CampusPe. Primo Scussolino SGAN 609 Módulo A - L2 Norte - Asa Norte Brasília - DF - CEP Telefone:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CampusPe. Primo Scussolino SGAN 609 Módulo A - L2 Norte - Asa Norte Brasília - DF - CEP Telefone:"

Transcrição

1 CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2014 PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O CARGO DE DELEGADO DE POLÍCIA DA CARREIRA DE POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL PROVA DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RECURSOS DESPROVIDOS I. INTRODUÇÃO De forma individualizada, a Fundação Universa apresenta as seguintes justificativas para manutenção do gabarito preliminar e desprovimento dos recursos administrativos em relação às Questões números 54, 58, 62, 63, 69, 70, 73, 82, 93, 95 e 97, do Núcleo Específico. QUESTÃO nº 54 Em síntese, pretende-se a anulação da questão ao argumento que a alternativa (D) teria reduzido em demasia o conceito de reunião inicial. Referido termo encontra-se na página 39 da apostila e refere-se, na verdade, a um marco para o início dos trabalhos relativos à fase ostensiva das diligências policiais. A doutrina (SANTOS, p. 62) procura descrever quais acontecimentos ocorrem neste momento. Desta forma, não se trata de um conceito, mas sim de um detalhamento sobre algumas das ações constantes nesta etapa. Neste sentido, o gabarito apresenta algumas das atividades a serem desenvolvidas durante a reunião inicial. Por outro lado, busca-se também a anulação da questão sob a alegação da existência de uma suposta dubiedade de redação em relação a alternativa (D), visto que teria sido empregado o termo sintético para abranger também as ações a serem realizadas pelas equipes na reunião inicial. Além disso, é afirmado que a alternativa (B) também estaria correta, tendo em vista que, no cumprimento dos mandados judiciais, ao menos um dos agentes de polícia que acompanhou a investigação dever ser responsável por planejar, coordenar e controlar a execução desta. Não há que se falar em dubiedade da alternativa (D), visto que a abrangência do termo sintético está restrita às informações relativas à investigação nos moldes do que está descrito na apostila. Não se pode entender que a expressão também alcança as ações a serem realizadas tendo em vista a menção existente na própria alternativa, de que estas informações compreendem deste a saída das equipes até a liberação final dos policiais. Em relação à alternativa (B), o item é falso pelo fato de não ser atribuição do agente de polícia o planejamento e a coordenação do cumprimento dos mandados judiciais, cabendo tais tarefas ao Delegado Chefe ou o Delegado de Polícia que preside a investigação. A apostila consigna na página 38 que a fase ostensiva corresponde à implementação do plano operacional, ou seja, a execução das diligências, predominantemente ostensivas, planejadas e autorizadas pela chefia da Delegacia de Polícia e do escalão superior.... (negritei). Outro não pode ser o entendimento quando da interpretação sistemática do comando constitucional previsto no artigo 144, 4º, da Carta

