Adriana Gibbon (Universidade Federal de Santa Catarina)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Adriana Gibbon (Universidade Federal de Santa Catarina)"

Transcrição

1 A EXPRESSÃO DO TEMPO FUTURO NA LÌNGUA FALADA DE FLORIANÓPOLIS: VARIAÇÃO (THE EXPRESSION OF FUTURE TIME IN THE SPOKEN LANGUAGE OF FLORIANÓPOLIS: VARIATION) Adriana Gibbon (Universidade Federal de Santa Catarina) ABSTRACT: This research aims at dealing with express future tense in the portuguese spoken in Florianópolis, codified as presente do indicativo (simple present) and forma perifrástica (perifrastic form) verb forms, using data from Projeto Varsul. KEYWORDS: variation; future tense; verb forms. 0. Introdução O objeto de estudo deste artigo é a expressão do futuro na língua falada de Florianópolis. Os dados utilizados para sua realização são parte integrante de um dos corpora do Banco de Dados do Projeto VARSUL (Variação Lingüística Urbana na Região Sul). O Projeto VARSUL envolve quatro universidades do Sul do país (UFSC, UFPR, UFRGS e PUC - RS) e tem como objetivo investigar e descrever fenômenos de variação e mudança nas comunidades do Sul. Por apresentar base teórica de orientação funcionalista, esta pesquisa situa seu fenômeno de estudo em um domínio complexo, que resulta da interação de motivações de natureza diversa. Além disso, este é um estudo que se propõe variacionista e, por tal motivo, se encontram também codificadas variáveis de natureza social que nos permitem avaliar motivações extralingüísticas do fenômeno. O tempo futuro, enquanto categoria lingüística, pode ser por formas verbais, tais como: o futuro do presente do indicativo (sairei), a forma perifrástica (vou sair) e o presente do indicativo (saio), entre outras. Observem-se, por exemplo, os enunciados: (1) Ela vai ficar até dia quinze de abril. É quinze dias. (FLP 11, L0510) 1 (2) Faz cinco anos, dia vinte e um de outubro. (FLP 19, L0897) (3) Poderá ainda cumprir, mas não está cumprindo. (FLP 07, L 0586) Apresentamos a tabela 1, com resultados obtidos para cada variante isolada: 1 No decorrer do artigo, utilizamos alguns códigos adotados pelo Projeto VARSUL para especificar entrevistas, tais como: cidade (FLP), número da entrevista (11) e número da linha (0510).

2 Variantes Números de dados Percentagem Forma perifrástica % Presente do indicativo % Futuro do presente 10 1 % Total % Tabela 01: Distribuição das formas variantes de futuro A primeira constatação que se pode fazer é que as formas do futuro do presente estão em declínio na fala dos florianapolitanos. Dos dez (10) dados coletados, três (3) deles fazem parte de um só contexto de futuridade, uma espécie de enumeração de coisas e são seguidos da forma perifrástica. Como os contextos de ocorrência são muito particulares e os dados são escassos já não é possível afirmar que o futuro do presente está em variação com o presente do indicativo e a forma perifrástica na fala de Florianópolis. Esses dados foram, então, excluídos e nossa variável dependente passou a ser binária. Na rodada binária, para os nossos dados, seis grupos de fatores foram considerados significativos na seguinte ordem de relevância estatística: 1. Paralelismo formal, 2. Tipo semântico do verbo principal, 3. Idade 1. Paralelismo Formal As pesquisas de Scherre (1985;1988), entre outras, atestam a importância do paralelismo formal sobre as formas variantes. Observem-se, a seguir, os resultados obtidos: Forma anterior ao dado Freqüência Aplic./Total Percentagem Peso Relativo Forma perifrástica 117/160 73% 0,66 Ocorrência isolada do verbo e Primeiro verbo de uma série 302/478 63% 0,49 Presente do indicativo 36/88 41% 0,25 Tabela 2: Influência do paralelismo formal sobre o uso da forma perifrástica. Os fatores ocorrência isolada de verbo no futuro e primeiro verbo no futuro em uma série foram amalgamados porque apresentaram comportamento estatístico próximo e não se prestam para observar o paralelismo.

3 A utilização da forma perifrástica se justifica pelo paralelismo, uma vez que marcas levam a marcas. O desfavorecimento do uso da perífrase pelo presente do indicativo mostra que presente do indicativo leva a presente do indicativo. Nesse caso, temos uma evidência de motivações antagônicas em competição. De um lado, pressões semântico-discursivas atuam sobre a escolha das variantes (conforme já discutido) de sorte que uma vez instaurado o contexto de futuridade a perífrase fica inibida dando lugar ao presente; de outro lado, pressões mais mecânicas também agem, de modo que uma vez codificada uma perífrase, este gatilho provoca nova perífrase, o mesmo valendo para a forma do presente. 2. Tipo semântico de verbo principal Os verbos principais, aqueles que acompanham o verbo IR na perífrase ou que estão conjugados no presente do indicativo, são analisados a partir de um conjunto de traços que mostra a escalaridade do componente movimento, contida no seu traço semântico. Essa escalaridade é proposta por nós e os critérios utilizados para organizá-la são deslocamento e quantidade de movimento na ação intrínseca ao verbo. Por movimento tomamos um simples conceito do dicionário: ato ou processo de mover (- se), animação, agitação (Ferreira, 1988:346) e por deslocamento: tirar do lugar onde se encontrava (Ferreira, 1988:167). Combinando esses traços, propomos o seguinte quadro: Tipos Traços Exemplos Movimento Deslocamento Movimento sair, ir, andar Movimento fazer, namorar, brigar Movimento 3 + mostrar, comer, dirigir Movimento 4 movimento interno (percepção, emoção) assistir, ver, amar Estado ter, ser, estar Quadro 01 Apresentação dos critérios movimento e deslocamento para organização da escalaridade do grupo de fatores tipo semântico de verbo principal. Nesse grupo há, também, o fator outros para verbos que não correspondem aos fatores propostos, tais como: humilhar, seguir e agüentar. O verbo pleno IR possui um traço de movimento inerente, conforme destacado por Costa (1990:75): o verbo ir expressa o curso de fatos a partir de um ponto locativo/ temporal qualquer. Por esse motivo, a expectativa é de que os verbos principais que se combinam com o IR auxiliar tendem a ser de [ movimento e deslocamento] enquanto os verbos de [+ movimento e + deslocamento] devem aparecer na forma presente do indicativo. Na rodada final, esse grupo de fatores foi selecionado em quinto lugar. Os movimentos 2 e 3 foram amalgamados por apresentarem comportamento parecido com respeito à variante forma perifrástica. A tabela 03 apresenta os resultados: Freqüência Percentagem Peso Relativo Aplic./Total Movimento 2, 3 214/303 71% 0,55 Outros 31/45 69% 0,80

