Vasco Fernandes Coutinho: notas históricas e genealógicas *

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Vasco Fernandes Coutinho: notas históricas e genealógicas *"

Transcrição

1 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: Vasco Fernandes Coutinho: notas históricas e genealógicas * MARIA JOSÉ DOS SANTOS CUNHA ** Universidade de Évora Resumo: Vasco Fernandes Coutinho nasceu em família da pequena nobreza de serviços com ligações familiares à alta nobreza. Como qualquer jovem de igual estatuto social, fez carreira militar no Império Português do Oriente por cerca de 25 anos, chegando a alcançar alguma proeminência,com breve passagem por Marrocos. Quando o rei português decidiu iniciar a colonização do Brasil, dividindo o ônus com a iniciativa privada, a Vasco Fernandes foi entregue, a título hereditário, a décima primeira capitania que receberia o nome de Espírito Santo. Palavras-chave: Espírito Santo; Capitão-donatário; Capitanias hereditárias; Colonização. Resumé: Vasco Fernandes Coutinho est né dans une famille de la petite noblesse de services avec liaisons familières à la haute noblesse. Comme n'import quel jeune de son rang social, a fait carrière militaire dans l Empire Portuguais de l Orient pour environ 25 ans,atteignant certaine notorieté, avec courte passage au Maroc. Quand le roi portuguais se décida à commencer la colonisation du Brèsil, partageant les coûts avec l enterprise privée, Vasco Fernandes a reçu, à titre héréditaire, l onzième capitainerie qui prendra, par la suite, le nom de Espírito Santo. * Artigo recebido em 27 de outubro de Aprovado para publicação em 5 de dezembro de ** Doutoranda em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais, pela Universidade de Évora. Membro do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais com a tese Os Jesuítas no Espírito Santo: contactos, confrontos e encontros ( ). E- mail: cunha.mjs@gmail.com.

2 106 UFES Programa de Pós-Graduação em História Mots-clé: Espírito Santo; Capitaine donataire; Capitaineries héréditaires; Colonisation. A figura do primeiro capitão donatário do Espírito Santo precisa ser debatida e estudada do ponto de vista da visão social e das redes de poder dentro do espaço brasileiro e deste com a África e a Ásia, seus palcos de atuação e não apenas pelas vertentes militar e económica, esta mesmo ainda carente de recolha e análise mais sistematizada a que se precisa juntar os dados e conhecimentos obtidos por investigadores portugueses e brasileiros, dos (es)paços por onde este personagem transitou, no que consideramos a segunda fase da sua vida, coincidentemente a de capitão donatário do Espírito Santo. À vista destas lacunas, o que se conhece no presente, deverá receber futuros aditamentos e revisões, razão pela qual não perfilhamos a afirmação que dá como conhecida a trajetória de Coutinho no Brasil. 1 Ao contrário, defendemos ser esta a que nos coloca maiores dúvidas pelas lacunas de que ainda se reveste. 2 Vasco Fernandes Coutinho era um fidalgo da Casa Real com carreira militar, no Oriente e em Marrocos. Estreado oficialmente nas lides bélicas com a tomada da cidade de Goa em 1510, andaria ele entre os 14 e os 16 anos. 3 Prosseguiu daí para a conquista de Malaca, em 1511, integrado na armada comandada por Afonso de Albuquerque, 4 tendo-se distinguido por ato de bravura ao enfrentar o elefante sobre o qual se encontrava o rei enquanto a maioria dos companheiros de armas, assustados, recuaram para se 1 COSTA, João Paulo Oliveira e. Vasco Fernandes Coutinho, Construtor do Estado da Índia e do Brasil. A.A.V.V., D. João III e a Formação do Brasil. Lisboa: CEPCEP-Universidade Católica Portuguesa, 2004, p O estudo de João Paulo Oliveira e Costa privilegia a atuação na Ásia e refere genericamente o período brasileiro através duma visão contemporânea, porém reprodutora do estereótipo que lhe foi aposto desde Gabriel Soares de Sousa, no final da década de oitenta do século XVI, Idem. Ibidem, p. 168 e que cai perante o cruzamento com outras fontes coevas questionadas por autores brasileiros que têm trabalhado o Espírito Santo no período colonial. 3 Id., Ib., p Id., Ib., p. 171.

3 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: proteger, ajudando à vitória portuguesa. Por dois anos permaneceu namalásia como capitão do navio Bretão, com o propósito de firmar e estabilizar a presença lusitana. 5 Em 1513, sabemo-lo de retorno à Índia onde, por mais sete anos, serviu na esquadra do mar como capitão de navio, tendo uma vez sido nomeado para a alcaidaria-mor da fortaleza de Ormuz, cargo a que renunciaria no ano seguinte sem que sejam conhecidas as razões para tal. 6 Até 1520, Coutinho era, portanto, parte ativa do esforço de guerra de afirmação e imposição da presença portuguesa nos centros de abastecimento e comercialização das especiarias e outros produtos orientais controlados, até então, pelos mercadores muçulmanos, na maioria árabes, que colocavam as mercadorias através do Golfo Pérsico e do Mar Vermelho nas mãos dos comerciantes cristãos que negociavam no Mediterrâneo Oriental, em especial os venezianos, que as redistribuíam pela Europa. Neste cenário, Vasco Fernandes Coutinho foi uma das peças que o rei D. Manuel I fez deslocar e manteve, localmente, para conseguir o domínio sobre o Índico, tornando-se assim Portugal a primeira potência ocidental da época moderna a tentar a dominação na Ásia contra a aliança formada pelo Império Otomano, Muçulmanos Árabes, República de Veneza e Estados Hindus. As suas experiências ultramarinas parecem ter sido interrompidas por altura daquela data, mas foram retomadas em 1521 quando, junto com os seus dois irmãos, Martim Afonso de Melo Coutinho primogénito e capitão-mor da armada - e Diogo de Melo Coutinho seguiram de Lisboa com destino à Malásia e aos mares da China. 7 Encontrava-se, na ocasião, Vasco Fernandes Coutinho mandatado por D. Manuel com a capitania-mor desta rota no mar da China, interessado que estava o rei em intervir no lucrativo comércio que escoava de Sumatra a pimenta para aquele reino e dele transportava as porcelanas e a seda. Apesar do facto das capitanias de mar serem menos prestigiadas do que as de terra, ainda assim, Coutinho tinha a possibilidade de negociar por conta própria e incrementar, por este modo, os seus proventos. Pouco tempo 5 Conquista de Malaca Campanhas de Afonso de Albuquerque. Vol. II. Col. Batalhas de Portugal. Parede: Tribuna da História, COSTA, João Paulo Oliveira e. Op. cit., p Id., Ib. O percurso do irmão primogénito encontra-se melhor conhecido.

4 108 UFES Programa de Pós-Graduação em História esteve no extremo oriente porque, em 1526, já prestava serviço em Marrocos. 8 Vasco Fernandes Coutinho pertencente ao grupo da pequena nobreza era um dos fidalgos da Casa Real cuja passagem pelas terras do Império funcionou como potencial meio de promoção social e económica, respaldado pela teia de relações familiares que o ligavam a algumas das linhagens mais proeminentes da época: Melos, Coutinhos, Limas, Barretos e aparentado com Cunhas, Sás, Britos e Henriques. 9 Filho do casal formado por Jorge de Melo e D. Branca Coutinho, de famílias fidalgas, mas em ramos secundários nas respetivas linhagens, pertencia ao grupo dos que serviram a coroa, no Reino e no Ultramar, sobretudo em alcaidarias-mores alentejanas, mas também no Conselho do Rei, como guarda-mor ou, no caso do irmão mais velho, como capitão e anadel-mor dos besteiros a cavalo, tendo ainda alguns membros recebido a titularidade de conde, no início da dinastia de Avis, no século XV e seu avô materno, do qual era homónimo, estava aparentado com ramos terratenentes no norte de Portugal. O que terá movido Coutinho a aceitar o desafio de erguer uma colónia e gerar um novo espaço económico (COSTA, 2004), no Brasil, fugindo ao tradicional investimento na Ásia? É esta a pergunta a que procuraremos dar resposta, na ausência de explicação deixada pelo próprio. Quando lhe foi outorgado o título de capitão donatário, possuía quatro características que eram, no contexto, qualidades favoráveis à liderança do empreendimento: a confiança régia, a experiência militar na condução de homens em situações de risco, hábitos de mobilidade, a abertura mental face ao outro e a diferentes espaços geográficos. De nascimento estimado entre os anos de 1493 a 1495, 10 teria alcançado os quarenta anos de idade, mais de metade dos quais em situações de guerra, quando tomou posse da capitania. Não era, portanto, um novato 8 Id., Ib., p O artigo supracitado contempla biografia e caracterização social do biografado e sua relação com a coroa na medida da sua participação na Expansão na Ásia, África magrebina e Brasil. 10 Id., Ib.,p. 170.

