubos e isoladores) 1.00. Ampliação da SE Ariquemes Bay 15 kv Lista de Rede aérea PREÇO (R$) UNITÁRIO TOTAL Ampliação da SE Ariquemes Bay 15 kv Lista de Rede aérea ITEM DESCRIÇÃO QUANT. 1.00 REDE AÉREA (cabos condutores, tubos e isoladores) 1.1 Cabo de alumínio com alma de aço (CAA), seção 4/0, diâmetro externo

Leia mais

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-010 PADRÕES E ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS DA DISTRIBUIÇÃO

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-010 PADRÕES E ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS DA DISTRIBUIÇÃO NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-010 PADRÕES E ESPECIFICAÇÕES DE MATERIAIS DA DISTRIBUIÇÃO NDU-010 VERSÃO 3.1 JUNHO/2013 SUMÁRIO Item Descrição Classe Desenho 1. Haste de Aço-Cobre para Aterramento...

Leia mais

Fabricamos com qualidade, a sua segurança

Fabricamos com qualidade, a sua segurança EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Telefone: () 2498-575 / 2498-866 Rua Landri Sales, 30 - Jd. Aracília Guarulhos - SP - CEP 07250-30 tecnoline@tecnoline.ind.br EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA Fabricamos com qualidade,

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO. Modelo: BALANCIM INDIVIDUAL GUINCHO DE CABO PASSANTE

MANUAL DE OPERAÇÃO. Modelo: BALANCIM INDIVIDUAL GUINCHO DE CABO PASSANTE MANUAL DE OPERAÇÃO Balancim Individual do Tipo Cadeirinha Mecânica Cabo Passante O Balancim Individual Manual AeroAndaimes é um equipamento para movimentações verticais realizadas através do guincho de

Leia mais

Instalação de Sistema Encapsulado de Medição a Transformador a Seco - SEMTS

Instalação de Sistema Encapsulado de Medição a Transformador a Seco - SEMTS 1- Ramal de Ligação Aéreo em Rede Convencional Nº Data Revisões Aprov.: Vanderlei Robadey Página 1 de 13 2- Ramal de Ligação Aéreo em Rede Compacta Nº Data Revisões Aprov.: Vanderlei Robadey Página 2 de

Leia mais

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-004 INSTALAÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO URBANA

NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-004 INSTALAÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO URBANA NORMA DE DISTRIBUIÇÃO UNIFICADA NDU-004 INSTALAÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO URBANA SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. ASPECTOS GERAIS... 1 3. EXCEÇÕES... 1 4. TENSÕES DE FORNECIMENTO...

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO

ANDAIMES E PLATAFORMAS DE TRABALHO Página: 1 de 5 ITEM TEXTO ATUAL TEXTO PROPOSTO 18.15.1 Manter 18.15.1.1 18.15.2 Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão

Leia mais

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO

MANUAL TÉCNICO JIRAU PASSANTE ELÉTRICO MANUAL TÉCNICO SUMÁRIO Introdução 03 Descrição da plataforma 04 Instruções de montagem 08 Informações de segurança 12 INTRODUÇÃO O ANDAIME SUSPENSO ELÉTRICO JIRAU é recomendado para trabalhos em altura

Leia mais

PADRONIZAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ESTRUTURAS PARA MONTAGEM DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO URBANA SECUNDÁRIA COM CABOS MULTIPLEXADOS APRESENTAÇÃO

PADRONIZAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO Título ESTRUTURAS PARA MONTAGEM DE REDES AÉREAS DE DISTRIBUIÇÃO URBANA SECUNDÁRIA COM CABOS MULTIPLEXADOS APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO 1-1 SUMÁRIO SEÇÃO 1 Apresentação SEÇÃO 2 Engastamento de postes SEÇÃO 3 Afastamentos mínimos SEÇÃO 4 Instalações básicas SEÇÃO 5 Cruzamentos SEÇÃO 6 Rabichos SEÇÃO 7 Aterramento 1 OBJETIVO

Leia mais

METODOLOGIA DE RESGATE COM LINHA DE VIDA

METODOLOGIA DE RESGATE COM LINHA DE VIDA METODOLOGIA DE RESGATE COM LINHA DE VIDA Autor Carmelindo Monteiro Neto COMPANHIA ENERGÉTICA DO CEARÁ - COELCE RESUMO Este trabalho apresenta metodologias bastante simples de instalação de linha de vida

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

03/01/2015. Sumário. Trabalho em altura. Trabalho em altura; EPI s para trabalho em altura; EPC s; Aplicação do conjunto x trabalho Conclusão.