4 Estado 155/229 68% 0,61 Movimento 1 55/ % 0,26 Tabela 03: Influência do tipo semântico de verbo principal sobre o uso da forma perifrástica. Como se pode observar, os resultados parecem confirmar a hipótese de que os verbos de movimento 1 desfavorecem o uso da perífrase e que os de movimento 2,3 e os de estado a favorecem. Com relação a outros, é possível dizer que, se por um lado há uma certa dificuldade em encontrar um lugar preciso para esses dados, por outro é certo que não se encaixam no grupo de movimento 1, o que não chega a comprometer a análise, especialmente pelo número reduzido de dados para este fator. Dar um tratamento escalar aos traços semânticos do verbo principal possibilitou um maior entendimento da relação deste com o auxiliar IR, mostrando que esse pode ser um fator importante na escolha da forma perifrástica. O resultado mais relevante aqui é o que revela o fator estado (0,61) contra o fator movimento 1 (0,26), evidenciando que a idéia de movimento deve estar presente no contexto de futuridade: ou fornecida pelo auxiliar da perífrase, ou pelo traço inerente do verbo principal. 3. Idade Os dados coletados estão distribuídos entre três faixas etárias: informantes com idade entre quinze e vinte e quatro anos, vinte e cinco e quarenta e nove anos e mais de cinqüenta anos. A nossa hipótese prevê uma possível mudança em tempo aparente. Os jovens devem usar mais a forma inovadora (forma perifrástica) e os mais velhos devem preservar a forma antiga (presente do indicativo), enquanto os informantes de meia idade devem mostrar um comportamento neutro. Labov (1994) afirma que a observação de uma mudança na língua não é uma simples constatação; ela requer observações de dois estágios da língua e a garantia de alguma continuidade entre os dois uma garantia de que, em algum sentido, são dois estágios da mesma língua. Além disso, é preciso verificar se os informantes observados nasceram na comunidade e cresceram ali, junto aos pais nativos e ainda, se a diferença na fala não pode ser resultado de algum empréstimo ou de dialeto de prestígio. (Labov, op. cit.: 44) Uma vez que não se possa verificar a mudança através da observação em tempo real, deve-se procurar apreender a mudança em progresso por meio de análise em tempo aparente. Nesse sentido, observar o presente, distribuindo os informantes em faixas etárias, pode apontar para uma mudança em progresso. Esse grupo de fatores foi selecionado em todas as rodadas realizadas ao longo do estudo e, na rodada final, foi selecionado em oitavo lugar. A princípio, as três faixas etárias foram rodadas separadamente, mas, por apresentarem comportamento estatístico parecido (0,43 e 0,42), os fatores jovens (14 24 anos) e meia idade (25 49 anos) foram amalgamados. Os resultados obtidos para a faixa etária encontram-se na tabela abaixo:

5 14 24 anos e anos Freqüência Aplic./Total Percentagem Peso Relativo 296/436 68% 0,57 + de 50 anos 161/297 54% 0,40 Tabela 04: Influência da idade sobre o uso da forma perifrástica. A nossa hipótese fica confirmada. Os falantes mais jovens favorecem o uso da forma inovadora (forma perifrástica) enquanto os mais velhos tendem à utilização do presente do indicativo. Os 10 (dez) dados de futuro do presente ficam também distribuídos de forma a confirmar a hipótese. Os falantes mais velhos fizeram uso de 7 (sete) dos 10 (dez) dados dessa forma. Dos restantes, 2 (dois) deles ficaram com os indivíduos de meia idade e apenas 1 (um) dado entre os jovens. É possível, pois, dizer que no fenômeno em estudo estamos lidando com indícios de mudança, já que os jovens usam mais a forma inovadora. 4. Considerações finais Após os resultados obtidos na análise dos fatores sociais, podemos apontar algumas tendências em relação ao uso da forma perifrástica e do presente do indicativo. Tendo sido a única variável social selecionada, a idade mostra que os mais jovens parecem estar acelerando um processo de mudança, intensificando o uso da forma perifrástica como expressão para codificar o futuro, sendo que os indivíduos de meia idade contribuem para essa mudança. Os mais velhos é que mostram uma certa resistência quanto ao emprego da forma inovadora. Entre eles encontra-se a existência de maior variação. A análise em torno do grupo semântico-discursivo nos permite caracterizar os contextos preferenciais para o aparecimento do presente e da perífrase, bem como os contextos de restrição para ambas as variantes. Os fatores verbo principal de movimento, terceira pessoa do discurso e modalidade epistêmica associada ao auxiliar poder condicionam significativamente a escolha da forma presente, inibindo a perífrase. Observa-se que a maioria destes fatores projeta, por si só, um traço de futuridade no enunciado. Pode-se pensar, então, que, uma vez estabelecido o contexto de futuridade, o presente do indicativo é favorecido, sem risco de perda da interpretação futura. Caracteriza-se, assim, uma leitura funcional dos resultados: o futuro é instaurado pelo contexto semântico-discursivo, o que libera a forma verbal deste papel temporal. Por outro lado, os fatores: verbo principal de estado, pessoa dos interlocutores e modalidade deôntica agregada ao auxiliar querer, condicionam de modo significativo

6 a seleção da forma perifrástica. Note-se que, no geral, esses fatores não atribuem contexto de futuridade ao enunciado. Desta forma, ainda seguindo uma perspectiva funcional, pode-se dizer que cabe ao verbo a função de indicar o tempo futuro, daí a utilização da perífrase. Neste caso, a perífrase teria um valor mais temporal. Finalmente, resta-nos dizer que a significância associada a fatores sociais, formais e semântico-discursivos confirma que forças de natureza diversa interagem e condicionam a escolha das variantes em estudo, presente do indicativo e forma perifrástica, para codificar o contexto de futuridade e que, como esperávamos, o futuro do presente está definitivamente perdendo seu espaço para a forma inovadora, a forma perifrástica. RESUMO: Este trabalho trata da expressão do tempo futuro no português falado em Florianópolis, codificada pelas formas presente do indicativo e forma perifrástica (IR + INFINITIVO), a partir de dados do Projeto VARSUL ( Variação Lingüística da Região Sul). PALAVRAS CHAVES: variação; tempo futuro; formas verbais. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: COSTA, S. B. B. O aspecto em português. São Paulo: Contexto, FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, (s/d). LABOV, W. Principles of linguistic change - internal factors. Cambridge: Blackwell, POPLACK, S. & TURPIN, D. Does the futur have afuture in (Canadian) french? Probus 11, 1999, pp SCHERRE, M.M.P. A regra de concordância de número entre os elementos dos SNs, In: NARO, A. J. et al. Relatório final de pesquisa apresentado ao INEP. Rio de Janeiro. UFRJ, Faculdade de Letras, (mimeografado). Reanálise da concordância nominal em português. Rio de Janeiro, UFRJ, (Tese Doutorado em Letras).

VARIAÇÃO PRONOMINAL EM CONCÓRDIA SC. Lucelene T. FRANCESCHINI Universidade Federal do Paraná

VARIAÇÃO PRONOMINAL EM CONCÓRDIA SC. Lucelene T. FRANCESCHINI Universidade Federal do Paraná VARIAÇÃO PRONOMINAL EM CONCÓRDIA SC Lucelene T. FRANCESCHINI Universidade Federal do Paraná lterezaf@hotmail.com Resumo: Este trabalho analisa a variação pronominal nós/a gente e tu/você na posição de

Leia mais

A CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL NO PORTUGUÊS POPULAR DA COMUNIDADE RURAL DE RIO DAS RÃS - BA

A CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL NO PORTUGUÊS POPULAR DA COMUNIDADE RURAL DE RIO DAS RÃS - BA Página 57 de 510 A CONCORDÂNCIA VERBAL DE TERCEIRA PESSOA DO PLURAL NO PORTUGUÊS POPULAR DA COMUNIDADE RURAL DE RIO DAS RÃS - BA Juscimaura Lima Cangirana (UESB) Elisângela Gonçalves (UESB) RESUMO Procura-se,

Leia mais

A CONCORDÂNCIA VERBAL: A RELEVÂNCIA DAS VARIÁVEIS LINGÜÍSTICAS E NÃO LINGÜÍSTICAS

A CONCORDÂNCIA VERBAL: A RELEVÂNCIA DAS VARIÁVEIS LINGÜÍSTICAS E NÃO LINGÜÍSTICAS 543 A CONCORDÂNCIA VERBAL: A RELEVÂNCIA DAS VARIÁVEIS LINGÜÍSTICAS E NÃO LINGÜÍSTICAS Constância Maria Borges de Souza * Introdução Os estudos da Concordância Verbal têm demonstrado que os falantes de

