GUA SHA - NA ESTÉTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUA SHA - NA ESTÉTICA"

Transcrição

1 GUA SHA - NA ESTÉTICA

2 Gha Sha na estética Ideograma 刮 Guá = Raspar / esfregar 痧 Shá = Petéquias de sangue na pele (Energia Perversa)

3 História A historia do Gua Sha começou em tempos muito antigos na China, começou a ser descrita aproximadamente na dinastia Han Ocidental (206 a.c.). Além da China, esse método também é utilizado nos países do sudeste Asiático, pelos camponeses, que utilizavam materiais com formas arredondadas para haver o deslizamento na pele, como por exemplo, a moeda de cobre e o chifre de búfalo.

4 História Essa técnica é passada de geração para geração com finalidade mais preventiva do que o próprio tratamento da patologia. No Brasil a terapia do GUA SHA ganhou evidência a partir de 2002, quando começaram a surgir escolas com os primeiros cursos de extensão nesse segmento da saúde.

5 História O GUA SHA, portanto, é uma antiga ferramenta terapêutica chinesa usada para tratar diversos problemas de pele, musculares e circulatórios (remove bloqueios de energia), entre outras funções.

6 História Essa importante ferramenta vem sendo esquecida ou desprezada ultimamente, tornando-se quase inexistente na sociedade brasileira. A literatura sobre essa técnica é muito precária ainda em português, ou seja, quase nada se encontra a respeito. As publicações em sua grande maioria estão em inglês e chinês.

7 Falaremos aqui, um pouco do GUA SHA aplicado na estética, explanando: A correlação das linhas de tensão da pele com os ZANG FU; O mecanismo fisiológico da terapia de raspagem; O método de aplicação do GUA SHA na face e A análise dos movimentos do GUA SHA nos pontos SHU DORSAIS.

8 Linhas de tensão da pele com o ZANG FU Tensão estática, são características genéticas e estruturais da derme existentes na pele do ser humano. Tensão dinâmica, são combinações de forças relacionadas à gravidade, ações voluntárias dos músculos e a mímica facial.

9 Linhas de tensão da pele com o ZANG FU A pele jovem e saudável permite a liberdade dos movimentos faciais, é extensível, provoca tensões naturalmente estáticas e dinâmicas, que se inter-relacionam e se assemelham ao movimento do YIN e o YANG.

10 Linhas de tensão da pele com o ZANG FU Alguns fatores são fundamentais para a análise da face e pescoço na observação do terapeuta: 1)cor desta pele; se ocorrem descamações ou despigmentações no tecido conjuntivo. 2) nutrição da pele, se é oleosa, seca ou normal.

11 Linhas de tensão da pele com o ZANG FU 3) palpação, firmeza, flacidez, dor, engrossamento na pele.

12

13 Mecanismo Fisiológico: Na China, os profissionais entendem que o hematoma produzido na aplicação da terapia de raspagem é previsto e natural no decorrer do tratamento, pois trata-se, da exteriorização da doença, não causando surpresa e nem incômodo essas marcas. Mas aqui no Ocidente, encontramos dificuldade na aplicação da técnica devido a agressividade e o hematoma gerado.

14 Os efeitos terapêuticos através do GUA SHA são: Através da fricção e o deslizamento da raspagem local, ativa-se mais de uma classe de mecanorrecptores em diferentes combinações de regeneração e reconstrução dos canais sensórias, produzindo uma ação reflexa indireta, liberando substâncias vasoativas que, na sequencia estimulam as terminações nervosas receptoras.

15 No decorrer do movimento, temos o efeito circulatório, aquecimento e aumento da velocidade do fluxo sanguíneo, devido ao deslocamento constante do sangue através dos vasos; melhora da circulação sanguínea periférica; eliminação de toxinas acumuladas no corpo; oxigenação dos músculos e aumento do tônus muscular.

16 Método de aplicação do GUA SHA na face: Sempre tomar alguns cuidados para não provocar o excesso de SHA (hematomas), a intensão do tratamento nesta região será para remoção das células mortas na pele e rejuvenescimento facial.

17 Rugas profundas; Rugas finas ao redor dos olhos e boca; Redução da flacidez de pálpebras superior e inferior; Previne flacidez do pescoço; Diminui olheiras e manchas; Sequelas de acnes; Paralisia facial;

18 Cicatrizes com aderência; Distúrbios da ATM; Sinusites.

19 Contra indicado em: Tumores malignos ou benignos; Eczema; Psoríase; Fragilidade capilar; Edemas pós - mastectomia; Tromboflebite;

20 Gravidez; Processo infecciosos na pele como furúnculos; Herpes Zooster.

21 Funções Energéticas: Drenar o QI e o XUE, para que através do suor sejam expelidas as toxinas do corpo; Dispersar os canais e colaterais, removendo o frio, calor, umidade, secura; Faz a limpeza do calor perverso, tratando a dormência e dor por consequência da má circulação do XUE.

