RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES"

Transcrição

1 RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES Data: 31 de dezembro de 2015 O presente relatório visa apresentar as informações relativas a coleta das amostras de espécies da fauna aquática, conforme solicitado no anexo III, item 5 do TCSA, bem como informações relativas a remoção de peixes mortos, identificação, transporte e destinação final. 1. COLETA DAS AMOSTRAS DE ESPECIES DA FAUNA pluvial (Rio Doce - Baixo Guandu, Colatina e Linhares) e marítimo (Linhares) Coordenação: Gladstone Ignácio de Almeida Biólogo Equipe de campo: Equipe 01 - Weliton Pereira de Carvalho Pescador residente em Baixo Guandu - Edivaldo Gomes Pescador residente em Baixo Guandu Equipe 02 - Eraldo Madeira Pescador residente em Baixo Guandu - Silas Evangelista Pescador residente em Baixo Guandu Equipe 03 - Fernando de Souza Pescador residente em Colatina - Silvio de Souza Pescador residente em Colatina Equipe 04 - Ary Gonçalves Zuqueto Pescador residente em Linhares - Marta Durão Pescadora residente em Linhares

2 Equipe 05 - Márcio Polese Biólogo - Ailson Anastacio - Auxiliar de campo - Hermínio Matos - Pescador/morador de Regência 1.2 Atividades realizadas no dia: A Equipe 01 iniciou as atividades as 07:30h, atuando entre a cidade de Baixo Guandu (Coordenadas x UTM DATUM WGS 84) e o eixo do barramento da UHE Mascarenhas ( x UTM DATUM WGS 84). Este intervalo foi dividido em 6 trechos, cada uma medindo 1600 metros. Em cada um dos trechos foram realizados transectos objetivando a contagem dos peixes mortos e moribundos e coleta de material para análise de metais pesados. No local onde a equipe encontrou peixes mortos foi realizado coleta de água para análise em laboratório e in loco foi verificado o ph, oxigênio dissolvido, condutividade e temperatura da água e também quando existente foi verificado a condição de algas, macrófitas, moluscos, crustáceos. A seguir serão apresentados os resultados das atividades realizadas Trecho entre a Usina de Aimorés e a Usina de Mascarenhas No primeiro trecho (Trecho 1) não foram avistados peixes mortos.

3 Trecho metros No Trecho 2 não foram avistados peixes mortos. Trecho metros No terceiro Trecho de 1600 metros (Trecho 3) foi avistado uma Curimba.

4 Trecho metros No Trecho 4 não foram avistados peixes mortos. Trecho metros No Trecho 5 não foram avistados peixes mortos.

5 Trecho metros No Trecho 6 não foram avistados peixes mortos. Trecho metros Trecho entre a Usina de Mascarenhas (jusante do eixo do barramento) e o município de Marilândia A Equipe 02 à partir das 07:30h atuou na calha central do rio Doce entre o eixo do barramento da Usina Hidrelétrica de Mascarenhas (UHE Mascarenhas) e o município de

6 Marilândia (coordenadas x UTM WGS 84). Neste trecho não foi avistado peixe morto Trecho entre e o município de Marilândia e a cidade de Linhares A Equipe 03 à partir das 07:00h atuou na calha central do rio Doce entre o município de Marilândia (coordenadas x UTM WGS 84) e a cidade de Linhares (coordenadas x UTM WGS 84). Neste trecho não foi avistado peixe morto Trecho entre a cidade de Linhares e início do estuário do rio Doce A Equipe 04 à partir das 07:00h atuou na calha central do rio Doce a jusante da cidade de Linhares (coordenadas x UTM WGS 84) até o início do estuário do rio Doce. Neste trecho não foi avistado peixe morto Trecho entre o estuário do rio Doce a foz do rio Doce A Equipe 05 à partir das 07:30h iniciou a vistoria na Vila de Regência, incluindo a Praia de Regência, Praia de Povoação e a calha do rio Doce desde de Regência até 20 km rio acima em direção a cidade de Linhares. Nestes locais obtivemos os seguintes resultados: Praia de Regência: - Nenhum peixe morto Praia de Povoação: - 1 exemplar de Baiacu-cofre Rio Doce:

7 - Nenhum peixe morto Encontramos 1 exemplar de siri (Callinectes sp.) morto na Praia de Regência. Os exemplares encontrados mortos foram congelados para posterior destinação em local devidamente licenciado pelo IEMA. A Tabela 1 apresenta a lista de espécies de peixes encontrados mortos entre a UHE Aimorés no município de Baixo Guandu e a foz do rio Doce na Vila de Regência no município de Linhares no dia 31 de dezembro de 2015.

8 Tabela 1 Lista das espécies avistadas mortas na calha do rio Doce entre Baixo Guandu e a Vila de Regência em Linhares no dia 31 de dezembro de Local de ocorrência Espécie Nome popular Baixo Colatina Linhares Guandu Quantidade Acanthostracion quadricornis Baiacu-cofre X 1 Prochilodus argenteus Curimba X 1 TOTAL 2 2. COLETA DE PEIXES MORTOS, IDENTIFICAÇÃO E DESTINAÇÃO PARA ATERRO LICENCIADO Localidades: Rio Doce nos Municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, incluindo o ambiente marinho. Data de atualização: 31 de dezembro de 2015 A seguir serão apresentadas as informações parciais relacionadas à atividade de coleta de peixes mortos, identificação e destinação final para aterro licenciado, apresentando informações comparativas dos locais de maior concentração das mortandades, compreendendo o período de 16 de novembro à 31 de dezembro de Cabe destacar que foram coletadas amostras fauna aquática para análise laboratorial e alguns exemplares de peixes para o CEPTA (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Aquática Continental), não sendo possível afirmar neste momento a causa das mortandades de peixes. A referida equipe prevê que o relatório com os resultados da necropsia ser concluído ainda no mês corrente e oportunamente será encaminhado aos órgãos públicos. 2.2 Descrição das atividades No período do dia 16 a 22 de novembro, a maioria dos peixes mortos foi encontrada no município de Baixo Guandu (Gráfico 3), principalmente nos dias 20 e 22 de novembro de 2015, conforme mostra a Tabela 1.

9 A Tabela 1 apresenta a quantidade de peixes coletados mortos entre 16 de novembro e 31 de dezembro de 2015.

10 Tabela 1 - Lista das espécies avistadas mortas na calha do rio Doce nos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares entre os dias 16 de novembro e 31 de dezembro de Novembro de 2015 Local de coleta Total de * * ** *** Novembro Baixo Guandu Colatina Linhares Total Local de coleta Dezembro Total de dezembro Baixo Guandu Colatina Linhares Total *Nestes dias os peixes coletados foram guardados para análises de metais pesados. ** Neste dia 30 exemplares foram coletados para análise de metais pesados e necropsia. *** Neste dia 29 exemplares foram preservados para coleção científica e análise de metais pesados. Obs.: Todos os peixes mortos no Município de Linhares até o momento foram encontrados na foz do rio Doce e nas praias de Regência e Povoação. TOTAL GERAL

11 Os gráficos 1 e 2, mostram a distribuição dos peixes no período supracitado, sendo possível observar que a partir do dia 23 de novembro houve uma redução abrupta número de peixes mortos nos municípios de Baixo Guandu e Colatina, possivelmente indicando que a turbidez reduziu nestes locais, por outro lado, o número de peixes mortos aumentou na foz do rio Doce. Vale destacar que a morte de 138 exemplares de mandi-açu e 24 espécimes de corvina ocorreu, segundo observado in loco e corroborada pelos relatos dos pescadores locais, muito provavelmente devido à intrusão da cunha salina na foz do rio doce decorrente da abertura da barra. Estas duas espécies são dulcícolas e não resistiram ao aumento da salinidade.