2 Magna, que assim dispõe: Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares. No mesmo sentido, o artigo 13 do Código de Processo Penal prescreve que cabe à autoridade policial o cumprimento dos mandados de prisão expedidos pelas autoridades judiciárias. É certo que a apostila apresenta, de forma clara, que é recomendável a participação do agente responsável pela investigação, entretanto, em nenhum momento é dito que cabe ao agente de polícia o planejamento e a coordenação de operações policiais, funções precípuas da autoridade policial. QUESTÃO nº 58 Nas razões recursais sustenta-se que existem duas alternativa corretas. Dessa forma, a alternativa (E) também estaria correta, pois o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado tem obrigação de depor. De acordo com o descrito na página131 da apostila, os ascendentes, descendentes, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que separado judicialmente e o irmão do suspeito/indiciado, ao contrário do que descreve a alternativa (E), são dispensados da obrigação de depor. Referido comando está previsto no artigo 206 do Código de Processo Penal que assim dispõe: A testemunha não poderá eximir-se da obrigação de depor. Poderão, entretanto, recusar-se a fazê-lo o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado, salvo quando não for possível, por outro modo, obter-se ou integrar-se a prova do fato e de suas circunstâncias. (negritei) Verifica-se que a regra é a dispensa do depoimento dessas pessoas, e a exceção seria o testemunho quando não houver outro meio de obtenção da prova. A alternativa (E), porém, menciona a obrigatoriedade do depoimento das referidas pessoas, sem qualquer ressalva, o que torna o item falso. É consignado, ainda, que a Questão deve ser anulada porque existem duas alternativas corretas, ou seja, a alternativa D também estaria correta, visto que, toda testemunha tem o dever de prestar compromisso. Em conformidade com o descrito na página 131 da apostila, em regra, toda testemunha tem o dever de prestar compromisso, entretanto, estão dispensadas desta obrigação, os doentes e deficientes mentais e os menores de 14 anos e as pessoas dispensadas da obrigação de depor (o ascendente ou descendente, o afim em linha reta, o cônjuge, ainda que desquitado, o irmão e o pai, a mãe, ou o filho adotivo do acusado). Referida conclusão tem amparo no comando normativo previsto nos artigos 206 e 208 do Código de Processo Penal, o que torna a alternativa D falsa.

3 QUESTÃO nº 62 É alegado que a alternativa (A) também representaria um erro em relação à tomada de decisão e desta forma não haveria resposta correta para a questão. Ocorre que o item 1.1 constante na página 63 da apostila não deixa dúvida que uma decisão errada é melhor que nenhuma decisão, portanto, não representa um erro cometido em relação à tomada de decisão. Senão vejamos: Um gestor não pode conviver com a indecisão, especialmente com a sua própria. Quando a ação é necessária, a ausência da decisão constitui omissão, negligência. O tempo não irá resolver a situação, irá apenas agravar. É preferível uma decisão errada a nenhuma. A decisão errada sempre poderá ser corrigida porque já desencadeou o processo e, portanto, poderá ser mais facilmente revista para se adequar ao resultado. Pior é a indecisão que não leva a nenhum resultado, apenas provocando perplexidade, imobilidade e indefinição. QUESTÃO nº 63 Segundo o registro feito nas razões recursais, a alternativa (B) também estaria correta, visto que, apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente não apresentar qualquer vedação para a oitiva da criança pela delegacia circunscricional que investiga o caso, seria aconselhável que a criança fosse ouvida na Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente, o que atenderia ao princípio do melhor interesse do menor. A alternativa (B) apresenta uma clara incorreção. Não há qualquer vedação no Estatuto da Criança e do Adolescente ou em qualquer outro diploma normativo que impeça a criança de ser ouvida pela delegacia que apura o caso. QUESTÃO nº 69 É alegado, ainda, que a alternativa (E) também estaria incorreta por ter utilizado terminologias distintas da constante na apostila, prejudicando a análise da assertiva. A alternativa (E) assim dispõe: As decisões não programadas são aquelas relacionadas a uma situação completamente nova, nunca antes ocorrida, em que não existe qualquer termo de comparação, onde a tomada de decisão não pode ser baseada na experiência, em regras, ou tão pouco existe uma linha que conduza à solução do problema ou às alternativas existentes.