Leia mais

A REALIZAÇÃO DO SUJEITO PRONOMINAL DE REFERÊNCIA ARBITRÁRIA NA COMUNIDADE LINGUÍSTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA *

A REALIZAÇÃO DO SUJEITO PRONOMINAL DE REFERÊNCIA ARBITRÁRIA NA COMUNIDADE LINGUÍSTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA * 249 de 298 A REALIZAÇÃO DO SUJEITO PRONOMINAL DE REFERÊNCIA ARBITRÁRIA NA COMUNIDADE LINGUÍSTICA DE VITÓRIA DA CONQUISTA * Daiane Gomes Bahia ** Elisângela Gonçalves *** Paula Barreto Silva **** RESUMO

Leia mais

UMA ANÁLISE SOCIOFUNCIONALISTA DA DUPLA NEGAÇÃO NO SERTÃO DA RESSACA

UMA ANÁLISE SOCIOFUNCIONALISTA DA DUPLA NEGAÇÃO NO SERTÃO DA RESSACA Página 143 de 511 UMA ANÁLISE SOCIOFUNCIONALISTA DA DUPLA NEGAÇÃO NO SERTÃO DA RESSACA Savanna Souza de Castro Julinara Silva Vieira Valéria Viana Sousa Jorge Augusto Alves Silva RESUMO A negação é um

Leia mais

DOMÍNIOS DE Revista Eletrônica de Lingüística Ano 1, nº1 1º Semestre de 2007 ISSN

DOMÍNIOS DE Revista Eletrônica de Lingüística Ano 1, nº1 1º Semestre de 2007 ISSN ESTUDO EM TEMPO APARENTE E EM TEMPO REAL DO USO DO SUJEITO NULO NA FALA DE BELO HORIZONTE Nasle Maria Cabana RESUMO Neste artigo, analisa-se o comportamento do sujeito pronominal lexical e sujeito pronominal

Leia mais

A VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE EXPRESSÃO DE MODALIDADES

A VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE EXPRESSÃO DE MODALIDADES 477 de 663 A VARIAÇÃO DO MODO SUBJUNTIVO: UMA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE EXPRESSÃO DE MODALIDADES Vânia Raquel Santos Amorim 148 (UESB) Valéria Viana Sousa 149 (UESB) Jorge Augusto Alves da Silva 150 (UESB)

Leia mais

ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS SEM MOTIVAÇÃO APARENTE 1. INTRODUÇÃO

ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS SEM MOTIVAÇÃO APARENTE 1. INTRODUÇÃO ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS SEM MOTIVAÇÃO APARENTE DÉBORAH VIEIRA PINTO AGUIAR 1 ; MARIA JOSÉ BLASKOVSKI VIEIRA 2 1 Universidade Federal de Pelotas ddeborahvieira@gmail.com 1 2 Universidade

Leia mais

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES Letícia Cotosck Vargas (PUCRS/PIBIC- CNPq 1 ) 1. INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem por objetivo examinar um dos processos de sândi externo verificados

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 04

Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 04 O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ELEMENTO DE REPENTE Aline Pontes Márcia Peterson (UFRJ) marciapetufrj@hotmail.com INTRODUÇÃO Este estudo tem por objetivo focalizar o processo de gramaticalização das

Leia mais

A VARIAÇÃO/ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO EM ORAÇÕES PARENTÉTICAS

A VARIAÇÃO/ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO EM ORAÇÕES PARENTÉTICAS Página 109 de 511 A VARIAÇÃO/ESTRATIFICAÇÃO DO SUBJUNTIVO EM ORAÇÕES PARENTÉTICAS Vânia Raquel Santos Amorim (UESB) Valéria Viana Sousa (UESB) Jorge Augusto Alves da Silva (UESB) RESUMO Neste trabalho,

Leia mais

A indeterminação do sujeito no português rural de Bananal e Barra dos Negros BA

A indeterminação do sujeito no português rural de Bananal e Barra dos Negros BA A indeterminação do sujeito no português rural de Bananal e Barra dos Negros BA Neila Maria Oliveira Santana Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade do Estado da Bahia (UNEB) neila.santana@ig.com.br

Leia mais

A VARIAÇÃO ENTRE AS FORMAS DE FUTURO DO PRESENTE NO PORTUGUÊS FORMAL E INFORMAL FALADO NO RIO DE JANEIRO Josete Rocha dos Santos (UFRJ)

A VARIAÇÃO ENTRE AS FORMAS DE FUTURO DO PRESENTE NO PORTUGUÊS FORMAL E INFORMAL FALADO NO RIO DE JANEIRO Josete Rocha dos Santos (UFRJ) A VARIAÇÃO ENTRE AS FORMAS DE FUTURO DO PRESENTE NO PORTUGUÊS FORMAL E INFORMAL FALADO NO RIO DE JANEIRO Josete Rocha dos Santos (UFRJ) INTRODUÇÃO O presente estudo incide na variação entre as três formas

Leia mais

GRAMATICALIZAÇÃO DO PRONOME PESSOAL DE TERCEIRA PESSOA NA FUNÇÃO ACUSATIVA

GRAMATICALIZAÇÃO DO PRONOME PESSOAL DE TERCEIRA PESSOA NA FUNÇÃO ACUSATIVA Página 133 de 511 GRAMATICALIZAÇÃO DO PRONOME PESSOAL DE TERCEIRA PESSOA NA FUNÇÃO ACUSATIVA Elizane de Souza Teles Silva Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira Jorge Augusto Alves da Silva Valéria Viana Sousa

Leia mais

USO DO FUTURO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM BLOG JORNALÍSTICO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM IR

USO DO FUTURO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM BLOG JORNALÍSTICO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM IR 463 de 663 USO DO FUTURO DO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM BLOG JORNALÍSTICO: UM ESTUDO PRELIMINAR SOBRE A GRAMATICALIZAÇÃO DO ITEM IR Milca Cerqueira Etinger Silva 142 (UESB) Gilsileide Cristina Barros Lima

Leia mais

1 Introdução. 1 Tal denominação da variante da Língua Portuguesa foi retirada da dissertação de Mestrado

1 Introdução. 1 Tal denominação da variante da Língua Portuguesa foi retirada da dissertação de Mestrado 15 1 Introdução O presente trabalho tem como tema o uso de modalidades expressas pelo subjuntivo e pelo infinitivo em orações completivas no português padrão distenso falado no Brasil, ou seja, no português

Leia mais

ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE ARTIGOS DEFINIDOS DIANTE DE POSSESSIVOS PRÉ-NOMINAIS E ANTROPÔNIMOS EM DADOS DE FALA* 1

ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE ARTIGOS DEFINIDOS DIANTE DE POSSESSIVOS PRÉ-NOMINAIS E ANTROPÔNIMOS EM DADOS DE FALA* 1 ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE ARTIGOS DEFINIDOS DIANTE DE POSSESSIVOS PRÉ-NOMINAIS E ANTROPÔNIMOS EM DADOS DE FALA* 1 Alane Luma Santana Siqueira (UFRPE/UAST) alane.siqueira@gmail.com 1. Introdução O Português

Leia mais

Nonada: Letras em Revista E-ISSN: Laureate International Universities Brasil

Nonada: Letras em Revista E-ISSN: Laureate International Universities Brasil Nonada: Letras em Revista E-ISSN: 2176-9893 nonada@uniritter.edu.br Laureate International Universities Brasil Blaskovski Vieira, Maria José A influência dos fatores sociais na regência do verbo ir Nonada:

Leia mais

VARIAÇÃO ENTRE TU E VOCÊ NA CONVERSAÇÃO DE NATAL: UM CASO DE ESPECIALIZAÇÃO POR ESPECIFICAÇÃO?

