Fundações de Apoio. Lei nº /16. Ministrante: Dr. Jailson Agostinho Advogado - OAB/SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundações de Apoio. Lei nº /16. Ministrante: Dr. Jailson Agostinho Advogado - OAB/SC"

Transcrição

1 Fundações de Apoio x Lei nº /16 Ministrante: Dr. Jailson Agostinho Advogado - OAB/SC

2 Lei nº , de (Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação) - Emenda Constitucional nº 85, de ; -Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PL 2177/11 Câmara dos Deputados); - PLC nº 77/2015; - Lei nº , (altera 9 Leis): Código de Hamurabi

3 Foram alteradas pela Lei nº /2016 as seguintes leis: - Lei n o /2014; (inovação e pesquisa científica e tecnológica ) - Lei n o 6.815/1980; (estrangeiro no Brasil) - Lei n o 8.666/1993; (licitação e contrato administrativo) - Lei n o /2011; (RDC regime diferenciado de contratações) - Lei n o 8.745/1993; (contrato por tempo determinado) - Lei n o 8.958/1994; (Fundações de apoio) -Lei n o 8.010/1990; (bens destinados à pesquisa C&T.) -Lei n o 8.032/1990; (isenção ou redução de impostos de importação -Lei n o /2012 (plano de carreira e cargos do Magistério Federal)

4 A Lei nº /2016 trouxe avanços e preocupações para as Fundações de Apoio, podendo citar: Vantagens: Definição de ICT abrangente; (art. 2º,V, Lei nº /2004) V - Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT): órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta ou pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos legalmente constituída sob as leis brasileiras, com sede e foro no País, que inclua em sua missão institucional ou em seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico ou o desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos; Consequência: possibilidade das Fundações de Apoio concederem apoio para outras instituições que não somente as IFES;

5 Possibilidade da União, Estados, Distrito Federal, Municípios, agências de fomento e as ICTs ceder o uso de imóveis para instalação de ambiente de inovação para empresas e as ICTs, mediante contrapartida obrigatória, financeira ou não financeira, na forma de regulamento; (art. 3º-B, 1º e 2º, incisos I e II, Lei nº /2004). Art. 3 o -B. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, as respectivas agências de fomento e as ICTs poderão apoiar a criação, a implantação e a consolidação de ambientes promotores da inovação, incluídos parques e polos tecnológicos e incubadoras de empresas, como forma de incentivar o desenvolvimento tecnológico, o aumento da competitividade e a interação entre as empresas e as ICTs. I - ceder o uso de imóveis para a instalação e a consolidação de ambientes promotores da inovação, diretamente às empresas e às ICTs interessadas ou por meio de entidade com ou sem fins lucrativos que tenha por missão institucional a gestão de parques e polos tecnológicos e de incubadora de empresas, mediante contrapartida obrigatória, financeira ou não financeira, na forma de regulamento; Consequência: Haverá um decreto para regulamentar.

6 Possibilidade da ICT (Universidade, por ex.) prestar serviço técnico especializado, executar projetos de pesquisa, desenvolvimento, inovação por meio de convênio, contrato, termo de outorga ou instrumento jurídico assemelhado com instituições públicas ou privadas visando o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica para uma maior competividade das empresas, mediante aprovação do Reitor ou cargo equivalente nas ICTs, podendo ser delegada tal atribuição. (art. 8º, 1º e 9º, Lei nº /2010). Art. 8 o É facultado à ICT prestar a instituições públicas ou privadas serviços técnicos especializados compatíveis com os objetivos desta Lei, nas atividades voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, visando, entre outros objetivos, à maior competitividade das empresas. 1 o A prestação de serviços prevista no caput dependerá de aprovação pelo representante legal máximo da instituição, facultada a delegação a mais de uma autoridade, e vedada a subdelegação.

7 Art. 9 o -A. Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios são autorizados a conceder recursos para a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação às ICTs ou diretamente aos pesquisadores a elas vinculados, por termo de outorga, convênio, contrato ou instrumento jurídico assemelhado. Consequência: Elimina a dúvida sobre a possibilidade jurídica da ICT (Universidade) prestar serviços, bem como de firmar contratos e, ainda, quem poderá autorizar as atividades. Portanto, recomenda-se às ICTs regulamentar essa questão internamente.

8 Possibilidade das Fundações de Apoio concederem bolsa de estímulo à inovação com isenção IR e contribuição previdenciária; (art. 9º, 1º e 4º, 21-A, Lei nº /2004) 1 o O servidor, o militar, o empregado da ICT pública e o aluno de curso técnico, de graduação ou de pós-graduação envolvidos na execução das atividades previstas no caput poderão receber bolsa de estímulo à inovação diretamente da ICT a que estejam vinculados, de fundação de apoio ou de agência de fomento. 4 o A bolsa concedida nos termos deste artigo caracteriza-se como doação, não configura vínculo empregatício, não caracteriza contraprestação de serviços nem vantagem para o doador, para efeitos do disposto no art. 26 da Lei n o 9.250, de 26 de dezembro de 1995, e não integra a base de cálculo da contribuição previdenciária, aplicandose o disposto neste parágrafo a fato pretérito, como previsto no inciso I do art. 106 da Lei n o 5.172, de 25 de outubro de 1966.

9 Art. 21-A. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios, os órgãos e as agências de fomento, as ICTs públicas e as fundações de apoio concederão bolsas de estímulo à inovação no ambiente produtivo, destinadas à formação e à capacitação de recursos humanos e à agregação de especialistas, em ICTs e em empresas, que contribuam para a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação e para as atividades de extensão tecnológica, de proteção da propriedade intelectual e de transferência de tecnologia. Consequência: As IFES deverão ajustar suas normas visando reconhecer os projetos de inovação, de acordo com a definição concedida pela nova norma e, assim, fornecer segurança jurídica para que as Fundações concedam as bolsas de inovação.

