Informática e Internet Intermediário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informática e Internet Intermediário"

Transcrição

1 Informática e Internet Intermediário Programa Inclusão Digital Módulo 1 A Tecnologia e a Informática

2 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei Nº 9.610). Informações e Contato SGAN 601 Módulo K Edifício Antônio Ernesto de Salvo 1º andar Brasília CEP Telefone: Programa Inclusão Digital Presidente do Conselho Deliberativo João Martins da Silva Júnior Entidades integrantes do Conselho Deliberativo Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA Confederação dos Trabalhadores na Agricultura - CONTAG Ministério do Trabalho e Emprego - MTE Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA Ministério da Educação - MEC Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB Agroindústrias / indicação da Confederação Nacional da Indústria - CNI Secretário Executivo do SENAR Daniel Klüppel Carrara Chefe do Departamento de Educação Profissional e Promoção Social Andréa Barbosa Alves

3 Informática e Internet Intermediário Apresentação 3 Apresentação Olá! Seja bem-vindo(a) ao curso Informática e Internet Intermediário! Meu nome é Felipe e vou mostrar a você como a tecnologia e a informática estão presentes em nosso dia a dia e nos vários tipos de dispositivos que utilizamos ou podemos utilizar! Todos podem desenvolver as habilidades necessárias para a utilização dessas ferramentas, seja para o lazer, para os estudos, para o trabalho ou para a gestão do negócio rural. Siga em frente e aventure-se no universo da informática e da internet para impulsionar o seu negócio!

4 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 4 Módulo 1: A Tecnologia e a Informática Seja bem-vindo (a) ao Módulo 1 do Curso Informática e Internet Intermediário. A tecnologia e a informática mudaram a maneira de realizar as tarefas do dia a dia. Hoje com um computador conectado à internet podemos realizar compras, publicar e vender produtos, efetuar transações bancárias, procurar por novas informações até mesmo realizar um curso, como este. Neste módulo teremos uma base para os demais módulos do curso, por isso fique atento a todas as informações e as características dos assuntos abordados. A palavra informática deriva de duas outras palavras, a primeira é informação e a segunda é automática, ou seja, informação + automática = informática. Nos dias de hoje praticamente todas as profissões exigem um conhecimento mínimo de informática. Para digitar um documento, planilhas, realizar pesquisas na internet, enviar s, ou seja, praticamente tudo está sendo realizado pelo computador, seja ele um Desktop, Notebook ou até mesmo um Smartphone. Por esse motivo iniciaremos esse curso conhecendo e descobrindo cada um desses dispositivos. Vamos conferir então! Ao final deste módulo você deverá ser capaz de: identificar as diferenças entre os Desktops, notebooks, tablets e Smartphones no que se refere a sua tecnologia;

5 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 5 conhecer os computadores e seus sistemas operacionais; conhecer os diferentes navegadores; Imagino que você tenha ficado curioso (a) com tudo que vai aprender, estou certo? Então, vamos em frente! Tópico 1: Como funcionam desktops, notebooks e dispositivos móveis O computador é um equipamento que pode ser utilizado pelo usuário para tarefas variadas, como: digitação; jogos; acesso à internet; pesquisas, entre outras coisas. E existem várias classificações para os computadores como, por exemplo, Desktops, Notebooks, além dos dispositivos móveis. Neste tópico você vai conhecer cada uma dessas variações e como cada uma funciona. Acompanhe a seguir! Desktop: São compostos por um gabinete, monitor, teclado, mouse e, muitas vezes, acompanham um estabilizador e caixinhas de som. O Desktop, também chamado de computador de mesa fica instalado em um local fixo, não fornecendo mobilidade a você. No entanto, ele é mais resistente que os demais tipos de computadores. Dentre os vários tipos de computadores, ele normalmente consegue alcançar um desempenho superior aos demais. Recomendado para quem está iniciando no mundo da informática ou irá utilizar um computador em um escritório.

6 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 6 Notebooks: É muito utilizado hoje devido a sua grande mobilidade. É um computador portátil e pode ser guardado dentro de uma mochila ou bolsa. Ele possui um teclado, uma tela (Monitor), mouse estilo Touchpad (sensível ao toque) e tudo isso integrado, como se fosse apenas um. O Notebook possui também uma bateria que permite que o usuário utilize-o por um tempo mesmo fora da tomada de energia. O Notebook possui o mesmo sistema que um desktop, então se você já utilizou um desktop não terá dificuldades com um notebook. Tablets: Você já deve ter visto uma pessoa com uma prancheta de anotações na mão, com papel e caneta a pessoa faz as anotações que julga necessária. Agora imagine um computador que tenha o mesmo princípio, mas sem papel e caneta. O tablet tem uma tela sensível ao toque e com um teclado virtal na própria tela. Ele realiza praticamente todas as funções de um Desktop ou Notebook, com a diferença que temos todas as funções apresentadas em uma tela que é sensível ao toque. Podemos encontrar tablets com tamanho de telas de 7 à 13 polegadas, ou seja não são muito grandes. Por este motivo é que o tablet é considerado um ótimo recurso de apoio no auxilio na realização das tarefas que exigem um computador e mobilidade no seu dia a dia.

