PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA"

Transcrição

1 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO PEDAGÓGICA A gestão da Universidade do Contestado - UnC tem como meta atingir patamares conceituais mais significativos no âmbito estadual e nacional e aplicar os resultados da avaliação institucional, visando a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Logo, os investimentos na formação contínua de profissionais de todas as áreas da UnC, impõe-se como condição sinequa non para a evolução qualitativa do processo de ensino aprendizagem, desencadeada pela relação entre professores e acadêmicos. Aliado a isso, a formação pedagógica do professor de ensino superior da UnC, na maioria das vezes, tem sua formação com foco no exercício técnico da profissão e, no caso das Licenciaturas, a formação pedagógica não está voltada, via de regra, para o nível superior do ensino. A legislação (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB) estabelece que as instituições formativas devam manter Programas de Formação Continuada para os Profissionais de Educação dos Diversos Níveis (LDB, Art. 63, inciso III). Nesse contexto, a premência de uma política de formação de professores para o ensino superior na UnC que privilegie, entre outros aspectos, a relação teoria/prática, a articulação entre a formação inicial e a formação continuada, a interdisciplinaridade, a formação cultural e a indissociabilidade do ensino com a pesquisa constitui-se no diferencial ofertado aos nossos acadêmicos. A relação professor aluno e o resultado da aprendizagem interessam diretamente a UnC e espera que a política estabelecida no Programa de Capacitação Pedagógica na UnC por meio de Cursos, Projetos e Pesquisas que visem à melhoria da qualidade da formação dos professores e ajudem a construir o conhecimento em parceria com o acadêmico. A expectativa é que a estrutura organizacional e a ação proposta de formação propiciem a formação do docente crítico, reflexivo, que incorpore a pesquisa como princípio educativo, de modo que a atuação dos professores seja coerente com a missão da UnC e os objetivos da formação acadêmica. Avançar na superação do processo de ensino fragmentado de alguns cursos, privilegiando ações integradas e pensando o currículo em sua amplitude de saberes, diversidade de modalidades e de desenvolvimento é objetivo do Programa de Capacitação Pedagógica na UnC.

2 Etapa 2014: Capacitação Núcleo de Educação a Distância - NEAD Objetivo: Capacitar Professores EAD quanto às práticas pedagógicas e ações de apoio aos alunos. a) O papel do professor da EAD presencial e online; b) A linguagem EAD para comunicação com os alunos; c) A elaboração de atividades avaliativas: Shorts Papers e formativas; d) Aula Inaugural; e) Estágios Curriculares obrigatórios e postagem MOODLE; f) Trabalhos de Conclusão de Curso Pós postagem AVA; Palestrante: Pró-Reitora de Ensino; Diretoria de EAD; Coordenação Pedagógica EAD; Coordenação TICs EAD; Participantes: Professores presenciais/online/coordenadores de Polo e orientadores de TCC de Pós. Carga Horária: 8 horas. Local: UnC Campus Mafra. Oficina (data): 21 de maio de Encontro de Coordenadores de Extensão e Coordenadores do PROESDE Modalidade: Oficina Objetivo: capacitar os coordenadores locais acerca das atribuições do Setor e coordenadores do PROESDE sobre o processo de bolsas do referido programa. Conteúdos: Processo de bolsas do Programa PROESDE Avaliação da Grade curricular do curso de extensão Organização dos seminários Orçamento da Extensão Estruturação dos projetos Palestrantes: Pró-Reitora de Pesquisa, pós-graduação e Extensão, Diretora de Extensão e Diretor financeiro. Carga Horária: 8 horas. Local: UnC Campus Mafra. Oficina (data): 10 de julho de 2014.

3 1. Núcleo de Estudos da Reitoria Diretrizes e Políticas da UnC Objetivo: avaliar as diretrizes e a política da UnC, enquanto comunidade de pesquisadores e educadores. a) Oficina 01: - Diagnóstico do Ensino, PPI, PDI e CPA; - Diagnóstico Administrativo; - Diagnóstico de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; - Diagnóstico dos Campi; - Sistematização dos Planos de Ação; c) Oficina 02 e 03 - Planejamento Estratégico UnC. Carga Horária: 33 horas. Palestrantes: Reitora, Pró-Reitores e Diretores de Área e Campus. Participantes: Reitora, Pró-Reitores e Diretores de Área e Campus. Local: Oficina 01 - Treze Tílias; Oficina 02 e 03 - Mafra Data das Oficinas: Oficina e 11 de abril; Oficina e 30 de maio; Oficina de julho de I Encontro da Pesquisa UnC Objetivo: capacitar os coordenadores locais de pesquisa sobre as atribuições do setor a) Atribuições do Setor de Pesquisa; b) Grupos de Pesquisa (revisão e reformulação); c) Currículo lattes (treinamento); d) Comitê/Comissão de Ética UnC (CEP e CEUA); e) Organização de eventos científicos (SIPEX e MOCISC); f) Divulgação do Programa Ciência Sem Fronteiras; g) Atualização dos Periódicos UnC. Carga Horária: 12 horas. Palestrante: Pró-Reitora e Diretor de Pesquisa Participantes: Coordenadores de pesquisa Local: UnC Campus Concórdia Oficina (data): 23 de junho de 2014.