22 Transforma e transporta o QI acumulado dos ZANG FU, promovendo equilíbrio do YIN e YANG; Reforça o QI do sistema BA/E, ativando o metabolismo e o WEI QI; Remove a obstrução do QI e XUE nos vasos sanguíneos. Facilita a formação do JIN YE, melhorando a distribuição dos líquidos corpóreos;

23 Aquece o Rim, alivia a umidade, restabelecendo o caminho dos líquidos orgânicos; Tonifica o YANG geral.

24 Tipos de manobras: Pressão do movimento: fricção forte com movimentos circulares nos pontos de acupuntura. Deslizamento do movimento: raspagem rápida, para o desbloqueio da linha de tensão. Frequência do movimento: raspar 5 vezes simultâneas para cada posição do GUA SHA

25 Direção do movimento facial: para cima no sentido da linha do cabelo, para os lados no sentido da orelha. Direção do movimento na coluna vertebral: para cima no sentido da nuca e para as laterais do corpo.

26

27

28 Intensidade do tratamento: duas aplicações consecutivas para os pontos de acupuntura em um mesmo posicionamento. Tempo do tratamento: duas vezes por semana no primeiro mês, uma vez por semana no segundo mês.

29 Obs.: Após a aplicação da terapia de raspagem GUA SHA, algumas precauções devem ser tomadas como: Não usar maquiagem ou qualquer outro produto químico ou ainda aparelhos que aqueçam ou esfriem demais o rosto por mínimo de 4 horas. Não lavar o rosto com água por 2 horas. Usar a técnica para finalizar tratamento ou sozinho.

30 Aplicação nos pontos SHU DORSAIS Para que ocorra atenuação de rugas e linhas de expressão, é necessário o desbloqueio de estagnações energéticas que ficam pelo corpo, que podem ser antigos ou recentes e de natureza YIN ou YANG.

31 Para o bom funcionamento do Sistema Nervoso (SHEN) é necessário o livre fluxo de QI e XUE nos canais e colaterais e principalmente nos canais DU MAI(VG) e PANGGUANG(B). Esses dois canais são de natureza YANG, sustentam a coluna vertebral, se relacionam com a medula espinal, núcleos pontino, mesencéfalo, amigdala, hipotálamo e córtex cerebral, quando seus acupontos são estimulados, promovem a ativação de sistemas opióides.

32

33 Método do GUA SHA Iniciar a massagem na 5 a. vértebra lombar com pressão e cinco movimentos circulares no mesmo local.

34 Na sequencia do posicionamento 1 e movimento 2, deslizar o GUA SHA no músculo sacroespinhal, ligamentos e músculos transversos, musculo latíssimo dorsal, músculos serráteis superior e inferior, músculo trapézio e musculo romboide, seguindo verticalmente o sentido das vértebras torácicas até cervicais.

35 Na sequencia do posicionamento 3 e movimento 4, iniciar o deslizamento com o GUA SHA, à 0,5 cun do processo espinhoso da vértebra lombar até a cervical, seguindo o sentido horizontal para a raspagem dos músculos paravertebrais.

36

37

38 Materiais utilizados: Colheres de porcelana, pedra de Jade e uma variedade de materiais fabricados pelos chineses são utilizados pelos GUASHA-TERAPEUTAS (como são chamados os terapeutas que aplicam essa técnica).

39 Mais a mais aceita pelos terapeutas é a pedra de Jade, que tem natureza neutra e conduz melhor o QI, tem também a misticidade da própria pedra (que simboliza pureza e serenidade; proteção; traz sorte e inspira sentimentos de amizade).

40

41

42 Bibliografia Gua Sha na estética Gua Sha na Estética Facial Terapia de Raspagem Magali Sefrian Tratado de Acupuntura Estética Luiz Calor Fornazieri Livro Dourado da Acupuntura em Dermatologia e Estética Ysao Yamamura Manual de Acupuntura- Peter Deadman Pesquisa em Internet

43 Obrigada! ANA PAULA BARBIERI Acupunturista, Supervisora do Ambulatório de Estética e Professora da Ebramec. anapaulabarbieri@ig.com.br

2012 2012 MSC. MAGALI SEFRIAN FISIOTERAPEUTA ESPECIALISTA em ACUPUNTURA magalisefrian.guasha@gmail.com magalisefrian.guasha@gmail.com Na China, a História do Gua Sha data desde muito antigamente. Esta

Leia mais

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO

10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO 10 CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTÉTICA HAIR BRASIL EXPO CENTER NORTE SÃO PAULO Prof. Ms. Glauco Fernandes RESULTADOS OBTIDOS COM A ACUPUNTURA ESTÉTICA NO REJUVENESCIMENTO FACIAL Beleza não tem a ver só

Leia mais

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE

SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE SUBSTÂNCIAS FUNDAMENTAIS QI, XUE E JIN YE Elaborado por Denise Darin MEDICINA OCIDENTAL X MEDICINA ORIENTAL A Medicina Ocidental está baseada na estrutura. * A Medicina Oriental (Medicina Tradicional Chinesa)

Leia mais

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens

Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Lista de Workshops 4 Horas cada Origens Workshop de Massagem de Pedras Quentes 4 Horas A Massagem Geotermal é uma terapia corporal holística, que utiliza pedras vulcânicas, basálticas, aquecidas, para

Leia mais

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos

O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS. Alberto Bastos 1 O USO DOS CANAIS LIU JING OU SEIS CANAIS INTRODUÇÃO Alberto Bastos No final dos anos 80, tive meu primeiro contato com a técnica de tratamento da dor pelos canais LIU JING, denominado pelo Dr. Ysao Yamamura

