CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/16"

Transcrição

1 CAMPUS I: CACOAL CAMPUS II: VILHENA CAMPUS III: PORTO VELHO VEJA COMO ACESSAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS DE INTERESSE ACADÊMICO NOV/6

2 NA CENTRAL DO ALUNO VOCÊ PODE ACESSAR: - CONTRATOS, MANUAIS, REGULAMENTOS E MODELOS ACESSO AO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, MANUAL DO ALUNO, MANUAIS E REGULAMENTOS DIVERSOS COM IINFORMAÇÕES, NORMAS E PROCEDIMENTOS IMPORTANTES DE INTERESSE ACADÊMICO, ALÉM DE MODELOS DE DOCUMENTOS, INCLUSIVE DE REQUERIMENTO DE SOLICITAÇÕES DIVERSAS. - DADOS CADASTRAIS VERIFICAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS COM POSSIBILIDADE DE ATUALIZAÇÃO. 3 - SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS SOLICITAÇÃO ON LINE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS E IMPRESSÃO DO BOLETO DA TAXA SEM A NECESSIDADE DE SE DIRIGIR À SECRETARIA ACADÊMICA. 4 - CANCELAMENTO DE DOCUMENTOS CANCELAMENTO DE SOLICITAÇÃO ON LINE DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTOS ACADÊMICOS. 5 CONSULTA DE PROTOCOLO CONSULTA OS DESPACHOS SOBRE REQUERIMENTOS PROTOCOLADOS NA SECRETARIA ACADÊMICA A RESPEITO DE ASSUNTOS DIVERSOS (SOMENTE NO CAMPUS ONDE ESSE SISTEMA ESTÁ DISPONÍVEL). 6 - CAIXA DE MENSAGENS RECEBIMENTO E ENVIO DE MENSAGENS DIRETAMENTE A PROFESSORES E ALUNOS DE SEU CURSO. 7 - AUTOAVALIAÇÃO PREENCHIMENTO DE QUESTONÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DURANTE O PERÍODO EM QUE ESTIVER SENDO REALIZADA. 8 - RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PROCEDIMENTO ON LINE DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA SEMESTRAL, DE ACORDO COM O PRAZO OFICIAL FIXADO. 9 - BOLETOS POSSIBILIDADE DE IMPRESSÃO DE BOLETOS BANCÁRIOS PARA O PAGAMENTO DE MENSALIDADES OU TAXAS DIVERSAS.

3 0 - CRONOGRAMA DE AULAS RELAÇÃO DAS DISCIPLINAS EM QUE SE ESTÁ MATRICULADO NO SEMESTRE EM CURSO. - PENDÊNCIAS RELAÇÃO DAS PENDÊNCIAS FINANCEIRAS OU PEDAGÓGICAS QUE DEVEM SER REGULARIZADAS. RELATÓRIO DE NOTAS PARCIAL VERIFICAÇÃO PARCIAL DE NOTAS. 3 RELATÓRIO DE FALTAS PARCIAL VERIFICAÇÃO PARCIAL DE FALTAS POR DISCIPLINA. 4 BOLETIM DE NOTAS E FREQUÊNCIA VERIFICAÇÃO DAS MÉDIAS E FALTAS DO BIMESTRE DE FALTAS POR DISCIPLINA. 5 - HISTÓRICO COMPARATIVO DO ALUNO - GRADUAÇÃO GERAÇÃO DE RELATÓRIO DAS DISCIPLINAS CURSADAS OU A CURSAR E, AINDA, A MATRIZ CURRICULAR COMPLETA. 6 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES REALIZADAS DEMONSTRA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES JÁ REALIZADAS COM A RESPECTIVA CARGA HORÁRIA. 7 PLANO DE ENSINO DISPONIBILIZA A EMENTA, O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, AS BIBLIOGRAFIAS BÁSICA E COMPLEMENTAR DAS DISCIPLINAS DE SEU CURSO. 8 - INSCRIÇÃO EM EVENTOS INSCRIÇÃO EM CURSOS E EVENTOS PROMOVIDOS PELA UNESC.

4 SIGA O PASSO-A-PASSO ENTRE NO SITE DA UNESC E CLIQUE EM ALUNO OU CENTRAL DO ALUNO: VILHENA PORTO VELHO

5 DIGITE SEU RA E SENHA E DEPOIS CLIQUE EM CONECTAR.

6 - CONTRATOS, MANUAIS, REGULAMENTOS E MODELOS AO ENTRAR NA CENTRAL DO ALUNO VOCÊ PODERÁ ACESSAR O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS, O MANUAL DO ALUNO E DEMAIS MANUAIS, REGULAMENTOS E MODELOS DIVERSOS DE INTERESSE ACADÊMICO. BASTA CLICAR NA ABA ALUNO () E DEPOIS NO DOCUMENTO DESEJADO (). O DOCUMENTO VAI ABRIR EM NOVA JANELA E, POR ISSO, O POP UP DEVE ESTAR HABILITADO EM SEU MICRO. ATENÇÃO O MODELO DE REQUERIMENTO ACADÊMICO (VEJA EM MODELOS ) É O MODELO PADRÃO PARA SOLICITAÇÕES DIVERSAS À INSTITUIÇÃO. A ENTRADA DO REQUERIMENTO DEVE SER FEITA PELO PROTOCOLO DA SECRETARIA ACADÊMICA.