7 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 7 Smartphones: Vamos imaginar que você pudesse pegar os recursos de todos os tipos de computadores estudados e pudesse colocá-los em um dispositivo que coubesse no seu bolso, pois bem, este dispositivo é o Smartphone. Ele reúne algumas das principais funções de um computador, mas com a possibilidade de você poder realizar ligações como um celular. Podemos dizer que o Smartphone é um celular que evoluiu para um computador de bolso. Com o Smartphone você pode ter recursos como Internet sem fio (Wireless) em praticamente todos os lugares, internet 3G ou 4G pela operadora de serviço de telefonia, utilizar o recurso de GPS que está em praticamente em todos os Smartphones e ainda digitar planilhas ou documentos de texto, realizar pesquisas na internet, pagar uma conta no banco. Praticamente tudo que você faria com um Desktop, Notebook ou Tablet você pode fazer com o smartphone. Podemos encontrar Smatphones com tamanho de telas de 3 a 7 polegadas. Assim como os Tablets a tela do Smartphone é sensível ao toque. Agora que você conhece os tipos de computadores cabe a você decidir qual irá utilizar, considerando a sua necessidade. Por exemplo: Se você quer desempenho e pode manter um lugar fixo para o seu computador você deve optar por um Desktop. Se você quer mobilidade poderá escolher o Notebook, Tablet ou o Smartphone. Se sua escolha é substituir o Desktop e ter mobilidade a melhor escolha é o Notebook ou o Tablet. Agora se você precisa unir a mobilidade ao uso de um aparelho celular para ligações você deverá escolher o Smartphone.

8 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 8 Tudo tranquilo até aqui? Ainda temos muitas coisas novas para aprender, então se você estiver com alguma dúvida, pode retornar ao início do tópico e ler novamente ou entrar em contato com o seu tutor. Tópico 2: Os computadores e seus sistemas operacionais Depois de conhecido os tipos de computadores, agora irei lhe apresentar as funcionalidades dos diferentes tipos de sistemas operacionais encontrados nos diversos tipos de computadores. Pode parecer confuso, mas vou lhe mostrar que será muito tranquilo! Preparado (a)? Então vamos comparar os tipos de computadores e seus sistemas operacionais mais comuns de serem encontrados. Confira! Desktop / Notebook Windows É o sistema operacional mais utilizado no mundo, desenvolvido pela Microsoft. A primeira versão foi lançada em Em 2009 a Microsoft lançou o Windows 7, e em 2014 a Microsoft lançou o Windows 8, e liberou para testes o Windows 10. O Windows é muito fácil de ser utilizado, e é compatível com a maioria dos programas e peças do mercado, o que o torna tão popular. É muito comum quando você compra um computador que ele já venha com alguma versão do Windows instalada. O sistema da Microsoft é um sistema pago, então quando você compra o seu computador e ele já está com o Windows, você também está pagando por ele. Uma licença do Windows 7 por exemplo, pode variar de R$ 200,00 reais até R$ 500,00 dependendo da versão do sistema.

9 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 9 Linux O Linux foi desenvolvido por um programador chamado Linus Torvalds, que queria criar um sistema operacional personalizado para as suas próprias necessidades. O Linux é um sistema muito seguro, tanto que a quantidade de vírus desenvolvidos para ele são muito pequenas, tornando assim o Linux muito atrativo para quem não quer ter problema com vírus. No entanto, usuários que estão ingressando no mundo da informática muitas vezes encontram no Linux uma barreira devido a sua complexibilidade e incompatibilidade com alguns programas e peças do mercado. Como o Linux é um sistema gratuito e livre, ele permite que pessoas alterem configurações do seu sistema criando várias versões diferentes como o CentOS, Debian, Linux Educacional, Kurumin, Ubuntu, dentre tantos outros. O Linux é gratuito, deferente do seu concorrente Windows, a ideia é que o Linux seja um sistema criado por um conjunto de pessoas que desejam criar um sistema operacional melhor e que atendam as suas necessidades sem pagar por isso. MacOS O Macintosh Operating System foi desenvolvido pela Apple e lançado em É um sistema estável e confiável muito utilizado por quem quer alta performance e um equipamento com um visual bonito e inovador. Porém é um sistema operacional pago e proprietário desenvolvido especificamente para computadores MAC. A versão liberada pela Apple em 2014 foi o Yosemite.

10 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 10 Tablet / Smartphone Windows e Windows Phone Também desenvolvido pela Microsoft, o Windows possui versões para tablets, com recursos de toque na tela para facilitar a experiência com o sistema Windows. Podemos encontrar o sistema operacional da Microsoft em várias marcas de tablet, mas a Microsoft também possui o seu próprio tablet chamado Surface. E o Windows Phone é o sistema operacional desenvolvido pela Microsoft para dispositivos Smartphone. ios O ios foi desenvolvido pela Apple para seu iphone e é referência no segmento. Possui várias funcionalidades e recursos para o dia a dia no trabalho e também para diversão, sempre com funcionalidades inovadoras e com uma comunidade de seguidores muito grande. Muitos já tiveram vontade de ter o iphone, um dos mais desejados aparelhos smartphone. Com design diferenciado e ótimos recursos, sempre oferece grandes novidades para os aplicativos que nele podem ser utilizados. Android O Android é um sistema desenvolvido pela Google e lançado em Ele é o mais utilizado no mundo para tablets e Smartphones. É um sistema gratuito e de fácil utilização para o usuário. O Android é um sistema baseado em Linux. A maioria das empresas optam pela utilização do sistema Android para diminuir o custo dos seus aparelhos devido a grande procura dos usuários por aparelhos que o utilizem. Quantas informações importantes não é mesmo?! Agora você já conhece os sistemas operacionais disponíveis para os vários tipos de computadores, fique atento e escolha aquele que você tiver mais afinidade, não existe melhor ou pior, todos os sistemas são ótimos e possuem recursos incríveis. Sendo assim, cabe a você pesquisar e comprar aquele que melhor se adapta as suas necessidades e interesses.

