ARTIGOS DEFINIDOS. São eles O, OS, A e AS. Têm como objetivo individualizar, destacar ou determinar um ser ou um objeto.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ARTIGOS DEFINIDOS. São eles O, OS, A e AS. Têm como objetivo individualizar, destacar ou determinar um ser ou um objeto."

Transcrição

1 ARTIGOS DEFINIDOS São eles O, OS, A e AS. Têm como objetivo individualizar, destacar ou determinar um ser ou um objeto. Veja os exemplos: O violino estava desafinado há muito tempo. (O objeto já era do conhecimento do falante e do ouvinte) A lâmpada acabou de queimar. (O objeto é o único do local) Falei ontem com os meninos da rua. (Os seres já são de conhecimento do falante) ARTIGOS INDEFINIDOS São eles UM, UNS, UMA e UMAS. Têm como objetivo determinar de um jeito vago, indefinido um objeto ou um ser em questão. Veja alguns exemplos: Tem um violino que está desafinado há muito tempo. (Pode ter sido qualquer violino dentre vários) Uma lâmpada acabou de queimar. (Pode ter sido qualquer lâmpada do lugar) Falei ontem com uns meninos da rua. (Alguns dos vários meninos que existem na rua) DIFERENÇA ENTRE ARTIGOS DEFINIDOS E PRONOMES OBLÍQUOS Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba: A obra é importantíssima para nossa pesquisa, eu já a examinei.

2 Eu vi os meninos ontem, encontrei-os saindo do shopping. Notamos que a acompanha o substantivo obra, é, portanto, um artigo definido e que os substitui o termo meninos, na segunda oração, é, portanto, um pronome oblíquo. Na primeira oração, os acompanha o substantivo meninos é, portanto, um artigo. Dentre as subclassificações dos pronomes destacamos:demonstrativos, possessivos, de tratamento, adjetivos, substantivos, interrogativos, relativos, indefinidos, pessoais do caso reto e oblíquo. Vejamos, pois, esses pronomes, tendo em vista a respectiva relação que estabelecem com os pessoais: Eu Tu Ele Nós Vós - Eles - me, mim, comigo te, ti, contigo o, a, lhe, se, si, consigo nos, conosco vos, convosco os, as, lhes, se, si, consigo Para compreendermos melhor sobre o referido assunto, é essencial que façamos a diferença entre artigo e pronome oblíquo. Note: A aluna é esforçada, pois a vi estudando na biblioteca. "A" acompanha o substantivo "aluna" e concorda em gênero e número; é um artigo definido.

3 Já o segundo "A" está substituindo o substantivo "aluna", trata-se, portanto, de um pronome oblíquo. ARTIGO OU PREPOSIÇÃO O a, como artigo, é uma palavra variável em gênero e número que, colocada antes de um substantivo, o determina. Como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: A neta foi a casa do avô. No primeiro a, temos um artigo definido; no segundo, uma preposição. PRONOME PESSOAL OBLÍQUO O pronome pessoal oblíquo a é usado para: substituir o substantivo anteposto: É certo que a criança estava ali, pois todos a viram. Tal pronome sempre está vinculado ao verbo, complementando-o. PRONOME DEMONSTRATIVO Usa-se o pronome demonstrativo o, a, os, as : para remeter-se a um substantivo anteposto: antes do pronome relativo que. Com valor dos pronomes demonstrativos: aquele(s), aquilo, isto, isso, aquela(s). Sobre as leis, só vi a que me interessou. (aquela)

4 Não ouvi o que disseste. (Não ouvi aquilo que disseste.) Os que não participarem da gincana deverão compor as torcidas. (Aqueles que não participarem da gincana deverão compor as torcidas) O que você está afirmando sobre o assunto não é correto. (Isso que você está afirmando não é correto.) ESTUDO DE PRONOME DEMONSTRATIVO É aquele que indica a posição de um ser em relação às pessoas do discurso, situando-o no tempo ou no espaço. Como os outros pronomes, o demonstrativo também pode ser flexionado em gênero, número e pessoa. COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS DO DISCURSO EMPREGA-SE: Compro este carro (aqui). O pronome este indica que o carro está perto da pessoa que fala. Compro esse carro (aí). O pronome esse indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala. Compro aquele carro (lá). O pronome aquele diz que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem se fala. VALE PARA O USO DOS DEMONSTRATIVOS A RELAÇÃO COM AS PESSOAS DO DISCURSO: ESTE PARA PRÓXIMO DE QUEM FALA (EU); ESSE PARA PRÓXIMO DE QUEM OUVE (TU OU VOCÊ); AQUELE PARA DISTANTE DOS DOIS (ELE).

5 Exemplos: Este documento que eu estou entregando apresenta a síntese do projeto. Se tu não estás utilizando essa régua, podes me emprestar por alguns minutos? Vês aquele relatório sobre a mesa do Dr. Silva? É o documento a que me referi. COM RELAÇÃO AO TEMPO EMPREGA-SE: ESTE E FLEXÕES PARA PRESENTE Este ano, está sendo bom para nós. O pronome este refere-se ao ano presente. Este ano de 2015, está sendo marcado pela violência no Oriente Médio. Presente.

6 ESSE E SUAS FLEXÕES REFEREM-SE A UM PASSADO RECENTE: TEMPO RECENTEMENTE DECORRIDO OU FUTURO PRÓXIMO. Ninguém esquecerá os acontecimentos desse trágico ano de Esse ano que passou foi razoável. O pronome esse refere-se a um passado próximo. Nessas próximas semanas, estarão ocorrendo as inscrições para o concurso vestibular. O pronome nessas refere-se a um futuro próximo. No final dessa semana, o Diretor de nossa Unidade irá a São Paulo. Futuro próximo. AQUELE E SUAS FLEXÕES REFEREM-SE A UM PASSADO MAIS DISTANTE, REMOTO. Falávamos daquele período em que as mulheres obtiveram o direito ao voto. Aquele ano foi terrível para todos. O pronome aquele está se referindo a um passado distante. OS PRONOMES DEMONSTRATIVOS PODEM SER VARIÁVEIS OU INVARIÁVEIS.

7 VARIÁVEIS: ESTE(S), ESTA(S), ESSE(S), ESSA(S), AQUELE(S), AQUELA(S). INVARIÁVEIS: ISTO, ISSO, AQUILO. TAMBÉM APARECEM COMO PRONOMES DEMONSTRATIVOS: o(s), a(s): quando estiverem antecedendo o que" e puderem ser substituídos por aquele(s), aquela(s), aquilo, isso, isto. Por exemplo: Não ouvi o que disseste. (Não ouvi aquilo que disseste.) Essa rua não é a que te indiquei. (Esta rua não é aquela que te indiquei.) O que chegar primeiro ganhará um prêmio.( Aquele que chegar primeiro ganhará um prêmio) Não podemos ignorar tudo o que os nossos antecessores fizeram. (Não podemos ignorar tudo aquilo que nossos antecessores fizeram.) São loucos os que agem dessa forma. (São loucos aqueles que agem dessa forma). O que você está afirmando sobre o assunto não é correto. (Isso que você está afirmando não é correto.) Os que não participarem da gincana deverão compor as torcidas. (Aqueles que não participarem da gincana deverão compor as torcidas) OUTRA SITUAÇÃO IMPORTANTE OCORRE QUANDO QUEREMOS RETOMAR POR DEMONSTRATIVOS MAIS DE UM ELEMENTO JÁ MENCIONADO. EM FRASES COMO A SEGUINTE, ESTE REFERE-SE À PESSOA MENCIONADA EM ÚLTIMO LUGAR, AQUELE, À MENCIONADA EM PRIMEIRO LUGAR.