10 Possibilidade de transposição, remanejamento ou transferência de recursos de categoria de programação para outra, mediante regras definidas em regulamento. (Obs.: a categoria de programação abrange distintas classificações do gasto público: a econômica, subdividida nas categorias corrente e capital, a de caráter programático, decomposta em função, subfunção, programa, atividade, projeto operações especiais). ( Art. 9º, 4º, Lei nº /2004); 4 o Do valor total aprovado e liberado para os projetos referidos no caput, poderá ocorrer transposição, remanejamento ou transferência de recursos de categoria de programação para outra, de acordo com regulamento. Art. 12. Em atendimento ao disposto no 5 o do art. 167 da Constituição Federal, as ICTs e os pesquisadores poderão transpor, remanejar ou transferir recursos de categoria de programação para outra com o objetivo de viabilizar resultados de projetos que envolvam atividades de ciência, tecnologia e inovação, mediante regras definidas em regulamento. Consequência. Haverá um decreto para regulamentar. Porém, a norma é cogente. Obs.: Não há previsão para que as fundações de apoio possam realizar a transposição, remanejamento ou transferência de recursos de categoria de programação para outra

11 Possibilidade de a ICT pública delegar para as fundações de apoio, quando previsto em convênios e contratos, a captação, gestão e principalmente a aplicação das receitas próprias da ICT pública decorrentes dos projetos). Parágrafo único. A captação, a gestão e a aplicação das receitas próprias da ICT pública, de que tratam os arts. 4 o a 8 o, 11 e 13, poderão ser delegadas a fundação de apoio, quando previsto em contrato ou convênio, devendo ser aplicadas exclusivamente em objetivos institucionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, incluindo a carteira de projetos institucionais e a gestão da política de inovação. Obs.: Abre a possibilidade para que os recursos que são destinados para as ICTs (taxas das universidades) fiquem nas fundações de apoio a fim de que sejam destinados para pesquisa, desenvolvimento e inovação, inclusive projetos institucionais e gestão de inovação. Consequência: Poderá ocorrer um questionamento dos órgãos de controle, pois vai de encontro às decisões do TCU.

12 Os procedimentos de prestação de contas, cujos recursos sejam com fulcro na Lei nº /2004 terão procedimento simplificado e uniforme, de forma transparente e ainda com ocorrência anual. (art. 27-A, Lei nº /2004); Art. 27-A. Os procedimentos de prestação de contas dos recursos repassados com base nesta Lei deverão seguir formas simplificadas e uniformizadas e, de forma a garantir a governança e a transparência das informações, ser realizados anualmente, preferencialmente, mediante envio eletrônico de informações, nos termos de regulamento. Consequência: A simplificação e a periodicidade anual da prestação de contas são os destaques. Agora, esperamos que não sejam letras mortas nesta lei. Deve-se aguardar o decreto, uma vez que cada órgão possui uma sistemática que tange prestação de contas.

13 Dispensa de licitação para bens e serviços sem limite de valor para pesquisa e desenvolvimento, sendo que para obra e serviços de engenharia o limite fica em R$ 300 mil. Especificamente para obras e serviços de engenharia haverá uma regulamentação específica; (art. 24, inciso XXI, Lei nº 8.666/93) Ainda para os produtos destinados para pesquisa e desenvolvimento, desde que pronta entrega ou valor até R$ 80 mil poderá se dispensar a documentação de habilitação jurídica, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação técnica e a qualificação econômico-financeira. XXI - para a aquisição ou contratação de produto para pesquisa e desenvolvimento, limitada, no caso de obras e serviços de engenharia, a 20% (vinte por cento) do valor de que trata a alínea b do inciso I do caput do art. 23; Consequência: Torna-se mais ágil a contratação de bens e serviços, quando destinados para pesquisa e desenvolvimento. Apesar de passar uma ideia de que seja fácil, agora, contratar pela Lei 8.666/93, recomenda-se observar os princípios LIMPE e justificar preços (cotação) e a contratante.

14 Art. 6 o Para os fins desta Lei, considera-se: XX - produtos para pesquisa e desenvolvimento - bens, insumos, serviços e obras necessários para atividade de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvimento de tecnologia ou inovação tecnológica, discriminados em projeto de pesquisa aprovado pela instituição contratante. Consequência: Torna-se mais ágil a contratação de bens e serviços, quando destinados para pesquisa e desenvolvimento. Apesar de passar uma ideia de que seja fácil, agora, contratar pela Lei n /93, recomenda-se observar os princípios LIMPE e justificar preços (cotação) e a contratante.

15 Possibilidade para que as Fundações de Apoio forneçam apoio aos parques, aos pólos tecnológicos, as incubadoras de empresas, as associações e as empresa, desde criadas com a participação de ICT pública (art. 1º, 6º, Lei 8.958/94); 6 o Os parques e polos tecnológicos, as incubadoras de empresas, as associações e as empresas criados com a participação de ICT pública poderão utilizar fundação de apoio a ela vinculada ou com a qual tenham acordo. Consequência: Abre-se uma oportunidade para que as Fundações de Apoio possam prestar seus serviços para outras instituições.

16 Possibilidade dos recursos e direitos provenientes dos projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação serem repassados pelos contratantes (Ex.: ICTs, empresas privadas, União, Estados, Municípios) diretamente para as fundações de apoio (art. 1º, 7º, Lei 8.958/94); 7 o Os recursos e direitos provenientes dos projetos de que trata o caput e das atividades e dos projetos de que tratam os arts. 3 o a 9 o, 11 e 13 da Lei n o , de 2 de dezembro de 2004, poderão ser repassados pelos contratantes diretamente para as fundações de apoio. (Incluído pela Terceiro Lei nº , Setor (ONGs) de 2016) Consequência: Extermina com a ideia de que não se poderia repassar recursos de órgãos públicos e empresas privadas diretamente para as Fundações de Apoio.

17 Quando do repasse de recursos públicos, as fundações de apoio adotarão regulamento específico para aquisições e contratações de obras e serviços, a ser editado por meio de ato do Poder Executivo de cada nível de governo (União, Estado e Município) (art. 3º, Lei nº 8.958/94); Art. 3 o Na execução de convênios, contratos, acordos e demais ajustes abrangidos por esta Lei que envolvam recursos provenientes do poder público, as fundações de apoio adotarão regulamento específico de aquisições e contratações de obras e serviços, a ser editado por meio de ato do Poder Executivo de cada nível de governo. Obs.: Art. 24 da CFRB/88 estabelece competência concorrente. Deve-se observar o princípio da hierarquia das normas, onde a legislação federal tem primazia sobre a estadual e municipal e, a estadual sobre a municipal. Consequência: Provavelmente haverá um debate sobre a prevalência ou não do Decreto nº 8.241/2014. Com a competência concorrente há possibilidade dos Estados, Municípios adotarem o Decreto nº 8.241/2014.