4 3. Planejamento Pedagógico dos Campi Objetivo: Refletir sobre a prática pedagógica do professor universitário, buscando relação com os saberes necessários para atuação docente. Oficina 01: a) Excelência na interação do professor com o acadêmico; b) Planejamento Curricular Integrado c) Competências e Habilidades com foco interdisciplinar Oficina 02: a) Sistematização de aprendizagem e inclusão b) Ensino Superior e ENADE c) Sistema Acadêmico: Planos de Ensino e Diários de Classe. Oficina 03: a) Pesquisa e Ensino na Universidade: novos direcionamentos b) Extensão universitária: como fazer? Carga Horária: 12 horas. Palestrantes: Oficina 01: Coordenadores de Campus e Professores; Oficina 02: Coordenadores de Ensino e Coordenadores de Curso; Oficina 03:Coordenadores de Pesquisa e Extensão. Participantes: Coordenadores e Docentes Local: UnC Campus Concórdia, Curitibanos, Mafra, Canoinhas, Porto União e Rio Negrinho. Data das Oficinas: 14 a 24 de julho de Núcleo de Estudos da Reitoria Perspectivas da EaD na UnC Objetivo: avaliar a oferta de cursos na Educação a Distância visando o recredenciamento da Instituição. a) EaD na UnC; b) Auditoria Interna; c) E-mec; d) Biblioteca Virtual. Carga Horária: 2 horas. Palestrante: Pró-Reitoria de Ensino, Diretoria de EaD e Ensino e Auditores Internos. Participantes: Coordenadores de Polos Ead. Local: UnC Campus Mafra Oficina (data): 19 de agosto de 2014.

5 5. I Encontro de Coordenadores da UnC Objetivo: Compreender as normativas e diretrizes do ENADE como forma de estabelecer estratégias de melhoria de resultados da UnC frente as demais instituições de Ensino Superior em Santa Catarina. Normativas e Diretrizes do ENADE Carga Horária: 8 horas. Palestrante: Dr. Mário Cesar Barreto Moraes Participantes: Coordenadores de curso Local: Marcílio Dias Oficina: 01(data): 30 de outubro. 6. I Seminário dos Grupos de Pesquisa Objetivo: produzir a integração e traçar metas para os grupos de pesquisa institucionais. a) Socialização das atividades dos grupos de pesquisa; b) Discussão de modelos de promoção da pesquisa institucional. Carga Horária: 2 horas. Palestrante: Líderes dos Grupos de Pesquisa Institucionalizados Participantes: Membros dos Grupos de Pesquisa Institucionalizados Local: UnC Campus Curitibanos Oficina (data): 05 de novembro de Núcleo de Estudos da Reitoria Ações Administrativas 2014/2015 Objetivo: planejar as ações administrativas e gerencias da Universidade. a) Ações administrativas Palestrante: Reitora e Pró-Reitor de Administração Participantes: Diretores de Campus Local: UnC Campus Mafra Oficina (data): 17 de novembro de 2014.

6 8. Núcleo de Estudos da Reitoria Recredenciamento UnC Objetivo: avaliar a evolução institucional a partir dos processos de desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. a) Análise e compilação dos dados e documentos coletados; b) Avaliação e atualização dos indicadores, com base nos documentos regimentais. Carga Horária: 18 horas. Palestrante: Reitora, Pesquisador Institucional e Auditores internos. Participantes: Pró-Reitores, Diretores de Área e de Campus. Local: UnC - Mafra Oficina (data): 16, 17 e 18 de dezembro de Etapa 2015: 1. Ações Administrativas 2015 Objetivo: apresentar as ações administrativas para o ano de Palestrante: Reitora e Pró-Reitoria de Administração e Planejamento Participantes: Pró-Reitores, Diretores de Área e de Campus. Local: UnC - Mafra Oficina (data): 23 de janeiro de Recredenciamento UnC Objetivo: avaliar a evolução institucional a partir dos processos de desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura. Carga Horária: 22 horas. Palestrante: Auditoria Interna. Participantes: Pró-Reitores, Diretores de Área e de Campus, Coordenador CPA e Pesquisador Institucional. Local: Oficina 1 -Marcílio Dias; Oficina 2 Mafra. Oficina (data): Oficina 01 28, 29 e 30 de janeiro de 2015; Oficina e 05 de fevereiro de 2015.

