A Atmosfera e o Oceano: Radiação recebida pelo sistema Terra-Atmosfera. Sistema global de ventos. Transporte de calor pela atmosfera.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Atmosfera e o Oceano: Radiação recebida pelo sistema Terra-Atmosfera. Sistema global de ventos. Transporte de calor pela atmosfera."

Transcrição

1 A Atmosfera e o Oceano: Radiação recebida pelo sistema Terra-Atmosfera. Sistema global de ventos. Transporte de calor pela atmosfera. As águas do oceano estão em contínuo movimento. Este movimento varia desde correntes poderosas como a Corrente do Golfo até vórtices de mesoescala (eddies) e pequenos redemoinhos (swirls). O que é que provoca este movimento? A resposta curta é: energia do Sol e a rotação da Terra. O sol provoca circulação oceânica através da circulação da atmosfera, ou seja, dos ventos. Energia é transferida do vento para as camadas superiores do oceano através de atrito que o vento provoca na superfície do oceano. O sol também provoca circulação oceânica porque ele causa variações na temperatura e salinidade da água do mar, as quais por sua vez controlam a densidade. Mudanças na temperatura são causadas por fluxos de calor através da interface oceano-atmosfera. Mudanças na salinidade são provocadas por adição ou remoção de água doce através da evaporação e precipitaçãoe, nas regiões polares, pelo congelamento e fusão do gelo. Todos estes fenómenos estão directa ou indirectamente ligados à radiação solar. Se a superfície do oceano fica mais densa do que a água abaixo desta, a situação é instável e a água superficial mais densa mergulha. A circulação vertical controlada pela densidade que resulta dum arrefecimento e/ou aumento da salinidade i. e. mudanças no conteúdo de calor e/ou sal é chamada Circulação Termohalina. A circulação termohalina de grande escala dos oceanos será abordada mais tarde. Efeito da Rotação da Terra na circulação oceânica Consideremos um míssil posicionado no Equador e que é disparado para Norte. Antes de ser disparado o míssil tem um movimento para leste devido à rotação da Terra. Quando é lançado, o míssil desloca-se para norte à velocidade do disparo mas também para leste à velocidade de rotação da Terra. À medida que o míssil se desloca para norte, a Terra desloca-se para leste debaixo dele. Inicialmente, como o míssil tem a mesma velocidade para leste da superfície da Terra, o míssil parece deslocar-se em linha recta. No entanto, a velocidade leste à superfície da Terra é maior no Equador, decrescendo em direcção aos pólos. Assim, à medida que o míssil se desloca para norte, a velocidade da Terra por debaixo dele é cada vez menor. Como resultado disto,

2 em relação à Terra, o míssil não se move apenas para norte, mas também para leste a um ritmo cada vez maior. Esta deflexão aparente de objectos que se movem à superfície da Terra sem estarem friccionalmente ligados a ela sejam mísseis, porções de água ou de ar é explicada em termos de uma força aparente denominada Força de Coriolis (em homenagem ao engenheiro francês Gustave-Gaspard Coriolis). A rotação da Terra em torno do seu eixo causa deflecção de correntes, ventos e projécteis independentemente da sua direcção inicial. - A força de Coriolis aumenta desde Zero no equador até um máximo nos pólos; - a força de Coriolis actua em ângulos rectos em relação à direcção do movimento. No hemisfério norte causa deflexão do movimento para a direita; hemisfério sul deflecte o movimento para a esquerda. Quando se calcula a trajectória de um míssil tem de se considerar a força de Coriolis. No entanto como a velocidade do míssil é elevada, a distância que a Terra se deslocou debaixo dele durante a sua curta trajectória (curta em termos de tempo) é relativamente pequena e a força de Coriolis tem um efeito relativamente pequeno na trajectória do míssil.

3 Os ventos e as correntes no entanto têm velocidades baixas, sendo portanto afectados significativamente pela força de Coriolis. Exemplo: Uma corrente com velocidade de 0,5m.s -1 (cerca de 1 nó, 1 milha marítima/hora) a cerca de 45º de latitude. Esta corrente numa hora desloca-se portanto cerca de 1800m. Durante essa hora, a força de Coriolis deflectirá esta corrente de cerca de 300m (para a direita no hemisfério norte, para a esquerda no hemisfério sul) assumindo que não existem outras forças que se oponham a isso. NOTA: Como qualquer outra força, a força de Coriolis tem de ser contrabalançada por uma igual e de sinal contrário para o movimento não sofrer aceleração. Por esta razão, podemos estudar e calcular correntes nas quais forças horizontais resultantes de gradientes de pressão são contrabalançadas pela força de Coriolis. Estas correntes são denominadas Correntes Geostróficas. Balanço de radiação do sistema Terra-atmosfera A média diária da radiação solar que atinge a Terra decresce do Equador para os pólos pois latitudes baixas recebem relativamente grandes quantidades de radiação durante todo o ano, enquanto que nas latitudes altas o aumento progressivo da inclinação dos raios solares combinado com longos períodos de noite no inverno resulta em médias de radiação baixas. A Terra não só recebe energia do sol (radiação de comprimento de onda curto) mas também re-emite radiação de comprimento de onda maior. A maior parte desta radiação de comprimento de onda elevado emitida pela Terra é absorvida pela atmosfera particularmente pelo dióxido de carbono, vapor de água e gotas de água nas nuvens. Assim, a atmosfera é aquecida de baixo e ela própria reemite radiação de comprimento de onda grande para o espaço. Isto acontece na parte superior da cobertura nebulosa, onde as temperaturas são surpreendentemente semelhantes a todas as latitudes. A intensidade de radiação emitida para o espaço não varia assim significativamente com as latitudes. Há um ganho líquido de energia nas latitudes baixas e uma perda líquida de energia nas latitudes altas. A mudança do ganho líquido de energia para a perda de energia verifica-se à volta dos 38º latitude. O saldo da radiação do sistema Terra-atmosfera como um todo tem de ser neutro pois o sistema não pode continuamente ganhar mais energia do que aquela que perde (ou o contrário).

4 Apesar do balanço positivo de radiação a baixas latitudes e o negativo a altas latitudes, não há evidências de que as regiões a baixas latitudes estejam gradualmente a aquecer ou que as regiões a altas latitudes estejam a arrefecer. Assim sendo, tem de haver uma transferência de calor entre as baixas e as altas latitudes, e isto é feito através de sistemas de ventos na atmosfera e sistemas de correntes no oceano. Julga-se que o oceano contribui mais para esta redistribuição de energia nos trópicos e que a atmosfera tem uma contribuição maior nas latitudes elevadas.