4 A divergência supostamente existente seria no emprego da expressão a tomada de decisão não pode ser baseada na experiência, em vez de a tomada de decisão não é baseada na experiência. A dúvida suscitada, porém, não altera em nada o conteúdo e a compreensão da assertiva. QUESTÃO nº 70 Nessa parte específica, é afirmado que a Questão apresenta duas alternativas corretas. Com isso, a alternativa (D) também estaria correta. Ocorre que, conforme previsto no item da página 164 da apostila, a aplicação do princípio da compartimentação sigilosa requer um protocolo de compartimentação que irá definir os procedimentos que serão adotados para a preservação deste princípio, como, por exemplo, a definição dos investigadores que terão acesso aos dados. Desta forma, o compartilhamento de informações entre distintas unidades policiais é compatível com o princípio da compartimentação sigilosa, havendo inclusive a possibilidade de empréstimo da prova ainda na fase inquisitorial. QUESTÃO nº 73 Segundo o recorrente, a alternativa (E), apesar de ter sido extraída literalmente da apostila, teria uma duplicidade de interpretação o que a tornaria incorreta. A parte final da assertiva complementa a expressão comportamento normal, não havendo outra interpretação possível para a sentença. QUESTÃO nº 82 Buscar uma solução satisfatória para as partes não representa um passo para a negociação integrativa e sim a função do mediador (Leia-se página 53 da apostila). De uma forma geral, todos os métodos de resolução de conflitos buscam satisfazer ambas as partes e fazer justiça, mas essa busca é o objetivo final da negociação e não um dos principais passos.

5 QUESTÃO nº 93 As diligências referidas na alternativa (A) são ordenadas mediante despacho (Cf. página 219 da apostila). Dentre as mencionadas diligências pode estar a ordem de missão que é formalizada pelo escrivão de polícia. O termo de depoimento realmente só é formalizado perante a testemunha compromissada. Nos demais casos, ouve-se em termo de declaração. QUESTÃO nº 95 A realização de exames em local de incêndio e explosão com vítima é de atribuição da Seção de Crimes Contra a Pessoa SCPe (a propósito, página 275 da apostila). Nos locais em que não há vítima os exames podem ser feitos pela SPCa ou SINEX. QUESTÃO nº 97 Por meio do recurso, busca-se a alteração do gabarito preliminar, da alternativa (C) para a alternativa (B). Ocorre que, originalmente, a alternativa correta já é letra (B). II. FINAL Foram desprovidos todos os recursos administrativos interpostos visando à impugnação das Questões referidas, que integram a prova de verificação de aprendizagem do Curso de Formação Profissional para o cargo de Delegado de Polícia da carreira de Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Brasília, DF, 20 de setembro de Coordenação Pedagógica Diretoria de Concursos Fundação Universa

Direito Processual Penal. Prova. CFSd

Direito Processual Penal. Prova. CFSd Direito Processual Penal Prova CFSd Da Prova Teoria Geral Sistemas de Valoração da Prova - Sistema legal; - Sistema da íntima convicção e - Sistema da persuasão racional ou da convencimento racional, livre

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas (Parte 1) Profa. Letícia Delgado Previsão legal: art. 202 a 225, CPP. Conceito: Testemunha é a pessoa desinteressada e capaz de depor que, perante a Autoridade, declara

Leia mais

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA II. 1º Tenente PM PACHECO

PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA II. 1º Tenente PM PACHECO PRÁTICAS PROCESSUAIS AULA II 1º Tenente PM PACHECO em função de que todo militar quando participa de atos desta natureza está cumprindo uma determinação superior, ou seja, a ordem expressa no ofício

Leia mais

Inquérito Policial Esquematizado - PF

Inquérito Policial Esquematizado - PF Inquérito Policial Esquematizado - PF SUMÁRIO UNIDADE 1 Processo Penal UNIDADE 2 Persecução penal 2.1 Diferença entre Policia Administrativa e Polícia Judiciária UNIDADE 3 Conceito 3.1 Finalidade UNIDADE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 4 Prof. Pablo Cruz Militar de patente superior Parágrafo único. Se a testemunha fôr militar de patente superior à da autoridade notificante, será

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA

DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR DANIEL SENA 1. Introdução Segurança Pública 2. Órgãos Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

Legislação Estatutária. Lei /1997 Organização Básica da Polícia Civil

Legislação Estatutária. Lei /1997 Organização Básica da Polícia Civil Legislação Estatutária Lei 10.994/1997 Organização Básica da Polícia Civil Disposições Gerais Art. 2º: À Polícia Civil, instituição permanente do Estado, incumbe o exercício, com exclusividade, das funções

Leia mais

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Direito Processual Civil;

Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil e em Direito Processual Civil; Sou o Professor EDUARDO GALANTE; Mestre em Direito Internacional. Mestrando em Direito Constitucional (IDP-DF); Pós-graduado em Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira

e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira e-book O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL Guia rápido para quem quer ingressar na carreira concurseria.com.br 03 O que você precisa saber sobre o concurso da Polícia Civil ÍNDICE

Leia mais

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL

BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL BRASIL DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAL ACADEMIA NACIONAL DE POLICIA Constituição da República Federativa do Brasil Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 46. Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos e garantias fundamentais: I. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade

Leia mais

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012

INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS. Segurança Pública. Composição da Segurança Pública 11/07/2012 DEFESA DO ESTADO E DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS Rodrigo Belmonte rodrigoabelmonte@terra.com.br Segurança Pública Art. 144 a CF/88 Dever do Estado Direito e responsabilidade de todos Finalidade: preservação

Leia mais

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE

PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE PASSANDO A LIMPO ÓRGÃO AUTÔNOMO SUBORDINA SE GOV PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E CONTABILIDADE ADMINISTRATIVAMENTE TECNICAMENTE CHEFE SEPLAG E SEFAZ SÍMBOLOS: hino, o brasão, a logomarca,

Leia mais

Direito. Constitucional. Segurança Pública

Direito. Constitucional. Segurança Pública Direito Constitucional Segurança Pública CF. Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Características Parte 4 Prof. Thiago Almeida > Observação: o sigilo das investigações na Lei 12.850/13: Art. 23. O sigilo da investigação poderá ser decretado

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Polícia Judiciária Eleitoral - Parte 1. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL - Parte 1 Prof. Roberto Moreira de Almeida Introdução A polícia judiciária é o órgão de segurança pública incumbido de investigar e reprimir a prática de ilícitos penais (crimes e contravenções

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof.

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4. Prof. LEGISLAÇÃO DO MPE Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 4 Prof. Karina Jaques Da Comissão de Concurso Art. 34. À Comissão de Concurso, órgão auxiliar

Leia mais

Segurança Pública na Constituição do Estado de SC

Segurança Pública na Constituição do Estado de SC Direito Constitucional Segurança Pública na Constituição do Estado de SC Disposição Geral Art. 105 A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação

Leia mais

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: Constituição Federal Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis. 1º No âmbito da legislação

Leia mais

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco.

Direito Constitucional Material Complementar Professor Luciano Franco. EXERCÍCIOS PF-2018 (CESPE) Questão 1: CESPE - DP PE/DPE PE/2015 Em relação à efetivação dos direitos sociais, julgue o item a seguir. De acordo com o entendimento do STF, é inadmissível que o Poder Judiciário

Leia mais

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS 1 JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS No ano de 2012, foi publicada a Lei nº 12.694, a qual trata sobre o processo e o julgamento colegiado em 1º grau de jurisdição de

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale INTERROGATÓRIO (continuação) Provas - Interrogatório No interrogatório (como de resto na colheita de prova testemunhal) está presente o princípio da oralidade (salvo se

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

1. Sobre as medidas cautelares pessoais no processo penal, é correto afirmar que:

1. Sobre as medidas cautelares pessoais no processo penal, é correto afirmar que: P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS DIREITO PROCESSUAL PENAL 1. Sobre as medidas cautelares pessoais no processo penal, é correto afirmar que: I - De acordo com o Código de Processo Penal, as

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS

CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI Nº 5.865, DE 2016 (DO Sr. ) Altera a remuneração de servidores públicos, estabelece opção por novas regras de incorporação de gratificação de desempenho às aposentadorias e pensões e dá

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 61 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS E ELABORADAS PELO EMMENTAL FUNDAMENTADAS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

REGRAS DE PROCEDIMENTO - TIMN

REGRAS DE PROCEDIMENTO - TIMN 1 XIII SIMULAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS SOI 2013 REGRAS DE PROCEDIMENTO - TIMN 2 REGULAMENTO DO TRIBUNAL INTERNACIONAL MILITAR DE NUREMBERG SIMULAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS 2013 CAPÍTULO

