COMPORTAMENTO COMPRESSIVO DE REFORÇO PARA PAREDES DE EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS EM ALVENARIA RESISTENTE EMPREGANDO CANTONEIRAS DE AÇO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPORTAMENTO COMPRESSIVO DE REFORÇO PARA PAREDES DE EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS EM ALVENARIA RESISTENTE EMPREGANDO CANTONEIRAS DE AÇO"

Transcrição

1 TEMA 2 Reabilitação e reforços de estruturas COMPORTAMENTO COMPRESSIVO DE REFORÇO PARA PAREDES DE EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS EM ALVENARIA RESISTENTE EMPREGANDO CANTONEIRAS DE AÇO Carlos Welligton de A. Pires Sobrinho 1,a, Romilde Almeida de Oliveira 2,b,Fernando Artur Nogueira Silva 2,c e Caetano de Queiroz Monteiro 3,d 1a Av Prof. Luiz Freire, 700, Cidade Universitária, Recife, Pernambuco, Brasil 2b Rua Caio Pereira, 226, Rosarinho, CEP: , Recife, Pernambuco, Brasil 3c Rua do Principe, 526, Boa Vista, Recife, Pernambuco, Brasil 4d Rua Benfica 526, Recife, Pernambuco, Brasil a carlos@itep.br, b romildealmeida@gmail.com.br, c farturnog@gmail.com, d caetano@poli.br Palavras-chave: Alvenaria resistente, reforço de alvenaria, prédio tipo caixão, recuperação estrutural. Resumo. A alvenaria resistente é uma técnica construtiva que se caracteriza pela utilização de unidades cerâmicas ou de concreto destinadas a vedação, com finalidade estrutural. A busca pela minimização dos custos, a deficiência do controle de qualidade dos componentes e dos procedimentos construtivos aliada à inexistência de norma técnica específica, conduziu a uma série de patologias e acidentes. A freqüência destes sinistros e a natureza brusca da ruptura, com colapso progressivo, têm gerado inquietação à comunidade técnica local e, principalmente, aos moradores destas edificações, que hoje vivem em sobressalto pela incerteza das condições de segurança de suas residências. Para o reforço destas edificações, um princípio que norteia o projeto é de fornecer ductilidade ao sistema, além de eliminar o colapso progressivo. Este artigo analisa a influência da inserção de cantoneiras de aço no comportamento de pilaretes em forma de cruz construídos em alvenaria de blocos cerâmicos de vedação quando submetidas a ensaios de compressão. Esses pilaretes são elementos que simulam o comportamento do encontro de paredes de edificações reais construídas em alvenaria resistente na região metropolitana do Recife. As cantoneiras utilizadas têm seção transversal em forma L com abas de 2 e espessuras de 3/16 e são contraventadas através de parafusos espaçados a cada 80 cm. Os corpos-de-prova foram inicialmente carregados até o valor da carga correspondente às condições de utilização da edificação; as cantoneiras são instaladas e, daí por diante, o ensaio prossegue até a ruptura. Foram utilizadas prensas com controle de deslocamento, o que permitiu acompanhar o comportamento dos pilaretes reforçados em todas as etapas de carregamento, inclusive na fase pós-ruptura.

2 Introdução Existem várias alternativas para reforço de paredes não armadas destinadas a evitar o colapsos de edificações construídas em alvenaria estrutural. A experiência existente é fundamentalmente ligada a efeitos sísmicos (ELGAWADY ET AL, 2004). Para o caso de paredes de alvenaria resistente, isto é, construída com blocos de vedação assumindo função estrutural, o conhecimento anterior é praticamente inexistente. (CAMPOS, 2006)). Uma das propostas para reforçar as edificações em alvenaria resistente consiste em incorporar cantoneiras de aço intertravadas com parafusos nos cantos e encontros de paredes. Este tipo de reforço, na hipótese de colapso de uma parede, permite a transferência das cargas para a estrutura metálica definida pelas cantoneiras. A estrutura resultante é dúctil e não permite o colapso progressivo (OLIVEIRA, 2010). Metodologia A metodologia para o desenvolvimento dos estudos foi realizada nas seguintes etapas: O modelo experimental foi desenvolvido em pilaretes de alvenaria, por se constituir em um elemento que apresenta comportamento mais aproximado do encontro de paredes e os reforços constituídos por cantoneiras em forma de L com abas de 2 e espessura de 3/16 e contraventada através de parafusos de 5/16 espaçadas de 70 cm. Foram confeccionadas e ensaiadas 24 pilaretes em alvenaria na forma de T com abas quadradas de 13 cm de aresta e núcleo nas mesmas dimensões, a altura dos pilaretes apresentava dimensão de 1,45 m. A Figura 01 apresenta em forma de croqui, os modelos dos pilaretes e os detalhes dos reforços analisados.

3 Figura 01- Modelo de pilaretes e detalhes de reforço Procedimentos construtivos dos modelos analisados No sentido de facilitar o transporte e a realização dos ensaios de compressão, os pilaretes foram construídos dois a dois, separados entre si de 0,80m, sobre laje de concreto nas dimensões 0,30 m x 0,10 m x 1,45 m. Na construção das alvenarias foram utilizados blocos cerâmicos de oito furos (9x19x19)cm assentados a galga com argamassa mista de cimento, cal e areia, na dosagem volumétrica 1:1:6. Após a construção das alvenarias na forma de pilaretes, estes foram chapiscados e após 3 dias de construídos foram revestidos com argamassa mista de cimento, cal e areia, na dosagem volumétrica de 1:1:6, na espessura de1,5 cm, totalizando 13 cm entre faces externas de revestimento. Após o revestimento o topo dos pilaretes foram aplanados e nivelados com uma camada de argamassa de cimento e areia no traço 1:3 com espessura mínima, no máximo chegando à 10 mm. Para os pilaretes reforçados foram realizados furos com broca de vídea de 10 mm de diâmetro nas laterais das abas a cerca de 3 cm da aresta de encontro, espaçado de 70 cm, com o primeiro furo a cerca de 5 cm da base. Estes furos, em número de 3 para cada aba, permitiu transpassar os parafusos