03/01/2015. Sumário. Trabalho em altura. Trabalho em altura; EPI s para trabalho em altura; EPC s; Aplicação do conjunto x trabalho Conclusão. Andre Cavalcanti Santos Téc. em saúde e segurança do trabalho E-mail: cavalcanti_sst@hotmail.com Sumário Trabalho em altura; EPI s para trabalho em altura; EPC s; Aplicação do conjunto x trabalho Conclusão.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

A STEELFLEX, nova marca da BSB, chega ao mercado de EPIs com um portifólio de produtos diferenciados, de alta performance e design arrojado.

A STEELFLEX, nova marca da BSB, chega ao mercado de EPIs com um portifólio de produtos diferenciados, de alta performance e design arrojado. A STEELFLEX, nova marca da BSB, chega ao mercado de EPIs com um portifólio de produtos diferenciados, de alta performance e design arrojado. Com o objetivo de oferecer soluções cada vez mais eficazes para

Leia mais

TAREFAS DO V RODEIO NACIONAL DE ELETRICISTAS

TAREFAS DO V RODEIO NACIONAL DE ELETRICISTAS TAREFAS DO V RODEIO NACIONAL DE ELETRICISTAS 1 TAREFAS DO V RODEIO NACIONAL DE ELETRICISTAS P 1 - ADEQUAÇÃO DA ÁREA DE TRABALHO E INSPEÇÃO DE FERRAMENTAS, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NA ARENA. T 1 - ABERTURA

Leia mais

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO

Sumário ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.04.03 REDE MULTIPLEXADA BT - CONSTRUÇÃO Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Condições Gerais 5. Requisitos Ambientais 6. Lançamento de Condutores 7. Fixação Definitiva do Condutor 8. Identificação de Fases

Leia mais

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA.

ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. ISOTRANS IND. DE TRANSFORMADORES LTDA. TRANSFORMADORES MONOFÁSICOS DE ISOLAÇÃO COM BLINDAGEM APLICAÇÃO Os transformadores monofásicos de isolação com blindagens, magnética e eletrostática, foram desenvolvidos

Leia mais

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO

2. CARACTERÍSTICAS 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO O estabilizador portátil de câmera Tedi Cam é um equipamento de avançada tecnologia utilizado para filmagens de cenas onde há a necessidade de se obter imagens perfeitas em situações de movimento

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE

PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE PROCEDIMENTOS DE OPERAÇÃO, INSPEÇÃO E SEGURANÇA BALANCIM MANUAL TIPO CABO PASSANTE Os Andaimes Suspensos da AeroAndaimes, são caracterizados por serem versáteis, proporcionando movimentações rápidas e

Leia mais

COMPONENTES PARA ANDAIMES PROFISSIONAIS

COMPONENTES PARA ANDAIMES PROFISSIONAIS Bastidores das Torres Rolantes Disponíveis em 2 larguras (0,75 e 1,35 m) de 4 degraus (1 m) e 7 degraus (2 m) Os degraus possuem uma superfície estriada antideslizante e a distância entre degraus é de

Leia mais

Dispositivo de ancoragem com braço giratório SkyORB TM

Dispositivo de ancoragem com braço giratório SkyORB TM Dispositivo de ancoragem com braço giratório SkyORB TM Descrição O Miller SkyORB TM é um dispositivo de ancoragem portátil com braço giratório especialmente projetado para sistemas de elonamento, carregamento/

Leia mais

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras

As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras APRESENTAÇÃO As esteiras porta cabos Selftrak proporcionam movimentação eficiente e segura de cabos e mangueiras em unidades móveis de máquinas e equipamentos. Protegem cabos e mangueiras contra abrasão,

Leia mais

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS

TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS TRABALHO EM ESTRUTURAS ESPACIAIS INTRODUÇÃO: O crescente desenvolvimento das técnicas de montagem das estruturas espaciais torna, a cada dia, mais rápida a colocação das colunas e vigas, porém, os atuais

Leia mais

Rua Manilha, 140 / 144 - Vila Carrão - São Paulo - Cep 03445-050 - SP - Telefone (11) 2942 0311

Rua Manilha, 140 / 144 - Vila Carrão - São Paulo - Cep 03445-050 - SP - Telefone (11) 2942 0311 O TC20 É A EVOLUÇÃO DO GÔNDOLA INTELBRAS DESIGN RENOVADO CONSERVANDO TODAS AS SUAS QUALIDADES DESIGN ATRAENTE E EXCLUSIVO INTELBRAS TECLADO ILUMINADO ACIONADOR NO FONE (TECLA LIGA/DESLIGA) CABO TELEFÔNICO

Leia mais

ALFA (31) (31) EQUIPAMENTOS. Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, 2150 Bairro Pindorama - Belo Hte MG CEP 30.

