Aula 2 Eletrostática Prof. Marcio Kimpara

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 2 Eletrostática Prof. Marcio Kimpara"

Transcrição

1 ELETRICIDADE Aula 2 Eletrostática Prof. Marcio Kimpara Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

2 Prof. Marcio Kimpara 2 Eletricidade Os primeiros relatos sobre a eletricidade datam desde antes de Cristo. Hoje, a eletricidade é indispensável na vida moderna! Surgimento da eletricidade A.C. Com Tales de Mileto que descobriu que alguns materiais eram atraídos entre si... Ao atritar um pedaço de âmbar (resina) com uma pele de animal, ele assumia uma propriedade diferente, atraindo materiais leves, como palha; Após o contato com a palha esta força deixava de existir.

3 Prof. Marcio Kimpara 3 Eletricidade Após as observações de Tales, muitos outros cientistas fizeram descobertas na área e definiram alguns conceitos envolvendo a eletricidade... Somente com a descoberta do elétron e com o avanço da teoria atômica, é que a eletrização foi finalmente entendida... Tudo que ocupa lugar no espaço é matéria. Toda matéria é constituída por moléculas e toda molécula é composta por átomos. Os átomos por sua vez são constituídos por partículas subatômicas.

4 Prof. Marcio Kimpara 4 Eletricidade MATÉRIA MOLÉCULAS ÁTOMOS Os átomos são formados por três subpartículas principais denominadas prótons, nêutrons e elétrons. O elétron corresponde a carga negativa (-) da eletricidade. Os elétrons estão girando ao redor do núcleo do átomo em trajetórias concêntricas denominadas e orbitas. O próton corresponde a carga positiva (+) da eletricidade. Os prótons se concentram no núcleo do átomo. É o número de prótons no núcleo que determina o número atômico do átomo. Também no núcleo é encontrado o nêutron, carga neutra fundamental da eletricidade.

5 Prof. Marcio Kimpara 5 Eletrostática Um átomo é estável quando a quantidade de energia dos elétrons (-) e dos prótons (+) é igual. Mas os elétrons estão dispostos em torno do núcleo formando camadas distanciadas proporcionalmente do núcleo. Quanto mais afastado do núcleo menor será a força que prende o elétron ao átomo. Esta força que prende o elétron ao átomo é chamada de nível de energia. Átomo Neutro Número Elétrons = Número de Protóns

6 Prof. Marcio Kimpara 6 Eletrostática O nível de energia de um elétron é diretamente proporcional a sua distância ao núcleo de seu átomo. Os elétrons situados na camada mais externa são chamados de elétrons de valência. Quando estes elétrons recebem do meio externo mais energia, isto pode fazer com o elétron se desloque para um nível de energia mais alto. Se isto ocorre, dizemos que o átomo está num estado excitado e, portanto instável.

7 Prof. Marcio Kimpara 7 Eletricidade - subáreas Eletrostática: área que estuda as cargas elétricas em repouso e seus efeitos associados, tipos de eletrização, força eletrostática, campo elétrico e potencial elétrico; Eletrodinâmica: responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. Abrange principalmente os conceitos associados à corrente elétrica e à análise de circuitos elétricos contendo componentes, como resistores, indutores e capacitores; Eletromagnetismo: é a parte da eletricidade que estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos. Ambos estão intimamente relacionados uma vez que uma corrente elétrica pode ser produzida pela variação de campo magnético, bem como um campo magnético originado a partir de uma corrente elétrica.

8 Prof. Marcio Kimpara 8 Eletrostática Iremos estudar o comportamento e as propriedades das cargas elétricas quando em repouso. Existem dois importantes princípios da eletrostática Princípio da atração e repulsão: demonstra que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem e de sinal contrário se atraem. Princípio da conservação das cargas elétricas: em um sistema isolado eletricamente, a soma das cargas elétricas continua constante. Carga elétrica não se cria, não se perde, apenas se transfere.

9 Prof. Marcio Kimpara 9 Lei de Coulomb Charles Coulomb mediu as forças eléctricas (atração ou repulsão) entre duas pequenas esferas carregadas; Ele descobriu que a força dependia do valor das cargas e da distância entre elas;

10 Prof. Marcio Kimpara 10 Lei de Coulomb F Q 1 Q d F F Q 1 Q F d d Q 1 F F Q 2 + -

11 Prof. Marcio Kimpara 11 Lei de Coulomb A Lei de Coulomb estabelece que a intensidade da força elétrica entre duas partículas eletrizadas é diretamente proporcional ao produto dos módulos das cargas das partículas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Matematicamente: F K Q1. Q d 2 2 K é a constante eletrostática do vácuo (9x10 9 N.m 2 /C 2 );

12 Prof. Marcio Kimpara 12 Carga elétrica A quantidade de carga elétrica que um corpo possui é dada pela diferença entre número de prótons e o número de elétrons que o corpo tem. A quantidade de carga elétrica é representada pela letra Q, e é expresso na unidade COULOMB (C). A carga de 1C = 6,25x10 18 elétrons. Dizer que um corpo possui carga de um Coulomb negativo ( -Q ), significa que um corpo possui 6,25x10 18 mais elétrons que prótons (excesso de elétrons)

13 Prof. Marcio Kimpara 13 Carga elementar A menor carga elétrica encontrada na natureza é a carga de um elétron ou próton. Estas cargas são iguais em módulo e valem: 19 Elétron 1,6 10 C 19 1,6 10 C Próton Para calcular a quantidade de carga elétrica de um corpo, basta multiplicar o número de elétrons pela carga elementar. Q n. e

14 Prof. Marcio Kimpara 14 Carga elementar Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. Quantidade de carga Q = n.e e = carga elementar (e = 1,6 x ) Unidade: Coulomb

15 Prof. Marcio Kimpara 15 Eletrização O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este fique eletrizado denomina-se eletrização. Eletrização por atrito Processos de Eletrização Eletrização por contato Eletrização por indução

16 Prof. Marcio Kimpara 16 Eletrização por atrito Este processo consiste em esfregar dois corpos neutros feitos de materiais distintos. Desta forma, quando são atritados entre si, um deles adquire elétrons ficando eletrizado negativamente e outro cede elétrons, ficando carregado positivamente. Quando há eletrização por atrito, os dois corpos ficam com cargas de módulo igual, porém com sinais opostos.