7 - DADOS CADASTRAIS SEUS DADOS CADASTRAIS PODEM SER ATUALIZADOS. É CONVENIENTE SEMPRE MANTÊ-LOS ATUALIZADOS, INCLUSIVE PARA O RECEBIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS DA UNESC. CLIQUE EM ALUNO () E DEPOIS NAS DUAS ABAS: A DO ENDEREÇO () E A DE OUTROS (3) DADOS PARA QUALQUER ALTERAÇÃO. APÓS A ALTERAÇÃO CLIQUE EM GRAVAR (4). 4 3

8 3 - SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS CLIQUE EM ALUNO () E DEPOIS EM SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS (). DEPOIS SELECIONE O DOCUMENTO DESEJADO NA ABA REQUERIMENTO (3) E CLIQUE EM CONFIRMAR (4). O BOLETO PARA PAGAMENTO DA TAXA (SE HOUVER) ABRIRÁ EM UMA NOVA JANELA (POP UP). SE O POP UP DE SEU MICRO NÃO ABRIR VERIFIQUE SE O BOLETO ESTÁ GERADO EM BOLETOS (5) (NO MENU LATERAL ESQUERDO). VOCÊ PODERÁ TAMBÉM VERIFICAR QUAIS OS PEDIDOS FEITOS CLICANDO EM REQUERIMENTOS SOLICITADOS (6) ATENÇÃO O DOCUMENTO SOLICITADO SERÁ CONFECCIONADO SOMENTE APÓS O PAGAMENTO DO BOLETO, SE HOUVER TAXA. O PRAZO PARA A EMISSÃO SERÁ CONTADO A PARTIR DO PRIMEIRO DIA ÚTIL SEGUINTE AO PAGAMENTO DO BOLETO.

9 4 - CANCELAMENTO DE DOCUMENTOS CLIQUE EM ALUNO () E DEPOIS EM CANCELAR DOCUMENTO (). NA TELA SEGUINTE CLIQUE NO BOTÃO (3) NA FRENTE DO DOCUMENTO LISTADO QUE DESEJA CANCELAR. AO CLICAR, A EXPEDIÇÃO DO DOCUMENTO E O BOLETO DA TAXA CORRESPONDENTE (SE HOUVER) SERÃO CANCELADOS. 3

10 ATENÇÃO ) NÃO SERÁ POSSÍVEL O CANCELAMENTO PELA CENTRAL QUANDO A TAXA JÁ TIVER SIDO PAGA. ) A ª CHAMADA DE PROVA SOMENTE PODERÁ SER CANCELADA ANTES DO FECHAMENTO DO PROTOCOLO, OU SEJA, DA MARCAÇÃO DA PROVA. SE O PROTOCOLO FOR FECHADO NÃO SERÁ POSSÍVEL CANCELÁ-LA PELO SISTEMA. NESTES CASOS DEVERÁ SER PROTOCOLADO NA SECRETARIA ACADÊMICA REQUERIMENTO SOLICITANDO O CANCELAMENTO DA SOLICITAÇÃO E A BAIXA DA TAXA. EM SE TRATANDO DE EXPEDIÇÃO DE DOCUMENTO, NÃO SERÁ POSSÍVEL O CANCELAMENTO E A BAIXA SE O MESMO JÁ TIVER SIDO IMPRESSO.

11 5 CONSULTA DE PROTOCOLO ESTA OPÇÃO PERMITE VERIFICAR OS DESPACHOS SOBRE REQUERIMENTOS PROTOCOLADOS NA SECRETARIA ACADÊMICA A RESPEITO DE ASSUNTOS DIVERSOS (SOMENTE NO CAMPUS ONDE ESSE SISTEMA ESTÁ DISPONÍVEL). CLIQUE EM CONSULTA DE PROTOCOLO () E DEPOIS CLIQUE NO REQUERIMENTO DESEJADO (). NA TELA SEGUINTE CLIQUE NA ABA TRÂMITE (3). 3

12 NO CAMPO SITUAÇÃO (4) APARECERÁ MENSAGEM SE FOI DEFERIDO (CONCLUÍDO) OU INDEFERIDO. SE HOUVER UM PARECER (EM TEXTO), CLIQUE EM +INFO (5) PARA ACESSÁ-LO. 4 5 ATENÇÃO SE NO CAMPO SITIAÇÃO FIGURAR A MENSAGEM EM ANÁLISE É PORQUE O REQUERIMENTO AINDA ESTÁ TRAMITANDO. ALGUNS REQUERIMENTOS PODEM DEMORAR MAIS TEMPO PARA SEREM ANALISADOS EM RAZÃO DA ESPECIFICIDADE DO ASSUNTO OU QUANDO TÊM QUE TRAMITAR POR DIVERSOS SETORES.

13 6 - CAIXA DE MENSAGENS VOCÊ PODE ENVIAR OU RECEBER MENSAGENS DE ALUNOS E PROFESSORES. BASTA CLICAR EM ALUNO () E DEPOIS EM CAIXA DE MENSAGENS ().

14 7 AUTOAVALIAÇÃO (AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL) NO PERÍODO EM QUE HOUVER AUTOAVALIAÇÃO INSTITUIONAL, O SISTEMA DISPONIBILIZARÁ UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO PARA SER PREENCHIDO. BASTA CLICAR EM ALUNO () E DEPOIS EM AUTOAVALIAÇÃO () PARA RESPONDÊ-LO.