8 Por exemplo: O referido deputado e o Dr. Alcides eram amigos íntimos: aquele casado, solteiro este. [ou então: este solteiro, aquele casado]. Os homens e as mulheres jamais se entenderão: estas os acusam de machistas; aqueles não aceitam sua postura feminista. Gabriela e Renata foram ao clube pegar uma corzinha: esta virou um pimentão, aquela desidratou. O velho, o índio e o negro são discriminados por motivos diversos: aquele, por ser improdutivo para a sociedade de consumo; esse, por ser considerado atrasado e preguiçoso; este, por não se ter libertado, ainda, do estigma da escravidão. QUANDO SE QUER RETOMAR APENAS DOIS ELEMENTOS, ELIMINA- SE A FORMA INTERMEDIÁRIA ESSE. As crianças da classe média têm um futuro mais promissor do que os filhos de pais das classes menos favorecidas, porque aquelas se dão oportunidades que se negam a estes. VEJA A ILUSTRAÇÃO PARA ESSES DOIS ÚLTIMOS CASOS: 1. Emprego de este, esse e aquele em relação a três termos

9 Este: se refere ao último termo citado. Esse: se refere ao penúltimo. Aquele: se refere ao antepenúltimo ou ao termo que se referiu em primeiro lugar. 2. Emprego de este e aquele em relação a dois termos citados anteriormente Este: se refere ao último termo. Aquele: se refere ao primeiro termo citado. PRONOMES ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS PELO NOME PARECEM SER COMPLICADOS, MAS USAR OS PRONOMES ANAFÓRICOS E CATAFÓRICOS É MAIS FÁCIL DO QUE SE IMAGINA. O pronome ANAFÓRICO se refere A ALGO QUE JÁ FOI DITO. Passar em um concurso e comprar um carro. Esses são os meus objetivos de Esses se refere ao que está no período anterior. O pronome CATAFÓRICO indica algo QUE SERÁ MENCIONADO.

10 Estes são os meus objetivos de 2010: passar em um concurso e comprar um carro. Estes se refere ao que está no final do período. MUITOS JORNALISTAS SE CONFUNDEM AO USÁ-LOS. VEJA ESTE EXEMPLO: O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que beneficiará milhões de brasileiros. Esta proposta foi facilmente aceita pelos deputados. Emprego errado. Nesse exemplo, os jornalistas pecam. A regra é clara. Para se referir ao que já foi mencionado, deve-se usar o pronome anafórico. Logo, o correto é: O Congresso Nacional aprovou o projeto de lei que beneficiará milhões de brasileiros. Essa proposta foi facilmente aceita pelos deputados. Emprego correto. Para não esquecer memorize assim: O pronome anafórico tem a letra a de antes. O catafórico indicará, então, o que vem depois. PRONOMES POSSESSIVOS SÃO AQUELES QUE SE REFEREM ÀS PESSOAS DO DISCURSO, INDICANDO IDEIAS DE POSSE. Posso usar sua blusa? (blusa que pertence a alguém)

11 QUADRO DOS PRONOMES POSSESSIVOS São os que indicam posse, em referência às pessoas do discurso. meu, minha, meus, minhas singular ) teu, tua, teus, tuas singular ) seu, sua, seus, suas singular) ( 1ª pessoa do ( 2ª pessoa do ( 3ª pessoa do nosso, nossa, nossos, nossas do plural ) vosso, vossa, vossos, vossas do plural ) seu, sua, seus, suas do plural ) ( 1ª pessoa ( 2ª pessoa ( 3ª pessoa (eu) Quebrei meu relógio. (tu) Fizeste tua roupa? (nós) Compramos nosso apartamento. QUANDO O PRONOME POSSESSIVO DETERMINA MAIS DE UM SUBSTANTIVO, ELE DEVERÁ CONCORDAR EM GÊNERO E NÚMERO COM O SUBSTANTIVO MAIS PRÓXIMO.

12 Vou lavar meu TÊNIS e BOLSA. EMPREGO DOS PRONOMES POSSESSIVOS SEU: a utilização do pronome seu (e flexões) pode gerar frases ambíguas, podemos ter dúvidas quanto ao possuidor. Márcia, diga a Paulo que aceito sua proposta. (proposta de quem: de Márcia ou de Paulo?) A garotinha olhava para o pai sem saber qual seria o seu destino. (destino de quem: do pai ou da garotinha?) PARA ELIMINAR O DUPLO SENTIDO, PODE-SE USAR, NESSES CASOS: Márcia, diga a Paulo que aceito tua proposta. (proposta de Márcia) Márcia, diga a Paulo que aceito a proposta dele. (proposta de Paulo) A garotinha olhava para o pai sem saber qual seria o destino dela. (destino da garotinha) A garotinha olhava para o pai sem saber qual seria o destino dele. (destino do pai)

13 "Maria contou-me que seu filho desaparecera com seus documentos. (documentos de quem: da Maria ou do filho da Maria?) "Maria contou-me que seu filho desaparecera com os documentos dela". "Maria contou-me que seu filho desaparecera com os documentos dele". PARA EVITAR ESSE TIPO DE AMBIGUIDADE, USA- SE DELE. (DELA, DELES, DELA, DELAS) EXISTEM CASOS EM QUE O PRONOME POSSESSIVO NÃO EXPRIME PROPRIAMENTE IDEIA DE POSSE. ELE PODE SER UTILIZADO PARA INDICAR APROXIMAÇÃO, AFETO OU RESPEITO. Aquela mulher deve ter SEUS quarenta anos. (aproximação) MEU amor cuide melhor de sua família. (afeto) Sente-se aqui MEU senhor. (respeito) ATENÇÃO: SEU anteposto a nomes próprios não é possessivo, mas uma alteração fonética de Senhor.

14 SEU Pedro, o senhor gostaria de vender sua casa? ATENÇÃO: quando falamos (ou escrevemos) podemos tratar nosso ouvinte (ou leitor) por tu ou você. Ao pronome TU, associam- se os POSSESSIVOS TEU, TUA, TEUS, TUAS; ao VOCÊ, associam-se SEU, SUA, SEUS, SUAS. Tu não estás preocupado com teu futuro. Você não está preocupado com seu futuro. OS PRONOMES OBLÍQUOS ME, LHE E TE PODEM SER USADOS COM VALOR DE POSSESSIVO EM CONSTRUÇÕES COMO: Ele beijou-me as mãos muito respeitosamente. (Ele beijou as minhas mãos.) Comprei-te o carro porque estavas muito precisado de dinheiro. (Comprei o teu carro.) Amarrei-lhe as tranças com uma fita vermelha. (Amarrei as tranças dela.) O sono atrapalhava-me o raciocínio. (O sono atrapalhava o meu raciocínio) Aperta-te ainda o coração quando pensas nela? (O teu coração ainda aperta...)

15 A volta dos amigos reavivou-lhe a vontade de estudar. (A volta dos amigos reavivou sua vontade de estudar.) O barulho foi tão forte, que me doeram os ouvidos. (O barulho foi tão forte que doeram meus ouvidos.) É FACULTATIVO O USO DO ARTIGO ANTES DE PRONOME POSSESSIVO. O meu automóvel está no mecânico. A nossa rua já foi asfaltada. A PALAVRA CASA, QUANDO INDICA LAR PRÓPRIO, DISPENSA O PRONOME POSSESSIVO. Estava em casa ontem à noite. O rapaz foi cedo para casa. PRONOMES INDEFINIDOS São palavras que se referem à terceira pessoa do discurso, dando-lhe sentido vago (impreciso) ou expressando quantidade indeterminada. Por exemplo: Alguém entrou no jardim e destruiu as mudas recém plantadas.