5 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: desprovido de experiência de chefia, mas um homem que possuía capacidades de liderança operacional desenvolvidas em cenários bélicos asiáticos e marroquinos. Vasco Fernandes Coutinho arriscou o relativo conforto material proporcionado pela carreira militar, trocando-o por um novo empreendimento no qual praticamente ficaria por conta própria sem o respaldo duma estrutura previamente montada e periodicamente renovada a expensas da coroa. A carreira das armas ultramarina valera-lhe um pecúlio que investira em bens imóveis em Santarém; não se sabe ao certo quais, conhece-se sim, a existência dumas casas 11 vendidas, antes da compra da quinta em Alenquer, por volta de 1529, de acordo com alvará régio de isenção de pagamento de sisa. 12 Por sua vez, para reunir dinheiro necessário à empresa da capitania, tratou de vender a quinta e uma tença anual no valor de trinta mil reais conseguida pelos bons serviços prestados à Coroa no ultramar. Por ser do interesse de ambas as partes, isto é, de Vasco Fernandes Coutinho e do rei, o negócio concretizou-se com a eventual compra da quinta 13 por um valor desconhecido e a troca da mercê régia fixa pela quantia de duzentos e cinquenta e cinco mil reais: ha daver de mym cada hûu anno que de mim tinha em quanto minha merce fosse que lhe comprey a rezam de oyto mil e quinhentos reaes por milheiro, 14 ou seja, a renda que anualmente recebia e lhe conferia alguma segurança foi, deste modo, adquirida pelo rei, o que lhe rendeu a quantia de oito mil e quinhentos reais por cada mil: x = pagos de uma vez só, de acordo com o alvará escrito a 14 de Outubro de Esta importância destinava-se ao aluguel de uma 11 OLIVEIRA, José Teixeira de. História do Estado do Espírito Santo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1951, Nota 17, p. 28. A família materna tem ligação a Santarém; a capela de Santa Ana, na igreja do convento de S. Francisco, contém algumas lápides tumulares da família, nomeadamente as da mãe e do irmão mais velho, para maiores detalhes veja-se o estudo arqueológico de RAMALHO, Maria M. B. de Magalhães. Memórias sepulcrais do convento de São Francisco de Santarém. In Revista Portuguesa de Arqueologia. Vol. 4. Nº 1. Lisboa: IGESPAR, 2001, p OLIVEIRA, Op. cit., p. 29. O autor transcreve o alvará e cita os dados publicados no artigo de Pedro de Azevedo. Os primeiros donatários. In Malheiro Dias (Org.). História da Colonização Portuguesa. Vol. 3. Porto: Litografia Nacional, 1922, p. 189 e segs. 13 Id., Ib.,p Id. Ib. Nota 29 da p. 30.

6 110 UFES Programa de Pós-Graduação em História caravela, à compra de armamento e de outros itens não especificados, 15 levantados em Lisboa nos armazéns da Ribeira das Naus. 16 No caso específico do negócio da venda da tença, Coutinho obteve um lucro percentual de 850 (%) ou, como refere o citado documento, um ganho de 8,5 por cada mil. Anotações feitas à margem do supra citado alvará indicam alguns dos passos, diligências e despesas para organizar os materiais necessários à viagem e fixação da comunidade que com ele viajaria à capitania. Tabela 1: Démarches preparativas da viagem ao Espírito Santo. Rendimentos obtidos Valores em reais Venda da quinta? Venda da tença Investimentos realizados nos armazéns da Ribeira Valores em reais Aluguel de caravela Armamento Itens não especificados Total dos Investimentos Valor residual* * sem a quantia obtida pela venda da quinta de Alenquer. Conseguido o capital para o investimento no Brasil, na contracorrente dos familiares e da maior parte da fidalguia, direcionados para as proveitosas e mais experimentadas realizações econômicas nas carreiras da Ásia e do Norte de África, como ficou dito no ponto anterior, Coutinho optou por assegurar uma ascensão social para si e seus descendestes, na nova terra, assegurando-se que estaria entre os primeiros. À partida os esforços, 15 Id. Ib. Nota 29, p Sob este nome eram designados os espaços ocupados na Ribeira das Naus pelas estruturas destinadas ao apoio à navegação. Cf. PISSARRA. José Virgílio Amaro. Armazéns. In CVC. Instituto Camões. Disponível em: < Acesso em 3 Fevereiro 2013.

7 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: tempo e recursos a empregar na iniciativa pareceram-lhe promissores pelo que se fixou na proposta régia de colonizar o litoral brasileiro pelo sistema de capitanias. Concluídos os trâmites de contratação da caravela Glória 17 e respetivo equipamento, encontradas as «gente de mar» e formado o grupo da gente de guerra, 18 colocados a bordo o armamento, apetrechos e as vitualhas para a viagem, zarpou de Lisboa, em data incerta, para tomar posse do seu quinhão, Vasco Fernandes Coutinho, no comando de cerca de sessenta pessoas. 19 Desconhece-se o dia da partida, porém considera-se a chegada a vinte e três de Maio de 1535, oitavo domingo, após a Ressurreição, seguindo a tradição que dava aos topónimos o nome do santo do dia. Assim, a primeira oitava de Pentecostes, naquele ano, coincidiu com o domingo 23 de Maio, dia consagrado pela Igreja Católica ao Espírito Santo. A chegada, em meados do mês de Maio, é coincidente com a época de saída das armadas de Lisboa, entre os meses de Fevereiro a Abril, a fim de conseguirem aproveitar a melhor fase dos ventos alísios no Atlântico Sul. Considerando-se o facto de uma viagementre Lisboa e Salvador, sem incidentes ou atrasos, demorar em 17 A documentação não é esclarecedora a propósito da embarcação, nomeadamente sobre o tipo e a capacidade da caravela. Havia-as triangulares ou latinas e as redondas, segundo o velame empregue enquanto a capacidade em toneis variava entre os cinquenta, oitenta, cem, cento e dez até cento e oitenta. Entre os informes sobre o assunto vejam-se BARATA, João da Gama Pimentel, A Caravela. Estudos de Arqueologia Naval, vol. II, Lisboa, IN-CM, 1989, p DOMINGUES, Francisco Contente e GUERREIRO, Inácio. A Vida a Bordo na Carreira da Índia (Século XVI). Actas da VI Reunião Internacional da História da Náutica e Hidrografia. Lisboa: C.N.C.D.P., 1989, p Sabemos que a caravela abaixo de cem tonéis, e para uma viagem sem propósitos comerciais a locais pouco ou nada conhecidos, é o navio ideal para aproximação ao litoral, por conseguir maior capacidade de manobra nas entradas e saídas de rios e baías.as estimativas da relação tonelagem/tripulante realizadas para a carreira da Índia apesar de necessitarem de correção de valores tendo-se em consideração o número de não tripulantes a bordo, bagagens, água e alimentos, apontam para uma proporção de 1:2, isto é, cinquenta toneis para cada vinte e cinco tripulantes, assim para um número total estimado em sessenta viajantes a caravela seria de médio porte. 18 O significado dos termos adotados desde o primeiro século da Expansão pode ser visto em A caminho do oriente:preparação e quotidiano da gente de guerra nas naus da Índia. Actas do VIII Colóquio de História Militar - Preparação e Formação Militar em Portugal, Lisboa: Comissão Portuguesa de História Militar, 1997, p OLIVEIRA, op. cit., p. 32.

8 112 UFES Programa de Pós-Graduação em História torno de dois meses e que de Salvador à vila do Espírito Santo há cento e vinte léguas a separá-las, 20 remete-se assim a largada de Lisboa para a primeira metade do mês de Março, o que é coincidente com a melhor fase de saída do Tejo para quem viaje para o hemisfério sul. Os tempos seguintes foram passados entre azáfamas e dificuldades para conseguirem montar uma estrutura de vida que se aproximasse o mais possível da metrópole, em terra onde o sistema civilizacional não se integrava no seu quadro de referência e ao qual estavam habituados, fosse o que conheciam em Portugal ou em Marrocos ou os das praças asiáticas. Gente, equipamentos, géneros alimentícios, sementes, plantas e, seguramente, armas, chumbo, pólvora para defesa pessoal, ferro e apetrechos para fazer face às primeiras construções, conserto e fabrico de peças andaram a par da distribuição de sesmarias. Dar rentabilidade ao investimento e gerar riqueza esteve na base da introdução da cana sacarina e criação de engenhos. A vontade de penetrar no sertão à procura de metais preciosos tê-lo-ão reconduzido ao reino, onde Coutinho buscou mobilizar parceiros e capitais necessários e, atendendo-se à sua rede de conhecidos e familiares terá sido primeiramente entre estes que buscou auxílio. 21 É neste o contexto e no de procura de mais povoadoresque se poderá visualizar a ausência do donatário 20 RODRIGUES, Pero. Vida do padre José de Anchieta da Companhia de Jesus. In CAXA, Quirício e RODRIGUES, Pero. Introdução e notas de Hélio Abranches Viotti, S. J.Primeiras biografias de José de Anchieta. Obras Completas vol. 13. São Paulo: Edições Loyola, 1988, p O interesse pelo ouro e pela prata é focado em CARVALHO, Filipe Nunes de. Do descobrimento à União Ibérica. Nova História da Expansão Portuguesa: O Império Luso-Brasileiro (Dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, Coord. Harold Johnson e Maria Beatriz Nizza da Silva). Vol. VI. Lisboa: Editorial Estampa, 1992, p. 129: Vasco Fernandes interessou-se igualmente pela exploração do ouro e da prata em que, de acordo com informações recebidas, a sua capitania era rica. Tendo embarcado para o Reino a fim de preparar as condições necessárias ao sucesso da expedição que projectou realizar. Recordese que a seu primo Francisco Pereira Coutinho havia D. João III entregue a capitania da Baía. Cf. PELÚCIA, Alexandra Maria Pinheiro. Martim Afonso de Sousa e a sua linhagem: a elite dirigente do império português nos reinados de D. João III e D. Sebastião. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Dissertação de doutoramento. Texto policopiado. Lisboa, 2007, p. 279.