VARIAÇÃO ENTRE TU E VOCÊ NA CONVERSAÇÃO DE NATAL: UM CASO DE ESPECIALIZAÇÃO POR ESPECIFICAÇÃO? VARIAÇÃO ENTRE TU E VOCÊ NA CONVERSAÇÃO DE NATAL: UM CASO DE ESPECIALIZAÇÃO POR ESPECIFICAÇÃO? Profa. Ma. Francielly Coelho da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte franciellycdsp@gmail.com

Leia mais

VARIAÇÃO NO USO DAS PREPOSIÇÕES EM E PARA/A COM VERBOS DE MOVIMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

VARIAÇÃO NO USO DAS PREPOSIÇÕES EM E PARA/A COM VERBOS DE MOVIMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Página 93 de 510 VARIAÇÃO NO USO DAS PREPOSIÇÕES EM E PARA/A COM VERBOS DE MOVIMENTO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Rodrigo Barreto de Sousa (UESB) Elisângela Gonçalves (PPGLin/UESB) RESUMO É previsto que, no

Leia mais

ORDENAÇÃO DOS ADVÉRBIOS MODALIZADORES EM ENTREVISTAS VEICULADAS PELA REVISTA VEJA

ORDENAÇÃO DOS ADVÉRBIOS MODALIZADORES EM ENTREVISTAS VEICULADAS PELA REVISTA VEJA 73 de 119 ORDENAÇÃO DOS ADVÉRBIOS MODALIZADORES EM ENTREVISTAS VEICULADAS PELA REVISTA VEJA Marivone Borges de Araújo Batista* (UESB) (UESC) Gessilene Silveira Kanthack** (UESC) RESUMO: Partindo da análise

Leia mais

Realizações do sujeito expletivo em construções com o verbo ter existencial na fala alagoana

Realizações do sujeito expletivo em construções com o verbo ter existencial na fala alagoana Realizações do sujeito expletivo em construções com o verbo ter existencial na fala alagoana ELYNE GISELLE DE SANTANA LIMA AGUIAR VITÓRIO Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras

Leia mais

DO RECURSO DIDÁTICO NÚMEROS SEMÂNTICOS E SUA APLICABILIDADE. Por Claudio Alves BENASSI

DO RECURSO DIDÁTICO NÚMEROS SEMÂNTICOS E SUA APLICABILIDADE. Por Claudio Alves BENASSI 1 DO RECURSO DIDÁTICO NÚMEROS SEMÂNTICOS E SUA APLICABILIDADE Por Claudio Alves BENASSI D uarte, pesquisador da linguística da Língua Brasileira de Sinais, dá uma importante contribuição para o avanço

Leia mais

O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS

O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS O APAGAMENTO DO RÓTICO EM POSIÇÃO DE CODA SILÁBICA: INDICADORES LINGUÍSTICOS E SOCIAIS INTRODUÇÃO Vitor Caldas (PIBIC/UFRJ) vitor_caldas@hotmail.com Dinah Callou (UFRJ/CNPq) dcallou@gmail.com Neste trabalho,

Leia mais

1 Introdução. (1) a. A placa dos automóveis está amassada. b. O álbum das fotos ficou rasgado.

1 Introdução. (1) a. A placa dos automóveis está amassada. b. O álbum das fotos ficou rasgado. 17 1 Introdução A concordância, nas mais diversas línguas, é um fenômeno pesquisado em várias áreas, desde diferentes áreas de análise que envolvem o estudo da linguagem, tais como: morfologia, sintaxe,

Leia mais

Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas

Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas A MONOTONGAÇÃO DIANTE DE /S/ NO AÇORIANO-CATARINENSE Cláudia Regina BRESCANCINI 1 RESUMO: O processo de redução verificado em ditongos decrescentes seguidos por fricativa palato-alveolar (como em [sej

Leia mais

O USO DOS PRONOMES PESSOAIS NÓS/ A GENTE EM CONCÓRDIA SC

O USO DOS PRONOMES PESSOAIS NÓS/ A GENTE EM CONCÓRDIA SC O USO DOS PRONOMES PESSOAIS NÓS/ A GENTE EM CONCÓRDIA SC Introdução Lucelene Franceschini - UFPR Este trabalho analisa o uso das formas pronominais de primeira pessoa do plural nós / a gente em Concórdia

Leia mais

Como os manuais de português para estrangeiros tratam a expressão da futuridade?

Como os manuais de português para estrangeiros tratam a expressão da futuridade? Como os manuais de português para estrangeiros tratam a expressão da futuridade? Elisabeth Penzlien Tafner Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC A língua portuguesa dispõe de diferentes variedades

Leia mais

VARIAÇÃO DITONGO/HIATO

VARIAÇÃO DITONGO/HIATO VARIAÇÃO DITONGO/HIATO Viviane Sampaio 1 1 Introdução Este estudo é parte integrante do projeto Epêntese Consonantal Regular e Irregular da prof. Dr. Leda Bisol 2 que trata das consoantes e do glide. Contudo,

Leia mais

1 Introdução. 1 Nesta dissertação, as siglas PL2E, PL2 e PLE estão sendo utilizadas, indistintamente, para se

1 Introdução. 1 Nesta dissertação, as siglas PL2E, PL2 e PLE estão sendo utilizadas, indistintamente, para se 16 1 Introdução O interesse pelo tema deste trabalho, o uso de estruturas alternativas às construções hipotéticas com se e com o futuro simples do subjuntivo, surgiu da experiência da autora ensinando

Leia mais

FLL5072 Semântica Intensional Aula 9(10)

FLL5072 Semântica Intensional Aula 9(10) FLL5072 Semântica Intensional Aula 9(10) Marcelo Ferreira Departamento de Linguística Universidade de São Paulo 9/11/2017 Marcelo Ferreira (DL-USP) Semântica Intensional 9/11/2017 1 / 25 Presente, Pretérito,

Leia mais

PARÂMETROS SOCIOLINGUÍSTICOS DO PORTUGUÊS DE NATAL. Palavras-chave: variação lingüística; sociedade; conectores coordenativos

PARÂMETROS SOCIOLINGUÍSTICOS DO PORTUGUÊS DE NATAL. Palavras-chave: variação lingüística; sociedade; conectores coordenativos 27 PARÂMETROS SOCIOLINGUÍSTICOS DO PORTUGUÊS DE NATAL Simone Queiroz Mendonça Resumo A partir de uma reflexão sobre a formação da língua portuguesa tendo como base o aparato teórico-metodológico da sociolingüística

Leia mais

Variação social ou diastrática

Variação social ou diastrática L.E. Semana 3 Sábado Variação social ou diastrática Variação linguística a partir da posição social ocupada pelo falante A idade do falante é um importante elemento na produção do discurso oral e escrito.