17 Prof. Marcio Kimpara 17 Eletrização por atrito Existe uma tabela, conhecida como série triboelétrica, que indica para onde os elétrons são transferidos quando dois corpos da tabela são são atritados. Isso significa que quando um mesmo corpo se eletriza por atrito com outros corpos, ele não adquire sempre eletricidade positiva, ou sempre negativa, isso irá depender do outro corpo (material) com o qual é atritado. Mais positivo + - Mão humana Pele de coelho Vidro Nylon Seda Papel Borracha PVC Ex: Atrito de vidro e seda: Vidro (+) Seda (-)

18 Prof. Marcio Kimpara 18 Eletrização por contato Neste caso é preciso que, pelo menos, um dos corpos esteja carregado eletricamente, por exemplo com carregado positivamente. Aproxima-se o condutor positivo do condutor neutro até que ocorra o contato entre eles. Quando isso acontece, haverá uma transferência de elétrons do corpo neutro para o corpo carregado positivamente. Separando-se os dois condutores, eles estarão com cargas de mesmo sinal.

19 Prof. Marcio Kimpara 19 Eletrização por indução Este processo de eletrização se baseia no princípio da atração e repulsão, uma vez que a eletrização ocorre apenas com a aproximação de um corpo eletrizado (indutor) a um corpo neutro (induzido). O processo é dividido em três etapas: Primeiramente um bastão eletrizado é aproximado de um condutor inicialmente neutro. Por meio do princípio de atração e repulsão, os elétrons livres do induzido são atraídos/repelidos dependendo do sinal da carga do indutor.

20 Prof. Marcio Kimpara 20 Eletrização por indução O próximo passo é ligar o induzido à terra, ainda na presença do indutor. Desliga-se o induzido da terra, fazendo com que sua única carga seja a do sinal oposto ao indutor. Após pode-se retirar o indutor das proximidades e o induzido estará eletrizado com sinal oposto à carga do indutor e as cargas se distribuem por todo o corpo.

21 Eletrização por indução Prof. Marcio Kimpara 21

22 Eletrização por indução Prof. Marcio Kimpara 22

23 Prof. Marcio Kimpara 23 Campo Elétrico Chama-se Campo Elétrico a modificação no espaço estabelecida em todos os pontos no entorno de uma carga de intensidade Q, de forma que qualquer carga de prova de intensidade q fica sujeita a uma força de interação (atração ou repulsão) exercida por Q. Pode-se dizer que o espaço em torno de um corpo carregado fica sob influência de algo invisível e de natureza elétrica que age sobre outros corpos carregados que ali estejam. Região do espaço onde uma carga de prova ali colocada sofrerá a ação de uma força

24 Prof. Marcio Kimpara 24 Campo Elétrico CAMPO ELÉTRICO: Um campo elétrico é o campo de força provocado por cargas elétricas ou por um sistema de cargas. Cargas elétricas num campo elétrico estão sujeitas a uma força elétrica. O campo elétrico é uma grandeza vetorial, portanto é representado por um vetor. Para determinarmos a sua presença, colocamos uma carga de prova no meio. Se esta ficar sujeita a uma força, dizemos que a região em que a carga se encontra, está sujeita a um campo elétrico. O vetor campo elétrico tem sempre a mesma direção da força a que a carga está sujeita, e o sentido é o mesmo da força, se a carga estiver carregada positivamente (Q > 0), ou contrária à força, se a carga for negativa (Q < 0).

25 Prof. Marcio Kimpara 25 Campo É uma alteração produzida no espaço onde há uma: massa (campo gravitacional), um imã (campo magnético) ou uma carga elétrica (campo elétrico) Campo gravitacional Campo magnético Campo elétrico

26 Prof. Marcio Kimpara 26 Lei de Coulomb F k. Q1. Q 2 d 2 k m N. C 2 2 Q 1 Q 2 + F F - d

27 Prof. Marcio Kimpara 27 Campo Elétrico Matematicamente: F E F E. q q Unidade: N/C Grandeza Vetorial Dependendo do sinal de q, os vetores força e campo elétrico podem não ter o mesmo sentido.

28 Prof. Marcio Kimpara 28 Campo Elétrico E +q F +q E + Q - Q F CONCLUSÕES Carga fonte positiva (Q > O) gera campo elétrico de afastamento. Carga fonte negativa (Q < O) gera campo elétrico de aproximação. -q F E -q E F Sendo q > 0, F e E tem o mesmo sentido; sendo q < 0, F e E têm sentidos contrários. F e E têm sempre a mesma direção.

29 Prof. Marcio Kimpara 29 Linhas de força Para representar o campo elétrico, utilizamos linhas de força (linhas de campo)

30 Prof. Marcio Kimpara 30 Linhas de força O campo elétrico sempre "nasce" nas cargas positivas (vetor) e "morre" nas cargas negativas. Quando duas cargas positivas são colocadas próximas uma da outra, o campo elétrico é de afastamento, gerando uma região entre as duas cargas isenta de campo elétrico. O mesmo ocorre para cargas negativas, com a diferença de o campo elétrico ser de aproximação. Já quando são colocadas próximas uma carga positiva e uma negativa, o campo "nasce" na primeira, e "morre" na segunda.

31 Prof. Marcio Kimpara 31 Campo Elétrico Módulo do vetor campo elétrico: F Q. q E F K. 2 q d E K. Q. q d q 2 E K. d Q2 A intensidade do campo elétrico independe da presença ou não de uma carga de prova. O módulo de E depende da carga que o originou e da distância entre esta carga e o ponto do espaço em questão.

32 Prof. Marcio Kimpara 32 Campo Elétrico Gráfico E x d E(N) E E E 4 E 9 d 1d 2d 3d E a 1 d 2 E 16 4d d(m)

33 Prof. Marcio Kimpara 33 Campo elétrico gerado por mais do que uma partícula eletrizada

34 Prof. Marcio Kimpara 34 Campo elétrico gerado por mais do que uma partícula eletrizada

35 Prof. Marcio Kimpara 35 Potencial Elétrico Imagine um campo elétrico gerado por uma carga Q. No instante em que for colocada um carga de prova q em seu espaço de atuação sabemos que, conforme a combinação de sinais entre as duas cargas, esta carga q, será atraída ou repelida, adquirindo movimento, e consequentemente Energia Cinética. Essa força tende a realizar trabalho sobre a partícula; por isso a partícula adquire energia. Esse trabalho é determinado pela força e o deslocamento de partícula, sendo a força e o deslocamento grandezas que dependem da posição da partícula no campo elétrico. Logo, a energia adquirida pela partícula vai depender da posição do ponto P onde ela for colocada. Se fizermos uma analogia com a energia cinética estudada em mecânica, sabemos que para que um corpo adquira energia cinética é necessário que haja uma energia potencial armazenada de alguma forma. Quando esta energia está ligada à atuação de um campo elétrico, é chamada Energia Potencial Elétrica. Q. q E p k. d (J) Para mover um corpo carregado numa região de campo elétrico, é preciso dar energia a esse corpo.

