Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao serviços preliminares, de estrutura e obra bruta.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao serviços preliminares, de estrutura e obra bruta."

Transcrição

1 Detalhes da Disciplina Código ENG2332 Nome da Disciplina CONSTRUÇÃO CIVIL I Carga Horária 60 Créditos 4 Fases de obra bruta da construção de um edifício. Projetos de instalações prediais e sua interferência com a estrutura. Gerenciamento de Projetos. Introdução aos conceitos de PIS Procedimento de Inspeção de Serviço e CQE Controle de Qualidade de Execução. Canteiro de obras. Sondagem, Ementa locação, fundações e contenções. Fôrmas, armaduras, lançamento e cura do concreto. Controle estatístico para aceitação da estrutura. Alvenaria e outros de sistemas de vedação. Alvenaria estrutural. Revestimentos argamassados. Coberturas. Trincas em edifícios. Objetivos Gerais Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao serviços preliminares, de estrutura e obra bruta. Objetivos Específicos 1. Transmitir os conhecimentos fundamentais sobre as etapas de obra bruta da construção de um edifício em estrutura de concreto e em alvenaria estrutural. 2. Introduzir os conceitos de controle de qualidade das várias fases que compõem a construção de um edifício. 3. Possibilitar aos estudantes a observação do modus operandi da construção de um edifício por meio de slides e vídeos sobre práticas de construção, atividades em laboratório e visitas à obras. Conteúdo Programático 1. As fases de obra bruta da construção de um edifício. 2. Os projetos de instalações prediais e sua interferência com a estrutura. O gerenciamento de projetos. 3. Introdução aos conceitos de PIS Procedimento de Inspeção de Serviço e CQE Controle de Qualidade de Execução. 4. O canteiro de obras. Sondagem, locação e fundações. Contenções. 4.1 Instalação do canteiro de obras. 4.2 Sondagem tipo SPT. 4.3 Fundações. 4.4 Contenções. 5. Formas, armaduras, lançamento e cura do concreto. 5.1 Formas de madeira, sistemas mistos em metal e madeira para formas e escoramento. 5.2 Armadura para estruturas de concreto. 5.3 Planejamento da concretagem. 5.4 Lançamento e cura do concreto. 6. Controle estatístico para aceitação da estrutura. 6.1 Divisão da estrutura em lotes. 6.2 Cálculo do fck estimado. 6.3 Aceitação ou rejeição dos lotes. 7. Alvenaria e outros de sistemas de vedação. 7.1 Alvenaria de vedação em blocos cerâmicos. 7.2 Alvenaria de vedação em blocos de concreto.

2 7.3 Vedação em blocos de concreto celular, solo cimento ou sílico calcáreo. 7.4 Placas de gesso acartonado e placas de fibro cimento. 8. Alvenaria estrutural. 8.1 A tecnologia da alvenaria estrutural. 8.2 Vantagens e desvantagens em relação à estrutura em concreto armado. 8.2 Alvenaria estrutural em tijolos cerâmicos maciços. 8.3 Alvenaria estrutural em blocos cerâmicos, concreto ou sílico calcáreo. 9. Revestimentos argamassados Taliscamento Chapisco Emboço e reboco Massa única Gesso corrido. 10. Coberturas. 9.1 Tipos de telhas 9.2 Coberturas com estrutura em madeira; 9.3 Coberturas com estruturas em perfis de chapa de aço dobradas; 9.4 Coberturas com estruturas em perfis de chapas finas com emendas por rebite; 9.5 Coberturas com estrutura espacial. 11. Trincas em edifícios. Atividades Externas da Disciplina (AED) ROTEIRO AED Aula / Encontro Atividades Programadas ATÉ 28/05 Apresentação. Artigo sobre o tema Inovações tecnológicas na execução de obras civis. Para obtenção das presenças relativas à AED, o aluno deverá procurar um artigo técnico relativo ao tema proposto, estudá lo e preparar uma apresentação de, no máximo, três minutos, de modo a inteirar os colegas de sala sobre o artigo pesquisado. A apresentação deverá conter ilustrações (fotografias ou esquemas) da inovação apresentada. A apresentação valerá, no máximo, 8 presenças e, a critério do professor da disciplina, poderá ser convencionada quantidade menor de presenças, dependendo da qualidade da apresentação e da demonstração de preparação/conhecimento do aluno. Metodologia Explanação em sala de aula, com utilização de recursos audiovisuais. Apresentação de exemplos práticos ilustrando os conceitos. Trabalhos práticos e exercícios de aplicação da teoria estudada. Visitas Técnicas em obras de interesse. Avaliação AVALIAÇÕES: O cálculo das médias N1 e N2 será realizado através da composição entre as avaliações teóricas e os exercícios aplicados nas aulas, além dos relatórios de visitas técnicas, com datas previamente indicadas nos planos de ensino, segundo a seguinte expressão:

3 CÁLCULO DAS MÉDIAS N1 (7MT + 3 MP)/10, onde MT é a média da preleção (média teórica) e MP é a média do laboratório (média atividades práticas) CÁLCULO DAS MÉDIAS N2 (7MT + 3 MP)9/10+ AI, onde MT é a média da preleção (média teórica), MP é a média do laboratório (média atividades práticas) e a AI é a nota atribuída a Avaliação Interdiciplinar semestral. Cronograma FEVEREIRO DIA PROGRAMAÇÃO HORAS ACUM. 5 Apresentação da disciplina: programa, bibliografia, sistema de avaliação, trabalhos, visitas a obras. Mercado da construção civil. 2 9 Gestão/compatibilização de projetos Aprovação do projeto da obra nos vários órgãos da administração pública. Introdução aos conceitos de controle de qualidade e inspeção de serviços FERIADO DE CARNAVAL 6 19 EXERCÍCIO 1 Compatibilização de projetos Gestão da qualidade. Controle de qualidade e inspeção de serviços EXERCÍCIO 2 Gestão da qualidade / Última data para entrega do EXERCÍCIO MARÇO DIA PROGRAMAÇÃO HORAS ACUM. 2 Noções de dimensionamento e projeto de canteiro de obras. 14 EXERCÍCIO 3 Dimensionamento de canteiro de obras.

4 5 Última data para entrega do EXERCÍCIO Sondagem do terreno: SPT Leitura de laudo de sondagem SPT / EXERCÍCIO 4 / Última data para entrega do EXERCÍCIO Serviços preliminares: equipamentos e ferramentas. Locação de obras Fase: locação e execução de fundações Discussão de visita em obras. Fundações: definição e tipos. Fundações rasas Fundações profundas Controle tecnológico de concreto. 30 ABRIL DIA PROGRAMAÇÃO HORAS ACUM. 2 SEMANA SANTA 30 6 Leitura de projeto de fundações EXERCÍCIO 5. Entrega do RELATÓRIO 1 (PRIMEIRA VISITA TÉCNICA). / Última data para entrega do EXERCÍCIO AVALIAÇÃO ESCRITA N EXERCÍCIO 6 Controle tecnológico de concreto. Última data para entrega do EXERCÍCIO Execução de fôrmas e armaduras para estruturas de concreto TIRADENTES Leitura de projeto de estrutura de concreto EXERCÍCIO 7 40 Execução de estruturas de concreto. Execução de lajes moldadas

5 27 in loco, pré fabricadas e mistas. Última data para entrega do EXERCÍCIO Fase: execução de estrutura de concreto. 44 MAIO DIA PROGRAMAÇÃO HORAS 4 Discussão de visitas em obras. Execução de alvenaria de vedação. / Controle e recebimento de materiais. Entrega do RELATÓRIO 2 (SEGUNDA VISITA TÉCNICA) Execução de alvenaria de vedação. Acunhamento de Alvenaria Execução de Alvenaria Estrutural Execução e inspeção de regularização sarrafeada: contrapiso Execução e inspeção de revestimentos argamassados chapisco, emboço e reboco Especificação de revestimentos em argamassa. EXERCÍCIO Discussão de visitas em obras. Execução e inspeção de revestimentos argamassados detalhes construtivos. Última data para entrega do EXERCÍCIO Entrega do RELATÓRIO 3 (TERCEIRA VISITA TÉCNICA). Execução de coberturas. Tipos de telhas. Estruturas em madeira e aço. 60 JUNHO DIA PROGRAMAÇÃO HORAS 1 Aula teórica Telhados e coberturas 62 4 CORPUS CHRISTI 62 8 Montagem de telhado EXERCÍCIO Fissuras e trincas em edifícios. Detalhes construtivos. 66