12 Número de peixes mortos em novembro de Baixo Guandu Colatina Linhares /nov 17/nov 18/nov 19/nov 20/nov 21/nov 22/nov 23/nov 24/nov 25/nov 26/nov 27/nov 28/nov 29/nov 30/nov Gráfico 1 Número de peixes mortos nos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares entre 16 e 30 de novembro de 2015.

13 Número de peixes mortos em dezembro de Baixo Guandu Colatina Linhares /dez 02/dez 03/dez 04/dez 05/dez 06/dez 07/dez 08/dez 09/dez 10/dez 11/dez 12/dez 13/dez 14/dez 15/dez 16/dez 17/dez 18_dez 19/dez 20/dez 21/dez 22/dez 23/dez 24/dez 25/dez 26/dez 27/dez 28/dez 29/dez 30/dez 31/dez Gráfico 2 Número de peixes mortos nos municípios de Baixo Guandu, Colatina e Linhares entre 01 e 31 de dezembro de 2015.

14 Total de peixes mortos, por município Baixo Guandu Colatina Linhares Total Acumulado Gráfico 3 Total de peixes mortos, por município, entre 16/11 e 31/12 de A Tabela 2 apresenta a lista taxonômica das espécies encontradas mortas entre 16 de novembro e 29 de dezembro de As espécies destacadas em negrito (Balistes sp., Chloroscombrus chrysurus, Anchoviella lepidentostole, Anchovia clupeoides, Potamarius grandoculis, Sphoeroides cf. greeleyi, Lactophrys sp., Selene sp., Caranx sp., Isopisthus parvipinnis, Conodon nobilis, Oligoplites cf., saurus, Dasyates sp., Gymnothorax sp., Lagocephalus laevigatus e Acanthostracion quadricornis) são marinhas e habitam a região costeira, enquanto que espécies destacadas com grifo (Anchoa tricolor, Mugil sp., Mugil platanus, Centropomus undecimalis, Centropomus parallelus, Odontognathus mucronatus, Aspistor luniscutis, Larimus breviceps e Prepilus paru) são estuarinas e todas as outras são dulcícolas. Os exemplares de mandi-açu (Pimelodus maculatus) coletados no município de Linhares, também morreram na foz do rio Doce. As tainhas Mugil sp. e Mugil platanus, apesar de serem espécies muito comum nos ambientes estuarinos adentra os rios alcançando os ambientes dulcícolas e durante a passagem da pluma de turbidez, foram encontradas mortas no município de Baixo Guandu e na foz do rio Doce no município de Linhares.

15 Tabela 2 - Lista das espécies avistadas mortas na calha do rio Doce entre Baixo Guandu e a Vila de Regência em Linhares entre o dia 16 de novembro e 31 de dezembro de Local de ocorrência Espécie Nome popular Baixo Colatina Linhares Guandu Anchoa tricolor Sardinha X Anchovia clupeoides Sardinha X Anchoviella lepidentostole Manjuba X Acanthostracion quadricornis Baiacu-cofre X Aspistor luniscutis Bagre-guri X Bagre marinus Bagre-bandeira X Astyanax sp. Lambari X Balistes capriscus Peroá X Caranx sp. Xaréu X Prepilus paru Paru X Centropomus parallelus Robalo X Centropomus undecimalis Robalo X Centropomus sp. Robalo X Chloroscombrus chrysurus Palombeta X Cichla monoculus Tucunaré X X Cichla ocellaris Tucunaré X Clarias gariepinus Bagre-africano X Conodon nobilis Roncador X Cynoscion sp. Pescada X Cynoscion acoupa Pescada-amarela X Etropus crossotus Linguado X Dasyates sp. Arraia X Genidens genidens Caçari X X Geophagus brasiliensis Cará X Gymnothorax sp. Moreia X Oreochromis niloticus Tilápia X X Hoplias malabaricus Traira X Hoplosternum littorale Cambuti X Hypophthalmichthys sp. Carpa-cabeçuda X Hypostomus sp. Cascudo X Isopisthus parvipinnis Pescadinha X Lactophrys sp. Baiacu-cofre X Lagocephalus laevigatus Baiacu-arara X Leporinus sp. Piau X Larimus breviceps Boca-torta X continua...

16 Tabela 2 - Lista das espécies avistadas mortas na calha do rio Doce entre Baixo Guandu e a Vila de Regência em Linhares entre o dia 16 de novembro e 31 de dezembro de continuação Local de ocorrência Espécie Nome popular Baixo Colatina Linhares Guandu Lophiosilurus alexandri Pacumã X Loricariichthys castaneus Cascudo-viola X Metynnis maculatus Peixe CD X Mugil platanus Tainha X Mugil sp. Tainha X X Oliglopites cf. saurus Guaibira X Pimelodella sp. Mandi X Odontognathus mucronatus Sardinha X Oligosarcus cf. acutirostris Piaba-cachorro X Prepilus paru Palombeta X Pachyurus adspersus Corvina X X X Pimelodus maculatus Mandi-açu X X X Potamarius grandoculis Bagre X Prochilodus sp. Curimba X Prochilodus argenteus Curimba X X Prochilodus costatus Curimba X Pseudauchenipterus affinis Bagrinho X X Pygocentrus nattereri Piranha-Vermelha X Serrasalmus rhombeus Piranha-Preta X Sphoeroides cf. greeleyi Baiacu-de-espinho X Trachelyopterus striatulus Cumbaca X X Selene sp. Peixe-galo X Poecilia vivipara Barrigudinho X Trichyurus lepturus Peixe-espada X

17 Registro fotográfico das coletas de peixes mortos Figura 1 Vistoria no Rio Doce no Município de Baixo Guandu. Figura 2 Vistoria na Praia de Regência. Figura 3 Vistoria na Praia de Povoação.