36 Prof. Marcio Kimpara 36 Potencial Elétrico O potencial pode ser descrito como o quociente entre a energia potencial elétrica e a carga de prova q. Ou seja: V E q p k. Q d Grandeza escalar Se Q for (+), então V (+) Se Q for (-), então V (-) (V) É a medida associada ao nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico.

37 Prof. Marcio Kimpara 37 Diferença de Potencial Desloca-se uma carga de prova q desde o ponto A até o ponto B, com velocidade constante e mede-se o trabalho (energia gasta) que a força teve que realizar para movimentar esta carga entre estes dois pontos. A diferença de potencial é calculada como: V A V B W q AB (V) Q + d q +. A. B Chama-se assim a diferença entre o potencial elétrico de dois pontos do espaço. Podemos dizer que a diferença de potencial é que promove a movimentação de cargas elétricas no espaço. Também chamada de d.d.p ou tensão.

38 Prof. Marcio Kimpara 38 Exemplo Determine o sinal e o módulo de Q para que o campo elétrico resultante em P seja nulo. Q1 = -4mC - Q.P 1m 1m

39 Prof. Marcio Kimpara 39 Exemplo RESOLUÇÃO Determine o sinal e o módulo de Q para que o campo elétrico resultante em P seja nulo. Q1 = -4mC - Q EQ1 P. EQ 1m 1m Para que o campo na região do ponto P seja nulo, o vetor campo elétrico da carga Q1 precisa ser igual em módulo e direção ao vetor campo elétrico da carga Q, porém de sentidos opostos. Para que o campo da carga Q tenha o sentido mostrado na figura acima, temo que o campo da carga Q precisa ser divergente. Portanto Q tem sinal positivo.

40 Prof. Marcio Kimpara 40 Exemplo RESOLUÇÃO Determine o sinal e o módulo de Q para que o campo elétrico resultante em P seja nulo. Q1 = -4mC - Q + EQ1 P. EQ 1m 1m E k. Q1 Q d 1 2 E Q k. Q d k. k. 2 2 Q 1 2 Q C

41 Prof. Marcio Kimpara 41 Aplicação: Precipitador eletrostático Um precipitador eletrostático, também conhecido como um filtro de ar eletrostático, é um equipamento de muito controle de poluição em fábricas que emitem gases e partículas poluidoras à atmosfera. Este dispositivo mecânico ou elétrico captura os poluentes e libera o gás limpo para a atmosfera.

42 Prof. Marcio Kimpara 42 Aplicação: Precipitador eletrostático O processo de extrair as partículas ou poluentes geradas pelo escape de gases das fábricas começa com o processo de ionização, no qual as partículas são eletrostaticamente carregadas. As placas ou outros mecanismos de coleta contidos nas laterais do precipitador atraem as partículas carregadas, se aderem à superfície destas placas. Em seguida, é aplicada uma vibração nas placas fazendo com que as partículas se desprendam e caiam por um funil de onde serão descartadas.

43 Prof. Marcio Kimpara 43 Exercícios Exercícios resolvidos no quadro negro...

PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO

PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO Considera-se um corpo eletrizado quando este tiver número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um

Leia mais

Introdução à Eletricidade

Introdução à Eletricidade G10CK/ALAMY/EASYPIX BRASIL Introdução à Eletricidade Eletricidade é uma palavra derivada do grego élektron, que significa âmbar. Resina vegetal fossilizada Ao ser atritado com um pedaço de pele de animal,

Leia mais

Princípios de Eletricidade e Magnetismo

Princípios de Eletricidade e Magnetismo Princípios de Eletricidade e Magnetismo Engenharias 1 Ementa Eletrostática Carga Elétrica Condutores e Isolantes Processos de Eletrização Lei de Coulomb Campo Elétrico Potencial Elétrico Circuitos I Tensão

Leia mais

Ou seja, a massa dos elétrons é aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons. Podemos representar um átomo, embora fora de escala, por:

Ou seja, a massa dos elétrons é aproximadamente 2 mil vezes menor que a massa dos prótons. Podemos representar um átomo, embora fora de escala, por: ELETROSTÁTICA Cargas Elétricas Toda a matéria que conhecemos é formada por moléculas. Esta, por sua vez, é formada de átomos, que são compostos por três tipos de partículas elementares: prótons, nêutrons

Leia mais

PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO

PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO PROCESSOS DE ELETRIZAÇÃO Noções de Carga Elétrica No século VI a.c., o matemático e filósofo grego Tales, natural da cidade de Mileto, observou que ao atritar uma resina fóssil (o âmbar) com tecido, esta

Leia mais

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica

Eletrostática. O átomo, o elétron, o próton e o neutron. Carga elétrica Eletrostática O átomo, o elétron, o próton e o neutron O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico. Ele consiste em um núcleo central que contém uma carga convencionada de positiva

Leia mais

Estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso!

Estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso! Estudo do comportamento das cargas elétricas em repouso! Estrutura da Matéria: O átomo possui duas regiões distintas: núcleo e eletrosfera (região ao redor desse núcleo). São muitas as partículas que compõem

Leia mais

FÍSICA ELETROSTÁTICA. Prof. Rangel M. Nunes

FÍSICA ELETROSTÁTICA. Prof. Rangel M. Nunes 1 FÍSICA ELETROSTÁTICA 2 CONTEÚDOS: O Átomo e suas propriedades; Carga elétrica. Campo Elétrico. Lei de Coulomb e a Força Elétrica. 3 O ÁTOMO E SUAS PROPRIEDADES O átomo é a menor partícula constituitiva

Leia mais

Eletromagnetismo aula 01. Maria Inês Castilho

Eletromagnetismo aula 01. Maria Inês Castilho Eletromagnetismo aula 01 Maria Inês Castilho Introdução ao eletromagnetismo Os primeiros registros sobre eletricidade, são de Tales de Mileto (600 a.c). O magnetismo era observado na magnetita. O eletromagnetismo,

Leia mais

Eletrização por atrito

Eletrização por atrito Eletrização por atrito Quando do atrito entre dois corpos, a energia aplicada é suficiente para que um corpo transfira elétrons para o outro, tornando um corpo carregado positivamente e o outro negativamente.

