Circular BACEN Divulgação de informações de gestão de riscos, apuração do RWA e PR. ABBC Junho de 2014

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Circular BACEN Divulgação de informações de gestão de riscos, apuração do RWA e PR. ABBC Junho de 2014"

Transcrição

1 Circular BACEN Divulgação de informações de gestão de riscos, apuração do RWA e PR ABBC Junho de 2014

2 Agenda Introdução e Contexto Regulamentação Circular nº Compara<vo x Cronograma Desafios 2

3 Introdução e Contexto. Acordo de Basileia

4 Introdução e Contexto Nos últimos anos, desde as crises do sistema financeiro de 2008/2009, foram publicadas diversas regulamentações que impactaram diretamente a forma de atuação das instituições financeiras. Além da grande quantidade, surpreende a velocidade com que os órgãos reguladores publicaram tais normas. Por exemplo, enquanto os bancos trabalham na implementação de Basileia II são afetados por mudanças impostas por Basileia III. Principais objetivos dos reguladores Fortalecimento da capacidade de solvência das ins@tuições (p. ex., melhor qualidade dos a@vos que compõem o capital). Redução do risco sistêmico (p. ex., requerimentos adicionais para os bancos considerados sistemicamente relevantes, ou too big to fail). Melhor gerenciamento do risco de liquidez (p. ex., redução da dependência de captação no mercado de atacadista). Redução da dependência de dados matemá@cos/históricos (p. ex., adoção de testes de estresse periódicos com cenários prospec@vos). Revisão dos modelos para determinar o nível de provisões para créditos (p. ex., revisão proposta pelo IFRS 9: cálculo da perda esperada e não ocorrida). Aumento do nível de transparência nos informes e divulgações ao mercado (p. ex., maiores detalhes nos informes de acesso público que descrevem o capital). 4 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

5 Introdução e Contexto O acordo de Basileia II está fundamentado em três pilares para assegurar a segurança e confiabilidade do sistema financeiro internacional. Pilar 1 Requerimentos de capital Pilar 2 Processo de revisão, avaliação e planejamento de capital Pilar 3 Transparência e disciplina de mercado Risco de crédito (padronizado, básico ou avançado) Acompanhamento pelo Conselho e Diretoria Políticas de divulgação Risco de mercado (padronizado ou avançado) Risco operacional (básico, padronizado ou avançado AMA) Avaliação rigorosa de capital Avaliação integral dos riscos Monitoramento e informação Divulgação de informações BACEN Circular Apuração RWA Controle Interno Estrutura de Gestão de Capital / ICAAP Revoga Circular Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

6 Introdução e Contexto A Disciplina de Mercado - Pilar 3 reforça a regulamentação de capital e os demais esforços de supervisão, visando maior segurança aos bancos e sistema financeiro. Pilar 3 Transparência e disciplina de mercado Basel Committee on Banking Supervision Pillar 3 (Market Discipline) Janeiro de 2001 O Pilar 3 surgiu da necessidade do mercado em gerar mecanismos para padronizar o âmbito e conteúdo das informações a serem divulgadas pelos bancos, assim como o nível de detalhe requerido por cada supervisor. O Comitê de Basileia determina que os bancos divulguem publicamente informações para promover a disciplina do mercado e reforçar a estabilidade financeira, promovendo transparência para as atividades bancárias. Principais causas da revisão do pilar 3: Composi<on of capital disclosure requirements Junho de 2012 Circular BACEN Divulgação de informações Outubro de 2013 Redução da falta de padronização entre bancos e jurisdições. Aumentar o nível de detalhamento (mais transparência) e permitir melhor comparação entre as instituições financeiras. O Comitê considera que o processo de divulgação de informações têm grande relevância para o Novo Acordo de Capital ao estabelecer critérios de divulgação de informações considerando metodologias internas e padronizadas. 6 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

7 Introdução e Contexto A Disciplina de Mercado - Pilar 3 reforça a regulamentação de capital e os demais esforços de supervisão, visando maior segurança aos bancos e sistema financeiro. Pilar 3 Transparência e disciplina de mercado Pillar 3 (Market Discipline) January 2001 O Pilar 3 Disciplina de Mercado considera a transparência como elemento essencial para manter a segurança do sistema bancário e eficácia do processo de supervisão. As recomendações para divulgação de informações definidas pelo Comitê de Basileia podem ser divididas em: Capital Divulgar publicamente, atualizada pelo menos anualmente e de forma adequada, informações resumidas sobre: (a) sua estrutura de capital e componentes de capital e (b) os termos e condições das principais características dos instrumentos de capital. Divulgar informações sobre suas políticas para avaliação de ativos e passivos, provisionamento e reconhecimento de resultados. Exposições ao Risco Divulgar publicamente informações qualitativas e quantitativas sobre sua exposição ao risco, incluindo estratégias de gestão. Adequação de Capital Divulgar publicamente seus índices de capital e demais informações sobre sua adequação de capital em bases consolidadas e divulgar sua exposição aos riscos calculados conforme metodologia estabelecida no Acordo de Capital. Fornecer análise dos fatores que impactam em sua adequação de capital, incluindo: (a) mudanças na estrutura do capital e impacto nos índices e posição global do capital; (b) planejamento de contingência; (c) estratégia de gestão de capital; (d) impacto de não-dedução das participações em bancos e outras instituições financeiras. Divulgar sua estrutura e processo de alocação de capital econômico. 7 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