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial (continuação) Inquérito Policial indiciamento Indiciamento é a atribuição da prática de uma infração a uma pessoa, no I.P., desde que haja indícios

Leia mais

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL CURSO DE GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA CADERNO DE QUESTÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL Questões Objetivas 1. A lei penal não retroage, salvo se: A. Mais gravosa B. Mais benéfica

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA. Edição 2017

LEGISLAÇÃO APLICADA. Edição 2017 LEGISLAÇÃO APLICADA 47 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS FUNDAMENTADAS Edição 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Suspeição entre adotante e adotado Art. 39. A suspeição entre adotante e adotado será considerada

Leia mais

Resultado final dos julgamentos dos recursos do EXIN SESSÃO DE JULGAMENTO 18/05/ ª. Série

Resultado final dos julgamentos dos recursos do EXIN SESSÃO DE JULGAMENTO 18/05/ ª. Série 3ª. Série QUESTÃO RECORRIDA ALTERNATIVA DO GABARITO PRELIMINAR DISCIPLINA 15 B DIREITO CONSTITUCIONAL II 16 E TEORIA GERAL DO PROCESSO RESULTADO FUNDAMENTAÇÃO (desnecessária quando o resultado for anulada

Leia mais

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral

Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional Total geral Material de Apoio Quant. De questões Disciplina Prova 2004 Prova 2009 Prova 2012 Total geral Direito Constitucional 7 4 5 16 Questões Difíceis 3 3 2 8 Questões Fáceis 4 1 3 8 Total geral 7 4 5 16 Quant.

Leia mais

DIEGO AMORIM GRAMÁTICA

DIEGO AMORIM GRAMÁTICA DIEGO AMORIM GRAMÁTICA Texto CB1A1AAA A diferença básica entre as polícias civil e militar é a essência de suas atividades, pois assim desenhou o constituinte original: a Constituição da República Federativa

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRÁTICA Prática Caso: Após uma discussão, na porta de sua residência, com o vizinho João de Souza, José da Silva efetuou disparos de arma de fogo (a qual tinha o regular

Leia mais

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM

17/04/2017 PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM PAULO SERGIO LEGISLAÇÃO DA PM 1. A violação das obrigações ou dos deveres policiais militares constituirá crime, contravenção ou transgressão disciplinar. Acerca desse assunto e a luz do Estatuto da PMDF

Leia mais

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12

TRE-SP SUMÁRIO. Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa. Ortografia oficial Acentuação gráfica... 12 Gramática e Interpretação de Texto da Língua Portuguesa Ortografia oficial... 3 Acentuação gráfica... 12 Flexão nominal e verbal... 15/18/29 Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação... 20 Advérbios...

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

Constituição do Estado de Santa Catarina

Constituição do Estado de Santa Catarina Direito Constitucional Constituição do Estado de Santa Catarina Dos Militares Estaduais Art. 31: São militares estaduais os integrantes dos quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 3. Prof. Pablo Cruz

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 3. Prof. Pablo Cruz DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 3 Prof. Pablo Cruz Defensor: Em razão da indisponibilidade do direito de defesa e da necessidade de o acusado

Leia mais

COMUNICADO N o 021/2016-CEV/UECE (11 de março de 2016)

COMUNICADO N o 021/2016-CEV/UECE (11 de março de 2016) COMUNICADO N o 021/2016-CEV/UECE (11 de março de 2016) Dispõe sobre as respostas aos recursos administrativos interpostos relativos à Prova Objetiva do Curso de Formação Profissional referente à 5ª Turma

Leia mais

Promotor que atuou no inquérito pode ser arrolado como testemunha?