Leia mais

A CATEGORIA VERBAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS

A CATEGORIA VERBAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS 195 de 667 A CATEGORIA VERBAL DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS- LIBRAS Ione Barbosa de Oliveira Silva (UESB) 51 Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (UESB) 52 RESUMO Apresentamos resultados parciais

Leia mais

A EXPRESSÃO DO TEMPO FUTURO NO USO CAPIXABA: VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO

A EXPRESSÃO DO TEMPO FUTURO NO USO CAPIXABA: VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA LEILA MARIA TESCH A EXPRESSÃO DO TEMPO FUTURO NO USO CAPIXABA: VARIAÇÃO E GRAMATICALIZAÇÃO RIO DE JANEIRO

Leia mais

O objeto direto anafórico em textos da web

O objeto direto anafórico em textos da web O objeto direto anafórico em textos da web Rerisson Cavalcante de Araújo Mestrando em Letras (PPGLL / UFBA) rerissonaraujo@yahoo.com.br Resumo Este trabalho analisa a variação no preenchimento do objeto

Leia mais

LHEÍSMO NO PORTUGÛES BRASILEIRO: EXAMINANDO O PORTUGÛES FALADO EM FEIRA DE SANTANA Deyse Edberg 1 ; Norma Lucia Almeida 2

LHEÍSMO NO PORTUGÛES BRASILEIRO: EXAMINANDO O PORTUGÛES FALADO EM FEIRA DE SANTANA Deyse Edberg 1 ; Norma Lucia Almeida 2 359 LHEÍSMO NO PORTUGÛES BRASILEIRO: EXAMINANDO O PORTUGÛES FALADO EM FEIRA DE SANTANA Deyse Edberg 1 ; Norma Lucia Almeida 2 1. Bolsista FAPESB, Graduanda em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual

Leia mais

CAPITULO V-CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPITULO V-CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES CAPITULO V-CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 1. Conclusões Após o término do estudo, as principais conclusões a tirar do mesmo são: Os atletas de futebol da 3ª Divisão Nacional série C e F demonstraram de que

Leia mais

Formas variantes LOIRA ~ LOURA ~ LORA no português falado em Belo Horizonte

Formas variantes LOIRA ~ LOURA ~ LORA no português falado em Belo Horizonte Revele n. 8 maio/2015 1 Formas variantes LOIRA ~ LOURA ~ LORA no português falado em Belo Horizonte Variant Forms of LOIRA ~ LOURA ~ LORA in the Brazilian Portuguese spoken in Belo Horizonte Patrícia de

Leia mais

A EXPRESSÃO DO FUTURO VERBAL EM IRARÁ-BA

A EXPRESSÃO DO FUTURO VERBAL EM IRARÁ-BA A EXPRESSÃO DO FUTURO VERBAL EM IRARÁ-BA Joana Gomes dos Santos Figuereido * Josane Moreira Oliveira ** Resumo: As diversas maneiras de dizer a mesma coisa fazem com que a língua seja dinâmica e heterogênea,

Leia mais

Variação pronominal e escolaridade

Variação pronominal e escolaridade 78 Entrepalavras - ISSN 2237-6321 Variação pronominal e escolaridade Lucelene Teresinha FRANCESCHINI 1 Resumo: Neste artigo analisamos a influência da variável escolaridade no uso dos pronomes pessoais

Leia mais

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones -

Português. Regular A1. Capacitación en Idiomas - Consultoría - Traducciones  - Português Regular A1 Pronomes Pessoais + Pronomes de Tratamento Eu Você / O senhor / A senhora Ele / Ela Nós / A gente Vocês / Os senhores / As senhoras Eles / Elas Pronomes Interrogativos Que Quem Qual,

Leia mais

AQUISIÇÃO DAS RELATIVAS PADRÃO EM PB DURANTE A ESCOLARIZAÇÃO

AQUISIÇÃO DAS RELATIVAS PADRÃO EM PB DURANTE A ESCOLARIZAÇÃO 113 de 297 AQUISIÇÃO DAS RELATIVAS PADRÃO EM PB DURANTE A ESCOLARIZAÇÃO Letícia Souza Araújo * (UESB) Adriana S. C. Lessa-de-Oliveira ** (UESB) RESUMO Esta pesquisa focaliza a aquisição da estratégia de

Leia mais

Avaliar o comportamento das crianças DEL no que concerne ao valor dado à informação de pessoa em Dmax e no afixo verbal;

Avaliar o comportamento das crianças DEL no que concerne ao valor dado à informação de pessoa em Dmax e no afixo verbal; 164 9 Conclusão Este estudo focalizou a aquisição de pessoa como traço formal no Português Brasileiro (PB) com o objetivo de caracterizar a manifestação de pessoa no curso normal do desenvolvimento lingüístico

Leia mais

6 Análise de dados. Predicados Existenciais Haver com sentido existencial 21 ocorrências (91%) Existir 2 ocorrências (9%)

6 Análise de dados. Predicados Existenciais Haver com sentido existencial 21 ocorrências (91%) Existir 2 ocorrências (9%) 6 Análise de dados A linha teórica escolhida para fundamentar esta pesquisa, o funcionalismo, justifica-se porque pretendo analisar a língua em uso, diferente da abordagem tradicional, que faz análise

Leia mais

DO ANTIGO AO NOVO: DA MUDANÇA DA TEORIA LINGUÍSTICA À MUDANÇA DA LÍNGUA

DO ANTIGO AO NOVO: DA MUDANÇA DA TEORIA LINGUÍSTICA À MUDANÇA DA LÍNGUA 471 de 663 DO ANTIGO AO NOVO: DA MUDANÇA DA TEORIA LINGUÍSTICA À MUDANÇA DA LÍNGUA Sivonei Ribeiro Rocha 146 (UESB) Jorge Augusto Alves da Silva 147 (UESB) RESUMO Este trabalho compara o conceito de mudança

Leia mais

VARIANTE CÊ E SUA GRAMATICALIZAÇÃO: UM ESTUDO FUNCIONAL ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS

VARIANTE CÊ E SUA GRAMATICALIZAÇÃO: UM ESTUDO FUNCIONAL ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS 657 de 663 VARIANTE CÊ E SUA GRAMATICALIZAÇÃO: UM ESTUDO FUNCIONAL ATRAVÉS DA LINGUÍSTICA DE CORPUS Warley José Campos Rocha (UESB) 209 Valéria Viana Sousa (UESB) 210 Jorge Augusto Alves da Silva (UESB)

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos A SUBSTITUIÇÃO DE NÓS POR A GENTE NA FALA DE NOVA IGUAÇU Stêphanie Rocha Vieira Elexias (UFRRJ) fanyrve@gmail.com Juliana Barbosa de Segadas Vianna (UFRRJ) julianasegadas@gmail.com RESUMO A investigação

Leia mais

APRESENTAÇÃO: ENCONTRO COMEMORATIVO DO PROJETO VARSUL: VARSUL 30 ANOS

APRESENTAÇÃO: ENCONTRO COMEMORATIVO DO PROJETO VARSUL: VARSUL 30 ANOS BRESCANCINI, C.; MONARETTO, V. Apresentação: Encontro Comemorativo do Projeto VARSUL: VARSUL 30 anos. ReVEL, edição especial n. 13, 2016. [www.revel.inf.br]. APRESENTAÇÃO: ENCONTRO COMEMORATIVO DO PROJETO

Leia mais

TER + PARTICÍPIO OU ESTAR + GERÚNDIO? ASPECTO VERBAL E VARIAÇÃO EM PB. KEYWORDS: iterative aspect; variation; quantification; periphrasis.

