ou desde que a especificação MIDP permita chama-lo externamente em outra MIDlet suite através de um nome único.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ou desde que a especificação MIDP permita chama-lo externamente em outra MIDlet suite através de um nome único."

Transcrição

1 Como necessitaremos trabalhar com registros e navegar neles, incluiremos variáveis em nossa classe para trabalhar com a classe RecordStore e a interface RecordEnumeration. Siga os passos da ilustração e, depois, documente todo seu código conforme indicam as setas: Neste passo, é importante relembrar que para manipular os métodos da classe RecordStore é necessário utilizar instruções da linguagem Java para tratamento de erros, pois eles podem ocorrer durante o uso de operações que envolvem o banco de dados. Lembremos também que: A classe RecordStore representa o banco de dados da aplicação e possui a capacidade de armazenar registros, que são os dados que pretendemos salvar na área de memória dedicada ao armazenamento persistente de dados da aplicação. Uma área de memória persistente reservada pela classe RecordStore pode conter zero, um ou mais registros; Quando uma MIDlet é removida, sua área de memória persistente também é removida, ou seja, todos os dados gravados (salvos) pelo usuário nessa área de memória persistente criada por meio da classe RecordStore através dessa MIDlet também são excluídos. O nome dado a uma área de memória persistente gerado por uma classe RecordStore é caso-sensitivo, ou seja, é sensível a caracteres minúsculos e maiúsculos e, no máximo, pode ter até 32 caracteres no padrão de codificação Unicode; Uma classe RecordStore pode ser compartilhado para outras MIDlets desde que ele esteja dentro de um mesmo MIDlet suite (arquivo JAR)

2 ou desde que a especificação MIDP permita chama-lo externamente em outra MIDlet suite através de um nome único. Na próxima ilustração, aprimoraremos nossa classe para que possamos ter métodos que permitem abrir o banco de dados (passo 2), obtê-lo (passo 3) e fechá-lo (passo 4). Observe que fizemos o tratamento de erros através da classe RecordStoreException com o uso das instruções try / catch e da instrução throws da linguagem Java - utilizamos a classe RecordStoreException para tratar erros genéricos que sejam relativos ao contexto do RMS.

3 Para separar o tratamento de dados em futuras implementações e facilitar a reutilização de nosso código, faremos algumas melhorias em nossa classe (próxima ilustração), transformaremos nossa classe comum em classe abstrata (passo 2), importaremos bibliotecas para manipulação e tratamento de dados e erros (passo 1) e as utilizaremos em dois eventos que criaremos para a leitura (passo 3) e para o salvamento de dados (passo 4) no banco de dados. Veja a ilustração:

4

5 A seguir, criaremos os métodos que acionam os eventos de leitura e salvamento, eles serão responsáveis também pela leitura e pela escrita de dados no registro. Antes de iniciarmos, precisamos rever alguns métodos que são referentes à classe RecordStore: Para obter um registro salvo, utilizamos o método: public byte[] getrecord(int recordid) Para incluir um novo registro, utilizamos o método: public int addrecord(byte[] data, int offset, int numbytes) Para atualizar o conteúdo de um registro existente, utilizamos o método: public int setrecord(int recordid, byte[] data, int offset, int numbytes) Para construirmos o método responsável pelo salvamento de registros, utilizaremos: ByteArrayOutputStream: Objetos dessa classe representam o fluxo de saída da aplicação e gravam dados em um arranjo de byte que aumentam de tamanho automaticamente na medida em que os dados são gravados; DataOutputStream: Objetos dessa classe permitem escrever dados de tipos primitivos em um fluxo de saída como, por exemplo, objetos da classe ByteArrayOutputStream. Na próxima ilustração, você irá perceber que no processo de salvamento, a classe ByteArrayOutputStream é capaz de construir um objeto que armazena os bytes que serão salvos posteriormente como arranjo de bytes pelo método addrecord ou setrecord. A classe DataOutputStream recebe como parâmetro o objeto de fluxo de saída que é capaz de armazenar os bytes e cria um novo objeto capaz de gravar nele, através de métodos write. Similarmente, para construirmos o método responsável pela leitura de registros utilizamos: ByteArrayInputStream: Objetos dessa classe representam o fluxo de entrada da aplicação e armazenam dados de um arranjo de bytes; DataInputStream: Objetos dessa classe permitem a leitura e a conversão de dados para tipos primitivos a partir da leitura de um objeto de fluxo de entrada como, por exemplo, da leitura de objetos da classe ByteArrayInputStream.

