Introdução às Ciências do Mar: módulo de Oceanografia Física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Introdução às Ciências do Mar: módulo de Oceanografia Física"

Transcrição

1 Introdução às Ciências do Mar: módulo de Oceanografia Física O Oceano como um sistema físico e o seu papel no ciclo hidrológico O oceano é um sistema físico, pois no seu interior e através das suas fronteiras desenrolam-se processos físicos, ou seja, processos descritos por leis da física. A Oceanografia Física tem como objectivo compreender, descrever e analisar estes processos. Assim, para além de fazer o diagnóstico, poderá também fazer o prognóstico da evolução destes sistemas e prever as suas implicações. Estas, não são só físicas e, por isso, a Oceanografia é uma matéria interdisciplinar em que a Oceanografia Física representa uma parte fundamental. A transferência sucessiva de água entre os diversos reservatórios existentes na Terra chama-se Ciclo Hidrológico. A atmosfera, embora tenha um baixo conteúdo relativo de água, desempenha um papel importante como agente nessa transferência. Mas o oceano domina o ciclo hidrológico em termos de conteúdo de água. Ele contém cerca de 97% do total de água do Planeta. Contudo é a atmosfera que proporciona as grandes transferências de água (e de energia ) de região para região através do ciclo hidrológico. De facto, o tempo de residência da água nos oceanos é medido em milhares de anos e na atmosfera é medido em dias! Tempo de residência: o período de tempo médio em que uma molécula de água é armazenada num dado reservatório do ciclo hidrológico. É calculado dividindo a quantidade de água num reservatório pela quantidade de água que entra (ou sai ) na unidade de tempo. Manifestações da presença de água na atmosfera são as nuvens e os nevoeiros. Ambos consistem em pequeníssimas gotas de água ou cristais de gelo que condensaram. Contudo, a maior parte da água na atmosfera está no estado gasoso (vapor de água). O ar está saturado quando há um equilíbrio entre condensação e evaporação. Quanto maior for a temperatura, maior a energia disponível para a evaporação e assim o ar quente suporta mais humidade que o ar frio, sem saturar. Há duas formas pelas quais o ar não saturado pode arrefecer e assim ficar saturado e começar a condensar, formando nuvens ou nevoeiro: (i) arrefecimento adiabático quando o ar sobe e se expande, porque a pressão atmosférica diminui; (ii) arrefecimento provocado por contacto com superfícies frias.

2 O Oceano é um sistema físico que interage com os outros sistema que integram o grande sistema que é o Planeta. Interacção do Oceano com a Atmosfera e processos físicos no Oceano

3 O CICLO HIDROLÓGICO O ciclo hidrológico, mostrando os movimentos anuais de água através do ciclo (números a negro) e a quantidade de água acumulada em cada reservatório (números a azul). Todas as quantidades estão em kg (10 15 kg de água 10 3 km 3 ). (adaptado de Open Univ. Course Team, 1989) Reservatório Percentagem do total Profundidade da esfera (m) Oceanos Calotes polares e gelo Água no solo Rios e lagos Atmosfera A quantidade de água nos diversos reservatórios, em termos da percentagem do total e em termos de profundidade se toda o conteúdo se espalhasse pela Terra. (adaptado de Stowe, 1979)

4 Mecanismos que geram os movimentos do Oceano A água do oceano está em movimento constante, com escalas que vão desde as grandes correntes até aos pequenos vórtices. Quais as causas de todo este movimento? A resposta mais breve será: a radiação solar e a rotação da Terra. Contribuição da energia radiante solar A) O Sol influência a circulação oceânica através da circulação atmosférica, isto é, os ventos. A energia é transferida dos ventos para as camadas superficiais do oceano através do atrito entre a atmosfera e a superfície do mar. Esta é a chamada circulação induzida pelo vento. B) Sol influencia a circulação oceânica porque causa variações na temperatura e na salinidade da água do mar, que por sua vez controlam a densidade da água do mar. As variações de temperatura são causadas por fluxos de calor através da interface arágua. As variações de salinidade são causadas pela adição e remoção de água doce, principalmente pela precipitação e evaporação, mas também pelas transições geloágua, nas regiões polares. Todos estes processos estão directa ou indirectamente ligados ao efeito da energia radiante solar. Se, por algum processo, a água superficial do oceano se tornar mais densa que a água que se encontra por baixo, gera-se uma situação de instabilidade e a água superficial afunda-se. Gera-se assim uma circulação, governada pela densidade, que resulta de um arrefecimento e/ou de um aumento da salinidade da água superficial. À circulação induzida por variações espaciais da densidade chama-se circulação termohalina. Contribuição da rotação da Terra Excepto para uma camada muito fina junto ao fundo do oceano, o arrastamento da água pela Terra sólida é inexistente. O mesmo se passa para as massas de ar. Um projéctil disparado para norte a partir do equador move-se para leste tal como a Terra e para norte com a velocidade do disparo. À medida que se desloca para norte, a velocidade com que a Terra se move para leste é cada vez menor (v=ωr..!). Como resultado, relativamente à Terra, o projéctil não se desloca só para norte, mas também para leste, ou seja, para a sua direita. O mesmo raciocínio é válido no caso de ser disparado de norte para sul, no hemisfério norte: relativamente à Terra desloca-se não só para sul, mas também para a sua direita, ou seja, oeste. O mesmo acontece com as massas de água (ou ar ) em movimento. É o efeito da força aparente: força de Coriolis. Para o estudo do movimento do Oceano e suas causas (oceanografia dinâmica), as seguintes leis são tomadas como axiomas: - Conservação da massa - Conservação da energia - 1ª Lei de Newton (se nenhuma força actua um corpo ele não muda o seu estado de movimento)

5 - 2ª Lei de Newton (a taxa de variação do movimento de um corpo é directamente proporcional à resultante das forças que actuam o corpo) - 3ª Lei de Newton (para uma força a actuar num corpo há uma força igual e oposta a actuar noutro corpo) - Conservação do momento angular - Lei da gravitação universal de Newton. Que forças actuam o Oceano? Directas: causam o movimento - Gravitação (terrestre, incluindo forças de pressão, Sol e Lua) - Tensão do vento (pode ser tangencial atrito, ou normal pressão) - Pressão atmosférica (1mb faz variar a superfície do oceano em cerca de 1cm) - Sísmicas (resultam do movimento do fundo marinho) Indirectas: resultam do movimento - Força de Coriolis (aparece porque a Terra gira) - Forças de atrito (actuando nas fronteiras opõem-se ao movimento ou actuando internamente uniformizam o movimento. Fazem dissipar energia mecânica convertendo-a em energia térmica) Os movimentos podem ser classificados de acordo com as forças que lhes dão origem: - Circulação termohalina: resulta da variação da densidade numa região limitada, de modo que a acção diferencial da gravidade gera movimento relativo. - Circulação induzida pelo vento: circulação nas camadas superficiais, ondas de superfície e afloramento de águas da sub-superfície (upwelling). - Correntes de maré: essencialmente horizontal e consequência directa da Lei da Gravitação. - Tsunamis ou ondas sísmicas no oceano: resultam de forças aplicadas junto ao fundo devido a movimentos da crusta submarina. - Movimentos turbulentos: resultam do shear da velocidade, ou seja, gradientes da velocidade, por vezes nas fronteiras do oceano. - Movimentos diversos: ondas internas, ondas de inércia, ondas planetárias de Rossby, etc..