Leia mais

FÍSICA ELETROSTÁTICA. prof. Rangel Martins Nunes. Fevereiro de 2019

FÍSICA ELETROSTÁTICA. prof. Rangel Martins Nunes. Fevereiro de 2019 1 FÍSICA ELETROSTÁTICA prof. Rangel Martins Nunes Fevereiro de 2019 2 CONTEÚDOS: O Átomo e suas propriedades; Carga elétrica; Técnicas de eletrizção; Campo Elétrico; Lei de Coulomb e a Força Elétrica;

Leia mais

ELETROSTÁTICA ELETRIZAÇÃO DE CORPOS

ELETROSTÁTICA ELETRIZAÇÃO DE CORPOS ELETROSTÁTICA ELETRIZAÇÃO DE CORPOS Iniciaremos o estudo sobre cargas elétricas com um experimento. Se atritarmos vigorosamente um canudo de plástico (canudo A na figura 1) com um pedaço de papel e logo

Leia mais

Eletricidade Básica * Eletrost ática Eletrost * Eletrodinâmica

Eletricidade Básica * Eletrost ática Eletrost * Eletrodinâmica Eletricidade Básica * Eletrostática * Eletrodinâmica * Eletrostática A eletrostática é uma área da eletricidade que estuda o comportamento e as propriedades das cargas elétricas que estão, geralmente,

Leia mais

ELETRICIDADE. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 20/10/2016 1

ELETRICIDADE. Professor Paulo Christakis, M.Sc. 20/10/2016 1 ELETRICIDADE 20/10/2016 1 Eletricidade é dividida em: Eletrostática: parte da Eletricidade que estuda as cargas elétricas em repouso. Eletrodinâmica: parte da Eletricidade que estuda as cargas elétricas

Leia mais

ELETRICIDADE. Introdução 1: A palavra eletricidade provem do grego, da palavra eléktron, que significa âmbar.

ELETRICIDADE. Introdução 1: A palavra eletricidade provem do grego, da palavra eléktron, que significa âmbar. ELETRICIDADE Introdução 1: A palavra eletricidade provem do grego, da palavra eléktron, que significa âmbar. O âmbar é um tipo de resina fóssil, de origem vegetal, utilizado na fabricação de utensílios.

Leia mais

corpos eletrizados cargas campo elétrico

corpos eletrizados cargas campo elétrico Introdução A princípio vimos que corpos eletrizados ficam sujeitos a forças de atração ou de repulsão, dependendo dos tipos de cargas que possuem. Um corpo eletrizado é capaz de repelir e de ser repelido

Leia mais

Figura 1 - O pente que foi utilizado para pentear os cabelos atrai pequenos pedaços

Figura 1 - O pente que foi utilizado para pentear os cabelos atrai pequenos pedaços CAPÍTULO 1 CARGAS ELÉTRICAS, ISOLANTES E CONDUTORES Cargas elétricas Em 1600, William Gilbert publicou um livro sobre eletricidade e magnetismo que é considerado o início da história moderna da eletricidade

Leia mais

ELETROSTÁTICA (Estudo das cargas elétricas em repouso)

ELETROSTÁTICA (Estudo das cargas elétricas em repouso) ELETROSTÁTICA (Estudo das cargas elétricas em repouso) A carga elétrica Por volta de 600 A.C. os gregos observaram que após esfregar o âmbar (resina vegetal) e pele animal ambos passavam a atrair pequenos

Leia mais

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico

corpos eletrizados carg r a g s campo elétrico Introdução A princípio vimos que corpos eletrizados ficam sujeitos a forças de atração ou de repulsão, dependendo dos tipos de cargas que possuem. Um corpo eletrizado é capaz de repelir e de ser repelido

Leia mais

Física III. Capítulo 02 Eletrostática. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 18/05/2017

Física III. Capítulo 02 Eletrostática. Técnico em Edificações (PROEJA) Prof. Márcio T. de Castro 18/05/2017 Física III Capítulo 02 Eletrostática Técnico em Edificações (PROEJA) 18/05/2017 Prof. Márcio T. de Castro Parte I 2 Átomo Átomo: sistema energético estável, eletricamente neutro, que consiste em um núcleo

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA ELETRICIDADE E MAGNESTISMO - ET72F Profª Elisabete N Moraes ELETRIZAÇÃO Eletrostática Estuda os fenômenos elétricos em

Leia mais

Física Elétrica. Professor: Bruno C. Souza

Física Elétrica. Professor: Bruno C. Souza Física Elétrica Professor: Bruno C. Souza e-mail: bruno.casagrande@grad.unesp.itapeva.br Aula 01 Carga elétrica e eletrização Módulo FE.01 (página 55 à 58) - Apostila 1 Eletricidade Carga Elétrica Processos

Leia mais

1 - Eletricidade Estática

1 - Eletricidade Estática 5 1 - Eletricidade Estática 1.1 O Átomo Tudo que ocupa lugar no espaço é matéria. A matéria é constituída por partículas muito pequenas chamada de átomos. Os átomos por sua vez são constituídos por partículas

Leia mais

ELETROSTÁTICA. Processos de eletrização e Lei de Coulomb

ELETROSTÁTICA. Processos de eletrização e Lei de Coulomb ELETROSTÁTICA Processos de eletrização e Lei de Coulomb Eletrização Eletrizar um corpo eletricamente neutro é tornar diferente o número de cargas positivas do número de cargas negativas. O corpo que ganhar

Leia mais

CARGA ELÉTRICA. Unidade de medida no S.I.: Coulomb (C) 1 Coulomb é a carga elétrica de 6, prótons (ou elétrons).