18 A instância superior da fundação de apoio (Conselho Curador) deverá criar um regramento para realizar as contratações para os projetos oriundos de recursos privados, observando os princípios da Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência (Art.3º, 3º, Lei 8.958/94); 3 o Aplicam-se às contratações que não envolvam a aplicação de recursos públicos as regras instituídas pela instância superior da fundação de apoio, disponíveis em seu sítio eletrônico, respeitados os princípios mencionados no art. 2 º desta Lei. Consequência: Reforça implicitamente a ideia de que sempre foi defendida, ou seja, que deveria ocorrer a diferenciação entre recurso público e privado.

19 O docente, mesmo em dedicação exclusiva, excetuando-se aqueles em cargo em comissão ou função de confiança, poderão exercer o cargo de dirigente máximo (presidente) da Fundação de Apoio, com a possibilidade de ser remunerado. (I e II, art. 20-A, Lei nº /12); Art. 20-A. Sem prejuízo da isenção ou imunidade previstas na legislação vigente, as fundações de apoio às Instituições de Ensino Superior e as Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) poderão remunerar o seu dirigente máximo que: I - seja não estatutário e tenha vínculo empregatício com a instituição; II - seja estatutário, desde que receba remuneração inferior, em seu valor bruto, a 70% (setenta por cento) do limite estabelecido para a remuneração de servidores do Poder Executivo federal. Consequência: Possiblidade do docente DE ser presidente da FA e ser remunerado. Porém, poderão surgir dúvidas sobre quem deverá ser o estatutário, o dirigente ou o docente?

20 Possibilidade do docente, mesmo em dedicação exclusiva, receber bolsa de ensino, pesquisa, extensão ou estímulo à inovação paga por agência oficial de fomento, por fundação de apoio (art. 21, III, Lei nº /12); Art. 21. No regime de dedicação exclusiva, será admitida, observadas as condições da regulamentação própria de cada IFE, a percepção de: III - bolsa de ensino, pesquisa, extensão ou estímulo à inovação paga por agência oficial de fomento, por fundação de apoio devidamente credenciada por IFE ou por organismo internacional amparado por ato, tratado ou convenção internacional. Consequência: Coloca um ponto final na interpretação de que professor, em dedicação exclusiva, não poderia receber bolsas por meio de Fundação de Apoio.

21 Possibilidade do docente DE realizar atividades de pesquisa, ensino, extensão, de natureza científica e tecnológica (Leis 8.958/94 e /2004), com carga horária de 8h semanais ou 416h anuais; (Art. 21, 4º, Lei nº /12); 4 o As atividades de que tratam os incisos XI e XII do caput não excederão, computadas isoladamente ou em conjunto, a 8 (oito) horas semanais ou a 416 (quatrocentas e dezesseis) horas anuais. Consequência: Aumento da carga horária do docente DE destinada para atividades de pesquisa, ensino, extensão, de natureza científica e tecnológica (Leis 8.958/94 e /2004).

22 QUESTÕES QUE MERECEM REFLEXÃO Infelizmente, houve alguns vetos na lei, os quais são dispositivos cruciais paras as fundações de apoio, vejamos: Como remunerar as fundações? Houve o veto da Presidente da República no que tange a cobrança de taxas por parte das Fundações de Apoio. (art. 10, Lei nº /2004.) Art. 10. Os instrumentos firmados com ICTs, empresas, fundações de apoio, agências de fomento e pesquisadores cujo objeto seja compatível com a finalidade desta Lei poderão prever, para sua execução, recursos para cobertura de despesas operacionais e administrativas, podendo ser aplicada taxa de administração, nos termos de regulamento.

23 Em 9/12/2014, o TCU por meio do TC /2013-1, julgou o 2º e último monitoramento sobre o acórdão 2.731/2008. Nesse julgamento, o Subprocurador-Geral proferiu um parecer concordando com os apontamentos levantados pela SecexEduc, exceto no que se refere ao prazo para que as fundações de apoio prestem contas dos projetos. Acontece que uma das recomendações para MEC era propor mudanças na regulação de prestação de contas, pois de acordo esse segundo monitoramento realizado pela SecexEduc, não havia normas para que as fundações de apoio prestassem contas relativas aos contratos celebrados com as IFES. Assim, o Subprocurador-Geral do MP do TCU, exarou seu parecer argumentando que com o advento do Decreto nº 8.240/2014, houve a regulamentação dos convênios de educação, ciência, tecnologia e inovação, cujo conceito está no inciso I do 2º, art. 1º do decreto. E de acordo com o art. 22, 1º, o prazo para prestação de contas será no máximo de 120 dias. Até aqui, não há nenhum novidade. Contudo, ele foi mais além e assinalou que os contratos celebrados entre as IFES e as Fundações de Apoio estão inseridos no novo conceito de convênio de educação, ciência, tecnologia e inovação e que esse decretou solucionou uma das recomendações apontadas pela SecexEduc. Para fulminar, o TCU acatou o parecer do Subprocurador-Geral e entendeu que o prazo para prestação de contas nos contratos e convênios poderá ser de até 120 dias. Enfim, explicado tudo isso, estou levantando a tese, pegando um gancho no que proferiu o Subprocurador- Geral. Ora, quando o Subprocurador mencionar que o Decreto nº 8.240/2014 traz um novo conceito de convênio de educação, ciência, tecnologia e inovação, logo, defendo que esse mesmo decreto também se aplica para os contratos firmados entre as IFES e as fundações de apoio, ou seja, se o decreto serve para estabelecer o prazo máximo para as prestações de contas, logo, o art. 16 do Decreto nº 8.240/2014 que trata de taxas e não despesas administrativas poderá ser aplicada tanto para contratos, bem como para convênios. Afinal, o Decreto nº 8.240/2014 traz um novo conceito de convênio de educação, ciência, tecnologia e inovação aplicando-se também para contratos entre IFES e Fundação de Apoio. Apenas para lembrar, o art. 16 do decreto estabelece que As fundações de apoio não poderão pagar despesas administrativas com recursos dos convênios ECTI, ressalvada a hipótese de cobrança de taxa de administração, a ser definida em cada instrumento.