11 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 11 e você estiver com alguma dúvida, pode retornar ao início do tópico e ler novamente, acessar os sites dos fabricantes e ler os recursos dos sistemas, ou entrar em contato com o seu tutor. Tópico 3: Os sistemas operacionais e seus navegadores Agora neste terceiro e último tópico do Módulo 1 iremos identificar os tipos de navegadores em computadores e seus sistemas operacionais. Iremos utilizar o que aprendemos até agora para que possamos entender este tópico de fechamento do primeiro módulo do nosso curso. Muitos chamam o navegador de Browser, sua função é interpretar os documentos da internet e transformá-los de uma maneira que o usuário possa interpretar. Então vamos nos apresentar aos navegadores. Verifique a seguir. Internet Explorer ícone Desenvolvido pela Microsoft para seu sistema operacional Windows. Todo computador com Windows possui o Internet Explorer. Para o Windows 7 podemos utilizar a versão 11 do navegador, que promete ser mais seguro e rápido que seus antecessores. Interface

12 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 12 Google Chrome ícone Desenvolvido pela Google, é um software gratuito e pode ser utilizado no Windows, Linux e MacOS. O Google Chrome é leve e rápido no carregamento de páginas e com grande utilização em dispositivos móveis. O software foi criado em 1998 e desde o seu desenvolvimento tem sofrido muitas alterações e melhorias. Interface Safari ícone Desenvolvido pela Apple para seus computadores com o sistema operacional MacOS, mas também existem versões para Windows. Um navegador estável e seguro com muitos adeptos e com grande utilização em dispositivos móveis. Interface

13 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 13 Mozilla Firefox ícone Desenvolvido pela Mozilla Foundation, sem fins lucrativos, foi criado inicialmente para sistemas Linux, mais possui versões para Windows e MacOS. Assim como o Google Chrome ele também sofreu muitas alterações. É um software leve e rápido e também muito seguro. Interface Opera ícone Desenvolvido pela Opera Software possui versões para Windows, Linux e MacOS. Um ótimo navegador, rápido seguro e com várias opções. Interface

14 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 14 Fácil não é mesmo?! Caso queira ter mais informações sobre os navegadores e sobre os sistemas que os desenvolveram acesse os sites dos fabricantes. Em caso de dúvidas não hesite com contatar o seu tutor. Siga em frente para concluirmos esse módulo. Tópico 4: Relembrando e concluindo Chegamos ao final do primeiro módulo deste curso. Quantas informações importantes! Espero que você esteja gostando do nosso curso! Aposto que agora você deve estar analisando qual tipo de computador comprar, qual sistema operacional e o navegador que você irá utilizar. Vamos relembrar rapidamente o que aprendemos neste módulo? Neste módulo você: identificou as diferenças entre os Desktops, Notebooks, Tablets e Smartphones no que se referem a sua tecnologia; conheceu os diferentes sistemas operacionais para vários tipos de dispositivos; conheceu as diferenças entre os navegadores em computadores e Sistemas Operacionais;

15 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 15 Tudo o que aprendemos até agora é muito importante e servirá de base para a continuação dos nossos estudos. Este módulo é apenas o primeiro passo da nossa caminhada, esteja preparado para aprender muitas outras coisas, ainda mais interessantes. Se ao final deste módulo você está com dúvidas, não hesite, você pode retornar e reler todos os tópicos ou entrar em contato com seu tutor. Vamos para o próximo módulo! Ainda temos muito a aprender! Mas antes, realize a atividade de final do módulo para que você possa verificar o seu aprendizado. Vamos lá!

16 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 16 Atividade de aprendizagem Chegamos ao final do Módulo 1 do Curso Informática e Internet Intermediário. A seguir, você realizará algumas atividades relacionadas ao conteúdo estudado neste módulo. Atenção: Será necessário que você acesse o Ambiente de Estudos ou entre em contato com a equipe de atendimento para registrar suas respostas no sistema, e também verificar as explicações de cada questão. O próximo módulo só será liberado após o registro das suas respostas. Caso você ainda tenha dúvidas ou se sinta inseguro com relação a algum dos conteúdos abordados, retome seus estudos e/ou entre em contato com nossa equipe de apoio. Preparado (a) para o desafio? Então, siga em frente! QUESTÕES: 1. Marque Verdadeiro (V) para as opções que são Sistemas Operacionais, e Falso (F) para as opções que não são Sistemas Operacionais. Windows Surface Linux ios Andoid ipad b) ( ) V F V V V F c) ( ) F V V F V V d) ( ) V V V F V F e) ( ) F V F V V F

17 Informática e Internet Intermediário Módulo Quais os Sistemas Operacionais mais comuns presentes nos computadores Desktop e Notebooks? Android, Windows Phone, e Windows. Windows, Linux, e MacOS. Mozilla, Google, Internet. 3. Quais os Sistemas Operacionais mais comuns presentes nos Tablets e Smartphones? Google Chrome, Linux, e Internet. Windows, Linux, e MacOS. Windows e Windows Phone, ios, e Android.