CARGA ELÉTRICA. Unidade de medida no S.I.: Coulomb (C) 1 Coulomb é a carga elétrica de 6, prótons (ou elétrons). Introdução à Eletrostática DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: NOTA: ASS: INTRODUÇÃO Na Grécia antiga (séc. IV ac) algumas pessoas observaram que um pedaço de âmbar, atritado

Leia mais

Cap. 1 Princípios da Eletrostática

Cap. 1 Princípios da Eletrostática Cap. 1 Princípios da Eletrostática Instituto Federal Sul-rio-grandense Curso Técnico em Eletromecânica Disciplina de Eletricidade Básica Prof. Rodrigo Souza Sumário 1 - Princípios da Eletrostática 1.1

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica - 2016 ELETRICIDADE Aula 03 Tensão e corrente Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com Relembrando

Leia mais

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling Sejam todos bem-vindos! Física III Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling O segundo semestre O plano de ensino Bibliografia: A natureza e os tipos de carga Tipos de materiais Força entre cargas elétricas (A

Leia mais

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling

Sejam todos bem-vindos! Física III. Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling Sejam todos bem-vindos! Física III Prof. Dr. Cesar Vanderlei Deimling O segundo semestre O plano de ensino Bibliografia: A natureza e os tipos de carga Tipos de materiais Força entre cargas elétricas (A

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Aula Demonstrativa Apresentação... 2 Eletrostática... 3 Princípios da Eletrostática... 4 Princípio da atração e da repulsão (Lei de DuFay)... 4 Princípio da Conservação das Cargas Elétricas...

Leia mais

ELETRICIDADE BÁSICA HISTÓRIA 17/06/2013. Eletricidade. Tudo depende do elétron. Professor : Juarez Alves Antunes. Tales de Mileto

ELETRICIDADE BÁSICA HISTÓRIA 17/06/2013. Eletricidade. Tudo depende do elétron. Professor : Juarez Alves Antunes. Tales de Mileto ELETRICIDADE BÁSICA Professor : Juarez Alves Antunes Eletricidade Tudo depende do elétron HISTÓRIA O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.c, com o filósofo e matemático

Leia mais

FÍSICA III FÍSICA III BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FÍSICA III FÍSICA III BIBLIOGRAFIA BÁSICA 04/02/2015 FÍSICA III FÍSICA III Estuda a natureza e seus fenômenos em seus aspectos mais gerais. Analisa suas relações e propriedades, além de descrever e explicar a maior parte de suas consequências.

Leia mais

FORÇA ELÉTRICA. Exemplo de condutores: cobre, alumínio, ferro, soluções de ácido, Terra, soluções de sal, etc.

FORÇA ELÉTRICA. Exemplo de condutores: cobre, alumínio, ferro, soluções de ácido, Terra, soluções de sal, etc. Prof(a) Stela Maria de Carvalho Fernandes 1 FORÇA ELÉTRICA 1 Carga Elétrica Exemplo: Passe um pente, várias vezes, no cabelo limpo e seco ou esfregue continuamente uma caneta esferográfica na roupa e,

Leia mais

Energia É definida como tudo aquilo capaz de realizar ou produzir trabalho. Ela existe em diversas modalidades sob várias formas:

Energia É definida como tudo aquilo capaz de realizar ou produzir trabalho. Ela existe em diversas modalidades sob várias formas: 1. Instalações Elétricas de Baixa Tensão: 1.1. Introdução A energia elétrica está presente em inúmeras atividades do ser humano. Ela é sinônimo de desenvolvimento de um país e de padrão de vida de sua

Leia mais

Eletricidade. Profa. Ana Barros. Curso Eletricista -Montador

Eletricidade. Profa. Ana Barros. Curso Eletricista -Montador Eletricidade Profa. Ana Barros Curso Eletricista -Montador Janeiro 2009 Plano de Curso 1) Carga Elétrica 1.1 Propriedades 1.2 Estrutura atômica 2) Isolantes e condutores 3) Processos de Eletrização 3.1

Leia mais

Física Eletricidade. 2-Composição da Matéria. Modelos Atômicos

Física Eletricidade. 2-Composição da Matéria. Modelos Atômicos Física Eletricidade 1-Introdução No desenvolvimento da ciência, não há uma ordem cronológica; as coisas vão sendo descobertas, pesquisadas, pela necessidade e até mesmo por acaso. Assim foi com a eletricidade

Leia mais

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante.

a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um sistema isolado é constante. Dione Dom Lista de Recuperação - 3a série- Física 2 1) A lei de conservação da carga elétrica pode ser enunciada como segue: (0,1) a) A soma algébrica dos valores das cargas positivas e negativas em um

Leia mais

Aula 1: A carga elétrica e a lei de. Coulomb. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica

Aula 1: A carga elétrica e a lei de. Coulomb. Curso de Física Geral III Eletricidade Básica Aula 1: A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral III Eletricidade Básica O eletromagnetismo Eletricidade (eletrostática) Fenômeno já conhecido na Grécia antiga. Ao serem atritados, determinados

Leia mais

Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1

Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1 Aula 03 Potencial e trabalho da força elétrica Módulo FE.03 (página 62 à 65) Apostila 1 Energia Potencial Elétrica Potencial Elétrico Diferença de Potencial Trabalho da força elétrica Relação entre potencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE FÍSICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA ELETROMAGNETISMO Prof. Nelson Luiz Reyes Marques ELETROSTÁTICA 1 - Eletrostática: Os Primeiros

Leia mais

reduzida, dotadas de carga elétrica negativa e de valor absoluto igual a dos prótons.

reduzida, dotadas de carga elétrica negativa e de valor absoluto igual a dos prótons. Eletricidade História da eletricidade tem seu início no século VI a.c., na Grécia Antiga, quando o filósofo Thales de Mileto, após descobrir uma resina vegetal fóssil petrificada chamada âmbar (elektron

Leia mais

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO

INSCREVA-SE: CANAL FISICA DIVERTIDA. ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO ELETRIZAÇÃO, LEI DE COULOMB e CAMPO ELÉTRICO 1. (FUVEST) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos.