18 Figura 4 Exemplar de Baiacu-cofre encontrado morto na Praia de Povoação. Figura 5 Exemplar de Curimba encontrado morto no rio Doce no município de Baixo Guandu. Gladstone Ignácio de Almeida Biólogo, M. Sc. CRBio /02-D

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES Data: 18 de dezembro de 2015 O presente relatório visa apresentar as informações relativas a coleta das amostras de espécies da fauna aquática, conforme solicitado no anexo

Leia mais

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES

RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES RELATÓRIO DIÁRIO DAS ATIVIDADES Data: 31 de janeiro de 2016 O presente relatório visa apresentar as informações relativas a coleta das amostras de espécies da fauna aquática, conforme solicitado no anexo

Leia mais

Relatório de Resgate de Ictiofauna. PCH Pedra do Garrafão

Relatório de Resgate de Ictiofauna. PCH Pedra do Garrafão Relatório de Resgate de Ictiofauna PCH REL rev.: 00 Jun-2016 Relatório de Resgate de Ictiofauna PCH BELO HORIZONTE/MG Junho / 2016 RESPONSÁVEL LEGAL PELO EMPREENDIMENTO Razão Social: Rio PCH I - Grupo

Leia mais

9.2 Tabela tamanho mínimo de captura

9.2 Tabela tamanho mínimo de captura 9.2 Tabela tamanho mínimo de captura Tamanho mínimo de captura de pescado de água doce Nome Vulgar/ Espécie Tamanho Mínimo (cm) Apapá, Dourada/Pellona castelnaeana 50 Aruanã/Osteoglossum bicirrhosum 50

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESTOCAGEM DE DUAS REPRESAS RIO GRANDE. Alexandre Godinho Gregório Kurchevski Mariana Côrtes UFMG.

AVALIAÇÃO DA ESTOCAGEM DE DUAS REPRESAS RIO GRANDE. Alexandre Godinho Gregório Kurchevski Mariana Côrtes UFMG. AVALIAÇÃO DA ESTOCAGEM DE DUAS REPRESAS DO RIO GRANDE Alexandre Godinho Gregório Kurchevski Mariana Côrtes godinhal@gmail.com UFMG O PROBLEMA Doze grandes reservatórios Forte declínio dos peixes migradores

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 53, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2005

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 53, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2005 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 53, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2005 Estabelece o tamanho mínimo de captura de espécies marinhas e estuarinas do litoral sudeste e sul do Brasil. A MINISTRA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, no

Leia mais

Primeiro levantamento de ictiofauna da bacia do rio Doce após o rompimento da barragem de rejeito da Samarco, em Mariana-MG.

Primeiro levantamento de ictiofauna da bacia do rio Doce após o rompimento da barragem de rejeito da Samarco, em Mariana-MG. UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Avenida Peter Henry Rolfs, s/n- Viçosa MG, CEP 36570-000 Fone (31) 3899-2555 Primeiro levantamento de ictiofauna da bacia do rio Doce após o rompimento da barragem de rejeito

Leia mais

COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE DA ICTIOFAUNA ACOMPANHANTE DE PENEÍDEOS NO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO

COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE DA ICTIOFAUNA ACOMPANHANTE DE PENEÍDEOS NO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO Arquivos de Ciências do Mar COMPOSIÇÃO E DIVERSIDADE DA ICTIOFAUNA ACOMPANHANTE DE PENEÍDEOS NO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO Composition and diversity of the by-catch from penaeid fisheries off southern Pernambuco

Leia mais

ÊNFASE NO ANDIRÁ Henochilus wheatlandii

ÊNFASE NO ANDIRÁ Henochilus wheatlandii ESTUDOS E LEVANTAMENTOS DAS ESPÉCIES DE PEIXES DA BACIA DO RIO SANTO ANTÔNIO ÊNFASE NO ANDIRÁ Henochilus wheatlandii Abril DE 2008 Belo Horizonte-MG LOCALIZAÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS PCH's da Globalbank

Leia mais

A Ictiofauna do Rio Santa Maria do Rio Doce. Guilherme P. Fadini 1*

A Ictiofauna do Rio Santa Maria do Rio Doce. Guilherme P. Fadini 1* III SIMPÓSIO SOBRE A BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA. 2014 379 A Ictiofauna do Rio Santa Maria do Rio Doce. Guilherme P. Fadini 1* 1 Museu de Biologia Mello Leitão. Av. José Ruschi, Nº 4, Santa Teresa-ES.

Leia mais

Variações espaciais na estrutura da comunidade de peixes do reservatório de Nova Ponte.

Variações espaciais na estrutura da comunidade de peixes do reservatório de Nova Ponte. Variações espaciais na estrutura da comunidade de peixes do reservatório de Nova Ponte. Bárbara O. Sanches, Gilmar B. Santos, Robert M. Hughes Março de 2011 Gradiente longitudinal Thornton (1990) Região

Leia mais

COMPANHIA ESTADUAL DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE ÁREA DE GERAÇÃO

COMPANHIA ESTADUAL DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE ÁREA DE GERAÇÃO COMPANHIA ESTADUAL DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE ÁREA DE GERAÇÃO WORKSHOP TÉCNICAS DE PROTEÇÃO A FAUNA ÍCTIOLÓGICA ABRAGE\GTMA\FT ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CEMIG\TRES

Leia mais

Monitoramento da Ictiofauna

Monitoramento da Ictiofauna Cemig Geração e Transmissão S.A UHE Salto Grande Monitoramento da Ictiofauna Instalação: Estudo: Relatório: UHE Salto Grande Empresa Responsável: PRB Consultoria e Projetos Ambientais Responsável Técnico:

Leia mais

Relatório de Resgate de Ictiofauna no TVR da PCH Pedra do Garrafão

Relatório de Resgate de Ictiofauna no TVR da PCH Pedra do Garrafão Relatório de Resgate de Ictiofauna no TVR da PCH Pedra do Garrafão Março 2016 Relatório de Resgate de Ictiofauna no TVR da PCH Pedra do Garrafão BELO HORIZONTE/MG Março / 2016 RESPONSÁVEL LEGAL PELO EMPREENDIMENTO

Leia mais

Pch Pedra do Garrafão

Pch Pedra do Garrafão Pch Pedra do Garrafão OBJETIVO: Resgate de Ictiofauna no TVR. Este relatório tem como objetivo informar os procedimentos realizados para resgatar os peixes no Trecho da Vazão Reduzida (TVR) da. METODOLOGIA:

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO. Monitoramento e Atendimento a Fauna Atingida por Rejeito no Rio Doce. C.N.P.J / /

BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO. Monitoramento e Atendimento a Fauna Atingida por Rejeito no Rio Doce. C.N.P.J / / BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO Monitoramento e Atendimento a Fauna Atingida por Rejeito no Rio Doce Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos C.N.P.J. 13.094.626/0001-56 / www.ipram-es.org.br

Leia mais

COMPOSIÇÃO ICTIOFAUNÍSTICA DO SISTEMA LACUSTRE DO VALE DO RIO DOCE (MG), BRASIL.