16 Não é difícil perceber que "alguém" indica uma pessoa de quem se fala (uma terceira pessoa indicada de forma imprecisa, vaga). É uma palavra capaz de indicar um ser humano que seguramente existe, mas cuja identidade é desconhecida ou não se quer revelar. Classificam-se em: Pronomes Indefinidos Substantivos: assumem o lugar do ser. São eles: algo, alguém, fulano, sicrano, beltrano, nada, ninguém, outrem, quem, tudo. Por exemplo: Algo o incomoda? (substitui alguma coisa) Quem avisa amigo é. (substitui alguém) Pronomes Indefinidos Adjetivos: qualificam um ser expresso na frase, acompanhado-o. São eles: cada, certo(s), certa(s). Por exemplo: Cada povo tem seus costumes. ( acompanha o substantivo povo ) Certas pessoas exercem várias profissões. (acompanha o substantivo pessoas ) Um deles caiu... Quanta besteira foi dita... Muito móvel foi comprado para a casa nova. Quaisquer que comparecerem a reunião serão bem recebidos.

17 Note que: Ora são pronomes indefinidos substantivos (substituem os substantivos), ora pronomes indefinidos adjetivos (acompanham os substantivos), então: Pronome Substantivo = Substitui Pronome Adjetivo = Acompanha Os pronomes indefinidos podem ser divididos em variáveis e invariáveis. Observe o quadro: algum, alguns, alguma(s), bastante(s) (= muito, muitos), demais, mais, menos, muito(s), muita(s), nenhum, nenhuns, nenhuma(s), outro(s), outra(s), pouco(s), pouca(s), qualquer, quaisquer, qual, que, quanto(s), quanta(s), tal, tais, tanto(s), tanta(s), todo(s), toda(s), um, uns, uma(s), vários, várias. Por exemplo: Uns/ Um tenta(m), outros preferem acomodar-se. (Quando não acompanham substantivos nem indicam quantidade, são pronomes indefinidos). Umas são amáveis, outras detestáveis. Quaisquer que comparecerem a reunião serão bem recebidos Um deles caiu... Quanta besteira foi dita...

18 CERTO - anteposto a um substantivo é pronome indefinido; posposto é adjetivo. Certa(qualquer) idade não é uma idade certa (ideal). Pronome indefinido adjetivo (o primeiro pronome indefine a idade e o segundo caracteriza o substantivo idade). OUTREM - tem o sentido de qualquer outra pessoa. Se não queres para ti, não faças a outrem. TODO - SEM artigo significa qualquer ; COM artigo significa inteiro : Toda casa cedo ou tarde é reformada. (qualquer casa) Reformaram toda a casa. (a casa inteira) criança) inteira) Toda criança precisa de atenção. (qualquer Toda a família estava reunida. (a família BASTANTE OU BASTANTES? Na língua popular brasileira é generalizado o uso da palavra bastante somente no singular. Tal fato, talvez

19 se justifique pelo motivo de que a maior ocorrência de bastante, no Brasil, é como advérbio (invariável), e não como adjetivo. Mas na língua culta formal, principalmente escrita, não pluralizar bastante, quando adjetivo, é inaceitável. Bastante é palavra mutante. Ora é advérbio, ora adjetivo ou pronome indefinido. Vejamos como, essas mutações, se realizam: 1. Bastante será Advérbio de Intensidade e invariável (uso mais comum) quando significar: muito, suficientemente. Neste caso, bastante estará ligado a um verbo, a um adjetivo ou a um advérbio: Eles falam bastante (muito, suficientemente). Elas são bastante (muito, suficientemente) simpáticas. Elas chegaram bastante (muito, suficientemente) cedo. Observação: Há frases em que é preferível usar o advérbio [muito]; como em frases deste gênero: Eles ficaram bastante cansados. É melhor: Eles ficaram muito cansados. 2 - Bastante será Adjetivo e variável quando significar suficiente(s) (NÃO suficientemente); neste caso, bastante virá após o substantivo e com ele concordará normalmente: A carne não é bastante (suficiente). Há provas bastantes (suficientes) para incriminálo.

20 Observação: Há frases em que é preferível usar o adjetivo [suficiente]; como em: Ele já tem provas bastantes para incriminar o réu. É melhor: Ele já tem provas suficientes para incriminar o réu. 3. Bastante será Pronome Indefinido quando expressar quantidades e/ou qualidades indefinidas. Neste caso, bastante virá antes do substantivo e com ele concordará normalmente: Havia bastantes pessoas na praça. Bastantes escolas aumentaram as mensalidades. Observação: Devemos evitar o uso de bastante como pronome indefinido, ou seja, como sinônimo de quantidade. É melhor usarmos muitos ou muitas: Havia muitas pessoas na praça / Muitas escolas aumentaram as mensalidades. 4. OS MACETES a) O mais comum é substituir bastante por muito. Se muito sofrer variações como: muita, muitas, muitos; então ele é pronome indefinido e concordará com o substantivo: Jesus realizou (muitos) bastantes milagres. (Muitas) Bastantes escolas aumentaram as mensalidades. Se muito não sofrer flexão, bastante é advérbio e invariável; portanto, ficará no singular:

21 Eles falam (muito) bastante. / Todos estavam (muito) bastante alegres. b) Outro macete é substituir bastante por suficiente (s). Se for possível a substituição, bastante é adjetivo e ficará no plural: Jesus realizou milagres bastantes (suficientes). c) Se bastante aceitar a substituição por bem é advérbio e ficará invariável: Todos estavam (bem) bastante alegres. PRONOMES OBLÍQUOS Os pronomes o, a, os, as, quando associados às terminações verbais -r, -s, -z, passam para a forma: lo, la, los, las que devem ser empregados depois do verbo. buscar + eles = buscá-los refazer + eles = refazê-los quis + ele = qui-lo quis + ela = qui-la fiz + ele = fi-lo refez o trabalho= refi-lo escrever o texto= escrevê-lo Modalidades no, na, nos, nas

22 Quando associados às terminações verbais -ão, - õe(m), -m, -ão, passam para a forma: no, na, nos, nas que devem ser empregadas após o verbo. dão a ele = dão-no dão a eles = dão-nos põe ele = põe-no põe eles = põe-nos pediram a ela = pediram-na Resumo: Verbos terminados em: -r, -s, -z + o, a, os, as = lo, la, los, las. Verbos terminados em: -m, -ão, -õe + o, a, os, as = no, na, nos, nas. Pronomes: O emprego do pronome pessoal eu PRONOMES PESSOAIS RETOS tu ele ela Funcionam como sujeito

23 Nós Vós Eles PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS o, a, os, as lhe, lhes me, te, se, nos, vos (funcionam como objeto direto) (funcionam como objeto indireto) (funcionam como objeto direto ou objeto indireto) Exemplos: Os pronomes oblíquos átonos o, os, a, as completam verbos transitivos diretos, funcionam como objeto direto. Exemplos:

24 Observação: 1. Os pronomes oblíquos o, os, a, as tomam as formas lo, los, la, las, depois das formas verbais terminadas em R, S, Z: Quero conhecer + o. Amamos + o muito. Fiz + o retornar. Quero conhecê-lo. Amamo-lo muito. Fi-lo retornar. 2. Devemos empregar os pronomes oblíquos átonos o, os, a, as quando estiverem em lugar de substantivos não precedidos de preposição: Examinei o livro. Examinei-o. Ache os cursos e faculdades ideais para você!