Leia mais

FE 02. Força Elétrica e Campo Elétrico

FE 02. Força Elétrica e Campo Elétrico FE 02 Força Elétrica e Campo Elétrico Revisão Rápida Átomo é formado por três par culas básicas Nêutron com carga nula Elétron com carga nega va (-) Próton com carga posi va (+) No SI a Carga elétrica

Leia mais

CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO

CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO AULA 24 1- CAMPO ELÉRTRICO CAMPO ELÉTRICO E POTENCIAL ELÉTRICO Campo elétrico é uma região do espaço modificada (perturbação eletrostática) pela presença de um corpo eletrizado (carga fonte). Considere

Leia mais

Capítulo 21: Cargas Elétricas

Capítulo 21: Cargas Elétricas 1 Carga Elétrica Capítulo 21: Cargas Elétricas Carga Elétrica: propriedade intrínseca das partículas fundamentais que compõem a matéria. As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas. Corpos que

Leia mais

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE

Curso Técnico em Mecânica ELETRICIDADE Curso Técnico em Mecânica - 2016 ELETRICIDADE Aula 02 Noções de elestrostática Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino https://giovanatangerino.wordpress.com giovanatangerino@ifsp.edu.br giovanatt@gmail.com

Leia mais

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto.

Eletrostática e Eletromagnetismo. Lista de Orientação Valendo 1 ponto. Eletrostática e Eletromagnetismo Lista de Orientação Valendo 1 ponto. 1) Uma das aplicações tecnológicas modernas da eletrostática foi a invenção da impressora a jato de tinta. Esse tipo de impressora

Leia mais

Prof. Fábio de Oliveira Borges

Prof. Fábio de Oliveira Borges Carga elétrica e a lei de Coulomb Prof. Fábio de Oliveira Borges Curso de Física II Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense Niterói, Rio de Janeiro, Brasil https://cursos.if.uff.br/!fisica2-0117/doku.php

Leia mais

Aula II. Conceituação

Aula II. Conceituação Aula II Conceituação Prof. Eng. Diogo Pedriali Fevereiro de 2019 Rev. 00 Tópico da Aula Quais as formas da eletricidade? Conceito A Eletricidade é definida como a parte da ciência que estuda fenômenos

Leia mais

Lista de Exercícios - Física 3º Ano

Lista de Exercícios - Física 3º Ano Lista de Exercícios - Física 3º Ano 1) Quais são as principais partículas elementares constituintes do átomo? 2) Um corpo condutor inicialmente neutro perde 5,0 10 13 elétrons. Considerando a carga elementar

Leia mais

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA

NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA Educando para a Modernidade desde 1967 DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO:

Leia mais

H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1

H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 H1- Compreender as grandezas relacionadas com o campo de conhecimento em eletricidade. Aula 1 Técnico em Eletromecânica - Agosto o de 2009 Prof. Dr. Emerson S. Serafim 1 Eletrostática: CONTEÚDO Átomo-Lei

Leia mais

Carga Elétrica e Lei de Coulomb

Carga Elétrica e Lei de Coulomb Carga Elétrica e Lei de Coulomb Carga Elétrica A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos. Cada átomo, por sua vez, é constituído de partículas ainda menores, no núcleo: os prótons (positivos)

Leia mais

Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores. Eletricidade Prof. Msc. Jean Carlos

Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores. Eletricidade Prof. Msc. Jean Carlos Cursos Técnicos em Informática e Redes de computadores Eletricidade 2012.1 Prof. Msc. Jean Carlos Eletricidade Aula_01 Objetivo da aula Revisar potência de dez; Conhecer os Múltiplos e Submúltiplos; O

Leia mais

Prática de Eletricidade Prof. Dsc. Jean Galdino

Prática de Eletricidade Prof. Dsc. Jean Galdino Prática de Eletricidade Prof. Dsc. Jean Galdino 2017.2 Prática de Eletricidade 2017.2 Aula_01 INTRODUÇÃO Revisão matemática Potência de dez Múltiplos e submúltiplos Revisão de química Átomo e Molécula

Leia mais

A Carga Elétrica e a Lei de Coulomb Aula - 1

A Carga Elétrica e a Lei de Coulomb Aula - 1 A Carga Elétrica e a Lei de Coulomb Aula - 1 Prof. Paulo Krebs Departamento de Física IFM - UFPEL História O estudo da eletricidade e do magnetismo remonta aos gregos antigos e tomou grande impulso no

Leia mais

Sabe-se do dia a dia que há materiais que conduzem eletricidade com facilidade e outros não. Isso implica na classificação de dois tipos de materiais

Sabe-se do dia a dia que há materiais que conduzem eletricidade com facilidade e outros não. Isso implica na classificação de dois tipos de materiais Sabe-se do dia a dia que há materiais que conduzem eletricidade com facilidade e outros não. Isso implica na classificação de dois tipos de materiais em relação à condução da eletricidade: os materiais

Leia mais

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo

Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Capítulo Potencial elétrico e energia potencial elétrica Potencial elétrico Se uma carga de prova q for colocada em um campo elétrico, ficará sujeita a uma

Leia mais

Eletricidade básica. Aula 02: Tensão e corrente 26/02/2017 CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 1

Eletricidade básica. Aula 02: Tensão e corrente 26/02/2017 CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 1 Eletricidade básica Aula 02: Tensão e corrente CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA 1 ESTRUTURA DO ÁTOMO Matéria é algo que possui massa e ocupa lugar no espaço; Constituída por partículas muito pequenas denominadas

Leia mais

FÍSICA E ELETROMAGNETISMO

FÍSICA E ELETROMAGNETISMO FÍSICA E ELETROMAGNETISMO As ciências em geral, e a física em particular pretendem descrever o universo material. Um dos bem sucedidos objetivos da física tem sido a descrição dos constituintes deste universo

Leia mais

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial.

ELETROSTÁTICA. 20 C) toca a esfera B (Q B. 2 C); após alguns instantes, afasta-se e toca na esfera C (Q C. 6 C), retornando à posição inicial. EETROSTÁTIC 01 Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela: a) só pode ser positiva b) não pode ser criada nem destruída c) pode ser isolada em qualquer quantidade d) só pode existir como

Leia mais

ELESTROSTÁTICA. Eletrização. Frente C Módulo 01

ELESTROSTÁTICA. Eletrização. Frente C Módulo 01 ELESTROSTÁTI Eletrização Frente Módulo 01 arga elétrica Século IV a..: Thales de Mileto ( 580 546 a.) Descobre que o atrito entre o âmbar e um tecido ou pele da animal produzia na resina a propriedade

Leia mais

ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB

ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB ELETRIZAÇÃO E FORÇA DE COULOMB 1. (FUVEST 2008) Três esferas metálicas, M 1, M 2 e M 3, de mesmo diâmetro e montadas em suportes isolantes, estão bem afastadas entre si e longe de outros objetos. Inicialmente