ALFA (31) (31) EQUIPAMENTOS. Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, 2150 Bairro Pindorama - Belo Hte MG CEP 30. ALFA EQUIPAMENTOS (31) 2557-3300 (31) 3471-4358 Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek, 2150 Bairro Pindorama - Belo Hte MG CEP 30.855-500 PODADOR DE RAMAL Patente (BR20-2017-0193468) Telefone: (31) 2557-3300

Leia mais

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho.

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho. INSTRUÇÕES DE USO ANDAIME TUBULAR 1. Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. 2. O piso de trabalho dos andaimes deve

Leia mais

MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO

MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO MANUAL TÉCNICO TUBO EQUIPADO Andaime Tubo Equipado...03 Acessórios...04 Modos e Pontos de Ancoragem...05 Dicas Importantes...07 Acesso dos Andaimes...08 Informações de Segurança...09 Fotos Obras...10 Atualização

Leia mais

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS

UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS VENTILADORES AXIAL UM A M ARC A DO GRUPO ESPIRODUTOS DESCRIÇÃO E NOMENCLATURA DE VENTILADORES AXIAL Diâmetro Fabricação Aspiração Rotor Empresa Ex: EAFN 500 Diâmetro da seleção Tipo de Fabricação G = Gabinete

Leia mais

TORRE ESTAIADA ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ACESSÓRIOS

TORRE ESTAIADA ESPECIFICAÇÃO DOS MATERIAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS ACESSÓRIOS TORRE ESTAIADA A torre estaiada é a solução mais econômica por atingir grandes alturas e com elevada capacidade de carga, porém exige-se disponibilidade de terreno para sua instalação. Possui seção transversal

Leia mais

Foto Ilustrativa Código Descrição do Material

Foto Ilustrativa Código Descrição do Material Bolsa de lona para ferramenta NF 139/50 Confeccionada em lona com reforço no fundo 01 porta-cadeado Armação de alumínio Alça de couro com metal ou lona sem metal Medidas: alt. 430 mm larg. 500 mm Balde

Leia mais

MANUAL TÉCNICO. Segurança e Saúde no Trabalho ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR. Andaimes setembro/2012. Andaime Fachadeiro.

MANUAL TÉCNICO. Segurança e Saúde no Trabalho ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR. Andaimes setembro/2012. Andaime Fachadeiro. e MANUAL TÉCNICO ANDAIME TUBULAR ANDAIME TUBULAR e ANDAIME TUBULAR Objetivo Estabelecer os procedimentos que devem ser obedecidos na liberação de montagem / desmontagem de andaimes com a finalidade de

Leia mais

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado.

5 CONDIÇÕES ESPECÍFICAS 5.1 Material: A armação da caixa deve ser feita com cantoneiras de aço-carbono, ABNT 1010 a 1020, laminado. CAIXA DE MEDIÇÃO EM 34, kv 1 OBJETIVO Esta Norma padroniza as dimensões e estabelece as condições gerais e específicas da caixa de medição a ser utilizada para alojar TCs e TPs empregados na medição de

Leia mais

POLIAS DE CORRENTE PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS. Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono

POLIAS DE CORRENTE PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS. Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono POLIAS DE CORRENTE E ACESSÓRIOS PARA OPERAÇÃO DE VÁLVULAS ELEVADAS Ferro dúctil Aço inox Alumínio Aço carbono Industries, Inc. POLIAS DE CORRENTE AJUSTÁVEIS DE FERRO DÚCTIL USADAS PARA OPERAR VÁLVULAS

Leia mais

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho. Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Portuária e Construção Civil AULA 4 Prof.ª Marivaldo Oliveira COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTE MÓDULO Lançar mão dos recursos e técnicas de

Leia mais

MANUAL TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO

MANUAL TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO MANUAL TÉCNICO ANDAIME FACHADEIRO 1 SUMÁRIO Acessórios 03 Instruções de montagem 04 Dicas Importantes 10 Acesso dos Andaimes 11 Informações de Segurança 12 2 ACESSÓRIOS 3 ANDAIME FACHADEIRO INSTRUÇÕES