9 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: da capitania, a sua estadia em Lisboa, mas também a sua passagem por capitanias do Nordeste. 22 À fórmula das donatarias seguiu-se, cronologicamente, a introdução do modelo de governo-geral, de administração direta pela Coroa. D. João III percebera ser necessário o investimento público para a manutenção e exploração económica da terra. Porém, o embrião colonizador lançado com as capitanias donatarias foi fundamental para o estabelecimento definitivo que, em conjunção com o modelo centralizador, viabilizou uma fórmula que melhor serviu os interesses régios.sem o contacto anterior de gentes previamente familiarizadas com diversas formas de intercâmbio cultural e sem a criação de meios de comunicação com as pessoas da terra, o projeto falharia. Assim, aquele primeiro período ultrapassa o estrito âmbito de visão da primícia do encontro com o outro para abranger, igualmente, a construção de pontes essenciais ao convívio pacíficonão obstante os confrontos com os índios que, por quase duas vezes, colocaram em perigo a sobrevivência deste embrião colonizador, provocados pela intervenção dos portugueses que, pela captura, buscavam mão-de-obra. Por serem colonos, e não apenas comerciantes, lançaram as bases do suporte de vida gizado pela coroa e almejado por Coutinho.Primeiro, a fase de comunidade fechada, centrada em si e nos seus bens, de abastecimento dependente da metrópole; depois, a de procuralocal para suprir as suas necessidades. Este parece-nos ser o sentido geral da avaliação a ser feito às capitanias. 23 Importa, porém, ter em consideração que a fase anterior à chegada do primeiro governador-geral à Baía se inseriu num processo gradual e cumulativo que é necessário examinar na sua globalidade. Deste modo, torna-se patente que as capitanias representaram uma etapa preparatória sem a qual não seriam possíveis os êxitos alcançados pela colonização no período do governo-geral. Datam, efectivamente, desta fase o início do 22 OLIVEIRA, op. cit., p CARVALHO, Filipe Nunes de. Do descobrimento à União Ibérica. Nova História da Expansão Portuguesa: O Império Luso-Brasileiro (Dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, Coord. Harold Johnson e Maria Beatriz Nizza da Silva). Vol. VI. Lisboa: Editorial Estampa, 1992, p

10 114 UFES Programa de Pós-Graduação em História povoamentopropriamente dito, consubstanciado na criação de diversas vilas e outros núcleos populacionais pelos Europeus, e o início da agricultura visando a exportação. (Carvalho, p.135) Ao tempo de Francisco de Aguiar Coutinho, terceiro capitãodonatário, o Espírito Santo estava entre as capitanias melhor cotadas é uma das principais deste Estado, 24 na avaliação dos padres jesuítas. Sobre a pessoa de Vasco Fernandes Coutinho pende, desde Gabriel Soares de Sousa, o estigma da indigência. Por oposição, a imagem do vilão farto, segundo palavras do próprio Coutinho, referindo-se à sua capitania, adensam uma questão que se tornou controversa. 25 Inaugurado o período dos governadores-gerais, no dia 29 de Março de 1549, fundeou, em São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a esquadra que acompanhava Tomé de Sousa, primeiro governador-geral e, com ele, os primeiros jesuítas que, naquele mesmo ano, haveriam de aportar na vila do Espírito Santo. Coutinho manteve-se na capitania, conhecendo-se-lhe três saídas: uma entre 1540 a , outra de 1550 a e por último, de 1558 a 1560, para a qual solicitou a Mem de Sá transporte para o reino. 27 O governador Duarte da Costa, após encontro com Vasco Fernandes na Baía, refere-se-lhe como sendo uma pessoa idosa, pouco endinheirada, esgotada e ressentida com o insulto público do bispo que o excomungara pelo hábito de fumar e lhe negara o tratamento condizente com a sua posição social de fidalgo. 28 Em 1558, ao partir para Portugal, num derradeiro esforço para salvar a capitania, tinha bem consciência da qualidade e das potencialidades da terra. A carta que dirige a Mem de Sá escrita em Ilhéus, a vinte e dois de Maio de 1558, e cujo conteúdo nalguns trechos é de pouca clareza, alude à 24 Pero Rodrigues. Op. cit., p 58 e Teixeira de Oliveira. Op. cit., p Veja-se a este respeito RIBEIRO, Luiz Cláudio M. O comércio e a navegação na capitania portuguesa do Espírito Santo-Brasil (sec. XVI-XVIII). XXX ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE HISTORIA ECONÓMICA E SOCIAL Crises económicas, crises sociais.universidade Técnica de Lisboa. Novembro de 2010, p. 2-4 e bibliografia citada. Ver ainda OLIVEIRA, José Teixeira de. Op. cit., p Id., Ib.,p. 76 e Id., Ib.,p. 94, Id., Ib.,p. 78 e 80.

11 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: bem-sucedida guerra contra os índios, aos distúrbios e mau entendimento entre os colonos e o próprio, causados por uma postura a propósito dos índios, e a firme intensão de ainda procurar, no Reino, comprador ou investidor e a muita necessidade que esta terra tem daquela terra se no perder. 29 Antes de partir, deixara uma carta acompanhada de procuração dirigida ao ouvidor da capitania, a solicitar a renúncia ao senhorio. Este pedido foi aceite por Mem de Sá, em nome da regente D. Catarina de Áustria, no ano de 1560 e confirmado por Vasco Coutinho, entretanto regressado da metrópole. 30 Como data da sua morte considera-se o ano de As suas ossadas foram colocadas em sepultura decente na igreja reformada da Santa Casa da Misericórdia 31 da vila de Nossa Senhora da Vitória, por sua vontade, assim expressa, desde Terá a capitania e o seu donatário sido bem-sucedidos? Este é um assunto que tem merecido a atenção de gerações de historiadores. Quando se trata de perspetivar os motivos e os resultados; cremos ser este um tema a remeter para estudos comparativos entre as restantes capitanias e donatários, por modo a permitir relativizar e melhor compreender, as ações e condições de uns e de outros. 29 Id., Ib.,p Id. Ib.,p Id. Ib.,p , apud. Alberto Lamego. A terra goitacá. Vol. 1, p

12 116 UFES Programa de Pós-Graduação em História Mapa 1: Terra Brasilis 32 O mapa de 1519 assinala entre o cabo dos Baixos de Abrolhos e o Cabo de São Tomé uma grande baía no futuro território da capitania de Vasco Fernandes Coutinho. 32 Atlas nautique du Monde, dit atlas Miller. Fl. 5. Lopo Homem, Bibliothèque nationale de France, GEDD-683 (RES). Disponível em: < Acesso 12 de novembro de /2011.

13 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: Mapa 2: Litoral brasileiro entre as baías da Guanabara e de Todos os Santos, Giacomo Gastaldi : O litoral do Espírito Santo, embora conhecido, permanece sem alusão específica e não traduz o desenvolvimento urbano da região. Recebeu Vasco Fernandes Coutinho de juro e herdade, 34 ou seja, a título perpétuo a administração do seu quinhão de terra sem referência 33 Disponível em: < 99&idMapa=579>. Acesso 12 de novembro de O direito de poder transmitir a doação aos herdeiros, observando-se o princípio da primogenitura, não invalidava a posse e a jurisdição suprema régias. Para os aspetos gerais da natureza jurídica das capitanias leia-se MEREA, Paulo. A Solução Tradicional da Colonização do Brasil. In: DIAS, C. Malheiro et al.(ed.), História da Colonização Portuguesa do Brasil, vol. III ( ). Porto: Litografia Nacional, 1924, p FERREIRA, Waldemar. História do Direito Brasileiro. As capitanias coloniais de juros e herdade. Vol. I. São Paulo: Ed. Saraiva, 1962 e DIAS, Manuel N. Natureza e estatuto da capitania do Brasil. Separata da Revista da Universidade de Coimbra. Vol. XXVII. 1979, p A transcrição da carta de doação encontra-se na RevistaTrimestral do Instituto Historico Geographico e Etnographico do Brasil. Tomo XXIV. 1º trimestre. Rio de Janeiro: Typographia de D. Luiz dos Santos, 1861, p OLIVEIRA, José Teixeira de. História do Estado do Espírito Santo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1951, p CHORÃO, Maria José.