25 Quebraste a boneca. Quebraste-a. Leve a boneca para ser consertada. ser consertada. Leve-a para 3. Esses mesmos pronomes, a(s) e o(s), quando vêm depois de verbo terminado em som nasal, tomam as formas no, nos, na, nas: Põe + o sobre a mesa. Conheceram + o ontem. Abracem + o por mim. Põe-no sobre a mesa. Conheceram-no ontem. Abracem-no por mim. Os pronomes pessoais oblíquos átonos lhe e lhes complementam verbos transitivos indiretos, funcionam como objeto indireto. Exemplos: Observação:

26 Devemos empregar os pronomes átonos oblíquos lhe e lhes quando substituem um substantivo precedido da preposição a ou para: Vou dizer a papai o que penso sobre o assunto. Vou dizer-lhe o que penso sobre o assunto. Dei ao menino um presente. Dei-lhe um presente. Levei a carta para Maria. Levei-lhe a carta. Os pronomes pessoais oblíquos átonos me, te, se, nos, vos podem complementar verbos transitivos diretos ou indiretos, funcionando como objeto direto ou indireto. Funcionam como objeto direto quando podem ser substituídos por um substantivo não obrigatoriamente precedido de preposição. Exemplo: Ele ofendeu-me. Ele ofendeu Pedro. Funcionam como objeto indireto quando podem ser substituídos por um substantivo obrigatoriamente precedido de preposição. Exemplo: João te telefonou. João telefonou para Ana.

27 Observação: Os pronomes pessoais retos eu e tu não podem vir regido de preposição. Após a preposição, usam-se os pronomes oblíquos. Exemplo: Entre mim e ti há sinceridade. (É errado dizer entre eu e tu) 1) Os pronomes pessoais eu e tu não podem vir precedidos de preposição, e, no caso, entre é uma preposição essencial, de modo que não permite construção em que se usem pronomes pessoais do caso reto. Exs.: a) "Nada mais há entre tu e eu" (errado); b) "Nada mais há entre eu e tu" (errado); c) "Nada mais há entre ti e mim" (correto); d) "Nada mais há entre mim e ti" (correto); e) "Nada mais há entre eu e você" (errado); f) "Nada mais há entre mim e você" (correto). 2) Atente-se aos exemplos dos nossos grandes escritores:

28 a) "Creio que isto baste a quem entre ele e mim houver de pronunciar" (Rui Barbosa); b) "São assuntos que se podem tratar entre mim e ti" (Machado de Assis). 3) Resuma-se com a precisa lição de Silveira Bueno, para quem "os pronomes retos da primeira e da segunda pessoa eu, tu não podem ser regidos por preposição. Mas o pronome reto da terceira pessoa pode perfeitamente". 4) Veja-se que, mesmo havendo outros substantivos, e não pronomes, a situação não muda: a) "O advogado sentou-se entre o desembargador e mim"; b) "Houve um acordo entre os réus e mim". 5) Registre-se lição que não há de merecer acolhida no que concerne aos textos que devam submeter-se à norma culta de Domingos Paschoal Cegalla: "Admite-se o pronome reto quando este se acha distante da preposição entre: Entre o local onde a ponte desabara e eu, que vinha em alta velocidade, mediavam perto de cem metros".

29 6) Observe-se, por fim, que você tanto pode vir com preposição como sem ela, funcionando, assim, como sujeito ou como complemento, de modo que são corretas as expressões: a) "Nada mais há entre mim e você"; b) "Nada mais há entre você e mim". Cf. BUENO, Silveira. Português pelo Rádio. São Paulo: Saraiva & Cia., p. 94. Cf. CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 143 RESUMINDO... É comum surgirem equívocos no uso dos pronomes pessoais, principalmente os do caso oblíquo. Contudo, uma dica importante fará com que não haja mais dúvidas a respeito desse assunto: De acordo com a norma culta, após as preposições empregase a forma oblíqua dos pronomes pessoais. Veja: 1. Isso fica entre eu e ela. (Errado) 1. Isso fica entre mim e ela. (Certo) ou 2. Isso fica entre mim e ti.

30 Os pronomes do caso oblíquo exercem função de complemento, enquanto os pronomes pessoais do caso reto, de sujeito. Observe: 1. Ela olhou para mim com olhos amorosos (olhou para quem? Complemento: mim.). 2. Por favor, traga minha roupa para eu passar (quem irá praticar a ação de passar? Sujeito: eu.). Vejamos a pergunta que dá título ao texto: Entre eu e você ou entre mim e você? Depois da explicação acima, constatamos que existe uma preposição: entre. Então, o correto é Entre mim e você, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc. Veja: a) Ele trouxe bolo para mim e para ti. b) Ninguém está contra mim. c) Você pode fazer isso por mim? d) Sobre mim e você há uma nuvem de muitas bênçãos. AGORA, OBSERVE: Preciso dos ingredientes para mim fazer o bolo. (Errado) Existe a preposição para, no entanto, o pronome mim está exercendo o papel de sujeito da segunda oração: para mim fazer o bolo. Logo, o emprego do pronome oblíquo está equivocado. O certo seria: Preciso dos ingredientes para eu fazer o bolo. (Certo)

31 ENTRE MIM E TI OU ENTRE TU E EU A forma correta é entre mim e ti. Entre tu e eu está errado. Eu e tu são pronomes pessoais retos e mim e ti são pronomes pessoais oblíquos tônicos. Segundo as regras gramaticais do português, apenas os pronomes pessoais oblíquos tônicos são sempre precedidos de uma preposição e devem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto indireto. Assim, sempre que se utiliza a preposição entre, deverão ser usados os pronomes pessoais oblíquos: entre ti e mim entre mim e ti entre mim e ela entre mim e você Exemplos: Esse assunto será resolvido apenas entre mim e ti. Haverá sempre um grande amor entre ti e mim. Nossa amizade acaba agora, nada mais haverá entre mim e ti! Fique sabendo mais! Eu e tu são pronomes pessoais retos, devendo ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de sujeito. Podem ser antecedidos de preposição, desde que haja em seguida, uma ação, ou seja, um verbo no infinitivo, fazendo com que o pronome pessoal reto assuma a função de sujeito.

32 Exemplos: Veja se tem algum erro para eu corrigir. Para eu fazer isso, vou precisar da tua ajuda. Pronomes pessoais retos: Eu 1ª pessoa do singular Tu 2ª pessoa do singular Ele, ela 3ª pessoa do singular Nós 1ª pessoa do plural Vós 2ª pessoa do plural Eles, elas - 3ª pessoa do plural Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são sempre precedidos de uma preposição, como: para, a, de e com. Exemplos de pronomes pessoais oblíquos tônicos: 1.ª pessoa do singular - mim, comigo 2.ª pessoa do singular - ti, contigo 3.ª pessoa do singular - si 1.ª pessoa do plural - conosco 2.ª pessoa do plural - convosco 3.ª pessoa do plural - si Pronomes pessoais oblíquos átonos Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados

33 quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as) ou de objeto indireto (lhe, lhes). Exemplos de pronomes pessoais oblíquos átonos: 1.ª pessoa do singular - me 2.ª pessoa do singular - te 3.ª pessoa do singular - o, a, se, lhe 1.ª pessoa do plural - nos 2.ª pessoa do plural - vos 3.ª pessoa do plural - os, as, se, lhes ADVÉRBIO é a palavra que indica as circunstâncias em que se dá a ação verbal. Apesar disso, os advérbios de intensidade também podem acompanhar, além dos verbos, substantivos, adjetivos e outros advérbios. Exemplos: Falava muito. Quase morto, andava a passos lentos pela rua. As crianças possuem uma curiosidade muito grande. Os seus pais passam muito bem. O conjunto de duas ou mais palavras que têm valor de advérbio denomina-se LOCUÇÃO ADVERBIAL.