6 Porque se movem as águas do Oceano? Energia solar Rotação da Terra Contribuição da energia solar: Circulação atmosférica ventos Causa: aquecimento diferencial da atmosfera Variações de temperatura Causa: fluxos de calor através da interface ar-água Variações de salinidade Causas: precipitação e evaporação; transições de fase ar-gelo Variações espaciais da densidade da água Circulação induzida pelo vento Circulação termohalina

7 Contribuição da rotação da Terra: Efeito da força de Coriolis, porque a Terra curva para os pólos. Resultado: os movimentos são deformados. (a) Um projéctil lançado para Norte a partir do equador move-se para Leste tal como a Terra e para Norte com a velocidade de disparo. (b) Trajectória do projéctil relativamente à Terra. No tempo T 1 o projéctil moveu-se para M 1 e a Terra para G 1. No tempo T 2 o projéctil moveu-se para M 2 e a Terra para G 2. Há depleção causa pela força de Coriolis, maior para maiores latitudes. A roda da bicicleta não roda no Equador, mas vai rodando no sentido dos ponteiros do relógio relativamente à Terra, cada vez com maior velocidade à medida que se aproxima do pólo.

8 As diferentes escalas na Circulação dos Oceanos Devido à diversidade de forças actuantes no oceano, os movimentos oceânicos são um somatório de movimentos de diversas escalas. Os movimentos no Oceano vão desde os pequenos turbilhões, na escalas dos milímetros, até às grandes correntes oceânicas, na escala das dezenas de milhares de quilómetros, como a corrente do Golfo ou o giro do Atlântico Norte. Embora estas escalas se sobreponham, elas podem ser tratadas de forma independente. As forças relevantes que actuam são diferentes e as leis físicas preponderantes para a explicação dos fenómenos são em geral diferentes. As escalas típicas dos movimentos oceânicos são: - larga escala: as grandes correntes oceânicas que determinam a circulação geral do oceano (>1000km). - mesoescala: fenómenos locais, independentes da circulação geral (mas por vezes com implicações na circulação geral). São movimentos que resultam da acção de forças locais e cuja escala é da ordem de dezenas ou centenas de quilómetros. São exemplos as correntes e contra-correntes costeiras, vórtices (ou eddies ) com raios de dezenas de quilómetros, afloramento costeiro ( upwelling ), filamentos, frentes, etc. - pequena escala: movimentos á escala de metros: cinemática e dinâmica interna dos vórtices e filamentos, movimentos nas frentes de temperatura, movimentos junto ao fundo em águas pouco profundas, movimentos em portos e enseadas, etc. - microescala: movimentos na escala dos centímetros ou menor: difusão molecular, fenómenos nas fronteiras, viscosidade, tensão superficial, etc. Circulação de larga escala Exemplo da circulação de larga escala: Circulação geral dos oceanos.

9 Circulação de mesoescala Exemplo da circulação de mesoescala: Afloramento costeiro, filamentos, vórtices, correntes e contracorrentes costeiras, etc. Circulação de pequena escala Exemplo da circulação de pequena escala: hidrodinâmica costeira. Ondas, correntes costeiras induzidas pelas ondas, Interacção entre o escoamento e o fundo, pequenos vórtices, algumas ondas internas, etc.

10 Propriedades Físicas da Água do Mar As propriedades físicas relevantes da água pura para o estudo da dinâmica de fluidos são a pressão e a temperatura. Para a água do mar temos que juntar a salinidade. A densidade será pois função da temperatura, salinidade e pressão (ρ (S,T,P)). Salinidade é uma medida da quantidade de sais dissolvidos, expresso em gramas de material dissolvido num quilograma de água do mar. Um valor médio para a água do mar é 35gr por 1000gr, expresso por 35 (partes por mil) ou, hoje em dia, apenas 35. O efeito dos sais dissolvidos na água do mar, altera as propriedades físicas da água pura, mas não desenvolve novas propriedades. Induz: - pequenas variações na compressibilidade, expansão térmica e índice de refracção. - grandes variações no ponto de congelação, densidade, temperatura de densidade máxima e conductividade eléctrica. Densidade Do ponto de vista da oceanografia física o aspecto mais importante é a forma quantitativa como a densidade varia com as alterações de temperatura, salinidade e pressão. A densidade, ρ, decresce com a temperatura e cresce com a salinidade e a pressão. Em oceanografia física utiliza-se por vezes a densidade, ρ, por vezes o volume específico, α=1/ρ, e quase sempre uma quantidade chamada σ t (sigma-t). A densidade da água do mar é, na realidade, uma densidade relativa, porque as determinações laboratoriais são feitas por comparação com água pura. Consegue-se assim uma de 3 em As determinações directas de ρ têm uma precisão de 10 em De qualquer maneira, em geral são as diferenças de densidade que são importantes e não os seus valores absolutos. Por isso um certo grau de incerteza não é relevante. Seguindo a prática corrente, tomamos ρ com dimensões [ML -3 ]. Em oceanografia, quando falamos da pressão, esta refere-se à pressão hidroestática, isto é, a pressão devida apenas à coluna de água acima de um dado nível (profundidade). Isto implica que tomamos P=0 quando o nível é a superfície e está à pressão atmosférica. Sigma-t (σ t ) é definido como σ t =(ρ S,T,P -1000), apenas por simplicidade. A densidade da água do mar varia entre 1000 kgm -3 (água doce) e cerca de 1028 kgm -3 (a água mais densa à superfície, onde P=0). Como a variação é apenas nos dois últimos algarismos, o uso de σ t é mais prático (p.ex. T=10ºC, S=35 e P=0 ρ=1026,96 kgm -3 σ t =26.96). Embora σ t tenha unidades, é usual omiti-las. Todo o oceano aberto está compreendido entre 2ºC e 30ºC de temperatura e 30 e 40 de salinidade. Cerca de 90% do oceano aberto está entre 2ºC e 10ºC e 34 e 35 e representa maioritariamente água de sub-superfície. O restante é água de superfície. Não existe método rápido, prático e seguro para medir a densidade in situ. Pode ser medida em laboratórios, mas os métodos são lentos. Na prática a densidade é deduzida a partir da temperatura, salinidade e pressão, que são medidas directamente. A dependência entre a densidade e a temperatura, salinidade e pressão é representada pela equação de