6 Na próxima ilustração, você irá perceber que no processo de leitura, o arranjo de bytes é armazenado em um ByteArrayInputStream e outro objeto DataInputStream obtém cada campo do registro, através de métodos read. Reduziremos a importação (passo 1) e omitiremos métodos para reduzir a quantidade de codificação e facilitar a visualização. Veja a codificação da ilustração e observe o uso dos eventos:

7

8 Através dessa codificação, temos os métodos que nos permitirão ler e salvar registros quando os eventos de leitura e/ou gravação ocorrerem em qualquer classe que herde de nossa classe abstrata. Nas próximas etapas, faremos outra classe utilizar nossa classe abstrata para ler ou salvar registros e receber o evento que efetivará a leitura ou o salvamento do registro. Agora, para concluirmos as funcionalidades de nossa classe abstrata, criaremos alguns métodos para permitir a navegação entre os registros existentes, todavia, antes de continuarmos codificando, é preciso rever alguns conceitos. Para navegar entre registros, nos serviria a instrução for e o método getnumrecords de um objeto RecordStore e todos os registros seriam percorridos, como no exemplo: for (int i = 1; i <= recordstore.getnumrecords(); i++) { byte[] registro = recordstore.getrecord(i); //... } Todavia, um objeto da interface RecordEnumeration é o mais apropriado, pois é mais eficiente e ainda permite que naveguemos pelos registros da classe RecordStore de forma filtrada e ordenada. Para criar tal objeto é necessário invocar o método enumeraterecords da classe RecordStore, que funciona da seguinte forma: public RecordEnumeration enumeraterecords(recordfilter filter, RecordComparator comparator, boolean keepupdated) Por exemplo, para atribuir um objeto da interface RecordEnumeration para uma variável, podemos executar as seguintes instruções para navegar por todos os registros: RecordEnumeration re = RecordStore.enumerateRecords(null, null, false); De um modo mais prático, a fim de compreender melhor o funcionamento da navegação, vejamos um trecho de codificação que percorre todos os registros do banco de dados utilizando um objeto da interface RecordEnumeration e que coloca o registro em uma variável de arranjo de bytes chamada registro. Não é preciso codificar essa parte agora, pois é somente um exemplo, apenas observe e relembre que estamos utilizando métodos next, ou seja, estamos utilizando métodos que navegam para frente (percorrem o registro do início para o fim):

9 Apliquemos na prática esses conceitos seguindo a ilustração. A seguir, omitimos parte do código para facilitar a visualização e você deverá seguir os passos da ilustração:

10

11 Seguindo o exemplo, note que no passo 1 generalizamos as importações, alterando a importação dos pacotes para javax.microedition.rms.*. No passo 2, criamos um método para inicializar a navegação, ou seja, um método que armazena na variável recordenumeration o objeto de navegação entre registros. No passo 3, criamos um método que reinicializa a variável de navegação. No passo 4, criamos um método que informa a quantidade de registros que existem para navegação. Nos passos 5 e 6, criamos métodos que servem respectivamente para navegar para o registro posterior e anterior e que retornam verdadeiro (true) se a navegação for possível. Antes de prosseguirmos salve o projeto, pressione o botão Salvar Todos ( ).

RMS. Record Management System

RMS. Record Management System RMS Record Management System Gereciamento de registros persistentes Registro Identificador ligado a um array de bytes Equivalente a armazenamento em arquivo de J2SE Classes para armazenar, recuperar, enumerar,

Leia mais

RMS Record Management System Aula 6. Marcio Seiji Oyamada

RMS Record Management System Aula 6. Marcio Seiji Oyamada RMS Record Management System Aula 6 Marcio Seiji Oyamada RMS Record Management System Utilizado para armazenamento persistente de dados O RecordStore disponibiliza a ideia de armazenamento estável Não

Leia mais

9/24/2014. Prof. André Backes

9/24/2014. Prof. André Backes Prof. André Backes 1 Arquivos Por que usar arquivos? Permitem armazenar grande quantidade de informação; Persistência dos dados (disco); Acesso aos dados poder ser não sequencial; Acesso concorrente aos

Leia mais

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a Linguagem C Prof. Me. Hélio Esperidião Características de um programa De forma geral a maioria dos programas são compostos por dados de entrada, processamento e dados de saída. Entrada de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA E ORIENTADA A OBJETOS Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@gmail.com

Leia mais

Capítulo 6: Arquivos

Capítulo 6: Arquivos Capítulo 6: Arquivos Waldemar Celes e Roberto Ierusalimschy 29 de Fevereiro de 2012 1 Funções de entrada e saída em arquivos Nos capítulos anteriores, desenvolvemos programas que capturam seus dados de

Leia mais

Prof. A. G. Silva. 13 de novembro de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 13 de novembro de / 1

Prof. A. G. Silva. 13 de novembro de Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 13 de novembro de / 1 INE5603 Introdução à POO Prof. A. G. Silva 13 de novembro de 2017 Prof. A. G. Silva INE5603 Introdução à POO 13 de novembro de 2017 1 / 1 Introdução à manipulação de arquivos Prof. A. G. Silva INE5603