18 Informática e Internet Intermediário Módulo 1 18

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura CURSO Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura Este curso tem 20 horas 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada

Leia mais

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura CURSO Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura Este curso tem 20 horas 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada

Leia mais

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados

CLIPPING SERVICE. Clipping Service 2014 Todos direitos reservados CLIPPING SERVICE O que é o Android? O Android, na verdade, é um sistema operacional para aparelhos móveis como celulares (nesse caso, smartphones) e tablets. É ele que define o visual, os recursos e funcionalidades

Leia mais

Uma nova maneira de guardar suas coisas...

Uma nova maneira de guardar suas coisas... ZecaNunes.com.br Esta é uma publicação digital e trata de informações que estão frequentemente sendo atualizadas, então certifique-se que você tem a versão mais recente dessa obra clicando no botão a

Leia mais

Digitação. Programa Inclusão Digital. Módulo 1 As principais características do teclado

Digitação. Programa Inclusão Digital. Módulo 1 As principais características do teclado Digitação Programa Inclusão Digital Módulo 1 As principais características do teclado 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução

Leia mais

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft.

CARACTERÍSTICAS. é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. WINDOWS 10 CARACTERÍSTICAS WINDOWS 10 é a mais recente versão do sistema operacional da Microsoft. É Multiplataforma! Vários tipos de dispositivos! O Download pode ser instalado em PCs e dispositivos móveis

Leia mais

SOFTWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

SOFTWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry SOFTWARE Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É SOFTWARE? É a parte lógica de um computador; Ou seja, nada mais é que todo e qualquer programa utilizado pelos usuários; Gerado

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

Word 2010 Básico. Programa Inclusão Digital

Word 2010 Básico. Programa Inclusão Digital Word 2010 Básico Programa Inclusão Digital Módulo 1 Primeiros passos no Word 2010 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução

Leia mais

TUTORIAL PARA USO DA WEBCONFERÊNCIA

TUTORIAL PARA USO DA WEBCONFERÊNCIA TUTORIAL PARA USO DA WEBCONFERÊNCIA Estimados (as), Este tutorial foi desenvolvido para demonstrar como acessar a webconferência do curso Técnico em Informática para Internet, para os chats das unidades

Leia mais

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira

Introdução aos Sistemas Operacionais. Ricardo Ramos de Oliveira Introdução aos Sistemas Operacionais Ricardo Ramos de Oliveira E-mail: ricardo.ramos@ifsuldeminas.edu.br Cadastro Wiki USP Endereço: http://garapa.intermidia.icmc.usp.br/mediawiki Objetivos Conceituar

Leia mais

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online.

Apps na prática 1 Aviso Legal: Este material foi produzido e desenvolvido pela Fábrica de Aplicativos S.A para o curso presencial e online. Apps na prática 1 Índice O que é um app? 03 Sistemas operacionais 09 O que precisa para fazer um aplicativo? 12 Inspirações e casos de sucesso da Fábrica 15 Apresentação da Fábrica 19 Como estruturar o

Leia mais

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura

Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura CURSO Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura Este curso tem 20 horas 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 58/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 58/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone

Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone Imprima de forma fácil do seu ipad, ipod Touch e iphone Date : 10 de Fevereiro de 2014 Actualmente, com o aparecimento dos dispositivos móveis, passamos a imprimir menos tanto em casa como no escritório.

Leia mais

Acessando ao espaço do aluno: SISTEMA IDEG

Acessando ao espaço do aluno: SISTEMA IDEG Aviso: O IDEG utiliza sistema de segurança de informação e conteúdo em suas aulas. Os vídeos e todo o conteúdo apenas podem ser acessados utilizando o navegador específico. Ou seja, é fundamental que você

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância 1 Processo Seletivo Inscrições até ( % de desconto nas parcelas do curso) Para garantir os % de desconto nas parcelas do curso, será necessário concluir

Leia mais

Processo de Matrícula

Processo de Matrícula Processo de Matrícula Este guia foi feito para te ajudar no processo de matrícula online. Para garantir a matrícula do seu filho você não precisa nem sair de casa. O processo é bem simples, fácil e intuitivo.