7 3. Planejamento Acadêmico 2015 Objetivo: capacitar os diretores de campus e coordenadores de área quanto as ações acadêmicas 2015, no âmbito de Ensino, Pesquisa e Extensão. a) Conceituação e articulação entre ensino, pesquisa e extensão; b) Manual de Metodologia Científica UnC (2015); c) Atividades complementares; d) Elaboração de Planos de Ensino e Plano de Aula articulados ensino, pesquisa e extensão; Carga Horária: 8 horas. Palestrante: Reitora, Pró-Reitores e Diretores de áreas. Participantes: Diretores de campus e Coordenadores de área Local: UnC Campus Mafra Oficina (data): 06 de fevereiro de Planejamento Pedagógico dos Campi Objetivo: planejar as ações a serem desenvolvidas no campus articulando ensino, pesquisa e extensão. a) Conceituação e articulação entre ensino, pesquisa e extensão; b) Manual de Metodologia Científica UnC (2015); c) Atividades complementares; d) Elaboração de Planos de Ensino e Plano de Aula articulados ensino, pesquisa e extensão; Carga Horária: 12 horas. Palestrante: Diretores de Campus e Coordenadores de Ensino, Pesquisa e Extensão. Participantes: Docentes e Técnicos Administrativos. Local: UnC Campus Concórdia, Curitibanos, Mafra, Canoinhas, Porto União e Rio Negrinho. Oficina 01 (data): 9 a 10 de fevereiro de 2015; Oficina 02 (data): 29 e 30 de julho de 2015.

8 5. Procedimentos Recursos Humanos UnC Objetivo: padronizar o funcionamento e ações do setor de recursos humanos da Universidade. Carga Horária: 4horas. Palestrante: Pró-Reitoria de Administração e Planejamento Participantes: Equipe de Recursos Humanos Local: UnC - Mafra Oficina (data): 11 de fevereiro de Procedimentos Compras e Almoxarifado UnC Objetivo: padronizar o funcionamento e ações do setor de compras e almoxarifado da Universidade. Palestrante: Pró-Reitoria de Administração e Planejamento Participantes: Equipe de Compras e Almoxarifado Local: UnC - Mafra Oficina (data): 12 de fevereiro de Planejamento Pedagógico dos Cursos Objetivo: elaborar o planejamento do curso e das disciplinas visando articulação entre ensino, pesquisa e extensão. a) Planejamento das ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Carga Horária: 16 horas. Palestrante: Coordenadores de curso Participantes: Professores que atuam na modalidade presencial e a distância. Local: UnC Campus Concórdia, Curitibanos, Mafra, Canoinhas, Porto União e Rio Negrinho. Oficina 01 (data): 11 e 12 de fevereiro de 2015; Oficina 02 (data): 29 e 30 de julho de 2015.

9 8. Planejamento Acadêmico e Administrativo Objetivo: planejar as ações acadêmicas e administrativas dos campi da UnC. Palestrante: Reitora, Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Pró-Reitor de Ensino. Participantes: Diretores de Campus. Local: UnC - Mafra Oficina (data): 19 de fevereiro de Planejamento Pedagógico do NEAD Objetivo: elaborar o planejamento dos cursos e das disciplinas visando articulação entre ensino, pesquisa e extensão. a) Práticas professores presenciais e EaD; b) O Planejamento e disciplinas EaD na formação do acadêmico; c) Estágios d) Articulação entre ensino, pesquisa e extensão e) Padronização e logística da documentação EaD. Carga Horária: 8 horas. Palestrante: Neide Maria Favretto / Maria Alcenir de Carvalho / Gilmar Luiz Mazurkievcz. Participantes: Corpo Docente/Tutores e Técnicos Administrativos. Local: UnC Campus Concórdia, Curitibanos, Mafra, Canoinhas, Porto União e Rio Negrinho. Oficina 01 (data): 17 de Março de 2015 Oficina 02 (data): 30 de julho de O processo de ensino e aprendizagem no ensino superior da UnC Objetivo: estudar as metodologias ativas no ensino superior a) Metodologias Ativas Palestrante: Pró-Reitoria de Ensino Participantes: Coordenadores de Ensino/ EaD. Local: Curitibanos Oficina (data): 07 de março de 2015.

10 11. II Encontro de Pesquisa da UnC Objetivo: capacitação para a disciplina de Metodologia Científica e procedimentos para obtenção de bolsas e fomento externo a) Mudanças e novidades para desenvolvimento da disciplina de Metodologia Científica; b) Procedimento para obtenção de bolsas; c) Busca de financiamento em agências de fomento. Palestrante: Itaira Susko, Gabriel Bonetto Bampi Participantes: Coordenadores de Pesquisa/EaD Local: Curitibanos Oficina (data): 20 de março de Extensão UnC Objetivo: capacitação para elaboração de projetos e planejamento orçamentário, institucionalização dos programas a) Elaboração de projetos; a. Etapas do projeto; b. Ações e áreas de extensão; c. Planejamento orçamentário; b) Institucionalização de programas. Palestrante: Itaira Susko, Marilene Stroka. Participantes: Coordenadores de Extensão e Coordenadores de Programas, EaD Local: Curitibanos Oficina 01: 20 de março de 2015.