Leia mais

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE

MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE MÉTODO DE SELEÇÃO DE PONTOS MÉTODO LOCAL DISTANTE Como selecionar pontos? Critérios para selecionar pontos Que critérios são esses? Lembrete Diagnóstico pronto antes!!! QP Diagnóstico Principio de tratamento

Leia mais

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi

Vasos Maravilhosos. Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Dr. Juliano C. Franceschi Vasos Maravilhosos Vaso Concepção (Ren( Mai) Yin Vaso Penetrador (Chong Mai) Vaso Yin de Conexão (Yin Wei Mai) Vaso Yin do Calcanhar (Yin Qiao Mai) Yang Vaso

Leia mais

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso

Nasopuntura Rinopuntura. Renato Fleury Cardoso Nasopuntura Rinopuntura Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com O HOMEM Céu Anterior X Céu Posterior Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com RINOPUNTURA Nariz Pulmão - Diafragma Renato Fleury

Leia mais

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável.

O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. O spa Refúgio do Império conta com uma equipe de profissionais preparados para atendê-los num ambiente tranquilo e agradável. Considerado uma referência em wellness, o nosso spa oferece praticas terapêuticas-corporais,

Leia mais

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo.

Pode ser aplicada a partes do corpo ou continuamente a todo o corpo. MASSAGEM RELAXANTE Universidade do Sul de Santa Catarina Curso de Cosmetologia e Estética Unidade de Aprendizagem: Técnicas de Massagem Terapêutica Prof.ª Daniella Koch de Carvalho MASSAGEM RELAXANTE A

Leia mais

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES.

DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. DISCIPLINA DE ACCE TURMA: CANAIS DE ENERGIA TENDINO MUSCULARES (JING JIN) JING JIN CANAL / MERIDIANO MÚSCULOS / TENDÕES. 1 MORFOLOGIA DOS JING JIN: Fazem parte da Superfície do corpo (Meio Externo); Não

Leia mais

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP

Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP Aula Inaugural Acupuntura Veterinária 2ª Turma Lato Sensu INESP 1. História da Acupuntura 1.1. História da Acupuntura geral 1.2. História da Acupuntura Veterinária 1.3. Filosofia chinesa taoísmo 1.4. Pensamento

Leia mais

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso

Acupuntura Abdominal. Renato Fleury Cardoso Acupuntura Abdominal Renato Fleury Cardoso renatofleuryc@gmail.com HISTÓRICO Tão antigo que tem bases no Clássico das Dificuldades; Na Dinastia Han, era utilizada a palpação abdominal como parte do diagnóstico;

Leia mais

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses

SISTEMA NERVOSO neurônio dendrito, corpo celular, axônio e terminações do axônio sinapses SISTEMA NERVOSO SISTEMA NERVOSO Responsável pela maioria das funções de controle de um organismo, integrando todos os sistemas, coordenando e regulando as atividades corporais. Unidade funcional:neurônio.

Leia mais

SATOSP

SATOSP ODAIR CARLOS SABIONI Professor de Massagem e Acupuntura desde 1992 Presidente do SATOSP, Presidente do Centro de Desenvolvimento de Massagem, Fisioterapia, Acupuntura e Psicologia CEDEMFAP. Fones e e-mail

Leia mais

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim.

XUE na MTC. O Xue é formado pelas atividades funcionais dos seguintes zang-fu: Baço Estômago Coração Pulmão Fígado Rim. XUE XUE na MTC O Xue é um líquido vermelho nutriente e vital que circula dentro vasos; As substâncias fundamentais necessárias para a formação do Xue vem da essência dos alimentos produzida pelo Baço e

Leia mais

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza

ENERGIAS. Prof. Msc. Jean Luís s de Souza ENERGIAS Prof. Msc. Jean Luís s de Souza IPGU- Unisaúde Bibliografia O aparecimento e o desenvolvimento de uma doença a será o reflexo da luta entre o correto (reto) e o o perverso (nocivo) Força a do

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA INÍCIO: 12 e 13 DE MARÇO DE 2016 DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x

Leia mais

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal

Ventosaterapia. Guilherme Juvenal Ventosaterapia Guilherme Juvenal Benefícios Principais benefícios da ventosaterapia segundo a MTC: Promove o fluxo do Qi e do sangue, ajudando a eliminar os fatores patogénicos como o vento, o frio, a

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12.

PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA. INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou x R$440,00 ou R$12. DURAÇÃO: 24 meses COORDENADORES: PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA VETERINÁRIA Ms. Rafael Struffaldi De Vuono M.V. Thieska Ferreira Ramos INVESTIMENTO: R$530,00 inscrição + 24x R$530,00 ou 1 + 30x R$440,00 ou

Leia mais

Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h)

Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h) Módulo 1- Anatomia, fisiologia e embriologia da pele (2,5h) Origens embriológicas da Pele Histologia da Pele: o Epiderme, o Derme o Hipoderme Principais células da epiderme: o Melanócitos o Células de

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia

Ementário do Curso Técnico em Massoterapia Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico PROET Instituto Benjamin Constant Ementário do Curso

Leia mais

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos.

Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. www.lavertuan.com.br Massagem com Pedras Quentes Associada à Cosméticos Terapêuticos. Cada vez mais as pessoas buscam diferentes formas

Leia mais

Bursite pelo Tui Na. Bursite do ombro. Tratamento pela Massoterapia Chinesa Tui Na. Edgar Cantelli & Helena Guimarães

Bursite pelo Tui Na. Bursite do ombro. Tratamento pela Massoterapia Chinesa Tui Na. Edgar Cantelli & Helena Guimarães Bursite do ombro Tratamento pela Massoterapia Chinesa Edgar Cantelli & Helena Guimarães A dor Como a dor é entendida na Medicina Chinesa? Onde há livre fluxo de Qi (Energia) e Xue (Sangue), não há dor.

Leia mais

Protocolo de Whitelight

Protocolo de Whitelight Protocolo de Whitelight No instituto TRATAMENTO ACLARADOR/ILUMINANTE PARA: conferir um ar mais jovem e saudável à pele. DURAÇÃO: 55 minutos FREQUÊNCIA: 4 tratamentos. 1 por semana. TRATAMENTO ANTI-MANCHAS

Leia mais

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM)

DEFICIÊNCIA DO QI DO SHEN (RIM) LOMBO-CIATALGIA Causas na Medicina Ocidental: Processo inflamatório local radicular, traumatismos, processos degenerativos, compressão, tumores, tensão ligamentar, osteoartrites (osteófitos), herniação

Leia mais

Rascunho. Center Fisio - IMES

Rascunho. Center Fisio - IMES Rascunho 287 Rascunho 288 CENTER FISIO - IMES R INSTITUTO MINEIRO DE ESTUDOS SISTÊMICOS QUA SHA Dr. Eduardo Batista Vasconcelos QUA SHA Este termo vem do chinês: Qua Movimento técnica, exercício. Sha Para

Leia mais

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da

Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Você já alguma vez pensou o que acontece debaixo da Nos humanos sabemos que um acidente imprevisto p o d e c a u s a r d o r e sofrimento por muito tempo. A a n a t o m i a d o c ã o é basicamente igual

Leia mais

As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia

As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia As olheiras são uma queixa muito comum e podem surgir por diferentes motivos, como condição genética, noites mal dormidas, estresse, cansaço, alergia respiratória e flacidez nas pálpebras inferiores. Porém,

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (OUT 2015) - PORTO Este é um curso de elevada qualidade! Uma excelente ferramenta para abordar patologias músculo esqueléticas e dores nevrálgicas, com resultados rápidos

Leia mais

Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais. com Paula Roberta Silva Carvalho

Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais. com Paula Roberta Silva Carvalho Técnicas manuais: tratamentos estéticos faciais com Paula Roberta Silva Carvalho 2 TÉCNICAS MANUAIS: TRATAMENTOS ESTÉTICOS FACIAIS O mundo da beleza e estética cresce a cada dia e são inúmeros os tratamentos

Leia mais

Prof André Montillo

Prof André Montillo Prof André Montillo www.montillo.com.br Qual é a Menor Unidade Viva? Célula Qual é a Menor Unidade Viva? Tecidos Órgãos Aparelhos Sistemas Célula Células Tecidos Órgãos Sistemas ou Aparelhos Sistemas ou

Leia mais

Eletroestimulação em tratamento de doenças

Eletroestimulação em tratamento de doenças Eletroestimulação em tratamento de doenças Introdução à Eletrónica Médica João Pedro Mora nº36316 Eletroestimulação AEletroestimulaçãoconsiste na estimulação de fibras nervosas através de impulsos elétricos

Leia mais

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong

Relações do Nariz. O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro. Antigos: Via Luminosa. As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Relações do Nariz O Nariz mantém relações com o corpo e com o cérebro Antigos: Via Luminosa As cinco cores estão discriminadas no Ming Duong Tratado de Dermatologia 1115-1260 No centro da face esta o Ming

Leia mais

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle 1 2 3 4 5 6 7 8 9 -A luz de wood é um método de observação para diagnóstico de determinadas superfícies, através de uma luz fluorescente, possibilitando um preciso

Leia mais

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização

Ventosaterapia. Cupping. Guia do utilizador. O que é? Dicas de Utilização Ventosaterapia Cupping Guia do utilizador O que é? Dicas de Utilização Os primeiros registos da técnica de ventosaterapia datam de 3000 a.c. e na Medicina Tradicional Chinesa, as primeiras referências

Leia mais

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago

Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming) Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago. Meridiano do Estômago Localização e Indicação dos acupontos Meridiano do Estômago Mariana Aya Hashizume Qualittas nov/2011 Meridiano do Estômago Wei (Yang Ming)! Inicia-se no ponto E1 próximo ao olho, dirigindo-se aos lábios,

Leia mais

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI)

45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) 45 pontos bilaterais Natureza YANG Elemento Terra Acoplado ao Baço-Pâncreas (PI) O Estômago (WEI) Estômago (WEI) recebe os alimentos e continua o processo de digestão iniciado na boca

Leia mais

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016

Sistema Nervoso Cap. 13. Prof. Tatiana Setembro / 2016 Sistema Nervoso Cap. 13 Prof. Tatiana Setembro / 2016 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Fisioterapeuta Priscila Souza

Fisioterapeuta Priscila Souza Fisioterapeuta Priscila Souza * Passou de 7 bilhões o número de celulares no mundo. (União Internacional de Telecomunicações UIT, 2015) *Segundo a ONU em 2000 o número de aparelhos celulares era de 738