5 Considerando o Hemisfério Norte, a atmosfera é responsável por um transporte de calor do Equador para os pólos de cerca de 1,5x mais calor do que o oceano. A norte de 56ºN, o oceano transporta calor de norte para sul. Na zona equatorial, abaixo dos 5ºN, também há transporte de calor para sul por parte do oceano. Nesta região, o transporte de calor para sul, através do equador, pelo oceano é maior do que o transporte de calor para norte pela atmosfera, resultando que há um transporte líquido de calor do hemisfério norte para o hemisfério sul. Os sistemas de ventos redistribuem calor parcialmente pela advecção de massas de ar quente para as regiões mais frias (e vice-versa) e parcialmente pela transferência de calor latente que é armazenado quando a água é convertida em vapor de água e libertado quando o vapor de água condensa num ambiente mais frio. As tempestades tropicais ciclones e tornados também transportam quantidades significativas de calor para longe dos oceanos tropicais sob a forma de calor latente.

6 SISTEMA GLOBAL DE VENTOS A atmosfera e o oceano formam um sistema no qual o que se passa num afecta o outro. Assim para se compreender o que se passa no oceano temos de considerar a circulação de grande escala da atmosfera bem como os fenómenos de escala menor que caracteriza a atmosfera húmida por cima dos oceanos. Se a Terra fosse completamente coberta de água o sistema global de ventos seria o da figura abaixo. A existência de massas de terra afecta significativamente esta distribuição hipotética. Na baixa atmosfera a pressão é baixa ao longo do equador e o ar aí converge e sobe. Cerca dos 30ºN e S o ar desce e a pressão atmosférica à superfície da terra é elevada. Há portanto um gradiente de pressão das pressões altas subtropicais para as baixas equatoriais. Como o vento sopra das altas para as baixas pressões, resulta que se formam ventos que sopram em direcção ao equador são os chamados Ventos Alísios (Trade Winds).

7 Devido à Força de Coriolis os Alísios de Norte sopram na verdade de nordeste para sudoeste e os Alísios de Sul sopram de sudeste para noroeste. Os ventos alísios são pois denominados Alísios de Nordeste e Alísios de Sudeste (alísios do hemisfério norte e sul respectivamente). IMPORTANTE: Em meteorologia identificam-se os ventos pelo sítio donde sopram Alísios de Nordeste sopram de Nordeste. Em oceanografia, as correntes identificam-se segundo o sentido para onde fluírem. Assim uma corrente sudoeste significa que a corrente corre para sudoeste. Os ventos alísios formam uma parte da circulação atmosférica denominada Circulação de Hadley ou Células de Hadley. Estritamente falando, o termo Célula de Hadley refere-se apenas à componente Norte-Sul da circulação. Dado que o vento é deflectido pela força de Coriolis, a circulação em 3 dimensões verifica-se segundo um trajecto em espiral. A distribuição dos oceanos e continentes influencia a posição da zona onde os Alísios dos dois hemisférios convergem. Esta zona de convergência Zona de Convergência Intertropical ou ITCZ está normalmente associada à zona com

8 maior temperatura à superfície. Como as massas continentais aquecem mais rapidamente do que o oceano no Verão e arrefecem também mais rapidamente no Inverno, a ITCZ é deslocada para sul em cima da terra no verão do hemisfério sul e para norte em cima da terra no verão do hemisfério norte.

9 As maiores alterações sazonais ocorrem na região das massas de terra da Eurásia. No inverno norte a direcção dos ventos é para fora da massa de terra da Eurásia. No verão os ventos invertem de sentido e sopram em geral em direcção a terra. Isto deve-se à capacidade térmica da terra ser menor do que a dos oceanos e portanto os continentes aquecem e arrefecem mais rapidamente do que os oceanos assim os continentes são mais frios do que o oceano no inverno e mais quentes no verão. No inverno o ar acima da Eurásia arrefece, aumenta de

10 densidade e desce desenvolvendo-se uma área de altas pressões. O vento sopra para fora destas regiões para áreas de pressão mais baixa. No verão a situação inverte-se o ar por cima da terra na região da Eurásia aquece, fica menos denso e sobe, criando-se uma zona de baixas pressões. O vento, no verão sopra pois do oceano para terra. As regiões oceânicas mais afectadas por estas alterações sazonais são o Oceano Índico e o Pacífico Oeste Tropical. Os ventos que sazonalmente invertem a direcção donde sopram designam-se de Monções. TRANSPORTE DE CALOR PARA OS PÓLOS PELA ATMOSFERA O ar movendo-se em direcção ao Equador perto da superfície da Terra retira calor dos oceanos e dos continentes e quando, em regiões de baixas pressões como o Equador, ele sobe e se desloca em seguida para os pólos, também há um transporte de calor para os pólos. Assim, qualquer mecanismo que transfira calor da superfície da Terra para a atmosfera, contribui para o transporte de calor para os pólos. O exemplo mais espectacular de transferência é a geração de ciclones tropicais. As células de Hadley, das quais os ventos Alísios são a expressão à superfície podem ser consideradas como células de convecção, no topo das quais o calor é transportado em direcção aos pólos. Nas latitudes elevadas, a situação não é imediata.

11 Circulação de grande escala nas latitudes médias Nas regiões sub-tropicais de altas pressões e sub-polares de baixas pressões a explicação para a criação e manutenção das diferenças de pressão não pode ser descrita para as zonas equatoriais e tropicais (aquecimento e arrefecimento desigual dos oceanos e continentes) que também é o que se verifica nas regiões polares (aqui com a criação de uma região de altas pressões). De qualquer maneira, os centros de altas e baixas pressões das latitudes médias são uma manifestação da necessidade de o calor se deslocar para os pólos para compensar o imbalanço de radiação entre as baixas e as altas latitudes. Se, a longo prazo, nenhuma zona a qualquer latitude aumentará de temperatura, o calor tem de ser transportado em direcção aos pólos a todas as latitudes. A força de Coriolis aumenta com a latitude desde zero no Equador até um máximo nos pólos. A latitudes baixas os ventos são assim deflectidos relativamente pouco e formam as células de Hadley que têm uma distribuição predominantemente norte-sul. Nas latitudes maiores, o grau de deflexão é muito maior e verifica-se a formação de vórtices atmosféricos. Estes são as

12 depressões e os anticiclones familiares nas regiões temperadas. A sua circulação predominantemente quase-horizontal contrasta com a circulação quase-vertical das células de Hadley. A circulação à volta de centros de baixa pressão é chamada ciclone ou depressão ou baixa. A circulação à vota de centros de alta pressão é chamada de anticiclone. Os ciclones têm uma circulação retrógrada ao contrário dos ponteiros do relógio no hemisfério norte e segundo o sentido dos ponteiros do relógio no hemisfério sul. Os anticiclones têm uma circulação inversa dos ciclones. Verticalmente, tanto os ciclones como os anticiclones transportam ar na vertical segundo uma trajectória espiral. Os ciclones centros de baixa pressão deslocam o ar de baixo para cima e os anticiclones deslocam o ar de cima para baixo.