15 8 - RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA NO PERÍODO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA, VOCÊ DEVERÁ EFETIVAR A RENOVAÇÃO CLICANDO EM ALUNO () E DEPOIS NA OPÇÃO RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA (). BASTA SEGUIR OS PASSOS ATÉ SUA FINALIZAÇÃO. SE HOUVER PENDÊNCIAS, O SISTEMA ACUSARÁ E MOSTRARÁ MENSAGEM. SE ISSO OCORRER FECHE O NAVEGADOR, REGULARIZE A PENDÊNCIA E DEPOIS VOLTE A FAZER OS PROCEDIMENTOS DESDE O INÍCIO. ATENÇÃO SOMENTE SERÁ POSSÍVEL RENOVAR A MATRÍCULA NOS PERÍODOS ESTABELECIDOS NO CALENDÁRIO ACADÊMICO, QUE OCORREM SEMESTRALMENTE. SE NÃO ESTIVER ABERTO O PERÍODO DE RENOVAÇÃO APARECERÁ A MENSAGEM MATRÍCULA FORA DE PRAZO. AS INSTRUÇÕES DE COMO PROCEDER A RENOVAÇÃO SERÃO DIVULGADAS NO SITE DA UNESC.

16 9 - BOLETOS OS BOLETOS A SEREM PAGOS PODERÃO SER IMPRESSOS CLICANDO EM ALUNO () E DEPOIS NA OPÇÃO BOLETOS (). VOCÊ PODE CONSULTAR TAMBÉM SE HÁ DÉBITOS DE ANOS ANTERIORES (3), AS PARCELAS JÁ PAGAS OU ABERTAS (4) OU IMPRIMIR BOLETO DE SOLICITAÇÃO ON LINE DE DOCUMENTOS. PARA A IMPRESSÃO DO BOLETO CLIQUE NO ÍCONE DA IMPRESSORA (5). PARA PRORROGAR UM TÍTULO VENCIDO CLIQUE NO ÍCONE DA PRORROGAÇÃO (6)

17 0 - CRONOGRAMA DE AULAS LISTA AS DISCIPLIMAS, DIAS E HORÁRIOS EM QUE O ALUNO(A) ESTÁ MATRICULADO(A). CLIQUE EM ALUNO () E DEPOIS EM CRONOGRAMA DE AULA (). PODERÁ SER FEITA A PESQUISA POR PERÍODO (3). 3

18 - PENDÊNCIAS CLIQUE EM ALUNO () E DEPOIS EM PENDÊNCIAS (). O SISTEMA LISTARÁ AS PENDÊNCIAS FINANCEIRAS E PEDAGÓGICAS EXISTENTES. PARA EFEITO DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA, ESSAS PENDÊNCIAS DEVERÃO SER REGULARIZADAS.

19 - RELATÓRIO DE NOTAS PARCIAL VOCÊ TERÁ ACESSO ÀS NOTAS PARCIAIS DO PERÍODO ATUAL E DE PERÍODOS PASSADOS DO CURSO (NOTAS INDIVIDUAIS DE AT S E PROVAS LANÇADAS PELOS PROFESSORES). CLIQUE EM ALUNO (), DEPOIS EM RELATÓRIO DE NOTAS PARCIAL (), FAÇA A PESQUISA POR PERÍODO E/OU DISCIPLINAS ESPECÍFICAS OPÇÕES (3) E CLIQUE EM PESQUISAR (4). 3 4 ATENÇÃO O RELATÓRIO SOMENTE SERÁ GERADO APÓS O(S) PROFESSOR(ES) TER(EM) FEITO(S) O(S) LANÇAMENTO(S) NO SISTEMA. ESSE RELATÓRIO PARCIAL MOSTRA AS NOTAS LANÇADAS MENSALMENTE (NO PERÍODO ATUAL).

20 3 - RELATÓRIO DE FALTAS PARCIAL VOCÊ TERÁ ACESSO ÀS FALTAS PARCIAIS DO PERÍODO ATUAL E DE PERÍODOS PASSADOS DO CURSO LANÇADAS PELOS PROFESSORES. CLIQUE EM ALUNO (), DEPOIS EM RELATÓRIO DE FALTAS PARCIAL (), FAÇA A PESQUISA POR PERÍODO E/OU DISCIPLINAS ESPECÍFICAS OPÇÕES (3) E CLIQUE EM PESQUISAR (4). 3 4 ATENÇÃO O RELATÓRIO SOMENTE SERÁ GERADO APÓS O(S) PROFESSOR(ES) TER(EM) FEITO(S) O(S) LANÇAMENTO(S) NO SISTEMA. ESSE RELATÓRIO PARCIAL MOSTRA AS FALTAS LANÇADAS MENSALMENTE (NO PERÍODO ATUAL).

21 4 - BOLETIM DE NOTAS E FREQUÊNCIA VOCÊ TERÁ ACESSO ÀS MÉDIAS E FREQUÊNCIA DO BIMESTRE POR DISCIPLINA DO PERÍODO ATUAL E DE PERÍODOS PASSADOS DO CURSO. CLIQUE EM ALUNO (), DEPOIS EM BOLETIM DE NOTAS E FREQUÊNCIA (), FAÇA AS OPÇÕES (3) NOS CAMPOS APROPRIADOS E CLIQUE EM EXECUTAR RELATÓRIO (4). 4 3 ATENÇÃO O RELATÓRIO SOMENTE SERÁ GERADO NO TÉRMINO DO BIMESTRE (APÓS O PRAZO ESTIPULADO PARA OS PROFESSORES LANÇAREM AS NOTAS). SE VOCÊ PESQUISAR ANTES DESSE PRAZO APARECERÁ A MENSAGEM: A PESQUISA EXECUTADA NÃO RETORNOU NENHUM REGISTRO.