Leia mais

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018

Coordenação Nervosa Cap. 10. Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Coordenação Nervosa Cap. 10 Prof. Tatiana Outubro/ 2018 Função Responsável pela comunicação entre diferentes partes do corpo e pela coordenação de atividades voluntárias ou involuntárias. Neurônios A célula

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Disciplina: Recursos Terapêuticos Manuais e Acupuntura Curso: Fisioterapia Código: Série: 2ª Série Obrigatória (X ) Optativa ( ) CH Teórica: 80 CH Prática: 80 CH Total: 160 I - Objetivos

Leia mais

Prof. Kemil Rocha Sousa

Prof. Kemil Rocha Sousa Prof. Kemil Rocha Sousa Miostática (miogênica)- A unidade musculotendínea está adaptativamente encurtada com perda significativa de ADM, mas sem patologia muscular específica. Embora possa haver uma redução

Leia mais

MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸. Zhen Jiu Fá. Prof. Alexander Raspa. Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura

MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸. Zhen Jiu Fá. Prof. Alexander Raspa. Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura MOXABUSTÃO Jiu Fa 灸 Curso livre de Medicina Chinesa Curso de pós-graduação em Acupuntura Zhen Jiu Fá 1 LING SHU, Cap. 73 o que não pode ser tratado com agulha deve ser feito com moxas YI XUE RU MEN devem-se

Leia mais

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA PRATICA ORIENTAL. Êmile Cristina Gravalos Swolkin Fisioterapeuta Acupunturista

BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA PRATICA ORIENTAL. Êmile Cristina Gravalos Swolkin Fisioterapeuta Acupunturista BANDAGENS TERAPÊUTICAS NA PRATICA ORIENTAL Êmile Cristina Gravalos Swolkin Fisioterapeuta Acupunturista TIPOS DE BANDAGENS SPORTS TAPING McCONNELL MULLIGAN KINESIO TAPING THERAPEUTIC TAPING DIFERENÇAS

Leia mais

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS

TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 1 TEORIA YIN E YANG BASE DE TODO O PENSAMENTO DAS TERAPIAS ORIENTAIS 700 a.c. LIVRO DAS MUTAÇÕES o É A MAIS ANTIGA REFERÊNCIA SOBRE ESTA TEORIA o ORIGINOU DA OBSERVAÇÃO DOS CAMPONESES SOBRE A ALTERNÂNCIA

Leia mais

Protocolo Corporal Adeus Culote.

Protocolo Corporal Adeus Culote. Protocolo Corporal Adeus Culote www.lavertuan.com.br Protocolo Corporal Adeus Culote É uma técnica de massagem que tem como finalidade a redução de gordura localizada na região que compreende quadril,

Leia mais

Aula 8.1 PROTOCOLOS T.O.E. Curso Tratamento Ortomolecular Estético - T.O.E.

Aula 8.1 PROTOCOLOS T.O.E. Curso Tratamento Ortomolecular Estético - T.O.E. Aula 8.1 PROTOCOLOS T.O.E. Curso Tratamento Ortomolecular Estético - T.O.E. PROTOCOLOS EXCLUSIVOS T.O.E. - FACIAL O Creme T.O.E. atua nas principais frentes de tratamentos faciais, uniformizando, tonificando,

Leia mais

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA!

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA DE AVALIAÇÃO GRATUITA! MEDICINA ESTÉTICA Oferecemos o que há de mais moderno em tratamentos estéticos. Tratamentos criteriosamentee escolhidos em benefício da sua autoestima e saúde. Rejuvenescer a pele e ter uma silhueta perfeita

Leia mais

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE O tratamento com laser se tornou um forte aliado quando o assunto é tecnologia e beleza. A busca por medicamentos e técnicas para prolongar a juventude tem se tornado uma realidade cada vez mais presente

Leia mais

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini

CRIOTERAPIA. Prof. Msc. Carolina Vicentini CRIOTERAPIA Prof. Msc. Carolina Vicentini MODALIDADE VERSÁTIL e BAIXO CUSTO TERAPIA POR RESFRIAMENTO SUPERFICIAL (CRIOTERAPIA) TERMÓLISE e DIMINUIÇÃO DO MOVIMENTO MOLECULAR CRIOTERAPIA (os benefícios terapêuticos

Leia mais

Sistema Vestibular Equilíbrio (movimento e posição)

Sistema Vestibular Equilíbrio (movimento e posição) Sistema Vestibular Equilíbrio (movimento e posição) Qual a relevância do tema no curso de Medicina? Principais sinais e sintomas decorrentes de alterações do sistema vestibular. Tontura Desequilíbrio Nistagmo

Leia mais

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI

ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI ACUPUNTURA TUNG PONTOS LING GU E DA BAI PALESTRANTE PROF. FÁBIO IGRISSIS ASPECTOS REELEVANTES DA HISTÓRIA DA ACUPUNTURA TUNG De acordo com a tradição oral da família "Dong", que pela romanização passou

Leia mais

A PELE E OS CUIDADOS COM A PELE

A PELE E OS CUIDADOS COM A PELE A PELE E OS CUIDADOS O QUE É BELEZA PARA VOCÊ? Muito além de uma característica, beleza é estado de espírito, que parte de dentro para fora, que nos agrada e se faz ver nos olhos, no sorriso, na pele.

Leia mais

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas.