13 Massas de ar em movimento misturam-se com massas de ar adjacente e calor é trocado entre elas. Por exemplo, o ar movendo-se para norte no hemisfério norte através dum ciclone ou anticiclone transporta ar relativamente quente em direcção ao pólo norte. O ar que se desloca em direcção ao Equador é ar que foi arrefecido. Os ciclones e anticiclones das latitudes médias coexistem numa zona subpolar de baixas pressões. A norte desta zona (considerando o hemisfério norte) o vento sopra a partir da zona polar de altas pressões para esta região, e os ventos, devido ao efeito de Coriolis sopram predominantemente de este-nordeste Easterlies. A sul da zona sub-polar de baixas, os ventos sopram a partir da zona sub-tropical de altas, soprando predominantemente de oeste-sudoeste são os Westerlies. Entre os quentes ventos de oeste e os frios ventos polares de este, há uma fronteira mais ou menos permanente denominada Frente Polar. Ondulações na frente polar podem desenvolver depressões. Estas depressões (cujo centro contém ar quente) transportam também calor para os pólos. O caminho que as depressões e os anticiclones de latitudes médias tomam, é determinado pelo Jet Stream. O Jet Stream é uma corrente de ar de grande velocidade que se desloca a grande altitude à volta da Terra ao longo do limite polar dos westerlies. O Jet Stream é caracterizado por grandes ondulações, tipicamente 3 6.

14

15 Convecção Vertical na Atmosfera Os processos que ocorrem na interface oceano-atmosfera são significativamente afectados pelo grau de convecção turbulenta que ocorre na atmosfera imediatamente acima da superfície do mar. Isto depende, por sua vez, do grau de estabilidade do ar, ou seja, da medida em que o ar uma vez deslocado para cima tende a continuar a ascender na atmosfera. A l t Instável Estável i t A u d e Densidade (a) Densidade (b) Na situação (a) a densidade aumenta com a altitude o ar das altitudes superiores tende a descer e o ar das camadas mais baixas, que é menos denso, tende a subir. A situação (a) é Instável. Na situação (b) a densidade diminui com a altitude uma porção de ar na posição (A) que seja deslocada para cima será mais densa do que o ar à sua volta e descerá para a sua posição inicial a coluna de ar da situação (b) é Estável. A densidade do ar depende da sua pressão e temperatura. Também depende da quantidade de vapor de água que contém. O vapor de água é menos denso do que o ar mas na prática, o vapor de água tem um efeito reduzido sobre a densidade. Assim, a variação de densidade, na coluna de ar, com a altitude é determinada pela variação da temperatura com a altitude.

16

17 Esta situação é no entanto complicada por dois factores: o 1º é que o ar, como qualquer fluído, é compressível. Quando um fluído é comprimido, a energia interna, que possui em virtude do movimento dos seus átomos, o qual determina a sua temperatura, aumenta. Da mesma maneira, quando um fluído se expande, a sua energia interna diminui. Assim quando um fluído é comprimido, a sua temperatura aumenta, e arrefece quando se expande. Se estas mudanças de temperatura ocorrem sem trocas de calor com a sua vizinhança são denominadas Adiabáticas. Quando o ar sobe sofre a influência da diminuição da pressão atmosférica e expande-se tornando-se menos denso. Ao mesmo tempo sofre uma diminuição adiabática de temperatura que tende a aumentar a sua densidade. O ar acima da superfície do oceano pode deslocar-se para cima em movimentos caóticos originando vórtices (eddies) turbulentos. Se ele continua a subir ou não, vai depender da importância relativa de dois efeitos:

18 - se diminuição adiabática da temperatura duma parcela ascendente de ar for menor do que a diminuição da temperatura com a altitude na atmosfera, esta porção de ar será mais quente do que o ar à sua volta e continuará a subir. A situação será instável e leva a uma convecção vertical (para cima) de ar; - se o arrefecimento adiabático da porção de ar ascendente for suficiente para reduzir a sua temperatura a valores inferiores aos do ar circundante, a porção de ar descerá para a sua posição inicial e a situação é estável. o 2º factor que afecta a densidade da coluna de ar é o efeito do vapor de água, não devido à sua menor densidade, que pode ser desprezada, mas por causa do Calor Latente que contém. A taxa com que o ar arrefece adiabaticamente na atmosfera é constante e igual a 9,8ºC/Km. Sobre os oceanos o ar no entanto nunca é seco e portanto este valor não se aplica. Se o ar ascendente está saturado de vapor de água ou se fica saturado em resultado do arrefecimento adiabático a ascensão continuada e o arrefecimento adiabático associado provocam a condensação do vapor de água nas partículas atmosféricas tais como sal ou partículas de poeira, formando gotas de água. A condensação liberta calor latente de evaporação que parcialmente contraria o arrefecimento adiabático. Assim a taxa com que ar contendo vapor de água arrefece quando sobe na atmosfera é menos do que a taxa de arrefecimento com a altitude do ar seco. Sobre a maior parte dos oceanos, especialmente no Inverno, a variação da temperatura com a altitude, na atmosfera, e o conteúdo de vapor de água no ar são tais que a situação é instável. O ar sobe e existe uma convecção. Esta convecção é amplificada pela turbulência resultante de ventos fortes que sopram à superfície do oceano. Quando a turbulência é causa mais efectiva do movimento ascendente do ar (mais do que as forças que causam instabilidade) a convecção diz-se forçada. As nuvens Cumulus características das regiões oceânicas na zona dos ventos Alísios são resultantes da convecção forçada. Nesta região existe no entanto uma subsidiência de ar quente que desce de altitudes mais elevadas registando-se uma inversão da temperatura na coluna de ar, ou seja, a partir de determinada altitude o ar aumenta de temperatura com a altitude. O ar ascendente no encontrar uma inversão de temperatura já não é mais quente do que o ar à sua volta e não ascende mais. Este ar quente constitui um tecto para a convecção vertical e delimita a zona onde as nuvens Cumulus se situam. Na ITCZ existe uma convecção extremamente vigorosa de ar húmido formando-se

19 nuvens Cumulonimbus (em forma de torre) que permitem distinguir facilmente a ITCZ em imagens de satélite. A convecção na ITCZ extende-se até muito mais alto do que a associada à formação de cumulus e é a maneira principal pela qual o calor é distribuído na troposfera nas baixas latitudes.