Leia mais

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 03 Introdução à Java Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Representação de Algoritmos em Pseudocódigo: Tipos de Dados;

Leia mais

LINGUAGEM C: ARQUIVOS

LINGUAGEM C: ARQUIVOS LINGUAGEM C: ARQUIVOS Prof. André Backes Arquivos 2 Por que usar arquivos? Permitem armazenar grande quantidade de informação; Persistência dos dados (disco); Acesso aos dados poder ser não seqüencial;

Leia mais

Computação Eletrônica. Aula 12 Arquivos Texto e Binário. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br

Computação Eletrônica. Aula 12 Arquivos Texto e Binário. Prof: Luciano Barbosa. CIn.ufpe.br Computação Eletrônica Aula 12 Arquivos Texto e Binário Prof: Luciano Barbosa Relembrando a Arquitetura Básica de um Computador Até agora, toda a informação armazenada por nossos programas estava na memória

Leia mais

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli

Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; IFSC/POO + JAVA - prof. Herval Daminelli Esta categoria mais geral, à qual cada objeto pertence, denominamos de classe; Tudo no mundo real pode ser representado por meio do conceito de "objeto": uma planta, uma mesa, uma pessoa, um sentimento,

Leia mais

Linguagem de Programação III

Linguagem de Programação III Linguagem de Programação III Aula-4 Construtores e Sobrecarga Prof. Esbel Tomás Valero Orellana Até Aqui Modelos e POO Classes e sua implementação em Java Encapsulamento Tipos de dados nativos em Java

Leia mais

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS USANDO COLLECTION VECTOR Como já fora explicado em outros textox, qualquer aplicação orientada a objeto possui, geralmente, um programa principal, através do qual efetua-se a chamada aos demais programas

Leia mais

ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA

ALOCAÇÃO DINÂMICA DE MEMÓRIA INE5408 Estruturas de Dados Semestre 2008/1 Prof. Leandro J. Komosinski ALOCAÇÃO DINÂMICA DE Memória de Computador 1 byte = 8 bits (ex.: 00100110) 1 KB = 1024 bytes 1 MB = 1024 KB 1 GB = 1024 MB Meu computador

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância

Classes o Objetos. Classes, objetos, métodos e variáveis de instância Classes o Objetos Um recurso comum de cada aplicativo feito até agora é que todas as instruções que realizavam tarefas localizavam-se no método main. Se você tornar parte de uma equipe de desenvolvimento

Leia mais

Array em Java. Figura 1 - Exemplo de um array de inteiros

Array em Java. Figura 1 - Exemplo de um array de inteiros Array em Java 1. Objetivos Nesta lição, abordaremos Array em Java. Primeiro, definiremos o que é array e, então, discutiremos como declará-los e usá-los. Ao final desta lição, o estudante será capaz de:

Leia mais

O que é um jogo digital?

O que é um jogo digital? O que é um jogo digital? Programa de Computador Dados Algoritmos Para que estudar Estrutura de Dados? Para manipular os dados dos programas usamos os ALGORITMOS e para organizar os dados da melhor forma

Leia mais

Paradigmas de Programação. Java First-Tier: Aplicações. Orientação a Objetos em Java (I) Nomenclatura. Paradigma OO. Nomenclatura

Paradigmas de Programação. Java First-Tier: Aplicações. Orientação a Objetos em Java (I) Nomenclatura. Paradigma OO. Nomenclatura Java First-Tier: Aplicações Orientação a Objetos em Java (I) Paradigmas de Programação Programação Funcional Programação Procedural Programação Orientada por Objetos Grupo de Linguagens de Programação

Leia mais

Aula 4: Introdução à Linguagem C++

Aula 4: Introdução à Linguagem C++ CI208 - Programação de Computadores Aula 4: Introdução à Linguagem C++ Prof. MSc. Diego Roberto Antunes diegor@inf.ufpr.br www.inf.ufpr.br/diegor Universidade Federal do Paraná Setor de Ciências Exatas

Leia mais

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos BIMESTRE/PROVA DISCIPLINA CURSO EXAME FINAL Linguagem de Programação II Informática MATRÍCULA NOME ANO/TURMA Crie um projeto em Java com as seguintes características: 1. Estrutura do Projeto (0,2) pontos

Leia mais

String. Demonstrar a utilização e manipulação com os métodos da classe String.