HELENA JUSTO Helena Justo é uma profissional dedicada e apaixonada pela Acupuntura e Medicina Chinesa, com uma experiência alargada nestas áreas. ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (MAR 2017) - PORTO A Acupuntura é uma disciplina da Medicina Chinesa reconhecida pela OMS como uma Terapia Complementar válida, que defende que qualquer disfunção ou dor

Leia mais

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA

ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA ACUPUNTURA PARA FISIOTERAPEUTAS (ABR 2017) - LISBOA Acupuntura Para Fisioterapeutas foi desenhado especificamente para Fisioterapeutas, de forma a complementarem a sua prática clínica tendo uma visão mais

Leia mais

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total

Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Horas Creditadas HP e HAEO Total Plano Curricular do Curso de Acupunctura Módulo I Teoria Básica de MTC e Diagnóstico 235 Auriculopunctura 50 Diagnóstico da Língua 50 Módulo II Estrutura dos Meridianos e Pontos de 235 Acupunctura Diagnóstico

Leia mais

Controla funções orgânicas e é responsável pela interação do animal com o meio ambiente.

Controla funções orgânicas e é responsável pela interação do animal com o meio ambiente. Sistema Nervoso Controla funções orgânicas e é responsável pela interação do animal com o meio ambiente. Muitas funções dependem da vontade e muitas são inconscientes. Divisão Sistema Nervoso Central constituído

Leia mais

Conheça! os principais. Produtos

Conheça! os principais. Produtos Conheça! os principais Produtos Pele jovem: Pele com tendência a Acne Primeiros sinais e sinais moderados: Sinais avançados: Linha Botanical Effects 1 LIMPEZA Gel (pele mista a oleosa) Creme (pele normal)

Leia mais

Lifting da Face - Terço Inferior

Lifting da Face - Terço Inferior Lifting da Face - Terço Inferior A identidade humana é determinada primeiramente pelo rosto sua estrutura, aparência e expressões. As alterações determinadas pela idade que afetam a aparência do rosto

Leia mais

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ANATOMIA. SISTEMA NERVOSO Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ANATOMIA SISTEMA NERVOSO Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos O liquor forma-se a partir do sangue, nos plexos corioides localizados nos ventrículos. O plexo corioide é uma estrutura vascular,

Leia mais

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia)

CÉLULAS NERVOSAS NEURÔNIO. O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) CÉLULAS NERVOSAS O tecido nervoso é constituído de dois tipos de células: neurônio e neuróglia (células da glia) NEURÔNIO Corpo celular local onde estão presentes o núcleo, o citoplasma e estão fixados

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAUDE CIEPH JOÃO DAMASCENO COSTA NETO O USO DA MASSOTERAPIA ORIENTAL NO ALÍVIO DA DOR NA REGIÃO DA COLUNA VERTEBRAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAUDE CIEPH JOÃO DAMASCENO COSTA NETO O USO DA MASSOTERAPIA ORIENTAL NO ALÍVIO DA DOR NA REGIÃO DA COLUNA VERTEBRAL FACULDADE DE TECNOLOGIA EM SAUDE CIEPH JOÃO DAMASCENO COSTA NETO O USO DA MASSOTERAPIA ORIENTAL NO ALÍVIO DA DOR NA REGIÃO DA COLUNA VERTEBRAL FLORIANÓPOLIS, SC 2015 1 JOÃO DAMASCENO COSTA NETO O USO DA

Leia mais

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS

DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS DISTÚRBIOS URINÁRIOS 1 Calor: Fígado Coração (ID) Tr.Aquecedor Deficiência Yin Rins Estagnação Estagnação Qi Fígado Deficiência T.Aq. Deficiência Yang Rins/ Baço Estagnação Umidade Bexiga Distúrbios Urinários

Leia mais

Classificação da Pele Com Maria Luiza Vidigal Esteticista e Treinadora Oficial

Classificação da Pele Com Maria Luiza Vidigal Esteticista e Treinadora Oficial Treinamento de Produtos Classificação da Pele Com Maria Luiza Vidigal Esteticista e Treinadora Oficial A importância do tratamento diário para pele e seus benefícios com muitas dicas. Veja a diferença

Leia mais

Lifting da Testa - Coronal

Lifting da Testa - Coronal Lifting da Testa - Coronal A face e suas expressões, muitas vezes, transmitem impressões iniciais, enviando mensagens sobre as emoções, saúde, vitalidade e idade. Com o passar do tempo, a face e suas características

Leia mais

ORGANIZAÇÃO GERAL DO ORGANISMO

ORGANIZAÇÃO GERAL DO ORGANISMO ORGANIZAÇÃO GERAL DO ORGANISMO E TERMINOLOGIA ANATÓMICA Texto de apoio para a Unidade Curricular de Anatomia e Fisiologia Animais I. (Para uso exclusivo dos alunos) J. M. Martins CTA Índice: ORGANIZAÇÃO

Leia mais

PEELINGS MECÂNICOS. Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética. Cuiabá

PEELINGS MECÂNICOS. Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética. Cuiabá PEELINGS MECÂNICOS Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética Cuiabá A palavra peeling vem do verbo inglês to peel que significa descascar, ou seja, remover

Leia mais

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária

Pontos e Meridianos em Eqüinos Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária Instrutor: Jean G. Fernandes Joaquim, DVM, Msc., Dr., LAC. IVAS, ABRAVET, IVAPM, Neurolatinvet member. Assunto: Pontos do Meridiano do Intestino Grosso em Eqüinos. Data: 2011 Estudo dos pontos do Meridiano