11 estado da água do mar, que é bastante complicada. No entanto: A relação entre a densidade e a temperatura e salinidade é não linear, mais na temperatura que na salinidade. A densidade é menos sensível a variações de temperatura a baixas temperaturas que a altas temperaturas. A salinidade é determinada a partir de medições da conductividade eléctrica e da temperatura. Sensores de conductividade (C), temperatura (T) e pressão (D, do inglês depth) são habitualmente reunidos na mesma unidade de medida, o CTD. Temperatura Potencial Como a água é ligeiramente compressível, uma porção de água trazida do oceano profundo para a superfície expande-se e portanto tende a arrefecer. A temperatura de uma porção de água do mar trazida adiabaticamente até à superfície será assim mais baixa do que a medida in situ. A esta temperatura chama-se temperatura potencial. Esta propriedade termodinâmica é usada para comparar massas de água a profundidades significativamente diferentes ou quando estudamos movimentos verticais sobre uma gama de profundidades elevada.

12 Propriedades físicas da água do mar A densidade (escrita em sigma-t) como uma função da temperatura e salinidade, numa gama apropriada para todo o oceano. Note-se que 90% da água de todo o oceano está dentro da área a tracejado. água pura água do mar média te m pe rat ur a (º temperatura de densidade máxima temperatura de congelação S=24.7 T=-1.33ºC salinidade A temperatura de densidade máxima e o ponto de congelação da água do mar em função da salinidade.

13 A Atmosfera e o Oceano: A estrutura térmica e salina e os balanços de massa e calor A radiação solar e o oceano É a energia radiante solar que fornece a energia para aquecer a superfície do oceano. Parte da radiação solar incidente ocorre na parte visível do espectro. Em média, apenas 70% da radiação solar que atinge a Terra penetra na atmosfera (30% são logo reflectidos pela atmosfera). Destes, apenas 30% chegam directamente (radiação solar directa) à superfície da Terra, embora outros 20% atinjam a superfície sob a forma de radiação solar difusa. A energia radiante solar é de novo filtrada pelas águas superficiais do oceano. Nos primeiros 10cm de água, mesmo pura, virtualmente toda a radiação infravermelha é absorvida e convertida em energia interna (energia calorífica.). No primeiro metro cerca de 60% da radiação solar é absorvida e cerca de 80% é absorvida nos 10 metros iniciais. Só cerca de 1% se mantêm a 140 metros de profundidade nas águas mais transparentes do oceano subtropical. Contudo, a penetração a penetração da radiação depende da transparência ou turbidez da água, que por sua vez depende da quantidade de matéria em suspensão. Os extremos do espectro do visível (violeta e vermelho) penetram apenas cerca de 4 metros com 50% de atenuação. O verde e o azul são os c.d.o. que mais penetram com 50% de atenuação (até próximo de 40m em água transparente. Por isso o oceano parece entre o azul e o verde. Aquecimento diferencial do Planeta A intensidade da radiação solar recebida na Terra decresce para os pólos porque: - nas altas latitude a mesma radiação é espalhada por uma área maior - nas altas latitudes atravessa uma maior espessura de atmosfera (a espessura aparente é maior) - a reflectividade do gelo é muito grande - maior quantidade de radiação é reflectida nas altas latitudes porque a radiação solar incide com ângulos muito pequenos. Assim, as regiões equatoriais são muito mais aquecidas pelo Sol que as regiões polares.

14 O espectro da radiação solar Curvas da irrandiância solar no topo da atmosfera e na superfície do Globo. Na figura está também representada a curva de emissão do corpo negro para uma temperatura de 6000 K, a temperatura aproximada do Sol. O espectro electromagnético e em detalhe a região visível do espectro

15 O balanço de radiação do Planeta O fluxo médio anual da energia no sistema climático. À radiação solar incidente atribui-se 100 unidades.

16 A extinção da radiação solar em profundidade Representação espectral simplificada da radiação solar à superfície do oceano e a várias profundidades. (violeta) (azul) (verde) (amarelo) Comprimento de onda (10-3 mm) Representação da distância que a luz solar percorre antes de ser atenuada em 50% como função do c.d.o. ( ), para

17 Aquecimento desigual do Planeta: --- no tempo: Durante o Inverno do hemisfério Norte, o hemisfério Sul está inclinado para o Sol e o hemisfério Norte recebe menos energia radiante solar. Durante o Verão do hemisfério Norte a situação é inversa. --- no espaço: mais radiação A energia radiante solar recebida nas altas latitudes é muito menor que a recebida nas regiões equatoriais.

18 Temperatura superficial do oceano Num oceano sem correntes, a distribuição da temperatura superficial do oceano deveria ocorrer em bandas zonais com as temperaturas mais elevadas na região equatorial. De facto assim acontece em grau bastante elevado. Contudo, ocorrem bastantes perturbações neste padrão devido às correntes oceânicas, que transportam água fria para o equador e quente em direcção aos pólos. A temperatura do oceano varia ao longo do ano devido às variações sazonais da energia radiante solar. Contudo, no oceano equatorial as variações na temperatura superficial são mínimas. Nas altas latitudes as pequenas variações são devidas à presença permanente de gelo. As maiores diferenças sazonais na temperatura da superfície do oceano ocorrem nas latitudes médias.

19 Temperatura de superfície obtida durante o dia a partir de sensores colocados a bordo de satélites. A azul estão as temperaturas mais baixas e a vermelho as mais elevadas. Janeiro Julho Diferenças entre o padrão de Janeiro e Julho. As grandes diferenças são observadas (azul escuro a preto) sobre os continentes enquanto nos oceanos raramente passam os 8-10ºC. Nestes, as maiores diferenças são nas latitudes médias, pois as regiões tropicais e equatoriais são bastante constantes. Valor médio e gama de temperaturas da superfícies da Terra (a) sobre a superfície do oceano. Note-se que as grandes diferenças ocorrem nas latitude médias. (b) sobre os continentes e regiões geladas. Note-se que as grandes diferenças ocorrem nas regiões polares, em contraste com os oceanos.