8 Regulamentação. Circular nº 3.678

9 Regulamentação Circular nº Divulgação de informações referentes à gestão de riscos, à apuração do montante dos afvos ponderados pelo risco (RWA) e à apuração do Patrimônio de Referência (PR). Principais Requisitos Escopo e Disposições Preliminares / Gerais Divulgação de informações : Bases consolidadas do Conglomerado. Nível de detalhamento adequado ao escopo e à complexidade das operações e dos sistemas e processos de gestão de riscos. Aspectos qualita@vos das estruturas de gerenciamento de risco de crédito, mercado, operacional e liquidez. ü Obje@vos e polí@cas. ü Processo de comunicação. ü Metodologia de avaliação da suficiência do Capital Principal. ü Polí@cas de mi@gação de riscos. Comparação de informações divulgadas Comparar informações do balanço patrimonial individual ou do conglomerado, com o publicado, respec@vamente. Listar as ins@tuições que fazem parte do escopo de consolidação e divulgar o a@vo total, o PL e o segmento de atuação. Descrever empresas nas quais a ins@tuição tenha par@cipação societária relevante, para fins de apuração de capital. Patrimônio de referência e RWA, índices e limites Devem ser divulgadas: Informações rela@vas à apuração do PR (conforme modelo) e a cada instrumento integrante do PR (conforme modelo). A integralidade dos termos e condições dos contratos dos instrumentos que compõem o PR (sí@o internet). Parcelas que compõe o RWA, índice de Basileia, Capital Principal e valor do PR para cobertura do risco da carteira banking. 9 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

10 Regulamentação Circular nº Divulgação de informações referentes à gestão de riscos, à apuração do montante dos afvos ponderados pelo risco (RWA) e à apuração do Patrimônio de Referência (PR). Principais Requisitos Risco de crédito Divulgação de informações (segmentadas cliente/produto): Exposições ao risco de crédito e provisões para perdas. Instrumentos mi@gadores do risco de crédito: (polí@cas e metodologias, valor mi@gado. Exposições ao Risco de Crédito de Contraparte: metodologia de limites, polí@cas de eficácia das garan@as e definição de provisões; valor dos contratos e garan@as. Aquisição, venda ou transferência (a<vos financeiros e securi<zação) A@vos Financeiros: Polí@cas e obje@vos de aquisição, venda ou transferência de; Valor das operações cedidas com coobrigação, saldo das exposições cedidas / adquiridas. Securi@zação: Resumo da a@vidade de securi@zação no período, obje@vos e polí@cas; valor das exposições de securi@zação e RWA, segmentado nas parcelas RWACPAD e RWACIRB. Risco de mercado e par<cipações Societárias Risco de Taxa de Juros: Polí@cas e metodologias de mensuração do risco de taxa de juros e impacto no resultado de choques nas taxas de juros. Par@cipações societárias: Polí@cas e metodologias de mensuração do risco do inves@mento em par@cipações societárias. Disposições finais Devem ser divulgadas informações : Que a Ins@tuição julgue relevantes, com vistas a assegurar a transparência da sua gestão de riscos e adequação do Capital ; Atualizadas com a seguinte periodicidade mínima: I anual - informações qualita@vas; II trimestral - informações quan@ta@vas. 10 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

11 3.477 x Quadro comparativo

12 Quadro Comparativo x Resumo das principais mudanças em função da aplicação dos requerimentos estabelecidos na Circular Informações solicitadas Informações adicionais Bases consolidadas para as ins@tuições do mesmo conglomerado S S Polí@ca de divulgação de informações (*) S N Informações qualita@vas sobre estruturas de riscos S S Comparação entre informações divulgadas e informações sobre o conglomerado N S Informações sobre o PR S S+ Uso de modelos (templates) para descrição dos instrumentos de capital. Informações sobre o RWA (PRE) S S+ Índice de capital principal. Informações sobre modelos internos. Exposições de risco de crédito S S+ Maior detalhe na segmentação e quebra das informações. Mi@gadores de risco de crédito S S+ Mi@gadores u@lizados em modelos internos. Risco de crédito de contraparte. S S+ Informações sobre garan@as reais (colaterais). Informações sobre cessão e/ou securi@zação S S+ Maior nível de abertura (@po de cessionário, segmentação, coobrigação, etc) Risco de mercado S S Risco da taxa de juros da carteira banking S S+ Impacto de choques nas taxas de juros Par@cipações societárias N S Atualização periódica S S+ Quarenta dias para as informações mensais Informação histórica e análise compara@va S S (*) Requisito incluído na resolução S+ Informação requerida com maior nível de detalhamento Legenda: S Informação requerida N Informação não requerida na norma 12 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

