A PESCA ARTESANAL E O ESTOQUE PESQUEIRO NO CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO, NORDESTE DO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PESCA ARTESANAL E O ESTOQUE PESQUEIRO NO CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO, NORDESTE DO BRASIL"

Transcrição

1 46 A PESCA ARTESANAL E O ESTOQUE PESQUEIRO NO CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO, NORDESTE DO BRASIL Luanna Oliveira de Freitas 1 ; Eliane Maria de Souza Nogueira 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental, Universidade do estado da Bahia (UNEB Campus VIII). freitas-luanna@hotmail.com; emsnogueira@gmail.com Resumo O estudo analisa a atividade pesqueira desenvolvida no cânion do rio São Francisco, em trechos da Bahia e Alagoas e a percepção dos pescadores locais quanto ao estoque pesqueiro. O trabalho de campo foi realizado em 2012, e os dados foram coletados através de entrevistas aplicadas a 84 indivíduos, com idades entre 20 e 83 anos. Os resultados apontam que, dentre os problemas elencados pelos pescadores, o que mais ameaça a pesca artesanal ainda é a diminuição dos estoques pesqueiros, com reflexos imediatos na renda familiar, levando os pescadores a aumentarem o esforço de captura do pescado. Este esforço, além do praticado normalmente, tem ocasionado agravos à saúde desses trabalhadores. Além disso, os dados obtidos no presente estudo apontam que o estoque de espécies nativas como Pacu (Myleus micans), Mandi (Pimelodus sp) e Piau-verdadeiro (Leporinus elongatus) tem sofrido diminuição relevante para a região em questão. Ressalta-se a importância em desenvolver estudos com as comunidades, por serem indicadores da necessidade ambiental local, a fim de nortear a adoção de medidas de manejo da pesca. Palavras-chave: peixes nativos; comunidades locais; qualidade ambiental. Introdução A pesca artesanal é definida como aquela em que o pescador sozinho ou em parcerias participa diretamente da captura, usando instrumentos relativamente simples (DIEGUES; ARRUDA, 2001). A pesca além de ser uma profissão, é um modo de vida, sendo também unidade de produção, de consumo e de partilha onde o trabalho é livre e tem um regime autônomo e coletivo, no qual os pescadores são donos dos seus meios de produção (CNPA, 2009). Historicamente, o rio São Francisco foi uma das principais fontes brasileiras de pescado, atendendo o comércio de regiões do nordeste e do sudeste do Brasil e fornecendo peixes suficientes para alimentar e gerar recursos, através da pesca, à população ribeirinha (GODINHO; GODINHO, 2003). Nesta bacia, são registradas cerca de 158 espécies de peixes, excetuando-se as diádromas. No entanto, mesmo apresentando essa diversidade, boa parte dos estoques pesqueiros encontra-se em queda em função das alterações no fluxo e na qualidade da água e impedimento à migração reprodutiva (BARBOSA; SOARES, 2009, GODINHO; GODINHO, 2003). Diante do exposto, o presente estudo objetivou investigar a situação atual da pesca artesanal no Cânion do rio São Francisco, bem como a percepção dos pescadores quanto ao estoque pesqueiro nesta região.

2 47 Metodologia A área selecionada para o presente estudo foi o cânion do Rio São Francisco, situado no Baixo São Francisco. O Cânion abrange três estados Alagoas, Bahia e Sergipe - e cinco municípios, Paulo Afonso/BA, Canindé do São Francisco/SE, Delmiro Gouveia/AL, Olho D água do Casado/AL e Piranhas/AL. O Rio São Francisco tem aproximadamente km de extensão, é considerado o terceiro maior rio brasileiro, possui uma área de km², onde habitam cerca de 13 milhões de pessoas, que correspondem a 8% da população do país (ANA, 2004). Para realização deste estudo, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, seguida da atividade de campo, realizada durante o ano de As informações foram coletadas por meio de conversas informais e entrevistas, formuladas com questões abertas e fechadas, aplicados a 84 pescadores artesanais residentes em comunidades situadas às margens do cânion São Francisco. No universo amostral estudado a maior representação é masculina com um percentual de 79,3%, a distribuição etária inclui pescadores de 20 a 83 anos, a grande maioria é casada, com baixa escolaridade e renda mensal que varia de R$ 200,00 a cerca de R$ 1000,00. No que tange a atividade pesqueira, o tempo de pesca varia de um a mais de 40 anos, destes 88,7% possuem registro profissional de pescador (RGP). Resultados e Discussão A atividade pesqueira desenvolvida pelos pescadores do cânion do São Francisco é do tipo artesanal, conforme as definições pertinentes ao tema, praticada em um intervalo de tempo que varia de um a mais de 40 anos. Vivem exclusivamente da pesca, 67,1% dos pescadores, revelando a importância da qualidade ambiental e estabilidade dos estoques pesqueiros para manutenção desta atividade, que caracteriza-se tanto como uma profissão quanto como um modo de vida e expressão cultural. Os pescadores que moram próximo ao trecho em que pescam deslocam-se diariamente até essas localidades, não se enquadrando no grupo que se utiliza de acampamento as margens do rio (Figura 1). Figura 1 Ranchos construídos as margens do Cânion para abrigo durante o período de acampamento.