Leia mais

Substituição de Isoladores em Linha de Distribuição de 72,5kV com a Utilização de Andaimes Isolados. Fernando Gomes da Silva Filho

Substituição de Isoladores em Linha de Distribuição de 72,5kV com a Utilização de Andaimes Isolados. Fernando Gomes da Silva Filho XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Substituição de Isoladores em Linha de Distribuição de 72,5kV com a Utilização de

Leia mais

Linha para Piso Elevado

Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Linha para Piso Elevado Calha para piso elevado... 53 Derivações... Caixa para piso elevado... 54 Metálico... 54 Nylon... 56 Latão... 58 54 Sistemas para

Leia mais

Bastidores para fibra óptica

Bastidores para fibra óptica Apresentação A gama de armários para fibra óptica Olirack foi concebida para a instalação, protecção e isolamento de terminadores e repartidores ópticos. A fibra óptica é um filamento feito de vidro ou

Leia mais

EVOLUÇÃO QUE TRAZ RESULTADOS Industrial Agrícola Suin

EVOLUÇÃO QUE TRAZ RESULTADOS Industrial Agrícola Suin Solução completa. Da gestação à terminação. Fundada em 1979, a é referência na fabricação de equipamentos para a alimentação animal, como bebedouros e comedouros, sempre buscando acompanhar o desenvolvimento

Leia mais

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono.

CCM. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão. Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Centro de Controle de Motores Conjunto de manobra e controle de baixa tensão Painéis metálicos fabricados em aço carbono. Definição ( montado): é uma combinação de dispositivos e equipamentos de manobra,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GERAIS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS GERAIS Armários Construídos em madeira compensada laminada do tipo virola naval de 15 mm de espessura, revestido internamente laminado melamínico liso e externamente em laminado melamínico texturizado. Os que

Leia mais

MOD. 225-10.000-03/2009 - Gráfica Garilli - Agência PUC Propaganda

MOD. 225-10.000-03/2009 - Gráfica Garilli - Agência PUC Propaganda MOD. 225 -.000-03/2009 - Gráfica Garilli - Agência PUC Propaganda Rua Xavier de Toledo, 640 Vila Paulicéia São Bernardo do Campo, SP CEP: 09692-030 Geral: Tel.: (11) 4176-7877 Fax: (11) 4176-7879 E-Mail:

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins

CEMIG DISTRIBUIÇÃO. Autores. Alex Antonio Costa Carlos Miguel Trevisan Noal Eustáquio do Nascimento Amorim Jorge Pereira de Souza Renato Claro Martins A INTEGRAÇÃO DO SESMT COM A ENGENHARIA CIVIL NA ADEQUAÇÃO DAS INSTALAÇÕES VISANDO REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA EXECUTADAS EM DIFERENÇA DE NÍVEL Autores Alex Antonio Costa Carlos Miguel

Leia mais

MINI GRUA. metax.com.br

MINI GRUA. metax.com.br MINI GRUA metax.com.br mini grua metax (guincho de pequeno porte) A Mini Grua Metax é útil nas mais variadas situações. Desde obras civis de todos os portes, o equipamento possui funcionamento preciso

Leia mais

Cinto de segurança para trabalhos em locais elevados. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho

Cinto de segurança para trabalhos em locais elevados. Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Cinto de segurança para trabalhos em locais elevados Juarez Sabino da Silva Junior Técnico de Segurança do Trabalho Objetivo Orientar sobre a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança para todos que

Leia mais

ACESSÓRIOS AR COMPRIMIDO

ACESSÓRIOS AR COMPRIMIDO ACESSÓRIOS AR COMPRIMIDO 4 200.290.00480 PC Válvula POP 6 200.290.01333 PC 4 200.160.00503 PC Anel de Vedação para Válvula POP 6 200.160.01326 PC É utilizada para fazer a vedação da máquina de jato no

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.03.04 REDE COMPACTA - TRANSFORMADOR. Sumário

ORIENTAÇÃO TÉCNICA - DISTRIBUIÇÃO OTD 035.03.04 REDE COMPACTA - TRANSFORMADOR. Sumário Sumário 1. Objetivo 2. Âmbito de Aplicação 3. Documentos de Referência 4. Requisitos Ambientais 5. Condições Gerais 6. Estrutura CE2H TR (2º Nível) Poste de Concreto de Seção Circular 7. Estrutura CE2H

Leia mais

Acessórios Desconectáveis 200A

Acessórios Desconectáveis 200A 200A APLICAÇÃO Os Acessórios da Prysmian possuem uma concepção de projeto baseada no sistema plugue - tomada, porém para tensões, permitindo fácil conexão e desconexão de um cabo de potência, de um equipamento,

Leia mais

1/6 1 2 "SUPORTE RETRÁTIL PARA INSTALAÇÃO DE TELA FACHADEIRA". Apresentação Refere-se a presente invenção ao campo técnico de suportes para telas fachadeiras de edifícios em construção ou em reformas,

Leia mais

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis.