13 Cronograma. Visão geral de prazos e Milestones

14 Visão geral de prazos e milestones As insftuições devem disponibilizar as informações referentes, no mínimo aos cinco úlfmos anos, acompanhadas de avaliação comparafva e de explicação para as variações relevantes. Regulamentação Milestones S S 2014 Informações históricas e avaliação compara@va Montante do PR - risco da taxa de juros (não carteira de negociação) Circular 3.678* Período de comparação Conglomerado Prudencial Novos requisitos de comparação informações de Risco de Crédito Entrada em vigor em 30/06/2014 *Fica dispensada a divulgação para as datas- base anteriores à junho/14: Do balanço patrimonial individual da ins@tuição ou o Balanço Patrimonial do conglomerado de forma compara@va com o anterior; Da lista de ins@tuições que fazem parte do escopo de consolidação do balanço patrimonial, bem como a@vo total, o patrimônio líquido e o segmento de atuação de tais ins@tuições; Da descrição das empresas nas quais a ins@tuição tenha par@cipação societária. relevante. 14 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

15 Circular nº Desafios.

16 Desafios Pontos chave para adequação aos novos requerimentos para divulgação de informações. Realizar um diagnós<co da situação atual e avaliar os gaps, considerando os requerimentos de divulgação de informações Analisar a suficiência e a qualidade das bases de dados e informações disponíveis. Definir processo estruturado de divulgação de informações, considerando os controles internos, fontes de informação, dados, processos e áreas de negócios envolvidas. Estabelecer critérios para definição da relevância e demais requisitos para adequada comparação das informações. Adaptações em sistemas para automa<zação dos relatórios, contemplando requerimentos de divulgação de informações. 16 Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

17 Contatos. Financial Services Industry Risk and Regulatory

18 Contatos Profissionais Marcello De Francesco Sócio Financial Services Industry Risk and Regulatory William Oliveira Gerente Financial Services Industry Risk and Regulatory Deloi1e Touche Tohmatsu All rights reserved.

19 XXX A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial, Outsourcing, Consultoria em Capital Humano e Consultoria Atuarial para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em mais de 140 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação. Os 165 mil profissionais da Deloitte estão comprometidos a tornarem-se o padrão de excelência do mercado e estão unidos por uma cultura colaborativa, que encoraja a integridade, o comprometimento, a força da diversidade e a geração de valor aos clientes. Eles vivenciam um ambiente de aprendizado contínuo, experiências desafiadoras e oportunidades de carreira enriquecedoras, dedicando-se ao fortalecimento da responsabilidade corporativa, à conquista da confiança do público e à geração de impactos positivos em suas comunidades. No Brasil, onde atua desde 1911, a Deloitte é uma das líderes de mercado e seus mais de profissionais são reconhecidos pela integridade, competência e habilidade em transformar seus conhecimentos em soluções para seus clientes. Suas operações cobrem todo o território nacional, com escritórios em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. A Deloitte refere-se a uma ou mais Deloitte Touche Tohmatsu, uma verein (associação) estabelecida na Suíça, e sua rede de firmas-membro, sendo cada uma delas uma entidade independente e legalmente separada. Acesse para a descrição detalhada da estrutura legal da Deloitte Touche Tohmatsu e de suas firmas-membro.

ABBC. Basiléia II. Processo de Auto-Avaliação de Capital ICAAP. (Internal Capital Adequacy Assessment Process) Maio de 2011

ABBC. Basiléia II. Processo de Auto-Avaliação de Capital ICAAP. (Internal Capital Adequacy Assessment Process) Maio de 2011 ABBC Basiléia II Processo de Auto-Avaliação de Capital ICAAP (Internal Capital Adequacy Assessment Process) Maio de 2011 Agenda I II III VI Objetivos da Gestão de Capital Requerimentos Regulatórios A experiência

Leia mais

CONCESSÕES Indústria de Energia. 12 de Julho de 2011

CONCESSÕES Indústria de Energia. 12 de Julho de 2011 CONCESSÕES Indústria de Energia 12 de Julho de 2011 Impactos sobre as Demonstrações Financeiras Patrimônio Líquido Amostra (20 empresas - 90%) 01.01.2009 31.12.2009 Patrimônio líquido publicado 53.638.381

Leia mais

Divulgação do LAJIDA/LAJIR CVM Instrução 527

Divulgação do LAJIDA/LAJIR CVM Instrução 527 Divulgação do LAJIDA/LAJIR CVM Instrução 527 Seminário ANEFAC/IBRACON Mudanças Contábeis para 2013 Bruce Mescher 25 de março de 2013 Agenda Contexto Instrução CVM nº 527 e Nota Explicativa Por dentro da

Leia mais

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE

POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE POLÍTICA DE DIVULGAÇÃO GESTÃO DE RISCOS E PRE Política de Divulgação Atendimento Circular Bacen nº 3.477/09 - Rev 02 Página 1 I. INTRODUÇÃO: O Banco Pottencial em cumprimento e em aderência aos regulamentos

Leia mais

CPC 27 nos ativos da sua empresa Nosso apoio para adequar seus controles ao padrão contábil global

CPC 27 nos ativos da sua empresa Nosso apoio para adequar seus controles ao padrão contábil global CPC 27 nos ativos da sua empresa Nosso apoio para adequar seus controles ao padrão contábil global Impactos para empresas de capital intensivo As normas do CPC 27 afetam uma série de empresas, em especial,

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III. Junho, 2015.