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Como Configurar Unifi-AcessPoint Unifi é um adaptador / Acess Point (AP)de rede sem fio ideal para redes WiFi de alto desempenho. Por meio desse dispositivo é possível estender sua rede WiFi em mais 180

Leia mais

Fundamentos de Sistemas Operacionais

Fundamentos de Sistemas Operacionais Fundamentos de Sistemas Operacionais Aula 3 Princípios de Sistemas Operacionais Prof. Belarmino Existem dezenas de Sistemas Operacionais executando nos mais variados tipos de maquinas. Os mais conhecidos

Leia mais

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook

Descubra o Chromebook. Configure o seu Chromebook. Trabalhe com seu Chromebook 01 02 03 04 Descubra o Chromebook Perguntas frequentes Configure o seu Chromebook Primeiro uso Personalize o seu Chromebook Instalação de aplicativos Trabalhe com seu Chromebook Utilização de funções 01

Leia mais

Guia de Navegação PORTAL PLANNETA EDUCAÇÃO. www. plannetaeducacao.com.br. transformando o aprendizado

Guia de Navegação PORTAL PLANNETA EDUCAÇÃO. www. plannetaeducacao.com.br. transformando o aprendizado Guia de Navegação PORTAL PLANNETA EDUCAÇÃO transformando o aprendizado www. plannetaeducacao.com.br APRESENTAÇÃO Olá! Seja bem-vindo ao portal Planneta Educação. O Guia de Navegação é um documento que

Leia mais

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO

LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO LAUDO DE ANÁLISE DA PROVA DE CONCEITO Aos vinte dias do mês de dezembro de dois mil e dezoito, às nove horas, na sede do CM Granpal, localizado na avenida das Indústrias, quatrocentos e sessenta e nove,

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS

INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS INFORMÁTICA (NCINF) SOFTWARE SISTEMAS OPERACIONAIS Basicamente, são formados por Programas de controle (de equipamentos e de trabalhos) Programas utilitários Características Trabalha com a CPU e gerencia

Leia mais

Como enviar dados para o MMM19

Como enviar dados para o MMM19 Como enviar dados para o MMM19 Existem 3 maneiras de enviar dados para Maio, Mês de Medição de 2019. 1) Usando o aplicativo (em um computador ou um dispositivo móvel/tablet) 2) Usando o formulário on-line

Leia mais

WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE

WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE WINDOWS 7 O COMPUTADOR E SEUS COMPONENTES HARDWARE O hardware é a parte física da máquina, ou seja, tudo aquilo que é tangível (que pode ser tocado). Exemplos: monitor, teclado, mouse, gabinete, componentes

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Aula 1 Vidal. Ronnison Reges 1 1 Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Parangaba Centro Universitário Estácio do Ceará 2018 Vidal. Ronnison Reges (Centro Universitário

Leia mais

Manual Utilização Planos BNT. Acesso ao Painel BNT:

Manual Utilização Planos BNT. Acesso ao Painel BNT: Manual Utilização Planos BNT Acesso ao Painel BNT: http://sip.falebnt.com.br/index.php?ui_language=brazilian Obs: Você receberá um Email com o Usuário e Senha de sua Conta BNT, após a Assinatura de um

Leia mais

INFORMATIVO 1ª e 2ª EDIÇÃO 2018

INFORMATIVO 1ª e 2ª EDIÇÃO 2018 1. Apresentação O Curso Fundamentos da Administração Esportiva (FAE) é uma das iniciativas dos Programas da Solidariedade Olímpica (SOI) do Comitê Olímpico Internacional (COI), para o desenvolvimento administrativo

Leia mais

Multifuncional HP DeskJet Ink Advantage 3776

Multifuncional HP DeskJet Ink Advantage 3776 Impressão sem fio que se adapta a seu orçamento, estilo e espaço Economize espaço e obtenha a potência e a independência da impressão de que você precisa com o menor multifuncional do mundo 1 Lide facilmente

Leia mais

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos:

Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: PRIMEIRO ACESSO Para o primeiro acesso ao ambiente Virtual de Aprendizagem UCS Online, siga os seguintes passos: 1 - Acesse o endereço ucsonline.senior.com.br utilizando um navegador web. 2 - Informe seu

Leia mais

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Linux ubuntu. Professor Márcio Hunecke. Informática Linux ubuntu Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática LINUX UBUNTU Ubuntu é um sistema operacional baseado em Software Livre 1, construído a partir do núcleo Linux,

Leia mais

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador.

Aviso sobre o produto. Este guia descreve os recursos comuns à maioria dos modelos. Alguns recursos podem não estar disponíveis em seu computador. Início Copyright 2013 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca comercial registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste documento estão sujeitas

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.2 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.2 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense 3.2 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense February 2018 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense February 2018 Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2018 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

Aplicativo manual do usuário

Aplicativo manual do usuário Aplicativo manual do usuário Apresentação Os aplicativos foram desenvolvidos para aprimorar a sua experiência auditiva e permitir que você aproveite melhor os seus aparelhos auditivos. Nossos inovadores

Leia mais

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência.

Figura 1 QR Code para o download do Cata Ciência. CAPÍTULO IV - BEM VINDO AO CATA CIÊNCIA Nesse capítulo será disponibilizado o link para o download do aplicativo e a apresentação de todas as abas que compõem o aplicativo Cata Ciência como: Mapa da Ciência,

Leia mais

SISTEMA IP-PLANOS. Planejamento e Acompanhamento Empresarial

SISTEMA IP-PLANOS. Planejamento e Acompanhamento Empresarial SISTEMA IP-PLANOS Planejamento e Acompanhamento Empresarial O QUE É O SISTEMA IP-PLANOS Solução desenvolvida em ambiente WEB para fazer, de forma simples, a elaboração e acompanhamento minucioso da gestão

Leia mais

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO

Campus Samambaia INFORMÁTICA PROFESSOR ALESSANDRO SOFTWARE TIPOS DE SISTEMA OPERACIONAIS Para os computadores: MAcOX Linux Windows Presente nos computadores da Apple conhecidos como Mac. O Linux possui varias distribuições gratuitas desse sistema operacional,

Leia mais

Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia

Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Passo-a-passo: como abrir os e-pubs sobre Astronomia Autores: Rafael da Rocha Ferreira, mestrando do MNPEF Orientador: Prof. Dr. Marcos Veríssimo Alves

Leia mais

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher?