14 118 UFES Programa de Pós-Graduação em História geográfica precisa e, de igual modo, uma capitania sem nome, de acordo com o instrumento de doação. Até ao momento, a documentação encontrada não contradiz a visão de se tratar de um mero segmento no caminho entre os núcleos da atual Baía (Baía, Ilhéus e Porto Seguro) e os do atual sul do estado do Espírito Santo, desde Itapemirim até ao norte do Rio de Janeiro, na região de Macaé e, daí, prosseguindo para a região mais conhecida e movimentada de Cabo Frio e baía da Guanabara, seus vizinhos a Norte e a Sul, respetivamente 35. Posta de lado a hipótese da continuidade do patrulhamento das armadas de costa como única medida de salvaguarda do território, o propósito, a partir de então, era o do início efetivo da colonização. Não bastavam as intervenções navais nem os arrestos das mercadorias e dos navios estrangeiros; a guerra vence-se em terra onde se conquistam posições, territórios, riqueza e, subsequentemente, o poder que emana destasconquistas. 36 Para isso a colonização estava prestes a ser implementada. E entendemos por colonização a ação de criar e organizar núcleos permanentes de povoadores, primeiro no litoral; depois, progressivamente, a penetração para o interior até ao limite da fronteira portuguesa. Esta medida marca a transição entre o período estritamente comercial e o da presença colonizadora permanente e é também o sinal do reconhecimento da necessidade de se criarem condições a uma existência social duradoura. O modelo era o das donatarias hereditárias, utilizado nos arquipélagos (apresentação, transcrição e notas de) Doações e Forais das Capitanias do Brasil ( ). Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, 1999,p Éramos uma nesga de terra litorânea, quase apenas uma passagem do Rio de Janeiro para a Bahia. Impedido de fazer entradas para as minas gerais, In Renato Pacheco (prefácio). O Espírito Santo em princípios do século XIX. Apontamentos feitos pelo bispo do Rio de Janeiro quando de sua visita à capitania do Espírito Santo nos anos de 1812 a Disponível em < Acesso em 3 Novembro SALGADO, Augusto A. Alves. «O poder naval português no Atlântico séculos XVI a XVIII». Comunicação apresentada ao Congresso Internacional O espaço atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades. Org. Centro de História de Além Mar, FCSH-UNL e Departamento de Ciências Humanas-Instituto de Investigação Científica Tropical. Lisboa, Disponível em: < Acesso em 26 Novembro 2011.

15 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: atlânticos, de modo a partilhar o peso e as responsabilidades entre um grupo de privados. A concessão fez-se através de dois instrumentos legais: a carta de doação que configurava os poderes e privilégios do capitão donatário, com extensivos poderes dos foros civil e criminal, através de funcionários por si nomeados, a recordar os poderes dum comandante militar. [...] lhe faço doaçam e merce de juro e d erdade pera todo sempre pera elle e seus descendentes e sobcessores no modo sobredito da jurdiçam civell e crime da dita terra da qual elle dito Vasco Fernandes e seus herdeiros e sobcessores usaram na forma e maneira seguinte scilicet poderaa per sy e per seu ouvidorestar há emliçam dos juízes e oficiaes (CHORÃO, p. 76). Como consequência de tal, o ato de dividir o litoral brasileiro em quinze lotes ou capitanias entregues, respetivamente, a doze donatários pressupunha, por determinação régia (na concepção de património régio, só o rei pode conceder a exploração de forma onerada ou graciosa), obviamente, a constituição de um governo que acabaria por influenciar o modo como os povoadores seriam governados. Para isso existia a Carta de Foral, passada pelo rei após a mercê da terra, instrumento legal regulador dos direitos e obrigações devidos ao capitão e ao soberano, em 7 de Outubro de O documento jurídico cujas fórmulas, natureza eregulamentações delas decorrentes estão em conformidade com as ordenações do reino forma e maneira que se conthém em minhas ordenações 37 e que, de forma esquematizada, apresentamossubdivididas pelas três pessoas simples e coletivas abrangidas pela Carta de Foral, isto é, o capitão-mor, os moradores e o rei. 37 CHORÃO, Maria José. Op., cit, p. 85. Igualmente transcrito em OLIVEIRA, José Teixeira. História do Espírito Santo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1951, p

16 120 UFES Programa de Pós-Graduação em História Tabela 1: Termos de doação da carta de foral. FORAL DA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO LOCAL E DATA: Évora, 07/10/1534 TIPO DOAÇÃO: Juro e herdade Do CAPITÃO DONATÁRIO repartir a terra em sesmarias capitão e filho herdeiro não podem haver sesmaria restituir no espaço de 1 ano a sesmaria caso se torne herdador da capitania, sob pena de a perder para a Coroa e pagar de coima o dobro do seu valor recebe 1/10 do quinto real sobre os bens preciosos que nela houver, assim que estiver arrecadada a parte do rei poder usufruir do pau brasil para uso próprio local, exceto como lenha recebe meio dízimo sobre peixe pescado sem ser «à cana» comercializar para qualquer porto do reino e senhorios portugueses outras mercadorias da terra distintas das mencionadas às quais se juntam os escravos das quais pagarão sisa poder comercializar no estrangeiro produtos locais Dos MORADORES poder usufruir do pau brasil para uso próprio local, exceto como lenha comercializar para qualquer porto do reino e senhorios portugueses outras mercadorias da terra distintas das mencionadas às quais se juntam os escravos das quais pagarão sisa poder comercializar no estrangeiro produtos locais Do REI a fiscalização da disposição anterior é da responsabilidade do feitor ou almoxarife régios; do incumprimento decorre a perda do cargo e o pagamento do valor da sesmaria recebe sobre pedras preciosas, aljôfar, pérolas, coral, ouro, prata, cobre, estanho, chumbo e outros metais monopólio da extração e comercialização do pau-brasil, especiarias e drogas recebe dízimo sobre peixe pescado sem ser «à cana» recebe sisa sobre os produtos da terras comercializados em qualquer local de seu senhorio

17 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: pagamentos sobre navios e mercadorias feitos em outras alfândegas portuguesas dispensados de pagar na alfândega local, mediante apresentação de comprovativos recebe redízima sobre a dízima régia das mercadorias da terra destinadas a exportação isenção de pagamento pela saída de mercadorias locais com destino a portos portugueses; obrigatoriedade de apresentar no espaço de 1 ano em Vitória certidão dos registos alfandegários, sob pena de coima no valor de 1/10 das mercadorias transacionadas pagamentos sobre navios e mercadorias feitos em outras alfândegas portuguesas dispensados de pagar na alfândega local, mediante apresentação de comprovativos isenção de pagamento pela saída de mercadorias locais com destino a portos portugueses; obrigatoriedade de apresentar no espaço de 1 ano em Vitória certidão dos registos alfandegários, sob pena de coima no valor de 1/10 das mercadorias transacionadas recebe dízima das mercadorias da terra destinadas a exportação verificação das certidões de alfândega por descarga de mercadorias da terra em portos nacionais, com descriminação dos produtos

18 122 UFES Programa de Pós-Graduação em História Tabela 2: Termos de doação da carta de foral (continuação) FORAL DA CAPITANIA DO ESPÍRITO SANTO (cont.) Do CAPITÃO DONATÁRIO Dos MORADORES Do REI recebe 10% do dízimo real recebe na alfândega local, como fiança, o dízimo sob as mercadorias exportadas recebe o dízimo sobre as mercadorias importadas comercializa livremente comercializam livremente alimentos, armas, munições, alimentos, armas, munições, pólvora, salitre, enxofre, pólvora, salitre, enxofre, chumbo e demais produtos bélicos entre os cristãos e súbditos portugueses chumbo e demais produtos bélicos entre os cristãos e súbditos portugueses vedado o comércio e trato com os índios fiscaliza e autoriza movimento das cargas saídas na ausência de feitor ou outro funcionário régio comsemelhantes funções liberdade de trato e comércio com outras capitanias cobra a travessia dos rios por barca quando as instale recebe 500 reais anuais de cada tabelião a trabalhar na capitania vedado o comércio e trato com os índios liberdade de trato e comércio com outras capitanias proibição de trato, por si ou por outrem, com os índios ainda que estes sejam cristianizados Câmara Municipal fixa a taxa a pagar pela travessia de rios por barca obrigatoriedade de prestar serviço militar em caso de guerra arrecada 1/3 dos produtos e distribui 1/3 para o denunciante e 1/3 para o hospital ou igreja na falta deste fiscaliza e autoriza movimento das cargas saídas através de funcionário competente; o incumprimento épenalizado com recebimento em dobro dos respetivos valores entrega 1/3 dos bens transacionados com índios ao denunciante; restantes 2/3 destinados à fortificação da cidade ou vila alcaides mores recolhem tributação de acordo com as ordenações régias confirma valor do tributo por travessia de rios por barca