24 O risco nas concessões de bolsas de pesquisa, ensino e extensão? Ocorreu o veto da Presidente da República sobre a possibilidade de concessão de bolsas de pesquisa, ensino e extensão no âmbito da Lei 8.958/94. (art. 4º, 8º, Lei nº 8.958/94. 8º Aplica-se o disposto no 4º do art. 9º da Lei nº , de 2 de dezembro de 2004, às bolsas concedidas nos termos do 1º deste artigo, aos preceptores de residências médica e multiprofissional e aos bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive os realizados no âmbito dos hospitais universitários. (NR) Obs.: Considerando que não foi possível a derrubada, sugere-se uma MP visando resgatar a matéria dos vetos.

25 Como importar bens para os projetos sem a isenção de II e IPI? Em decorrência da alteração ocorrida no 2º, do art. 1º, da Lei nº 8.010/90, foi suprimida a expressão sem fins lucrativos. Entretanto, por meio da Medida Provisória nº 718, de 16 de março de Obs.: Ficar atendo para a validação da medida provisória a fim de torná-la lei.

26 AS FUNDAÇÕES DE APOIO NADA MAIS SÃO DO QUE PONTES QUE LIGAM ILHAS TRANSPORTANDO CONHECIMENTO PARA UM CONTINENTE FAMINTO PELO SABER. PORTANTO, JAMAIS DEIXEMOS QUE ESSE CONHECIMENTO FIQUE ISOLADO OU CAIA NA IMENSIDÃO DO MAR. Autor: Jailson Agostinho

27 MUITO OBRIGADO!

MARCO CIVIL DA CIÊNCIA,

MARCO CIVIL DA CIÊNCIA, MARCO CIVIL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 LEI Nº 13.243/2016 Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica

Leia mais

Fundações de Apoio x NORMAS. Ministrante: Dr. Jailson Agostinho Advogado - OAB/SC

Fundações de Apoio x NORMAS. Ministrante: Dr. Jailson Agostinho Advogado - OAB/SC Fundações de Apoio x NORMAS Ministrante: Dr. Jailson Agostinho Advogado - OAB/SC 18.048 UMA ORGANIZAÇÃO SOB DUPLO COMANDO Direito Administrativo Direito Privado Fundações de Apoio e seus números 6,3 bilhões

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº /2016

REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº /2016 REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº 13.243/2016 Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de

Leia mais

MARCO LEGAL CTI (Lei /2016)

MARCO LEGAL CTI (Lei /2016) MARCO LEGAL CTI (Lei 13.243/2016) Impactos na UFG Perspectiva da PROAD Prof. Carlito Laruicci Pró-Reitor PROAD Profa. Clévia Ferreira D. Garrote Coordenadora de Planejamento da PROAD Sec. Exec. Regiane

Leia mais

XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos

XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos M i n i stério d a Indústria, Comércio Exterior e Serv i ç o s E splanada dos Ministérios, B l

Leia mais

Lei de Inovação atualizada

Lei de Inovação atualizada Lei de Inovação atualizada Atores Agência de Fomento Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) Órgão da Administração Pública Pessoa Jurídica de direito

Leia mais

CONFERÊNCIA. O NOVO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO: Desafios e Oportunidades. O impacto do Novo Marco Legal sobre as empresas que se dedicam à Inovação

CONFERÊNCIA. O NOVO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO: Desafios e Oportunidades. O impacto do Novo Marco Legal sobre as empresas que se dedicam à Inovação CONFERÊNCIA O NOVO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO: Desafios e Oportunidades O impacto do Novo Marco Legal sobre as empresas que se dedicam à Inovação Prof. Dr. Spartaco Astolfi Filho spartaco.biotec@gmail.com

Leia mais

Lei nº 8.958, de 02 de dezembro de 1994

Lei nº 8.958, de 02 de dezembro de 1994 Marco Regulatório Lei nº 8.958, de 02 de dezembro de 1994 1) Objetivo: Dispor sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica e as fundações de

Leia mais

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº /16

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº /16 XI FORTEC Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº 13.243/16 Fortaleza/CE, 18 de maio de 2017 Leopoldo

Leia mais

Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica.

Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica. Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica Cândido Borges Cândido Borges, 2014 Coordenação de Transferência e Inovação

Leia mais

4º Seminário Nacional sobre Importação para Pesquisa

4º Seminário Nacional sobre Importação para Pesquisa 4º Seminário Nacional sobre Importação para Pesquisa Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº 13.243/16 e seus reflexos na LEI Nº 8.010/90 Curitiba/PR, 28 de julho de 2016

Leia mais

O CONGRESSO NACIONAL decreta:

O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.177-B DE 2011 Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação, nos termos da Emenda Constitucional

Leia mais

ATOS DO PODER LEGISLATIVO LEI Nº , DE 11 DE JANEIRO DE 2016

ATOS DO PODER LEGISLATIVO LEI Nº , DE 11 DE JANEIRO DE 2016 ATOS DO PODER LEGISLATIVO LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei nº

Leia mais

LEI Nº , DE 11 DE JANEIRO DE A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

LEI Nº , DE 11 DE JANEIRO DE A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016. Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei n o 10.973, de 2 de dezembro

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016. Mensagem de veto Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação

Leia mais

RELAÇÕES IFES x FUNDAÇÕES DE APOIO

RELAÇÕES IFES x FUNDAÇÕES DE APOIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE RELAÇÕES IFES x FUNDAÇÕES DE APOIO Severino Cesário de Lima Qual o papel das fundações de apoio? Art. 1 o da Lei 8.958/94 As Instituições Federais de Ensino

Leia mais

MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Sanção e Vetos da Presidência da República a Lei /2016

MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Sanção e Vetos da Presidência da República a Lei /2016 MARCO LEGAL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Sanção e Vetos da Presidência da República a Lei 13.243/2016 A Presidente Dilma Rousseff sancionou dia 11 de janeiro a Lei 13.243/2016, mais conhecida como

Leia mais

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação LEI Nº 13.243/2016 E splanada dos Ministérios, B l o c o " E ", 4º A n d a r, Sala 424 B ra sília-df CEP: 70.067-900 EMENDA CONSTITUCIONAL

Leia mais

LEI DA INOVAÇÃO O impacto do novo marco legal sobre as empresas e as ICTs. Leonardo Teixeira, PhD

LEI DA INOVAÇÃO O impacto do novo marco legal sobre as empresas e as ICTs. Leonardo Teixeira, PhD LEI DA INOVAÇÃO O impacto do novo marco legal sobre as empresas e as ICTs Leonardo Teixeira, PhD Alterações Específicas ICTs, NITs e Política de Inovação Conceitos Art. 2º. Inovação: introdução de novidade

Leia mais

Marco Legal de Ciência e Tecnologia: O que muda na vida dos PESQUISADORES e das INSTITUIÇÕES? Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti

Marco Legal de Ciência e Tecnologia: O que muda na vida dos PESQUISADORES e das INSTITUIÇÕES? Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti Marco Legal de Ciência e Tecnologia: O que muda na vida dos PESQUISADORES e das INSTITUIÇÕES? Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti O QUE O BRASIL PRECISA? Universidade, Iniciação Científica, Mestrado,

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1163, DE 2015

SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1163, DE 2015 SENADO FEDERAL COMISSÃO DIRETORA PARECER Nº 1163, DE 2015 Redação final do Projeto de Lei da Câmara nº 77, de 2015 (nº 2.177, de 2011, na Casa de origem). A Comissão Diretora apresenta a redação final

Leia mais

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP nº xx, de de xxxx de 2016

RESOLUÇÃO CONSUP nº xx, de de xxxx de 2016 RESOLUÇÃO CONSUP nº xx, de ----- de xxxx de 2016 Estabelece as normas para participação de docentes em regime de Dedicação Exclusiva (DE) em atividades esporádicas remuneradas ou não remuneradas, em assuntos

Leia mais

Novo Marco Legal e a Inovação no Brasil

Novo Marco Legal e a Inovação no Brasil Novo Marco Legal e a Inovação no Brasil Fernando Peregrino, D.Sc. COPPE/UFRJ Vice-Presidente do CONFIES Em nenhum momento de nossa história foi tão grande a distancia entre o que somos e o que esperávamos

Leia mais

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação

Leia mais

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os

País. 8o Respeitado o limite estabelecido no 6o, poderá ser estabelecida margem de preferência adicional para os produtos manufaturados e para os MEDIDA PROVISÓRIA No- 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Altera as Leis nos 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, e 10.973, de 2 de dezembro de 2004, e revoga o 1o do art. 2o da Lei

Leia mais

MARCO LEGAL DA CT&I. Marco Legal e a perspectiva de atuação da Fundação de Apoio

MARCO LEGAL DA CT&I. Marco Legal e a perspectiva de atuação da Fundação de Apoio MARCO LEGAL DA CT&I Marco Legal e a perspectiva de atuação da Fundação de Apoio ARCABOUÇO LEGAL LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016. 1) Lei no 10.973, de 2/12/2004 (Lei de Inovação) 2) Lei no 6.815,

Leia mais

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País.

Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. MEDIDA PROVISÓRIA N 495, DE 19 DE JULHO DE 2010 Estabelece margem de preferência em licitações para produtos manufaturados e serviços nacionais, priorizando bens e serviços produzidos no País. Altera as

Leia mais

NOTA DE AUDITORIA. c/c: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) NOTA DE AUDITORIA Nº 32/2014

NOTA DE AUDITORIA. c/c: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) NOTA DE AUDITORIA Nº 32/2014 Destino(s): Profª Drª Fernanda Graziella Cardoso c/c: Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) Assunto: Consulta sobre trabalho externo. NOTA DE AUDITORIA Nº 32/2014 1. Trata-se

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA LEI /2016

REGULAMENTAÇÃO DA LEI /2016 4º SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE IMPORTAÇÃO PARA PESQUISA COM BASE NA LEI 8.010/1990 Curitiba, 28 de julho de 2016 REGULAMENTAÇÃO DA LEI 13.243/2016 SAVIO RAEDER SEPED/MCTIC SECRETARIA DE POLÍTICAS E PROGRAMAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Impactos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação nas Redes SIBRATEC de Serviços Tecnológicos 1º WORKSHOP DA REDE RBIOCOMB Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento

Leia mais

RELAÇÃO IFES/ICTs x FUNDAÇÕES DE APOIO

RELAÇÃO IFES/ICTs x FUNDAÇÕES DE APOIO RELAÇÃO IFES/ICTs x FUNDAÇÕES DE APOIO Legislação Lei nº 8.958, de 20 de dezembro de 1994 Dispõe sobre as relações entre as instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica

Leia mais

Antes de 1950 o que havia era apenas um tímido apoio à pesquisa;

Antes de 1950 o que havia era apenas um tímido apoio à pesquisa; FINANCIAMENTO À PESQUISA Breve Histórico Antes de 1950 o que havia era apenas um tímido apoio à pesquisa; 1951 Criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (atual CNPq); 1951

Leia mais

PLC 77/2015. Resumo Geral

PLC 77/2015. Resumo Geral PLC 77/2015 Resumo Geral Por unanimidade, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa, à inovação e ao

Leia mais

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 85/2015 Compete a todos os entes (União, Estados, DF e Municípios) proporcionar os meios de acesso à tecnologia, à pesquisa e à inovação

Leia mais

NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL

NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL NORMA REGULADORA DA RELAÇÃO DO HOSPITAL DE CLINICAS DE PORTO ALEGRE COM A FUNDAÇÃO MÉDICA DO RIO GRANDE DO SUL Considerando os objetivos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA, em especial, sua