COMPOSIÇÃO ICTIOFAUNÍSTICA DO SISTEMA LACUSTRE DO VALE DO RIO DOCE (MG), BRASIL. 206 COMPOSIÇÃO ICTIOFAUNÍSTICA DO SISTEMA LACUSTRE DO VALE DO RIO DOCE (MG), BRASIL. Marcelo Grombone Vasconcellos 2 ; José Valdecir de Lucca 1 ; Odete Rocha 1 ; Nelsy Fenerich Verani 2 e José Roberto

Leia mais

2. Introdução. 3. Objetivo

2. Introdução. 3. Objetivo 1. Resumo Apesar do grande número de praticantes da pesca recreativa no Brasil, o conhecimento sobre o que é capturado ainda é escasso, apesar de que possa representar parcela importante das capturas de

Leia mais

A PESCA ARTESANAL E O ESTOQUE PESQUEIRO NO CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO, NORDESTE DO BRASIL

A PESCA ARTESANAL E O ESTOQUE PESQUEIRO NO CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO, NORDESTE DO BRASIL 46 A PESCA ARTESANAL E O ESTOQUE PESQUEIRO NO CÂNION DO RIO SÃO FRANCISCO, NORDESTE DO BRASIL Luanna Oliveira de Freitas 1 ; Eliane Maria de Souza Nogueira 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ecologia Humana

Leia mais

ANÁLISE QUALITATIVA DE ESPÉCIES DE PEIXES DE QUATRO LAGOAS DO NORTE FLUMINENSE/RJ

ANÁLISE QUALITATIVA DE ESPÉCIES DE PEIXES DE QUATRO LAGOAS DO NORTE FLUMINENSE/RJ ANÁLISE QUALITATIVA DE ESPÉCIES DE PEIXES DE QUATRO LAGOAS DO NORTE FLUMINENSE/RJ Bruna Siqueira Corrêa 1, Tâmmela Cristina Gomes Nunes 1, Tayná de Souza Gomes Simões 1, Ivanilton Ribeiro da Silva, Thaís

Leia mais

Introdução: de água doce sendo considerada uma área prioritária

Introdução: de água doce sendo considerada uma área prioritária ISSN 2236-3866 DOI: 10.7902/ecb.v4i1.56 Acesso livre em www.simposiodabiodiversidade.com.br/ecb 8 ESTADO DA CONSERVAÇÃO DA ICTIOFAUNA DO RIO GUANDU, AFLUENTE DO BAIXO RIO DOCE, ESPÍRITO SANTO, SUDESTE

Leia mais

RELATÓRIO DA ICTIOFAUNA DA UHE SALTO GRANDE

RELATÓRIO DA ICTIOFAUNA DA UHE SALTO GRANDE RELATÓRIO DA ICTIOFAUNA DA UHE SALTO GRANDE CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO S.A DATA DAS COLETAS: 28 de agosto a 1 de setembro/21, 22 a 24 de outubro/21, 21 e 22 de janeiro/211 e 6 a 8 de maio/211. DATA DA

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO. C.N.P.J / /

BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO. C.N.P.J / / BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO Monitoramento e Atendimento a Fauna Atingida por Rejeito no Rio Doce Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos C.N.P.J. 13.094.626/0001-56 / www.ipram-es.org.br

Leia mais

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Belo Horizonte, 26 de novembro de 2015 às 19:30 h. Previsão da turbidez A CPRM está utilizando um modelo simplificado para a previsão de Turbidez na calha do rio

Leia mais

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Carlos Alberto da Silva Pesquisador Aqüicultura: Tema estratégico no CPATC Reunião de Planejamento da Pesquisa (2006=>2007) Inclusão de um nova área:

Leia mais

Importância do Monitoramento de Ictiofauna no processo de Licenciamento de empreendimentos Hidrelétricos

Importância do Monitoramento de Ictiofauna no processo de Licenciamento de empreendimentos Hidrelétricos Importância do Monitoramento de Ictiofauna no processo de Licenciamento de empreendimentos Hidrelétricos 5º Seminário Estratégias para Conservação de Peixes em Minas Gerais / 1º Workshop sobre Remoção

Leia mais

MONITORAMENTO ANUAL DE ICTIOFAUNA 2005

MONITORAMENTO ANUAL DE ICTIOFAUNA 2005 MONITORAMENTO ANUAL DE ICTIOFAUNA 2005 RELATÓRIO FINAL USINA HIDRELÉTRICA DE MIRANDA CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO MARÇO/2005 RESPONSABILIDADE TÉCNICA Água e Terra Planejamento Ambiental Ltda. Profissional

Leia mais

- Gerenciamento de Recursos Hídricos - Convênio de Cooperação Técnica CBH Araguari / ABHA

- Gerenciamento de Recursos Hídricos - Convênio de Cooperação Técnica CBH Araguari / ABHA HISTÓRICO Programa sugerido no Plano de Controle Ambiental: - Gerenciamento de Recursos Hídricos - Convênio de Cooperação Técnica CBH Araguari / ABHA Condicionantes de Licença de Operação Amador Aguiar

Leia mais

PEIXES PELÁGICOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS, RIO DE JANEIRO, BRASIL

PEIXES PELÁGICOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS, RIO DE JANEIRO, BRASIL Peixes pelágicos da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil PEIXES PELÁGICOS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS, RIO DE JANEIRO, BRASIL Pelagics fishes of Rodrigo de Freitas Lagoon, Rio de Janeiro, Brazil

Leia mais

8 Saco de Tapes R-III R-II R-I Estuário Abundância Log 1(CPUE+1) RI RII RIII AP AF AP AF AP AF R-I R-I R-II R-II R-III R-III SPP = 83; AP=

8 Saco de Tapes R-III R-II R-I Estuário Abundância Log 1(CPUE+1) RI RII RIII AP AF AP AF AP AF R-I R-I R-II R-II R-III R-III SPP = 83; AP= 7. A ASSEMBLEIA DE PEIXES INTRODUÇÃO Estuários são zonas de transição entre as zonas límnica e oceânica. Algumas espécies de peixes facilmente superam esses limites, gerando uma interconectividade natural

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA Nº 82, DE 31 DE OUTUBRO DE 2000

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA Nº 82, DE 31 DE OUTUBRO DE 2000 INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS PORTARIA Nº 82, DE 31 DE OUTUBRO DE 2000 A PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS

Leia mais

1º Torneio ConVidAtiva. de Pesca de Praia Individual 2019

1º Torneio ConVidAtiva. de Pesca de Praia Individual 2019 1º Torneio ConVidAtiva de Pesca de Praia Individual 2019 Rio de Janeiro 26/01/2019 SUPERVISÃO ORGANIZAÇÃO Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro Fepelerj Estado do Rio de Janeiro RJ

Leia mais

Inspeção no Rio Doce e Regência (ES)

Inspeção no Rio Doce e Regência (ES) 1/46 Inspeção no Rio Doce e Regência (ES). RMPC & CONSULTORES EM RECURSOS HÍDRICOS Rua Gerson Blumberg, 152/101 Bairro Ouro Preto CEP 31.340-180 Belo Horizonte, MG Tel 031 3243 9086 99638 4815 E-mail:

Leia mais

O uso de réplica no estudo da ictiofauna de uma planície de maré. The use of replicate sample in the study of the ichthyofauna in a tidal flat

O uso de réplica no estudo da ictiofauna de uma planície de maré. The use of replicate sample in the study of the ichthyofauna in a tidal flat Acta Biol. Par., Curitiba, 29 (1, 2, 3, 4): 177-186. 2000. 177 Metodologia O uso de réplica no estudo da ictiofauna de uma planície de maré The use of replicate sample in the study of the ichthyofauna

Leia mais

Peixes Que são peixes?