2.2. Antes de iniciar uma perfuração examine se não há instalações elétricas e hidráulicas embutidas ou fontes inflamáveis. 1. Normas de segurança: Aviso! Quando utilizar ferramentas leia atentamente as instruções de segurança. 2. Instruções de segurança: 2.1. Aterramento: Aviso! Verifique se a tomada de força à ser utilizada

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS v 1.5

CATÁLOGO DE PRODUTOS v 1.5 CATÁLOGO DE PRODUTOS v 1.5 LEIA O MANUAL COM ATENÇÃO A Bonier é uma empresa especializada no desenvolvimento de equipamentos de segurança e resgate. Temos como princípio a qualidade dos produtos, o design,

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo PADRÃO TÉCNICO VERSÃO Nº ATA Nº DATA DATA DA VIGÊNCIA 00-13/07/2009 13/07/2009 APROVADO POR José Rubens Macedo Junior SUMÁRIO 1. RESUMO...3 2. HISTÓRICO DAS REVISÕES...3 3.

Leia mais

www.catari.net uma marca diferente.

www.catari.net uma marca diferente. www.catari.net uma marca diferente. cofragem modular perfeita! Com uma vasta gama de dimensões, permite solucionar todas as suas necessidades de cofragem vertical, em qualquer tipo de construção. O combro

Leia mais

Rémy da SILVA / Jean-Marie LEPRINCE. 04 de setembro de 2013 Alain Doulet- ERDF I

Rémy da SILVA / Jean-Marie LEPRINCE. 04 de setembro de 2013 Alain Doulet- ERDF I Trabalhos seguros em linha viva de Media Tensão Rémy da SILVA / Jean-Marie LEPRINCE 04 de setembro de 2013 Alain Doulet- ERDF I 1 Introdução A ERDF desenvolve trabalhos em linha viva desde os anos 60.

Leia mais

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra

Corte e dobra. Nesta aula, você vai ter uma visão geral. Nossa aula. Princípios do corte e da dobra A U A UL LA Corte e dobra Introdução Nesta aula, você vai ter uma visão geral de como são os processos de fabricação por conformação, por meio de estampos de corte e dobra. Inicialmente, veremos os princípios

Leia mais

Aspiradores de sólidos T 15/1 (220V)

Aspiradores de sólidos T 15/1 (220V) Aspiradores de sólidos T 15/1 (220V) Os aspiradores de pó da Kärcher foram especialmente desenvolvidos para necessidades profissionais. Com 59 db(a) é o equipamento mais silencioso da categoria. Ideal

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR

MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização Locatec-2012 ANDAIME TUBULAR MANUAL DE OPERAÇÃO E SEGURANÇA ANDAIME TUBULAR ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1. INFORMAÇÃO TÉCNICA... 2 2. PROCEDIMENTOS GERAIS DE SEGURANÇA... 4 2.1. USO DOS ANDAIMES TUBULARES... 5 2.2. MANUTENÇÃO (DIRETRIZES

Leia mais

Linha Embutida a tid u b m a E h Lin

Linha Embutida a tid u b m a E h Lin Dutos de Piso... 27 Modelos... 27 Caixas de passagem... 31 Caixas de tomada... 35 Derivações... 39 Tomadas de piso - Latão/Cromado/Nylon... 42 Espelho para pisos... 43 Caixa de alumínio... 44 Distribuição

Leia mais

Manual para trabalhos em altura.