11 13. Capacitação Comitê de Ética Objetivo: capacitação sobre a Plataforma Brasil e documentos para submissão de projetos de pesquisa ao Comitê de Ética a) Plataforma Brasil; b) Documentação; c) Ética na Pesquisa Carga Horária: 2 horas. Palestrante: Gabriel Bonetto Bampi, Tadeu Geronazzo e Josiane Spuldaro. Participantes: Professores e Pesquisadores da UnC, EaD. Local: Campus Concórdia, Curitibanos, Mafra, Canoinhas, Porto União e Rio Negrinho Oficina (data): 11, 12 e 13 de março de UnC: Ensino, Pesquisa e Extensão Núcleo de Estudos da Reitoria Objetivo: elaboração das políticas de ensino, pesquisa e extensão. a) Revisão do PDI e PPI; b) Adequação das Políticas Institucionais. Carga Horária: 15 horas. Palestrante: Reitora, Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Pró-Reitor de Ensino, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão. Participantes: Diretores de Área e de Campus Local: Mafra Hotel Susin. Oficina 01 (data): 26 e 27 de fevereiro de 2015; Oficina 02 (data): 16 e 17 de julho de 2015; Oficina 03 (data): 04 de dezembro de 2015.

12 16. Ensino - Pensamento Crítico e Criativo. Etapa I a distância e presencial Objetivo: proporcionar aos professores de ensino superior o conhecimento necessário para a inserção de novas práticas metodológicas a partir dos avanços tecnológicos e científicos. a) Material On-line sobre metodologias ativas de estudo (Ambiente Virtual); b) Metodologias ativas (Palestras); c) Grupos de Estudo; d) Módulo de Aplicação: construção e aplicação de projetos pedagógicos de intervenção em sala de aula no segundo semestre de Carga Horária: 80horas. Palestrante: 1) Romero Tori, Marcilene Bueno e Ives Solano Araújo 2) Elton Ivan Scheider e Gian Carlo França Aguiar 3) Vidal Martins Participantes: Professores de ensino superior e comunidade externa, EaD Local: Mafra e Marcílio Dias Oficina 01 (data): 24 de abril de 2015; Oficina 02 (data): 15 de maio de 2015; Oficina 03 (data): 24 de junho de II Etapa: Intervenção em sala de aula no 2º semestre. Data: novembro: Socialização dos projetos desenvolvidos em sala de aula. 17. II Encontro de Coordenadores da UnC Objetivo: capacitar os coordenadores para realizar a gestão acadêmica e administrativa de seu curso de graduação. c) Gestão de curso de graduação; d) Perfil, competências e habilidades; Carga Horária: 8 horas. Palestrante: Mauro Kreuz Participantes: Coordenadores de curso, EaD. Local: Mafra Oficina 01 (data): 17 de setembro de

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resolução xxx/2018 CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS DA DIREÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Resolução xxx/2018 Dispõe sobre as competências, atribuições e organograma da Direção de Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília, Ciência e Tecnologia IFB O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Agosto de 2015 INTRODUÇÃO O Ministério de Educação (MEC) através do Sistema Nacional

Leia mais

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC

Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011. Modelo Padrão de PPC Anexo I da Resolução do Conselho Superior nº 51/2011, de 13/09/2011 Modelo Padrão de PPC Página 1: Capa Citar as informações: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR; INSTITUTO FEDERAL DO

Leia mais

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Diagnóstico eixo temático Gestão Educacional: CORPO DOCENTE DA EAD: DOCENTES E TUTORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Organização e Gestão de Pessoal Na UNIPAMPA, os profissionais que atuam nos cursos a distância

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2024 O q u e Documento que identifica a IES filosofia de trabalho missão a que se propõe diretrizes pedagógicas que orientam suas ações estrutura organizacional

Leia mais

ATO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: RC - Resolução do CONSAD. Resolução n. 62, de 17 de março de 2015.

ATO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: RC - Resolução do CONSAD. Resolução n. 62, de 17 de março de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CONSELHO UNIVERSITÁRIO Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501 Terra Firme Cep: 66077-530 - Belém/Pará Tel.: (91)3210-5165/3210-5166

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL DOCUMENTO BASE VERSÃO DE TRABALHO PROPOSTA DE SUMÁRIO INTRODUÇÃO 1.IDENTIDADE E ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL O Instituto Federal e a sua Nova Institucionalidade Os Institutos

Leia mais

PROPLAD Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFOP

PROPLAD Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFOP PROPLAD Plano de Desenvolvimento Institucional PDI UFOP 2016-2025 Reunião de trabalho da Comissão e dos Coordenadores dos GTs, 15 Fev 2016 Pauta #1. Acompanhamento das atividades dos GTs; #2. Definição

Leia mais

ASSUNTO: REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NEAD.