TER + PARTICÍPIO OU ESTAR + GERÚNDIO? ASPECTO VERBAL E VARIAÇÃO EM PB. KEYWORDS: iterative aspect; variation; quantification; periphrasis. Ronald Beline Mendes (USP) TER + PARTICÍPIO OU ESTAR + GERÚNDIO? ASPECTO VERBAL E VARIAÇÃO EM PB ABSTRACT: Although there seem to be semantic distinctions between estar + gerund and ter + participle in

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA NA ESCRITA

REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA NA ESCRITA 79 de 368 REFLEXÕES SOBRE O APAGAMENTO DO RÓTICO EM CODA SILÁBICA NA ESCRITA Geisa Borges da Costa * (UFBA) RESUMO O presente trabalho objetiva investigar os aspectos relacionados ao apagamento do rótico

Leia mais

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA 19 de 107 REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA Juscélia Silva Novais Oliveira * (Uesb) Priscila de Jesus Ribeiro ** (UESB) Vera Pacheco *** (Uesb) RESUMO O PB, segundo

Leia mais

SOBRE SALVADOR: RESULTADOS DE TRÊS ESTUDOS VARIACIONISTAS

SOBRE SALVADOR: RESULTADOS DE TRÊS ESTUDOS VARIACIONISTAS SOBRE SALVADOR: RESULTADOS DE TRÊS ESTUDOS VARIACIONISTAS Norma da Silva Lopes (UNEB) 1 (nlopes58@gmail.com) Lorena Cristina Nascimento (UNEB) 2 (lcristinarn@yahoo.com.br) Marli Pereira Batista (UNEB)

Leia mais

CRIAÇÃO LEXICAL: O USO DE NEOLOGISMOS NO PORTUGUÊS FALADO EM DOURADOS

CRIAÇÃO LEXICAL: O USO DE NEOLOGISMOS NO PORTUGUÊS FALADO EM DOURADOS CRIAÇÃO LEXICAL: O USO DE NEOLOGISMOS NO PORTUGUÊS FALADO EM DOURADOS Paulo Gerson Rodrigues Stefanello ¹; Elza Sabino da Silva Bueno². ¹Aluno do 4º ano do Curso de Letras Português/Espanhol. Bolsista

Leia mais

Variação linguística e ensino de Língua Portuguesa: aspectos inovadores na escrita escolar

Variação linguística e ensino de Língua Portuguesa: aspectos inovadores na escrita escolar Variação linguística e ensino de Língua Portuguesa: aspectos inovadores na escrita escolar Linguistic variation and teaching portuguese language: innovative aspects in school writing Elyne Giselle de Santana

Leia mais

Investigação. da preponderância de uma variável social na linguagem falada. Palavras-chave: sociolinguística; concordância nominal;

Investigação. da preponderância de uma variável social na linguagem falada. Palavras-chave: sociolinguística; concordância nominal; Investigação da preponderância de uma variável social na linguagem falada em Irati (pr) Loremi Loregian-Penkal* Vanessa Veis Ribeiro** Vanessa Ribeiro*** Resumo: A partir de estudos acerca da relação existente

Leia mais

O USO DE VERBOS MODAIS DE ABSTRACTS EM DA ÁREA DE LINGUÍSTICA

O USO DE VERBOS MODAIS DE ABSTRACTS EM DA ÁREA DE LINGUÍSTICA O USO DE VERBOS MODAIS DE ABSTRACTS EM DA ÁREA DE LINGUÍSTICA SARMENTO, S. SCORTEGAGNA, B. INTRODUÇÃO O estudo do uso dos verbos modais em textos acadêmicos mostra-se relevante, pois expressa a crença

Leia mais

A VARIAÇÃO NÓS/ A GENTE NO PORTUGUÊS FALADO DE FEIRA DE SANTANA: COMPARAÇÃO ENTRE FALARES DO PB

A VARIAÇÃO NÓS/ A GENTE NO PORTUGUÊS FALADO DE FEIRA DE SANTANA: COMPARAÇÃO ENTRE FALARES DO PB Página 63 de 510 A VARIAÇÃO NÓS/ A GENTE NO PORTUGUÊS FALADO DE FEIRA DE SANTANA: COMPARAÇÃO ENTRE FALARES DO PB Josany Maria de Jesus Silva (CAPES/UESB/PPGLin) Cristiane Namiuti Temponi (UESB/PPGLin)

Leia mais

Emergência do futuro perifrástico no português carioca: o princípio da marcação * O

Emergência do futuro perifrástico no português carioca: o princípio da marcação * O Emergência do futuro princípio da marcação Emergência do futuro princípio da marcação * O Helena Gryner** Resumo trabalho problematiza a atuação do princípio funcional da marcação. Focaliza a variação

Leia mais

A EXPRESSÃO VARIÁVEL DO FUTURO VERBAL NO DISCURSO POLÍTICO EM TRÊS CIDADES BAIANAS: SALVADOR, FEIRA DE SANTANA E VITÓRIA DA CONQUISTA

A EXPRESSÃO VARIÁVEL DO FUTURO VERBAL NO DISCURSO POLÍTICO EM TRÊS CIDADES BAIANAS: SALVADOR, FEIRA DE SANTANA E VITÓRIA DA CONQUISTA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS MESTRADO EM ESTUDOS LINGÍSTICOS FERNANDA DOS SANTOS ALMEIDA A EXPRESSÃO VARIÁVEL

Leia mais

A AQUISIÇÃO DO NOME NU SINGULAR E DO NOME DEFINIDO NA POSIÇÃO PÓS-VERBAL NO PB

A AQUISIÇÃO DO NOME NU SINGULAR E DO NOME DEFINIDO NA POSIÇÃO PÓS-VERBAL NO PB A AQUISIÇÃO DO NOME NU SINGULAR E DO NOME DEFINIDO NA POSIÇÃO PÓS-VERBAL NO PB Luciana Santos Brito (PIBIC/CNPq), Ronald Taveira da Cruz (Orientador: Departamento de Psicologia UFPI) 1 Introdução Este

Leia mais

Palavras-Chave: Sociolinguística. Variação nós x a gente. Pronominalização.

Palavras-Chave: Sociolinguística. Variação nós x a gente. Pronominalização. A INSERÇÃO DE A GENTE NA LINGUAGEM JORNALÍSTICA DE ZERO HORA Morgana Paiva da SILVA Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados parciais referentes à análise da inserção da forma pronominal

Leia mais

A EXPRESSÃO DO TEMPO FUTURO FORMA SINTÉTICA x PERÍFRASE. Rita do Carmo Polli da Silva. Mestranda em Estudos Lingüísticos da UFPR RESUMO

A EXPRESSÃO DO TEMPO FUTURO FORMA SINTÉTICA x PERÍFRASE. Rita do Carmo Polli da Silva. Mestranda em Estudos Lingüísticos da UFPR RESUMO A EXPRESSÃO DO TEMPO FUTURO FORMA SINTÉTICA x PERÍFRASE Rita do Carmo Polli da Silva Mestranda em Estudos Lingüísticos da UFPR RESUMO Há em curso, no Português do Brasil (doravante PB), mudanças no tocante

Leia mais

VARIAÇÃO NÓS E A GENTE NA FALA CULTA DA CIDADE DE MACEIÓ/AL

VARIAÇÃO NÓS E A GENTE NA FALA CULTA DA CIDADE DE MACEIÓ/AL VARIAÇÃO NÓS E A GENTE NA FALA CULTA DA CIDADE DE MACEIÓ/AL Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório 1 RESUMO Analisamos a variação nós e a gente na posição de sujeito na fala culta da cidade de Maceió.

Leia mais

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao

sintaticamente relevante para a língua e sobre os quais o sistema computacional opera. O resultado da computação lingüística, que é interno ao 1 Introdução A presente dissertação tem como tema a aquisição do modo verbal no Português Brasileiro (PB). Tal pesquisa foi conduzida, primeiramente, por meio de um estudo dos dados da produção espontânea

Leia mais

A EXPRESSÃO DE FUTURIDADE VERBAL: O EFEITO DA TELICIDADE E DO TIPO SEMÂNTICO DO VERBO PRINCIPAL

A EXPRESSÃO DE FUTURIDADE VERBAL: O EFEITO DA TELICIDADE E DO TIPO SEMÂNTICO DO VERBO PRINCIPAL 3 CAPÍTULO A EXPRESSÃO DE FUTURIDADE VERBAL: O EFEITO DA TELICIDADE E DO TIPO SEMÂNTICO DO VERBO PRINCIPAL Eduardo Pereira Santos (SEC/Bahia ; UNIJORGE)* Norma da Silva Lopes (PPGEL/UNEB)** *Mestre egresso