6 15 Desenvolvimento de especificação para execução de serviços. EXERCÍCIO AVALIAÇÃO ESCRITA N Entrega N2 / Apresentação das Notas Atendimento aos alunos 74 TOTAL DE ENCONTROS: 37 TOTAL CH SEMESTRE: 74 HORAS AULA + 8 DE AED Bibliografia Básica 1. AZEREDO, H. O edifício até sua cobertura. 2. ed. rev. São Paulo: Edgard Blücher, BORGES, A.C.; MONTEFUSCO, E.; LEITE, J.L. Prática das pequenas construções. 8. ed. São 2. Paulo: Edgard Blücher, v THOMAZ, E. Trincas em edifícios: causas, prevenção e recuperação. São Paulo: PINI, Bibliografia Complementar 1. PIRELLI S.A. Manual Pirelli de instalações elétricas. 2. ed. São Paulo: PINI, PRUDÊNCIO, L.R.; OLIVEIRA, A.L.; BEDIN, C.A. Alvenaria estrutural de blocos de concreto. 2. Florianópolis: ABCP, SOUZA, R.; MEKBEKIAN, G. Qualidade na aquisição de materiais e execução de obras. São 3. Paulo: PINI, TIGRE S.A. Manual técnico de instalações hidráulicas e sanitárias. 2. ed. São Paulo: PINI, YÁZIGI, W. A técnica de edificar. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: PINI, Material de Apoio Os materias de apoio serão alocados no Site do docente Professor Bruno Rocha, segue link: Copyright 2012 CPD Internet PUC Goiás Todos Direitos Reservados

Programa Analítico de Disciplina CIV362 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina CIV362 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2018/1)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2018/1) ENG 2333 (2018/1) Apresentação da Disciplina CONTEXTO ATUAL DA ENGENHARIA Faltam engenheiros no mercado? País em desenvolvimento? Crise financeira? CONTEXTO ATUAL DA ENGENHARIA Faltam engenheiros no mercado?

Leia mais

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/2)

CONSTRUÇÃO CIVIL II ENG 2333 (2016/2) ENG 2333 (2016/2) Apresentação da Disciplina CONTEXTO ATUAL DA ENGENHARIA Faltam engenheiros no mercado? País em desenvolvimento? Crise financeira? CONTEXTO ATUAL DA ENGENHARIA Faltam engenheiros no mercado?

Leia mais

Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao acabamento de edificações.

Desenvolver o conhecimento da construção civil enfatizando as atividades referentes ao acabamento de edificações. Detalhes da Disciplina Código ENG2333 Nome da Disciplina CONSTRUÇÃO CIVIL II Carga Horária 60 Créditos 4 As fases de obra fina da construção de um edifício. Instalações prediais na fase de acabamento.

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 1 Apresentação da disciplina Cristóvão C. C. Cordeiro Tópicos principais 1. Apresentação da área de Construção Civil 2. Apresentação da disciplina 3. Apresentação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Nelson Luis da Cunha Técnico Integrado em Edificações Unidade Curricular Tecnologia

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Mauro César de Brito e Silva maurocesarbsilva@gmail.com

Leia mais

Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás

Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ REITORIA DE GRADUAÇÃO Sistema de Planos de Ensino da PUC Goiás Detalhes da Disciplina Código ENG1640 Nome da Disciplina ESTRUTURAS METÁLICAS Carga Horária

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA DO CONCURSO PARA PROVIMENTO DE VAGA DE PROFESSOR ADJUNTO EM REGIME DE 20 HORAS SEMANAIS PARA O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS E CONSTRUÇÃO ÁREA DO CONCURSO: TÉCNICAS DE

Leia mais

DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III

DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III DISCIPLINA: Materiais, Técnicas e Práticas Construtivas III Vigência: a partir de 2016/1 Período letivo: 4º ano Carga horária total: 180h Código: PEL_EDI.134 Ementa: Aprofundamento teórico de todos os

Leia mais

A) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: ENG 2301 Materiais de Construção Civil II PROFESSOR: Mayara Queiroz Moraes Custódio TURMA: B01 SUBTURMA: 1; 2

A) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: ENG 2301 Materiais de Construção Civil II PROFESSOR: Mayara Queiroz Moraes Custódio TURMA: B01 SUBTURMA: 1; 2 A) DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA: ENG 2301 Materiais de Construção Civil II PROFESSOR: Mayara Queiroz Moraes Custódio TURMA: B01 SUBTURMA: 1; 2 B) EMENTA Argamassa: conceito, classificação, propriedades,