3 48 O tempo de acampamento entre os pescadores que desenvolvem essa modalidade variou de 3 a 15 dias. Cabe ressaltar que o pescador não tem um ponto fixo para pescar, mas mantém locais específicos para se abrigarem durante o período da pescaria. A pesca é realizada em pequenas embarcações, principalmente canoas, das quais 90,2% são de propriedade do pescador e o petrecho mais utilizado são as redes (38,8%). O pescado capturado em 93,9% dos casos é destinado tanto para o consumo quanto para o comércio, sendo que Pirambeba, tucunaré, curvina, traíra e tilápia foram as etnoespécies mais capturadas e disponíveis para venda no período em que o trabalho foi realizado. O pescado é comercializado em sua maioria congelado (35,4%) ou fresco (32,9%), assim como limpo e eviscerado (67,1%). Estes dados estão de acordo aos apresentados por Burda e Schiavetti (2008) e Costa-Neto e Marques (2001), que registraram resultados semelhantes em estudos realizados em outras localidades da Bahia. Os autores observaram que o pescado das áreas estudadas era comercializado imediatamente após a sua captura ou congelado e vendido posteriormente. Dentre os problemas elencados pelos pescadores sobre a atividade de pesca, destaca-se a diminuição do peixe, resultado dos barramentos das águas do rio São Francisco para geração de energia elétrica. Eles afirmaram que, por ocasião das cheias e redução da correnteza da água, houve um comprometimento do período reprodutivo dos peixes de piracema. Outro aspecto citado diz respeito à introdução de espécies exóticas como o Tucunaré, predador das espécies nativas apreciadas na região. A percepção de escassez do pescado, no que diz respeito à pesca predatória, também elencada pelos atores, é um conflito existente, uma vez que há um embate dos pescadores artesanais com aqueles que praticam essa modalidade. Descrita por Rosa e Mattos (2010) a pesca predatória é aquela que é realizada em períodos de defeso, ou quando é feita com material impróprio e esforço excessivo da mesma. O período de defeso corresponde ao período de desova, caracterizado como o ápice da vida dos reprodutores (SANTOS; SANTOS, 2005). Ainda quanto a pesca predatória, faz-se necessário lembrar que há um desequilíbrio entre o material alocado do meio aquático e o que ele consegue repor, com possibilidades de limite da produtividade pesqueira e, consequentemente, com impacto social e comprometimento do equilíbrio ecológico da área. Das 21 espécies inventariadas na pesquisa (Quadro 1), destacam-se as exóticas e aquelas que são consideradas pelos pescadores como raras ou que desapareceram, sendo as mais citadas o dourado (Salminus hilarii), o surubim (Pseudoplatystoma corruscans) e o Pirá (Conorhynchus conirostris). A situação se agrava com diminuição significativa de outras espécies como Pacu (Myleus micans), Mandi (Pimelodus sp), Piau-verdadeiro (Leporinus elongatus) e Apaiari (Astronotus ocellatus).

4 49 Quadro 1 Etnoespécies de peixes citadas, segundo a percepção dos pescadores do Cânion São Francisco. Etnoespécie* Nome Científico Apaiari Astronotus ocellatus (Cuvier, 1829)* Caboge/Mandim armado Franciscodoras marmoratus (Reinhardt, 1874) Cari/Acari Curimatã/Crumatá/Bambá Hypostomus sp. Prochilodus sp. Curvina/Corvina/Cruvina Pachyurus francisci (Cuvier, 1830) e P.squamipinnis Agassiz, 1831 Dourado/Tubarana Salminus hilarii (Cuvier, 1829) e Salminus franciscanus Lima & Britski, 2007 Mandi Pimelodus SP Pacamã Lophiosilurus alexandri Steindachner, 1877 Pacu Myleus micans (Reinhardt, 1874) Pescada Piaba Piau Plagioscion squamosissimus* Astyanax sp. e outros morfotipos Leporinus sp. Piau-verdadeiro Leporinus elongatus Valenciennes, 1850 Pirá Conorhynchus conirostris (Valenciennes, 1840) Pirambeba Serrasalmus brandti (Lütken, 1875) Piranha Pygocentrus piraya (Cuvier, 1819) Surubim Pseudoplatystoma corruscans (Spix & Agassiz, 1829) Tambaqui Colossoma macropomum (Cuvier, 1818)* Tilápia/Fidalgo Oreochromis niloticus (Linnaeus, 1758) * Traíra Hoplias malabaricus (Bloch, 1794) Tucunaré/Tupunaré Cichla sp.* Fonte: Entrevistas realizadas na coleta de campo, 2012; BARBOSA; SOARES, 2009 Nota: Os nomes das etnoespécies correspondem à denominação nativa fornecida no decorrer das entrevistas e a classificação científica segue Barbosa e Soares, * Espécies exóticas A queda dos estoques pesqueiros a redução da renda familiar levam os pescadores a uma sobrecarga de trabalho, aumentando o esforço de captura do pescado, o que reflete agravos à saúde desses trabalhadores. Em sua jornada de trabalho ficam expostos a variadas condições ambientais e climáticas, e mais susceptíveis a problemas de saúde e possíveis acidentes de trabalho. Dos entrevistados, 64,6% se queixam de problemas de saúde, sendo principalmente relacionados a problemas de coluna (52,5%).

5 50 Considerações Finais A existência da pesca artesanal nas comunidades ribeirinhas assume um papel essencial na vida de muitos pescadores, tanto em função da necessidade financeira, quanto na necessidade de preservar e exercitar a cultura pesqueira. Em função disso, informações sobre o conhecimento dessas comunidades são importantes por auxiliarem na adoção de medidas de manejo da pesca e por serem indicadores da necessidade ambiental local. Deve-se levar em consideração, também que a avaliação do conhecimento local é de grande importância como ferramenta para entender as atividades dos impactos causados pelo homem no ambiente, assim como a importância do recurso para a população, permitindo assim, uma análise contextualizada e de maior aplicabilidade às causas locais de alterações ambientais. Referências ANA/GEF/PNUMA/OEA. Projeto de Gerenciamento Integrado das Atividades Desenvolvidas em Terra na Bacia do São Francisco, Sub-projeto 4.5C Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco PBHSF ( ). Controle de cheias. Estudo Técnico de Apoio nº 10. Brasília: SUM/ANA, p. BARBOSA, J. M.; SOARES, E. C. Perfil da ictiofauna da Bacia do São Francisco: estudo preliminar. Revista Brasileira de Engenharia de Pesca, v. 4, n. 1, p , BURDA, C. L., SCHIAVETTI, A. Análise ecológica da pesca artesanal em quatro comunidades pesqueiras da Costa de Itacaré, Bahia, Brasil: Subsídios para a Gestão Territorial. Revista da Gestão Costeira Integrada, v. 8, n. 2, p , COSTA-NETO, E. M.; MARQUES, J. G. W. Atividades de pesca desenvolvidas por pescadores da comunidade de Siribinha, Município de Conde, Bahia: uma abordagem etnoecológica. Sitientibus, v.1, n. 1, p , (Série Ciências Biológicas) CONFERÊNCIA DOS PESCADORES ARTESANAIS DO BRASIL- IºCNPA: Pescadores e pescadoras na luta por território, afirmando políticas de direitos para a pesca artesanal Texto-base. Brasília, p. DIEGUES, A. C.; ARRUDA, R. S. V. Saberes tradicionais e biodiversidade no Brasil. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; São Paulo: USP, GODINHO, A. L.; GODINHO, H. P. Breve visão do São Francisco. In: Águas, peixes e pescadores do São Francisco das Minas Gerais. Belo Horizonte: PUC Minas, p. SANTOS, G. M.; SANTOS, A. C. M. Sustentabilidade da pesca na Amazônia. Estudos avançados, v. 19, n. 54, p , Ago 2005.