34 Os advérbios e as locuções adverbiais são classificados de acordo com o seu valor semântico, isto é, com o sentido que apresentam ou a circunstância que indicam. Alguns dos valores semânticos são: tempo, lugar, modo, dúvida, afirmação e negação. Além de ter esses valores semânticos, as locuções adverbiais podem indicar ainda outras circunstâncias como: assunto, companhia, fim, etc. Há muitos tipos de advérbios: de lugar: aqui, ali, lá, longe, perto, atrás, acima, abaixo, à direita, à esquerda, ao lado, para dentro etc. de tempo: hoje, amanhã, ontem, jamais, nunca, de vez em quando, de tempos em tempos etc. de modo: assim, bem, mal, devagar, silenciosamente, em silêncio, pausadamente etc. de dúvida: talvez, acaso, provavelmente, possivelmente etc. de negação: não, nunca, jamais, de jeito algum, de modo nenhum etc. de intensidade: muito, pouco, bastante, bem, mais, menos, demais, um bom tanto etc.

35 de afirmação: sim, com certeza, sem dúvida, etc. Locução adverbial é um conjunto de duas ou mais palavras que, juntas, atuam como um advérbio, alterando o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. A maior parte das locuções adverbiais são iniciadas por uma preposição. Exemplos: Eles virão com certeza. Eles virão em breve. Eles virão por ali. Antônio construiu seu arraial popular ali. Estradas tão ruins. Meu pai foi caminhar na praia pela manhã. Em silêncio, os alunos prosseguiram seus estudos. De modo algum, você poderá contar com minha participação. Ele comeu em excesso. Grande parte da população adulta lê muito mal. Advérbio é a classe gramatical das palavras que modifica um verbo, um adjetivo ou um outro advérbio. Raramente modificam um substantivo. Chegaram tarde para o Jantar; Queremos agora Era a moça mais bonita da festa

36 Não há sinais morfológicos (morfologia= estudo da forma, da aparência) definidores de advérbios. O único consenso a esse respeito é que eles são invariáveis. Isto é, advérbios não flexionam em gênero e número. Os autores que defendem a existência de flexões de grau, afirmam que alguns advérbios passam por esse processo. Contudo, os estudos mais modernos indicam que não existe flexão de grau, mas derivação de grau com acréscimo do sufixo ( -inho (a)) como em: cedinho, agorinha, à tardezinha e etc. ADVÉRBIO MODIFICANDO SUBSTANTIVO ATENÇÃO! SE A PALAVRA QUE REFERE-SE AO SUBSTANTIVO ESTIVER "INTENSIFICANDO" O MESMO E FOR INVARIÁVEL, ESSA SERÁ ADVÉRBIO. SE A PALAVRA PUDER FLEXIONAR-SE, SERÁ PRONOME INDEFINIDO. Maria traga mais cadeiras. Advérbio = não flexiona-se. Compramos muito(s) livro(s). Pronome indefinido indicando quantidade inexata, imprecisa. Flexiona-se. Menos palavras e mais ações. Advérbios = não flexionase. Você deve saber que os advérbios não sofrem variação quanto ao gênero nem quanto ao número, ou seja, não variam para o feminino nem para o plural. Apesar disso,

37 há casos em que ALGUNS TERMOS podem ser confundidos com advérbios, mas precisam passar por UMA ANÁLISE IMPORTANTE relativa à possibilidade de variação; se NÃO variarem, SÃO ADVÉRBIOS. É o que acontece com a palavra MUITO. Há situações em que ela NÃO PODE VARIAR. Ex.: Ela está MUITO bem. / Veja que não seria cabível dizer ou escrever Ela está MUITA bem! Nesse caso, vê-se claramente que se trata do ADVÉRBIO DE INTENSIDADE: MUITO, que é INVARIÁVEL. Certinho? Diferente disso, existe a expressão MUITA, termo feminino, variável quanto ao gênero e quanto ao número [MUITO/MUITOS/MUITAS]. Essa possibilidade de variação indica que essa palavra não pode ser um advérbio, mas sim um PRONOME INDEFINIDO, empregado para designar uma GRANDE quantidade ou volume de alguma coisa. Ex.: Tenho MUITAS novidades. Não quero MUITA comida!/ Recebi MUITOS amigos. Resumindo: MUITO sem poder variar é ADVÉRBIO DE INTENSIDADE; e MUITA, que é variável quanto ao gênero e quanto ao número, é PRONOME INDEFINIDO.

38 DIFERENÇA ENTRE COORDENADAS E SUBORDINADAS? Se você está aprendendo sobre "Orações Coordenadas" e "Orações Subordinadas" pode estar se perguntando como diferenciar uma coisa da outra. Orações COORDENADAS são orações completas que se juntam. "Completas" quer dizer que elas têm tudo direitinho... sujeito, predicado, objeto direto e tal. Já as orações SUBORDINADAS servem justamente para completar ou complementar uma outra oração (em que falta algum pedaço: sujeito, objeto direto, predicativo, adjunto, etc) Dois exemplos pra você ver: Hoje eu comprei um tênis/ porque o outro ficou velho. duas orações 1ª oração: eu comprei um tênis 2ª oração: o outro ficou velho Cada uma tem sujeito e predicado completo. Elas são COORDENADAS. NOTE: Hoje eu quero /que compre um tênis novo. Tenho necessidade/ de que me ajude. duas orações 1ª oração: hoje eu quero/ tenho necessidade 2ª oração: que compre um tênis novo/ de que me ajude Hoje eu quero o quê? O verbo "querer" pede um objeto.

39 "comprar um tênis novo" é o objeto, mas está em forma de oração. Esta oração é SUBORDINADA. (não faz sentido sozinha). Tenho necessidade de quê? O nome necessidade pede complemento nominal. De que me ajude é complemento nominal, mas está em forma de oração. Esta oração é SUBORDINADA. O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição. Sendo Assim: Eu irei à praia. (Período Simples) Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto) Já me decidi: só irei à praia, se antes eu comprar um protetor solar. (Período Composto). Cada verbo ou locução verbal destacados acima corresponde a uma oração. Isso significa que o primeiro exemplo é um período simples, pois tem apenas uma oração, os dois outros exemplos são períodos compostos, pois têm mais de uma oração. Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação. Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período, (ou seja, em um mesmo bloco de informações ou em uma mesma frase verbal marcada pela pontuação final), mas têm, ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de: Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto) Podemos dizer: 1ª oração: Estou comprando um protetor solar. 2ª oração: Irei à praia. Separando as duas, vemos que elas são independentes. É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período Composto por Coordenação.

40 Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas. Coordenadas Assindéticas São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhum conectivo. Estão apenas justapostas. Coordenadas Sindéticas Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação: As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas. Vejamos exemplos de cada uma delas: Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas: e, nem, não só mas também, não só como, assim como. - Nem comprei o protetor solar,/ nem fui à praia. - Comprei o protetor solar/ e fui à praia. Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda. - Fiquei muito cansada, / contudo me diverti bastante. - Gosto de sair, no entanto ficarei em casa. - Não comprei o protetor solar,/ mas mesmo assim fui à praia. Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas: ou ou; ora ora; quer quer. - Ou uso o protetor solar,/ ou uso o óleo bronzeador. - Ora sei que carreira seguir,/ ora penso em várias carreiras diferentes. - Quer eu durma/ quer eu fique acordado, ficarei no quarto.