22 5 - HISTÓRICO COMPARATIVO DO ALUNO (GRADUAÇÃO) NESTA OPÇÃO PODERÃO SER VERIFICADAS AS DISCIPLINAS CURSADAS, AS DISCIPLINAS A CURSAR OU TODA A MATRIZ CURRICULAR EM QUE O(A) ALUNO(A) ESTÁ MATRICULADO(A). CLIQUE EM ALUNO (), DEPOIS EM HISTÓRICO COMPARATIVO DO ALUNO (), FAÇA AS OPÇÕES (3) E CLIQUE EM EXECUTAR RELATÓRIO (4). 4 3

23 6 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES REALIZADAS ESTA OPÇÃO LISTARÁ AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES JÁ REALIZADAS PELO(A) ALUNO(A), COM A POSSIBILIDADE DE VERIFICAÇÃO POR PERÍODO LETIVO. CLIQUE EM ALUNO (), DEPOIS EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES REALIZADAS (), FAÇA AS OPÇÕES (3) E CLIQUE EM EXECUTAR RELATÓRIO (4). 4 3

24 7 PLANO DE ENSINO ESTA OPÇÃO DISPONIBILIZARÁ A EMENTA, OS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS, OS OBJETIVOS, A METODOLOGIA, O SISTEMA DE AVALIAÇÃO E AS BIBLIOGRAFIAS BÁSICA E COMPLEMENTAR DAS DISCIPLINAS DE SEU CURSO. CLIQUE EM PLANO DE ENSINO (), DEPOIS SELECIONE SUAS OPÇÕES () E CLIQUE EM EXECUTAR RELATÓRIO (3). 3

25 8 - INSCRIÇÃO EM EVENTOS CLIQUE EM INSCRIÇÃO (), DEPOIS NA OPÇÃO CURSOS/TURMAS EM INSCRIÇÃO () E, AO CLICAR EM PESQUISAR (3), APARECERÁ A LISTA DOS EVENTOS ABERTOS (SE HOUVER). SE A INSCRIÇÃO ESTIVER ABERTA PARA SEU CURSO VOCÊ PODERÁ INSCREVER-SE CLICANDO EM REALIZAR INSCRIÇÕES (4). 3 4 ATENÇÃO SOMENTE SERÁ POSSÍVEL SE INSCREVER SE ALGUM EVENTO ESTIVER COM INSCRIÇÕES ABERTAS E SE HOUVER VAGAS DISPONÍVEIS PARA SEU CURSO.

26 INFORMAÇÕES DIRETAMENTE NO SITE NA PÁGINA PRINCIPAL DO SITE DA UNESC, NO MENU DO LADO ESQUERDO, VOCÊ PODE ACESSAR: CALENDÁRIO ACADÊMICO CONTENDO OS DIAS LETIVOS, SÁBADOS LETIVOS, FERIADOS, RECESSO E PERÍODOS DE FÉRIAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA. CALENDÁRIO DE PROVAS CALENDÁRIO DE PROVAS DE SEU CURSO. HORÁRIO DE AULAS HORÁRIO DAS AULAS DE SEU CURSO. SISTEMA DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO E FREQUÊNCIA ESCOLAR. EVENTOS E EXTENSÃO CURSOS, MINICURSOS E DEMAIS EVENTOS PROGRAMADOS PELOS CURSOS DA UNESC. ATENÇÃO A BIBLIOTECA ON LINE PODE SER ACESSADA A PARTIR DA PÁGINA PRINCIPAL DO SITE. HÁ VÁRIAS INFORMAÇÕES E SERVIÇOS DISPONÍVEIS AO ALUNO, INCLUSIVE COM POSSIBILIDADE DE CONSULTA, RESERVA E RENOVAÇÃO DE LIVROS.

Manual de BB +

Manual de BB + Manual de BB + Aluno@net PREZADO ALUNO, A ESAMC possui duas ferramentas de tecnologia à sua disposição: o aluno@net e o blackboard. Este manual explica como você deve utilizar cada uma dessas ferramentas

Leia mais

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico Para acessar o Portal Acadêmico: Utilizar apenas o navegador Internet Explorer, pois somente este está homologado pelo fabricante para utilização do sistema; Desativar o bloqueador de Pop-ups no Internet

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Outubro/2016 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar a Comunidade Acadêmica... 14 3. Como acessar o Portal Educação

Leia mais

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS

GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS GUIA DE ACESSO AOS PORTAIS ACADÊMICOS Tutorial discente Janeiro /2017 1 Sumário 1. Como acessar o Portal do Aluno (SGE)... 3 2. Como acessar o Portal Comunidade Acadêmica... 16 3. Como acessar o Portal

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015.

Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas será em 09/02/2015. SECRETARIA PEDAGÓGICA COMUNICADO 03/2015 ALUNO@NET - REQUERIMENTOS Prezado(a) aluno(a), Informamos que o Calendário Acadêmico encontra-se disponível no site da EMESP, na página do aluno. O início das aulas

Leia mais

Manual de Utilização do Portal Educacional

Manual de Utilização do Portal Educacional Manual de Utilização do Portal Educacional Sumário Introdução... 2 Menu do Portal... 5 Acadêmico... 6 Materiais... 8 Financeiro... 8 Benefícios (Serviço Social)... 9 Relatórios... 10 Tarefa Diária... 11

Leia mais

Tutorial Novo Portal do Aluno

Tutorial Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem ser

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas passará a ocorrer em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema em cada fase para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase

Leia mais

Manual de Acesso ao Portal Educacional

Manual de Acesso ao Portal Educacional Manual de Acesso ao Portal Educacional UNIFAMINAS Muriaé - 2017 Tecnologia da Informação Empresas Lael Varella 1 Introdução Este manual, desenvolvido pela Equipe de Tecnologia da Informação, é destinado