20 Energia radiante solar média anual recebida na superfície da Terra, em Wm -2. Distribuição da temperatura da superfície do Fevereiro Agost

21 Salinidade superficial do oceano A salinidade distribui-se à superfície de forma muito diferente da temperatura. As salinidades mais altas ocorrem nas regiões centrais dos oceanos e as mais baixas nas altas latitudes e próximo dos continentes, onde o oceano recebe água doce dos degelos e descargas dos rios. As diferenças espaciais da salinidade superficial são causadas pelas variações na evaporação e precipitação. A evaporação na superfície do mar é maior nas regiões subtropicais. A precipitação é máxima na região equatorial, próximo dos 10ºN, na chamada região das calmarias, situada entre a cintura norte e sul dos ventos alíseos. As salinidades mais elevadas ocorrem nas regiões de excesso de evaporação sobre a precipitação, que são as regiões centrais dos oceanos nas regiões subtropicais e os mares interiores nas regiões áridas (Mar Vermelho, Mediterrâneo e Golfo Pérsico). As salinidades mais baixas ocorrem onde a precipitação excede a evaporação, como seja as regiões costeiras e regiões equatoriais. Nas altas latitudes as baixas salinidades devemse aos degelos. A distribuição da salinidade está portanto relacionada com o balanço de massa do sistema Oceano-Atmosfera.

22 Distribuição da salinidade da superfície do mar Em cima: relação entre a evaporação e a precipitação no oceano como função da latitude. Em baixo: salinidade média do oceano mundial em função da latitude. Valores médios da salinidade superficial do oceano mundial.

23 Estrutura vertical do oceano A região superficial (na ordem de metros ou dezenas de metros) corresponde à camada de mistura onde o oceano está bem misturado devido à influência directa do vento. Nesta região, temperatura, salinidade e consequentemente a densidade, variam pouco em profundidade. Segue-se uma região de forte gradiente vertical da temperatura (termoclina), da salinidade (haloclina) e em consequência, da densidade (picnoclina). Na região profunda estes parametros voltam a variar pouco em profundidade. Balanço de calor do Oceano e Atmosfera A Terra emite tanta energia radiante, sob a forma de calor, como aquela que recebe, pois caso contrário a sua temperatura não se teria mantido constante ao longo dos tempos. Apesar do balanço positivo de radiação nas baixas latitudes, e negativo nas altas latitudes, não há evidência que as altas latitudes estejam a aquecer e as altas latitudes estejam a arrefecer. Deve então existir um mecanismo de transferência de energia interna, sob a forma de fluxos de calor, entre as baixas e as altas latitudes. Esses mecanismos são o sistema de ventos da atmosfera e as correntes oceânicas. Acredita-se que a contribuição dos oceanos para esse transporte de calor para os pólos é maior nas regiões tropicais enquanto a atmosfera contribui mais nas regiões de maiores latitudes

24 Estrutura vertical (típica) do oceano Perfis verticais da temperatura típicos para as diferentes latitudes do oceano. A termoclina sasonal ocorre devido ao forte aquecimento superficial do oceano durante o Verão nas latitudes médias. Sucessão de perfis de temperatura mostrando o desenvolvimento (linhas a cheio) e o decaimento (linhas tracejadas) da termoclina sasonal no hemisfério Norte.

25 Balanço de calor do sistema oceano-atmosfera O balanço entre a radiação solar incidente e a radiação emitida para o espaço nas baixas latitudes equilibra o mesmo balanço nas altas latitudes, criando o balanço energético da Terra. Em cima: as correntes oceânicas transportam mais de metade da energia total transportada perto do equador. Nas latitudes mais elevadas o transporte atmosférico excede o transporte oceânico. Em baixo: comparação entre a energia transportada pelos oceanos no hemisfério Norte e hemisfério Sul

Oceanografia Física. Ciências Geofísicas (estudo da Terra aplicando as leis da Física) Oceanografia (estudo dos Oceanos) Meteorologia e Climatologia

Oceanografia Física. Ciências Geofísicas (estudo da Terra aplicando as leis da Física) Oceanografia (estudo dos Oceanos) Meteorologia e Climatologia Ciências Geofísicas (estudo da Terra aplicando as leis da Física) Geofísica Interna Oceanografia Física Meteorologia e Climatologia Oceanografia (estudo dos Oceanos) Oceanografia Geológica Oceanografia

Leia mais

UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO. Conteúdo

UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO. Conteúdo UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO Conteúdo 4.1 POR QUE A ATMOSFERA E O OCEANO SE MOVEM CONTINUAMENTE?... 2 4.2 BALANÇO DE CALOR DO OCEANO E ATMOSFERA... 4 4.3 BALANÇO DE

Leia mais

O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA. A Terra no Espaço

O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA. A Terra no Espaço O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA A Terra no Espaço " # $ & ' ( & * + # $! & ) 0/!. $ % $ 1 2! 3 % 2. / ', % # % $ 4 $ $ # 2 & 2 &! A Terra no Espaço O OCEANO - UM RESERVATÓRIO DE ENERGIA

Leia mais

TEMPERATURA, SALINIDADE E DENSIDADE

TEMPERATURA, SALINIDADE E DENSIDADE As propriedades físicas da água pura relevantes para o estudo da dinâmica de fluidos são a pressão e a temperatura. Para a água do mar tem que se juntar a salinidade. A temperatura e a salinidade são duas

Leia mais

SER340 - Sensoriamento Remoto dos Oceanos Ensaio Teórico: Dinâmica dos Oceanos

SER340 - Sensoriamento Remoto dos Oceanos Ensaio Teórico: Dinâmica dos Oceanos SER340 - Sensoriamento Remoto dos Oceanos Ensaio Teórico: Dinâmica dos Oceanos Sandro Klippel 3 de outubro de 2012 A Terra recebe radiação solar na forma de ondas curtas, absorvendo cerca de 65% dessa

Leia mais

Meteorologia e Oceanografia

Meteorologia e Oceanografia INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Meteorologia e Oceanografia Prof. Ricardo de Camargo Aula 1 - ACA 0430 - Meteorologia Sinótica e Aplicações à Oceanografia

Leia mais

Oceanografia Física: Introdução

Oceanografia Física: Introdução Oceanografia Física: Introdução O Oceano como um sistema físico e o seu papel no ciclo hidrológico O oceano é um sistema físico, pois no seu interior e através das suas fronteiras desenrolam-se processos

Leia mais

Estrutura Vertical da Densidade Média nos Oceanos

Estrutura Vertical da Densidade Média nos Oceanos Universidade de Aveiro Departamento de Física Dinâmica do Clima Estrutura Vertical da Densidade Média nos Oceanos Realizado por: Elsa Vieira, nº 26297 Rita Soares, nº 31157 Mafalda Morais, nº 31326 Densidade

Leia mais

DINÂMICA DO OCEANO NAS REGIÕES COSTEIRAS

DINÂMICA DO OCEANO NAS REGIÕES COSTEIRAS DINÂMICA DO OCEANO NAS REGIÕES COSTEIRAS INFLUÊNCIA DO VENTO NA CIRCULAÇÃO COSTEIRA A Tensão do Vento é a força de atrito, por unidade de área, causada pela acção do vento na superfície do mar, paralelamente

Leia mais

Atrito na Camada Limite atrito interno

Atrito na Camada Limite atrito interno Circulações Locais e Turbulência Atmosférica Atrito na Camada Limite atrito interno Atrito interno está relacionado a viscosidade molecular Viscosidade é o freiamento de um fluido devido ao movimento molecular.