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por:

Introdução. Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Tópico 7 - Ventos Introdução Vento Movimento do ar atmosférico em relação à superfície terrestre. Gerado por: Gradientes de pressão atmosférica; Rotação da Terra; Força gravitacional; Força de atrito.

Leia mais

MODELOS DE CIRCULAÇÃO. Teorias sobre a circulação geral da atmosfera

MODELOS DE CIRCULAÇÃO. Teorias sobre a circulação geral da atmosfera MODELOS DE CIRCULAÇÃO Teorias sobre a circulação geral da atmosfera Circulação do Ar nos Centros de Alta e Baixa Pressão Estados de Tempo Centro de Baixas Pressões ou Depressão ou ciclone Convergência

Leia mais

UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO. Conteúdo

UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO. Conteúdo UNIDADE 4. TRANSFERÊNCIA DE ENERGIA NO SISTEMA ATMOSFERA- OCEANO Conteúdo 4.1 POR QUE A ATMOSFERA E O OCEANO SE MOVEM CONTINUAMENTE?... 2 4.2 BALANÇO DE CALOR DO OCEANO E ATMOSFERA... 4 4.3 BALANÇO DE

Leia mais

PROVA 1 DE CLIMATOLOGIA II

PROVA 1 DE CLIMATOLOGIA II PROVA 1 DE CLIMATOLOGIA II OUT/2017 Nome: Turma: É obrigatória a entrega da folha de questões. BOA SORTE! 1. A atmosfera pode ser considerada como um sistema termodinâmico fechado. Assim, qual é a principal

Leia mais

GABARITO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS

GABARITO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS GABARITO 4ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) O aquecimento diferenciado entre continente e oceano com gradientes de temperatura de + ou - 1 C por 20 km, promove fluxos de energia diferentes para a atmosfera, causando

Leia mais

Massas de Ar e Frentes. Capítulo 10 Leslie Musk

Massas de Ar e Frentes. Capítulo 10 Leslie Musk Massas de Ar e Frentes Capítulo 10 Leslie Musk Massas de Ar e Frentes Propriedades das Massas de Ar Massas de Ar adquirem as propriedades da superfície subjacente As massas de ar são classificadas

Leia mais

Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos

Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos Circulação Local Escalas do Movimento Microescala: metros Vórtices (eddies) Turbulentos Formado por turbulência mecânica ou convecção Tempo de vida: de minutos Mesoscala: km a centenas de km Ventos locais

Leia mais

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza

CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza CLIMA BRASIL: tipos climáticos 1 Equatorial 2 Tropical 3 Tropical de Altitude 4 Tropical Atlântico/Úmido 5 Semi-Árido 6- Subtropical -Inverno rigoroso - chuvas

Leia mais

grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar.

grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar. 9.1 Massas de Ar Massa de ar: corpo de ar, caracterizado por uma grande extensão horizontal, homogênea. A homogeneidade é caracterizada pela uniformidade na temperatura e umidade do ar. Cobrem centenas

Leia mais

Recursos hídricos. Especificidade do clima português

Recursos hídricos. Especificidade do clima português Recursos hídricos Especificidade do clima português Recurso insubstituível e suporte de Vida A água é fundamental para os sistemas naturais, para a vida humana e para as atividades económicas. O Tejo,

Leia mais

Ventos Globais: A Circulação Geral da Terra

Ventos Globais: A Circulação Geral da Terra Ventos Globais: A Circulação Geral da Terra As circulações da atmosfera e do oceano são, em última instância, provocadas pelo aquecimento solar. Lembre-se: Radiação vinda do Sol que entra no sistema (onda

Leia mais

Estado. Observado. Estrutura strutura da Salinidade alinidade dos Oceanosceanos. Médio

Estado. Observado. Estrutura strutura da Salinidade alinidade dos Oceanosceanos. Médio Estado Médio Observado Estrutura strutura da Salinidade alinidade dos Oceanosceanos Introdução O entendimento dos fluxos de calor e água doce é fundamental para a compreensão da distribuição de temperatura

Leia mais

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida.

Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. Extensa porção da atmosfera com as mesmas características de temperatura e humidade. Uma massa de ar podede ser fria ou quente, seca ou húmida. TIPOS DE CHUVAS Chuvas Convectivas Ocorrem pela ascensão

Leia mais

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes.

A profundidade do oceano é de 3794 m (em média), mais de cinco vezes a altura média dos continentes. Hidrosfera Compreende todos os rios, lagos,lagoas e mares e todas as águas subterrâneas, bem como as águas marinhas e salobras, águas glaciais e lençóis de gelo, vapor de água, as quais correspondem a

Leia mais

Estado do Tempo e Clima

Estado do Tempo e Clima Estado do Tempo e Clima Estado do tempo Estado do tempo Expressão do comportamento momentâneo da atmosfera sobre um determinado lugar. É na atmosfera, mais precisamente na sua camada inferior, designada

Leia mais

CLIMATOLOGIA I. Prof. TÉRCIO AMBRIZZI, Ph.D. Professor Titular

CLIMATOLOGIA I. Prof. TÉRCIO AMBRIZZI, Ph.D. Professor Titular CLIMATOLOGIA I Prof. TÉRCIO AMBRIZZI, Ph.D. Professor Titular ambrizzi@model.iag.usp.br Departamento de Ciências Atmosféricas Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas Universidade de

Leia mais

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 4 Circulação Geral da Atmosfera

Introdução a Ciências Atmosféricas. Os Movimentos da Atmosfera. Aula 4 Circulação Geral da Atmosfera ACA-115 Introdução a Ciências Atmosféricas Os Movimentos da Atmosfera Aula 4 Circulação Geral da Atmosfera Circulação Geral da Atmosfera Trata-se da circulação da atmosfera ao redor do globo Gerada pelo

Leia mais

SER340 - Sensoriamento Remoto dos Oceanos Ensaio Teórico: Dinâmica dos Oceanos

SER340 - Sensoriamento Remoto dos Oceanos Ensaio Teórico: Dinâmica dos Oceanos SER340 - Sensoriamento Remoto dos Oceanos Ensaio Teórico: Dinâmica dos Oceanos Sandro Klippel 3 de outubro de 2012 A Terra recebe radiação solar na forma de ondas curtas, absorvendo cerca de 65% dessa