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro - Campus Pinheiral Planilha Orçamentária - Projeto Padrão 1 SERVIÇOS PRELIMINARES R$ 4.380,62 1.1 74077/001 SINAPI 1.2 85423 SINAPI 1.3 90778 SINAPI LOCACAO CONVENCIONAL DE OBRA, ATRAVÉS DE GABARITO DE TABUAS CORRIDAS PONTALETADAS, SEM REAPROVEITAMENTO ISOLAMENTO

Leia mais

Técnicas e práticas construtivas para edificação

Técnicas e práticas construtivas para edificação Técnicas e práticas construtivas para edificação 1 - Preparativos iniciais 1.1 Considerações iniciais 1.1.1 Classificação das construções quanto ao uso 1.2 Fases da obra 1.2.1 Projeto 1.2.2 Verificação

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA IFPB PLANO DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios DISCIPLINA: Patologia das Construções CÓDIGO DA DISCIPLINA: TEC. O735 PRÉ-REQUISITO: Mecânica dos solos, Materiais

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI 1. INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo o acompanhamento da execução de uma obra de edifício de múltiplos pavimentos (mais de 04 pavimentos) com estrutura em concreto armado moldado no local e vedações

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Engenharia Civil

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Engenharia Civil Faculdade de Engenharia Civil PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR: Materiais de Construção Civil II UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de Engenharia Civil CÓDIGO: GCI028 PERÍODO/SÉRIE: 5 Período

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

IFPB. PLANO DE ENSINO Ensino Superior

IFPB. PLANO DE ENSINO Ensino Superior PLANO DE ENSINO Ensino Superior DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Estruturas de Concreto I Cursos: Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios Período: 4º Carga

Leia mais

TEC I - Profa. Geilma Vieira 1

TEC I - Profa. Geilma Vieira 1 Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Novas edificações ou reformas de intervenções estruturais exigem a elaboração

Leia mais

Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS

Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS Orçamento: RESIDENCIA - ANDRE CONGONHAS Orçamento parcial nº 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 m2 Corte de capoeira fina a foice 900,000 0,19 171,00 1.2 m2 Raspagem e limpeza manual de terreno 900,000 0,63 567,00

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2018/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

Materiais de Construção II ENG 2301 PLANO DE ENSINO

Materiais de Construção II ENG 2301 PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS REC. PELO DEC. N.º 47.041, DE 17/10/1959 VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Materiais de Construção II ENG 2301 PLANO DE ENSINO Plano de Ensino Disciplina: Materiais de

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC - Professor Massuyuki Kawano Código: 136 Município:Tupã - SP Eixo tecnológico: Infraestrutura Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS

DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Departamento de Estruturas e Construção Civil ECC 1008 Estruturas de Concreto DESENHOS DAS FORMAS ESTRUTURAIS LEVANTAMENTO DAS AÇÕES VERTICAIS Aulas 13-16 Gerson Moacyr

Leia mais

Construção Civil. Construção Civil

Construção Civil. Construção Civil Construção Civil Alunos: Construção Civil Ana Luiza Santin Teixeira André Luiz Mendes Edson Neto de Oliveira Santos Gabriel Teixeira Nascimento e Melo Lucas Mathaus de Araújo Campos Victor Antônio Carvalho

Leia mais

Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social

Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social Prefeitura de São Desidério - Secretaria de Assistência Social Obra: Construção de Casas em padrão Popular Preço base: Sinapi Janeiro/2017 com desoneração Planilha Orçamentária Mês/Ano: F 1.00 SERVIÇOS

Leia mais

Materiais de Construção II ENG 2301 PLANO DE ENSINO

Materiais de Construção II ENG 2301 PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS REC. PELO DEC. N.º 47.041, DE 17/10/1959 VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Materiais de Construção II ENG 2301 PLANO DE ENSINO Plano de Ensino Disciplina: Materiais de

Leia mais

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMA A03 (2017/2)

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMA A03 (2017/2) Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMA A03 (2017/2) 1. Ementa Tipos de fundações. Capacidade de carga na ruptura e estimativa de recalques de fundações superficiais e profundas: métodos teóricos e semi-empíricos.

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Infraestrutura Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Edificações FORMA/GRAU:( )integrado ( X )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA

ESTADO DE SANTA CATARINA Transferência 2016TR002449 Instrumento Transferência Convênio Unidade Gestora 480092 Fundo Catarinense para o Desenvolvimento da Saúde-INVESTSAÚDE Gestão 48092 Fundo Catarinense para o Desenvolvimento

Leia mais

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS

ANEXO A PLANILHAS E PROCEDIMENTOS Apresentam-se na seqüência as planilhas e procedimentos de coleta de dados. Tais planilhas e procedimentos estão divididos de acordo com o material, sendo que inicialmente é apresentada as planilhas e

Leia mais

A seguir são apresentadas figuras ilustrando as atividades executadas ao longo do quarto mês de atividades.