Leia mais

Sol. O Balanço de Energia do Planeta

Sol. O Balanço de Energia do Planeta Sol O Balanço de Energia do Planeta Aquecimento desigual do Planeta...no tempo:...no espaço: BALANÇO DA RADIAÇÃO À ESCALA MENSAL Rad. de pequeno c.d.o. (recebida) Balanço da radiação (recebida-emitida)

Leia mais

1. Introdução. no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera

1. Introdução. no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA TEMPERATURA 1. Introdução no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera Uma mudança no conteúdo de calor

Leia mais

Propriedades da água e o ciclo hidrológico

Propriedades da água e o ciclo hidrológico Capítulo 2 Propriedades da água e o ciclo hidrológico Os conceitos fundamentais do ciclo hidrológico. A água é uma substância com características incomuns. É a substância mais presente na superfície do

Leia mais

Universidade de Aveiro Departamento de Física. Evaporação. Elsa Vieira Mafalda Morais Rita Soares 31157

Universidade de Aveiro Departamento de Física. Evaporação. Elsa Vieira Mafalda Morais Rita Soares 31157 Universidade de Aveiro Departamento de Física Evaporação Elsa Vieira 26297 Mafalda Morais 31326 Rita Soares 31157 Introdução A evaporação é um fenómeno no qual, os átomos ou moléculas no estado líquido

Leia mais

Ventos Globais: A Circulação Geral da Terra

Ventos Globais: A Circulação Geral da Terra Ventos Globais: A Circulação Geral da Terra As circulações da atmosfera e do oceano são, em última instância, provocadas pelo aquecimento solar. Lembre-se: Radiação vinda do Sol que entra no sistema (onda

Leia mais

Massas de Ar e Frentes. Capítulo 10 Leslie Musk

Massas de Ar e Frentes. Capítulo 10 Leslie Musk Massas de Ar e Frentes Capítulo 10 Leslie Musk Massas de Ar e Frentes Propriedades das Massas de Ar Massas de Ar adquirem as propriedades da superfície subjacente As massas de ar são classificadas

Leia mais

UNIDADE 3 RELAÇÕES BÁSICAS ENTRE A METEOROLOGIA E A OCEANOGRAFIA. Conteúdo

UNIDADE 3 RELAÇÕES BÁSICAS ENTRE A METEOROLOGIA E A OCEANOGRAFIA. Conteúdo UNIDADE 3 RELAÇÕES BÁSICAS ENTRE A METEOROLOGIA E A OCEANOGRAFIA Conteúdo 3.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 3.2 EFEITOS DO OCEANO SOBRE A ATMOSFERA... 3 3.2.1 O efeito do Oceano sobre o Tempo e Climas... 4

Leia mais

Temperatura e Fluxos Radiativos

Temperatura e Fluxos Radiativos Temperatura e Fluxos Radiativos Dinâmica do Clima 6 7 Ana Picado 2338 Carina Lopes 2868 Dinâmica do Clima 6 7 Objectivos: 1. Estudar a distribuição global de Fluxos Radiativos à superfície, no topo da

Leia mais

Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos

Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos Circulação Local Escalas do Movimento Microescala: metros Vórtices (eddies) Turbulentos Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos Mesoscala: km a centenas de km Ventos locais

Leia mais

A Atmosfera e o Oceano: Radiação recebida pelo sistema Terra-Atmosfera. Sistema global de ventos. Transporte de calor pela atmosfera.

A Atmosfera e o Oceano: Radiação recebida pelo sistema Terra-Atmosfera. Sistema global de ventos. Transporte de calor pela atmosfera. A Atmosfera e o Oceano: Radiação recebida pelo sistema Terra-Atmosfera. Sistema global de ventos. Transporte de calor pela atmosfera. As águas do oceano estão em contínuo movimento. Este movimento varia

Leia mais

Estado Médio Observado da Criosfera

Estado Médio Observado da Criosfera Estado Médio Observado da Criosfera Papel da Criosfera no Clima Principais características da Criosfera Ana Picado 23380 Carina Lopes 28680 Criosfera Deriva da palavra grega kryos que significa gelo A

Leia mais

UFRGS BICT HIDROGRAFIA E OCEANOGRAFIA A. O balanço de calor nos oceanos. Prof. Dr. Dakir Larara

UFRGS BICT HIDROGRAFIA E OCEANOGRAFIA A. O balanço de calor nos oceanos. Prof. Dr. Dakir Larara UFRGS BICT HIDROGRAFIA E OCEANOGRAFIA A O balanço de calor nos oceanos Prof. Dr. Dakir Larara Sumário da aula Introdução O Balanço de calor oceânico As variáveis do balanço de calor oceânico Distribuição

Leia mais

CLIMATOLOGIA I. Prof. TÉRCIO AMBRIZZI, Ph.D. Professor Titular

CLIMATOLOGIA I. Prof. TÉRCIO AMBRIZZI, Ph.D. Professor Titular CLIMATOLOGIA I Prof. TÉRCIO AMBRIZZI, Ph.D. Professor Titular ambrizzi@model.iag.usp.br Departamento de Ciências Atmosféricas Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade de

Leia mais

Circulação Geral da Atmosfera

Circulação Geral da Atmosfera Circulação Geral da Atmosfera Representa o escoamento médio do ar ao redor do globo É criado pelo aquecimento desigual da superfície da terra Lembre-se que: Em escala global, a terra está em equilíbrio

Leia mais

Mistura de três massas de água

Mistura de três massas de água Mistura de três massas de água Perfís de temperatura Perfís de salinidade Diagramas T-S Profundidade (m) Profundidade (m) Profundidade (m) Profundidade (m) Profundidade (m) Profundidade (m) núcleo núcleo

Leia mais

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE . 2 Variação da Temperatura e Estrutura Regiões de transição as pausas Nomenclatura introduzida na década de 1950 baseia-se no perfil de

Leia mais

A fonte Solar de Energia da Terra

A fonte Solar de Energia da Terra A fonte Solar de Energia da Terra A energia solar é criada no núcleo do Sol quando os átomos de hidrogênio sofrem fusão nuclear para hélio. Em cada segundo deste processo nuclear, 700 milhões de toneladas

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA Climatologia 2. Atmosfera Terrestre ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 1,0 Tempo para responder: 15min 1) Qual a importância da concentração dos gases que compõe a atmosfera terrestre, em termos físicos e biológicos?