19 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: Para a empresa brasileira que ainda não captava a atenção e o interesse da maioria do funcionalismo e dos empreendedores ou portugueses ou estrangeiros a operarem nas praças económicas no reino e alhures, mais ligados aos proveitos e à considerada mais segura, fiável e trabalhada carreira da índia ou das praças africanas, em território onde praticamente tudo estava por edificar e, portanto, de mais difícil captação das linhagens prestigiadas quetendiam a evitar os postos de menor notoriedade, 38 decidiu D. João III entregar a homens de sua confiança e com carreira experimentada quer no exercício das armas, na administração, quer nos negócios régios com as colónias a empreitada da fixação sistemática de gentes, transporte de víveres, plantas, animais e instrumentos necessários à transplantação e montagem dum sistema de vida inexistente na terra. Com efeito, o grupo social no qual se integravam os novos donatários era o da nobreza formada pelos filhos secundogénitos que encontravam nas carreiras ligadas ao ultramar campo para os empregar e dilatar as rendas. Referências AZEVEDO, Pedro de. Os primeiros donatários. In Malheiro Dias (Org.). História da Colonização Portuguesa. Vol. 3. Porto: Litografia Nacional, 1922, p. 189 e segs. BARATA, João da Gama Pimentel, A Caravela. Estudos de Arqueologia Naval, vol. II, Lisboa, IN-CM, 1989, p Parece-nos exemplificativo o caso de Martim Afonso de Sousa. Depois da passagem pelo Brasil, não obstante a doação das cem melhores léguas de testada marítima, o rei informa-o da possibilidade de poder regressar naquele momento ao Reino caso a sua presença já ali não fosse mais considerada necessária para de seguida partir para a Índia investido das funções de capitão-mor do mar e posteriormente de governador. Sobre a primeira comissão de serviço e a viragem política de D. João III em assuntos ultramarinos veja-se, em particular, Cf. PELÚCIA, Alexandra Maria Pinheiro. Martim Afonso de Sousa e a sua linhagem: a elite dirigente do império português nos reinados de D. João III e D. Sebastião. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Dissertação de doutoramento. Texto policopiado. Lisboa, 2007, p

20 124 UFES Programa de Pós-Graduação em História CARVALHO, Andreia Martins de. Nuno da Cunha e os capitães da Índia Dissertação de Mestrado em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Texto policopiado. Lisboa, CARVALHO, Filipe Nunes de. Do descobrimento à União Ibérica. Nova História da Expansão Portuguesa: O Império Luso-Brasileiro (Dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, Coord. Harold Johnson e Maria Beatriz Nizza da Silva). Lisboa: Editorial Estampa, 1992, p v. VI. CAXA, Quirício e RODRIGUES, Pero. Introdução e notas de Hélio Abranches Viotti, S. J. Primeiras biografias de José de Anchieta. Obras Completas vol. 13. São Paulo: Edições Loyola, CHORÃO, Maria José. Doações e forais das capitanias do Brasil ( ). (Apresentação, transcrição e notas). Lisboa: Arquivo Nacional da Torre do Tombo, COSTA, João Paulo Oliveira e. Vasco Fernandes Coutinho, Construtor do Estado da Índia e do Brasil. A.A.V.V., D. João III e a Formação do Brasil. Lisboa: CEPCEP - Universidade Católica Portuguesa, 2004, p DIAS, Manuel N. Natureza e estatuto da capitania do Brasil». Separata da Revista da Universidade de Coimbra. Vol. XXVII. 1979, p DOMINGUES, Francisco Contente e GUERREIRO, Inácio. A Vida a Bordo na Carreira da Índia (Século XVI). Actas da VI Reunião Internacional da História da Náutica e Hidrografia. Lisboa: C.N.C.D.P., 1989, p FERREIRA, Waldemar. História do Direito Brasileiro. As capitanias coloniais de juros e herdade. São Paulo: Saraiva, v. 1. LACERDA, Teresa. Os capitães das armadas da Índia no reinado de D. Manuel I uma análise social. Dissertação de mestrado em História e Arqueologia da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Texto policopiado. Lisboa, 2006.

21 Dimensões, vol. 31, 2013, p ISSN: LEAL, João Eurípedes Franklin. Capitania do Espírito Santo na segunda metade do século XVI. RIHGES, Vitória, n. 35, MEREA, Paulo A Solução Tradicional da Colonização do Brasil. In DIAS, C. Malheiro et al. (Ed.). História da Colonização Portuguesa do Brasil, vol. III ( ). Porto: Litografia Nacional, OLIVEIRA, José Teixeira de. História do Estado do Espírito Santo. 1ª ed. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, PACHECO, Renato (prefácio). O Espírito Santo em princípios do século XIX. Apontamentos feitos pelo bispo do Rio de Janeiro quando de sua visita à capitania do Espírito Santo nos anos de 1812 a Disponível em < historia/o-espirito-santo-emprincipios-do-seculo-xix-2/>. Acesso em 3 Novembro PAULO, Eulália, GUINOTE, Paulo. A caminho do oriente:preparação e quotidiano da gente de guerra nas naus da Índia. In Actas do VIII Colóquio de História Militar - Preparação e Formação Militar em Portugal. Lisboa: Comissão Portuguesa de História Militar, 1997, pp PELÚCIA, Alexandra Maria Pinheiro. Martim Afonso de Sousa e a sua linhagem: a elite dirigente do império português nos reinados de D. João III e D. Sebastião. Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Dissertação de doutoramento. Texto policopiado. Lisboa, PISSARRA, José Virgílio Amaro. Chaul e Diu, 1508 e O Domínio do Índico. Col. Batalhas de Portugal. Lisboa:Tribuna da História, RAMALHO, Maria M. B. de Magalhães. Memórias sepulcrais do convento de São Francisco de Santarém. Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. 4, n. 1, p , RevistaTrimestral do Instituto Historico Geographico e Etnographico do Brasil. Tomo XXIV. 1º trimestre. Rio de Janeiro: Typographia de D. Luiz dos Santos, 1861, p RIBEIRO, Luiz Cláudio. O comércio e a navegação na capitania portuguesa do Espírito Santo-Brasil (séc. XVI-XVIII). Comunicação apresentada no XXX Encontro da Associação Portuguesa de História Económica e Social Crises Económicas, Crises Sociais. Lisboa, 2010.

22 126 UFES Programa de Pós-Graduação em História RODRIGUES, Vitor Luís Gaspar, COSTA, João Paulo Oliveira e. Campanhas de Afonso de AlbuquerqueConquista de Goa Vol I. Col. Batalhas de Portugal. Parede: Tribuna da História, 2008.Conquista de Malaca Campanhas de Afonso de Albuquerque. Vol. II. Col. Batalhas de Portugal. Parede: Tribuna da História, SALGADO, Augusto A. Alves. O poder naval português no Atlântico séculos XVI a XVIII. Comunicação apresentada ao Congresso Internacional O espaço atlântico de Antigo Regime: poderes e sociedades. Org. Centro de História de Além Mar, FCSH-UNL e Departamento de Ciências Humanas-Instituto de Investigação Científica Tropical. Lisboa, Disponível em: < Acesso em 26 Novembro SANTOS, Estilaque Ferreira dos. A morte de Vasco Fernandes Coutinho: uma controvérsia historiográfica. RIHGES, Vitória, v. 63, p , 2009.

Capítulo. Organização político- -administrativa na América portuguesa

Capítulo. Organização político- -administrativa na América portuguesa Capítulo Organização político- -administrativa na América portuguesa 1 O Império Português e a administração da Colônia americana Brasil: 1500-1530 O interesse português pelo território americano era pequeno

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 7 5 Unidade 7 Nome: Data: 1. Sobre as formas de conquista e exploração do governo português, associe corretamente as colunas. a) Relações diplomáticas.