SO Conceitos Básicos. Gerência. Objetivos do SO 07/05/2011. Qual sistema operacional escolher? Qual sistema operacional escolher? INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 SO Conceitos Básicos UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: SISTEMA OPERACIONAL USO E OPERAÇÃO Em torno do computador

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.0 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.0 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense 3.0 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Apresentação da Disciplina

Apresentação da Disciplina Apresentação da Disciplina Laboratório de Sistemas Operacionais Prof. Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br Sobre o professor... Fernando Nakayama de Queiroz fernando.queiroz@ifpr.edu.br

Leia mais

Excel 2010 Básico. Programa Inclusão Digital

Excel 2010 Básico. Programa Inclusão Digital Excel 2010 Básico Programa Inclusão Digital Módulo 4 Aplicação de fórmulas no Excel 2010 2015. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Administração Central. Todos os direitos reservados. A reprodução

Leia mais

Manual de Acesso básico

Manual de Acesso básico Manual de Acesso básico 1. Criando seu login e senha para acesso personalizado a) De um dos computadores da instituição, acesse www.evolution.com.br b) No canto superior direito da tela, clique em Login

Leia mais

Assim, ao armazenar em cache elementos como HTML, CSS, JS e imagens, o navegador reduz drasticamente o tempo de carregamento e o uso de recursos.

Assim, ao armazenar em cache elementos como HTML, CSS, JS e imagens, o navegador reduz drasticamente o tempo de carregamento e o uso de recursos. Sumário O que é Cache do Navegador?... 2 O que são dados em cache?... 2 O que limpar o cache faz?... 2 Por que limpar o cache?... 2 Como limpar o cache do navegador em plataformas desktop... 3 Google Chrome...

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR

SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, TURISMO E LAZER UNIDADE ESCOLAR RESUMO Com este primeiro módulo o aluno deverá: # Compreender o conceito de soft livre e proprietário;

Leia mais

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016

e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 e-volution Tutorial de utilização Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas / SEIB 2016 Sobre a e-volution Biblioteca virtual com conteúdo atualizado, multimídia e interativo Acervo customizado de acordo

Leia mais

Instruções de utilização Surgical Information System 1.0

Instruções de utilização Surgical Information System 1.0 Instruções de utilização 1.0 Bem-vindos Agradecemos a confiança que depositou na marca KARL STORZ. Tal como todos os nossos produtos anteriores, também este é o resultado da nossa ampla experiência e esmero.

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense September 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense September 2017 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas

Sistema Operacional. Operação de Computadores e Sistemas Sistema Operacional Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2017 1/23 Introdução O que é Sistema Operacional (SO) para você? 2/23 Introdução

Leia mais

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01

Prof. Sergio Koch. Internet & Intranet. Aula 01 Prof. Sergio Koch Aula 01 Internet e Intranet são conceitos fundamentais para quem estuda Informática para concursos. Nessa AULA 01, iremos comparar as definições para, posteriormente, analisarmos algumas

Leia mais

A Maior Plataforma de Revistas Digitais do País

A Maior Plataforma de Revistas Digitais do País A Maior Plataforma de Revistas Digitais do País Somos parceiros de 25 editoras e temos mais de 180 títulos no nosso catálogo. Nosso compromisso é entregar diversidade de conteúdo para o usuário GoRead.

Leia mais

Módulo 2 Criando uma conta de no Canal do Produtor

Módulo 2 Criando uma conta de  no Canal do Produtor Módulo 2 Criando uma conta de e-mail no Canal do Produtor Apresentação do módulo 2 Boas vindas ao módulo 02! Neste módulo iremos aprender como criar uma conta de e-mail pelo Canal do Produtor. Outras vantagens

Leia mais

Tecnologia Educacional

Tecnologia Educacional Módulo 01 Tecnologia Educacional Educação Tradicional e Educação com Tecnologia O profissional da educação e o uso da tecnologia como ferramenta de apoio pedagógico Percurso Histórico da tecnologia educacional

Leia mais

Manual do Aluno Portal Educacional

Manual do Aluno Portal Educacional Manual do Aluno Portal Educacional Sumário Apresentação... 3 1. Portal Educacional... 3 1.1. Acesso ao Portal... 3 1.2. Área acadêmica... 4 1.3. Financeiro... 5 1.4. Emissão de Relatórios... 7 2. Portal

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones

Sidicom S4. Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones Sidicom S4 Tutorial acesso ao S4 via tablets e smartphones Agora você pode acessar o S4 de seus dispositivos móveis! Quer utilizar o sistema S4 (Sistema de gestão empresarial Sidicom) em um tablet ou smartphone?

Leia mais

apresentação olho de gato

apresentação  olho de gato olho de gato O sistema Olho de Gato é uma ferramenta que tem como objetivo principal proporcionar agilidade para novos negócios para revendas de veículos. apresentação O sistema é formado por dois aplicativos,

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary

Introdução à Informática. Professor: Francisco Ary Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é Software? parte lógica de um sistema computacional; sequência de instruções interpretada e executada por um computador(processador); Principais

Leia mais

Erro! Indicador não definido.