41 Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivas: logo, portanto, por fim, por conseguinte, consequentemente, pois=portanto(sempre depois do verbo da segunda oração). - Passei no vestibular, portanto irei comemorar. - Conclui o meu projeto, logo posso descansar. - Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada. Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, pois=porque(sempre iniciando a oração). - Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo. - Não fui à praia, pois queria descansar durante o Domingo. CONCLUSIVA ( pois depois do verbo que introduz da oração) - Não fui à praia, queria, pois, descansar.

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba:

Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia de um termo que acompanha ou substitui o nome (substantivo), perceba: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e Aluno (a): 7º ANO DIFERENÇA ENTRE ARTIGOS DEFINIDOS E PRONOMES OBLÍQUOS Ao falarmos sobre PRONOMES, remetemo-nos à ideia

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS GRAMÁTICA - Prof. CARLA CAMPOS De sonhos e conquistas Aluno (a): MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais,

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA PRONOMES

Leia mais

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal.

CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução verbal. CONCEITOS GRAMATICAIS PARA ESTUDO CARLA FRASE É uma enunciado (uma mensagem) de sentido completo que estabelece comunicação. Toda frase deve ser pontuada. FRASE VERBAL: é frase que apresenta verbo ou locução

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira

Estudo dos pronomes. Professora: Raysa Ferreira Estudo dos pronomes Professora: Raysa Ferreira Por que utilizá-los? Os pronomes possuem a função de substituir um nome (substantivo) ou fazer referência a ele, por isso é importante no processo de coesão

Leia mais

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. PESSOAS GRAMATICAIS Numa situação comunicativa há sempre três elementos envolvidos, chamados pessoas do discurso ou pessoas gramaticais,

Leia mais

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva

Pronomes. Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes Prof. Flaverlei A. Silva Pronomes São palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano

Pronome. Prof. Pryslla Lima. Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Pronome Prof. Pryslla Lima Material baseado no livro Descobrindo a Gramática 6 ano Eu sei! Eles brigam! A) A palavra ELES está no lugar do substantivo: ( ) FILHO ( ) PAI ( ) GALOS ( ) TERREIRO B) A palavra

Leia mais

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA

*SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA * AULA 07 PRONOME *SÃO PALAVRAS EMPREGADAS PARA ACOMPANHAR OU SUBSTITUIR OS SUBSTANTIVOS. *PRONOME SUBSTANTIVO = SUBSTITUI ALGUÉM BATEU À PORTA *PRONOME ADJETIVO = ACOMPANHA ALGUMAS ALUNAS VIERAM À AULA

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOMES PRONOMES INDEFINIDOS Os pronomes indefinidos são palavras que se referem a 3ª pessoa gramatical de modo vago, sem precisão, indeterminado. Alguém telefonou para você. Algumas pessoas tumultuaram

Leia mais

Língua. Portuguesa. Pronome

Língua. Portuguesa. Pronome Língua Portuguesa Pronome Pronome É a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo. Nosso carro é aquele azul. Esta caneta é

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PRONOME Ele viajou para Portugal. Meus carros são velozes. Excelência acertou na decisão. As palavras em destaque acima são chamadas de pronomes. PRONOME» é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo,

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 Aulas Aula Conteúdo Página 1 Emprego das classes e palavras

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome PORTUGUÊS aula Morfologia Pronome Pronome É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME TRATAMENTO PESSOAL RETO OBLÍQUO INTERROGATIVO DEMONSTRATIVO POSSESSIVO INDEFINIDO RELATIVO Pronome POSSESSIVO meu,

Leia mais

PRONOMES Caicó RN 2018

PRONOMES Caicó RN 2018 Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Lusia Raquel PRONOMES Caicó RN 2018 PRONOMES Fonte: Google.com PRONOMES Fonte: Google.com PRONOMES PRONOMES PESSOAIS Os pronomes pessoais

Leia mais

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho Blog:

Português. Aula 05. Professor: Ulisses Coelho   Blog: Português Aula 05 Professor: Ulisses Coelho Email: ulisses.1986@hotmail.com Blog: http://entre-palavras-e-acordes.webnode.com/ Pronomes Substantivos: Eu sou professor. Adjetivos: Minha prima chega hoje

Leia mais

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente

Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos. Professor Guga Valente Aula 10 Pronomes: relativos, indefinidos e interrogativos Professor Guga Valente Na frase do escritor brasileiro Monteiro Lobato, a palavra quem é usada em quatro orações e, em cada uma delas, ela faz

Leia mais

Morfologia: classes gramaticais (material teórico complementar)

Morfologia: classes gramaticais (material teórico complementar) Colégio Magno Gramática 1.o ano Profa. Renata Godoy Morfologia: classes gramaticais (material teórico complementar) Pronomes Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha

Leia mais

1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas...

1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas... 1º BLOCO... 2 I. Níveis de Análise da Língua... 2 II. Morfologia - 10 Classes de Palavras... 2 Advérbio... 2 Conjunção... 3 Coordenativas... 4 I. NÍVEIS DE ANÁLISE DA LÍNGUA Vamos começar o nosso estudo

Leia mais

CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08

CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08 CLASSE DE PALAVRAS PARTE 08 Pronome: (Substitui ou acompanha o substantivo) Ex.: Prendi teu cachorro, mas não o maltratei. Quando um pronome acompanha um substantivo é chamado de pronome adjetivo. Já,

Leia mais

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda

PRONOME 2º TRIMESTRE. SEXTO ANO Professora Fernanda PRONOME 2º TRIMESTRE SEXTO ANO Professora Fernanda O QUE É PRONOME? Palavra que representa ou substitui um nome. PRONOME Exemplos: A moça era mesmo bonita. Ela morava nos meus sonhos! [substituição do

Leia mais

Pronomes Professora Patrícia Lopes

Pronomes Professora Patrícia Lopes Pronomes Professora Patrícia Lopes Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo (Pronome Substantivo)- Eu Acompanha o substantivo (Pronome

Leia mais

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves

MORFOLOGIA Classes gramaticais. Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves MORFOLOGIA Classes gramaticais Vamos conhecer as dez classes gramaticais... Prof. Me. William Alves Classes de Palavras Variáveis substantivo adjetivo artigo numeral pronome verbo Classe de Palavras Invariáveis

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

ESTUDO DOS PRONOMES 7/8/2012 PRO N O M E S CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO PRO N O M E S

ESTUDO DOS PRONOMES 7/8/2012 PRO N O M E S CLASSIFICAÇÃO DEFINIÇÃO PRO N O M E S TUD D PR PR DFIIÇÃ Pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. PR CLAIFICAÇÃ Pronomes substantivos: aqueles que substituem substantivos.

Leia mais

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação.

Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação. Pronomes Vamos falar, agora, dos pronomes. Mais simples do que entender a definição é entender quem eles são. Portanto, vamos logo para a classificação.