Leia mais

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a

Troposfera: é a camada que se estende do solo terrestre (nível do mar) até atingir 12 quilômetros de altitude. Conforme a altitude se eleva, a ATMOSFERA A atmosfera é uma camada formada por argônio, hélio, dióxido de carbono, ozônio, vapor de água e, principalmente, por nitrogênio e oxigênio. Essa camada é de fundamental importância para a manutenção

Leia mais

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza

CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA Prof ª Gustavo Silva de Souza CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA O CONCEITO DE CLIMA Para compreender o clima de um determinado local, é preciso estudar os diversos tipos de tempo que costumam

Leia mais

Temperatura e Fluxos Radiativos

Temperatura e Fluxos Radiativos Temperatura e Fluxos Radiativos Dinâmica do Clima 6 7 Ana Picado 2338 Carina Lopes 2868 Dinâmica do Clima 6 7 Objectivos: 1. Estudar a distribuição global de Fluxos Radiativos à superfície, no topo da

Leia mais

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos?

FATORES CLIMÁTICOS Quais são os fatores climáticos? Quais são os fatores climáticos? o Latitude A distância a que os lugares se situam do equador determina as suas características climáticas. Por isso, existem climas quentes, temperados e frios. o Proximidade

Leia mais

CEC- Centro Educacional Cianorte ELEMENTOS CLIMÁTICOS

CEC- Centro Educacional Cianorte ELEMENTOS CLIMÁTICOS CEC- Centro Educacional Cianorte ELEMENTOS CLIMÁTICOS PROFESSOR: JOÃO CLÁUDIO ALCANTARA DOS SANTOS A atmosfera A atmosfera constitui uma transição gradual entre o ambiente em que vivemos e o restante do

Leia mais

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE

ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE ATMOSFERA TEPERATURA, PRESSÃO E DENSIDADE EM FUNÇÃO DA ALTITUDE . 2 Variação da Temperatura e Estrutura Regiões de transição as pausas Nomenclatura introduzida na década de 1950 baseia-se no perfil de

Leia mais

Fenómenos de condensação

Fenómenos de condensação Fenómenos de condensação Quando o ar atmosférico atinge a saturação, o vapor de água em excesso condensa-se, o que se traduz pela formação de nuvens, constituídas por pequenas gotículas de água ou cristais

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

Debate: Aquecimento Global

Debate: Aquecimento Global CLIMA Debate: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO magnetosfera (escudo formado pelo campo magnético da terra) desvia as partículas

Leia mais

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais.

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Clima e Formações Vegetais. Tempo estado momentâneo; condições atmosféricas ou meteorológicas de um dado momento ou lugar: * Tempo frio, quente, chuvoso, seco...

Leia mais

Temperatura Pressão atmosférica Umidade

Temperatura Pressão atmosférica Umidade O CLIMA Elementos do clima Temperatura Pressão atmosférica Umidade São responsáveis por caracterizar os climas. TEMPERATURA Corresponde à quantidade de calor. Pressão atmosférica Força que o peso do ar

Leia mais

Estrutura Vertical da Temperatura

Estrutura Vertical da Temperatura Estrutura Vertical da Temperatura 6 7 Ana Picado 8 Carina Lopes 868 Introdução: 6 7 Temperatura: Troposfera, Estratosfera, Mesosfera e Termosfera. Termosfera: temperatura aumenta em altitude até que atinge

Leia mais

Circulação Geral da Atmosfera

Circulação Geral da Atmosfera Circulação Geral da Atmosfera Representa o escoamento médio do ar ao redor do globo É criado pelo aquecimento desigual da superfície da terra Lembre-se que: Em escala global, a terra está em equilíbrio

Leia mais

Debate: Aquecimento Global

Debate: Aquecimento Global Clima Debate: Aquecimento Global Aquecimento Resfriamento Ação Natural Ação antrópica (Homem) 1ª Hipótese: O que aconteceria com o clima se a Terra fosse plana? 2ª Hipótese: O que aconteceria com o clima

Leia mais

Clima. Professora: Jordana Costa

Clima. Professora: Jordana Costa Clima Professora: Jordana Costa É comum, em nosso dia a dia, indagarmos sobre a situação do tempo. Será que vai esfriar? Será que vai chover? A propósito, você sabe qual é a diferença entre tempo e clima?

Leia mais

A atmosfera em movimento: força e vento. Capítulo 4 Leslie Musk Capítulo 9 Ahrens

A atmosfera em movimento: força e vento. Capítulo 4 Leslie Musk Capítulo 9 Ahrens A atmosfera em movimento: força e vento Capítulo 4 Leslie Musk Capítulo 9 Ahrens Pressão Lembre-se que A pressão é força por unidade de área Pressão do ar é determinada pelo peso do ar das camadas superiores

Leia mais

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO

MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO CLIMA MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO Link para o vídeo que demonstra o movimento de translação da terra, comentando sobre as estações do ano e sobre a incidência dos raios solares na terra. http://www.youtube.com/watch?v=xczimavuxge

Leia mais

Estado Médio Observado da Criosfera

Estado Médio Observado da Criosfera Estado Médio Observado da Criosfera Papel da Criosfera no Clima Principais características da Criosfera Ana Picado 23380 Carina Lopes 28680 Criosfera Deriva da palavra grega kryos que significa gelo A

Leia mais

PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA PROFº CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA AQUELA QUE TRAZ EMOÇÃO. PARA VOCÊ E SEU IRMÃO!!!A Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão CLIMA E TEMPO SÃO IGUAIS? Clima: é a sucessão habitual dos tipos de tempo

Leia mais

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A FRENTES FRIAS E QUENTES, TIPOS DE PRECIPITAÇÃO

Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A FRENTES FRIAS E QUENTES, TIPOS DE PRECIPITAÇÃO Agrupamento de Escolas Santa Catarina EBSARC 10º ANO 2015/2016 GEOGRAFIA A FRENTES FRIAS E QUENTES, TIPOS DE PRECIPITAÇÃO FORMAÇÃO DE FRENTES FRIAS E QUENTES 2 FORMAÇÃO DE FRENTES FRIAS E QUENTES Formação

Leia mais

Oceanografia Física. Ciências Geofísicas (estudo da Terra aplicando as leis da Física) Oceanografia (estudo dos Oceanos) Meteorologia e Climatologia

Oceanografia Física. Ciências Geofísicas (estudo da Terra aplicando as leis da Física) Oceanografia (estudo dos Oceanos) Meteorologia e Climatologia Ciências Geofísicas (estudo da Terra aplicando as leis da Física) Geofísica Interna Oceanografia Física Meteorologia e Climatologia Oceanografia (estudo dos Oceanos) Oceanografia Geológica Oceanografia