Erro! Indicador não definido. Sumário 1. Acessar o Site para Inscrições Online do EJA... 3 2. Página Inicial... 3 3. Local de Prova... 3 4. Escolher Local de Prova por Região... 4 5. Cadastro... 5 6. Responsável pelo Contrato... 7

Leia mais

Minizinha manual de uso

Minizinha manual de uso Minizinha manual de uso Conteúdo da embalagem 1 Minizinha 1 Cabo micro USB 1 Manual de uso 1 Manual do fabricante 1 Adesivo das bandeiras Sumário 1. Baixe o aplicativo PagSeguro Vendas 2. Configure sua

Leia mais

Histórico e definição

Histórico e definição Histórico e definição Introdução Qualquer empresa que tenha uma infraestrutura de computadores utiliza a interconexão por meio de redes para compartilhamento e segurança das informações. Já pensou ter

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense June 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense June 2017 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense June 2017 Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2017 QlikTech International AB. Todos os direitos

Leia mais

Manual do Aluno Portal Educacional

Manual do Aluno Portal Educacional Manual do Aluno Portal Educacional Sumário Apresentação... 3 1. Portal Educacional... 3 1.1. Acesso ao Portal... 3 1.2. Área Acadêmica... 4 1.3. Financeiro... 5 1.4. Emissão de Relatórios... 7 3 Apresentação

Leia mais

Microsoft Office 365 Acesso ao , calendário e contatos

Microsoft Office 365 Acesso ao  , calendário e contatos Microsoft Office 365 Acesso ao e-mail, calendário e contatos Este documento contém orientações para configurar o acesso ao e-mail usuário@m.unicamp.br em diversos tipos de dispositivos, assim como realizar

Leia mais

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO!

OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! OI CLOUD SEJA BEM-VINDO! O QUE É O OI CLOUD? O Oi Cloud é um serviço de armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Esses arquivos ficarão acessíveis a partir de qualquer dispositivo,

Leia mais

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz

Informática Sistemas Operacionais Aula 5. Cleverton Hentz Informática Sistemas Operacionais Aula 5 Cleverton Hentz Sumário Introdução Fundamentos sobre Sistemas Operacionais Gerenciamento de Recursos Interface Com Usuário Principais Sistemas Operacionais 2 Introdução

Leia mais

1) Quais planos têm direito aos filmes e séries on-line do Crackle e HBO GO?

1) Quais planos têm direito aos filmes e séries on-line do Crackle e HBO GO? 1) Quais planos têm direito aos filmes e séries on-line do Crackle e HBO GO? Todos os combos com Banda Larga a partir da velocidade de 5 mega terão acesso aos filmes e séries online do Crackle e HBO GO.

Leia mais

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.1 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Requisitos do sistema para o Qlik Sense. Qlik Sense 3.1 Copyright QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Requisitos do sistema para o Qlik Sense Qlik Sense 3.1 Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2016 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Leia mais

5 Infraestrutura de TI

5 Infraestrutura de TI Hardware consiste na tecnologia para processamento computacional, armazenamento, entrada e saída de dados. Ex: grandes mainframes, servidores, computadores pessoais, laptops e dispositivos móveis. 1 2

Leia mais

Este Guia do Usuário aplica-se aos seguintes modelos:

Este Guia do Usuário aplica-se aos seguintes modelos: Guia do AirPrint Este Guia do Usuário aplica-se aos seguintes modelos: HL-L340DW/L360DN/L360DW/L36DN/L365DW/ L366DW/L380DW DCP-L50DW/L540DN/L540DW/L54DW/L560DW MFC-L700DW/L70DW/L703DW/L70DW/L740DW Versão

Leia mais

de Redes de Computadores Linux

de Redes de Computadores Linux Curso de Formação Continuada de Configuração de Redes de Computadores Linux Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello

Leia mais

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo

Manual do Usuário Vivo Sync. Manual do Usuário PORTAL WEB. Versão Copyright Vivo Manual do Usuário PORTAL WEB Versão 1.7.5 Copyright Vivo 2016 http://vivosync.com.br 1 1 O que é Vivo Sync?... 4 2 Como acessar o Vivo Sync Portal Web?... 5 3 Como funciona o Vivo Sync Portal Web?... 6

Leia mais

Scopia Desktop Client do CFN

Scopia Desktop Client do CFN Scopia Desktop Client do CFN Este manual explica como preparar seu cliente Scopia Desktop para usá-lo pela primeira vez. O Scopia Desktop Client não precisa de configurações para ser usado, mas existem

Leia mais

O que é o Vivo Protege? Para que serve cada serviço do Vivo Protege? Como faço para desinstalar os aplicativos do Vivo Protege?