Leia mais

Distribuição típica de TS nos Oceanos Globais

Distribuição típica de TS nos Oceanos Globais Distribuição típica de TS nos Oceanos Globais Termoclina, Diagrama TS, Massas d água Olga T. Sato, Ph.D. olga.sato@usp.br Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo Olga T. Sato (IOUSP) Distribuição

Leia mais

Contribuição da rotação da Terra:

Contribuição da rotação da Terra: Dinâmica do Oceano Escrever a equação do movimento corresponde a escrever a 2ª Lei de Newton (F = ma) numa forma que possa ser aplicada à oceanografia. Esta Lei diz nos que como resultado de várias forças

Leia mais

Balanço Energético Observado

Balanço Energético Observado Balanço Energético Observado Calor Diabático na atmosfera Energia na atmosfera Transporte de energia atmosférica Transporte meridional de Calor sensível Transporte meridional de Energia potencial Transporte

Leia mais

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes.

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Hidrosfera Compreende todos os rios, lagos,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a

Leia mais

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 6 Turbulência Atmosférica

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 6 Turbulência Atmosférica ACA-115 Introdução a Ciências Atmosféricas Os Movimentos da Atmosfera Aula 6 Turbulência Atmosférica C FD 2g Aρu 8 FD g c = 2 π D ρu c D = = f 2 2 ( Re ). Drag Coefficient vs. Reynolds Number for a Sphere

Leia mais

1. FATORES CLIMÁTICOS

1. FATORES CLIMÁTICOS Capítulo Elementos de Hidrometeorologia 3 1. FATORES CLIMÁTICOS A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima e secundariamente de sua topografia e geologia. A topografia influencia a

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA:

ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 10.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 2010/2011 NOME: Nº: TURMA: ESCOLA SECUNDÁRIA 2/3 LIMA DE FREITAS 0.º ANO FÍSICA E QUÍMICA A 200/20 NOME: Nº: TURMA: AVALIAÇÃO: Prof.. A energia eléctrica pode ser produzida em centrais termoeléctricas. Nessa produção há perdas de

Leia mais

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 4 Circulação Geral da Atmosfera

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 4 Circulação Geral da Atmosfera ACA-115 Introdução a Ciências Atmosféricas Os Movimentos da Atmosfera Aula 4 Circulação Geral da Atmosfera Circulação Geral da Atmosfera Trata-se da circulação da atmosfera ao redor do globo Gerada pelo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E MISTURA DE MASSAS DE ÁGUA ANÁLISE TERMOHALINA:

CARACTERIZAÇÃO E MISTURA DE MASSAS DE ÁGUA ANÁLISE TERMOHALINA: CARACERIZAÇÃO E MIURA DE MAA DE ÁGUA ANÁLIE ERMOHALINA: A temperatura e a salinidade podem ser consideradas como propriedades conservativas abaixo dos 100m de profundidade. Até aí sofrem muito a interacção

Leia mais

ONDAS E MARÉS INTERNAS

ONDAS E MARÉS INTERNAS As ondas internas propagam-se na interface de separação entre massas de água com densidades diferentes. Uma perturbação causada por um navio ou por um submarino em movimento, é suficiente para provocar

Leia mais

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos?

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos? Quais são os fatores climáticos? o Latitude A distância a que os lugares se situam do equador determina as suas características climáticas. Por isso, existem climas quentes, temperados e frios. o Proximidade

Leia mais

Ondas e Marés. As ondas no oceano. Olga Sato, Ph.D. Instituto Oceanográfico da USP. Olga Sato (IOUSP) Ondas e Marés 1 / 39

Ondas e Marés. As ondas no oceano. Olga Sato, Ph.D. Instituto Oceanográfico da USP. Olga Sato (IOUSP) Ondas e Marés 1 / 39 Ondas e Marés As ondas no oceano Olga Sato, Ph.D. olga.sato@usp.br Instituto Oceanográfico da USP Olga Sato (IOUSP) Ondas e Marés 1 / 39 Roteiro 1 Introdução O que são ondas? 2 Quantos tipos de ondas existem?

Leia mais

A atmosfera em movimento: força e vento. Capítulo 4 Leslie Musk Capítulo 9 Ahrens

A atmosfera em movimento: força e vento. Capítulo 4 Leslie Musk Capítulo 9 Ahrens A atmosfera em movimento: força e vento Capítulo 4 Leslie Musk Capítulo 9 Ahrens Pressão Lembre-se que A pressão é força por unidade de área Pressão do ar é determinada pelo peso do ar das camadas superiores

Leia mais

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a ATMOSFERA A atmosfera é uma camada formada por argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água e, principalmente, por nitrogênio e oxigênio. Essa camada é de fundamental importância para a manutenção

Leia mais

IOF0201-Fundamentos de Oceanografia Física Prova 2 30/06/2010

IOF0201-Fundamentos de Oceanografia Física Prova 2 30/06/2010 IOF0201-Fundamentos de Oceanografia Física Prova 2 30/06/2010 Nome: Duração da prova: 2 horas. Não é permitida a consulta a nenhum material ou colegas. Será permitida a utilização de calculadoras mas não

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. UMIDADE

1. INTRODUÇÃO 2. UMIDADE Elementos de Hidrometeorologia Capítulo 3 1. INTRODUÇÃO A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima e secundariamente de sua topografia e geologia. A topografia influencia a precipitação,

Leia mais

GABARITO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS

GABARITO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) O aquecimento diferenciado entre continente e oceano com gradientes de temperatura de + ou - 1 C por 20 km, promove fluxos de energia diferentes para a atmosfera, causando

Leia mais

Aula anterior: Esta Aula: Próxima aula:

Aula anterior: Esta Aula: Próxima aula: Aula anterior: Composição da atmosfera: do que é composta; fontes e sumidouros; como alcançou o estado atual. Breve discussão sobre pressão, densidade, temperatura. Esta Aula: Temperatura, pressão e densidade

Leia mais

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta:

Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos. A maior parte dos sólidos e líquidos sofre uma expansão quando a sua temperatura aumenta: 23/Mar/2018 Aula 8 Expansão Térmica de Sólidos e Líquidos Coeficiente de expansão térmica Expansão Volumétrica Expansão da água Mecanismos de transferência de calor Condução; convecção; radiação 1 Expansão

Leia mais

A Radiação solar e efeitos no ecossistema (capítulo 9)

A Radiação solar e efeitos no ecossistema (capítulo 9) Universidade Federal de Rondônia-UNIR Departamento de Engenharia Ambiental-DEA A Radiação solar e efeitos no ecossistema (capítulo 9) Disciplina: Limnologia Carga horária: 80hs Responsável: Prof a. Elisabete