4 de 5/16 entre lados opostos de uma mesma aba formando um travamento plano interconectando todas as 4 cantoneiras fixadas nos cantos das abas. As principais etapas do processo de fixação das cantoneiras como reforço estão mostradas na Figura 02. Figura 02 - Procedimentos de fixação dos reforços com cantoneiras de aço. Realização dos ensaios de resistência à compressão Os ensaios de resistência à compressão foram realizados em um pórtico de reação com controle de carga e deslocamento através de mecanismo servomotor. Estruturado na forma de quadro auto-reativo, possui três macacos hidráulicos de 500 kn de carga e curso de 200 mm. Para realização dos ensaios de compressão dos pilaretes foi utilizado apenas 1 macaco hidráulico de 500 KN. Embora o mecanismo servo-motor possua 2 LVDTs que registra e controla a aplicação de deslocamentos crescentes e controlados, foram utilizados mais 4 deflectômetros analógicos fixados em abas opostas, dois a dois. A Figura 03 mostra os detalhes dos ensaios realizados nos pilaretes sem reforço.

5 . Figura 03- Comportamento compressivo de pilaretes sem reforço nos ensaios de resistência à compressão Em cada aba, um dos deflectômetros fora fixado na argamassa através de dispositivos que envolvia apenas o blocos, e no outro os dispositivos envolviam a camada e argamassa de assentamento. Com esta disposição foi possível registrar as deformações diferenciadas em cada trecho e em cada aba, além das informações registradas na média das medidas dos LVDT s. A Figura 04 mostra detalhes dos ensaios realizados nos pilaretes com reforço em cantoneiras de aço.

6 . Figura 04- Comportamento compressivo de pilaretes sem reforço nos ensaios de resistência à compressão Resultados e análises Os gráficos seguintes mostram o comportamento compressivo dos pilaretes quando submetidos a acréscimo de deslocamentos impostos a taxa de 0,5 mm/min. O gráfico 01 apresenta as curvas carga x deformação dos pilaretes sem reforço; observa-se que os valores das cargas máximas, que provocaram a ruptura, variaram entre 210 kn e 240 kn, apresentando ruptura brusca. Em

7 muitos as cargas que provocam as primeiras fissuras nos blocos, produzem perturbação na curva. Gráfico 01 - Comportamento compressivo dos pilaretes sem reforço Como mostrado na seqüência de fotos da Figura 03, característica dos ensaios de pilaretes sem reforço, é possível observar que as primeiras fissuras ocorrem nos septos superiores do primeiro bloco (superior), propagam-se para os demais septos e para a camada de revestimento, até atingir a primeira junta de argamassa de assentamento. Neste momento é possível perceber fissuras no revestimento, que se propagam de cima para baixo. Em alguns pilaretes o bloco da base também apresenta fissuras nos septos, com menor intensidade que os superiores. Uma das razões que pode explicar este fenômeno pode ser a melhor ligação entre o primeiro bloco, assentado com argamassa à base metálica, e o confinamento que esta ligação produz no bloco. No bloco superior a carga é aplicada por um dispositivo de transferência sobre uma superfície aplanada e nivelada e entre estas se coloca uma chapa de madeira compensada de 4 mm, possibilitando uma certa liberdade de deformação. O Gráfico 02 apresenta as curvas carga x deslocamento dos pilaretes reforçados com cantoneiras de aço 2 x2 x3/16 conectadas por parafusos 5/16, espaçamento de 80cm. Observa-se que os valores das cargas máximas, que provocaram a ruptura, variaram entre 180 kn e 250 kn, apresentando uma ruptura inicial que produz uma queda da capacidade resistente, mas que estaciona em um certo nível de carga, variando entre 100 kn e 180 kn, mantendo-se assim por um longo período de deformação até que o dispositivo de aplicação de carga entra em contato com as cantoneiras e estas começam a receber parte da carga, elevando os níveis de resistência do conjunto.

8 . Gráfico 02 - Comportamento compressivo dos pilaretes reforçados com cantoneiras de aço 2 x2 x3/16 conectadas por parafusos 5/16 Como mostrado na seqüência de fotos da Figura 04, característica dos ensaios de pilaretes com reforço, é possível observar que igualmente aos pilaretes sem reforço as primeiras fissuras ocorrem nos septos superiores do primeiro bloco (superior) e se propaga para os demais septos. Pode se propagar para a camada de revestimento, muitas vezes percebida na curva carga x deformação, até atingir a primeira junta de argamassa de assentamento. Neste momento é possível perceber fissuras no revestimento, que se propaga de cima para baixo. Em alguns pilaretes o bloco da base também apresenta fissuras nos septos, com menor intensidade que os superiores. Só a partir do contato entre o dispositivo aplicador de carga com as cantoneiras de reforço é possível perceber acréscimo de carga crescente no comportamento compressivo do conjunto.