Leia mais

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA

DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA DIÁRIO DE CLASSE E PLANO DE AULA 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Contexto... 5 Quadro de Horário... 9 Diário de Classe... 10 Lançamento das Faltas...12 Emissão dos Diários de

Leia mais

Procedimentos para a realização da matrícula

Procedimentos para a realização da matrícula Atualização dos dados do discente Seleção de turmas Ajuda para matrícula Buscar turmas abertas Adicionar turmas Procedimentos para a realização da matrícula Confirmar matrícula Flexibilização de pré-requisito

Leia mais

Secretaria Virtual - Serviços

Secretaria Virtual - Serviços Secretaria Virtual - Serviços Ultima atualização:03/03/2015 17:26 Protegido pela Lei de Direito Autoral nº 9610/98 Sumário Como Solicitar Serviços... 3 A1. Acessar Aluno On-Line... 3 A2. Solicitando Serviços...

Leia mais

Roteiro detalhado de matrícula

Roteiro detalhado de matrícula RENOVAÇÃO OBRIGATÓRIA DE MATRICULA EM DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E OPTATIVAS DO 1º E 2º SEMESTRE / 2013 Orientações gerais: I - A renovação obrigatória de matrícula em disciplinas obrigatórias, optativas

Leia mais

Manual do Usuário Acompanhamento

Manual do Usuário Acompanhamento Manual do Usuário Acompanhamento Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Acompanhamento... 6 Protocolos Abertos... 7 Protocolos Finalizados...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS http://sigaa.ufma.br São Luís 2013 SUMÁRIO SOBRE O MANUAL... 3 1.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015.

ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17 a 31 de dezembro de 2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno,

Leia mais

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO

MATRÍCULA ON-LINE 2017 PASSO-A-PASSO Para iniciar o processo, o responsável pelo aluno deverá acessar o site da escola - www.esta.com.br - e clicar no link Acesso à intranet E.S.T.A. Nesse momento abrirá uma nova janela para efetuar o processo

Leia mais

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS

Itu I R. Madre Maria Basília, Itu SP T PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS I PROCEDIMENTOS DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE LETIVO DE 2017 VETERANOS Período de matrícula: de 19 de junho a 13 de julho de 2017 1) Acesse o site da universidade www.ceunsp.edu.br 2) No canto superior

Leia mais

[MANUAL SIGU - MOBILE]

[MANUAL SIGU - MOBILE] 2016 Universidade Candido Mendes [MANUAL SIGU - MOBILE] Manual sobre o sistema mobile da Universidade Candido Mendes 1. INTRODUÇÃO A partir do semestre de 2016.2, a Universidade Candido Mendes está disponibilizando

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno

Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial de Matrícula Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES)

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO (PROFESSORES) Passo a passo do Portal Acadêmico http://portal.ubec.edu.br/csc/ UBEC - Para servir com qualidade SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores...

Leia mais

MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS.

MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ARTES COORDENAÇÃO DE MÚSICA MANUAL DO SIGAA PARA OS ALUNOS http://sigaa.ufma.br São Luís 2013 13.4 Se o trancamento foi aceito,

Leia mais

VALORES DE REQUERIMENTOS

VALORES DE REQUERIMENTOS oferecido Assinatura de Termo de Compromisso Estágio Antecipação de pagamento do curso ou do semestre Aproveitamento de estudos Externo Aproveitamento de Estudos Interno Boletim de notas Autenticado Cancelamento

Leia mais

Manual de Uso. Portal do Professor

Manual de Uso. Portal do Professor Manual de Uso Portal do Professor Caro educador, Neste semestre, um grande projeto foi desenvolvido na Kroton para identificar, normatizar e melhorar nossos processos internos, neste projeto, reunimos

Leia mais

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o seu curso e para o seu turno, respeitando sempre os pré-requisitos.

A Reserva de Vaga só poderá ser feita para o seu curso e para o seu turno, respeitando sempre os pré-requisitos. INFORMATIVO DE MATRÍCULA 1 Caro Acadêmico, Você está recebendo o informativo do processo de matrícula dos cursos de graduação, para o segundo semestre de 2008, que será feito via internet. Para realizar

Leia mais

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período:

Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: Universidade Federal do Oeste do Pará Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação Contato: sistemas.ctic@ufopa.edu.br Guia de Solicitação de Matrícula Discente Ano-período: 2013.2 Índice 1. Apresentação

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA Cartório 24 Horas INTRODUÇÃO A Extranet Cartório 24 Horas permite a solicitação de qualquer tipo de Certidão junto aos Cartórios e outros órgãos de todos os estados Brasileiros.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CAMPUS ARARANGUÁ ARA SECRETARIA ACADÊMICA MANUAL DE MATRÍCULA Araranguá, 2013 PRIMEIRAS AÇÕES... Prezados estudantes, O manual de matrícula elaborado pela secretaria

Leia mais

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1

NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA 2016/1 NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA 1º SEMESTRE DE 2016 Prezado (a) estudante, Nesse documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 1º semestre de 2016. Trata-se

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESPÍRITO SANTO NASA - Núcleo de Atendimento ao Usuário do Sistema Acadêmico 2009 Para acessar o sistema entre no site do IFES na barra de endereços do seu navegador

Leia mais

versão /10/14

versão /10/14 versão 11.82-16/10/14 ACESSANDO O PORTAL ACADÊMICO Manual do Professor Para acessar o Portal Acadêmico da PUC-SP, digite em seu browser o endereço Será necessário utilizar as informações de login e senha

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pág. Informações preliminares 3 1 Autorização de Consultas 4 2 Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Sessões

Leia mais

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1

1ª etapa. Renovação do Semestre 2017/1 1ª etapa Renovação do Semestre A Renovação do Semestre da UniNorte ocorre em duas etapas para facilitar sua vida. Veja o que você precisa fazer para renovar. ETAPA 1: 15.12.2016 a 09.01.2017* Nesta etapa

Leia mais

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer?