Leia mais

Departamento de Engenharia Civil. Capítulo 4 ELEMENTOS DE HIDROMETEOROLOGIA (parte 1)

Departamento de Engenharia Civil. Capítulo 4 ELEMENTOS DE HIDROMETEOROLOGIA (parte 1) Departamento de Engenharia Civil Capítulo 4 ELEMENTOS DE HIDROMETEOROLOGIA (parte 1) Fatores Climáticos A precipitação e a evaporação são fatores climáticos indispensáveis para o estudo do regime hidrológico

Leia mais

FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS. Prof. Fabio Reis INICIAR CLIK AQUI CURRÍCULO

FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS. Prof. Fabio Reis INICIAR CLIK AQUI CURRÍCULO FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS Prof. Fabio Reis CURRÍCULO INICIAR CLIK AQUI FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ATMOSFERA E AQUECIMENTO DA TERRA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS VAPOR DE ÁGUA -

Leia mais

O OCEANO NO CLIMA. Ressurgência Camada de Ekman Giro das circulações, Circulação termohalina ENSO. correntes oceânicas a oeste

O OCEANO NO CLIMA. Ressurgência Camada de Ekman Giro das circulações, Circulação termohalina ENSO. correntes oceânicas a oeste O OCEANO NO CLIMA Ressurgência Camada de Ekman Giro das circulações, correntes oceânicas a oeste Circulação termohalina ENSO Correntes Oceânicas Correntes oceânicas têm um papel importante no transporte

Leia mais

Agrometeorologia 2011

Agrometeorologia 2011 Tema 3 (24/03/2011) Balanço da Energia O processo adiabático. Calor latente e calor sensível. Balanço da energia. Transporte turbulento de calor sensível e calor latente: Fluxo de calor sensível, Fluxo

Leia mais

PROVA 1 DE CLIMATOLOGIA II

PROVA 1 DE CLIMATOLOGIA II PROVA 1 DE CLIMATOLOGIA II OUT/2017 Nome: Turma: É obrigatória a entrega da folha de questões. BOA SORTE! 1. A atmosfera pode ser considerada como um sistema termodinâmico fechado. Assim, qual é a principal

Leia mais

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica

Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Capítulo 9: Transferência de calor por radiação térmica Radiação térmica Propriedades básicas da radiação Transferência de calor por radiação entre duas superfícies paralelas infinitas Radiação térmica

Leia mais

Oceanografia por Satélites

Oceanografia por Satélites Oceanografia por Satélites Radar Altimétrico: Aplicação em Medidas de Anomalia da Altura, Ondas de Rossby e Tendências de Longo Termo Paulo S. Polito, Ph.D. polito@usp.br Instituto Oceanográfico da Universidade

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO

COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO COLÉGIO BATISTA ÁGAPE CLIMA E VEGETAÇÃO 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO DIFERANÇA ENTRE CLIMA E TEMPO: - CLIMA: HÁ OBSERVAÇÃO E REGISTRO DE ATIVIDADE ATMOSFÉRICA DURANTE UM LONGO PERÍODO. AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE

MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE EMED - Empreendimentos Educacionais Ltda Centro de Formação Profissional BOM PASTOR MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO NOÇÕES SOBRE A ATMOSFERA TERRESTRE Centro de Formação Profissional Colégio Bom Pastor Curso

Leia mais

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por:

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Tópico 7 - Ventos Introdução Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Gradientes de pressão atmosférica; Rotação da Terra; Força gravitacional; Força de atrito.

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical -Inverno rigoroso - chuvas

Leia mais

Estado do Tempo e Clima

Estado do Tempo e Clima Estado do Tempo e Clima Estado do tempo Estado do tempo Expressão do comportamento momentâneo da atmosfera sobre um determinado lugar. É na atmosfera, mais precisamente na sua camada inferior, designada

Leia mais

Massas de água. Caracterização das massas de água existentes nos diferentes oceanos. Diagramas T-S.

Massas de água. Caracterização das massas de água existentes nos diferentes oceanos. Diagramas T-S. Massas de água. Caracterização das massas de água existentes nos diferentes oceanos. Diagramas T-S. MASSAS DE ÁGUA A distribuição vertical e horizontal das isotérmicas e isohalinas permanece razoavelmente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I Unidade II Controle primário do clima e tempo parte 1 Patricia

Leia mais

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO CLIMA MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO Link para o vídeo que demonstra o movimento de translação da terra, comentando sobre as estações do ano e sobre a incidência dos raios solares na terra. http://www.youtube.com/watch?v=xczimavuxge

Leia mais

Aula 5 RADIAÇÃO SOLAR

Aula 5 RADIAÇÃO SOLAR Universidade Norte do Paraná Unidade Piza / Departamento de agronomia Curso de Agronomia Aula 5 RADIAÇÃO SOLAR Andréa Scaramal Londrina/2016 Radiação Solar Maior fonte de energia para a terra Principal

Leia mais

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009

Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, 10º ano. Ano lectivo 2008/2009 Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco Física e Química A, º ano Ano lectivo 2008/2009 Correcção do Teste de Avaliação Sumativa (7/5/2009) Nome: Nº de Aluno: Turma: Classificação: Professor: Formulário

Leia mais

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE

Programação do Curso. Disposição I Atmosfera DISPOSIÇÃO NO MEIO-AMBIENTE Programação do Curso Carga horária Formação Específica Tecnologias limpas 48 Gerenciamento das emissões 96 Disposição no meio ambiente 36 Análise de risco e segurança industrial 36 Gerenciamento estratégico

Leia mais

Debate: Aquecimento Global

Debate: Aquecimento Global CLIMA Debate: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO magnetosfera (escudo formado pelo campo magnético da terra) desvia as partículas

Leia mais

Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água

Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água Capitulo 1 Propriedades fundamentais da água slide 1 Propriedades fundamentais da água A palavra hidráulica vem de duas palavras gregas: hydor (que significa água ) e aulos (que significa tubo ). É importante

Leia mais

Circulação Geral da Atmosfera

Circulação Geral da Atmosfera Circulação global: conjunto complexo de ondas e vórtices ciclônicos e anticiclônicos em formação, desenvolvimento, movimento e em declínio Médias temporais retiram os padrões transitórios sistemas são

Leia mais

METEOROLOGIA CAPÍTULOS

METEOROLOGIA CAPÍTULOS METEOROLOGIA Objetivo geral Proporcionar ao aluno conhecimentos para interpretar boletins meteorológicos, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos, confeccionar mensagem SHIP. Vinicius Oliveira