9 Conclusões Para a super-estrutura foram estudadas duas formas de reforço: a) utilizando capas de argamassa armada intertravadas, com o uso de conectores de aço sobre o revestimento existente e b) com uso de cantoneiras intertravadas com conectores de aço no encontro entre paredes e nas ligações das paredes com as lajes. As cantoneiras utilizadas nos encontros de paredes não se mostraram eficientes no incremento da capacidade de carga destes encontros. As cantoneiras horizontais e verticais deverão ter continuidade. Na hipótese de colapso de uma ou mais paredes o conjunto de peças de reforço terá o comportamento de uma estrutura metálica espacial. Esta solução oferece ductilidade, evita a ruptura brusca e o colapso progressivo. O reforço constituídos por cantoneiras de aço em forma de L com abas de 2, espessura de 3/16 e contraventada através de parafusos de 5/16 espaçadas de 70cm, não promove aumento da capacidade de carga dos pilaretes. O que se observou foi que, após o colapso de cada pilarete, o trecho central de alvenaria fragmentado, permaneceu retido entre as cantoneiras. Possivelmente este fato justifique a forma do trecho do diagrama situado após a carga de ruptura. Agradecimentos Os autores agradecem à FINEP Financiadora de Estudos e Projetos pelo apoio financeiro concedido através do Edital MCT/FINEP/FVA-HABITARE - 02/2004, Convênio nº , que tornou possível a pesquisa da qual este trabalho faz parte. Referências CAMPOS, M. D. Considerações sobre soluções para recuperação de prédios construídos com alvenaria resistente. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Orientador: Romilde Almeida de Oliveira, ELGAWADY, M.; LESTUZZI, P.; BADOUX, P. M. A review of conventional seismic retrofitting techniques for URM. 13th International Brick and Block Masonry Conference. Amsterdam, July 4-7, 2004, p OLIVEIRA, R. A. Desenvolvimento de modelos para recuperação de edificações em alvenaria resistente - Relatório Projeto FINEP Nº , 2010, 227p.

ANÁLISE DE MODELOS PARA REFORÇOS DE EMBASAMENTOS EM ALVENARIA PARA EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS EM ALVENARIA RESISTENTE

ANÁLISE DE MODELOS PARA REFORÇOS DE EMBASAMENTOS EM ALVENARIA PARA EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS EM ALVENARIA RESISTENTE TEMA 2 Rehabilitación y refuerzos de estructuras ANÁLISE DE MODELOS PARA REFORÇOS DE EMBASAMENTOS EM ALVENARIA PARA EDIFÍCIOS CONSTRUÍDOS EM ALVENARIA RESISTENTE Carlos Welligton de A. Pires Sobrinho 1,a,

Leia mais

INFLUÊNCIA DO REVESTIMENTO, SIMPLES E ARMADO, NO COMPORTAMENTO DE PAREDINHAS EM ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS DE VEDAÇÃO

INFLUÊNCIA DO REVESTIMENTO, SIMPLES E ARMADO, NO COMPORTAMENTO DE PAREDINHAS EM ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS DE VEDAÇÃO INFLUÊNCIA DO REVESTIMENTO, SIMPLES E ARMADO, NO COMPORTAMENTO DE PAREDINHAS EM ALVENARIA DE BLOCOS CERÂMICOS DE VEDAÇÃO Escreva o Título em Inglês Aqui - comprimento 2 caracteres Carlos Welligton de Azevedo

Leia mais

INFLUÊNCIA DO REVESTIMENTO NA RESISTÊNCIA DE PAREDES DE ALVENARIA RESISTENTE DE BLOCOS CERÂMICOS

INFLUÊNCIA DO REVESTIMENTO NA RESISTÊNCIA DE PAREDES DE ALVENARIA RESISTENTE DE BLOCOS CERÂMICOS www.asaee.org.br INFLUÊNCIA DO REVESTIMENTO NA RESISTÊNCIA DE PAREDES DE ALVENARIA RESISTENTE DE BLOCOS CERÂMICOS INFLUENCE OF THE MORTAR COVERING ON THE STRENGHT OF CLAY MASONRY WALLS F. A. N. Silva (1);

Leia mais

3. Descrição dos Testes Experimentais

3. Descrição dos Testes Experimentais 36 3. Descrição dos Testes Experimentais Neste capítulo serão descritos todos os testes experimentais realizados. 3.1. Considerações Iniciais O sistema estrutural construído consiste em uma laje mista

Leia mais

Edificações em alvenaria resistente na região metropolitana do Recife

Edificações em alvenaria resistente na região metropolitana do Recife Edificações em alvenaria resistente na região metropolitana do Recife Masonry buildings in the metropolitan region of Recife Romilde Almeida Oliveira Fernando Artur Nogueira Silva Carlos Welligton de Azevedo

Leia mais

PRECON INDUSTRIAL S/A BH.

PRECON INDUSTRIAL S/A BH. LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL LMCC 1/7 ENDEREÇO: Av. Roraima, 1000 Prédio 10, Campus Camobi, Santa Maria/RS CEP 97105-900 TELEFONE: (55) 3220.8608 (Fax) Direção 3220.8313 Secretaria 3220.8461

Leia mais

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS

CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS 1 TÓPICOS ESPECIAIS ECIVIL II Alvenaria estrutural CAPÍTULO I SISTEMAS ESTRUTURAIS SISTEMAS ESTRUTURAIS TOTALMENTE ESTRUTURADO ESTRUTURA MISTA 2 TOTALMENTE ESTRUTURADO Quando os elementos estruturais de

Leia mais

Antônio Augusto Costa de Azevedo

Antônio Augusto Costa de Azevedo UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PRAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL Antônio Augusto Costa de Azevedo AVALIAÇÃO COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA

Leia mais

Soluções para Alvenaria

Soluções para Alvenaria Aços Longos Soluções para Alvenaria BelgoFix Tela BelgoRevest Murfor Produtos ARCE1109-0210_SOL_ALVENARIA.indd 1 20/01/14 15:00 BelgoFix BelgoFix : marca registrada da Belgo Bekaert Arames Telas Soldadas

Leia mais

Influência da junta vertical no comportamento mecânico da alvenaria de blocos de concreto

Influência da junta vertical no comportamento mecânico da alvenaria de blocos de concreto BE00 Encontro Nacional Betão Estrutural 00 Guimarães 5,, 7 de Novembro de 00 Influência da junta vertical no comportamento mecânico da alvenaria de blocos de concreto Gihad Mohamad 1 Paulo Brandão Lourenço