Leia mais

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE

Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE Prova bimestral 4 o ANO 2 o BIMESTRE HISTÓRIA Escola: Nome: Data: / / Turma: Pedro Álvares Cabral foi o comandante da primeira expedição portuguesa que chegou ao território que mais tarde receberia o nome

Leia mais

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) PORTUGAL -Atinge as Índias contornando

Leia mais

Guia de Codificação. Projeto de Leitura Online

Guia de Codificação. Projeto de Leitura Online Guia de Codificação Projeto de Leitura Online A AVENTURA DOS DESCOBRIMENTOS Processo Localizar e retirar informação explícita Itens de seleção Escolha múltipla (1 ponto) Associação (1 ponto) Itens de construção

Leia mais

EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA

EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA EXPANSÃO EUROPÉIA E CONQUISTA DA AMÉRICA EXPANSÃO EUROPEIA E CONQUISTA DA AMÉRICA Nos séculos XV e XVI, Portugal e Espanha tomaram a dianteira marítima e comercial europeia, figurando entre as grandes

Leia mais

De que jeito se governava a Colônia

De que jeito se governava a Colônia MÓDULO 3 De que jeito se governava a Colônia Apresentação do Módulo 3 Já conhecemos bastante sobre a sociedade escravista, especialmente em sua fase colonial. Pouco sabemos ainda sobre a organização do

Leia mais

As descobertas do século XV

As descobertas do século XV As descobertas do século XV Expansãomarítima: Alargamento do espaço português procurando terras noutros continentes através do mar; O acontecimento que marca o início da expansão portuguesaéaconquistadeceutaem1415;

Leia mais

CENTRO CULTURAL DE BELÉM. PALESTRAS SOBRE HISTÓRIA DE PORTUGAL Janeiro Março de 2015. Segunda Parte Época Moderna

CENTRO CULTURAL DE BELÉM. PALESTRAS SOBRE HISTÓRIA DE PORTUGAL Janeiro Março de 2015. Segunda Parte Época Moderna CENTRO CULTURAL DE BELÉM PALESTRAS SOBRE HISTÓRIA DE PORTUGAL Janeiro Março de 2015 Segunda Parte Época Moderna Nuno Gonçalo Monteiro Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa Quarta Sessão

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. História 7 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação História 7 o ano Unidade 7 Unidade 7 Nome: Data: 1. Leia o trecho a seguir e faça o que se pede. Depois de estabelecer colônias na África e chegar à Índia e à América, os navegadores

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2º CICLO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º ANO Documento(s) Orientador(es): Programa de História e Geografia de Portugal

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

CONDICIONALISMOS DA EXPANSÃO. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons

CONDICIONALISMOS DA EXPANSÃO. Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons CONDICIONALISMOS DA EXPANSÃO Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons 3ª AULA - SUMÁRIO Os condicionalismos da expansão europeia e a busca de novas rotas comerciais. Condições da

Leia mais

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado

Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado Perguntas Frequentes sobre a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado A Direção-Geral do Consumidor (DGC) apresenta um conjunto de respostas às perguntas suscitadas com maior frequência. Em caso de dúvida,

Leia mais

Economia e Sociedade Açucareira. Alan

Economia e Sociedade Açucareira. Alan Economia e Sociedade Açucareira Alan Características coloniais gerais Colônia de exploração Existência de Pacto Colonial Monopólio Economia de exportação de produtos tropicais Natureza predatória extrativista,

Leia mais

HISTORIA DE PORTUGAL

HISTORIA DE PORTUGAL A. H. DE OLIVEIRA MARQUES HISTORIA DE PORTUGAL Manual para uso de estudantes e outros curiosos de assuntos do passado pátrio EDITORIAL PRESENÇA ÍNDICE GERAL PREFACIO 11 INTRODUÇÃO AS RAÍZES DE UMA NAÇÃO

Leia mais

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Conteúdos Ano Lectivo Período Lectivo Tema A-A península Ibérica: dos primeiros povos à formação

Leia mais

TEMA F.1 O IMPÉRIO PORTUGUÊS E A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

TEMA F.1 O IMPÉRIO PORTUGUÊS E A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL TEMA F.1 O IMPÉRIO PORTUGUÊS E A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL A partir de meados do séc. XVI, o Império Português do Oriente entrou em crise. Que fatores contribuíram para essa crise? Recuperação das rotas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Distribuição dos tempos letivos disponíveis para o 5 º ano de escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período *Início:15-21 de setembro 2015 *Fim:17 dezembro 2015 *Início:4

Leia mais

OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA

OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA OS PRIMEIROS POVOADORES DA TERRA Criacionismo: modelo de explicação para a origem de tudo que existe no universo. Seus defensores, acreditam que a vida e todas as coisas existentes foram criadas por um

Leia mais

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção.

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. Modos de Produção O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Controle de Atividades Económicas / Comércio. 1. Descrição ao nível da Série 1.

Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Controle de Atividades Económicas / Comércio. 1. Descrição ao nível da Série 1. Fundo: Câmara Municipal de Évora Secção: Controle de Atividades Económicas / Comércio 1. Descrição ao nível da Série 1.1 - IDENTIFICAÇÃO - Código de Referência PT/AMEVR/CME/K/E - Imposto de Comércio e

Leia mais

NAVEGAÇÃO, COMÉRCIO E RELAÇÕES POLÍTICAS: OS PORTUGUESES NO MEDITERRÂNEO OCIDENTAL (1385-1466)

NAVEGAÇÃO, COMÉRCIO E RELAÇÕES POLÍTICAS: OS PORTUGUESES NO MEDITERRÂNEO OCIDENTAL (1385-1466) TEXTOS UNIVERSITÁRIOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NAVEGAÇÃO, COMÉRCIO E RELAÇÕES POLÍTICAS: OS PORTUGUESES NO MEDITERRÂNEO OCIDENTAL (1385-1466) Filipe Themudo Barata FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN JUNTA

Leia mais

O Foral e a Organização Municipal Torriense

O Foral e a Organização Municipal Torriense O Foral e a Organização Municipal Torriense Foral Medieval de Torres Vedras, 1250 In O Foral Medieval da vila de Torres Vedras: 15 de Agosto de 1250. VICENTE, António Balcão, [et al.] - O foral medieval

Leia mais

PROVA BIMESTRAL História

PROVA BIMESTRAL História 7 o ano 4 o bimestre PROVA BIMESTRAL História Escola: Nome: Turma: n o : Leia o trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da armada de Pedro Álvares Cabral, escrita em maio de 1500 para o rei português

Leia mais

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1

Proposta para a apresentação ao aluno. Apresentação Comunidade 1 Introdução Você iniciará agora uma viagem ao mundo da História. Anote tudo que achar interessante, os patrimônios que conhece, as dúvidas que tiver e, depois, debata em sala de aula com seus colegas e

Leia mais

Programa Portugal no Coração

Programa Portugal no Coração Programa Portugal no Coração REGULAMENTO - 2011 Atento à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os

Leia mais

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA

ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA ACORDO PARA A PROMOÇÃO E A PROTEÇÃO RECÍPROCA DE INVESTIMENTOS ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA DA CORÉIA O Governo da República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012

PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROVA DE HISTÓRIA 2 o TRIMESTRE 2012 PROFa. FLÁVIA N ME N o 6 o ANO Nos anos 80 quando esta professora tinha a sua idade! passava na televisão um seriado chamado Viajantes do Tempo. A ideia do seriado

Leia mais

REGULAMENTO DE INCENTIVO AO COMÉRCIO TRADICIONAL RICT. Nota Justificativa

REGULAMENTO DE INCENTIVO AO COMÉRCIO TRADICIONAL RICT. Nota Justificativa REGULAMENTO DE INCENTIVO AO COMÉRCIO TRADICIONAL RICT Nota Justificativa A Cidade de Mirandela reúne condições de atratividade comercial extremamente favoráveis, designadamente as acessibilidades, o parqueamento

Leia mais

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural

Perguntas e respostas frequentes. Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural Perguntas e respostas frequentes Extinção das Tarifas Reguladas Eletricidade e Gás Natural 1. O que significa a extinção das tarifas reguladas? A extinção de tarifas reguladas significa que os preços de

Leia mais

1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1. 3. (PT) - Diário Económico, 25/09/2012, Unicer antecipa crescimento de 15% das vendas em Angola 5

1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1. 3. (PT) - Diário Económico, 25/09/2012, Unicer antecipa crescimento de 15% das vendas em Angola 5 Tema de pesquisa: Internacional 25 de Setembro de 2012 Revista de Imprensa 25-09-2012 1. (PT) - Turisver, 20/09/2012, Pedro Duarte 1 2. (PT) - Jornal de Negócios - Negócios Mais, 25/09/2012, Bluepharma

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP

Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Cerimónia de Assinatura Protocolo AICEP/CRUP Lisboa, 10 janeiro 2014 António Rendas Reitor da Universidade Nova de Lisboa Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas Queria começar

Leia mais

ESTATUTO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE

ESTATUTO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE ESTATUTO DO TRABALHADOR-ESTUDANTE Data de emissão Janeiro 2005 Data de revisão Janeiro 2005 Autor GabIGT Acesso Público ÍNDICE Págs. 1. Quem é considerado trabalhador estudante? 3 2. Como se pode beneficiar

Leia mais

Programa de Formação para Profissionais

Programa de Formação para Profissionais Programa de Formação para Profissionais 1 O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE DIREITOS, PROCEDIMENTOS E GARANTIAS Sérgio Pratas smpratas@gmail.com Maio e Junho 2015 2 Programa: 1. O acesso à informação de saúde

Leia mais

MUDANÇAS NO FEUDALISMO. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG

MUDANÇAS NO FEUDALISMO. Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG MUDANÇAS NO FEUDALISMO Professor Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José de Montes Claros - MG MUDANÇAS NO FEUDALISMO A partir do século XI Expansão das áreas de cultivo, as inovações técnicas.