Leia mais

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista

Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica. Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista Sensoriamento Remoto I Engenharia Cartográfica Prof. Enner Alcântara Departamento de Cartografia Universidade Estadual Paulista 2016 Interações Energia-Matéria na Atmosfera Energia Radiante Ao contrário

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos Debate atual: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) Terra: localização e proporção de tamanho A camada de ozônio é uma espécie

Leia mais

Aplicações à superfície e ao oceano: Gelo Marinho

Aplicações à superfície e ao oceano: Gelo Marinho Universidade de Aveiro Departamento de Física Detecção Remota Aplicações à superfície e ao oceano: Gelo Marinho Soraia Romão nº50402 Porquê usar a percepção remota do gelo marinho? A necessidade de dados

Leia mais

Climatologia e meteorologia

Climatologia e meteorologia Climatologia e meteorologia 1. Introdução A climatologia é a ciência que se ocupa do estudo dos climas. Os estudos climatológicos referem-se, de uma maneira geral, a territórios mais ou menos vastos e

Leia mais

O ar húmido. Além dos componentes do ar seco, indicados no quadro 2-1 a atmosfera contém uma quantidade variável de vapor de água.

O ar húmido. Além dos componentes do ar seco, indicados no quadro 2-1 a atmosfera contém uma quantidade variável de vapor de água. Página 1 HUMIDADE DO AR Embora a água esteja presente na atmosfera, em maior ou menor quantidade, a sua presença é geralmente invisível, porque se encontra sob a forma de vapor. De vez em quando, no entanto,

Leia mais

Salinity, Ciclo Hidrológico e Clima

Salinity, Ciclo Hidrológico e Clima Salinity, Ciclo Hidrológico e Clima Medindo a Salinidade do Espaço Olga T. Sato, Ph.D. olga.sato@usp.br Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo Olga T. Sato (IOUSP) Salinity, Ciclo Hidrológico

Leia mais

AULA O ciclo hidrológico

AULA O ciclo hidrológico AULA 2 2.1 O ciclo hidrológico A água cobre 70% da superfície da Terra. A Figura 1 apresenta como a quantidade de água está distribuída no planeta Terra. Nos oceanos estão 97% da água do planeta e 3% estão

Leia mais

3 ESTRATIFICAÇÃO E ESTABILIDADE NO OCEANO E SUAS IMPLICAÇÕES

3 ESTRATIFICAÇÃO E ESTABILIDADE NO OCEANO E SUAS IMPLICAÇÕES 3 ESTRATIFICAÇÃO E ESTABILIDADE NO OCEANO E SUAS IMPLICAÇÕES A densidade de um volume de controle de do mar é determinado pela sua temperatura, salinidade e pressão a que está sujeita. Para alguns fins

Leia mais

A fonte Solar de Energia da Terra

A fonte Solar de Energia da Terra A fonte Solar de Energia da Terra A energia solar é criada no núcleo do Sol quando os átomos de hidrogênio sofrem fusão nuclear para hélio. Em cada segundo deste processo nuclear, 700 milhões de toneladas

Leia mais

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS

MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ESQUEMA P/ EXPLICAÇÃO DOS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS SECAS MECANISMOS DE TROCAS TÉRMICAS ÚMIDAS MECANISMOS

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

Módulo 19. Elementos do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 19. Elementos do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 19 Elementos do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM Mesosfera é a camada atmosférica onde o ar é rarefeito e a temperatura volta a diminuir com a altitude. É nessa camada que ocorre o fenômeno conhecido

Leia mais

25/Mar/2015 Aula /Mar/2015 Aula 9

25/Mar/2015 Aula /Mar/2015 Aula 9 20/Mar/2015 Aula 9 Processos Politrópicos Relações politrópicas num gás ideal Trabalho: aplicação aos gases perfeitos Calor: aplicação aos gases perfeitos Calor específico politrópico Variação de entropia

Leia mais

ESTRATIFICAÇÃO E ESTABILIDADE NO OCEANO

ESTRATIFICAÇÃO E ESTABILIDADE NO OCEANO Se uma massa de água mais densa está por cima de uma menos densa há instabilidade e ocorre afundamento da água mais densa. Na situação inversa, massa de água menos densa sobre uma mais densa, a interface

Leia mais

Física e Meio Ambiente

Física e Meio Ambiente Física e Meio Ambiente Temperatura e Clima na Terra PROF. WILDSON W DE ARAGÃO Ciência Sergipe.com FATORES QUE INFLUENCIAM A TEMPERATURA DA TERRA Movimento de Rotação - Maior arrefecimento após o pôr

Leia mais

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine Ciclo Hidrológico Augusto Heine O Ciclo da Água Apesar dessa simplificação, o ciclo hidrológico é um meio conveniente de apresentar os fenômenos hidrológicos, servindo também para dar ênfase às quatro

Leia mais

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA O CONCEITO DE CLIMA Para compreender o clima de um determinado local, é preciso estudar os diversos tipos de tempo que costumam

Leia mais

2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 1ª. Fase Prova para alunos do 9º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Esta prova destina-se exclusivamente a alunos do 9º. ano. Ela contém vinte questões. 02) Cada questão contém cinco

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II

Física I 2010/2011. Aula 19. Mecânica de Fluidos II Física I 2010/2011 Aula 19 Mecânica de Fluidos II Fluidos Capítulo 14: Fluidos 14-7 Fluidos Ideais em Movimento 14-8 A Equação da Continuidade 14-9 O Princípio de Bernoulli 2 Tipos de Fluxo ou Caudal de

Leia mais

Camadas da Atmosfera (características físico químicas)

Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Gradiente médio negativo temperatura aumenta conforme aumenta a altitude. Gradiente médio positivo temperatura diminui conforme aumenta a altitude.

Leia mais

Água Precipitável Elsa Vieira Mafalda Morais Rita Soares 31157

Água Precipitável Elsa Vieira Mafalda Morais Rita Soares 31157 Universidade de Aveiro Departamento de Física Dinâmica do clima Água Precipitável Elsa Vieira 26297 Mafalda Morais 31326 Rita Soares 31157 Introdução O vapor de água presente na atmosfera da Terra desempenha

Leia mais

A Radiação Solar recebida na camada externa da atmosfera abrange Ondas

A Radiação Solar recebida na camada externa da atmosfera abrange Ondas Variáveis Climáticas: Radiação Solar A Radiação Solar recebida na camada externa da atmosfera abrange Ondas Eletromagnéticas de 0,29 μm até 2,3 μm (micrômetros). a. Ultravioleta (0,29 μm a 0,38 μm): é

Leia mais

grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar.

grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar. 9.1 Massas de Ar Massa de ar: corpo de ar, caracterizado por uma grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar. Cobrem centenas

Leia mais