O que é o Vivo Protege? Para que serve cada serviço do Vivo Protege? Como faço para desinstalar os aplicativos do Vivo Protege? O que é o Vivo Protege? O Vivo Protege é a combinação de até cinco serviços: Vivo Segurança Online + Vivo Sync + Vivo Resolve + Vivo Wi-Fi Seguro + Vivo Filhos Online. Com eles o usuário pode navegar com

Leia mais

Manual de configuração da rede Wireless - UNISINOS

Manual de configuração da rede Wireless - UNISINOS - UNISINOS 1. Configurando rede em computadores e notebook da Unisinos...2 2. Configurando rede em computadores e notebook pessoais...4 2.1 Sistema Operacional Microsoft Windows 7...4 2.2 Sistema Operacional

Leia mais

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software

Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Sistemas de Informação (SI) Infraestrutra de Tecnologia da Informação (TI): Software Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá Universidade Federal de Goiás (UFG) Regional Goiânia (RG) Faculdade de Ciências

Leia mais

Exportação para dispositivos móveis

Exportação para dispositivos móveis Exportação para dispositivos móveis Dispositivos móveis como celulares e tablets têm cada dia mais capacidade e recursos, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos. A partir da V17, os sistemas

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA DIGITAÇÃO DOS RELATÓRIOS REVISÃO: 01

PROCEDIMENTOS PARA DIGITAÇÃO DOS RELATÓRIOS REVISÃO: 01 PROCEDIMENTOS PARA DIGITAÇÃO DOS RELATÓRIOS REVISÃO: 01 SUMÁRIO Passo 1. Acesso ao Site 03 Passo 2. Digitação 07 Configuração do Modo de Compatibilidade 15 Contatos 20 2 PASSO 1. Acesso ao site INSTRUÇÕES:

Leia mais

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS)

Sistema Operacional. O S.O. é o programa mais importante do computador. - Realizar a interação entre o usuário, o hardware e o firmware -(BIOS) O S.O. é o programa mais importante do computador. É um controlador intermediário que fica entre os softwares da categoria dos aplicativos e o hardware. Ele é o tradutor / intérprete das nossas interações

Leia mais

Escrito por TQS Admin Ter, 27 de Março de :47 - Última revisão Ter, 27 de Março de 2012

Escrito por TQS Admin Ter, 27 de Março de :47 - Última revisão Ter, 27 de Março de 2012 Dispositivos móveis como celulares e tablets têm cada dia mais capacidade e recursos, tornando-se uma ferramenta indispensável para muitos. A partir da V17, os sistemas TQS passaram a exportar desenhos,

Leia mais

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância

Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância Etapas do Processo Seletivo Pós-Graduação a Distância 1 Processo Seletivo Inscrições até 19/04/2019 (10% de desconto nas parcelas do curso) Para garantir os 10% de desconto nas parcelas do curso, será

Leia mais

Informática. Novidades do Mozilla Firefox. Professor Márcio Hunecke.

Informática. Novidades do Mozilla Firefox. Professor Márcio Hunecke. Informática Novidades do Mozilla Firefox Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática Aula XX NOVIDADES DO MOZILLA FIREFOX Funcionalidades retiradas Firefox Hello Essa funcionalidade

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop

Guia de Uso. Certisign MobileID Desktop Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/43 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. PRÉ - REQUISITOS... 3 4. AMBIENTES HOMOLOGADOS... 3 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO MOBILEID DESKTOP...

Leia mais

Domine seu PABX Instale no Windows, Linux ou na Nuvem. Por que escolher 3CX?

Domine seu PABX Instale no Windows, Linux ou na Nuvem. Por que escolher 3CX? Domine seu PABX Instale no Windows, Linux ou na Nuvem Por que escolher 3CX? 3CX: Sua Plataforma de Comunicações Unificadas PABX baseado em Software Multiplataforma: Windows, Linux, Nuvem, Mini Aparelho

Leia mais

Afinal, o que é Android?

Afinal, o que é Android? 1 de 5 26/11/2013 10:10 notícias esportes entretenimento vídeos tecnologia ASSINE JÁ CENTRAL E-MAIL ENTRAR TechTudo 05/01/2011 10h56 - Atualizado em 03/07/2012 11h44 Afinal, o que é Android? Beline Cidral

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi SOFTWARES

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  SOFTWARES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SOFTWARES 2 2 SOFTWARES CONCEITO Conjunto alterável de instruções ordenadas e lógicas

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS PARA MANUSEIO DOS SISTEMAS DE PROCESSO ELETRÔNICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS PARA MANUSEIO DOS SISTEMAS DE PROCESSO ELETRÔNICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO DE PROGRAMAS PARA MANUSEIO DOS SISTEMAS DE PROCESSO ELETRÔNICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS NOSSO TRABALHO NOSSA CONQUISTA OS PROGRAMAS NECESSÁRIOS Sistema Operacional

Leia mais

Sumário I. PERGUNTAS INICIAIS: UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO Posso utilizar somente o aplicativo para fazer os registros? 4

Sumário I. PERGUNTAS INICIAIS: UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO Posso utilizar somente o aplicativo para fazer os registros? 4 Guia de Dúvidas Sumário I. PERGUNTAS INICIAIS: UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO 4 1. Posso utilizar somente o aplicativo para fazer os registros? 4 2. Posso utilizar o aplicativo para as provas de quais anos da

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle.

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Windows Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Introdução a Informática PROF. DANIEL BRANDÃO www.danielbrandao.com.br Me apresentando Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Na informática desde

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Monitor de eventos 7 Mensagens 8 Blocos 9 Painel 10 Calendário 11 Arquivos Privados 12 Área da

Leia mais