ASSUNTO: REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NEAD. Processo CONSUN Nº 009-2011 ASSUNTO: REGULAMENTO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NEAD. PROTOCOLADO EM: 24/03/2011 INTERESSADO: Universidade do Contestado PROCEDÊNCIA: Reitoria COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO

Leia mais

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental

Campus Sorriso. FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Campus Sorriso FORMULÁRIO PARA COLETA DE OPINIÕES DOS DISCENTES Questionário Avaliação Discente CPA SRS 3 semestre Gestão ambiental Esta pesquisa tem por objetivo obter informações sobre as variáveis em

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADA À EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Descrição do Curso O curso tem duração de 360 horas sendo

Leia mais

CAPÍTULO 11 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 11.1 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFSC

CAPÍTULO 11 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 11.1 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFSC CAPÍTULO 11 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 11.1 HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO IFSC No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da

Leia mais

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018

FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF. Março 2018 1 FACULDADE DE FLORIANO - FA ESF ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR FAESF Março 2018 2 1. Introdução A Educação a Distância EAD, é uma modalidade que proporciona a milhares de pessoas, no mundo todo,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO PDI: Documento elaborado pela Equipe de Assessoria da Pró-reitoria de Planejamento da UEMA Maio de 2015 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO Introdução Eixos temáticos Metodologia de Elaboração

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº XXX/CUn/2019, DE DE DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO REITOR JOÃO DAVID FERREIRA LIMA - TRINDADE

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO FÓRUNS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO JUSTIFICATIVA A instituição de fóruns dos cursos de graduação da Universidade visa, por um lado, produzir a integração entre as várias áreas de formação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO Documento proposto de acordo com

Leia mais

Análise do Documento de Avaliação do MEC

Análise do Documento de Avaliação do MEC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARARANGUÁ CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA CAMPUS ARARANGUÁ JARDIM DAS AVENIDAS CEP: 88900-000 - ARARANGUÁ - SC

Leia mais

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional

Plano de Ação Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Plano de Ação 2013 Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional Áreas estratégicas Ensino Pesquisa Desenvolvimento Ins.tucional Administração Extensão Coordenadoria de Desenvolvimento Ins9tucional DIRETRIZES

Leia mais

NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO

NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO NORMAS ORIENTADORAS DOS NÚCLEOS DE ENSINO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO 2005 SUMÁRIO 1. DOS PRINCÍPIOS E FINALIDADES 2. DOS OBJETIVOS 3. DOS PROJETOS E DAS SUAS PRIORIDADES 4. DA VINCULAÇÃO COM A UNIVERSIDADE

Leia mais

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017

Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.383, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extrato, os indicadores do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação para os atos de autorização,

Leia mais

Políticas Públicas Caminhos para a EaD

Políticas Públicas Caminhos para a EaD Associação Universidade em Rede UniRede Políticas Públicas Caminhos para a EaD Profa. Dra. Ivete Martins Pinto Secretária Geral de Educação a Distância e Coordenadora UAB Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Acompanhamento do Planejamento

Acompanhamento do Planejamento MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROPLAN Acompanhamento do Planejamento A

Leia mais

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG

Débora Pereira Laurino Ivete Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande FURG Universidade Federal de Santa Catarina III Seminário de Pesquisa EAD: Experiências e reflexões sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e seus efeitos no ensino superior brasileiro Débora Pereira Laurino

Leia mais

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE

Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Políticas Públicas para EAD e Inovação Pedagógica no Ensino Superior: o percurso da UFPE. Auxiliadora Padilha UFPE Novos papéis da Universidade; Nova compreensão do pilar ensino no projeto de formação

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

Avaliação de Processos Institucionais

Avaliação de Processos Institucionais II Seminário de Pesquisa em EaD Outubro/2010 Avaliação de Processos Institucionais Prof. Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro Depto. de Educação a Distância do IFSUL Planejamento Institucional de EAD Estatuto/Regimento

Leia mais

Como é a relação professor-aluno no sistema EaD? Como os professores podem aprofundar esse relacionamento?

Como é a relação professor-aluno no sistema EaD? Como os professores podem aprofundar esse relacionamento? APRESENTAÇÃO O curso de Ciências Contáveis da FCE têm como característica preparar o aluno para assessorar e tomar decisões por meio da informação contábil; transformar ideias em projetos com o estímulo,

Leia mais

Caminhada rumo ao empoderamento dos agentes e atores da Educação a Distância Ana Lúcia dos Santos

Caminhada rumo ao empoderamento dos agentes e atores da Educação a Distância Ana Lúcia dos Santos Caminhada rumo ao empoderamento dos agentes e atores da Educação a Distância Ana Lúcia dos Santos III Seminário de Licenciatura II Congresso Institucional PIBID II Seminário Institucional de Diversidade

Leia mais

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL São Paulo, 2017 SUMÁRIO 1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO... 2 1.1 Introdução... 2 2 IMPLEMENTAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO NA FACULDADE RUDOLF STEINER... 3 3 PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE COMITÊ GESTOR INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE TUTORES EAD DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA A Coordenação do Curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

Apresentação Prof. Paulo Cézar de Faria. Plano Geral de Gestão, 2007/2011, p. 27

Apresentação Prof. Paulo Cézar de Faria. Plano Geral de Gestão, 2007/2011, p. 27 PROJETO PEDAGÓGICO A missão da UFRN, como instituição pública, é educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, a democracia

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011.

RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. RESOLUÇÃO CoAd nº 013, de 18 de março de 2011. Dispõe sobre a Estrutura Organizacional da Secretaria Geral de Educação à Distância da Universidade Federal de São Carlos. O Conselho de Administração da

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018

PLANEJAMENTO ESTRUTURAL - (Re) Elaboração do PDI a 2023 Aprovado pela Resolução do Conselho Superior Nº 008/2018 de 23/02/2018 SERVIÇO PÚBLICO FERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FERAL EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO PRÓ-REITORIA SENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO SEVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI - 2019 a 2023) PLANEJAMENTO

Leia mais

5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional

5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional 5. Acompanhamento e Avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 De forma geral, a atividade de planejamento se torna efetiva por meio de uma direção clara, acompanhamento das atividades

Leia mais

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO

Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) da UNIRIO Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Diretoria de Desenvolvimento

Leia mais

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISA E EXTENSÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSOR E PRÁTICA EDUCATIVA PERSPECTIVAS FORMATIVAS DO TRABALHO INTERDISCIPLINAR: RELATO

Leia mais

Paulo Chanan

Paulo Chanan SEMINÁRIO ABMES MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMULAÇÃO DO DECRETO 5.773 E OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Presencial e a Distância) Brasília 11/2017 Paulo Chanan paulo.chanan@sereducacional.com

Leia mais

EDITAL Nº 330/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFAZENDO CAMINHOS NA REGIÃO DO PAMPA

EDITAL Nº 330/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFAZENDO CAMINHOS NA REGIÃO DO PAMPA EDITAL Nº 330/2017 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: REFAZENDO CAMINHOS NA REGIÃO DO PAMPA O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de

Leia mais

INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD. Kátia Cilene da Silva Ana Beatriz G. P. de Carvalho Querte T. C. Mehlecke

INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD. Kátia Cilene da Silva Ana Beatriz G. P. de Carvalho Querte T. C. Mehlecke INDICADORES DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA EAD Kátia Cilene da Silva Ana Beatriz G. P. de Carvalho Querte T. C. Mehlecke DIMENSÃO CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA UAB: categorias de análise (1/2) Contribuição

Leia mais

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI

PDI Plano de Desenvolvimento Institucional AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI PDI Plano de Desenvolvimento Institucional 2005-2009 6 AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PDI 6. AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Coordenação: Maria Helena Krüger Diretora de Desenvolvimento

Leia mais

Estruturação do Novo PDI UFOP

Estruturação do Novo PDI UFOP PROPLAD / UFOP Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Universidade Federal de Ouro Preto Estruturação do Novo PDI UFOP 2016-2026 PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL 23 de Outubro de 2016 PDI:

Leia mais

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul REGIMENTO INTERNO DOS NÚCLEOS DE INTEGRAÇÃO DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NIEPES CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO Art. 1 Os Núcleos de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão (NIEPEs) são órgãos de apoio pedagógico,

Leia mais

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24,

SEaD/FURG. Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, www.sead.furg.br SEaD/FURG Órgão vinculado à Reitoria As atribuições da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) estão definidas no art. 24, Seção V, do Capítulo VI do Regimento Interno da Reitoria da

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR DIRETORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PRESENCIAL DEB ANEXO II Edital Pibid n /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

Programa de Formação Continuada para Docentes

Programa de Formação Continuada para Docentes Programa de Formação Continuada para Docentes Objetivos do programa Consolidar a identidade didático-pedagógica da instituição realizando reflexões com seus docentes sobre as diretrizes educacionais da

Leia mais

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC

FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC FACULDADE EDUCACIONAL DE COLOMBO MANUAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA FAEC 2008 1. APRESENTAÇÃO O presente Manual para Avaliação Institucional é resultado do trabalho que a CPA da Faculdade Educacional

Leia mais

Secretaria de Avaliação Institucional

Secretaria de Avaliação Institucional Secretaria de Avaliação Institucional A Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) é um órgão da Administração Central, com status de Pró-Reitoria, diretamente vinculada ao Gabinete do Reitor. A Comissão

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação Curso: Superior de Tecnologia Hotelaria 10/10/2012

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional data Plano de Desenvolvimento Institucional PDI - 2016-2020 Prof. Esper Cavalheiro Pró-Reitor de Planejamento - PROPLAN Profa. Cíntia Möller Araujo Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Estudos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 São Luis- MA 2011 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA - 2011 Programa de sensibilização de discente, coordenadores

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA DE GRADUAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 13/2013 CONSUNI/CGRAD Institui o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da UFFS. A Câmara de Graduação do Conselho Universitário CGRAD/CONSUNI, da Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, no

Leia mais

1.1.1 Política de Extensão

1.1.1 Política de Extensão 1.1.1 Política de Extensão Na FURB, a Extensão fundamenta-se no princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e realiza-se orientada para o favorecimento das condições

Leia mais

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta

Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Formulário de Aprovação de Curso e Autorização da Oferta PROJETO

Leia mais

DEPARTAMENTO: NADIME Núcleo de Apoio Didático e Metodológico PLANO DE AÇÃO 2011

DEPARTAMENTO: NADIME Núcleo de Apoio Didático e Metodológico PLANO DE AÇÃO 2011 DEPARTAMENTO: NADIME Núcleo de Apoio Didático e Metodológico PLANO DE AÇÃO 2011 1. Apresentação do departamento O Núcleo de Apoio Didático e Metodológico NADIME é o órgão da Faculdade Católica do Tocantins