Promotor que atuou no inquérito pode ser arrolado como testemunha? Turma e Ano: Flex B (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 04 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Prova Testemunhal: Dispensa, Testemunha Sigilatária, Deveres da Testemunha, Forma de Inquirição, Oitiva

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas Prof. Karina Jaques MPU Instituição permanente Essencial à função jurisdicional do Estado Defensora Ordem jurídica

Leia mais

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

A PRESIDENTA DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA N o 657, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 Altera a Lei n o 9.266, de 15 de março de 1996, que reorganiza as classes da Carreira Policial Federal, fixa a remuneração dos cargos que as integram

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução:

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução: RESOLUÇÃO Nº 312, DE 1º DE ABRIL DE 2014. Publicada no Diário da Assembleia nº 2.095 Dispõe sobre a organização da Diretoria da Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa do Tocantins e dá outras providências.

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA (TRE-SP AJAA) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA 2 Acentuação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Policia Judiciária Militar Parte 1 Prof. Pablo Cruz De início precisamos definir o que vem a ser persecução penal. Assim definimos: a persecução penal pode ser definida

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Declarações do Ofendido (Parte 1) Profa. Letícia Delgado Do Ofendido: Art. 201, CPP (redação dada pela Lei 11690/08). Título VII, Capítulo V, CPP. Conceito: segundo

Leia mais

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Ordem Social 4 31% 2 Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas 4 31% 3 Direitos e Deveres Individuais

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Inquérito Policial (continuação) Inquérito Policial sequência de atos Deverá a autoridade policial : I dirigir-se ao local, providenciando para que não se alterem o estado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da competência Prof. Gisela Esposel - Artigo 124 da CR À Justiça Militar compete processar e julgar os crimes militares definidos em lei. - Tal dispositivo trata da competência

Leia mais

Justificativas de anulação/alteração de itens do gabarito (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB)

Justificativas de anulação/alteração de itens do gabarito (com base nos modelos de provas disponíveis no sítio do CESPE/UnB) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO Justificativas de anulação/alteração

Leia mais

IGP-RS. direito processual penal. Prof. Joerberth Nunes.

IGP-RS. direito processual penal. Prof. Joerberth Nunes. IGP-RS direito processual penal Prof. Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br direito processual penal MATERIAL DE REVISÃO PRÉ-PROVA PARA CONCURSO DO IGP INQUÉRITO POLICIAL O inquérito policial

Leia mais

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa -

- Gramática e Interpretação de texto da Língua Portuguesa - 1 Ortografia oficial 2 Acentuação gráfica 3 Flexão nominal e verbal Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação 4 5 Advérbios 6 Conjunções coordenativas e subordinativas 7 Emprego de tempos e modos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CÂMARA DOS DEPUTADOS PROF. GUSTAVO PIRES

REGIMENTO INTERNO CÂMARA DOS DEPUTADOS PROF. GUSTAVO PIRES REGIMENTO INTERNO CÂMARA DOS DEPUTADOS PROF. GUSTAVO PIRES Em regra, os candidatos diplomados deputados federais prestam compromisso em sessão preparatória e podem ser empossados por intermédio de procurador.

Leia mais

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 1. Profª. Leilane Verga

MEDICINA LEGAL. Traumatologia. Perícia Parte 1. Profª. Leilane Verga MEDICINA LEGAL Traumatologia Parte 1 Profª. Leilane Verga Prova Exame de corpo de delito Exame complementar PERÍCIA Definições conjunto de procedimentos médicos e técnicos que tem como finalidade o esclarecimento

Leia mais

SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE. ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP

SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE. ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP SEGURANÇA PÚBLICA: TERCEIRIZAÇÃO E IGUALDADE ADILSON ABREU DALLARI Prof. Titular da PUC/SP I Introdução Estado de Direito: contenção do poder e garantia de direitos vida humana e segurança urbanização,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Inquérito policial Noções gerais Parte 3 Prof. Thiago Almeida Transferência das investigações: Art. 2º, 4º - O inquérito policial ou outro procedimento previsto em lei em curso