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III. Junho, 2015. Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III Junho, 2015. Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento de Capital

Leia mais

Em sua estrutura de gerenciamento de risco, o Banco Ford atende aos requerimentos da Resolução 3.988/2012, com:

Em sua estrutura de gerenciamento de risco, o Banco Ford atende aos requerimentos da Resolução 3.988/2012, com: POLÍTICA DE GESTÃO DE CAPITAL 1 - Conceito O gerenciamento de capital é definido pela Resolução CMN nº 3.988, de 30 de junho de 2011 como o processo contínuo de: I- monitoramento e controle do capital

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 1T - 2014 O Banco Maxinvest, em atendimento a Circular BACEN nº 3.477/09, vem através deste, apresentar o Relatório de Gerenciamento de Riscos, que tem por objetivo

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO DE RISCOS, DA APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO E APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA

RELATÓRIO DE GESTÃO DE RISCOS, DA APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO E APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA , DA APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO E APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA INFORMAÇÕES QUANTITATIVAS 2º TRIMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO Este relatório destaca os principais aspectos

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 3º Trimestre 2014

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 3º Trimestre 2014 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar 3 3º Trimestre 2014 Estrutura de Gerenciamento de Capital 1. Comitê de Gestão de Ativos e Passivos As questões inerentes ao processo de gerenciamento de capital

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 1. OBJETIVO

GESTÃO DE CAPITAL 1. OBJETIVO 1. OBJETIVO GESTÃO DE CAPITAL Estabelecer diretrizes para a gestão de capital com o objetivo de manter o capital ajustado aos riscos incorridos pela instituição, de forma compatível com a natureza das

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 1T16. Março, 2016

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 1T16. Março, 2016 3 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III - 1T16 Março, 2016 Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento

Leia mais

40º Encontro Nacional de Contadores para IFDs - ENACON

40º Encontro Nacional de Contadores para IFDs - ENACON 40º Encontro Nacional de Contadores para IFDs - ENACON Brasília - DF 16/10/2014 DLO (Demonstrativo de Limites Operacionais) Integração com o COSIF (Carta-Circular nº 3.663) Helton Maciel Fernandes de Paula

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 2T18. Junho, 2018

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 2T18. Junho, 2018 3 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III - 2T18 Junho, 2018 Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 1T18. Março, 2018

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 1T18. Março, 2018 3 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III - 1T18 Março, 2018 Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento

Leia mais

Relatório informativo sobre Gerenciamento de Riscos Basileia Pilar III Circular BCB nº 3.678/13

Relatório informativo sobre Gerenciamento de Riscos Basileia Pilar III Circular BCB nº 3.678/13 Relatório informativo sobre Gerenciamento de Riscos Basileia Pilar III Circular BCB nº 3.678/13 4º Trimestre de 2014 1 Conteúdo I. INTRODUÇÃO II. ASPECTOS QUALITATIVOS II.I. Política de Risco de Crédito

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 1T19. Março, 2019

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 1T19. Março, 2019 3 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III - 1T19 Março, 2019 Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 4T17. Dezembro, 2017

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 4T17. Dezembro, 2017 3 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III - 4T17 Dezembro, 2017 Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento

Leia mais

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 2T17. Junho, 2017

Relatório de. Gerenciamento de Riscos. Pilar III - 2T17. Junho, 2017 3 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar III - 2T17 Junho, 2017 Detalhamento de Informações Quantitativas GERENCIAMENTO DE CAPITAL Processo Corporativo O BNY Mellon possui estrutura de Gerenciamento

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III Diretor Vice Presidente ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Data: 29/06/2018 Página 1 de 11 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos...3 Informações

Leia mais

A Implementação de Basiléia II no Brasil: O Pilar 2. Carlos Donizeti Macedo Maia Desup 27 de junho de 2008

A Implementação de Basiléia II no Brasil: O Pilar 2. Carlos Donizeti Macedo Maia Desup 27 de junho de 2008 A Implementação de Basiléia II no Brasil: O Pilar 2 Carlos Donizeti Macedo Maia Desup 27 de junho de 2008 Fundamentos da Supervisão Alguns fundamentos da supervisão bancária: Supervisão baseada no risco.

Leia mais

Segmentação e gerenciamento de riscos e de capital - regulação. Junho/2017

Segmentação e gerenciamento de riscos e de capital - regulação. Junho/2017 Segmentação e gerenciamento de riscos e de capital - regulação Junho/2017 1 Agenda 1 Segmentação 2 Gerenciamento integrado de riscos e gerenciamento de capital 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 Benefícios Estrutura

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Departamento de Gestão de Riscos (DGR) Data: 30/06/2015 Página 1 de 6 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de

Leia mais

Gerenciamento de Riscos 2014 Relatório Quantitativo

Gerenciamento de Riscos 2014 Relatório Quantitativo Gerenciamento de Riscos 2014 Relatório Quantitativo Circular 3.477/09 Atualizado até: 1T14 Gerenciamento de Riscos 2014 Gerenciamento de Riscos Relatório Quantitativo Atualizado Até: 1º Trimestre de 2014

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Data: 30/09/2015 Página 1 de 6 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos...3 Informações Relativas ao Patrimônio

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO - GERENCIAMENTO DE CAPITAL OBJETIVO Estabelecer a gestão de capital do Itaú Unibanco Holding

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 4º Trimestre 2014

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 4º Trimestre 2014 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar 3 4º Trimestre 2014 Banco Mizuho do Brasil S.A. Março 2015 1/15 Índice 1. Estrutura de Gestão de Capital... 4 1.1. Comitê de Gestão de Ativos e Passivos... 4

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 2º Trimestre 2015

Relatório de Gerenciamento de Riscos. Pilar 3. 2º Trimestre 2015 Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar 3 2º Trimestre 2015 Banco Mizuho do Brasil S.A. Agosto 2015 1/15 Índice 1. Estrutura de Gestão de Capital... 4 1.1. Comitê de Gestão... 4 1.2. Principais Responsabilidades

Leia mais

Rabobank International Brazil

Rabobank International Brazil Rabobank International Brazil Política de Gerenciamento de Capital Resolução 4.557/2017 Conteúdo 1. Introdução... 3 1.1 Requerimento de Capital... 3 2. Princípios... 5 3. Papéis e Responsabilidades...