Manual para trabalhos em altura. Manual para trabalhos em altura. Montagem de andaimes. O trabalho de montagem de andaimes possui características peculiares, pois em geral, os pontos de ancoragem são o próprio andaime, o que requer uma

Leia mais

A empresa interessada em se cadastrar neste item de serviço deverá apresentar os documentos abaixo relacionados:

A empresa interessada em se cadastrar neste item de serviço deverá apresentar os documentos abaixo relacionados: i. e x e DD/SAF/DPQM/VCAF - DVSÃO DE CADASTRO DE FORNECEDORES TEM DESCRÇÃO DO SERVÇO 90.07.01.005 - MANUTENÇÃO PREVENTVA E CORRETVA, RECUPERAÇÃO E/OU MELHORAMENTOS EM LNHAS DE TRANSMSSÃO, UTLZANDO-SE DE

Leia mais

Linha de MOVIMENTAÇÃO

Linha de MOVIMENTAÇÃO Linha de MOVIMENTAÇÃO 2010 Empilhadeira Elétrica MEE 1.5 Ton MEE 2.0 Ton As Empilhadeiras Elétricas Menegotti são totalmente automatizadas, possuem controles de velocidade para deslocamento do equipamento

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

Não devemos esquecer que a escolha dos equipamentos deverá, em qualquer situação, garantir conforto e segurança ao trabalhador nas três operações:

Não devemos esquecer que a escolha dos equipamentos deverá, em qualquer situação, garantir conforto e segurança ao trabalhador nas três operações: TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS O objetivo deste informativo é apresentar, de forma simples, as quatro escolhas básicas que deverão ser feitas para especificação de um conjunto de equipamentos, exigidos

Leia mais

Anexo III - ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS. ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE VALOR 01 Tanque c/ equipamento combinado c/capacidade para 6m³ litros

Anexo III - ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS. ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE VALOR 01 Tanque c/ equipamento combinado c/capacidade para 6m³ litros Anexo III - ESPECIFICAÇÕES DOS OBJETOS ITEM ESPECIFICAÇÃO UNIDADE VALOR 01 Tanque c/ equipamento combinado c/capacidade para 6m³ litros 01 (Instalado sobre reboque agrícola). 1 1 TANQUE RESERVATÓRIO: Tanque

Leia mais

PROCEDIMENTO. RES-227/2010 de 28/12/2010 Título: SUBSTITUIÇÃO DE CONDUTOR DE MÉDIA TENSÃO, EM VÃO DE REDE DESENERGIZADA.

PROCEDIMENTO. RES-227/2010 de 28/12/2010 Título: SUBSTITUIÇÃO DE CONDUTOR DE MÉDIA TENSÃO, EM VÃO DE REDE DESENERGIZADA. Página: 1/8 1. OBJETIVO Determinar a metodologia para substituição de condutor de média tensão, em vão de rede desenergizada. 2. ABRANGÊNCIA Este procedimento aplica-se a todas as Empresas de Distribuição

Leia mais

A entrada de energia elétrica será executada através de:

A entrada de energia elétrica será executada através de: Florianópolis, 25 de março de 2013. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O presente memorial tem como principal objetivo complementar as instalações apresentadas nos desenhos/plantas, descrevendo-os nas suas partes

Leia mais

MANUTENÇÃO TUBOS - EXTRACTORES

MANUTENÇÃO TUBOS - EXTRACTORES MANUTENÇÃO TUBOS - EXTRACTORES...204 MANUTENÇÃO...208 FERRAMENTAS DE TUBOS...2 EXTRACÇÃO 203 MANUTENÇÃO - TUBOS - EXTRACTORES MANUTENÇÃO MALA DE MANUTENÇÃO - Para manutenção móvel. - 24 ferramentas. E034806

Leia mais

Bigcompra. "Qualidade mundial na distribuição e fabricação de Equipamentos de Proteção ao Homem"

Bigcompra. Qualidade mundial na distribuição e fabricação de Equipamentos de Proteção ao Homem Bigcompra "Qualidade mundial na distribuição e fabricação de Equipamentos de Proteção ao Homem" A Bigcompra Ltda é uma empresa especializada na fabricação e importação de E.P.I. (Equipamentos de Proteção

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO DO ITEM R$

ESPECIFICAÇÃO DO ITEM R$ ANEXO 2 Planilha Orçamentária Estimativa de Quantitativos e Preços Máximos Global e Unitários LOTE ÚNICO ESPECIFICAÇÃO DO ITEM Qtde. Unitário R$ Total R$ 01 02 03 04 05 CHAVE NIVEL TIPO BOIA,ATUACAO: ALARME

Leia mais

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador

DESCRITIVO TÉCNICO. 1 Alimentador DESCRITIVO TÉCNICO Nome Equipamento: Máquina automática para corte de silício 45º e perna central até 400 mm largura Código: MQ-0039-NEP Código Finame: *** Classificação Fiscal: 8462.39.0101 1 Alimentador

Leia mais

manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial.

manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR 2011 Andmax, todos os direitos reservados. Material de distribuição restrita, proibida reprodução total ou parcial. manual TÉCNICO ANDAIME TUBULAR Sumário Andaime Tubular...03 Montagem Especial...04 Acessórios...05 Modos e Pontos de Ancoragem...06 Dicas Importantes...07 Acesso dos Andaimes...08 Informações de Segurança...09

Leia mais

Perfil Empresarial. Rua José de Oliveira Ramos - Passos - MG Fone: 35 3536 1056 / Cel: 35 99296869 / E-mail: diretoria@ser.eng.br

Perfil Empresarial. Rua José de Oliveira Ramos - Passos - MG Fone: 35 3536 1056 / Cel: 35 99296869 / E-mail: diretoria@ser.eng.br Perfil Empresarial Rua José de Oliveira Ramos - Passos - MG Fone: 35 3536 1056 / Cel: 35 99296869 / E-mail: diretoria@ser.eng.br ÍNDICE I - A EMPRESA - HISTÓRICO - Conheça nossa empresa e um pouco de sua

Leia mais

EQUIPAMENTOS PARA LINHA VIVA

EQUIPAMENTOS PARA LINHA VIVA EQUIPAMENTOS PARA LINHA VIVA A MANUTENÇÃO DA REDE ELÉTRICA REALIZADA COM TOTAL SEGURANÇA. VARA TELESCÓPICA LEVE E MÉTRICA VARA TELESCÓPICA LEVE E MÉTRICA A Vara de manobra telescópica perfil triangular

Leia mais

RES-227/2010 de 28/12/2010 Título: SUBSTITUIÇÃO DE CHAVE FUSÍVEL EM TRANSFORMADOR, EM REDE DESENERGIZADA.

RES-227/2010 de 28/12/2010 Título: SUBSTITUIÇÃO DE CHAVE FUSÍVEL EM TRANSFORMADOR, EM REDE DESENERGIZADA. Página: 1/8 1. OBJETIVO Este procedimento tem como objetivo determinar a metodologia para Substituição e Manutenção de Chaves Fusíveis de Transformador em rede desenergizada. 2. ABRANGÊNCIA Este procedimento

Leia mais

A combinação perfeita dos sistemas de protecção solar com o design moderno de fachadas.

A combinação perfeita dos sistemas de protecção solar com o design moderno de fachadas. A combinação perfeita dos sistemas de protecção solar com o design moderno de fachadas. O sistema mais eficaz para protecção e controlo de luz solar. O substituto ideal para o estore tradicional. O estore

Leia mais

Descritivo Técnico - Mòveis Linha Home

Descritivo Técnico - Mòveis Linha Home Descritivo Técnico - Mòveis Linha Home Produto Código Descrição ARS 01 BD 01 BD 02 Suporte de descanço de braço Braçadeira de apoio de piso para suporte de braço e aplicação de injeção. Altura regulável

Leia mais

INFORMATIVO DE PRODUTO

INFORMATIVO DE PRODUTO Botoeira / Acionador Manual Resetável - Acionamento Direto de Gás, Controle de Acesso em Áreas Sujeitas a Presença de Gáses, Combate e Alarme de Gás Código: AFAM5 O Acionador Manual / Botoeira Convencional

Leia mais

isto é Magnet! 50 anos priorizando a qualidade,

isto é Magnet! 50 anos priorizando a qualidade, Catálogo 2012 50 anos priorizando a qualidade, isto é Magnet! Em 2012, a Magnet completa 50 anos de atividades, história que começou com a sua fundação, em 1962, na cidade de São Paulo, com uma produção,

Leia mais

Instalações elétricas resumo

Instalações elétricas resumo Instalações elétricas resumo Na instalação elétrica de um prédio (residencial, comercial ou industrial), temos basicamente: - Equipamentos relacionados com a alimentação da instalação, tais como geradores,

Leia mais

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE ARQUIVO DESLIZANTE ORGÃO GERENCIADOR:

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE ARQUIVO DESLIZANTE ORGÃO GERENCIADOR: ATA DE REGISTRO DE PREÇOS SISTEMA DE ARQUIVO DESLIZANTE ORGÃO GERENCIADOR: Código UASG: 393003 Pregão Eletrônico SRP n 511/14 Vigência: 26/11/2014 a 25/11/2015 Sr. Luciano Sacramento Fone: (61) 3315-4241/4601

Leia mais

Colunas com painéis. Colunas com vidros. Colunas de tecidos. Colunas Slim

Colunas com painéis. Colunas com vidros. Colunas de tecidos. Colunas Slim Boletim Técnico Colunas com painéis Chapas únicas ou duplas, de 15 mm, de saque frontal em MDP ou MDF com revestimento melaminico. Opcionais: disponíveis em diversos tipos de chapas e acabamentos do mercado.