String. Demonstrar a utilização e manipulação com os métodos da classe String. String 1. Objetivos Demonstrar a utilização e manipulação com os métodos da classe String. 2. Strings 2.1. O que são Strings? Em Java, String é uma seqüência de caracteres utilizada para representação

Leia mais

Tipos, Literais, Operadores

Tipos, Literais, Operadores Tipos, Literais, Operadores Identificadores São palavras utilizadas para nomear variáveis, métodos e classes Na linguagem Java, o identificador sempre começa por letra, sublinhado(_) ou cifrão ($) Não

Leia mais

Tipos, Literais, Operadores

Tipos, Literais, Operadores Tipos, Literais, Operadores Identificadores São palavras utilizadas para nomear variáveis, métodos e classes Na linguagem Java, o identificador sempre começa por letra, sublinhado(_) ou cifrão ($) Não

Leia mais

Vetores. IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos + POO - prof. Herval Daminelli

Vetores. IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos + POO - prof. Herval Daminelli Vetores De modo geral, em linguagem de programação, vetores ou arrays são estruturas de dados que permitem que uma mesma variável possa armazenar mais de um valor; Em Java, vetores são coleções de dados,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: PEOO Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com Data:

Leia mais

SISTEMASDE. SW, APP e SO - 2º trimestre Patrícia Lucas

SISTEMASDE. SW, APP e SO - 2º trimestre Patrícia Lucas SISTEMASDE ARQUIVOS SW, APP e SO - 2º trimestre Patrícia Lucas Introdução O armazenamento e a recuperação de informações são atividades essenciais para qualquer tipo de aplicação. Um programa deve ser

Leia mais

Reader e Writer para streams de caracteres (texto).

Reader e Writer para streams de caracteres (texto). Folha 1-1 Recordando POO: Streams Uma stream é uma abstracção que representa uma fonte genérica de entrada de dados ou um destino genérico para escrita de dados que é definida independentemente do dispositivo

Leia mais

Vetores. IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos + POO - prof. Herval Daminelli

Vetores. IFSC/Florianópolis - Programação Orientada a Objetos + POO - prof. Herval Daminelli Vetores De modo geral, em linguagem de programação, vetores ou arrays são estruturas de dados que permitem que uma mesma variável possa armazenar mais de um valor; Em Java, vetores são coleções de dados,

Leia mais

JSP Prof. Daniela Pires. VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String Float Integer Boolean... 3

JSP Prof. Daniela Pires. VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String Float Integer Boolean... 3 Conteúdo VARIAVEIS... 2 Tipos de Dados... 2 String... 2 Float... 3 Integer... 3 Boolean... 3 Variáveis... 4 O que são variáveis?... 4 Tipo de variáveis... 5 Concatenação:... 6 1 VARIAVEIS Antes de falarmos

Leia mais

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1)

Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Linguagem C Princípios Básicos (parte 1) Objetivos O principal objetivo deste artigo é explicar alguns conceitos fundamentais de programação em C. No final será implementado um programa envolvendo todos

Leia mais

6 Alguns conceitos e comandos em programação

6 Alguns conceitos e comandos em programação 6 Alguns conceitos e comandos em programação 6.1 Diretivas Diretivas são instruções que permitem ao programador efetuar algum tipo de modificação à compilação, sendo analisadas e executadas pelo pré-compilador,

Leia mais

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI

Introdução à Programação em C. Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Introdução à Programação em C Prof. Ricardo Teixeira Tecnologia em Mecatrônica Industrial SENAI Linguagem C Criada em 1972 para uso no LINUX; Sintaxe base para diversas outras (Java, JavaScript, PHP, C++,

Leia mais

Classes e Objetos. Prof. Fernando V. Paulovich 9 de agosto de 2010

Classes e Objetos. Prof. Fernando V. Paulovich  9 de agosto de 2010 Classes e Objetos SCC0604 - Programação Orientada a Objetos Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Universidade

Leia mais

A figura abaixo representa uma classe denominada Carteira. Esta classe é composta dos métodos depositar(valor) e retirar(valor) e do atributo saldo.

A figura abaixo representa uma classe denominada Carteira. Esta classe é composta dos métodos depositar(valor) e retirar(valor) e do atributo saldo. 1-Introdução à Programação Orientada a Objetos 1.1. O que é programação orientada a objetos? Programação orientada a objetos é uma metodologia de desenvolvimento de software. Sua principal vantagem é a

Leia mais

Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados

Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados Lógica de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados Professor: Vilson Heck Junior vilson.junior@ifsc.edu.br Agenda Funções Básicas do Software; Relações entre áreas; Introdução à Algoritmos; Introdução

Leia mais

Paradigmas de Linguagens

Paradigmas de Linguagens Paradigmas de Linguagens Aula 2: Tipos de dados Professora Sheila Cáceres Tipos de dados Dados são a matéria prima da computação junto com os programas. LPs precisam manipular dados. LPS utilizam os conceitos

Leia mais

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Introdução à Programação (PG) Docente: Pedro Viçoso Fazenda (pfazenda@cedet.isel.ipl.pt) Professor Responsável: Pedro Alexandre Pereira (palex@cc.isel.ipl.pt)