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Data: 31/12/2015 Página 1 de 10 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos...3 Informações Relativas ao

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Data: 29/09/2017 Página 1 de 10 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos...3 Informações Relativas ao

Leia mais

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Agosto 2017

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Agosto 2017 Estrutura de Agosto 2017 Data de Criação: Janeiro 2014 Data de Revisão: 29/8/2017 Versão: 3/2017 Página 1 de 8 1 Conteúdo 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO-ALVO... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. DEFINIÇÕES...

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Data: 30/09/2016 Página 1 de 10 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos...3 Informações Relativas ao

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 1) Introdução A Diretoria da Grazziotin em atendimento ã Resolução 3988 de JUNH/2011, divulga sua Estrutura de Gerenciamento de Capital o compatível

Leia mais

Divulgação Quantitativa de Informações. Gestão de Riscos e Alocação de Capital

Divulgação Quantitativa de Informações. Gestão de Riscos e Alocação de Capital Divulgação Quantitativa de Informações Gestão de Riscos e Alocação de Capital Conglomerado Financeiro e Consolidado Econômico-Financeiro Banco de Brasília S.A. 1º Trimestre/2011 Índice MÓDULO 1 DISPOSIÇÕES

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatório de Gerenciamento de Riscos Introdução Relatório elaborado em concordância com as recomendações do Comitê de Supervisão Bancária de Basiléia e com as determinações do Banco Central do Brasil (Circular

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO POLÍTICA INSTITUCIONAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE CRÉDITO 31 / 03 / 2016 Aplicabilidade: BNY Mellon Brasil Conglomerado Financeiro Versão 1.2 A. Introdução O Conglomerado financeiro do BNY Mellon ( Conglomerado

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO DE RISCOS E ADEQUAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA INFORMAÇÕES QUANTITATIVAS

RELATÓRIO DE GESTÃO DE RISCOS E ADEQUAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA INFORMAÇÕES QUANTITATIVAS E ADEQUAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA INFORMAÇÕES QUANTITATIVAS 1º TRIMESTRE DE 2014 INTRODUÇÃO Este relatório destaca os principais aspectos quantitativos referente à Gestão de Riscos, adequação do

Leia mais

Gerenciamento de Riscos 2017 Relatório Quantitativo

Gerenciamento de Riscos 2017 Relatório Quantitativo Gerenciamento de Riscos 2017 Relatório Quantitativo Circular 3.678/13 Atualizado até: 3T17 Gerenciamento de Riscos 2017 Gerenciamento de Riscos Relatório Quantitativo Atualizado até: 3T17 (Base Regulamentar:

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Data: 31/03/2016 Página 1 de 9 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos...3 Informações Relativas ao Patrimônio

Leia mais

Banco Mizuho do Brasil S.A. Novembro /16

Banco Mizuho do Brasil S.A. Novembro /16 Banco Mizuho do Brasil S.A. Novembro 2015 1/16 1. Estrutura de Gestão de Capital... 4 1.1. Comitê de Gestão... 4 1.2. Principais Responsabilidades do MC para a Gestão do Capital... 4 1.3. Responsabilidades

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚ LTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚ LTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚ LTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Departamento de Gestão de Riscos (DGR) Data: 31/03/2015 Página 1 de 6 ÍNDICE ICBC do Brasil... 1 Pilar III... 1 Introdução...

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Capital

Estrutura de Gerenciamento de Capital Estrutura de Gerenciamento de Capital 1. DEFINIÇÃO DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL A Resolução nº 3.988/11 do Conselho Monetário Nacional, definiu o gerenciamento de capital como o processo contínuo de: I

Leia mais

Divulgação Quantitativa de Informações

Divulgação Quantitativa de Informações Divulgação Quantitativa de Informações Gestão de Riscos e Adequação do Capital Regulamentar Relatório contendo informações referentes à gestão de riscos, ao Patrimônio de Referência Exigido (PRE) e à adequação

Leia mais

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Abril 2016

Política Estrutura de Gerenciamento de Capital Abril 2016 Estrutura de Abril 2016 Data de Criação: Janeiro 2014 Data de Revisão: 28/4/2016 Versão: 2/2016 Página 1 de 7 1 Conteúdo 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO-ALVO... 3 3. RESPONSABILIDADES... 3 4. DEFINIÇÕES...

Leia mais

Informações relativas ao montante RWA, aos índices e aos limites R$ Mil 2T14 PR RWAcpad RWAmpad RWAcam RWAopad 14.