Leia mais

3 PROGRAMA EXPERIMENTAL

3 PROGRAMA EXPERIMENTAL 3 PROGRAMA EXPERIMENTAL 3.1.Características dos modelos ensaiados 3.1.1.Parâmetros e variáveis A Figura 3.1 apresenta as características geométricas dos espécimes. Figura 3.1 Características geométricas

Leia mais

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA. ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. SISTEMAS CONSTRUTIVOS COM BLOCOS CERÂMICOS: DO PROJETO Á OBRA ENG. MARCELO PESSOA DE AQUINO FRANCA, MSc. 1 O SISTEMA CONSTRUTIVO Ausência de vergas Lajes que se apoiam sobre os tijolos Juntas de assentamento

Leia mais

Interação de paredes

Interação de paredes 1/36 Alvenaria Estrutural Interação de paredes 2/36 TRABALHO EXPERIMENTAL REALIZADO Blocos cerâmicos com dimensão modular 15cm x 20cm x 30cm Tipo Largura (cm) Altura ( cm) Comp.(cm) Meio bloco 14 19 14

Leia mais

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Arq. Sabrina Moreira Villela Prof. Dr. Francisco Carlos

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS.

ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS. ANÁLISE EXPERIMENTAL COMPARATIVA DE LAJES UNIDIRECIONAIS NERVURADAS PARA DIFERENTES PROCESSOS CONSTRUTIVOS. RESUMO Ricardo frazzetto Guetner (1), Alexandre Vargas (2). UNESC Universidade do Extremo Sul

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Características dos Pilares Foram ensaiados seis pilares com as características mostradas na Figura 3.1. Os pilares têm seção transversal retangular de 12,5 cm x 15 cm e altura

Leia mais

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO

Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Engenharia Civil Construção Civil I DRYWALL: VEDAÇÃO Aula 18 Ana Larissa Dal Piva Argenta, MSc Sistema drywall: o Drywall é uma expressão inglesa que significa parede seca, ou seja, que não necessita de

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I

LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I LISTA DE EXERCÍCIOS MECÂNICA DOS SÓLIDOS I A - Tensão Normal Média 1. Ex. 1.40. O bloco de concreto tem as dimensões mostradas na figura. Se o material falhar quando a tensão normal média atingir 0,840

Leia mais

INFLUÊNCIA DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL EM PRISMAS DE ALVENARIA RESISTENTE DE BLOCOS CERÂMICOS

INFLUÊNCIA DA ARGAMASSA DE REVESTIMENTO NA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO AXIAL EM PRISMAS DE ALVENARIA RESISTENTE DE BLOCOS CERÂMICOS Anais das XXXII Jornadas Sulamericanas de Engenharia Estrutural Maio / 2006 ISBN 85-99956-01-9 Monitoramento, Manutenção, Reparo e Reforço de Estruturas Trabalho JOR0501 - p. 2359-2367 INFLUÊNCIA DA ARGAMASSA

Leia mais

4 Descrição dos Ensaios Experimentais

4 Descrição dos Ensaios Experimentais 4 Descrição dos Ensaios Experimentais 4.1. Parâmetros do Projeto O sistema estrutural analisado consiste em uma laje com um perfil metálico, cujas dimensões estão descritas no capítulo anterior e duas

Leia mais

4 Ensaios Principais: Descrição e Apresentação dos Resultados

4 Ensaios Principais: Descrição e Apresentação dos Resultados 4 Ensaios Principais: Descrição e Apresentação dos Resultados 4.1. Introdução Neste capítulo é feita a descrição e a apresentação dos ensaios referentes às vigas hiperestáticas. Na descrição dos ensaios

Leia mais

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE PAREDES DE ALVENARIA REFORÇADAS COM ARMADURA DE JUNTA

ANÁLISE EXPERIMENTAL DE PAREDES DE ALVENARIA REFORÇADAS COM ARMADURA DE JUNTA ANÁLISE EXPERIMENTAL DE PAREDES DE ALVENARIA REFORÇADAS COM ARMADURA DE JUNTA EQUIPE Edna Alves Oliveira Doutora em Engenharia de Estruturas. Professora do Curso de Mestrado em Construção Civil da FEA

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Novas evidências experimentais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Novas evidências experimentais Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Conteúdos da apresentação dos novos ensaios ao fogo Ensaios ao fogo à escala real no âmbito dos projetos: FRACOF (Ensaio 1 - fogo padrão ISO) COSSFIRE (Ensaio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

PROJETO ESTRUTURAL. Marcio A. Ramalho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND

PROJETO ESTRUTURAL. Marcio A. Ramalho ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND PROJETO ESTRUTURAL Marcio A. Ramalho Parâmetros para o Dimensionamento PAE / 2 Tensões Admissíveis e Estados Limites Segurança: capacidade de suportar ações previstas garantida a funcionalidade Tensões

Leia mais

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO I CADERNO DE QUESTÕES

AVALIAÇÃO UNIFICADA 2016/1 ENGENHARIA CIVIL/6º PERÍODO NÚCLEO I CADERNO DE QUESTÕES CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Você está recebendo o CADERNO DE QUESTÕES e a FOLHA DE RESPOSTA. 1º SEMESTRE - 2013 Para cada questão há somente uma alternativa correta. Assinale na folha de respostas a

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 3.1. Considerações iniciais O estudo experimental desta pesquisa foi realizado no laboratório de estruturas e materiais (LEM) da PUC-Rio com o fim de analisar o comportamento de

Leia mais

Estruturas Metálicas

Estruturas Metálicas Estruturas Metálicas Estruturas Metálicas Vantagens: Precisão na fabricação das peças alto controle de qualidade; Garantia das propriedades dos matérias; Resistente a choques e vibrações; Obras mais rápidas

Leia mais

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto

Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto Pré-dimensionamento das fôrmas dos elementos de concreto China International Trust&Investment Plaza CITIC - Sky Central Plaza - 1997 Guangzhou/China (391m/322m) Referência: Introdução à concepção estrutural