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA

FORÇAS ARMADAS SEGURANÇA PÚBLICA SEGURANÇA PÚBLICA A quem incumbe? É dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Na CF: arts. 144 e 42 Finalidades Preservação da ordem pública Preservação da incolumidade das pessoas e do patrimônio

Leia mais

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO

TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO TJ - SP Processo Penal NILMAR DE AQUINO 1)Cabe recurso de apelação das decisões em que a) julgarem procedentes as exceções, salvo a de suspeição b) decretar a prescrição ou julgar, por outro modo, extinta

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Magistratura Estadual 9ª fase. Direito Processual Penal. Provas. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual 9ª fase Período 2006-2016 1) FCC Juiz Estadual TJ/GO - 2012 Em relação às testemunhas, é correto afirmar que a) as pessoas impossibilitadas por enfermidade

Leia mais

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil

PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1. Direito Civil e Processual Civil PROGRAMA ESPECÍFICO TJ/CE PONTO 1 Direito Civil e Processual Civil DIREITO CIVIL 1. Direito das relações de consumo: Reparação dos danos; Práticas comerciais. 2. Locação de imóveis urbanos: locação residencial.

Leia mais

Simulado Regimento Interno TST

Simulado Regimento Interno TST Simulado Regimento Interno TST Este material possui 10 questões inéditas do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho para o Concurso do TST. Simulado 01 Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS

DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS CONCURSO PÚBLICO INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA (INMETRO) DECISÃO DOS RECURSOS (INFRARRELACIONADOS) I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infrarrelacionados

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

Aula 03. Testemunha que não presta o compromisso responde pelo crime de falso testemunho?

Aula 03. Testemunha que não presta o compromisso responde pelo crime de falso testemunho? Turma e Ano: Regular 2015 / Master B Matéria / Aula: Direito Processual Penal / Aula 03 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Soraia Aula 03 PROVAS EM ESPÉCIE PROVA TESTEMUNHAL Conceito de Testemunha:

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA

QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 1. Nome da organização: Departamento de Polícia Federal. QUESTIONÁRIO DE REFERÊNCIA 2. Endereço: Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Lotes 9/10, Brasília/DF, Brasil. Telefone: 55 61 2024-8366 Fax: 55 61

Leia mais

DISCIPLINA: Processo Penal Curso Escrevente do TJ 2017 PROFESSORA: Joana D Arc Alves Trindade Testes de Fixação - Aulas 17 e

DISCIPLINA: Processo Penal Curso Escrevente do TJ 2017 PROFESSORA: Joana D Arc Alves Trindade Testes de Fixação - Aulas 17 e Questões de fixação 01. Nos termos do art. 257 do CPP cabe, ao Ministério Público, I. promover, privativamente, a ação penal pública, na forma estabelecida no CPP; II. buscar a condenação dos indiciados

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Conceito de Autoridade Policial em nossa Sistemática Processual Paulo Henrique da Silva Carvalho * Analisando o Código de Processo Penal Brasileiro e a legislação processual penal

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

ROTEIRO AULA INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA POLÍCIA JUDICIÁRIA

ROTEIRO AULA INSTITUIÇÕES JUDICIÁRIAS E ÉTICA POLÍCIA JUDICIÁRIA FONTES DE PESQUISA: Haddad.José Ricardo...[et.al.]. Poder Judiciário e carreiras jurídicas. 5. ed. Sã Paulo: Atlas, 2014. Constituição Federal 1988 Constituição do Estado de Goiás. Disponível em: http://www.gabinetecivil.goias.gov.br/constituicoes/constituicao_1988.htm

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Processo penal eleitoral Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Competência Regra geral A competência da Justiça Eleitoral, inclusive a criminal, nos termos do caput do art. 121 da

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA - 2ª REGIÃO NÚCLEO CRIMINAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA - 2ª REGIÃO NÚCLEO CRIMINAL DE COMBATE À CORRUPÇÃO EXMO. SR. RELATOR DESEMBARGADOR FEDERAL PAULO ESPÍRITO SANTO PROCESSO Nº 2016.00.00.100707-4 CNJ Nº 0100707-22.2016.4.02.0000 AUTOR: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ASSISTENTE: PETROBRÁS PETRÓLEO BRASILEIRO