Informações relativas ao montante RWA, aos índices e aos limites R$ Mil 2T14 PR RWAcpad RWAmpad RWAcam RWAopad 14. INFORMAÇÕES RELATIVAS À GESTÃO DE RISCOS, À APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO (RWA) E À APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA (PR) NOVO BANCO CONTINENTAL S/A - BANCO MÚLTIPLO - CNPJ:

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Capital do Commerzbank Brasil S.A Banco Multiplo

Estrutura de Gerenciamento de Capital do Commerzbank Brasil S.A Banco Multiplo Estrutura de Gerenciamento de Capital do Commerzbank Brasil S.A Banco Multiplo Conteúdo 1 Objetivo... 3 2 Escopo... 3 3 Descrição Funcional da Estrutura de Gerenciamento de Capital... 3 4 Responsabilidades...

Leia mais

Novo Acordo da Basiléia

Novo Acordo da Basiléia Novo Acordo da Basiléia Risco Operacional 1 Novo Acordo da Basiléia Risco Operacional Agenda Por que o Tema é Importante para os Bancos Visão Geral do Novo Acordo Estudo de Caso - Alocação de Capital para

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO 1º SEMESTRE 2016 TURISCAM CORRETORA DE CÂMBIO LTDA

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO 1º SEMESTRE 2016 TURISCAM CORRETORA DE CÂMBIO LTDA RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO 1º SEMESTRE 2016 TURISCAM CORRETORA DE CÂMBIO LTDA Conteúdo 1.Introdução...3 1.1. Os acordos de Basiléia...3 2.Gestão Integrada de Riscos e Capital...4 2.1. Estruturas

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito 1. DEFINIÇÃO E TIPOS DE RISCO DE CRÉDITO A Resolução nº 4.557 de fevereiro de 2017 do Conselho Monetário Nacional, define Risco de Crédito como a possibilidade

Leia mais

Gerenciamento de Riscos 2013 Relatório Quantitativo

Gerenciamento de Riscos 2013 Relatório Quantitativo Gerenciamento de Riscos 2013 Relatório Quantitativo Circular 3.477/09 Atualizado até: 4T13 Gerenciamento de Riscos 2013 Gerenciamento de Riscos Relatório Quantitativo Atualizado Até: 4º Trimestre de 2013

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS 3T - 2014 O Banco Maxinvest, em atendimento a Circular BACEN nº 3.678/13, vem através deste, apresentar o Relatório de Gerenciamento de Riscos, que tem por objetivo

Leia mais

Divulgação Quantitativa de Informações

Divulgação Quantitativa de Informações Divulgação Quantitativa de Informações Gestão de Riscos e Adequação do Capital Regulamentar Relatório contendo informações referentes à gestão de riscos, ao Patrimônio de Referência Exigido (PRE) e à adequação

Leia mais

Avenida Presidente Wilson, andar Rio de Janeiro- RJ RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL

Avenida Presidente Wilson, andar Rio de Janeiro- RJ RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL RELATÓRIO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL 1 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. APLICABILIDADE E ESCOPO... 3 3. DEFINIÇÃO... 3 4. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 5. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Gerenciamento de Riscos 2017 Relatório Quantitativo

Gerenciamento de Riscos 2017 Relatório Quantitativo Gerenciamento de Riscos 2017 Relatório Quantitativo Circular 3.678/13 Atualizado até: 1T17 Gerenciamento de Riscos 2017 Gerenciamento de Riscos Relatório Quantitativo Atualizado até: 1T17 (Base Regulamentar:

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos

Relatório de Gerenciamento de Riscos Relatório de Gerenciamento de Riscos Estrutura de Gerenciamento de Capital Informações Adicionais e Dados Quantitativos Banco Mizuho do Brasil SA. 14/03/2014 1 Estrutura de Gerenciamento de Capital 1.

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito

Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito Estrutura de Gerenciamento de Risco De Crédito 1. DEFINIÇÃO E TIPOS DE RISCO DE CRÉDITO A Resolução nº 3.721/09, do Conselho Monetário Nacional, definiu Risco de Crédito como a possibilidade de ocorrência

Leia mais

Gerenciamento de Riscos 2015 Relatório Quantitativo

Gerenciamento de Riscos 2015 Relatório Quantitativo Gerenciamento de Riscos 2015 Relatório Quantitativo Circular 3.678/13 Atualizado até: 4T15 Gerenciamento de Riscos 2015 Gerenciamento de Riscos Relatório Quantitativo Atualizado até: 4T15 (Base Regulamentar:

Leia mais

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III

ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A. Relatório de Gerenciamento de Risco. Pilar III ICBC DO BRASIL BANCO MÚLTIPLO S/A Relatório de Gerenciamento de Risco Pilar III Data: 31/12/2016 Página 1 de 10 ÍNDICE Introdução... 3 Estrutura de Gerenciamento de Riscos...3 Informações Relativas ao

Leia mais

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Junho/18 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Junho/18 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos Data Base Junho/18 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil 4º T/2014 4º T/2015 4º T/2016 4º T 2017 2º T 2018 Patrimônio de referência

Leia mais

Relatório de Gestão de Riscos e Capital

Relatório de Gestão de Riscos e Capital Relatório de Gestão de Riscos e Capital 1º Trimestre 2017 PABX: (0xx11) 5188-1122 Fone Ouvidoria: 0800.77 44333 e-mail: ouvidoria@bancokebhana.com.br ÍNDICE 1 Introdução... 3 2 - Estrutura do Gerenciamento