Leia mais

Elementos de vedação e divisórios

Elementos de vedação e divisórios UNIV. FEDERAL DE OURO PRETO Escola de Minas DECIV CIV601 - Técnicas Construtivas Elementos de vedação e divisórios Prof. Guilherme Brigolini CONCEITUAÇÃO vedação vertical: elementos que compartimentam

Leia mais

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil

Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto. Arqtº Carlos Alberto Tauil Desempenho acústico e resistência ao fogo da alvenaria com blocos de concreto Arqtº Carlos Alberto Tauil 1 Desempenho Acústico Níveis de desempenho para componentes de fachada para ensaios em laboratório:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE CONTRAVERGAS A PARTIR DE ENSAIO DE RESISTÊNCIA À FLEXÃO A QUATRO PONTOS

COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE CONTRAVERGAS A PARTIR DE ENSAIO DE RESISTÊNCIA À FLEXÃO A QUATRO PONTOS COMPARATIVO ENTRE DIFERENTES TIPOS DE CONTRAVERGAS A PARTIR DE ENSAIO DE RESISTÊNCIA À FLEXÃO A QUATRO PONTOS Maurício Dal-Bó Mazzucco 1, Jakson Fábio Bitencourt Araújo 2 1 Estudante de Engenharia Civil

Leia mais

7 Considerações finais 7.1. Introdução

7 Considerações finais 7.1. Introdução 7 Considerações finais 7.1. Introdução Este trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma investigação teórica e experimental sobre os conectores de cisalhamento Perfobond e propor uma nova geometria

Leia mais

4 Programa Experimental 4.1. Parâmetros de Projeto

4 Programa Experimental 4.1. Parâmetros de Projeto 4 Programa Experimental 4.1. Parâmetros de Projeto O comportamento de dois modelos de vigas mistas, submetidas a um carregamento estático monotônico, foi analisado experimentalmente no Laboratório de Estruturas

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado Escolha do tipo de reforço

Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado Escolha do tipo de reforço Aspectos de projeto 5/06/206 Quando se deve recuperar/reforçar? Técnicas de recuperação e reforço de estruturas de concreto armado Escolha do tipo de reforço Leila Cristina Meneghetti Valverdes Abril,

Leia mais

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO

TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO TENSÃO NORMAL e TENSÃO DE CISALHAMENTO 1) Determinar a tensão normal média de compressão da figura abaixo entre: a) o bloco de madeira de seção 100mm x 120mm e a base de concreto. b) a base de concreto

Leia mais

Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014

Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014 1 Análise de custos nas diferenças das dimensões da seção transversal dos pilares em concreto armado entre a NBR 6118: 2007 x NBR 6118: 2014 Marcos Rebuá dos Santos marcos.rebua@hotmail.com MBA em Projeto,

Leia mais

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície

O que são os revestimentos verticais??? REVESTIMENTO: Cartão de visitas da empresa!!! que cobre uma superfície Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil PCC-2436 Tecnologia da Construção de Edifícios II Aula 05: Revestimentos Verticais Conceituação e Classificação

Leia mais

Contribuição técnica nº 1

Contribuição técnica nº 1 Contribuição técnica nº 1 ESTUDO NUMÉRICO-EXPERIMENTAL DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS COM CHAPA DE TOPO ENTRE VIGA METÁLICA DE SEÇÃO I E PILAR MISTO PREENCHIDO COM CONCRETO DE SEÇÃO QUADRADA Autoras: Marcela

Leia mais

PEF3305 Mecânica dos Solos e das Rochas I Coleção 6 Geomecânica e a Teoria da Elasticidade

PEF3305 Mecânica dos Solos e das Rochas I Coleção 6 Geomecânica e a Teoria da Elasticidade 1) Um dos ensaios de campo usados para projetar fundações é a prova de carga sobre placa. Trata-se de uma placa circular metálica de 80 cm de diâmetro carregada por um macaco que reage contra uma viga.

Leia mais

ANÁLISE NUMÉRICA DE BLOCOS E PRISMAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL SUBMETIDOS AO ESFORÇO DE COMPRESSÃO

ANÁLISE NUMÉRICA DE BLOCOS E PRISMAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL SUBMETIDOS AO ESFORÇO DE COMPRESSÃO 1 ANÁLISE NUMÉRICA DE BLOCOS E PRISMAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL SUBMETIDOS AO ESFORÇO DE COMPRESSÃO Daniel Victor Rodrigues Barbosa (1) Everton dos Santos Bezerra (2) Humberto Mycael Mota Santos (3) Jonatercio

Leia mais

Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes

Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes Fissuras em Alvenarias Causas mais frequentes Prof. Ronaldo Duarte Tipos de movimentos a que os prédios estão sujeitos e suas causas principais (B. Martin, Joints in Buildings, 1977 ) Causa Efeitos Duração

Leia mais

Análise do dimensionamento de vigas de concreto armado sob flexão simples quanto a ductilidade

Análise do dimensionamento de vigas de concreto armado sob flexão simples quanto a ductilidade Análise do dimensionamento de vigas de concreto armado sob flexão simples quanto a ductilidade Ronan Vieira de Carvalho Filho Graduando em Engenharia Civil, Universidade Vila Velha. E -mail:

Leia mais

elementos estruturais

elementos estruturais conteúdo 1 elementos estruturais 1.1 Definição As estruturas podem ser idealizadas como a composição de elementos estruturais básicos, classificados e definidos de acordo com a sua forma geométrica e a

Leia mais

Engenharia Civil Alvenaria Estrutural

Engenharia Civil Alvenaria Estrutural MATERIAIS PARA ALVENARIA ESTRUTURAL Normas Nacionais a) NBR 15961-1/11 - Blocos de Concreto, Parte 1: Projeto; NBR 15961-2/11 - Blocos de Concreto, Parte 2: Execução e controle de obras; b) NBR 6136/16