Leia mais

ACUMULAÇÃO DE CARGOS E PROVENTOS

ACUMULAÇÃO DE CARGOS E PROVENTOS ACUMULAÇÃO DE CARGOS E PROVENTOS 1 O QUE É ACUMULAÇÃO DE CARGOS E PROVENTOS? A acumulação remunerada de cargos é a situação em que o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública, conforme

Leia mais

1º ENFACO Goiânia. 1. Considerações Gerais; 2. Autorregulação; 24/04/2017 PROJETO DE AUTORREGULAÇÃO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO

1º ENFACO Goiânia. 1. Considerações Gerais; 2. Autorregulação; 24/04/2017 PROJETO DE AUTORREGULAÇÃO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO 1º ENFACO Goiânia PROJETO DE AUTORREGULAÇÃO DAS FUNDAÇÕES DE APOIO Fernando Peregrino, D.Sc. Presidente 1. Considerações Gerais; 2. Autorregulação; 1 Velocidade da Inovação http://asgard.vc/tag/acceleration-growth/

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO UNIVERSITÁRIO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO N 0 46, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL

Leia mais

O Impacto do Marco Legal nas IFES e suas Fundação de Apoio, vetos e perspectivas. Fernando Peregrino

O Impacto do Marco Legal nas IFES e suas Fundação de Apoio, vetos e perspectivas. Fernando Peregrino O Impacto do Marco Legal nas IFES e suas Fundação de Apoio, vetos e perspectivas 2016 Fernando Peregrino 2 O País quer participar da sociedade da inovação? Fernando Peregrino 3 12 Lugar 70 Dependência

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.863, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013. Altera a Lei n o 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do

Leia mais

LEI Nº , DE 11 DE JANEIRO DE 2016 (Publicada no D.O.U. de 12/01/2016) MARCO CIVIL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

LEI Nº , DE 11 DE JANEIRO DE 2016 (Publicada no D.O.U. de 12/01/2016) MARCO CIVIL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 (Publicada no D.O.U. de 12/01/2016) MARCO CIVIL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação

Leia mais

RESOLUÇÃO N. XX, DE XX DE XX DE

RESOLUÇÃO N. XX, DE XX DE XX DE RESOLUÇÃO N. XX, DE XX DE XX DE 2017 Regulamenta a concessão de bolsas de pesquisa, desenvolvimento, inovação, extensão e intercâmbio, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

Resolução nº 138, de 11 de outubro de 2017.

Resolução nº 138, de 11 de outubro de 2017. Resolução nº 138, de 11 de outubro de 2017. Dispõe sobre as diretrizes para interações da Unifesp com o setor público ou privado para prestação de serviço técnico especializado nas áreas de ensino, pesquisa

Leia mais

EXPERIÊNCIA ESTRANGEIRA

EXPERIÊNCIA ESTRANGEIRA EXPERIÊNCIA ESTRANGEIRA O que Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, França, dentre outros, têm em comum: Exibem altos índices de investimento em PD&I Transformam o conhecimento gerado nos centros de pesquisa

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.349, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010. Conversão da Medida Provisória nº 495, de 2010 Altera as Leis n os 8.666, de 21 de junho

Leia mais

Decreto Federal n.9283, de 08 de fevereiro de Regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Decreto Federal n.9283, de 08 de fevereiro de Regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação Decreto Federal n.9283, de 08 de fevereiro de 2018 Regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação OBJETIVO DO DECRETO Regulamenta a Lei nº 10.973/2004, a Lei nº 13.243/2016, o art. 24, 3º,

Leia mais

NORMAS PARA REGULAMENTAR A CONCESSÃO DE BOLSAS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

NORMAS PARA REGULAMENTAR A CONCESSÃO DE BOLSAS NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO NORMAS PARA REGULAMENTAR A CONCESSÃO DE BOLSAS

Leia mais

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação

Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Políticas Públicas - Compras Governamentais e Incentivos a Inovação Apresentação na ABINEE TEC 2011, São Paulo, 31 de março de 2011 ABDI ABDI A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial foi instituída

Leia mais

Minuta para REGULAMENTO PARA TRABALHO ESPORÁDICO

Minuta para REGULAMENTO PARA TRABALHO ESPORÁDICO Minuta para REGULAMENTO PARA TRABALHO ESPORÁDICO O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - COMSUP, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e; considerando

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 25/ CUn INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (INIT) CAPÍTULO I. Da Titularidade e da Proteção da Propriedade Intelectual

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 25/ CUn INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (INIT) CAPÍTULO I. Da Titularidade e da Proteção da Propriedade Intelectual ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 25/2008 - CUn INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (INIT) CAPÍTULO I Da Titularidade e da Proteção da Propriedade Intelectual Art. 1º As criações passíveis de proteção da propriedade

Leia mais

LEI Nº , DE 24 DE SETEMBRO DE 2013.

LEI Nº , DE 24 DE SETEMBRO DE 2013. LEI Nº 12.863, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013. Altera a Lei n o 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; altera as Leis n os 11.526,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA MINISTÉRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 20/2011 Referenda e altera disposições da Portaria nº 506 de 14/06/2011, do Magnífico Reitor da UFJF, que aprova valores

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 15/2016, de 18 de novembro de 2016.

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário. DELIBERAÇÃO Nº. 15/2016, de 18 de novembro de 2016. Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho Universitário PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DELIBERAÇÃO Nº. 15/2016, de 18 de novembro de 2016. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

LEI Nº DE 17 DE OUTUBRO DE 2013

LEI Nº DE 17 DE OUTUBRO DE 2013 LEI Nº 5.723 DE 17 DE OUTUBRO DE 2013 AUTOR: EXECUTIVO MUNICIPAL PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO DO TCE N 243 DE 21/10/2013 ALTERADA PELA LEI Nº 5.900, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2014, PUBLICADO NO DIÁRIO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DEPARTAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DEPARTAMENTO DE PROJETOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA DEPARTAMENTO DE PROJETOS LEGISLAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA POR MEIO DE FUNDAÇÕES DE APOIO Elias Machado Diretor de Projetos

Leia mais

Altera a Lei nº 8.248, 23 de outubro de 1991, e a Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e dá outras providências.