Leia mais

Relatório de Gestão de Riscos e Capital

Relatório de Gestão de Riscos e Capital Relatório de Gestão de Riscos e Capital 2º Trimestre 2017 PABX: (0xx11) 5188-1122 Fone Ouvidoria: 0800.77 44333 e-mail: ouvidoria@bancokebhana.com.br ÍNDICE 1 Introdução... 3 2 - Estrutura do Gerenciamento

Leia mais

Relatório de Gestão de Riscos e Capital

Relatório de Gestão de Riscos e Capital Relatório de Gestão de Riscos e Capital 4º Trimestre 2018 PABX: (0xx11) 5188-1122 Fone Ouvidoria: 0800.77 44333 e-mail: ouvidoria@bancokebhana.com.br ÍNDICE 1 Introdução... 3 2 - Estrutura do Gerenciamento

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.678, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013

CIRCULAR Nº 3.678, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 CIRCULAR Nº 3.678, DE 31 DE OUTUBRO DE 2013 Dispõe sobre a divulgação de informações referentes à gestão de riscos, à apuração do montante dos ativos ponderados pelo risco (RWA) e à apuração do Patrimônio

Leia mais

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital

ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Resolução 3.988/2011. Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL Área Responsável: Risco de Crédito e Capital Gerência de Capital Sumário RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 3 1. INTRODUÇÃO... 3

Leia mais

Informações relativas ao montante RWA, aos índices e aos limites

Informações relativas ao montante RWA, aos índices e aos limites INFORMAÇÕES RELATIVAS À GESTÃO DE RISCOS, À APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO (RWA) E À APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA (PR) NOVO BANCO CONTINENTAL S/A - BANCO MÚLTIPLO - CNPJ:

Leia mais

INFORMAÇÕES RELATIVAS À GESTÃO DE RISCOS, À APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO (RWA) E À APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA (PR)

INFORMAÇÕES RELATIVAS À GESTÃO DE RISCOS, À APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO (RWA) E À APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA (PR) INFORMAÇÕES RELATIVAS À GESTÃO DE RISCOS, À APURAÇÃO DO MONTANTE DOS ATIVOS PONDERADOS PELO RISCO (RWA) E À APURAÇÃO DO PATRIMÔNIO DE REFERÊNCIA (PR) NOVO BANCO CONTINENTAL S/A - BANCO MÚLTIPLO - CNPJ:

Leia mais

Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos Introdução Com o objetivo de incentivar o gerenciamento de riscos e aproximar os conceitos de capital regulatório e econômico, o Comitê da Basiléia finalizou, em 2004, uma nova versão do acordo de capital,

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital BANCO CARGILL 1/7 O documento à seguir trata da estrutura de risco de capital, bem como seus principais processos e procedimentos. OBJETIVO O objetivo desta

Leia mais

Conglomerado Prudencial 30/09/2018

Conglomerado Prudencial 30/09/2018 Anexo 1 Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a 1 2 3 4 5 adequação do PR: Capital Principal: instrumentos e reservas Instrumentos Elegíveis ao Capital Principal Reservas de lucros

Leia mais

Segmentação e gestão integrada de riscos para S3, S4 e S5: supervisão e visão da indústria

Segmentação e gestão integrada de riscos para S3, S4 e S5: supervisão e visão da indústria Segmentação e gestão integrada de riscos para S3, S4 e S5: supervisão e visão da indústria Workshop Gestão Integrada de Riscos para cooperativas de crédito Brasília (DF), 6 de junho de 2017 AGENDA 1. Contexto

Leia mais

JJ Mois Année. Gerenciamento de Risco de Crédito

JJ Mois Année. Gerenciamento de Risco de Crédito JJ Mois Année Gerenciamento de Risco de Crédito Basiléia 2 apresenta muitas diferenças em relação à Basiléia I Basiléia 1 1988 Regulador "define" qual é o risco de cada carteira, estabelecendo um ponderador.

Leia mais

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE MERCADO

POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE MERCADO 1/5 POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE MERCADO 1. PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE RISCO A gestão de risco é considerada pela Instituição como instrumento essencial para a otimização do uso do capital e

Leia mais

RISCO DE CRÉDITO Estrutura Organizacional Gerenciamento de Riscos Banco Fidis S.A.

RISCO DE CRÉDITO Estrutura Organizacional Gerenciamento de Riscos Banco Fidis S.A. RISCO DE CRÉDITO Estrutura Organizacional A estrutura para gestão de riscos do Banco Fidis deverá ser composta de Comitê de Cobrança e Risco, que é o órgão com responsabilidade de gerir o Risco de Crédito,

Leia mais

1 Instrumentos Elegíveis ao Capital Principal Reservas de lucros Outras receitas e outras reservas (97) - -

1 Instrumentos Elegíveis ao Capital Principal Reservas de lucros Outras receitas e outras reservas (97) - - Relatório de Gerenciamento de Riscos Pilar 3 Anexo 1 Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a adequação do PR Data base : 30/06/2015 Capital Principal: instrumentos e reservas

Leia mais

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Setembro/18 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Setembro/18 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos Data Base Setembro/18 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil 4º T/2014 4º T/2015 4º T/2016 4º T 2017 3º T 2018 Patrimônio de referência