Leia mais

Meteorologia e Oceanografia

Meteorologia e Oceanografia INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Meteorologia e Oceanografia Prof. Ricardo de Camargo Aula 1 - ACA 0430 - Meteorologia Sinótica e Aplicações à Oceanografia

Leia mais

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA Circulação Atmosférica

METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA Circulação Atmosférica Centro Universitário Geraldo Di Biase Campus de Nova Iguaçu Curso de Engenharia Ambiental 9 período METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA Circulação Atmosférica Profª. Pedro Henrique Ferreira Coura Estrutura da

Leia mais

Meteorologia. Nuno Gomes

Meteorologia. Nuno Gomes Meteorologia Nuno Gomes 2004 Motivação para a Meteorologia Segurança Possível alteração das condições Previsão de desenvolvimentos verticais Evitar voo em local errado relativamente á direcção do vento

Leia mais

Circulação Geral da Atmosfera

Circulação Geral da Atmosfera Circulação global: conjunto complexo de ondas e vórtices ciclônicos e anticiclônicos em formação, desenvolvimento, movimento e em declínio Médias temporais retiram os padrões transitórios sistemas são

Leia mais

Camadas da Atmosfera (características físico químicas)

Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Camadas da Atmosfera (características físico químicas) Gradiente médio negativo temperatura aumenta conforme aumenta a altitude. Gradiente médio positivo temperatura diminui conforme aumenta a altitude.

Leia mais

FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS. Prof. Fabio Reis INICIAR CLIK AQUI CURRÍCULO

FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS. Prof. Fabio Reis INICIAR CLIK AQUI CURRÍCULO FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS Prof. Fabio Reis CURRÍCULO INICIAR CLIK AQUI FUNDAMENTOS DE METEREOLOGIA ATMOSFERA E AQUECIMENTO DA TERRA ESCOLA NÁUTICA FABIO REIS VAPOR DE ÁGUA -

Leia mais

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais.

2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais. GR - 2018 BIOMAS 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 7, 8 e 9. Climas e Formações Vegetais. Furacão Katrina USA - Agosto de 2005. Tempo Clima Tempo estado momentâneo; condições atmosféricas ou meteorológicas

Leia mais

MASSAS DE AR. Uma massa de ar pode ser identificado por diversos fatores, como sejam:

MASSAS DE AR. Uma massa de ar pode ser identificado por diversos fatores, como sejam: Página 1 MASSAS DE AR Massa de ar é um grande volume da atmosfera com características termodinâmicas uniformes. Como as condições de temperatura e humidade de uma massa de ar são uniformes, o tempo associado

Leia mais

Ficha de Apoio Geografia 10º Ano

Ficha de Apoio Geografia 10º Ano Ficha de Apoio Geografia 10º Ano Assunto: Formação de Frentes/ Estados de Tempo Formação de frentes e sua influência nos estados de tempo O território português é influenciado, sobretudo no Inverno, pelas

Leia mais

Clima. Professora: Jordana Costa

Clima. Professora: Jordana Costa Clima Professora: Jordana Costa É comum, em nosso dia a dia, indagarmos sobre a situação do tempo. Será que vai esfriar? Será que vai chover? A propósito, você sabe qual é a diferença entre tempo e clima?

Leia mais

Atrito na Camada Limite atrito interno

Atrito na Camada Limite atrito interno Circulações Locais e Turbulência Atmosférica Atrito na Camada Limite atrito interno Atrito interno está relacionado a viscosidade molecular Viscosidade é o freiamento de um fluido devido ao movimento molecular.

Leia mais

Climas. Professor Diego Alves de Oliveira

Climas. Professor Diego Alves de Oliveira Climas Professor Diego Alves de Oliveira Tempo e clima Tempo: estado momentâneo da atmosfera numa área. Pode mudar a qualquer hora. Clima: é o padrão da sucessão dos diferentes tipos de tempo que resultam

Leia mais

Ana Rosa Trancoso Aula 9 Dez 2009

Ana Rosa Trancoso Aula 9 Dez 2009 Ana Rosa Trancoso arosa@ist.utl.pt Aula 9 Dez 2009 1 Índice Forças e Ventos Circulação Global Frentes Nuvens e Chuva 2 Pressão Atmosférica Força por unidade de área exercida numa superfície pelo peso da

Leia mais

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo

AULA CLIMA MUNDO. Prof. Diogo Máximo AULA CLIMA MUNDO Prof. Diogo Máximo O clima de um lugar ou região é a sucessão habitual dos estados de tempo, ao longo do ano, sobre esse mesmo lugar ou região, ou seja, uma síntese anual do tempo. O estado

Leia mais

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS

GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS GEOGRAFIA - 3 o ANO MÓDULO 26 PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS: FATORES E ELEMENTOS Como pode cair no enem No mapa, as letras A, B e C indicam as posições e as trajetórias das principais massas

Leia mais

OBS: Os efeitos de atrito, inércia e instabilidade do escoamento podem alterar significativamente este mecanismo.

OBS: Os efeitos de atrito, inércia e instabilidade do escoamento podem alterar significativamente este mecanismo. 2 ESTRUTURA GERAL DA ATMOSFERA Ventos de oeste, ventos de leste e circulação geral Desde a época dos grandes navegadores sabe-se que em baixos níveis ocorre a predominância de ventos de oeste nas latitudes

Leia mais

CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO. Fatores secundários: geologia e relevo

CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO. Fatores secundários: geologia e relevo Clima e a Hidrologia Hidrologia Global X Hidrologia Local O fator que exerce maior influência sobre a hidrologia local é o CLIMA, representado pela TEMPRATURAe PRECIPITAÇÃO Fatores secundários: geologia

Leia mais

Estrutura Vertical da Densidade Média nos Oceanos

Estrutura Vertical da Densidade Média nos Oceanos Universidade de Aveiro Departamento de Física Dinâmica do Clima Estrutura Vertical da Densidade Média nos Oceanos Realizado por: Elsa Vieira, nº 26297 Rita Soares, nº 31157 Mafalda Morais, nº 31326 Densidade

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 10 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 10 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 11 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 12 de Dezembro

Leia mais

e a Interferência Humana. Vegetais: classificação e situação atual.

e a Interferência Humana. Vegetais: classificação e situação atual. 2ª Bimestre 1º Prova. Capítulos 8 Clima. Capitulo 9 Os fenômenos Climáticos e a Interferência Humana. Capítulo 11 Biomas e Formações Vegetais: classificação e situação atual. Furacão Katrina USA