Leia mais

Parâmetros para o dimensionamento

Parâmetros para o dimensionamento Parâmetros para o dimensionamento Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Projeto em Alvenaria estrutural Concepção estrutural; Modulação; Integração entre estrutura

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1 Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 Prof: Diego R. Alba 1. O macaco AB é usado para corrigir a viga defletida DE conforme a figura. Se a força compressiva

Leia mais

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O

Revestimentos de Argamassa. Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O Revestimentos de Argamassa Tecnologia de Argamassa P R O M O Ç Ã O TECNOLOGIA DA ARGAMASSA Conceitos Sistema de Revestimento de Argamassa Desempenho do sistema Materiais Constituintes Dosagem Escolha do

Leia mais

5 Resultados Experimentais

5 Resultados Experimentais 5 Resultados Experimentais 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados os resultados medidos dos dois testes experimentais em escala real realizados para a comparação dos resultados teóricos. 5.2.

Leia mais

ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO

ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO ENSAIOS ESTRUTURAIS EM LABORATÓRIO RIO TIPOS DE ENSAIO ESTRUTURAL EM LABORATÓRIO - Modelos reduzidos. Validade em regime elástico (modelos numéricos mais competitivos e fiáveis); regime não linear (dificuldade

Leia mais

13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico. Desempenho de Dormentes de Madeira Reforçados com Placas de Aço Embutidos na Camada

13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico. Desempenho de Dormentes de Madeira Reforçados com Placas de Aço Embutidos na Camada 13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária Fórum Técnico Desempenho de Dormentes de Madeira Reforçados com Placas de Aço Embutidos na Camada de Lastro Ferroviário Prof. Rudney C. Queiroz Departamento de

Leia mais

Disciplina de Estruturas Metálicas

Disciplina de Estruturas Metálicas DECivil Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura Disciplina de Estruturas Metálicas Aulas de Problemas Prof. Francisco Virtuoso Prof. Eduardo Pereira 2009/2010 Capítulo 7 Ligações em estruturas

Leia mais

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria

Alvenaria de Vedação. Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Alvenaria de Vedação Tecnologia das Construções Profª Bárbara Silvéria Considerações Gerais Alvenaria, pelo dicionário da língua portuguesa, é a arte ou ofício de pedreiro ou alvanel, ou ainda, obra composta

Leia mais

SUBSTITUIÇÃO TOTAL DO AÇO, USANDO BAMBU COMO ARMADURA DE COMBATE A FLEXÃO EM VIGAS DE CONCRETO.

SUBSTITUIÇÃO TOTAL DO AÇO, USANDO BAMBU COMO ARMADURA DE COMBATE A FLEXÃO EM VIGAS DE CONCRETO. SUBSTITUIÇÃO TOTAL DO AÇO, USANDO BAMBU COMO ARMADURA DE COMBATE A FLEXÃO EM VIGAS DE CONCRETO. RESUMO Claiton Sommariva de Oliveira (1), Márcio Vito (2). UNESC Universidade do Extremo Sul Catarinense

Leia mais

PAINEL DE VEDAÇÃO VERTICAL DE TUBOS DE PAPELÃO FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014

PAINEL DE VEDAÇÃO VERTICAL DE TUBOS DE PAPELÃO FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e Tipologias para Habitações de Interesse Social PAINEL DE VEDAÇÃO VERTICAL DE TUBOS DE PAPELÃO FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e

Leia mais

Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014

Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e Tipologias para Habitações de Interesse Social Painéis de garrafas PET e argamassa armada FICHA CATALOGRÁFICA NOVEMBRO/2014 Tecnologias, Sistemas Construtivos e Tipologias

Leia mais

RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DA ALVENARIA: INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE ADERÊNCIA DAS ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO.

RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DA ALVENARIA: INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE ADERÊNCIA DAS ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO. RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO DA ALVENARIA: INFLUÊNCIA DA CAPACIDADE DE ADERÊNCIA DAS ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO. Mara Fátima do Prado Rocha* Luiz Antonio Pereira de Oliveira** Resumo O presente estudo tem

Leia mais

Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento.

Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento. Aula 2 - Tensão Normal e de Cisalhamento. A - TENSÃO NORMAL MÉDIA 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a figura 1.17a. Se AB tiver diâmetro de 10 mm

Leia mais

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas: ENGENHEIRO CIVIL 1 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 01 A 20 01. De acordo com as definições da NBR 6118:2003 (Projetos de Estruturas de Concreto), em estruturas de concreto, armaduras ativas são denominadas:

Leia mais

Tração do Concreto: Comparação entre os Métodos de Ensaios de Tração por Compressão Diametral e Tração por Flexão

Tração do Concreto: Comparação entre os Métodos de Ensaios de Tração por Compressão Diametral e Tração por Flexão Tração do Concreto: Comparação entre os Métodos de Ensaios de Tração por Compressão Diametral e Tração por Flexão Larissa Alves Matos, Elder Márcio Sousa Serqueira, Nara Miranda de Oliveira Cangussu e

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174811 Desempenho de fachadas com painéis pré-moldados de concreto Luciana Alves de Oliveira Palestra apresentado no Seminário ABCP no Concrete Show: Aplicações Práticas da Norma

Leia mais

ADEIRA Marquitetura e engenharia

ADEIRA Marquitetura e engenharia ADEIRA M PONTE ESTRADA DO MAR Autores: Julio César Pigozzo Jorge Luís Nunes de Góes Alexandre José Soares Miná Carlito Calil Junior Antonio Alves Dias A Ponte Estrada do Mar, localizada na rodovia SP 148,

Leia mais

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa.