A seguir são apresentadas figuras ilustrando as atividades executadas ao longo do quarto mês de atividades. São José, 28 de setembro de 2015. Relatório de Acompanhamento de Obra. Referência: mês 05 medição 08 Conforme contrato firmado com a Ponte Engenharia e Construção Ltda para fornecimento de mão de obra

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SÃO JOAQUIM

ESTADO DE MATO GROSSO PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO SÃO JOAQUIM - TIPO 02 - ÁREA = 2,73 m² BDI 19,69% 1,1969 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES. SUB TOTAL 112,67 1.1 74077/001 LOCACAO CONVENCIONAL DE OBRA, ATRAVÉS DE GABARITO DE TABUAS CORRIDAS PONTALETADAS, SEM REAPROVEITAMENTO

Leia mais

PLANO DE AULA MACO II Professor Marcelo Cândido de Paula.

PLANO DE AULA MACO II Professor Marcelo Cândido de Paula. Disciplina: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Curso: ENGENHARIA CIVIL Código Créditos Carga horária Período Co-requsito Pré-requisito ENG 2301 6 90 6º - ENG 1071 EMENTA Argamassa: Conceito, classificação, propriedades,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina MEMORIAL DE CÁLCULO Obra: Ampliação da Unidade Básica de Saúde Central Localização: Rua Santa Catarina, Centro Área a ser construída: 161,82 m² Data: Novembro de 2015 01 - Serviços Iniciais - Placa da

Leia mais

INFRAESTRUTURA 22/08/2018. Direitos reservados à UFPR Departamento de Construção Civil Grupo de Construção Civil

INFRAESTRUTURA 22/08/2018. Direitos reservados à UFPR Departamento de Construção Civil Grupo de Construção Civil 1 INFRAESTRUTURA Código Descrição Ud Qtde. 04 RESIDÊNCIA TIPO 01 04.01 INFRA-ESTRUTURA 04.01.01 FUNDAÇÃO PROFUNDA 04.01.01.001 Estaca pré-moldada m 90,00 04.01.02 SERVIÇOS GERAIS 04.01.02.001 Escavação

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC. Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 ETEC Prof. Massuyuki Kawano de Tupã - Sede Ensino Técnico Código: 136 Município: Estância Turística de Tupã - SP Eixo Tecnológico: INFRAESTRUTURA Habilitação Profissional;

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMAS A03 e B02

Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMAS A03 e B02 Plano de Ensino de FUNDAÇÕES TURMAS A03 e B02 1. Ementa Tipos de fundações. Capacidade de carga na ruptura e estimativa de recalques de fundações superficiais e profundas: métodos teóricos e semi-empíricos.

Leia mais

unid. 1, Locação da obra: execução de gabarito m² 67, Raspagem e limpeza manual de terreno

unid. 1, Locação da obra: execução de gabarito m² 67, Raspagem e limpeza manual de terreno 1 1.1 INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas 01520.8.1.1 m² 7,50 1.2 Ligação provisória de água para a obra

Leia mais

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional

Plano de Curso Não Regulamentado - Qualificação Profissional PERFIL PROFISSIONAL / IDENTIFICAÇÃO DA OCUPAÇÃO: Ocupação: Educação Profissional: Nível da Qualificação: Área Tecnológica: Competência Geral: Requisitos de Acesso: APLICADOR DE REVESTIMENTO CERÂMICO CBO:

Leia mais

Construção de casas populares no Município de Primavera-Pa

Construção de casas populares no Município de Primavera-Pa Estado do Pará Prefeitura Municipal de Primavera Secretaria Municipal de Obras Urbanismo e Transportes ANEXO I MEMORIAL DISCRITIVO Construção de casas populares no Município de Primavera-Pa Paulo José

Leia mais

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO:

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO: Ministério da Educação CONSTRUÇÃO Universidade DE EDIFÍCIOS Federal Prof. do José Paraná de Almendra Freitas Jr. Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil Construção de edifícios Etapas TC-022

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 1ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