FAQ. 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? FAQ 1. Não consigo trocar a senha do autoatendimento, o que devo fazer? R - A troca de senha deve ser feita na página inicial do autoatendimento em ESQUECI MINHA SENHA, abrirá uma página solicitando o

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016S2 1 - REMATRÍCULA O vínculo acadêmico, nos cursos de Graduação da FACENS - Faculdade de Engenharia de Sorocaba, deve ser renovado semestralmente, conforme data prevista no Calendário

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1

MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/1 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/1 Este documento contem informações sobre o processo de rematrícula. 1. INFORMAÇÕES & DATAS A Rematrícula ocorrerá somente via Web; O período

Leia mais

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE CORPO DISCENTE 2015 Este guia possui instruções básicas para realizar o primeiro acesso ao Portal Educacional. Siga atentamente os passos indicados abaixo. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail portal@imepac.edu.br

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho dos Alunos no SGE 14 de Novembro de 2014 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os

Leia mais

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica

Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Instruções para utilização da Agenda Médica Eletrônica Sumá rio 1. Acesso aos Serviços Exclusivos...3 2. Acesso à Agenda...4 3. Inclusão de Horários de Atendimento...6 4. Informação de Ausência...10 5.

Leia mais

Coordenação de Apoio ao Ensino

Coordenação de Apoio ao Ensino Coordenação de Apoio ao Ensino - Responsável pelo acompanhamento e controle das atividades de gestão do sistema de registro escolar; - pelo encaminhamento das ações de suporte aos processos seletivos nos

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

1.1 Acessar o site da UNIASSELVI no endereço eletrônico e clicar na marca EXAME DE SELEÇÃO.

1.1 Acessar o site da UNIASSELVI no endereço eletrônico  e clicar na marca EXAME DE SELEÇÃO. EDITAL Nº 05/2011 1. PROCESSO DE INSCRIÇÃO 1.1 Acessar o site da UNIASSELVI no endereço eletrônico www.uniasselvi.com.br e clicar na marca EXAME DE SELEÇÃO. 1.2 Clicar no link FAZER A INSCRIÇÃO, informar

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA DEPARTAMENTO DE BIB DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECA CÂMPUS DE FRANCISCO BELTÃO GUIA DO USUÁRIO CONSULTA AO ACERVO OU RESERVA Acesse o site: www.utfpr.edu.br/franciscobeltrao Entre

Leia mais

Utilização do Sistema Foundation Saúde

Utilização do Sistema Foundation Saúde Utilização do Sistema Foundation Saúde Versão 1 - ABR/2015 1 SUMÁRIO 1. Site...3 2. Trocar a senha...4 3. Menu Foundation...5 4.Envio de arquivos...6 5. Impressão do Protocolo...8 6. Erros...9 7. Consultar

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

Sistema Aula. Motivos para o acesso ser negado:

Sistema Aula. Motivos para o acesso ser negado: Sumário 1. Acesso ao Sistema Aula. 2. Da Identificação do Módulo Coordenação e respectivos programas. 3. Registro de Ocorrências dos Alunos 4. Tipos de Ocorrências 5. Dossiê do Aluno 6. Registro das informações

Leia mais

Orientações Matricula On-Line 1/10

Orientações Matricula On-Line 1/10 1/10 Sumário PASSO 1 ORIENTAÇÕES PARA DESBLOQUEAR POP-UP NO NAVEGADOR... 3 PASSO 2 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO... 3 PASSO 3 MATRÍCULA ON-LINE... 4 PASSO 4 DISCIPLINAS OFERTADAS NO PRIMEIRO PERÍODO...

Leia mais

Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN)

Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN) Manual de uso das funcionalidades do convênio da SEFAZ-ES (CADIN) 1 Acessar o Sistema E-jud... 03 2 Informar à SEFAZ-ES, Pendência de Guia Vinculada a Processo Judicial... 05 3 Informar à SEFAZ-ES, Pendência

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Acessando a Área do Aluno Pós http://portal.damasio.com.br/login.aspx USUÁRIO: Nº do seu CPF SENHA: Nº do seu RA,

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS O processo de renovação de matrículas ocorrerá em 3 fases. Todos os alunos devem acessar o sistema para elaborar e revisar seu plano de estudos. Cada fase possuirá a estrutura a

Leia mais

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013

EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013 EDITAL DE REMATRÍCULA Primeiro Semestre de 2013 A Diretora Geral da Faculdade Católica do Tocantins, no uso de suas atribuições, vem por meio da Secretaria Acadêmica desta Instituição, publicar as datas

Leia mais

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2

GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 GUIA DE REMATRÍCULA 2016/2 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO Clique e descubra! 2. FAZENDO SUA REMATRÍCULA 3. AJUSTE DE MATRÍCULA 4. TROCA DE TURMA 5. ATESTADO DE MATRÍCULA 6. 2ª VIA DO BOLETO 1. CONHEÇA SEU CURRÍCULO

Leia mais

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES

MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES MANUAL DE INSCRIÇÃO EM COMPONENTES CURRICULARES 2017.1 Cronograma das Inscrições 2017.1 Etapa Pré-inscrição Resultado da pré-inscrição Inscrição Resultado da Inscrição Ajuste On Line Período 14 e 15 de