Leia mais

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema

ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão Eleusmário Mariano Rabelo. Acesso ao Sistema ALFACONT 2 Sistema de Contabilidade Versão 2.0 2016 Eleusmário Mariano Rabelo O Alfa-Cont é um sistema contábil multi-usuário e multi-empresa para escritórios de contabilidade, contadores e empresas, com

Leia mais

AULA 02 DADOS PRIMITIVOS E EXERCÍCIOS

AULA 02 DADOS PRIMITIVOS E EXERCÍCIOS AULA 02 DADOS PRIMITIVOS E EXERCÍCIOS Ao término desse capítulo você terá aprendido: Tipos de dados e suas conversões; Operadores; Criação de projetos, pacotes e classes no NetBeans; Variáveis, cálculos

Leia mais

Esta é a única declaração da aplicação

Esta é a única declaração da aplicação Esta é a única declaração da aplicação A classe de usuário Olamundo O método público main, com seu argumento, obrigatório em qualquer aplicação. É dentro deste método que você inicia sua aplicação, não

Leia mais

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação

Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Implementando classes em C# Curso Técnico Integrado em Informática Fundamentos de Programação Introdução Além de utilizar as classes presentes na biblioteca padrão, programadores podem definir suas próprias

Leia mais

Teclado. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Teclado. PdP. Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006. Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos TUTORIAL Teclado Autor: Tiago Lone Nível: Básico Criação: 20/12/2005 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br contato@maxwellbohr.com.br http://www.automato.com.br

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números

Leia mais

Programação Computacional Aula 17: Manipulação de arquivos

Programação Computacional Aula 17: Manipulação de arquivos Programação Computacional Aula 17: Manipulação de arquivos Profa. Madeleine Medrano madeleine@icte.uftm.edu.br Arquivos de registros Os dados manipulados pelos nossos programas (dados de entrada, dados

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: ponteiros e alocação dinâmica Prof. Renato Pimentel 1 Ponteiros 2 Prof. Renato Pimentel 1 Ponteiros: introdução Toda a informação

Leia mais

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis

FACULDADE BATISTA MINEIRA - CST Banco de Dados Estruturas de Dados - Variáveis Variável, na Matemática, é um termo utilizado em substituição de outro, normalmente, desconhecido. É utilizado para representar um número ou um conjunto. No contexto da programação de computadores, uma

Leia mais

Linguagem Java. Introdução. Rosemary Silveira Filgueiras Melo

Linguagem Java. Introdução. Rosemary Silveira Filgueiras Melo Linguagem Java Introdução Rosemary Silveira Filgueiras Melo rosesfmelo@hotmail.com 1 Tópicos abordados Histórico da Linguagem Caracterização da Linguagem Criação de Programa Java inicial Entrada e Saída

Leia mais

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto

Programação I A Linguagem C. Prof. Carlos Alberto Programação I A Linguagem C Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br 2 Origem A linguagem C foi desenvolvida em 1972, nos Laboratórios Bell, por Dennis Ritchie. Implementada

Leia mais

ALGORITMOS. Professor: Diego Oliveira. Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados

ALGORITMOS. Professor: Diego Oliveira. Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados ALGORITMOS Professor: Diego Oliveira Aula 06 - Tipos Primitivos de Dados Netbeans Para testar nossos exemplos criaremos uma classe no Netbeans Nesta disciplina não será visto nada de orientação a objetos,

Leia mais

Working 03 : Conceitos Básicos I

Working 03 : Conceitos Básicos I Working 03 : Conceitos Básicos I Objetivos: Dominar os conceitos básicos da linguagem de programação C; Aprender a utilizar o compilador, identificando os erros de sintaxe do código fonte; Prazo de Envio:

Leia mais

Programação Orientada a Objeto (POO)

Programação Orientada a Objeto (POO) Programação Orientada a Objeto (POO) Prof Francesco Artur Perrotti Classes e Objetos Classe pode ser definida como uma categoria de objetos. Usamos as classes para facilitar o entendimento dos objetos

Leia mais

LINGUAGEM C: ARQUIVOS

LINGUAGEM C: ARQUIVOS LINGUAGEM C: ARQUIVOS Prof. André Backes ARQUIVOS Por que usar arquivos? Permitem armazenar grande quantidade de informação; Persistência dos dados (disco); Acesso aos dados poder ser não seqüencial; Acesso

Leia mais

SCC-202 Algoritmos e Estruturas de Dados I. Profa. Graça Nunes 2º. Semestre 2010

SCC-202 Algoritmos e Estruturas de Dados I. Profa. Graça Nunes 2º. Semestre 2010 SCC-202 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Graça Nunes 2º. Semestre 2010 Objetivos Introduzir conceitos de Estruturas de Dados básicas e seus algoritmos, que são frequentemente usados na construção

Leia mais

MATRIZES - PARTE Definição e Manipulação de Matrizes AULA 21

MATRIZES - PARTE Definição e Manipulação de Matrizes AULA 21 AULA 21 MATRIZES - PARTE 1 21.1 Definição e Manipulação de Matrizes Sabemos como definir variáveis de um novo tipo de dados, denominado vetor, que representam seqüências de valores de um mesmo tipo. Por

Leia mais

Classes e Objetos INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS COM JAVA - MÓDULO II. Classes. Objetos. Um modelo para a criação de objetos

Classes e Objetos INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS COM JAVA - MÓDULO II. Classes. Objetos. Um modelo para a criação de objetos INTRODUÇÃO À ORIENTAÇÃO A OBJETOS COM JAVA - MÓDULO II Classes e Objetos Objetos Um conjunto de estados e comportamentos Classes Um modelo para a criação de objetos 1 Pacotes e Java API Pacotes Um conjunto

Leia mais

De forma simples, para a execução de comandos SQL com JDBC, precisa-se da instancia de três classes Java. São elas: Nome da classe Função

De forma simples, para a execução de comandos SQL com JDBC, precisa-se da instancia de três classes Java. São elas: Nome da classe Função .1 JDBC A linguagem Java possui classes que permitem a com um banco de dados. Essas classes fazem parte do pacote JDBC (Java Database Connectivity), uma API (Application Program Interface) que permite

Leia mais

Programação Orientada a Objetos II Java Segunda aula. Prof. Rogério Albuquerque de Almeida

Programação Orientada a Objetos II Java Segunda aula. Prof. Rogério Albuquerque de Almeida Programação Orientada a Objetos II Java Segunda aula 1 Programação Orientada a Objeto II Tipos de Dados e Variáveis Operadores Operadores aritméticos Operadores relacionais Operadores lógicos Operadores

Leia mais

AULA 4 - FLUXOGRAMAS PARTE 1 Noções sobre a ferramenta Flowgorithm para construção de fluxogramas

AULA 4 - FLUXOGRAMAS PARTE 1 Noções sobre a ferramenta Flowgorithm para construção de fluxogramas AULA 4 - FLUXOGRAMAS PARTE 1 Noções sobre a ferramenta Flowgorithm para construção de fluxogramas 4.1 Objetivo: O objetivo desta aula é exercitar a lógica de programação através do desenvolvimento e simulação

Leia mais

Palavras Reservadas da Linguagem Java

Palavras Reservadas da Linguagem Java Palavras Reservadas da Linguagem Java Palavras Reservadas da Linguagem Java: Categorias Tipos de dados primitivos Literais Pseudo-variáveis Desvio e controle de fluxo Pacotes Exceções Modificadores de

Leia mais

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo

Usando o Eclipse - Fundamentos. Professor Vicente Paulo de Camargo Usando o Eclipse - Fundamentos Professor Vicente Paulo de Camargo O Eclipse é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) É a ferramenta mais utilizada pelas empresas, visto que pode ser configurada

Leia mais

Automação em Telas. Desenvolvimento IBM Maximo nível 1. Leonardo Almeida Bastos Versão 1.0

Automação em Telas. Desenvolvimento IBM Maximo nível 1. Leonardo Almeida Bastos Versão 1.0 Automação em Telas Desenvolvimento IBM Maximo nível 1 Leonardo Almeida Bastos leonardo@maximocon.com Versão 1.0 Sumário Objetivo... 3 Regras de Negócio... 3 Atribuições do desenvolvedor... 3 Desenvolvimento...

Leia mais

Conexão com Banco de Dados

Conexão com Banco de Dados Conexão com Banco de Dados ORM Atualmente os novos sistemas que estão sendo desenvolvidos estão utilizando a técnica de ORM para fazer conexão e acesso a banco de dados. ORM é uma técnica de mapeamento

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

Estrutura de Dados Básica

Estrutura de Dados Básica Estrutura de Dados Básica Professor: Osvaldo Kotaro Takai. Aula 5: Registros O objetivo desta aula é apresentar os tipos de dados definidos pelo programador, bem como exibir usos comuns desses tipos de

Leia mais

Lógica de Programação. Lógica de Programação com Java

Lógica de Programação. Lógica de Programação com Java Lógica de Programação Lógica de Programação com Java Sumário Lógica de programação 1. Algoritmos 2. Comentários no código 3. Tipos de dados 4. Constantes e Variáveis 5. O que devemos saber para começar

Leia mais

Variáveis primitivas e Controle de fluxo

Variáveis primitivas e Controle de fluxo Variáveis primitivas e Controle de fluxo Material baseado na apostila FJ-11: Java e Orientação a Objetos do curso Caelum, Ensino e Inovação, disponível para download em http://www.caelum.com.br/apostilas/