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 1 Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

II SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPE CAMPUS CARUARU 17 a 21 de outubro de 2011 Caruaru Pernambuco Brasil

II SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPE CAMPUS CARUARU 17 a 21 de outubro de 2011 Caruaru Pernambuco Brasil II SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO IFPE CAMPUS CARUARU 17 a 21 de outubro de 2011 Caruaru Pernambuco Brasil UM COMPARATIVO ENTRE OS BLOCOS CERÂMICOS UTILIZADOS NAS EDIFICAÇÕES DE CARUARU: ESTUDOS

Leia mais

3. Descrição de materiais, vigas de teste e ensaios

3. Descrição de materiais, vigas de teste e ensaios 3. Descrição de materiais, vigas de teste e ensaios 3.1. Introdução Sendo o foco desta pesquisa o estudo experimental de vigas parede de concreto reforçado com bambu, neste capítulo se indica o processo

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014

RELATÓRIO TÉCNICO. Local: Jardim Zaira - Mauá. 1. Concepção estrutural. 2. Materiais. Obra: Tipologia Habitacional para Encostas. Data: Junho de 2014 RELATÓRIO TÉCNICO Obra: Tipologia Habitacional para Encostas Local: Jardim Zaira - Mauá Data: Junho de 2014 1. Concepção estrutural A estrutura dos edifícios foi concebida em alvenaria estrutural não armada.

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO ABNT NBR 15575

NORMA DE DESEMPENHO ABNT NBR 15575 A solução sustentável em tijolos, blocos estruturais, blocos de vedação e elementos cerâmicos. NORMA DE DESEMPENHO ABNT NBR 15575 De Vedações Verticais Internas e Externas dos blocos CERÂMICA ROQUE Peças

Leia mais

3 Programa Experimental

3 Programa Experimental 3 Programa Experimental 31 Introdução Este estudo experimental tem como objetivo avaliar a aderência entre o concreto e compósitos de tecido de fibra de carbono por meio de ensaios traçãocompressão de

Leia mais

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48

1.8 Desenvolvimento da estrutura de edifícios 48 Sumário Capítulo 1 Desenvolvimento histórico de materiais, elementos e sistemas estruturais em alvenaria 23 1.1 História dos materiais da alvenaria 24 1.2 Pedra 24 1.3 Tijolos cerâmicos 26 1.4 Blocos sílico-calcários

Leia mais

4 Descrição do Programa Experimental

4 Descrição do Programa Experimental Descrição do Programa Experimental 4.1. Considerações Gerais O programa experimental tem como objetivo principal a visualização do comportamento estrutural em escala real, analisando-se os resultados e

Leia mais

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I. Fundações Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios TÉCNICAS CONSTRUTIVAS I Fundações Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br Função dos elementos estruturais

Leia mais

Saiba mais sobre o. BelgoFix

Saiba mais sobre o. BelgoFix Saiba mais sobre o BelgoFix O que é BelgoFix? BelgoFix é uma tela eletrossoldada galvanizada empregada nas ligações das alvenarias com a estrutura ou entre paredes. Por que usar BelgoFix? BelgoFix - Modelos

Leia mais

Cisalhamento Horizontal

Cisalhamento Horizontal Cisalhamento Horizontal Cisalhamento Horizontal A força de cisalhamento horizontal admissível num pilar parede deve atender a: A H 1,4H A f v k γ m Pilar-parede 216 Flexão e Compressão Paredes ou pilares

Leia mais

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº CCC/ /13 MASSA PRONTA PARA ASSENTAMENTO ENSAIOS DIVERSOS

RELATÓRIO DE ENSAIO Nº CCC/ /13 MASSA PRONTA PARA ASSENTAMENTO ENSAIOS DIVERSOS Página. 1/8 RELATÓRIO DE ENSAIO Nº CCC/270.582/13 MASSA PRONTA PARA ASSENTAMENTO ENSAIOS DIVERSOS INTERESSADO: DE PAULA & PERUSSOLO LTDA. - ME Prl. Avenida Governador Manoel Ribas, s/n Riozinho de Baixo

Leia mais

5 Apresentação e Análise dos Resultados

5 Apresentação e Análise dos Resultados 5 Apresentação e Análise dos Resultados 5.1. Introdução Neste capítulo são apresentados e analisados os resultados obtidos nos ensaios dos seis consoles, comparando-os com os valores teóricos dos modelos

Leia mais

Estudos introdutórios à Engenharia de Estruturas

Estudos introdutórios à Engenharia de Estruturas Estudos introdutórios à Engenharia de Estruturas Introdução à Estabilidade das Estruturas O edifício pode ser definido como um conjunto de elementos organizados de tal forma capaz de suportar os esforços

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Aula 2 - Tensão/Tensão Normal e de Cisalhamento Média; Tensões Admissíveis. A - TENSÃO NORMAL MÉDIA 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a Figura 1.17a.

Leia mais

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Desempenho potencial de alvenarias de blocos cerâmicos vazados Eng Ercio Thomaz

18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP. Desempenho potencial de alvenarias de blocos cerâmicos vazados Eng Ercio Thomaz 18/junho/2015 Caesar Business Faria Lima São Paulo, SP Desempenho potencial de alvenarias de blocos cerâmicos vazados Eng Ercio Thomaz 1 Quem deve atender é o sistema construtivo como um todo (paredes,

Leia mais

3 Estudo experimental

3 Estudo experimental 3 Estudo experimental Neste capítulo são apresentadas as características dos pilares concebidos para permitir a variação do cobrimento das armaduras, o concreto utilizado, a instrumentação, os sistemas

Leia mais

CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV

CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV CONSUMO DE MATERIAIS Exercício IV Prof. Marco Pádua Exercício: Calcular o consumo de materiais considerando uma concretagem em conjunto com uma alvenaria de blocos de concreto. profmarcopadua.net------------------------------------------exercício

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL AULA 12 : Traço de Concreto e suas propriedades PROFESSOR: DANILO FERNANDES DE MEDEIROS, M.SC danilofmedeiros@yahoo.com.br Bem como outros conhecimentos já abordados nas aulas

Leia mais

06/10/2009. Alvenaria. Origem das estruturas... Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio sistema de alvenaria.