Leia mais

15 de Jun a 13 de Jul Pré-matrícula online. 25 a 29 de Jul Solicitação de Dispensa de Disciplina. 04 a 15 de Jul 2016

15 de Jun a 13 de Jul Pré-matrícula online. 25 a 29 de Jul Solicitação de Dispensa de Disciplina. 04 a 15 de Jul 2016 I n f o r m e d e M at r í c u l a 2 0 1 6. 2 G r a d uaç ão bac h a r e l ad o 1. Cronograma de Matrícula: 15 de Jun a 13 de Jul 2016 25 a 29 de Jul 2016 04 a 15 de Jul 2016 Pré-matrícula online Consulta

Leia mais

Manual. Declaração Mensal dos Serviços Contratados. Módulo Obras

Manual. Declaração Mensal dos Serviços Contratados. Módulo Obras Manual Declaração Mensal dos Serviços Contratados Módulo Obras Para um bom funcionamento do sistema devem ser seguidas as seguintes parametrizações: - Utilizar como navegador o Internet Explorer; - Desabilitar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO COLÉGIO SANTA CECÍLIA

ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO COLÉGIO SANTA CECÍLIA ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DO PORTAL DO COLÉGIO SANTA CECÍLIA PÁGINA DO PORTAL DO COLÉGIO Para acessar a página do PORTAL DO COLÉGIO SANTA CECÍLIA, você deve digitar na barra de endereço do seu navegador

Leia mais

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém.

Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno. UFRJ Xerém. Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) - Versão Aluno UFRJ Xerém www.xerem.ufrj.br 1º SEMESTRE/2012 1 Prezado aluno, Este Manual do Sistema de Gerenciamento Acadêmico (SIGA) Versão Aluno foi

Leia mais

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina

Inclusão de NOTAS FISCAIS. Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina Inclusão de NOTAS FISCAIS Guia Rápido Audatex Web Perfil Oficina 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Acesso... 3 3. Home Tela Inicial... 4 4. Sinistros... 5 5. Dados Gerais... 6 6. Notas Fiscais... 6 7. Ações...

Leia mais

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2.

Figura 1 Login Caso o professor tenha problema com o usuário/senha utilizar o item 1.2. TUTORIAL RM PORTAL Sumário Módulo I - Entrando no Portal...3 Login...3 Recuperar uma Senha...3 Módulo II - Menu do Professor...5 Quadro de Horários...5 Turmas...6 Exibir uma Turma...6 Localizar um Aluno...7

Leia mais

SOLICITAÇÕES DE 24/06/2015 a 24/08/2015 (TAXA - R$ 17,00)

SOLICITAÇÕES DE 24/06/2015 a 24/08/2015 (TAXA - R$ 17,00) APROVEITAMENTO DE ESTUDOS 2015/2 SOLICITAÇÕES DE 24/06/2015 a 24/08/2015 (TAXA - R$ 17,00) Informativo GR nº 003/2015, de 23/06/2015. ATENÇÃO! ESTE INFORMATIVO CONTÉM TODAS AS ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em Sistema de Informação. Todos os direitos reservados. http://www.tiplan.com.br Página 2 de 23 Índice ÍNDICE... 2 1.

Leia mais

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e)

NOTA FISCAL DE SERVIÇOS ELETRÔNICA (NFS-e) Manual de Acesso ao Sistema Pessoa Física Todos os dados e valores apresentados neste manual são ficticios. Qualquer dúvida consulte a legislação vigente. Sistema desenvolvido por Tiplan Tecnologia em

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

MANUAL: Diário de classe. ISE Informatização da Secretaria da Educação. Módulo: Secretaria Escolar. Versão: 1.0

MANUAL: Diário de classe. ISE Informatização da Secretaria da Educação. Módulo: Secretaria Escolar. Versão: 1.0 MANUAL: Diário de classe ISE Informatização da Secretaria da Educação Módulo: Secretaria Escolar Versão: 1.0 Sumário 1. Diário de Classe... 2 1.1 Inserindo avaliações... 3 1.2 Emitindo Diário de Classe...

Leia mais

SOLICITAÇÕES DE 12/12/2014 a 13/03/2015 (TAXA - R$ 17,00)

SOLICITAÇÕES DE 12/12/2014 a 13/03/2015 (TAXA - R$ 17,00) APROVEITAMENTO DE ESTUDOS 2015/1 SOLICITAÇÕES DE 12/12/2014 a 13/03/2015 (TAXA - R$ 17,00) Informativo GR nº 001/2014 ATENÇÃO! ESTE INFORMATIVO CONTÉM TODAS AS ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA

Leia mais

Minuta de Despacho? FS153

Minuta de Despacho? FS153 Como Imprimir Layout de Minuta de Despacho? FS153 Sistema: Futura Server Caminho: Impressos > Minuta de Despacho Referência: FS153 Versão: 2016.04.11 Como Funciona: Esta tela é utilizada para fazer a impressão

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Matrículas/Inscrições Ano letivo: 2016/2017 Manual de Instruções Caso ocorra algum problema técnico no decurso do processo solicitamos que envie uma mensagem eletrónica para, com descrição pormenorizada,

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS A inscrição de um candidato para um concurso público, vestibular ou seleção no IFG é feita pela internet. O candidato é cadastrado

Leia mais

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41)

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41) 1 EDITAL N.º 02/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO LIVRE DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA O Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela, torna pública a abertura do processo de matrícula para

Leia mais

Concessão - Aposentadoria

Concessão - Aposentadoria Concessão - Aposentadoria 1. Módulo Cadastro 1.1. Cadastro de Pessoa Acesse o menu Cadastro/Pessoa/Informações Gerais. A seguinte janela se abrirá. Para incluir uma nova pessoa, vá paraa a primeira aba,