Peixes Que são peixes? Biologia Biologia O Brasil é o país que apresenta o maior número de espécies de seres vivos A bacia Amazônica apresenta cerca de 3.500 espécies de peixes descritas A bacia do Prata possui cerca de 650

Leia mais

IV TORNEIO DE PESCA AMIGOS DO ORCA

IV TORNEIO DE PESCA AMIGOS DO ORCA IV TORNEIO DE PESCA AMIGOS DO ORCA REGULAMENTO PARTICULAR 1. OBJETIVO O ORCA CLUBE DE PESCA, atendendo ao que determina seu Estatuto, e procurando estimular o congraçamento dos atletas praticantes da Pesca

Leia mais

XXVII MARINA OPEN Torneio de Pesca Costeira 2017

XXVII MARINA OPEN Torneio de Pesca Costeira 2017 XXVII MARINA OPEN Torneio de Pesca Costeira 2017 Página 1 de 12 1 CALENDÁRIO DE POSSÍVEIS DATAS Dia Hora Alt.(m) Luas Feriados Sugestões Acrescentar 01:30h Observações ao horário das Marés Torneio Etapa

Leia mais

REINALDO PAVAN DE ALMEIDA

REINALDO PAVAN DE ALMEIDA REINALDO PAVAN DE ALMEIDA A FAUNA ACOMPANHANTE DO CAMARÃO SETE BARBAS NA PESCA ARTESANAL COM ARRASTO DE PORTAS NA REGIÃO COSTEIRA ADJACENTE A PRAIA MOLE E CARAPEBUS - ESPIRITO SANTO, BRASIL Monografia

Leia mais

MONITORAMENTO ANUAL DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE DE MIRANDA, RIO ARAGUARI, BACIA DO PARANÁ 2005

MONITORAMENTO ANUAL DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE DE MIRANDA, RIO ARAGUARI, BACIA DO PARANÁ 2005 MONITORAMENTO ANUAL DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE DE MIRANDA, RIO ARAGUARI, BACIA DO PARANÁ 2005 RELATÓRIO FINAL USINA HIDRELÉTRICA DE MIRANDA CEMIG GERAÇÃO E TRANSMISSÃO ABRIL/2006

Leia mais

Portaria IAP nº 92 DE 20/05/2016

Portaria IAP nº 92 DE 20/05/2016 Portaria IAP nº 92 DE 20/05/2016 Norma Estadual - Paraná Publicado no DOE em 24 mai 2016 Estabelece normas e define os locais, formas e quantidades de captura de peixes oriundos da pesca amadora e profissional

Leia mais

5ª CAMPANHA DE MONITORAMENTO DE ICTIOFAUNA DAS TERRAS INDÍGENAS DO RIO TIBAGI/PR

5ª CAMPANHA DE MONITORAMENTO DE ICTIOFAUNA DAS TERRAS INDÍGENAS DO RIO TIBAGI/PR 5ª CAMPANHA DE MONITORAMENTO DE ICTIOFAUNA DAS TERRAS INDÍGENAS DO RIO TIBAGI/PR Interessado: CONSÓRCIO ENERGÉTICO CRUZEIRO DO SUL CPF/CNPJ: 08.587.195 /0001-20 Município: Processo: CURITIBA- PR Elaboração

Leia mais

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA USINA HIDRELÉTRICA MIRANDA

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA USINA HIDRELÉTRICA MIRANDA MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA USINA HIDRELÉTRICA MIRANDA Água e Terra Planejamento Ambiental Ltda. PATOS DE MINAS, MARÇO DE 2008. 1 FINAL / 2007 RESPONSABILIDADE TÉCNICA Água e Terra Planejamento Ambiental

Leia mais

Caracterização da ictiofauna do baixo curso do Rio São Francisco visando a avaliação da qualidade do ecossistema aquático

Caracterização da ictiofauna do baixo curso do Rio São Francisco visando a avaliação da qualidade do ecossistema aquático I SIMPÓSIO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO Integrando conhecimentos científicos em defesa do Velho Chico. Caracterização da ictiofauna do baixo curso do Rio São Francisco visando a avaliação

Leia mais

LUIS EDUARDO DE MATTOS PUKANSKI

LUIS EDUARDO DE MATTOS PUKANSKI LUIS EDUARDO DE MATTOS PUKANSKI COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DA ICTIOFAUNA (PONTAL DO SUL PR, BRASIL) ENTRE DOIS DIFERENTES ESFORÇOS DE CAPTURA EM UM AMBIENTE DE PRAIA ARENOSA Monografia apresentada

Leia mais

ASSESSMENT OF THE FISH-WEIR FISHERY OFF THE COAST OF PIAUÍ STATE, BRAZIL

ASSESSMENT OF THE FISH-WEIR FISHERY OFF THE COAST OF PIAUÍ STATE, BRAZIL Arquivos de Ciências do Mar ASSESSMENT OF THE FISH-WEIR FISHERY OFF THE COAST OF PIAUÍ STATE, BRAZIL Avaliação da pesca de curral na costa do Estado do Piauí, Brasil Ana Cecília Giacometti Mai 1, Thiago

Leia mais

ESCLARECIMENTOS. Água do Rio Doce e do mar Bioacumulação de peixes Diálogo

ESCLARECIMENTOS. Água do Rio Doce e do mar Bioacumulação de peixes Diálogo ESCLARECIMENTOS Água do Rio Doce e do mar Bioacumulação de peixes Diálogo A Samarco está empenhada em esclarecer todas as dúvidas e questionamentos sobre a atuação da empresa na recuperação ambiental das

Leia mais

Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Desembocaduras estuarino lagunares do litoral Sudeste e Sul

Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Desembocaduras estuarino lagunares do litoral Sudeste e Sul Tabela de Defeso de Espécies Marinhas e Estuarinas ESPÉCIE PERÍODO DE DEFESO ÁREA DE DEFESO NORMA VIGENTE Rosado ( Genidens genidens, Netuma barba ou Tachysurus barbus, T. psulonophorus e T. agassisi)

Leia mais

Estudo do Comportamento a jusante de barragens:

Estudo do Comportamento a jusante de barragens: Estudo do Comportamento a jusante de barragens: subsídios a conservação da ictiofauna Fábio Mineo Suzuki Biólogo Doutorando Ecologia Aplicada - UFLA Introdução Usinas hidrelétricas no Brasil Maioria dos

Leia mais

Atividade repr 1. Contribuição número 1722 do Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná. 2

Atividade repr 1. Contribuição número 1722 do Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná. 2 Atividade repr eprodutiv odutiva de peixes es (Teleostei) e o defeso eso da pesca de arrasto asto no litoral norte de Santa Catarina, Brasil 1 Leda M. de Souza 2, 3 & Paulo de T. Chaves 2, 4 1 Contribuição

Leia mais

MONITORAMENTO DA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE MIRANDA, RIO ARAGUARI, BACIA DO PARANÁ, MG (ANO DE 2004) RELATÓRIO FINAL

MONITORAMENTO DA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE MIRANDA, RIO ARAGUARI, BACIA DO PARANÁ, MG (ANO DE 2004) RELATÓRIO FINAL MONITORAMENTO DA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE MIRANDA, RIO ARAGUARI, BACIA DO PARANÁ, MG (ANO DE 2004) RELATÓRIO FINAL Julho / 2005 SUMÁRIO 1 - Apresentação... 1 2 - Introdução... 1 3 - Objetivos...