Leia mais

AULA 6 - ARRAYS. Array de 10 elementos

AULA 6 - ARRAYS. Array de 10 elementos 1 AULA 6 - ARRAYS Arrays são objetos que armazenam diversas variáveis do mesmo tipo. Eles podem conter variáveis de referência primitivas ou de objeto, mas o array propriamente dito sempre será um objeto

Leia mais

Objetivo. Compreender a definição e dominar a implementação de ponteiros em C. Dominar a manipulação de arquivos

Objetivo. Compreender a definição e dominar a implementação de ponteiros em C. Dominar a manipulação de arquivos Objetivo Compreender a definição e dominar a implementação de ponteiros em C. Dominar a manipulação de arquivos Motivação para a utilização de ponteiros O que precisamos para fazer para que uma função

Leia mais

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Tópicos Avançados em Java

Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista. Tópicos Avançados em Java Grupo de Usuários Java do Noroeste Paulista Tópicos Avançados em Java Aula 1 Objetivos Programa exemplo; Programação Orientada a Objetos. Conceitos Orientada a Objetos Mundo real Conceitos Orientada a

Leia mais

Linguagem de Programação II Implementação

Linguagem de Programação II Implementação Linguagem de Programação II Implementação Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Implementação em Java Variáveis Palavras reservadas Pacotes Identificador this Acessando membros de outros objetos API Java Nossa

Leia mais

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos

Linguagem Técnica I. Prof. Jonatas Bastos Linguagem Técnica I Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com 1 Objetivo da Disciplina p Entender os conceitos da programação orientada a objetos; p Aplicar conceitos básicos relativos a objetos

Leia mais

AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK)

AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK) AULA TEÓRICA 3 Tema 2. Introdução a programação em Java (JVM, JDK) Ø LP Java. Estrutura de um programa em Java. Ø Conjunto de caracteres utilizado. Ø Identificadores. Ø Variáveis e constantes. Ø Tipos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA. DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA. DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E MATEMÁTICA APLICADA DIM0320 Algoritmos e Programação de Computadores #VARIÁVEIS #TIPOS DE DADOS E L I EZ I O S O A R ES E L I EZ

Leia mais

Exercícios: Arquivos

Exercícios: Arquivos Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem C Exercícios: Arquivos 1. Codifique, compile e execute um programa que: (a) crie/abra

Leia mais

AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP

AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP AULA 2 VISÃO BÁSICA DE CLASSES EM PHP Antes de mais nada, vamos conhecer alguns conceitos, que serão importantes para o entendimento mais efetivos dos assuntos que trataremos durante a leitura desta apostila.

Leia mais

Curso GeneXus - Atualização do banco de dados - Business Components

Curso GeneXus - Atualização do banco de dados - Business Components Curso GeneXus - Atualização do banco de dados - Business Components Até o momento, vimos que as transações permitem aos usuários inserir, modificar e excluir dados nas tabelas do banco de dados do aplicativo.

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS O MODELO RELACIONAL

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SISTEMAS DE GESTÃO DE BASE DE DADOS O MODELO RELACIONAL TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O MODELO RELACIONAL de base de dados é actualmente o modelo de implementação mais utilizado. Este sucesso pode ser explicado pela sua simplicidade e grande capacidade

Leia mais

MANIPULAÇÃO DE STRINGS

MANIPULAÇÃO DE STRINGS MANIPULAÇÃO DE STRINGS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO 2 STRLEN Retorna o tamanho de uma string 3 LTRIM Retira espaços em branco do início da string 4 RTRIM Retira espaço em branco do final da string 5 TRIM

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 09a- Acessando os dados através JDBC

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. Aula 09a- Acessando os dados através JDBC Aula 09a- Acessando os dados através JDBC Conteúdo Programático desta aula Compreender os comando existentes para acesso e manipulação de dados nos Bancos de dados Apresentar os dados obtidos no banco

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO

CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CONCEITOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO A OBJETOS PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO CLASSES E OBJETOS PARA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Classes são estruturas das linguagens de POO criadas para conter os dados que

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java

Classes e Objetos. Sintaxe de classe em Java Classes e Objetos Classes e Objetos A Programação Orientada a Objetos (POO) é uma técnica de programação que se baseia na construção de classes e utilização de objetos. Os objetos são formados por dados

Leia mais

TUTORIAL. Trabalhando com a base de dados no QGIS: Operações com Texto QGIS.