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO

CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO CONSTRUÇÃO DE LINHAS DE TRANSMISSÃO NOÇÕES DE PROJETO E CONSTRUÇÃO DACQ.C Revisão: Mai/2007 Direitos autorais reservados a Furnas Centrais Elétricas S.A. DACQ.C Divisão de Apoio e Controle de Qualidade

Leia mais

Aula 1: A carga elétrica e a lei de Coulomb

Aula 1: A carga elétrica e a lei de Coulomb Aula : A carga elétrica e a lei de Coulomb Curso de Física Geral III F-38 º semestre, 04 F38 S04 O eletromagnetismo Eletricidade (eletrostática) Fenômeno já conhecido na Grécia antiga. Ao serem atritados,

Leia mais

ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA. Estrutura atômica, Carga Elétrica e Eletrização

ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA. Estrutura atômica, Carga Elétrica e Eletrização ELETRICIDADE 1 ELETROSTÁTICA Estrutura atômica, Carga Elétrica e Eletrização Professor: Danilo Carvalho de Gouveia Slides elaborados a partir da aula do prof. Amaury Menezes e referências complementares

Leia mais

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / 02 / 2017 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Cargas elétricas e a Lei de Coulomb

Cargas elétricas e a Lei de Coulomb Cap. 21 Cargas elétricas e a Lei de Coulomb Copyright 21-1 Lei de Coulomb (a) Mágica? Vidro Vidro (a) Os dois bastões de vidro foram atritados (esfregados) com um pedaço de tecido de seda e um deles foi

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE CAMPUS LUZERNA Curso Técnico de Nível Médio em Automação Industrial ELETRÔNICA BÁSICA Ricardo Kerschbaumer Luzerna,

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico. Pré Universitário Uni-Anhanguera

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico. Pré Universitário Uni-Anhanguera Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 3 o ano Disciplina: Física Eletrização, Força e Campo elétrico 1. (UFMG) Um isolante elétrico: a) não

Leia mais

Introdução Eletrização Condutores e isolantes Carga elétrica Quantidade de carga elétrica Princípio da conservação das quantidades de carga elétrica

Introdução Eletrização Condutores e isolantes Carga elétrica Quantidade de carga elétrica Princípio da conservação das quantidades de carga elétrica Introdução Eletrização Condutores e isolantes Carga elétrica Quantidade de carga elétrica Princípio da conservação das quantidades de carga elétrica Prefixos gregos Eletrização por atrito Eletrização por

Leia mais

Física Básica II Eletricidade e Magnetismo

Física Básica II Eletricidade e Magnetismo Física Básica II-5910196 Eletricidade e Magnetismo Prof. Eder Rezende Moraes Estagiário PAE: Daniel Luis Franzé. Monitora: Bianca da Silva Carvalho Técnico Sergio Oliveira Bueno da Silva Apresentação Disciplina

Leia mais

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 -

2. Duas partículas eletricamente carregadas com cargas Q 1 = +8, C e Q 2 = -5,0.10 - EXERCÍCIOS DE REVISÃO PARA PROVA EAD 1. Duas cargas iguais de 54.10-8 C, se repelem no vácuo e estão separadas por uma distância de 30cm. Sabendo-se que a constante elétrica do vácuo é 9.10 9 Nm 2 /C 2,

Leia mais

Professor Alvaro Lemos Lista 1 Quantização da Carga Elétrica

Professor Alvaro Lemos Lista 1 Quantização da Carga Elétrica 1. (G1 - ifsp) Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam as nuvens de tempestade na atmosfera e o solo. A intensidade típica de um raio é de 30 mil amperes, cerca de mil vezes a

Leia mais

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo

Unidade 8. Eletricidade e Magnetismo Unidade 8 Eletricidade e Magnetismo Eletrostática e Eletrodinâmica Os fenômenos elétricos estão associados aos elétrons. Cargas Elétricas As cargas elétricas podem ser positivas ou negativas Cargas opostas

Leia mais

Eletrização (Fepar 2016)

Eletrização (Fepar 2016) Eletrização 017 1. (Fepar 016) O ano de 014 entrou para a história de São Paulo como o ano da seca. Os níveis dos reservatórios de todo o Estado caíram, e em muitas cidades os moradores enfrentaram torneiras

Leia mais

Prof. Guilherme Neves 1

Prof. Guilherme Neves 1 Aula 00 Física Professor: Guilherme Neves www.pontodosconcursos.com.br 1 Apresentação Olá, pessoal! Saiu o edital da Polícia Civil do Distrito Federal. A banca organizadora será o IADES. São 20 vagas e

Leia mais

Física Geral e Experimental -4 Eletricidade

Física Geral e Experimental -4 Eletricidade Física Geral e Experimental -4 Eletricidade Ementa do Curso Introdução: Processos de Eletrização Lei de Coulomb e aplicações Campos Elétricos de distribuições discretas/contínuas de cargas A Lei de Gauss

Leia mais

Do que somos feitos? >>Vídeo: Física- Química- Os Primeiros Modelos Atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr)<<

Do que somos feitos? >>Vídeo: Física- Química- Os Primeiros Modelos Atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr)<< Prof. Gabriel Aká Do que somos feitos? >>Vídeo: Física Química Os Primeiros Modelos Atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr)>Átomo

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 1. Carga Elétrica. Professor Sérgio Gouveia

FÍSICA MÓDULO 1. Carga Elétrica. Professor Sérgio Gouveia FÍSICA Professor Sérgio Gouveia MÓDULO 1 Carga Elétrica INTRODUÇÃO Se atritarmos um pente de plástico com um pedaço de flanela verificaremos que o pente se torna capaz de atrair objetos leves como fios

Leia mais

FÍSICA 2. LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb

FÍSICA 2. LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb FÍSICA 2 LISTA 1 :Carga elétrica e Lei de Coulomb 1) Determine a carga elétrica de um condutor que, estando inicialmente neutro, perdeu 5,0 x 10 13 elétrons. Dado: carga elementar e = 1,6 x 10 19 C (Resposta:

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz!

ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! ESCOLA ESTADUAL JOÃO XXIII A Escola que a gente quer é a Escola que a gente faz! NATUREZA DA ATIVIDADE: EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO - ELETROSTÁTICA DISCIPLINA: FÍSICA ASSUNTO: CAMPO ELÉTRICO, POTENCIAL ELÉTRICO,

Leia mais

CE01) Determine o número de elétrons existentes em uma carga de 1,0 C.