08/11/2016. Curitiba, 2º Sementre 2016 EAP INICIAL MAPA MENTAL

08/11/2016. Curitiba, 2º Sementre 2016 EAP INICIAL MAPA MENTAL Curitiba, 2º Sementre 2016 1 EAP INICIAL MAPA MENTAL 2 1 EAP DA OBRA NÍVEIS HIERÁRQUICOS CONSTRUÇÃO PROJETOS SERVIÇOS PRELIMINARES CONSTRUÇÃO SERVIÇOS FINAIS ARQUITETÔNICO LIMPEZATERRENO INFRA ESTRUTURA

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

Relatório de Acompanhamento de obra

Relatório de Acompanhamento de obra Prezado(a) Sr. Daniel e Maria Carolina, Relatório de Acompanhamento de obra Ainda sobre a Segunda Etapa, tivemos a concretagem de todas Brocas com concreto usinado. De acordo com os projetos estruturais

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 3ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇO Nº 2/2016

EDITAL DE LICITAÇÃO TOMADA DE PREÇO Nº 2/2016 Page 1 of 10 Sub. Qtde. Unid. Descrição Marca/Modelo Valor Valor Total 1 1,00 UN INSTALAÇÃO DA OBRA Valor de Referência: 612,55000 1 2,50 M2 PLACA DE OBRA 2,00 m x 1,25 m Valor de Referência: 245,02000

Leia mais

PLANILHA AUXILIAR B DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 02. ÁREA TOTAL TERRENO: 336,00m²

PLANILHA AUXILIAR B DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 02. ÁREA TOTAL TERRENO: 336,00m² - INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas. Unidade: m² Critério de medição: Pela área de projeção horizontal do abrigo.

Leia mais

PLANILHA AUXILIAR C DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 03. ÁREA TOTAL TERRENO: 325,00m²

PLANILHA AUXILIAR C DADOS DO IMÓVEL: PROJETO 03. ÁREA TOTAL TERRENO: 325,00m² ENDEREÇO: Rua 580, S/Nº - INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas. Unidade: m² Critério de medição: Pela área de projeção

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: CONCRETO ARMADO I Código da Disciplina: ECV018 Curso: ENGENHARIA CIVIL Semestre de oferta da disciplina: 7 Faculdade responsável: Engenharia Civil Programa em vigência

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Mauro César de Brito e Silva maurocesarbsilva@gmail.com

Leia mais

Técnicas construtivas. Marina Rocha e Eduardo Cabaleiro

Técnicas construtivas. Marina Rocha e Eduardo Cabaleiro Técnicas construtivas Marina Rocha e Eduardo Cabaleiro Estrutura Vedações Esquadrias Acabamentos Impermeabilização Cobertura Estudos preliminares Locação de obra Fundações Contenções PLANO GERAL ESTRUTURA

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ELETIVAS POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ELETIVAS POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ELETIVAS POR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Atualizado em 25 de outubro de 2017 A partir do semestre letivo 2017/2, os alunos do curso de Engenharia Civil deverão cursar com aproveitamentro

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões Construção de Lavanderia na UBS/Bairro Alegria PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões Construção de Lavanderia na UBS/Bairro Alegria PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 3.3 73942/002 Prefeitura Municipal de São Miguel das Missões 1. SERVIÇOS PRELIMINARES R$ 355,38 1.1 73801/001 DEMOLICAO DE PISO DE ALTA RESISTENCIA M² 8,25 R$ 17,84 R$ 22,30 R$ 183,98 1.2 LOCACAO CONVENCIONAL

Leia mais

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA

INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO CENTRO EMPRESARIAL DE DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO DA INDÚSTRIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA Propriedade: SENAI Área: 217 mil metros quadrados Jan/2015 Mai/2016 Set/2016 Mai/2016 Mai/2016

Leia mais

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013

ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ENGENHARIA CIVIL CAMPUS DA FAROLÂNDIA 2013 ALVENARIA ESTRUTURAL Definição: processo construtivo que se caracteriza pelo uso de paredes de alvenaria como principal estrutura suporte do edifício, dimensionada

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. 194/05/2016 DE 21/01/2016. PROCESSO Nº 411/2016. AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Mauro César de Brito e Silva maurocesarbsilva@gmail.com

Leia mais

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso Ênfase Identificação Disciplina Docente(s) Unidade Departamento Créditos Carga Horária Seriação ideal Curso 2010 - Arquitetura e Urbanismo Ênfase Identificação Disciplina 0003746A - Estruturas de Concreto e Alvenaria Docente(s) Elaine Aparecida Trevisan Gomes Unidade Faculdade de Engenharia Departamento