06/10/2009. Alvenaria. Origem das estruturas... Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio sistema de alvenaria. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CÁLCULO ESTRUTURAL AULA 01- MÓDULO 02 Saber Resolve Cursos Online www.saberesolve.com.br Sumário 1 Elementos Estruturais de um Edifício... 3 1.1 Elementos e definições... 3 1.2 Concreto

Leia mais

O que é alvenaria estrutural? Uso de paredes simultaneamente como elementos de vedação e resistente às cargas verticais e horizontais.

O que é alvenaria estrutural? Uso de paredes simultaneamente como elementos de vedação e resistente às cargas verticais e horizontais. O que é alvenaria estrutural? Uso de paredes simultaneamente como elementos de vedação e resistente às cargas verticais e horizontais. Potencial da Alvenaria Estrutural Déficit brasileiro = 12 milhões

Leia mais

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL

3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL 3º FORUM MINEIRO DE ALVENARIA ESTRUTURAL PARÂMETROS DE PROJETO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO Eng o. Roberto de Araujo Coelho, M.Sc. 1 NBR 15961 1 : Projeto Requisitos mínimos para o projeto

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DIVISÓRIAS INTERNAS DE EDIFÍCIOS EM ALVENARIA DE BLOCOS DE GESSO-foco na sustentabilidade

UTILIZAÇÃO DE DIVISÓRIAS INTERNAS DE EDIFÍCIOS EM ALVENARIA DE BLOCOS DE GESSO-foco na sustentabilidade UTILIZAÇÃO DE DIVISÓRIAS INTERNAS DE EDIFÍCIOS EM ALVENARIA DE BLOCOS DE GESSO-foco na sustentabilidade 1 1: LTH-ITEP Instituto de Tecnologia de Pernambuco e-mail: carlos@itep.br web: http://www.itep.br

Leia mais

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015

9º ENTEC Encontro de Tecnologia: 23 a 28 de novembro de 2015 COMPORTAMENTO DAS AMARRAÇÕES NA ALVENARIA ESTRUTURAL Rodrigo Terencio da Silva 1 ; Tarniê Vilela Nunes 2 1, 2 Universidade de Uberaba (UNIUBE) rodrigoterencio@edu.uniube.br ; tarnie.projetos@gmail.com

Leia mais

08/06/2011. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção

08/06/2011. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção 1 Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 2 Alvenaria No Egito, primerio sistema de alvenaria.

Leia mais

ALV L ENA N RI R A I E ST S RU R TURA R L L 1

ALV L ENA N RI R A I E ST S RU R TURA R L L 1 ALVENARIA ESTRUTURAL 1 APRESENTAÇÃO O curso de Alvenaria Estrutural será apresentado em forma de treinamento profissional, visando a prática construtiva e ao dimensionamento. Seguirá as prescrições das

Leia mais

EDI-49 Concreto Estrutural II

EDI-49 Concreto Estrutural II Divisão de Engenharia Civil Projeto Parte 01 Introdução 2015 www.ita.br www.civil.ita.br Projeto de Edifícios Discute-se o projeto de estruturas usuais de concreto armado e, em particular, de edifícios

Leia mais

3 Estudo experimental

3 Estudo experimental 3 Estudo experimental Neste capítulo são apresentadas as características das placas de ancoragem e dos blocos de concreto utilizados como material base, a instrumentação, os sistemas de aplicação do carregamento

Leia mais

EFEITO DO CONFINAMENTO LATERAL NO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL

EFEITO DO CONFINAMENTO LATERAL NO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL EFEITO DO CONFINAMENTO LATERAL NO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL Pilar sem reforço Pilar com reforço por confinamento António Costa Consequências da deficiente cintagem das zonas críticas EFEITO DO CONFINAMENTO

Leia mais

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO

EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO CONSTRUÇÃO CIVIL III TC 038 EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS EM AÇO PROF. ANA PAULA BRANDÃO CAPRARO 10/04 12/04 17/04 19/04 24/04 26/04 03/05 08/05 HISTÓRICO ESTRUTURAS METÁLICAS DETALHES CONSTRU. ESTRUTURAS METÁLICAS

Leia mais

Terceira Lista de Exercícios

Terceira Lista de Exercícios Universidade Católica de Petrópolis Disciplina: Resistência dos Materiais II Prof.: Paulo César Ferreira Terceira Lista de Exercícios 1. Para os estados de tensões abaixo, Pede-se: a) Componentes de tensão

Leia mais

2. Revisão Bibliográfica

2. Revisão Bibliográfica . Revisão Bibliográfica.1. Considerações iniciais Neste capítulo é apresentada uma revisão bibliográfica sobre pilares de concreto armado, dividida basicamente em duas partes. A primeira apresenta alguns

Leia mais

Soluções para Alvenaria. Informe Técnico

Soluções para Alvenaria. Informe Técnico Soluções para Alvenaria Informe Técnico Qualidade que faz a diferença em Alvenaria. Para o mercado de Alvenaria, escolher a qualidade Belgo Bekaert Arames significa estar pronto para difíceis demandas,

Leia mais

110 o uso do aço na arquitetura

110 o uso do aço na arquitetura 110 o uso do aço na arquitetura 10 objetivo: compreender o funcionamento estrutural do edifício e fornecer alternativas para seu bom desempenho estrutural 111 edifícios de andares múltiplos: Conceito relativo

Leia mais

8. ENSAIOS DE PAREDES DE ALVENARIA COM ABERTURA

8. ENSAIOS DE PAREDES DE ALVENARIA COM ABERTURA 155 8. ENSAIOS DE PAREDES DE ALVENARIA COM ABERTURA Com a análise dos resultados dos ensaios sobre paredinhas verificou-se que a aplicação de um revestimento armado contribuiu, de modo geral, para a melhoria

Leia mais