Leia mais

Pontos de manipulação de pescados no município de Iguape-SP.

Pontos de manipulação de pescados no município de Iguape-SP. Pontos de manipulação de pescados no município de Iguape-SP. Tiago Candido Santana 1, Alexandre Bitencourt Faria 2, Alan Gustavo Netto, 3 Dariane Beatriz Schoffen Enke 4, UNESP, Câmpus Experimental de

Leia mais

XXVII MARINA OPEN II Torneio de Pesca de Iscas Artificiais 2017

XXVII MARINA OPEN II Torneio de Pesca de Iscas Artificiais 2017 XXVII MARINA OPEN II Torneio de Pesca de Iscas Artificiais 2017 1 Dia CALENDÁRIO DE POSSÍVEIS DATAS Acrescentar 01:30h ao horário das Marés Hora Alt.(m) Luas Torneio Etapa Observações SÁB 04:11 1.3 09/09/2017

Leia mais

INFLUÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE NA PRODUÇÃO PESQUEIRA DO RESERVATÓRIO DE ITÁ, ALTO RIO URUGUAI, BRASIL.

INFLUÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE NA PRODUÇÃO PESQUEIRA DO RESERVATÓRIO DE ITÁ, ALTO RIO URUGUAI, BRASIL. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro de Ciências Agrárias Departamento de Aquicultura Curso de Engenharia de Aquicultura INFLUÊNCIA DA IMPLANTAÇÃO DO CULTIVO DE PEIXES EM TANQUES-REDE NA PRODUÇÃO

Leia mais

LEVANTAMENTO RÁPIDO DA ICTIOFAUNA NO RIACHO SECO, BREJÃO - PE

LEVANTAMENTO RÁPIDO DA ICTIOFAUNA NO RIACHO SECO, BREJÃO - PE LEVANTAMENTO RÁPIDO DA ICTIOFAUNA NO RIACHO SECO, BREJÃO - PE Santana, J.R. (1) ; Lima, E.N. (2) ; Dantas, R.S. (3) ; Melo, D.C.M. (1) ; Cunha, A.G. (4) ribeiro.pesca@gmail.com (1) Universidade Federal

Leia mais

Avaliação de técnicas para proteger peixes em manobras da UHE Três Marias Francisco de Andrade, Ivo Prado, Raquel Loures, Alexandre Godinho

Avaliação de técnicas para proteger peixes em manobras da UHE Três Marias Francisco de Andrade, Ivo Prado, Raquel Loures, Alexandre Godinho Avaliação de técnicas para proteger peixes em manobras da UHE Três Marias Francisco de Andrade, Ivo Prado, Raquel Loures, Alexandre Godinho Impactos que usinas hidrelétricas causam aos peixes: Bloqueio

Leia mais

1º MONITORAMENTO DE ICTIOFAUNA

1º MONITORAMENTO DE ICTIOFAUNA Interessado: CPF/CNPJ: 08.587.195 /0001-20 Município: Processo: 1º MONITORAMENTO DE ICTIOFAUNA CONSÓRSIO ENERGÉTICO CRUZEIRO DO SUL CURITIBA- PR Elaboração de monitoramento da ictiofauna em áreas de influência

Leia mais

Monitoramento da Ictiofauna

Monitoramento da Ictiofauna Cemig Geração e Transmissão S.A UHE Sá Carvalho Monitoramento da Ictiofauna Instalação: Estudo: Relatório: UHE Sá Carvalho Empresa Responsável: PRB Consultoria e Projetos Ambientais Responsável Técnico:

Leia mais

CONSULTA - NOTIFICAÇÃO

CONSULTA - NOTIFICAÇÃO Número: 678307 Série: E Número Ordem: Data: 01/12/2015 Hora: 15:40 Dias para Apresentação: 5 dias. Vencimento da Notificação: 06/12/2015 Nome Operação: Unidade Ibama: Unidade/Convênio: RODOVIA ES 060 ANCHIETA-ES

Leia mais

BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO. C.N.P.J / /

BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO. C.N.P.J / / BOLETIM DIÁRIO DE INFORMAÇÃO Monitoramento e Atendimento a Fauna Atingida por Rejeito no Rio Doce Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos C.N.P.J. 13.094.626/0001-56 / www.ipram-es.org.br

Leia mais

Variações espaciais e temporais e estrutura da comunidade de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil

Variações espaciais e temporais e estrutura da comunidade de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil ISSN 1517-6770 Variações espaciais e temporais e estrutura da comunidade de peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro, Brasil José V. Andreata 1,* & Alex G. Marca 1 1 Universidade Santa Úrsula,

Leia mais

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA USINA HIDRELÉTRICA MIRANDA

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA USINA HIDRELÉTRICA MIRANDA MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA Relatório Final / 2008 USINA HIDRELÉTRICA MIRANDA Água e Terra Planejamento Ambiental Ltda. PATOS DE MINAS, NOVEMBRO DE 2008. 1 RESPONSABILIDADE TÉCNICA Água e Terra Planejamento

Leia mais

XXVII MARINA OPEN II Torneio de Pesca de Iscas Artificiais Patrocinadores:

XXVII MARINA OPEN II Torneio de Pesca de Iscas Artificiais Patrocinadores: XXVII MARINA OPEN II Torneio de Pesca de Iscas Artificiais 2017 Patrocinadores: 1 PROPOSTA DE CALENDÁRIO Hora Alt.(m) Dia Acrescentar 01:30h ao horário Luas Observações das Marés SÁB 05:11 0.3 30/09/2017

Leia mais

CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA

CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA 2016-2017 ARTIGO 1º ORGANIZAÇÃO O CAMPEONADO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA 2016-2017 será promovido pelo Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha entre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TESE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ TESE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA DEPARTAMENTO DE ZOOLOGIA TESE A ESTRUTURA DA ICTIOFAUNA DEMERSAL NA PLATAFORMA INTERNA RASA DO SUL DO PARANÁ, E DIETA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS VETERINÁRIAS PREDAÇÃO DE LARVAS DE CARANGUEJO (INFRAORDEM BRACHYURA) POR PEIXES NO RIO DOS PINHEIROS, GUARATUBA,

Leia mais

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA JANEIRO/2010 MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA USINA HIDRELÉTRICA MIRANDA Água e Terra Planejamento Ambiental Ltda. RELATÓRIO FINAL AMOSTRAGEM: AGOSTO/2009 E JANEIRO/2010 PATOS DE MINAS, FEVEREIRO DE 2010. 1

Leia mais

CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA

CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA 2017-2018 ARTIGO 1º ORGANIZAÇÃO O CAMPEONADO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA 2017-2018 será promovido pelo Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha entre

Leia mais

Peixes no Rio Doce apresentam contaminação até 140 vezes acima do limite

Peixes no Rio Doce apresentam contaminação até 140 vezes acima do limite Peixes no Rio Doce apresentam contaminação até 140 vezes acima do limite Camarão também é afetado por metais tóxicos, segundo estudo Foto: Hauley Valim Pescador ignora perigos e joga tarrafa para pegar

Leia mais

Instrução Normativa SEMAD Nº 2 DE 15/04/2019

Instrução Normativa SEMAD Nº 2 DE 15/04/2019 Instrução Normativa SEMAD Nº 2 DE 15/04/2019 Publicado no DOE - GO em 16 abr 2019 Dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, regula as atividades pesqueiras.