Leia mais

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Março/16 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Março/16 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos Data Base Março/16 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil 4º T/2012 4º T/2013 4º T/2014 4º T/2015 1º T/2016 Patrimônio de referência

Leia mais

Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a adequação do PR Capital Principal: Valor (R$

Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a adequação do PR Capital Principal: Valor (R$ Anexo (Anexo com redação dada pela Circular nº 3.76, de 2/8/204.) Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a adequação do PR sujeito a tratamento Capital Principal: transitório instrumentos

Leia mais

Conglomerado Prudencial Junho de 2017

Conglomerado Prudencial Junho de 2017 Anexo 1 Composição do Patrimônio de Referência (PR) e informações sobre a adequação do PR: Capital Principal: instrumentos e reservas Conglomerado Prudencial Junho de 2017 Valor (valores em milhares de

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado 1. DEFINIÇÃO DE RISCO DE MERCADO A Resolução nº 4.557 de fevereiro de 2017 do Conselho Monetário Nacional, define como risco de mercado como a possibilidade

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS Pilar III

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS Pilar III RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS Pilar III 2º Trimestre de 2015 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. GERENCIAMENTO DE RISCOS E GOVERNANÇA CORPORATIVA 3 2.1. RISCO DE CRÉDITO 2.1.1. Definição 4 2.1.2. Gestão e

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Estrutura de Gerenciamento de Risco de Mercado - CPBofAML Dezembro 2016 1 Ouvidoria Telefone: 0800-8862000 e-mail: ouvidoria_bamlbrasil@baml.com Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3400-18º Andar

Leia mais

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013

RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 RELATÓRIO SOBRE A GESTÃO DE RISCOS BANCO ABN AMRO S.A. Setembro de 2013 1 1 INTRODUÇÃO O presente relatório tem por objetivo atender ao determinado na Circular 3.477 emanada pelo Banco Central do Brasil.

Leia mais

Política de Gerenciamento de Risco de Liquidez Maio 2018

Política de Gerenciamento de Risco de Liquidez Maio 2018 Política de Gerenciamento de Risco de Liquidez Maio 2018 Elaboração: Risco Aprovação: COMEX Classificação do Documento: Público ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DEFINIÇÕES... 3 4. RESPONSABILIDADES...

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos - Transparência de Basiléia III (Circular no /14)

Relatório de Gerenciamento de Riscos - Transparência de Basiléia III (Circular no /14) Relatório de Gerenciamento de Riscos - Transparência de Basiléia III (Circular no. 3.678/14) I - Informações Relativas ao montante RWA RWAcpad - Por fator de ponderação de risco (R$/mil) 2T16 3T16 4T16

Leia mais

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017

Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017 Banco Mercedes-Benz RISCO DE MERCADO E LIQUIDEZ Base: Janeiro 2017 INTRODUÇÃO O Banco Mercedes-Benz do Brasil considera a gestão de riscos como um dos pilares de sustentação de seus objetivos estratégicos.

Leia mais

Relatório de Gerenciamento de Riscos - Transparência de Basiléia III (Circular no /14)

Relatório de Gerenciamento de Riscos - Transparência de Basiléia III (Circular no /14) Relatório de Gerenciamento de Riscos - Transparência de Basiléia III (Circular no. 3.678/14) I - Informações Relativas ao montante RWA RWAcpad - Por fator de ponderação de risco (R$/mil) 4T15 1T16 2T16

Leia mais

Desafios e Benefícios da Resolução 3.721

Desafios e Benefícios da Resolução 3.721 ABBC Associação Brasileira de Bancos Desafios e Benefícios da Resolução 3.721 Implementação da Estrutura de Gerenciamento do Risco de Crédito São Paulo, 28 de Agosto de 2009 Agenda 1. Situação 2. Desafios

Leia mais

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Setembro /17 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Setembro /17 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos Data Base Setembro /17 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil 4º T/2013 4º T/2014 4º T/2015 4º T/2016 3º T 2017 Patrimônio de referência

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CAPITAL

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E CAPITAL RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS E 31/12/2018 GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS E NEGRESCO S/A CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO Rua João Bettega, 830 Portão CEP 81070000 Curitiba PR Brasil

Leia mais

Política de Estrutura. de Gerenciamento de Capital

Política de Estrutura. de Gerenciamento de Capital Política de Estrutura de Gerenciamento de Capital Junho/2017 Sumário 1) Objetivo... 3 2) Conceituação/Definição... 3 3) Abrangência / Áreas Envolvidas... 3 4) Responsabilidades... 3 5) Diretrizes... 6

Leia mais

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital

Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital Gerenciamento de Riscos e Gestão do Capital 2º Trimestre 2013 Sumário Introdução... 03 1. Sobre o Gerenciamento de Riscos... 04 1.1. Risco de Mercado... 04 1.2. Risco de Liquidez... 05 1.3. Risco de Crédito...

Leia mais

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Março/17 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil

Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos. Data Base Março/17 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil Circular 3678/2013 Aspectos Quantitativos Data Base Março/17 1. Informações relativas ao Patrimônio de Referência (PR) em R$ mil 4º T/2013 4º T/2014 4º T/2015 4º T/2016 1º T/2017 Patrimônio de referência

Leia mais