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Carlos Alberto da Silva Pesquisador Aqüicultura: Tema estratégico no CPATC Reunião de Planejamento da Pesquisa (2006=>2007) Inclusão de um nova área:

Leia mais

Caracterização da ictiofauna do baixo curso do Rio São Francisco visando a avaliação da qualidade do ecossistema aquático

Caracterização da ictiofauna do baixo curso do Rio São Francisco visando a avaliação da qualidade do ecossistema aquático I SIMPÓSIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO Integrando conhecimentos científicos em defesa do Velho Chico. Caracterização da ictiofauna do baixo curso do Rio São Francisco visando a avaliação

Leia mais

Instrução Normativa SEMAD Nº 2 DE 15/04/2019

Instrução Normativa SEMAD Nº 2 DE 15/04/2019 Instrução Normativa SEMAD Nº 2 DE 15/04/2019 Publicado no DOE - GO em 16 abr 2019 Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, regula as atividades pesqueiras.

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução Objetivos...2. Recomendações Equipe Técnica Bibliografia... 61

SUMÁRIO. Introdução Objetivos...2. Recomendações Equipe Técnica Bibliografia... 61 SUMÁRIO Introdução... 1 Objetivos...2 SUBPROJETO 1: APONTAMENTO DA PESCA NO RIO SÃO FRANCISCO...4 METODOLOGIA... 5 RESULTADOS... 9 Pesca Profissional... 9 Pesca Amadora... 13 Captura por unidade de esforço...

Leia mais

(DES) CAMINHOS DA PESCA ARTESANAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO

(DES) CAMINHOS DA PESCA ARTESANAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO (DES) CAMINHOS DA PESCA ARTESANAL NO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO Resumo Este estudo teve por objetivo investigar as representações sociais dos pescadores e seus filhos em relação à pesca artesanal no Rio São

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTOCAGEM DE DUAS REPRESAS RIO GRANDE. Alexandre Godinho Gregório Kurchevski Mariana Côrtes UFMG.

AVALIAÇÃO DA ESTOCAGEM DE DUAS REPRESAS RIO GRANDE. Alexandre Godinho Gregório Kurchevski Mariana Côrtes UFMG. AVALIAÇÃO DA ESTOCAGEM DE DUAS REPRESAS DO RIO GRANDE Alexandre Godinho Gregório Kurchevski Mariana Côrtes godinhal@gmail.com UFMG O PROBLEMA Doze grandes reservatórios Forte declínio dos peixes migradores

Leia mais

PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE PESCADORES ARTESANAIS RESUMO

PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS DE PESCADORES ARTESANAIS RESUMO Janniera Mariana dos Anjos Lima, Mestra em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental PPGEcoH, Universidade do Estado da Bahia UNEB/Campus VIII, Paulo Afonso, Bahia, janniere26_@hotmail.com Adriana Maria

Leia mais

Manejo pesqueiro: compromisso ético com conservação

Manejo pesqueiro: compromisso ético com conservação Manejo Pesqueiro Manejo pesqueiro A formação de reservatórios afeta as características físicas, químicas e biológicas dos rios. Podem ocorrer alterações na abundância das espécies, com proliferação excessiva

Leia mais

A ETNOICTIOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES DO BAIXO SÃO FRANCISCO

A ETNOICTIOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES DO BAIXO SÃO FRANCISCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA A ETNOICTIOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES

Leia mais

Ictiofauna e pesca no entorno de Penedo, Alagoas

Ictiofauna e pesca no entorno de Penedo, Alagoas Biotemas, 24 (1): 61-67, março de 2011 ISSNe 2175-7925 doi: 10.5007/2175-7925.2011v24n1p61 Ictiofauna e pesca no entorno de Penedo, Alagoas Emerson Carlos Soares* Arthur Murilo da Silva Sousa Bruno Jonatha

Leia mais

Variações espaciais na estrutura da comunidade de peixes do reservatório de Nova Ponte.

Variações espaciais na estrutura da comunidade de peixes do reservatório de Nova Ponte. Variações espaciais na estrutura da comunidade de peixes do reservatório de Nova Ponte. Bárbara O. Sanches, Gilmar B. Santos, Robert M. Hughes Março de 2011 Gradiente longitudinal Thornton (1990) Região

Leia mais

Estrutura populacional em peixes de água doce. O que a genética conta sobre os grupos de peixes migradores

Estrutura populacional em peixes de água doce. O que a genética conta sobre os grupos de peixes migradores Estrutura populacional em peixes de água doce. O que a genética conta sobre os grupos de peixes migradores Pedro Manoel Galetti Junior Departamento de Genética e Evolução Universidade Federal de São Carlos

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty Praia Grande

Modos de vida no município de Paraty Praia Grande Modos de vida no município de Paraty Praia Grande Resultados gerais Janeiro 2011 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Instrução Normativa SEMARH Nº 2 DE 03/04/2013

Instrução Normativa SEMARH Nº 2 DE 03/04/2013 Dispõe sobre a cota zero de transporte para pesca no Estado de Goiás. Instrução Normativa SEMARH Nº 2 DE 03/04/2013 O Secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS APLICADAS - CCAA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA- DEPAQ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS APLICADAS - CCAA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA- DEPAQ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS APLICADAS - CCAA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PESCA E AQUICULTURA- DEPAQ MARIA CAMILA DOS SANTOS BISPO RECONSTRUÇÃO DA ESTATÍSTICA PESQUEIRA

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS PESCADORES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BAIXO SÃO FRANCISCO

A PERCEPÇÃO DOS PESCADORES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BAIXO SÃO FRANCISCO A PERCEPÇÃO DOS PESCADORES E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO SUBSÍDIOS PARA A CONSERVAÇÃO DO BAIXO SÃO FRANCISCO Thiago D avilla 1 Marcos Vinícius Teles Gomes 2 Marcelo Fulgêncio Guedes Brito 3 ¹ Biólogo e mestrando

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA MMA Nº 18, DE 14 DE OUTUBRO DE A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso das suas atribuições legais e

INSTRUÇÃO NORMATIVA MMA Nº 18, DE 14 DE OUTUBRO DE A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso das suas atribuições legais e INSTRUÇÃO NORMATIVA MMA Nº 18, DE 14 DE OUTUBRO DE 2004 A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no uso das suas atribuições legais e TENDO EM VISTA o disposto no art. 27, 6º, inciso I da Lei nº 10.683,

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON NO MÉDIO RIO URUGUAI: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS REGIONAIS E LOCAIS

DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON NO MÉDIO RIO URUGUAI: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS REGIONAIS E LOCAIS DISTRIBUIÇÃO DO ICTIOPLÂNCTON NO MÉDIO RIO URUGUAI: INFLUÊNCIA DE VARIÁVEIS REGIONAIS E LOCAIS ÍSIS TAMARA DE VLIEGER 1,2, DAVID AUGUSTO REYNALTE TATAJE 1,2 1 Universidade Federal da Fronteira Sul, campus