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. UMIDADE

1. INTRODUÇÃO 2. UMIDADE Elementos de Hidrometeorologia Capítulo 3 1. INTRODUÇÃO A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima e secundariamente de sua topografia e geologia. A topografia influencia a precipitação,

Leia mais

MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS. 2. MOVIMENTOS NA ATMOSFERA Autor da aula Autor da aula ÍNDICE

MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS. 2. MOVIMENTOS NA ATMOSFERA Autor da aula Autor da aula ÍNDICE MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS 2. MOVIMENTOS NA ATMOSFERA Autor da aula Autor da aula ÍNDICE INTRODUÇÃO RESUMO COMPETÊNCIAS PALAVRAS-CHAVE 2.1. MOVIMENTOS NA ATMOSFERA 2.1.1. Definição de pressão

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 08 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 08 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 09 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 4 Tendência para o dia 10 de Dezembro

Leia mais

Última aula: Radiação solar e terrestre Hoje: Variação Sazonal e Diurna da Temperatura Próxima aula: Vapor d água/nuvens/estabilidade vertical

Última aula: Radiação solar e terrestre Hoje: Variação Sazonal e Diurna da Temperatura Próxima aula: Vapor d água/nuvens/estabilidade vertical Última aula: Radiação solar e terrestre Hoje: Variação Sazonal e Diurna da Temperatura Próxima aula: Vapor d água/nuvens/estabilidade vertical A órbita da Terra em torno do Sol não é circular: em janeiro

Leia mais

9 Massas de Ar e Frentes 9.5 Desenvolvimento e estrutura dos ciclones extratropicais

9 Massas de Ar e Frentes 9.5 Desenvolvimento e estrutura dos ciclones extratropicais Teoria ondulatória dos ciclones Proposta por Bjerknes Limites das massas de ar polar são irregulares, com movimentos ondulatórios, de avanço e retrocesso, sob influência das correntes de jato Os limites

Leia mais

1. Introdução. no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera

1. Introdução. no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA TEMPERATURA 1. Introdução no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera Uma mudança no conteúdo de calor

Leia mais

Agrometeorologia 2011

Agrometeorologia 2011 Tema 3 (24/03/2011) Balanço da Energia O processo adiabático. Calor latente e calor sensível. Balanço da energia. Transporte turbulento de calor sensível e calor latente: Fluxo de calor sensível, Fluxo

Leia mais

Estrutura geral da atmosfera. Ventos de oeste, ventos de leste e circulação geral

Estrutura geral da atmosfera. Ventos de oeste, ventos de leste e circulação geral Universidade de São Paulo USP Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas IAG Departamento de Ciências Atmosféricas ACA Meteorologia Sinótica Estrutura geral da atmosfera Ventos de oeste,

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 05 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 05 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 06 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 5 Tendência para o dia 07 de Dezembro

Leia mais

UNIDADE 3 RELAÇÕES BÁSICAS ENTRE A METEOROLOGIA E A OCEANOGRAFIA. Conteúdo

UNIDADE 3 RELAÇÕES BÁSICAS ENTRE A METEOROLOGIA E A OCEANOGRAFIA. Conteúdo UNIDADE 3 RELAÇÕES BÁSICAS ENTRE A METEOROLOGIA E A OCEANOGRAFIA Conteúdo 3.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 3.2 EFEITOS DO OCEANO SOBRE A ATMOSFERA... 3 3.2.1 O efeito do Oceano sobre o Tempo e Climas... 4

Leia mais

ESTADO MÉDIO OBSERVADO NA ATMOSFERA DINÂMICA DO CLIMA

ESTADO MÉDIO OBSERVADO NA ATMOSFERA DINÂMICA DO CLIMA Pressão e Massa na Atmosfera ESTADO MÉDIO OBSERVADO NA ATMOSFERA DINÂMICA DO CLIMA INTRODUÇÃO. Centro de baixas pressões é uma região em que o ar relativamente quente se eleva e favorece a formação de

Leia mais

MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS

MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS MASSAS de AR FRENTES CICLONES EXTRA-TROPICAIS Sistemas de grande escala (escala sinótica): afetam grandes regiões (ex., parte de um continente) longa duração (de um a vários de dias) Alta previsibilidade

Leia mais

O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA. A Terra no Espaço

O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA. A Terra no Espaço O OCEANO - SISTEMA FÍSICO E RESERVATÓRIO DE ENERGIA A Terra no Espaço " # $ & ' ( & * + # $! & ) 0/!. $ % $ 1 2! 3 % 2. / ', % # % $ 4 $ $ # 2 & 2 &! A Terra no Espaço O OCEANO - UM RESERVATÓRIO DE ENERGIA

Leia mais

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga

Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0. Clima. Prof. Gonzaga Confidencial Personalizado para Nome da empresa Versão 1.0 Clima Prof. Gonzaga Tempo Clima - Tempo condições atmosféricas de um determinado lugar/momento - Clima: histórico do comportamento do tempo atmosférico

Leia mais

Estabilidade Desenvolvimento das Nuvens

Estabilidade Desenvolvimento das Nuvens Estabilidade Desenvolvimento das Nuvens Por que a estabilidade é importante? O movimento vertical é parte crítica no transporte de energia e influencia intensamente o ciclo hidrológico Sem movimento vertical

Leia mais

ESTRATIFICAÇÃO E ESTABILIDADE NO OCEANO

ESTRATIFICAÇÃO E ESTABILIDADE NO OCEANO Se uma massa de água mais densa está por cima de uma menos densa há instabilidade e ocorre afundamento da água mais densa. Na situação inversa, massa de água menos densa sobre uma mais densa, a interface

Leia mais

1. FATORES CLIMÁTICOS

1. FATORES CLIMÁTICOS Capítulo Elementos de Hidrometeorologia 3 1. FATORES CLIMÁTICOS A hidrologia de uma região depende principalmente de seu clima e secundariamente de sua topografia e geologia. A topografia influencia a

Leia mais

volume de ar sobre a superfície da Terra. OS CLIMAS NO MUNDO c Portanto: menor altitude = maior pressão maior altitude = menor pressão

volume de ar sobre a superfície da Terra. OS CLIMAS NO MUNDO c Portanto: menor altitude = maior pressão maior altitude = menor pressão OS CLIMAS NO MUNDO c lima e tempo são a mesma coisa? Vejamos. Quando em determinado momento do dia dizemos, por exemplo, que está quente e úmido, estamos nos referindo ao tempo, ou seja, às condições atmosféricas