Leia mais

ELEMENTOS ANAFÓRICOS NA COORDENAÇÃO 1

ELEMENTOS ANAFÓRICOS NA COORDENAÇÃO 1 47 de 368 ELEMENTOS ANAFÓRICOS NA COORDENAÇÃO 1 Jaqueline Feitoza Santos * (Uesb) Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (Uesb) RESUMO O presente trabalho focaliza os aspectos elipse de constituintes

Leia mais

FACTUALIDADE NA EXPRESSÃO DO FUTURO DOS TEXTOS ESCRITOS. MARIA JOSÉ FERREIRA STROGENSKI (Mestranda UFPR)

FACTUALIDADE NA EXPRESSÃO DO FUTURO DOS TEXTOS ESCRITOS. MARIA JOSÉ FERREIRA STROGENSKI (Mestranda UFPR) FACTUALIDADE NA EXPRESSÃO DO FUTURO DOS TEXTOS ESCRITOS MARIA JOSÉ FERREIRA STROGENSKI (Mestranda UFPR) Resumo Este trabalho foi escrito sob a ótica da Lingüística Textual e teve como fundamento teórico

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NA FALA DE MORADORES DE FLORIANÓPOLIS

CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NA FALA DE MORADORES DE FLORIANÓPOLIS Página117 CONCORDÂNCIA VERBAL COM O PRONOME DE SEGUNDA PESSOA DO SINGULAR NA FALA DE MORADORES DE FLORIANÓPOLIS Juliana Flores 1 Letícia Cortellete 2 RESUMO: Este artigo faz uma análise do fenômeno da

Leia mais

Raquel Pereira Maciel PG/UFMS. Justificativa

Raquel Pereira Maciel PG/UFMS. Justificativa NEOLOGIA LEXICAL: ESTUDO DOS SUFIXOS VERBAIS AR E IZAR NA FORMAÇÃO DE NOVOS LÉXICOS DO CAMPO SEMÂNTICO DA ALIMENTAÇÃO NO PORTUGUÊS FALADO EM PONTA PORÃ/BRASIL PEDRO JUAN CABALLERO/PARAGUAI Raquel Pereira

Leia mais

A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL NUM DIALETO RURAL

A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL NUM DIALETO RURAL 5 CAPÍTULO A VARIAÇÃO DA CONCORDÂNCIA NOMINAL NUM DIALETO RURAL 1. INTRODUÇÃO 1 EVANILDA MARINS ALMEIDA 1 A pesquisa, cujos resultados se discutem, teve por objetivo analisar o comportamento do -s marcador

Leia mais

Objetivos. aula A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: COLOCANDO A MÃO NA MASSA. Ao final desta aula, você deverá ter:

Objetivos. aula A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: COLOCANDO A MÃO NA MASSA. Ao final desta aula, você deverá ter: A PESQUISA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA: COLOCANDO A MÃO NA MASSA 10 aula Objetivos Ao final desta aula, você deverá ter: operado com alguns dos procedimentos metodológicos da sociolinguística variacionista

Leia mais

INFLUÊNCIA DO PRINCÍPIO DA MARCAÇÃO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ENTOACIONAL DOS CONECTORES E, AÍ E ENTÃO EM NATAL (RN)

INFLUÊNCIA DO PRINCÍPIO DA MARCAÇÃO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ENTOACIONAL DOS CONECTORES E, AÍ E ENTÃO EM NATAL (RN) INFLUÊNCIA DO PRINCÍPIO DA MARCAÇÃO SOBRE A DISTRIBUIÇÃO ENTOACIONAL DOS CONECTORES E, AÍ E ENTÃO EM NATAL (RN) Flávia Angélica de Amorim Andrade Departamento de Letras UFRN Maria Alice Tavares Departamento

Leia mais

DAS CRÍTICAS E CONTRIBUIÕES LINGUÍSTICAS. Por Claudio Alves BENASSI

DAS CRÍTICAS E CONTRIBUIÕES LINGUÍSTICAS. Por Claudio Alves BENASSI DAS CRÍTICAS E CONTRIBUIÕES LINGUÍSTICAS Por Claudio Alves BENASSI omo vimos anteriormente, em relação ao uso que o sujeito com C surdez faz da modalidade escrita do surdo, o recurso didático Números Semânticos

Leia mais

(2) A rápida publicação deste livro pela editora foi um bom negócio.

(2) A rápida publicação deste livro pela editora foi um bom negócio. 1 Introdução Esta dissertação tem o objetivo geral de investigar as formas nominalizadas deverbais no que tange ao seu aspecto polissêmico e multifuncional. O objetivo específico consiste em verificar,

Leia mais

Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site

Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site www.kademi.com.br Entrevistado: Ricardo de MACEDO Professor, Formado pela Universidade Guarulhos (2005) com graduação em

Leia mais

O Tom na fala: estratégias prosódicas

O Tom na fala: estratégias prosódicas O Tom na fala: estratégias prosódicas Marígia Ana de Moura Aguiar marigia.aguiar@gmail.com Agradeço a contribuição de meus alunos e companheiros do Grupo de Prosódia da UNICAP na construção desta apresentação.

Leia mais

NÓS E A GENTE SOB UM NOVO OLHAR: ESTRATÉGIAS DE CONCORDÂNCIA DE GÊNERO E NÚMERO

NÓS E A GENTE SOB UM NOVO OLHAR: ESTRATÉGIAS DE CONCORDÂNCIA DE GÊNERO E NÚMERO NÓS E A GENTE SOB UM NOVO OLHAR: ESTRATÉGIAS DE CONCORDÂNCIA DE GÊNERO E NÚMERO Juliana Barbosa de Segadas Vianna * Universidade Federal do Rio de Janeiro PIBIC/CNPq Resumo: Este trabalho investiga as

Leia mais

A pontualidade e o uso dos conectivos temporais em PL2E: entendendo a cultura para entender a gramática

A pontualidade e o uso dos conectivos temporais em PL2E: entendendo a cultura para entender a gramática A pontualidade e o uso dos conectivos temporais em PL2E: entendendo a cultura para entender a gramática Adriana ALBUQUERQUE (PUC-Rio, Rio de janeiro Brasil) 1. Introdução O processo de ensino e aprendizagem

Leia mais

4 Metodologia. 4.1 Metodologia naturalista: produção da fala espontânea

4 Metodologia. 4.1 Metodologia naturalista: produção da fala espontânea 4 Metodologia 4.1 Metodologia naturalista: produção da fala espontânea O presente estudo fez uso de dados naturalistas ou ecológicos coletados para um estudo longitudinal (Martins, 2007). Um estudo naturalista

Leia mais

ANÁLISE DA FALA DE DOIS INDIVÍDUOS COM DOWN 1

ANÁLISE DA FALA DE DOIS INDIVÍDUOS COM DOWN 1 147 de 368 ANÁLISE DA FALA DE DOIS INDIVÍDUOS COM DOWN 1 Marian Oliveira * (UESB/UNICAMP) RESUMO trataremos da relação entre síndrome de down e situação dialógica. foram coletados dados de fala de dois

Leia mais

A VARIAÇÃO ENTRE AS FORMAS DO FUTURO DO PRETÉRITO E PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO NA FALA CAPIXABA

A VARIAÇÃO ENTRE AS FORMAS DO FUTURO DO PRETÉRITO E PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO NA FALA CAPIXABA A VARIAÇÃO ENTRE AS FORMAS DO FUTURO DO PRETÉRITO E PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO NA FALA CAPIXABA Leila Maria Tesch Resumo: Este trabalho analisa a variação entre as formas do futuro do pretérito

Leia mais

Variação pronominal tu/você em Concórdia-SC: o papel dos

Variação pronominal tu/você em Concórdia-SC: o papel dos 10.5216/sig.v27i2.30825 Variação pronominal tu/você em Concórdia-SC: o papel dos fatores sociais Lucelene Teresinha FRANCESCHINI * Resumo Neste artigo analisamos a influência dos fatores sociais, faixa