CE01) Determine o número de elétrons existentes em uma carga de 1,0 C. Lista 13 Carga elétrica e Eletrização CARGA ELÉTRICA http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carga-eletrica/carga-eletrica.php Q = n. e Q carga elétrica n números de carga em excesso e = 1,6.10-19 C

Leia mais

Eletricidade Básica. Prof. Ribeiro

Eletricidade Básica. Prof. Ribeiro Eletricidade Básica Prof. Ribeiro aero_ribeiro@hotmail.com Regras do Jogo Carga horária de 20 aulas; Conteúdo elaborado e/ou indicado pelo professor; Serão realizadas duas avaliações objetivas com consulta

Leia mais

TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA

TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA TESTES DE FÍSICA PARA APRFUNDAMENTO DA MATÉRIA 1-(Unitau-SP) Uma esfera metálica tem carga elétrica negativa de valor igual a 3,2. 10-4 C. Sendo a carga do elétron igual a 1,6 10-19 C, pode-se concluir

Leia mais

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 06 ELETROSTÁTICA: ELETRIZAÇÃO

FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 06 ELETROSTÁTICA: ELETRIZAÇÃO FÍSICA - 2 o ANO MÓDULO 06 ELETROSTÁTICA: ELETRIZAÇÃO Vidro Lã e- Neutro Neutro Vidro + + + + + + + - - - - - Lã - - - - - Neutro A B A B A B Antes Durante Depois A B A B A B Antes Durante Depois Indutor

Leia mais

ELETRICIDADE BÁSICA TEORIA ATÔMICA

ELETRICIDADE BÁSICA TEORIA ATÔMICA Matéria TEORIA ATÔMICA É tudo aquilo que ocupa lugar no espaço Molécula Núcleo: Prótons carga elétrica positiva Nêutrons carga elétrica nula Eletrosfera: Elétrons carga elétrica negativa Átomo É a menor

Leia mais

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares)

Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) Plano de Estudos Independentes de Recuperação ( No período de férias escolares) 3ºANO Física (Prof. Ronaldo) Carga Elétrica Processos de Eletrização. Lei de Coulomb. Campo e Potencial Elétrico. Trabalho

Leia mais

Cargas Elétricas: ELETROSTÁTICA

Cargas Elétricas: ELETROSTÁTICA Cargas Elétricas: ELETROSTÁTICA Capítulo 10 4º bimestre Colégio Contato Unidade Farol Professora Thaís Freitas 9º ano - 2015 A eletrostática, basicamente, é a parte da eletricidade que estuda as cargas

Leia mais

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância.

Campo Elétrico. Campo elétrico de uma carga puntiforme: O campo elétrico em cargas com dimensões desprezíveis em relação à distância. Campo Elétrico Campo elétrico: O campo elétrico desempenha o papel de transmissor de interações entre cargas elétrica, ou seja, é o campo estabelecido em todos os pontos do espaço sob a influência de uma

Leia mais

Força elétrica e Campo Elétrico

Força elétrica e Campo Elétrico Força elétrica e Campo Elétrico 1 Antes de Física III, um pouco de Física I... Massas e Campo Gravitacional 2 Força Gravitacional: Força radial agindo entre duas massas, m 1 e m 2. : vetor unitário (versor)

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS ELETROSTÁTICA Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

FACULDADE PITÁGORAS ELETROSTÁTICA Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos FACULDADE PITÁGORAS ELETROSTÁTICA Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br UNIDADE I Conceito de carga elétrica Conceitos fundamentais da eletrostática

Leia mais

GOIÂNIA, 25_ / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, 25_ / 02 / PROFESSOR: Jonas Tavares. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, 25_ / 02 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: -

Leia mais

1 - Cargas elétricas. 1-1 Algumas descobertas pertinentes ao capítulo. Me. Leandro B. Holanda,

1 - Cargas elétricas. 1-1 Algumas descobertas pertinentes ao capítulo. Me. Leandro B. Holanda, 1 - Cargas elétricas 1-1 Algumas descobertas pertinentes ao capítulo A física do eletromagnetismo foi estudada pela primeira vez pelos filósofos da Grécia antiga; eles descobriram que, se um pedaço de

Leia mais

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho

Eletromagnetismo aula 02. Maria Inês Castilho Eletromagnetismo aula 02 Maria Inês Castilho Campo Elétrico (E) Chama-se de campo elétrico de uma carga elétrica Q, a região que envolve esta carga e dentro da qual a carga consegue exercer ações elétricas.

Leia mais

Eletricidade Professor Pisciotta

Eletricidade Professor Pisciotta Eletricidade O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.c, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Ele, dentre os maiores sábios da Grécia Antiga, foi quem

Leia mais

Prof. Thiago Miranda de Oliveira

Prof. Thiago Miranda de Oliveira Prof. Thiago Miranda de Oliveira Dentre todos os fenômenos que ocupavam os físicos, a eletricidade foi o que trouxe mais contribuições fundamentais para a física no século XVIII. Os primeiros registros

Leia mais

Aula 2 Lei de Coulomb

Aula 2 Lei de Coulomb Aula Lei de Coulomb Introdução Vimos na aula anterior que corpos carregados com carga sofrem interação mutua podendo ser atraídos ou repelidos entre si. Nessa aula e na próxima trataremos esses corpos

Leia mais

(a) 0, N. (b) 1, N. (c) 1, N. (d) 2, N. (e) 4, N.

(a) 0, N. (b) 1, N. (c) 1, N. (d) 2, N. (e) 4, N. ONGEP PRÉ-VESTIBULAR POPULAR FÍSICA EXTENSIVO 2005 Prof o Walescko ELETROSTÁTICA - Lista 2 01) Considerando-se a distribuição de cargas da figura a seguir e admitindo-se que as cargas Q sejam idênticas,

Leia mais

Exercícios de Eletrização

Exercícios de Eletrização Exercícios de Eletrização 1-Um corpo inicialmente neutro recebe 10 milhões de elétrons. Este corpo adquire uma carga de: (e = 1,6. 10 19 C). a) 1,6. 10 12 C b) 1,6. 10 12 C c) 16. 10 10 C d) 16. 10 7 C

Leia mais