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA Nº 65 e 67, DE 30 DE OUTUBRO DE 2003 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO

Leia mais

CONSERVANDO A CAATINGA: ÁREAS DE PROTEÇÃO NO ALTO SERTÃO ALAGOANO E SERGIPANO

CONSERVANDO A CAATINGA: ÁREAS DE PROTEÇÃO NO ALTO SERTÃO ALAGOANO E SERGIPANO CONSERVANDO A CAATINGA: ÁREAS DE PROTEÇÃO NO ALTO SERTÃO ALAGOANO E SERGIPANO Jailson de Oliveira (1); Denisson Lima do Nascimento (1); Cássio Laurentino Veloso (1) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

O PERÍODO DE DEFESO NA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

O PERÍODO DE DEFESO NA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO I SIMPÓSIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO Integrando conhecimentos científicos em defesa do Velho Chico. O PERÍODO DE DEFESO NA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO Gérsica Moraes Nogueira da Silva 1

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty Praia do Sono

Modos de vida no município de Paraty Praia do Sono Modos de vida no município de Paraty Praia do Sono Resultados gerais Janeiro 2011 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VIII PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VIII PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL 0 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS VIII PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA HUMANA E GESTÃO SOCIOAMBIENTAL LUANNA OLIVEIRA DE FREITAS ETNOECOLOGIA DOS PESCADORES ARTESANAIS

Leia mais

STUDY OF THE ICTIOFAUNA IN JURAMENTO RIVER RESERVOIR, JURAMENTO/ MG,BRAZIL

STUDY OF THE ICTIOFAUNA IN JURAMENTO RIVER RESERVOIR, JURAMENTO/ MG,BRAZIL ESTUDO DA ICTIOFAUNA NA BARRAGEM DO RIO JURAMENTO, JURAMENTO/MG, BRASIL * STUDY OF THE ICTIOFAUNA IN JURAMENTO RIVER RESERVOIR, JURAMENTO/ MG,BRAZIL Maria Beatriz Gomes e Souza Dabés ** Gilmar Bastos Santos

Leia mais

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Criação de Rios de Preservação: A Experiência em Minas Gerais Palestrante: Erick Almeida Silva Coordenador de Áreas Protegidas IEF- Regional

Leia mais

ETNOECOLOGIA DA PESCA ARTESANAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE OS IMPACTOS À ICTIOFAUNA NO SUBMÉDIO E BAIXO SÃO FRANCISCO

ETNOECOLOGIA DA PESCA ARTESANAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE OS IMPACTOS À ICTIOFAUNA NO SUBMÉDIO E BAIXO SÃO FRANCISCO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO MESTRADO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO ETNOECOLOGIA DA PESCA ARTESANAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE OS IMPACTOS À ICTIOFAUNA

Leia mais

ÁGUA E AÇUDAGEM NO NORDESTE

ÁGUA E AÇUDAGEM NO NORDESTE ARRANJOS PRODUTIVOS NO SERTÃO NORDESTINO: AQÜICULTURA E PESCA José Milton BARBOSA (jmiltonb@gmail.com) e Manlio PONZI JR. (mponzi@elogica.com.br) Departamento de Pesca e Aqüicultura Universidade Federal,

Leia mais

- Gerenciamento de Recursos Hídricos - Convênio de Cooperação Técnica CBH Araguari / ABHA

- Gerenciamento de Recursos Hídricos - Convênio de Cooperação Técnica CBH Araguari / ABHA HISTÓRICO Programa sugerido no Plano de Controle Ambiental: - Gerenciamento de Recursos Hídricos - Convênio de Cooperação Técnica CBH Araguari / ABHA Condicionantes de Licença de Operação Amador Aguiar

Leia mais

2.2. Capítulo. Pesca Amadora Torneio de pesca

2.2. Capítulo. Pesca Amadora Torneio de pesca Capítulo 2.2 Pesca Amadora Torneio de pesca N este capítulo serão analisados os dados obtidos durante o monitoramento dos torneios de pesca esportiva realizados na área de influência do reservatório de

Leia mais

Métodos Sustentáveis de Gestão Pesqueira em Águas Continentais. Adriano Prysthon Pesquisador

Métodos Sustentáveis de Gestão Pesqueira em Águas Continentais. Adriano Prysthon Pesquisador Métodos Sustentáveis de Gestão Pesqueira em Águas Continentais. Adriano Prysthon Pesquisador A pesca artesanal no rio Araguaia-TO. Lições aprendidas pela pesquisa Contexto A água,o Peixe e a Pesca. Aguas

Leia mais

Entre os diferentes sítios da pesca em rios, certamente, as cachoeiras e as corredeiras

Entre os diferentes sítios da pesca em rios, certamente, as cachoeiras e as corredeiras PESCA NAS CORREDEIRAS DE BURITIZEIRO: DA ILEGALIDADE À GESTÃO PARTICIPATIVA 347 Capítulo 18 PESCA NAS CORREDEIRAS DE BURITIZEIRO: DA ILEGALIDADE À GESTÃO PARTICIPATIVA Alexandre Lima Godinho Marcelo Fulgêncio

Leia mais

Portaria IAP nº 92 DE 20/05/2016

Portaria IAP nº 92 DE 20/05/2016 Portaria IAP nº 92 DE 20/05/2016 Norma Estadual - Paraná Publicado no DOE em 24 mai 2016 Estabelece normas e define os locais, formas e quantidades de captura de peixes oriundos da pesca amadora e profissional

Leia mais

Piscicultura de água doce no estado do Ceará. Airton Rebouças Sampaio, Engº Agrº.

Piscicultura de água doce no estado do Ceará. Airton Rebouças Sampaio, Engº Agrº. Piscicultura de água doce no estado do Ceará Airton Rebouças Sampaio, Engº Agrº. 1 - INTRODUÇÃO A piscicultura nordestina teve início com a instituição da Comissão Técnica de Piscicultura do Nordeste CTPN,

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO

RELATÓRIO TÉCNICO - CIENTÍFICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PESQUISA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC : CNPq, CNPq/AF, UFPA, UFPA/AF, PIBIC/INTERIOR,

Leia mais

COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA PRESENTES EM UM RESERVATÓRIO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR ANTES DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.

COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA PRESENTES EM UM RESERVATÓRIO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR ANTES DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA PRESENTES EM UM RESERVATÓRIO DO SEMIÁRIDO POTIGUAR ANTES DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO. Cláudio Celeso Damasceno Filho¹; Priscylla de Lima Costa¹; Luzia Geize Fernandes

Leia mais

A PRÁTICA DA PESCA ARTESANAL EM MOCAJITUBA - PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO

A PRÁTICA DA PESCA ARTESANAL EM MOCAJITUBA - PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO A PRÁTICA DA PESCA ARTESANAL EM MOCAJITUBA - PAÇO DO LUMIAR, MARANHÃO BOULLOSA, Clarissa Pinto¹, BITTENCOURT, Camila Ribeiro², RIBEIRO, Renato Pereira², MENDONÇA, Isabela dos Santos³, COSTA, Clarissa Lobato

Leia mais

Supporting Information I

Supporting Information I Journal of Integrated Coastal Zone Management / Revista de Gestão Costeira Integrada, 16(2):231-241 (2016) ://www.aprh.pt/rgci/pdf/rgci-593_fonseca.pdf DOI: 10.5894/rgci593 Fonseca et al. (2016) - O Papel

Leia mais

Programa Produção de Peixes em Nossas Águas

Programa Produção de Peixes em Nossas Águas ITAIPU BINACIONAL DIRETORIA DE COORDENAÇÃO Programa Produção de Peixes em Nossas Águas Gestor: Pedro Tonelli Itaipu Binacional Missão: Aproveitamento hidrelétrico dos recursos hídricos do Rio Paraná. Nova

Leia mais

Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do Rio São Francisco PAN São Francisco

Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do Rio São Francisco PAN São Francisco Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna Aquática da Bacia do Rio São Francisco PAN São Francisco Claudio Rodrigues Fabi Coordenador do Pan São Francisco Analista

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty Barra Grande

Modos de vida no município de Paraty Barra Grande Modos de vida no município de Paraty Barra Grande Resultados gerais Janeiro 2011 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA DO RESERVATÓRIO E SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES DA UHE IGARAPAVA

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA DO RESERVATÓRIO E SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES DA UHE IGARAPAVA MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA DO RESERVATÓRIO E SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES DA UHE IGARAPAVA Empresa Responsável: LUPA Consultoria Ambiental Ltda. Responsáveis Técnicos: Lucas Borges de Resende Brener

Leia mais

REPRODUÇÃO DE PEIXES (OSTEICHTHYES) EM AFLUENTES DO RESERVATÓRIO DE VOLTA GRANDE, RIO GRANDE, SUDESTE DO BRASIL INTRODUÇÃO

REPRODUÇÃO DE PEIXES (OSTEICHTHYES) EM AFLUENTES DO RESERVATÓRIO DE VOLTA GRANDE, RIO GRANDE, SUDESTE DO BRASIL INTRODUÇÃO Reprodução de peixes (Osteichthyes) em afluentes do reservatório... 67 REPRODUÇÃO DE PEIXES (OSTEICHTHYES) EM AFLUENTES DO RESERVATÓRIO DE VOLTA GRANDE, RIO GRANDE, SUDESTE DO BRASIL ABSTRACT Francisco

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty Tarituba

Modos de vida no município de Paraty Tarituba Modos de vida no município de Paraty Tarituba Resultados gerais Janeiro 2011 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

Reconstrução da estatística pesqueira continental do estado de Sergipe

Reconstrução da estatística pesqueira continental do estado de Sergipe Acta Fish. Aquat. Res. (216) 4: 11-39. DOI 1.2312/ActaFish.216.4.1.11-39 ARTIGO ORIGINAL Acta of Acta of Fisheries and Aquatic Resources Reconstrução da estatística pesqueira continental do estado de Sergipe

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty Ilha do Araújo

Modos de vida no município de Paraty Ilha do Araújo Modos de vida no município de Paraty Ilha do Araújo Resultados gerais Janeiro 2011 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

DANIEL FERREIRA AMARAL ETNOICTIOLOGIA DOS PESCADORES ARTESANAIS DE SOBRADINHO, BAHIA, BRASIL

DANIEL FERREIRA AMARAL ETNOICTIOLOGIA DOS PESCADORES ARTESANAIS DE SOBRADINHO, BAHIA, BRASIL DANIEL FERREIRA AMARAL ETNOICTIOLOGIA DOS PESCADORES ARTESANAIS DE SOBRADINHO, BAHIA, BRASIL Dissertação apresentada a Universidade do Estado da Bahia para a obtenção do título de mestre em Ecologia Humana

Leia mais

Recomendações da Embrapa Pantanal para a Gestão da Pesca na Bacia do Alto Paraguai

Recomendações da Embrapa Pantanal para a Gestão da Pesca na Bacia do Alto Paraguai Recomendações da Embrapa Pantanal para a Gestão da Pesca na Bacia do Alto Paraguai Nesse documento, destacamos a necessidade de uma política de uso plural dos recursos pesqueiros, isto é, o uso sustentável

Leia mais

COMPOSIÇÃO ICTIOFAUNÍSTICA DO SISTEMA LACUSTRE DO VALE DO RIO DOCE (MG), BRASIL.

COMPOSIÇÃO ICTIOFAUNÍSTICA DO SISTEMA LACUSTRE DO VALE DO RIO DOCE (MG), BRASIL. 206 COMPOSIÇÃO ICTIOFAUNÍSTICA DO SISTEMA LACUSTRE DO VALE DO RIO DOCE (MG), BRASIL. Marcelo Grombone Vasconcellos 2 ; José Valdecir de Lucca 1 ; Odete Rocha 1 ; Nelsy Fenerich Verani 2 e José Roberto

Leia mais

LEVANTAMENTO RÁPIDO DA ICTIOFAUNA NO RIACHO SECO, BREJÃO - PE

LEVANTAMENTO RÁPIDO DA ICTIOFAUNA NO RIACHO SECO, BREJÃO - PE LEVANTAMENTO RÁPIDO DA ICTIOFAUNA NO RIACHO SECO, BREJÃO - PE Santana, J.R. (1) ; Lima, E.N. (2) ; Dantas, R.S. (3) ; Melo, D.C.M. (1) ; Cunha, A.G. (4) ribeiro.pesca@gmail.com (1) Universidade Federal

Leia mais

Modos de vida no município de Paraty - Trindade

Modos de vida no município de Paraty - Trindade Modos de vida no município de Paraty - Trindade Resultados gerais Dezembro 2010 Projeto Community-based resource management and food security in coastal Brazil (Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP)

Leia mais

PT Unida na diversidade PT B8-0360/1. Alteração. Paolo De Castro, Ulrike Rodust, Isabelle Thomas em nome do Grupo S&D