Leia mais

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DA Apresentação na 406 a reunião do CONSUN 24-8-2006 CONTEXTO NACIONAL DOS PROGRAMAS E PROCEDIMENTOS DE Envolvendo Conselho Nacional de Educação, Secretaria

Leia mais

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PROGRAMA DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Apresentação à Comissão Externa de Avaliação 0 ATORES ENVOLVIDOS - Comissão Própria de Avaliação

Leia mais

Especialização em Ensino de Química

Especialização em Ensino de Química Especialização em Ensino de Química Disciplinas C. H. Introdução aos Estudos a Distância 30 Políticas Educacionais e a Prática Docente 30 Educação Inclusiva 30 Epistemologia e o Ambiente de Ensino 30 Avaliação

Leia mais

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019.

PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS. Período: Maio de 2017 a abril de 2019. PLANO DE TRABALHO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS Período: de a abril de. Porto Alegre, 18 de janeiro de. SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Diretrizes e Plano de Metas...

Leia mais

Abertura. Profa. Jaina dos Santos Mello Ferreira Pró-Reitoria Acadêmica

Abertura. Profa. Jaina dos Santos Mello Ferreira Pró-Reitoria Acadêmica Universidade Salgado de Oliveira Curso de Capacitação: As Práticas Acadêmicas e Administrativas: os desafios da inovação e da qualidade na Educação Superior Abertura Profa. Jaina dos Santos Mello Ferreira

Leia mais

EDITAL UnC REITORIA 017/2018

EDITAL UnC REITORIA 017/2018 EDITAL UnC REITORIA 017/2018 A Reitora da Universidade do Contestado UnC, no uso de suas atribuições regimentais, faz saber, através do presente Edital, que estão abertas as inscrições de vagas remanescentes,

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação CPA

Comissão Própria de Avaliação CPA Comissão Própria de Avaliação CPA A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS SOBRAL PINTO opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE CURRÍCULO Campus Universitário Ministro Petrônio Portella Bloco Bairro Ininga, CEP: 64049-550 Teresina-

Leia mais

Resolução nº XX, de XX de XXXX de 2017.

Resolução nº XX, de XX de XXXX de 2017. Resolução nº XX, de XX de XXXX de 2017. O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIAS, no uso de suas atribuições legais e regimentais, com base no inciso

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-CB 1341255 - LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BILÓGICAS AMSTRA 6 AMSTRA 10 AMSTRA 11

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA Normativa xxx/2018 Dispõe sobre a Política e operacionalização da Educação a Distância do Instituto Federal de Brasília O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, nomeado pelo Decreto de 05 de maio de

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Renata Archanjo CPA - UFRN

EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN. Renata Archanjo CPA - UFRN EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E A TRAJETÓRIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN Forum das CPAs na UFRPE Renata Archanjo CPA - UFRN A Educação Superior é um direito humano e um bem público social. Em um mundo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 034, DE 02 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova

Leia mais

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NOS CAMINHOS DA PRÁXIS: PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA Chapecó-SC, Jun/2017 APRESENTAÇÃO Garantir a Extensão Universitária como um processo educativo, cultural e científico

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02, de 11 de maio de 2010. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO Institui normas para elaboração de processos para a Avaliação de Reconhecimento

Leia mais

Reitoria. Av. Presidente Nereu Ramos, 1071 Bairro: Jardim do Moinho Mafra - SC - CEP

Reitoria. Av. Presidente Nereu Ramos, 1071 Bairro: Jardim do Moinho Mafra - SC - CEP Reitoria Av. Presidente Nereu Ramos, 1071 Bairro: Jardim do Moinho Mafra - SC - CEP 89300-000 reitoria@unc.br CAMPUS CANOINHAS Rua Roberto Ehlke, 86, Centro Canoinhas - SC - CEP 89460-000 Fone: (47) 3622-9999

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018.

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2017 EaD GOIÂNIA, 2018. SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO... 2 2 CURSOS AVALIADOS... 3 ADMINISTRAÇÃO (EaD)... 4 PEDAGOGIA (EaD)... 12 1 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR 1. Título do Projeto: Aprimoramento da sistemática de

Leia mais

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar

UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA NÚCLEO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NAI É preciso avaliar para aprimorar RELATÓRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA CPA/NAI ANO 2016 ATIVIDADES

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012.