Leia mais

Requisitos básicos para o cultivo

Requisitos básicos para o cultivo Requisitos básicos para o cultivo adaptação ao clima reprodução no ambiente de cultivo crescimento rápido (precocidade) hábitos alimentares resistência ao superpovoamento rusticidade aceitação pelo mercado

Leia mais

ICTIOFAUNA DO RIO DA PRATA (MICROBACIA DO RIO APORÉ, BACIA DO PARANAÍBA)

ICTIOFAUNA DO RIO DA PRATA (MICROBACIA DO RIO APORÉ, BACIA DO PARANAÍBA) ISSN 2236-3866 2012 Evolução e Conservação da Biodiversidade e autores Acesso livre em www.simposiodabiodiversidade.com.br/ecb 1 ICTIOFAU DO RIO DA PRATA (MICROBACIA DO RIO APORÉ, BACIA DO PARAÍBA) Ichthyofauna

Leia mais

Códigos dos nomes das 79 espécies capturadas nos quatro trechos do reservatório de Capivara estudados.

Códigos dos nomes das 79 espécies capturadas nos quatro trechos do reservatório de Capivara estudados. Anexos ANEXO I Códigos dos nomes das 79 espécies capturadas nos quatro trechos do reservatório de Capivara estudados. Acestrorhynchus lacustris Ageneiosus valenciennesi Apareiodon affinis Apareiodon piracicabae

Leia mais

A ictiofauna do Canal de Bertioga, São Paulo, Brasil

A ictiofauna do Canal de Bertioga, São Paulo, Brasil A ictiofauna do Canal de Bertioga, São Paulo, Brasil Bruno Barbanti 1, Rodrigo Caires 2 & Alexandre Pires Marceniuk 1,3,4 1 Núcleo Integrado de Biotecnologia, Laboratório de Genética de Organismos Aquáticos

Leia mais

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG TÍTULO: INFLUÊNCIA DA PCH LUIZ DIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA ICTIOFAUNA NO RIO LOURENÇO VELHO, MG CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Pequena Central Hidrelétrica. Pedra do Garrafão. Campanha 3 - Período Seco

Pequena Central Hidrelétrica. Pedra do Garrafão. Campanha 3 - Período Seco Hidrelétrica de Pedra do Garrafão. Campanha 03 - Período Seco Relatório do Programa de Monitoramento Ictiológico da Pequena Central Hidrelétrica Pedra do Garrafão Campanha 3 - Período Seco BELO HORIZONTE/MG

Leia mais

PEIXES COMERCIAIS DO ESTUÁRIO DOS RIOS TIMONHA E BITUPITÁ, CE NORDESTE DO BRASIL

PEIXES COMERCIAIS DO ESTUÁRIO DOS RIOS TIMONHA E BITUPITÁ, CE NORDESTE DO BRASIL PEIXES COMERCIAIS DO ESTUÁRIO DOS RIOS TIMONHA E BITUPITÁ, CE NORDESTE DO BRASIL Ana Sara Ferreira de Souza 1, Ana Caroline Bento da Silva 1, Joelson Queiroz Vianna 1, Eronica Araújo Dutra 1, Talita Magalhães

Leia mais

I - ARTIGOS CIENTÍFICOS

I - ARTIGOS CIENTÍFICOS I - ARTIGOS CIENTÍFICOS CARACTERIZAÇÃO DA PESCA DE TAINHAS NO MUNICÍPIO DE PORTO DE PEDRAS, ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL Carolina Martins TORRES, Paulo TRAVASSOS, Marina B. FIGUEIREDO, Fábio HAZIN, Daniele

Leia mais

RESULTADOS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM (AIHA)

RESULTADOS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM (AIHA) Salvador/ 216 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA Grupo de Recursos Hídricos - GRH RESULTADOS CAMPANHAS DE AMOSTRAGEM (AIHA) QUALIDADE DE ÁGUA E DE SEDIMENTOS: Dra. Vânia P. Campos Dr. Doriedson F. Gomes

Leia mais

V. RESULTADOS 1. Descritores Ambientais

V. RESULTADOS 1. Descritores Ambientais V. RESULTADOS 1. Descritores Ambientais Os dados ambientais obtidos ou, posteriormente estimados, quanto à profundidade local, temperatura do ar, temperatura da água de superfície e de fundo, transparência

Leia mais

Ictiofauna e pesca no entorno de Penedo, Alagoas

Ictiofauna e pesca no entorno de Penedo, Alagoas Biotemas, 24 (1): 61-67, março de 2011 ISSNe 2175-7925 doi: 10.5007/2175-7925.2011v24n1p61 Ictiofauna e pesca no entorno de Penedo, Alagoas Emerson Carlos Soares* Arthur Murilo da Silva Sousa Bruno Jonatha

Leia mais

Pch Pedra do Garrafão

Pch Pedra do Garrafão Pch Pedra do Garrafão Resgate de Ictiofauna no TVR. OBJETIVO: Este relatório tem como objetivo informar os procedimentos realizados para resgatar os peixes no Trecho da Vazão Reduzida (TVR) da. METODOLOGIA:

Leia mais

Semana 18 do ano de 2014 (27 de abril a 03 de maio de 2014)

Semana 18 do ano de 2014 (27 de abril a 03 de maio de 2014) SALINIDADE* Semana 18 do ano de 2014 (27 de abril a 03 de maio de 2014) INFORMAÇÕES DO CORPO HÍDRICO LAGUNA ARARUAMA *REGISTROS /AVALIAÇÕES / OBSERVAÇÕES #1 Ponto - Praia do Tomé #2 Ponto - Praia do Excursionista

Leia mais

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida.

SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. POLÍCIA MILITAR D E M I N A S G E R A I S Nossa profissão, sua vida. SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Criação de Rios de Preservação: A Experiência em Minas Gerais Palestrante: Erick Almeida Silva Coordenador de Áreas Protegidas IEF- Regional

Leia mais

Integração do comportamento de peixes e estudos hidráulicos para previsão da movimentação de peixes próximo a hidrelétricas

Integração do comportamento de peixes e estudos hidráulicos para previsão da movimentação de peixes próximo a hidrelétricas Integração do comportamento de peixes e estudos hidráulicos para previsão da movimentação de peixes próximo a hidrelétricas Hersília de Andrade e Santos Motivação Técnica NFS + Loures, 2012 Goodwin, 2008

Leia mais

CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA

CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA CAMPEONATO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA 2015-2016 ARTIGO 1º DA ORGANIZAÇÃO O CAMPEONADO DE PESCA ADERBAL RAMOS DA SILVA 2015-2016 será promovido pelo Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha entre

Leia mais

Peixes do Estuário do rio São Mateus (ES): Variações Espaço-Temporais na Estrutura e Composição

Peixes do Estuário do rio São Mateus (ES): Variações Espaço-Temporais na Estrutura e Composição Peixes do Estuário do rio São Mateus (ES): Variações Espaço-Temporais na Estrutura e Composição Francielle Fonseca Andrade Dissertação de Mestrado em Biodiversidade Tropical Mestrado em Biodiversidade

Leia mais

Programa de Monitoramento de Ictiofauna da Pequena Central Hidrelétrica de Pedra do Garrafão Monitoramento do canal de adução

Programa de Monitoramento de Ictiofauna da Pequena Central Hidrelétrica de Pedra do Garrafão Monitoramento do canal de adução Programa de Monitoramento de Ictiofauna da Pequena Central Hidrelétrica de Pedra do Garrafão Monitoramento do canal de adução 1 INTRODUÇÃO As obras no canal de adução da PCH de Pedra do Garrafão resultarão,

Leia mais

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA DO RESERVATÓRIO E SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES DA UHE IGARAPAVA

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA DO RESERVATÓRIO E SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES DA UHE IGARAPAVA MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA DO RESERVATÓRIO E SISTEMA DE TRANSPOSIÇÃO DE PEIXES DA UHE IGARAPAVA Empresa Responsável: LUPA Consultoria Ambiental Ltda. Responsáveis Técnicos: Lucas Borges de Resende Brener

Leia mais

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Atuação do Ibama no desastre de Mariana/MG

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Atuação do Ibama no desastre de Mariana/MG Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Atuação do Ibama no desastre de Mariana/MG III Congresso da Sociedade de Análise de Risco Latino Americana SRA-LA São Paulo, maio

Leia mais

CONTRATO N RELATÓRIO FINAL

CONTRATO N RELATÓRIO FINAL CONTRATO N 4570008814 RELATÓRIO FINAL MONITORAMENTO ANUAL DE ICTIOFAUNA USINA HIDRELÉTRICA DE JAGUARA COMPANHIA ENÉRGETICA DE MINAS GERAIS - CEMIG PATOS DE MINAS - MG FEVEREIRO/2006 RESPONSABILIDADE TÉCNICA

Leia mais

ILUSTRADO RESPONSÁVEL

ILUSTRADO RESPONSÁVEL GUIA ILUSTRADO DE CONSUMO RESPONSÁVEL DE PESCADOS UFRJ Consumidor consciente tem atitudes sustentáveis ORGANIZADORES Evelyn Raposo da Silva Alexandre Azevedo Luciano Gomes Fischer Michael Maia Mincarone

Leia mais

ASPECTOS ALIMENTARES DA COMUNIDADE DE PEIXES (TELEOSTEI) OCORRENTES NA PRAIA DE BOTELHO, ILHA DE MARÉ, SALVADOR BA

ASPECTOS ALIMENTARES DA COMUNIDADE DE PEIXES (TELEOSTEI) OCORRENTES NA PRAIA DE BOTELHO, ILHA DE MARÉ, SALVADOR BA ASPECTOS ALIMENTARES DA COMUNIDADE DE PEIXES (TELEOSTEI) OCORRENTES NA PRAIA DE BOTELHO, ILHA DE MARÉ, SALVADOR BA Santos, R.M.G.dos 1 ; Chagas, R.B. 2 1. Graduanda do curso de Ciências Biológicas, LABMARH/UNEB,

Leia mais

na Baía de Sepetiba, Rio de Janeir

na Baía de Sepetiba, Rio de Janeir Influência das var ariáv iáveis ambientais na fauna acompanhante na pesca da manjuba Anchoa tricolor (Agassiz) (Actinopterygii, Engraulidae) na Baía de Sepetiba, Rio de Janeir aneiro Márcio de Araújo Silva

Leia mais

Biota Neotropica ISSN: Instituto Virtual da Biodiversidade Brasil

Biota Neotropica ISSN: Instituto Virtual da Biodiversidade Brasil Biota Neotropica ISSN: 1676-0611 cjoly@unicamp.br Instituto Virtual da Biodiversidade Brasil Barbanti, Bruno; Caires, Rodrigo; Pires Marceniuk, Alexandre A ictiofauna do Canal de Bertioga, São Paulo, Brasil

Leia mais

Composição e riqueza da ictiofauna em sete reservatórios da LIGHT e relações com variáveis ambientais

Composição e riqueza da ictiofauna em sete reservatórios da LIGHT e relações com variáveis ambientais Composição e riqueza da ictiofauna em sete reservatórios da LIGHT e relações com variáveis ambientais Francisco Gerson Araújo Resumo - A ictiofauna de sete reservatórios (Santa Branca, Ribeirão das Lajes,

Leia mais

RELATÓRIO FINAL REFERENTE ÀS CAMPANHAS DE CAMPO

RELATÓRIO FINAL REFERENTE ÀS CAMPANHAS DE CAMPO COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS - CEMIG MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO DA UHE NOVA PONTE, RIO ARAGUARI-MG (ANO DE 2003) RELATÓRIO FINAL REFERENTE ÀS CAMPANHAS DE CAMPO N.º ST-674-D-RE-Z08-002

Leia mais

AS ASSEMBLÉIAS DE PEIXES DOS ESTUÁRIOS DE CONCEIÇÃO DA BARRA E BARRA NOVA, ESPÍRITO SANTO

AS ASSEMBLÉIAS DE PEIXES DOS ESTUÁRIOS DE CONCEIÇÃO DA BARRA E BARRA NOVA, ESPÍRITO SANTO AS ASSEMBLÉIAS DE PEIXES DOS ESTUÁRIOS DE CONCEIÇÃO DA BARRA E BARRA NOVA, ESPÍRITO SANTO Arthur da Costa Lima Dissertação de Mestrado Mestrado em Biodiversidade Tropical Centro Universitário Norte do

Leia mais

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE MIRANDA, RIO ARAGUARI, MG (ANO DE 2002)

MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE MIRANDA, RIO ARAGUARI, MG (ANO DE 2002) MUNDI BIOLOGIA E INTEGRAÇÃO AMBIENTAL S/C LTDA. MONITORAMENTO DA ICTIOFAUNA NO RESERVATÓRIO E A JUSANTE DA UHE MIRANDA, RIO ARAGUARI, MG (ANO DE 2002) Relatório Final Belo Horizonte - MG Março de 2003

Leia mais

Monitoramento de desembarques pesqueiros no município de Paraty - RJ

Monitoramento de desembarques pesqueiros no município de Paraty - RJ Monitoramento de desembarques pesqueiros no município de Paraty - RJ Março de 2014 EQUIPE Pesquisadores de campo: Alexandre da Silveira Moreira Flávio de Araujo Albino Juliana Vieira de Jesus Lucimar Alvarenga

Leia mais