TUTORIAL. Trabalhando com a base de dados no QGIS: Operações com Texto QGIS. TUTORIAL Trabalhando com a base de dados no QGIS: Operações com Texto QGIS www.processamentodigital.com.br O Processamento Digital é um Canal de Conteúdo GEO oferecido pela HEX Tecnologias Geoespaciais

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos Prof. Elyssandro Piffer CONCEITO DE ALGORITMO O computador pode auxiliar em muitas tarefas, contudo ele não possui independência, não é inteligente,

Leia mais

Estruturas de Dados. Prof.: Carlos Alberto Página da Disciplina:

Estruturas de Dados. Prof.: Carlos Alberto Página da Disciplina: Estruturas de Dados Prof.: Carlos Alberto Página da Disciplina: http://alged.webnode.com/ E-mail: carlos36_batista@yahoo.com.br Estruturas de dados Programa da disciplina Estruturas de dados - referências

Leia mais

Lição 4 Fundamentos da programação

Lição 4 Fundamentos da programação Lição 4 Fundamentos da programação Introdução à Programação I 1 Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar as partes básicas de um programa em Java Reconhecer as diferenças

Leia mais

Tema da aula Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos

Tema da aula Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos Profa. Juliana Santiago Teixeira Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Tema da aula Introdução ao paradigma de programação: Orientado a Objetos Paradigma Paradigma é a filosofia adotada na construção

Leia mais

PROGRAMAÇÃO JAVA. Parte 2

PROGRAMAÇÃO JAVA. Parte 2 PROGRAMAÇÃO JAVA Parte 2 Características interessantes do JAVA: Verificação automática de ortografia Recolha automática do lixo (GC) Simplificação de ponteiros de memória Acesso à rede simplificado Multi-threading

Leia mais

Estrutura de Dados. Aula 07 Alocação Dinâmica

Estrutura de Dados. Aula 07 Alocação Dinâmica Estrutura de Dados Aula 07 Alocação Dinâmica 2 ALOCAÇÃO DINÂMICA Existem três modos de reservar espaço de memória para o armazenamento de informações: 1ª - através do uso de variáveis globais (e estáticas).

Leia mais

Televisao tamanho tela emitirsom. conectarperifericos

Televisao tamanho tela emitirsom. conectarperifericos 1 - Introdução a Programação Orientada a Objeto Para tentar solucionar o problema do baixo reaproveitamento de código, surgiu a idéia da Programação Orientada a Objeto (POO). A POO não é nova, sua formulação

Leia mais

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2)

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Sistemas Operacionais (SOP A2) Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Sistemas Operacionais (SOP A2) Conceitos de Hardware e Software Referências: Arquitetura de Sistemas Operacionais. F. B. Machado, L. P. Maia. Editora

Leia mais

Arrays, Criação de Funções, Estruturas e Manipulação de Arquivos.

Arrays, Criação de Funções, Estruturas e Manipulação de Arquivos. Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina: Lógica de Programação Arrays, Criação de Funções, Estruturas e Manipulação de Arquivos. Site : http://www1.univap.br/~wagner/ec.html Prof. Responsáveis

Leia mais

Quinto Trabalho Prático. Este trabalho tem como objetivo indexar arquivos de dados usando um índice árvore-b.

Quinto Trabalho Prático. Este trabalho tem como objetivo indexar arquivos de dados usando um índice árvore-b. Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Ciências de Computação Disciplina de Algoritmos e Estruturas de Dados II docente Profa. Dra. Cristina Dutra de

Leia mais

Xororrasco. 1. Características Técnicas

Xororrasco. 1. Características Técnicas Xororrasco Software de cálculo de valores e quantidades de itens necessários para se organizar um churrasco capaz de enviar convites SMS aos convidados. 1. Características Técnicas O software Xororrasco

Leia mais

Ambiente de Programação, rastreamento e entrada de dados. MCG114 Programação de Computadores I. Interpretador de Comandos. Interpretador de Comandos

Ambiente de Programação, rastreamento e entrada de dados. MCG114 Programação de Computadores I. Interpretador de Comandos. Interpretador de Comandos MCG114 Programação de Computadores I Profa. Ambiente de Programação, rastreamento e entrada de dados 1 2 Ambiente Python para Programação Ambiente Python para Programação Até agora... Comandos e funções

Leia mais

Linguagem de Programação IV Implementação 01

Linguagem de Programação IV Implementação 01 Linguagem de Programação IV Implementação 01 Prof. Alessandro Borges 2 Tópicos Primeiro projeto MIDlet Ciclo de vida 3 Primeiro Projeto 4 Primeiro projeto Crie um novo projeto no NetBeans Java ME Aplicação

Leia mais

Trabalho de Sistemas Operacionais

Trabalho de Sistemas Operacionais Trabalho de Sistemas Operacionais Ferramenta para Concepção de Sistemas de Arquivos de Tempo Real Embutido Sistemas de Arquivos Embutido em Tempo Real Grande parte de nosso cotidiano é presente por sistemas

Leia mais