Leia mais

USO VARIÁVEL DE NÓS E A GENTE NA FALA E ESCRITA DE PESSOAS DO DISTRITO FEDERAL

USO VARIÁVEL DE NÓS E A GENTE NA FALA E ESCRITA DE PESSOAS DO DISTRITO FEDERAL USO VARIÁVEL DE NÓS E A GENTE NA FALA E ESCRITA DE PESSOAS DO DISTRITO FEDERAL Mariana Araújo Simões de CARVALHO Universidade de Brasília Resumo: Este artigo visa a analisar a interferência de fatores

Leia mais

AULA: MARCADORES CONVERSACIONAIS INTERACIONAIS

AULA: MARCADORES CONVERSACIONAIS INTERACIONAIS AULA: MARCADORES CONVERSACIONAIS INTERACIONAIS 1. Preliminares Alguns desses marcadores podem ter a função concomitante de sequenciadores tópicos Grupos de marcadores interacionais aqui abordados o ah,

Leia mais

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado

REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO. Profª. Fernanda Machado REVISÃO DOS TEMPOS VERBAIS DO MODO INDICATIVO Profª. Fernanda Machado 1 Os tempos do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, pretérito imperfeito, futuro do presente

Leia mais

THE 2 ND PERSON PRONOUNS VARIATION IN RATONES AND SANTO ANTONIO DE LISBOA COMMUNITIES: A VARIATIONIST SOCIOLINGUISTICS-BASED APPROACH

THE 2 ND PERSON PRONOUNS VARIATION IN RATONES AND SANTO ANTONIO DE LISBOA COMMUNITIES: A VARIATIONIST SOCIOLINGUISTICS-BASED APPROACH A VARIAÇÃO DOS PRONOMES DE SEGUNDA PESSOA NA LÍNGUA FALADA NAS COMUNIDADES DE RATONES E DE SANTO ANTÔNIO DE LISBOA UMA ABORDAGEM SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA THE 2 ND PERSON PRONOUNS VARIATION IN RATONES

Leia mais

ESTARÁ O PORTUGUÊS BRASILEIRO DEIXANDO DE SER LÍNGUA DE SUJEITO-PREDICADO? *

ESTARÁ O PORTUGUÊS BRASILEIRO DEIXANDO DE SER LÍNGUA DE SUJEITO-PREDICADO? * 255 de 298 ESTARÁ O PORTUGUÊS BRASILEIRO DEIXANDO DE SER LÍNGUA DE SUJEITO-PREDICADO? * Elisângela Gonçalves ** Daiane Gomes Bahia *** Paula Barreto Silva **** RESUMO Este trabalho consiste em um recorte

Leia mais

Web - Revista SOCIODIALETO

Web - Revista SOCIODIALETO LABOV, William. A motivação social de uma mudança sonora In: Padrões sociolinguísticos. Trad. Marcos Bagno, Maria Marta Pereira Scherre, Caroline Rodrigues Cardoso. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS. Cecília Augusta Vieira Pinto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS. Cecília Augusta Vieira Pinto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA VERNÁCULAS Cecília Augusta Vieira Pinto OS ESPANHÓIS DIZ QUE A GENTE TEMOS QUE ESCOLHER: A CONCORDÂNCIA

Leia mais

ESTRUTURAS COM TER E HAVER EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: DO SÉCULO XIX AO XX.

ESTRUTURAS COM TER E HAVER EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: DO SÉCULO XIX AO XX. Anais do 5º Encontro do Celsul, Curitiba-PR, 2003 (510-515) ESTRUTURAS COM TER E HAVER EM TEXTOS JORNALÍSTICOS: DO SÉCULO XIX AO XX. Erica Sousa de ALMEIDA (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Dinah

Leia mais

Os aspectos da marcação de concordância verbal na língua falada em Serra Talhada - PE

Os aspectos da marcação de concordância verbal na língua falada em Serra Talhada - PE Os aspectos da marcação de concordância verbal na língua falada em Serra Talhada - PE Renata Lívia de Araújo Santos 1 Juliana da Silva 2 Resumo Este artigo propõe-se a discutir o perfil sociolinguístico

Leia mais

A VARIAÇÃO NÓS E A GENTE NA POSIÇÃO DE SUJEITO NA FALA DE CRIANÇAS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL

A VARIAÇÃO NÓS E A GENTE NA POSIÇÃO DE SUJEITO NA FALA DE CRIANÇAS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL A VARIAÇÃO NÓS E A GENTE NA POSIÇÃO DE SUJEITO NA FALA DE CRIANÇAS DA CIDADE DE MACEIÓ/AL Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar Vitório Resumo: Descrevemos e analisamos as realizações dos pronomes nós e

Leia mais

A expressão do futuro no português brasileiro contemporâneo

A expressão do futuro no português brasileiro contemporâneo 42 REVISTA ELETRÔNICA DO INSTITUTO DE HUMANIDADES ISSN 1678-3182 VOLUME VI NÚMERO XXIII OUT DEZ 2007 A expressão do futuro no português brasileiro contemporâneo Juliana Bertucci BARBOSA Doutoranda em Lingüística

Leia mais

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos

Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: PARTE INTEGRANTE DA LÍNGUA Patricia Damasceno Fernandes (UEMS) damasceno75@gmail.com Natalina Sierra Assêncio Costa (UEMS) nattysierra2011@hotmail.com RESUMO O presente trabalho

Leia mais

ANEXO 7 Resultados do Teste de Produção

ANEXO 7 Resultados do Teste de Produção Grupo de Verbos Oração Superior (Frases Afirmativas) Verbo Frase 1. AFIRMAR F1 ANEXO 7 Resultados do Teste de Produção Oração Encaixada Produção dos Sujeitos Modo Indicativo Modo Conjuntivo v. ir (futuro)

Leia mais

Influência das variáveis sociais sobre o uso das preposições no complemento locativo do verbo ir na fala catarinense

Influência das variáveis sociais sobre o uso das preposições no complemento locativo do verbo ir na fala catarinense Influência das variáveis sociais sobre o uso das preposições no complemento locativo do verbo ir na fala catarinense Marcos Luiz Wiedemer 1 RESUMO: O propósito deste trabalho é apresentar um estudo sobre

Leia mais

ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LIBRAS: NOME E VERBO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO

ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LIBRAS: NOME E VERBO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO Página 255 de 481 ASPECTOS MORFOSSINTÁTICOS DA LIBRAS: NOME E VERBO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO Ediélia Lavras dos Santos Santana (UESB/PPGLin) Adriana Stella Cardoso Lessa-de-Oliveira (PPGLin-UESB) RESUMO

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS E SOCIAIS NA AUSÊNCIA DE CONCORDÂNCIA NOMINAL NO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL

A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS E SOCIAIS NA AUSÊNCIA DE CONCORDÂNCIA NOMINAL NO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL A INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS LINGUÍSTICAS E SOCIAIS NA AUSÊNCIA DE CONCORDÂNCIA NOMINAL NO PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL MIRANDA Lília Soares Universidade Federal de Minas Gerais UFMG liliasoaresmi@gmail.com

Leia mais

Palavras-chave: variação lingüística; concordância verbal; coletivo; saliência fônica.

Palavras-chave: variação lingüística; concordância verbal; coletivo; saliência fônica. A VARIAÇÃO VERBAL COM SUJEITO COLETIVO NO PORTUGUÊS FALADO DO BRASIL Shirley Eliany R. Mattos * RESUMO O artigo trata da variação verbal que ocorre quando o sujeito é de tipo coletivo singular como o pessoal,

Leia mais