PT Unida na diversidade PT B8-0360/1. Alteração. Paolo De Castro, Ulrike Rodust, Isabelle Thomas em nome do Grupo S&D 27.4.2015 B8-0360/1 1 Considerando C-A (novo) C-A. Considerando que os temas da Expo Milão 2015, que incidem principalmente na alimentação, incluem também a pesca, que, como a agricultura, está ligada

Leia mais

REPRODUÇÃO E ALEVINAGEM

REPRODUÇÃO E ALEVINAGEM REPRODUÇÃO E ALEVINAGEM (parte 1) Módulo 2 Tema 3: Caracterização das etapas do sistema produtivo das espécies nativas e exóticas Luciana Nakaghi Ganeco Kirschnik Zootecnista, Doutora em Aquicultura Pesquisadora

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia CARACTERIZAÇÃO DAS PESCARIAS ARTESANAIS DE GRANDES BAGRES MIGRADORES NO BAIXO RIO SOLIMÕES Márcia Melo Ramos; Henrique

Leia mais

Localização da bacia e aspectos políticos

Localização da bacia e aspectos políticos Localização da bacia e aspectos políticos Nasce na região central do estado (Serra do Espinhaço) e flui em direção nordeste...... até o Oceano Atlântico em Belmonte (BA) Apresenta 94% da área de drenagem

Leia mais

RESULTADOS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM (AIHA)

RESULTADOS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM (AIHA) Salvador/ 216 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA Grupo de Recursos Hídricos - GRH RESULTADOS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM (AIHA) QUALIDADE DE ÁGUA E DE SEDIMENTOS: Dra. Vânia P. Campos Dr. Doriedson F. Gomes

Leia mais

Revista da SBEnBio - Número VI Enebio e VIII Erebio Regional 3

Revista da SBEnBio - Número VI Enebio e VIII Erebio Regional 3 ICTIOFAUNA LOCAL: UM ESTUDO PRÁTICO COM OS PRINCIPAIS PEIXES DE IMPORTÂNCIA COMERCIAL DO MUNICÍPIO DE IGUATU CE Juan Carlos Ferreira Paulino (Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - Bolsista

Leia mais

Importância do Monitoramento de Ictiofauna no processo de Licenciamento de empreendimentos Hidrelétricos

Importância do Monitoramento de Ictiofauna no processo de Licenciamento de empreendimentos Hidrelétricos Importância do Monitoramento de Ictiofauna no processo de Licenciamento de empreendimentos Hidrelétricos 5º Seminário Estratégias para Conservação de Peixes em Minas Gerais / 1º Workshop sobre Remoção

Leia mais

DEBATE ALEVINO UM TERMO EQUIVOCADO NA PISCICULTURA BRASILEIRA COM CONSEQÜÊNCIAS NO SETOR PRODUTIVO 1 INTRODUÇÃO

DEBATE ALEVINO UM TERMO EQUIVOCADO NA PISCICULTURA BRASILEIRA COM CONSEQÜÊNCIAS NO SETOR PRODUTIVO 1 INTRODUÇÃO DEBATE ALEVINO UM TERMO EQUIVOCADO NA PICICULTURA BRAILEIRA COM CONEQÜÊNCIA NO ETOR PRODUTIVO 1 Levy de Carvalho Gomes 2 Carlos Alberto Rego Monteiro Araujo-Lima 3 Rodrigo Roubach 4 INTRODUÇÃO A criação

Leia mais

SECA PROLONGADA X TRANSPOSIÇÃO: PERCEPÇÃO E DESAFIOS DOS PESCADORES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO

SECA PROLONGADA X TRANSPOSIÇÃO: PERCEPÇÃO E DESAFIOS DOS PESCADORES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO SECA PROLONGADA X TRANSPOSIÇÃO: PERCEPÇÃO E DESAFIOS DOS PESCADORES DO SEMIÁRIDO PARAIBANO Railla Maria Oliveira Lima¹; Gleydson Kleyton Moura Nery² Mestrando em Ecologia e Conservação pela Universidade

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO CEUC. APA-Nhamundá

CENTRO ESTADUAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO CEUC. APA-Nhamundá CENTRO ESTADUAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO CEUC APA-Nhamundá Decreto 12.836/1990 Área de 195.900 hectares Nhamundá Parintins Terra firme 15% várzea 85% Divisão em setores Setor 03 Setor 05 Setor 04 Setor

Leia mais

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (ISSA) PARA TRECHO DE VAZÃO REDUZIDA

ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (ISSA) PARA TRECHO DE VAZÃO REDUZIDA ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (ISSA) PARA TRECHO DE VAZÃO REDUZIDA ESTUDO DE CASO: VOLTA GRANDE DO RIO XINGU Cristiane VIEIRA/Viviane MAGALHÃES/Maria Betânia SOUZA/Gustavo OLIVEIRA XXXI - SEMINÁRIO

Leia mais

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.

Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária PHD - 2537 Água em Ambientes Urbanos Plano de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco Elídio Nunes Vieira, Henrique Leite Agostinho, Lauro Dela Libera

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Maio / 2014 (dados até Abril) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta primeiro

Leia mais

Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos - PROIN

Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos - PROIN Universidade Federal do Vale do São Francisco UNIVASF Pró-Reitoria de Integração aos Setores Comunitários e Produtivos - PROIN Programa Institucional de Bolsas de Integração PIBIN 2012/2013 Título: Difusão

Leia mais

ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DE VAZÃO ECOLÓGICA PARA O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARACAÇUMÉ

ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DE VAZÃO ECOLÓGICA PARA O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARACAÇUMÉ ESTUDO SOBRE MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DE VAZÃO ECOLÓGICA PARA O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MARACAÇUMÉ Laércio dos Santos Rosa Junior; Hélio da Silva Almeida; Sheyla

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA FAMILIAR COMO ATIVIDADE SUSTENTÁVEL EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA FAMILIAR COMO ATIVIDADE SUSTENTÁVEL EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA FAMILIAR COMO ATIVIDADE SUSTENTÁVEL EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES ARTESANAIS FIALHO (1), Lázaro da Cruz Ribeiro PRAXEDES (2), Rayssa Cristine Gomes SANTOS (3), Danilo

Leia mais

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia Anais do I Seminário Internacional de Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia O CONHECIMENTO DOS PESCADORES SOBRE A REPRODUÇÃO DO TUCUNARÉ (Cichla spp.) NO LAGO GRANDE DE MANACAPURU, AM. Fabiana

Leia mais

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro)

ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro) ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2014 (dados até Janeiro) Sumário Executivo Os dados desse relatório são apresentados da ordem geral para específico, ou seja, apresenta

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE NA PRODUÇÃO PESQUEIRA DO RESERVATÓRIO DE ITÁ, ALTO RIO URUGUAI, BRASIL.

INFLUÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE NA PRODUÇÃO PESQUEIRA DO RESERVATÓRIO DE ITÁ, ALTO RIO URUGUAI, BRASIL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências Agrárias Departamento de Aquicultura Curso de Engenharia de Aquicultura INFLUÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE NA PRODUÇÃO

Leia mais

JANICARLA LINS DE SOUSA

JANICARLA LINS DE SOUSA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES CFP UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA UACEN CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA JANICARLA LINS DE SOUSA ETNOICTIOLOGIA

Leia mais

CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL SOBRE A ECOLOGIA TRÓFICA DE PEIXES NA PORÇÃO MÉDIA DA BACIA ARAGUAIA-TOCANTINS, AMAZÔNIA, BRASIL.

CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL SOBRE A ECOLOGIA TRÓFICA DE PEIXES NA PORÇÃO MÉDIA DA BACIA ARAGUAIA-TOCANTINS, AMAZÔNIA, BRASIL. CONHECIMENTO ECOLÓGICO LOCAL SOBRE A ECOLOGIA TRÓFICA DE PEIXES NA PORÇÃO MÉDIA DA BACIA ARAGUAIA-TOCANTINS, AMAZÔNIA, BRASIL. Agência financiadora: FAPESPA Juan David Ferreira Gomes 1 ; Osmar Cidil Batista

Leia mais

RESUMO O presente estudo tem por finalidade a caracterização das comunidades de peixes e da pesca de um trecho de aproximadamente 32 km do rio Pará, situado entre a jusante da UHE Cajuru e sua confluência

Leia mais

SECRETARÍA DEL MERCOSUR RESOLUCIÓN GMC Nº 26/01 ARTÍCULO 10 FE DE ERRATAS ORIGINAL

SECRETARÍA DEL MERCOSUR RESOLUCIÓN GMC Nº 26/01 ARTÍCULO 10 FE DE ERRATAS ORIGINAL MERCOSUL/GMC/RES N 51/02 MODIFICAÇÃO DA NOMENCLATURA COMUM DO MERCOSUL E SUA CORRESPONDENTE TARIFA EXTERNA COMUM TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Decisões N 7/94 e

Leia mais

RELATÓRIO FINAL MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NA ÁREA DOS RESERVATÓRIOS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DE JAGUARA E VOLTA GRANDE

RELATÓRIO FINAL MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NA ÁREA DOS RESERVATÓRIOS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DE JAGUARA E VOLTA GRANDE RELATÓRIO FINAL MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NA ÁREA DOS RESERVATÓRIOS DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DE JAGUARA E VOLTA GRANDE CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S/A DEZEMBRO/ 2008 UBERLÂNDIA / MG EMPRESA RESPONSÁVEL

Leia mais

ABUNDÂNCIA RELATIVA DE Auchenipterus nuchalis DO RESERVATÓRIO COARACY NUNES

ABUNDÂNCIA RELATIVA DE Auchenipterus nuchalis DO RESERVATÓRIO COARACY NUNES ABUNDÂNCIA RELATIVA DE Auchenipterus nuchalis DO RESERVATÓRIO COARACY NUNES Vasconcelos, H. C. G. (1) ; Sá-Oliveira, J. C. (1) ; Souza, N. S. (1) ; Barros, I. F. A. (1) huannvasconcelos@unifap.br (1) Departamento

Leia mais

A produção aquícola de. Dados do IBGE. revista

A produção aquícola de. Dados do IBGE. revista A produção aquícola de Dados do IBGE revista A produção aquícola de Dados do IBGE mostram que a piscicultura cresceu 4,94% em enquanto a carcinicultura, afetada pela mancha branca, teve um queda de 25,39%

Leia mais

TRABALHANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PESCADORES ARTESANAIS COM A IMPLANTAÇÃO DA PISCICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE DE MITUAÇU, CONDE-PB

TRABALHANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE PESCADORES ARTESANAIS COM A IMPLANTAÇÃO DA PISCICULTURA FAMILIAR NA COMUNIDADE DE MITUAÇU, CONDE-PB TRLHNDO PERCEPÇÃO MIENTL DE PESCDORES RTESNIS COM IMPLNTÇÃO D PISCICULTUR FMILIR N COMUNIDDE DE MITUÇU, CONDE-P CRDOSO (1), Maria Marcolina Lima CRISPIM (2), Maria Cristina asilio FILHO (3), Lázaro da

Leia mais

ICTIOFAUNA DO RIO DA PRATA (MICROBACIA DO RIO APORÉ, BACIA DO PARANAÍBA)

ICTIOFAUNA DO RIO DA PRATA (MICROBACIA DO RIO APORÉ, BACIA DO PARANAÍBA) ISSN 2236-3866 2012 Evolução e Conservação da Biodiversidade e autores Acesso livre em www.simposiodabiodiversidade.com.br/ecb 1 ICTIOFAU DO RIO DA PRATA (MICROBACIA DO RIO APORÉ, BACIA DO PARAÍBA) Ichthyofauna

Leia mais

Barcode of Life Project QuickTime and a TIFF (Uncompressed) decompressor are needed to see this picture.

Barcode of Life Project QuickTime and a TIFF (Uncompressed) decompressor are needed to see this picture. Daniel C. Carvalho PUC-Minas Barcode of Life Project QuickTime and a TIFF (Uncompressed) decompressor are needed to see this picture. Potencialidades do uso de DNA Barcode na gestão de recurs os pesqueiros

Leia mais

Decreto de 03 de junho de Dispõe sobre acordo entre Brasil e Paraguai sobre conservação da fauna aquática em áreas limítrofes.

Decreto de 03 de junho de Dispõe sobre acordo entre Brasil e Paraguai sobre conservação da fauna aquática em áreas limítrofes. Página 1 Decreto 4.256 de 03 de junho de 2002. Dispõe sobre acordo entre Brasil e Paraguai sobre conservação da fauna aquática em áreas limítrofes. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos

Leia mais

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES Data: 31 de dezembro de 2015 O presente relatório visa apresentar as informações relativas a coleta das amostras de espécies da fauna aquática, conforme solicitado no anexo

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA Nº 82, DE 31 DE OUTUBRO DE 2000

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA Nº 82, DE 31 DE OUTUBRO DE 2000 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA Nº 82, DE 31 DE OUTUBRO DE 2000 A PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

Leia mais

Peixes Que são peixes?