Leia mais

SISGRAD para docentes

SISGRAD para docentes SISGRAD para docentes 1) Como acessar o sistema? Utilize os navegadores Firefox ou Google Chrome, porque podem ocorrer erros com o uso do Internet Explorer. Acesse: http://sistemas.feg.unesp.br Se for

Leia mais

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais,

ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016. O DIRETOR GERAL DA FACULDADE PESBITERIANA MACKENZIE RIO, no uso de suas atribuições regimentais, ATO NORMATIVO DA DIREÇÃO GERAL - 02/2016 Informa e orienta a comunidade acadêmica quanto à Estrutura dos Cursos, Regime Escolar, Avaliação do Desempenho e Matrículas nos cursos de Graduação para 2017.1.

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

Manual da Pré-matrícula

Manual da Pré-matrícula Manual da Pré-matrícula Datas Importantes Período de Matrícula 08/11/16 a 18/11/16 Obs.: realizando a matrícula neste prazo, o candidato terá 50% de desconto no valor bruto do curso na 1ª parcela (com

Leia mais

EDITAL Nº 009/2016 DO ENVIO DE DISCENTES PARA OUTRA IFES

EDITAL Nº 009/2016 DO ENVIO DE DISCENTES PARA OUTRA IFES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 - Alfenas/MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329 Fax: (35) 3299-1078 grad@unifal-mg.edu.br

Leia mais

Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias

Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias Atendimento Eletrônico via Internet para Concessionárias Atendimento Eletrônico via Internet. A maneira mais inteligente de agilizar o seu atendimento, fidelizar seus clientes e incrementar suas vendas.

Leia mais

Manual SIGAA Matrícula Online

Manual SIGAA Matrícula Online Manual SIGAA Matrícula Online Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar uma matrícula on-line em componentes curriculares (disciplinas). Vale ressaltar que o ato de realizar a matrícula não vincula

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão 1 EDITAL N.º 07/2015 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO.

GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. GESTÃO PARA EXCELÊNCIA, ESSE É O CAMINHO. Tutorial Capacitação de Avaliadores Voluntários do Prêmio MPE Brasil Inscrição Acesso Certificado e Histórico de Aproveitamento do Teste Inscrição Em primeiro

Leia mais

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA

MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA MANUAL Sistema de Gerenciamento do Processo Seletivo (PRS) Programa de Aprendizagem Profissional Comercial MÓDULO EMPRESA Índice 1. Apresentação...- 3-2. Etapas do processo...- 3-3. Acesso ao sistema para

Leia mais

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS

Cadastro do novo Bilhete Único - SPTRANS Sumário 1. Objetivo... 2 2. Cadastro para emissão do NOVO Bilhete Único... 3 3. Sessão Expirada... 111 4. Etapas do Cadastro... 144 5. Finalização do Cadastro... 166 6. Pesquisa de Satisfação...18 1 1.

Leia mais

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: FREQUENCIA Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR FREQUÊNCIA Esta funcionalidade tem o objetivo de registrar as frequências

Leia mais

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon

Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Manual do Monitor Sistema de Monitorias: SiMon SiMon é um Sistema para Gerenciamento das Monitorias. Com o propósito de facilitar a navegação no site, disponibilizamos este

Leia mais

Para atribuir uma Trilha de Aprendizagem a você, siga os seguintes passos:

Para atribuir uma Trilha de Aprendizagem a você, siga os seguintes passos: Aqui você poderá tirar suas dúvidas sobre o funcionamento das Trilhas de Aprendizagem que estão disponíveis no módulo de educação do sistema de Gestão de Pessoas. 1. Por onde começar? Para atribuir uma

Leia mais

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima

Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Bem-vindo ao curso para Atualização Profissional Anbima Antes de iniciar seu processo de aprendizado, veja algumas orientações sobre o funcionamento deste curso. O curso foi desenvolvido pela professora

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SGA Módulo Docente

SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SGA Módulo Docente SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA - SGA Módulo Docente Abaixo seguem orientações para lançamentos de Notas, Frequência e Consolidação de Semestre. Para acessar o Sistema utilize link: https://sistemas.foa.unesp.br/sentinela/login.open.action,

Leia mais

Manual Matrículas Equipe Lyceum

Manual Matrículas Equipe Lyceum Manual Matrículas 2012 Equipe Lyceum Acessar a intranet e clicar no link Matrículas 2012 e 2011 Clicar no link Inscrições Selecione o ano letivo que o aluno irá cursar e clique em Prosseguir. *Atenção:

Leia mais

ADITAMENTO Nº 04/2016-PREG/UFPI, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016.

ADITAMENTO Nº 04/2016-PREG/UFPI, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2016. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico Câmpus Ministro Petrônio Portella Bairro Ininga CEP 64.049-550

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão-TECPUC

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão-TECPUC EDITAL N.º 01/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA OS CURSOS TÉCNICOS, CONCOMITANTES E SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela

Leia mais

REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A melhor Escola de Negócios do Centro-Oeste Informações: 0800 62 1080 www.alfa.br/posgraduacao 2016 REGULAMENTO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR

Leia mais

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL TUTORIAL PARA O SUPERVISOR RELATÓRIO DE SUPERVISÃO PERIÓDICA: VISITA DE SUPERVISÃO IN LOCO Brasília/DF, 17 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO

Leia mais

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO 1. Cadastro de Bancos Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ DE BANCOS. Este programa cadastra e altera o cadastro dos bancos. O cadastro de banco é utilizado

Leia mais