Leia mais

A CIDADELA DE CASCAIS: O MONUMENTO, A ENVOLVENTE URBANA E O VALOR SOCIAL

A CIDADELA DE CASCAIS: O MONUMENTO, A ENVOLVENTE URBANA E O VALOR SOCIAL 349 A CIDADELA DE CASCAIS: O MONUMENTO, A ENVOLVENTE URBANA E O VALOR SOCIAL Jacinta Bugalhão O conjunto monumental militar designado globalmente como Cidadela de Cascais (e que engloba, nesta acepção,

Leia mais

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos:

Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos. Ateliê Animais do Mundo (Pré-escolar) - 48 alunos: Oficinas Pedagógicas: Mosteiro dos Jerónimos Ateliê "Animais do Mundo" (Pré-escolar) - 48 alunos: Era uma vez um rei chamado Manuel I que gostava de animais... Através da história deste Mosteiro, iremos

Leia mais

O RELATÓRIO DE GESTÃO E OS REQUISITOS DO CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS

O RELATÓRIO DE GESTÃO E OS REQUISITOS DO CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS O RELATÓRIO DE GESTÃO E OS REQUISITOS DO CÓDIGO DAS SOCIEDADES COMERCIAIS (Esta informação contém apenas informação geral, não se destina a prestar qualquer serviço de auditoria, consultadoria de gestão,

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS

COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS Validade Válido JURISTA MARTA ALMEIDA TEIXEIRA ASSUNTO COMPETÊNCIAS E FUNCIONAMENTO DOS ÓRGÃOS AUTÁRQUICOS QUESTÃO A autarquia pretende que a CCDR LVT se pronuncie relativamente à possibilidade de existência

Leia mais

Superioridade ibérica nos mares

Superioridade ibérica nos mares 2.ª metade do século XVI Superioridade ibérica nos mares PORTUGAL Entre 1580 e 1620 ESPANHA Império Português do oriente entra em crise devido a Escassez de gentes e capitais Grande extensão dos domínios

Leia mais

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos

Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos 1 CONVENÇÃO N. 134 Prevenção de Acidentes do Trabalho dos Marítimos I Aprovada na 55ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1970), entrou em vigor no plano internacional em 17 de fevereiro

Leia mais

Colégio Marista São José Montes Claros MG Prof. Sebastião Abiceu 7º ano

Colégio Marista São José Montes Claros MG Prof. Sebastião Abiceu 7º ano Colégio Marista São José Montes Claros MG Prof. Sebastião Abiceu 7º ano 1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PERÍODO COLONIAL Colônia de exploração (fornecimento de gêneros inexistentes na Europa). Monocultura.

Leia mais

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos*

Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* Campanha Anual e Campanha Capital de Captação de Recursos* O IDIS Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público que visa promover e estruturar

Leia mais

Informações sobre o Banif perguntas frequentes

Informações sobre o Banif perguntas frequentes Informações sobre o Banif perguntas frequentes 23 de dezembro de 2015 A. Medidas aplicadas ao Banif Banco Internacional do Funchal, SA (Banif) 1. Por que motivo foi aplicada a medida de venda em contexto

Leia mais

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR

AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR AFASTAMENTO PARA ESTUDO OU MISSÃO NO EXTERIOR DEFINIÇÃO DOCUMENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PERGUNTAS FREQUENTES DEFINIÇÃO Afastamento do servidor de suas atividades

Leia mais

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO

NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO 19 de Junho de 2007 NOVA LEI DA IMIGRAÇÃO Cláudia do Carmo Santos Advogada OBJECTIVOS Desburocratização de procedimentos Adequação da lei em vigor à realidade social Atracção de mão-de-obra estrangeira

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

Flash News. Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL. ARI / Golden Visa NOVAS REGRAS

Flash News. Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL. ARI / Golden Visa NOVAS REGRAS Flash News Dinis Lucas e Almeida Santos Sociedade de Advogados RL Boutique law firm geral@dlas.pt www.dlas.com.pt 217 816 010 961 277 028 Av. Republica nº 50 7-A 1050-196 Lisboa ARI / Golden Visa NOVAS

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012

VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 VICE-PRESIDÊNCIA DO GOVERNO REGIONAL, S.R. DO TRABALHO E SOLIDARIEDADE SOCIAL Despacho n.º 1009/2012 de 20 de Julho de 2012 O Decreto Regulamentar n.º 84-A/2007, de 10 de dezembro, alterado pelos Decretos

Leia mais

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015. A CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA, Estado de Goiás, aprova e eu, PREFEITO MUNICIPAL, sanciono a seguinte Lei: 1 Gabinete do Prefeito LEI Nº 9.548, DE 22 DE ABRIL DE 2015 Institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas, cria a Comissão Gestora de Parcerias Público-Privadas de Goiânia e dá outras providências.

Leia mais

PROGRAMA DE CONCURSO

PROGRAMA DE CONCURSO MUNICÍPIO DE CASTRO VERDE Concurso Público ALIENAÇÃO DE LOTES DE TERRENO PARA CONSTRUÇÃO URBANA Loteamento Municipal de Castro Verde 7 Lotes Loteamento Municipal de Santa bárbara de Padrões 15 Lotes Loteamento

Leia mais

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A.

PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. PLANO DE OPÇÕES DE COMPRA DE AÇÕES DA WEG S.A. 1. OBJETIVO DO PLANO O Plano de Opções de Compra de Ações ( Plano ) tem por objetivo a outorga de Opções de compra de ações de emissão da WEG S.A. ( Companhia

Leia mais

OBRIGAÇÃO DE SOLVÊNCIA, EMPRÉSTIMOS.

OBRIGAÇÃO DE SOLVÊNCIA, EMPRÉSTIMOS. OBRIGAÇÃO DE SOLVÊNCIA, EMPRÉSTIMOS. Luiz Paulo OLIVEIRA SPINOLA BARBOSA 1 RESUMO: Este presente artigo pretende discorrer de forma breve sobre o direito das obrigações, obrigação de dar coisa certa, na

Leia mais

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio

Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio Empreendedorismo De uma Boa Ideia a um Bom Negócio 1. V Semana Internacional A Semana Internacional é o evento mais carismático e que tem maior visibilidade externa organizado pela AIESEC Porto FEP, sendo

Leia mais

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES

IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DA PROTECÇÃO DOS PRODUTOS TRADICIONAIS PORTUGUESES A valorização comercial dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios que, ou pela sua origem ou pelos seus modos particulares

Leia mais

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS

ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA COMISSÃO DE ASSUNTOS EUROPEUS Parecer COM(2013)462 Proposta de REGULAMENTO DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO relativo a fundos europeus de investimento a longo prazo 1 PARTE I - NOTA INTRODUTÓRIA Nos termos do artigo 7.º da Lei n.º

Leia mais

Câmara Municipal de São Pedro do Sul

Câmara Municipal de São Pedro do Sul Regulamento A elaboração do presente regulamento resulta da necessidade de definir regras e harmonizar os procedimentos relacionados com a duração e organização do tempo de trabalho, conforme impõe o definido

Leia mais

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º,

(85/577/CEE) Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia e, nomeadamente, o seu artigo 100º, DIRECTIVA DO CONSELHO de 20 de Dezembro de 1985 relativa à protecção dos consumidores no caso de contratos negociados fora dos estabelecimentos comerciais (85/577/CEE) O CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Estudo Dirigido História -6 o ano Luciana Corrêa

Estudo Dirigido História -6 o ano Luciana Corrêa Conteúdos do 3º bimestre No 3º bimestre de 2015 estudaremos alguns povos que viveram na Ásia, na África e na Europa entre os séculos VII e XVI. Vamos conhecer um pouco como era a vida dos árabes, malinquês

Leia mais

PARECER N.º 403/CITE/2015

PARECER N.º 403/CITE/2015 PARECER N.º 403/CITE/2015 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa do pedido de autorização de trabalho em regime de horário flexível de trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do

Leia mais

A reforma metrológica nas Ordenações Manuelinas. 17 de Dezembro A Reforma Metrológica nas Ordenações Manuelinas

A reforma metrológica nas Ordenações Manuelinas. 17 de Dezembro A Reforma Metrológica nas Ordenações Manuelinas A reforma metrológica nas Ordenações Manuelinas 1 Sumário: Contexto e antecedentes A reforma metrológica A reforma dos pesos As outras medidas Os padrões nacionais O controlo metrológico A evolução até

Leia mais

REGRAS PARA A CONCESSÃO DO ESTATUTO DE TRABALHADOR- ESTUDANTE. Artigo 1.º (Valorização pessoal e profissional)

REGRAS PARA A CONCESSÃO DO ESTATUTO DE TRABALHADOR- ESTUDANTE. Artigo 1.º (Valorização pessoal e profissional) REGRAS PARA A CONCESSÃO DO ESTATUTO DE TRABALHADOR- ESTUDANTE Artigo 1.º (Valorização pessoal e profissional) 1. A ERC compromete-se a criar as necessárias condições por forma a proporcionar iguais oportunidades

Leia mais

O RISCO ESPREITA, MAIS VALE JOGAR PELO SEGURO

O RISCO ESPREITA, MAIS VALE JOGAR PELO SEGURO ANA MARIA MAGALHÃES ISABEL ALÇADA [ ILUSTRAÇÕES DE CARLOS MARQUES ] O RISCO ESPREITA, MAIS VALE JOGAR PELO SEGURO COLEÇÃO SEGUROS E CIDADANIA SUGESTÃO PARA LEITURA ORIENTADA E EXPLORAÇÃO PEDAGÓGICA DO