Leia mais

METEOROLOGIA CAPÍTULOS

METEOROLOGIA CAPÍTULOS METEOROLOGIA Objetivo geral Proporcionar ao aluno conhecimentos para interpretar boletins meteorológicos, cartas sinóticas e imagens de satélites meteorológicos, confeccionar mensagem SHIP. Vinicius Oliveira

Leia mais

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque Mecanismos de transferência de calor 1 Mecanismos de transferência de calor Quando aquecemos uma cafeteira de alumínio com água ao lume toda a cafeteira e toda a água ficam quentes passado algum tempo.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO DIVISÃO BRASILEIRA

DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO DIVISÃO BRASILEIRA DEPARTAMENTO DE TREINAMENTO DIVISÃO BRASILEIRA Influência do Vento 2008 Índice Turbulência 3 Turbulência Convectiva ou Térmica 3 Turbulência Mecânica 3 Turbulência Dinâmica 4 Turbulência de ponta de asa

Leia mais

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da

O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da O que são chuvas? Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. Formas de precipitação: chuva, neve, granizo, orvalho

Leia mais

Interacção Oceano-Atmosfera. O transporte de calor pelos oceanos. Os oceanos como reguladores do clima.

Interacção Oceano-Atmosfera. O transporte de calor pelos oceanos. Os oceanos como reguladores do clima. Interacção Oceano-Atmosfera. O transporte de calor pelos oceanos. Os oceanos como reguladores do clima. Vimos como o oceano, através da influência que exerce no conteúdo de humidade da atmosfera afecta

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 08 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO...2 Boletim do Tempo para 08 de novembro...2 Previsão do Tempo para o dia 09 de Novembro de 2012 (24 horas)...3 Tendência para o dia 10 de Novembro de

Leia mais

Figura 1. Aquecimento diferenciado entre equador e pólos. Fonte:

Figura 1. Aquecimento diferenciado entre equador e pólos. Fonte: Disciplina: ACA0223 (Climatologia 1) Elaborado por: Gyrlene A. M. da Silva (gyrlene@model.iag.usp.br) Departamento de Ciências Atmosféricas, IAG/USP, São Paulo, Brasil Circulação Geral da Atmosfera A circulação

Leia mais

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 20. Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 20 Fatores do clima Prof. Lucas Guide 1º ano EM O que são fatores do clima? Os fatores climáticos são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada região. Um

Leia mais

Dezembro de 2012 Sumário

Dezembro de 2012 Sumário 12 Dezembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 11 de Dezembro... 2 Previsão do Tempo para o dia 13 de Dezembro de 2012 (24 horas)... 2 Tendência para o dia 14 de Dezembro

Leia mais

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas).

Tipos de Chuvas. Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). CLIMAS DO MUNDO ;;. V jlóyufrdcdf Latitude Tipos de Chuvas Chuvas Orográficas: é quando as massas de ar são barradas pela ocorrência do relevo(planaltos ou montanhas). Chuvas Frontais: é resultado do encontro

Leia mais

Novembro de 2012 Sumário

Novembro de 2012 Sumário 05 Novembro de 2012 Sumário BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2 Boletim do Tempo para 05 de novembro... 2 Previsão do Tempo para 06 de novembro (24 horas)... 3 Tendência para o dia 07 de Novembro de 2012 (48

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E EXTAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA Disciplina: Climatologia Geográfica I Unidade II Controle primário do tempo e clima parte 4 Patricia

Leia mais

Variabilidade Temporal Anual do Campo de Pressão TELECONEXÕES

Variabilidade Temporal Anual do Campo de Pressão TELECONEXÕES Variabilidade Temporal Anual do Campo de Pressão TELECONEXÕES Dinâmica do Clima Ano Lectivo 2006-2007 INTRODUÇÃO A distribuição dos sistemas de altas e baixas pressões influência os padrões de ventos e

Leia mais

UFRGS BICT HIDROGRAFIA E OCEANOGRAFIA A. O balanço de calor nos oceanos. Prof. Dr. Dakir Larara

UFRGS BICT HIDROGRAFIA E OCEANOGRAFIA A. O balanço de calor nos oceanos. Prof. Dr. Dakir Larara UFRGS BICT HIDROGRAFIA E OCEANOGRAFIA A O balanço de calor nos oceanos Prof. Dr. Dakir Larara Sumário da aula Introdução O Balanço de calor oceânico As variáveis do balanço de calor oceânico Distribuição

Leia mais

ATMOSFERA TERRESTRE Troposfera

ATMOSFERA TERRESTRE Troposfera ATMOSFERA TERRESTRE A atmosfera terrestre corresponde à camada gasosa que envolve a Terra, constituída basicamente por azoto e oxigénio, e dividida em várias subcamadas (troposfera, estratosfera, mesosfera,

Leia mais

CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA

CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA CIRCULAÇÃO ATMOSFÉRICA DEFINIÇÃO Corresponde ao movimento do ar atmosférico em escala global e região. A circulação atmosférica ocorre devido aos diferentes gradientes de: -Pressão atmosférica; -Temperatura;

Leia mais

AULA 1. - O tempo de determinada localidade, que esta sempre mudando, é compreendido dos elementos:

AULA 1. - O tempo de determinada localidade, que esta sempre mudando, é compreendido dos elementos: AULA 1 1 - Definição de tempo e clima - Quando falamos de tempo meteorológico estamos falando sobre as condições da atmosfera em um determinado local e um tempo específico. - O tempo de determinada localidade,

Leia mais

Comp. Curricular: Data: 2º Período. Aluno(a): Nº RECUPERAÇÃO REVISÃO - CLIMA

Comp. Curricular: Data: 2º Período. Aluno(a): Nº RECUPERAÇÃO REVISÃO - CLIMA Ensino Médio Comp. Curricular: Data: 2º Período Aluno(a): Nº Professor: Turma: RECUPERAÇÃO REVISÃO - CLIMA 1- (UNIMONTES) O El Niño é um fenômeno natural que ocorre em intervalos de três a cinco anos na

Leia mais

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque

Mecanismos de transferência de calor. Anjo Albuquerque Mecanismos de transferência de calor 1 Mecanismos de transferência de calor Quando aqueces uma cafeteira de alumínio com água ao lume toda a cafeteira e toda a água ficam quentes passado algum tempo. Ocorrem

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA Climatologia 2. Atmosfera Terrestre ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 1,0 Tempo para responder: 15min 1) Qual a importância da concentração dos gases que compõe a atmosfera terrestre, em termos físicos e biológicos?

Leia mais