Leia mais

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias

Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama. Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Linfedema e outras sequelas físicas pós câncer da mama Fisioterapeuta Dra. Mirella Dias Sequelas câncer de mama Linfedema Síndrome da Rede Axilar Diminuição da ADM Alterações de sensibilidade Alterações

Leia mais

ACUPUNTURA E CERVICALGIA

ACUPUNTURA E CERVICALGIA ACUPUNTURA E CERVICALGIA VII CONGRESSO BRASILEIRO DE MEDICINA CHINESA - EBRAMEC PROF. FILIPE SORIANO INTRODUÇÃO Dor de origem musculoesquelética: Principal causa de dores crônicas e incapacidade física

Leia mais

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea.

Massagem Sueca Relaxante: massagem relaxante que trabalha a tensão muscular do corpo todo e ajuda na circulação sanguínea. Menu de terapias Terapias Relaxantes Drenagem Linfática Manual: movimentos precisos, realizados em todo corpo, conduzindo a linfa e estimulando as glândulas e que auxiliarão no processo de eliminação de

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 15-CEPE/UNICENTRO, DE 8 DE AGOSTO DE 2017. Aprova o Curso de Especialização em Acupuntura Tradicional Chinesa, modalidade presencial, da UNICENTRO. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE,

Leia mais

Aula 8.2 PROTOCOLOS T.O.E. Curso Tratamento Ortomolecular Estético - T.O.E.

Aula 8.2 PROTOCOLOS T.O.E. Curso Tratamento Ortomolecular Estético - T.O.E. Aula 8.2 PROTOCOLOS T.O.E. Curso Tratamento Ortomolecular Estético - T.O.E. PROTOCOLOS EXCLUSIVOS T.O.E. - FACIAL O Creme T.O.E. atua nas principais frentes de tratamentos faciais, uniformizando, tonificando,

Leia mais

Spas Hidromassagem, Cromoterapia Relaxamento, Descontracção Alegria, Harmonia Renovação Celular, Rejuvenescimento

Spas Hidromassagem, Cromoterapia Relaxamento, Descontracção Alegria, Harmonia Renovação Celular, Rejuvenescimento Spas 2016 Hidromassagem, Cromoterapia Relaxamento, Descontracção Alegria, Harmonia Renovação Celular, Rejuvenescimento Isto é apenas algumas das muitas palavras que vão entrar pelo SEU CORPO. Veja o nosso

Leia mais

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES

PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES PALPAÇÃO DOS PULSOS CHINESES A palpação dos pulsos é uma etapa de grande importância no diagnóstico da Medicina Chinesa e também de grande dificuldade prática. Interessa avaliar a qualidade do pulso e

Leia mais

Técnologia em equipamentos de Saúde e Beleza. atendimento@fisiosul.com.br. www.fisiosul.com.br

Técnologia em equipamentos de Saúde e Beleza. atendimento@fisiosul.com.br. www.fisiosul.com.br Técnologia em equipamentos de Saúde e Beleza atendimento@fisiosul.com.br vapor de ôzonio R$1.440 R$1.678 R$1.027 (54)36320998 vapor de ôzonio Vapor de ôzonio: É indicado para emoliencia e umectação em

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade de vida da população Sintetizar as estratégias de promoção da saúde Viver Melhor na Terra Saúde Individual e Comunitária Transmissão

Leia mais

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA

ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA ACUPUNTURA PRATICAS CHINESA CURSO LIVRE DE ACUPUNTURA Jorge Marcos Pereira Silveira Dori Edson Bovi Bianor Paulo Giordani Andrea Matielo Mari Bovi Maria Cecilia Vacaro Brasil FACILITADORES: CARGA HORÁRIA

Leia mais

Programa de Tratamento Antiacne c/ Laser (LPTL + TL + TL + TL = 4 sessões) R$ 500,00 Programa de Tratamento c/ Peeling Cristal (LPPT + PT + PT + T =

Programa de Tratamento Antiacne c/ Laser (LPTL + TL + TL + TL = 4 sessões) R$ 500,00 Programa de Tratamento c/ Peeling Cristal (LPPT + PT + PT + T = PROTOCOLOS FACIAIS Efeito Cinderela (LPT + Laser + Peeling de Cristal) R$ 420,00 Limpeza de Pele Acneica R$ 120,00 Limpeza de Pele Acneica c/ Laser e Tratamento R$ 200,00 Limpeza de Pele Acneica c/ Peeling

Leia mais

Constituição do sistema nervoso

Constituição do sistema nervoso Constituição do sistema nervoso ? Encéfalo? Medula espinal? Nervo O sistema nervoso subdivide-se em dois sistemas, o sistema nervoso central, constituído pelo encéfalo e pela medula espinal, e o sistema

Leia mais

FUNÇÕES HIPOTALÂMICAS

FUNÇÕES HIPOTALÂMICAS Os mecanismos hipotalâmicos agem em conjunto, no sentido de preservar a homeostasia. ANATOMIA FUNCIONAL DO HIPOTÁLAMO O hipotálamo exerce sua influência sobre o meio interno através de três sistemas: Sistema