Peixes Que são peixes? Biologia Biologia O Brasil é o país que apresenta o maior número de espécies de seres vivos A bacia Amazônica apresenta cerca de 3.500 espécies de peixes descritas A bacia do Prata possui cerca de 650

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E RECURSOS NATURAIS COMPOSIÇÃO E ALIMENTAÇÃO DA ICTIOFAUNA EM UM TRECHO DO ALTO RIO SÃO

Leia mais

FARFANTEPENAEUS PAULENSIS COMO GERADOR DE RENDA

FARFANTEPENAEUS PAULENSIS COMO GERADOR DE RENDA FARFANTEPENAEUS PAULENSIS COMO GERADOR DE RENDA Marco Aurélio Alves de Souza 1 RESUMO Este artigo tem por objetivo mostrar a importância que o camarão-rosa (farfantepenaeus paulensis) tem para o pescador

Leia mais

ASPECTOS DA BIOLOGIA POPULACIONAL DO TUCUNARÉ (Cichla piquiti) NO RESERVATÓRIO DE LAJEADO, RIO TOCANTINS

ASPECTOS DA BIOLOGIA POPULACIONAL DO TUCUNARÉ (Cichla piquiti) NO RESERVATÓRIO DE LAJEADO, RIO TOCANTINS 11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas ASPECTOS DA BIOLOGIA POPULACIONAL DO TUCUNARÉ (Cichla piquiti) NO RESERVATÓRIO DE LAJEADO, RIO TOCANTINS Leandro Amorim da Silva 1, Fernando Mayer Pelicice

Leia mais

Lei Nº 9893 DE 01/03/2013).

Lei Nº 9893 DE 01/03/2013). Lei Nº 9893 DE 01/03/2013). Art. 21 O pescador profissional poderá capturar até 100 Kg, (cem quilogramas) semanalmente, e transportar todo o pescado armazenado acompanhado da Declaração de Pesca Individual/DPI(Redação

Leia mais

A COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ. *

A COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ. * A COMERCIALIZAÇÃO DO PESCADO NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ Kézia Feijão de LIMA 1 ; Inailde Corrêa de ALMEIDA 1* ; Jaciara Azevedo TEIXEIRA 1 & Regiane de Aguiar MELO 1 1 Universidade Federal do Oeste

Leia mais

Junho Entrevistada: Lucia de Fatima Socoowski de Anello. Silvana do Nascimento (GPEA-FP)

Junho Entrevistada: Lucia de Fatima Socoowski de Anello. Silvana do Nascimento (GPEA-FP) 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOETE DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LABORATÓRIO DE ENSINO DE BIOLOGIA GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E FORMAÇÃO DE PROFESORES Junho 2016 Entrevistada:

Leia mais

LEI N 9.096, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial)

LEI N 9.096, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial) LEI N 9.096, DE 16 DE JANEIRO DE 2009 (Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial) Autor: Deputado Sérgio Ricardo Dispõe sobre a Política da Pesca no Estado de Mato Grosso e dá outras providências.

Leia mais

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES Data: 31 de janeiro de 2016 O presente relatório visa apresentar as informações relativas a coleta das amostras de espécies da fauna aquática, conforme solicitado no anexo

Leia mais

Uma semente fecunda: Commissão Téchnica de Piscicultura do Nordeste ( )

Uma semente fecunda: Commissão Téchnica de Piscicultura do Nordeste ( ) m m m ARTIGOS m Uma semente fecunda: Commissão Téchnica de Piscicultura do Nordeste (1932 1945) Melquíades Pinto Paiva * Pedro Eymard Campos Mesquita ** Sumário Este trabalho trata dos resultados científicos

Leia mais

Acordos de Pesca no Rio Araguaia. Engenheiro de Pesca Onivaldo Rocha CREA

Acordos de Pesca no Rio Araguaia. Engenheiro de Pesca Onivaldo Rocha CREA Acordos de Pesca no Rio Araguaia Engenheiro de Pesca Onivaldo Rocha CREA 160760679-8 Colônia de Pescadores de Araguacema Z-05 Colônia de Pescadores de Couto Magalhães Z-09 Prefeitura Municipal de Araguacema

Leia mais

Os peixes e a pesca. Concepções de estudantes do povoado de Porto Alegre, Bahia, Brasil 1

Os peixes e a pesca. Concepções de estudantes do povoado de Porto Alegre, Bahia, Brasil 1 Sitientibus Série Ciências Biológicas 6 (Etnobiologia): 44-57. 2006. Os peixes e a pesca. Concepções de estudantes do povoado de Porto Alegre, Bahia, Brasil 1 Francisco A. Costa Sampaio 2*, Ricardo Jucá-Chagas

Leia mais

2º Seminário Estratégias pra Conservação de Peixes em Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de novembro de 2010

2º Seminário Estratégias pra Conservação de Peixes em Minas Gerais Belo Horizonte, 18 de novembro de 2010 Determinação de objetivos em STPsda Cemig Belo Horizonte, 18 de novembro de 2010 Pré requisitos entre ações de manejo Levantamento Quais os componentes do sistema? Quais as interelações entre eles? Quais

Leia mais

O vento e o arpão ou as regras do jogo: A pesca artesanal do pirarucu na ilha de São Miguel, Santarém-Pa

O vento e o arpão ou as regras do jogo: A pesca artesanal do pirarucu na ilha de São Miguel, Santarém-Pa O vento e o arpão ou as regras do jogo: A pesca artesanal do pirarucu na ilha de São Miguel, Santarém-Pa Roberth Rodrigues Ferreira 1 Artigo recebido em: 12 de novembro de 2017. Artigo aprovado em: 16

Leia mais

Desenvolvimento de metodologia para avaliação de riscos de impactos diretos de Usinas Hidrelétricas sobre a ictiofauna

Desenvolvimento de metodologia para avaliação de riscos de impactos diretos de Usinas Hidrelétricas sobre a ictiofauna Desenvolvimento de metodologia para avaliação de riscos de impactos diretos de Usinas Hidrelétricas sobre a ictiofauna III Seminário Estratégias para Conservação de Peixes em Minas Gerais Raquel Loures

Leia mais

PORTARIA IBAMA Nº 142 DE 30 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o que consta do Processo n / , Resolve:

PORTARIA IBAMA Nº 142 DE 30 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o que consta do Processo n / , Resolve: PORTARIA IBAMA Nº 142 DE 30 DE OUTUBRO DE 2002. O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS-IBAMA, nomeado por Decreto de 13 de maio de 2002, publicado no Diário

Leia mais

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES Data: 18 de dezembro de 2015 O presente relatório visa apresentar as informações relativas a coleta das amostras de espécies da fauna aquática, conforme solicitado no anexo

Leia mais