Leia mais

Quantificação de Materiais e Mão-de-obra

Quantificação de Materiais e Mão-de-obra Quantificação de Materiais e Mão-de-obra INFRA-ESTRUTURA 20501 LOCAÇÃO DA OBRA Madeiras e pregos (locação) 144,71 1 144,71 m2 2,5 361,775 Execução da locação da obra Mão-de-obra 144,71 1 144,71 m2 2 289,42

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ - ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Av. Cel. Martiniano, 993, Centro - Caicó/RN CNPJ: /

MUNICÍPIO DE CAICÓ - ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Av. Cel. Martiniano, 993, Centro - Caicó/RN CNPJ: / MUNICÍPIO DE CAICÓ - ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Av. Cel. Martiniano, 993, Centro - Caicó/RN CNPJ: 08.096.570/0001-39 OBRA: REFORMA DA ILHA DE SANTANA 1.0 Serviços preliminares 1.1 PLACA DE OBRA EM CHAPA

Leia mais

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos Slide: 04_01 - Carregamentos Verticais - Pisos - 2016_2 Prof.º Luciano Caetano do Carmo, M.Sc. Versão 2016.2 Bibliografia ABNT Associação

Leia mais

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil

AULA 5. Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil Escola Politécnica Universidade Federal da Bahia Tecnologia da Construção Civil AULA 5 Paredes Maciças de Concreto Prof. Dr. Luiz Sergio Franco Escola Politécnica da USP Dep. de Engenharia de Construção

Leia mais

ANEXO II - PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

ANEXO II - PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Item Descrição 1 Passeio 1.1 Demolição DEMOLIÇÃO DE PASSEIO OU LAJE DE CONCRETO MANUALMENTE, 1.1.1 INCLUSIVE AFASTAMENTO 1.2 Infraestrutura EXECUÇÃO DE PASSEIO (CALÇADA) OU PISO DE CONCRETO COM 1.2.1 CONCRETO

Leia mais

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor.

Cobertura. Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 23 Figura 15 - Alvenaria, verga e contraverga. Fonte: Acervo do autor. 4.1.10. Cobertura Após a cura da laje, foi executada a torre da caixa d água e a cobertura. A madeira utilizada para a estrutura da

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFRA ESTRUTURA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES FORMA/GRAU:( )integrado (X)subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

INFORME O NOME DA EMPRESA Orçamento Sintético Global (GLOBAL)

INFORME O NOME DA EMPRESA Orçamento Sintético Global (GLOBAL) CÓDIGO DESCRIÇÃO CLASS UNID. QUANT. 1 Instalação do Canteiro de Obras 01520.8.1.1 ABRIGO PROVISÓRIO de madeira executado na obra para alojamento e depósito de materiais e ferramentas SER.CG M² 7,50 217,91

Leia mais

Módulo 5. Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações

Módulo 5. Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações Módulo 5 Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações Serviços de Execução e Materiais Controlados A empresa construtora deve preparar uma lista própria de serviços de execução controlados

Leia mais

25/01/2018

25/01/2018 Período Letivo: 2017/2 Curso: ENGENHARIA CIVIL Habilitação: ENGENHARIA CIVIL Currículo: ENGENHARIA CIVIL Créditos Obrigatórios: 225 Créditos Eletivos: 24 Créditos Complementares: 9 Total: 258 Obrigatória:

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GO ESCOLA DE ENGENHARIA. Plano de Ensino

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GO ESCOLA DE ENGENHARIA. Plano de Ensino PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GO ESCOLA DE ENGENHARIA Plano de Ensino 1. Dados de identificação Disciplina: ENG2026 Projetos Estruturais Professor: Luciano Caetano do Carmo, MSc. Turma:

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos

Programa Analítico de Disciplina ARQ330 Compatibilização entre Projetos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Arquitetura e Urbanismo - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

PGRCC PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

PGRCC PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PGRCC PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL EMPREENDEDOR: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ FUESPI EMPREENDIMENTO: RECONSTRUÇÃO DA ÁREA CENTRAL DA BIBLIOTECA TERESINA - PI 1. INFORMAÇÕES

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 1 Preliminares 1.1 Atualização de projetos/as Built (A2) 1,00 vb. 50,00 135,00 50,00 135,00 185,00 TOTAL MATERIAL 50,00 TOTAL MÃO-DE-OBRA 135,00 VALOR TOTAL DO ITEM 185,00 2 Implantação

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA COBERTA.

CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA COBERTA. CONSTRUÇÃO DE UMA QUADRA COBERTA. MEMORIA DE CÁLCULO DOS QUANTITATIVOS SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA E SERV. URBANOS. LOCAL: WALFREDO GURGEL - Município de Caicó/RN PROJETO NÚMERO: 0313 1 IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais

LAJES PRÉ-MOLDADAS. GRADUAÇÃO Florestal AULA. Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni. Construções Rurais LAJES PRÉ-MOLDADAS Prof. Adriano Wagner Ballarin Prof. Marco Antonio Martin Biaggioni GRADUAÇÃO Florestal AULA 10 Aula 10b Lajes pré-moldadas 1 1. Definições São estruturas de concreto armado ou mistas,

Leia mais

Tipos de alvenaria. Introdução. Alvenaria de vedação

Tipos de alvenaria. Introdução. Alvenaria de vedação Tipos de alvenaria Introdução Certamente você já deve ter visto muitas alvenarias na sua vida sem ter se dado conta de que aquele elemento que está ali bem na sua frente é, de fato, uma alvenaria. Isto

Leia mais

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos Slide: 04_01 - Carregamentos Verticais - Pisos - 2017_1 Prof.º Luciano Caetano do Carmo, M.Sc. Versão 2017.1 Bibliografia ABNT Associação

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ARTES E ARQUITETURA - CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF Mauro César de Brito e Silva maurocesarbsilva@gmail.com

Leia mais

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos

CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos CARREGAMENTOS VERTICAIS Determinação dos Carregamentos dos Pisos Slide: 04_01 - Carregamentos Verticais - Pisos - 2017_2 Prof.º Versão 2017.2 Bibliografia ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas

Leia mais

Edificações CÂMPUS CANOINHAS

Edificações CÂMPUS CANOINHAS Curso Técnico em Edificações CÂMPUS CANOINHAS MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Pré-Requisito Semestral Desenho Básico 60 Não há Geotecnia I 40 Não há

Leia mais

SEGUNDO PERÍODO HORAS AULAS TERCEIRO PERÍODO

SEGUNDO PERÍODO HORAS AULAS TERCEIRO PERÍODO FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 11, de 11 de março de 2002) PRIMEIRO PERÍODO CÓDIGO DISCIPLINA CRÉDITO

Leia mais

Materializando Sonhos. Desde 1980

Materializando Sonhos. Desde 1980 Materializando Sonhos. Desde 1980 Caros do Recanto dos Pássaros: A Iguatemi Construções, com o mesmo respeito, correção e objetividade com que vem se manifestando, vem a público, comunicar o andamento

Leia mais

20 DE SETEMBRO DE 2017

20 DE SETEMBRO DE 2017 19º SEMINÁRIO TECNOLOGIA DE ESTRUTURAS 20 DE SETEMBRO DE 2017 : estágio atual de utilização e exemplos de boas práticas. Pasqua & Graziano Associados - Consultoria, Concepção Estrutural e Projeto Escola

Leia mais

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO / NOTURNO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: OFICINA TEMÁTICA DE ALVENARIA ESTRUTURAL CÓDIGO: TAU040 CLASSIFICAÇÃO: Optativa PRÉ-REQUISITO: não tem CARGA HORÁRIA: TÉORICA

Leia mais

Caracterizar o comportamento físico, mecânico e químico dos materiais utilizados na construção civil.

Caracterizar o comportamento físico, mecânico e químico dos materiais utilizados na construção civil. Detalhes da Disciplina Código ENG1071 Nome da Disciplina MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL I Carga Horária 60 Créditos 4 Elementos de ciência dos materiais: tecnologia dos materiais usados em engenharia, agregados

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE SERVIÇOS

ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DE SERVIÇOS 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.751,90 1.1 Placa de obra em chapa de aço zincado, instalada 74209/1 2,50 m 2 380,00 950,00 1.2 Locação de obra com gabarito de madeira (AMPLIAÇÕES) 73992/1 72,90 m 2 11,00 801,90

Leia mais

ETAPAS DE UMA OBRA. Professora: Mayara Custódio Fonte:

ETAPAS DE UMA OBRA. Professora: Mayara Custódio Fonte: ETAPAS DE UMA OBRA Professora: Mayara Custódio Fonte: www.obraviva.com.br Site desenvolvido por uma família de Conselheiro Lafaiete (MG), com o intuito de explicar detalhadamente as etapas da construção

Leia mais