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTER Portaria do MEC 688, de 25 de maio de 2012. PLANO DE AÇÃO E MELHORIAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING MODALIDADE A DISTÂNCIA CURITIBA 2015 Plano de de Melhorias O

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 044/2015 RESOLVE. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

RESOLUÇÃO Nº 044/2015 RESOLVE. Art. 2º. Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário. RESOLUÇÃO Nº 044/2015 Aprovar o Regulamento do Núcleo de Apoio Técnico Pedagógico da Faculdade Avantis A Diretora da Faculdade AVANTIS, no uso de suas atribuições, RESOLVE Art. 1º. Aprovar o Regulamento

Leia mais

GLOSSÁRIO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA

GLOSSÁRIO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA GLOSSÁRIO DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA Equipe Avaliação in loco Atualizado em 29/05/2018 SOBRE O GLOSSÁRIO Desde 2016 a Coordenação de Avaliação in loco da Diretoria de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE EAD

RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 2016 CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS - CCSH: MODALIDADE EAD UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL RELATÓRIO DE RESPOSTAS OBTIDAS NA PESQUISA DE AUTOAVALIAÇÃO 016 DE CIÊNCIAS SOCIAIS

Leia mais

EDITAL 02/2019-PROGRAD PROGRAMA LICENCIAR

EDITAL 02/2019-PROGRAD PROGRAMA LICENCIAR EDITAL 02/2019-PROGRAD PROGRAMA LICENCIAR Com base nas resoluções 05/07, 05/08, 92/10 do CEPE-UFPR, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional, por intermédio de sua, publica o presente edital,

Leia mais

voltaraomenuprincipal

voltaraomenuprincipal voltaraomenuprincipal Educação a Distância no CEFET Campos Campos dos Goytacazes/RJ 11 A Educação a distância (EaD) inicia-se no segundo semestre de 2004, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CÂMARA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Código eletrônico: 39 Interessado: Campus de Marabá Assunto: Aprovação

Leia mais

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores

Maria Helena Guimarães de Castro Outubro Política Nacional de Formação de Professores Maria Helena Guimarães de Castro Outubro 2017 Política Nacional de Formação de Professores PREMISSAS A QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS DEPENDE DA QUALIDADE DO TRABALHO DO PROFESSOR Evidências mostram que,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO CONSELHO DELIBERATIVO RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 18 DE 16 DE JUNHO DE 2010. Altera a Resolução CD/FNDE nº 36, de 13 de julho de 2009, que

Leia mais

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE CURSO DE GRADUAÇÃO: TECNÓLOGO EM JOGOS DIGITAIS RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EMERSON SILAS DORIA Coordenador do CST Jogos Digitais

Leia mais

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica

EDITAL N.º 17/2016 ANEXO I TRILHAS DE APRENDIZAGEM DO PFGC. Competência: Visão Estratégica 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIREÇÃO GERAL DO CAMPUS JOÃO PESSOA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES

Leia mais

INDISSOCIABILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

INDISSOCIABILIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELABORAÇÃO Solange Sprandel da Silva Gabriel Bonetto Bampi Teresa Cristina Rehm Itaira Susko Dulce de Oliveira Valério Ivanir Salete Techio da Silva Josiane Carine Spuldaro Neide Maria Favretto Marilene

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA

CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CENTRO UNIVERSITÁRIO ADVENTISTA DE SÃO PAULO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA REGIMENTO DA PESQUISA UNIVERSITÁRIA CAPÍTULO I DAS CONSIDERATIVIDADES GERAIS Art. 1º Este regulamento tem por objetivo orientar a apresentação,

Leia mais

DAS COMPETÊNCIAS DA ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

DAS COMPETÊNCIAS DA ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Resolução n 009/2012-CEPE Dispõe sobre as normas para elaboração e reformulação dos projetos políticos pedagógicos nos cursos de graduação da UFRR. O VICE-REITOR DA, NO EXERCÍCIO DA PRESIDÊNCIA DO, no

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI. Hora de Planejar. Universidade Estadual do Paraná UNESPAR PDI Plano de Desenvolvimento Institucional Hora de Planejar Universidade Estadual do Paraná UNESPAR 2018-2022 1 MISSÃO DA UNESPAR (PDI 2012 2016) A Universidade Estadual do Paraná tem por missão gerar

Leia mais

Chamada Interna nº 002/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação)

Chamada Interna nº 002/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) Chamada Interna nº 002/2018 PROGRAD (republicada com prorrogação) CRITÉRIOS INTERNOS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS DE SUBPROJETOS, COM SEUS RESPECTIVOS NÚCLEOS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA EDITAL PIBID CAPES

Leia mais

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro

O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro O futuro da graduação na UNESP: planejamento e expectativas Iraíde Marques de Freitas Barreiro Assessora da Pró-Reitoria de Graduação e-mail: iraide@reitoria.unesp.br Agenda da apresentação 1. Proposta

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017

RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 RESOLUÇÃO Nº 021-A/2017 Aprova o Regulamento Interno do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos NUADH, do Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI. O Reitor do Centro Universitário Leonardo da Vinci

Leia mais

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Comissão Própria de Avaliação - CPA Comissão Própria de Avaliação - CPA CAMPUS CURS RESULTADS DA AVALIAÇÃ INTERNA - Consulta à comunidade acadêmica 2017 CAMPUS-JP 114942 - CST EM SISTEMAS DE TELECMUNICAÇÕES AMSTRA 8 AMSTRA 13 AMSTRA 40 DISCENTES

Leia mais