Leia mais

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO

REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO SISTEMA NERVOSO REGULAÇÃO E COORDENAÇÃO Sistema nervoso x Sistema hormonal Interpretar estímulos e gerar respostas Percepção das variações do meio (interno e externo) Homeostase = equilíbrio Tecido nervoso

Leia mais

Anatomia da Medula Vertebral

Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Medula Vertebral Anatomia da Vértebra Disco Intervertebral Anatomia da Coluna Vertebral Características Gerais: Corpo Vertebral Foramens Vertebrais: Forame Medular: Medula Vertebral Forames

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA AVALIAÇÃO DE ACUPUNTURA E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA Ficha No.: Data: Nome: Data Nasc.: Naturalidade: Estado civil: Filhos: Endereço: Profissão: Fone(s): 1. Queixa Principal (QP): 2. História da Moléstia

Leia mais

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C

PRI R NC N Í C PIOS O FU F N U D N A D M A E M NT N A T I A S DA D A MT M C Curso livre de Qualificação Profissional em Medicina Chinesa FUNDAMENTOS TRADICIONAIS DA MTC PARTE 1 ABRACIF (Associação Brasileira Científica de Fisioterapia) PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA MTC esvazie sua

Leia mais

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido.

Zang-Fu. Zang-Fu. Introdução ao ZANG FU. Zang Fu X órgãos e tecidos. Zang Fu X substâncias fundamentais. Zang Fu X órgãos do sentido. Zang-Fu Introdução ao ZANG FU Stelio P L Luna Medicina ocidental - estruturas anatômicas - funções bioquímicas MTC - padrões e relações 1 2 Zang-Fu Zang Fu X substâncias fundamentais Relação com: substâncias

Leia mais

Fonte: Anatomia Humana 5 edição: Johannes W. Rohen

Fonte: Anatomia Humana 5 edição: Johannes W. Rohen Prof. Bruno Pires MORFOLOGIA Divisões: Sistema Nervoso Central: formado por encéfalo e medula espinhal Encéfalo: Massa de tecido nervoso presente na região do crânio. Composta por tronco encefálico, cérebro

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Listão de Férias ano

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA. Listão de Férias ano Listão de Férias 2016 8 ano 1) Indique a alternativa que não apresenta informações corretas sobre o sistema urinário humano. a) A filtração do sangue ocorre em uma estrutura chamada néfron. b) O sistema

Leia mais

3 em 1 Shampoo, Condicionador e Barbear - 400ml

3 em 1 Shampoo, Condicionador e Barbear - 400ml 3 em 1 Shampoo, Condicionador e Barbear - 400ml Fórmula multifuncional 3 em 1 para os cuidados diários do homem. Com extratos de Alecrim, Nogueira, Aloe Vera, limpa, refresca, condiciona e facilita o barbear.

Leia mais

Título Resumido. Poço (Jing)

Título Resumido. Poço (Jing) Analgesia Tendinomuscular pelo Ponto Poço (Jing) Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Dr. Reginaldo de Carvalho

Leia mais

A e cácia do uso de Stiper para diminuir algias em coluna lombar

A e cácia do uso de Stiper para diminuir algias em coluna lombar Terça-feira, 30 de Junho de 2015 - Atualizado em 23/01/2017 16:44 A e cácia do uso de Stiper para diminuir algias em coluna lombar IMPRENSA Recomendar 0 Compartilhar 0 0 Eunice Bezerra de Lima Maria Helena

Leia mais

ESTÉTICA FACIAL: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS CRUZ, F.L.S ¹., PEREIRA, L.P ².

ESTÉTICA FACIAL: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS CRUZ, F.L.S ¹., PEREIRA, L.P ². ESTÉTICA FACIAL: ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE RUGAS CRUZ, F.L.S ¹., PEREIRA, L.P ². ¹Discente em Estética e Cosmetologia Faculdade São Lourenço-UNISEPE- São Lourenço/MGfabiana_luzia@yahoo.com.br ² Doutora

Leia mais

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios

Subdivide-se em: Sistema Nervoso Central (SNC) Encéfalo e medula espinal. Sistema Nervoso Periférico (SNP) Nervos e gânglios O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo

Leia mais

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I: sentidos somáticos: dor, temperatura, tato

Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I: sentidos somáticos: dor, temperatura, tato ACH 4106 - Biologia do Corpo Humano Módulo interação com o Ambiente - Sentidos I: sentidos somáticos: dor, temperatura, tato Profa Dra Patricia Targon Campana 2016 Sentidos Especiais: olfato, gustação,

Leia mais

ACNE REDUCE O tratamento Acne Reduce, possúi matérias primas em sua formulação que tratam especificamente da acne e oleosidade. Promovem a renovação celular, protegem a pele contra agentes agressores e

Leia mais

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi

Fisiologia Animal. Sistema Nervoso. Professor: Fernando Stuchi Fisiologia Animal Sistema Nervoso Professor: Fernando Stuchi Sistema Nervoso Exclusivo dos animais, vale-se de mensagens elétricas que caminham pelos nervos mais rapidamente que os hormônios pelo sangue.

Leia mais

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009.

RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. RESOLUÇÃO nº 516 de 26 de novembro de 2009. Ementa: Define os aspectos técnicos do exercício da Acupuntura na Medicina Tradicional Chinesa como especialidade do farmacêutico. O Conselho Federal de Farmácia

Leia mais