Leia mais

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome

Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome pessoal de caso reto/oblíquo, de tratamento, possessivo, demonstrativo, definido/indefinido, interrogativo. Pronome Pronome é a palavra que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda,

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão

CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO. Revisão CLASSES GRAMATICAIS E TERMOS DA ORAÇÃO Revisão CLASSES DE PALAVRAS A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo, Adjetivo,

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE

PARTÍCULA EXPLETIVA OU DE REALCE FUNÇÕES DO QUE? Aqui estudaremos todas as classes gramaticais a que a palavra que pertence. SUBSTANTIVO A palavra que será substantivo, quando tiver o sentido de qualquer coisa ou alguma coisa, é sempre

Leia mais

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO

PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO PRONOMES CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO Colégio 7 de Setembro Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o à pessoa do discurso. PRONOMES PESSOAIS Os pronomes pessoais substituem

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves ADVÉRBIO Ele bebeu muito. Adv. Intensidade Na frase acima o advérbio muito está intensificando o sentido do verbo BEBER. A banda chegou hoje. tempo. Nessa outra frase o advérbio hoje acrescenta ao verbo

Leia mais

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins

PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins PRONOMES Pronomes Prof. Fábio Martins Artigo s Adjetivo s Substantivos Pronomes Numerai s Funções do Pronome: Onde você estaria se não fosse eu? Ninguém me valoriza nesta casa Substitui o substantivo

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

Classes de palavras: o pronome e o determinante

Classes de palavras: o pronome e o determinante Classes de palavras: o pronome e o determinante A. Pronome O pronome pertence a uma classe fechada de palavras, podendo variar em género, número, pessoa Não pode preceder um nome, exceto se ambos forem

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira

ADVÉRBIOS. Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira ADVÉRBIOS Prof.: Dr. Cristiano Xinelági Pereira Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo,

Leia mais

Aula 9 Pronomes: pessoais, possessivos e demonstrativos. Professor Guga Valente

Aula 9 Pronomes: pessoais, possessivos e demonstrativos. Professor Guga Valente Aula 9 Pronomes: pessoais, possessivos e demonstrativos Professor Guga Valente Na tirinha do Will, várias palavras (minha, nessa, seus, essas, eu, você) desempenham uma função peculiar na língua: a de

Leia mais

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos

9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos 9 - (CESGRANRIO) Complete CORRETAMENTE as lacunas da seguinte frase: A obra de Huxley, se faz alusão no texto, descreve uma sociedade os atos dos indivíduos são controlados por um sistema de televisão.

Leia mais

Classes de palavras: o pronome e o determinante. Porto Editora

Classes de palavras: o pronome e o determinante. Porto Editora Classes de palavras: o pronome e o determinante A. Pronome O pronome pertence a uma classe fechada de palavras, podendo variar em género, número, pessoa Não pode preceder um nome, exceto se ambos forem

Leia mais

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves

ADVÉRBIOS. Prof. Me. William Alves ADVÉRBIOS Prof. Me. William Alves Definições Classe de palavra que exprime uma circunstância. Morfologicamente: é invariável; Semanticamente: expressa uma circunstância (lugar, tempo, modo, dúvida, certeza,

Leia mais

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado

ESTUDO DO ADVÉRBIO. Profª. Fernanda Machado ESTUDO DO ADVÉRBIO Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 3 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra invariável

Leia mais

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as.

1. ARTIGO É uma palavra que determina outra classe de palavra chamada de substantivo. Divide-se em: - Artigo definido: o, a, os, as. CURSO DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DO PARÁ DATA 11/08/2016 DISCIPLINA PORTUGUÊS PROFESSOR RICARDO ERSE MONITOR LUCIANA FREITAS AULA: 06 CLASSES GRAMATICAIS Ementa Na aula de hoje serão abordados

Leia mais

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado

ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL. Profª. Fernanda Machado ADVÉRBIO E LOCUÇÃO ADVERBIAL Profª. Fernanda Machado Em língua portuguesa há 4 categorias gramaticais invariáveis: ADVÉRBIO PREPOSIÇÃO INTERJEIÇÃO CONJUNÇÃO 1. Advérbio DEFINIÇÃO: Advérbio é a palavra

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV. POLÍCIA CIVIL de São Paulo

AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV. POLÍCIA CIVIL de São Paulo AULA 8 CLASSES DE PALAVRAS IV POLÍCIA CIVIL de São Paulo Professor Marlus Geronasso PRONOME Pronome é classe de palavra (variável em gênero, número e pessoa) que acompanha ou representa o substantivo,

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronomes Possessivos São aqueles que se referem às pessoas do discurso, indicando ideia de posse. número pessoa Pronomes possessivos singular (um possuidor)

Leia mais

Pronomes: As pessoas do Discurso

Pronomes: As pessoas do Discurso Pronomes: As pessoas do Discurso Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham outras palavras, principalmente os substantivos. Podem também remeter a palavras, orações e frases expressas anteriormente.

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Sintaxe Termos Integrantes Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Sintaxe Termos Integrantes Sintaxe Termos Integrantes Termos integrantes Objeto Direto Objeto Indireto Complemento Nominal Agente da Passiva Predicativo do Sujeito

Leia mais

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli

Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal. Prof Carlos Zambeli Classes de Palavras (Morfologia) Flexão Nominal e Verbal Prof Carlos Zambeli A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo, Artigo,

Leia mais

Professor Jailton.

Professor Jailton. Professor Jailton www.professorjailton.com.br Pronome É a palavra variável em gênero, número e pessoa que representa ou acompanha o substantivo, indicando-o como pessoa do discurso ou situando-o no espaço

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia

CLASSES GRAMATICAIS. Parte 2. Professora Idilvânia CLASSES GRAMATICAIS Parte 2 Professora Idilvânia 1 Existem 10 Classes Gramaticais Artigo Substantivo Adjetivo Advérbio Preposição Pronomes Verbo Conjunção Numeral Interjeição 2 PRONOME São estruturas que

Leia mais

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU

PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA RICARDO DO AMARAL ERSE. 6.ª edição revista e atualizada. Coleção TRIBUNAIS e MPU RICARDO DO AMARAL ERSE Coleção TRIBUNAIS e MPU Coordenador HENRIQUE CORREIA PORTUGUÊS PARA OS CONCURSOS DE TÉCNICO E ANALISTA 6.ª edição revista e atualizada 2017 CAPÍTULO 2 Morfologia 2 PRONOMES O pronome

Leia mais

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens

2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 2 MATEMÁTICA E HABILIDADES REVISÃO 1 REVISÃO 2 2º Bimestre Aula 94 Revisão e avaliação de Linguagens 3 MATEMÁTICA E HABILIDADES INTERATIVIDADE PRONOME PESSOAL DO CASO RETO E DE TRATAMENTO Pronome Pessoal

Leia mais

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira

PRONOMES. Profa Giovana Uggioni Silveira PRONOMES Profa Giovana Uggioni Silveira Pronome é a palavra variável em gênero, número e pessoa que se usa em lugar do nome, ou a ele se refere, ou ainda, que acompanha o nome qualificando-o de alguma

Leia mais

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli.