Leia mais

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp

http://www.receita.fazenda.gov.br/prepararimpressao/imprimepagina.asp Page 1 of 5 Decreto nº 6.260, de 20 de novembro de 2007 DOU de 20.11.2007 Dispõe sobre a exclusão do lucro líquido, para efeito de apuração do lucro real e da base de cálculo da Contribuição Social sobre

Leia mais

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas

Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões almejadas América Espanhola O que os Espanhóis encontraram aqui na América... Três grandes impérios, além de dezenas de outros povos, que encontravam-se subjugados aos grandes centros populacionais, viviam nas regiões

Leia mais

Projeto de Resolução n.º 565/XII/2.ª

Projeto de Resolução n.º 565/XII/2.ª Projeto de Resolução n.º 565/XII/2.ª Recomenda ao Governo que aprove, para o período de vigência do Programa de Assistência Financeira a Portugal, uma moratória para as ações de despejo que tiverem fundamento

Leia mais

MODELO DE GESTÃO PARA A TRIENAL DE ARQUITECTURA 2007

MODELO DE GESTÃO PARA A TRIENAL DE ARQUITECTURA 2007 PROPOSTA MODELO DE GESTÃO PARA A TRIENAL DE ARQUITECTURA 2007 Como Presidente do Conselho Directivo Nacional, proponho à Assembleia Geral: 1. A constituição de uma Sociedade Unipessoal por quotas, cujo

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Considerando que a Officer S.A. Distribuidora de Produtos de Tecnologia. ( Officer ) encontra-se em processo de recuperação judicial, conforme

Considerando que a Officer S.A. Distribuidora de Produtos de Tecnologia. ( Officer ) encontra-se em processo de recuperação judicial, conforme São Paulo, 26 de outubro de 2015. C O M U N I C A D O A O S F O R N E C E D O R E S E R E V E N D A S D A O F F I C E R D I S T R I B U I D O R A Prezado Parceiro, Considerando que a Officer S.A. Distribuidora

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

João Paulo I O NORDESTE COLONIAL. Professor Felipe Klovan

João Paulo I O NORDESTE COLONIAL. Professor Felipe Klovan João Paulo I O NORDESTE COLONIAL Professor Felipe Klovan A ECONOMIA AÇUCAREIRA Prof. Felipe Klovan Portugal já possuía experiência no plantio da cana-de-açúcar nas Ilhas Atlânticas. Portugal possuía banqueiros

Leia mais

PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO

PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO PROGRAMA PORTUGAL NO CORAÇÃO REGULAMENTO Promovido por: Ministério dos Negócios Estrangeiros (GSECP), Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social (Fundação INATEL) e TAP Portugal Organizado

Leia mais

CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016

CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016 CONVENÇÃO COLETIVA 2015/2016 A seguir reproduzimos as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho entre o SINPROCIM e SINDPRESP, em relação a convenção anterior. REAJUSTE SALARIAL A partir de 1º de março

Leia mais

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Ciberespaço: Liderança, Segurança e Defesa na Sociedade em Rede

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL. Ciberespaço: Liderança, Segurança e Defesa na Sociedade em Rede INTERVENÇÃO DA SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA DEFESA NACIONAL BERTA DE MELO CABRAL 7º EIN Simpósio Internacional Ciberespaço: Liderança, Segurança e Defesa na Sociedade em Rede Lisboa, Academia Militar,

Leia mais

Regulamento de Apoio Financeiro à Edição de Obras de Novos Autores Portugueses. Despacho Normativo n.º 9-C/2003 de 3 de Fevereiro de 2003

Regulamento de Apoio Financeiro à Edição de Obras de Novos Autores Portugueses. Despacho Normativo n.º 9-C/2003 de 3 de Fevereiro de 2003 Regulamento de Apoio Financeiro à Edição de Obras de Novos Autores Portugueses Despacho Normativo n.º 9-C/2003 de 3 de Fevereiro de 2003 Na prossecução das suas atribuições cabe ao Instituto Português

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista.

EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI. Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 8º 2º TRI Questão 1 Assinale a única alternativa que não indica uma característica do sistema capitalista. a) Os preços das mercadorias variam de acordo com a procura por

Leia mais

Projeto de Lei n.º 897/XII 4ª

Projeto de Lei n.º 897/XII 4ª PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Projeto de Lei n.º 897/XII 4ª Primeira alteração à Lei nº 9/2008, de 19 de fevereiro - Regula o exercício do direito de associação pelo pessoal da Polícia

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO I. DENOMINAÇÃO / SEDE

REGULAMENTO INTERNO I. DENOMINAÇÃO / SEDE I. DENOMINAÇÃO / SEDE Art.º 1.º A Instinto, Associação Protetora de Animais da Covilhã, é uma associação sem fins lucrativos, que se rege pelos Estatutos, pelo presente Regulamento Interno e demais disposições

Leia mais

PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO

PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO PROFª CLEIDIVAINE DA S. REZENDE DISC. HISTÓRIA / 8º ANO 1 CONTEXTO HISTÓRICO Crescimento econômico da Inglaterra no século XVIII: industrialização processo de colonização ficou fora. Ingleses se instalaram

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CART AXO. 1. Preâmbulo

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CART AXO. 1. Preâmbulo PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DO CART AXO 1. Preâmbulo A celebração do presente protocolo tem como objetivo assegurar aos militares e aos trabalhadores do mapa de

Leia mais

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA

JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA JOGO DA VIDA DICA AOS ADULTOS: LEIA AS INSTRUÇÕES A SEGUIR COM ATENÇÃO E AO MESMO TEMPO VÁ JOGANDO COM A CRIANÇA A PARTIR DE 8 ANOS PARA 2 A 8 JOGADORES Contém: - 01 tabuleiro - 8 carrinhos - 32 pinos

Leia mais

AS GRANDE NAVEGAÇÕES. Professora de História Maria José

AS GRANDE NAVEGAÇÕES. Professora de História Maria José AS GRANDE NAVEGAÇÕES Professora de História Maria José O desconhecido dá medo:os navegantes temiam ser devorados por monstros marinhos MAR TENEBROSO O COMÉRCIO COM O ORIENTE No século XV, os comerciantes

Leia mais

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A "VILA GALÉ- SOCIEDADE DE EMPREENDIMENTOS TURíSTICOS, S.A. 1. Preâmbulo

PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A VILA GALÉ- SOCIEDADE DE EMPREENDIMENTOS TURíSTICOS, S.A. 1. Preâmbulo G~ Vila Galé HOTÉIS PROTOCOLO ENTRE O EXÉRCITO PORTUGUÊS E A "VILA GALÉ- SOCIEDADE DE EMPREENDIMENTOS TURíSTICOS, S.A." 1. Preâmbulo A celebração do presente protocolo tem como objectivo assegurar aos

Leia mais

CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DA TUNÍSIA

CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA A REPÚBLICA DA TUNÍSIA CONVENÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DA TUNÍSIA DE COOPERAÇÃO NO DOMÍNIO DA DEFESA A República Portuguesa e a República da Tunísia, doravante designadas conjuntamente por "Partes" e separadamente

Leia mais

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO 1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO A análise da evolução temporal (ou dinâmica) da economia constitui o objeto de atenção fundamental do desenvolvimento econômico,

Leia mais

CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento

CFEI. Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento A Lei n.º 49/2013, de 16 de julho, criou um incentivo fiscal ao investimento designado por CFEI Crédito Fiscal Extraordinário ao Investimento. O presente

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições

RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições RESOLUÇÃO Nº 4.263, DE 05 DE SETEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as condições de emissão de Certificado de Operações Estruturadas (COE) pelas instituições financeiras que especifica. O Banco Central do Brasil,

Leia mais

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues

Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA. Adma Figueiredo. Eloisa Domingues. Ivete Rodrigues Ao dormir, todos somos vulneráveis. William Shakespeare NOTA TÉCNICA Tipologia da Vulnerabilidade Social na Bacia Hidrográfica do São Francisco, Brasil Adma Figueiredo Geógrafa IBGE Eloisa Domingues Geógrafa

Leia mais

REGULAMENTO BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA ESTRANGEIROS

REGULAMENTO BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA ESTRANGEIROS I. DISPOSIÇÕES GERAIS Artº 1º 1. Com o fim de estimular a difusão da cultura portuguesa em países estrangeiros, a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Serviço de Bolsas Gulbenkian, concede bolsas de

Leia mais

AS INVASÕES FRANCESAS

AS INVASÕES FRANCESAS AS INVASÕES FRANCESAS 2ª invasão 1612 Maranhão Fundação da França Equinocial e a Cidade de São Luís Comandante Daniel de La Touche Obs: esse período Portugal passava para domínio espanhol 1ª invasão Rio

Leia mais