Leia mais

CATÁLOGO TÉCNICO 2013-2

CATÁLOGO TÉCNICO 2013-2 CATÁLOGO TÉCNICO 2013-2 PRODUTO CONTRA PONTO MESA DIVISORA HV-240 TAMBOR GRADUADO - Pode ser acoplado no lugar do disco perfurado sendo possível fazer divisões de 2 em 2 minutos. FLANGE PORTA PLACA - Para

Leia mais

Chave Fusível tipo MZI Com alavanca para ruptura do elo fusível

Chave Fusível tipo MZI Com alavanca para ruptura do elo fusível Chave Fusível tipo MZI Com alavanca para ruptura do elo fusível Página 1 de 7 Em ambientes de alta poluição ou alto grau de salinidade pode ser usada uma chave com tensão nominal maior que a da rede onde

Leia mais

CONECTORES PARA CABOS FLEXÍVEIS RAMAIS DE LIGAÇÃO E MEDIDORES

CONECTORES PARA CABOS FLEXÍVEIS RAMAIS DE LIGAÇÃO E MEDIDORES TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DA DISTRIBUIÇÃO CONECTORES PARA CABOS FLEXÍVEIS RAMAIS DE LIGAÇÃO E MEDIDORES CÓDIGO ESP-I-GPC-01/13 VERSÃO Nº APROVAÇÃO DATA DATA DA VIGÊNCIA R0 20/05/2013 CONTROLE DE REVISÃO

Leia mais

PERFORT SISTEMAS DE BANDEJAMENTO

PERFORT SISTEMAS DE BANDEJAMENTO PERFORT 1 SISTEMAS DE BANDEJAMENTO Sistemas para piso elevado A Mopa desenvolveu diversos modelos de caixas para acomodação dos pontos de ligação dos aparelhos (tomadas). Estas caixas tem características

Leia mais

CATALOGO DE PEÇAS 2012 2

CATALOGO DE PEÇAS 2012 2 CATALOGO DE PEÇAS 2012 2 Capotaria Náutica Conexões de capota 100 UNIDADES BASE FRONTAL ESTAMPADO Cód. 6697-1 unidade Cód. 6877-100 unidades Peça de aço inox com parafusos e porca de aço BASE LATERAL ESTAMPADO

Leia mais

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956

EMTV MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DESDE 1956 EMTV Elevador de manutenção telescópico vertical MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO ZELOSO DESDE 1956 PREFÁCIO APLICAÇÃO: Este manual contém informações para a operação e manutenção, bem como uma lista ilustrada

Leia mais

CONFORMIDADE LEVADA A SÉRIO.

CONFORMIDADE LEVADA A SÉRIO. CONFORMIDADE LEVADA A SÉRIO. CATÁLOGO DE PRODUTOS 2015 ALTISEG, A PRIMEIRA EMPRESA BRASILEIRA DE SEGURANÇA EM ALTURA A POSSUIR O SELO DE CONFORMIDADE INMETRO. CUSTON custon pro 1180147-1 (P-M) 1180149-2

Leia mais

ÍNDICE NTD-15 MONTAGEM DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA RURAL TRIFÁSICA E MONOFÁSICA 13,8 E 34,5 KV

ÍNDICE NTD-15 MONTAGEM DE REDES DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA RURAL TRIFÁSICA E MONOFÁSICA 13,8 E 34,5 KV ÍNDICE APRESENTAÇÃO....2 1-OBJETIVO...3 2-AMPLITUDE... 3 3-RESPONSABILIDADE QUANTO AO CUMPRIMENTO...3 4-INSTRUÇÕES GERAIS...3 5-CONDUTORES...4 6-PROCEDIMENTOS...5 6.1- Afastamentos padronizados...5 6.2-Engastamento

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS

ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS ORIENTAÇÃO PARA USO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS Anexo 3 do PRO-3209-74-24-03 Pág.: 1 de 5 RECOMENDAÇÕES GERAIS: - Não serão permitidos eletricistas da contratada intervirem nas instalações da contratante,

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Portaria 029/2015 EMENTA: Normatiza a padronização do mobiliário existente do CRF-ES e dá outras providências. O Presidente do CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - CRF/ES, no uso

Leia mais