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP:

A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Cargo: S01 - AGENTE DE POLÍCIA CIVIL Disciplina: Noções de Direito Processual Penal Questão Gabarito por extenso Justificativa A questão baseia-se na literalidade do art. 283, 284 e 285 do CPP: Conclusão

Leia mais

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DAS FINALIDADES Art. 1º O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

Provas 1. Ano: Banca: Órgão: Prova:

Provas 1. Ano: Banca: Órgão: Prova: 1. Ano: 2016 Banca: MPE-SC Órgão: MPE-SC Prova: Promotor de Justiça - Matutina A teoria dos frutos da árvore envenenada, de origem norte-americana, encontra-se prevista no art. 157, 1º, do Código de Processo

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL Prezado (a) candidato (a) Coloque seu número de inscrição e nome no quadro abaixo: Nº de Inscrição Nome DIREITO CONSTITUCIONAL QUESTÃO 01 Considerando as últimas discussões e deliberações na Câmara dos

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

PODERES ADMINISTRATIVOS

PODERES ADMINISTRATIVOS 4.1.6 O Poder de Polícia Incide sobre: BENS DIREITOS OU INTERESSES ATIVIDADES LIBERDADES (Exceto de Locomoção) Obs: Em nenhuma hipótese, o poder de polícia não acarreta prisão, ou seja, não incide sobre

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO

PROFESSORA RAQUEL TINOCO PROFESSORA RAQUEL TINOCO PODER JUDICIÁRIO - PRIMEIRA INSTÂNCIA Juízos de Direito Juizados Especiais e suas Turmas Recursais Tribunais do Júri Juizados da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Leia mais

OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS

OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 12.850/13 - Lei de Combate às Organizações Criminosas - Professor: Marcos Girão - OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS 1 OBJETO DA LEI Nº 12.850/13 Art. 1 o

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. Características

Leia mais

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a

Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a Questão 01) O inquérito policial consiste no conjunto de diligências efetuadas pela polícia judiciária para a apuração de uma infração penal e de sua autoria. Tratase de procedimento investigatório de

Leia mais

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos...

SEJUDH SUMÁRIO. Noções Básicas de Direito Constitucional. Direitos e deveres fundamentais Direitos e deveres individuais e coletivos... Noções Básicas de Direito Constitucional Direitos e deveres fundamentais... 3 Direitos e deveres individuais e coletivos... 4 Direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade... 5

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS

MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS MINISTÉRIO PÚBLICO e a Segurânça e Saúde no Trabalho ROBERTO LUIS FONSECA DE FREITAS Engenheiro de Segurança do Trabalho do Ministério Público do Estado do Paraná; Conselheiro da Câmara Especializada em

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 18/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 2.3 PROCEDIMENTO DA LEI DE DROGAS (Lei 11.343/06) - Procedimento Previsto nos artigos 54 a 59 da

Leia mais

Lema: Garantir a autonomia e as atribuições do Conselho Tutelar.

Lema: Garantir a autonomia e as atribuições do Conselho Tutelar. LVIII Fórum Permanente dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Rio de Janeiro: Interface do Conselho Tutelar com o Sistema de Justiça da Criança e do Adolescente. Lema: Garantir a autonomia e as

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Questões e Processos Incidentes Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 118 124 do CPP - Durante o inquérito policial determina-se a apreensão dos instrumentos e objetos

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA DPG Nº 04/2015 Suspensa, em partes, pelo protocolo nº 14.153.830-6, de 04 de julho de 2016 Alterada, em partes, pela Instrução Normativa nº 13, de 08 de dezembro de 2016 A DEFENSORA-PÚBLICA

Leia mais

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018

CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 1 CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 PROF. MARCOS GIRÃO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública Prof. Marcos

Leia mais