Português. Colocação Pronominal. Professor Carlos Zambeli. Português Colocação Pronominal Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português COLOCAÇÃO PRONOMINAL Número Pessoa Pronomes Retos Pronomes Oblíquos Singular Plural Primeira Eu Me, mim,

Leia mais

PRONOMES DEMONSTRATIVOS, INDEFINIDOS,

PRONOMES DEMONSTRATIVOS, INDEFINIDOS, PRONOMES DEMONSTRATIVOS, INDEFINIDOS, PRONOMES DEMONSTRATIVOS EMPREGO DOS PRONOMES DEMONSTRATIVOS Os pronomes demonstrativos são os que indicam o lugar em que uma pessoa ou coisa se encontra. Isto é, a

Leia mais

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA

COLÉGIO EQUIPE DE JUIZ DE FORA PRONOME PESSOAL Este pronome tem como característica a representação das pessoas gramaticais ou do discurso. Ao conversarmos com alguém, há sempre a pessoa: que fala = eu, nós (1a. pessoa) com quem se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes

CLASSES GRAMATICAIS. Reconhecimento Emprego Detalhes CLASSES GRAMATICAIS Reconhecimento Emprego Detalhes Classes Gramaticais (emprego, reconhecimento e detalhes mais relevantes em provas). VARIÁVEIS ARTIGOS PRONOMES NUMERAIS ADJETIVOS SUBSTANTIVOS VERBOS

Leia mais

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado

Língua Portuguesa. Profª: Fernanda Machado Língua Portuguesa Profª: Fernanda Machado 01 Classes de palavras são agrupamentos de palavras que mantêm características comuns. Na Língua Portuguesa existem 10 classes gramaticais: 1) Substantivo 2) Adjetivo

Leia mais

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha Colocação dos pronomes pessoais átonos Manoel Francisco Guaranha Quadro de pronomes pessoais: PRONOMES PESSOAIS PORTUGUÊS BRASILEIRO FORMAL Singular Pessoa Sujeito Complemento 1ª eu Me, mim, comigo 2ª

Leia mais

PRONOMES PESSOAIS. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja)

PRONOMES PESSOAIS. José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja) PRONOMES PESSOAIS José Antônio Sansevero Martins (Zé Laranja) PRONOMES DO CASO RETO Eu / Tu / Ele(a) / Nós / Vós / Eles(as) Funcionam como SUJEITO; não vêm regidos de preposição. (Ela) Chamou as amigas

Leia mais

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA

ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA ELEMENTAR da LÍNGUA PORTUGUESA A. Gomes Ferreira J. Nunes de Figueiredo 2. CICLO Oo Introdução I. ONDE SE FALA A LÍNGUA PORTUGUESA II. A PALAVRA. A FRASE. SINTAXE E MORFOLOGIA MATÉRIA DAS UNIDADES

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1

PERÍODO COMPOSTO PRO R FES E SORA: A :F ER E NA N N A D N A D A SA S N A T N O T S 1 PERÍODO COMPOSTO PROFESSORA: FERNANDA SANTOS 1 CONJUNÇÃO É a palavra ou locução invariável que liga orações ou termos semelhantes da mesma oração. Exemplos: ANÁLISE DO QUE Todos os alunos disseram que

Leia mais

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos

ADVÉRBIOS. Profa. Luana Lemos ADVÉRBIOS Profa. Luana Lemos DEFINIÇÃO Do ponto de vista sintático: vem associado a verbo, adjetivo ou ao próprio advérbio; Do ponto de vista mórfico: é invariável; Do ponto de vista semântico denota circunstância

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS Profª. Raquel Freitas Sampaio PARA QUE SABER Os pronomes relativos exercem um papel fundamental nas relações de vínculo e coesão entre

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

Minicurso Pronomes Clíticos

Minicurso Pronomes Clíticos 1 Minicurso Pronomes Clíticos Tabela Pronomes Pessoais, extraído de < https://portugues.uol.com.br/gramatica/pronomes-pessoais-obliquos.ht ml >. Acesso em 25 set. 2018. Pronome: classe gramatical que desempenha

Leia mais

Pronomes II GRAMÁTICA. Professor Samuel Ribeiro

Pronomes II GRAMÁTICA. Professor Samuel Ribeiro Pronomes II GRAMÁTICA Professor Samuel Ribeiro Pronomes Possessivos Pronome possessivo São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída. Concorda

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23

Sumário PARTE 1. Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português... 23 Sumário... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância nominal)

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1

Sumário. Edital sistematizado Apresentação da Coleção Apresentação Sobre português PARTE 1 Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Os advérbios de intensidade modificam adjetivos e outros advérbios.

Os advérbios de intensidade modificam adjetivos e outros advérbios. São palavras que indicam as circunstâncias em que os fatos ou ações representeados pelo verbo referente acontecem. Os advérbios de intensidade modificam adjetivos e outros advérbios. Indicam tempo, modo,

Leia mais

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem...

Sumário PARTE 1. MORFOLOGIA Pronomes demonstrativos Pronomes relativos O relativo que O relativo qual O relativo quem... Sumário Edital sistematizado... 15 Apresentação da Coleção... 17 Apresentação... 19 Sobre português...... 23 PARTE 1 Capítulo 1 MORFOLOGIA 1... 27 Substantivo Adjetivo Advérbio (Pré-requisitos para a concordância

Leia mais

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte.

Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplo: O jogo será no domingo. O jogo decidirá o campeonato. Reunindo

Leia mais

Este, esta, esse ou essa: como usar?

Este, esta, esse ou essa: como usar? Este, esta, esse ou essa: como usar? Respondido por Reinaldo Passadori, do Instituto Passadori Educação Corporativa No mundo da informação é indiscutível que a língua escrita faz toda a diferença no momento

Leia mais

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele

Leia mais

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto.

Pronomes. Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo. Ele esteve aqui ontem. Ele esteve aqui e criticou o seu projeto. Pessoais Possessivos Demonstrativos Relativos Indefinidos Interrogativos

Leia mais

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos Ensino Fundamental 9º ano Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração

Leia mais

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 9 CLASSES DE PALAVRAS V MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso PREPOSIÇÃO Preposição é uma palavra invariável que serve para ligar termos ou orações. Quando esta ligação acontece, normalmente

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I

Bárbara da Silva. Português. Aula 39 Conjunções I Bárbara da Silva Português Aula 39 Conjunções I Conjunção Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a bola e mostrou

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3

Sumário. Apresentação. Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 Sumário Prefácio Apresentação XIII XV Parte 1 Período simples 1 Quadro geral dos termos da oração 3 Frase, oração e período 3 1. Tipologia do sujeito 6 Método para identificar o sujeito 6 Sujeito simples

Leia mais

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido

Linguagem Língua portuguesa. Preposição e sua construção de sentido Linguagem Língua portuguesa Preposição e sua construção de sentido Conceito Preposições: ligam palavras e orações, isoladamente NÃO possuem função sintática, possuem na frase um valor semântico. A função

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples André Gazola A vírgula é um dos elementos que causam mais confusão na Língua Portuguesa. Pouca gente sabe, ao certo, onde deve e onde não deve

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO O período composto por coordenação é constituído por orações coordenadas. Chamamos oração coordenada por não exercer nenhuma função sintática em outra oração, daí ser chamada

Leia mais

Coordenação e subordinação. Porto Editora

Coordenação e subordinação. Porto Editora Coordenação e subordinação Frase simples complexa Frase simples Constituída apenas por um verbo ou por um complexo verbal. Ex.: A Maria brinca muito com o irmão. frase simples (constituída por um verbo)

Leia mais

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada.

SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO. Ex.: Este é o assunto que fiz referência semana passada. PREPOSIÇÃO Ordem Direta da Oração: Sujeito + verbo + Complemento Ex.: Todos gostam de carnaval. Todos gostam carnaval. PREPOSIÇÃO QUEM ALGO ALGUÉM ALGUMA COISA SUJEITO + PRONOME RELATIVO + VERBO + COMPLEMENTO

Leia mais

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto

REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto REVISÃO DE ANÁLISE SINTÁTICA Período composto Professora Melina 9º. Ano Relembrando... ORAÇÃO Enunciado organizado em torno de um verbo. Você abre a janela. PERÍODO SIMPLES frase formada por uma só oração.

Leia mais

Palavras Variáveis e Flexões

Palavras Variáveis e Flexões CLASSES DE PALAVRAS As classes de palavras ou classes gramaticais são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição,conjunção, interjeição e advérbio. Essas categorias são divididas

Leia mais