Altera a Lei nº 8.248, 23 de outubro de 1991, e a Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e dá outras providências. MEDIDA PROVISÓRIA Altera a Lei nº 8.248, 23 de outubro de 1991, e a Lei nº 8.387, de 30 de dezembro de 1991, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 520, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010.

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 520, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010. MEDIDA PROVISÓRIA Nº 520, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010. Autoriza o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A. - EBSERH e dá outras providências.

Leia mais

Professora Taís Flores

Professora Taís Flores Professora Taís Flores GABARITO - D COMENTÁRIOS Inicialmente, percebam que as alternativas III e IV não correspondem à literalidade da lei. Assim, abre-se uma margem de liberdade para que a banca as considere

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 034/2015

RESOLUÇÃO N. 034/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 034/2015 Dispõe sobre as atividades do Magistério Federal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e revoga a Resolução N. 011/2015,

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada)

DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 (Decisão nº 193/2011 consolidada) Alterações incluídas no texto: Decisão nº 083/2017, de 17/03/2017 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 105/2016 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PORTARIA nº 05/2018 de 01 de agosto de 2018.

PORTARIA nº 05/2018 de 01 de agosto de 2018. PORTARIA nº 05/2018 de 01 de agosto de 2018. Dispõe sobre a concessão, pela Funep, de Bolsas de Estudo e Retribuições por Atividades de Extensão. A DIRETORA-PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE APOIO A PESQUISA,

Leia mais

O Novo Marco Legal da Inovação no Brasil

O Novo Marco Legal da Inovação no Brasil A Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação e tecnológica, e à inovação. Tem origem na Lei de Inovação nº 82-610 (França)

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.863, DE 24 DE SETEMBRO DE 2013. Mensagem de veto Conversão da Medida Provisória nº 614, de 2013 Altera a Lei n o 12.772,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 018/09

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 018/09 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA RESOLUÇÃO N. 018/09 Dispõe, no âmbito da UFSM, sobre as diretrizes e normas relativas à prestação de serviços, por meio do desenvolvimento de

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo EDITAL Nº 279/2019 EDITAL DE INOVAÇÃO 2019-II: CHAMADA PARA PROPOSTAS

Leia mais

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 75, DE 11 DE MAIO DE 2012.

MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 75, DE 11 DE MAIO DE 2012. MINISTERIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 75, DE 11 DE MAIO DE 2012. Dispõe sobre as normas que regulamentam a relação entre o

Leia mais

Marco Legal de CT&I. EC 85 + Lei /2016 Harmonização de entendimentos

Marco Legal de CT&I. EC 85 + Lei /2016 Harmonização de entendimentos Marco Legal de CT&I EC 85 + Lei 13.243/2016 Harmonização de entendimentos Dr. Gesil Sampaio Amarante Segundo Diretor-Presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia Coordenador de Transferência

Leia mais

LEI Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2010

LEI Nº DE 06 DE JANEIRO DE 2010 LEI Nº 5.639 DE 06 DE JANEIRO DE 2010 DISPÕE SOBRE OS CONTRATOS DE GESTÃO ENTRE O ÓRGÃO GESTOR E EXECUTOR DA POLÍTICA ESTADUAL DE RECURSOS HÍDRICOS E ENTIDADES DELEGATÁRIAS DE FUNÇÕES DE AGÊNCIA DE ÁGUA

Leia mais

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE PESQUISA, EXTENSÃO, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E INTERCÂMBIO APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº /CONSUP/IFNMG DE DE DE

REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE PESQUISA, EXTENSÃO, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E INTERCÂMBIO APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº /CONSUP/IFNMG DE DE DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE PESQUISA, EXTENSÃO, DESENVOLVIMENTO, INOVAÇÃO E INTERCÂMBIO APROVADO PELA RESOLUÇÃO Nº /CONSUP/IFNMG DE DE DE 2017 Dispõe sobre o Regulamento de concessão de bolsas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃOO Nº 11/2016, DE 30 DE MARÇO DE Referendum nº 09/2016. Processoo nº

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃOO Nº 11/2016, DE 30 DE MARÇO DE Referendum nº 09/2016. Processoo nº SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MEC - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO RESOLUÇÃOO Nº 11/2016, DE 30 DE MARÇO DE 2016 Dispõe sobre a aprovação da Referendum nº 09/2016 Resolução

Leia mais

Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 108, p. 1, Medida Provisória nº 619, de

Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 108, p. 1, Medida Provisória nº 619, de Fonte: Diário Oficial da União, Seção 1, Edição 108, p. 1, 07.06.2013. Medida Provisória nº 619, de 06.06.2013 Autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento a contratar o Banco do Brasil S.A. ou suas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 23/2012/CS Florianópolis, 03 de agosto de 2012.

RESOLUÇÃO Nº 23/2012/CS Florianópolis, 03 de agosto de 2012. RESOLUÇÃO Nº 23/2012/CS Florianópolis, 03 de agosto de 2012. A PRESIDENTE DO DO IF-SC no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo Decreto de 15/12/2011, publicado no DOU de 16/12/2011 e atendendo

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA LEI /16 NOVO CÓDIGO DE CT&I. Hernan Chaimovich

REGULAMENTAÇÃO DA LEI /16 NOVO CÓDIGO DE CT&I. Hernan Chaimovich REGULAMENTAÇÃO DA LEI 13.243/16 NOVO CÓDIGO DE CT&I Hernan Chaimovich "Without basic research, there can be no applications.... After all, electricity and the light bulb were not invented by incremental

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 001/2019, de 13 de março de 2019.

RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 001/2019, de 13 de março de 2019. RESOLUÇÃO CONSEPE/UFERSA N 001/2019, de 13 de março de 2019. Dispõe sobre regime de trabalho e distribuição de carga horária de professor do Magistério Superior. O Presidente em exercício do CONSELHO DE

Leia mais

RETRIBUIÇÃO PECUNIÁRIA- PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO ESPORÁDICA

RETRIBUIÇÃO PECUNIÁRIA- PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO ESPORÁDICA RETRIBUIÇÃO PECUNIÁRIA- PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO ESPORÁDICA COORDENADORIA DE RELACIONAMENTO UNIVERSIDADE-EMPRESA- CRE/PROPP www.inovacao.ufms.br UNIVERSIDADE+EMPRESA Missão CRE Fomentar o empreendedorismo

Leia mais

Proposta de Projeto de Lei nº _, de de. (Projeto de Lei de Inovação) Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Proposta de Projeto de Lei nº _, de de. (Projeto de Lei de Inovação) Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Proposta de Projeto de Lei nº _, de de. (Projeto de Lei de Inovação) Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO ESPECIAL AO PROJETO DE LEI Nº 2.177, DE O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA COMISSÃO ESPECIAL AO PROJETO DE LEI Nº 2.177, DE O Congresso Nacional decreta: CAPÍTULO I COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER AO PROJETO DE LEI Nº 2.177, DE 2011, DO SR. BRUNO ARAÚJO, QUE "INSTITUI O CÓDIGO NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO". (PL 2177/11) SUBSTITUTIVO ADOTADO

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 12 Data: 11/06/2018 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

DELIBERAÇÃO Nº 08/2018, de 06 de abril de 2018.

DELIBERAÇÃO Nº 08/2018, de 06 de abril de 2018. Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO Boletim de Serviço Eletrônico em 09/04/2018 DELIBERAÇÃO Nº 08/2018, de 06 de abril de 2018. O Conselho Universitário

Leia mais

CAPÍTULO I DOS CONTRATOS, CONVÊNIOS, ACORDOS E AJUSTES

CAPÍTULO I DOS CONTRATOS, CONVÊNIOS, ACORDOS E AJUSTES RESOLUÇÃO Nº 25/14- CONSUP, DE 12 DE AGOSTO DE 2014 CONSELHO SUPERIOR PRO TEMPORE DA Dispõe sobre o relacionamento da UFCA com as Fundações de Apoio. O VICE-REITOR DA, Prof. Ricardo Luiz Lange Ness, no

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 215 Conteúdo - Atos publicados em fevereiro de Divulgação em março/2018

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 215 Conteúdo - Atos publicados em fevereiro de Divulgação em março/2018 www.pwc.com.br Estímulos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo - Regulamentação - Decreto Federal nº 9.283/2018 Declaração de Débitos e Créditos Tributários Previdenciários

Leia mais

LEI N.º 3.095, de 17 de Novembro de 2006

LEI N.º 3.095, de 17 de Novembro de 2006 LEI N.º 3.095, de 17 de Novembro de 2006 DISPÕE sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo no âmbito do Estado do Amazonas, e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

RESOLUÇÃO- CONSUNI Nº 03/2017

RESOLUÇÃO- CONSUNI Nº 03/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO- CONSUNI Nº 03/2017 Regulamenta a concessão de bolsas na UFG, revogando a Resolução CONSUNI Nº 22/2009. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE

Leia mais

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E

DECISÃO Nº 193/2011 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 193/2011 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 08/04/2011, tendo em vista o constante no processo nº 23078.032500/10-21, de acordo com o Parecer nº 022/2011 da

Leia mais

Política de Inovação. 16 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 02 de maio de 2018

Política de Inovação. 16 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 02 de maio de 2018 Política de Inovação 16 ª. Reunião Grupo de Trabalho 02 de maio de 2018 INFORMES 1. Tramitação portaria de propriedade intelectual: processo com minuta atualizada sairá do NIT em 02/05 para Gabinete para

Leia mais

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998.

LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998. (Atualizada em 21.06.2004) Dispõe sobre regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da

Leia mais

Pagamento de Bolsas pela FUNDUNESP com recursos públicos e ou privados

Pagamento de Bolsas pela FUNDUNESP com recursos públicos e ou privados Pagamento de Bolsas pela FUNDUNESP com recursos públicos e ou privados A Fundação para o Desenvolvimento da UNESP - FUNDUNESP, na qualidade de fundação de apoio, possuindo natureza jurídica de Fundação

Leia mais

Lei nº , de 28 de dezembro de Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal

Lei nº , de 28 de dezembro de Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 Carreira do Magistério Superior Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal Carreira de Magistério Superior,

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 21 09/02/2017 16:47 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.772, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2012. (Vide Medida Provisória nº 614, de Texto compilado Vide Decreto

Leia mais

1 Não se aplica o disposto no caput às dotações orçamentárias relativas: III às despesas custeadas com receitas oriundas de doações e de convênios; e

1 Não se aplica o disposto no caput às dotações orçamentárias relativas: III às despesas custeadas com receitas oriundas de doações e de convênios; e DECRETO Nº 8.670, DE 12 DE FEVEREIRO DE 2016 Dispõe sobre a programação orçamentária e financeira, estabelece o cronograma mensal de desembolso do Poder Executivo para o exercício de 2016, e dá outras

Leia mais

Terceiro Setor e o Direito Administrativo

Terceiro Setor e o Direito Administrativo Terceiro Setor e o Direito Administrativo Ponto n. 7 Qualificações e instrumentos de parcerias com a Administração Pública: legislação e regime jurídico: Convênios, Termos de Fomento, Termos de Colaboração

Leia mais

1ª) A lei de 2011 autorizou a CRIAÇÃO da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH; pelo (a):

1ª) A lei de 2011 autorizou a CRIAÇÃO da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH; pelo (a): 1ª) A lei 12.550 de 2011 autorizou a CRIAÇÃO da empresa pública denominada Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH; pelo (a): A) Poder Legislativo. B) Poder Executivo C) Poder Judiciário D)

Leia mais

ATOS DO PODER EXECUTIVO MEDIDA PROVISÓRIA Nº 614, DE 14 DE MAIO DE

ATOS DO PODER EXECUTIVO MEDIDA PROVISÓRIA Nº 614, DE 14 DE MAIO DE TOS DO PODER EXECUTIVO MEDID PROVISÓRI Nº 64, DE 4 DE MIO DE 03 ltera a Lei nº.77, de 8 de dezembro de 0, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; altera a

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 048/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PORTARIA IFSC No. 49/2010

PORTARIA IFSC No. 49/2010 Alterada pela Portaria IFSC 30/2011. PORTARIA IFSC No. 49/2010 Dispõe sobre o programa de pósdoutorado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo. O Diretor do Instituto de Física

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 092/2015 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais